BRPI0920376B1 - método e sistema para gerenciamento de roaming em um equipamento móvel - Google Patents

método e sistema para gerenciamento de roaming em um equipamento móvel Download PDF

Info

Publication number
BRPI0920376B1
BRPI0920376B1 BRPI0920376-1A BRPI0920376A BRPI0920376B1 BR PI0920376 B1 BRPI0920376 B1 BR PI0920376B1 BR PI0920376 A BRPI0920376 A BR PI0920376A BR PI0920376 B1 BRPI0920376 B1 BR PI0920376B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
list
roaming
mobile equipment
subscriber
country
Prior art date
Application number
BRPI0920376-1A
Other languages
English (en)
Inventor
Bergqvist Per
Willehadson Stefan
Hinde Sean
Original Assignee
Synapse International S.A.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Synapse International S.A. filed Critical Synapse International S.A.
Publication of BRPI0920376A2 publication Critical patent/BRPI0920376A2/pt
Publication of BRPI0920376B1 publication Critical patent/BRPI0920376B1/pt

Links

Images

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W8/00Network data management
    • H04W8/18Processing of user or subscriber data, e.g. subscribed services, user preferences or user profiles; Transfer of user or subscriber data

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Databases & Information Systems (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)

Abstract

MÉTODO E SISTEMA PARA GERENCIAMENTO DE ROAMING EM UM EQUIPAMENTO MÓVEL A presente invenção está correlacionada a um método para gerenciamento de roaming de um equipamento móvel de um assinante, quando o equipamento móvel estiver em roaming. O método compreende as etapas de: armazenar uma primeira lista customizada para cada assinante, a primeira lista compreendendo informação com relação aos países visitados, número de vezes que um determinado país foi visitado e por quanto tempo o país foi visitado; armazenar uma segunda lista compreendendo informação com relação aos operadores preferidos para uma parte dos países na primeira lista; receber um sinal de roaming do Registro de Localização Doméstico quando o equipamento móvel estiver em roaming dentro de outra rede ou monitorar um sinal de roaming idealizado para o Registro de Localização Doméstico; em resposta ao sinal de roaming, atualizar a primeira lista; se a primeira lista tiver se modificado além de um valor limite predeterminado, atualizar a segunda lista; e enviar a segunda lista atualizada para o equipamento móvel.

Description

Campo da Invenção
[001] A presente invenção se refere, em um primeiro aspecto, a um sistema operável para gerenciamento de roaming de um equipamento móvel de um assinante.
[002] De acordo com um segundo aspecto, a presente invenção se refere a um método para gerenciamento de roaming de um equipamento móvel de um assinante.
[003] De acordo com um terceiro aspecto, a presente invenção se refere a pelo menos um produto de programa de computador, para gerenciamento de roaming de um equipamento móvel de um assinante.
Antecedentes da Invenção
[004] Quando um equipamento móvel é submetido a ROAMING em uma rede estrangeira, o equipamento seleciona a rede entre uma lista de redes preferidas residentes no equipamento. A lista é atualizada pelo operador ao qual a assinatura é pertinente e contém outros operadores com os quais o referido operador tem acordos de ROAMING.
[005] A lista no equipamento móvel contendo as redes permitidas é possível de ser atualizada através do ar. Isso possibilita a um operador modificar a lista quando se modificam modelos de fixação de preços, acordos e constelações de operadores. Quando um assinante entra em uma área de ROAMING, o equipamento móvel irá selecionar a rede preferida da lista que estiver presente na área.
[006] A lista é atualizada com base em acionadores do sistema. Quando um assinante entra em uma área de ROAMING, uma nova lista será enviada para o equipamento móvel do assinante da rede. A lista contém os operadores preferidos para uso.
[007] O tamanho da lista é limitado, o que significa que nunca será possível relacionar todas as redes preferidas na mesma.
[008] A possibilidade de soluções onde uma especial aplicação reside no cartão SIM, também existe. Essa aplicação se comunica com um servidor na rede, a fim de manter a lista atualizada.
[009] O documento de patente US 7.274.917 B2 está correlacionado com o gerenciamento de ROAMING de um equipamento móvel, entre uma rede doméstica e uma rede estrangeira. O comportamento de ROAMING é baseado no conteúdo dos arquivos de controle salvos no equipamento móvel dos assinantes. Uma lista de redes a ser usada em ordem de prioridade em uma situação de ROAMING é definida nos arquivos de controle. A aplicação de gerenciamento verifica o ROAMING presente, ajustando para o equipamento móvel e para o desejado comportamento de ROAMING, para a localização em que o equipamento móvel se encontra em ROAMING. Como resultado da comparação, a aplicação de gerenciamento ajusta a montagem de ROAMING para ficar em concordância com o desejado comportamento de ROAMING.
[0010] Um problema que ocorre com uma das soluções mencionadas acima é que quando um assinante viaja para outro país onde ele irá ficar em ROAMING em uma rede, muito provavelmente, uma das redes preferidas não estará definida na lista. Isso significa que o assinante irá usar um operador que é de uso mais caro do que quando ele usa um operador doméstico. Nesse caso, a lista pode ser atualizada a partir do operador, mas a atualização em si tem um custo e o equipamento não irá mudar automaticamente para um operador preferido. Isso também significa que a utilização real do equipamento será mais cara, também, para o operador doméstico. Para concluir, isso irá afetar o fluxo de rendimentos do operador.
[0011] Nos casos em que uma aplicação de cliente precisa residir no cartão SIM, os cartões atuais em uso precisam ser modificados pelo operador. Isso, na maioria dos casos, é uma operação bastante dispendiosa para ser executada para muitos dos operadores.
[0012] Um dos problemas com a solução apresentada na patente US 7.274.917, com relação a como o método reage a um acionador de chegada, é que uma nova lista é imediatamente enviada para o equipamento móvel. Dependendo das circunstâncias, isso pode ser um modo inadequado para manipular o acionador. Por exemplo, um assinante pode estar viajando próximo à fronteira de outro país, e o equipamento móvel entra em ROAMING em uma rede de operadores daquele país. O método descrito então atua sobre isso, enviando uma nova lista para o equipamento móvel, imediatamente incluindo o custo para um operador doméstico. Além disso, não existe nenhuma personalização das listas, por exemplo, todos os assinantes usam a mesma lista, dependendo de qual país está sendo feita a viagem, independentemente do padrão de viagem dos assinantes.
Resumo da Invenção
[0013] Os problemas acima mencionados são solucionados por um sistema operável para gerenciamento de ROAMING de um equipamento móvel de um assinante, quando um equipamento móvel se encontra em ROAMING, entre uma rede doméstica e uma rede estrangeira, conforme descrito na reivindicação 1. O sistema compreende um Registro de Localização Doméstica conectado à rede doméstica. O sistema também compreende um primeiro dispositivo para armazenamento de uma primeira lista customizada para cada assinante. A primeira lista compreende informação relativa aos países visitados pelo equipamento móvel, número de vezes que um determinado país foi visitado pelo equipamento móvel e por quanto tempo o dito país foi visitado pelo equipamento móvel. O sistema também compreende um segundo dispositivo, para armazenamento de uma segunda lista customizada para cada assinante. A segunda lista compreende informação com relação aos operadores preferidos para uma parte dos países referidos na primeira lista. O sistema também compreende um dispositivo de controle conectado à rede doméstica, à rede estrangeira, ao primeiro dispositivo e ao segundo dispositivo. O dispositivo de controle é operável para receber um sinal de ROAMING do Registro de Localização Doméstica, quando o equipamento móvel estiver em ROAMING dentro de outra rede ou monitorar um sinal de ROAMING idealizado para o Registro de Localização Doméstica, quando o equipamento móvel estiver em ROAMING dentro de outra rede. O dispositivo de controle é também operável, em resposta ao sinal de ROAMING, para atualizar a primeira lista. O dispositivo de controle é também operável para periodicamente examinar a primeira lista, e caso a primeira lista tenha se modificado além de um predeterminado valor limite, atualizar a segunda lista e, após isso, enviar a segunda lista atualizada para o equipamento móvel.
[0014] Uma vantagem da solução apresentada na reivindicação 1 é que a mesma cria uma lista ótima contendo somente os operadores preferidos nos países que um determinado assinante tenha visitado. Uma vez que é muito provável que um determinado assinante visite apenas um limitado número de países, as atualizações em questão da segunda lista em si serão minimizadas. Isso significa que o custo para o envio de atualizações da segunda lista será minimizado.
[0015] Outra vantagem é que o primeiro dispositivo contém o número de vezes que cada assinante visita um determinado país. Isso significa uma satisfatória base de argumentação para o operador, quando da seleção e negociação de acordos de ROAMING com outro operador.
[0016] Uma adicional vantagem no presente contexto é alcançada se o dispositivo de controle se apresentar na forma de um nó de ROAMING do assinante.
[0017] De acordo com outra modalidade, é uma vantagem se o dispositivo de controle se apresentar na forma de um nó de estatística, conectado ao primeiro dispositivo e ao Registro de Localização Doméstica, e na forma de um nó de ROAMING do assinante, conectado ao segundo dispositivo e ao nó de estatística.
[0018] Além disso, constitui uma vantagem no presente contexto se o sistema também compreender um nó de dados conectado ao nó de estatística, e um terceiro dispositivo para armazenamento dos Registros de Dados de Chamada e conectado ao nó de dados, em que o nó de dados é operável para usar os Registros de Dados de Chamada, para criar uma segunda lista inicial, como uma lista padrão para o segundo dispositivo.
[0019] Uma adicional vantagem no presente contexto é alcançada se o segundo dispositivo também for operável para armazenar diversas listas padrões, cada uma agrupando um determinado comportamento dos assinantes.
[0020] Os problemas acima mencionados são também solucionados mediante um método para gerenciamento de ROAMING de um equipamento móvel de um assinante, com a ajuda de um sistema, quando o equipamento móvel se encontrar em ROAMING entre uma rede doméstica e uma rede estrangeira, conforme descrito na reivindicação 3. O método compreende as etapas de: com a ajuda de um primeiro dispositivo compreendido no sistema, armazenar uma primeira lista customizada para cada assinante, a primeira lista compreendendo informação relativa aos países visitados pelo equipamento móvel, ao número de vezes que um determinado país foi visitado pelo equipamento móvel e durante quanto tempo o dito país foi visitado pelo equipamento móvel; com a ajuda de um segundo dispositivo compreendido no sistema, armazenar uma segunda lista customizada para cada assinante, a segunda lista compreendendo informação com relação aos operadores preferidos para uma parte dos países referidos na primeira lista; com a ajuda de um dispositivo de controle compreendido no sistema e conectado à rede doméstica, à rede estrangeira, ao primeiro dispositivo, ao segundo dispositivo, e a um Registro de Localização Doméstica compreendido no sistema, receber um sinal de ROAMING do Registro de Localização Doméstica quando o equipamento móvel estiver em ROAMING em outra rede, ou monitorar um sinal de ROAMING idealizado para o Registro de Localização Doméstica quando o equipamento móvel estiver em ROAMING em outra rede; com a ajuda do dispositivo de controle, em resposta ao sinal de ROAMING, atualizar a primeira lista, e periodicamente examinar a primeira lista; se a primeira lista tiver se modificado além de um predeterminado valor limite, com a ajuda do dispositivo de controle, atualizar a segunda lista; e enviar a segunda lista atualizada para o equipamento móvel.
[0021] Uma vantagem do método de acordo com a presente invenção é que o mesmo cria uma lista ótima, contendo apenas os operadores preferidos nos países em que um determinado assinante tenha visitado. Uma vez que, muito provavelmente, algum assinante visite apenas um número limitado de países, as atualizações em questão enviadas da segunda lista em si serão minimizadas. Isso significa que o custo para envio de atualizações da segunda lista serão minimizados. O custo para o ROAMING, desse modo, também é minimizado, uma vez que, muito provavelmente, um operador preferido já estará fazendo parte da segunda lista quando o assinante visitar o dito país.
[0022] Uma adicional vantagem é que o primeiro dispositivo contém o número de vezes que cada assinante visita um determinado país. Isso significa uma satisfatória base de argumentação para o operador quando, quando da seleção e negociação de acordos de ROAMING com outro operador.
[0023] Uma adicional vantagem no presente contexto é alcançada se o predeterminado valor limite puder ser um determinado número de vezes que um equipamento móvel tenha estado em um certo país e/ou um determinado período de tempo em que o equipamento móvel tenha estado em um certo país.
[0024] Além disso, é uma vantagem no presente contexto que o sistema compreenda também um nó de dados, e um terceiro dispositivo para armazenamento de Registros de Dados de Chamada, o método compreendendo também a etapa de: com a ajuda do nó de dados, usar os Registros de Dados de Chamada para criar uma segunda lista inicial, como uma lista padrão, para o segundo dispositivo.
[0025] Uma adicional vantagem no presente contexto é alcançada se o método também compreender a etapa de: com a ajuda do segundo dispositivo, armazenar diversas listas padrões, cada uma agrupando um determinado comportamento dos assinantes.
[0026] Os problemas acima mencionados são solucionados mediante uso de pelo menos um produto de programa de computador, conforme descrito na reivindicação 6.
[0027] Deverá ser observado que o termo “compreende/compreendendo”, conforme aqui usado, é pretendido de indicar a presença de uma determinada característica, etapa ou componente, sem excluir a presença de uma ou mais outras características, partes integradas, etapas, componentes ou grupos das mesmas.
Breve Descrição dos Desenhos
[0028] As modalidades da invenção serão agora descritas com referência aos desenhos anexos, nos quais:
[0029] A figura 1 representa um diagrama em bloco, de uma primeira modalidade de um sistema operável para gerenciamento de ROAMING de um equipamento móvel, de acordo com a presente invenção;
[0030] A figura 2 representa um diagrama em bloco, de uma segunda modalidade de um sistema operável para gerenciamento de ROAMING de um equipamento móvel, de acordo com a presente invenção;
[0031] A figura 3 representa um fluxograma de um método para gerenciamento de ROAMING de um equipamento móvel, de acordo com a presente invenção; e
[0032] A figura 4, esquematicamente, mostra um determinado número de produtos de programa de computador.
Descrição Detalhada de Modalidades Preferidas
[0033] Na figura 1 é divulgado um diagrama em bloco de um sistema (10), operável para gerenciamento de ROAMING de um equipamento móvel (12), quando o equipamento móvel se encontrar em ROAMING entre uma rede doméstica (14) e uma rede estrangeira (16). Na figura 1 são divulgadas duas redes estrangeiras, (161) e (162). O sistema (10) compreende um Registro de Localização Doméstica (18), conectado à rede doméstica (14). Conforme também é evidente da figura 1, o sistema (10) compreende também um primeiro dispositivo (20), operável para armazenar uma primeira lista customizada para cada assinante. A primeira lista compreende informação relativa aos países visitados pelo equipamento móvel (12), número de vezes que um certo país tenha sido visitado pelo equipamento móvel (12) e por quanto tempo o dito país foi visitado pelo equipamento móvel (12). Além disso, o sistema (10) também compreende um segundo dispositivo (22), operável para armazenar uma segunda lista customizada para cada assinante. A segunda lista compreende informação relativa a operadores preferidos para uma parte dos países referidos na primeira lista. Um dispositivo de controle (24) é conectado à rede doméstica (14), às redes estrangeiras (161) e (162), ao Registro de Localização Doméstica (18), ao primeiro dispositivo (20) e ao segundo dispositivo (22). O dispositivo de controle (24) é operável para receber um sinal de ROAMING do Registro de Localização Doméstica (18), quando o equipamento móvel (12) se encontrar em ROAMING em outra rede, ou para monitorar um sinal de ROAMING idealizado para o Registro de Localização Doméstica (18), quando o equipamento móvel (12) se encontrar em ROAMING em outra rede. Em resposta ao sinal de ROAMING, o dispositivo de controle (24) é operável para atualizar a primeira lista. Além disso, o dispositivo de controle (24) é também operável para periodicamente examinar a primeira lista e se a primeira lista tiver se modificado além de um predeterminado valor limite, atualizar a segunda lista. Após isso, o dispositivo de controle (24) é operável para enviar a segunda lista atualizada para o equipamento móvel (12). Também, conforme divulgado e mostrado na figura 1, são disponibilizados dois Registros de Localização de Visita (501) e (502).
[0034] Na modalidade divulgada na figura 1, o dispositivo de controle (24) se apresenta na forma de um nó de ROAMING de assinante (24).
[0035] Na figura 2 é divulgada uma segunda modalidade de um sistema (10), conforme a presente invenção. Blocos de funções similares na figura 1 e figura 2 foram designados com sinais de referência similares e não serão novamente descritos. Nessa modalidade, o dispositivo de controle (24) é dividido em um nó de estatística (241), conectado ao primeiro dispositivo e ao registro de Localização Doméstica (18), e um nó de ROAMING de assinante (242), conectado ao segundo dispositivo (22) e ao nó de estatística (241). Além disso, o sistema (10) também compreende um nó de dados (26), conectado ao nó de estatística (241), e um terceiro dispositivo (28), operável para armazenar Registros de Dados de Chamada. O terceiro dispositivo (28) é conectado ao nó de dados (26). O nó de dados (26) é operável para usar os Registros de Dados de Chamada, de modo a criar uma segunda lista inicial, como uma lista padrão para o segundo dispositivo (22).
[0036] Na figura 3 é divulgado um fluxograma de um método para gerenciamento de ROAMING de um equipamento móvel de um assinante, com a ajuda do sistema(10). O método de inicia no bloco (60). O método continua, no bloco (62), com a etapa: com a ajuda de um primeiro dispositivo (20) compreendido no sistema (10) (ver as figuras 1 e 2), armazenar uma primeira lista customizada para cada assinante. A primeira lista compreende informação relativa aos países visitados pelo equipamento móvel (12), número de vezes que um determinado país foi visitado pelo equipamento móvel (12) e por quanto tempo o dito país foi visitado pelo equipamento móvel (12). Após isso, o método continua, no bloco (64), mediante a etapa de: com a ajuda de um segundo dispositivo (22), compreendido no sistema (10), armazenar uma segunda lista customizada para cada assinante. A segunda lista compreende informação com relação aos operadores preferidos para uma parte dos países referidos na primeira lista. O método continua, no bloco (66), mediante a etapa de: com a ajuda de um dispositivo de controle (24), compreendido no sistema (10), receber um sinal de ROAMING do Registro de Localização Doméstica (18), quando o equipamento móvel (12) estiver em ROAMING em outra rede ou monitorar um sinal de ROAMING idealizado para o Registro de Localização Doméstica (18), quando o equipamento móvel (12) estiver em ROAMING em outra rede. Após isso, o método continua, no bloco (68), mediante a etapa de: em resposta ao sinal de ROAMING, com a ajuda do dispositivo de controle (24), atualizar a primeira lista e, na etapa do bloco (70), periodicamente, examinar a primeira lista. No bloco (72), é feita uma pergunta se a primeira lista foi modificada além de um predeterminado valor limite. Se a resposta for negativa, a etapa de acordo com o bloco (70) é novamente realizada. Se, por outro lado, a resposta for afirmativa, o método continua, no bloco (74), mediante a etapa: com a ajuda do dispositivo de controle (24), atualizar a segunda lista. Em seguida, o método continua, na etapa (76), mediante a etapa: enviar a segunda lista atualizada para o equipamento móvel (12). O método é finalizado na etapa correspondente ao bloco (78).
[0037] A rede contém um banco de dados que mantém o rastro do movimento de qualquer assinante e preenche a lista com os operadores preferidos de ROAMING, de acordo com o movimento. Isso significa que naquele momento, a lista para qualquer determinado assinante irá conter os operadores preferidos para os países que o assinante visitar.
[0038] O banco de dados contém duas listas para cada assinante. 1) Lista de países, contendo os países freqüentemente visitados. Essa lista é atualizada tão logo o assinante entre em ROAMING em outra rede; 2) Lista de ROAMING, contendo os operadores preferidos para uso. Essa lista é a única que é enviada para o equipamento móvel.
[0039] As listas de países são atualizadas usando o seguinte procedimento. 1) O banco de dados recebe um acionamento informando sobre o assinante em ROAMING. 2) A lista de países é atualizada com informação sobre o país em questão, o tempo e qual o operador que o dispositivo em ROAMING se habilitou. O número de vezes juntamente com uma indicação aproximada de quanto tempo um certo país foi visitado, também faz parte da lista. 1. As listas de ROAMING são atualizadas usando o seguinte procedimento. 1) O elemento regulador periódico alcançou o limite de tempo, desse modo, dando partida ao trabalho atualizado. 2) Examinar a lista de países do assinante. 3) Preencher a lista de ROAMING usando informação sobre quais países o assinante visitou, e usar o(s) operador(es) preferido(s) para cada país. Observar que se o usuário não tiver estado durante muito tempo ou pouquíssimas vezes em um país, a lista não será atualizada com operadores preferidos para aquele país. Isso pode ser visto como um fenômeno de histerese para a atualização. 4) Se a lista foi modificada, então, enviar a lista de ROAMING atualizada para o dispositivo.
[0040] Observa-se que a lista inicial de ROAMING para qualquer assinante é uma lista padrão que é selecionada pelo operador. A lista padrão pode ser modificada no curso do tempo, dependendo das mudanças nos acordos de ROAMING ou circunstâncias similares. Ela pode também ser modificada, dependendo de como os assinantes se comportam em roaming nas outras redes. Por exemplo, se muitos assinantes normalmente visitam um determinado país, a lista padrão deve ser atualizada para conter o operador preferido para aquele país. Esse procedimento de atualização pode ser uma parte da atualização periódica padrão, quando a lista padrão é modificada no curso do tempo. A invenção pode também manipular uma situação em que existem diversas listas padrões, cada uma agrupando um determinado comportamento conhecido dos assinantes. Esse comportamento pode ser monitorado usando o método descrito acima, por exemplo, mediante coleta de dados dos assinantes e, depois, usar esses dados para a criação de listas padrões. As listas padrões podem também ser criadas manualmente pelo operador que agrupa os comportamentos conhecidos dos assinantes. As diferentes listas padrões são, então, usadas inicialmente para cada assinante, mediante pré-seleção de uma determinada lista devido ao conhecimento sobre como o assinante irá usar seu dispositivo, por exemplo, viajar freqüentemente para um determinado país ou ter uma assinatura de baixo custo, para realização de chamadas para um país ou conjunto de países específicos. Uma certa lista padrão pode também ser automaticamente atribuída para um assinante, mediante monitoramento de seu comportamento por um período de tempo específico, com posterior atribuição automática de uma lista padrão para o mesmo, que irá agrupar o seu comportamento. Por exemplo, se um assinante realiza um grande número de chamadas para um determinado país, muito provavelmente, dentro de algum tempo, ele irá viajar para aquele país e, desse modo, uma lista padrão contendo um operador preferido para aquele país será atribuída para o assinante. Deve ser observado que a atribuição de satisfatórias listas padrões é importante, uma vez que isso irá diminuir o custo do operador, pelo fato de que qualquer assinante irá inicialmente usar um operador de ROAMING preferido. Além disso, não é necessário para o operador doméstico enviar uma lista atualizada para um assinante, quando da visita do mesmo a um determinado país, uma vez que um operador preferido já faz parte da lista. Desse modo, o custo para executar a atualização em questão da lista também é minimizado.
[0041] Deve ser ainda observado que a necessidade de se ter diferentes listas padrões que são usadas inicialmente é preferida, uma vez que existe um limitado tamanho do número de entradas nas listas, sendo impossível se dispor de todos os operadores na lista.
[0042] Na figura 4 são esquematicamente divulgados alguns produtos de programa de computador (1021,..., 102n), de acordo com a presente invenção. Na figura 4, são mostrados “n” diferentes produtos de programa de computadores digitais (1001,...,100n), onde “n” é um inteiro. Na figura 4, são mostrados “n” diferentes produtos de programa de computadores digitais (1021,...,102n), aqui mostrados na forma de discos CD. Os diferentes programas de computador podem ser carregados dentro da memória interna dos “n” diferentes computadores (1001,...,100n). Cada produto de programa de computador (1021,...,102n) compreende porções codificadas de software para execução de todas as etapas mostradas pela figura 3, quando o(s) produto(s) é/são processado(s) nos computadores (1001, ..., 100n). Os produtos de programa de computador (1021,...,102n) podem, por exemplo, se apresentar na forma de disquetes, discos RAM, fitas magnéticas, discos magnéticos/óticos ou de alguns outros produtos adequados.
[0043] A invenção não está limitada às modalidades descritas. Será evidente para os especialistas versados na técnica que diversas modificações são possíveis dentro do escopo das seguintes reivindicações anexas.

Claims (6)

1. Sistema (10) operável para gerenciamento de ROAMING de um equipamento móvel (12) de um assinante, quando o equipamento móvel (12) se encontra em ROAMING entre uma rede doméstica (14) e uma rede estrangeira (16), o sistema (10) compreendendo um Registro de Localização Doméstica (18) conectado à rede doméstica (14), e um primeiro dispositivo (20) para armazenar uma primeira lista customizada para cada assinante, o sistema caracterizado pelo fato de que a primeira lista compreende informação relacionada a países visitados pelo equipamento móvel (12), número de vezes que um determinado país foi visitado pelo equipamento móvel (12), e durante quanto tempo o país foi visitado pelo o equipamento móvel (12), em que o sistema (10) compreende adicionalmente um segundo dispositivo (22) para armazenar uma segunda lista customizada para cada assinante, a segunda lista compreendendo informação com relação aos operadores preferidos para uma parte dos países referidos na primeira lista, e um dispositivo de controle (24) conectado à rede doméstica (14), à rede estrangeira (16), ao Registro de Localização Doméstica (18), ao primeiro dispositivo (20) e ao segundo dispositivo (22), e operável para receber um sinal de ROAMING do Registro de Localização Doméstica (18) quando o equipamento móvel (12) estiver em ROAMING dentro de outra rede ou monitorar um sinal de ROAMING idealizado para o Registro de Localização Doméstica (18), e no sinal de ROAMING, atualizar a primeira lista, em que o dispositivo de controle (24) também é operável para periodicamente examinar a primeira lista, e se a primeira lista tiver se modificado além de um valor limite predeterminado, em que o limite predeterminado inclui que o usuário esteve tempo suficiente em um país ou vezes suficientes em um país, atualizar a segunda lista e, após isso, enviar a segunda lista atualizada para o equipamento móvel (12), em que o dispositivo de controle (24) se apresenta na forma de um nó de estatística (241) conectado ao o primeiro dispositivo (20) e ao Registro de Localização Doméstica (18), e na forma de um nó de ROAMING de assinante (242) conectado ao segundo dispositivo (22) e ao nó de estatística (241), em que o sistema (10) também compreende um nó de dados (26) conectado ao nó de estatística (241), e um terceiro dispositivo (28) para armazenamento do Registro de Dados de Chamada, e conectado ao nó de dados (26), em que o nó de dados (26) é operável para usar o Registro de Dados de Chamada para criar uma segunda lista inicial como uma lista padrão para o segundo dispositivo (22).
2. Sistema (10) operável para gerenciamento de ROAMING em um equipamento móvel (12) de um assinante, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o segundo dispositivo (22) também é operável para armazenar diversas listas padrões, cada uma agrupando um determinado comportamento dos assinantes.
3. Método para gerenciamento de ROAMING em um equipamento móvel (12) de um assinante com a ajuda de um sistema (10), quando o equipamento móvel (12) se encontra em ROAMING entre uma rede doméstica (14) e uma rede estrangeira (16), em que o método compreende a etapa de: com a ajuda de um primeiro dispositivo (20) compreendido no sistema (10), armazenar uma primeira lista customizada para cada assinante, o método caracterizado pelo fato de a primeira lista compreende informação com relação a países visitados pelo equipamento móvel (12), número de vezes que um determinado país foi visitado pelo equipamento móvel (12), e durante quanto tempo o país foi visitado pelo equipamento móvel (12), em que o método compreende também: com a ajuda de um segundo dispositivo (22) compreendido no o sistema (10), armazenar uma segunda lista customizada para cada assinante, a segunda lista compreendendo informação com relação aos operadores preferidos para uma parte dos países referidos na a primeira lista; com a ajuda de um dispositivo de controle (24) compreendido no sistema (10) e conectado à rede doméstica (14), à rede estrangeira (16), ao primeiro dispositivo (20), ao segundo dispositivo (22), e a um Registro de Localização Doméstica (18) compreendido no o sistema (10), receber um sinal de ROAMING do Registro de Localização Doméstica (18) quando o equipamento móvel (12) estiver em ROAMING em outra rede, ou monitorar um sinal de ROAMING idealizado para o Registro de Localização Doméstica (18); com a ajuda do dispositivo de controle (24), em resposta ao sinal de ROAMING, atualizar a primeira lista, e periodicamente examinar a primeira lista; se a primeira lista tiver se modificado além de um valor limite predeterminado, em que o limite predeterminado inclui que o usuário esteve tempo suficiente em um país ou vezes suficientes em um país, com a ajuda do o dispositivo de controle (24), atualizar a segunda lista; e enviar a segunda lista atualizada para o equipamento móvel (12), em que o sistema (10) compreende também um nó de dados (26) e um terceiro dispositivo (28) para armazenamento dos Registros de Dados de Chamada, o método também compreendendo a etapa de: com a ajuda do nó de dados (26), usar o Registro de Dados de Chamada para criar uma segunda lista inicial, na forma de uma lista padrão, para o segundo dispositivo (22).
4. Método para gerenciamento de ROAMING de um equipamento móvel (12) de um assinante, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que o valor limite predeterminado pode ser um determinado número de vezes que um equipamento móvel (12) tenha estado em determinado país e/ou um determinado período de tempo em que o equipamento móvel (12) tenha estado em um determinado país.
5. Método para gerenciamento de ROAMING de um equipamento móvel (12) de um assinante, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que o método compreende também a etapa de: com a ajuda do segundo dispositivo (22), armazenar diversas listas padrões, cada uma agrupando um determinado comportamento dos assinantes.
6. Memória, caracterizada pelo fato de que compreende instruções armazenadas na mesma, as instruções sendo executadas por um computador para realizar o método conforme definido em qualquer uma das reivindicações 3 a 5.
BRPI0920376-1A 2008-10-10 2009-10-08 método e sistema para gerenciamento de roaming em um equipamento móvel BRPI0920376B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
SE0802172-7 2008-10-10
SE0802172A SE533572C2 (sv) 2008-10-10 2008-10-10 Ett förfarande och system för att hantera strövning hos en mobil utrustning
PCT/SE2009/051125 WO2010042043A1 (en) 2008-10-10 2009-10-08 A method and system for managing roaming of a mobile equipment

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0920376A2 BRPI0920376A2 (pt) 2016-08-09
BRPI0920376B1 true BRPI0920376B1 (pt) 2021-01-12

Family

ID=42100813

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0920376-1A BRPI0920376B1 (pt) 2008-10-10 2009-10-08 método e sistema para gerenciamento de roaming em um equipamento móvel

Country Status (12)

Country Link
US (1) US8423018B2 (pt)
EP (1) EP2338292B1 (pt)
CN (1) CN102177738B (pt)
AP (1) AP3118A (pt)
AU (1) AU2009302966B2 (pt)
BR (1) BRPI0920376B1 (pt)
CA (1) CA2739323C (pt)
CY (1) CY1119745T1 (pt)
EA (1) EA018217B1 (pt)
ES (1) ES2652612T3 (pt)
SE (1) SE533572C2 (pt)
WO (1) WO2010042043A1 (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
SE535002C2 (sv) * 2009-07-06 2012-03-13 Synapse Int Sa Ett förfarande och system för att hantera strövning hos en mobil utrustning
CN105025456B (zh) * 2015-07-09 2018-09-21 英特尔公司 更新用户标识模块卡的优选漫游列表的方法
EP3466131B1 (en) * 2016-06-01 2020-08-05 Telefonaktiebolaget LM Ericsson (PUBL) Remote provision of a subscriber entity
US10972896B2 (en) * 2019-01-23 2021-04-06 T-Mobile Usa, Inc. Intelligent steering of roaming for user equipment

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6148197A (en) * 1998-03-06 2000-11-14 Sbc Technology Resources, Inc. Intelligent roaming system with over the air programming
US6564055B1 (en) * 2000-01-21 2003-05-13 Telecommunication Systems, Inc. Intelligent roaming database (IRDB) updating
US6996398B1 (en) 2002-04-03 2006-02-07 Cellco Partnership Method and system for initiating change in a preferred roaming list
US6999762B2 (en) * 2002-06-05 2006-02-14 Qualcomm, Incorporated Method and apparatus for handling roaming lists in a wireless communication system
AU2003281438A1 (en) * 2002-07-08 2004-01-23 Huawei Technologies Co., Ltd Network and method of realizing local roaming for subscribers
US7155219B2 (en) * 2002-10-10 2006-12-26 Motorola Inc. Preferred roaming list and roaming indicator provision and synchronization
GB2395867B (en) * 2002-11-28 2004-11-10 Orange Personal Comm Serv Ltd Mobile communications
SE527628C2 (sv) * 2003-01-17 2006-04-25 Smarttrust Ab Metod för att en mobilstation ska välja det mest fördelaktiga nätverket vid roaming
US7349695B2 (en) * 2004-06-02 2008-03-25 Nokia Corporation Multimode roaming mobile devices
DE102004035956A1 (de) * 2004-08-11 2006-07-27 MyWerk GbR (vertretungsberechtigte Gesellschafter: Robert Bastubbe, 82335 Berg, Jan Erhardt, 82335 Berg, Silke Schäfers, 82335 Berg Verfahren zur dienstabhängigen, automatisierten Auswahl und Konfiguration des Mobilfunk-Netzes im Roamingfall unter besonderer Berücksichtigung der GSM-Zusatzdienste (z.B. GPRS, CSD, HSCSD, EDGE und UMTS)
US8423017B2 (en) * 2008-03-31 2013-04-16 General Motors Llc Automatic updating of a preferred roaming list stored in a vehicle telematics unit

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI0920376A2 (pt) 2016-08-09
AP2011005640A0 (en) 2011-04-30
WO2010042043A1 (en) 2010-04-15
CN102177738A (zh) 2011-09-07
SE533572C2 (sv) 2010-10-26
SE0802172A1 (sv) 2010-04-11
CY1119745T1 (el) 2018-06-27
EP2338292A4 (en) 2014-07-23
US8423018B2 (en) 2013-04-16
EA201170535A1 (ru) 2011-10-31
CA2739323C (en) 2017-03-07
EP2338292B1 (en) 2017-08-30
US20110195711A1 (en) 2011-08-11
CN102177738B (zh) 2014-04-02
EA018217B1 (ru) 2013-06-28
AU2009302966B2 (en) 2014-05-01
AU2009302966A1 (en) 2010-04-15
AP3118A (en) 2015-02-28
SE0802172A2 (sv) 2010-07-20
CA2739323A1 (en) 2010-04-15
EP2338292A1 (en) 2011-06-29
ES2652612T3 (es) 2018-02-05

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US8122110B1 (en) Active configuration templating
US20030021283A1 (en) Distributed network management system using policies
JP6441404B2 (ja) クライアントをアップデートするための方法およびデバイス
BRPI0920376B1 (pt) método e sistema para gerenciamento de roaming em um equipamento móvel
CN104780103B (zh) 报文转发方法及装置
US10404577B2 (en) Network compatibility determination based on flow requirements of an application and stored flow capabilities of a software-defined network
KR20040067054A (ko) 인트라넷 상의 클라이언트 기기를 위한 애플리케이션 제공시스템 및 방법
US10193802B2 (en) Methods, systems, and computer readable media for processing messages using stateful and stateless decode strategies
CN106302638B (zh) 一种数据管理方法、转发设备及系统
US20160077800A1 (en) Methods, systems, and computer readable media for processing data containing type-length-value (tlv) elements
US7536448B2 (en) Auto-generation of configuration and topology models
CN107562568A (zh) 备份文件的方法及装置
US20180227184A1 (en) Network policy distribution
US20050102685A1 (en) Method and system of generically managing tables for network processors
ES2925180T3 (es) Configuración de un módulo de identidad de abonado incorporado
US20160218964A1 (en) Validating a routing function
BR112012000248B1 (pt) Método e sistema para o gerenciamento de roaming de um equipamento móvel
CN110187954A (zh) 应用镜像推送方法、装置、计算机设备及存储介质
CN106888132B (zh) 一种配置信息的管理方法及装置
JP5613255B2 (ja) サービスを管理するためのアプリケーションサーバ及び方法
CN113965386B (zh) 工控协议报文处理方法、装置、设备及存储介质
US11050627B2 (en) Method and network device for enabling in-place policy updates
CN112995117B (zh) 业务请求的处理方法、装置、系统和计算机可读存储介质
KR101862116B1 (ko) 스마트폰 사용 실태에 따른 회사 독보적인 pc 선별적 검출, 차단 기술을 활용한 사업 모델
US20020078261A1 (en) System and method for uniform access of managed data objects

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 12/01/2021, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.