BRPI0925220B1 - estrutura de bordo de ataque de aeronave resistente a impacto aeronave e método para proporcionar resistência a uma aeronave - Google Patents

estrutura de bordo de ataque de aeronave resistente a impacto aeronave e método para proporcionar resistência a uma aeronave Download PDF

Info

Publication number
BRPI0925220B1
BRPI0925220B1 BRPI0925220-7A BRPI0925220A BRPI0925220B1 BR PI0925220 B1 BRPI0925220 B1 BR PI0925220B1 BR PI0925220 A BRPI0925220 A BR PI0925220A BR PI0925220 B1 BRPI0925220 B1 BR PI0925220B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
aircraft
leading edge
edge structure
profile
reinforcement
Prior art date
Application number
BRPI0925220-7A
Other languages
English (en)
Inventor
Franco OLMI
Luiz André Romariz
Original Assignee
EMBRAER - Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by EMBRAER - Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. filed Critical EMBRAER - Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A.
Publication of BRPI0925220A2 publication Critical patent/BRPI0925220A2/pt
Publication of BRPI0925220B1 publication Critical patent/BRPI0925220B1/pt

Links

Images

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B64AIRCRAFT; AVIATION; COSMONAUTICS
    • B64CAEROPLANES; HELICOPTERS
    • B64C3/00Wings
    • B64C3/28Leading or trailing edges attached to primary structures, e.g. forming fixed slots

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Aviation & Aerospace Engineering (AREA)
  • Laminated Bodies (AREA)
  • Compositions Of Macromolecular Compounds (AREA)
  • Moulding By Coating Moulds (AREA)
  • Elimination Of Static Electricity (AREA)

Abstract

ESTRUTURA DE BORDO DE ATAQUE DE AERONAVE RESISTENTE A IMPACTO, AERONAVE E MÉTODO PARA PROPORCIONAR RESISTÊNCIA A UMA AERONAVE Estruturas de empenagem de aeronaves têm resistência a impactos que atendem aos requisitos de certificação de aeronaves de transporte (por exemplo, Parte 25 da FAR e/ou outros requisitos para certificação internacional). As estruturas podem ser incorporadas especificamente nas estruturas de bordo de ataque que são aquelas preferencialmente na forma de componentes de uma única peça, moldados com materiais compostos reforçados com fibra (por ex., fibras de reforço, tais como fibras de vidro, fibras de aramida e/ou fibras de carbono incorporadas em uma matriz polimérica, como uma resina epóxi). As estruturas do bordo de ataque incluem, preferencialmente, um revestimento arqueado e reforço interno que se estende longitudinalmente, em forma geral de Y e que inclui um perfil planar e um par de braços de reforço planar divergentes. O perfil pode ser posicionado de forma coplanar com um plano que divide em dois a estrutura do bordo de ataque. Uma extremidade anterior do perfil pode, dessa forma, ser integralmente ligada na parte posterior de uma extremidade apical do revestimento, enquanto que uma extremidade posterior do perfil pode ser integralmente ligada a cada (...).

Description

ESTRUTURAS DE BORDO DE ATAQUE DE AERONAVES RESISTENTE A IMPACTOS E AERONAVES INCLUINDO O MESMO CAMPO
As estruturas mencionadas se aplicam, de maneira geral, a aeronaves que possuem bordos de ataque resistentes a impactos.
HISTÓRICO
Os requisitos para certificação de aeronavegabilidade para aeronaves de transporte sob a parte 25 das Normas da aviação federal dos EUA (FARs, 14 CFR) e outros requisitos para certificações internacionais equivalentes, normalmente requerem que as estruturas da aeronave suportem certos impactos em voo, como aves, sem que ocorra falha na fuselagem, permitindo que a aeronave continue o voo e pouse com segurança. Componentes como o bordo de ataque da empenagem (por exemplo, asas e estabilizadores horizontais e verticais) são componentes da fuselagem especialmente críticos. Assim sendo, a fim de atender aos requisitos de certificação de danos causados por fontes distintas da parte 25 das FAR (em anexo, como referência), a aeronave deve suportar o impacto de aves pesando até 4 libras (aprox. 1,8 kg) (FAR §25.571[e][l]) e 8 libras (aprox. 3,6 kg) (FAR §25.631) .
A fim de garantir a integridade estrutural da estrutura da empenagem (conforme descrito nas FAR §25.631, por exemplo), um projeto de engenharia usual tem sido incluir um dispositivo adicional, coloquialmente chamado de "splitter plate" (placa fragmentadora), residindo fisicamente dentro do bordo de ataque, o qual é fixado firmemente à estrutura básica da empenagem (longarina). Em tal situação, o splitter plate é separado fisicamente do bordo de ataque, de maneira que, caso o bordo de ataque sofra o impacto de uma ave durante o voo, a placa divisora absorverá a energia do impacto fragmentando a ave e protegendo a estrutura básica da empenagem. Esta opção tradicional, de colocar um splitter plate associado operacionalmente com os bordos de ataque da empenagem, é eficaz, mas paga um preço substancial em termos de peso, uma vez que, de modo geral, o splitter plate é um componente estruturalmente rígido feito de metal (por exemplo, alumínio ou aço).
Outras propostas foram feitas para oferecer resistência a impactos aos bordos de ataque das aeronaves. Por exemplo, uma proposta anterior foi objeto da publicação internacional WO2007/07138 (aqui incorporada, como referência) na qual se propõe um revestimento protetor arqueado, moldado em alumínio reforçado com fibra de vidro que pode incluir, opcionalmente, uma série de contrafortes de perfil espaçados. A publicação US2007/0138340 (aqui incorporada, como referência) propõe o uso de um revestimento protetor formando os bordos de ataque de uma estrutura de aeronave esculpido quimicamente e/ou polido mecanicamente em padrões ovais e retangulares para criar zonas de rompimento que proporcionem falhas progressivas do metal ao sofrer impacto em voo.
RESUMO DAS CONFIGURAÇÕES DE EXEMPLO
De modo amplo, as configurações preferidas são aquelas na forma de estruturas de bordo de ataque resistente a impactos, conforme os requisitos de certificação internacional (por exemplo, parte 25 das FAR). De preferência, as estruturas de bordo de ataque são na forma de um componente único, moldado com materiais compostos reforçados com fibras. As estruturas de bordo de ataque incluirão preferencialmente um revestimento arqueado e reforço interno que se estende longitudinalmente.
O reforço interno é geralmente em forma de Y e inclui um elemento de perfil planar e um par de braços de reforço planar divergentes. No caso de configurações especiais, o perfil é coplanar com um plano longitudinal que bissecta a estrutura do bordo de ataque. Uma extremidade anterior do perfil pode, dessa forma, ser integralmente fixada na parte posterior de uma extremidade apical do revestimento, enquanto que uma extremidade posterior do perfil pode ser integralmente fixada em cada um dos braços de reforço. De acordo com certas configurações, a rigidez e, por conseguinte, a resistência a impactos, pode ser facilitada provendo a extremidade apical do revestimento com uma seção transversal de espessura maior à das extremidades de fixação do revestimento.
O material composto reforçado com fibras com o qual os elementos da estrutura do bordo de ataque podem ser fabricados inclui um ou mais tipos de fibras de reforço selecionadas do grupo integrado por fibras de vidro, fibras de aramida e fibras de carbono. Preferencialmente, o material composto inclui fibras de vidro incorporadas em uma resina epóxi. O material composto também é preferencialmente não-condutor elétrico, de modo a facilitar a montagem da antena e/ou outros componentes que requerem isolamento elétrico.
Os bordos de ataque resistentes a impactos incorporados na presente invenção promovem maior facilidade nos reparos estruturais da aeronave após um impacto por ave durante o voo ou incidente de impacto similar, uma vez que o número de peças da fuselagem que requer substituição é significativamente reduzido.
Estes e outros aspectos e vantagens da presente invenção se tornarão mais claros uma vez que se dê cuidadosa consideração à seguinte descrição detalhada das configurações exemplificativas preferidas.
BREVE DESCRIÇÃO DAS FIGURAS
As estruturas mencionadas referentes a presente invenção serão melhor compreendidas com referência à seguinte descrição detalhada de estruturas exemplificativas e ilustrativas sem limitação, em conjunto com as figuras, nas quais:
A FIGURA 1 é uma vista parcial em perspectiva da seção da cauda de uma aeronave mostrando o local representativo de um bordo de ataque resistente a impactos de acordo com uma configuração da presente invenção.
A FIGURA 2 é uma vista em perspectiva ampliada do bordo de ataque resistente a impactos exibido na FIGURA 1; e
A FIGURA 3 é uma vista elevada de uma seção de corte ampliada do bordo de ataque resistente a impactos a partir da linha 3-3 na FIGURA 2.
DESCRIÇÃO DETALHADA
A FIGURA 1 exibe a porção traseira de uma aeronave AC incluindo a fuselagem F, o estabilizador vertical VS e os estabilizadores horizontais de bombordo e estibordo HSp e HSs respectivamente. Como ilustração exemplificativa, uma estrutura de bordo de ataque resistente a impactos 10 é instalada no estabilizador vertical VS. Deve-se certamente entender que a estrutura de bordo de ataque resistente a impactos 10 poderia ser instalada, de modo similar, nos estabilizadores horizontais HSp e HSs, assim como nas asas e, caso existam, nos canards (não exibidos).
Como talvez esteja mais claro nas FIGURAS 2 e 3, a estrutura de bordo de ataque resistente a impactos 10 inclui um revestimento externo arqueado 12 com uma extremidade apical 12-1 que se opõe estruturalmente a objetos que se aproximem em direção oposta, quando a aeronave AC estiver em voo (marcado pela seta Ao na FIGURA 3). Os segmentos do revestimento 14-1 e 14-2 se estendem em forma de arco a partir da extremidade apical 12-1 e terminam em um respectivo par de extremidades de fixação espaçadas lateralmente a e 14-2a. Estas extremidades de fixação 14-1a e 14-2a servem para fixar a estrutura do bordo de ataque 10 à estrutura da aeronave projetada para proteger (que, na representação ilustrada, é o estabilizador vertical VS).
A estrutura do bordo de ataque 10 inclui um reforço estrutural interno, geralmente em forma de Y, que se estende continuamente por todo o seu comprimento longitudinal. Especificamente, a estrutura do bordo de ataque 10 é, de preferência, formada por um perfil de reforço interno 16 e um par de braços de reforço 18-1 e 18-2. O perfil 16 é, preferencialmente, um elemento estrutural planar posicionado imediatamente atrás da extremidade apical 12-1 do revestimento 12 ao longo do plano de bisseção longitudinal BP (veja FIGURA 3). Desta forma, a extremidade frontal do perfil 16 é integrada com o revestimento 12 imediatamente atrás da extremidade apical 12-1. Os braços de reforço planar 18-1 e 18-2 estendem-se assim da extremidade posterior do perfil 16 em direções divergentes até as extremidades de fixação 14-la e 14-2a dos segmentos do revestimento 14-1 e 14-2, respectivamente. Desta maneira, o perfil 16 e os braços de reforço 18-1 e 18-2 são integralmente fixados um ao outro e ao revestimento 12 para formar uma estrutura de uma só peça.
Conforme brevemente observado acima, a estrutura do bordo de ataque resistente a impactos 10 é, de preferência, moldada como um componente estrutural integral (uma só peça) com materiais compostos reforçados com fibras, apresentando uma razão resistência/peso e rigidez/peso relativamente alta. Materiais compostos são geralmente descritos como sendo materiais que incluem um ou mais tipos de fibras de reforço, como fibras de vidro, de aramida (por exemplo, fibras de aramida KEVLAR®), fibras de carbono e similares, incorporadas em uma matriz polimérica, como uma resina epóxi. A preferência para a construção da presente invenção é pela fibra de vidro. Os componentes da estrutura de bordo de ataque 10, conforme discutido previamente, podem ser moldados em uma estrutura integrada, por meio da laminação e da cura conjunta dos materiais compostos reforçados com fibras.
Deve ser ainda observado, por exemplo, na FIGURA 3, que a extremidade apical 12-1 do revestimento 12 apresenta uma seção transversal do material composto de maior espessura se comparada com as extremidades de fixação 12-la e 12-2a. Além disso, as seções frontais dos braços de reforço 18-1 e 18-2 têm uma seção transversal do material composto de maior espessura se comparadas com o perfil 16. Esta maior espessura da seção transversal dos componentes contribui para uma maior rigidez e, por conseguinte, para as propriedades de resistência a impactos.
Os materiais compostos com os quais o bordo de ataque 10 é construído são preferencialmente não-condutores, de forma a permitir a instalação em seu interior de antenas de alta-frequência (AF) ou outros componentes de aviônicos que requerem isolamento elétrico.
Além de ser capaz de suportar impactos de aves para atender às FARs e a outros requisitos de certificações internacionais equivalentes, as estruturas de bordo de ataque da presente invenção são mais leves se comparadas com as splitter plates convencionais. Ademais, desde que as estruturas de bordo de ataque 10 têm a forma de um componente único, a montagem na aeronave é simplificada.
Assim, apesar da invenção ter sido descrita com relação ao que é considerado presentemente uma realização mais prática e preferida, deve-se entender que a invenção não se limita à realização revelada, mas, pelo contrário, seu objetivo é cobrir as diversas modificações e disposições equivalentes incluídas em seu espírito e escopo.

Claims (9)

  1. Estrutura de bordo de ataque de aeronave (10), compreendendo:
    um revestimento arqueado (12) com uma extremidade apical (12-1); e
    um reforço interno, em forma geral de Y, que se estende longitudinal e integralmente ligado ao revestimento arqueado (12), em que o reforço interno que se estende longitudinalmente inclui um elemento de nervura de reforço interno (16) e um par de braços de reforço planar divergentes (18-1, 18-2), caracterizada pelo fato de que a extremidade anterior do perfil ser integralmente ligada na parte posterior da extremidade apical do revestimento e em que a extremidade posterior do perfil é integralmente ligada à cada um dos braços de reforço.
  2. Estrutura de bordo de ataque de aeronave (10) , de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de o revestimento ter uma extremidade apical (12-1) e um par de extremidades de ligação e em que a extremidade apical tem uma seção transversal de maior espessura em comparação com as extremidades de ligação.
  3. Estrutura de bordo de ataque de aeronave (10) , de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de o elemento de nervura de reforço interno (16) ser posicionado de forma coplanar com o plano longitudinal, que divide em duas partes a estrutura do bordo de ataque.
  4. Estrutura de bordo de ataque de aeronave (10) , de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de as seções anteriores dos braços de reforço (18-1, 18-2) terem uma seção transversal com maior espessura em comparação com as seções posteriores.
  5. Estrutura de bordo de ataque de aeronave (10) , de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de o revestimento e o reforço interno em forma de Y serem moldados em uma única peça com material composto reforçado com fibra, que inclui um ou mais tipos de fibras de reforço selecionadas do grupo integrado por fibras de vidro, fibras de aramida e fibras de carbono.
  6. Estrutura de bordo de ataque de aeronave (10) , de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de ser moldada em uma única peça com material composto reforçado com fibra.
  7. Estrutura de bordo de ataque de aeronave (10) , de acordo com a reivindicação 6, caracterizada pelo fato de o material composto não ser condutor de eletricidade.
  8. Aeronave (AC), caracterizada pelo fato de incluir ao menos uma estrutura de bordo de ataque de acordo com a reivindicação 1.
  9. Método para proporcionar resistência a impacto a uma aeronave (AC), caracterizado por compreender a instalação de uma estrutura de bordo de ataque resistente a impactos (10) , de acordo com a reivindicação 1, no bordo de ataque da aeronave.
BRPI0925220-7A 2008-12-15 2009-12-15 estrutura de bordo de ataque de aeronave resistente a impacto aeronave e método para proporcionar resistência a uma aeronave BRPI0925220B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US12/335.524 2008-12-15
US12/335,524 US8123167B2 (en) 2008-12-15 2008-12-15 Impact resistant aircraft leading edge structures and aircraft including the same

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0925220A2 BRPI0925220A2 (pt) 2017-02-14
BRPI0925220B1 true BRPI0925220B1 (pt) 2020-07-21

Family

ID=41694616

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0925220-7A BRPI0925220B1 (pt) 2008-12-15 2009-12-15 estrutura de bordo de ataque de aeronave resistente a impacto aeronave e método para proporcionar resistência a uma aeronave

Country Status (4)

Country Link
US (1) US8123167B2 (pt)
EP (1) EP2196391B1 (pt)
CN (1) CN101786499B (pt)
BR (1) BRPI0925220B1 (pt)

Families Citing this family (29)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FI20080208L (fi) 2008-03-13 2008-03-27 Patria Aerostructures Oy Ilma-aluksen johtoreunaelementti, menetelmä sen valmistamiseksi sekä siipi ja vakain
ITTO20080333A1 (it) * 2008-05-06 2009-11-07 Alenia Aeronautica Spa Bordo d'attacco per strutture alari ed impennaggi in termoplastico con struttura a doppio guscio irrigidita.
GB2471408B (en) * 2009-03-12 2011-03-09 Patria Aerostructures Oy Leading edge element of aircraft, method for manufacturing one, wing and stabilizer
DE102010036154B4 (de) * 2010-09-02 2017-01-26 Airbus Operations Gmbh Luft absaugende Fahrzeugrumpfkomponente, Verfahren zum Herstellen einer Luft absaugenden Fahrzeugrumpfkomponente und Fahrzeug, insbesondere Flugzeug, mit einer Luft absaugenden Fahrzeugrumpfkomponente
CN102390520B (zh) * 2011-09-29 2014-06-18 西北工业大学 一种能够提高飞机抗鸟撞性能的尾翼
GB201120707D0 (en) 2011-12-01 2012-01-11 Airbus Operations Ltd Leading edge structure
US9708030B1 (en) 2011-12-08 2017-07-18 The Boeing Company Impact-energy tolerant method and structures
ES2421410B1 (es) * 2012-02-29 2014-10-28 Airbus Operations, S.L. Borde de salida de una superficie aerodinamica de una aeronave
FR2989666B1 (fr) 2012-04-19 2014-12-05 Eurocopter France Surface aerodynamique portante d'aeronef, et aeronef muni de ladite surface aerodynamique portante
US8968437B2 (en) * 2012-05-02 2015-03-03 Michael J Kline Jet engine with deflector
ES2606245T3 (es) * 2012-07-17 2017-03-23 Airbus Operations, S.L. Borde de ataque altamente integrado de una superficie sustentadora de una aeronave
EP2690008B1 (en) * 2012-07-26 2015-06-10 AIRBUS HELICOPTERS DEUTSCHLAND GmbH Helicopter with an aerodynamic, blunt aft body
FR2993857B1 (fr) * 2012-07-26 2015-03-27 Airbus Operations Sas Dispositif de protection d'une structure de longeron avant d'un caisson central d'aile d'aeronef et d'au moins un equipement situe dans ladite aile
FR2999344B1 (fr) * 2012-12-10 2018-04-13 Airbus Operations Antenne de radar meteorologique embarque pour aeronef et aeronef associe
EP2886449A1 (en) * 2013-12-23 2015-06-24 Airbus Operations S.L. Leading edge for an aircraft lifting surface
EP2962840A1 (en) * 2014-06-30 2016-01-06 Airbus Operations, S.L. A leading edge for an aircraft lifting surface and manufacturing method thereof
JP6782533B2 (ja) * 2015-08-26 2020-11-11 三菱航空機株式会社 航空機の前縁構造体、航空機の翼及び航空機
ES2740623T3 (es) 2016-03-14 2020-02-06 Airbus Operations Sl Procedimiento y herramienta de moldeo por inyección para fabricar una sección de borde de ataque con control de flujo laminar híbrido para una aeronave
CN107434031A (zh) * 2016-05-25 2017-12-05 空中客车简化股份公司 飞行器翼体的结构部件和包括该结构部件的飞行器
EP3335986B1 (en) * 2016-12-19 2019-11-20 Airbus Operations S.L. Impact resistant dorsal fin
US10556701B2 (en) * 2017-04-14 2020-02-11 Rohr, Inc. Bird-strike energy absorbing net
US11454121B2 (en) * 2018-09-28 2022-09-27 General Electric Company Airfoil with leading edge guard
US11518502B2 (en) * 2019-04-30 2022-12-06 Textron Innovations Inc. Energy absorption stabilizers and methods
CN112249300B (zh) * 2020-10-22 2022-02-15 航天特种材料及工艺技术研究所 一种碳纤维复合材料翼面前缘结构
US11725524B2 (en) 2021-03-26 2023-08-15 General Electric Company Engine airfoil metal edge
CN113772108B (zh) * 2021-09-15 2023-08-04 中国航空工业集团公司西安飞机设计研究所 一种尾翼前缘分鸟器结构
US11655828B2 (en) 2021-10-27 2023-05-23 General Electric Company Anti-icing systems and airfoils for a fan section of a turbine engine
US11988103B2 (en) 2021-10-27 2024-05-21 General Electric Company Airfoils for a fan section of a turbine engine
US11767607B1 (en) 2022-07-13 2023-09-26 General Electric Company Method of depositing a metal layer on a component

Family Cites Families (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2381662A1 (fr) * 1977-02-28 1978-09-22 Aerospatiale Pale, notamment pour un rotor d'helicoptere, et son procede de fabrication
US4485991A (en) * 1983-07-01 1984-12-04 Fuller Brian L Rollable airfoil
US4657615A (en) * 1984-08-20 1987-04-14 The Boeing Company Composite leading edge/spar member for an aircraft control surface
JP3647612B2 (ja) * 1997-07-24 2005-05-18 富士重工業株式会社 航空機の前縁構造及びその製造方法
AU2003262925A1 (en) 2003-08-27 2005-04-14 Bell Helicopter Textron Inc. Protective skin for aircraft
US20090048811A1 (en) 2005-07-14 2009-02-19 Thomas Kronhamn Model set adaptation by probability mass diffusion
EP1764307A1 (en) * 2005-09-14 2007-03-21 EADS Construcciones Aeronauticas, S.A. Process for manufacturing a monolithic leading edge
DE102005060958A1 (de) * 2005-12-20 2007-06-21 Airbus Deutschland Gmbh Schutzvorrichtung
US7997529B2 (en) * 2006-01-19 2011-08-16 The Boeing Company Compliant panel for aircraft
GB2440133A (en) * 2006-07-18 2008-01-23 Gkn Aerospace Transparency Sys A de-icing heated leading edge component of an aircraft
ES2329324B1 (es) * 2007-03-30 2010-09-06 Airbus España, S.L. Borde de ataque de aeronave de material compuesto reforzado.
US7857588B2 (en) * 2007-07-06 2010-12-28 United Technologies Corporation Reinforced airfoils

Also Published As

Publication number Publication date
CN101786499A (zh) 2010-07-28
EP2196391A3 (en) 2012-03-28
EP2196391A2 (en) 2010-06-16
US20100148006A1 (en) 2010-06-17
CN101786499B (zh) 2014-11-26
US8123167B2 (en) 2012-02-28
BRPI0925220A2 (pt) 2017-02-14
EP2196391B1 (en) 2016-07-27

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0925220B1 (pt) estrutura de bordo de ataque de aeronave resistente a impacto aeronave e método para proporcionar resistência a uma aeronave
ES2674938T3 (es) Juntas inferiores entre cajones de ala exteriores y secciones alares centrales de conjuntos alares de aeronave
ES2609598T3 (es) Larguero permanentemente curvado y método de fabricación
US9328630B2 (en) Lateral propulsion unit for aircraft comprising a turbine engine support arch
ES2592633T3 (es) Fuselaje de aeronave resistente al impacto y tolerante al daño mejorado
ES2450054T3 (es) Panel elástico para aeronaves
CN103183128B (zh) 内部护罩、具有内部护罩的飞行器以及相关方法
US10099434B2 (en) Composite airfoil structures
ES2352220T3 (es) Ala de avión compuesta por paneles de materiales compuestos y metálicos.
CN107201919A (zh) 具有多材料增强的翼型件
BR112015013094B1 (pt) Estrutura de material compósito compreendendo pelo menos um material de reforço e pelo menos um material de matriz
BR102013027906B1 (pt) Emenda de circunferência para unir estruturas de carcaça e método de unir uma estrutura de carcaça
KR20150107586A (ko) 일체형 흡입구 립 스킨 디자인
ES2744569T3 (es) Borde de ataque blindado y procedimiento de fabricación del mismo
WO2008092970A1 (es) Cuaderna de carga de aeronave en material compuesto
ES2794623T3 (es) Blindaje balístico desprendible integrado
BR112016020521A2 (pt) Estrutura de material compósito, asa de avião e fuselagem de avião dotadas da mesma e método para fabricação de estrutura de material compósito
BRPI0712309A2 (pt) estrutura de fuselagem e método para a produção de uma estrutura de fuselagem
EP2821340A1 (en) Composite material structural body, aircraft wing and aircraft body provided with same, and method of manufacturing composite material structural body
ES2474466T3 (es) Elemento de fuselaje que incluye un tramo de fuselaje y unos medios de unión, porción de fuselaje, fuselaje y aeronave
ES2587910T3 (es) Cuerpo de ala
US11027852B2 (en) Assembly for aircraft comprising a primary mounting pylon structure fixed to an airfoil box using a bolted link
JP6428128B2 (ja) 静翼構造、及びターボファンエンジン
US5800129A (en) Blade with shielding for enhanced protection against lightning, for rotorcraft rotor
BR102015031182A2 (pt) lâmina para uma turbina eólica e turbina eólica compreendendo referida lâmina

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B08F Application fees: application dismissed [chapter 8.6 patent gazette]
B08G Application fees: restoration [chapter 8.7 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 21/07/2020, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: EMBRAER S.A. (BR/SP)