BRPI0907818B1 - Papel de segurança, método de fabricação e documento de segurança obtido com o dito papel - Google Patents

Papel de segurança, método de fabricação e documento de segurança obtido com o dito papel Download PDF

Info

Publication number
BRPI0907818B1
BRPI0907818B1 BRPI0907818-5A BRPI0907818A BRPI0907818B1 BR PI0907818 B1 BRPI0907818 B1 BR PI0907818B1 BR PI0907818 A BRPI0907818 A BR PI0907818A BR PI0907818 B1 BRPI0907818 B1 BR PI0907818B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
security
strip
wire
paper according
fibers
Prior art date
Application number
BRPI0907818-5A
Other languages
English (en)
Inventor
Vicente Garcia Juez
Carlos Garcia Cuadrado
Original Assignee
Fabrica Nacional de Moneda y Timbre - Real Casa da 1ª Moneda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=41045005&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0907818(B1) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Fabrica Nacional de Moneda y Timbre - Real Casa da 1ª Moneda filed Critical Fabrica Nacional de Moneda y Timbre - Real Casa da 1ª Moneda
Publication of BRPI0907818A2 publication Critical patent/BRPI0907818A2/pt
Publication of BRPI0907818B1 publication Critical patent/BRPI0907818B1/pt

Links

Images

Classifications

    • DTEXTILES; PAPER
    • D21PAPER-MAKING; PRODUCTION OF CELLULOSE
    • D21FPAPER-MAKING MACHINES; METHODS OF PRODUCING PAPER THEREON
    • D21F1/00Wet end of machines for making continuous webs of paper
    • D21F1/44Watermarking devices
    • DTEXTILES; PAPER
    • D21PAPER-MAKING; PRODUCTION OF CELLULOSE
    • D21HPULP COMPOSITIONS; PREPARATION THEREOF NOT COVERED BY SUBCLASSES D21C OR D21D; IMPREGNATING OR COATING OF PAPER; TREATMENT OF FINISHED PAPER NOT COVERED BY CLASS B31 OR SUBCLASS D21G; PAPER NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • D21H21/00Non-fibrous material added to the pulp, characterised by its function, form or properties; Paper-impregnating or coating material, characterised by its function, form or properties
    • D21H21/14Non-fibrous material added to the pulp, characterised by its function, form or properties; Paper-impregnating or coating material, characterised by its function, form or properties characterised by function or properties in or on the paper
    • D21H21/40Agents facilitating proof of genuineness or preventing fraudulent alteration, e.g. for security paper
    • D21H21/42Ribbons or strips
    • DTEXTILES; PAPER
    • D21PAPER-MAKING; PRODUCTION OF CELLULOSE
    • D21HPULP COMPOSITIONS; PREPARATION THEREOF NOT COVERED BY SUBCLASSES D21C OR D21D; IMPREGNATING OR COATING OF PAPER; TREATMENT OF FINISHED PAPER NOT COVERED BY CLASS B31 OR SUBCLASS D21G; PAPER NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • D21H21/00Non-fibrous material added to the pulp, characterised by its function, form or properties; Paper-impregnating or coating material, characterised by its function, form or properties
    • D21H21/14Non-fibrous material added to the pulp, characterised by its function, form or properties; Paper-impregnating or coating material, characterised by its function, form or properties characterised by function or properties in or on the paper
    • D21H21/40Agents facilitating proof of genuineness or preventing fraudulent alteration, e.g. for security paper
    • D21H21/44Latent security elements, i.e. detectable or becoming apparent only by use of special verification or tampering devices or methods
    • D21H21/48Elements suited for physical verification, e.g. by irradiation

Landscapes

  • Paper (AREA)
  • Credit Cards Or The Like (AREA)
  • Printing Methods (AREA)

Abstract

papel de segurança, método de fabricação e documento de segurança obtido com o dito papel. a invenção consiste em um papel de segurança, assim como o documento de segurança obtido e o procedimento de fabricação do mesmo que combina os elementos de segurança denominados janela de fio com a técnica da marca d'água monotonal de alto contraste. para fazer isso, se aproveita os recessos criados para cobrir o fio nas zonas em que são visíveis, que apresentam uma maior acumulação de fibras e são, por tanto, zonas escuras no papel final, para inserir neles as marcas d'água eletrotipia ou monotonais de alto contraste.

Description

PAPEL DE SEGURANÇA, MÉTODO DE FABRICAÇÃO E DOCUMENTO DE SEGURANÇA OBTIDO COM O DITO PAPEL OBJETO DA INVENÇÃO
O objeto da presente invenção se refere a um papel de segurança com o qual se fabricam documentos de segurança e/ou notas de banco.
Em particular, a presente invenção utiliza o efeito sinérgico de duas medidas de segurança incorporadas nesses tipos de produtos para se obter um efeito de segurança aumentado. Estas medidas de segurança são a incorporação no documento de segurança de um fio ou tira de segurança e a incorporação de uma marca d'água eletrotipia.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
Uma técnica com a qual se obtem um papel de segurança para a impressão de documentos de segurança e/ou notas de banco consiste na inserção de um fio ou tira de segurança durante o processo de fabricação de papel. É bem conhecido que na fabricação do papel de segurança a técnica mais comum para a formação da folha é chamada de forma redonda constituída por um tambor metálico que filtra de água que tem em suspenssão as fibras celulósicas deixando-as sobre a superfície do tambor e através da água até o seu interior. Sabe-se também que, para que fio esteja perfeitamente integrado no papel, a inclusão deste deve ser realizado durante esta fase de formação da folha e consiste em incorporar o fio a periferia do tambor, o qual estão se depositando às fibras de celulose, sendo incorporado dentro das fibras que estão se depositando sobre a superfície do tambor.
Ao atravessar a água, a malha do tambor, às fibras vão ficando entrelaçadas entre si e o fio ou tira de segurança fica envolvido pela malha que formam tais fibras ou formar a folha de papel.
Nesta capa de papel se pode adicionar uma segunda capa que foi criada em paralelo em outro formador ficando intimamente ligadas, por produzir sua união durante a etapa de formação, e que juntas formarão o papel de segurança.
A folha assim formada, com o fio ou tira de segurança dentro dela, vai passando pelas etapas posteriores do processo de fabricação para dar lugar ao papel de segurança.
Sendo esta a maneira mais comum de fabricação de papel moeda com fios de segurança incorporados, cabe destacar outros processos de fabricação de papel baseados na tecnologia de mesa plana no lugar desta de molde metálico.
Existem patentes que tratam de tiras de segurança de características relevantes, encontrando-se entre estes documentos a patente européia EP-0319157, onde se trata de fios de segurança que incorporam desenhos ou legendas feitas sobre uma capa metálica onde a desmetalização parcial da mesma permite obter tais figuras e legendas de segurança que podem ser lidos a olho nu.
Na patente britânica GB 2.260.772 se mostra como se realiza um documento que incorpora um elemento denominado janela de fio no qual o fio que está incorporado no interior do papel de segurança emerge do papel e volta a se ocultar, sendo refletido no documento de segurança, que pode ser uma nota bancária, como uma sequência de janelas onde se observa o fio de segurança enquanto este permanece oculto no restante do documento.
Isto permite facilitar a localização da tira de segurança no documento e, portanto, verificar a autenticidade do mesmo, além de poder incorporar ao fio projetos gráficos que destaquem a sua presença no documento, melhorando assim sua identificação pelo usuário.
A obtenção deste efeito de janela de, na tecnologia de formação de papel por molde metálico, se obtém provocando uma série de pronunciamentos na superfície do tambor sobre o qual se apóia o fio de segurança.
Ao encontrar a tira de segurança em contato com as protuberâncias do tambor de formação, esse espaço não é preenchido com fibras, resultando que o papel de segurança ou documento de segurança mostrará umas janelas, através das quais, se poderão observar o fio ou tira de segurança. Este produto é denominado habitualmente como janela de fio já que o fio ou tira de segurança vai sendo mostrado/a através das janelas realizadas no papel de segurança.
Outra medida de segurança que se pode incorporar aos documentos de segurança são as denominadas marcas d’água, cujo efeito se consegue pela maior ou menor opacidade do documento, de acordo com uma ou outra zona que se tenha depositado um maior ou menor número de fibras durante a formação do papel.
Estas deposições de um maior ou menor número de fibras se alcançam fazendo com que no molde de formação do papel se produzam zonas elevadas e recessos formando alguma imagem ou desenho caprichoso com estas zonas elevadas e com os recessos. Nas zonas elevadas existirá uma menor capa de fibras no papel formado e, portanto, formará zonas claras ou de menor opacidade e nos recessos do tambor haverá um maior acúmulo de fibras, as quais formarão zonas escuras para a passagem da luz ou contra a luz. Estas combinações de zonas claras e escuras no papel é o que se denomina marca d’água.
Um tipo de marca d’água também conhecida está descrita na patente européia EP 0549384 que é a técnica conhecida com o nome de marca d’água monotonal de alto contraste. Com essa técnica se consegue inserir no molde de formação de papel diversas partes, denominadas eletrótipos, que impedem a secagem do papel onde são colocadas, ou seja, impedem a saída da água que acompanha as fibras quando se depositam na superfície do molde de formação. Ao impedir esta secagem, surgem em confluência com essas inserções, zonas com menor deposição de fibras e com isso, zonas de menor opacidade.
Dependendo da altura relativa das ditas inserções, também se consegue que esta zona menos opaca seja mais ou menos evidente.
Cada uma destas técnicas, a denominação janela de fio e a marca d’agua monotonal de alto contraste ou eletrotipia, se tem empregado de forma separada dentro de um papel ou documento de segurança para oferecer um grau de segurança ao documento que as incorpora.
DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO
E objeto da presente invenção conseguir um papel de segurança que seja apto para obter um documento de segurança, em especial documento para imprimir notas de banco que incorpore fnedidas de segurança mais efetivas, por serem mais reconhecíveis pelo público, e, por sua vez, mais difíceis de copiar por parte dos falsificadores.
E igualmente objeto da invenção que tais medidas de segurança não repercutam sensivelmente no custo final do documento de segurança obtido.
A presente invenção concentra suas características na combinação adequada e não obvia dos elementos de segurança denominados janela de fio com a técnica da marca d’agua monotonal de alto contraste. Para poder realizar se aproveita os recessos criados para passagem do fio nas zonas que ficam visíveis, que apresentam uma maior acumulação de fibras e são, portanto, zonas escuras no papel final, para inserir neles as marcas d’agua eletrotipia ou monotonal de alto contraste.
A invenção resolve brilhantemente um problema de alta complexidade técnica para a sua obtenção conjunta, de maneira artificial, das áreas de máxima e mínima opacidade do papel, o qual aumenta o impacto visual de ambas, e a localização exata dentro do documento.
O resultado final será um papel de segurança com fio ou tira de janela que será visível nas seções, e, nas zonas onde está oculto o fio ou tira de segurança se disporão de motivos de alto contraste, que será mais acentuado pelo fato de ser realizado em uma zona mais opaca do documento.
Pelo fato de se incluir estas medidas de segurança na mesma zona do papel, já que as marcas d’água monotonais de alto contraste se situam ao lado do fio ou tira de segurança justamente nas zonas ocultas destes fios ou tiras, se consegue aproveitar o mesmo espaço do documento de segurança para incluir outras medidas de segurança alternativas em vez de ocupar com estas uma grande superfície do documento.
Transforma-se, portanto, uma zona não utilizada do documento que é a que cobre o fio ou tira de segurança em uma zona de segurança de fácil reconhecimento para o público que está baseada em uma marca d’água monotonal de alto contraste.
Por serem técnicas conhecidas habitualmente e separadamente em um documento de segurança são gratamente percebidas pelo público que utiliza tais documentos de segurança como sendo de alta segurança. Ademais, a dificuldade de sobrepor ambas as medidas de segurança em um documento resulta em uma maior dificuldade de falsificação do mesmo.
O papel de segurança que se obtêm com esta técnica não tem nenhuma limitação em relação às fibras, podendo ser estas de múltiplos tipos como fibras naturais, fibras sintéticas ou combinação de ambas.
Da mesma forma, o fio ou tira de segurança pode ser de qualquer um dos tipos conhecidos normalmente nesta indústria e que compreendem um substrato flexível e impermeável que pode ser: poliéster, celofane, etc. ou também ser um substrato flexível e permeável formado a base de fibras, podendo ser fibras naturais, sintéticas ou combinação de ambas, de tal modo que este fio ou tira de segurança pode ser de natureza similar ou diferente das fibras com as que se fabrica o próprio papel de segurança.
O fio ou tira de segurança pode incorporar uma legenda ou ornamento que se pode perceber a olho nu ou com simples meios óticos de aumento de imagem, a dita legenda ou ornamento obtidos a partir da metalização contínua ou descontínua da sua superfície e por meio da desmetalização do dito fio ou tira de segurança, a partir da sua impressão na superfície.
O fio ou tinta de segurança pode incorporar tintas ou materiais fluorescentes, fosforescentes, iridescentes, magnéticos, etc. com a finalidade de aumentar a segurança do documento e impedir sua falsificação.
E objeto da presente invenção, como já foi mencionado anteriormente, não só o papel de segurança fabricado desta maneira, mas também o documento de segurança e/ou a nota de banco que se pode obter com este papel de segurança.
E, por último, objeto desta invenção o procedimento de realização deste papel de segurança e do documento de segurança em questão, procedimento que compreende:
  • - inserir um fio ou tira de segurança em sua técnica chamada janela de fio;
  • - inserir marcas d’água eletrotipia nos recessos das marcas d’água que são que são criadas para cobrir a janela de fio;
  • - deposição de fibras que formam a base do papel sobre a superfície do molde;
  • - extração da água através do molde para a formação da folha de papel;
  • - secagem das folhas assim formadas, com as marcas d’água eletrotipia e o fio ou tira de segurança em seu interior, nos processos posteriores de fabricação do papel.
BREVE DESCRIÇÃO DAS FIGURAS
Para completar a descrição que se está realizando e com o objetivo de ajudar a uma melhor compreensão das características da invenção, se acompanha a presente descrição, como parte integrante da mesma, um jogo de figuras, as quais, com caráter ilustrativo e não limitativo é mostrado o seguinte:
A figura 1 mostra o corte de um molde no qual se incorporam as medidas de segurança da invenção de modo sobreposto.
A figura 2 mostra uma vista em perspectiva de uma figura similar a da figurâ 1.
A figura 3 apresenta um documento acabado no qual se mostra os dois elementos de segurança sobrepostos no documento.
DESCRIÇÃO DE UM MODO DE REALIZAÇÃO PREFERENCIAL DA INVENÇÃO
Na figura 1 pode se observar um corte de um molde (4) no qual foi criado umas partes mais elevadas (5) e uns recessos (6) e como entre as partes mais elevadas (5) se introduzem os eletrótipos (2) que ficam retidos nestes espaços. Nesta mesma figura se observa em (1) o fio ou tira de segurança que ficará apoiado/a nas partes elevadas (5) formando as janelas através das quais se podem observar o fio ou tira de segurança quando se forma o papel, ficando o mesmo descoberto.
Na figura 2 se apresenta uma vista em perspectiva do que foi mostrado na figura 1.
Nesta figura se observa como entre as partes elevadas (5) se introduzem os eletrótipos e como a tira ou fio de segurança (1) fica adjacente ao eletrótipos colocados.
Finalmente na figura 3 se pode observar como o documento de segurança (7) incorpora o fio ou tira de janela que aparece em zonas e desaparece em outras zonas intermediárias, por isso o nome de janela, e como nas zonas onde desaparece o fio se dispõe de umas zonas escuras (8) as quais se situam as marcas d’água eletrotipia (2) adjacentes ao fio ou tira de segurança (1)

Claims (17)

  1. Um papel de segurança para um documento de segurança, o qual compreende:
    • - um fio ou tira de segurança embebido, e
    • - uma marca d’água eletrotipia
    para providenciar segurança e impedir a falsificação ou contrafação do documento, no qual o fio ou tira de segurança é visível através de janelas em localizações espaçadas e está oculto em áreas escuras com a maior acumulação de fibras, formando a área mais opaca do documento, caracterizado por a marca d’água eletrotipia estar localizada ao lado do fio ou tira de segurança nas áreas escuras onde o referido fio ou tira de segurança está oculto.
  2. Um papel de segurança de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a base do papel de segurança serem fibras.
  3. Um papel de segurança de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por as fibras serem fibras naturais, fibras sintéticas ou uma combinação de ambas.
  4. Um papel de segurança de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o fio ou tira de segurança compreender um substrato flexível e impermeável.
  5. Um papel de segurança de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o fio ou tira de segurança compreender um substrato flexível e permeável formado por fibras.
  6. Um papel de segurança de acordo com as reivindicações 1, 4 e 5, caracterizado por o fio ou tira de segurança incorporar uma legenda ou ornamento que pode ser percebido a olho nu.
  7. Um papel de segurança de acordo com as reivindicações 1 e 4 a 6, caracterizado por a legenda ou ornamento se formar no fio ou tira de segurança a partir da metalização continua ou descontínua e por meio da desmetalização do dito fio ou tira de segurança.
  8. Um papel de segurança de acordo com as reivindicações 1 e 4 a 6, caracterizado por a legenda ou ornamento se formar no fio ou tira de segurança a partir da impressão do mesmo.
  9. Um papel de segurança de acordo com as reivindicações 1 e 4 a 8, caracterizado por o fio ou tira de segurança incorporarem pigmentos ou materiais fluorescentes.
  10. Um papel de segurança de acordo com as reivindicações 1 e 4 a 8, caracterizado por o fio ou tira de segurança incorporarem pigmentos ou materiais fosforescentes.
  11. Um papel de segurança de acordo com as reivindicações 1 e 4 a 8, caracterizado por o fio ou tira de segurança incorporarem pigmentos ou materiais magnéticos.
  12. Um papel de segurança de acordo com as reivindicações 1 e 4 a 8, caracterizado por o fio ou tira de segurança incorporarem pigmentos ou materiais iridescentes.
  13. Um papel de segurança de acordo com as reivindicações 1 e 4 a 8, caracterizado por o fio ou tira de segurança incorporarem pigmentos ou materiais opticamente variáveis.
  14. Papel de segurança de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a marca d’água eletrotipia incorporar uma legenda ou ornamento que pode ser percebido a olho nu ou com simples meios óticos de aumento de imagem.
  15. Documento de segurança caracterizado por compreender um papel de segurança de acordo com as reivindicações 1 a 14.
  16. Uma nota bancária caracterizada por compreender um papel de segurança de acordo com as reivindicações 1 a 14.
  17. Um processo para o fabrico de um papel de segurança num molde no qual foram criados recessos e partes em relevo de modo a acumular respectivamente mais ou menos fibras no referido molde, caracterizado por compreender:
    • - inserir um fio ou tira de segurança,
    • - por meio dos referidos recessos, criar áreas com a maior acumulação de fibras para cobrir o fio ou tira de segurança em algumas áreas,
    • - inserir marcas d’água eletrotipia ao lado do fio ou tira de segurança nas áreas criadas para cobrir o fio ou tira de segurança,
    • - depositar as fibras que formam a base do papel na superfície do molde
    • - extrair água através do molde de modo a fabricar a folha de papel,
    • - secar as folhas assim formadas com a marca d’água eletrotipia e o fio ou tira de segurança no seu interior nos processos posteriores da fabricação do papel.
BRPI0907818-5A 2008-03-07 2009-03-06 Papel de segurança, método de fabricação e documento de segurança obtido com o dito papel BRPI0907818B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ESP200800676 2008-03-07
ES200800676A ES2325568B1 (es) 2008-03-07 2008-03-07 Papel de seguridad, metodo de fabricacion y documento de seguridad obtenido con dicho papel.
PCT/ES2009/000122 WO2009109682A1 (es) 2008-03-07 2009-03-06 Papel de seguridad, método de fabricación y documento de seguridad obtenido con dicho papel

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0907818A2 BRPI0907818A2 (pt) 2020-09-15
BRPI0907818B1 true BRPI0907818B1 (pt) 2021-04-06

Family

ID=41045005

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0907818-5A BRPI0907818B1 (pt) 2008-03-07 2009-03-06 Papel de segurança, método de fabricação e documento de segurança obtido com o dito papel

Country Status (16)

Country Link
US (1) US8512518B2 (pt)
EP (1) EP2275602B1 (pt)
KR (1) KR101530977B1 (pt)
CN (1) CN102016175B (pt)
BR (1) BRPI0907818B1 (pt)
CA (1) CA2718159A1 (pt)
CO (1) CO6300876A2 (pt)
EG (1) EG25941A (pt)
ES (2) ES2325568B1 (pt)
MA (1) MA32169B1 (pt)
MX (1) MX2010009845A (pt)
MY (1) MY160405A (pt)
PL (1) PL2275602T3 (pt)
PT (1) PT2275602E (pt)
RU (1) RU2494185C2 (pt)
WO (1) WO2009109682A1 (pt)

Families Citing this family (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2929962B1 (fr) * 2008-04-11 2021-06-25 Arjowiggins Licensing Sas Procede de fabrication d'une feuille comportant une sous- epaisseur ou une sur-epaisseur au niveau d'un ruban et feuille associee.
FR2940328B1 (fr) * 2008-12-22 2016-07-08 Banque De France Procede de fabrication d'un substrat fibreux a fenetre
US20120094038A1 (en) * 2010-10-13 2012-04-19 Honeywell International Inc. Use of humidity stable yellow fluorescent pigments in security applications
US9708773B2 (en) 2011-02-23 2017-07-18 Crane & Co., Inc. Security sheet or document having one or more enhanced watermarks
SI2828432T2 (sl) * 2012-03-19 2022-10-28 Portals Paper Limited Galvanoplastika za tvorjenje podobe med postopkom izdelave papirja
DE102013008083A1 (de) * 2013-05-10 2014-11-13 Giesecke & Devrient Gmbh Wert- und Sicherheitsdokument mit einem Wasserzeichen und einem Sicherheitselement
DE102013008082A1 (de) * 2013-05-10 2014-11-13 Giesecke & Devrient Gmbh Wert- und Sicherheitsdokument mit einem Wasserzeichen und einem Sicherheitsfaden
FR3022489B1 (fr) * 2014-06-23 2021-10-29 Arjowiggins Security Papiers de securite et procedes de fabrication.
CN104480790B (zh) * 2014-11-04 2016-06-01 保定钞票纸业有限公司 防伪纸
US10860219B2 (en) 2018-10-05 2020-12-08 Micron Technology, Inc. Performing hybrid wear leveling operations based on a sub-total write counter

Family Cites Families (17)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
IN157644B (pt) 1981-02-19 1986-05-10 Portals Ltd
IN173621B (pt) * 1987-12-04 1994-06-18 Portals Ltd
GB2260772B (en) * 1991-10-25 1995-05-10 Portals Ltd Method for making sheet materials and security paper
FR2684698B1 (fr) * 1991-12-09 1994-01-21 Arjo Wiggins Sa Procede pour la fabrication d'un produit comportant des zones localisees d'opacite reduite et papier ainsi obtenu.
DE4314380B4 (de) 1993-05-01 2009-08-06 Giesecke & Devrient Gmbh Sicherheitspapier und Verfahren zu seiner Herstellung
FR2741089B1 (fr) * 1995-11-10 1997-12-26 Arjo Wiggins Sa Feuille de securite d'epaisseur sensiblement constante
EP0825297B1 (en) * 1996-03-12 2002-06-12 Tokushu Paper Mfg. Co., Ltd Forgery preventive sheet and method of manufacturing same
GB9828770D0 (en) * 1998-12-29 1999-02-17 Rue De Int Ltd Security paper
JP2000256995A (ja) * 1999-03-11 2000-09-19 Toppan Printing Co Ltd 証券用紙及び証券
GB9906452D0 (en) * 1999-03-19 1999-05-12 Rue De Int Ltd Security sheet and method
RU14940U1 (ru) * 2000-04-14 2000-09-10 Общество с ограниченной ответственностью "МК-ЦБ" ("Международная книга-Ценные Бумаги") Ценная бумага
DE10163381A1 (de) * 2001-12-21 2003-07-03 Giesecke & Devrient Gmbh Sicherheitspapier sowie Verfahren und Vorrichtung zu seiner Herstellung
GB2388377B (en) * 2002-05-09 2004-07-28 Rue De Int Ltd A paper sheet incorporating a security element and a method of making the same
GB2395959B (en) * 2002-12-05 2004-11-10 Rue De Int Ltd Method and apparatus for manufacturing a fibrous substrate incorporating an el ongate element
GB0400984D0 (en) * 2004-01-16 2004-02-18 Rue De Int Ltd Security document with threads
DE102005045566A1 (de) 2005-03-23 2006-09-28 Giesecke & Devrient Gmbh Mehrlagiges Sicherheitspapier
FR2925535B1 (fr) * 2007-12-21 2011-05-06 Arjowiggins Licensing Sas Feuille de securite comprenant un substrat fibreux comportant au moins un filigrane

Also Published As

Publication number Publication date
US20110284177A1 (en) 2011-11-24
PL2275602T3 (pl) 2014-09-30
ES2464284T3 (es) 2014-06-02
KR101530977B1 (ko) 2015-06-22
RU2494185C2 (ru) 2013-09-27
CN102016175B (zh) 2013-03-27
BRPI0907818A2 (pt) 2020-09-15
EP2275602A4 (en) 2011-05-18
KR20110004849A (ko) 2011-01-14
US8512518B2 (en) 2013-08-20
ES2325568A1 (es) 2009-09-08
CN102016175A (zh) 2011-04-13
ES2325568B1 (es) 2010-06-16
RU2010140958A (ru) 2012-04-20
EG25941A (en) 2012-11-05
MA32169B1 (fr) 2011-03-01
CA2718159A1 (en) 2009-09-11
EP2275602A1 (en) 2011-01-19
MY160405A (en) 2017-03-15
EP2275602B1 (en) 2014-04-23
CO6300876A2 (es) 2011-07-21
PT2275602E (pt) 2014-05-27
MX2010009845A (es) 2010-09-30
WO2009109682A1 (es) 2009-09-11

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0907818B1 (pt) Papel de segurança, método de fabricação e documento de segurança obtido com o dito papel
US8919821B2 (en) Security substrate incorporating elongate security elements
US8445392B2 (en) Knitted structure designed to be incorporated in a sheet material
ES2458431T3 (es) Elemento laminar de seguridad con zona dotada de aberturas
AU2006296444B2 (en) Security device for security substrates
BR0314628B1 (pt) "papel de segurança para produção de documentos de valor, documento de valor e método para produzir um papel de segurança dobrável".
ES2346806T5 (es) Material en hoja que comprende por lo menos una filigrana con un matiz coloreado
KR102396068B1 (ko) 보안 용지들 및 그 제조 방법
EP2260142B1 (en) Improvements in security substrates
BR112016012684B1 (pt) Folha ou documento de segurança dotado de uma ou mais marcas de água melhoradas
BRPI0613718A2 (pt) dispositivo de segurança para substratos de segurança
BR112013024902B1 (pt) elemento de segurança para um documento-valor, processo de fabricação de um elemento de segurança e documento-valor
US8100334B2 (en) Security member having a relatively small format and comprising a through-hole and sheet comprising the same
PT94501A (pt) Papel de seguranca e seu processo de fabrico

Legal Events

Date Code Title Description
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 06/04/2021, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.