BRPI1003435B1 - Processo de produção de compostos de aminoácidos, compostos de aminoácidos naturais, composição nutracêutica e composição alimentícia - Google Patents

Processo de produção de compostos de aminoácidos, compostos de aminoácidos naturais, composição nutracêutica e composição alimentícia Download PDF

Info

Publication number
BRPI1003435B1
BRPI1003435B1 BRPI1003435-8A BRPI1003435A BRPI1003435B1 BR PI1003435 B1 BRPI1003435 B1 BR PI1003435B1 BR PI1003435 A BRPI1003435 A BR PI1003435A BR PI1003435 B1 BRPI1003435 B1 BR PI1003435B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
amino acid
production process
fish
acid compound
enzymes
Prior art date
Application number
BRPI1003435-8A
Other languages
English (en)
Inventor
Denise Cerávolo Verreschi
Edson Lessi
Rogério Souza De Jesus
Rodrigo Roubach
Jorge Harison Pereira Do Nascimento
Original Assignee
Instituto Nacional De Pesquisas Da Amazônia - Inpa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Instituto Nacional De Pesquisas Da Amazônia - Inpa filed Critical Instituto Nacional De Pesquisas Da Amazônia - Inpa
Priority to BRPI1003435-8A priority Critical patent/BRPI1003435B1/pt
Publication of BRPI1003435A2 publication Critical patent/BRPI1003435A2/pt
Publication of BRPI1003435B1 publication Critical patent/BRPI1003435B1/pt

Links

Landscapes

  • Fodder In General (AREA)
  • Feed For Specific Animals (AREA)

Abstract

processc) de produção de compostos de aminoácidos, compostos de aminoácidos naturais, composição nutracêutica e composição alimenticia a presente invenção refere-se a um processo de produção de compostos aminoàcidos e compostos aminoácidos naturais, em geral obtidos de peixe fresco que pode ser utilizado como aditivo na nutrição, especialmente em rações animais. adicionaímente, a presente invenção descreve uma composição alimentícia rica em carboidratos, suplementada com hidrolisado protéico de peixe, para consumo humano.

Description

Relatório Descritivo de Patente de Invenção
Processo de Produção de Compostos de Aminoácidos, Compostos de Aminoácidos Naturais, Composição Nutracêutica e Composição Alimentícia
Campo da Invenção /
A presente invenção refere-se ao campo da engenharia de alimentos e nutrição, principalmente ao campo da nutrição animal. Trata-se, invenção em tela, de um processo de produção de um composto de aminoácidos utilizando hidrolisados protéicos de peixe, em geral obtidos de peixe fresco, e aminoácidos isolados naturais, que pode ser utilizado como aditivo na nutrição, especialmente em rações animais. Adicionalmente, a presente invenção descreve uma composição alimentícia rica em carboidratos, suplementada com hidrolisado protéico de peixe, para consumo humano.
Antecedentes da Invenção
Enquanto muitos estoques pesqueiros naturais já se encontram em seu limite máximo de exploração, a produção de pescado pela aqüicultura tem aumentado muito nos últimos anos. Segundo Fritsch & Daros (2003), o problema da sustentabilidade pesqueira reside na sobrepesca, carência de informações, degradação de rios e lagos, frota de embarcações obsoletas e políticas governamentais adotadas que causam o desequilíbrio do setor. Relacionado à sustentabilidade, à pesca e à aqüicultura ocorre o fato que apenas 50 % do peso total do peixe é aproveitado para o consumo, o restante é descartado como resíduo de indústria processadora ou de entrepostos de comercialização. Estes resíduos quando descartados inadequadamente causam sérios problemas ambientais (Nunes e Ogawa, 1999). No entanto, quando aproveitados, podem reduzir o volume de sólidos de pescado processado. Os concentrados protéicos permitem a transformação do que antes era poluente em produtos de excelente qualidade quanto ao valor
2/13 nutricional, esses concentrados podem ser obtidos pela ação de enzimas proteolíticas sob circunstâncias aceleradas da digestão e geram um produto final que contém entre 80 e 90 % da proteína na matéria seca (Ritchie e Mackie, 1982).
No âmbito patentário, alguns documentos descrevem compostos nutricionais e processos para a sua produção. As referências que circunscrevem a invenção sem, contudo, antecipá-la ou sequer sugeri-la, estão listadas a seguir.
O documento PI 9706341-0 descreve um processo para obtenção de rações e ingredientes para nutrição animal resistentes às contaminações bacterianas, onde os alimentos para animais são tratados com formaldeído. A presente invenção difere desse documento por referir-se a um processo para a obtenção de composto de aminoácidos diretamente através da junção de diferentes hidrolisados obtidos por hidrólise enzimática de peixe e aminoácido de origem natural.
O documento PI 9712759-0 divulga um processo para a produção de alimento seco para peixe e mariscos com base em matéria-prima de peixe fresco, produtos de carboidratos vegetais juntamente com outros aditivos, onde são adicionados para dar um teor de carboidratos, no alimento produzido. A presente invenção difere desse documento por produzir composto de aminoácidos diretamente através da junção de diferentes hidrolisados obtidos por hidrólise de peixe, ou seja, origem animal, e não um composto de materiais que inclui produtos de carboidratos vegetais e outros aditivos.
O documento PI 0505673-0 apresenta um aditivo para ração animal que estimule um aumento de sua imunidade mediante a inibição da produção de toxinas resultantes dos fungos pré-existentes na ração. A presente invenção difere desse documento por ser um composto de aminoácidos compreendendo a junção de diferentes hidrolisados obtidos por hidrólise de peixe.
O documento PI 0510614-1 refere-se a uma ração para peixes à base de ácidos graxos poliinsaturados obtidos por fermentação. O documento US 4,016,295 apresenta alimento rico em proteínas, especialmente adequado para
3/13
animais domésticos, produzido submetendo material de proteína, como carnes ou peixes a fermentação com produção ácida. A presente invenção difere desse documento pelo processo de produção compreender hidrólise enzimática e seu produto um composto de aminoácidos, não compreendendo o processo de fermentação citado nos referidos documentos.
O documento PI 0517040-0 descreve núcleos de grânulos de princípio ativo hidrofílico que compreendem também amido ou um derivado do mesmo destinados à nutrição ou tratamento de ruminantes. A presente invenção difere desse documento por compreender compostos de aminoácidos com aminoácidos naturais vegetais, fato não citado no referido documento.
O documento PI 0519645-0 divulga um processo para preparar uma composição de ração úmida para animal de estimação felino compreendendo um material baseado em carne e carboidrato. A presente invenção difere desse documento por ser um composto de aminoácidos com aminoácidos naturais vegetais, fato não citado no referido documento.
O documento PI 0700756-6 apresenta um processo compreendendo a seleção de um suplemento vitamínico, mineral e aminoácido na forma de pó ou liquido e transformação dos mesmos para o estado de massa compactada. A presente invenção difere desse documento por ser um composto de aminoácidos com aminoácidos naturais vegetais, fato não citado no referido documento, não necessitando de materiais adicionais como suplemento vitamínicos e minerais.
O documento PI 0705372-0 descreve processo de fabricação de ingredientes e/ou ração animal peletizados a partir de resíduos de cervejaria. A presente invenção difere desse documento por não compreender resíduos de cervejaria, mas, sim, partes ou o todo de peixes.
O documento US 6,168,815 divulga um método para a produção contínua de alimentos secos para peixes e crustáceos, adicionando produtos de carboidratos vegetais e outros aditivos ao material fresco de peixe. A presente invenção difere desse documento por não adicionar um composto de carboidratos vegetais e outros aditivos ao material fresco de peixe, mas, sim,
por produzir um composto de aminoácidos compreendendo a junção de diferentes hidrolisados e aminoácidos naturais vegetais, fato não citado no referido documento.
O documento US 2005/0025878 descreve um processo para a granulação de um aditivo para alimentos de animais compreendendo aminoácidos ou vitaminas, onde o aditivo é um produto de fermentação que pode incluir outros componentes do caldo de fermentação. A presente invenção difere desse documento pelo processo de hidrólise enzimática produzir um composto de aminoácidos e não um composto granulado de aminoácidos ou vitaminas.
O documento WO 00/21377 divulga um produto a partir de peixe seco ou semi-seco triturado combinado com glúten de trigo e tratado por calor para a obtenção do produto sólido. A presente invenção difere desse documento por compreender processo de hidrólise enzimática para obter um composto unicamente de aminoácidos sem combiná-lo a outros materiais.
O documento WO 96/23421 refere-se a composições de aminoácidos e métodos de usá-los para controlar a síntese de proteínas do leite de animais com a finalidade de aumentar os níveis de proteína no leite. A presente invenção difere desse documento por ser um processo de hidrólise enzimática aplicado em peixes para a produção de um composto de aminoácidos.
O documento PI 9807186-6 divulga um processo e aparelho para processamento de hidrolisados de krill, onde uma quantidade predeterminada de hidrolisado de krill é adicionada a uma quantidade predeterminada de veículo seco com ou sem uma quantidade predeterminada de proteína marinha líquida, sendo submetida às etapas de evaporação e secagem. Essa mistura pode ser combinada, moída e submetida à reação química em um tanque antes de entrar no secador. Enzimas sensíveis à temperatura ou outros produtos bioativos podem ser adicionados ao produto produzido pelo secador. A presente invenção difere desse documento por ser um processo de diversas hidrólises enzimáticas simples individuais aplicado em peixes para a produção de um composto de aminoácidos compreendendo uma junção dos hidrolisados
obtidos e aminoácidos naturais vegetais, processos e produtos não citados no referido documento.
O documento WO 2009/035333 apresenta um método para estimular o crescimento dos peixes salmonídeos, particularmente em períodos de estresse, incluindo a adição individual ou misturas de aminoácidos bioativos purificados, especialmente arginina e glutamina, como nutracêuticos à dieta dos peixes. A presente invenção difere desse documento por apresentar um suplemento alimentar natural composto de aminoácidos provenientes da hidrólise enzimática de matéria de peixe e aminoácidos naturais vegetais, fato não citado no referido documento.
O documento WO 2005/018337 descreve um método para produzir um hidrolisado enzimático à base de proteína de peixe a partir da mistura de vísceras de peixes ou pela mistura dessas vísceras com troncos de peixe sendo a hidrólise da referida mistura feita diretamente ou através da mistura com água. A presente invenção difere desse documento por se tratar de um composto de aminoácidos provenientes de hidrólise protéica de peixe através da utilização de enzimas exógenas, não utilizando necessariamente a mistura com vísceras como fonte de enzimas endógenas e pelo composto obtido compreender aminoácidos naturais vegetais, fato não citado no referido documento.
O documento WO 2004/016098 refere-se a uma composição alimentícia composta por proteínas de peixe hidrolisadas com uma protease neutra e uma alcalina. A presente invenção difere desse documento por se tratar de um composto de aminoácidos originário da junção de diversos hidrolisados protéicos de peixes obtidos por ação de enzimas exógenas, não necessariamente neutras e/ou alcalinas e, principalmente, pelo composto adicionalmente compreender um aminoácido natural de origem vegetal, gerando um composto único, fato não citado no referido documento.
O documento WO 2003/066664 apresenta um processo que envolve uma hidrólise enzimática profunda de proteínas da biomassa animal marinha, onde resíduos de peixe de água-fria reagem com vísceras contendo enzimas
agressivas que são eficazes em meio levemente alcalino. A presente invenção difere desse documento por se tratar de um composto de aminoácidos provenientes de hidrólise protéica de peixe através da utilização de enzimas exógenas, não utilizando necessariamente a mistura com vísceras como fonte de enzimas endógenas e pelo composto obtido compreender aminoácidos naturais vegetais, fato não citado no referido documento.
O documento US 4,976,973 descreve um processo para a produção de um alimento de peixe rico em proteínas e um óleo de peixe, onde os peixes são tratados com uma protease agindo a baixa temperatura, em seguida dividido e seco a uma temperatura baixa, originando farinha de peixe ou óleo de peixe diferenciados. A presente invenção difere desse documento por ser um composto de aminoácidos obtido pela junção de diversos hidrolisados protéicos de peixe a um aminoácido natural de origem vegetal, fato não citado no referido documento.
O documento PI 0313393-1 refere-se a uma composição de ração, que compreende proteína de peixe hidrolisada com uma protease neutra e uma protease alcalina. A presente invenção difere desse documento por se tratar de um composto de aminoácidos originário da junção de diversos hidrolisados protéicos de peixes obtidos por ação de enzimas exógenas, não necessariamente neutras e/ou alcalinas e, principalmente, pelo composto adicionalmente compreender um aminoácido natural de origem vegetal, gerando um composto único, fato não citado no referido documento.
O documento US 7,070,953 apresenta um método para a obtenção de enzimas de hidrolisado protéico, envolvendo o uso de uma composição proteolíticas provenientes de peixe para obter um hidrolisado que não possua gosto amargo e conserve o sabor e o aroma característico do organismo. A presente invenção difere desse documento por se tratar de um composto de aminoácidos obtido pela junção de diferentes hidrolisados protéicos de peixe com aminoácido natural de origem vegetal, fato não citado no referido documento.
Do que se depreende da literatura pesquisada, não foram encontrados documentos antecipando ou sugerindo os ensinamentos da presente invenção, de forma que a solução aqui proposta, na visão dos inventores, possui novidade e atividade inventiva frente ao estado da técnica.
Sumário da Invenção
A presente invenção descreve o processo de produção de um composto de aminoácidos natural, especialmente para composições nutracêuticas, preferencialmente ração animal.
O processo de produção compreende o uso de diversas enzimas para a obtenção de diferentes hidrolisados. Podem ser utilizadas enzimas papaína, alcalase e flavourzyme em resíduos de peixe de baixo valor comercial e/ou resíduos de indústria pesqueira. O composto final é a junção destes hidrolisados a um aminoácido natural de origem vegetal, a betaína e seu processo de produção. O produto citado pode ser utilizado como um aditivo para ração animal, sendo um ingrediente atrativo em dietas para peixes carnívoros e com função de pré-biótico para peixes onívoros. O composto final é preferencialmente um material liofilizado, o que garante a qualidade nutricional e características organolépticas do produto.
É um dos objetos da presente invenção o processo de produção de um composto de aminoácidos compreendendo as etapas de:
a) selecionar o todo ou parte de peixes;
b) obter diversos hidrolisados a partir de a) e ação individual de enzimas;
c) analisar o perfil de aminoácidos de cada hidrolisado obtido em
b);
d) dosar diferentes proporções dos aminoácidos obtidos em c) em um composto;
e) adicionar aminoácido(s) natural(is) de origem vegetal ao composto de d).
/ 13
É ainda um objeto adicional da presente invenção os compostos de aminoácidos compreendendo:
a) mistura de hidrolisados obtidos a partir de diferentes enzimas, onde cada hidrolisado é obtido por ação individual de uma enzima;
b) aminoácidos naturais de origem vegetal.
O produto final tem como principais vantagens a oferta de um composto de aminoácidos para o uso na indústria de ração animal, proporcionando a redução de alguns distúrbios causados na produção de peixes como, por exemplo, ocorrência de fígado gordo, que pode estar associado ao uso de aminoácidos sintéticos na ração. A invenção utiliza material liofilizado garantindo a qualidade nutricional e características organolépticas do produto.
É ainda um objeto adicional da presente invenção uma composição alimentícia rica em carboidratos compreendendo hidrolisados protéicos de peixe.
Estes e outros objetos da invenção serão imediatamente valorizados pelos versados na arte e pelas empresas com interesses no segmento, e serão descritos em detalhes suficientes para sua reprodução na descrição a seguir.
Descrição Detalhada da Invenção
Os exemplos aqui mostrados têm o intuito somente de exemplificar uma das inúmeras maneiras de se realizar a invenção, contudo sem limitar, o escopo da mesma.
A presente invenção proporciona a oferta de um composto de aminoácidos natural para o uso na indústria, especialmente de ração animal. Por ser um composto natural, o composto obtido através do processo da invenção se apresenta melhor que os congêneres da técnica reduzindo alguns distúrbios causados na produção de peixes como, por exemplo, a ocorrência de fígado gordo, que pode estar associado ao uso de aminoácidos sintéticos na ração. O processo em tela é um composto de material liofilizado, o que garante a qualidade nutricional e características organolépticas do produto.
,.,,.’Λ
9/13
A presente invenção adicionalmente descreve uma outra composição alimentícia compreendendo hidrolisados utilizados isoladamente, esta composição sendo rica em carboidratos e suplementada com hidrolisados para aumentar o teor protéico do convencional, destinada ao consumo humano.
Processo de Produção de Composto de Aminoácidos
O processo para a produção de composto de aminoácidos natural, presentes na forma livre e em peptídeos de cadeia curta, provenientes da hidrólise enzimática de peixes, compreende as etapas de:
a) selecionar o todo ou parte de peixes;
b) obter diversos hidrolisados a partir de a) e ação individual de enzimas;
c) analisar o perfil de aminoácidos de cada hidrolisado obtido em b);
d) dosar diferentes proporções dos aminoácidos obtidos em c) em um composto;
e) adicionar aminoácido(s) natural(is) de origem vegetal ao composto de d).
Composto de Aminoácidos
O composto de aminoácidos da presente invenção compreende:
a) mistura de hidrolisados obtidos a partir de diferentes enzimas, onde cada hidrolisado é obtido por ação individual de uma enzima;
b) aminoácidos naturais de origem vegetal.
Composição Nutracêutica
A composição nutracêutica da presente invenção compreende:
a) mistura de hidrolisados obtidos a partir de diferentes enzimas, onde cada hidrolisado é obtido por ação individual de uma enzima;
b) aminoácidos naturais de origem vegetal;
c) veículo aceitável.
10/13
Em uma realização preferencial, as enzimas utilizadas individualmente para a obtenção dos hidrolisados compreendem papaína, alcalase e flavourzyme.
Em uma realização preferencial, o aminoácido natural de origem vegetal é a betaína. Em especial, o material seco obtido pode ser misturado em proporções iguais ou diferenciadas, preferencialmente totalizando 50% do composto, os outros 50% são provenientes da adição da betaína (aminoácido natural da beterraba).
Composição Alimentícia rica em carboidratos
A composição alimentícia da presente invenção compreende uma composição alimentícia rica em carboidratos compreendendo hidrolisados protéicos de peixe para aumentar seu teor protéico. Em especial, essa composição se destina a alimentação humana. Em especial, os hidrolisados podem ser obtidos pela utilização das enzimas papaína e alcalase de origem microbiana obtida pela fermentação do Bacillus licheniformis.
Exemplo 1 - Realização Preferencial
Composto de Aminoácidos
Os hidrolisados constituintes da presente invenção foram obtidos por meio de digestão proteolítica peixes excedente da comercialização e/ ou de resíduos da indústria pesqueira, sob ação das enzimas papaína 940 MS (Charica papaya), alcalase FM 2.0L, (Novozymes® Ltda) e Flavorzymes (Novozymes® Ltda). As reações de hidrólise foram realizadas segundo WARRIER; GHADI; NINJOOR [20]. A matéria-prima (músculo ou resíduo de peixe) foi triturada e submetida a lavagem em água clorada na proporção de 2:1 (L/kg) em cada lavagem. O excesso de água foi retirado mecanicamente por prensagem. Foram adicionados água destilada na proporção de 3:1 (L/kg) e as enzimas papaína, alcalase e Flavorzymes em diversas concentrações enzima/ substrato. O pH da mistura foi de aproximadamente 7,5 e não houve
correção do mesmo para a adição das enzimas. As misturas foram homogeneizadas por dois minutos e submetidas à encubação a temperatura de 50°C, 55 e 60°C e agitação constante pelo período de uma a seis horas utilizando-se o equipamento Dubnoff. A reação de hidrólise foi interrompida através de aquecimento em média de 85°C no tempo médio de dez minutos (variável de acordo com a enzima utilizada). O sedimento foi removido por filtragem a vácuo e a parte solúvel foi seca a frio utilizando temperatura e pressão negativa por meio de liofilizador. O material seco obtido pode ser misturado em proporções iguais ou diferenciadas, totalizando 50% do composto, os outros 50% são provenientes da adição da betaína (aminoácido natural de origem da beterraba).
O produto foi testado como ingrediente atrativo em dietas para peixes carnívoros e com função de pré-biótico para peixes onívoros, obtendo-se bons resultados com relação ao desempenho zootécnico.
O composto possui elevado teor de proteína (acima de 90%), e baixos teores de umidade (menor que 5%), lipídeos (menor que 5%) e matéria mineral (menor que 3%). A quantidade a ser adicionada nas rações pode ser variável, de acordo com o custo benefício. Contudo, é recomendado não ultrapassar a o valor de 5% da formulação total à ração, descaracterizando o composto como um aditivo, onde neste caso deve ser incluso até 2% na ração.
A presença do composto na ração proporcionou um ganho de peso de 12% superior em alevinos de trutas (Oncorhynchus mykiss) às dietas que não o continham e menor ocorrência de fungos em alevinos de tambaqui.
Os resultados foram o aumento de 12% no ganho de peso, a redução de mortalidade e a menor conversão alimentar, ou seja, menor consumo com maior ganho de peso.
O composto pode ser adicionado a qualquer tipo de ração animal, contudo, deve haver preocupação com ração de terminação para suínos e aves, onde pode conferir odor de peixe à carne, não sendo recomendado nestes casos. O odor não é extraído justamente por se tratar de um composto atrativo, principalmente para peixes carnívoros, sendo neste caso uma 12/13 /
característica desejada. O composto possui coloração branco amarelado, e não^q-r- \ é de interesse a extração da mesma, por ser um processo a mais desnecessário.
Adicionalmente, não foram detectados distúrbios fisiológicos e teciduais como conseqüência do seu uso, assim houve ausência de diarréia e manutenção do tamanho das vilosidades do cecos pilóricos e intestino médio.
Hidrolisado Protéico da Composição Alimentícia rica em carboidratos
Para obtenção do hidrolisado foi utilizado peixes de baixo valor comercial adquiridos no mercado local (feiras de Manaus/ AM). O hidrolisado foi obtido pela ação de enzima exógena obtida em empresas especializadas para a indústria de alimentos. O período de hidrólise foi de duas horas em temperatura constante de 50 °C e o produto final foi liofilizado (desidratado pelo método do frio - temperatura e pressão negativa) através de liofilizador de marca nacional.
Os hidrolisados protéicos de peixe são obtidos através do método descrito por Warrier et al. (1996) com algumas modificações. Amostras de músculo de peixe moído é lavado em água clorada por duas vezes na proporção de 2 L de água/ kg de músculo em cada lavagem. Após a lavagem, o excesso de água é extraído mecanicamente prensagem. Para a obtenção dos hidrolisados é utilizadas as enzimas papaína e/ ou alcalase adicionado água a amostra moída e lavada na proporção de 3 L/ 1kg. As enzimas são adicionadas nas concentrações enzima/ substrato de 0,05 para papaína e, em outra amostra, 1,0 para alcalase. O pH da mistura (amostra + água) é aproximadamente 7,3 e não há necessidade de correção do mesmo para a adição das enzimas. Após a adição das enzimas, as misturas são homogeneizadas por dois minutos e submetidas a banho-maria com agitação de uma a seis horas utilizando-se o equipamento Dubnoff. Após o tempo de hidrólise o processo é interrompido com inativação da enzima através de aumento da temperatura a 90°C por cinco minutos para hidrolisados elaborados com papaína e 85°C por dez minutos os elaborados com alcalase.
13/13
Não há controle de pH durante a hidrólise. O sedimento é removido por filtragem a vácuo e a parte solúvel levada a processo de secagem utilizado temperatura e pressão negativas em liofilizador. O hidrolisado liofilizado apresenta granulometria homogênea e baixa, menor que 250 pm, não sendo necessário processo de separação mecânica de partículas para adição do mesmo ao macarrão.
Processo de Produção da Massa Suplementada
Ingredientes: farinha de trigo, ovo e hidrolisado protéico de peixe.
O hidrolisado foi adicionado junto aos outros ingredientes para o preparo do macarrão em uma proporção que garantisse aumento de 4% no teor protéico e sem que causasse alterações de sabor que o tornasse pouco palatável.
A massa é elaborada com 75% de farinha de trigo, 17% de ovos e 8% de hidrolisado. Após a mistura a massa é submetida ao processo de elaboração do macarrão com prensagem da massa em rolo e posteriormente corte em espaguete n° 8 utilizando maquinário apropriado. Após secagem o macarrão possui em média abaixo de 14% de umidade, 4 % de lipídeos, 17% de proteína (4% a mais do que o controle e 6% a mais do que a média dos produtos encontrados no mercado) e 1% de matéria mineral. A inclusão dos hidrolisados não altera o processo de cocção em termos de qualidade, contudo, reduz o tempo de cozimento do macarrão.
Os versados na arte valorizarão os conhecimentos aqui apresentados e poderão reproduzir a invenção nas modalidades apresentadas e em outros variantes, abrangidos no escopo das reivindicações anexas.

Claims (37)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1) PROCESSO DE PRODUÇÃO DE COMPOSTO DE AMINOÁCIDOS caracterizado por compreender as etapas de:
    a. selecionar o todo ou parte de peixes, sendo a matéria-prima triturada e submetida à lavagem em água clorada (numa proporção de 2:1 L/Kg), sendo a ela adicionada água destilada (numa proporção de 3:1 L/Kg), juntamente com as enzimas papaína, alcalase e flavorzymes;
    b. obter diversos hidrolisados a partir de ‘a’ e ação individual de enzimas: para a obtenção dos hidrolisados, as misturas foram homogeneizadas por dois minutos e submetidas à encubação, por seis horas; a reação de hidrólise foi interrompida por meio de aquecimento a 85oC, sendo o sedimento removido à vácuo e a parte solúvel seca à frio e à temperatura e pressão negativas;
    c. analisar o perfil de aminoácidos de cada hidrolisado obtido em ‘b’;
    d. dosar diferentes proporções dos aminoácidos obtidos em ‘c’ em um composto, sendo que o material seco obtido pode ser misturado em proporções iguais ou diferentes, totalizando 50% do composto;
    e. adicionar o aminoácido natural de origem vegetal ao composto de ‘d’, sendo o aminoácido a betaína, totalizando 50% do composto.
  2. 2) PROCESSO DE PRODUÇÃO DE COMPOSTO DE AMINOÁCIDOS, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por uma das enzimas envolvidas ser a papaína.
  3. 3) PROCESSO DE PRODUÇÃO DE COMPOSTO DE AMINOÁCIDOS, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por uma das enzimas envolvidas ser a alcalase.
  4. 4) PROCESSO DE PRODUÇÃO DE COMPOSTO DE AMINOÁCIDOS, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por uma das enzimas envolvidas ser a flavourzyme.
    Petição 870190056931, de 19/06/2019, pág. 14/21
    2/5
  5. 5) PROCESSO DE PRODUÇÃO DE COMPOSTO DE AMINOÁCIDOS, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelas partes de peixes utilizadas serem resíduos de baixo valor comercial e/ou resíduos da indústria pesqueira.
  6. 6) PROCESSO DE PRODUÇÃO DE COMPOSTO DE AMINOÁCIDOS, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo aminoácido de origem vegetal ser a betaína.
  7. 7) PROCESSO DE PRODUÇÃO DE COMPOSTO DE AMINOÁCIDOS, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo produto final ser liofilizado.
  8. 8) PROCESSO DE PRODUÇÃO DE COMPOSTO DE AMINOÁCIDOS, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelos hidrolisados serem obtidos por digestão proteolítica.
  9. 9) PROCESSO DE PRODUÇÃO DE COMPOSTO DE AMINOÁCIDOS, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo material a ser hidrolisado ser pré-triturado.
  10. 10) PROCESSO DE PRODUÇÃO DE COMPOSTO DE AMINOÁCIDOS, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo material a ser hidrolisado ser lavado em água clorada.
  11. 11) PROCESSO DE PRODUÇÃO DE COMPOSTO DE AMINOÁCIDOS, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 ou 10, caracterizado pela proporção da água clorada ser 2:1 (L/Kg).
  12. 12) PROCESSO DE PRODUÇÃO DE COMPOSTO DE AMINOÁCIDOS, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pela adição de água destilada à mistura a ser hidrolisada.
  13. 13) PROCESSO DE PRODUÇÃO DE COMPOSTO DE AMINOÁCIDOS, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 ou 12, caracterizado pela proporção de água destilada ser de 3:1 (L/Kg).
    Petição 870190056931, de 19/06/2019, pág. 15/21
    3/5
  14. 14) PROCESSO DE PRODUÇÃO DE COMPOSTO DE AMINOÁCIDOS, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo pH da mistura hidrolisada ser de 7,5.
  15. 15) PROCESSO DE PRODUÇÃO DE COMPOSTO DE AMINOÁCIDOS, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pela mistura ser homogeneizada por dois minutos.
  16. 16) PROCESSO DE PRODUÇÃO DE COMPOSTO DE AMINOÁCIDOS, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelas temperaturas de encubação estarem entre de 50 e 60oC.
  17. 17) PROCESSO DE PRODUÇÃO DE COMPOSTO DE AMINOÁCIDOS, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 ou 16, caracterizado pela encubação ocorrer sob agitação constante.
  18. 18) PROCESSO DE PRODUÇÃO DE COMPOSTO DE AMINOÁCIDOS, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 16 ou 17, caracterizado pela encubação ocorrer pelo período de seis horas.
  19. 19) PROCESSO DE PRODUÇÃO DE COMPOSTO DE AMINOÁCIDOS, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pela reação de hidrólise ser interrompida através do aquecimento até 85oC.
  20. 20) PROCESSO DE PRODUÇÃO DE COMPOSTO DE AMINOÁCIDOS, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 ou 19, caracterizado pelo aquecimento ocorrer durante dez minutos, variando de acordo com a enzima utilizada.
  21. 21) PROCESSO DE PRODUÇÃO DE COMPOSTO DE AMINOÁCIDOS, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 19 ou 20, caracterizado pelo sedimento da reação de hidrólise ser removido por filtragem à vácuo.
  22. 22) PROCESSO DE PRODUÇÃO DE COMPOSTO DE AMINOÁCIDOS, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 19, 20 ou 21, caracterizado pelo produto solúvel da reação de hidrólise ser seco a frio, através de liofilizador.
    Petição 870190056931, de 19/06/2019, pág. 16/21
    4/5
  23. 23) COMPOSTO DE AMINOÁCIDOS NATURAIS caracterizado por compreender:
    a. mistura de hidrolisados, obtidos a partir de todo ou parte de peixes como matéria-prima e diferentes enzimas; sendo empregadas como enzimas papaína, alcalase e flavouzyme; onde cada hidrolisado é obtido por ação individual de cada enzima;
    b. aminoácidos de origem vegetal, sendo empregado o aminoácido a betaína.
  24. 24) COMPOSTO DE AMINOÁCIDOS NATURAIS, de acordo com a reivindicação 23, caracterizado pelas partes de peixes utilizadas serem resíduos de baixo valor comercial e/ou resíduos da indústria pesqueira.
  25. 25) COMPOSTO DE AMINOÁCIDOS NATURAIS, de acordo com a reivindicação 23, caracterizado por ser liofilizado.
  26. 26) COMPOSIÇÃO NUTRACÊUTICA caracterizada por compreender compostos de aminoácidos naturais, conforme definido nas reivindicações 23 a 25, e um veículo aceitável.
  27. 27) COMPOSIÇÃO NUTRACÊUTICA, de acordo com a reivindicação 26, caracterizada pelas partes de peixes utilizadas serem resíduos de baixo valor comercial e/ou resíduos da indústria pesqueira.
  28. 28) COMPOSIÇÃO NUTRACÊUTICA, de acordo com a reivindicação 26, caracterizada por ser liofilizada.
  29. 29) COMPOSIÇÃO NUTRACÊUTICA, de acordo com a reivindicação 26, caracterizada por ser uma ração animal.
  30. 30) COMPOSIÇÃO NUTRACÊUTICA, de acordo com qualquer uma das reivindicações 26 ou 29, caracterizada por ser uma ração para peixes carnívoros e/ou onívoros.
  31. 31) COMPOSIÇÃO NUTRACÊUTICA, de acordo com a reivindicação 26, caracterizada por possuir propriedades pré-bióticas.
    Petição 870190056931, de 19/06/2019, pág. 17/21
    5/5
  32. 32) COMPOSIÇÃO NUTRACÊUTICA, de acordo com a reivindicação 26, caracterizada por possuir propriedades que previnem a ocorrência de fígado gordo em peixes.
  33. 33) COMPOSIÇÃO ALIMENTÍCIA caracterizada por compreender compostos de aminoácidos naturais, conforme definido nas reivindicações 23 a 25, e 75% em massa de carboidratos.
  34. 34) COMPOSIÇÃO ALIMENTÍCIA, de acordo com a reivindicação 33, caracterizada por ser destinada à alimentação humana.
  35. 35) COMPOSIÇÃO ALIMENTÍCIA, de acordo com a reivindicação 33, caracterizada por ser obtida pela utilização das enzimas papaína e alcalase.
  36. 36) COMPOSIÇÃO ALIMENTÍCIA, de acordo com reivindicação 35, caracterizada pelas enzimas serem de origem microbiana, obtidas pela fermentação do Bacillus licheniformis.
  37. 37) COMPOSIÇÃO ALIMENTÍCIA, de acordo com reivindicação 33, caracterizada pelo hidrolisado ser adicionado em uma proporção que garanta aumento de 4% no teor proteico, sem causar alterações de sabor que o torne pouco palatável.
BRPI1003435-8A 2010-09-08 2010-09-08 Processo de produção de compostos de aminoácidos, compostos de aminoácidos naturais, composição nutracêutica e composição alimentícia BRPI1003435B1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1003435-8A BRPI1003435B1 (pt) 2010-09-08 2010-09-08 Processo de produção de compostos de aminoácidos, compostos de aminoácidos naturais, composição nutracêutica e composição alimentícia

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1003435-8A BRPI1003435B1 (pt) 2010-09-08 2010-09-08 Processo de produção de compostos de aminoácidos, compostos de aminoácidos naturais, composição nutracêutica e composição alimentícia

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI1003435A2 BRPI1003435A2 (pt) 2012-05-29
BRPI1003435B1 true BRPI1003435B1 (pt) 2019-10-15

Family

ID=46160636

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1003435-8A BRPI1003435B1 (pt) 2010-09-08 2010-09-08 Processo de produção de compostos de aminoácidos, compostos de aminoácidos naturais, composição nutracêutica e composição alimentícia

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI1003435B1 (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI1003435A2 (pt) 2012-05-29

Similar Documents

Publication Publication Date Title
Arvanitoyannis et al. Fish industry waste: treatments, environmental impacts, current and potential uses
Herpandi et al. The tuna fishing industry: A new outlook on fish protein hydrolysates
Miles et al. The benefits of fish meal in aquaculture diets: FA122/FA122, 5/2006
Rustad Utilisation of marine by-products
RU2611154C2 (ru) Перевары тканей мяса с улучшенной вкусовой привлекательностью для применения в кормах для животных
Hardy et al. Specifications for marine by-products for aquaculture
KR20080081892A (ko) 옥수수 단백질 농축물
Malaweera et al. Use of seafood processing by-products in the animal feed industry
US6958385B2 (en) Bioactive peptides, uses thereof and process for the production of same
AU2003250319A1 (en) Feed composition and method of feeding animals
Mamauag et al. Fish performance, nutrient digestibilities, and hepatic and intestinal morphologies in grouper Epinephelus fuscoguttatus fed fermented copra meal
Rustad Physical and chemical properties of protein seafood by-products
KR20000070882A (ko) 크릴 가수분해물의 가공방법 및 장치
Shiau Use of animal by-products in crustacean diets
JPWO2004014145A1 (ja) 動物用飼料原料及びそれを原料とする動物用飼料
Kristbergsson et al. Utilization of by-products in the fish industry
RU2732919C1 (ru) Способ получения сухой ферментированной кормовой добавки для молоди рыб
CA2205712A1 (en) Process for converting waste protein sources into a balanced animal feed
BRPI1003435B1 (pt) Processo de produção de compostos de aminoácidos, compostos de aminoácidos naturais, composição nutracêutica e composição alimentícia
Bhaskar et al. Microbial reclamation of fish industry by-products
JP3961429B2 (ja) 飼料又は餌料用栄養強化組成物
RU2479215C1 (ru) Белковая кормовая добавка для кормления молоди рыб
RU2589792C1 (ru) Способ получения корма "серебряная линия" для непродуктивных животных с чувствительным желудком
Pranama et al. Effects of dietary inclusion of fish blood by-product from canning industry on growth and digestive enzyme activity in Pacific white shrimp, Litopenaeus vannamei (Boone, 1931)
Bechtel By-products from seafood processing for aquaculture and animal feeds

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: AS CLASSIFICACOES ANTERIORES ERAM: A23K 1/10; A23K 1/165

Ipc: A23L 17/20 (2016.01), A23L 33/18 (2016.01)

B06A Notification to applicant to reply to the report for non-patentability or inadequacy of the application according art. 36 industrial patent law
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B06A Notification to applicant to reply to the report for non-patentability or inadequacy of the application according art. 36 industrial patent law
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 08/09/2010, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 08/09/2010, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS