BRPI1005747A2 - acesso para desbloqueio de lìquido em tubulações fechadas e proteção - Google Patents

acesso para desbloqueio de lìquido em tubulações fechadas e proteção Download PDF

Info

Publication number
BRPI1005747A2
BRPI1005747A2 BRPI1005747A BRPI1005747A2 BR PI1005747 A2 BRPI1005747 A2 BR PI1005747A2 BR PI1005747 A BRPI1005747 A BR PI1005747A BR PI1005747 A2 BRPI1005747 A2 BR PI1005747A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
liquid
access
filter
protection
closed
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Rosimere Dos Santos Brum
Original Assignee
Willam Ramos De Oliveira
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Willam Ramos De Oliveira filed Critical Willam Ramos De Oliveira
Priority to BRPI1005747 priority Critical patent/BRPI1005747A2/pt
Publication of BRPI1005747A2 publication Critical patent/BRPI1005747A2/pt

Links

Landscapes

  • Infusion, Injection, And Reservoir Apparatuses (AREA)

Abstract

ACESSO PARA DESBLOQUEIO DE LìQUIDO EM TUBULAçõES FECHADAS E PROTEçãO. Patente de invenção pertencente ao campo dos acessórios para uso médico que tem por finalidade permitir a abertura das válvulas ou conexões dos extensores de múltiplas vias sem que se exponha o líquido ao contato com o meio-ambiente protegendo, por conseqúéncia, o sistema circulatório humano ou animal. é compreendido por uma tampa substancialmente cilíndrica (1) constituída por conector (2) definido por um duto cilíndrico (3) com porção inferior envolvida por uma luva (4) com superficie interna dotada de rosca Luer (5), enquanto sua porção superior (5) é lisa e constitui elemento "macho" de acoplamento à região inferior do filtro (6) de conformação levemente tronco-cónica.

Description

"ACESSO PARA DESBLOQUEIO DE LÍQUIDO EM TUBULAÇÕES FECHADAS E PROTEÇÃO"
Campo de Aplicação
Refere-se a presente patente de invenção a um dispositivo de acesso pertencente ao campo dos acessórios para uso médico, o qual foi desenvolvido para tornar mais prática e segura a utilização dos intermediários dos equipos para infusão e administração de líquidos em geral, mais especificamente dos extensores de múltiplas vias e dos conectores valvulados ou não que desempenham o papel de fechamento automático dos sistemas infusionais.
Antecedentes da Invenção / Estado da Técnica
Conforme é do conhecimento da técnica, as válvulas e extensores de múltiplas vias já são bastante conhecidos e utilizados para terapia intravenosa, sendo correlatos que necessitam de preenchimento interno dos seus dutos em totalidade para evitar que o ar retido em seu interior seja injetado para dentro do sistema, sob o risco de causar embolia no paciente tratado.
Atualmente esse procedimento é realizado pelos profissionais da área de saúde com dificuldade, e durante sua realização os líquidos e tubulações envolvidos acabam sendo expostos ao meio ambiente - o que acaba por acarretar em risco de contaminação do sistema circulatório do paciente. A título de exemplificação, no atual estado da técnica o procedimento convencional de preenchimento dos extensores de múltiplas vias das cânulas é feito da seguinte forma:
a) é conectado um equipo ou seringa a uma das vias do extensor; b) em seguida, injeta-se o líquido nessa mesma via;
c) dobra-se, então, a parte do tubo proximal com uma das mãos e abre-se a tampa da outra via para eliminação do ar retido no interior do dispositivo;
d) fecha-se a tampa da outra via e repete-se o procedimento de remoção do ar em todas as vias do extensor.
Quando válvulas ou sistemas valvulados compõem o extensor de múltiplas vias ou não, assim como o equipo, fecham-se totalmente os sistemas infusionais e as mesmas somente são acessadas ou abertas pelos conectores padrão, conforme o descrito a seguir:
a) é conectado um equipo ou seringa a uma das vias
acionando a válvula;
b) em seguida, injeta-se o líquido nessa mesma via. O líquido percorre o tubo até atingir a parte proximal com protetor com filtro já existente;
c) como o líquido não passa para as outras vias devido ao fato de as mesmas conterem ar nos tubos bloqueados pelas válvulas fechadas, deve-se desconectar o equipo ou seringa da primeira via utilizada e conectá-los às outras vias, uma de cada vez, até que se preencham todas as vias.
Nota-se que, devido à impossibilidade de remoção automática do ar contido no interior dos dispositivos envolvidos, tais procedimentos revelam-se extremamente trabalhosos e demorados — o que, em situações de emergência, pode ser muito prejudicial para o paciente. Além disso, o excesso de procedimentos que devem ser efetuados muitas vezes com extrema rapidez pode acarretar erros passíveis de causar diversos transtornos.
Apresentação da Invenção
Tendo em vista tais inconvenientes e no propósito de solucioná-los, foi desenvolvido o ACESSO PARA DESBLOQUEIO DE LÍQUIDO EM TUBULAÇÕES FECHADAS E PROTEÇÃO objeto do presente pedido de patente, compreendido basicamente por uma tampa constituída por filtro e conector com luva de rosca Luer Lock (ou somente Luer) que provoca a liberação do ar para a área externa, permitindo que o líquido ocupe os espaços internos dos tubos concomitante e imediatamente após o acionamento da seringa ou abertura de fluxo do equipo.
A utilização do invento permitirá a abertura das válvulas ou conexões dos extensores de múltiplas vias com proteção através do filtro e da luva com rosca Luer, sem que se exponha o líquido ao contato com o meio- ambiente protegendo, por conseqüência, o sistema circulatório humano ou animal.
Outra grande vantagem do acesso apresentado refere-se a grande agilidade e rapidez de procedimentos, tornando muito mais prático o serviço dos profissionais da saúde - que resultará em benefício direto aos pacientes tratados, principalmente em ocasiões de emergência nas quais o tempo ganho pode ser crucial para o bem estar ou até mesmo a vida do paciente tratado.
Assim, é um objetivo do presente invento apresentar um acesso para desbloqueio de líquido em tubulações fechadas e proteção compreendido por tampa constituída por conector dotado de luva com rosca Luer, e filtro.
Outro objetivo do invento consiste em apresentar um dispositivo cuja luva com rosca Luer provoca a liberação do ar para a área externa, permitindo que o líquido ocupe os espaços internos dos tubos concomitante e imediatamente após o acionamento da seringa ou abertura de fluxo do equipo.
É também objetivo do invento propor um dispositivo de proteção cujo filtro permite a aplicação de líquidos por meio de seringas ou intermediários pontiagudos sem que haja a necessidade de abertura do acesso ou remoção da tampa.
Finalmente, é objetivo do invento propor um acesso para desbloqueio de líquido em tubulações fechadas e proteção que compreende meios para possibilitar a abertura de válvulas e conexões de extensores de múltiplas vias sem que haja necessidade de exposição do líquido ou tubulações envolvidas com o meio.
Em caráter ilustrativo e para melhor compreensão, o invento passará a ser mais bem descrito e detalhado com base nos desenhos apensos, nos quais:
A figura 1 apresenta uma vista explodida dos seus componentes constituintes;
A figura 2 apresenta um corte longitudinal do objeto montado e pronto para o uso, e
A figura 3 mostra, em corte longitudinal, o invento devidamente conectado a uma via de um extensor convencional.
Descrição Detalhada da Invenção
Em conformidade com o quanto ilustram as figuras supra relacionadas, o acesso para desbloqueio de líquido em tubulações fechadas e proteção objeto do presente pedido de patente de invenção é compreendido por: uma tampa substancialmente cilíndrica (1) constituída por conector (2) definido por um duto cilíndrico (3) com porção inferior envolvida por uma luva (4) com superfície interna dotada de rosca Luer Lock (5), enquanto sua porção superior (5) é lisa e constitui elemento "macho" de acoplamento à região inferior do filtro (6) de conformação levemente tronco-cônica.
Para a utilização, basta acoplar a tampa (1) na extremidade da via do extensor (E) de modo que, na necessidade de conexão de seringa ou equipo para ministrar solutos ou medicamentos no sistema circulatório do paciente, bastará inserir na outra via do extremidade Luer (E) (não mostrada) que permitirá que o líquido percorra todo o circuito até atingir a cavidade (6) liberando todo o ar através do filtro (6) e efetuar a infusão.
Cabe salientar que embora tenha sido mostrada uma forma construtiva preferencial da presente invenção, fica entendido que eventuais omissões, substituições e alterações construtivas podem ser feitas por um técnico versado no assunto, sem se afastar do espírito e escopo da proteção requerida. E também expressamente previsto que todas as combinações dos elementos que desempenham a mesma função substancialmente da mesma forma para alcançar os mesmos resultados estão dentro do escopo da invenção. Substituições de elementos de uma modalidade descrita por outros são também totalmente pretendidos e contemplados.

Claims (5)

1. Um acesso para desbloqueio de líquido em tubulações fechadas e proteção, caracterizado por compreender uma tampa substancialmente cilíndrica (1) constituída por conector (2) e filtro (6).
2. O acesso conforme a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de o referido conector (2) ser constituído por um duto cilíndrico (3) com porção inferior envolvida por uma luva (4) com superfície interna dotada de rosca Luer Lock (5) enquanto sua porção superior (5) é lisa e constitui elemento "macho" de acoplamento à região inferior do filtro (6).
3. O acesso conforme as reivindicações 1 e 2, caracterizado pelo fato de-a referida luva (4) com rosca Luer Lock (5) provocar a liberação do ar para a área externa e permitir que o líquido ocupe os espaços internos dos tubos concomitante e imediatamente após o acionamento da seringa ou abertura de fluxo do equipo (não mostrado).
4. O acesso conforme a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de o referido filtro (6) permitir a aplicação de líquidos por meio de seringas ou intermediários pontiagudos (não mostrados) sem que haja a necessidade de remoção da tampa (1)
5. Um acesso para desbloqueio de líquido em tubulações fechadas e proteção caracterizada por compreender meios para possibilitar a abertura de válvulas e conexões de extensores de múltiplas vias sem que haja necessidade de exposição do líquido ou tubulações envolvidas com o meio.
BRPI1005747 2010-12-13 2010-12-13 acesso para desbloqueio de lìquido em tubulações fechadas e proteção BRPI1005747A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1005747 BRPI1005747A2 (pt) 2010-12-13 2010-12-13 acesso para desbloqueio de lìquido em tubulações fechadas e proteção

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1005747 BRPI1005747A2 (pt) 2010-12-13 2010-12-13 acesso para desbloqueio de lìquido em tubulações fechadas e proteção

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI1005747A2 true BRPI1005747A2 (pt) 2012-05-02

Family

ID=45994954

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1005747 BRPI1005747A2 (pt) 2010-12-13 2010-12-13 acesso para desbloqueio de lìquido em tubulações fechadas e proteção

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI1005747A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2382611T3 (es) Tapón de cebado protector para válvula luer macho autosellante
ES2913869T3 (es) Válvula para lumbrera de adaptador de catéter
JP2019055264A5 (pt)
ES2780697T3 (es) Catéter IV con toma que tiene un protector de aguja externo y un tabique de control sanguíneo interno
ES2663373T3 (es) Accesorio activador para catéteres de control sanguíneo
US10737057B1 (en) Multiport syringe system for use with a urinary catheter
JP2022009414A (ja) 医療コネクタ用抗菌キャップ
ES2553145T3 (es) Sistemas y métodos para proporcionar un equipo cerrado de ventilación de fármaco peligroso por vía intravenosa
EP0610328B1 (en) Needle catheter with safety device
ES2661085T3 (es) Un conjunto de catéter
ES2808375T3 (es) Adaptador de jeringa y accesorio de válvula
BR112013002119B1 (pt) Dispositivo de entrega de droga e método de entregar medicação líquida para um cateter
JP6084221B2 (ja) ルアー式接続のための挿入体
BR112018008521B1 (pt) Dispositivo de cateter intravenoso com tubo de extensão integrado
ES2373960T3 (es) Aparato para ajustar y retirar medios de cierre en una parte final de un elemento tubular para diálisis peritoneal.
JP2018515220A (ja) 治療薬のエミッタを受け入れるように構成された医療用コネクタ
BR112014008357B1 (pt) conjunto de cateter
BR112012021414B1 (pt) conector para entrega de droga e método de entregar medicação líquida a um conector de cateter
BRPI0418352B1 (pt) conjunto de seringa de lavagem
BR112013001036B1 (pt) Ativador de septo
JPS5875563A (ja) 留置カテ−テル用接続具
BR112020017914A2 (pt) Arranjo de conexão para sistema fechado de transferência de fluidos
BR112018002661B1 (pt) Sistemas de circuito respiratório de lúmen duplo e sistemas de circuito respiratório coaxial
KR20200027267A (ko) 의료용 약액 공급 셋트
JP7386870B2 (ja) 採血装置

Legal Events

Date Code Title Description
B03B Publication of an application: anticipated publication
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: REFERENTE A 4A ANUIDADE.

B08G Application fees: restoration
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: HARTMANN INDUSTRIA E COMERCIO DE PRODUTOS MEDICO-HOSPITALARES LTDA. (BR/RJ)

Owner name: HARTMANN INDUSTRIA E COMERCIO DE PRODUTOS MEDICO-H

B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B06V Preliminary requirement: requests without searches performed by other patent offices: suspension of the patent application procedure
B11B Dismissal acc. art. 36, par 1 of ipl - no reply within 90 days to fullfil the necessary requirements