BRPI1001647A2 - alimento complementar integral para cães - Google Patents
alimento complementar integral para cães Download PDFInfo
- Publication number
- BRPI1001647A2 BRPI1001647A2 BRPI1001647-3A BRPI1001647A BRPI1001647A2 BR PI1001647 A2 BRPI1001647 A2 BR PI1001647A2 BR PI1001647 A BRPI1001647 A BR PI1001647A BR PI1001647 A2 BRPI1001647 A2 BR PI1001647A2
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- flour
- dogs
- complementary
- wheat
- food
- Prior art date
Links
Landscapes
- Fodder In General (AREA)
- Feed For Specific Animals (AREA)
Abstract
ALIMENTO COMPLEMENTAR INTEGRAL PARA CãES. Que fundamenta-se em uma formulação dotada dos seguintes ingredientes: Farinha de Milho 25%; Farinha de Centeio 16 %; Cereais 5%; Farinha de Arroz 10 %; Farinha de Trigo 25 %; Germem de Trigo 5 %; Amido de Milho 5 %; Levedo 5%; Sal 1%; óleo/Azeite 2%; Essência 1%; onde os ingredientes secos: Farinha de Milho, Farinha de Centeio, Cereais, Farinha de Arroz, Farinha de Trigo, Germem de Trigo, Amido de Milho, Levedo e o Sal, são depositados em um misturador para homogeneização, em seguida são acrescentados o azeite ou óleo e a essência aromatizante, que são novamente misturados formando uma massa homogenia que por um processo mecânico ou manual adquirem o formato desejado.
Description
"ALIMENTO COMPLEMENTAR INTEGRAL PARA CÃES".
Refere-se o presente pedido de patente de invenção a um "ALIMENTO COMPLEMENTAR INTEGRAL PARA CÃES", que foi desenvolvido com a finalidade de produzir um alimento a partir de ingredientes naturais, isento de gordura animal, farinha de carnes ou de osso, conservante e anti-mofo, o que a torna um alimento totalmente integral que auxilia na digestão, no fortalecimento e na maciez dos pêlos.
No mercado alimentos para animais no Brasil, atualmente há uma infinidade de petiscos para gatos e, principalmente, para cães, com inúmeras marcas, tipos, formatos, sabores, tamanhos, quantidades, finalidades e, é claro, preços. Primeiramente, a melhor escolha dependerá de sua finalidade: entretenimento, aprendizado, saúde bucal ou simplesmente agrado. E possível obter todos estes objetivos num único snacks, mas, quanto maior for a variedade de produtos ao cão ou gato, melhor será a oportunidade de desenvolver os mecanismos sensoriais naturais da espécie, como o olfato aguçado e a sensibilidade na apreensão, mastigação e ato de roer distintas formas e texturas, os quais encontram-se diminuídos devido ao ambiente urbano moderno imposto a eles. Interessante que o emprego de pesticos no dia-a-dia pode melhorar a troca de carinhos e confiança mútua na relação homem-cão.
Não há restrição para oferecer os petiscos, porém, sempre com cautela, para não haver desequilíbrio nutricional do animal. E fundamental seu uso nos momentos de obediência e acerto na execução de tarefas, situações em que se encontram dominados e dependentes de nós. Antes de comentar sobre as principais guloseimas destinadas a cães, é muito importante frisar que, mesmo contendo nutrientes com bom valor nutritivo, não são alimentos completos e balanceados. Portanto, não substituem as rações comerciais. Outro ponto essencial é que a maioria dos snacks contém elevada densidade energética, ou seja, alta quantidade de calorias. Calorias em excesso são sinônimo de acúmulo de gordura tecidual e a conseqüência direta é ganho de peso corporal, podendo induzir na principal desordem nutricional em cães neste milênio: a obesidade.
Os ossinhos. constituídos de couro bovino apresentam vários formatos, em palito ou até semelhantes a ossos, e são destinados aos cães. São produtos sem nenhum valor nutricional, mas são muito úteis na redução da ansiedade, estresse ou hiperatividade, permitindo que se distraiam, evitando morder fios, móveis e peças de vestuários, e podem auxiliar a evitar o ato de comer fezes. Hoje existem no mercado nacional alguns produtos mais elaborados, contendo agentes que proporcionam uma melhor saúde intestinal. Mais uma opção de escolha para os proprietários nas prateleiras das pet shops.
As guloseimas para cães mais conhecidas são os chamados biscoitos. São petiscos secos, com aproximadamente 10% de umidade, e crocantes. Em sua composição, contêm vários ingredientes de origem animal (farinha de carne de frango, farinha de carne e ossos e gordura estabilizada de frango, por exemplo) e podem conter até substâncias com a capacidade de beneficiar a saúde intestinal e imunológica (a exemplo dos fruto-oligossacarídeos e mano-oligossacarídeos, denominados de prebióticos). Sua formulação e preparo são ideais para cães e são muito diferentes dos biscoitos destinados aos humanos.
Outros snacks que vêm ganhando destaque são os denominados de bifinhos, filezinhos ou grills. São petiscos que apresentam forma e odor de alimentos para humanos, como picanha, calabresa, lingüiça, bife e bacon. São preparados com vários ingredientes, que podem ser os mesmos utilizados na formulação dos biscoitos para cães, como também com ingredientes cárneos de origem bovina ou de frango. São alimentos macios, portanto são considerados semi-úmidos, com umidade entre 20 e 35%. Apresentam sabor e odor de alta aceitação aos cães e gatos. A única desvantagem é o fato de permanecerem após o consumo entre os dentes, devido a sua maciez, o que poderá conferir possíveis complicações, como mau hálito.
Se o custo não for empecilho para agradar seu pet, uma excelente opção são os petiscos comercializados em forma de sachês ou em latas. Estes, por sua vez, são alimentos completos e balanceados, apresentando em sua composição nutricional as quantidades recomendadas de nutrientes, segundo órgãos de pesquisas em nutrição de cães. São alimentos úmidos, com aproximadamente 80% de água, e com elevada caloria. Os principais ingredientes são as carnes bovinas, de peixes e/ou de aves, que conferem intenso sabor e odor. Há três apresentações: patês, pedaços ao molho ou loafs. O primeiro é uma mistura homogênea líquida; o segundo apresenta pedaços de carnes e até mesmo legumes e macarrão; o terceiro é formado por pequenos cortes de loafs assemelhando-se a pedaços de carnes. Estes podem ser utilizados para facilitar administração de cápsulas e comprimidos, tanto para cães como para gatos. Estas dietas podem oferecer suporte nutricional e de incremento alimentar para pacientes convalescentes ou enfermos.
Saúde bucal dos pets é hoje a preocupação dos proprietários. Há petiscos que, além de permitir o entretenimento do animal, simultaneamente realizam a limpeza e prevenção de placas de tártaros e correção do pH bucal dos cães e gatos. Estes snacks têm formatos e texturas que proporcionam uma mastigação constante, atuando sobre a circulação sangüínea da gengiva e também remoção de detritos alimentares, especialmente nos pré-molares. Além dos ingredientes alimentícios citados anteriormente, contêm agentes ativos no controle e prevenção de depósito de placas bacterianas e acúmulo de minerais, bem como na redução do mau-hálito.
Através de pesquisas e estudos, estes produtos foram avaliados, testados e produzidos com a indicação exclusiva para os cães e gatos. O uso correto, como foi abordado acima, é interessante ao bem estar animal.
Sendo assim, jamais é indicado oferecer alimentos destinados a humanos, visto que apresentam configuração, texturas e ingredientes muito diferentes dos indicados para cães e gatos, podendo ser nocivos à saúde dos animais de companhia. Exemplos: maior perigo e causa de emergências-cirúrgicas no aparelho digestório são os ossos de frango.
Além disso, condimentos que contêm cebola e alho são muito tóxicos às células vermelhas do sangue tanto do cão como do gato, mas não são tóxicas para os humanos.
E objetivo do presente pedido de patente um "ALIMENTO COMPLEMENTAR INTEGRAL PARA CÃES", que fundamenta-se em uma formulação dotada dos seguintes ingredientes:
<table>table see original document page 5</column></row><table> <table>table see original document page 6</column></row><table>
onde os ingredientes secos: Farinha de Milho, Farinha de
Centeio, Cereais, Farinha de Arroz, Farinha de Trigo, Germem de Trigo, Amido de Milho, Levedo e o Sal, são depositados em um misturador para homogeneização, em seguida são acrescentados o azeite ou óleo e a essência aromatizante, que são novamente misturados formando uma massa homogenia que por um processo mecânico ou manual adquirem o formato desejado.
"ALIMENTO COMPLEMENTAR INTEGRAL PARA CÃES", traz enormes vantagens, pois agrega uma mistura de ingredientes naturais que torna o produto inteiramente integral, sem conservante, corantes, proteínas animais ou gordura animal, essa combinação facilita a digestão, fortalece e faz bem a pele e aos pêlos do animal, além do germem de trigo proporcionar uma melhora em todo o aparelho imunológico do animal, por ser inovador e até então não compreendido no estado da técnica e por enquadra-se perfeitamente dentro dos critérios que definem a patente de invenção. São as seguintes suas reivindicações.
Com base no descrito e ilustrado, podemos verificar que a
Claims (2)
1. "ALIMENTO COMPLEMENTAR INTEGRAL PARA CÃES", caracterizado por uma formulação que detém os seguintes ingredientes: <table>table see original document page 7</column></row><table>
2. "ALIMENTO COMPLEMENTAR INTEGRAL PARA CÃES", caracterizado pela Farinha de Milho, Farinha de Centeio, Cereais, Farinha de Arroz, Farinha de Trigo, Germem de Trigo, Amido de Milho, Levedo e o Sal, são depositados em um misturador para homogeneização, em seguida são acrescentados o azeite ou óleo e a essência aromatizante, que são novamente misturados formando uma massa homogenia que por um processo mecânico ou manual adquirem o formato desejado.
Priority Applications (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BRPI1001647-3A BRPI1001647A2 (pt) | 2010-06-04 | 2010-06-04 | alimento complementar integral para cães |
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BRPI1001647-3A BRPI1001647A2 (pt) | 2010-06-04 | 2010-06-04 | alimento complementar integral para cães |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BRPI1001647A2 true BRPI1001647A2 (pt) | 2012-02-28 |
Family
ID=45699850
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BRPI1001647-3A BRPI1001647A2 (pt) | 2010-06-04 | 2010-06-04 | alimento complementar integral para cães |
Country Status (1)
Country | Link |
---|---|
BR (1) | BRPI1001647A2 (pt) |
-
2010
- 2010-06-04 BR BRPI1001647-3A patent/BRPI1001647A2/pt not_active Application Discontinuation
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
ES2668077T3 (es) | Composiciones alimenticias húmedas, que tienen las características de composiciones alimenticias secas | |
US10743564B2 (en) | Pseudo-loaf food compositions | |
Colbert | What Would Jesus Eat Cookbook | |
ES2637990T3 (es) | Sucedáneos de pescado desmigajado y métodos para prepararlos | |
BRPI0610965A2 (pt) | composição para consumo por um animal, métodos para melhorar a palatabilidade de uma composição para consumo por um animal, para aumentar a frequência de ingestão ou a taxa de ingestão de uma composição para consumo por um animal, e para fabricar uma composição para consumo animal, produto, kit, e, meios para comunicar informação sobre ou instruções para misturar e administrar uma composição para consumo animal tendo melhorada palatabilidade a um animal | |
CN101370393A (zh) | 减少食物摄取和控制动物体重的方法 | |
BR112019012498B1 (pt) | Composição de alimento para animais de estimação e usos da mesma | |
Johnson-Delaney | Ferret nutrition | |
Neumann et al. | 13 Animal Source Foods as Approach to Improve Diet and Nutrition Outcomes | |
ES2359818T3 (es) | Métodos para hipertiroidismo en un gato y composición que comprende yodo limitado. | |
BRPI1001647A2 (pt) | alimento complementar integral para cães | |
JP3061776B2 (ja) | 咀嚼・嚥下機能低下者用食品 | |
Stratone | FOOD MARKERS OF THE CANINE NUTRITION SYSTEM | |
Joubert | The effect of genotype and rearing system on chicken meat quality | |
RU2390999C2 (ru) | Универсальный продукт питания | |
Middle | Real Food for Dogs and Cats: A Practical Guide to Feeding Your Pet a Balanced, Natural Diet | |
Ayu et al. | Proximate Levels of Dog Meat (Canis Lupus Familiaris) in Rantepao, North Toraja Regency, South Sulawesi, Indonesia | |
Fougere | Pet Lover's Guide to Natural Healing for Cats and Dogs | |
Ramona | STUDY ON THE NUTRITIVAL VALUE OF FOOD PRODUCTS. | |
Ikoroma et al. | Phytochemical Feed Additives, Garlic, Ginger and Their Mixture on Physical Quality Parameters and Sensory Attributes of Broiler Chicken Meat | |
Bernard | Raising cats naturally: how to care for your cat the way nature intended | |
Newman et al. | Going vegan: The complete guide to making a healthy transition to a plant-based lifestyle | |
JP2015216926A (ja) | ドッグフード組み合わせ物 | |
Sloan | ‘Pet Parents’ Treat Cats and Dogs to Upscale, Specialty Fare | |
Hołda | Myths in cat nutrition |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B03A | Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention | ||
B11A | Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing | ||
B11Y | Definitive dismissal acc. article 33 of ipl - extension of time limit for request of examination expired | ||
B15K | Others concerning applications: alteration of classification |
Free format text: A CLASSIFICACAO ANTERIOR ERA: A23K 1/14 Ipc: A23K 10/30 (2016.01), A23K 50/40 (2016.01) |