BRPI1008285B1 - aparelho de estação base, aparelho de estação móvel, método de comunicação para um aparelho de estação base e método de comunicação para um aparelho de estação móvel - Google Patents

aparelho de estação base, aparelho de estação móvel, método de comunicação para um aparelho de estação base e método de comunicação para um aparelho de estação móvel Download PDF

Info

Publication number
BRPI1008285B1
BRPI1008285B1 BRPI1008285-9A BRPI1008285A BRPI1008285B1 BR PI1008285 B1 BRPI1008285 B1 BR PI1008285B1 BR PI1008285 A BRPI1008285 A BR PI1008285A BR PI1008285 B1 BRPI1008285 B1 BR PI1008285B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
downlink
control channel
downlink control
station apparatus
mobile station
Prior art date
Application number
BRPI1008285-9A
Other languages
English (en)
Inventor
Shoichi Suzuki
Shohei Yamada
Daiichiro Nakashima
Original Assignee
Sharp Kabushiki Kaisha
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Sharp Kabushiki Kaisha filed Critical Sharp Kabushiki Kaisha
Publication of BRPI1008285A2 publication Critical patent/BRPI1008285A2/pt
Publication of BRPI1008285B1 publication Critical patent/BRPI1008285B1/pt
Publication of BRPI1008285B8 publication Critical patent/BRPI1008285B8/pt

Links

Images

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L5/00Arrangements affording multiple use of the transmission path
    • H04L5/0001Arrangements for dividing the transmission path
    • H04L5/0003Two-dimensional division
    • H04L5/0005Time-frequency
    • H04L5/0007Time-frequency the frequencies being orthogonal, e.g. OFDM(A), DMT
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L5/00Arrangements affording multiple use of the transmission path
    • H04L5/0001Arrangements for dividing the transmission path
    • H04L5/0003Two-dimensional division
    • H04L5/0005Time-frequency
    • H04L5/0007Time-frequency the frequencies being orthogonal, e.g. OFDM(A), DMT
    • H04L5/001Time-frequency the frequencies being orthogonal, e.g. OFDM(A), DMT the frequencies being arranged in component carriers
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L5/00Arrangements affording multiple use of the transmission path
    • H04L5/003Arrangements for allocating sub-channels of the transmission path
    • H04L5/0053Allocation of signaling, i.e. of overhead other than pilot signals

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)

Abstract

SISTEMA DE COMUNICAÇÃO DE RÁDIO, APARELHO DE ESTAÇÃO BASE, APARELHO DE ESTAÇÃO MÓVEL, MÉTODO DE COMUNICAÇÃO DE RÁDIO E PROGRAMA. A presente invenção refere-se a um aparelho de estação móvel 2 que recebe múltiplos portadores de componente em enlace ascendente e enlace descendente por um aparelho de estação base e se comunica com o aparelho de estação base pela utilização de portadores de componente. O aparelho de estação móvel 2 inclui um detector de canal de controle de enlace descendente 67 e uma unidade de identificação de componente portador 53a. O detector de canal de controle de enlace descendente 67 detecta um canal de controle de enlace descendente a partir de múltiplos espaços de busca para detectar o canal de controle de enlace descendente detectado pelo detector de canal de controle de enlace descendente 67 é disposto, a unidade de identificação de componente portador 53a identifica os portadores de componente controlados com informação de controle de enlace descendente transmitida no canal de controle de enlace descendente e endereçada ao aparelho de estação móvel. Isso possibilita a identificação do portador de componente controlado com a informação de controle de enlace descendente (DCI) transmitida no canal de cotrole de enlace descendente (PDCCH) sem aumentar a razão (...).

Description

Campo Técnico
[0001] A presente invenção refere-se a um sistema de comunicação de rádio, a um aparelho de estação base, a um aparelho de estação móvel, a um método de comunicação de rádio e a um programa.
Técnica Antecedente
[0002] Com o avanço de um método de acesso de rádio e umarede de rádio para comunicação móvel celular (doravante referida como Evolução de Longo Termo (LTE) ou "Acesso de Rádio Terrestre Universal Evoluído (EUTRA)", o Projeto de Parceria de 3a. Geração (3GPP) tem estudado um método de acesso de rádio e uma rede de rádio (doravante referida como "Evolução de Longo Termo-Avançada" (LTE-A) ou "EUTRA Avançado") para alcançar a comunicação de dados em alta velocidade utilizando frequências de faixa maior.
[0003] LTE utiliza um esquema de multiplexação por divisão defrequência ortogonal (OFDM) que é uma transmissão de múltiplos portadores para enlace descendente. Para enlace ascendente, LTE utiliza um esquema de comunicação de portador único de um esquema OFDM Espalhado DFT (transformação Fourier discreta) que é uma transmissão de portador único. Em contraste, é proposto que LTE-A utilize o esquema OFDM para enlace descendente, e utilize, para enlace ascendente, o esquema OFDM, um esquema OFDM de DFT agrupado espalhado, e um esquema OFDM N*DFT Espalhado que são esquemas de comunicação de múltiplos portadores, em adição ao esquema OFDM DFT espalhado (vide documento de não patente 1 abaixo).
[0004] Para enlace descendente a comunicação de rádio de umaparelho de estação base para um aparelho de estação móvel, LTE utiliza um canal de difusão (Canal de Difusão Físico; PBCH), um canal de controle de enlace descendente (Canal de Controle de Enlace descendenteFísico; PDCCH), um canal compartilhado de enlace descendente (Canal Compartilhado de Enlace descendente Físico; PDSCH), um canal de multidifusão (Canal de Multidifusão Físico; PMCH), um canal indicador de formato de controle (Canal Indicador de Formato de Controle Físico; PCFICH), e um canal indicador HARQ (Canal Indicador ARQ Híbrido Físico; PHICH). Para enlace ascendente da comunicação de rádio do aparelho de estação móvel para o aparelho de estação base, LTE utiliza um canal compartilhado de enlace ascendente (PUSCH; Canal Compartilhado de Enlace ascendente Físico), um canal de controle de enlace ascendente (PUCCH: Canal de Controle de Enlace ascendente Físico) e um canal de acesso randômico (PRACH: Canal de Acesso Randômico Físico).
[0005] Enquanto isso, LTE-A precisa ter compatibilidade com LTE,isso é, para permitir que um aparelho de estação base suportando LTE-A se comunique com ambos os tipos de aparelhos de estação móvel suportando LTE-Avançado e aparelhos de estação móvel suportando LTE, e para permitir que um aparelho de estação móvel suportando LTE-A realize a comunicação de rádio com as estações base suportando LTE-A e LTE. Dessa forma, os estudos foram feitos sobre o uso da mesma estrutura de canal que em LTE. Adicionalmente, enquanto uma banda de frequência utilizada em um sistema de comunicação móvel geral é contígua, é proposta a utilização de múltiplas bandas de frequência contíguas/não contíguas (doravante, referidas como "componentes portadores (CCs)" ou "portadores de componente (CCs)"), como uma banda de frequência única (banda de frequência larga) (agregação de banda de frequência; algumas vezes referida como agregação de espectro, agregação de portador, agregação de frequência, ou similar) (vide documento de não patente 2 abaixo).
[0006] Adicionalmente, estudos foram feitos sobre a configuraçãode um canal de controle de enlace descendente (PDCCH) para cada componente portador em enlace descendente em LTE-A. Pela utilização do canal de controle de enlace descendente (PDCCH), uma estação base transmite uma concessão de enlace descendente (concessão DL) para cada componente portador em enlace descendente, a concessão de enlace descendente sendo a informação de controle incluindoinformação indicando a alocação de recurso de rádio (RA) de um canal compartilhado de enlace descendente (PDSCH). Pela utilização de um canal de controle de enlace descendente (PDCCH), a estação base também transmite uma concessão de enlace ascendente (concessão UL) para cada componente portador em enlace ascendente, a concessão de enlace ascendente sendo a informação de controle incluindo uma região indicando a alocação de recurso de rádio (RA) do canal compartilhado de enlace ascendente (PUSCH) no componente portador em enlace ascendente.
[0007] Outra proposta para LTE-A é que as identidades para identificação dos componentes portadores correspondentes à concessão de enlace ascendente e à concessão de enlace descendente sejam incluídas na concessão de enlace ascendente e na concessão de enlace descendente, respectivamente, e que um aparelho de estação base transmita uma concessão de enlace ascendente e uma concessão de enlace descendente endereçadas para o mesmo aparelho de estação móvel pela utilização de múltiplos canais de controle de enlace descendente (PDCCHs) no mesmo componente portador em enlace descendente (vide documento de não patente 3 e documento de não patente 4 abaixo).
[0008] A concessão de enlace ascendente e a concessão de enla ce descendente em LTE são constituídas de informação para o canal compartilhado de enlace ascendente (PUSCH) e canal compartilhado de enlace descendente (PDSCH), tal informação sobre esquemas de modulação, informação sobre esquemas de codificação e informação sobre HARQ, em adição à informação indicando a alocação de recurso de rádio (RA). Adicionalmente, o aparelho de estação móvel é identificado pela utilização de uma identidade de estação móvel de 16 bits (também referida como uma identidade temporária de rede de rádio; RNTI ou uma identidade de equipamento de usuário; UE ID) que é singularmenteidentificável no aparelho de estação base e incluída na concessão de enlace ascendente e concessão de enlace descendente.
[0009] Os seguintes são citados como documentos técnicos relacionados:
Documentos da Técnica Anterior Documentos de Não Patente
[00010] Documento de não patente 1: "Summary of email discussion on Uplink transmission scheme", 3GPP TSG RAN WG1 Meeting #55, R1-084375, 10 a 14 de novembro de 2008.
[00011] Documento de não patente 2: "Summary of email discussion on support for wider bandwidth", 3GPP TSG RAN WG1 Meeting #55, R1-084316, 10 a 14 de novembro de 2008.
[00012] Documento de não patente 3: "PDCCH Structure for LTE- A", 3GPP TSG RAN WG1 Meeting #55, R1-084165, 10 a 14 de novembro de 2008.
[00013] Documento de não patente 4: "Control signaling for carrier aggregation", 3GPP TSG RAN WG1 Meeting #55bis, R1-090375, 12 a 16 de janeiro de 2009.
Sumário da Invenção Problemas a Serem Solucionados pela Invenção
[00014] No entanto, a inclusão de identidades para identificação dos componentes portadores na concessão de enlace ascendente e na concessão de enlace descendente aumenta a razão de codificação da concessão de enlace ascendente e da concessão de enlace descendente. Isso causa um problema no qual a possibilidade de uma falha de decodificação do canal compartilhado de enlace descendente (PDSCH) é aumentada visto que o aparelho de estação móvel tem mais chances de falhar na decodificação da concessão de enlace ascendente e na concessão de enlace descendente no canal de controle de enlace descendente (PDCCH).
[00015] Um objetivo da presente invenção é identificar os componentes portadores correspondentes à concessão de enlace ascendente e à concessão de enlace descendente sem aumentar a razão de codificação da concessão de enlace ascendente e da concessão de enlace descendente.
Solução para o Problema Meios para Solucionar os Problemas
[00016] Um aspecto da presente invenção fornece um aparelho de estação base que aloca uma pluralidade de portadores de componente em enlace ascendente e enlace descendente para um aparelho de estação móvel e comunica com o aparelho de estação móvel pela utilização dos portadores de componente, o aparelho de estação base incluindo uma unidade associando o espaço de busca/componente portador que associa cada um dentre a pluralidade de espaços de busca onde o aparelho de estação móvel deve detectar um canal de controle de enlace descendente, com um dos portadores de componente controlados com a informação de controle de enlace descendente transmitida no canal de controle de enlace descendente e endereçada para o aparelho de estação móvel; um multiplexador que dispõe um sinal do canal de controle de enlace descendente em um dos espaços de busca com os quais o portador de componente controlado com a informa- ção de controle de enlace descendente do canal de controle de enlace descendente é associada pela unidade de associação de espaço de busca/componente portador; e um processador de transmissão que transmite o sinal do canal de controle de enlace descendente disposto pelo multiplexador. Isso possibilita a identificação dos portadores de componente controlados com a informação de controle de enlace descendente (DCI) transmitida no canal de controle de enlace descendente (PDCCH) sem aumentar a razão de codificação do canal de controle de enlace descendente (PDCCH).
[00017] Preferivelmente, o aparelho de estação base inclui adicionalmente um controlador que controla uma região de cada um dos espaços de busca de acordo com o número de portadores de componente associados pela unidade de associação de espaço de bus- ca/componente portador. O controlador realiza preferivelmente o controle de modo que a região do espaço de busca seja reduzido à medida que o número de portadores de componente associados pela unidade de associação de espaço de busca/componente portador é aumentado e realiza o controle de forma que a região do espaço de busca aumente à medida que o número de portadores de componente as-sociadosé reduzido.
[00018] Adicionalmente, a presente invenção é um aparelho de estação móvel que recebe uma pluralidade de portadores de componente em enlace ascendente e enlace descendente por um aparelho de estação base e comunica com o aparelho de estação base pela utilização de portadores de componente, o aparelho de estação móvel caracterizado pelo fato de incluir: um detector de canal de controle de enlace descendente que detecta um canal de controle de enlace descendente em cada um dentre uma pluralidade de espaços de busca onde para detectar um sinal do canal de controle de enlace descendente, e uma unidade de identificação de componente portador que identifica o portador de componente controlado com informação de controle de enlace descendente transmitida no canal de controle de enlace descendente e endereçada ao aparelho de estação móvel, a partir do espaço de busca onde o canal de controle de enlace descendente detectado pelo detector de canal de controle de enlace descendenteé disposto. Isso possibilita a associação do aparelho de estação móvel com o aparelho de estação base.
[00019] Preferivelmente, o aparelho de estação móvel inclui adicionalmente um controlador que controla uma região de cada um dos espaços de busca onde o detector de canal de controle de enlace descendente serve para detectar o canal de controle de enlace descendente, de acordo com o número de portadores de componente alocados para o aparelho de estação móvel. O controlador realiza preferivelmente o controle de modo que a região do espaço de busca onde o detector de canal de controle de enlace descendente deve detectar o canal de controle de enlace descendente seja reduzido à medida que o número de portadores de componente alocados para o aparelho de estação móvel seja aumentado e realiza o controle de modo que a região do espaço de busca onde o detector de canal de controle de enlace descendente deve detectar o canal de controle de enlace descendente seja reduzido à medida que o número de portadores de componente alocados para o aparelho de estação móvel é reduzido.
[00020] Outro aspecto da presente invenção fornece um método de comunicação de rádio em um aparelho de estação base que aloca uma pluralidade de portadores de componente em enlace ascendente e enlace descendente para um aparelho de estação móvel e comunica com o aparelho de estação móvel pela utilização dos portadores de componente, o método de comunicação de rádio incluindo: uma primeira etapa de associação de cada um dentre a pluralidade de espaços de busca onde o aparelho de estação móvel serve para detectar um canal de controle de enlace descendente, com um dos portadores de componente controlados com a informação de controle de enlace descendente transmitida no canal de controle de enlace descendente e/ou endereçada para o aparelho de estação móvel; uma segunda etapa de disposição de um sinal do canal de controle de enlace descendente no espaço de busca com o qual o portador de componente controlado com a informação de controle de enlace descendente do canal de controle de enlace descendente é associado na primeira etapa; e uma terceira etapa de transmissão de sinal do canal de controle de enlace descendente disposto na segunda etapa.
[00021] Também é fornecido um método de comunicação de rádio em um aparelho de estação móvel que recebe uma pluralidade de portadores de componente em enlace ascendente e enlace descendente por um aparelho de estação base e que se comunica com o aparelho de estação base pela utilização de portadores de componente, o método de comunicação de rádio caracterizado por incluir: uma primeira etapa de detecção de um canal de controle de enlace descendente na pluralidade de espaços de busca onde se detecta um sinal do canal de controle de enlace descendente; e uma segunda etapa de identificação do portador de componente controlado com informação de controle de enlace descendente transmitida no canal de controle de enlace descendente e endereçada para o aparelho de estação móvel; a partir do espaço de busca onde o canal de controle de enlace descendente detectado na primeira etapa é disposto.
[00022] A presente invenção pode ser um programa para fazer com que um computador execute o método de comunicação de rádio descrito acima e pode ser um meio de gravação legível por computador no qual o programa é gravado. O programa pode ser obtido por um meio de transmissão tal como a Internet.
[00023] A presente descrição inclui o conteúdo em sua totalidade descrito na descrição e/ou desenhos do pedido de patente japonesa N° 2009-040337 que é a base da prioridade desse pedido.
Efeitos da Invenção
[00024] O sistema de comunicação de rádio de acordo com a presente invenção possibilita a identificação dos portadores de componente correspondentes à concessão de enlace ascendente e á concessão de enlace descendente sem aumentar a razão de codificação da concessão de enlace ascendente e da concessão de enlace descendente.
Breve Descrição dos Desenhos
[00025] A figura 1 é um diagrama ilustrando um exemplo de uma estrutura de canal em comunicação de rádio de uma modalidade da presente invenção;
[00026] A figura 2 é um diagrama ilustrando um exemplo de processamento de agregação de banda de frequência na modalidade.
[00027] A figura 3 é um diagrama ilustrando um exemplo de configuração esquemática de uma estrutura de rádio de enlace descendente na modalidade.
[00028] A figura 4 é um diagrama ilustrando um exemplo de configuração esquemática de uma estrutura de rádio de enlace ascendente na modalidade.
[00029] A figura 5 é um diagrama ilustrando um exemplo de espaços de busca específicos de UE (USSs) na modalidade.
[00030] A figura 6 é um diagrama em bloco funcional ilustrando uma configuração ilustrativa de um aparelho de estação base na modalidade.
[00031] A figura 7 é um diagrama em bloco funcional ilustrando um exemplo de configuração de um aparelho de estação móvel na modalidade.
[00032] A figura 8 é um fluxograma para explicar um exemplo de um fluxo de uma operação do aparelho de estação base na modalidade.
[00033] A figura 9 é um fluxograma para explicar um exemplo de um fluxo de uma operação do aparelho de estação móvel na modalidade.
[00034] A figura 10 é um diagrama ilustrando uma modificação dos espaços de busca específicos de UE (USSs) na modalidade. Explicação das Referências Numéricas 1 aparelho de estação base 2 aparelho de estação móvel 3 camada superior 3a controlador de recurso de rádio 5 controlador 5a unidade de associação de espaço de busca/componente portador 7 antena receptora 11 processador de recepção 15 desmultiplexador 17 demodulador 21 decodificador 23 codificador 25 modulador 27 multiplexador 31 processador de transmissão 33 antena transmissora 51 camada superior 51a controlador de recurso de rádio 53 controlador 53a unidade de identificação de componente portador 55 antena receptora 57 processador de recepção 61 desmultiplexador 63 demodulador 65 decodificador 67 detector de canal de controle de enlace descendente 71 codificador 73 modulador 77 multiplexador 81 processador de transmissão 83 antena transmissora.
Modos de Realização da Invenção
[00035] Doravante, uma descrição é fornecida de uma técnica de comunicação de rádio de acordo com uma modalidade da presente invenção por referencia aos desenhos. O sistema de comunicação de rádio de acordo com a modalidade inclui um aparelho de estação base e múltiplos aparelhos de estação móvel. A figura 1 é um diagrama ilustrando um exemplo de uma estrutura de canal em comunicação de rádio da modalidade da presente invenção. Um aparelho de estação base 1 se comunica com os aparelhos de estação móvel 2a, 2b e 2c (pode haver um número de aparelhos de estação móvel e a descrição será fornecida abaixo pela denotação de quaisquer aparelhos de estação móvel pela referência numérica 2 como representativa) pela utilização de múltiplos componentes portadores.
[00036] Na modalidade, um enlace descendente do aparelho de estação base 1 para o aparelho de estação móvel 2 inclui um canal piloto de enlace descendente (ou referido como Sinal de Referência de Enlace descendente (DL RS)), um canal de difusão (Canal de Difusão Físico: PBCH), um canal de controle de enlace descendente (Canal de Controle de Enlace descendente Físico: PDCCH), um canal de multidi- fusão (Canal de Multidifusão Físico: PMCH), um canal indicador de formato de controle (Canal Indicador de Formato de Controle Físico: PCFICH), e um canal indicador de HARQ (Canal Indicador de ARQ Híbrido físico: PHICH).
[00037] Na modalidade, um enlace ascendente do aparelho de estação móvel 2 para o aparelho de estação base 1 inclui um canal piloto de enlace ascendente (ou referido como um Sinal de Referência de Enlace ascendente (UL RS)), um canal de controle de enlace ascendente (PUCCH), um canal compartilhado de enlace ascendente (PUSCH), e um canal de acesso randômico (PRACH; Canal de AcessoRandômico Físico).
(Agregação de Banda de Frequência)
[00038] A figura 2 é um diagrama ilustrando um exemplo de agregação de banda de frequência na modalidade. Na figura 2, o eixo geométrico horizontal representa um domínio de frequência, e o eixo geométrico vertical representa um domínio de tempo. Como ilustrado na figura 2, enlace descendente (parte superior da figura) é constituído de três componentes portadores possuindo uma largura de banda de 20 MHz (DCC-0: Portador de Componente de Enlace descendente-0, DCC-1, e DCC-2). Em contraste, enlace ascendente (parte inferior da figura) é constituído de dois componentes portadores possuindo uma largura de banda de 20 MHz (UCC-0: Portador de Componente de Enlace ascendente-0 e UCC-1). Em um sistema de comunicação de rádio na figura 2, o aparelho de estação base e os aparelhos de estação móvel são capazes de transmitir e receber (até) três peças de dados de enlace descendente em um único subquadro pela utilização de três componentes portadores em enlace descendente e transmitir e receber (até) duas peças de dados de enlace ascendente em um único subquadro pela utilização de dois componentes portadores em enlace ascendente.
(Quadro de Rádio de Enlace ascendente)
[00039] A figura 3 é um diagrama ilustrando um exemplo de configuração esquemática de um quadro de rádio de componentes portadores de enlace ascendente na modalidade. Na figura 3, o eixo geométrico horizontal representa o domínio de tempo, e o eixo geométrico vertical representa o domínio de frequência. O quadro de rádio dos componentes portadores de enlace ascendente é constituído de múltiplos pares de blocos de recurso físico (PRB). Os pares de blocos de recurso físico (PRBs) são unidades para a alocação de recurso de rádio e similares e são, cada um, constituídos de uma banda de frequência (largura de banda PRB) e uma partição de tempo (2 partições = 1 subquadro) de larguras predeterminadas.
[00040] Basicamente, um par de blocos de recurso físico (PRBs) é constituído de dois blocos de recurso físico (PRBs) que são contíguos no domínio de tempo (largura de banda PRB x partições). Como ilustrado na figura 2, cada bloco de recurso físico (PRB) (uma unidade cercada por uma linha em negrito na figura 3) é constituído de 12 subportadores no domínio de frequência e por sete símbolos OFDM DFT Espalhados no domínio de tempo.
[00041] No domínio de tempo, existem partições, cada uma constituída de sete símbolos OFDM DFT Espalhados, subquadros, cada um constituído de duas partições, e os quadros de rádio, cada um constituído por dez subquadros. No domínio de frequência, múltiplos blocos de recurso físico (PRBs), de acordo com a largura de banda dos componentes portadores de enlace ascendente são dispostos. A largura de banda de cada componente de portador de enlace ascendente é difundida pelo aparelho de estação de base pela utilização de canal compartilhado de enlace descendente (PDSCH). Note-se que uma unidade formada por um subportador e um símbolo OFDM DFT- Espalhado é referida como um elemento de recurso (RE).
[00042] Pelo menos o canal de controle de enlace ascendente (PUCCH), o canal compartilhado de enlace ascendente (PUSCH), e o canal piloto de enlace ascendente utilizado para estimar um percurso de propagação para o canal compartilhado de enlace ascendente (PUSCH) e o canal de controle de enlace ascendente (PUCCH) são dispostos em cada subquadro de enlace ascendente. Note-se que o canal de controle de enlace ascendente (PUCCH) é disposto a partir de um par de blocos de recurso físico PRBs em cada extremidade da largura de banda do componente portador no subquadro, e o canal compartilhado de enlace ascendente (PUSCH) é disposto em qualquer um dos pares restantes dos blocos de recurso físico (PRBs). O aparelho de estação móvel não transmite o canal de controle de enlace ascendente (PUCCH) e o canal compartilhado de enlace ascendente (PUSCH). Apesar de a ilustração do canal piloto de enlace ascendente ser omitida na figura 3 por motivos de simplicidade de explicação, o canal piloto de enlace ascendente é multiplexado por tempo com o canal compartilhado em enlace ascendente (PUSCH) e o canal de controle de enlace ascendente (PUCCH). A ilustração do canal de acesso randômico (PRACH) será omitida na figura 3 por motivos de simplicidade de explicação.
[00043] No canal compartilhado de enlace ascendente (PUSCH), os dados (bloco de transporte) são omitidos. No canal de controle de enlace ascendente (PUCCH), a informação de controle de enlace ascendente (UCI) é transmitida, tal como um indicador de qualidade de canal (CQI), um indicador de solicitação de programação (SRI), um aviso de recebimento (ACK)/aviso de não recebimento (NACK).
(Quadro de Rádio de Enlace descendente)
[00044] A figura 4 é um diagrama ilustrando um exemplo de configuração esquemática de um quadro de rádio dos componentes portadores de enlace descendente na modalidade. Na figura 4, o eixo geométrico horizontal representa o domínio de tempo, e o eixo geométrico vertical representa o domínio de frequência. O quadro de rádio dos componentes portadores de enlace descendente é constituído de múltiplos pares de blocos de recurso físico (PRB). Os pares de blocos de recurso físico (PRBs) são unidades para a alocação de recurso de rádio e similares e são, cada um, constituídos de uma banda de frequência (largura de banda PRB) e uma partição de tempo (2 partições = 1 subquadro) de larguras predeterminadas. Um par de blocos de recursofísico (PRBs) é constituído de dois blocos de recurso físico (PRBs) que são contíguos no domínio de tempo (largura de banda PRB x partições). Como ilustrado na figura 2, cada bloco de recurso físico (PRB) (uma unidade cercada por uma linha em negrito na figura 3) é constituído de 12 subportadores no domínio de frequência e por sete símbolos OFDM no domínio de tempo.
[00045] No domínio de tempo, existem partições, cada uma constituída por sete símbolos OFDM, subquadros, cada um constituído de duas partições, e quadros de rádio, cada um constituído de dez subquadros. No domínio de frequência, múltiplos blocos de recurso físico (PRBs) de acordo com a largura de banda dos componentes de portador de enlace descendente são dispostos. Uma unidade formada por um subportador e um símbolo OFDM é referida como um elemento de recurso.
[00046] Pelo menos o canal de controle de enlace descendente (PDCCH), o canal compartilhado de enlace descendente (PDSCH), e o canal piloto de enlace descendente utilizado para estimar um percurso de propagação para o canal compartilhado de enlace descendente (PDSCH) e o canal de controle de enlace descendente (PDCCH) são dispostos em cada subquadro de enlace ascendente. O canal de controle de enlace descendente (PDCCH) é disposto a partir do símbolo OFDM superior no subquadro, e o canal compartilhado de enlace descendente (PDSCH) é disposto nos símbolos OFDM restantes. A ilus- tração do canal piloto de enlace descendente é omitida na figura 4 por motivos de simplicidade de explicação, mas o canal piloto de enlace descendente é disposto de uma forma dispersa no domínio de frequência e no domínio de tempo. A ilustração do canal de difusão (PBCH), o canal de multidifusão (PMCH), o canal indicador de formato de controle (PCFICH), e o canal indicador de HARQ (PHICH) será omitida na figura 4 por motivos de simplicidade de explicação.
[00047] No canal compartilhado de enlace descendente (PDSCH), os dados (bloco de transporte) são transmitidos. No canal de controle de enlace descendente (PDCCH), informação de controle de enlace descendente (DCI) é transmitida, tal como a concessão de enlace ascendente e a concessão de enlace descendente, a concessão de enlace ascendente sendo constituída de informação indicando um esquema de modulação, informação indicando um esquema de codificação, informação indicando alocação de recurso de rádio (RA), informação sobre HARQ par canal compartilhado de enlace ascendente (PUSCH), e similares, a concessão de enlace descendente sendo constituída de informação indicando um esquema de modulação, informação indicando um método de codificação, informação indicando alocação de recurso de rádio, informação sobre HARQ para o canal compartilhado de enlace descendente (PDSCH) e similar.
[00048] O canal compartilhado de enlace descendente (PDSCH) cuja alocação de recurso de rádio é indicada pela concessão de enlace descendente é disposto no mesmo subquadro onde o canal de controle de enlace descendente (PDCCH) incluindo a informação de concessão de enlace descendente é disposto. O canal compartilhado de enlace ascendente (PUSCH) em um componente portador de enlace ascendente alocado pela concessão de enlace ascendente é disposto em um subquadro seguindo, em um local predeterminado posteriormente no tempo, um subquadro que inclui a informação de concessão de enlace ascendente e onde o canal de controle de enlace descendenteé disposto. Na alocação de recurso de rádio para enlace ascendente e enlace descendente pelo canal de controle de enlace descendente (PDCCH), o aparelho de estação móvel identifica o canal de controle de enlace descendente (PDCCH) endereçado pela utilização da identificação da estação móvel de 16 bits (RNTI) que é singularmenteidentificável no aparelho da estação base. A concessão de enlace ascendente e a concessão de enlace descendente são geradas para cada um dos componentes portadores de enlace ascendente e enlace descendente aos quais os recursos de rádio para o canal compartilhado de enlace ascendente (PUSCH) e o canal compartilhado de enlace descendente (PDSCH) são alocados.
[00049] O aparelho de estação base configura os componentes portadores de enlace descendente formando os espaços de busca específicos de UE (USSs) para monitorar a informação de controle de enlace descendente (DCI) pelo aparelho de estação móvel. Cada um dos espaços de busca específicos de UE (USS) é formado com base em uma identidade de estação móvel (RNTI) alocada para o aparelho de estação móvel no componente portador de enlace descendente correspondente configurado pelo aparelho de estação base.
[00050] Nota-se que "monitoramento" descrito na modalidade serve para demodular e decodificar e detectar erro em um sinal de recepção e detectar o canal de controle de enlace descendente, pelo aparelho de estação móvel, referente a um candidato de canal de controle de enlace descendente (candidato PDCCH) sendo um recurso de rádio no qual o canal de controle de enlace descendente (PDCCH) deve ser disposto.
[00051] Na figura 2, por exemplo, o aparelho de estação base configura o DCC-1 para um determinado aparelho de estação móvel, como um componente portador de enlace descendente formando o espaço de busca específico de UE (USS) para o monitoramento da informação de controle de enlace descendente (DCI) pelo aparelho de estação móvel. Nesse momento, o aparelho de estação móvel monitora o espaço de busca específico de UE (USS) no DCC-1 para a informação de controle de enlace descendente (DCI).
[00052] Um espaço de busca específico de UE (USS) é constituído de múltiplos elementos de canal de controle (CCEs). Cada um dos elementos de canal de controle (CCEs) é formado por múltiplos grupos de elemento de recurso (REGs, ou referidos como mini-CCEs), dispersos nos domínios de tempo e frequência. Cada um dos grupos de elementos de recurso (REGs) é constituído de quatro elementos de recurso de enlace descendente contíguos no domínio de frequência exceto pelo canal piloto de enlace descendente no domínio de frequência possuindo os mesmos símbolos OFDM que o canal de controle de enlace descendente (PDCCH).
[00053] Enquanto isso, a informação de controle de enlace descendente (DCI) é disposta em qualquer um dos candidatos a canal de controle de enlace descendente, cada um constituído por um ou mais elementos de canal (CCEs). Por exemplo, um candidato a canal de controle de enlace descendente formando um espaço de busca específico de UE (USS) é constituído de um, dois, quatro ou oito elementos de canal de controle (CCEs). Adicionalmente, cada um dos espaços de busca específicos de UE (USSs) é formado, e o número de espaços de busca específicos de UE (USSs) é igual ao número de componentes portadores de enlace ascendente e enlace descendente alocados para o aparelho de estação móvel referentes a cada número de elementos de canal de controle (CCEs) que constituem um candidato a canal de controle de enlace descendente.
[00054] A figura 5 é um diagrama ilustrando um exemplo de espaços de busca específicos de UE (USSs) na modalidade. A figura 5 ilus- tra como um exemplo apenas os espaços de busca específicos de UE (USSs) para candidatos a canal de controle de enlace descendente, cada um constituído de dois elementos de canal de controle (CCEs) dentre os espaços de busca específicos de UE (USSs) de um aparelho de estação móvel com componentes portadores como na figura 2. O eixo geométrico horizontal na figura 5 representa um número de identificação de cada elemento de canal de controle (CCE). Quadrados sombreados na figura 5 representam os elementos de canal de controle (CCEs) constituindo os espaços de busca específicos de UE (USSs). Quadrados destacados na figura 5 representam os elementos de canal de controle (CCEs) que não constituem os espaços de busca específicos de UE (USSs). As unidades, cada uma para dois elementos de canal de controle (CCEs) cercados por linha em negrito na figura 5 representam candidatos a canal de controle de enlace descendente.
[00055] Os números designados para o candidato a canal de controle de enlace descendente na figura 5 são números para identificação de candidatos a canal de controle de enlace descendente. Os númerossão designados a partir de 0 para os candidatos a canal de controle de enlace descendente, cada um constituído do mesmo número de elementos de canal de controle nos espaços de busca específicos de UE (USSs).
[00056] Na figura 5, um espaço de busca específico de UE (USS) de DCC-0 é constituído de candidatos a canal de controle de enlace descendente designados "0" e "1". Um espaço de busca específico de UE (USS) de DCC-1 é constituído de candidatos a canal de controle de enlace descendente designados "2" e "3". Um espaço de busca específico de UE (USS) de DCC-2 é constituído de candidatos a canal de controle de enlace descendente designados "4" e "5". Um espaço de busca específico de UE (USS) UCC-0 é constituído de candidatos a canal de controle de enlace descendente designados "0", "1" e "2". Um espaço de busca específico de UE (USS) de UCC-1 é constituído de candidatos a canal de controle de enlace descendente designados "3", "4" e "5".
[00057] Especificamente, os seis candidatos a canal de controle de enlace descendente designados "0" a "5"são igualmente divididos pelonúmero de componentes portadores de enlace ascendente ou componente portadores de enlace descendente que são alocados para o aparelho de estação móvel, e, dessa forma, um espaço de busca específico de UE (USS) correspondendo a cada componente portador de enlace ascendente ou enlace descendente é formado. De outra forma, uma região de espaços de busca é controlada de modo que o número de candidatos a canal de controle de enlace descendente, cada um constituindo de um espaço de busca específico de UE (USS) possa varia com o número de componentes de portador de enlace ascendente ou enlace descendente alocados para o aparelho de estação móvel.
[00058] Dessa forma, o aparelho de estação base 1 inclui uma unidade associação de componente portador/espaço de busca 5a que associa cada um dos múltiplos espaços de busca específicos de UE (USSs) onde o aparelho de estação móvel serve para detectar um canal de controle de enlace descendente, com um componente portador controlado com informação de controle de enlace descendente (DCI) endereçada para o aparelho de estação móvel e transmitida em um canal de controle de enlace descendente (PDCCH). Adicionalmente, o aparelho de estação móvel 2 inclui uma unidade de identificação de componente portador 53a que identifica um componente controlado com a informação de controle de enlace descendente (DCI) endereçada para o aparelho de estação móvel e transmitida no canal de controle de enlace descendente (PDCCH) com base em um espaço de bus-caespecífico de UE (USS) no qual o canal de controle de enlace des- cendente (PDCCH) detectado por um detector de canal de controle de enlace descendente 67.
[00059] As concessões de enlace descendente são dispostas no espaço de busca específico de UE (USS) do DCC-0, o espaço de buscaespecífico de UE (USS) do DCC-1 e o espaço de busca específico de UE (USS) de DCC-2, enquanto as concessões de enlace ascendentesão dispostas em um espaço de busca específico de UE (USS) de UCC-0 e um espaço de busca específico de UE (USS) de UCC-1. As concessões de enlace ascendente e as concessões de enlace descendentesão identificadas com base em um esquema de processamento de decodificação ou entidades.
[00060] Em um exemplo ilustrado na figura 5, um exemplo é ilustrado no qual os componentes portadores são associados por vez a partir de um componente portador possuindo o menor número para identificação de cada candidato de canal de controle de enlace descendente. No entanto, cada componente portador pode ser associado com os números para identificação de candidatos de canal de controle de enlace descendente por outro método. Por exemplo, cada número para a identificação de candidatos a canal de controle de enlace descendente pode ser dividido pelo número de componentes portadores, e, dessa forma, um candidato a canal de controle de enlace descendente correspondente pode ser determinado com base no restante. Em outras palavras, na figura 5, o número para a identificação de um candidato a canal de controle de enlace descendente possuindo um restante igual a 0 é associado com DCC-0. Um candidato a canal de controle de enlace descendente possuindo um restante de 1 é associado com DCC1. Um candidato a canal de controle de enlace descendente possuindo um restante de 2 é associado com DCC-2. Adicionalmente, o número para identificação de um candidato a canal de controle de enlace ascendenteé dividido pelo número de componentes portadores de enla ce ascendente. Um candidato a canal de controle de enlace ascendente possuindo um restante de 0 é associado com UCC-0. Um candidato a canal de controle de enlace ascendente possuindo um restante de 1 é associado com UCC-1.
(Configuração do Aparelho de Estação Base)
[00061] A figura 6 é um diagrama em bloco funcional ilustrando um exemplo de configuração do aparelho de estação base 1 na modalidade. Como ilustrado na figura 6, o aparelho de estação base 1 inclui uma camada mais alta 3, um controlador 5, antenas receptoras 7, um processador de recepção 11, um desmultiplexador 15, um demodula- dor 17, um decodificador 21, um codificador 23, um modulador 25, um multiplexador 27, um processador de transmissão 31, e antenas transmissoras 33. No aparelho de estação base 1, o codificador 23, o modulador 25, o multiplexador 27, o processador de transmissão 31, o controlador 5, a camada superior 3, e as antenas transmissoras 33 constituem um transmissor. No aparelho de estação base 1, o decodi- ficador 21, o demodulador 17, o desmultiplexador 15, o processador de recepção 11, o controlador 5, a camada superior 3, e as antenas receptoras 7 constituem um receptor.
[00062] O codificador 23 adquire do controlador 5 dados transmitidos em um canal compartilhado em enlace descendente (PDSCH), gera um código de verificação de redundância cíclica (CRC) a partir dos dados adquiridos a partir do controlador 5, e adiciona o código de verificação de redundância cíclica (CRC) aos dados. Então, o decodifi- cador 23 realiza a codificação de correção de erro nos dados incluindo o código de verificação de redundância cíclica (CRC) adicionado aos mesmos, com base em um sinal de controle proveniente do controlador 5, pela utilização de um código turbo para enviar os dados para o modulador 25.
[00063] O codificador 23 também adquire do controlador 5 informa- ção de controle de enlace descendente transmitida em um canal de controle de enlace descendente (PDCCH), gera um código de verificação de redundância cíclica (CRC) a partir da informação de controle de enlace descendente (DCI) adquirida a partir do controlador 5, e adiciona um sequência à informação de controle de enlace descendente (DCI), a sequência obtida pelo ORing exclusivo de uma identidade de estação móvel (RNTI) alocada ao aparelho de estação móvel para transmitir o canal de controle de enlace descendente (PDCCH) e a verificação de redundância cíclica (CRC). Então, o codificador realiza a codificação de correção de erro na informação de controle de enlace descendente (DCI) incluindo o código de verificação de redundância cíclica (CRC) adicionado à mesma, com base em um sinal de controle registrado a partir do controlador, pela utilização de um código convo- luto de razão de codificação predeterminada. O codificador também realiza a combinação de taxa em bits, isso é, o afinamento de bits ou a cópia de bits, de modo a ajustar o número de bits da informação de controle de enlace descendente (DCI) submetidos à codificação por correção de erro para um número predeterminado de bits, e então envia a informação de controle de enlace descendente (DCI) para o mo- dulador 25.
[00064] Com base em um sinal de controle do controlador 5, o mo- dulador 25 modula os bits codificados registrados a partir do codificador 23 e submetidos à codificação por correção de erro, pela utilização de um esquema de modulação tal como chaveamento de mudança de fase de quadratura (QPSK), modulação de amplitude de quadratura 16 (16QAM), ou modulação de amplitude de quadratura 64 (64QAM), gera um símbolo de modulação, e envia o símbolo de modulação para o multiplexador 27.
[00065] Com base em um sinal de controle do controlador 5, o mul- tiplexador 27 multiplexa o símbolo de modulação registrado a partir do modulador 25 nos elementos de recurso em um subquadro de enlace descendente e envia os símbolos de modulação para o processador de transmissão 31. Nesse momento, com base em um sinal de controle do controlador 5, o multiplexador 27 multiplexa o sinal do canal de controle de enlace descendente (PDCCH) nos elementos de recurso constituindo um espaço de busca específico de UE (USS) associado com um componente portador ao qual um recurso de rádio é alocado pela informação de controle de enlace descendente (DCI). Note-se que a unidade de associação de componente portador/espaço de busca 5a no controlador 5 associa o componente portador e o espaço de busca (SS), mas detalhes serão descritos posteriormente.
[00066] Com base em um sinal de controle do controlador 5, o processador de transmissão 31 realiza uma transformação Fourier rápida invertida (IFFT) nos símbolos de modulação registrados a partir do multiplexador 27 para realizar a modulação com base em um esquema OFDM, adiciona um intervalo de proteção (GI) a cada um dos símbolos OFDM modulados por OFDM, gera um símbolo digital para a banda de base, converte o sinal digital para a banda de base em um sinal analógico, gera um componente em fase e um componente ortogonal de uma frequência intermediária a partir do sinal analógico, elimina os componentes de frequência desnecessários para a banda de frequên-ciaintermediária, converte ascendentemente um sinal de frequência intermediária em um sinal de frequência alta, elimina os componentes de frequência desnecessários, amplifica a energia, envia o sinal para uma antena correspondente dentre as antenas de transmissão 33, e então transmite o sinal.
[00067] Com base em um sinal de controle do controlador 5, o processador de recepção 11 amplifica um sinal recebido através de uma antena correspondente dentre as antenas de recepção 7, converte descendentemente o sinal em sinal de frequência intermediária, elimi na componentes de frequência desnecessários, controla o nível de amplitude de modo que o nível de sinal possa ser mantido de forma adequada, realiza a demodulação por quadratura com base em um componente em fase e um componente ortogonal do sinal recebido, converte o sinal analógico submetido à demodulação por quadratura em um sinal digital, elimina uma parte correspondente a um intervalo de proteção do sinal digital, realiza uma transformação Fourier rápida no sinal do qual o intervalo de proteção é eliminado, e realiza a demo- dulação utilizando o esquema OFDM DFT Espalhado.
[00068] Com base em um sinal de controle do controlador 5, o desmultiplexador 15 extrai sinais de recepção de um canal de controle de enlace ascendente (PUCCH), um canal compartilhado de enlace ascendente (PUSCH), e um canal piloto de enlace ascendente dos elementos de recurso para os sinais de recepção demodulados pelo processador de recepção 11 utilizando o esquema OFDM de DFT Espalhado. O desmultiplexador 15 realiza a compensação de percurso de propagação nos sinais de recepção do canal de controle de enlace ascendente (PUCCH) e canal compartilhado de enlace ascendente (PUSCH) pela utilização do sinal de recepção do canal piloto de enlace ascendente, realiza uma transformação Fourier discreta invertida (IDFT) nos sinais de recepção, e envia os sinais de recepção para o demodulador 17.
[00069] Com base em um sinal de controle do controlador 5, o de- modulador 17 demodula os sinais de recepção do canal de controle de enlace ascendente (PUCCH) e canal compartilhado de enlace ascendente (PUSCH) que são enviados do desmultiplexador 15 pela utilização do esquema de demodulação tal como QPSK, 16QAM ou 64QAM, e envia os bits de recepção para o decodificador 21.
[00070] Com base no sinal de controle do controlador 5, o decodifi- cador 21 realiza a decodificação de correção de erro tal como a deco- dificação turbo ou a decodificação de decisão de maioria nos bits de recepção do canal de controle de enlace ascendente (PUCCH) e canal compartilhado de enlace ascendente (PUSCH) que são registrados a partir do desmultiplexador 15 e envia os bits de recepção para o controlador 5.
[00071] A camada superior 3 realiza o processamento de uma camada de protocolo de convergência de dados em pacote (PDCP), uma camada de controle de link de rádio (RLC), e uma camada de controle de recurso de rádio (RRC). A camada superior 3 envia para o controlador 5 a informação a ser transmitida para o aparelho de estação móvel em canais em enlace descendente, enviando, assim, um sinal de controle para controlar o controlador 5.
[00072] A camada superior 3 inclui um controlador de recurso de rádio 3a. O controlador de recurso de rádio 3a realiza o gerenciamento de várias informações de configuração dos componentes portadores de enlace ascendente e enlace descendente alocados ao aparelho de estação móvel e componentes portadores de enlace descendente constituindo espaços de busca específicos de UE (USSs) para o monitoramento de informação de controle de enlace descendente (DCI) pelo aparelho de estação móvel, o gerenciamento dos estados de comunicação dos aparelhos de estação móvel, o gerenciamento de um estado de armazenamento de cada aparelho de estação móvel, o gerenciamento das identidades de estação móvel (RNTIs) e similares. O controlador de recurso de rádio 3a envia a informação gerenciada pelo controlador de recurso de rádio 3a para o controlador 5 como necessário.
[00073] O controlador 5 realiza a programação (tal como um processo HARQ) para enlace descendente e enlace ascendente. O controlador 5 envia os sinais de controle para as unidades de processamento para controlar o processador de recepção 11, o desmultiplexa- dor 15, o demodulador 17, o decodificador 21, o codificador 23, o mo- dulador 25, o multiplexador 27, e o processador de transmissão 31, apesar de a ilustração ser omitida na figura 6. O controlador 5 realiza a alocação de recurso de rádio para os canais em enlace ascendente e enlace descendente, o processamento de seleção do esquema de modulação e o esquema de codificação, o controle de retransmissão no processo HARQ, e a geração de sinais de controle a serem utilizados para o controle das unidades de processamento com base nos sinais de controle registrados a partir da camada superior 3 e informação gerenciada pelo controlador de recurso de rádio. O controlador 5 também gera a informação de controle de enlace descendente (DCI) indicando a alocação de recurso de rádio, o processamento de seleção do esquema de codificação e esquema de modulação, e o resultado do controle de retransmissão em um HARQ para o canal compartilhado de enlace ascendente (PUSCH) e o canal compartilhado de enlace descendente (PDSCH).
[00074] Adicionalmente, o controlador 5 inclui a unidade de associação de componente portador/espaço de busca (SS). A unidade de associação de componente portador/espaço de busca (SS) 5a adquire do controlador de recurso de rádio 3a a informação de configuração dos componentes portadores de enlace ascendente e enlace descendente alocados para o aparelho de estação móvel e os componentes portadores de enlace descendente constituindo os espaços de busca específicos de UE (USSs). Então, a unidade de associação de componenteportador/espaço de busca (SS) 5a divide os espaços de busca específicos de UE (USSs) para monitoramento e detecção do canal de controle de enlace descendente (PDCCH) pelo aparelho de estação móvel, pelo número de componentes portadores de enlace ascendente ou o número de componentes portadores de enlace descendente. Em outras palavras, a região dos espaços de busca é controlada de modo que o número de candidatos a canal de controle de enlace descendente em cada espaço de busca específico de UE (USS) como resultado da divisão pela unidade de associação de componente porta- dor/espaço de busca (SS) possa variar com o número de componentes portadores de enlace ascendente ou o número de componentes portadores de enlace descendente que são alocados para o aparelho de estação móvel. Visto que o número de candidatos a canal de controle de enlace descendente constituindo os espaços de busca especí-ficos de UE (USS) é constante nessa modalidade, o controle é realizado de modo que a região de cada espaço de busca específico de UE (USS) possa ser reduzida à medida que o número de componentes portadores de enlace ascendente ou enlace descendente associados pela unidade de associação de componente portador/espaço de busca (SS) 5a aumenta, e de modo que a região de cada um dos espaços de busca específicos de UE (USS) possa ser aumentada à medida que o número de componentes portadores de enlace ascendente ou enlace descendente associados é reduzido.
[00075] Adicionalmente, a unidade de associação de componente portador/espaço de busca (SS) 5a associa os componentes portadores controlados com a informação de controle de enlace descendente (DCI) com múltiplos espaços de busca específicos de UE divididos respectivos (USSs), a informação de controle de enlace descendente (DCI) sendo transmitida no canal de controle de enlace descendente (PDCCH) e endereçada ao aparelho de estação móvel. A unidade de associação de componente portador/espaço de busca (SS) envia os sinais de controle pelos quais o multiplexador 27 é controlado de modo que o canal de controle de enlace descendente (PDCCH) possa ser disposto em um espaço de busca específico de UE (USS) associado com o componente portador controlado com a informação de controle de enlace descendente (DCI) transmitida no canal de controle de enla ce descendente (PDCCH) e endereçada ao aparelho de estação móvel.
[00076] Ademais, o controlador 5 envia para o codificador 23 a informação registrada a partir da camada superior 3 e a ser transmitida em enlace descendente. O controlador 5 também processa, como necessário, a informação registrada a partir do decodificador 21 e adquirida em enlace ascendente e então envia a informação para a camada superior 3.
(Configuração do Aparelho de Estação Móvel)
[00077] A figura 7 é um diagrama em bloco funcional ilustrando um exemplo de configuração do aparelho de estação móvel 2 na modalidade. Como ilustrado na figura 7, o aparelho de estação base 2 inclui uma camada superior 51, um controlador 53, antenas receptoras 55, um processador de recepção 57, um desmultiplexador 61, um demo- dulador 63, um decodificador 65, um detector de canal de controle de enlace descendente (PDCCH) 67, um codificador 71, um modulador 73, um multiplexador 77, um processador de transmissão 81, e antenas transmissoras 83. No aparelho de estação móvel 2, o codificador 71, o modulador 73, o multiplexador 77, o processador de transmissão 81, o controlador 53, a camada superior 51 e as antenas transmissoras 83 constituem um transmissor. No aparelho de estação móvel 2, o detector de canal de controle de enlace descendente (PDCCH) 67, o decodificador 65, o demodulador 63, o desmultiplexador 61, o processador de recepção 57, o controlador 53, a camada superior 51, e as antenas receptoras 55 constituem um receptor.
[00078] O codificador 71 adquire do controlador 53 dados transmitidos em cada canal de enlace ascendente, gera um código de verificação de redundância cíclica (CRC) a partir dos dados a serem transmitidos no canal compartilhado de enlace ascendente (PUSCH), e adiciona o código de verificação de redundância cíclica (CRC) aos dados. Então, o codificador 71 realiza a codificação de correção de erro nos dados incluindo o código de verificação de redundância cíclica (CRC) adicionado aos mesmos e os dados a serem transmitidos no canal de controle de enlace ascendente (PUCCH), com base em um sinal de controle registrado a partir do controlador 53, pela utilização de um código turbo ou um código Reed Muller para enviar os dados para o mo- dulador 73.
[00079] Com base em um sinal de controle do controlador 53, o modulador 73 modula os dados codificados registrados a partir do codificador 71 e submetidos à codificação de correção de erro, pela utilização de um esquema de modulação tal como QPSK, 16QAM ou 64QAM, gera um símbolo de modulação e envia o símbolo de modulação para o multiplexador 77.
[00080] Com base em um sinal de controle do controlador 53, o multiplexador 77 realiza uma transformação Fourier discreta no símbolo de modulação registrado a partir do modulador 73, multiplica os símbolos nos elementos de recurso em um subquadro de enlace ascendente, e envia os símbolos de modulação para o processador de transmissão 81.
[00081] Com base em um sinal de controle do controlador 53, o processador de transmissão 81 realiza uma transformação Fourier rápida invertida (IFFT) nos símbolos de modulação registrados a partir do multiplexador 77 para realizar a modulação com base em um esquema OFDM de DFT Espalhado, adiciona um intervalo de proteção a cada um dos símbolos OFDM de DFT Espalhado modulados por OFDM e Espalhados por DFT, gera um símbolo digital para a banda de base, converte o sinal digital para a banda de base em um sinal analógico, gera um componente em fase e um componente ortogonal de uma frequência intermediária a partir do sinal analógico, elimina os componentes de frequência desnecessários para a banda de frequên- cia intermediária, converte ascendentemente um sinal de frequência intermediário em um sinal de alta frequência, elimina componentes de frequência desnecessários, amplifica a energia, envia o sinal para uma antena correspondente dentre as antenas transmissoras 83 e então transmite o sinal.
[00082] Com base em um sinal de controle do controlador 53, o processador de recepção 57 amplifica um sinal recebido através de uma antena correspondente dentre as antenas receptoras 55, converte descendentemente o sinal em sinal de frequência intermediária, elimina os componentes de frequência desnecessários, controla o nível de amplitude de modo que o nível do sinal possa ser mantido adequadamente, realiza a demodulação por quadratura com base em um componente em fase e um componente ortogonal do sinal recebido, converte o sinal analógico submetido à demodulação por quadratura em um sinal digital, elimina uma parte correspondente de um intervalo de proteção do sinal digital, realiza uma transformação Fourier rápida do sinal a partir do qual o intervalo de proteção é eliminado, e realiza a demodulação utilizando o esquema OFDM.
[00083] Com base em um sinal de controle do controlador 53, o desmultiplexador 61 extrai sinais de recepção de um canal de controle de enlace descendente (PDCCH), um canal compartilhado de enlace descendente (PDSCH), e um canal piloto de enlace descendente a partir dos elementos de recurso para os sinais de recepção demodula- dos pelo processador de recepção 57 utilizando o esquema OFDM. O desmultiplexador 15 realiza a compensação de percurso de propagação nos sinais de recepção do canal de controle de enlace descendente (PDCCH) e o canal compartilhado de enlace descendente (PDSCH) pela utilização do sinal de recepção do canal piloto de enlace descendente e envia os sinais de recepção para o demodulador.
[00084] Com base em um sinal de controle do controlador 53, o demodulador 63 demodula os sinais de recepção do canal de controle de enlace descendente (PDCCH) e o canal compartilhado de enlace descendente (PDSCH) que são registrados a partir do desmultiplexa- dor 61, pela utilização do esquema de demodulação tal como QPSK, 16QAM ou 64QAM, e envia os bits de demodulação para o decodifica- dor 65.
[00085] Com base em um sinal de controle do controlador 53, o de- codificador 65 realiza a decodificação de correção de erro tal como a decodificação turbo ou a decodificação de decisão da maioria nos bits de demodulação do canal de controle de enlace descendente (PDCCH) e canal compartilhado de enlace descendente (PDSCH) que são registrados a partir do desmultiplexador 63 e envia os dados decodificados para o controlador 53. Com base em um sinal de controle do controlador 53, o decodificador 65 realiza a diferenciação de taxa para os bits de demodulação do canal de controle de enlace descendente (PDCCH) registrados a partir do demodulador 63 em cada um dos candidatos a canal de controle de enlace descendente nos múltiplosespaços de busca específicos de UE (USSs) para o monitoramento do canal de controle de enlace descendente (PDCCH) pelo aparelho de estação móvel, realiza a decodificação de correção de erro, e envia os bits para o detector de canal de controle de enlace descendente 67.
[00086] Com base em um sinal de controle do controlador 53, o detector de canal de controle de enlace descendente 67 ORes exclusivamente uma identidade de estação móvel (RNTI) alocada para o aparelho de estação móvel pelo aparelho de estação base e a sequência obtida pelo ORing exclusivo, pelo aparelho de estação base, a identidade de estação móvel (RNTI) e a verificação de redundância cíclica (CRC) que são adicionadas a cada um dos candidatos de canal de controle de enlace descendente nos múltiplos espaços de busca específicos de UE (USSs) registrados pelo decodificador 65. Dessa forma, o detector de canal de controle de enlace descendente 67 adquire um código de verificação de redundância cíclica (CRC) e então realiza a detecção de erro. Se nenhum erro for detectado na detecção de erro utilizando o código de verificação de redundância cíclica (CRC), o detector de canal de controle de enlace descendente 67 considera a detecção do canal de controle de enlace descendente (PDCCH) bem sucedida, e envia para o controlador 53 a informação de controle de enlace descendente (DCI) transmitida no canal de controle de enlace descendente (PDCCH) e um número para identificar o candidato a canal de controle de enlace descendente no qual o canal de controle de enlace descendente (PDCCH) é disposto.
[00087] A camada superior 51 realiza o processamento para uma camada de protocolo de convergência de dados em pacote (PDCP), uma camada de controle de link de rádio (RLC), e uma camada de controle de recurso de rádio (RRC). A camada superior 51 envia um sinal para controlar o controlador 53. A camada superior 51 inclui um controlador de recurso de rádio 51a. O controlador de recurso de rádio 51a realiza o gerenciamento de várias informações de configuração de um componente de portador alocado pelo aparelho de estação base e componentes portadores de enlace descendente constituindo espaços de busca específicos de UE (USSs) para o monitoramento da informação de controle de enlace descendente (DCI), gerenciamento do estado de comunicação e um estado de armazenamento dos próprios aparelhos de estação, gerenciamento das identidades da estação móvel (RNTIs) e similares. O controlador de recurso de rádio 51a envia a in-formação gerenciada pelo controlador de recurso de rádio 41a para o controlador 53 como necessário. A camada superior 51 também realiza a verificação de redundância cíclica (CRC) pela utilização do código de verificação de redundância cíclica (CRC) adicionado ao canal compartilhado de enlace descendente (PDSCH) e realiza a detecção de erro nos dados transmitidos pela utilização do canal compartilhado de enlace descendente (PDSCH) pelo aparelho de estação base. A camada superior 51 gera um aviso de recebimento (ACK) ou um aviso de recebimento negativo (NACK) como resultado da detecção de erro da verificação de redundância cíclica (CRC) do canal compartilhado de enlace descendente (PDSCH), e envia o aviso de recebimento (ACK) ou o aviso de recebimento negativo (NACK) para o controlador.
[00088] O controlador 53 realiza a programação (tal como um processo HARQ) para enlace descendente e enlace ascendente. O controlador 53 envia sinais de controle para as unidades de processamento para o controle do processador de recepção 57, o desmultiplexador 61, o demodulador 63, o decodificador 65, o detector de canal de controle de enlace descendente (PDCCH) 67, o codificador 71, o modula- dor 73, o multiplexador 77, e o processador de transmissão 81, apesar de a ilustração ser omitida na figura 7. O controlador 53 realiza a alocação de recurso de rádio para os canais em enlace ascendente e enlace descendente, o processamento de seleção do esquema de modulação e esquema de codificação, o controle de retransmissão no processo HARQ, e a geração de sinais de controle a serem utilizados para controlar as unidades de processamento com base nos sinais de controle registrados a partir da camada superior 51, informação de controle de enlace descendente (DCI) registrada a partir do detector de canal de controle de enlace descendente (PDCCH) 67, e similar.
[00089] Enquanto isso, o controlador 53 inclui a unidade de identificação de componente portador 53a. A unidade de identificação de componente portador 53a adquire do controlador de recurso de rádio 51a várias informações de configuração dos componentes portadores alocados pelo aparelho de estação base, componentes de portador de enlace descendente constituindo os espaços de busca específicos de UE (USSs) para o monitoramento da informação de controle de enlace descendente (DCI), e similares, e reconhece os componentes portadores correspondentes aos espaços de busca específicos de UE (USSs) divididos pelo aparelho de estação base. Visto que o número de candidatos a canal de controle de enlace descendente constituindo os espaços de busca específicos de UE (USSs) é constante, a região de cada espaço de busca específico de UE (USS) é controlada de modo que o número de candidatos a canal de controle de enlace descendente nos espaços de busca específicos de UE (USSs) reconhecido pela unidade de identificação de componente portador possa variar com o número de componentes portadores de enlace ascendente ou o número de componentes portadores de enlace descendente aos quais o aparelho de estação móvel está alocado. Visto que o número de candidatos a canal de controle de enlace descendente constituindo os espaços de busca específicos de UE (USS) é constante nessa modalidade, a unidade de identificação de componente portador 53a realiza o controle de modo que a região de cada espaço de busca específico de UE (USS) onde o detector de canal de controle de enlace descendente 67 deve detectar o canal de controle de enlace descendente (PDCCH) pode ser reduzida à medida que o número de componentes portadores de enlace ascendente e enlace descendente associados com o aparelho da própria estação é aumentado, e de modo que a região de cada um dos espaços de busca específicos de UE (USS) onde o detector de canal de controle de enlace descendente 67 deve detectar o canal de controle de enlace descendente (PDCCH) pode ser reduzida à medida que o número de componentes portadores de enlace ascendente ou enlace descendente associados com o aparelho da própria estação é reduzido.
[00090] Adicionalmente, a partir do número de identificação de candidato a canal de controle de enlace descendente onde o canal de controle de enlace descendente (PDCCH) registrado a partir do detec tor de canal de controle de enlace descendente 67 é disposto, a unidade de identificação de componente portador 53a identifica um componente portador controlado com a informação de controle de enlace descendente (DCI) transmitida no canal de controle de enlace descendente (PDCCH), e envia a informação de controle de enlace descendente (DCI) e a informação sobre o componente portador controlado com a informação de controle de enlace descendente (DCI) para o controlador 53.
[00091] Por exemplo, na figura 5, se os números de identificação dos candidatos a canal de controle de enlace descendente onde uma concessão de enlace descendente registrada a partir do detector de canal de controle de enlace descendente 67 é disposto forem 0 e 1, a unidade de identificação de componente portador 53a identifica um componente portador controlado com a concessão de enlace descendente como DCC-0. Adicionalmente, se os números para identificação dos candidatos a canal de controle de enlace descendente forem 2 e 3, a unidade de identificação de componente portador 53a identifica um componente portador controlado com a concessão de enlace descendente como DCC-1, e se os números para a identificação de can-didatos a canal de controle de enlace descendente forem 4 e 5, a unidade de identificação de componente portador 53a identifica um componente portador controlado com a concessão de enlace descendente como DCC-2.
[00092] Alternativamente, se os números para a identificação de candidatos a canal de controle de enlace descendente onde uma concessão de enlace ascendente registrada a partir do detector de canal de controle de enlace descendente 67 é disposta forem 0, 1 e 2, a unidade de identificação de componente portador 53a identifica um componente portador controlado com a concessão de enlace ascendente como UCC-0, e se os números para identificação de candidatos a ca nal de controle de enlace descendente forem 3, 4 e 5, a unidade de identificação de componente portador 53a identifica um componente portador controlado com a concessão de enlace ascendente como UCC-1.
[00093] O controlador 53 também envia dados registrados a partir da camada superior 51 e a serem transmitidos em enlace ascendente para o codificador 71. Adicionalmente, o controlador 53 processa, como necessário, a informação registrada a partir do decodificado 65 e adquirida em enlace descendente e então envia a informação para a camada superior 51.
[00094] A configuração do aparelho de estação móvel da presente invenção foi descrita acima. No entanto, o detector de canal de controle de enlace descendente 67 pode enviar o número (mais baixo) para identificar um elemento de canal de controle no qual um canal de controle de enlace descendente (PDCCH) é disposto para o controlador 53, e a unidade de identificação de componente portador 53a pode, dessa forma, identificar um componente portador controlado com a informação de controle de enlace descendente (DCI) transmitida no canal de controle de enlace descendente (PDCCH), a partir do número (inferior) registrado a partir do detector de canal de controle de enlace descendente 67 para identificação do elemento de canal de controle no qual o canal de controle de enlace descendente (PDCCH) é disposto.
(Fluxo de Processamento no Aparelho de Estação Base)
[00095] A figura 8 é um fluxograma para explicar um exemplo de um fluxo de uma operação do aparelho de estação base na modalidade.
[00096] Mediante o início do processamento, na etapa S10, o controlador de recurso de rádio 3a determina os componentes portadores e enlace ascendente e enlace descendente alocados para o aparelho de estação móvel e os componentes portadores de enlace descendente configurados nos espaços de busca específicos de UE (USSs) e notifica o aparelho de estação móvel sobre a informação determinada através das antenas transmissoras. Então, o processamento prossegue para a etapa S11.
[00097] Na etapa S11, a unidade de associação de componente portador/espaço de busca (SS) 5a adquire do controlador de recurso de rádio 3a a informação de configuração dos componentes portadores de enlace ascendente e enlace descendente alocados para o aparelho de estação móvel e os componentes portadores de enlace descendente constituindo os espaços de busca específicos de UE (USSs), e divide os espaços de busca específicos de UE (USSs) pelo número de componentes portadores de enlace ascendente ou o número de componentes portadores de enlace descendente. Então, o processamento prossegue para a etapa S12.
[00098] Na etapa S12, a unidade de associação de componente portador/espaço de busca (SS) 5a associa cada um dos múltiplos espaços de busca específicos de UE (USSs) divididos na etapa S11 por um componente portador controlado com informação de controle de enlace descendente (DCI) transmitida em um canal de controle de enlace descendente (PDCCH) e endereçada ao aparelho de estação móvel. Então, o processamento prossegue para a etapa S13.
[00099] Na etapa S13, com base em um sinal de controle do controlador 5 incluindo a unidade de associação de componente porta- dor/espaço de busca (SS) 5a, o multiplexador 27 multiplexa o canal de controle de enlace descendente (PDCCH) nos elementos de recurso constituindo o espaço de busca específico UE (USS) associado com o componente portador controlado com a informação de controle de enlace descendente (DCI) do canal de controle de enlace descendente (PDCCH) etapa 12. Então, o processamento prossegue para a etapa S14.
[000100] Na etapa S14, o processador de transmissão 31 transmite os sinais multiplexados com o canal de controle de enlace descendente (PDCCH) incluindo a informação de controle de enlace descendente (DCI), através das antenas transmissoras 33.
[000101] Depois da etapa S14, o aparelho de estação base encerra o processamento relacionado com a transmissão do canal de controle de enlace descendente (PDCCH).
(Fluxo de Processamento no Aparelho de Estação Móvel)
[000102] A figura 9 é um fluxograma para explicar um exemplo de um fluxo de uma operação do aparelho de estação móvel na modalidade.
[000103] Depois do início do processamento, na etapa S20 o controlador de recurso de rádio 51a configura os componentes portadores de enlace ascendente e enlace descendente alocados para o aparelho de estação móvel e componentes portadores de enlace descendente constituindo os espaços de busca específicos de UE (USSs) com base na informação notificada pelo aparelho de estação base através das antenas receptoras 55. Então, o processamento prossegue para a etapa S21.
[000104] Na etapa S21, a unidade de identificação de componente portador 53a adquire, a partir do controlador de recurso de rádio 51a, a informação de configuração dos componentes portadores alocados pelo aparelho de estação base e os componentes portadores de enlace descendente constituindo os espaços de busca específicos de UE (USSs) para monitorar a informação de controle de enlace descendente (DCI) e reconhece os componentes portadores correspondentes aos espaços de busca específicos de UE (USSs) divididos pelo aparelho de estação base. Então, o processamento prossegue para a etapa S22.
[000105] Na etapa s22, o decodificador 65 realiza a decodificação de correção de erro e falta de combinação de taxa nos sinais de recepção demodulados de todos os candidatos a canal de controle de enlace descendente nos múltiplos espaços de busca específicos de UE (USSs) onde o aparelho de estação móvel deve monitorar um canal de controle de enlace descendente (PDCCH), e envia os sinais resultantes para o detector de canal de controle de enlace descendente 67. Então, o processamento prossegue para a etapa S23.
[000106] Na etapa S23, o detector de canal de controle de enlace descendente 67 realiza a detecção de erro depois de adquirir um código de verificação de redundância cíclica (CRC) através de OR exclusivo de uma identidade de estação móvel (RNTI) designada para o aparelho de estação móvel pelo aparelho de estação base e a sequência obtida pelo aparelho de estação base através de OR exclusivo da identidade de estação móvel (RNTI) e o código de verificação de redundância cíclica (CRC) e adicionado ao sinal de recepção decodificado de cada candidato a canal de controle de enlace descendente nos múltiplos espaços de busca específicos de UE (USSs) registrados pelo decodificador 65, adquire dessa forma um código de verificação de redundância cíclica (CRC) e então realiza a detecção de erro. Então, o processamento prossegue para a etapa S24.
[000107] Na etapa S24, o detector de canal de controle de enlace descendente 67 envia para o controlador 53: a informação de controle de enlace descendente (DCI) transmitida no canal de controle de enlace descendente (PDCCH) onde nenhum erro é detectado na detecção de erro utilizando um código de verificação de redundância cíclica (CRC); e um número para identificar um dos candidatos a canal de controle de enlace descendente onde o canal de controle de enlace descendente (PDCCH) é disposto. Então, o processamento prossegue para a etapa S25.
[000108] Na etapa S25, com base no número registrado a partir do detector de canal de controle de enlace descendente 67 e para identificação do candidato a canal de controle de enlace descendente onde o canal de controle de enlace descendente (PDCCH) é disposto, a unidade de identificação de componente portador 53a identifica um componente portador controlado com a informação de controle de enlace descendente (DCI) transmitida no canal de controle de enlace descendente (PDCCH), e envia para o controlador 53 a informação de controle de enlace descendente (DCI) e a informação sobre o componente portador controlado com a informação de controle de enlace descendente (DCI).
[000109] Depois da etapa S25, o aparelho de estação móvel encerra o processamento relacionado com a recepção do canal de controle de enlace descendente (PDCCH).
[000110] A seguir, uma descrição é fornecida de uma modificação na qual os espaços de busca específicos de UE (USSs) são estendidos de acordo com o número de componentes portadores de enlace ascendente e enlace descendente alocados para o aparelho de estação móvel e então divididos. As características dessa modificação podem ser expressas, por exemplo, como se segue, mas podem ser modificadas de acordo com a descrição fornecida adicionalmente posteriormente.
(Aparelho de Estação Base)
[000111] Um aparelho de estação base que aloca múltiplos portadores de componente em enlace ascendente e enlace descendente para um aparelho de estação móvel e se comunica com o aparelho de estação móvel pela utilização de portadores de componente, o aparelho de estação base incluindo: uma unidade de associação de componenteportador/espaço de busca que divide os espaços de busca específicos de UE correspondentes (USSs) depois da extensão dos mesmos de acordo com o número de portadores de componente em enlace ascendente ou enlace descendente alocados para o aparelho de estação móvel e associa os espaços de busca específicos de UE divididos (USSs) com os portadores de componente, respectivamente; um mul- tiplexador que dispõe um sinal do canal de controle de enlace descendente nos espaços de busca com os quais um dos portadores de componente controlados com informação de controle de enlace descendente do canal de controle de enlace descendente é associado pela unidade de associação de componente portador/espaço de busca; e um processador de transmissão que transmite o sinal do canal de controle de enlace descendente disposto pelo multiplexador.
(Aparelho de Estação Móvel)
[000112] Um aparelho de estação móvel que recebe múltiplos portadores de componente em enlace ascendente e enlace descendente por um aparelho de estação base e comunica com o aparelho de estação base pela utilização de portadores de componente, o aparelho de estação móvel caracterizado pelo fato de incluir: um controlador que realiza o controle de acordo com o número de portadores de componente em enlace ascendente ou enlace descendente alocados para o aparelho de estação móvel de modo que os espaços de busca específicos de UE (USSs) onde um detector de canal de controle de enlace descendente deve detectar um canal de controle de enlace descendente são estendidos e então divididos; o detector de canal de controle de enlace descendente que detecta o canal de controle de enlace descendente (PDCCH) a partir de múltiplos espaços de busca específicos de UE (USSs) onde um sinal do canal de controle de enlace descendente é detectado; e uma unidade de identificação de portador de componente que identifica os portadores de componente que são controlados com informação de controle de enlace descendente (DCI) transmitida no canal de controle de enlace descendente (PDCCH) e endereçada ao aparelho de estação móvel, a partir de um dos espaços de busca específicos de UE (USSs) onde o canal de controle de enlace descendente detectado pelo detector de canal de controle de enlace descendente é disposto.
[000113] A modificação será descrita abaixo em detalhes. Note-se que partes descritas nessa modalidade são citadas, e partes características serão descritas.
(Modificação 1 da Modalidade)
[000114] O sistema de comunicação de rádio pelo qual um componente portador é identificado pela divisão dos espaços de busca específicos de UE (USSs) e associação dos espaços de busca específicos de UE (USSs) com os componentes portadores foi descrito acima pela utilização de desenhos. Nesse caso, quanto maior for o número de componentes portadores, menor o número de elementos de canal de controle (CCEs) constituindo cada espaço de busca específico de UE dividido (USS), em outras palavras, o número de candidatos a canal de controle de enlace descendente. A fim de se aumentar o número de candidatos a canal de controle de enlace descendente constituindo o espaço de busca específico de UE dividido (USSO) e para melhorar o grau de liberdade na disposição dos canais de controle de enlace descendente, os espaços de busca específicos de UE (USSs) podem ser divididos após serem estendidos com base no número de componentes portadores alocados para o aparelho de estação móvel.
[000115] Nesse momento, o aparelho de estação base 1 e o aparelho de estação móvel 2 exibem a mesma operação exceto pela operação a seguir que é diferente. No aparelho de estação base 1, a unidade de associação de componente portador/espaço de busca (SS) 5a aloca os componentes portadores de enlace ascendente e enlace descendente para o aparelho de estação móvel, divide os espaços de busca específicos de UE (USSs) de acordo com o número de compo- nentes portadores de enlace ascendente ou enlace descendente alocados para o aparelho de estação móvel depois da extensão dos mesmos, e associa os espaços de busca específicos de UE (USSs) com os componentes portadores.
[000116] No aparelho da estação móvel 2, o controlador 53 realiza o controle de modo que os espaços de busca específicos de UE (USSs) onde o detector de canal de controle de enlace descendente deve detectar o canal de controle de enlace descendente são estendidos e então divididos de acordo com o número de componentes portadores de enlace ascendente e enlace descendente alocados ao aparelho de estação móvel.
[000117] A figura 10 é um diagrama ilustrando uma modificação dos espaços de busca específicos de UE (USSs) na modalidade. A figura 10 ilustra como um exemplo apenas os espaços de busca específicos de UE (USSs) dos candidatos a canal de controle de enlace descendente, cada um constituído de dois elementos de canal de controle (CCEs) a partir de componentes portadores alocados para os espaços de busca específicos de UE (USSs) como na figura 2. O eixo geométrico horizontal representa um número para identificação de cada um dos elementos de canal de controle (CCEs). Quadrados sombreados na figura representam elementos de canal de controle (CCEs) constituindo os espaços de busca específicos de UE (USSs). Quadrados destacados na figura representam os elementos de canal de controle (CCEs) não constituindo os espaços de busca específicos de UE (USSs). As unidades, cada uma para os dois elementos de canal de controle (CCEs) cercadas por linhas em negrito na figura representam os candidatos a canal de controle de enlace descendente. Os números designados para o candidato a canal de controle de enlace descendente na figura são números para identificar os candidatos a canal de controle de enlace descendente. Os números são designados de 0 pa ra os candidatos a canal de controle de enlace descendente, cada um constituído pelo menos número de elementos de canal de controle nos espaços de busca específicos de UE (USSs).
[000118] Na figura 10, um espaço de busca específico de UE (USS) de cada um dos UCC-0 e DCC-0 é constituído de candidatos a canal de controle de enlace descendente designados "0" a "5", um espaço de busca específico de UE (USS) de cada um dos UCC-1 e DCC-1 é constituído de candidatos a canal de controle de enlace descendente designados "6" a "11", e um espaço de busca específico de UE (USS) de DCC-2, é constituído de candidatos a canal de controle de enlace descendente designados "12" a "17". De outra forma, esse é um exemplo no qual espaços de busca tão grandes quanto os espaços de busca específicos de UE (USSs) que recebem, cada um, um componente portador de enlace ascendente ou enlace descendente são au-mentados pelo número de componentes portadores alocados, e, dessa forma, os espaços de busca específicos de UE (USSs) são estendidos.
(Modificação 2 da Modalidade)
[000119] O sistema de comunicação de rádio pelo qual um componente portador é identificado pela divisão de espaços de busca específicos de UE (USSs) e associação dos espaços de busca específicos de UE divididos (USSs) com os componentes portadores foi descrito acima pela utilização dos desenhos. A modalidade pode ser aplicada a um Espaço de busca Comum (CSS).
[000120] Nesse momento, o aparelho de estação base 1 e o aparelho de estação móvel 2 exibem a mesma operação exceto pelo fato de a operação a seguir ser diferente. No aparelho de estação base 1, a unidade de associação de componente portador/espaço de busca (SS) 5a aloca os componentes portadores de enlace ascendente e enlace descendente ao aparelho de estação móvel, divide os espaços de busca comuns (CSSs) de acordo com o número de componentes portadores de enlace ascendente e enlace descendente alocados ao aparelho de estação móvel depois da extensão dos mesmos ou sem a extensão dos mesmos, e associa os espaços de busca comum divididos (CSSs) com os componentes portadores.
[000121] O multiplexador 27 dispõe um sinal de canal de controle de enlace descendente (PDCCH) nos espaços de busca comum (CSSs) que são associados, pela unidade de associação de espaço de busca (SS)/componente portador 5a, com um dos componentes portadores controlado com informação de controle de enlace descendente (DCI) do canal de controle de enlace descendente (PDCCH). O processador de transmissão 31 transmite o sinal de canal de controle de enlace descendente (PDCCH) disposto pelo multiplexador.
[000122] O controlador 53 no aparelho de estação móvel 2 realiza o controle de modo que os espaços de busca comum (CSSs) onde o detector de canal de controle de enlace descendente 67 deve detectar o canal de controle de enlace descendente (PDCCH) pode ser dividido depois da extensão dos espaços de busca comum (CSSs) de acordo com o número de componentes portadores de enlace ascendente ou enlace descendente alocados ao aparelho de estação móvel ou sem a extensão dos mesmos.
[000123] O detector de canal de controle de enlace descendente 67 detecta o canal de controle de enlace descendente (PDCCH) a partir de cada um dos múltiplos espaços de busca comum (CSSs), para detectar o sinal do canal de controle de enlace descendente (PDCCH).
[000124] Com base nos espaços de busca comum (CSS) onde o canal de controle de enlace descendente (PDCCH) detectado pelo detector de canal de controle de enlace descendente 67 é disposto, a unidade de identificação de componente portador 53a identifica o componente portador controlado com a informação de controle de enlace descendente (DCI) transmitida no canal de controle de enlace descendente (PDCCH) e endereçada ao próprio aparelho de estação.
[000125] Cada um dos espaços de busca comum (CSS) é constituído de múltiplos elementos de canal de controle (CCEs) como os espaços de busca específicos de UE (USSs). Os números de elementos de canal de controle (CCEs) constituindo os espaços de busca específicos de UE (USSs) são determinados com base na identidade da estação móvel (RNTI), enquanto os números de elementos de canal de controle (CCEs) constituindo os espaços de busca comum (CSSs) são sempre números constantes dos elementos de canal de controle (CCEs) independentemente da identidade da estação móvel (RNTI). Por exemplo, os espaços de busca comum (CSSs) são constituídos de elementos de canal de controle (CCEs) possuindo números consecutivos sempre do N° 0 para um número predeterminado.
[000126] Em outras palavras, no sistema de comunicação por rádio da presente invenção, um canal de controle de enlace descendente (PDCCH) inclui: os espaços de busca específicos de UE (USSs) diferentes dependendo da identidade da estação móvel (RNTI); e espaços de busca comum (CSSs) comuns a todos os aparelhos de estação móvel ou múltiplos aparelhos. Por exemplo, a informação de controle de enlace descendente (DCI) comum a todos os aparelhos de estação móvel ou múltiplos aparelhos de estação móvel, a informação de controle de enlace descendente (DCI) endereçada a um aparelho de estação móvel específico, e similares são dispostos nos espaços de busca comum (CSSs). Adicionalmente, cada um dos espaços de busca comum (CSSs) é formado para cada componente portador. Os aparelhos de estação móvel podem monitorar os espaços de busca comum (CSSs) dos componentes portadores respectivos ou pode monitorar apenas os espaços de busca comuns (CSSs) dos componentes portadores constituindo os espaços de busca específicos de UE (USSs).
[000127] Como nos espaços de busca específicos de UE (USSs) na figura 5 e na figura 10, os espaços de busca comum (CSSs) podem ser divididos igualmente pelo número de componentes portadores de enlace ascendente ou o número de componentes portadores de enlace descendente que são alocados ao aparelho de estação móvel, e dessa forma, os espaços de busca comum (CSSs) podem ser formados correspondendo aos componentes portadores de enlace ascendente ou enlace descendente.
(Modificação 3 da Modalidade)
[000128] A informação de controle de enlace descendente (DCI) endereçada a um aparelho de estação móvel específico e informação de controle de enlace descendente (DCI) comum a todos os aparelhos de estação móvel ou múltiplos aparelhos de estação móvel são dispostos em espaços de busca comum (CSSs). No entanto, visto que os componentes portadores alocados aos aparelhos de estação móvel pelo aparelho de estação base são diferentes dependendo do aparelho de estação móvel, como dividir ou estender os espaços de busca comum (CSSs) é diferente dependendo do aparelho da estação móvel. Portanto, a presente invenção pode ser aplicada a apenas alguns tipos de informação de controle de enlace descendente (DCI), de tal forma que a presente invenção seja aplicada a apenas a informação de controle de enlace descendente (DCI) endereçada a um aparelho de estação móvel específica e disposta em um espaço correspondente dentre os espaços de busca comum (CSSs) e não aplicada à informação de controle de enlace descendente (DCI) comum a todos os aparelhos de estação móvel ou múltiplos aparelhos de estação móvel dispostos no espaço de busca comum (CSS).
[000129] Nesse momento, o aparelho de estação base 1 e o aparelho de estação móvel 2 exibem a mesma operação exceto pela operação a seguir que é diferente. No aparelho de estação base 1, a unida- de de associação de componente portador/espaço de busca (SS) 5a aloca componentes portadores de enlace ascendente e enlace descendente ao aparelho de estação móvel, divide os espaços de busca comum correspondentes (CSSs) e os espaços de busca específicos de UE (USSs) de acordo com o número de componentes portadores de enlace ascendente ou enlace descendente alocados para o aparelho de estação móvel depois da extensão dos espaços de busca comum (CSSs) e os espaços de busca específicos de UE (USSs) ou sem extensão dos mesmos; e associa os espaços de busca comum divididos (CSSs) e os espaços de busca específicos de UE (USSs) com os componentes portadores.
[000130] O multiplexador 27 dispõe um sinal de um canal de controle de enlace descendente (PDCCH) endereçado a um aparelho de estação móvel específico em um espaço correspondente dentre os espaços de busca comum (CSSs) e um espaço correspondente dentre os espaços de busca específicos de UE (USSs) associados pela unidade de associação de componente portador/espaço de busca (SS) 5a com um componente portador controlado com a informação de controle de enlace descendente (DCI) do canal de controle de enlace descendente (PDCCH). O multiplexador 27 também dispõe um sinal em um espaço correspondente dentre os espaços de busca de canal (CSSs) que é controlado com informação de controle de enlace descendente (DCI) de um canal de controle de enlace descendente (PDCCH) comum a todos os aparelhos de estação móvel ou múltiplos aparelhos de estação móvel.
[000131] O processador de transmissão 31 transmite o sinal do canal de controle de enlace descendente (PDCCH) disposto pelo multiplexa- dor.
[000132] O controlador 53 no aparelho de estação móvel 2 realiza o controle de modo que os espaços de busca específicos de UE (USSs) e os espaços de busca comum (CSSs) onde o detector de canal de controle de enlace descendente 67 deve detectar o canal de controle de enlace descendente (PDCCH) pode ser dividido após a extensão dos espaços de busca comum (CSS) e os espaços de busca específicos de UE (USSs) de acordo com o número de componentes portadores de enlace ascendente ou enlace descendente alocados para o aparelho de estação móvel ou sem a extensão dos mesmos.
[000133] A partir dos múltiplos espaços de busca comum (CSSs) e espaços de busca específicos de UE (USSs) onde o sinal do canal de controle de enlace descendente (PDCCH) endereçado ao aparelho de estação móvel deve ser detectado, o detector de canal de controle de enlace descendente 67 detecta o canal de controle de enlace descendente (PDCCH) endereçado ao próprio aparelho de estação. A partir dos espaços de busca comum (CSSs) não estendidos nem divididos pelo controlador, o detector de canal de controle de enlace descendente 67 também detecta um canal de controle de enlace descendente (PDCCH) comum a todos os aparelhos de estação móvel ou múltiplos aparelhos de estação móvel.
[000134] A partir de um dos espaços de busca comum (USS) e os espaços de busca específicos de UE (USSs) que são detectados pelo detector de canal de controle de enlace descendente 67 e onde o canal de controle de enlace descendente (PDCCH) endereçado para o aparelho de estação móvel é disposto, a unidade de identificação de componente portador 53a identifica um componente portador controlado com informação de controle de enlace descendente (DCI) transmitido no canal de controle de enlace descendente (PDCCH) e endereçado para o próprio aparelho de estação. A partir do espaço de busca comum (CSS) no qual o canal de controle de enlace descendente (PDCCH) comum a todos os aparelhos de estação móvel ou múltiplos aparelhos de estação móvel é disposto e que é detectada pelo detec tor de canal de controle de enlace descendente 67, a unidade de identificação de componente portador 53a identifica um componente portador que é transmitido no canal de controle de enlace descendente (PDCCH) e que é controlado com a informação de controle de enlace descendente (DCI) comum a todos os aparelhos de estação móvel ou múltiplos aparelhos de estação móvel.
[000135] Enquanto isso, a modalidade pode ser aplicada a apenas os espaços de busca específicos de UE (USSs), sem ser aplicada aos espaços de busca comum (CSSs). Alternativamente, a modalidade pode ser aplicada a apenas os espaços de busca comum (CSSs) sem ser aplicada aos espaços de busca específicos de UE (USSs). Ainda alternativamente, a modalidade pode ser aplicada a ambos os espaços de busca comum (CSSs) e aos espaços de busca específicos de UE (USSs).
[000136] Como nas modalidades mencionadas acima da presente invenção, cada um dos múltiplos espaços de busca de aparelho de estação móvel (USSs) ou espaços de busca comum (CSSs) é associado com um componente portador de enlace ascendente ou enlace descendente, e, dessa forma, um componente portador controlado com informação de controle de enlace descendente (DCI) pode ser identificado por um aparelho de estação móvel. Adicionalmente, um componente portador correspondendo a uma concessão de enlace ascendente ou concessão de enlace descendente pode ser identificado sem incluir uma identidade para identificação do componente portador na informação de controle de enlace descendente (DCI) e sem aumentar a razão de codificação da informação de controle de enlace descendente (DCI).
[000137] Por exemplo, a fim de identificar cinco componentes portadores de enlace descendente, uma identidade de 3 bits precisa ser incluída na informação de controle de enlace descendente (DCI). No entanto, a aplicação da presente invenção elimina a necessidade de se incluir a identidade de 3 bits na informação de controle de enlace descendente (DCI) e, dessa forma, a razão de codificação da informação de controle de enlace descendente (DCI) pode ser tornada inferior à das técnicas convencionais.
[000138] Ademais, não incluir uma identidade para identificação de um componente portador na informação de controle de enlace descendente (DCI) como na presente invenção possibilita a utilização da mesma informação de controle de enlace descendente (DCI) que as técnicas convencionais.
[000139] Os programas que rodam no aparelho de estação base e nos aparelhos de estação móvel de acordo com a presente invenção são programas (programas para fazer com que um computador funcione) para controlar uma CPU (Unidade de Processamento Central) e similares para fins de implementação das funções das modalidades mencionadas acima de acordo com a presente invenção. Adicionalmente, a informação manuseada por esses aparelhos é acumulada temporariamente em uma RAM (memória de acessos randômicos) no processamento da mesma, então armazenada em qualquer uma dentrevárias ROMs (memórias de leitura apenas) tal como ROM Flash e um HDD (Acionador de Disco Rígido), e lida, modificada ou escrita pe-la CPU como necessário.
[000140] Adicionalmente, o processamento pelos blocos dos aparelhos pode ser realizado da seguinte forma. Especificamente, um programa para a implementação das funções da camada superior, o controlador, as antenas receptoras, o processador de recepção, o desmul- tiplexador, o demodulador, o decodificador, o codificador, o modulador, o multiplexador, o processador de transmissão, e as antenas transmissoras na figura 6 e a camada superior, o controlador, a antena receptora, o processador de recepção, o desmultiplexador, o demodulador, o decodificador, o detector de canal de controle de enlace descendente, o codificador, o modulador, o multiplexador, o processador de transmissão, e as antenas transmissoras na figura 7 são gravados em um meio de gravação legível por computador, e o programa gravado nesse meio de gravação é lido e executado por um sistema de computador. Nota-se que o "sistema de computador" inclui um OS e hardware tal como um dispositivo periférico.
[000141] Adicionalmente, o "meio de gravação legível por computador"é um dispositivo de armazenamento incluindo um meio portátil tal como um disco flexível, um disco ótico magnético, uma ROM ou um CD-ROM, além de um disco rígido construído no sistema de computador. Ademais, o "meio de gravação legível por computador" inclui: um que mantém dinamicamente um programa por um curto período de tempo como uma fiação de comunicação em um caso de transmissão de um programa através de uma rede tal como a Internet ou uma linha de comunicação tal como a linha telefônica; e um dos quais mantém um programa por um determinado período de tempo como uma memória volátil dentro de um sistema de computador servindo como um servidor ou um cliente no caso mencionado acima de transmissão do programa. Além disso, o programa pode implementar uma parte das funções mencionadas acima, e adicionalmente, pode ser capaz de implementar as funções mencionadas acima em combinação com o programajá gravado no sistema de computador.
[000142] As modalidades da presente invenção foram descritas em detalhes por referência aos desenhos. No entanto, uma configuração concreta não está limitada à configuração das modalidades, e a presente invenção inclui uma modificação de desenho e similar que não se distanciam do escopo da presente invenção.
Aplicabilidade Industrial
[000143] A presente invenção é utilizada para um aparelho de comu- nicação.
[000144] Todas as publicações, patentes e pedidos de patente citados aqui são incorporados aqui por referência em sua totalidade.

Claims (8)

1. Aparelho de estação base (1) configurado para se comunicar com um aparelho de estação móvel (2) usando uma pluralidade de portadoras de componente de enlace descendente, o aparelho de estação base (1) compreendendo um controlador de recurso de rádio (3a) e uma unidade de processamento de transmissão (31), sendo o aparelho de estação base (1) caracterizado pelo fato de que: o controlador de recurso de rádio (3a) é configurado para definir, em uma portadora de componente de enlace descendente em que um canal de controle de enlace descendente físico é transmitido pelo o aparelho de estação base (1), uma pluralidade de elementos de canal de controle que constituem um espaço de busca específico de equipamento de usuário, o espaço de busca específico de equipamento de usuário incluindo uma pluralidade de candidatos a canais de controle de enlace descendente físico, informações de controle de enlace descendente sendo transmitidas usando um dentre uma pluralidade de candidatos a canais de controle de enlace descendente físico na primeira portadora de componente de enlace descendente, em um caso em que as informações de controle de enlace descendente indicam uma alocação de recurso de um canal compartilhado de enlace descendente físico em uma segunda portadora de componente de enlace descendente, a pluralidade de elementos de canal de controle sendo definida com base em um número de índice da segunda portadora de componente de enlace descendente pelo recurso de rádio controlador (3a); e a unidade de processamento de transmissão (31) está configurada para transmitir as informações de controle de enlace descendente usando um dentre a pluralidade de candidatos a canais de con- trole de enlace descendente físico na primeira portadora de componente de enlace descendente.
2. Aparelho de estação base (1) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o aparelho de estação base (1) é ainda configurado para se comunicar com o aparelho de estação móvel (2) usando as uma ou mais portadoras de componentes de enlace ascendente, a pluralidade de elementos do canal de controle sendo para transmissão das informações de controle de enlace descendente, e a pluralidade de elementos do canal de controle sendo definidos ainda com base em um número de portadoras de componente de enlace descendente e um número de portadora(s) de componente de enlace ascendente.
3. Aparelho de estação base (1), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o aparelho de estação base (1) configurado ainda para se comunicar com o aparelho de estação móvel (2) usando as uma ou mais portadoras de componentes de enlace ascendente, a pluralidade de elementos do canal de controle sendo para transmissão das informações de controle de enlace descendente, e a pluralidade de elementos do canal de controle sendo configurada ainda mais com base em um número maior de um número de portadoras de componente de enlace descendente e um número de portadoras de componente de enlace ascendente.
4. Aparelho de estação móvel (2) configurado para se comunicar com um aparelho de estação base (1) usando uma pluralidade de portadoras de componente de enlace descendente, o aparelho deestação móvel (2) compreendendo uma unidade de comunicação e uma unidade de processamento de recepção (57), o aparelho de estação móvel (2) sendo caracterizado pelo fato de que: a unidade de comunicação está configurada para monitorar, em uma primeira portadora de componente de enlace descendente em que um canal de controle de enlace descendente físico é transmitido, uma pluralidade de elementos de canal de controle que constituem um espaço de busca específico do equipamento do usuário, o espaço de busca específico do equipamento do usuário, incluindo uma pluralidade de candidatos a canais de controle de enlace descendente físico, informações de controle de enlace descendente sendo recebidas usando um dentre a pluralidade de candidatos a canais de controle de enlace descendente físico na primeira portadora de componente de enlace descendente, em um caso em que as informações de controle de enlace descendente indicam uma alocação de recursos de um canal compartilhado de enlace descendente físico em uma segunda portadora de componente de enlace descendente, a pluralidade de elementos de canal de controle monitorados sendo com base em um número de índice da segunda portadora de componente de enlace descendente; e a unidade de processamento de recepção (57) está configurada para receber as informações de controle de enlace descendente em uma dentre a pluralidade de candidatos a canais de controle de enlace descendente físico na primeira portadora de componente de enlace descendente.
5. Aparelho de estação móvel (2), de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que o aparelho de estação móvel (2) é ainda configurado para se comunicar com o aparelho de estação base (1) usando uma ou mais portadoras de componentes de enlace ascendente, a pluralidade de elementos do canal de controle sendo para monitorar as informações de controle do enlace descendente, e a pluralidade de elementos do canal de controle sendo mo-nitorada ainda mais com base em um número de portadoras de com-ponente de enlace descendente e um número de portadora(s) de componente de enlace ascendente.
6. Aparelho de estação móvel (2), de acordo com a reivindi-cação 4, caracterizado pelo fato de que o aparelho de estação móvel (2) é ainda configurado para se comunicar com o aparelho de estação base (1) usando uma ou mais portadoras de componente de enlace ascendente, a pluralidade de elementos do canal de controle sendo para monitorar as informações de controle do enlace descendente, e a pluralidade de elementos do canal de controle sendo mo-nitorada adicionalmente com base em um número maior de um número de portadoras de componente de enlace descendente e um número de portadoras de componente de enlace ascendente.
7. Método de comunicação para um aparelho de estação base (1) configurado para se comunicar com um aparelho de estação móvel (2) usando uma pluralidade de portadoras de componente de enlace descendente, o método de comunicação sendo caracterizado pelo fato de que compreende as etapas de: definir, em uma primeira portadora de componente de enlace descendente em que um canal de controle de enlace descendente físico é transmitido pelo aparelho de estação base (1), uma pluralidade de elementos de canal de controle que constituem um espaço de bus-caespecífico do equipamento de usuário, o espaço de busca específico do equipamento do usuário incluindo uma pluralidade de candidatos a canais de controle de enlace descendente físico, informações de controle de enlace descendente sendo transmitidas usando um dentre a pluralidade de candidatos a canais de controle de enlace descendente físico na primeira portadora de componente de enlace descendente, em um caso em que as informações de controle de enlace descendente indicam uma alocação de recursos de um canal compartilhado de enlace descendente físico em uma segunda portadora de componente de enlace descendente, a pluralidade de elementos de canal de controle sendo configurados com base em um número de índice da segundo portadora de componente de enlace descendente; e transmitir a informação de controle de enlace descendente utilizando uma dentre a pluralidade de candidatos a canais de controle de enlace descendente físico na primeira portadora de componente de enlace descendente.
8. Método de comunicação para um aparelho de estação móvel (2) configurado para se comunicar com um aparelho de estação base (1) usando uma pluralidade de portadoras de componente de enlace descendente, o método de comunicação sendo caracterizado pelo fato de que compreende as etapas de: monitorar, em uma primeiro portadora de componente de enlace descendente em que um canal de controle de enlace descendentefísico é transmitido, uma pluralidade de elementos de canal de controle que constituem um espaço de busca específico de equipamento de usuário, o espaço de busca específico do equipamento do usuário incluindo uma pluralidade de candidatos a canais de controle de enlace descendente físico, informações de controle de enlace descendente sendo recebidas usando um dentre a pluralidade de candidatos a canais de controle de enlace descendente físico na primeira portadora de componente de enlace descendente, em um caso em que as informações de controle de enlace descendente indicam uma alocação de recursos de um canal compartilhado de enlace descendente físico em uma segunda portadora de componente de enlace descendente, a pluralidade de elementos de canal de controle monitorados sendo com base em um número de índice da segunda portadora de componente de enlace descendente; e receber as informações de controle de enlace descendente em um dentre a pluralidade de candidatos a canais de controle de enlace descendente físico na primeiro portadora de componente de enlace descendente.
BRPI1008285A 2009-02-24 2010-02-22 Aparelho de estação base, aparelho de estação móvel, método de comunicação para um aparelho de estação base e método de comunicação para um aparelho de estação móvel BRPI1008285B8 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2009040337 2009-02-24
JP2009-040337 2009-02-24
PCT/JP2010/052639 WO2010098289A1 (ja) 2009-02-24 2010-02-22 無線通信システム、基地局装置、移動局装置、無線通信方法及びプログラム

Publications (3)

Publication Number Publication Date
BRPI1008285A2 BRPI1008285A2 (pt) 2016-03-15
BRPI1008285B1 true BRPI1008285B1 (pt) 2021-02-02
BRPI1008285B8 BRPI1008285B8 (pt) 2022-09-20

Family

ID=42665496

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1008285A BRPI1008285B8 (pt) 2009-02-24 2010-02-22 Aparelho de estação base, aparelho de estação móvel, método de comunicação para um aparelho de estação base e método de comunicação para um aparelho de estação móvel

Country Status (9)

Country Link
US (1) US9106368B2 (pt)
EP (1) EP2403307B1 (pt)
JP (2) JP4975188B2 (pt)
CN (1) CN102326437B (pt)
AU (1) AU2010218889B2 (pt)
BR (1) BRPI1008285B8 (pt)
CA (1) CA2752857C (pt)
MX (1) MX2011008639A (pt)
WO (1) WO2010098289A1 (pt)

Families Citing this family (32)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP5480262B2 (ja) 2008-07-31 2014-04-23 サムスン エレクトロニクス カンパニー リミテッド 直交周波数多重接続方式の移動通信システムにおいて複数の周波数帯域に資源を割り当てる方法及び装置
RU2521089C2 (ru) * 2009-03-12 2014-06-27 Панасоник Корпорэйшн Радиотерминал, базовая радиостанция, способ формирования канального сигнала и способ приема канального сигнала
AU2010226125B2 (en) 2009-03-16 2015-05-28 Wireless Innovations Llc HARQ process number management for downlink carrier aggregation
MX2011010305A (es) * 2009-03-30 2011-12-16 Research In Motion Ltd Asignacion de portador de componente de equipo de usuario.
CN101998509B (zh) * 2009-08-28 2013-01-23 华为技术有限公司 确定搜索空间、候选控制信道资源的方法及装置
JP5395641B2 (ja) 2009-11-30 2014-01-22 シャープ株式会社 通信システム及び移動局装置及び基地局装置及び処理方法
JP5285629B2 (ja) * 2010-01-11 2013-09-11 株式会社エヌ・ティ・ティ・ドコモ 基地局装置、移動局装置及び制御情報送信方法
JP4862086B2 (ja) 2010-03-04 2012-01-25 シャープ株式会社 無線通信システム、基地局装置、移動局装置、無線通信方法および集積回路
US20110255631A1 (en) * 2010-04-20 2011-10-20 Samsung Electronics Co., Ltd. Methods and apparatus for fast synchronization using tail biting convolutional codes
US8422429B2 (en) * 2010-05-04 2013-04-16 Samsung Electronics Co., Ltd. Method and system for indicating the transmission mode for uplink control information
US9049709B2 (en) * 2010-07-21 2015-06-02 Panasonic Intellectual Property Corporation Of America Base station device, terminal device, transmission method, and reception method
EP2437422A1 (en) * 2010-10-01 2012-04-04 Panasonic Corporation Search space for uplink and downlink grant in an OFDM-based mobile communication system
US8769365B2 (en) 2010-10-08 2014-07-01 Blackberry Limited Message rearrangement for improved wireless code performance
CN103430472B (zh) * 2010-10-08 2017-05-24 黑莓有限公司 用于获得改进的码性能的消息重新排布
CN102291736B (zh) * 2011-08-08 2017-11-24 中兴通讯股份有限公司 下行控制信道的检测方法、用户设备及基站
WO2013022261A2 (en) * 2011-08-11 2013-02-14 Samsung Electronics Co., Ltd. Extension of physical downlink control channels in a communication system
US8964679B2 (en) 2011-12-23 2015-02-24 Blackberry Limited Method implemented in an eNodeB base station
US9088971B2 (en) 2011-12-23 2015-07-21 Blackberry Limited Method implemented in a user equipment
US8964678B2 (en) 2011-12-23 2015-02-24 Blackberry Limited Method implemented in an eNodeB base station
CN104137573B (zh) * 2011-12-23 2016-07-20 黑莓有限公司 在无线系统中使用的用户设备ue中实现的方法
US8929319B2 (en) 2011-12-23 2015-01-06 Blackberry Limited Updating scheduling request resources
US8989122B2 (en) 2011-12-23 2015-03-24 Blackberry Limited Method implemented in a user equipment UE for use in a wireless system
US9247563B2 (en) 2011-12-23 2016-01-26 Blackberry Limited Method implemented in a user equipment
US9635658B2 (en) * 2012-02-27 2017-04-25 Samsung Electronics Co., Ltd. Adaptation of control signaling transmissions to variations in respective resources
US9338773B2 (en) * 2012-03-26 2016-05-10 Qualcomm Incorporated Common search space for EPDCCH in LTE
WO2013169085A1 (ko) * 2012-05-10 2013-11-14 엘지전자 주식회사 무선통신 시스템에서 인코딩 방법 및 인코딩 장치
CN104322121B (zh) * 2012-07-24 2018-05-04 华为技术有限公司 下行控制信息的发送、接收方法、服务节点及用户设备
JP5771177B2 (ja) * 2012-09-28 2015-08-26 株式会社Nttドコモ 無線基地局、ユーザ端末、無線通信システム及び無線通信方法
JP6789211B2 (ja) * 2014-09-08 2020-11-25 インターデイジタル パテント ホールディングス インコーポレイテッド 異なる送信時間間隔(tti)持続時間により動作するシステムおよび方法
US11601820B2 (en) * 2017-01-27 2023-03-07 Qualcomm Incorporated Broadcast control channel for shared spectrum
CN108632960B (zh) * 2017-03-24 2023-04-18 中兴通讯股份有限公司 一种物理下行控制信道的传输方法及装置
US11700614B2 (en) * 2020-06-24 2023-07-11 Qualcomm Incorporated Configuring downlink control information to schedule multiple component carriers

Family Cites Families (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
KR101468490B1 (ko) * 2007-05-02 2014-12-10 삼성전자주식회사 무선 통신 시스템에서 제어 채널들의 집합을 한정하여 송수신하는 방법 및 장치
US7720169B2 (en) * 2007-05-10 2010-05-18 Ilan Reuven Multiple-input multiple-output (MIMO) detector incorporating efficient signal point search and soft information refinement
WO2008157692A2 (en) 2007-06-20 2008-12-24 Motorola, Inc. Base unit and device for candidate control channels and method therefor
JP2009040337A (ja) 2007-08-10 2009-02-26 Daihatsu Motor Co Ltd 自動車の前部車体構造
KR101448309B1 (ko) * 2007-09-28 2014-10-08 엘지전자 주식회사 무선통신 시스템에서 하향링크 제어채널 모니터링 방법
BRPI0823240A2 (pt) * 2008-10-30 2015-09-01 Fujitsu Ltd Estação base, dispositivo terminal, método de atribuição de canal de controle e método de determinação de tamanho de região
WO2010064847A2 (en) * 2008-12-04 2010-06-10 Lg Electronics Inc. Method for receiving conrol information in wireless communication system and apparatus therefor
WO2010088536A1 (en) * 2009-01-30 2010-08-05 Interdigital Patent Holdings, Inc. Method and apparatus for component carrier aggregation in wireless communications
US9450727B2 (en) * 2009-02-03 2016-09-20 Google Technology Holdings LLC Physical layer acknowledgement signaling resource allocation in wireless communication systems
US8365281B2 (en) * 2010-11-19 2013-01-29 International Business Machines Corporation Determining whether method of computer program is a validator

Also Published As

Publication number Publication date
CA2752857A1 (en) 2010-09-02
EP2403307A1 (en) 2012-01-04
JP4975188B2 (ja) 2012-07-11
EP2403307B1 (en) 2021-05-26
JPWO2010098289A1 (ja) 2012-08-30
WO2010098289A1 (ja) 2010-09-02
CN102326437A (zh) 2012-01-18
BRPI1008285B8 (pt) 2022-09-20
CA2752857C (en) 2016-08-02
JP5416243B2 (ja) 2014-02-12
US20110299513A1 (en) 2011-12-08
AU2010218889B2 (en) 2014-05-22
US9106368B2 (en) 2015-08-11
CN102326437B (zh) 2015-06-24
MX2011008639A (es) 2011-09-26
JP2012135057A (ja) 2012-07-12
EP2403307A4 (en) 2015-06-10
BRPI1008285A2 (pt) 2016-03-15
AU2010218889A1 (en) 2011-10-20

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1008285B1 (pt) aparelho de estação base, aparelho de estação móvel, método de comunicação para um aparelho de estação base e método de comunicação para um aparelho de estação móvel
TWI532394B (zh) Wireless communication system, base station device, mobile station device, wireless communication method and integrated circuit
US20200128543A1 (en) Providing a Downlink Control Structure in a First Carrier to Indicate Information in a Second Different Carrier
US9154272B2 (en) Method and apparatus for facilitating reliable transmission of a control region size and detection of cross-carrier signaling
US9686047B2 (en) Wireless communication method, mobile station apparatus, wireless communication system and integrated circuit
WO2013137316A1 (ja) 端末装置、基地局装置および集積回路
WO2014136682A1 (ja) 端末、基地局、通信システムおよび通信方法
BR112012006948B1 (pt) Método para estender uma região de pdcch e aparelho de ue para receber informação de dci
US20170006525A1 (en) Terminal apparatus, base station apparatus, communication system, communication method, and integrated circuit
CN105027653B (zh) 终端装置、基站装置以及通信方法
JPWO2015020190A1 (ja) 端末装置、基地局装置、および通信方法
BR112012013748B1 (pt) Aparelho de estação móvel e método de gerenciamento de estado de enlace de rádio
BRPI0922605B1 (pt) dispositivo de estação base, dispositivo de estação móvel, sistema de comunicação, método de transmissão e método de recepção
WO2013137317A1 (ja) 端末装置、基地局装置および集積回路
MX2014000834A (es) Terminal, estacion base, sistema de comunicaciones y metodo de comunicacion.
WO2014136928A1 (ja) 端末、基地局、通信システムおよび通信方法
KR101601288B1 (ko) 다중 반송파 시스템에서 제어채널을 모니터링하는 장치 및 방법
BR112012020489B1 (pt) Aparelho de estação base, método de transmissão, aparelho terminal, método de comunicação, e circuito integrado
JP2013042265A (ja) 端末、基地局、通信システムおよび通信方法
JP2011238983A (ja) 基地局装置及びユーザ端末
WO2013172369A1 (ja) 基地局装置、移動局装置、無線通信方法、無線通信システムおよび集積回路
JP2015070342A (ja) 基地局、端末、および通信方法

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: A CLASSIFICACAO ANTERIOR ERA: H04W 72/04

Ipc: H04L 5/00 (1968.09)

B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 02/02/2021, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B16C Correction of notification of the grant [chapter 16.3 patent gazette]

Free format text: REF. RPI 2623 DE 02/02/2021 QUANTO AOS DESENHOS.