BRPI0913564B1 - turbina eólica do tipo corredor rápido - Google Patents

turbina eólica do tipo corredor rápido Download PDF

Info

Publication number
BRPI0913564B1
BRPI0913564B1 BRPI0913564-2A BRPI0913564A BRPI0913564B1 BR PI0913564 B1 BRPI0913564 B1 BR PI0913564B1 BR PI0913564 A BRPI0913564 A BR PI0913564A BR PI0913564 B1 BRPI0913564 B1 BR PI0913564B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
radial position
wind turbine
solidity
wind
rotor
Prior art date
Application number
BRPI0913564-2A
Other languages
English (en)
Inventor
Gustave Paul Corten
Original Assignee
Wobben Properties Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=42040044&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0913564(B1) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Wobben Properties Gmbh filed Critical Wobben Properties Gmbh
Publication of BRPI0913564A2 publication Critical patent/BRPI0913564A2/pt
Publication of BRPI0913564B1 publication Critical patent/BRPI0913564B1/pt

Links

Images

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F03MACHINES OR ENGINES FOR LIQUIDS; WIND, SPRING, OR WEIGHT MOTORS; PRODUCING MECHANICAL POWER OR A REACTIVE PROPULSIVE THRUST, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • F03DWIND MOTORS
    • F03D1/00Wind motors with rotation axis substantially parallel to the air flow entering the rotor 
    • F03D1/06Rotors
    • F03D1/0608Rotors characterised by their aerodynamic shape
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F03MACHINES OR ENGINES FOR LIQUIDS; WIND, SPRING, OR WEIGHT MOTORS; PRODUCING MECHANICAL POWER OR A REACTIVE PROPULSIVE THRUST, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • F03DWIND MOTORS
    • F03D1/00Wind motors with rotation axis substantially parallel to the air flow entering the rotor 
    • F03D1/06Rotors
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F05INDEXING SCHEMES RELATING TO ENGINES OR PUMPS IN VARIOUS SUBCLASSES OF CLASSES F01-F04
    • F05BINDEXING SCHEME RELATING TO WIND, SPRING, WEIGHT, INERTIA OR LIKE MOTORS, TO MACHINES OR ENGINES FOR LIQUIDS COVERED BY SUBCLASSES F03B, F03D AND F03G
    • F05B2240/00Components
    • F05B2240/20Rotors
    • F05B2240/30Characteristics of rotor blades, i.e. of any element transforming dynamic fluid energy to or from rotational energy and being attached to a rotor
    • F05B2240/301Cross-section characteristics
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y02TECHNOLOGIES OR APPLICATIONS FOR MITIGATION OR ADAPTATION AGAINST CLIMATE CHANGE
    • Y02EREDUCTION OF GREENHOUSE GAS [GHG] EMISSIONS, RELATED TO ENERGY GENERATION, TRANSMISSION OR DISTRIBUTION
    • Y02E10/00Energy generation through renewable energy sources
    • Y02E10/70Wind energy
    • Y02E10/72Wind turbines with rotation axis in wind direction

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Sustainable Development (AREA)
  • Sustainable Energy (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Combustion & Propulsion (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Fluid Mechanics (AREA)
  • Wind Motors (AREA)
  • Hydraulic Turbines (AREA)

Abstract

TURBINA EÓLICA DO TIPO CORREDOR RÁPIDO E GRUPO DE TURBINA EÓLICAS. Trata-se de uma turbina eólica que compreende uma pá de rotor, caracterizada pelo fato de que o sol (r1/r2), que é a relação de solidez no posição radial r, e a solidez na posição radial r2, em uma das combinações de r1/r2 especificadas na tabela, é maior do que qualquer um dos valores associados na tabela: sol ( 0,3r/0,5r) sol ( 0,5r/07r) sol (0,7r/0,9r), de preferência 1,45 1,5 1,5, com mais preferência 1,5 1,6 1,65 e ainda com maior preferência 1,6 1,7 1,8. Os rotores de acordo com a ivenção reduzem cargas tais como momentos de flexão de raiz de pá particulares, momentos de inclinação e momentos de guinada. Além disso, eles aumentam a eficiência da fazenda eólica e reduzem as cargas da fazenda eólica. Os efeitos da fazenda eólica tornam-se ainda mais benefícios quando ao turbinas no lado contra o vento em uma fazenda são operadas a uma relação de velocidade da ponta mais baixa do que a das turbinas no lado e sotavento. De acordo com uma realização particular da invenção as pás do rotor são equipadas com meios intensificadores da elevação.

Description

A invenção relaciona-se à distribuição da corda ao longo da extensão de uma pá de rotor de uma turbina eólica de eixo horizontal.
As pás do estado da técnica de turbinas eólicas têm a desvantagem de produzir cargas elevadas que aumentam os custos da energia eólica. Em particular os momentos de flexão nas raízes da pá são elevados. Essas cargas aumentam os custos da área da raiz da pá, do cubo, dos rolamentos do passo, etc. Quando os momentos de flexão da raiz das pás do mesmo rotor não são iguais, momentos elevados de guinada e de inclinação serão exercidos no cubo, na nacela, na torre e na fundação. Uma outra desvantagem do carregamento elevado das pás é que a turbina irá produzir um grande déficit de velocidade do vento na esteira. Em uma fazenda eólica, as turbinas localizadas em tais esteiras experimentam um carregamento elevado, particularmente no caso da operação parcial da esteira. Além disso, a produção de déficits de alta velocidade do vento nas fazendas eólicas irá reduzir a eficiência total da fazenda eólica de acordo com o conceito de Calor e Fluxo para o qual é feita referência à seção 2.1.2 em "Flow Separation on Wind Turbine Blades", ISBN 90-3932582-0 ou no documento US 7357 622 B2. Todas as cargas mencionadas são particularmente elevadas a uma velocidade do vento aproximadamente nominal da turbina, que é a velocidade do vento mínima na qual a turbina pode produzir a sua potência máxima. Uma outra desvantagem das pás existentes é que têm que ser feitas medidas para evitar que as pontas atinjam a torre em conseqüência de uma rajada intensa. Tais medidas incluem o uso de pás previamente flexionadas, o uso de fibras de vidro adicionais, o aumento da espessura da superfície de sustentação ou a substituição das fibras de vidro por tipos mais duros de fibras de vidro ou por fibras de carbono.
Além disso, as pás do estado da técnica também experimentam cargas elevadas sob condições extremas. Por exemplo, quando a turbina é paralisada, durante uma rajada intensa, as cargas por toda a extensão das pás às fundações pode ser muito elevada e irá acrescentar o custo da turbina.
Em um vento aproximadamente nominal, um método conhecido para aliviar as cargas é denominado aplainamento de pico. Aqui, as pás são lançadas a alguns graus em relação à aleta, de modo que a elevação produzida pelas pás é reduzida. Este método reduz algumas cargas, no entanto, não com certeza: as pás ainda podem desenvolver a alta elevação quando a direção do vento muda em um rajada ou quando o _ sistema de controle falha e a pá é lançada na direção errada. Existem muitos métodos ativos para aliviar cargas, tais como a mudança._da forma das_ superfícies de sustentação .ou o uso de * acionadores ativos para controlara aerodinâmica da superfície de sustentação. Esses métodos aumentam, no entanto, a freqüência da manutenção e desse modo os custos. E até mesmo quando um controle ativo reduz com sucesso as cargas em 99,9% do tempo, o caso muito raro de erros de controle pode conduzir a um aumento das cargas mais elevadas. Os projetistas de turbina eólica têm que contar com tais casos. O aplainamento de pico e os ditos métodos ativos têm pouco ou nenhum efeito sobre cargas extremas quando a turbina é paralisada. Um outro método conhecido para reduzir cargas consiste em otimizar o rotor até uma indução axial abaixo do valor ideal de a = 1/3 derivado por Lanchester em 1915 e frequentemente denominado limite de Betz.
O objetivo da invenção consiste na superação das desvantagens acima mencionadas. Algumas definições são introduzidas. A solidez é uma função do raio local r e é definida como Nc/ (2I1R) . Aqui, R refere-se ao raio do rotor e Nc refere-se ao comprimento total da corda de todas as pás na posição radial r. Uma turbina eólica pode ter pás de comprimentos diferentes ou pode ter pás que têm múltiplas 5 superfícies de sustentação em uma determinada posição radial.
Em todos os casos Nc é igual ã soma das cordas de todas as superfícies de sustentação na posição radial r. A corda c na posição radial r é definida como o menor valor da corda em uma faixa de largura c em torno da posição r. Quando uma 10 superfície de sustentação é equipada com uma borda anterior flexível, então as peças que podem flexionar durante as condições de geração de energia por mais de l%c não devem ser incluídas na corda c. A relação da solidez em uma primeira posição radiar ri e uma segunda posição radial_ r2 é expressa 15 como sol(ri/r2). O termo tipo de corredor rápido é empregado para dedicar a invenção às turbinas eólicas modernas com uma solidez total de menos de 0,1. A solidez, total é definida como a soma das áreas projetadas de todas as pásdo rotor dividida pela área varrida do rotor.
O objetivo da invenção é atingido por um rotor de turbina eólica com um diâmetro maior do que 10 m do tipo corredor rápido que tem uma sol(rx/r2) que é maior do que um número denotado na tabela abaixo.
Figure img0001
Uma pá moldada de acordo com qualquer um dos critérios de sol(rx/r2) acima tem as seguintes vantagens: À relação da velocidade da ponta de uma velocidade do vento aproximadamente nominal, a indução axial induzida por um rotor com tais pãs é próxima de 0,3 no centro do rotor e diminui consideravelmente em posições radiais maiores. O 5 centro é desse modo operado próximo do ideal enquanto as partes externas estão mais afastadas desse valor ideal. Isto reduz as cargas nas pontas das pás e reduz desse modo os momentos de flexão da raiz da pá, bem com os momentos de inclinação e de guinada, etc. As cargas das pontas das pás 10 têm um impacto maior do custo do que as cargas de raiz da pá por duas razões: primeiramente, o braço das forças é maior, e em segundo lugar a direção da força de elevação é menos tangencial. Somente o componente tangencial é o que é çortado. A relações de velocidade mais alta das pontas 15 utilizadas, por exemplo, uma velocidade do vento abaixo da nominal, o rotor inteiro pode ser operado próximo do valor -ideal de „Lanchester-Betz. _Um benefício adicional de__ uma realizaçãoda invenção é quea físicaacima significa que o coeficiente de potência a velocidades do vento mais baixas é 2 0 relativamente elevado, de modo que uma fração maior do que energia é produzida a velocidades do vento mais baixas. Isto é vantajoso, uma vez que o valor da energia aumenta com a diminuição do vento, particularmente nas áreas com muita geração de energia eólica. Uma outra vantagem é que as pontas 25 são operadas próximas de sua elevação máxima, de modo que uma rajada do vento ou erro de controle possível não pode aumentar muito as cargas. Isto confere às pás de acordo com a invenção uma proteção contra sobrecarga passiva. Uma outra vantagem das cargas reduzidas na parte externa da pá é que 30 ajuda manter a ponta afastada da torre. Uma vantagem adicional é que um rotor convencional pode ser substituído por um rotor de acordo com a invenção com um diâmetro maior. O rotor novo terá um rendimento mais elevado ao mesmo nível de carga.
Na extremidade da raiz, as pás clássicas são principalmente otimizadas no que diz respeito à estrutura e muito menos no que diz respeito à aerodinâmica. Em 5 conseqüência disto, o centro da turbina eólica convencional é um "escape" no disco do rotor: O ar irá fluir através do centro do rotor do lado de alta pressão contra o vento ao lado a favor do vento de baixa pressão. Este fluxo parasítico causa uma perda de potência. Quando sol/(0,1R/0,3R) é maior 10 do que 1,0, e particularmente maior do que 1,2, e ainda mais particularmente maior do que 1,4, a 0, IR se dispõe de corda suficiente para se aproximar aerodinamicamente do centro do rotor. Para uma realização particular de acordo com a invenção, a indução ê relativamente elevada no centro do 15 rotor e, portanto, a aproximação do centro acrescenta mais rendimento do que no caso dos rotores convencionais. Além —disso, se aproximar do escape„significa que mais energia é gerada no centrodo rotor, queéapotência que resulta nos menores momentos de flexão.
Um benefício mais adicional é obtido quando as quatro relações sol(ri/r2) diferentes são maiores do que os valores indicados: Sol(0,3R/0,5R):1,45; 1,5; 1,67 Sol(0,5R/0,7R):1,5; 1,6; 1,7, 25 Sol(0,7R/0,9R):1,5; 1,65; 1,8, Sol(0,3R/0,9R):2,0; 2,5; 3,0.
Uma vantagem adicional é obtida quando a corda como função da posição radial está diminuindo de maneira monótona em pelo menos 80% da faixa radial entre 0,3R e 0,99R.
De acordo com uma realização da invenção, o rotor é equipado com meios intensificadores da elevação. Uma vantagem adicional é obtida quando tais meios intensificadores da elevação são aplicados em uma posição radial maior do que 0,5R, mais particularmente maior do que 0,7R, e preferivelmente maior do que 0,9R. Os meios intensificadores da elevação são as mudanças em um contorno liso da superfície de sustentação que aumentam o coeficiente máximo de elevação 5 e que são unidos à superfície de sustentação como elementos separados ou integrados com a superfície de sustentação. Os exemplos de meios intensificadores da elevação são geradores de vórtice, aletas de Gurney, jatos de ar, sucção da camada limítrofe, dispositivos microeletromecânicos, ou superfícies 10 da superfície de sustentação com cumes ou abóbadas ou ailerons. Os meios intensificadores da elevação podem ser aplicados passivamente ou podem ser utilizados de uma maneira ativa, sendo controlados como função de um parâmetro calculado ou medido. __
Uma vantagem adicional é obtida quando a corda local na faixa entre 0,5R e 0,9R é menor do que o que segue _ da ^equação^ C=M, supondo_que o ^coeficiente de_elevação local Ci = 0,9 e particularmente Ci = 1,0 e mais particularmente Ci = 1,3, e preferivelmente Ci = 1,5. Aqui, C = NrcrclX,/ (2HR2) é 20 um número da corda sem dimensão e M = -1,19 + 9,74CP - 21,01 Cp2 + 17,5CP3 é uma estimativa da perda de momento sem dimensão derivada de Cp, que é o coeficiente de potência elétrica da turbina. A fórmula para M pode ser utilizada no caso em que Cp fica compreendido entre 1/3 e 16/27.
Quando as pás de rotor são operadas a menos de 80% da velocidade do vento nominal, uma vantagem adicional é obtida se a relação da velocidade da ponta (definida como X = coRIV, em que co é a velocidade angular do rotor e V a velocidade do vento) do rotor for mais elevada do que aquela 3 0 à velocidade do vento nominal em pelo menos 10%, particularmente em pelo menos 20% e mais particularmente em pelo menos 30%. Mais particularmente, a turbina eólica é operada a uma velocidade constante do rotor, de modo que a relação da velocidade da ponta aumenta automaticamente com a diminuição da velocidade do vento. As turbinas a uma velocidade constante do rotor são definidas como turbinas que têm uma conexão entre o gerador e a grade em que a energia não é transferida através de uma ligação de tensão C.A.-C.C.- C.A. A velocidades de vento de menos de 80% do vento nominal, os carregamentos são relativamente baixos e não provocam custos elevados. Ao aumentar a relação da velocidade da ponta, o rotor inteiro pode operar próximo do limite de Lanchester-Betz de modo que a energia máxima seja capturada.
Uma outra vantagem é válida para a eficiência de fazendas eólicas. Se a esteira de uma turbina em uma fazenda estiver atrapalhando as turbinas a favor do vento, a dita turbina pode ser operada a uma velocidade da ponta mais baixa versus a curva da velocidade do vento em comparação às .turbinas _que as _esteiras _ não estão atrapalhando. Em conseqüência disto, a eficiência da fazenda aumenta e o carregamento da turbina é reduzido. A relação da velocidade da ponta de uma turbina é controlada implícita ou explicitamente por uma função ou por um algoritmo À,(V) que provê a relação da velocidade da ponta X como uma função da velocidade do vento V. Se uma turbina contra o vento em uma fazenda for controlada por Xup (V) e uma turbina a favor do vento por Xdown(V), então para algum V, A,up(V) < Àdown(V)/f, em que f é 1,05 e particularmente 1,1, e mais particularmente 1,15 .
As realizações acima da invenção satisfazem o objetivo de melhorar a relação entre o rendimento e as cargas. Este objetivo é de importância cada vez maior com tamanho cada vez maior da turbina. Para uma turbina pequena os materiais adicionais para reforçar a estrutura têm um impacto do custo relativamente baixo em comparação aos custos do projeto e manutenção. Para turbinas grandes, no entanto, as economias materiais associadas com a mitigação da carga são elevadas. Portanto, mais vantagem é obtida quando a 5 invenção é aplicada às turbinas com um diâmetro maior do que 80 m, particularmente maior do que 100 m, e mais particularmente maior do que 12 0 m. Para as turbinas com menos de 10 m de diâmetro, a redução da carga é de pouca importância e tais turbinas não são utilizadas nas fazendas.
Portanto, as turbinas com menos de 10 m de diâmetro são excluídas da invenção.
Um benefício adicional é obtido quando a turbina eólica de acordo com a invenção compreende uma pá com uma superfície de sustentação em uma posição jradial= maior _do_que^ ■” 15'"='078R= dõ- qual o coeficiente de elevação máximo quando quaisquer meios intensificadores da elevação são removidos, sob condições bidimensionais em um númerp^de. Reynolds -baseado - ” na corda igual a 1,5 milhão, é maior do que 1^4 e_ particularmente ~ maior do que 1,5 particulares, e mais 20 particularmente maior do que 1,6, e preferivelmente maior do que 1,7.
E finalmente um benefício adicional é obtido quando a turbina eólica de acordo com a invenção compreende uma pá com uma superfície de sustentação em uma posição radial maior 25 do que 0,6R do qual o coeficiente de elevação máximo incluindo meios intensificadores da elevação, sob condições bidimensionais em um número de Reynolds baseado na corda igual a 1,5 milhão, é maior do que 1,6 e particularmente maior do que 1,7, e mais particularmente maior do que 1,8, e 30 preferivelmente maior do que 1,9.
As figuras abaixo mostram as realizações preferidas da invenção.
Figura 1 a turbina eólica;
Figura 2 a pá da turbina eólica;
Figura 3 a distribuição da indução.
A Figura 1 mostra uma turbina eólica 1 com uma torre 2, uma nacela 3, um cubo 4 e uma pá 6 com a raiz de pá 5 5.0 raio da turbina é R. A distribuição da corda versus a posição radial é de acordo com a invenção. A Figura 2 mostra o lado de sucção de uma pá 6 com a raiz de pá 5. A pá tem as cordas locais 10, 11, 12 e 13 respectivamente a 0,3R, 0,5R, 0,7R e 0,9R (0, IR não é indicado explícito na figura) . A pá 10 tem meios intensificadores da elevação na forma de geradores de vórtice 14, os quais são mostrados em uma escala maior e por números menores por razões da clareza. Na figura, a corda 10 dividida pela corda 11 é igual a sol(0,3R/0,5R) e é 1,5. A Figura 3 mostra um exemplo da indução axial versus a posição 15,„ .radial - para = um ~ rotor ” "de= acordo com a invenção a uma velocidade do vento nominal de 11 m/s (curva "taxa a da invenção") e do vento a 8 m/s (a curva a 8 m/s da invenção)^. •Pode ser'observado’ qüe em taxa a parte externa do rotor está mais _afastada--de-a-=--I-/-37--aor-passõ “que-ã-pãrte interna está 20 ainda próxima de a = 1/3. As relações para um desenho do estado da técnica são mostradas pelas curvas "taxa a" e "a 8 m/s". Neste caso nominal, a indução na parte externa do rotor é muita mais próxima de a = 1/3. Portanto, o rotor do estado da técnica terá um coeficiente de potência mais elevado Cp, 25 mas deve experimentar cargas mais elevadas. O rotor de acordo com a invenção pode ser feito maior do que modo que capture ainda mais energia a cargas menores. Os valores precisos da indução no eixo y não são relevantes e podem ser mais elevados ou mais baixos. São relevantes as respectivas 3 0 tendências nas curvas, que ilustram os princípios por trás da invenção. Será óbvia ao técnico no assunto que a figura e a descrição são apenas exemplos da invenção e que são possíveis muitas variações que são cobertas pelas reivindicações anexas.

Claims (13)

1. TURBINA EÓLICA DO TIPO CORREDOR RÁPIDO, compreendendo: um rotor tendo um diâmetro maior do que 80 metros (m), caracterizada pela relação da solidez na posição radial de raio (R) 0,5R à solidez na posição radial 0,7R ser maior que 1,5.
2. TURBINA EÓLICA, de acordo com a reivindicação 1 caracterizada pela relação da solidez na posição radial 0,5R à solidez na posição radial 0,7R ser maior que 1,6.
3. TURBINA EÓLICA, de acordo com a reivindicação 1 caracterizada pela relação da solidez na posição radial 0,5R à solidez na posição radial 0,7R ser maior que 1,7.
4. TURBINA EÓLICA, de acordo com a reivindicação 1 caracterizada pela relação da solidez na posição radial 0,7R à solidez na posição radial 0,9R ser maior que 1,65.
5. TURBINA EÓLICA, de acordo com a reivindicação 1 caracterizada pela relação da solidez na posição radial 0,7R à solidez na posição radial 0,9R ser maior que 1,8.
6. TURBINA EÓLICA, de acordo com a reivindicação 1 caracterizada pela relação da solidez na posição radial 0,5R à solidez na posição radial 0,9R ser maior que 2,5.
7. TURBINA EÓLICA, de acordo com a reivindicação 1 caracterizada pela relação da solidez na posição radial 0,7R à solidez na posição radial 0,9R ser maior que 3,0.
8. TURBINA EÓLICA, de acordo com a reivindicação 1 caracterizada pelo rotor ainda compreender pelo menos uma pá tendo geradores de vórtice.
9. TURBINA EÓLICA, de acordo com a reivindicação 8 caracterizada pelos geradores de vórtice estarem localizados em uma posição radial maior que 0,5R.
10. TURBINA EÓLICA, de acordo com a reivindicação 8 caracterizada pelos geradores de vórtice estarem localizados em uma posição radial maior que 0,7R.
11. TURBINA EÓLICA, de acordo com a reivindicação 8 caracterizada pela pá ter um aerofólio em uma posição radial maior que 0,8R tendo um coeficiente de elevação maior que 1,6 quando testado sob condições bidimensionais e a um número de Reynolds de 1,5 milhões e com pelo menos um gerador de vórtice presente.
12. TURBINA EÓLICA, de acordo com a reivindicação 1 caracterizada pela pá ter um aerofólio em uma posição radial maior que 0,8R tendo um coeficiente de elevação maior que 1,4 quando testado sob condições bidimensionais e a um número de Reynolds de 1,5 milhões e com geradores de vórtice removidos se presente.
13. TURBINA EÓLICA DO TIPO CORREDOR RÁPIDO, caracterizada por compreender: um rotor com um diâmetro maior do que 80 metros (m), e uma pá com um aerofólio em uma posição radial maior que 0,8 raios (R), o aerofólio tendo coeficiente de elevação maior que 1,4 quando testado sob condições bidimensionais e a um número de Reynolds de 1,5 milhões e com geradores de vórtice removidos se presente, em que a relação da solidez na posição radial 0,5R à solidez na posição radial 0,7 R ser maior que 1,5.
BRPI0913564-2A 2008-09-19 2009-09-18 turbina eólica do tipo corredor rápido BRPI0913564B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
NLN2002002 2008-09-19
NL2002002 2008-09-19
PCT/NL2009/000184 WO2010033018A2 (en) 2008-09-19 2009-09-18 Wind turbine with low induction tips

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0913564A2 BRPI0913564A2 (pt) 2016-09-20
BRPI0913564B1 true BRPI0913564B1 (pt) 2020-12-08

Family

ID=42040044

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0913564-2A BRPI0913564B1 (pt) 2008-09-19 2009-09-18 turbina eólica do tipo corredor rápido

Country Status (11)

Country Link
US (1) US9797368B2 (pt)
EP (1) EP2342453B2 (pt)
KR (1) KR20110063541A (pt)
CN (1) CN102187092B (pt)
AU (1) AU2009292717B2 (pt)
BR (1) BRPI0913564B1 (pt)
CA (1) CA2737886A1 (pt)
DK (1) DK2342453T4 (pt)
ES (1) ES2615329T5 (pt)
PT (1) PT2342453T (pt)
WO (1) WO2010033018A2 (pt)

Families Citing this family (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US9140233B2 (en) * 2010-02-02 2015-09-22 Garden Energy, Inc. Wind power generation system
EP2492496B1 (de) * 2011-02-25 2016-06-08 Nordex Energy GmbH Windenergieanlagenrotorblatt mit variierender Blattiefe
US9551322B2 (en) 2014-04-29 2017-01-24 General Electric Company Systems and methods for optimizing operation of a wind farm
US10400743B1 (en) * 2014-12-24 2019-09-03 National Technology & Engineering Solutions Of Sandia, Llc Wind turbine blades, wind turbines, and wind farms having increased power output
US10385829B2 (en) 2016-05-11 2019-08-20 General Electric Company System and method for validating optimization of a wind farm
CN106321347B (zh) * 2016-11-11 2021-12-10 安徽新力电业科技咨询有限责任公司 一种风力机涡流发生器
DE102018117398A1 (de) 2018-07-18 2020-01-23 Wobben Properties Gmbh Rotorblatt für eine Windenergieanlage und Windenergieanlage
CN110307117A (zh) * 2019-06-14 2019-10-08 沈阳航空航天大学 一种后掠角可调的前掠与后掠复合式水平轴风力机叶片
US11746742B1 (en) * 2021-08-26 2023-09-05 National Technology & Engineering Solutions Of Sandia, Llc Thrust-optimized blade design for wind turbines

Family Cites Families (28)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3578264A (en) 1968-07-09 1971-05-11 Battelle Development Corp Boundary layer control of flow separation and heat exchange
DE3345154A1 (de) 1983-12-14 1985-06-27 Messerschmitt-Bölkow-Blohm GmbH, 8012 Ottobrunn Tragfluegel fuer luftfahrzeuge
US4976587A (en) 1988-07-20 1990-12-11 Dwr Wind Technologies Inc. Composite wind turbine rotor blade and method for making same
US5058837A (en) 1989-04-07 1991-10-22 Wheeler Gary O Low drag vortex generators
DK164925B (da) * 1990-07-11 1992-09-07 Danregn Vindkraft As Vinge til en vindmoelle
IL105107A (en) * 1992-03-18 1996-06-18 Advanced Wind Turbines Inc Wind turbines
JP3192854B2 (ja) 1993-12-28 2001-07-30 株式会社東芝 タービン冷却翼
CA2144350A1 (en) 1995-03-10 1996-09-11 John Waring Drag reducing arrangement for athlete
NL1004508C2 (nl) 1996-11-12 1998-05-14 Wubbo Johannes Ockels Windgedreven aandrijfinrichting.
WO2000015961A1 (en) 1998-09-16 2000-03-23 Lm Glasfiber A/S Wind turbine blade with vortex generator
NL1012949C2 (nl) 1999-09-01 2001-03-06 Stichting Energie Blad voor een windturbine.
US6503058B1 (en) 2000-05-01 2003-01-07 Zond Energy Systems, Inc. Air foil configuration for wind turbine
NL1015558C2 (nl) 2000-06-28 2002-01-08 Stichting En Onderzoek Ct Nede Blad van een windturbine.
US20030145980A1 (en) 2002-02-04 2003-08-07 Sinha Sumon Kumar System and method for using a flexible composite surface for pressure-drop free heat transfer enhancement and flow drag reduction
MXPA04011829A (es) 2002-06-05 2005-03-31 Wobben Aloys Aspa de rotor de una instalacion de energia eolica.
NL1021078C1 (nl) 2002-07-15 2004-01-16 Energieonderzoek Ct Petten Ecn Werkwijze en inrichting betreffende stromingsenergie zoals een windturbinepark.
EP1603735B1 (en) 2003-03-06 2007-03-07 Vestas Wind System A/S Connection between composites with non-compatible properties and method for preparation
DE10319246A1 (de) 2003-04-28 2004-12-16 Aloys Wobben Rotorblatt einer Windenergieanlage
NL1023666C2 (nl) 2003-06-14 2004-12-20 Energieonderzoek Ct Petten Ecn Werkwijze of inrichting om energie aan een stromend fluïdum te onttrekken.
DE10347802B3 (de) 2003-10-10 2005-05-19 Repower Systems Ag Rotorblatt für eine Windkraftanlage
US7387491B2 (en) * 2004-12-23 2008-06-17 General Electric Company Active flow modifications on wind turbine blades
WO2006090215A1 (en) * 2005-02-22 2006-08-31 Vestas Wind Systems A/S Wind turbine blade
ES2418368T3 (es) 2005-10-17 2013-08-13 Vestas Wind Systems A/S Pala de turbina eólica con perfil aerodinámico variable
EP3617496A1 (en) 2006-04-02 2020-03-04 Wobben Properties GmbH Wind turbine with slender blade
EP1845258A1 (en) 2006-04-10 2007-10-17 Siemens Aktiengesellschaft Wind turbine rotor blade
ES2294927B1 (es) 2006-05-31 2009-02-16 Gamesa Eolica, S.A. Pala de aerogenerador con borde de salida divergente.
ATE490404T1 (de) * 2007-03-20 2010-12-15 Vestas Wind Sys As Windturbinenschaufel mit wirbelerzeugern
US8562300B2 (en) * 2009-09-14 2013-10-22 Hamilton Sundstrand Corporation Wind turbine with high solidity rotor

Also Published As

Publication number Publication date
EP2342453A2 (en) 2011-07-13
EP2342453B2 (en) 2023-05-10
AU2009292717A1 (en) 2010-03-25
DK2342453T4 (da) 2023-07-24
AU2009292717B2 (en) 2014-10-23
PT2342453T (pt) 2017-02-17
CN102187092B (zh) 2015-05-20
US20110176926A1 (en) 2011-07-21
CN102187092A (zh) 2011-09-14
US9797368B2 (en) 2017-10-24
BRPI0913564A2 (pt) 2016-09-20
DK2342453T3 (da) 2017-02-13
EP2342453B1 (en) 2016-11-09
ES2615329T5 (es) 2023-10-18
WO2010033018A2 (en) 2010-03-25
WO2010033018A3 (en) 2011-02-24
KR20110063541A (ko) 2011-06-10
ES2615329T3 (es) 2017-06-06
CA2737886A1 (en) 2010-03-25

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0913564B1 (pt) turbina eólica do tipo corredor rápido
Singh et al. Blade design and performance testing of a small wind turbine rotor for low wind speed applications
US7997875B2 (en) Winglet for wind turbine rotor blade
US7914259B2 (en) Wind turbine blades with vortex generators
US8915714B2 (en) Wind turbine and wind turbine blade
DK178332B1 (en) Wind turbine rotor wing with a winglet on the suction side and a wind turbine
US8801387B2 (en) Wind turbine blade and wind turbine generator including the same
US20150354534A1 (en) Method of starting a wind turbine
CN102758725A (zh) 风力涡轮机和相关的控制方法
CN101784790A (zh) 风车叶片及使用该风车叶片的风力发电装置
DK2128434T3 (en) Wind turbine blades with twisted and tapered tips
CA3015915A1 (en) Methods for mitigating noise during high wind speed conditions of wind turbines
JP5433554B2 (ja) 風車翼およびこれを備えた風力発電装置ならびに風車翼の設計方法
US20220252044A1 (en) Rotor blade and wind turbine
KR102493731B1 (ko) 후류 확산을 향상시키도록 형상지워진 로터 블레이드
JP5479300B2 (ja) 風車翼およびこれを備えた風力発電装置ならびに風車翼の設計方法
CN204003265U (zh) 一种垂直轴风力发电机
JP5675270B2 (ja) 風車翼およびこれを備えた風力発電装置ならびに風車翼の設計方法
JP2012092658A (ja) 風車翼およびこれを備えた風力発電装置ならびに風車翼の設計方法
US20180017037A1 (en) Hub and Rotor Assemby for Wind Turbines with Conjoined Turbine Blades
JP2012092657A (ja) 風車翼およびこれを備えた風力発電装置ならびに風車翼の設計方法

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: WOBBEN PROPERTIES GMBH (DE)

B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 08/12/2020, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.