BRPI1008084B1 - Método, e , sistema para monitorar fluxo de fluido em um furo de poço - Google Patents

Método, e , sistema para monitorar fluxo de fluido em um furo de poço Download PDF

Info

Publication number
BRPI1008084B1
BRPI1008084B1 BRPI1008084-8A BRPI1008084A BRPI1008084B1 BR PI1008084 B1 BRPI1008084 B1 BR PI1008084B1 BR PI1008084 A BRPI1008084 A BR PI1008084A BR PI1008084 B1 BRPI1008084 B1 BR PI1008084B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
marker
markers
well
sensor
well hole
Prior art date
Application number
BRPI1008084-8A
Other languages
English (en)
Inventor
Lee Dolman
Louise Bailey
Ashley B. Johnson
Alistair Oag
Original Assignee
Intelliserv International Holding, Ltd.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=42396410&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI1008084(B1) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Intelliserv International Holding, Ltd. filed Critical Intelliserv International Holding, Ltd.
Publication of BRPI1008084A2 publication Critical patent/BRPI1008084A2/pt
Publication of BRPI1008084B1 publication Critical patent/BRPI1008084B1/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E21EARTH OR ROCK DRILLING; MINING
    • E21BEARTH OR ROCK DRILLING; OBTAINING OIL, GAS, WATER, SOLUBLE OR MELTABLE MATERIALS OR A SLURRY OF MINERALS FROM WELLS
    • E21B47/00Survey of boreholes or wells
    • E21B47/10Locating fluid leaks, intrusions or movements
    • E21B47/11Locating fluid leaks, intrusions or movements using tracers; using radioactivity

Landscapes

  • Geology (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mining & Mineral Resources (AREA)
  • Environmental & Geological Engineering (AREA)
  • Geophysics (AREA)
  • Fluid Mechanics (AREA)
  • Geochemistry & Mineralogy (AREA)
  • General Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Earth Drilling (AREA)
  • Geophysics And Detection Of Objects (AREA)
  • Measuring Arrangements Characterized By The Use Of Fluids (AREA)
  • Arrangements For Transmission Of Measured Signals (AREA)

Abstract

“método, e, sistema para monitorar fluxo de fluido em um furo de poço” são providos sistema e método para liberar um marcador (30) em um furo de poço (24). o sistema e o método incluem um sensor (46) que detecta a movimentação ou uma posição do marcador (30) dentro do furo de poço (24). o dito marcador (30) pode ser liberado no fluido de perfuração, por exemplo, e pode se deslocar da superfície até a broca de perfuração e retornar à superfície (36) com cortes (58). como exemplo, tais marcadores são usados para determinar o fluxo de cortes dentro do poço.

Description

“MÉTODO, E, SISTEMA PARA MONITORAR FLUXO DE FLUIDO EM UM FURO DE POÇO”
FUNDAMENTOS [001] Numa variedade de operações de perfuração de poços, brocas de perfuração são empregadas numa coluna de perfuração para cortar através de formações rochosas para criação de um furo de poço. A operação da broca de perfuração origina cortes que são removidos pelo uso de lama de perfuração escoando furo abaixo para remover os detritos e conduzi-los à superfície pelo retorno da lama de perfuração. Detritos podem ser usados para fornecer muitos tipos de informação relativa à operação de perfuração e o ambiente subterrâneo. [002] Por vezes, o termo “registro de lama” é usado para descrever a captura e avaliação dos cortes provenientes da operação de perfuração. Registro de lama compreende o registro de litologia dos cortes e gases do furo de poço a profundidades sequencialmente medidas para criar um perfil provendo registro litológico e de gases do furo de poço. Medição precisa da profundidade na qual os cortes foram produzidos é importante para a análise da operação de perfuração e do ambiente subterrâneo. Geralmente, a profundidade de origem dos cortes é calculada com base no volume do segmento circular do furo de poço e da taxa do curso da bomba de lama usada
X para despachar lama de perfuração. À medida que a broca de perfuração corta a rocha, cortes são liberados para a corrente de fluido da lama e subsequentemente coletados à superfície para análise. Idealmente, os cortes chegam à superfície em um volume de segmento circular depois medido pelos cursos das bombas de lama. O conhecimento do volume do segmento circular e ranhura e são usados para estimar a profundidade na qual os cortes foram produzidos.
[003] Entretanto, a operação de perfuração muitas vezes é conduzida através de um ambiente bastante dinâmico, com uma variedade de processos diferentes que podem afetar o fluxo de fluido, e, assim, o transporte de cortes.
Petição 870190044157, de 10/05/2019, pág. 7/43 / 13
Por exemplo, o fluxo de fluido e cortes muitas vezes pode ser interrompido, o que leva a determinação de profundidade indicada naquele registro de lama a imprecisões. Adicionalmente, o furo de poço pode ser lavado e formar seções de poço tendo um calibre maior do que o calibre da coluna de perfuração. As seções maiores mudam o volume de segmento circular do furo de poço e uma vez mais afetam a precisão da profundidade de origem calculada dos cortes retornando à superfície.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS [004] Certos modos de realização da invenção serão descritos com referência aos desenhos anexos, nos quais números de referência iguais denotam mesmos elementos, e:
figura 1 é uma vista frontal esquemática de um sistema de poço utilizando marcadores para monitorar o fluxo de fluido num PCO perfurado, de acordo com um modo de realização da presente invenção;
figura 2 é um exemplo do sistema de poço conforme ilustrado na figura 1, de acordo com um modo de realização alternativo da presente invenção;
figura 3 é um fluxograma que ilustra aplicação de procedimento daquele sistema de poço, de acordo com um modo de realização da presente invenção; e figura 4 é um fluxograma que ilustra uma outra aplicação de procedimento daquele sistema de poço, de acordo com um modo de realização alternativo da presente invenção.
DESCRIÇÃO DETALHADA [005] Na descrição a seguir, numerosos detalhes são apresentados para prover um entendimento da presente invenção. Entretanto, deve ser entendido por alguém experiente na técnica que a presente invenção pode ser praticada sem estes detalhes e que numerosas variações ou modificações dos modos de realização descritos são possíveis.
Petição 870190044157, de 10/05/2019, pág. 8/43 / 13 [006] A presente invenção refere-se, de módulo de dispensar geral, a uma técnica que pode ser suada para monitorar e avaliar fluxo ao longo de um furo de poço. Em um modo de realização, marcadores são liberados em um fluxo de fluido se movimentando ao longo de um furo de poço, e as posições de marcadores individuais são detectadas para determinar várias características relativas ao fluxo, ao furo de poço, e/ou ao ambiente circundante. Por exemplo, sensorear as posições de marcadores individuais, na medida em que estes se movem ao longo do furo de poço no fluxo de fluido possibilita a avaliação de vazões, ranhuras, zonas de perdas onde a circulação é perdida, bem como outros parâmetros relativos ao poço. Tendo uma vazão anular para um determinado segmento circular, os marcadores podem ser usados para determinar mudanças na taxa anular em regiões específicas do furo de poço para identificar mudanças no calibre/volume do furo de poço.
[007] Os marcadores poderão ser úteis na medição do transporte de cortes e/ou de partículas que se movimentam para cima ou para baixo ao longo do furo de poço. Em aplicações de perfuração, por exemplo, aquele fluido de perfuração flui para baixo através de uma coluna de perfuração e para cima ao longo do segmento circular circundante para levar os cortes produzidos pela broca de perfuração e/ou para manter a pressão dentro do furo de poço. Os marcadores podem ser liberados em qualquer posição ao longo da coluna de perfuração. Por exemplo, os marcadores podem ser liberados no fluido de perfuração próximo à superfície e escoar para baixo em direção à broca de perfuração. Neste exemplo, os marcadores podem ser monitorados enquanto escoam para baixo em direção à broca para identificar lavagens reais ou potenciais, bem como, outras propriedades relativas ao fluxo do fluido de perfuração ao longo da coluna de perfuração. Os ditos marcadores podem ser monitorados à medida que retorna à superfície. Em outro modo de realização, marcadores são liberados ao segmento circular e transportados ascendentemente com os cortes na superfície, por um período de tempo conhecido e rastreável,
Petição 870190044157, de 10/05/2019, pág. 9/43 / 13 independente de suposições feitas para calcular ranhura-profundidade teórico. A detecção de movimentação dos marcadores ao longo do furo de poço provê um sistema de monitoramento que é independente de idiossincrasias daquele ambiente dinâmico do furo de poço e, em aplicações de perfuração, remove imprecisões inerentes ao referido registro de lama dos cálculos de ranhuraprofundidade.
[008] Em um modo de realização, os marcadores são armazenados e empregados por uma ferramenta marcadora adequada, como um vaso ou sub de utilização conectado a um sistema de controle de superfície, via um meio de comunicação. Em algumas aplicações de perfuração de poço, por exemplo, um conjunto de fundo de poço é empregado em uma coluna de perfuração formada de tubo de perfuração com cabo, e os cabos de comunicação da coluna de perfuração podem ser usados para portar sinais do sistema de controle de superfície para a ferramenta de marcação para controlar a liberação de marcadores. Este tipicamente, de sistema de controle possibilita transmissão, substancialmente em tempo-real, de sinais de comando para possibilitar o emprego de marcadores em momentos específicos que correspondem precisamente aos dados de profundidade existentes providos à superfície. Os marcadores podem ser usados para corrigir imprecisões nas medições de profundidade existentes.
[009] A ferramenta de marcação pode ser construída por vários modos e configurações capazes de liberar confiavelmente marcadores, seja em grupos ou individualmente. Como exemplo, a ferramenta de marcação pode compreender um atuador pneumático, um atuador hidráulico, um atuador eletrônico, ou um atuador mecânico que pode ser seletivamente operado para ejetar marcadores individuais no fluxo de fluido. O número, tamanho e tipicamente, de marcadores posicionados na ferramenta de marcação pode variar, dependendo dos requisitos operacionais e da extensão e tamanho do fluxo de fluido no furo de poço.
Petição 870190044157, de 10/05/2019, pág. 10/43 / 13 [0010] Com referência geral à figura 1, um exemplo de um sistema de poço 20 é ilustrado de acordo com um modo de realização da presente invenção. Neste modo de realização, o sistema de poço 20 compreende um conjunto de ferramenta de PCO 22 empregado em um furo de poço 24 por um guia 26, como uma coluna de tubulação. O conjunto de ferramenta de poço 22 pode compreender uma variedade de componentes e configurações, dependendo da aplicação específica relativa ao poço para a qual é empregado. Entretanto, o conjunto de ferramenta de poço 22 compreende uma ferramenta de marcação 28 projetada para empregar seletivamente marcadores 30 em um fluxo de fluido, como representado por setas 32.
[0011] No modo de realização ilustrado, o fluxo de fluido 32 é direcionado descendentemente através da coluna de tubulação 26 e conjunto de ferramenta de poço 22 até ser descarregado no fluxo de fluido 32 para deslocamento descendente ao longo do furo de poço 24 e/ou deslocamento ascendente ao longo do furo de poço 24. No exemplo ilustrado, a ferramenta de marcação 28 é posicionada em uma localização dentro do poço, e os marcadores 30 são empregados no fluxo de fluido 32 na localização de furo abaixo para deslocamento ascendente ao longo do segmento circular 34. Os marcadores 30 podem ser individualmente empregados ou dois ou mais dos marcadores 30 podem ser simultaneamente aplicados. A ferramenta de marcação 28 compreende um atuador 38 que pode ser controlado para empregar os marcadores 30 no fluxo de fluido escoando ascendentemente 32. Como descrito acima, o atuador 38 pode ser um atuador pneumático, atuador hidráulico, atuador elétrico, atuador mecânico ou outro tipo de atuador adequado para possibilitar emprego controlado de marcadores individuais 30. Deve ser notado ainda que o fluxo de fluido 32 pode ser direcionado ao longo de uma variedade de rotas, por exemplo, descendentemente através de um segmento circular e descendentemente através de uma tubulação, dependendo da aplicação específica do poço.
Petição 870190044157, de 10/05/2019, pág. 11/43 / 13 [0012] No exemplo ilustrado, o atuador 38 e a ferramenta de marcação 28 são controlados via um sistema de controle 40, como um sistema de controle baseado em processador. O sistema de controle 40 pode compreender um sistema de computador localizado à superfície 36 próximo ao furo de poço 24, ou em um local remoto ao furo de poço 24. Sinais de controle podem ser enviados à ferramenta de marcação 28 a partir o sistema de controle 40, via uma linha de comunicação 42, que pode compreender um ou mais condutores elétricos, fibras ópticas, média sem fio, ou outros tipos de mídia de comunicação encaminhados ao longo da coluna de tubulação 26 e conjunto de ferramenta de poço 22.
[0013] O sistema de poço 20 compreende adicionalmente um sistema de sensor 44 que detecta a posição dos marcadores 30 e provê dados posicionais que podem ser úteis na avaliação de características de fluxo, características de fluido, características de furo de poço, e outras características relativas ao poço. Por exemplo, o sistema sensor 44 pode compreender uma pluralidade de sensores 46 empregada ou posicionável ao longo, por exemplo, da coluna de tubulação 26 e/ou do conjunto de ferramenta de poço 22, interna e/ou externamente, para detectar os marcadores 30 quando estes se moverem nas proximidades com sensores específicos. Adicionalmente o sistema de poço 20 pode compreender também sensores suplementares 48 para obter dados sobre outros parâmetros relativos ao poço, como temperatura, pressão, densidade, conteúdo de gás, e outros parâmetros que possam ajudar a avaliar e/ou implementarem a operação do sistema de poço 20.
[0014] Os sensores podem detectar os marcadores 30 e transmitir dados posicionais ao sistema de controle 40, via, por exemplo, a linha de comunicação 42. Em uma aplicação, os dados são usados para determinar a passagem de tempo e taxa dos marcadores 30, quando estes se movem com o fluxo de fluido 32 de um dos sensores 46 para o sensor subsequente. Estas
Petição 870190044157, de 10/05/2019, pág. 12/43 / 13 medições e outras podem ser suadas em uma variedade de cálculos para determinar parâmetros operacionais relativos à aplicação particular do poço. Por exemplo, os sensores 46 podem usar os dados posicionais para avaliar vazões, ranhuras, zonas de perda na s quais a circulação é perdida, e outros parâmetros relativos ao poço. Com uma vazão anular conhecida para determinado segmento circular, os marcadores 30 podem ser usados para determinar mudanças na taxa anular em regiões específicas do furo de poço para identificar mudanças no calibre/volume do furo de poço.
[0015] Os sensores 46 são posicionados para detectar os marcadores
30, e os sensores 46 podem ser projetados de várias formas e configurações, dependendo do tipo de marcadores 30 utilizado em determinada aplicação. Em um exemplo, cada marcador 30 compreende um identificador exclusivo 50, como uma etiqueta de identificação de radiofrequência (RFID), que é detectada exclusivamente e identificada por cada um dos sensores 46. Entretanto, outras técnicas de identificação podem ser suadas para identificar marcadores específicos 30, e os sensores 46 podem ser projetados de modo consequente. Os sensores 46 são capazes de registrar e/ou gravar a passagem de cada marcador 30 à medida que ele se move ao longo do fluxo de fluido 32. Os marcadores 30 podem serre detectados ao longo de uma faixa que se estende por uma distância predeterminada antes de atingir o sensor 46 e uma distância predeterminada após passar pelo sensor 46. Alternativamente, os marcadores 30 podem ser detectados apenas enquanto passando pelo sensor 46.
[0016] Adicionalmente, os marcadores 30 podem ser feitos de vários materiais e podem ter vários tamanhos e densidades selecionados de acordo com o ambiente no qual os marcadores são liberados e de acordo com os objetivos de determinada operação de monitoramento de fluido. Os marcadores 30 podem ter formas, densidades ou tamanho diferentes para, por exemplo, medir e analisar a vazão, taxa de transporte, reologia dos
Petição 870190044157, de 10/05/2019, pág. 13/43 / 13 marcadores 30 em relação à densidade, forma e tamanho. Além disso, o número de marcadores 30 usado para determinada aplicação e a frequência de liberação podem variar de uma aplicação para outra. Em algumas aplicações, o sistema de controle 40 é programado para liberar os marcadores 309 usados quando da ocorrência de critérios específicos que sejam detectados por sensores suplementares 48, detectados por sensores de superfície, ou de outro modo detectados ou observados. O sistema de controle 40 pode ser usado para adjudicar lógica ou para efetuar cálculos para comparação e/ou interpretação de informação, para determinar a necessidade de liberação de um marcador ou marcadores adicionais.
[0017] Em adição ao controle e liberação dos marcadores 30, o sistema de controle 40 ser usado para monitorar e gravar o progresso dos marcadores 30 ao longo do furo de poço 24. Pelo menos em algumas aplicações, o sistema de controle 40 pode ser usado para prover uma indicação, por exemplo, um alarme, quando um ou mais marcadores 30 chegar à superfície. O sistema de controle 40 pode operar um sistema de coleta de amostras automático para isolar amostras de cortes provenientes de u a profundidade específica ou de um período de tempo específico para coleta posterior. O sistema de controle 40 também pode ser usados para processar uma variedade de dados adicionais, para avaliar numerosos aspectos da operação global, para efetuar técnicas de modelagem e para, de outro modo, utilizar informação obtida do rastreamento dos marcadores 30 r de outras fontes disponíveis, por exemplo, sensores suplementares 48.
[0018] Com referência de modo geral à figura 2, uma aplicação específica do sistema de poço 20 é ilustrada. Neste modo de realização, o sistema de poço 20 é projetado para conduzir uma operação de perfuração e compreender um conjunto de ferramenta de poço 52 usado na perfuração do poço 24. O conjunto de fundo de poço 52 compreende uma broca de perfuração 54 que, quando operada, perfura uma formação rochosa 56 e cria
Petição 870190044157, de 10/05/2019, pág. 14/43 / 13 cortes 58. Os cortes 58 são removidos por fluxo de fluido 32 em forma de fluido de perfuração despachado via um sistema de bomba de fluido 60, que pode ser localizado à superfície 36. O sistema de bomba de fluido 60 é operado para bombear descendentemente ama de perfuração através da coluna de tubulação 26 e para fora, pelo segmento circular 34 próximo à coluna de perfuração 54. O fluido de perfuração é circulado através do segmento circular 34 para mover os cortes 58 para a superfície 36.
[0019] Como exemplo, a coluna de tubulação 26 pode compreender uma coluna de perfuração formada por tubulação de perfuração com cabo 62. O tubo de perfuração com cabo 62 provê um interior aberto ao longo do qual a lama de perfuração é bombeada furo abaixo via a bomba de lama 60 antes de ser descarregada no segmento circular 34. Adicionalmente o uso de tubo de perfuração com cabo 62 provê uma linha de comunicação integral 42 se estendendo ao longo da extensão do tubo de perfuração com cabo 62. Conforme ilustrado, os sensores 46 podem ser acoplados ao único ou mais portadores de sina que formam a linha de comunicação 42. Por exemplo, os sensores 46 podem ser montados ao tubo de perfuração com cabo 62 e conectados à linha de comunicação 42, com conexões diretos ou com conexões sem-fio. Em um modo de realização alternativo, os sensores 46 podem ser integralmente formados no tubo de perfuração com cabo 62 e podem prover dados para o sistema de controle 40 via a linha de comunicação 42. Deve ser notado que a linha de comunicação 42 também pode ser utilizada para despachar sinais do sistema de controle 40 para a ferramenta de marcação 28 ou para outros dispositivos de furo abaixo. A presente invenção não deve ser considerada como limitada ao tubo de perfuração com cabo ou limitada a um modo de realização no qual toda a coluna de perfuração compreende tubo de perfuração com cabo, sendo claramente contemplado que uma porção da coluna de perfuração pode compreender tubo de perfuração com cabo, ou a coluna de perfuração pode não ter fiação.
Petição 870190044157, de 10/05/2019, pág. 15/43 / 13 [0020] No modo de realização ilustrado na figura 2, a ferramenta de marcação 28 pode ser posicionada no conjunto de ferramenta de poço 52 para liberação seletiva dos marcadores 30 para o fluido de processo em escoamento. Os marcadores 30 escoam, de preferência, na direção do fluido de processo, tal como ascendentemente com os cortes 58. Os marcadores 30 podem ser coletados à superfície 36, por exemplo, por um dispositivo de peneiramento ou outro componente capaz de separar os marcadores 30 do fluido de perfuração. Pelo monitoramento da movimentação dos marcadores 30 com os sensores 46, medições de taxa de transporte de cortes podem ser obtidas para determinar a profundidade dos cortes independentemente de volumes assumidos ou estimados e ranhura associados. Com base no rastreamento dos marcadores 30, outra informação valiosa pode ser obtida em relação ao fluxo do fluido de perfuração. Por exemplo, a medição e gravação da taxa de transporte de cortes real e a determinação da taxa anular do fluido de perfuração podem ajudar na limpeza do furo e modelagem reológica. Adicionalmente pó cálculo de taxa entre os sensores 46 possibilita o sistema de controle 40 calcular mudanças de volume do furo de poço e de calibres de furo de poço em regiões específicas do furo de poço 24. Este tipo de análise possibilita também identificação de zonas de perdas com base, por exemplo, nas mudanças de taxa e sinais de perda quando determinado marcador é perdido na zona de perda.
[0021] O sistema de poço 20 é útil em uma variedade de aplicações e ambientes de furo de poço. Um exemplo de um procedimento operacional geral utilizando o sistema de poço 20 está ilustrado pelo fluxograma da figura
3. Neste exemplo, a ferramenta de marcação 28 é empregada em uma localização de furo de poço desejada, como representada pelo bloco 64. Os referidos marcadores 30 podem ser liberados em um fluxo de fluido 32 que se movimentam ao longo do furo de poço, como representado pelo boco 66. Os marcadores 30 têm identificadores exclusivos 50, como etiquetas de RFID,
Petição 870190044157, de 10/05/2019, pág. 16/43 / 13 que podem ser detectadas pelos sensores 46 posicionados em locais desejados ou predeterminados ao longo do furo de poço 24, como indicado pelo bloco 68.
[0022] Os marcadores 30 podem ser liberados em uma variedade de fluxos de fluido, dependendo do tipo específico de operação de poço em execução. Como descrito acima, os marcadores 30 podem ser liberados em um fluxo de fluido de perfuração, mas os marcadores 30 também podem ser liberados em outros tipos de fluxos de fluido, incluindo fluxos de fluido de produção, fluido de limpeza ou fluido de tratamento. Por exemplo, os marcadores 30 podem ser liberados em uma lama de cascalho em escoamento, em uma operação de obturação com cascalho, para possibilitar monitoramento de colocação e distribuição de cascalho na completação. Similarmente, os marcadores 30 podem ser liberados em um fluxo de cimento durante operações de cimentação para possibilitar identificação da posição de cimento por trás, por exemplo, de um revestimento. A posição de cimento pode ser determinada e registrada por sensores inseridos no revestimento, encamisamento ou outro tubo localizado no interior ou no exterior do furo de poço.
[0023] A despeito do fluxo de fluido específico no qual os marcadores são liberados, os sensores 46 podem ser usados para detectar movimentação dos marcadores 30 em uma direção de furo abaixo ou em uma direção ascendente. Entretanto, em algumas aplicações, por exemplo, aplicações de cimentação, os marcadores 30 finalmente podem ser mantidos em posições estacionárias e detectados por sensores de movimento passando pelos marcadores. Deve ser notado ainda que o sistema sensor 44 e os marcadores 30 podem ser utilizados em poços desviados, por exemplo, poços horizontais, bem como, poços perfurados geralmente na vertical. Em qualquer destas aplicações, uma vez que dados sejam obtidos pelos sensores 46, eles podem ser transmitidos para o sistema de controle 40 para processamento
Petição 870190044157, de 10/05/2019, pág. 17/43 / 13 e/ou análise. Dependendo da aplicação específica de poço, o sistema de controle 40 pode ser programado para processar e analisar os dados, para avaliar uma variedade de parâmetros operacionais desejados, como representado pelo bloco 70.
[0024] Em outro exemplo operacional, o sistema de poço 20 é projetado e utilizado em uma operação de perfuração, como representado pelo fluxograma da figura 4. Neste exemplo, os sensores 46 são incorporados sobre, ou em um tubo de perfuração com cabo 62, como representado pelo bloco 72. O tubo de perfuração com cabo 62 é empregada dentro do poço à medida que o poço 24 é perfurado via operação de broca de perfuração 54, como representado pelo bloco 74. Durante perfuração, o fluxo de fluido é estabelecido ao longo do tubo de perfuração com cabo 62 para remover cortes, como representado pelo bloco 76.
[0025] Os marcadores 30 podem ser liberados no fluxo de fluido, por exemplo, lama de perfuração, como representado pelo bloco 78. A posição dos marcadores30 é detectada pelos sensores 46, como representado pelo bloco 80. Identificação de marcadores específicos com sensores individuais possibilita o rastreamento preciso de movimentação de marcador, como representado pelo bloco 82. Como descrito acima, os dados obtidos pelos sensores 46 podem ser processados pelo sistema de controle 40 para determinar os parâmetros de poço desejados, como profundidade na qual os cortes são formados, como representado pelo bloco 84.
[0026] Em algumas aplicações, parâmetros relativos a poços também podem ser medidos com sensores suplementares 48, como representado pelo bloco 86. Dados suplementares são processados para facilitar, por exemplo, técnicas de modelagem e outras análises de dados. No entanto, os mencionados dados suplementares obtidos a partir de referidos sensores 48 também podem ser utilizados na detecção de critérios específicos, como representado pelo bloco 88.
Petição 870190044157, de 10/05/2019, pág. 18/43 / 13 [0027] Geralmente, o sistema de poço 20 pode ser empregado em uma variedade de aplicações de poço que utilizam um fluxo de fluido. Por exemplo, o sistema de poço 20 pode ser usado em muitos tipos de aplicações de perfuração. Os marcadores 30 são liberados em muitos tipos de fluidos em escoamento em vários ambientes de poços para facilitar a avaliação e otimização de determinada operação. Adicionalmente os marcadores 30 podem compreender diferentes tipos de identificadores exclusivos detectados pelo tipo apropriado de sensor correspondente 46. Além disso, o sistema de poço 20 pode empregar uma variedade de sistemas de processamento de dados, e o equipamento específico, por exemplo, conjunto de ferramenta de poço, empregado dentro do poço pode ser ajustado de acordo com a aplicação específica.
[0028] Embora somente uns poucos modos de realização da presente invenção tenham sido descritos em mais detalhes acima, alguém experiente na técnica apreciará prontamente que muitas modificações são possíveis sem se afastar materialmente dos ensinamentos dessa invenção. Consequentemente, essas modificações são pretendidas estar incluídas no escopo desta invenção, conforme definido nas reivindicações.

Claims (17)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Método, caracterizado pelo fato de que compreende: posicionar um sensor (46) dentro de um furo de poço (24); liberar um marcador (30) dentro do furo de poço (24); liberar um marcador no furo de poço; e utilizar o sensor (46) para detectar movimentação do marcador (30) ao longo do furo de poço (24); e utilizar um sistema de controle (40) para controlar a liberação do marcador (30), em que o sistema de controle (40) automatiza a coleta daquele marcador (30) em uma superfície (36).
  2. 2. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de compreender adicionalmente processar dados obtidos a partir do sensor (46) para determinar dados posicionais para o marcador (30) ao longo do furo de poço (24).
  3. 3. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que liberação compreende liberar o dito marcador (30) a partir de uma ferramenta de marcação (28) empregada em uma coluna de perfuração.
  4. 4. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o sensor (46) tem uma etiqueta de identificação de radiofrequência (RFID).
  5. 5. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que liberação compreende liberar tal marcador (30) em fluxo de fluido (32) de perfuração contendo cortes (58) a partir de uma operação de perfuração; e em que o método compreende ainda processar dados obtidos a partir do sensor (46) para determinar movimentação dos cortes (58).
  6. 6. Método de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de processamento dos dados compreender determinar desvios em volume de furo e em seu diâmetro.
    Petição 870190044157, de 10/05/2019, pág. 20/43
    2 / 3
  7. 7. Método de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de processamento dos dados compreender monitorar uma taxa de transporte de cortes.
  8. 8. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de liberação do marcador (30) compreender liberar o marcador (30) durante uma operação de compactação com cascalho para monitoramento da distribuição de cascalho.
  9. 9. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de liberação do marcador (30) compreender liberar o marcador (30) durante uma operação de cimentação para identificação de uma posição do cimento por trás de um revestimento.
  10. 10. Método, caracterizado pelo fato de compreender:
    empregar uma pluralidade de sensores (46) ao longo de um furo de poço (24);
    fazer escoar fluido de perfuração ao longo daquele furo de poço (24);
    liberar um marcador (30) para o fluido de perfuração;
    rastrear movimentação do marcador (30) dentro do furo de poço (24) com a pluralidade de sensores (46); e prover um sistema de controle (40) para liberar o marcador (30) com base em informação de perfuração, em que o sistema de controle (40) automatiza a coleta daquele marcador (30) em uma superfície (36).
  11. 11. Método de acordo com a reivindicação 10, caracterizado por compreender adicionalmente prover comunicação entre a pluralidade de sensores (46) e tubo de perfuração com cabo (62).
  12. 12. Método de acordo com a reivindicação 10, caracterizado por compreender adicionalmente posicionar sensores suplementares (48) ao longo do furo de poço (24) para obter a informação de perfuração.
    Petição 870190044157, de 10/05/2019, pág. 21/43
    3 / 3
  13. 13. Sistema para monitorar fluxo de fluido (32) em um furo de poço (24), sistema este caracterizado pelo fato de compreender:
    uma coluna de tubulação (26) posicionada no furo de poço (24) e tendo um sensor (46) empregado ao longo da coluna de tubulação (26);
    um sistema de computador em comunicação com o sensor (46) para obter dados a partir do sensor (46);
    uma ferramenta de marcação (28) possuindo uma pluralidade de marcadores (30) que podem ser seletivamente liberados para o furo de poço (24), em que o sensor (46) detecta aqueles marcadores (30) e retransmite informação posicional para o sistema de computador; e um sistema de controle (40) configurado para automatizar coleta daqueles marcadores (30) em uma superfície (36).
  14. 14. Sistema de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de a coluna de tubulação (26) compreender tubo de perfuração com cabo (62).
  15. 15. Sistema de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de que pelo menos um da pluralidade de marcadores (30) tem uma forma, tamanho, ou densidade diferente de um daqueles outros marcadores (30).
  16. 16. Sistema de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de que pelo menos um da pluralidade de marcadores (30) compreende uma etiqueta de identificação de radiofrequência (RFID) detectável pelo sensor (46) a uma distância predeterminada de cada sensor (46).
  17. 17. Sistema de acordo com a reivindicação 16, caracterizado pelo fato de que a ferramenta de marcação (28) libera um ou mais da pluralidade de marcadores (30) com base em dados obtidos a partir do sistema de computador.
BRPI1008084-8A 2009-02-02 2010-02-02 Método, e , sistema para monitorar fluxo de fluido em um furo de poço BRPI1008084B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US12/364,372 US8172007B2 (en) 2007-12-13 2009-02-02 System and method of monitoring flow in a wellbore
US12/364372 2009-02-02
PCT/US2010/022917 WO2010088681A2 (en) 2009-02-02 2010-02-02 System and method of monitoring flow in a wellbore

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI1008084A2 BRPI1008084A2 (pt) 2016-03-15
BRPI1008084B1 true BRPI1008084B1 (pt) 2019-09-17

Family

ID=42396410

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1008084-8A BRPI1008084B1 (pt) 2009-02-02 2010-02-02 Método, e , sistema para monitorar fluxo de fluido em um furo de poço

Country Status (4)

Country Link
US (1) US8172007B2 (pt)
BR (1) BRPI1008084B1 (pt)
GB (1) GB2480181B (pt)
WO (1) WO2010088681A2 (pt)

Families Citing this family (50)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US20040239521A1 (en) 2001-12-21 2004-12-02 Zierolf Joseph A. Method and apparatus for determining position in a pipe
US9394756B2 (en) * 2007-04-02 2016-07-19 Halliburton Energy Services, Inc. Timeline from slumber to collection of RFID tags in a well environment
US9394784B2 (en) * 2007-04-02 2016-07-19 Halliburton Energy Services, Inc. Algorithm for zonal fault detection in a well environment
US9879519B2 (en) * 2007-04-02 2018-01-30 Halliburton Energy Services, Inc. Methods and apparatus for evaluating downhole conditions through fluid sensing
US9394785B2 (en) * 2007-04-02 2016-07-19 Halliburton Energy Services, Inc. Methods and apparatus for evaluating downhole conditions through RFID sensing
US9194227B2 (en) 2008-03-07 2015-11-24 Marathon Oil Company Systems, assemblies and processes for controlling tools in a wellbore
US10119377B2 (en) 2008-03-07 2018-11-06 Weatherford Technology Holdings, Llc Systems, assemblies and processes for controlling tools in a well bore
US8307913B2 (en) * 2008-05-01 2012-11-13 Schlumberger Technology Corporation Drilling system with drill string valves
US9062535B2 (en) * 2009-12-28 2015-06-23 Schlumberger Technology Corporation Wireless network discovery algorithm and system
WO2011109721A1 (en) * 2010-03-04 2011-09-09 Altarock Energy, Inc. Downhole deployable tools for measuring tracer concentrations
US8850899B2 (en) * 2010-04-15 2014-10-07 Marathon Oil Company Production logging processes and systems
US20120090835A1 (en) * 2010-10-13 2012-04-19 Slaheddine Kefi Downhole material-delivery system for subterranean wells
CN101975059B (zh) * 2010-10-31 2014-02-26 刘玉明 标记导向井下作业工艺方法
US8775086B2 (en) 2011-03-30 2014-07-08 Weatherford/Lamb, Inc. Lag calculation with caving correction in open hole
US9686021B2 (en) 2011-03-30 2017-06-20 Schlumberger Technology Corporation Wireless network discovery and path optimization algorithm and system
US8627902B2 (en) 2011-06-23 2014-01-14 Baker Hughes Incorporated Estimating drill cutting origination depth using marking agents
US9394783B2 (en) * 2011-08-26 2016-07-19 Schlumberger Technology Corporation Methods for evaluating inflow and outflow in a subterranean wellbore
US9134451B2 (en) 2011-08-26 2015-09-15 Schlumberger Technology Corporation Interval density pressure management methods
US10377938B2 (en) * 2011-10-31 2019-08-13 Halliburton Energy Services, Inc. Nanoparticle smart tags in subterranean applications
US9388333B2 (en) 2012-07-11 2016-07-12 Halliburton Energy Services, Inc. Methods relating to designing wellbore strengthening fluids
WO2014060722A2 (en) 2012-10-16 2014-04-24 Petrowell Limited Flow control assembly
US9188694B2 (en) 2012-11-16 2015-11-17 Halliburton Energy Services, Inc. Optical interferometric sensors for measuring electromagnetic fields
US20140139225A1 (en) * 2012-11-16 2014-05-22 Halliburton Energy Services, Inc. Well monitoring with optical electromagnetic sensors
US9068439B2 (en) * 2013-02-19 2015-06-30 Halliburton Energy Services, Inc. Systems and methods of positive indication of actuation of a downhole tool
US9366099B2 (en) * 2013-06-26 2016-06-14 Cgg Services Sa Doping of drilling mud with a mineralogical compound
WO2015030755A1 (en) * 2013-08-28 2015-03-05 Halliburton Energy Services, Inc. System for tracking and sampling wellbore cuttings using rfid tags
EP3047098B1 (en) * 2013-09-17 2021-03-03 Total E&P Danmark A/S A system and a method for determining inflow distribution in an openhole completed well
CN105332689B (zh) * 2014-06-13 2018-10-12 通用电气公司 钻探流体参数监测系统和方法
WO2016022253A1 (en) * 2014-08-08 2016-02-11 Exxonmobil Upstream Research Company Fingerprinting for gas lift diagnostics
WO2016060678A1 (en) * 2014-10-17 2016-04-21 Halliburton Energy Services, Inc. Well monitoring with optical electromagnetic sensing system
US20160138387A1 (en) * 2014-11-19 2016-05-19 Baker Hughes Incorporated Fluid flow location identification positioning system, method of detecting flow in a tubular and method of treating a formation
WO2016100687A1 (en) * 2014-12-19 2016-06-23 Schlumberger Canada Limited Drill bit distance to hole bottom measurement
BR112017008509A2 (pt) 2014-12-29 2017-12-26 Halliburton Energy Services Inc sistema e método de sólidos de superfície, e, sistema para monitorar a remoção de dispositivos microeletromecânicos de um fluxo de fluido de um poço.
BR112017010387A2 (pt) 2014-12-30 2018-04-03 Halliburton Energy Services Inc método e sistema
WO2016108849A1 (en) 2014-12-30 2016-07-07 Halliburton Energy Services, Inc. Subterranean formation characterization using microelectromechanical system (mems) devices
EP3249151A1 (en) * 2016-05-25 2017-11-29 Geoservices Equipements Method for evaluating a wellbore parameter in a drilling operation and related assembly
EP3312378A1 (en) 2016-10-20 2018-04-25 Geoservices Equipements Method for estimating a transit time of an element circulating in a borehole
GB2555137B (en) * 2016-10-21 2021-06-30 Schlumberger Technology Bv Method and system for determining depths of drill cuttings
US10641676B1 (en) 2016-10-30 2020-05-05 Jason Cruz Method and apparatus for tracing sewer connections with RFID PIT tags
US10760408B2 (en) 2017-11-09 2020-09-01 Baker Hughes, A Ge Company, Llc Methods and systems for detecting relative positions of downhole elements in downhole operations
NO343990B1 (en) * 2017-12-28 2019-08-05 Resman As A method of multi-phase petroleum well characterization
CN108930535B (zh) * 2018-07-27 2024-01-30 东营派克赛斯石油装备有限公司 井下岩屑提取系统及其控制方法
CN109838228B (zh) * 2019-02-26 2019-09-24 东北石油大学 基于热示踪的特高含水油水持率测量方法
US11649692B2 (en) * 2020-07-14 2023-05-16 Saudi Arabian Oil Company System and method for cementing a wellbore
US11719092B2 (en) 2020-10-13 2023-08-08 Saudi Arabian Oil Company Systems and methods for drilling a wellbore using taggant analysis
US11237295B1 (en) 2020-10-13 2022-02-01 Saudi Arabian Oil Company Method for intelligent automatic rock fragments depth determination while drilling
US11512576B2 (en) * 2020-10-20 2022-11-29 Saudi Arabian Oil Company Intelligently characterizing reservoirs via fluorescent imaging rock cuttings
GB2613635A (en) * 2021-12-10 2023-06-14 Resman As System and method for reservoir flow surveillance
US20230243634A1 (en) * 2022-01-31 2023-08-03 Halliburton Energy Services, Inc. Automated self-correction of logging depth by using multiple sensors
CN116642662B (zh) * 2023-07-20 2023-09-22 中国科学院、水利部成都山地灾害与环境研究所 一种泥石流流速测量系统及其方法

Family Cites Families (40)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2473180A1 (fr) * 1980-01-08 1981-07-10 Petroles Cie Francaise Methode de tracage de la boue de forage par determination de la concentration d'un ion soluble
GB2202048A (en) * 1987-03-09 1988-09-14 Forex Neptune Sa Monitoring drilling mud circulation
US5243190A (en) * 1990-01-17 1993-09-07 Protechnics International, Inc. Radioactive tracing with particles
GB9610574D0 (en) * 1996-05-20 1996-07-31 Schlumberger Ltd Downhole tool
WO1999000575A2 (en) * 1997-06-27 1999-01-07 Baker Hughes Incorporated Drilling system with sensors for determining properties of drilling fluid downhole
US6935425B2 (en) * 1999-05-28 2005-08-30 Baker Hughes Incorporated Method for utilizing microflowable devices for pipeline inspections
US6443228B1 (en) * 1999-05-28 2002-09-03 Baker Hughes Incorporated Method of utilizing flowable devices in wellbores
US6324904B1 (en) * 1999-08-19 2001-12-04 Ball Semiconductor, Inc. Miniature pump-through sensor modules
US6507401B1 (en) 1999-12-02 2003-01-14 Aps Technology, Inc. Apparatus and method for analyzing fluids
GB9929180D0 (en) 1999-12-09 2000-02-02 Oxford Instr Uk Ltd Method and device for transferring data
US6840316B2 (en) * 2000-01-24 2005-01-11 Shell Oil Company Tracker injection in a production well
US6577244B1 (en) * 2000-05-22 2003-06-10 Schlumberger Technology Corporation Method and apparatus for downhole signal communication and measurement through a metal tubular
AU2002217751A1 (en) * 2000-08-02 2002-03-26 Kvh Industries, Inc. Decreasing the effects of linear birefringence in a fiber-optic sensor by use of berry's topological phase
US6564866B2 (en) * 2000-12-27 2003-05-20 Baker Hughes Incorporated Method and apparatus for a tubing conveyed perforating guns fire identification system using enhanced marker material
US6704109B2 (en) * 2001-01-23 2004-03-09 Schlumberger Technology Corporation Downhole fluorescence detection apparatus
US6866306B2 (en) * 2001-03-23 2005-03-15 Schlumberger Technology Corporation Low-loss inductive couplers for use in wired pipe strings
US6962214B2 (en) * 2001-04-02 2005-11-08 Schlumberger Wcp Ltd. Rotary seal for directional drilling tools
US7080940B2 (en) * 2001-04-20 2006-07-25 Luxtron Corporation In situ optical surface temperature measuring techniques and devices
US6641434B2 (en) * 2001-06-14 2003-11-04 Schlumberger Technology Corporation Wired pipe joint with current-loop inductive couplers
US20030127252A1 (en) * 2001-12-19 2003-07-10 Geoff Downton Motor Driven Hybrid Rotary Steerable System
US7084392B2 (en) * 2002-06-04 2006-08-01 Baker Hughes Incorporated Method and apparatus for a downhole fluorescence spectrometer
GB2396170B (en) * 2002-12-14 2007-06-06 Schlumberger Holdings System and method for wellbore communication
US6949612B2 (en) * 2002-12-31 2005-09-27 Univation Technologies, Llc Processes for transitioning between metallocene and Ziegler-Natta polymerization catalysts
US7040402B2 (en) * 2003-02-26 2006-05-09 Schlumberger Technology Corp. Instrumented packer
US7096961B2 (en) * 2003-04-29 2006-08-29 Schlumberger Technology Corporation Method and apparatus for performing diagnostics in a wellbore operation
US6950034B2 (en) * 2003-08-29 2005-09-27 Schlumberger Technology Corporation Method and apparatus for performing diagnostics on a downhole communication system
US7040415B2 (en) * 2003-10-22 2006-05-09 Schlumberger Technology Corporation Downhole telemetry system and method
WO2005050714A2 (en) * 2003-11-18 2005-06-02 Halliburton Energy Services, Inc. High temperature electronic devices
ATE355442T1 (de) * 2003-12-31 2006-03-15 Schlumberger Technology Bv Injektorvorrichtung eines kontrastmittels
US7168510B2 (en) * 2004-10-27 2007-01-30 Schlumberger Technology Corporation Electrical transmission apparatus through rotating tubular members
US7413021B2 (en) 2005-03-31 2008-08-19 Schlumberger Technology Corporation Method and conduit for transmitting signals
US7382273B2 (en) * 2005-05-21 2008-06-03 Hall David R Wired tool string component
US9109439B2 (en) * 2005-09-16 2015-08-18 Intelliserv, Llc Wellbore telemetry system and method
US20070063865A1 (en) * 2005-09-16 2007-03-22 Schlumberger Technology Corporation Wellbore telemetry system and method
US7777644B2 (en) * 2005-12-12 2010-08-17 InatelliServ, LLC Method and conduit for transmitting signals
US20080316049A1 (en) * 2007-06-25 2008-12-25 Turbo-Chem International, Inc. RFID Tag Tracer Method and Apparatus
US8397810B2 (en) * 2007-06-25 2013-03-19 Turbo-Chem International, Inc. Wireless tag tracer method
US20090087911A1 (en) * 2007-09-28 2009-04-02 Schlumberger Technology Corporation Coded optical emission particles for subsurface use
US7963323B2 (en) * 2007-12-06 2011-06-21 Schlumberger Technology Corporation Technique and apparatus to deploy a cement plug in a well
US8993432B2 (en) 2011-11-16 2015-03-31 Taiwan Semiconductor Manufacturing Company, Ltd. Test structure and method of testing electrical characteristics of through vias

Also Published As

Publication number Publication date
WO2010088681A2 (en) 2010-08-05
US20100193184A1 (en) 2010-08-05
WO2010088681A4 (en) 2011-01-13
GB201113820D0 (en) 2011-09-28
BRPI1008084A2 (pt) 2016-03-15
US8172007B2 (en) 2012-05-08
GB2480181A (en) 2011-11-09
WO2010088681A3 (en) 2010-11-25
GB2480181B (en) 2014-03-19

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1008084B1 (pt) Método, e , sistema para monitorar fluxo de fluido em um furo de poço
US11506051B2 (en) Contamination prediction of downhole pumpout and sampling
US9759037B2 (en) Method for monitoring cement plugs
CA2918014C (en) System for tracking and sampling wellbore cuttings using rfid tags
US20100139386A1 (en) System and method for monitoring volume and fluid flow of a wellbore
EP1855109A3 (en) Method and apparatus for simulating PVT parameters
NO20131588A1 (no) Beregning av opprinnelsesdybde for borekaks ved hjelp av markører
US11767729B2 (en) Swellable packer for guiding an untethered device in a subterranean well
BR112016011163B1 (pt) Método de perfilagem de furo de poço
US10233741B2 (en) Well monitoring, sensing, control and mud logging on dual gradient drilling
US11572751B2 (en) Expandable meshed component for guiding an untethered device in a subterranean well
NO20211205A1 (pt)
EP3631165A1 (en) Improvements in or relating to injection wells
US20070143022A1 (en) Data logging
BR112020013527A2 (pt) aparelho e método para medição de fundo de poço durante a operação de um sistema de perfuração, e, sistema de perfuração
WO2018215763A1 (en) Improvements in or relating to injection wells
US11466526B1 (en) Polymeric sleeve for guiding an untethered measurement device in a Christmas tree valve
RU53790U1 (ru) Комплект оборудования для документированного контроля технологических процессов в нефтяной или газовой скважине
WO2009004336A1 (en) Inertial position indicator
Vitale et al. Measuring water quality from individual fractures in open wellbores using hydraulic isolation and the dissolved oxygen alteration method
US20210324732A1 (en) Position Measurement System For Correlation Array
US20230313672A1 (en) Fluid Monitoring In Oil And Gas Wells Using Ultra-Deep Azimuthal Electromagnetic Logging While Drilling Tools
Barvenik et al. MULTILEVEL GAS‐DRIVE SAMPLING OF DEEP FRACTURED ROCK AQUIFERS IN VIRGINIA: Describes the installation techniques and cost savings associated with this type of sampling equipment
Aryusanil et al. An Innovative, Low Cost Solution for Sampling in Highly Deviated Wells
Ramos Reservoir characterization and conformance control from downhole temperature measurements

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 02/02/2010, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 02/02/2010, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS