BRPI1001816A2 - dispositivo eletromecánico conector para corte - Google Patents

dispositivo eletromecánico conector para corte Download PDF

Info

Publication number
BRPI1001816A2
BRPI1001816A2 BRPI1001816A BRPI1001816A2 BR PI1001816 A2 BRPI1001816 A2 BR PI1001816A2 BR PI1001816 A BRPI1001816 A BR PI1001816A BR PI1001816 A2 BRPI1001816 A2 BR PI1001816A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
electromechanical
connector
cutting
cut
rfid
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Carlos Ademar Purim
Joao Adalberto Pereira
Giordano Bruno Wolaniuk
Scremin Reginato Domingos
Original Assignee
Lactec Light Servicos De Eletricidade S A
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Lactec Light Servicos De Eletricidade S A filed Critical Lactec Light Servicos De Eletricidade S A
Priority to BRPI1001816-6A priority Critical patent/BRPI1001816B1/pt
Publication of BRPI1001816A2 publication Critical patent/BRPI1001816A2/pt
Publication of BRPI1001816B1 publication Critical patent/BRPI1001816B1/pt

Links

Landscapes

  • Details Of Connecting Devices For Male And Female Coupling (AREA)

Abstract

DISPOSITIVO ELETROMECáNICO CONECTOR PARA CORTE. Trata a presente invenção de um dispositivo eletromecânico conector para corte que compreende uma base (7) tendo contatos elétricos com efeito mola (13), bornes de conexão (8) e porca sextavada (9), e uma tampa (11) com furo para parafuso de segurança (10); em que internamente ao dispositivo eletromecânico conector de corte (6) uma lingueta (1) tendo contatos elétricos (2) e chip de RFID (3) é instalada sobre os contatos com efeito mola (13) e acima da lingueta (1) é instalada uma mola de pressão (12) para proporcionar pressão necessária para garantir o perfeito contato da lingueta (1) com os contatos com efeito mola (13) quando a tampa (11) é fechada sobre a base (7).

Description

DISPOSITIVO ELETROMECÂNICO CONECTOR PARA CORTE
CAMPO DA INVENÇÃO
A presente invenção se refere em geral a dispositivos de corte e religação de energia elétrica e, em particular, a um conector que possibilita efetuar corte e religação de energia elétrica sem o risco de fraude por parte do usuário ou do pessoal encarregado do corte.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
O documento Pl 9605074-8, publicado em 30/06/1998, "Sistema modular anti- fraude de medição de energia elétrica", trata de um módulo constituído por caixa a prova de intempéries abrigando medidores de energia elétrica ativa, possibilitando a instalação do módulo nos postes da rede de distribuição da concessionária de energia elétrica. Este documento não trata de dispositivo que possibilita o corte, somente trata do reposicionamento de medidores de energia elétrica para local inacessível ao consumidor.
O documento Pl 0203261-9, publicado em 27/05/2003, "Dispositivo anti-fraude aplicável em redes de distribuição de energia elétrica para edifícios em geral", trata de um dispositivo anti-fraude para redes de distribuição de energia elétrica para edifícios em geral incluindo no mínimo um interruptor automático, o interruptor automático conectado a um cabo coaxial com condutor central e no mínimo um eletrodo de segurança anti-fraude definido por uma malha de conexão a terra. A malha de conexão a terra e o condutor central podem produzir curtos-circuitos mediante o corte do cabo com uma ferramenta cortante provocando o disparo do interruptor. Este documento trata da inclusão de uma malha para provocar curto-circuito no caso de corte do cabo de alimentação.
O documento Pl 0203261-9, publicado em 27/05/2003, "Método anti-fraude para medidores elétricos e condutores elétricos de ligações", trata de um método que compreende circuitos de proteção ligados eletricamente em bobinas de potencial, de corrente e neutro providos de segundo circuito de proteção com a função de identificação de violações.
O documento Pl 0402380-3, publicado em 08/11/2005, "Detector e transmissor de sinais de irregularidades em instalações e equipamentos elétricos e método anti-fraude por continuidade elétrica e impedância de seqüência zero", trata de um dispositivo detector de irregularidades com a função de detectar violações no cabo de proteção dos equipamentos de medição.
O documento Pl 0503466-3, publicado em 10/04/2007, "Sistema de corte, religação e supervisão remotos de unidades consumidoras de energia elétrica", trata de um sistema em que um operador entra com dados de corte e religação no sistema através de software dedicado e residente no servidor da concessionária. O sistema identifica os respectivos módulos remotos nos quais estão conectadas as unidades consumidoras e envia os comandos a serem executados. Uma unidade microcontrolada de controle e supervisão opera chaves interruptoras de energia. Este documento relevante para a presente invenção, pois trata em princípio de um método de corte e religação de energia elétrica com algumas etapas similares as etapas propostas na presente invenção. Porém, a implementação do método se dá por meio de componentes elétricos sem, contudo, haver menção a um conector contendo um identificador como aquele revelado na presente invenção.
O documento MU 8602125-7, publicado em 10/10/2008, "Corpo duplo aéreo anti- fraude para medidor eletrônico programável", trata de um sistema compreendendo tubo de aço galvanizado, régua de bornes, tampa de bornes, prensa cabos e barra de fixação.
Há a necessidade no estado da técnica de um dispositivo que permita efetuar o corte/religação de consumidores de energia elétrica que proporcione tais operações com garantia para o sistema supervisor de que não haverá fraude no corte ou na religação.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
A presente invenção é voltada para um dispositivo eletromecânico que permite executar o corte de energia elétrica do cliente com total controle e rastreabilidade por parte da concessionária. Para atingir esse fim o dispositivo é equipado com o uso de um chip de numeração única com acesso via rádio freqüência (RFID), melhorando a eficácia do corte do fornecimento de energia do cliente inadimplente, promovendo o combate às perdas comerciais e permitindo uma ágil autuação de consumidores fraudadores do sistema de distribuição de energia elétrica.
OBJETO DA INVENÇÃO
O objeto da presente invenção é um dispositivo eletromecânico conector de corte que compreende um alojamento articulado composto de uma base e uma tampa articuladas entre si; a base compreende bornes de conexão para conexão em série ao fios do relógio medidor, porca sextavada e contatos elétricos com efeito mola; internamente o dispositivo eletromecânico conector de corte compreende uma Iingueta com contatos elétricos e chip de RFID; a tampa é fixada na base por meio de um parafuso de segurança fixado na porca sextavada interna à base para o fechamento do conjunto.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
A Figura 1 é uma vista representativa da Iingueta de contato elétrico usada no dispositivo da presente invenção.
A Figura 2 é uma vista representativa da Iingueta de contato elétrico usada no dispositivo da presente invenção na posição aberta mostrando o local para instalação do chip de RFID.
A Figura 3 é uma vista representativa do chip de RFID.
A Figura 4 é uma vista representativa do dispositivo de leitura/gravação de chip de RFID.
A Figura 5 é uma vista representativa do coletor de dados usado com o dispositivo eletromecânico conector de corte da presente invenção.
A Figura 6 é uma vista representativa do coletor e dispositivo de leitura/gravação de RFID.
A Figura 7 é um diagrama de blocos do dispositivo de leitura/gravação de chip de RFID.
A Figura 8 é uma representação do dispositivo eletromecânico conector de corte da presente invenção na posição fechada.
A Figura 9 é uma vista em perspectiva explodida do conjunto do dispositivo eletromecânico conector de corte ilustrado na Figura 8.
A Figura 10 é uma representação em perspectiva da base do dispositivo eletromecânico conector de corte ilustrando os contatos elétricos com efeito mola.
A Figura 11 é uma representação da mola de pressão instalada no dispositivo eletromecânico conector de corte.
A Figura 12 é uma representação do dispositivo de leitura/gravação de chip de RFID.
A Figura 13 é uma representação da instalação do dispositivo eletromecânico conector de corte no medidor de energia na posição aberta.
A Figura 14 é uma representação da instalação do dispositivo eletromecânico conector de corte no medidor de energia na posição fechada.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
A presente invenção será agora descrita em detalhes com referência aos desenhos em anexo sem, contudo, limitar a mesma à descrição feita.
O dispositivo eletromecânico conector de corte para interromper o fornecimento de energia elétrica da presente invenção permite o corte de fornecimento de energia elétrica de clientes inadimplentes. Assim contribuindo de modo significativo, a curto prazo, para a redução de perdas e a melhoria da qualidade da energia oferecida promovendo como resultado um aumento do faturamento da concessionária e a melhoria do conceito da concessionária junto ao contexto energético do país.
O dispositivo eletromecânico conector de corte da presente invenção permite executar o corte de energia elétrica do cliente com total controle e rastreabilidade por parte da concessionária. Para isso, o referido dispositivo eletromecânico conector de corte usa um chip de numeração única com acesso via rádio freqüência (RFID), melhorando a eficácia do corte do fornecimento de energia do cliente inadimplente, promovendo o combate às perdas comerciais e permitindo uma ágil autuação de consumidores fraudadores do sistema de distribuição de energia elétrica.
O dispositivo eletromecânico conector de corte da presente invenção é composto de vários componentes distintos: lingueta, conector de corte, contatos com efeito mola, base do conector, mola de pressão e parafuso de segurança. Dois equipamentos auxiliares, leitor e gravador de chip de RFID-BOX e leitor e gravador de chip de RFID permitem a leitura/gravação de dados.
As Figuras 1 e 2 representam, respectivamente, a lingueta 1 de contato elétrico usada no dispositivo da presente invenção na posição fechada e a lingueta 1 de contato elétrico usada no dispositivo da presente invenção na posição aberta mostrando o local L para instalação do chip de RFID 3. A lingueta 1 é um dispositivo de contato elétrico que contém em seu interior um chip de RFID 3 com processador, memória e antena para recepção e transmissão de dados (Figura 3). O chip de RFID 3 não requer alimentação e se torna ativo quando da aproximação do dispositivo de leitura/gravação de chip de RFID 4 (Figura 4). Esse dispositivo de leitura/gravação de chip de RFID 4 é para ser usado com um coletor de dados padrão. O coletor de dados padrão 5 está representado na Figura 5. O dispositivo de leitura/gravação de chip de RFID 4 pode estar acoplado a um coletor de dados padrão 5 (Figura 5), utilizado pela concessionária. O referido leitor/gravador de chip de RFID 4 acoplado ao coletor de dados padrão 5 induz na antena do chip de RFID 3 uma pequena corrente elétrica que alimenta o chip de RFID 3 que por sua vez é ativado, transmitindo via RF as informações que estão em sua memória para o dispositivo de leitura/gravação de chip de RFID 4 que está integrado no coletor de dados 5. O chip de RFID 3 inserido na lingueta 1 dispõe de memória eletrônica na qual se podem armazenar, de forma eletrônica, códigos de segurança e dados gerados pela concessionária que podem ser únicos e específicos para cada cliente.
A Figura 3 é uma vista representativa do chip de RFID 3. O chip de RFID 3 é um dispositivo constituído de um chip com processador, memória e antena para recepção e transmissão de dados. Este chip de RFID 3 não requer alimentação e se torna ativo quando se aproxima de um leitor/gravador de Chip de RFID 4 acoplado a um coletor de dados padrão 5 utilizado pela concessionária, como explicado anteriormente.
A Figura 4 é uma vista representativa do dispositivo de leitura/gravação 4 de chip de RFID 3. Este dispositivo de leitura/gravação 4 de chip de RFID 3 faz a leitura ou a gravação de chips de RFID 3. O circuito do dispositivo de leitura/gravação 4 é composto de um circuito microprocessado responsável pela interface de dados entre o leitor/gravador 4 de chip de RFID 3 (Figura 4) e o coletor de dados padrão 5 (Figura 5) utilizado pela concessionária. A interface com o coletor de dados 5 será feita via comunicação Bluetooth. O dispositivo de leitura/gravação de chip de RFID 4 tem seu diagrama em blocos ilustrado pela Figura 7.
A Figura 5 é uma vista representativa do coletor de dados 5 mencionado anteriormente.
A Figura 6 é uma vista representativa do coletor de dados padrão 5 tendo acoplado ao mesmo o dispositivo de leitura/gravação 4 de RFID 3. Este conjunto de leitura é projetado para que seja possível a leitura ou a gravação de chip de RFID 3.
A Figura 6 é uma representação do dispositivo eletromecânico conector de corte da presente invenção na posição fechada.
A Figura 9 é uma vista em perspectiva explodida do conjunto do dispositivo eletromecânico conector de corte ilustrado na Figura 8. Este dispositivo eletromecânico conector de corte 6 opera de forma a interromper o fornecimento de energia elétrica quando a Iingueta 1 é retirada do interior do dispositivo eletromecânico conector de corte 6 não permitindo que depois de executado o corte do consumidor, seja possível o religamento, a menos que a concessionária esteja ciente e aprove o novo religamento. O dispositivo eletromecânico conector de corte 6 para corte de energia em si é composto de uma base 7 na qual é articulada a tampa 11 na articulação 11 A. A base 7 compreende bornes de conexão 8, contatos elétricos com efeito mola 13 e porca sextavada 9. A tampa compreende uma articulação 11B e um furo para parafuso de segurança 10. O parafuso de segurança 10 atravessará esse furo e será rosqueado na porca sextavada 9 encravada no interior da base 7. Esse parafuso de segurança 10 somente pode ser instalado ou removido com uma ferramenta especial desenvolvida especificamente para esse tipo de parafusos de segurança (ver Figura 10). O restabelecimento de energia somente será possível mediante a reinstalação da Iingueta 1 no interior do dispositivo eletromecânico conector de corte 6.
A Figura 11 é uma representação da mola de pressão 12 instalada no dispositivo eletromecânico conector de corte 6. A mola de pressão 12 é um componente que é preso internamente à tampa 11 do conjunto do dispositivo eletromecânico conector de corte 6 proporcionando a pressão necessária para que a Iingueta garanta um perfeito contato elétrico da mesma sobre os contatos elétricos com efeito mola 13.
A Figura 12 é uma representação do dispositivo de leitura/gravação 14 de chip de RFID 3. Este é um dispositivo portátil que deverá estar conectado a um computador via interface USB. Esse dispositivo permite a leitura e/ou gravação de um chip de RFID 3. Ele utiliza a interface de comunicação USB para a transmissão de dados entre o computador e o chip de RFID 3 não possuindo a possibilidade de comunicação via Bluetooth.
Funcionamento do dispositivo eletromecânico conector de corte.
O dispositivo eletromecânico conector de corte em si (Figuras 8 e 9) é composto de base de material resistente 7, bornes de conexão 8, contatos elétricos com efeito mola 13, lingueta 1 com contatos elétricos 2, um dispositivo eletrônico do tipo RFID 3 (interno à lingueta 1), mola de pressão 12 da lingueta 1, tampa 11 de material resistente e um parafuso de segurança 10 que deve ser fixado na porca sextavada 9 interna para o fechamento do conjunto. Esse parafuso de segurança 10 só permite seu fechamento ou abertura com uma ferramenta especial desenvolvida especificamente para esse tipo de parafusos.
A instalação do dispositivo eletromecânico conector de corte 6 no cliente é feita diretamente nos bornes de entrada de energia do medidor do cliente (Figuras 13 e 14) em série com os fios de entrada de energia. O fornecimento de energia para esse cliente é garantido permanentemente enquanto o dispositivo eletromecânico conector de corte 6 estiver fechado e com a lingueta 1 contendo o chip de RFID 3 instalada no interior do dispositivo eletromecânico conector de corte 6.
Uma vez instalado o dispositivo eletromecânico conector de corte 6 no cliente e no caso de uma ordem para o corte do fornecimento de energia, o profissional designado para o corte de energia naquele cliente deverá abrir o dispositivo eletromecânico conector de corte 6 com a ferramenta especial para o parafuso de fixação da tampa 11 no conjunto, retirar a lingueta 1 com os contatos elétricos 2 e o chip de RFID 3 do interior do dispositivo eletromecânico conector de corte 6 e depois voltar a fechar o mesmo. Esse procedimento deverá ser executado com ferramenta especial. Após a execução desse procedimento o fornecimento de energia para esse cliente estará interrompido até que seja emitida nova ordem para que seja restabelecido o fornecimento de energia para esse cleinte.
Após a retirada da lingueta 1 com os contatos elétricos 2 e o chip de RFID 3 do interior do dispositivo eletromecânico conector de corte 6 do cliente, a lingueta 1 deverá ser devolvida à central de operações pelo profissional que efetuou o corte. Na central será possível confirmar que o corte realmente foi realizado. Essa confirmação poderá ser feita com a leitura dos dados armazenados no chip de RFID 3 inserido na lingueta 1 utilizando o dispositivo de leitura/gravação 14 de chip de RFID 3 portátil (Figura 12).
Para que seja possível restabelecer o fornecimento de energia para o cliente que deixou de ser inadimplente, ou por qualquer outro motivo existir uma ordem de restabelecimento de energia, o profissional designado para esse trabalho deverá abrir o dispositivo eletromecânico conector de corte 6 com a ferramenta especial para o parafuso de fixação da tampa 10 do conjunto, instalar uma Iingueta 1 com os contatos elétricos 2 e com o chip de RFID 3 no interior do dispositivo eletromecânico conector de corte 6 e depois voltar a fechar o mesmo para a operação ser concluída. A operação de abertura e fechamento do conector deverá ser feita com a utilização de ferramenta especial.
O chip de RFID 3 inserido no dispositivo eletromecânico conector de corte 6 dispõe de memória eletrônica na qual se podem armazenar, de forma eletrônica, códigos de segurança e dados gerados pela concessionária que podem ser únicos e específicos para cada cliente e que, posteriormente, poderão ser lidos por dispositivos de leitura/gravação de chip de RFID 3 acoplados a coletores de dados 5 (Figura 5).
Em cada leitura ou em vistorias periódicas, deverá ser verificada a idoneidade dos conectores e suas respectivas conexões, comprovando que não houve violação do conector ou seu chip de RFID 3.
Durante a visita periódica, a informação de que o cliente está com a energia cortada ou não pode ser obtida com a leitura do chip de RFID 3 que deverá estar no interior do dispositivo eletromecânico conector de corte 6.
A presente invenção apresenta características de segurança e agilidade em identificar possíveis adulterações nas instalações de medidores de energia por atos fraudulentos como, por exemplo, a religação clandestina depois do corte de energia; baixo custo de produção por apresentar partes eletromecânicas simples; fácil operação e instalação porque fica junto ao medidor de energia e não em postes; rastreabilidade da execução do serviço proporcionada pelo chip de RFID com o cruzamento das informações do próprio chip de RFID com o banco de dados da concessionária.

Claims (3)

1. Dispositivo eletromecânico conector para corte, caracterizado pelo fato de que compreende: uma base (7) tendo contatos elétricos com efeito mola (13), bornes de conexão (8) e porca sextavada (9), e uma tampa (11) com furo para parafuso de segurança (10); em que internamente ao dispositivo eletromecânico conector de corte (6) uma lingueta (1) tendo contatos elétricos (2) e chip de RFID (3) é instalada sobre os contatos com efeito mola (13) e acima da Iingueta (1) é instalada uma mola de pressão (12) para proporcionar pressão necessária para garantir o perfeito contato da Iingueta (1) com os contatos com efeito mola (13) quando a tampa (11) é fechada sobre a base (7).
2. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a tampa (11) é articulada na base (7) por meio de articulações (11 A, 11B).
3. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o parafuso de segurança (10) é rosqueado na porca sextavada (9) quando a tampa (11) fecha o dispositivo eletromecânico conector de corte (6) para proporcionar inviolabilidade do conjunto.
BRPI1001816-6A 2010-02-05 2010-02-05 dispositivo eletromecânico conector para corte BRPI1001816B1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1001816-6A BRPI1001816B1 (pt) 2010-02-05 2010-02-05 dispositivo eletromecânico conector para corte

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1001816-6A BRPI1001816B1 (pt) 2010-02-05 2010-02-05 dispositivo eletromecânico conector para corte

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI1001816A2 true BRPI1001816A2 (pt) 2011-09-27
BRPI1001816B1 BRPI1001816B1 (pt) 2021-01-05

Family

ID=44653821

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1001816-6A BRPI1001816B1 (pt) 2010-02-05 2010-02-05 dispositivo eletromecânico conector para corte

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI1001816B1 (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI1001816B1 (pt) 2021-01-05

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US11818582B2 (en) Communication enabled circuit breakers and circuit breaker panels
US11644341B2 (en) Intelligent electronic device with hot swappable battery
BR112015017714B1 (pt) Disjuntor vendedor de energia para uma carga elétrica
CN104779595B (zh) 配网二级漏电保护监控系统
AU2011226800B2 (en) Systems, methods, and apparatus for components in AMI energy meters
CN104956186A (zh) 包括计量功能的电力分配系统以及评估能量计量的方法
BR112013031814B1 (pt) Aparelho para medição multicanal de eletricidade
PT2232204E (pt) Contador modular de consumo de efluente
AU2009100471A4 (en) Meter and communications apparatus
KR20080094746A (ko) 벽면 매입형 통합분전반
KR101201955B1 (ko) 화재 방지 및 도전 방지를 위한 전자식 전력량계
BRPI1001816A2 (pt) dispositivo eletromecánico conector para corte
US20160033553A1 (en) Intelligent electrical circuit digital amperage display interface
KR200453737Y1 (ko) 전자식 전력량계
CN104155497A (zh) 一种单相电能表防窃电方法
CN208873650U (zh) 矿用隔爆型真空馈电开关
US20230163595A1 (en) Power management device and method
BRPI1106022A2 (pt) Central remota para supervisão e proteção de transformadores de distribuição convencionais
CN116819168A (zh) 一种欠压电能表的数据读取辅助装置
US20030151308A1 (en) Systems and methods for indicating events in a power distribution system
BRPI0700496B1 (pt) Sistema modular para medição do consumo de energia de uma pluridade de consumidores
CN204440630U (zh) 一种全时段费控计量抄表装置
BR102022016586A2 (pt) Dispositivo e método de gerenciamento de energia
BR102014021755A2 (pt) sistema de corte e religação de energia elétrica e leitura de consumo de medidores de energia elétrica eletrônicos e eletromecânicos e respectivo método
ES1142513U (es) Dispositivo electrónico digital de bajo coste para la monitorización, alarma y registro de riesgos eléctricos

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: A CLASSIFICACAO ANTERIOR ERA: G08C 19/00

Ipc: G01R 11/24 (2006.01), G09F 3/03 (2006.01), G01R 22

B06A Notification to applicant to reply to the report for non-patentability or inadequacy of the application according art. 36 industrial patent law
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 05/01/2021, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.