BRPI1000483A2 - estrutura para estanqueidade de ar e água em caixilhos e congêneres, com sistema de instalação e retirada de envidraçado - Google Patents

estrutura para estanqueidade de ar e água em caixilhos e congêneres, com sistema de instalação e retirada de envidraçado Download PDF

Info

Publication number
BRPI1000483A2
BRPI1000483A2 BRPI1000483A BRPI1000483A2 BR PI1000483 A2 BRPI1000483 A2 BR PI1000483A2 BR PI1000483 A BRPI1000483 A BR PI1000483A BR PI1000483 A2 BRPI1000483 A2 BR PI1000483A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
frames
sliding
air
sealing
fixed
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Aristides Ullian Jr
Original Assignee
Ullian Esquadrias Metalicas Ltda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Ullian Esquadrias Metalicas Ltda filed Critical Ullian Esquadrias Metalicas Ltda
Priority to BRPI1000483 priority Critical patent/BRPI1000483A2/pt
Publication of BRPI1000483A2 publication Critical patent/BRPI1000483A2/pt

Links

Landscapes

  • Specific Sealing Or Ventilating Devices For Doors And Windows (AREA)
  • Wing Frames And Configurations (AREA)

Abstract

ESTRUTURA PARA ESTANQUEIDADE DE AR E áGUA EM CAIXILHOS E CONGêNERES, COM SISTEMA DE INSTALAçãO E RETIRADA DE ENVIDRAçADO. Composta por perfis metálicos formando quadros fixos (1) e quadros deslizantes (2) para uso em vitrós, venezianas e portas de correr, além de quadros articuláveis (3) para uso em portas de abrir e, ainda, quadros de movimento perpendicular em relação à parede (4) para uso em maximo-ares (janela tipo escotilha). Pelo projeto os quadros fixos (1) e os quadros deslizantes/móveis (2) foram desenvolvidos para possibilitarem a retirada e inserção da placa de vidro (27) para substituições ou manutenções. Assim formados, os caixilhos são instalados em uma estrutura também metálica e recebem a inserção da placa de vidro (27), pelo próprio usuário, bem como tiras de borracha (28) de formato em cunha para vedação e estruturação do envidraçado (27). Após instalada na alvenaria a estrutura possibilita, através dos caixilhos, a inserção e retirada para trocas extremamente facilitadas do envidraçado (27), pelo próprio usuário, seguindo-se à aplicação da borracha (28) de vedação sem necessidade do emprego de profissionais especializados como vidraceiros e outros.

Description

"ESTRUTURA PARA ESTANQUEIDADE DE AR E ÁGUA EM CAIXILHOS E CONGÊNERES, COM SISTEMA DE INSTALAÇÃO E RETIRADA DE ENVIDRAÇADO"
Refere-se o presente relatório descritivo, a um pedido de patente de invenção para uma estrutura composta a partir de um conjunto de perfis metálicos desenvolvidos para que, através de seu sistema de montagem formem uma estrutura de caixilhos para uso em vitrôs, venezianas, portas de correr, portas de abrir e maximo-ares (janelas tipo escotilha). Os caixilhos, em forma de quadros fixos e móveis formam guias ao longo do perímetro interno de suas bordas, pelas quais são inseridas as placas de vidro seguidas da aplicação da borracha de vedação, em sistema inédito e extremamente facilitado de instalação e/ou retirada do envidraçado, bem como para os serviços de manutenção, pintura e limpeza. Os caixilhos obtidos pelas configurações e arranjos entre os perfis formam também, através dos quadros móveis e fixos com seus trilhos, requadros, mata-juntas e abafadores, um sistema eficaz de vedação contra correntes e ar e água das chuvas, trazendo total proteção para os ambientes em que as estruturas forem instaladas, seja em vãos de portas ou de janelas.
ESTADO DA TÉCNICA
Como é de conhecimento, a realização do envidraçado (colocação de placas de vidro em caixilhos), é um trabalho que exige grande habilidade por parte do instalador, serviço esse geralmente efetuado por um profissional da área de vidraçaria. Nesses casos, depois de instalada no vão da alvenaria, a estrutura da porta, janela, vitrô ou outros, segue-se a realização do envidraçado, com a fixação das placas de vidros que vão sendo encostadas ao longo das guias da estrutura gradeada formada por perfis ou caixilhos, recebendo, em seguida, a aplicação de massa.
Em alguns casos, por exemplo, como em janelas maximoar "tipo escotilha", após a instalação do vidro e aplicação de massa, deve ser encaixado um perfil de acabamento, travado pela própria massa, fixando assim as placas de vidro. Pode ser necessária, ainda, a aplicação de parafusos para a união entre os perfis.
A massa aplicada, geralmente é de secagem demorada. O envidraçado convencional, acima descrito, é realizado tanto para o quadro fixo quanto para os quadros de correr, seja em vitrôs, venezianas, portas de correr, portas de abrir e maximoares.
Em caso de substituição do envidraçado, seja por quebra ou por outro motivo qualquer, a remoção da massa, endurecida com o tempo, torna-se tarefa extremamente dificultosa. Caso o usuário queira por exemplo trocar um vitrô e reutilizar os vidros nele existentes, mesmo com o trabalho de um vidraceiro existem riscos de quebras e inutilização do material envidraçado quando da tentativa de sua retirada dos caixilhos.
Atualmente os quadros, tanto fixos quanto os de correr, por questão de economia e ganho de tempo podem ser formados por perfis de alumínio passíveis de serem montados de modo a envolverem as bordas do vidro, juntamente com a borracha de vedação, sendo em seguida aparafusados. Apesar de evitar aplicação de massa, esses perfis devem ser montados entre si e, de qualquer forma, exigem o trabalho de um profissional para aparafusamentos e ajustes mais precisos para o envolvimento do vidro, especialmente em casos em que houver necessidade de desmontagem, tornando-se altamente custosos e trabalhosos em seu manuseio.
No caso de vitrôs, venezianas e portas de correr, existe o problema de passagem de corrente de ar e infiltração de água das chuvas, em especial ao longo dos trechos superiores do trilho em que deslizam os quadros móveis. Já inferiormente podem ocorrem empoçamentos decorrentes das chuvas, o que permite entrada de água no ambiente, seja em vitrôs, venezianas ou portas de correr e de abrir. Em relação à janela maximoar (escotilha), a mesma, por ser articulada pode permitir a passagem de ar e água através de seu perfil superior.
OBJETIVO DA PATENTE
A estrutura em questão, motivo desse pedido de patente propõe que caixilhos sejam montados através de perfis metálicos formando quadros fixos e quadros deslizantes para uso em vitrôs, venezianas e portas de correr, além de quadros articuláveis para uso em portas de abrir e, ainda, quadros de movimento perpendicular em relação à parede para uso em maximo-ares (janela tipo escotilha).
Pelo projeto os quadros fixos são formados por apoios e mata-juntas laterais fechados por travessas inferior e superior, ao passo que os quadros deslizantes/móveis são formados por mata-juntas laterais e fechados por travessa inferior e travessas superiores de reforço com abertura entre si.
Os quadros (caixilhos) assim formados, são instalados em uma estrutura também metálica, composta basicamente por requadros laterais e trilhos inferior e superior. Os caixilhos formam guias ao longo do perímetro interno de suas bordas e, no caso dos quadros fixos possuem pelo menos uma aresta passível de ser aberta pelo desaparafusamento da mata-junta lateral, para a inserção da placa de vidro lateralmente, ao passo que nos quadros deslizantes/móveis a inserção da placa de vidro é feita verticalmente, pela abertura formada entre suas travessas superiores de reforço.
Após a inserção da placa de vidro, pelo próprio usuário, o mesmo pode também aplicar tiras de borracha que por seu formato em cunha penetram pelas bordas dos perfis entre a placa de vidro, promovendo a vedação dos caixilhos em suas faces externa e interna. Através das mata-juntas laterais que travam as travessas inferior e travessas superiores dos caixilhos, o envidraçado é mantido devidamente estruturado e vedado pela borracha.
Para a retirada do envidraçado, no caso do quadro fixo, a mata-junta é desparafusada seguindo-se a retirada da borracha e da placa de vidro, permitindo assim trocas ou serviços de limpeza, pintura dos perfis metálicos, facilitando em muito a manutenção de toda a parte metálica, pelo próprio usuário. No caso dos quadros deslizantes/móveis, a troca é feita a partir da abertura de suas travessas superiores de reforço, para a inserção ou retirada da placa de vidro.
Portanto, após instalada na alvenaria a estrutura possibilita, através dos caixilhos, a inserção e retirada para trocas extremamente facilitadas do envidraçado, pelo próprio usuário, seguindo-se à aplicação de uma borracha de vedação sem necessidade do emprego de profissionais especializados como vidraceiros e outros. A estrutura, em especial para os vitrôs e venezianas, conta com as mata- juntas de seus quadros deslizantes, dotadas de fechos em "U" e "Z" acopláveis entre si. Com o fechamento dos quadros deslizantes, os referidos fechos, em combinação com o abafador, formam um eficaz sistema de vedação junto ao trilho superior que impede passagem de corrente de ar ou infiltração de água.
O trilho inferior, por sua vez, possui em sua borda externa um escalonamento de degraus que, com a chuva, formam barreiras ou colunas d'água que impedem a penetração da água para o ambiente interior. As barreiras (colunas d'água) favorecem o escoamento na parte inferior externa, em especial para os vitrôs e venezianas.
No caso do maximo-ar (janela tipo escotilha), a estrutura de perfis recebe o quadro de movimento perpendicular em relação à parede, de modo a vedar, pelo fecho também em "U" e "Z" de suas travessas inferior e superior, a passagem de corrente de ar e impedir a infiltração de água.
Dessa forma, o conjunto de perfis vem possibilitar inédito sistema de instalação e troca do envidraçado em caixilhos para vitrôs, venezianas, portas de correr, portas de abrir e máximo-ares (janelas tipo escotilha), além de garantir, por esses elementos, uma eficaz vedação, protegendo assim o ambiente interno.
Explicado superficialmente, passa o conjunto de perfis para a formação da estrutura com caixilhos, bem como o sistema de montagem que o envolve, a ser melhor detalhado através dos desenhos anexos.
As figuras relacionadas a seguir, de 1 a 4, referem-se à montagem do vitrô: Figura 1 - Vista em perspectiva explodida, mostrando os perfis que compõem os caixilhos do vitrô. Como se observa, os caixilhos são montados de modo a formar os quadros fixos e os quadros deslizantes do vitrô. Assim, os quadros fixos são formados por apoios e mata-juntas laterais, fechados por travessa inferior e travessa superior. Já os quadros deslizantes são formados por mata-juntas laterais fechadas por travessa inferior e travessas superiores de reforço, as quais são acopladas aos porta-roletes. Nos detalhes ampliados, são mostradas as conformações dos perfis dos quadros fixos e deslizantes;
Figura 2 - Vista em perspectiva, segundo figura anterior, mostrando os caixilhos já montados, formando os quadros fixos e os quadros deslizantes acoplados com seus porta-roletes;
Figura 3 - Vista em perspectiva, segundo figura anterior, mostrando os caixilhos montados, formando os quadros fixos e móveis alinhados à estrutura de sustentação, com os seus perfis explodidos. A estrutura é composta por requadros laterais, um trilho inferior e, superiormente, por um abafador de acoplamento ao trilho superior. Os detalhes ampliados mostram as conformações dos perfis da estrutura;
Figura 4 - Vista em perspectiva do vitrô montado. Nessa condição, o vitrô pode ser levado ao vão de alvenaria, para sua instalação.
As figuras abaixo relacionadas, de 5 a 10, referem-se à montagem do envidraçado do vitrô, segundo o sistema proposto:
Figura 5 - Vista em perspectiva, mostrando a mata-juntas do quadro fixo sendo retirada para o início da instalação, lateralmente, do envidraçado;
Figura 6 - Vista segundo figura anterior, mostrando a placa de vidro antes de ser inserida no quadro fixo;
Figura 7 - Vista segundo figura anterior, mostrando a placa de vidro sendo inserida no quadro fixo;
Figura 8 - Vista segundo figura anterior, mostrando a placa de vidro já inserida no quadro fixo;
Figura 9 - Vista segundo figura anterior, mostrando a mata-juntas já acoplada lateralmente, fechando novamente o quadro fixo já com a placa de vidro;
Figura 10 - Vista segundo figura anterior, mostrando a borracha de vedação sendo aplicada na junção entre o vidro e o quadro fixo.
As figuras abaixo relacionadas, de 11 a 14, referem-se à montagem da veneziana:
Figura 11 - Vista em perspectiva explodida, mostrando os perfis que compõem os caixilhos que formam os quadros deslizantes da veneziana, receptores do envidraçado. Os quadros deslizantes são formados por mata- juntas laterais fechadas por travessa inferior e travessas superiores de reforço;
Figura 12 - Vista em perspectiva, segundo figura anterior, mostrando os quadros deslizantes do envidraçado e os quadros deslizantes dos painéis vazados da veneziana. Os quadros deslizantes do envidraçado são arrematados por perfis complementares e, juntamente com os quadros deslizantes dos painéis, são fixados nos porta-roletes superiores. Os detalhes ampliados mostram as conformações dos perfis dos quadros deslizantes.
Figura 13 - Vista em perspectiva segundo figura anterior, mostrando os quadros deslizantes do envidraçado e os quadros deslizantes dos painéis vazados e, ainda, os painéis fixos. Nessa vista é mostrada, esquematicamente, uma placa de vidro sendo inserida verticalmente pela abertura entre as travessas superiores de reforço (indicado por setas);
Figura 14 - Vista em perspectiva segundo figura anterior, mostrando os quadros deslizantes do envidraçado e os quadros deslizantes dos painéis vazados, bem como os painéis fixos, alinhados à estrutura de sustentação, com os seus perfis explodidos. A estrutura é composta por requadros laterais, um trilho inferior e, superiormente, por um abafador acoplado ao trilho superior. Os painéis fixos, através de sapatas aplicadas em suas bordas externas, serão acoplados aos requadros da estrutura da veneziana. Nos detalhes ampliados, são mostradas as conformações dos perfis que compõem a estrutura;
Figura 15 - Vista em perspectiva da veneziana montada. Nessa condição, a veneziana será levada ao vão de alvenaria, para sua instalação e, posteriormente, para receber o envidraçado, segundo o sistema proposto. As figuras abaixo relacionadas, de 16 a 18, referem-se à montagem da porta de correr:
Figura 16 - Vista em perspectiva explodida, mostrando os perfis que compõem os quadros fixos e os quadros deslizantes. Como se observa, os quadros fixos não possuem apoios laterais pois serão fixados diretamente nos requadros laterais da estrutura. Os quadros deslizantes são formados por travessas laterais e mata-juntas com fechadura e contra-testa, sendo fechados por travessas inferiores e travessas superiores de reforço. Nos detalhes ampliados, as conformações dos perfis que formam os quadros fixos e quadros deslizantes; Figura 17 - Vista em perspectiva segundo figura anterior, mostrando os quadros deslizantes já montados e os quadros fixos alinhados por suas travessas intermediárias, inferiores e superiores aos requadros laterais da estrutura de sustentação, a qual é completada pelos trilhos inferior e superior. Nos detalhes ampliados, são mostradas as conformações dos perfis das travessas dos quadros fixos e da estrutura. Nessa vista é mostrada também, esquematicamente, uma placa de vidro sendo inserida verticalmente, pela abertura entre as travessas superiores de reforço de um dos quadros deslizantes;
Figura 18 - Vista em perspectiva segundo figura anterior, mostrando a porta de correr montada. Nessa condição, a porta de correr será levada ao vão de alvenaria, para sua instalação e, posteriormente, para receber o envidraçado, segundo o sistema proposto.
As figuras abaixo relacionadas, de 19 a 21, referem-se à porta de abrir:
Figura 19 - Vista em perspectiva explodida, mostrando os apoios laterais alinhados à travessa inferior e às travessas superiores de reforço;
Figura 20 - Vista em perspectiva explodida, mostrando o quadro articulável já montado, alinhado à porta de abrir;
Figura 21 - Vista em perspectiva mostrando a porta montada. Nessa condição, a porta de abrir será levada ao vão de alvenaria, para sua instalação e, posteriormente, para receber o envidraçado, segundo o sistema proposto. A figura mostra, esquematicamente, uma placa de vidro sendo inserida verticalmente pela abertura entre as travessas de reforço superiores do quadro articulável; As figuras abaixo relacionadas, de 22 a 25, referem-se à montagem do máximo-ar:
Figura 22 - Vista em perspectiva explodida, mostrando os perfis que compõem o máximo-ar. Como se observa, o quadro é composto por travessas laterais, fechadas por travessa inferior e, superiormente, por duas travessas superiores de reforço. Nos detalhes ampliados, são mostradas as conformações dos perfis do quadro de movimento perpendicular em relação à esquadria;
Figura 23 - Vista em perspectiva segundo figura anterior, mostrando o quadro montado, alinhado à estrutura de sustentação, com os seus perfis explodidos. A estrutura é composta por requadros laterais, uma travessa inferior e uma travessa superior. Nessa vista são mostrados em detalhes ampliados, as conformações dos perfis da estrutura de sustentação. Nessa vista também é mostrado, esquematicamente, uma placa de vidro sendo inserida verticalmente pela abertura entre as travessas superiores de reforço;
Figura 24 - Vista em perspectiva do maximo-ar montado. Nessa condição, o maximo-ar será levado ao vão de alvenaria, para sua instalação e, posteriormente, para receber o envidraçado, segundo o sistema proposto.
Em conformidade com os desenhos anexos, a "ESTRUTURA PARA ESTANQUEIDADE DE AR E ÁGUA EM CAIXILHOS E CONGÊNERES, COM SISTEMA DE INSTALAÇÃO E RETIRADA DE ENVIDRAÇADO", objeto desse presente pedido de patente de invenção, constitui-se a partir de uma série de perfis metálicos, fabricados preferencialmente em alumínio através de prensas de estampo ou perfiladeiras, recebendo conformações especialmente desenvolvidas para a montagem de caixilhos para quadros fixos (1), quadros deslizantes (2), quadros articuláveis (3) e quadros de movimento perpendicular (4) em relação à parede.
Os caixilhos que formam os quadros fixos (1) possuem apoios (5) e mata-juntas (6) laterais, fechados por travessa inferior (7) e travessa superior (8). Para os quadros deslizantes (2), os caixilhos são formados por mata-juntas (9) laterais, sendo as mata-juntas laterais internas (9a) dotadas de bordas com fechos de encaixes correspondentes em "U" (10) e em "Z" (11). Os quadros deslizantes (2) são fechados por travessa inferior (12) e por travessas superiores de reforço (13), as quais são acopladas a porta-roletes (14).
Os caixilhos que formam os quadros fixos (1) e os quadros deslizantes (2) serão utilizados, segundo o projeto, em estruturas para a montagem de vitrôs, venezianas e portas de correr, instaladas em vãos predeterminados na alvenaria da edificação. No caso dos caixilhos que formam os quadros articuláveis (3), os mesmos serão utilizados, segundo o projeto, na própria estrutura da porta de abrir. No caso dos caixilhos que formam os quadros de movimento perpendicular (4) em relação à esquadria, os mesmos serão utilizados em estruturas para a montagem de maximo-ares, no vão predeterminado na alvenaria da edificação.
Assim sendo, as estruturas são compostas por requadros laterais (15), trilho inferior (16) de borda externa escalonada por degraus (17) e, superiormente, por um abafador (18) acoplado ao trilho superior (19).
Os quadros fixos (1), quando do uso em vitrôs, como ilustra a figura 3, são acoplados por seus apoios (5) laterais aos requadros (15), ao passo que os quadros deslizantes (2) são acoplados ao trilho inferior (16) e, superiormente, pelo seus porta-roletes (14) acoplados ao abafador (18) com trilho superior (19).
Para a montagem da veneziana, como ilustra a figura 14, através de sapatas (20) aplicadas nas bordas, dos painéis fixos (21), os mesmos são acoplados aos requadros laterais (15) da estrutura. O acoplamento dos quadros deslizantes do envidraçado (2) e dos quadros deslizantes (2a) dos painéis vazados (21a) dá-se pelo trilho inferior (16) e, pelos seus porta-roletes (14), são acoplados superiormente ao abafador (18) com trilho superior (19).
Em relação à porta de correr, como ilustra a figura 16, os quadros fixos (1) e quadros deslizantes (2) recebem, a partir de suas mata-juntas laterais (6) e (9), travessas intermediárias (22). Como ilustra a figura 17, para a montagem os quadros fixos (1) são acoplados por suas travessas inferiores (7), travessas intermediárias (22) e travessas superiores (8) aos requadros laterais (15) da estrutura. Segue-se o acoplamento dos quadros deslizantes (2) ao trilho inferior (16) e ao trilho superior (19).
Para a porta de abrir, o quadro articulável (3), após a montagem de seu caixilho, é fixado por dobradiças à abertura central, como ilustra a figura a figura 20.
Finalmente, o quadro de movimento perpendicular (4) em relação à parede (maximo-ar), após montado com suas mata-juntas laterais (6) fechadas por travessa inferior (7) e travessas de reforço superiores (13), é acoplado à sua estrutura. Como mostra a figura 23, a estrutura é por requadros laterais (15), uma travessa inferior (23) com aba em "U" (24) e travessa superior (25) com aba em "Z" (26). Como o ilustrado pelas figuras 4, 15, 18, 21 e 24, respectivamente, as estruturas do vitrô, veneziana, porta de correr, porta de abrir e maximo-ar são levadas ao vão de alvenaria para sua instalação.
Pelo sistema proposto, os quadros fixos (1) e deslizantes (2), ao serem fechados, acoplam os fechos em "U" (10) e em "Z" (11) de suas mata-juntas (9a), as quais, juntamente com o abafador (18) do trilho superior (19), provocam perfeita vedação no vitrô e na veneziana, impedindo passagem de corrente de ar e de água das chuvas. A vedação é também provocada no maximo-ar, através da aba em "U" (24) da travessa inferior (23) e da aba em "Z" (26) da travessa superior (25).Através do degrau (17) dos trilhos inferiores (16) são formadas colunas d'água que formam barreiras para impedir entrada de água no vitrô e na veneziana.
Como ilustra a seqüência de figuras relacionadas de 5 a 9, através da montagem dos caixilhos, os quadros fixos (1) do vitrô e da veneziana podem ter uma de suas mata-juntas (6) retirada para que a placa de vidro (27) seja inserida lateralmente, seguindo-se à aplicação da borracha de vedação (28) nas duas faces da placa de vidro (27), como mostra a figura 10. Após inserida a placa de vidro (27) no quadro fixo (1), a mata-junta (6) é novamente acoplada, facilitando sobremaneira a instalação e troca do envidraçado.
Tanto para os quadros deslizantes (2) do vitrô, da veneziana e da porta de correr, como para os quadros articuláveis (3) da porta de abrir e para os quadros de movimento perpendicular (4) em relação à parede do máximo-ar, as placas de vidro (27) podem ser inseridas através das travessas de reforço superiores (13), como é ilustrado nas figuras 13, 17, 21 e 23, seguindo-se a aplicação da borracha de vedação (28), completando o sistema proposto para a instalação e troca do envidraçado.

Claims (10)

1.) "ESTRUTURA PARA ESTANQUEIDADE DE AR E ÁGUA EM CAIXILHOS E CONGÊNERES", constituída por perfis metálicos, conformados para a montagem de caixilhos para quadros fixos (1), quadros deslizantes (2), quadros articuláveis (3) e quadros de movimento perpendicular (4) em relação à parede, caracterizado pelos caixilhos dos quadros fixos (1) possuírem apoios (5) e mata-juntas (6) laterais fechados por travessa inferior (7) e travessa superior (8), os caixilhos dos quadros deslizantes (2) formados por mata-juntas (9) laterais, cujas mata-juntas laterais internas (9a) são dotadas de bordas com fechos de encaixes correspondentes em "U" (10) e em "Z" (11), ditos quadros deslizantes (2) fechados por travessa inferior (12) e por travessas superiores de reforço (13) acopladas a porta-roletes (14), sendo os caixilhos dos quadros articuláveis (3) formados por apoios laterais (5) fechados por travessa inferior (7) e travessas superiores de reforço (13), ao passo que os quadros de movimento perpendicular (4) em relação à parede, são formados por mata-juntas laterais (6) fechadas por travessa inferior (7) e por travessas superiores de reforço (13).
2.) "ESTRUTURA PARA ESTANQUEIDADE DE AR E ÁGUA EM CAIXILHOS E CONGÊNERES", de acordo com reivindicação 1, caracterizado pelos quadros fixos (1), quadros deslizantes (2) e quadros de movimento perpendicular (4) em relação à parede, serem acoplados em uma estrutura para vitrôs, venezianas, portas de correr e maximo-ares, composta por requadros laterais (15), trilho inferior (16) de borda externa escalonada por degrau (17) e, superiormente, por um abafador (18) acoplado ao trilho superior (19).
3.) "ESTRUTURA PARA ESTANQUEIDADE DE AR E ÁGUA EM CAIXILHOS E CONGÊNERES", de acordo com reivindicações 1 e 2, para a montagem do vitrô, a estrutura é caracterizado pelo acoplamento dos quadros fixos (1) por seus apoios (5) laterais aos requadros (15), sendo os quadros deslizantes (2) acoplados ao trilho inferior (16) e, superiormente, pelos seus porta-roletes (14) acoplados ao abafador (18) com trilho superior (19).
4.) "ESTRUTURA PARA ESTANQUEIDADE DE AR E ÁGUA EM CAIXILHOS E CONGÊNERES", de acordo com reivindicações 1 e 2, para a montagem da veneziana, a estrutura é caracterizada pela aplicação de sapatas (20) nas bordas dos painéis fixos (21) para acoplamento aos requadros laterais (15), dando-se o acoplamento dos quadros deslizantes do envidraçado (2) e dos quadros deslizantes (2a) dos painéis vazados (21a) ao trilho inferior (16) e, pelos seus porta-roletes (14), o acoplamento ao abafador (18) com trilho superior (1 9).
5.) "ESTRUTURA PARA ESTANQUEIDADE DE AR E ÁGUA EM CAIXILHOS E CONGÊNERES", de acordo com reivindicações 1 e 2, para a montagem da porta de correr, a estrutura é caracterizada pelos quadros fixos (1) e deslizantes (2) receberem, a partir de suas mata-juntas laterais (6) e (9), travessas intermediárias (22), pelas quais, juntamente com suas travessas inferiores (7) e travessas superiores (8), os quadros fixos (1) são acoplados aos requadros laterais (15), dando-se o acoplamento dos quadros deslizantes (2) ao trilho inferior (16) e ao trilho superior (19).
6.) "ESTRUTURA PARA ESTANQUEIDADE DE AR E ÁGUA EM CAiXILHOS E CONGÊNERES", de acordo com reivindicações 1 e 2, para a montagem do máximo-ar, a estrutura é caracterizada pelo acoplamento do quadro de movimento perpendicular (4) em relação à parede através de suas mata-juntas (6) aos requadros laterais (15) e a uma travessa inferior (23) com aba em "U" (24) e travessa superior (25) com aba em "Z" (26).
7. "ESTRUTURA PARA ESTANQUEIDADE DE AR E ÁGUA EM CAIXILHOS E CONGÊNERES", de acordo com reivindicação 1, para a montagem da porta de abrir, a estrutura é caracterizada pelo quadro articulável (3) receber dobradiças, em seus apoios (5), para fixação à abertura da porta.
8. "ESTRUTURA PARA ESTANQUEIDADE DE AR E ÁGUA EM CAIXILHOS E CONGÊNERES", de acordo com reivindicações 1 e 2, quando do fechamento dos quadros deslizantes, caracterizado pelo acoplamento dos fechos em "U" (10) e em "Z" (11) das mata-juntas (9a) juntamente com a vedação pelo abafador (18) do trilho superior (19) e pela formação de colunas d'água através do degrau (17) dos trilhos inferiores (16).
9. "SISTEMA DE INSTALAÇÃO E RETIRADA DE ENVIDRAÇADO", de acordo com reivindicações 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7, caracterizado pela retirada da mata-juntas lateral (6), para inserção e retirada da placa de vidro (27), lateralmente, no quadro fixo (1).
10. "SISTEMA DE INSTALAÇÃO E RETIRADA DE ENVIDRAÇADO", de acordo com reivindicações 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7, caracterizado pela inserção e retirada da placa de vidro (28) pela abertura entre as travessas superiores de reforço (13), verticalmente, para os quadros deslizantes (2), para os quadros articuláveis (3) e para os quadros de movimento perpendicular (4) em relação à parede.
BRPI1000483 2010-02-26 2010-02-26 estrutura para estanqueidade de ar e água em caixilhos e congêneres, com sistema de instalação e retirada de envidraçado BRPI1000483A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1000483 BRPI1000483A2 (pt) 2010-02-26 2010-02-26 estrutura para estanqueidade de ar e água em caixilhos e congêneres, com sistema de instalação e retirada de envidraçado

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1000483 BRPI1000483A2 (pt) 2010-02-26 2010-02-26 estrutura para estanqueidade de ar e água em caixilhos e congêneres, com sistema de instalação e retirada de envidraçado

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI1000483A2 true BRPI1000483A2 (pt) 2011-10-18

Family

ID=44805732

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1000483 BRPI1000483A2 (pt) 2010-02-26 2010-02-26 estrutura para estanqueidade de ar e água em caixilhos e congêneres, com sistema de instalação e retirada de envidraçado

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI1000483A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CA1115133A (en) Combined door and window frame system
US6192631B1 (en) Window retention system
US8584410B2 (en) Fixed frame window or door system
US20180044977A1 (en) Rolling door construction for controlling air leakage
US20110011002A1 (en) Semi-removable window frame assembly
CA2092006C (en) Reversible hinge door assembly and method for using same
US7765741B2 (en) Movable light latch
US20070186495A1 (en) Semi-removable window frame assembly
IT9083403A1 (it) Serie omogenea di profili per serramenti in alluminio
US4488387A (en) Sliding door weather-sealing device and assembly
US2768410A (en) Expansible storm sash
US20040128925A1 (en) Continuous head and sill assembly and combined spacing member and side panel support therefore
US2892496A (en) Vertically movable sectional doors
JPH0616101Y2 (ja) ブラインド内蔵障蔽ユニット
BRPI1000483A2 (pt) estrutura para estanqueidade de ar e água em caixilhos e congêneres, com sistema de instalação e retirada de envidraçado
US1922494A (en) Casement window
US1815718A (en) Metal window
EP0168195A2 (en) Improvements relating to ventilating
GB2279976A (en) Wall aperture lining; securing window- or door-frame
JPS593106Y2 (ja) 戸袋の気密装置
US20240026732A1 (en) Water resistive entrance doors for buildings
US2884051A (en) Window unit
JPS6240067Y2 (pt)
US2820514A (en) Folding flue window
JPS6319512Y2 (pt)

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: REFERENTE A 9A ANUIDADE.

B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2503 DE 26-12-2018 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.