BRPI0905490A2 - dispositivo analisador de desvio de registro de energia elétrica (adr) - Google Patents

dispositivo analisador de desvio de registro de energia elétrica (adr) Download PDF

Info

Publication number
BRPI0905490A2
BRPI0905490A2 BRPI0905490-1A BRPI0905490A BRPI0905490A2 BR PI0905490 A2 BRPI0905490 A2 BR PI0905490A2 BR PI0905490 A BRPI0905490 A BR PI0905490A BR PI0905490 A2 BRPI0905490 A2 BR PI0905490A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
deenergy
software
module
controller
electrical
Prior art date
Application number
BRPI0905490-1A
Other languages
English (en)
Inventor
Carlos Pereira De Lacerda
Jose Brito De Andrade
Luis Henrique De Campos
Jose Carlos Valerio
Original Assignee
Montrel Controles Eletrenicos Ltda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=43503044&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0905490(A2) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Montrel Controles Eletrenicos Ltda filed Critical Montrel Controles Eletrenicos Ltda
Priority to BRPI0905490-1A priority Critical patent/BRPI0905490B1/pt
Publication of BRPI0905490A2 publication Critical patent/BRPI0905490A2/pt
Publication of BRPI0905490B1 publication Critical patent/BRPI0905490B1/pt

Links

Abstract

DISPOSITIVO ANALISADOR DE DESVIO DE REGISTRO DE ENERGIA ELETRICA (ADR), sendo um dispositivo remoto para instalação em medidores de energia digitais ou analógicos de controle de carga e medição de energia, que identifica desvios nos registros de consumo de medidores eletro-mecânico ou eletrónico, apresenta o diagrama em blocos do dispositivo (100) ilustrando a alimentação do circuito (101) que pode ser de 90 a 480 Vca que se conecta diretamente a uma tomada de energia ou ao próprio medidor de tensão; em uma realização preferida o controlador (200) de todas as funções do dispositivo (100) é um microcontrolador do tipo PIC, configurado para executar as funções descritas, de controle, configuração, aferição do dispositivo (100), gravação de dados anteriores e atuais, desvios de energia, implementação e mudança de Kds, rotinas de amostragem de medidas anteriores, medições, carga e senha, (descritos na sequência) e sinais de entrada e saída;

Description

Relatório Descritivo De Patente de Invenção
"Dispositivo Analisador De Desvio De Registro DeEnergia Elétrica (adr)"
Trata a presente solicitação de Patente deinvenção de um «DISPOSITIVO ANALISADOR DE DESVIO DEREGISTRO DE ENERGIA ELÉTRICA", traduzido na forma de umdispositivo portátil analisador eletrônico de registrode consumo em medidores de energia elétrica, queutiliza tecnologia avançada de controle de carga emedição de energia, capaz de identificar desvios nosregistros de consumo de medidores eletromecânicos oueletrônicos, proporcionando ao técnico de campo umaferramenta confiável para a tomada de decisão, quanto ànecessidade da troca do medidor ou mesmo o envio paracalibração em laboratório.
O dispositivo ora reivindicado permite aanálise de desvio de registro em medidores de energiaelétrica, medição de tensão TRUE RMS, medição de tensãomédia durante o período de teste, identificação dademanda instantânea por meio do Kd do medidor e cargaartificial para usos diversos, ou seja verificar se omedidor de energia elétrica está ou não aferido,calibrado e funcionando corretamente dentro das normasestabelecidas pela agencia reguladora.
FUNDAMENTOS DA TÉCNICA: a fim de propiciarveracidade ao contexto explicitado no quadrointrodutório, será apresentada uma breve explanaçãosobre o estado da técnica, as dificuldades encontradasna confirmação de irregularidade e na aferição dosmedidores de energia elétrica para em momento posteriordiscorrer sobre as vantagens agregadas com a introduçãoe solução apresentada com o desenvolvimento do"DISPOSITIVO ANALISADOR DE DESVIO DE REGISTRO DEENERGIA ELÉTRICA".
Os medidores eletrônicos e eletromecânicos sãoproduzidos de acordo com as normas técnicas e devematender às diversas necessidades dos mercadosresidenciais, industriais e demais estabelecimentos.Existe uma enorme variedade de aplicações ecustomização dos medidores eletrônicos, que visam aredução de fraudes e o combate a perdas, mediçãocentralizada com corte e religamento, conectividadespara medição remota e ligações em rede em grandesconsumidores, as medições de energia reativa emconsumidores de até 75kVA de potência instalada,operando numa faixa de corrente de 30 a 200 A, assim amedição da energia elétrica possibilita aconcessionária fazer o faturamento adequado daquantidade de energia elétrica consumida por cadaunidade.
Os medidores de energia elétrica do tipoindução se classificam em duas famílias:
Medidores monofásicos e medidores polifásicos.O medidor monofásico de dois fios é constituído de umrotor, uma bobina de tensão e uma bobina de corrente. 0Medidor monofásico de três fios é constituído de ummotor, uma bobina de tensão e duas bobinas de corrente.Já os Medidores polifásicos de três fios sãoconstituídos de um ou dois motores, duas bobinas detensão e duas bobinas de corrente e o medidorpolifásico de quatro fios é constituído de um ou trêsmotores, três bobinas de tensão e três bobinas decorrente.
Os medidores monofásicos de energia elétricado tipo indução são os mais utilizados devido a suaestrutura mecânica, alto grau de confiabilidade e custode fabricação reduzido. A principal aplicação é voltadapara a medição de energia elétrica de consumidoresresidenciais, isto é, de baixo consumo. Para altoconsumo de energia elétrica as concessionáriasgeralmente utilizam medidores eletrônicos ou outro queemprega uma diferenciada forma de tarifação de energiaelétrica.
O princípio de funcionamento do medidor deenergia é quando um condutor de comprimento L épercorrido por uma corrente i e se encontra na presençade um campo magnético B, irá surgir uma força cujosentido será estabelecido pela regra da mão esquerda. 0fenômeno descrito acima é o da interaçãoeletromagnética, os medidores de indução seguem esseprincípio, cuja equação é dada por
F = β . i . L · sen β
Onde:
β é o ângulo entre o campo magnético B e adireção de i L.
O fluxo da bobina de corrente φΐ ao atravessaro disco, induzirá uma corrente il que irá interagir como fluxo da bobina de potencial φν, dando origem a umconjugado em relação ao eixo de suspensão do disco M,fazendo o disco girar.
O mesmo ocorre para o fluxo da bobina depotencial φν, que ao atravessar o disco induzirá umacorrente iv que irá interagir com o fluxo da bobina decorrente <pi, resultando em um conjugado que será sempreno mesmo sentido do anterior. Como a bobina depotencial é fortemente indutiva, o seu fluxo φν éatrasado 90°. em relação ao fluxo da bobina de correntecpi.Todo medidor vem especificado com o valor daconstante Kd, que representa o valor da energiaelétrica registrada por revolução do disco, expressa emwatt-horas.
DA AFERIÇÃO DOS MEDIDORES DE ENERGIA ELÉTRICA:
As concessionárias de energia elétrica, antes da suainstalação, submetem amostras dos lotes de medidores aum processo de aferição e de calibração, garantindoassim o seu perfeito funcionamento.
O processo de aferição consiste em comparar omedidor com um medidor padrão, a fim de determinar osseus erros, onde as bobinas de corrente e de potencialdestes são ligadas, respectivamente, em série e emparalelo com as bobinas de corrente e de potencial domedidor sob aferição. Outro método para aferiçãoconsiste em aplicar tensão e corrente sobre o medidorem teste durante um intervalo de tempo pré-determinado,depois multiplica-se esse tempo pela potência medidapelos wattímetros, a qual é a medida da energiaelétrica registrada pelo medidor em teste neste mesmointervalo de tempo.
O medidor padrão é projetado e construídoespecialmente para serviços de aferição e calibração,possuindo maior exatidão que o medidor comum.Normalmente da classe 0,5 (os erros não excedem a 0,5%para todos os valores de corrente entre 10% da correntenominal e a corrente máxima, com fator de potênciaunitário) ou menor.
Atualmente, existem diversos tipos de mesas deaferição e de calibração de medidores, permitindo umtrabalho automatizado, aumentando assim a precisão e avelocidade do processo.
As mesas de aferição são classificadas deacordo com a sua utilização:• Mesas de laboratórios são utilizadas emlaboratórios com a finalidade de teste de certificação,ensaios, manutenção preventiva e manutenção corretivade medidores.
• Mesas de produção são utilizadas para testesde aferição e calibração de uma grande quantidade demedidores em fábricas de medidores de energia econcessionárias de energia elétrica.
• Mesas de potência χ tempo fornece potênciaconstante ao medidor em teste e um controle preciso demedição do tempo.
• Mesas de comparação com medidor padrão nestetipo de mesa há a necessidade de um medidor padrão dereferência, não necessitando do fornecimento de tensõese de correntes reguladas.
A mesa de aferição dispõe de uma interfacepara ser ligada com um microcomputador, facilitando naanálise e tratamento dos dados. Ela possui umafotocélula que é capaz de detectar o contraste ótico dodisco e sua marca usando um feixe de luz pulsante. Asmarcas no disco podem ser vermelhas ou pretas. 0 sinalda fotocélula é um nível alto desde o início até o fimda marca do disco. Para medidores eletrônicos os sinaisóticos também podem ser detectados e avaliados usandouma fotocélula.
De acordo com a norma NBR 8377 os medidoresdevem ser submetidos a três tipos de aferições: carganominal, carga indutiva e carga pequena.
Todos os métodos apresentados são extremamenteeficientes, porém o problema e dificuldade enfrentadospelas concessionárias é que para determinar se omedidor de energia esta aferido, fora dasespecificações da norma ou fraudado, o medidor precisaser retirado e encaminhado a um laboratório de testesque possui os equipamentos de aferição e calibração.
Deste modo a concessionária necessita manterum grande número de medidores reserva visto que oestabelecimento não pode ficar sem energia.
Ainda a retirada do medidor de energia se dáem meio a supostas irregularidades sendo que muitasvezes o medidor apresenta o funcionando correto. Nestecaso a retirada do medidor demandou tempo, mão de obrae consequentemente prejuízos financeiros.
PROPOSTA DA INVENÇÃO: A invenção proposta nãoé um dispositivo de calibração ou aferição do medidorde energia, mas sim um dispositivo que ao ser conectadojunto ao medidor permite ao técnico de campo verificarse este está ou não dentro da norma. Deste modo éfeita a retirada apenas dos medidores em que odispositivo (ADR) acusar irregularidades.
O dispositivo é versátil e atente todos ostipos de medidores de energia, pois é possívelconfigura-lo conforme a necessidade, calibrar e aferiro dispositivo.
A inovação tecnológica do "DISPOSITIVOANALISADOR DE DESVIO DE REGISTRO DE ENERGIA ELÉTRICA"compreende a verificação do correto funcionamento dosmedidores de energia através de um dispositivo portátilque conectado rapidamente pelo operador apresenta asfuncionalidades das quais se destacam:
• Disponibilidade de calibração diretamente noequipamento (dispositivo), obtendo a constante decorreção por meio de um padrão de referência,armazenando o valor de correção em memória não volátil,permitindo o ajuste fino em nível de software, o qual éacessado por meio de uma senha interna, evitandoalterações indevidas. Ao efetuar a calibração de um dosKd, propaga a curva de correção para os demais Kd's;
Lista de Kd's previamente inseridos, compossibilidade de novas inclusões ou exclusõesdiretamente no equipamento. O acesso a esta funçãotambém é protegido por uma senha interna;
• Navegação amigável entre as opções de menu doequipamento através de botões de múltiplas funções;
• Bloqueio de tensão na carga em tempo de startou durante o período de testes, mediante uma sobretensão ou ausência momentânea, restringindo ouabortando o teste se este limite for atingido por doisou mais ciclos. Esta funcionalidade evita apossibilidade de intermitência nos contatos da ponta deprova e por conseqüência formação de arco elétrico;
• Escolha do Kd do medidor através dos botõesde função, onde é acessada uma lista previamentedefinida com todos os Kd's existentes ativos nocadastro de medidores instalados no sistema;
• Escolha do número de evoluções do disco oupulsos para o medidor eletrônico. Visando refinar aanálise do teste, por default, será apresentado o valorde uma volta ou o último valor utilizado;
• Display da tensão média calculada durante operíodo de teste, sinalizando possíveis anormalidadesna rede e sinalização quanto a prováveis falhas nasconexões através do cálculo da resistência teórica pelavariação da tensão;
• Display da tensão instantânea e freqüência darede, eliminando o uso de voltímetro para obtenção datensão;
• Sinalização sonora quando se aproximar dofinal do tempo de teste. Este tempo é calculado emfunção do número de giros/pulso escolhido, calculado emfunção do Kd do medidor e da potência aplicada pelo
ADR;
• Medição da energia consumida pela cargaartificial de referência por meio de conversores A/D eum software integrador de energia por referência,compensador de carga em função da variação da tensão,além de cronômetro de alta fidelidade, garantindo aprecisão do ADR em +/- 2%;
• Identificação da demanda instantâneaconsumida pela carga do cliente, com base no cálculo doKd do medidor;
• Cálculo do desvio em função da energiaconsumida pela carga artificial de referência e docalculo do Kd χ tempo de medição, listando no display amargem detectada durante o teste;
• Geração de um código de controle com oresultado do teste efetuado, gerado segundo umaseqüência randômica, criptografado no mesmo a margem deerro registrado, de forma a possibilitar a conferênciada veracidade das informações registrada pelo técnicode campo e os valores realmente obtidos no teste. Estafuncionalidade requer um processamento posterior paradecodificar o código gerado, sendo o algoritmofornecido juntamente com o ADR;
• Capacidade de armazenar as últimas 10leituras efetuadas em memória não volátil, compossibilidade de acesso para consultas posteriores;
• Função de reset do equipamento por meio debotões operacionais;
• Controle de acesso das funcionalidades decadastro de Kd"s e calibração por meio de senhas.DESCRIÇÃO DAS FIGURAS: A complementar apresente descrição de modo a obter uma melhorcompreensão das características do presente pedido deinvenção, acompanha esta, em anexo, um conjunto dedesenhos, onde de maneira exemplificada, embora nãoIimitativa, se representou uma forma de realização do"DISPOSITIVO ANALISADOR DE DESVIO DE REGISTRO DEENERGIA ELÉTRICA" ora reivindicado, onde:
A figura 1 é uma representação do diagrama emblocos do dispositivo;
A Figura 2 representa o fluxograma do softwareprincipal (201) do hardware do dispositivo;
A Figura 3 representa o fluxograma do softwaredo programa de configuração (202) do hardware dodispositivo;
A Figura 4 representa o fluxograma do softwarede configuração do Kd (203) do dispositivo;
A Figura 5 representa o fluxograma do softwarereferente a sub rotina de calibração (204) geral dodispositivo;
A Figura 6 representa o fluxograma do softwarepara medição de dados anteriores (205) do hardware dodispositivo;
A Figura 7 representa o fluxograma do softwarepara medição de dados (206) do dispositivo;
A Figura 8 representa o fluxograma do softwarede controle da carga (207) do dispositivo;
A Figura 9 representa o fluxograma do softwarereferente a implantação de senhas (208) do dispositivo;
DESCRIÇÃO DETALHADA: a seguinte descriçãodetalhada deve ser lida e interpretada com referênciaaos desenhos apresentados, onde estes são altamentediagramáticos, representando uma forma de realização do"DISPOSITIVO ANAL ISADOR DE DESVIO DE REGISTRO DEENERGIA ELÉTRICA", não sendo intencionados a limitar oescopo da invenção, este sim limitado apenas aoexplicitado no quadro reivindicatório.
O "DISPOSITIVO ANALISADOR DE DESVIO DEREGISTRO DE ENERGIA ELÉTRICA" consiste em umequipamento analisador eletrônico de registro deconsumo em medidores de energia elétrica, que utilizatecnologia avançada de controle de carga e medição deenergia, capaz de identificar desvios nos registros deconsumo de medidores eletro-mecânico ou eletrônico,proporcionando ao técnico de campo uma ferramentaconfiável para a tomada de decisão, quanto ànecessidade da troca do equipamento ou mesmo o enviopara aferição em laboratório. Portanto, o dispositivonão é utilizado como equipamento de aferição, apesar deapresentar excelente precisão nos resultados.
O dispositivo em questão converge para aaplicação em análise de desvio de registro em medidoresde energia elétrica, medição RMS, medição de tensãomédia durante o período de testes, medição de tensão emcarga como identificador de falha de conexão (Ωequivalente do circuito em carga) e carga artificialpara usos diversos.
Conforme a figura 1, que representa o diagramaem blocos do dispositivo (100) ilustrando a alimentaçãodo circuito (101) que pode ser entre 90 a 480 Vca quese conecta diretamente a uma tomada de energia ou aopróprio medidor de tensão.
Em uma realização preferida o controlador(200) de todas as funções do dispositivo (100) é ummicrocontrolador do tipo PICf configurado para executaras funções descritas, de controle, configuração,aferição do dispositivo (100), gravação de dadosanteriores e atuais, desvios de energia, implementaçãoe mudança de Kd's, rotinas de amostragem de medidasanteriores, medições, carga e senha, (descritos naseqüência) e sinais de entrada e saída.
Um módulo conversor (102) composto deamplificadores operacionais, resistores, capacitores ediodos, ligados em paralelo à alimentação do circuito(101) tem a função de filtrar, comparar e tratar osinal de entrada da alimentação (101) para um sinalanalógico (tensão) e um sinal digital (freqüência)quepossibilite a leitura pelo controlador PIC (200).
Em paralelo à alimentação do circuito (101),está conectado um transformador (103), projetado parasuportar até 480 VAC em sua entrada com a finalidade dediminuir a tensão de alimentação (101) na proporção deaproximadamente 100 para 6,25 vezes em sua saída, paraalimentar o circuito de fonte auto range (104) a qualirá retificar, filtrar e estabilizar a tensão de saídaem 5VCC para fornecer alimentação aos circuitos decontrole (200), circuitos analógicos (102), circuitosde referencia (105), chaves (106), dispositivos ópticos(107), sirene (108) e display LCD (110).
Um módulo seletor de funções (106) permite amovimentação de um cursor digital para seleção defunções disponibilizadas ao operador pelo controlador(200). As funções são representadas graficamente e porcaracteres alfanuméricos no módulo display (110)conectado ao controlador (200) que disponibiliza asinformações de programas, dados armazenados e funçõesrealizadas pelo dispositivo (100).Alimentado pela fonte (104) temos o circuitode referencia (105) que fornece uma tensão de precisãocom erro máximo de +- 0,5% ao pino de entrada dereferencia analógica do controlador (200).
Os acopladores ópticos (107) são componenteseletrônicos utilizados para isolar os sinais decontrole de 5VCC fornecidos pelas saidas docontrolador PIC (200) com os sinais do circuito depotência (120) alimentados pelo circuito (101).
Como interface de comunicação entre ocontrolador PIC (200) e o operador, temos uma sirene(108), também conhecida tecnicamente como "buzzer",utilizada para emitir sinais sonoros de alertacomandados por uma das saídas do controlador PIC(200).
O módulo fusível (109) consiste em um fusívelde proteção do dispositivo (100).
A troca de informações entre o controlador(200) e o operador, conhecida tecnicamente comointerface "homem maquina" (IHM), é realizada pelodisplay alfanumérico de cristal líquido (110) compostode 2 linhas e 16 caracteres, onde é exibido os dadosou funções que estão sendo realizadas ou atualizadaspelo controlador (200), enviados através de suassaídas. O operador, através das chaves (106)conectadas às entradas do controlador (200), selecionaa tarefa a ser executada pelo controlador (200).
Em paralelo à alimentação do circuito (101),está o circuito de potência (12 0) , o qual é compostode térmico, ventilador e cargas resistivas lineares,que são acionados pelos thiristores (triac's), estescomandados pelos isoladores ópticos (107), conectadosàs saídas do controlador PIC (200).O térmico do circuito de potência (120) tem afinalidade de proteger o equipamento (100) de superaquecimento, ocasionado por eventual falha eletro-mecânica ou uso.
O ventilador também conhecido como "cooler"mantém os módulos de cargas resistivas refrigeradas.
O controlador (200) interpreta os sinais deentrada convertido pelo módulo conversor (102),realiza os cálculos pre-definidos armazena e enviaestes sinais traduzidos na forma de gráficos ou dadosalfanuméricos ao módulo display (110) de amostragem aooperador.
Os módulos alimentação do circuito (101)seguido do módulo conversor (102) enviando sinal parao módulo controlador (200) que alimentado pelo móduloestabilizador de tensão (104) realiza as funçõesproposta e disponibiliza esta informações ao módulodisplay (110).
Através de fios, conectamos os terminais dealimentação (101) do dispositivo (100) à saída decarga do medidor de energia elétrica (50) . O módulocontrolador (200), através de variáveis recebidas domódulo conversor (102) e configurações selecionadaspelo operador (106), determina o tempo de acionamentoda carga linear do circuito de potência (120) e destemodo, as ligações formam o dispositivo (100)denominado "DISPOSITIVO ANALISADOR DE DESVIO DEREGISTRO DE ENERGIA ELÉTRICA".
O dispositivo (100) pode ser traduzido em umequipamento remoto com disponibilidade de calibraçãodiretamente no equipamento (dispositivo), obtendo aconstante de correção por meio de um padrão dereferência, armazenando o valor de correção em memórianão volátil, permitindo o ajuste fino em nível desoftware, o qual é acessado por meio de uma senhainterna, evitando alterações indevidas.
O dispositivo (100) disponibiliza uma listade Kd's previamente inseridos, com possibilidade denovas inclusões ou exclusões diretamente noequipamento. O acesso a este módulo também é protegidopor uma senha interna através do software, escolha doKd do medidor através dos botões de função, onde éacessada uma lista previamente definida com todos osKd" s existentes ativos no cadastro de medidoresinstalados no sistema por meio do software conforme osfluxogramas de configuração inicial (201) econfiguração de Kd"s (202) (203).
Navegação amigável entre as opções de menu doequipamento através de botões de múltiplas funçõesatravés do software conforme o fluxograma inicial(201).
Bloqueio de tensão na carga em tempo de startou durante o período de testes, mediante uma sobretensão ou ausência momentânea, restringindo ouabortando o teste se este limite for atingido por doisou mais ciclos. Esta funcionalidade evita apossibilidade de intermitência nos contatos da pontade prova e por conseqüência formação de arco elétricoatravés do software conforme o fluxograma de funçõesde calibração geral (204) medição e mediçõesanteriores (205).
Escolha do número de evoluções do disco oupulsos para o medidor eletrônico. Visando refinar aanálise do teste, por default, será apresentado ovalor de uma volta ou o último valor utilizado atravésdo software conforme o fluxograma de medição (206).
Display da tensão média calculada durante operíodo de teste, sinalizando possíveis anormalidadesna rede e sinalização quanto a prováveis falhas nasconexões através do cálculo da resistência teóricapela variação da tensão, display da tensão instantâneae freqüência da rede, eliminando o uso de voltImetropara obtenção da tensão, sinalização sonora quando otempo estimado do teste chegar em +/- 80% do tempoprevisto para o número de giros/pulso escolhido,calculado em função do Kd do medidor e da potênciaaplicada através do software conforme o fluxograma doprincipal (201).
Medição da energia consumida pela cargaartificial de referência por meio de conversores A/D eum software integrador de energia por referência,compensador de carga em função da variação da tensão,além de cronômetro de alta fidelidade, garantindo aprecisão do dispositivo (100) em +/- 2%, identificaçãoda demanda instantânea consumida pela carga docliente, com base no cálculo do Kd do medidor atravésdo software conforme o fluxograma de carga(207).
Cálculo do desvio em função da energiaconsumida pela carga artificial de referência e docalculo do Kd χ tempo de medição, listando no displaya margem detectada durante o teste através do softwareconforme o fluxograma de configuração inicial(201) .
Geração de um código de controle com oresultado do teste efetuado, gerado segundo umaseqüência randômica, criptografado no mesmo a margemde erro registrado, de forma a possibilitar aconferência da veracidade das informações registradapelo técnico de campo e os valores realmente obtidosno teste. Esta funcionalidade requer um processamentoposterior para decodificar o código gerado, sendo oalgoritmo fornecido juntamente com o dispositivo,através do software conforme o fluxograma de senha(208).
Capacidade de armazenar as últimas 10leituras efetuadas em memória não volátil, compossibilidade de acesso para consultas posterioresatravés do software conforme o fluxograma de medição(206).
A forma de realização descrita neste tópicode detalhamento construtivo e método de utilização sãofornecidos apenas a título de exemplo. Alterações,modificações e variações podem ser realizadas paraoutras quaisquer formas de realização construtivaparticulares por aqueles com habilidade na arte sem,no entanto sem divergir do objetivo revelado no pedidode patente, o qual é exclusivamente definido pelasreivindicações anexas.
Verifica-se pelo que foi descrito e ilustradoque O "DISPOSITIVO ANALISADOR DE DESVIO DE REGISTRO DEENERGIA ELÉTRICA" reivindicado se enquadra às normasque regem a Patente de Invenção à luz da Lei dePropriedade Industrial, merecendo pelo que foi expostoe como conseqüência, o respectivo privilégio.

Claims (21)

1.) "DISPOSITIVO ANAL ISADOR DE DESVIO DE REGISTRO DEENERGIA ELÉTRICA", sendo um dispositivo remoto parainstalação em medidores de energia digitais ouanalógicos de controle de carga e medição de energia,que identifica desvios nos registros de consumo demedidores eletro-mecânico ou eletrônico, CARACTERIZADOPOR diagrama em blocos do dispositivo (100) ilustrandoa alimentação do circuito (101) que pode ser de 90 a 480 Vca que se conecta diretamente a uma tomada deenergia ou ao próprio medidor de tensão; em umarealização preferida o controlador (200) de todas asfunções do dispositivo (100) é um microcontrolador dotipo PIC, configurado para executar as funçõesdescritas, de controle, configuração, aferição dodispositivo (100), gravação de dados anteriores eatuais, desvios de energia, implementação e mudança deKd's, rotinas de amostragem de medidas anteriores,medições, carga e senha, (descritos na seqüência) esinais de entrada e saída; um módulo conversor (102)instalado em paralelo à alimentação do circuito (101)consiste em um módulo conversor que converte o sinalde entrada da alimentação (101), para um sinalanalógico/digital possibilitando a leitura pelocontrolador (200) do tipo microcontrolador PIC que porsua vez é alimentado por um estabilizador de tensão(104); um módulo seletor de funções (106) permite amovimentação de um cursor digital para seleção defunções disponibilizadas ao operador pelo controlador(200) com as funções são representadas graficamente epor caracteres alfanuméricos no módulo display (110)conectado ao controlador (200) que disponibiliza asinformações de programas, dados armazenados e funçõesrealizadas pelo dispositivo (100); controlador (200)partem os terminais, que através de fios, conectar nasaída de carga (50), definido como sendo o medidor detensão instalado nos estabelecimentos e que registramo consumo de energia; em paralelo a alimentação docircuito (101) está configurado um circuito depotência (120) composto de módulo de carga linearconstante, variável de 80 à 400 Watts e ventilador,também conhecido no meio técnico como "cooler",mantendo refrigerado o módulo de carga; módulo fusível(110) consiste em um fusível de proteção dodispositivo (100); funções estas realizadas atravésdos softwares: software principal (201), software doprograma de configuração (202), software deconfiguração do Kd (203), software referente a subrotina de calibração (204) geral, software paramedição de dados anteriores (205), software paramedição de dados (206), software de controle da carga(207) e software referente a implantação de senhas(208).
2.) "DISPOSITIVO ANALISADOR DE DESVIO DE REGISTRO DEENERGIA ELÉTRICA", de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADO POR módulo conversor (102) composto deamplificadores operacionais, resistores, capacitores ediodos, ligados em paralelo à alimentação do circuito(101) tem a função de filtrar, comparar e tratar osinal de entrada da alimentação (101) para um sinalanalógico (tensão) e um sinal digital (freqüência)quepossibilite a leitura pelo controlador PIC (200).
3.) "DISPOSITIVO ANALISADOR DE DESVIO DE REGISTRO DEENERGIA ELÉTRICA", de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADO POR em paralelo à alimentação docircuito (101), está conectado um transformador (103),projetado para suportar até 480 VAC em sua entrada coma finalidade de diminuir a tensão de alimentação (101)na proporção de aproximadamente 100 para 6,25 vezes emsua saida, para alimentar o circuito de fonte autorange (104) a qual irá retificar, filtrar eestabilizar a tensão de saida em 5VCC para forneceralimentação aos circuitos de controle (200), circuitosanalógicos (102), circuitos de referencia (105),chaves (106), dispositivos ópticos (107), sirene (108)e display LCD (110).
4.) "DISPOSITIVO ANALISADOR DE DESVIO DE REGISTRO DEENERGIA ELÉTRICA", de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADO POR módulo seletor de funções (106)permite a movimentação de um cursor digital paraseleção de funções disponibilizadas ao operador pelocontrolador (200) representadas graficamente e porcaracteres alfanuméricos no módulo display (110)conectado ao controlador (200) que disponibiliza asinformações de programas, dados armazenados e funçõesrealizadas pelo dispositivo (100).
5.) "DISPOSITIVO ANALISADOR DE DESVIO DE REGISTRO DEENERGIA ELÉTRICA", de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADO POR fonte (104) temos o circuito dereferencia (105) que fornece uma tensão de precisãocom erro máximo de +- 0,5% ao pino de entrada dereferencia analógica do controlador (200).
6.) "DISPOSITIVO ANALISADOR DE DESVIO DE REGISTRO DEENERGIA ELÉTRICA", de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADO POR acopladores ópticos (107) sãocomponentes eletrônicos utilizados para isolar ossinais de controle de 5VCC fornecidos pelas saídas docontrolador PIC (200) com os sinais do circuito depotência (120) alimentados pelo circuito (101).
7.) "DISPOSITIVO ANALISADOR DE DESVIO DE REGISTRO DEENERGIA ELÉTRICA", de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADO POR interface de comunicação entre ocontrolador PIC (200) e o operador, temos uma sirene(108), também conhecida tecnicamente como "buzzer",utilizada para emitir sinais sonoros de alertacomandados por uma das saídas do controlador PIC(200).
8.) "DISPOSITIVO ANALISADOR DE DESVIO DE REGISTRO DEENERGIA ELÉTRICA", de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADO POR comunicação entre o controlador(200) e o operador, conhecida tecnicamente comointerface "homem maquina" (IHM), é realizada pelodisplay alfanumérico de cristal líquido (110) compostode 2 linhas e 16 caracteres, onde é exibido os dadosou funções que estão sendo realizadas ou atualizadaspelo controlador (200), enviados através de suassaídas. O operador, através das chaves (106)conectadas às entradas do controlador (200), selecionaa tarefa a ser executada pelo controlador (200).
9.) "DISPOSITIVO ANALISADOR DE DESVIO DE REGISTRO DEENERGIA ELÉTRICA", de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADO POR em paralelo à alimentação docircuito (101), está o circuito de potência (120), oqual é composto de térmico, ventilador e cargasresistivas lineares, que são acionados pelosthiristores (triac^s), estes comandados pelosisoladores ópticos (107), conectados às saídas docontrolador PIC (200); térmico do circuito de potência(120) tem a finalidade de proteger o equipamento (100)de super aquecimento, ocasionado por eventual falhaeletro-mecânica ou uso.
10.) "DISPOSITIVO ANALISADOR DE DESVIO DE REGISTRO DEENERGIA ELÉTRICA", de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADO POR através de fios, conectamos osterminais de alimentação (101) do dispositivo (100) àsaída de carga do medidor de energia elétrica (50); omódulo controlador (200), através de variáveisrecebidas do módulo conversor (102) e configuraçõesselecionadas pelo operador (106), determina o tempo deacionamento da carga linear do circuito de potência(120) e deste modo, as ligações formam o dispositivo(100).
11.) "DISPOSITIVO ANALISADOR DE DESVIO DE REGISTRO DEENERGIA ELÉTRICA", de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADO POR controlador (200) interpreta ossinais digitais de entrada convertido pelo móduloconversor (102), realiza os cálculos pre-definidosarmazena e envia estes sinais traduzidos na forma degráficos ou dados alfanuméricos ao módulo display(110) de amostragem ao operador; os módulosalimentação do circuito (101) seguido do móduloconversor (102) enviando sinal digital para o módulocontrolador (200) que alimentado pelo móduloestabilizador de tensão (104) realiza as funçõesproposta e disponibiliza estas informações ao módulodisplay (110); módulo controlador (200) recebe asvariações da carga medido de energia (50) e utilizacomo meio de comparação o módulo carga constanterefrigerado pelo módulo ventilador (120).
12.) "DISPOSITIVO ANAL ISADOR DE DESVIO DE REGISTRO DEENERGIA ELÉTRICA", de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADO POR dispositivo (100) permite adisponibilidade de calibração diretamente noequipamento (dispositivo), obtendo a constante decorreção por meio de um padrão de referência,armazenando o valor de correção em memória nãovolátil, permitindo o ajuste fino em nivel desoftware, o qual é acessado por meio de uma senhainterna, evitando alterações indevidas. Ao efetuar acalibração do Kd menor, propaga a curva de correçãopara os demais Kd's, lista de Kd's previamenteinseridos, com possibilidade de novas inclusões ouexclusões diretamente no equipamento.
13.) "DISPOSITIVO ANALISADOR DE DESVIO DE REGISTRO DEENERGIA ELÉTRICA", de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADO POR acesso ao dispositivo (100) também éprotegido por uma senha interna através funcionalidadedo software, escolha do Kd do medidor através dosbotões de função, onde é acessada uma listapreviamente definida com todos os Kd's existentesativos no cadastro de medidores instalados no sistemapor meio do software conforme os fluxogramas deconfiguração inicial (201) e configuração de Kd's(202)(203).
14.) "DISPOSITIVO ANALISADOR DE DESVIO DE REGISTRO DEENERGIA ELÉTRICA", de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADO POR navegação amigável entre as opçõesde menu do equipamento através de botões de múltiplasfunções através do software conforme o fluxogramainicial (201) ;
15.) "DISPOSITIVO ANALISADOR DE DESVIO DE REGISTRO DEENERGIA ELÉTRICA", de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADO POR bloqueio de tensão na carga em tempode start ou durante o período de testes, mediante umasobre tensão ou ausência momentânea, restringindo ouabortando o teste se este limite for atingido por doisou mais ciclos. Esta funcionalidade evita apossibilidade de intermitência nos contatos da pontade prova e por conseqüência formação de arco elétricoatravés do software conforme o fluxograma de funçõesde calibração geral (204) medição e mediçõesanteriores (205).
16.) "DISPOSITIVO ANALISADOR DE DESVIO DE REGISTRO DEENERGIA ELÉTRICA", de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADO POR escolha do número de evoluções dodisco ou pulsos para o medidor eletrônico. Visandorefinar a análise do teste, por default, seráapresentado o valor de uma volta ou o último valorutilizado através do software conforme o fluxograma demedição (206);
17.) "DISPOSITIVO ANALISADOR DE DESVIO DE REGISTRO DEENERGIA ELÉTRICA", de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADO POR display da tensão média calculadadurante o período de teste, sinalizando possíveisanormalidades na rede e sinalização quanto a prováveisfalhas nas conexões através do cálculo da resistênciateórica pela variação da tensão, display da tensãoinstantânea e freqüência da rede, eliminando o uso devoltímetro para obtenção da tensão, sinalização sonoraquando o tempo estimado do teste chegar em +/- 80% dotempo previsto para o número de giros/pulso escolhido,calculado em função do Kd do medidor e da potênciaaplicada através do software conforme o fluxograma doprincipal (201);
18.) "DISPOSITIVO ANALISADOR DE DESVIO DE REGISTRO DEENERGIA ELÉTRICA", de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADO POR medição da energia consumida pelacarga artificial de referência por meio de conversoresA/D e um software integrador de energia porreferência, compensador de carga em função da variaçãoda tensão, além de cronômetro de alta fidelidade,garantindo a precisão do dispositivo (100) em +/- 2%,identificação da demanda instantânea consumida pelacarga do cliente, com base no cálculo do Kd do medidoratravés do software conforme o fluxograma decarga(207);
19.) "DISPOSITIVO ANALISADOR DE DESVIO DE REGISTRO DEENERGIA ELÉTRICA", de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADO POR cálculo do desvio em função daenergia consumida pela carga artificial de referênciae do calculo do Kd χ tempo de medição, listando nodisplay a margem detectada durante o teste através dosoftware conforme o fluxograma de configuraçãoinicial(201);
20.) "DISPOSITIVO ANALISADOR DE DESVIO DE REGISTRO DEENERGIA ELÉTRICA", de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADO POR geração de um código de controle como resultado do teste efetuado, gerado segundo umaseqüência randômica, criptografado no mesmo a margemde erro registrado, de forma a possibilitar aconferência da veracidade das informações registradapelo técnico de campo e os valores realmente obtidosno teste. Esta funcionalidade requer um processamentoposterior para decodificar o código gerado, sendo oalgoritmo fornecido juntamente com o dispositivo,através do software conforme o fluxograma de senha(208);
21.) "DISPOSITIVO ANALISACOR DE DESVIO DE REGISTRO DEENERGIA ELÉTRICA", de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADO POR capacidade de armazenar as últimasleituras efetuadas em memória não volátil, compossibilidade de acesso para consultas posterioresatravés do software conforme o fluxograma de medição(206);
BRPI0905490-1A 2009-12-21 2009-12-21 Dispositivo analisador de desvio de registro de energia elétrica (adr) BRPI0905490B1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0905490-1A BRPI0905490B1 (pt) 2009-12-21 2009-12-21 Dispositivo analisador de desvio de registro de energia elétrica (adr)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0905490-1A BRPI0905490B1 (pt) 2009-12-21 2009-12-21 Dispositivo analisador de desvio de registro de energia elétrica (adr)

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0905490A2 true BRPI0905490A2 (pt) 2011-02-01
BRPI0905490B1 BRPI0905490B1 (pt) 2022-06-07

Family

ID=43503044

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0905490-1A BRPI0905490B1 (pt) 2009-12-21 2009-12-21 Dispositivo analisador de desvio de registro de energia elétrica (adr)

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0905490B1 (pt)

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN103235232A (zh) * 2013-04-27 2013-08-07 安徽省电力公司蚌埠供电公司 负控终端与电表配对调试装置

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN103235232A (zh) * 2013-04-27 2013-08-07 安徽省电力公司蚌埠供电公司 负控终端与电表配对调试装置

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI0905490B1 (pt) 2022-06-07

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2439279T3 (es) Método y aparato para diagnóstico de transformador
KR100439646B1 (ko) 휴대용 변압기시험기
US7042229B2 (en) System and method for on line monitoring of insulation condition for DC machines
CN108700629A (zh) 用于检测绕组中的匝间故障的系统和方法
BR102012006937A2 (pt) mÉtodo de identificaÇço de fase para um medidor, medidor e sistema
US20050218906A1 (en) System and method for monitoring of insulation condition
JP6373019B2 (ja) 模擬電力供給装置及び正常計量確認装置
BR112019019733B1 (pt) Método para medir uma corrente por meio de um dispositivo de medição de corrente
BR102013028604B1 (pt) Método e dispositivo para determinar a intensidade e a tensão da corrente de cada fase da rede elétrica trifásica de tensão média, método para determinar a tensão de cada fase da rede elétrica de tensão média e método para monitorar os parâmetros da rede elétrica de tensão média
JP2015090365A (ja) 産業機械の漏れ電流をモニタリングするシステムおよび方法
CN107636481A (zh) 调试用于支路监测系统的电压传感器和支路电流传感器的方法和设备
BRPI0905490A2 (pt) dispositivo analisador de desvio de registro de energia elétrica (adr)
KR102556772B1 (ko) 전력량계의 상 오차 검출장치 및 그 방법
JP6116493B2 (ja) 電子式指示計器
CN106353643B (zh) 电阻比例电缆故障测试仪
CN108152782B (zh) 一种高供高计电能表更正系数的测试方法
CN204374404U (zh) 一种三相电能表外磁场校验装置
KR20210114139A (ko) 변압기 또는 변류기의 2차측 코일 단선 감시 방법
CN104614697A (zh) 一种三相电能表外磁场校验装置
KR100439647B1 (ko) 휴대용 앵글미터
CN107870298B (zh) 一种分压电路的电路参数检测电路、方法及电能表
KR100860865B1 (ko) 추가 전력 인입선을 이용한 전자식 전력량계용 변류기의2차측 코일 단선 자기진단장치
RU177935U1 (ru) Устройство эксплуатационного контроля состояния изоляции электрооборудования
Patrizi et al. Temperature sensitivity analysis of a power quality meter using thermal step test
Kanase et al. Condition Monitoring and Controlling of Induction Motors based on PIC Microcontroller and GSM System

Legal Events

Date Code Title Description
B03B Publication of an application: publication anticipated [chapter 3.2 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]
B12B Appeal against refusal [chapter 12.2 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 21/12/2009, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. PATENTE CONCEDIDA CONFORME ADI 5.529/DF, QUE DETERMINA A ALTERACAO DO PRAZO DE CONCESSAO.