BRPI0924478B1 - Processo para fixação de perfilado - Google Patents

Processo para fixação de perfilado Download PDF

Info

Publication number
BRPI0924478B1
BRPI0924478B1 BRPI0924478-6A BRPI0924478A BRPI0924478B1 BR PI0924478 B1 BRPI0924478 B1 BR PI0924478B1 BR PI0924478 A BRPI0924478 A BR PI0924478A BR PI0924478 B1 BRPI0924478 B1 BR PI0924478B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
screws
fixing
nuts
profile
wood
Prior art date
Application number
BRPI0924478-6A
Other languages
English (en)
Inventor
Luiz Carlos Camillo De Oliveira
Original Assignee
Luiz Carlos Camillo De Oliveira
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Luiz Carlos Camillo De Oliveira filed Critical Luiz Carlos Camillo De Oliveira
Priority to BRPI0924478-6A priority Critical patent/BRPI0924478B1/pt
Publication of BRPI0924478A2 publication Critical patent/BRPI0924478A2/pt
Publication of BRPI0924478B1 publication Critical patent/BRPI0924478B1/pt

Links

Landscapes

  • Joining Of Building Structures In Genera (AREA)

Abstract

processo para fixação de perfilado. notadamente um sistema utilizado para obtenção de um sulco em baixo relevo em paredes de janelas e portas, alcançado quando da fixação na madeira (1) que compreende a marcação dos parafusos (2) a serem devidamente encaixados com uma arruela (3) numa pluralidade uniforme na vertical ou horizontal, dependendo da fixação desejada, deixando entre a superfície da madeira (1) e a extremidade do parafuso (2) um espaço para que seja transpassado o perfilado (4), sendo ditas madeiras (1) unidas por meio de parafusos prisioneiros (8) e porcas (9). após, fixados os devidos parafusos (2), estes são transpassados por um perfilado (4) que possui um rasgo (5) em seu meio que permite o deslizamento deste pelos parafusos (2) comprimindo o espaço deixado. em seguida os parafusos (2) são fixados na parte externa por porcas (6), garantido o correto posicionamento na linha tênue traçada. depois de concretada a parede (7), procede-se à retirada das madeiras (1) que serviram de sustentação, primeiramente com a retirada dos perfilados (4), que podem e devem ser reutilizados em outras obras, desrosqueando, posteriormente a fixação das porcas (6) e dos parafusos (2), restando o sulco (10) pretendido.

Description

“PROCESSO PARA FIXAÇÃO DE PERFILADO” Trata o presente relatório descritivo da patente de invenção de um inédito processo para fixação de perfilado, notadamente um sistema utilizado para obtenção de um sulco em baixo relevo em paredes de janelas e portas, de concepção inovadora e dotado de importantes melhoramentos tecnológicos e funcionais, segundo os mais modernos conceitos de engenharia e de acordo com as normas e especificações exigidas, revestindo-se de características próprias e dotadas com requisitos fundamentais de novidade e atividade inventiva, fazendo resultar uma série de reais e extraordinárias vantagens técnicas, práticas e econômicas.
Atualmente são utilizados para obtenção de sulcos em baixo relevo, tubos de PVC cortados pela metade, sendo a fixação desses perfilados meia cana feita por meio de pregos, manualmente, nas madeiras quando da construção da parede de janelas ou portas.
Como é do conhecimento dos técnicos no assunto, tais construções não permitem um acabamento refinado, esteticamente aceitável, sendo executado de maneira trabalhosa, dificultando a remoção das madeiras e deixando - muitas vezes -deformidades na parede concretada, bem como quando da não observância da medição, de concretagem irregular. Quando ao final da concretagem são retiradas as madeiras que serviram de fixação os tubos de PVC (subutilizados como perfilado) que foram pregados nas madeiras são inutilizados, o que acarreta em gastos desnecessários e reaproveitamento indevido de tubos de PVC, encarecendo o custo de uma obra.
Em vista disso, ao longo do tempo foram procedidos estudos visando eliminar esses problemas e, como resultado, foi desenvolvido este processo para fixação de perfilados que possibilitou a concepção de fixação para construção de baixo relevo em paredes de janela ou porta, por meio do qual surgiu a possibilidade de otimizar o procedimento de fixação das madeiras para construção de paredes, obtendo-se então um processo integrado com reais possibilidades de uma econômica industrialização, minimizando custos, tempo de montagem e despesas de mão-de-obra, além de um efeito preciso de montagem, com melhores resultados e elevado padrão de segurança. É, pois, um dos objetivos da presente patente prover um processo que facilite a fixação dos perfilados nas madeiras quando da construção de paredes de modo a padronizar o procedimento tendo em vista um correto acabamento das paredes com a perfeição estética exigida.
Outro objetivo da presente patente é alcançado na medida em que o tempo estimado para fixação dos perfilados e sua retirada é minimizado pela correta distribuição destes na construção.
Estes e outros objetivos são alcançados quando da fixação na madeira que compreende a marcação dos parafusos a serem devidamente encaixados com uma arruela numa pluralidade uniforme na vertical ou horizontal, dependendo da fixação desejada, deixando entre a superfície da madeira e a extremidade do parafuso um espaço para que seja transpassado o perfilado, sendo ditas madeiras unidas por meio de porcas e parafusos prisioneiros.
Após, fixados os devidos parafusos, estes são transpassados por um perfilado que possui um rasgo em seu meio que permite o deslizamento deste pelos parafusos comprimindo o espaço deixado.
Em seguida os parafusos são fixados na parte externa por porcas, garantido o correto posicionamento na linha tênue traçada.
Depois de concretada a parede, procede-se à retirada das madeiras que serviram de sustentação, primeiramente com a retirada dos perfilados, que podem e devem ser reutilizados em outras obras, desrosqueando, posteriormente a fixação das porcas e dos parafusos.
Para complementar a presente descrição, de modo a obter uma melhor compreensão das características da presente patente, e de acordo com uma preferencial realização prática da mesma, acompanha a descrição, em anexo, um diagrama de bloco, onde de maneira exemplificada embora não limitativa, se representa o seguinte; A figura 1 representa a vista em perfil do perfilado que faz parte do processo objeto da presente patente; A figura 2 representa uma vista em perspectiva do conjunto perfilado composto de parafuso, porca e arruela, que faz parte do processo objeto da presente patente; A figura 3 representa uma vista em perspectiva do conjunto montado, objeto da presente patente.
De acordo com as figuras acima mencionadas, e em seus pormenores, o processo objeto da presente patente é alcançado quando da fixação na madeira (1) que compreende a marcação dos parafusos (2) a serem devidamente encaixados com uma arruela (3) numa pluralidade uniforme na vertical ou horizontal, dependendo da fixação desejada, deixando entre a superfície da madeira (1) e a extremidade do parafuso (2) um espaço para que seja transpassado o perfilado (4), sendo ditas madeiras (1) unidas por meio de parafusos prisioneiros (8) e porcas (9).
Após, fixados os devidos parafusos (2), estes são transpassados por um perfilado (4) que possui um rasgo (5) em seu meio que permite o deslizamento deste pelos parafusos (2) comprimindo o espaço deixado.
Em seguida os parafusos (2) são fixados na parte externa por porcas (6), garantido o correto posicionamento na linha tênue traçada.
Depois de concretada a parede (7), procede-se à retirada das madeiras (1) que serviram de sustentação, primeiramente com a retirada dos perfilados (4), que podem e devem ser reutilizados em outras obras, desrosqueando, posteriormente a fixação das porcas (6) e dos parafusos (2), restando o sulco (10) pretendido. Não se tem conhecimento de nenhum processo que reúna conjuntamente, todas as características construtivas e funcionais acima relatadas, e que diretamente ou indiretamente, é ou foi tão efetivo quanto o processo objeto da presente patente.
Tendo sido descrita e ilustrada a presente invenção, é para ser compreendido que a mesma pode sofrer inúmeras modificações e variações em sua forma de realização, desde que tais modificações e variações não se afastem a partir do espírito e escopo da invenção, tal como definidos nas reivindicações anexas.
REIVINDICAÇÕES

Claims (2)

1- “PROCESSO PARA FIXAÇÃO DE PERFILADO”, caracterizado pelo fato de ser alcançado quando da fixação na madeira (1) que compreende a marcação dos parafusos (2) a serem devidamente encaixados com uma arruela (3) numa pluralidade uniforme na vertical ou horizontal, dependendo da fixação desejada, deixando entre a superfície da madeira (1) e a extremidade do parafuso (2) um espaço para que seja transpassado o perfilado (4), sendo ditas madeiras (1) unidas por meio de parafusos prisioneiros (8) e porcas (9), sendo que, após, fixados os devidos parafusos (2), estes são transpassados por um perfilado (4) que possui um rasgo (5) em seu meio que permite o deslizamento deste pelos parafusos (2) comprimindo o espaço deixado, de maneira que, em seguida os parafusos (2) são fixados na parte externa por porcas (6);
2- “PROCESSO PARA FIXAÇÃO DE PERFILADO”, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de, depois de concretada a parede (7), procede-se à retirada das madeiras (1) que serviram de sustentação, primeiramente com a retirada dos perfilados (4), que podem e devem ser reutilizados em outras obras, desrosqueando, posteriormente a fixação das porcas (6) e dos parafusos (2), restando o sulco (10) pretendido.
BRPI0924478-6A 2009-09-01 2009-09-01 Processo para fixação de perfilado BRPI0924478B1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0924478-6A BRPI0924478B1 (pt) 2009-09-01 2009-09-01 Processo para fixação de perfilado

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0924478-6A BRPI0924478B1 (pt) 2009-09-01 2009-09-01 Processo para fixação de perfilado

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0924478A2 BRPI0924478A2 (pt) 2012-12-18
BRPI0924478B1 true BRPI0924478B1 (pt) 2019-06-25

Family

ID=47351267

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0924478-6A BRPI0924478B1 (pt) 2009-09-01 2009-09-01 Processo para fixação de perfilado

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0924478B1 (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI0924478A2 (pt) 2012-12-18

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US3994470A (en) Mold having means for positioning a window frame
BRPI0924478B1 (pt) Processo para fixação de perfilado
RU147534U1 (ru) Кронштейн крепежный
CN210953357U (zh) 一种建筑工程脚手架的检测固定装置
CN104328927A (zh) 淋浴室组件
BR202018072380U2 (pt) Disposição construtiva aplicada em contramarco fixada através de silicone
RU2641433C1 (ru) Кронштейн крепежный
AR115547A1 (es) Encofrados de gran envergadura para alta exigencia y sistemas y métodos relacionados
AU2003227052A1 (en) Supporting and guiding device for holding movable, hanging door or wall elements
CN209082789U (zh) 一种建筑体幕墙结构
RU114335U1 (ru) Соединитель импоста
CN213626231U (zh) 一种用于建筑幕墙工程的施工结构
US2330990A (en) Concrete form wale clamp
SU120808A1 (ru) Устройство дл удержани круглой железобетонной крепи в вертикальном положении при укладке верхн ка
CN216689958U (zh) 一种装配式建筑用轨道拼接式幕墙
RU204414U1 (ru) Выравнивающая платформа
CN220620623U (zh) 一种幕墙施工结构
CN214423694U (zh) 一种防火玻璃的安装结构
CN211341680U (zh) 一种房屋建筑施工用悬挑脚手架
CN217150859U (zh) 一种建筑装饰用吊顶固定机构
CN215054389U (zh) 一种石材栅格玻璃幕墙立柱及安装架
CN208918094U (zh) 一种玻璃幕墙横梁与立柱的连接结构
CN212453502U (zh) 一种安装门套用门撑
CN212200972U (zh) 一种易安装的轻钢龙骨
BR202019018886U2 (pt) Pino liso com anteparo fixado para construção civil

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 01/09/2009, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 01/09/2009, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS