BRPI1000439A2 - cápsula para acondicionamentos de artefatos compostos - Google Patents

cápsula para acondicionamentos de artefatos compostos Download PDF

Info

Publication number
BRPI1000439A2
BRPI1000439A2 BRPI1000439A BRPI1000439A2 BR PI1000439 A2 BRPI1000439 A2 BR PI1000439A2 BR PI1000439 A BRPI1000439 A BR PI1000439A BR PI1000439 A2 BRPI1000439 A2 BR PI1000439A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
capsule
block
packaging
plaster
calcium carbonate
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Jose Vanderlei Taques
Original Assignee
Jose Vanderlei Taques
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Jose Vanderlei Taques filed Critical Jose Vanderlei Taques
Priority to BRPI1000439 priority Critical patent/BRPI1000439A2/pt
Publication of BRPI1000439A2 publication Critical patent/BRPI1000439A2/pt

Links

Landscapes

  • Processing Of Solid Wastes (AREA)
  • Building Environments (AREA)

Abstract

CáPSULA PARA ACONDICIONAMENTOS DE ARTEFATOS COMPOSTOS. A presente patente de privilégio de invenção consiste num tipo específico de bloco estrutural para a construção civil e outros fins apresentando como novidade a estruturação de edificações sem o emprego de tijolos convencionais, placas de concreto e argamassa usada na aplicação do emboço e reboco trazendo como foco principal a absorção de CO2 da atmosfera e reciclagem de materiais poliméricos transformando esses agressores do meio ambiente em alternativas habitacionais, compreendendo um bloco estrutural (1) produzido em polímero combinado com retardador de chama, constituído por uma parede externa (2), paredes internas (3) em posições diagonais e transversais que cruzadas resultam em células (4) preenchidas por compostos moldáveis (7), alojamentos circulares (5) que transpassam a secção do bloco e acondicionam buchas em metal (6) que possibilitam a passagem de vergalhões (8) até atingirem a viga inferior (9) para fixação.

Description

"CÁPSULA PARA ACONDICIONAMENTOS DE ARTEFATOS COMPOSTOS"
O pedido de patente de privilégio de invenção PI0900418-1 será considerado como prioridade interna do relatório que prossegue, consistindo num tipo específico de cápsula ou bloco para a construção civil que reduz expressivamente o uso de cimento e elimina a aplicação de emboço e reboco nas paredes, além de beneficiar o meio ambiente com a absorção de C02 e o reaproveitamento de polímeros recicláveis.
O cimento é o principal material usado como aglomerante e o tijolo convencional é considerado um dos principais materiais construtivos, ambos amplamente usados na construção civil, seja em empreendimentos populares ou de alto padrão.
Atualmente, as usinas de cimento são responsáveis por cerca de 5 a 7% das emissões globais de gás carbônico, o principal causador do aquecimento global. O cimento não conta com qualquer potencial viável para reciclagem; cada nova estrada, cada novo edifício, precisa de cimento novo, portanto, fazer cimento significa produzir poluição com emissões de dióxido de carbono. O cimento libera grandes quantidades de dióxido de carbono na reação química empregada para sua obtenção. O restante deste gás é produzido pela queima dos combustíveis utilizados em sua produção. Quanto aos tijolos, o seu cozimento também colabora para a poluição do ambiente além do consumo demasiado de energia elétrica em seus fornos. Algumas olarias utilizam ainda lenha como fonte combustível, cooperando além disso com o desmatamento.
Se reunidos os processos de obtenção de ambos os produtos, os prejuízos gerados são voltados principalmente ao meio ambiente e ao clima do planeta cujo aumento da emissão de dióxido de carbono na atmosfera automaticamente consolida o tão repercutido aquecimento global.
A proposta descrita a seguir define um tipo específico de disposição para aplicações diversas destacando a construção civil e desenvolvimento de móveis planejados, apresentando como novidade a estruturação de edificações sem o emprego de tijolos convencionais, placas de concreto e argamassa usada na aplicação do emboço e reboco trazendo como foco principal a absorção de C02 da atmosfera e reciclagem de materiais poliméricos, transformando esses agressores do meio ambiente em alternativas habitacionais.
Para melhor definição, a proposta apresenta a relação das seguintes ilustrações;
Figura 1, vista em perspectiva de um bloco demonstrando a cápsula e suas divisões com destaque à bucha de sustentação em metal e aos artefatos acondicionados nas divisões;
Figura 2, vista em perspectiva em corte do bloco destacando as buchas em metal que fornecem sua sustentação e fixação;
Figura 3, vista em perspectiva representando uma parede montada e estabilizada por vergalhões inseridos nas buchas dos blocos e fixados na viga inferior em concreto;
A referida cápsula ou bloco estrutural (1) (figuras 1 e 2) é produzida por meio da combinação de polímero com retardador de chama ou material similar 100% reciclável, constituída de uma parede externa (2) configurando todo o perímetro externo do bloco, paredes internas (3) em posições diagonais e transversais que cruzadas resultam em células (4), sendo determinadas paredes constituídas de alojamentos circulares (5) que transpassam a referida seção do bloco e acondicionam buchas em metal (6). Os espaços denominados células (4) são preenchidos com compostos moldáveis (7) responsáveis por proporcionar rigidez e maior resistência ao bloco.
Esses compostos moldáveis (7) são obtidos através de aglomerante, preferencialmente o gesso ou carbonato de cálcio, dispensando o emprego de cimento convencional.
Para adquirir características similares ao do cimento, os artefatos que utilizam opcionalmente o carbonato de cálcio passam anteriormente pelo processo de obtenção do mesmo através da aplicação de óxido de cálcio (cal virgem), água e areia em cada célula (4) do bloco (1), onde inicialmente o óxido em reação com a água libera C02 e produz o composto hidróxido de cálcio (cal extinta). Nesse primeiro contato do óxido com a água até as primeiras 24 horas de reação, os blocos são cobertos por uma espécie de cuba em formato de meia lua para que o dióxido de carbono liberado não se dissipe no ambiente e seja reaproveitado posteriormente na segunda etapa de reação do hidróxido de cálcio com o C02 aprisionado, dando início à formação do carbonato de cálcio. Após passadas 24 horas, as cubas são retiradas e os blocos permanecem em contato direto com o ar atmosférico, prosseguindo com a absorção do dióxido de carbono presente no ar dando continuidade à concepção do carbonato de cálcio até abranger a dureza desejada. O próprio bloco estrutural atua como molde e proteção para os artefatos, fornecendo mais resistência à pressão e maior deformação elástica às peças.
No caso do gesso como opção de preenchimento dos blocos, o processo de cura é convencional, respeitando o período recomendado e sua resistência torna-se similar devido à proteção externa que o bloco estrutural (1) fornece.
Outra vantagem da tecnologia proposta é a isenção de reboco e acabamento motivado pela superfície plana e lisa dos blocos, utilizando o cimento apenas nos pisos, vigas e colunas. Pode ser aplicado entre os blocos um tipo de rejunte constituído por resina epóxi com catalisador e mais um terceiro produto a base de aluminado ou pó de alumínio catalítico que reage quimicamente com o dióxido de carbono atmosférico e forma uma cola de resina epóxi com camada de carbonato cíclico.
Para fornecer maior rigidez, sustentação e resistência às paredes, são transpostos vergalhões (8) (figura 3) por entre as buchas em metal vinculadas aos blocos estruturais até atingirem a viga inferior (9) na qual são fixados. Após montada a parede sobre as vigas e transpostos os vergalhões, são feitas cintas superiores e colunas convencionais, finalizando a instalação. As buchas em metal (6) além de fornecerem as passagens dos vergalhões, apresentam a principal característica de suportar a carga dos próprios blocos, das cintas superiores e cobertura, mantendo cada bloco isento de pressão. Como a cápsula é confeccionada em material polimérico combinado com retardador de chama, a deformação elástica contribuirá com o amortecimento de impactos e até abalos sísmicos, absorvendo e mantendo a estrutura. Mesmo que haja o rompimento da composição, os entulhos formados são mais leves e de fácil retirada em comparação com estruturas convencionais.
Além da construção de residências, este formato de bloco permite usar a criatividade no desenvolvimento de móveis para escritório e residenciais planejados como, por exemplo, uma mesa no escritório ou um balcão na varanda junto à churrasqueira. O C02 pode ser capturado em fábricas de qualquer natureza emissoras do gás e encaminhado diretamente em cabines próprias para a cura dos artefatos, acelerando o processo de reação química e contribuindo para que o fim do gás ganhe outro rumo.
Por ser um sistema versátil e preciso dispondo de blocos com superfície isenta de acabamentos posteriores, as principais vantagens ressaltam a redução drástica do cimento em obras residenciais, a reciclagem de materiais poliméricos geralmente descartados indevidamente, custos menores na realização da obra além de preservar o ambiente e contribuir principalmente, por menor que seja, com a captura do C02, responsável pelo tão discutido aquecimento global em nosso planeta.

Claims (4)

1. "CÁPSULA PARA ACONDICIONAMENTOS DE ARTEFATOS COMPOSTOS", compreendendo um tipo específico de disposição para aplicações diversas destacando a construção civil e desenvolvimento de móveis planejados, apresentando a estruturação de edificações sem o emprego de tijolos convencionais, placas de concreto e argamassa usada na aplicação do emboço e reboco, CARACTERIZADO pela cápsula ou bloco estrutural (1) produzida preferencialmente com a combinação de polímero e retardador de chama e composta por parede externa (2) configurando todo o perímetro externo do bloco, paredes internas (3) em posições diagonais e transversais que cruzadas resultam em células (4) responsáveis por acondicionar compostos moldáveis (7), sendo determinadas paredes constituídas de alojamentos circulares (5) que transpassam a referida seção da cápsula e acondicionam buchas em metal (6).
2. "CÁPSULA PARA ACONDICIONAMENTOS DE ARTEFATOS COMPOSTOS", dispensando o emprego de cimento convencional e contribuindo com a captura do C02 presente na atmosfera, CARACTERIZADO pelo emprego de gesso ou carbonato de cálcio na obtenção dos compostos moldáveis (7) relacionados ao bioco estrutural (1).
3. "CÁPSULA PARA ACONDICIONAMENTOS DE ARTEFATOS COMPOSTOS", compreendendo os artefatos que utilizam opcionalmente o carbonato de cálcio nos compostos moldáveis aplicados em cada bloco estrutural, CARACTERIZADO pelo processo de obtenção do carbonato de cálcio através da aplicação de óxido de cálcio (cal virgem), água e areia em cada célula (4) do bloco (1), onde inicialmente o óxido em reação com a água libera C02 e produz o composto hidróxido de cálcio (cal extinta), mantendo os blocos cobertos por uma espécie de cuba em formato de meia lua nas primeiras 24 horas para reaproveitamento do C02 aprisionado, dando início à formação do carbonato de cálcio, seguido pela retirada das cubas após 24 horas, mantendo os blocos em contato direto com o ar atmosférico para que a absorção do dióxido de carbono prossiga através do ar até abranger a dureza desejada.
4. "CÁPSULA PARA ACONDICIONAMENTOS DE ARTEFATOS COMPOSTOS", consistindo no fornecimento de maior rigidez, sustentação e resistência às paredes da edificação, CARACTERIZADO pela transposição de vergalhões (8) por entre as buchas em metal (6) vinculadas aos respectivos blocos estruturais (1), sendo os vergalhões fixados na viga inferior (9).
BRPI1000439 2010-02-04 2010-02-04 cápsula para acondicionamentos de artefatos compostos BRPI1000439A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1000439 BRPI1000439A2 (pt) 2010-02-04 2010-02-04 cápsula para acondicionamentos de artefatos compostos

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1000439 BRPI1000439A2 (pt) 2010-02-04 2010-02-04 cápsula para acondicionamentos de artefatos compostos

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI1000439A2 true BRPI1000439A2 (pt) 2011-09-27

Family

ID=44653778

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1000439 BRPI1000439A2 (pt) 2010-02-04 2010-02-04 cápsula para acondicionamentos de artefatos compostos

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI1000439A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
Pacheco-Torgal et al. Earth construction: Lessons from the past for future eco-efficient construction
ES2643443T3 (es) Elemento de hormigón que comprende un absorbente acústico
Bruno et al. Hygro-mechanical characterisation of hypercompacted earth for building construction
ES2951732T3 (es) Mezcla para la construcción de productos infraestructurales y estructurales y procesos de producción relacionados
Novais et al. Simple and effective route to tailor the thermal, acoustic and hygrothermal properties of cork-containing waste derived inorganic polymer composites
WO2012060101A1 (ja) 炭化珪素構造体およびその製造方法
BRPI1000439A2 (pt) cápsula para acondicionamentos de artefatos compostos
JP2009221836A (ja) 屋根瓦保持材
Knaack Potential for innovative massive building envelope systems–Scenario development towards integrated active systems
ES2858339T3 (es) Un proceso para fabricar una estructura de construcción y una estructura de construcción obtenida por medio de dicho proceso usando un conglomerado ligero que comprende un material inerte granular, fibras vegetales y cal hidráulica
CN102643068A (zh) 一种粉刷石膏的配方
JP2009264091A (ja) 建設系産業廃棄物を利用した木造蓄熱耐震耐火強化壁構造
KR101877779B1 (ko) 펜스 및 그 제조방법
Karimi Study and comparison arch at framework modern materials case study: Iran
JP7336099B2 (ja) 建築物の木製構成部構造及びその施工方法
KR101482692B1 (ko) 공기 정화 기능을 갖는 친환경 비정질 강섬유 보강 콘크리트 블록의 제조방법
RU93840U1 (ru) Пеногазобетонный строительный блок романова из ячеистого бетона
AU2011250735A1 (en) A masonry block and a masonry wall construction
Barbosa et al. Earth construction and sustainability
JP5173284B2 (ja) 屋根土
Swanson Magnesium oxide, magnesium chloride, and phosphate-based cements
JP3198084U (ja) 琉球漆喰製品および琉球漆喰製品を使用した建築用タイル
ES1305714U (es) Composicion de fibras naturales, polimeros, oxidos calcicos, oxidos de hierro y estearato de zinc para la fabricacion de bloques para la construccion de edificaciones
CN205712671U (zh) 带有卡帽的泡沫砼砖
Pinto et al. Perspective Chapter: Prefabricated Low-Carbon Panels for Exterior Walls

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B11Y Definitive dismissal acc. article 33 of ipl - extension of time limit for request of examination expired