BRPI1004431A2 - sonda para coleta de embriões pela via transcervical em caprinos e ovinos - Google Patents

sonda para coleta de embriões pela via transcervical em caprinos e ovinos Download PDF

Info

Publication number
BRPI1004431A2
BRPI1004431A2 BRPI1004431A BRPI1004431A2 BR PI1004431 A2 BRPI1004431 A2 BR PI1004431A2 BR PI1004431 A BRPI1004431 A BR PI1004431A BR PI1004431 A2 BRPI1004431 A2 BR PI1004431A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
probe according
embryo collection
collection probe
embryo
probe
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Da Fonseca Jefferson Ferreira
De Barros Paulo Magnus Cabral
Viana Joao Henrique Moreira
Original Assignee
Embrapa
De Barros Paulo Magnus Cabral
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Embrapa, De Barros Paulo Magnus Cabral filed Critical Embrapa
Priority to BRPI1004431 priority Critical patent/BRPI1004431A2/pt
Priority to CN2011800393325A priority patent/CN103167842A/zh
Priority to AU2011264362A priority patent/AU2011264362B2/en
Priority to PCT/BR2011/000177 priority patent/WO2011153603A1/pt
Publication of BRPI1004431A2 publication Critical patent/BRPI1004431A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61DVETERINARY INSTRUMENTS, IMPLEMENTS, TOOLS, OR METHODS
    • A61D19/00Instruments or methods for reproduction or fertilisation
    • A61D19/04Instruments or methods for reproduction or fertilisation for embryo transplantation

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Reproductive Health (AREA)
  • Transplantation (AREA)
  • Zoology (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Micro-Organisms Or Cultivation Processes Thereof (AREA)
  • Media Introduction/Drainage Providing Device (AREA)
  • Surgical Instruments (AREA)

Abstract

SONDA PARA COLETA DE EMBRIõES PELA VIA TRANSCERVICAL EM CAPRINOS E OVINOS. A presente invenção refere-se a um dispositivo, na forma de uma sonda de uso veterinário para coleta de embriões por meio da via transcervical em animais de pequeno porte. O dispositivo ora apresentado foi desenvolvido de forma a aumentar a eficiência na coleta de embriões em animais de pequeno porte, por aumentar a área de exploração uterina, com menos movimentação da sonda e menor risco de lesões uterina. Permite, ainda, recuperar o líquido injetado no útero e, conseqüentemente, os embriões nele contidos, de forma seqüencial e sucessiva.

Description

"SONDA PARA COLETA DE EMBRIÕES PELA VIA TRANSCERVICAL EM CAPRINOS E OVINOS"
CAMPO DA INVENÇÃO
A presente invenção refere-se a um dispositivo de uso veterinário para coleta de embriões por meio da via transcervical em animais de pequeno porte.
FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO
A caprino-ovinocultura é uma atividade pecuária de grande importância em todo o mundo, principalmente em países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento.
Entretanto, é carente em tecnologias avançadas, em investimento na formação e qualificação de mão-de-obra. A incrível capacidade de adaptação destas espécies às diferentes condições ambientais tem proporcionado uma mudança no cenário da pecuária, de modo que essa atividade apresenta um elevado crescimento. Por esse motivo, têm sido buscadas mudanças aos atuais sistemas produtivos.
A necessidade do desenvolvimento de novas técnicas, equipamentos especiais e ainda conhecimento técnico tem demandado um constante investimento em estudos e pesquisas relacionados às biotécnicas de reprodução que objetivem o incremento da produtividade e da rentabilidade dos rebanhos e das unidades produtivas.
Cada avanço tecnológico conseguido para os diversos segmentos rurais repercutem no aumento da produção animal, sendo que as biotecnologias reprodutivas têm uma atuação direta na obtenção de um maior número de animais de elevada qualidade.
A aplicação de tecnologias de reprodução assistida possibilita o incremento do desempenho do melhoramento genético. Algumas dessas técnicas aumentam a seleção diferencial, como a inseminação artificial e a transferência de embriões, enquanto outras aceleram o progresso, encurtando o intervalo entre gerações, como a fertilização in vitro de embriões a partir de animais pré-púberes.
Recentemente, a transferência de embriões em pequenos ruminantes vem ganhando significativa importância dentre as técnicas de manipulação de embriões já estabelecidas. No caso de fêmeas caprinas, tem sido intensamente pesquisados métodos de coleta embrionária cirúrgica (laparotomia), laparoscópica ou transcervical, caracterizando-se, esta última, por ser menos traumática.
A extensão pela qual a transferência de embriões é utilizada em caprinos e ovinos é, principalmente, limitada pelo pequeno porte dos animais, tornando impossíveis as manipulações retais, pela complexidade anatômica da cérvice e pelo custo da técnica.
Especificamente para a laparotomia, sabe-se que essa técnica apresenta alguns entraves como conseqüência do seu uso sucessivo, tais como: desenvolvimento de aderências de ovários, trompas e cornos uterinos entre si e com órgãos adjacentes ao sistema genital, estresse da anestesia e da cirurgia, alto custo e uso limitado da doadora por apenas duas a quatro vezes.
Assim, a coleta de embriões por meio do método de laparoscopia se tornou uma alternativa ao método da laparotomia, tornando-se esta uma técnica imprópria para uso, a médio e longo prazo, em especial nas doadoras de alto valor genético.
Atualmente, a coleta de embriões em cabras e ovelhas é predominantemente executada de forma laparoscópica ou por laparotomia, com os animais sendo submetidos à anestesia geral. Apesar de serem mundialmente difundidas, estas técnicas são mais laboriosas exigem equipamento de elevado valor. Apesar de serem técnicas seguras e precisas, tanto a forma cirúrgica quanto a laparoscópica, estas apresentam todos os riscos e seqüelas inerentes aos processos cirúrgicos que envolvem exploração de órgãos abdominais, principalmente aderências.
Na técnica transcervical, normalmente são utilizados cateteres uretrais humanos, que propiciam a drenagem ininterrupta do fluido infundido, manipulando-se o cateter em movimentos contínuos de vai e vem, sem se inflar o balão.
De modo a minimizar os traumas e possibilitar uma redução de custos decorrentes da técnica cirúrgica e semi-cirúrgica, além de assegurar a coleta de embriões em uma mesma doadora por várias vezes, as técnicas de coleta e transferência de embriões sofreram intensas modificações, passando de totalmente cirúrgicas para totalmente não-cirúrgicas. Desse modo, houve uma adaptação para os caprinos da técnica de coleta pela via cervical, a qual já é utilizada com êxito nos bovinos. As vantagens dos processos não-cirúrgicos são óbvias, incluindo bem-estar animal, diminuição dos riscos de vida e seqüelas cirúrgicas como hérnias e aderências, entre outras. Entretanto, a adaptação da técnica aplicada a um animal de grande porte para outro de médio/pequeno porte, deixa ainda a desejar e requer a busca por novas alternativas.
Para a realização dessa técnica, os animais devem ser anestesiados pela via epidural e um espéculo com fonte luminosa para melhor visualização, fixação e tracionamento da cérvice, por onde é inserida a sonda guiada por um cateter de aço inoxidável. Em seguida, a sonda é acoplada a um circuito de coleta e inicia-se a lavagem uterina, com recolhimento do líquido em filtro de coleta.
Contudo, para as ovelhas, o principal fator que limitava a coleta de embriões pelo método transcervical em escala comercial é a dificuldade de transposição dos anéis cervicais, muito irregulares, tortuosos e de pequeno diâmetro. Isto faz com que o método cirúrgico e o laparoscópico sejam preferidos nesta espécie.
As técnicas do estado da arte apresentam, ainda, desvantagens relacionadas à necessidade da aquisição de equipamento de elevado custo e a formação de aderências do sistema genital das doadoras, reduzindo o número de coletas efetuadas em uma mesma fêmea, e em algumas vezes até comprometendo a vida reprodutiva futura deste animal.
Recentemente, uma alternativa para superar as desvantagens apresentadas quanto à coleta transcervical passou a ser o uso de um cateter Nelaton - Robinson desprovido de balão, o qual é introduzido no interior uterino da fêmea com o auxílio de um mandril, após a fixação do óstio cervical com pinças de Posi.
Uma alternativa ao uso do cateter Nelaton - Robinson em pequenos ruminantes, em especial nas ovelhas, com custo mais baixo e acesso mais fácil, seria o uso das sondas naso - gástricas, as quais são utilizadas em medicina humana. Entretanto, estas possuem uma entrada que só permite a utilização de seringas, e são muito flexíveis, dificultando a manipulação e possibilitando que se dobrem no interior do útero.
Dados técnicos mostrados na literatura revelam o uso da técnica de coleta não cirúrgica em caprinos da raça Boer através da introdução de um cateter pela via transcervical. Contudo, não há menção na técnica, sobre os detalhamentos do cateter utilizado. Especialmente, quanto ao aspecto fundamental para o funcionamento adequado deste, o qual consiste na necessidade de uma conexão externa.
O documento de patente WOOl 52767 descreve um dispositivo que inclui um tubo ou cateter que é introduzido no canal cervical, um tubo flexível, coberto com um revestimento de material também flexível permitindo assim que o tubo possa avançar ao longo do canal cervical e, em seguida, ao longo do corno uterino depois de ter atingido a extremidade distai do tubo. Contudo, o dispositivo apresentado impede a absorção do refluxo quando é transportado para fora.
No documento de patente FR2607011 é descrito um dispositivo que pode ser utilizado para transferência de embriões por via transcervical ou peritoneal. Porém, o dispositivo apresentado é formado por uma seringa com pistão, dispositivo já conhecido para uso em inseminação artificial, não sendo suscetível para uso em coleta de embriões, principalmente de caprinos e ovinos, devido às suas peculiaridades morfológicas.
O documento de patente DE3730347 descreve um instrumento de coleta de embriões destinado à coleta de embriões de pequenos ruminantes, como caprinos e ovinos. O dispositivo possui orifícios na extremidade e utiliza fluidos para promover a suspensão do embrião.
Mais especificamente, em caprinos e ovinos, as técnicas cirúrgicas são mais utilizadas pela dificuldade de manipulação do genital feminino e porque ainda não existem equipamentos apropriados para permitir o uso de outras técnicas para a coleta de embriões. Nas coletas transcervicais descritas no estado da técnica, foram utilizadas sondas para humanos e circuitos para bovinos que, por diferenças de tamanho e calibre, provocam perdas e lesões.
O desenvolvimento de equipamentos específicos para transferência de embriões em caprinos e ovinos, que leve em consideração as peculiaridades anatômicas destas espécies e a flexibilidade, precisão, diâmetro e tamanho necessários, poderá consolidar de vez a coleta de embriões pela via transcervical não cirúrgica.
Tais aspectos podem refletir em melhoria das condições de bem estar animal durante o processo, além de diminuir os riscos e seqüelas cirúrgicas, permitindo a utilização de animais por período relativamente maior. Além disto, adicionalmente à perspectiva de utilização da técnica em outros países que utilizam a coleta cirúrgica, pode prover consumo adicional e exportação do produto.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
A presente invenção refere-se a um dispositivo de uso veterinário para coleta de embriões por meio da via transcervical em animais de pequeno porte. Mais especificamente, o referido dispositivo possui características particulares que possibilitam uma maior eficiência durante o procedimento de coleta de embriões minimizando as perdas de embriões por retenção destes na sonda, proporcionando uma menor taxa de arraste e uma menor descamação do epitélio uterino da fêmea.
A referida sonda ora desenvolvida consiste em um corpo oco, substancialmente tubular, de pequeno diâmetro, macio, flexível; com uma superfície externa, circundante. Possui em uma das extremidades um dispositivo coletor e na outra, que é cega, orifícios para a coleta. Adicionalmente, o dispositivo ora desenvolvido permite, ainda, recuperar o líquido injetado no útero e consequentemente, os embriões nele contidos, de forma seqüencial e sucessiva.
DESCRIÇÃO DAS FIGURAS
A Figura 1 mostra o dispositivo para coleta de embriões desenvolvido pela presente invenção, com detalhamento do dispositivo coletor (A) e dos orifícios (B).
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
A presente invenção refere-se a um dispositivo de uso veterinário para coleta de embriões. Mais especificamente, referido dispositivo consiste em um instrumento para a coleta de embriões por meio da via transcervical em animais de pequeno porte, tais como cabras e ovelhas. A presente invenção não está limitada ao uso do referido dispositivo em caprinos e ovinos, podendo o mesmo ser utilizado em qualquer animal de porte semelhante a estes.
A referida sonda ora desenvolvida consiste em um corpo oco, substancialmente tubular, de pequeno diâmetro, macio, flexível. Referido corpo tubular oco é provido com uma superfície externa, circundante ao eixo geométrico longitudinal, substancialmente liso, de modo a permitir o perfeito deslizamento da sonda ao interior uterino da fêmea.
O diâmetro da superfície externa circundante ao eixo geométrico pode variar entre 0,2 cm e 0,4cm. Já o diâmetro da superfície interna da sonda pode variar entre 0,14 cm e 0,25 cm.
O corpo tubular, ora simplesmente denominado como sonda, é produzido em material com especificidade adequada para o tipo de animal ao qual é destinado, por exemplo, a cabras e ovelhas. Referido material pode ser esterilizado por meio de radiação gama de cobalto 60 e/ou por meio de gás de óxido de etileno, sendo um material atóxico, apirógeno e de uso único.
Para a presente invenção, todo o dispositivo é constituído de material plástico, preferencialmente, mas não limitado a, por exemplo, policloreto de vinila - PVC, polietileno, polipropileno, dentre outros. Mais especificamente, o material polimérico é o policloreto de vinila - ATP-109 CRISTAL.
A principal característica da sonda da presente invenção consiste no fato de que ao longo do seu eixo longitudinal, encontram-se pelo menos 4 (quatro) orifícios dispostos de maneira a possibilitar uma maior eficiência durante o procedimento de coleta de embriões, pois minimiza as perdas de embriões por retenção destes na sonda, proporcionando uma menor taxa de arraste e uma menor descamação do epitélio uterino da fêmea.
A referida sonda possui uma primeira extremidade distai provida de um dispositivo coletor (A) por onde é acoplado um circuito de duas vias. Por uma das vias o líquido é injetado, sendo recolhido pela outra via, que é acoplada a um filtro coletor para armazenar o conteúdo uterino. A segunda extremidade da sonda é cega para permitir sua introdução no interior do útero da fêmea, reduzindo as chances de lesão ao mesmo. Quanto maior a quantidade de orifícios (B) dispostos ao longo da sonda, maior será a facilidade de drenagem do material uterino, reduzindo a necessidade de sucessivas movimentações da sonda e, consequentemente, aumentando a probabilidade de se alcançar uma maior área no interior uterino. Em uma concretização preferida da presente invenção, um primeiro orifício esta disposto cerca de 0,5 cm da primeira extremidade da sonda, ou seja, do seu ápice na qual encontra-se acoplado um dispositivo conector. Os demais orifícios estão dispostos em intervalos de pelo menos 2 cm entre si.
A flexibilidade da sonda da presente invenção foi devidamente ajustada de acordo com a dimensão do diâmetro da mesma, de maneira a proporcionar e garantir uma maior segurança e eficiência no procedimento de coleta de embriões. O ajuste adequado da flexibilidade permite uma boa movimentação da sonda, assim como uma redução do risco de ocasionar lesões ao epitélio uterino (endométrio) e, inclusive perfurações.
A sonda da presente invenção possui um comprimento total adequado para alcançar toda extensão do interior uterino (45 cm). Ou seja, nessa concretização preferida, a referida sonda possui cerca de 10 cm de comprimento a mais do que as sondas uretrais humanas usualmente utilizadas para o procedimento de coleta de embriões em pequenos ruminantes. Tal característica permite que a sonda possa alcançar toda extensão do interior uterino.
A sonda ora desenvolvida permite, ainda, recuperar o líquido injetado no útero e, consequentemente, os embriões nele contidos, de forma seqüencial e sucessiva. Logo, permite a lavagem do conteúdo uterino de fêmeas submetidas à superovulação e coleta dos embriões. A coleta dos embriões é realizada de forma a agregar funcionalidade aos conceitos de anatomia específicos para as espécies relacionadas.
A sonda da presente invenção possui um período de validade preferencial de aproximadamente 36 meses. Inicialmente, referida sonda foi desenvolvida sob a forma de 4 (quatro) produtos diferentes, os quais serão apresentados na forma de modalidades preferidas da presente invenção. Todavia, cabe salientar que, tais modalidades não são limitativas à invenção e que qualquer modificação proposta que não apresente relevante alteração ao objetivo alcançado pela invenção esta completamente compreendida no escopo aqui revelado.
Para uma primeira modalidade preferida da presente invenção, a sonda foi desenvolvida preferencialmente para uso em ovinos e conforme as suas características dimensionais são identificadas como Sonda N0 6 e Sonda N0 8. As referidas características são mostradas na Tabela 1:
Tabela 1: Dimensões da sonda para uso em ovinos
<table>table see original document page 8</column></row><table> Para uma segunda modalidade preferida da presente invenção, a sonda foi desenvolvida preferencialmente para uso em caprinos e conforme as suas características dimensionais são identificadas como Sonda N0 10 e Sonda N0 12. As referidas características são mostradas na Tabela 2:
Tabela 2: Dimensões da sonda para uso em ovinos
<table>table see original document page 9</column></row><table>
Adicionalmente, a sonda ora desenvolvida pode ser utilizada em diferentes sistemas/circuitos de coleta de embriões. Mais especialmente, pode a presente sonda fazer parte de um sistema para coleta de embriões, provido de dispositivos que impeçam o contato com o meio externo durante a manipulação do processo, protegendo os embriões e os animais de contaminações ambientais.

Claims (17)

1. Sonda para coleta de embriões por meio da via transcervical em animais de pequeno porte caracterizado por consistir em um corpo substancialmente tubular oco de pequeno diâmetro, provido com uma superfície externa circundante ao eixo geométrico longitudinal, substancialmente lisa e compreendendo ao longo do seu eixo longitudinal, pelo menos, 4 (quatro) orifícios.
2. Sonda para coleta de embriões de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por ser utilizada em ovinos e caprinos.
3. Sonda para coleta de embriões de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por possuir uma primeira extremidade distai provida de um dispositivo coletor e uma segunda extremidade distai cega.
4. Sonda para coleta de embriões de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por possuir um comprimento total entre 35 e 60 cm;
5. Sonda para coleta de embriões de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por ser o comprimento total de 45 cm;
6. Sonda para coleta de embriões de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por ser o diâmetro da superfície externa entre 0,2 e 0,4 cm;
7. Sonda para coleta de embriões de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por ser o diâmetro da superfície interna entre 0,14 e 0,25 cm;
8. Sonda para coleta de embriões de acordo com reivindicação 1, caracterizada por ser o primeiro orifício disposto a cerca de 0,5 cm da primeira extremidade e os demais dispostos em intervalos de pêlo menos 2 cm entre si;
9. Sonda para coleta de embriões de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por permitir a recuperação do liquido injetado no interior do útero;
10. Sonda para coleta de embriões de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por sua flexibilidade ser devidamente ajustada de acordo com a dimensão do seu diâmetro;
11. Sonda para coleta de embriões de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por o corpo tubular ser produzido em material com especificidade adequada para o tipo de animal ao qual é destinado;
12. Sonda para coleta de embriões de acordo com as reivindicações 1 e 7, caracterizado por referido material ser material flexível e esterilizável, atóxico e apirógeno.
13. Sonda para coleta de embriões de acordo com a reivindicação 12, caracterizado por ser o material flexível, por exemplo, plástico selecionado do grupo de policloreto de vinila - PVC, polietileno, propileno, entre outros;
14. Sonda para coleta de embriões, de acordo com a reivindicação 13, caracterizado por ser o material plástico o policloreto de vinila - ATP-109 CRISTAL.
15. Sonda para coleta de embriões de acordo com a reivindicação 12 caracterizado por ser esterilizável por cobalto 60, gás de oxido de etileno, entre outros;
16. Sonda para coleta de embriões de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por ser utilizado em diferentes sistemas de coleta de embriões.
17. Sonda para coleta de embriões de acordo com as reivindicações 1 a 16, caracterizada por ser de uso único.
BRPI1004431 2010-06-09 2010-06-09 sonda para coleta de embriões pela via transcervical em caprinos e ovinos BRPI1004431A2 (pt)

Priority Applications (4)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1004431 BRPI1004431A2 (pt) 2010-06-09 2010-06-09 sonda para coleta de embriões pela via transcervical em caprinos e ovinos
CN2011800393325A CN103167842A (zh) 2010-06-09 2011-06-09 用于经宫颈路径来收集山羊和绵羊的胚胎的探针
AU2011264362A AU2011264362B2 (en) 2010-06-09 2011-06-09 Probe for the transcervical collection of goat and sheep embryos
PCT/BR2011/000177 WO2011153603A1 (pt) 2010-06-09 2011-06-09 Sonda para coleta de embriões pela via trans-cervical em caprinos e ovinos

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1004431 BRPI1004431A2 (pt) 2010-06-09 2010-06-09 sonda para coleta de embriões pela via transcervical em caprinos e ovinos

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI1004431A2 true BRPI1004431A2 (pt) 2012-02-14

Family

ID=45562627

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1004431 BRPI1004431A2 (pt) 2010-06-09 2010-06-09 sonda para coleta de embriões pela via transcervical em caprinos e ovinos

Country Status (4)

Country Link
CN (1) CN103167842A (pt)
AU (1) AU2011264362B2 (pt)
BR (1) BRPI1004431A2 (pt)
WO (1) WO2011153603A1 (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN103989490B (zh) * 2014-06-09 2016-01-27 浙江农林大学 犬猫一次性使用宫颈细胞刷

Family Cites Families (21)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE3315934A1 (de) * 1983-05-02 1984-11-15 Boehringer Ingelheim KG, 6507 Ingelheim Intrauteriner katheter
FR2576776B1 (fr) * 1985-02-04 1989-04-21 Cassou Robert Sonde pour la recolte d'embryons, sur les juments
FR2597328A1 (fr) * 1985-08-19 1987-10-23 Agronomique Inst Nat Rech Instrument pour l'insemination artificielle, la transplantation d'embryons in utero ou le prelevement de liquides folliculaires, par voie transperitoneale, chez les animaux.
JPH0321223Y2 (pt) * 1986-02-08 1991-05-09
AT387718B (de) * 1986-04-09 1989-03-10 Fischl Franz H Dr Katheder zur kuenstlichen befruchtung
FR2603796B1 (fr) * 1986-09-17 1990-07-27 Agronomique Inst Nat Rech Instrumentation pour la collecte d'embryons, sous laparoscopie, chez les petits ruminants
SE455368B (sv) * 1986-11-11 1988-07-11 Roger Hellgren Anordning for nedleggning i tunntarmen i och for intestinal aspiration/perfusion
FR2715824B1 (fr) * 1994-02-10 1996-04-12 Ccd Laboratoire Sonde médicale, notamment pour insémination intra-utérine ou transfert ovocytaire.
CN2195301Y (zh) * 1994-07-12 1995-04-26 骆仁华 怀孕子宫内容物收集器
CN2360049Y (zh) * 1998-05-08 2000-01-26 上海市儿童医院上海医学遗传研究所 一种羊多细胞胚胎移植器
ES2156579B1 (es) * 2000-01-20 2002-01-16 Univ Murcia Dispositivo y metodo para introducir y/o recoger fluidos en el interior del utero de un animal.
FR2810247B1 (fr) * 2000-06-14 2008-07-25 Prodimed Dispositif echogene et/ou radio opaque pour le prelevement ou le transfert dans les organes genitaux
GB0121690D0 (en) * 2001-09-08 2001-10-31 Smiths Group Plc Medico-surgical devices
CN2525951Y (zh) * 2002-01-16 2002-12-18 程定超 人工授精与宫腔注药导管
BR8300023U (pt) * 2003-01-07 2004-10-26 Alexandre Henryli De Souza Disposição introduzida em sonda de coleta embrionária em bovinos e outros ruminantes
CN100579487C (zh) * 2006-06-29 2010-01-13 蒋和生 适于水牛的动物胚胎收集仪
CN1957858A (zh) * 2006-11-09 2007-05-09 广西塑料研究所 牛胚胎收集仪冲胚管
ES2319053B1 (es) * 2007-07-31 2010-02-08 Magapor, S.L. Cateter de inseminacion post-cervical de deposicion multiple.
GB0719037D0 (en) * 2007-09-28 2007-11-07 Vitrolife Sweden Ab Sampling needle
CN201213834Y (zh) * 2008-07-07 2009-04-01 毕宜法 胚胎移植管
CN201257008Y (zh) * 2008-08-05 2009-06-17 程定超 预移植与人工受精导管

Also Published As

Publication number Publication date
AU2011264362B2 (en) 2015-07-02
WO2011153603A1 (pt) 2011-12-15
AU2011264362A1 (en) 2013-01-24
CN103167842A (zh) 2013-06-19

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2966282T3 (es) Dispositivo para introducir u obtener un líquido con gametos, embriones o cualquier otro tipo de solución del oviducto de una cerda
Wilson Transcervical insemination techniques in the bitch
Romagnoli et al. Transcervical artificial insemination in dogs and cats: review of the technique and practical aspects
BRPI1004431A2 (pt) sonda para coleta de embriões pela via transcervical em caprinos e ovinos
Makloski Clinical techniques of artificial insemination in dogs
Kidder et al. Nonsurgical collection and nonsurgical transfer of preimplantation embryos in the domestic rabbit (Oryctolagus cuniculus) and domestic ferret (Mustela putorius furo)
WO2011072354A1 (pt) Circuito para coleta de embriões pela via transcervical em caprinos e ovinos
Hazeleger et al. A method for transcervical embryo collection in the pig
Mans et al. Endoscopy-guided ectopic egg removal from the urinary bladder in a leopard tortoise (Stigmochelys pardalis)
Schnobrich How to use endoscopy (hysteroscopy and laparoscopy) to manage the sub-fertile mare.
Voglmayr et al. A modified technique for cannulating the rete testis of the bull
Ramadan et al. Intersexuality in goats
CN108135733A (zh) 通过子宫镜插入生物活性无框或有框子宫内设备或子宫内系统的新仪器
Coe et al. Physiology and reproductive techniques for the whitetail deer
Seddek et al. New surgical technique for treatment of obstructive penile urethrolithiasis without interference with breeding capability: clinical study on 25 calves.
McCue et al. Prostaglandin E
Xu et al. Laparoscopic Radical Cystectomy for Female Patients
Bedirian et al. An intravaginal method for the recovery and transfer of bovine eggs
BR202020020640U2 (pt) Colposcópio com iluminação direta para fazer inseminação com acesso visual do colo do útero da vaca
Beckley The production of intrauterine ureteral obstruction and vesico-ureteric reflux and their effect on the foetal kidney
Choi et al. Analysis of relationship between intraoperative bleeding and interval from biopsy to robotic radical prostatectomy
Umarua et al. Comparative evaluation of some surgical approaches to recovery and transfer of caprine embryos in the red Sokoto goat (RSG).
Shettko et al. Intersex Gonadectomy
John Martin Radiographic evaluation of pyometra and its surgical management in dogs
Candappa Assessing the suitability of Cervidil (TM) to facilitate artificial insemination and embryo transfer in ewes

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B65X Notification of requirement for priority examination of patent application
B65Z Priority examination of the patent application refused (request does not comply with dec. 132/06 of 20061117)
B150 Others concerning applications: publication cancelled
B65Z Priority examination of the patent application refused (request does not comply with dec. 132/06 of 20061117)
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: suspension of the patent application procedure
B07A Technical examination (opinion): publication of technical examination (opinion)
B09B Decision: refusal
B12B Appeal: appeal against refusal