BRPI1002628A2 - redutor de turbulência para uso em distribuidores de aço de lingotamento contìnuo - Google Patents

redutor de turbulência para uso em distribuidores de aço de lingotamento contìnuo Download PDF

Info

Publication number
BRPI1002628A2
BRPI1002628A2 BRPI1002628-2A BRPI1002628A BRPI1002628A2 BR PI1002628 A2 BRPI1002628 A2 BR PI1002628A2 BR PI1002628 A BRPI1002628 A BR PI1002628A BR PI1002628 A2 BRPI1002628 A2 BR PI1002628A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
turbulence
reducer
steel
flow
turbulence reducer
Prior art date
Application number
BRPI1002628-2A
Other languages
English (en)
Inventor
Thiago Augusto Avila
Bruno Augusto Batista Ribeiro
Santos Herbert Amarildo Dos
Original Assignee
Magnesita Refratarios S A
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Magnesita Refratarios S A filed Critical Magnesita Refratarios S A
Priority to BRPI1002628-2A priority Critical patent/BRPI1002628A2/pt
Priority to ES11719446.4T priority patent/ES2639421T3/es
Priority to PCT/BR2011/000114 priority patent/WO2012012853A1/en
Priority to US13/812,746 priority patent/US9511419B2/en
Priority to EP11719446.4A priority patent/EP2598269B1/en
Publication of BRPI1002628A2 publication Critical patent/BRPI1002628A2/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B22CASTING; POWDER METALLURGY
    • B22DCASTING OF METALS; CASTING OF OTHER SUBSTANCES BY THE SAME PROCESSES OR DEVICES
    • B22D41/00Casting melt-holding vessels, e.g. ladles, tundishes, cups or the like
    • B22D41/003Casting melt-holding vessels, e.g. ladles, tundishes, cups or the like with impact pads
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B22CASTING; POWDER METALLURGY
    • B22DCASTING OF METALS; CASTING OF OTHER SUBSTANCES BY THE SAME PROCESSES OR DEVICES
    • B22D11/00Continuous casting of metals, i.e. casting in indefinite lengths
    • B22D11/10Supplying or treating molten metal
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B22CASTING; POWDER METALLURGY
    • B22DCASTING OF METALS; CASTING OF OTHER SUBSTANCES BY THE SAME PROCESSES OR DEVICES
    • B22D41/00Casting melt-holding vessels, e.g. ladles, tundishes, cups or the like
    • B22D41/08Casting melt-holding vessels, e.g. ladles, tundishes, cups or the like for bottom pouring

Abstract

REDUTOR DE TURBULêNCIA PARA USO EM DISTRIBUIDORES DE AçO DE LINGOTAMENTO CONTìNUO. A presente invenção refere-se a um redutor de turbulência para uso em distribuidores de aço de lingotamento contínuo durante o vazamento de aço líquido (6) da panela de alimentação para o distribuidor, O redutor de turbulência (1) apresenta paredes laterais (2) dotadas de barreiras (3) distribuídas de modo espaçado e escalonado na altura e no comprimento na totalidade da extensão das paredes (2) ou em parte destas, o redutor apresentando ainda um fundo de impacto (5) dotado de ondulações (4) distribuídas de modo regular e escalonado em sua totalidade ou em parte deste.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "REDUTOR DE TURBULÊNCIA PARA USO EM DISTRIBUIDORES DE AÇO DE LINGOTAMENTO CONTÍNUO"
A presente invenção refere-se a um redutor de turbulência que apresenta uma disposição interna especialmente desenvolvida para amorte- cer o jato de metal líquido durante o seu vazamento de uma panela para o distribuidor em instalações de Iingotamento contínuo, minimizando, assim o fenômeno da turbulência que é prejudicial à qualidade do aço processado.
Descrição do estado da técnica
O processo de Iingotamento contínuo é utilizado por cerca de 90% das grandes siderúrgicas do mundo, tendo em vista seu baixo custo operacional, reduzido gasto de energia e alta produtividade. É de conheci- mento de um versado na técnica que um fluxo turbulento em um distribuidor, gerado pela alta velocidade do metal líquido durante o seu vazamento da panela, pode provocar o arraste de escória e de fragmentos refratários para o molde de fundição, prejudicando a Iimpidez do aço processado. Também é de conhecimento a formação de "splash" ou respingos no início de uma seqüência de lingotamento ou na troca da panela, quando ocorre a forma- ção de uma zona de grande turbulência próxima ao jato de entrada do aço líquido, podendo causar incorporação de oxigênio e nitrogênio ao aço devido ao seu contato com o ar ou mesmo perigo aos operadores, devido à proje- ção de aço.
Uma forma usual encontrada para minimizar estes e outros e- ventuais problemas causados pela turbulência refere-se à utilização reduto- res de turbulência, os quais serão mais ou menos eficientes conforme aten- dam à alguns preceitos teóricos relativos ao escoamento dos fluidos. De um modo geral, os redutores de turbulência se propõe a minimizar a turbulência no escoamento do aço dentro do distribuidor, aumentando com isso o tempo de residência. Servem também para direcionar o escoamento do aço para a superfície livre, favorecendo a captura das inclusões pela escória. Outro ob- jetivo é o de reduzir o "splash" ou respingos no jato de entrada, diminuindo, assim, a turbulência e consequentemente a incorporação de oxigênio e ni- trogênio, além de melhorar a limpidez do aço.
Um solução para este problema é apresentada no documento PI0800035-2 em que é descrito um inibidor de turbulência para distribuido- res de aço em instalações de lingotamento contínuo, onde uma caixa de amortecimento é adaptada no interior do distribuidor de lingotamento contí- nuo, minimizando a turbulência que ocorre durante o vazamento do metal líquido da panela de alimentação. A caixa de amortecimento apresenta uma configuração interna que envolve um relevo ondulado formado por cristas e vales em sua base e nas suas paredes laterais. Essa caixa pode apresentar qualquer formato geométrico desde que seja mantida a sua configuração interna básica. A grande superfície gerada pelas ondulações absorve a e- nergia cinética do líquido que entra na caixa de amortecimento.
Breve descrição da invenção
A turbulência é um processo natural, que ocorre em escoamen- tos industriais. Sua principal característica é a grande variação da pressão, temperatura e velocidade, com o tempo.
Supondo que um escoamento laminar, isto é sem turbulência, tenha uma velocidade média υ0, o escoamento turbulento será caracteriza- do por:
<formula>formula see original document page 3</formula> (i)
em que o termo v'x representa a variação no tempo do valor da velocidade do escoamento, o que significa que a velocidade vx pode sofrer variações grandes ou pequenas, para mais ou para menos em seu valor. Essa cons- tante mudança no valor de uma determinada propriedade é uma caracterís- tica de escoamentos turbulentos.
O objetivo da presente invenção é então reduzir o valor da velo- cidade do escoamento e suas flutuações de forma a propiciar um escoa- mento mais uniforme e com velocidades mais baixas, sendo que para atingir tal objetivo, a presente invenção usa em seu favor as características físicas de processos de escoamento de um fluido (aço líquido) em uma determina- da superfície.
Uma característica usada pela presente invenção é o fato de uma corrente de fluido perder velocidade ao escoar em contato com uma superfície rugosa (por exemplo, a parede refratária do redutor de turbulência da presente invenção). O atrito entre uma superfície e o fluido que escoa reduz a velocidade do mesmo, através da força de arrasto, que impõe resis- tência ao escoamento, sendo que quanto maior a força de arrasto, menor será a velocidade de um escoamento, para um mesmo valor de velocidade analisado.
A força de arrasto é definida por:
<formula>formula see original document page 4</formula> (ii)
onde:
pé a densidade do fluido;
υ2 é a velocidade ao quadrado do fluido
Cd é a constante que mede o coeficiente de atrito.
A é a área de contato entre o sólido e o fluido.
Refazendo a equação (ii) e isolando a velocidade do fluido, temos:
<formula>formula see original document page 4</formula> (iii)
Da equação (iii) vê-se que para se alterar o valor da velocidade o caminho natural é alterar o valor da área por onde passa o escoamento, pois os outros valores são constantes ou difíceis de serem alterados, pois Fd é à força de atrito resultante das propriedades do escoamento; pé a densidade do fluido, ou seja, uma propriedade do aço líquido, que nas con- dições de lingotamento não varia significativamente; e Cd o coeficiente de atrito é uma medida relativa às características geométricas da superfície por onde o fluido passa, que não pode ser mudada durante o processo.
A solução proposta pela presente invenção, como veremos a seguir, apresenta um aumento de 15% a 35% na área superficial da superfí- cie de impacto no fundo do redutor de turbulência. Nas superfícies laterais do redutor o aumento na área superficial vai de 20% a 50%. Esse aumento de área faz com que o denominador da equação (iii) aumente e consequen- temente reduza o valor da velocidade de escoamento. Outra forma de dissipação de energia empregada pela presente invenção, especialmente nas paredes laterais do redutor de turbulência é o choque entre duas correntes de fluido (aço líquido) com sentidos opostos.
O redutor de turbulência da presente invenção apresenta pare- des laterais dotadas de barreiras distribuídas de modo espaçado e escalo- nado na altura e no comprimento na totalidade da extensão das paredes ou em parte destas. O redutor apresentando ainda um fundo de impacto dotado de ondulações distribuídas de modo regular e escalonado. Em ambos os casos, parede lateral com barreiras e fundo de impacto ondulado, ocorre uma aumento considerável da área, com mencionado acima, em relação a uma superfície lisa correspondente.
A presença de fluxo de aço direcionado para fora ou afastado da zona de impacto, como é o caso de válvulas longas inclinadas, pode causar desgastes localizados no revestimento refratário. Esse outro problema do estado da técnica é solucionado pela presente invenção com sua superfície de impacto com ondulações de características difusoras.
Quando os redutores de turbulência do estado da técnica apre- sentam uma superfície de impacto lisa pode ocorrer um caminho preferenci- al do jato de alta velocidade com respectiva redução no tempo de residência mínimo do aço no distribuidor. Com isso ocorre um aumento do valor da e- nergia cinética de turbulência na interface metal-escória. A incorporação de uma superfície de impacto com características difusoras, como a da presen- te invenção, reduz a turbulência e elimina a formação de um caminho prefe- rencial de escoamento (curto-circuito) em função de sua maior área útil.
Uma combinação de um fundo de impacto com relevo ondulado com seu grande poder de absorção de energia cinética e paredes laterais de um inibidor de turbulência com barreiras que promovem o choque de fluídos em sentidos opostos, além do aumento da área de contato, traz uma consi- derável vantagem sobre os objetos já conhecidos do estado da técnica.
O padrão de fluxo apresentado dentro do redutor de turbulência de acordo com a presente invenção é tal que regiões de alta velocidade fi- cam confinadas na região de impacto do jato de aço, resultando em veloci- dades baixas na interface metal/escória. O fluxo do aço é inicialmente as- cendente passando posteriormente a se deslocar paralelo à superfície, facili- tando a absorção de inclusões pela escória.
Descrição resumida dos desenhos
A presente invenção será, a seguir, mais detalhadamente des- crita com base em um exemplo de execução representado nos desenhos.
As figuras mostram:
figura 1 - é um desenho em perspectiva e em corte do objetivo da presente invenção;
figura 2 - é esquema de distribuição das correntes de fluido nas paredes laterais do objeto da presente invenção;
figura 3 - é um desenho em corte do objetivo da presente inven- ção mostrando a alimentação de líquido.
figura 4 - é um desenho em corte mostrando um redutor de tur- bulência com superfície de impacto plana, e
figura 5 - é um esquema mostrando o caminho do líquido na superfície difusora ondulada,
figura 6 - é um desenho em corte do objeto da presente inven- ção mostrando uma alimentação oblíqua de líquido.
Descrição detalhada das figuras
A figura 1 mostra o redutor de turbulência da presente invenção em uma vista em perspectiva com um corte lateral mostrando o fundo de impacto 5 com ondulações 4 e as paredes laterais 2 com barreiras 3, a caixa do redutor sendo fabricada em material refratário. Sua forma deve ser prefe- rencialmente retangular ou quadrada e seu tamanho compatível com o mo- delo do distribuidor em que será adaptado. Outros formatos geométricos como circulares, hexagonais, octogonais, etc., não fogem ao escopo da in- venção, desde que seja possível manter a sua configuração básica interna conforme mostrada na figura 1. Esta configuração refere-se à composição de múltiplas barreiras 3 do mesmo material ou não do que as paredes late- rais 2, e que apresentam em uma modalidade preferida de concretização a secção longitudinal retangular, embora outros tipos de secção possam ser considerados para as barreiras 3. As referidas barreiras 3 são dispostas nas paredes laterais 9 formando uma série de obstáculos pelos quais parte do fluxo de aço líquido 6 obrigatoriamente terá que passar. Elas podem constar de toda a extensão e altura das paredes laterais 2, ou apenas em parte des- tas, e também apresentar variações nos espaçamentos entre si, tais defini- ções se verificando em função das condições de processo ou outras variá- veis.
As fileiras de barreiras 3 garantem o confinamento da turbulên- cia na região de impacto. O uso de duas ou mais fileiras de barreiras 3 ga- rante a permanência desse efeito de confinamento da turbulência durante um tempo maior de operação em casos de longas sequencias de Iingota- mento. A presença das barreiras 3, em função da sua grande área, garante também uma área útil de incidência do jato de aço fundido otimizada, o que é de suma importância em operações válvulas longas inclinadas.
Na figura 1 pode ser visto ainda o fundo de impacto 5 com as ondulações 4. As ditas ondulações 4 podem apresentar amplitudes e formas diversas dependendo das condições de processo. Elas podem se estender por todo o fundo de impacto 5 ou somente por parte deste. Podem ser, por exemplo, de forma esférica, ovoide e/ou em forma de disco ou prato. Devem contudo evitar cantos vivos que possam prejudicar ou reter o fluxo do aço líquido, gerando, assim, um indesejável volume morto.
Como pode ser visto a partir da figura 2 as correntes indicada pelos vetores e v2 colidem entre as barreiras 3 na parede lateral 2 do re- dutor de turbulência 1 da presente invenção. Essa colisão faz com que as velocidades horizontais e em direções opostas tendam a reduzir com bas- tante eficiência o valor resultante final da velocidade que sai para o distribui- dor como corrente v1..
Analisando o fluxo de aço líquido ao longo das paredes 2 do re- dutor de turbulência 1 da presente invenção, a grande corrente de fluido que entra na peça 1 é subdividida em várias pequenas correntes, conforme mos- trado na figura 1. Dessa forma várias pequenas correntes são formadas e começam a colidir com correntes de fluido de sentido contrário, adjacentes, entre as camadas de barreiras existentes nas paredes 2 no redutor 1 da presente invenção. Ocorre, assim, uma perda de velocidade pelo choque de fluxos de direção contrária, aliado ao efeito de perda de velocidade pelo atri- to já mencionado acima.
A figura 3 mostra como a corrente de aço líquido 6 é forçada a percorrer um caminho maior até chegar à parede 2, contornando todas as ondulações 4 até chegar à parede 2, e, como mencionado anteriormente, quanto maior o caminho percorrido pelo aço líquido, mais energia cinética ele dissipa e menor é a turbulência do escoamento para o distribuidor.
A presente invenção apresenta também uma vantagem adicio- nal ao escoamento de aço líquido devido à sua superfície de impacto 5 com ondulações 4 de características difusoras. Essa superfície de impacto 5 com ondulações 4 tem como característica distribuir aleatoriamente o fluxo de aço pelo redutor de turbulência (vide figura 5), independente do ângulo de entrada da corrente 6, conforme ilustração na figura 6. A figura 4 mostra como seria o escoamento se o redutor de turbulência da presente invenção fosse fabricado com uma superfície de impacto 5 plana, ou seja, sem as on- dulações 4. A superfície plana deflete o jato de aço líquido 6, em direção a parede 2 da peça praticamente sem perda de energia cinética. A figura 6 mostra como o redutor de turbulência da presente invenção, com a superfí- cie de impacto 5 com ondulações 4, consegue manter uma distribuição alea- tória de fluxo não importando o ângulo de incidência do jato 6. Isso faz com que o aço líquido seja melhor distribuído dentro da peça, aumentando sua eficiência em reduzir a energia cinética do jato 6 de aço líquido.
De acordo com as figuras mencionadas acima, podemos resu- mir que o jato de aço líquido 6 proveniente da panela de fundição é vazado superiormente na caixa do redutor de turbulência 1 que se encontra devi- damente adaptado no interior do distribuidor. A caixa do redutor de turbulên- cia 1, recebe em seu fundo de impacto 5 o impacto provocado pela intensi- dade do fluxo de aço 6 que varia em função do volume de aço líquido conti- do na panela. Neste processo, o nível de turbulência gerado durante o va- zamento será proporcional à energia cinética contida no fluxo de aço 6. A absorção de parte desta energia e conseqüente redução da turbulência pelo redutor de turbulência 1 da presente invenção ocorre devido ao fato de que o fluxo de aço 6, após atingir o fundo de impacto 5 com as ondulações 4 de características difusoras, tem seu fluxo distribuído uniformemente com redu- ção de energia cinética em função da grande área e conseqüente alto atrito, indo posteriormente ao encontro das paredes laterais 2. Nas paredes late- rais parte deste fluxo 6 é forçado a passar pelos obstáculos formados pelas barreiras 3, reduzindo sua velocidade de movimentação dentro do recipiente em função do choque de fluxos parciais de direção contrária e do atrito da parede. As barreiras 3 geram também uma grande área útil de contato com respectivo alto atrito e absorção de energia cinética. Como resultado, o fluxo do aço líquido 6 para o distribuidor e, posteriormente, para o bocal de saída do molde de fundição, ocorre com um fluxo suavizado laminar, evitando as- sim os problemas descritos inicialmente de inclusões de oxigênio e nitrogê- nio, arraste de escória e de refratários prejudicando a Iimpidez do aço.
Tendo sido descrito um exemplo de concretização preferido, de- ve ser entendido que o escopo da presente invenção abrange outras possí- veis variações, sendo limitado tão somente pelo teor das reivindicações a- pensas, aí incluídos os possíveis equivalentes.

Claims (5)

1. Redutor de turbulência para uso em distribuidores de aço de lingotamento contínuo durante o vazamento de aço líquido (6) da panela de alimentação para o distribuidor, caracterizado pelo fato do redutor de turbu- lência (1) apresentar paredes laterais (2) dotadas de barreiras (3) distribuí- das de modo espaçado e escalonado na altura e no comprimento na totali- dade da extensão das paredes (2) ou em parte destas, o redutor apresen- tando ainda um fundo de impacto (5) dotado de ondulações (4) distribuídas de modo regular e escalonado em sua totalidade ou em parte deste.
2. Redutor de turbulência de acordo com a reivindicação 1, ca- racterizado pelo fato de que o redutor de turbulência (1) é fabricado de ma- terial refratário.
3. Redutor de turbulência de acordo a reivindicação 1, caracteri- zado pelo fato de que as barreiras (3) podem ser feitas do mesmo material refratário do redutor (1) e apresentam uma seção transversal preferencial- mente retangular.
4. Redutor de turbulência de acordo coma reivindicação 1, ca- racterizado pelo fato de que as barreiras (3) estão dispostas em pelo menos duas fileiras dentro do redutor (1).
5. Redutor de turbulência de acordo com a reivindicação 1, ca- racterizado pelo fato de que as ondulações (4) tem forma esférica, ovoide, de disco ou de prato, sem cantos vivos.
BRPI1002628-2A 2010-07-27 2010-07-27 redutor de turbulência para uso em distribuidores de aço de lingotamento contìnuo BRPI1002628A2 (pt)

Priority Applications (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1002628-2A BRPI1002628A2 (pt) 2010-07-27 2010-07-27 redutor de turbulência para uso em distribuidores de aço de lingotamento contìnuo
ES11719446.4T ES2639421T3 (es) 2010-07-27 2011-04-19 Bloque de impacto para su uso en una artesa de acero de colada continua
PCT/BR2011/000114 WO2012012853A1 (en) 2010-07-27 2011-04-19 Impact pad for use in tundish of continuous casting steel
US13/812,746 US9511419B2 (en) 2010-07-27 2011-04-19 Impact pad for use in tundish of continuous casting steel
EP11719446.4A EP2598269B1 (en) 2010-07-27 2011-04-19 Impact pad for use in tundish of continuous casting steel

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1002628-2A BRPI1002628A2 (pt) 2010-07-27 2010-07-27 redutor de turbulência para uso em distribuidores de aço de lingotamento contìnuo

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI1002628A2 true BRPI1002628A2 (pt) 2012-03-27

Family

ID=44209559

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1002628-2A BRPI1002628A2 (pt) 2010-07-27 2010-07-27 redutor de turbulência para uso em distribuidores de aço de lingotamento contìnuo

Country Status (5)

Country Link
US (1) US9511419B2 (pt)
EP (1) EP2598269B1 (pt)
BR (1) BRPI1002628A2 (pt)
ES (1) ES2639421T3 (pt)
WO (1) WO2012012853A1 (pt)

Families Citing this family (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP2418032B2 (de) * 2010-07-19 2016-04-06 Refractory Intellectual Property GmbH & Co. KG Feuerfester keramischer Pralltopf
HUE028947T2 (en) * 2013-02-25 2017-01-30 Refractory Intellectual Property Gmbh & Co Kg Refractory Impact Pad
CN110479995B (zh) * 2019-08-27 2021-05-28 北京利尔高温材料股份有限公司 一种连铸三角形中间包用内外复合式稳流器
CN110814330A (zh) * 2019-12-25 2020-02-21 武汉科技大学 一种连铸中间包顶旋型湍流控制器
CN111069579B (zh) * 2019-12-31 2021-10-15 浙江红鹰铭德高温材料科技有限公司 长寿命中间包整体冲击桶、配方及其制作工艺
CN113231629B (zh) * 2021-05-14 2022-04-08 东北大学 一种中间包内钢液旋转装置及方法
WO2024022622A1 (en) * 2022-07-28 2024-02-01 Refractory Intellectual Property Gmbh & Co. Kg Impact pot with vertical and horizontal barriers
CN218252879U (zh) 2022-09-29 2023-01-10 维苏威高级陶瓷(中国)有限公司 中间包稳流器

Family Cites Families (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE2312137B2 (de) 1973-03-12 1975-02-27 Kloeckner-Werke, Ag, 4100 Duisburg Verfahren zum Abgießen von mit Silizium und/oder Aluminium beruhigten Stählen im Strang
US4776570A (en) 1987-07-08 1988-10-11 Sidbec Dosco Inc. Ladle stream breaker
US5131635A (en) * 1990-05-29 1992-07-21 Magneco/Metrel, Inc. Impact pad with rising flow surface
US5188796A (en) * 1990-05-29 1993-02-23 Magneco/Metrel, Inc. Tundish impact pad
US5169591A (en) 1992-02-07 1992-12-08 Bethlehem Steel Corporation Impact pad for a continuous caster tundish
US5358551A (en) 1993-11-16 1994-10-25 Ccpi, Inc. Turbulence inhibiting tundish and impact pad and method of using
US5518153A (en) 1994-11-09 1996-05-21 Foseco International Limited Tundish impact pad
US5597528A (en) * 1995-08-31 1997-01-28 A.P. Green Industries, Inc. Impact pad
GB9913241D0 (en) * 1999-06-08 1999-08-04 Foseco Int Impact pad for tundish
ES1048253Y (es) 2001-02-14 2002-05-01 Refractaria S A Bloque de impacto para colada continua.
US6929775B2 (en) 2002-09-04 2005-08-16 Magneco/Metrel, Inc. Tundish impact pad
DE102007035452B4 (de) 2007-07-26 2013-02-21 Pa-Ha-Ge Feuerfeste Erzeugnisse Gmbh & Co. Kg Pralltopf
US20090050285A1 (en) 2007-08-20 2009-02-26 North American Refractories Company Impact pad
BRPI0800035B1 (pt) 2008-01-18 2018-11-21 Magnesita Refratarios S A caixa de amortecimento

Also Published As

Publication number Publication date
US9511419B2 (en) 2016-12-06
ES2639421T3 (es) 2017-10-26
EP2598269B1 (en) 2017-06-07
US20130221588A1 (en) 2013-08-29
EP2598269A1 (en) 2013-06-05
WO2012012853A1 (en) 2012-02-02

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1002628A2 (pt) redutor de turbulência para uso em distribuidores de aço de lingotamento contìnuo
Li et al. Vortexing flow patterns in a water model of slab continuous casting mold
JP6660698B2 (ja) 海洋の気体/液体接触塔用の小型分配トレイ
JP2015527199A (ja) 鋳造設備、圧延設備又はそれ以外のストリッププロセスラインにおいて表面を冷却するための方法及び装置
Wang et al. Effect of tunnel filters on flow characteristics in an eight-strand tundish
EP3112780B1 (en) Accumulator, and refrigeration device with said accumulator
Quan et al. Physical and numerical investigation on fluid flow and inclusion removal behavior in a single-strand tundish
CN205100176U (zh) 竖井消能装置
AU2009230356A1 (en) Immersion nozzle for continuous casting
AU2008311108B2 (en) Metallurgical impact pad
Hou et al. Modelling of inclusion motion and flow patterns in swirling flow tundishes with symmetrical and asymmetrical structures
CN204145967U (zh) 散热器结构
BRPI1016276B1 (pt) Redutor de turbulência para uso em distribuidores de aço de lingotamento contínuo
CN203724831U (zh) 液体槽的整流挡板
CN101377374B (zh) 一种适用于高风速快速冻结设备的小阻力导风装置
CN204740929U (zh) 一种散热性能好的防尘式变压器
RU2507028C1 (ru) Металлоприемник
CN202692712U (zh) 一种伸缩量可调节并具有导流功能的撒料盘
CN205730799U (zh) 一种高效聚能环装置
CN112129121A (zh) 一种楔形弧面滴水消声装置
More et al. Numerical model of liquid metal flow in steel making tundish with flow modifiers
CN104368193A (zh) 具有多排错列导流管束及三角形扩容罩的烟气收集装置
CN104630435B (zh) 用于抑制气体冷却过程带钢振动的喷箱装置
CN204233890U (zh) 具有多排错列导流管束及三角形扩容罩的烟气收集装置
Serikuly et al. Hydrodynamics of apparatuses with preformed packing bodies

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B11Y Definitive dismissal acc. article 33 of ipl - extension of time limit for request of examination expired