BRPI1007769B1 - Metodo e composição para o controle de ectoparatistas - Google Patents

Metodo e composição para o controle de ectoparatistas Download PDF

Info

Publication number
BRPI1007769B1
BRPI1007769B1 BRPI1007769-3A BRPI1007769A BRPI1007769B1 BR PI1007769 B1 BRPI1007769 B1 BR PI1007769B1 BR PI1007769 A BRPI1007769 A BR PI1007769A BR PI1007769 B1 BRPI1007769 B1 BR PI1007769B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
viscosity
composition
siloxane
centistokes
volume
Prior art date
Application number
BRPI1007769-3A
Other languages
English (en)
Inventor
Nigel Cooper
Original Assignee
Thornton & Ross Limited
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from GB0908226.4A external-priority patent/GB2470208B/en
Application filed by Thornton & Ross Limited filed Critical Thornton & Ross Limited
Publication of BRPI1007769A2 publication Critical patent/BRPI1007769A2/pt
Publication of BRPI1007769B1 publication Critical patent/BRPI1007769B1/pt

Links

Abstract

MÉTODO E COMPOSIÇÃO PARA O CONTROLE DE ECTOPARASITAS Uma composição ectoparasiticida é fornecida que inclui uma mistura de um transportador e um ativo com um agente emulsificante. O transportador é composto por siloxano não-volátil de baixa viscosidade e o ativo inclui um siloxano não-volátil de alta viscosidade. o siloxano de baixa viscosidade e o siloxano de alta viscosidade têm um ponto de inflamação de recipiente fechado de pelo menos 100° c. De preferência, tanto o siloxano de baixa viscosidade e quando o siloxano de alta viscosidade incluem um dimeticona ou um dimeticonol ou uma mistura dos mesmos, a siloxano de baixa do viscosidade tendo uma viscosidade na faixa de 5 a 1000 centistokes inclusive e o siloxano de alta viscosidade tendo uma viscosidade de pelo menos 1000 centistokes.

Description

[0001] A presente invenção refere-se a composições ectoparasiticidas e a um método de controle de ectoparasitas, em especial os piolhos e seus ovos.
[0002] Composições para o controle de ectoparasitas, em particular piolhos, tradicionalmente têm inseticidas convencionais incluídos. No entanto, muitas dessas substâncias têm um odor desagradável e podem causar reações alérgicas. Mais recentemente, foram descobertos produtos não-tóxicos que são clinicamente eficazes. Em particular, descobriu-se que alguns polímeros de silicone, que são amplamente utilizados em produtos de cuidados pessoais como no shampoo e condicionadores de cabelo, são altamente eficazes na erradicação tanto dos piolhos quanto de seus óvulos, quando utilizados em certas formulações.
[0003] US4146619 descreve o uso de polímeros lineares alquila ou arila siloxano tendo uma viscosidade inferior a cerca de 20.000 centistokes para uso como um pediculicida e/ou ovicida. Tais polímeros são seguros para uso. No entanto, posteriormente foi descoberto que composições que compreendem polímeros de siloxano com viscosidades superiores a 20.000 centistokes são clinicamente mais eficazes.
[0004] US6683065 descreve uma composição para uso como um pediculicida, consistindo de pelo menos cerca de 40% de polidimetilsiloxano em que a tensão superficial da composição é inferior a cerca de 25 dinas/centímetro a 20° C e a viscosidade da composição está acima de cerca de 200 centistokes a 20° C. Esta composição utiliza a eficácia de dimeticonas, mas a alta viscosidade especificada não permite a penetração da composição através e por toda a superfície do cabelo. Além disso, foi descoberto que tais siloxanos de alta viscosidade são difíceis de se remover do cabelo de forma satisfatória após o uso. O que os torna difíceis e desagradáveis de se usar.
[0005] Em contraste, EP1215965 descreve o uso de uma composição que compreende como ingrediente ativo pelo menos um derivado de siloxano, exceto apenas um siloxano linear alquila ou arila tendo uma viscosidade inferior a 20.000 centistokes, para o controle de ectoparasitas e, em particular, infestações de piolhos. Em particular, esta patente descreve o uso de composições para o controle de piolhos que compreendem uma mistura de um siloxano volátil, tal como um ciclometicona, e um siloxano não-volátil, tal como um dimeticona. Em uso, quando a composição é aplicada ao cabelo, o siloxano volátil age para espalhar a siloxano não-volátil sobre o couro cabeludo e cabelo e depois evapora deixando o siloxano não-volátil como um depósito ativo revestindo o cabelo e todos os piolhos e óvulos que estão presentes. Uma desvantagem deste produto é que ele tem uma eficácia limitada contra óvulos de piolhos. No entanto, a principal desvantagem desta composição e de outras composições ectoparasiticidas contendo siloxanos voláteis, tais como ciclometicona, é que eles são inflamáveis ou combustivos e, portanto, oferecem risco de incêndio.
[0006] Será apreciado que não existe uma definição absoluta do termo "volátil", mas em um contexto científico é tomado como uma medida da tendência de uma substância para vaporizar. Na maioria das vezes, o termo é utilizado para descrever a tendência de um líquido de evaporar. Uma forma de quantificar isto é determinar um calor de vaporização de líquidos, que é o que a energia requer para vaporizar uma determinada massa do líquido a uma temperatura particular. A 25° C, o calor de vaporização da água é 2257 kJ/kg enquanto que o do etanol é de 840 kJ/kg. Em contraste, o calor de vaporização da ciclometicona está na faixa de 157 kJ/kg, o que os torna altamente volátil na medida em que eles não apresentam efeito de resfriamento na pele. Será apreciado que, de um modo geral, quanto menor o calor de vaporização, menor o ponto de inflamação.
[0007] Será entendido que a viscosidade pode ser expressa como viscosidade absoluta, que é medida em poises ou centipoises, ou como viscosidade cinemática. A viscosidade cinemática é a relação entre viscosidade absoluta e densidade e é medida em centistokes ou stokes. Por conveniência, a viscosidade será aqui expressa em centistokes, salvo indicação em contrário. Onde a densidade de uma substância está próxima de 1, o que é o caso com dimeticonas que normalmente têm pesos específicos entre 0,96 e 0,98, a viscosidade absoluta e cinemática têm quase o mesmo valor numérico.
[0008] WO 2007104345 também descreve uma composição para combater ectoparasitas, em especial os piolhos e seus ovos, cujo objetivo é evitar o uso de siloxanos cíclicos que é considerado potencialmente nocivo. A composição descrita compreende uma mistura de um polissiloxano linear de baixa viscosidade com uma viscosidade de menos de 10 centistokes, um polissiloxano linear de maior viscosidade com uma viscosidade superior a 90 centistokes, e pelo menos um agente de propagação. Em particular, o polissiloxano de baixa viscosidade é preferencialmente a dimeticona com uma viscosidade de 1 centistoke e polissiloxano de maior viscosidade é preferencialmente a dimeticona com uma viscosidade de 100 centistokes. Dimeticonas com uma viscosidade de cerca de 1 centistoke tem um ponto de inflamação da ordem de 57° C e são voláteis e, portanto, combustivas. Será, portanto, apreciado que, em sua modalidade preferida, esta composição é também inflamável ou combustiva.
[0009] Em vista do exposto, será apreciado que é mais importante, quando utilizar produtos inflamáveis ou combustivos para o destinatário a ser tratado, manter longe de chamas, cigarros acesos e similares. Os clientes podem, portanto, ficar preocupados acerca do uso de tais produtos nas crianças.
[0010] Outros produtos pediculicidas disponíveis comercialmente também sofrem as mesmas desvantagens, como descrito acima. Alguns compreendem misturas de álcoois com siloxanos e são inflamáveis ou combustíveis, enquanto outros utilizam dimeticonas que não se espalham bem e são difíceis de lavar após o uso. Será apreciado que, geralmente, um compromisso tem de ser atingido: ou a composição inclui siloxano não-volátil e é difícil de lavar ou inclui uma proporção elevada de siloxano volátil tornando toda a composição inflamável ou combustível e, portanto, perigosa.
[0011] É objeto da presente invenção fornecer uma composição ectoparasiticida que supere ou substancialmente reduza os problemas associados à inflamabilidade, enquanto ao mesmo tempo, proporcione uma composição ectoparasiticida que possa ser lavada do cabelo e da pele, após o uso com shampoo e condicionadores convencionais.
[0012] Os termos "líquido inflamável" e "líquido combustível" são, frequentemente, utilizados livremente para significar líquidos que prontamente pegam fogo. Contudo, os termos "inflamáveis" e "combustíveis" aqui devem ser entendidos usando as definições precisas aplicadas a eles pela National Fire Protection Association (NFPA), que é um órgão norte- americano reconhecido internacionalmente, preocupado com segurança contra incêndio. Essas definições também são usadas por agências governamentais dos EUA, em particular, o Departamento de Transportes dos EUA, a Agência de Proteção Ambiental dos EUA, a Administração de Saúde e Segurança Ocupacional dos EUA e outros. Essas agências aplicam o termo "inflamável" para um líquido que tem um ponto de fulgor abaixo de 100° F (37,8° C) e o termo "combustível" para líquidos menos inflamáveis cujo ponto de inflamação se situa entre 100° F (37,8° C) e 200° F (93,3° C). O ponto de inflamação de um líquido é a mais baixa temperatura na qual ele pode formar uma mistura inflamável no ar. A esta temperatura o vapor pode deixar de queimar quando a fonte de ignição é removida. A temperatura ligeiramente mais elevada, a ponto de combustão, é definida como a temperatura na qual o vapor continua a queimar depois de ser inflamado. Nenhum desses parâmetros é relacionado com a temperatura da fonte de ignição ou do líquido em chamas, que são muito mais elevados.
[0013] Existem dois tipos básicos de medição de ponto de inflamação: recipiente aberto e recipiente fechado. Testes de recipiente fechado normalmente dão valores mais baixos para o ponto de fulgor do que os testes de recipiente aberto e são a melhor aproximação à temperatura na qual a pressão de vapor atinge um limite inferior de inflamabilidade. Assim sendo, aqui e nas reivindicações anexas, o termo ponto de inflamação deve ser entendido como aquele obtido utilizando-se um método de recipiente fechado Pensky-Martens para os quais existem vários padrões internacionais.
[0014] Surpreendentemente, o candidato revelou que o uso de um siloxano não-volátil de baixa viscosidade agirá para espalhar um siloxano não-volátil de alta viscosidade e que a evaporação do siloxano de baixa viscosidade não é necessária para a eficácia do produto.
[0015] Assim, de acordo com um primeiro aspecto da presente invenção, há uma composição ectoparasiticidas incluindo uma mistura de um transportador e um ativo com um agente emulsificante, o transportador incluindo um siloxano não-volátil de baixa viscosidade e o ativo incluindo um siloxano não-volátil de alta viscosidade, tanto o siloxano de baixa viscosidade como o siloxano de alta viscosidade tendo um ponto de inflamação de recipiente fechado de pelo menos 100° C.
[0016] Um ponto de inflamação de pelo menos 100° C significa que o siloxano em questão não vai formar uma mistura inflamável no ar, em condições normais de utilização da composição.
[0017] Siloxanos podem ser lineares ou cíclicos. Siloxanos não-voláteis são geralmente lineares. De preferência, o siloxano de baixa viscosidade e o siloxano de alta viscosidade incluem um dimeticona ou um dimeticonol ou uma mistura dos mesmos.
[0018] Dimeticonas são siloxanos lineares da fórmula geral (C2H6OSi)n. Eles são também conhecidos como polidimetilsiloxano (PDMS) e já foram chamados de ‘dimeticona’. Eles são viscoelásticos e sua viscosidade está relacionada a seu peso molecular.
[0019] De preferência, também, o siloxano de baixa viscosidade tem uma viscosidade na faixa de 10 a 1000 centistokes inclusive e o siloxano de alta viscosidade tem uma viscosidade de pelo menos 1000 centistokes. Vantajosamente, o siloxano de baixa viscosidade tem uma viscosidade na faixa de 10 a 100 centistokes inclusive e o siloxano de alta viscosidade tem uma viscosidade na faixa de 50.000 a 200.000 centistokes inclusive.
[0020] Dimeticonas com uma viscosidade de 10 centistokes estão disponíveis, que têm um ponto de inflamação de recipiente fechado em torno de 211° C. Dimeticonas com viscosidades menores de 10 centistokes que têm um ponto de inflamação de recipiente fechado superior a 200° C não estão atualmente disponíveis comercialmente. Dimeticonas com viscosidades superiores a 50.000 centistokes podem ter pontos de inflamação de recipiente fechado superiores a 300° C. O uso desses dimeticonas em uma composição de acordo com a invenção significa que a composição não inclui um líquido inflamável ou combustível e, portanto, não representa um risco de incêndio ao usuário. Em particular, é altamente improvável que a composição permita que um fogo de auto-sustentação surja no cabelo ou corpo em uso se trazidos para perto de uma chama. Isso torna a composição da invenção consideravelmente mais segura de usar do que muitos dos estudos anteriores e torna-o especialmente seguro para o uso em crianças e bebês.
[0021] A composição compreende preferivelmente pelo menos 0,1% do siloxano não-volátil de alta viscosidade e poderá abranger até 50%, mas a proporção atual usada dependerá da sua viscosidade. De preferência, que a composição em si tenha uma viscosidade superior a 30 centistokes para aderir aos ectoparasitas e seus óvulos. De um modo geral, quanto maior a viscosidade do siloxano de alta viscosidade utilizada, menor a proporção de volume necessário na composição, de outra forma a composição fica muito viscosa para uso de forma satisfatória. Em uma composição que inclui um siloxano de alta viscosidade com uma viscosidade na faixa de 50.000 a 200.000 centistokes inclusive, apenas cerca de 4% por volume da composição precisa ser o siloxano de alta viscosidade.
[0022] Em algumas formulações da invenção, um modificador de viscosidade pode ser adicionado à composição básica para ajudar a adesão aos ectoparasitas e seus óvulos. Que tal modificador de viscosidade de preferência inclua um aditivo tixotrópico para engrossar a composição, quando em uso. Também pode estabilizar a composição se quaisquer materiais fisicamente incompatíveis forem adicionados, por exemplo, derivados de silicone hidrofóbica. Modificadores de viscosidade adequados serão conhecidos daqueles qualificados na técnica. Um deles é um aditivo na forma nano-partículas de dióxido de silício entre 7 nm e 40 nm de tamanho. De preferência, que a composição incluía pelo menos 0,1% e até 0,5% em volume do aditivo.
[0023] Em algumas composições da técnica anterior, os agentes de disseminação são usados para ajudar na espalhabilidade da composição sobre a pele e cabelo. Esses agentes que espalham, reduzem a tensão superficial da composição. Contudo, na presente invenção, nenhum agente que espalha é necessário porque siloxanos podem ser usados que têm uma tensão superficial que evita seu uso. Vantajosamente, portanto, o siloxanos da composição têm uma tensão superficial da ordem de de 20 mN / m.
[0024] De preferência, também, o agente emulsificante inclui um copolímero de silicone. Vantajosamente, a composição inclui pelo menos 1% e de preferência entre 1% e 10% por volume de um agente emulsificante que inclui um copolímero dimeticona, por exemplo, uma solução de 40% de um copolímero dimeticona dispersos em Ciclopentasiloxano. Tais agentes estão facilmente disponíveis no mercado e serão conhecidos por aqueles hábeis na técnica porque eles são amplamente utilizados em produtos de higiene pessoal como desodorantes, cosméticos, shampoos e condicionadores de cabelo. Eles agem como um estabilizador emulsificante água em óleo e fornecem o requerido para enxágue para fazer uma composição de acordo com a invenção que lave a pele e o cabelo com facilidade e, portanto, torne-a mais agradável de usar. Enquanto o agente emulsificante em si pode ter um ponto de inflamação inferior a 200° C, a pequena quantidade de agente emulsificante necessária na composição não compromete sua inflamabilidade geral.
[0025] Enquanto misturas de siloxanos são extremamente eficazes para matar piolhos e pulgas, os seus óvulos são mais difíceis de matar e podem sobreviver para causar reinfecção após o tratamento. De preferência, portanto, que a composição seja modificada para melhorar sua eficácia nos óvulos. Tal composição teria a vantagem considerável de que o número de tratamentos necessários para a erradicação de uma infestação de piolho poderia ser significativamente reduzida, em particular nas composições mais eficazes para um único tratamento.
[0026] O requerente descobriu que adicionando um terpeno ou um derivado fenilpropanóide a composições siloxano, enquanto não tendo propriedades inerentes inseticidas, as propriedades físico-químicas do surfactante da composição são melhoradas e que um grau de hidrofilicidade é adicionado à composição global. Isso melhora as propriedades de penetração da composição e permite que o siloxano de alta viscosidade penetre nos aeropiles dos óvulos, além dos espiráculos dos insetos, melhorando assim a eficácia global da composição como um todo.
[0027] De preferência, portanto, que a composição inclua um óleo essencial ou óleos essenciais. De preferência, também, que a composição inclua pelo menos 0,1% por volume do óleo essencial e pode incluir até 2% por volume do óleo essencial. Vantajosamente, o óleo ou óleos essenciais incluem um ou mais terpenos, em particular, o óleo essencial compreende nerolidol.
[0028] Em um segundo aspecto, a presente invenção fornece o uso de uma composição em um método de tratamento ou profilaxia de um ser humano ou animal no que a composição de uma mistura de um carregador e um ativo com um agente emulsificante, o transportador incluindo um siloxano não- volátil de baixa viscosidade e o ativo incluindo um siloxano não-volátil de alta viscosidade, tanto os siloxano de baixa viscosidade como o siloxano de alta viscosidade tendo um ponto de inflamação de recipiente fechado de pelo menos 100° C.
[0029] Em um terceiro aspecto, a presente invenção fornece um método de controlar uma infestação ectoparasítica que inclui aplicar à dita ectoparasita ou seu óvulo uma composição, uma mistura, de um carregador e um ativo com um agente emulsificante, o carregador compreendendo um siloxano não-volátil de baixa viscosidade e o ativo compreendendo um siloxano não-volátil de alta viscosidade, tanto o siloxano de baixa viscosidade como o siloxano de alta viscosidade tendo um ponto de inflamação de recipiente fechado de pelo menos 100° C.
[0030] Dois exemplos de formulações de uma composição ectoparasiticida de acordo com a invenção são os seguintes. Exemplo 1 1. 4% por volume de dimeticona, tendo uma viscosidade de 50,000 centistokes; 2. entre 1% e 4% por volume de um agente emulsificante, incluindo um copolímero dimeticona; 3. até 2% por volume de nerolidol; 4. um equilíbrio de dimeticona com uma viscosidade entre 10 e 100 centistokes. Exemplo 2 1. 4% por volume de dimeticona tendo uma viscosidade de 100,000 centistokes; 2. entre 1% e 4% por volume de um agente emulsificante, incluindo um copolímero dimeticona; 3. 2% por volume de nerolidol; 4. até 0,5% por volume de nano-partículas de dióxido de silício; e 5. um equilíbrio de dimeticona com uma viscosidade entre 10 e 100 centistokes.
[0031] Em particular, as composições de ectoparasiticidas, em conformidade com a presente invenção têm sido desenvolvidas para a conveniência dos usuários particulares como formulações de gel líquido para a aplicação por derramar no cabelo e como formulações gel spray para pulverizar sobre o cabelo através de uma pistola de ação spray.
[0032] Os exemplos específicos dessas formulações são as seguintes. Formulação de Gel Líquido 1. 4% por volume de dimeticona com uma viscosidade de 100.000 centistokes; 2. 2% por volume de um copolímero dimeticona; 3. 2% por volume de nerolidol; 4. 0,5% por volume de nano-partículas de dióxido de silício; e 5. 91.5% de equilíbio de dimeticona, tendo uma viscosidade de 50 centistokes. Formulação Gel Spray 1. 4% por volume de dimeticona com uma viscosidade de 100.000 centistokes; 2. 2% por volume de um copolímero dimeticona; 3. 2% por volume de nerolidol; 4. 0.5% por volume de nano-partículas de dióxido de silício; e 5. 91.5% de equilíbio de dimeticona, tendo uma viscosidade de 10 centistokes.
[0033] Será apreciado que a única diferença entre estas formulações é a viscosidade do carregador dimeticona que, na formulação gel spray, tem uma viscosidade mais baixa para facilitar a aplicação através de uma pistola de ação spray.
[0034] No uso para o tratamento de piolhos, a composição deve ser aplicada em cabelos secos, e os cabelos devem estar totalmente cobertos, desde as raízes às pontas. A composição deve ser deixada no lugar por pelo menos uma hora.
[0035] Descobriu-se que ambos os exemplos são um tratamento altamente eficaz dos piolhos e exibem 100% de piolhos mortos, normalmente dentro de alguns segundos de contato, e 100% de ovos mortos, após uma hora. Depois de uma hora a composição pode ser facilmente lavada com xampu. Os piolhos mortos são levados ao mesmo tempo e também pode ser penteados com facilidade. Quaisquer óvulos mortos ou lêndeas, que são os ovos vazios, também pode ser removido com os dedos ou com um pente fino. O tratamento de ectoparasitas, tais como pulgas em animais, pode ser realizado da mesma maneira.
[0036] Os testes a seguir ilustram a invenção.
Teste 1
[0037] Este teste comparou a eficácia contra piolhos de um produto convencional baseado em siloxano, como descrito no EP1215965 e incluindo uma mistura de 96,7% Ciclopentasiloxano w/w e 3,3% Dimeticonol w/w com uma viscosidade inferior a 20.000 centistokes (Formulação A) e da formulação gel spray detalhados acima (B formulação)
Materiais e métodos Insetos utilizados nos testes
[0038] Piolhos, Pediculus capitis, foram obtidos de voluntários da comunidade. Como resultado os piolhos utilizados nos testes foram obtidos de diferentes fontes. Em cada dia de teste, todas as amostras foram avaliadas uma vez. Para cada um dos testes realizados no mesmo dia todos os piolhos foram obtidos do mesmo paciente individual, de modo que havia uma consistência interna dentro de um lote de repetições de teste. Como apenas um teste de repetição de cada formulação foi realizado em qualquer dia, não poderia ter havido alguma variação entre os testes realizados em dias diferentes. No entanto, isso teria representado a variação normal de piolhos que poderão ser encontrados na comunidade e qualquer variação de resposta seria representativa da gama de respostas que poderão ser encontradas no uso do consumidor.
[0039] Os piolhos são coletados por meio de pentes plásticos de detecção de piolhos e transportados ao laboratório dentro de 2 horas. Os piolhos são contados em lotes que são providos com quadrados de gaze de nylon, como um substrato sobre o qual permanecerá de pé, cada lote atribuído a uma placa plástica de Petri marcada com 55 milímetros.
[0040] Para o procedimento teste uma alíquota de aproximadamente 5-10 mililitros da formulação adequada é derramada na base de uma placa plástica limpa de Petri de 55 milímetros. A gaze tendo os piolhos é imersa no líquido por 10 segundos, período em que a gaze é virada pelo menos duas vezes para garantir a remoção de bolhas de ar. Após a remoção do fluido, a gaze e os insetos são levemente raspados para remover o excesso de fluido e retornados a um filtro de papel de 5,5 mm em suas placa Petri marcadas. O mesmo procedimento é repetido para os outros quadrados de gaze repetidos naquele lote.
[0041] Quadrados de gaze tendo os piolhos são, então, incubados em condições normais de manutenção (30 ° + 2 ° Celsius e 50% + 15% de umidade relativa) para o restante do período de teste. No final do período de exposição, os insetos e a gaze são lavados com um xampu de higiene suave diluído em uma parte de shampoo com catorze partes de água (FWS 1:15), após o que são lavados com 500 ml de água quente de torneira (35 ° Celsius) derramada através e sobre os quadrados de gaze. Em seguida, são secos com papel absorvente usando lenço de papel médicos e incubados sob condições normais de manutenção em placas de plástico Petri limpas de tamanho apropriado até que os resultados sejam registrados.
Resultados Atividade contra piolhos adultos
[0042] “Imóvel” piolhos não apresentando sinais de movimento.
[0043] “Moribundo” descreve os piolhos que retêm algum movimento no momento em que os resultados são marcados. Tais movimentos podem variar de imobilidade física completa, com apenas pequenos movimentos do intestino observáveis, através de contrações musculares dos membros menores, apêndices antenas ou outros, para os insetos que são quase capazes de rastrear, mas falta coordenação suficiente de modo que não poderiam ser considerados como aptos à sobrevivência. Piolhos nesta categoria também são classificados na mortalidade geral como já não sendo efetivamente vivos.
[0044] “Vivo” descreve os piolhos que parecem andar normalmente e seria de esperar, dada a oportunidade para se alimentar, de serem capazes de continuar a vida de uma maneira normal.
[0045] Os testes foram realizados usando um piolho repetido para as formulações testes e uma réplica para o controle. Os testes foram realizados ex vivo, com um tempo de aplicação de 1 hora para todas as formulações e controle. O objetivo destes testes foi o de demonstrar a eficácia dos três produtos testados contra os piolhos do campo.
[0046] Os resultados dos testes são apresentados na Tabela 1 abaixo. A eficácia das formulações é mostrada após um mergulho de 10 segundos e depois uma lavagem imediata e um conjunto de ensaios é mostrado com uma aplicação de 10 minutos e depois enxágue. Esses testes são para mostrar se uma das formulações tem um efeito imediato sobre os piolhos, e se uma aplicação de 10 minutos é bem sucedido em imobilizar os piolhos. Tabela1 Resultados 1 hora após o enxágüe Resultados 2 horas após o enxágüe Resultados 3 horas após o enxágüe Resultados 17 horas após o enxágüe
[0047] Estes resultados de teste mostram que uma composição de acordo com a presente invenção é bem sucedida por imobilizar instantaneamente piolhos após tempos de exposição.
Teste 2
[0048] Este teste comparou a eficácia contra óvulos de piolhos da Formulação de Gel Líquido e a Formulação de Gel Spray, ambos detalhados acima, em dois momentos distintos de exposição. As duas formulações foram testadas com tempos de exposição de 15 minutos e 30 minutos.
Materiais e Método Insetos utilizados nos testes
[0049] Ovos de piolho foram obtidos através do fornecimento de adultos de postura ativa com uma gaze de nylon de malha estreita como um substrato do ovo por um período de 48 horas. Após a remoção dos piolhos, cada pedaço de gaze grande foi cortado em uma série de pequenos pedaços de tamanho adequado e tendo um número adequado de ovos. Esses quadrados foram alocados de forma aleatória para marcadas placas plásticas de Petri de 90 milímetros.
[0050] Para o teste de uma alíquota de aproximadamente 5 mililitros do fluido apropriado foi derramado na base de uma placa de plástico limpo de Petri de 30 milímetros. A gaze tendo os ovos ficou imersa no líquido por 10 segundos, período em que a gaze foi virada, pelo menos duas vezes, para garantir a remoção de bolhas de ar. Após a remoção do fluido, a gaze e os ovos foram levemente raspados para remover qualquer excesso e voltaram à placa de Petri marcada deles. O mesmo procedimento foi repetido para os produtos de teste e do controle de água.
[0051] Quadrados de gaze tendo os ovos foram incubados sob condições normais de manutenção (30° + 2° Celsius e 50% + 15% de umidade relativa) para o restante do período de teste, no final dos quais a gaze foi lavada três vezes com 250 ml de água quente da torneira (34 ° Celsius) derramada através e sobre os quadrados de gaze. Eles foram então secos com papel absorvente usando lenço de papel médico e incubados sob condições normais de manutenção nas placas de plástico Petri de tamanho apropriado até os resultados serem registrados. Os resultados dos testes contra os ovos foram registrados após todo o controle do lote ter completado a incubação, cerca de 12 dias depois.
Resultados Atividade contra os ovos
[0052] A atividade de tratamentos contra lêndeas exige a classificação do efeito de acordo com o grau de penetração do inseticida.
[0053] “Chocado” descreve ovos de piolho em que o embrião interno se desenvolve normalmente e choca normalmente.
[0054] “Meio-chocado” descreve os ovos em que o piolho morre durante o processo de emergência de modo que só consegue levantar a casca do ovo, ou então morre parcialmente ao sair da casca.
[0055] “Morto” descreve os ovos em que o embrião, aparentemente, completou seu desenvolvimento, mas que não saiu da casca do ovo. O piolho jovem morre ou é morto antes ou durante o processo de emergência, mas antes que ele seja capaz de levantar a tampa da casca do ovo.
[0056] “Não desenvolvido” é uma descrição que é aplicada a todos os ovos que não se desenvolveram corretamente ou a todos. Isso pode ser identificado porque no momento de testar os embriões jovens parecem amorfos dentro da casca de ovo transparente. Quando o embrião em desenvolvimento é de cerca de 48 horas de idade, ele começa a desenvolver uma pequena mancha pigmentada na extremidade da tampa do reservatório. Este local vai se desenvolver para tornar-se o olho do piolho e é referido como o "eyespot". Em alguns casos, o embrião pode se desenvolver apenas ao ponto de mostrar um eyespot, mas nestes casos o local é disforme ou pode mesmo estar no lado errado da casca do ovo. Todos esses casos são classificados como "não desenvolvidos".
[0057] Os resultados dos testes estão apresentados na Tabela 2. Tabela 2
[0058] Estes resultados demonstram claramente a eficácia das formulações de ambos contra os óvulos de piolho nos diferentes momentos de exposição. Ambos produziram 100% de mortalidade com 15 a 30 minuto de exposição por vez.
[0059] Será visto a partir dos dados de teste acima que as referidas formulações de Gel Líquido e Gel Spray apresentaram 100% de morte de piolhos em contato, normalmente dentro de 10 a 15 segundos, e 100% de morte de ovo após quinze minutos apenas. Esse é um dramático progresso sobre formulações conhecidas usando siloxanos. WO2007/104345 divulga uma composição que compreende uma mistura de um dimeticona volátil tendo uma viscosidade inferior a 10 centistokes e um dimeticona com uma viscosidade superior a 90 centistokes. No entanto, usando o mesmo regime, conforme indicado acima no Teste 2, esta composição produz 82% de morte de ovo por um tempo de contato de uma hora. Em WO2010/018360 uma formulação de siloxano contendo nerolidol revela que tem um tempo de exposição mais eficaz para a morte de ovos à noite, embora um período de exposição de quatro horas produziu altos níveis de mortalidade de 92,85% em comparação com a exposição durante à noite, que foi de 94,97%. Tipicamente, portanto, o conselho dado aos usuários de tais formulações é a realização de dois tratamentos de 1 hora, sete dias de intervalo. Contudo, a natureza superior da presente invenção é tal que a cura pode ser obtida após um tratamento único de 1 hora. De fato, os pontos de dados do teste para um tempo de tratamento eficaz de apenas cerca de quinze minutos sendo necessário.
[0060] Piolhos humanos têm uma estratégia única de gestão da água. Eles não produzem urina, mas eliminam o excesso de água pela transpiração respiratória, através da traqueia e dos espiráculos. O bloqueio dos espiráculos impede ou reduz a excreção de água, levando muitas vezes à morte por ruptura do intestino.
[0061] Os piolhos tratados com a formulação de Gel Líquido detalhado acima foram digitalizados em um microscópio eletrônico de varredura por espectroscopia raio-x e os elementos químicos encontrados dentro e ao redor dos espiráculos dos piolhos foram determinados pelo corte dos tecidos circundantes, utilizando um feixe de íons focalizado e microanálise de raio-x. Os resultados são mostrados nos desenhos em anexo no qual a
[0062] Fig. 1 é uma fotografia de uma imagem produzida por um microscópio eletrônico de varredura de um espiráculo de um piolho humano após tratamento com a formulação de Gel Líquido, detalhado acima;
[0063] Fig. 2 é um espectrograma de raios-x da área marcada na Fig.1;
[0064] Fig. 3 é uma fotografia de uma imagem produzida por um microscópio eletrônico de varredura de uma seção transversal através de um espiráculo de um piolho humano após tratamento com a formulação de Gel Líquido, detalhada acima; e
[0065] Fig. 4 é um espectrograma de raios-x da área marcada na figura. 3.
[0066] A análise de raio-x mostrou silicone presente em toda a superfície de um piolho tratado; o silicone estando presente em dimeticona, mas não em piolhos. Como mostrado na figura. 1, o silicone tinha formado um tampão ou uma camada fina no interior da espiráculos de piolhos tratados. Um corte com feixe de íons, no microscópio eletrônico de varredura, criou uma seção transversal de um espiráculo abdominal como mostrado na figura. 3. A análise espectral de raio-x, como mostrado nas Figs. 2 e 4 das áreas marcadas em Figs. 1 e 3, respectivamente, destaca a distribuição de silício da dimeticona.
[0067] Sabe-se que formulações ectoparasiticidas contendo siloxanos funciona bloqueando os espiráculos do piolho, evitando assim perda de água. Composições de acordo com a invenção funcionam pelo mesmo mecanismo. No entanto, as imagens e os espectrogramas em anexo mostram que significativamente mais silicone é depositado à esquerda nos espiráculos e na superfície dos piolhos (pós-lavagem) do que com composições convencionais. Na Fig.1, uma espessa camada sobre a superfície do piolho pode ser vista com um tampão físico bloqueando o espiráculo. A Fig. 2 revela ser o tampão basicamente de silicone. Tal tampão cobrindo o espiráculo só pode ser alcançado por siloxanos não-voláteis, utilizados nas presentes formulações porque eles são suficientemente adesivos à cutícula do piolho. Da mesma forma, a fig. 3 que mostra a seção transversal através de um espiráculo revela a penetração da composição no espiráculo, até a traquéia. A Fig. 4 revela uma significativa quantidade de silicone presente no espiráculo. Essas imagens e espectrogramas explicam a performance superior de composições de acordo com a invenção. Em contraste, composições de siloxano convencionais dependem de viscosidade muito baixa, de formulações de siloxano de superfície de tensão muito baixa que pouco se espalham sobre a cutícula do piolho.
[0068] No que se refere à morte de óvos de piolhos, conforme divulgado na WO2010/018360, pensa-se que terpenóides e fenilpropanóides derivados e, em particular terpenoides linear como nerolidol, melhoram as características de penetração de siloxanos na aeropiles do óvulo piolho. Os ovos dos piolhos necessitam de troca gasosa de oxigênio/dióxido de carbono através de suas aberturas aeropile, a fim de desenvolver. Bloquear esta estrutura irá impedir que o ovo se desenvolva. Os resultados do teste detalhado acima mostram que as formulações de Gel Líquido e Spray que contêm nerolidol são altamente eficientes em matar óvos de piolhos. Enquanto espera-se que nerolidol vá melhorar a penetração dos siloxanos de composições de acordo com a presente invenção para o aeropyles dos óvulos, pensa-se também que o siloxano não-volátil utilizado nessas composições forme uma tampa sobre o aeropiles da mesma forma como ao longo dos espiráculos, efetivamente bloqueando-os, sem necessariamente precisar penetrar profundamente no aeropile. Isso explica por que os óvulos são mortos muito rapidamente.

Claims (17)

1. “Composição para ectoparasiticida”, caracterizada por compreender um aditivo tixotrópico selecionado de nanopartículas de dióxido de silício, um agente emulsificante selecionado de uma solução a 40% de um copolímero de dimeticona disperso em ciclopentasiloxano, um siloxano não volátil de baixa viscosidade, tendo uma viscosidade na faixa de 10 a 1000 centistokes e um siloxano não volátil de alta viscosidade, tendo uma viscosidade de, pelo menos, 1000 centistokes, sendo que o siloxano de baixa viscosidade e o siloxano de alta viscosidade tendo um ponto de fulgor de câmara fechada de, pelo menos, 100°C.”
2. “Composição para ectoparasiticida”, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo siloxano de baixa viscosidade e o siloxano de alta viscosidade compreenderem uma dimeticona, um dimeticonol ou uma mistura dos mesmos.
3. “Composição para ectoparasiticida”, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizada pela mistura ter uma viscosidade em excesso de 30 centistokes.
4. “Composição para ectoparasiticida”, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 3, caracterizada pelo siloxano de baixa viscosidade e o siloxano de alta viscosidade terem uma tensão de superfície da ordem de 20 mN/m.
5. “Composição para ectoparasiticida”, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 4, caracterizada por compreender, pelo menos, 1% em volume do copolímero de silicone.
6. “Composição para ectoparasiticida”, de acordo com a reivindicação 5, caracterizada por compreender entre 1% e 10% em volume do copolímero de silicone.
7. “Composição para ectoparasiticida”, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 6, caracterizada pelo siloxano de baixa viscosidade ter uma viscosidade na faixa de 10 a 100 centistokes, inclusive.
8. “Composição para ectoparasiticida”, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 7, caracterizada pelo siloxano de alta viscosidade ter uma viscosidade na faixa de 50.000 a 200.000 centistokes, inclusive.
9. “Composição para ectoparasiticida”, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 8, caracterizada pelo siloxano de alta viscosidade compreender, pelo menos, 0,1% em volume da composição.
10. “Composição para ectoparasiticida”, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 9, caracterizada por compreender um óleo essencial ou óleos essenciais.
11. “Composição para ectoparasiticida”, de acordo com a reivindicação 10, caracterizada pelo(s) óleo(s) essencial(is) compreender(em) um ou mais terpeno(s).
12. “Composição para ectoparasiticida”, de acordo com a reivindicação 10 ou 11, caracterizada pelo óleo essencial compreender nerolidol.
13. “Composição para ectoparasiticida”, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 10 a 12, caracterizada pelo(s) óleo(s) essencial(is) compreender(em), pelo menos, 0,1% em volume da composição.
14. “Composição para ectoparasiticida”, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 10 a 13, caracterizada pelo(s) óleo(s) essencial(is) compreender(em), até 2% em volume da composição.
15. “Composição para ectoparasiticida”, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 14, caracterizada por compreender: 4% em volume de uma dimeticona, tendo uma viscosidade de 100.000 centistokes; entre 1% e 4% em volume de um agente emulsificante, compreendendo um copolímero de dimeticona; até 2% em volume de nerolidol; até 0,5% em volume de um aditivo tixotrópico, contendo partículas nanodimensionadas de dióxido de silício; e um saldo de uma dimeticona, tendo uma viscosidade entre 10 e 100 centistokes.
16. “Composição para ectoparasiticida”, de acordo com a reivindicação 15, caracterizada por compreender um saldo de uma dimeticona, tendo uma viscosidade de 50 centistokes.
17. “Composição para ectoparasiticida”, com a reivindicação 15, caracterizada um saldo de uma dimeticona, tendo de 10 centistokes.
BRPI1007769-3A 2009-05-14 2010-05-12 Metodo e composição para o controle de ectoparatistas BRPI1007769B1 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
GB0908226.4 2009-05-14
GB0908226.4A GB2470208B (en) 2009-05-14 2009-05-14 A method and composition for the control of ectoparasites
GBGB0912209.4A GB0912209D0 (en) 2009-05-14 2009-07-14 A method and composition for the control of ectoparasites
GB0912209.4 2009-07-14
PCT/GB2010/000933 WO2010130983A1 (en) 2009-05-14 2010-05-12 A method and composition for the control of ectoparasites

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI1007769A2 BRPI1007769A2 (pt) 2015-09-01
BRPI1007769B1 true BRPI1007769B1 (pt) 2024-06-25

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
DK177899B1 (en) A method and composition for the control of ectoparasites
WO2000042982A1 (en) Methods and kits for removing, treating, or preventing lice with driable pediculostatic agents
US6103248A (en) Topical preparation and therapy for head lice
ES2749602T3 (es) Composición de dispersión líquida libre de siloxano que comprende isopropilmiristato e isohexadecano para combatir ectoparásitos
GB2462526A (en) A composition for the control of ectoparasites
BRPI1007769B1 (pt) Metodo e composição para o controle de ectoparatistas
CA3161004C (en) Methods and compositions for treating ectoparasite infestations
RU2786837C1 (ru) Средство для профилактики возникновения инвазионных заболеваний, вызываемых аргасовыми клещами семейства "Argasidae"