BRPI1003953A2 - processo e dispositivo para mediÇÕes de temperaturas e termografias em tempo real utilizando sensores alimentados por luz transmitida por fibra àptica - Google Patents

processo e dispositivo para mediÇÕes de temperaturas e termografias em tempo real utilizando sensores alimentados por luz transmitida por fibra àptica Download PDF

Info

Publication number
BRPI1003953A2
BRPI1003953A2 BRPI1003953A BRPI1003953A2 BR PI1003953 A2 BRPI1003953 A2 BR PI1003953A2 BR PI1003953 A BRPI1003953 A BR PI1003953A BR PI1003953 A2 BRPI1003953 A2 BR PI1003953A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
sensor
light
temperature
transmitted
fiber
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Francis Rumenos Piedade
Original Assignee
Varixx Ind Eletranica Ltda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Varixx Ind Eletranica Ltda filed Critical Varixx Ind Eletranica Ltda
Priority to BRPI1003953 priority Critical patent/BRPI1003953A2/pt
Publication of BRPI1003953A2 publication Critical patent/BRPI1003953A2/pt

Links

Abstract

PROCESSO E DISPOSITIVO PARA MEDIÇÕES DE TEMPERATURAS E TERMOGRAFIAS EM TEMPO REAL UTILIZANDO SENSORES ALIMENTADOS POR LUZ TRANSMITIDA POR FIBRA àPTICA. De acordo com a presente invenção, um sensor cspecial, com capacidade de medição de temperatura à distância, sem contato, por radiação infravermelha, alem da temperatura do proprio sensol; com comunicão por rede de fibras óticas, utilizando um protocolo proprietário, e que dispensa totalmente alimentação por baterias ou por cabos sendo alimentado pela luz transmitida por fibras ópticas poliméricas, permitindo ligação de dezenas de sensores ma mesma rede e inserido em circuitos elétricos de baixa e média tensão, sem comprometimento da isolação, para medições de temperaturas de pontos chaves do equipamento continuamente, dispensando terinografias periódicas. A temperatura do corpo a ser medida ocasiona uma radiação em infravermelho, a qual é medida pelo sensor especial, convertida para digital, e transmitida, juntamente com a temperatura do corpo do sensor. O sensor é alimentado pela luz enviada por uma interface tipo "gatewav" por uma fibra óptica poliniérica, sendo convertida no sensor para energia elétrica por meio de foto-diodos e circuito chaveador tipo "boost". Deste modo consegue-se alimentação, sem comprometer a isolação por uso de cabos metálicos ou sem utilização de baterias. O sistema consegue deste modo substituir com muitas vantagens a execução de termografias periódicas em painéis elétricos de baixa, média e alta tensão ou medição de temperatura de equipamentos, como transformadores e outros.

Description

"PROCESSO E DISPOSITIVO PARA MEDIÇÕES DE TEMPERATURAS E TERMOGRAFIAS EM TEMPO REAL UTILIZANDO SENSORES ALIMENTADOS POR LUZ TRANSMITIDA POR FIBRA ÓPTICA".
A presente invenção refere-se a um processo e dispositivos para medição de
temperaturas múltiplas, sem contato e periodicamente, de modo automático, substituindo deste modo termografias periódicas em painéis elétricos de baixa e média tensão, dispositivos, equipamentos elétricos, transformadores e outros com a vantagem de não precisando de alimentação convencional e nem baterias poderem ser inseridos em circuitos elétricos de baixa, média e alta tensão, pois só recebem ligação de fibras ópticas poliméricas de altíssima isolação. As novas regulamentações e normas como NRIO e outras impedem a abertura de painéis elétricos energizados sem uma proteção adequada, o que encarece e dificulta o processo de termografia.
Atualmente para se determinar se determinada conexão elétrica ou um
equipamento elétrico ou não, está sofrendo aquecimento por qualquer causa, ao longo do tempo, é necessário ter acesso visual ao equipamento e utilizando-se de um dispositivo especial, com visada Laser, fazer medições ponto a ponto, ou utilizando-se de uma câmera em infravermelho fazer uma imagem com padrões de cores correspondentes a cada faixa de temperatura. A desvantagem evidente deste processo é o alto consumo de tempo e mão de obra especializada, além de risco de acidentes e altos intervalos de tempo entre as medições. Existem também sensores sem contato mas com saídas analógicas e que exigem alimentação por cabos o que inviabiliza a sua proximidade com circuitos energizados.
O presente processo apresentado permite realizar medições praticamente em tempo real ou com intervalos de tempo muito curtos, dos dispositivos elétricos e conexões internamente a painéis elétricos de baixa e média tensão e também externos, em equipamentos, como transformadores ou processos industriais. A altíssima isolação entre sensores e os dispositivos de baixa tensão, como relês e computadores, permitem a sua aplicação para medição de dispositivos energizados sem risco para o sistema ou pessoas e sem interferir com normas de segurança, como resistência ao arco e outras. Uma vantagem adicional é que se pode, com um único dispositivo de apresentação de dados, como relê de proteção ou CLPs ou computador, medir centenas de pontos diferentes, com as saídas de dados dos sensores conectados em rede de fibras óticas que ao mesmo tempo que que provê a comunicação de dados provê também a alimentação de cada sensor micro-processado.
O processo se baseia no principio de se medir a energia irradiada pelo corpo a ser medido, na faixa de infravermelho. Cada sensor mede ainda ao mesmo tempo a temperatura de seu corpo, ou seja, do ar circundante. A principal inovação na presente invenção é a alimentação de cada um dos sensores da rede pela luz enviada continuamente pelas fibra polimérica cuja energia luminosa é armazenada nos sensores para ser utilizada nos períodos de leitura. Pode-se utilizar uma única fibra polimérica para alimentação e dados, com transdutores luz bidirecionais nas duas extremidades ou fibras poliméricas duplas para cada sensor sendo uma para transmissão da Iuz para alimentação do sensor e outra para dados, sendo que nos dois casos as mesmas são inseridas em vários conversores ou "Gateways" instalados nos circuitos de baixa tensão de comando dos painéis elétricos e portanto alimentados de modo convencional. As leituras periódicas podem ser iniciadas por uma breve interrupção do sinal de luz continua, o que sinal iza ao sensor o comando de efetuar nova leitura ou pode ser iniciada pelo próprio sensor, no caso de utilização de duas fibras óticas por sensor, periodicamente ou automaticamente a cada vez que a energia armazenada for suficiente para uma nova leitura. Isto pode ocorrer a breves intervalos de tempo já que o circuito do sensor entra em estado de hibernação, de muito baixo consumo entre as leituras.
Na figura 1 pode se observar o circuito completo do sensor (1) na versão com duas
fibras ópticas, sendo uma fibra óptica responsável por enviar luz de alimentação ao sensor (2) e uma fibra óptica responsável pela comunicação de dados (3). A fibra óptica (2) ilumina um foto-diodo (4) o qual gera uma pequena corrente a qual carrega o capacitor (5), cuja tensão é elevada por um circuito chaveador especi al izado tipo "boost" (6), carregando o capacitor (7) cuja tensão de nível adequado ao circuito alimenta nos períodos de leitura o microprocessador (8), o circuito de interface (9) e o sensor de infravermelho (10) o qual recebe as ondas de infravermelho (11) provenientes do objeto a ser medido. O diodo emissor (12) é chaveado pelo microprocessador, utilizando-se um"protocolo específico para comunicação de dados com o circuito do "gateway" do outro lados das fibras ópticas.
Na figura 2 pode-se observar o circuito completo do sensor (1) na versão com uma fibra óptica (12), sendo esta fibra óptica responsável tanto pela alimentação por feixe de luz como pela comunicação de dados. Um dispositivo divisor tipo prismático ou semelhante (2) faz a devida transmissão de luz ao foto-diodo (3) o qual gera uma pequena corrente a qual carrega o capacitor (4), cuja tensão é elevada por um circuito chaveador especializado tipo "boost" (5), carregando o capacitor (6) cuja tensão de nível adequado ao circuito alimenta nos períodos de leitura o microprocessador (7), o circuito de interface (8) e o sensor de infravermelho (9) o qual recebe as ondas de infravermelho (10) provenientes do objeto a ser medido. O diodo emissor (11) é chaveado pelo microprocessador, util izando-se um protocolo específico para comunicação de dados e sua luz é transmitida pelo divisor tipo prismático (2) para envio á fibra óptica (12) para comunicação com o circuito do "gateway" do outro lados da fibras óptica. Neste tipo de circuito o inicio de leitura deve ser comandado pelo "gateway".
Na figura 3 pode-se observar uma conexão típica de um módulo sensor (2) com um "gateway" ou conversor (1) utilizando-se duas fibras ópticas (7) sendo uma delas responsável pela alimentação do sensor conectada ao conector de transmissão (3) e ao conector de recepção (4) e a outra, responsável pela transmissão de dados, conectada ao conector de transmissão (6) e ao conector de recepção (5). Na figura 4 pode-se observar uma conexão típica de um módulo sensor (2) com um "gateway" ou conversor (1) utilizando-se uma fibra óptica (5) sendo ela responsável tanto pela alimentação do sensor pela luz transmitida do "gateway (1) até o sensor (2) e pela transmissão de dados entre o sensor (2) e "gateway" (1). A fibra óptica (5) é conectada aos conectores de transmissão e recepção de dupla finalidade (3) e (4).
Na figura 5 pode-se observar uma conexão típica do sistema completo composto por um relê ou indicador de temperaturas (1) o qual se comunica com os "gateway s" (3):(4)- e (5) através de um circuito de fibras ópticas ou cabos múltiplos (2), cabo este que como iria instalado no circuito de baixa tensão dos painéis não traria inconvenientes para a isolação do sistema. Cada "gateway" é ligado aos seu conjunto de sensores (6), (7) e (8) pelas fibras ópticas poliméricas (9), (10) e (11). Pode-se utilizar dezenas de "gateways" e centenas de sensores com um único relê indicador.

Claims (6)

1. Processo para medição de temperaturas múltiplas e termografia, sem contato e periodicamente, de modo automático, substituindo termografias periódicas em painéis elétricos de baixa e média tensão, dispositivos, equipamentos elétricos, transformadores e outros, utilizando-se sensores alimentados por luz e comunicação de dados transmitidos por fibra óptica polimérica o que dispensa baterias e cabos de alimentação, permiti ndo seu uso inseridos em sistemas energizados sem comprometer a isolação, caracterizado pelo fato de: Utilizar um tipo de sensor específico, com leitura de temperatura sem contato, com protocolo de comunicação proprietário, com dados trafegando por múltiplos sensores, por fibras óticas, sem necessidade de alimentação por baterias ou cabos e sim alimentados por luz transmitida por fibra óptica polimérica, ligados diretamente a "gateways" específicos, estes sim alimentados os quais se comunicam com um relê de proteção ou dispositivo indicador digita por rede de comunicação por fibra óptica ou cabos múltiplos, já que esta rede estaria no circuito de baixa tensão do equipamento a ser monitorado.
2. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de: Utilizar uma técnica de medição sem contato, por radiação infra-vermelha e alimentação dos sensores por jus transmitida por fibra óptica polimérica e comunicação de dados com protocolo que permite múltiplos sensores em uma rede serial também transmitia por fibra óptica polimérica.
3.
Dispositivo para medição sem contato en duas versões, composto na sua versão 1, conforme figura 1, de corpo (1), placa eletrônica com o sensor propriamente dito (11), conectores para conexão de fibras ópticas (2) e (3), foto-diodo (4), capacitor de
armazenagem de energia (5), chaveador tipo "boost" (6), filtro (7), microprocessador (8), interface (9), sensor de infravermelho (10) e diodo emissor deluz (12)' ou na sua"versão"2
conforme figura 2, de corpo (1), , placa eletrônica com o sensor propriamente dito (10), conector para conexão de fibra óptica (12), foto-diodo (3), capacitor de armazenagem de energia (4), chaveador tipo "boost" (5), filtro (6), microprocessador (7), interface (8), sensor de infravermelho (9) e diodo emissor de luz (11) alem de divisor prismático de luz (2), caracterizado pelo fato de: Utilizando um sensor especial calibrado um a um, para medição sem contato, à distância, através de radiação infra-vermelha do corpo a ser medido e também da temperatura do corpo do sensor, com todo o circuito alimentado por luz transmitida por fibra óptica polimérica a qual é convertida em energia elétrica no circuito do sensor e com dados transmitidos também por fibra óptica pol imérica.
BRPI1003953 2010-10-06 2010-10-06 processo e dispositivo para mediÇÕes de temperaturas e termografias em tempo real utilizando sensores alimentados por luz transmitida por fibra àptica BRPI1003953A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1003953 BRPI1003953A2 (pt) 2010-10-06 2010-10-06 processo e dispositivo para mediÇÕes de temperaturas e termografias em tempo real utilizando sensores alimentados por luz transmitida por fibra àptica

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1003953 BRPI1003953A2 (pt) 2010-10-06 2010-10-06 processo e dispositivo para mediÇÕes de temperaturas e termografias em tempo real utilizando sensores alimentados por luz transmitida por fibra àptica

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI1003953A2 true BRPI1003953A2 (pt) 2013-09-03

Family

ID=49036287

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1003953 BRPI1003953A2 (pt) 2010-10-06 2010-10-06 processo e dispositivo para mediÇÕes de temperaturas e termografias em tempo real utilizando sensores alimentados por luz transmitida por fibra àptica

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI1003953A2 (pt)

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN103713616A (zh) * 2014-01-09 2014-04-09 国家电网公司 变电站现场安全监控系统

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN103713616A (zh) * 2014-01-09 2014-04-09 国家电网公司 变电站现场安全监控系统

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US8692984B2 (en) Field tester for topologies utilizing array connectors and multi-wavelength field tester for topologies utilizing array connectors
GB2064112A (en) Fire alarm system
US8786451B2 (en) Leak detection system having power and communication lines
JP6998164B2 (ja) 光給電システム
KR102308420B1 (ko) 수배전반용 온도센서를 포함한 모니터링시스템(고압반, 저압반, 전동기 제어반, 분전반)
CN203100923U (zh) 一种电缆接头的在线温度测量装置
CN108809414A (zh) 光纤网络智能维护装置及其光纤全数据检测仪
UA46054C2 (uk) Система, спосіб та пристрій для моніторингу оптоволоконного кабелю
CN201016813Y (zh) 一种高压带电体温度在线监测装置
CN201096542Y (zh) 光纤式温度在线监测系统
KR20140024129A (ko) 3차원 분포형 지하 온도 측정 시스템
BRPI1003953A2 (pt) processo e dispositivo para mediÇÕes de temperaturas e termografias em tempo real utilizando sensores alimentados por luz transmitida por fibra àptica
CN208623672U (zh) 光纤网络智能维护装置及其光纤全数据检测仪
CN103698047A (zh) 高压电气设备非接触式荧光测温系统
CN203274937U (zh) 一种高压电气设备无源区间式温度监测装置
CN203259269U (zh) 荧光塑料光纤温度传感系统
CN105531897A (zh) 具有光波导片的负荷中心监控器
RU137374U1 (ru) Волоконно-оптическое устройство для измерения распределения температуры
CN208012768U (zh) 一种光纤互联阵列温度场平板探测装置
CN103278252B (zh) 一种高压电气设备无源区间式温度监测装置
CN219589840U (zh) 一种基于光纤传感技术的变压器温度监测系统
CN206420564U (zh) 一种光照强度测量系统
CN217543949U (zh) 一种锂离子电池箱的红外光纤感温火灾探测器
CN205102950U (zh) 一种基于分布式光纤感温技术的电力装置故障诊断系统
CN208187564U (zh) 一种多功能电气设备在线测温系统

Legal Events

Date Code Title Description
B06G Technical and formal requirements: other requirements

Free format text: APRESENTE O CONTRATO SOCIAL DA EMPRESA PARA COMPROVAR QUE O SIGNATARIO DA PETICAO INICIAL POSSUI PODERES PARA REPRESENTAR O DEPOSITANTE.

B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B06V Preliminary requirement: requests without searches performed by other patent offices: suspension of the patent application procedure
B11B Dismissal acc. art. 36, par 1 of ipl - no reply within 90 days to fullfil the necessary requirements