BRPI0904870A2 - pneumatic - Google Patents

pneumatic Download PDF

Info

Publication number
BRPI0904870A2
BRPI0904870A2 BRPI0904870A BRPI0904870A2 BR PI0904870 A2 BRPI0904870 A2 BR PI0904870A2 BR PI0904870 A BRPI0904870 A BR PI0904870A BR PI0904870 A2 BRPI0904870 A2 BR PI0904870A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
zigzag
belt
amplitude
winding
belt structure
Prior art date
Application number
Other languages
Portuguese (pt)
Inventor
Francois Pierre Charles Gerard Georges
Vincent Benoit Mathonet
Jean-Michel Alphonse Fernand Gillard
Roland Willibrord Krier
Bernard Robert Nicolas
Original Assignee
Goodyear Tire & Rubber
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Goodyear Tire & Rubber filed Critical Goodyear Tire & Rubber
Publication of BRPI0904870A2 publication Critical patent/BRPI0904870A2/en

Links

Abstract

PNEUMáTICO Um pneumático é descrito que inclui uma banda de rodagem, uma carcaça e uma estrutura de reforço de correia interposta entre a carcaça e a banda de rodagem. A estrutura de correia inclui um par de correias operacionais, nas quais o ângulo das correias operacionais varia de cerca de 15 a cerca de 30 graus, em que a estrutura de correia inclui aindauma estrutura de correia em ziguezague, localizada radialmente para dentro das correias operacionais. A estrutura de correia em ziguezague é formada de pelo menos duas camadas de cordões, entretecidas conjuntamente de uma tira de borracha reforçada com um ou mais cordões, em que a tira formando a estrutura de correia em ziguezague é disposta em um primeiro enrolamento em ziguezague, estendendo-se dé uma pTimeira borda de correia lateral a uma segunda borda de correia lateral, em um comprimento de onda de ziguezague tendo uma primeira amplitude W1, seguida por uma segunda amplitude W2, na direção o- posta à dita primeira amplitude. A estrutura de correia em ziguezague é adicionalmente disposta em um segundo enrolamento em ziguezague, estendendo-se de uma primeira borda de correia lateral a uma segunda borda de correia lateral, em um comprimento de onda de ziguezague tendo uma primeira amplitude W2, seguida por uma segunda amplitude WI.PNEUMATIC A tire is described that includes a tread, a frame and a belt reinforcing structure interposed between the frame and the tread. The belt structure includes a pair of operating belts, in which the angle of the operating belts varies from about 15 to about 30 degrees, where the belt structure also includes a zigzag belt structure, located radially into the operating belts . The zigzag belt structure is formed of at least two layers of cords, interwoven together of a rubber strip reinforced with one or more cords, in which the strip forming the zigzag belt structure is arranged in a first zigzag winding, extending from a first side belt edge to a second side belt edge, in a zigzag wavelength having a first amplitude W1, followed by a second amplitude W2, in the direction opposite to said first amplitude. The zigzag belt structure is additionally arranged in a second zigzag winding, extending from a first side belt edge to a second side belt edge, in a zigzag wavelength having a first amplitude W2, followed by a second WI amplitude.

Description

"PNEUMÁTICO""PNEUMATIC"

Este pedido de patente reivindica o benefício do, e incorpora por referência o, pedi-do de patente provisório U.S. 61/139.168, depositado em 19 de dezembro de 2008.This patent application claims the benefit of, and incorporates by reference, U.S. Provisional Patent Application 61 / 139,168, filed December 19, 2008.

CAMPO DA INVENÇÃOFIELD OF INVENTION

Esta invenção se refere a um pneumático tendo uma carcaça e uma estrutura dereforço de correia, e, mais particularmente, a pneumáticos de lonas radiais parajuso em ae-ronaves, caminhões e outras aplicações de alta carga.This invention relates to a tire having a carcass and belt-reinforcing structure, and more particularly to radial-toe-jointed tires in aircraft, trucks and other high-load applications.

ANTECEDENTES DA INVENÇÃOBACKGROUND OF THE INVENTION

Em pneumáticos que têm que suportar cargas pesadas, tais como pneumáticos decaminhões ou pneumáticos de aeronaves, camadas de correia em ziguezague têm sido uti-lizadas para o acondicionamento de correias. As camadas de correia em ziguezague elimi-nam o corte das terminações das correias no ombro. Uma parte exemplificativa de umpneumático com uma camada de correia em ziguezague 5 é mostrado na Figura 1. A vanta-gem das camadas de correia em ziguezague é que não bordas de correia cortadas próximasao ombro, o que aperfeiçoa bastante a durabilidade do pneumático. As desvantagens dascamadas de correia em ziguezague é que nas bordas, próximas ao ombro, há sobreposiçãode camadas. Em algumas áreas, há camadas em demasia, tais como, tipicamente, 4 oumais camadas e mesmo 6 ou mais camadas em alguns locais. A redução de tiras de sobre-posição na área do ombro mostrou aperfeiçoar a durabilidade. Desse modo, é desejado terum pneumático com uma durabilidade de borda de correia sem excesso de peso.In tires that have to withstand heavy loads, such as truck tires or aircraft tires, zigzag belt layers have been used for strapping. Zigzag belt layers eliminate cutting off shoulder strap ends. An exemplary part of a pneumatic with a zigzag belt layer 5 is shown in Figure 1. The advantage of zigzag belt layers is that they do not cut belt edges near the shoulder, which greatly enhances the durability of the tire. The disadvantages of zigzag belt layers are that at the edges, near the shoulder, there is overlap of layers. In some areas there are too many layers, such as typically 4 or more layers and even 6 or more layers in some places. Reduction of overlapping shoulder straps has been shown to improve durability. Thus, it is desired to have a pneumatic with a non-overweight belt edge durability.

RESUMO DA INVENÇÃOSUMMARY OF THE INVENTION

A invenção proporciona, em um primeiro aspecto, um pneumático compreendendouma banda de rodagem, uma carcaça e uma estrutura de reforço de correia interposta entrea carcaça e a banda de rodagem. A estrutura de correia inclui um par de correias operacio-nais, nas quais o ângulo das correias operacionais varia de cerca de 15 a cerca de 30 graus,e uma estrutura de correia em ziguezague. A estrutura de correia em ziguezague é formadade pelo menos duas camadas de cordões, entretecidas conjuntamente de uma tira de borra-cha reforçada com um ou mais cordões, em que a tira formando a estrutura de correia emziguezague é disposta em um primeiro enrolamento em ziguezague, estendendo-se de umaprimeira borda de correia lateral a uma segunda borda de correia lateral, em um comprimen-to de onda de ziguezague tendo uma primeira amplitude W1, seguida por uma segunda am-plitude W2, na direção oposta à dita primeira amplitude. A estrutura de correia em zigueza-gue é adicionalmente disposta em um segundo enrolamento em ziguezague, estendendo-sede uma primeira borda de correia lateral a uma segunda borda de correia lateral, em umcomprimento de onda de ziguezague tendo uma primeira amplitude W2, seguida por umasegunda amplitude W1, na direção oposta à dita primeira amplitude.The invention provides, in a first aspect, a tire comprising a tread, a housing and a belt reinforcing structure interposed between the housing and the tread. The belt structure includes a pair of operating belts, in which the angle of the operating belts ranges from about 15 to about 30 degrees, and a zigzag belt structure. The zigzag belt structure is formed of at least two layers of strands, woven together of a reinforced rubber strip with one or more strands, wherein the strip forming the zigzag belt structure is arranged in a first zigzag winding, extending from a first side belt edge to a second side belt edge in a zigzag wave length having a first amplitude W1, followed by a second amplitude W2, in the opposite direction to said first amplitude. The zigzag belt structure is further arranged in a second zigzag winding, with a first side belt edge extending to a second side belt edge at a zigzag wave length having a first amplitude W2, followed by a second one. amplitude W1, in the opposite direction to said first amplitude.

A invenção proporciona, em um segundo aspecto, um pneumático compreendendouma banda de rodagem, uma carcaça e uma estrutura de correia interposta entre a carcaçae a banda de rodagem. A estrutura de correia inclui um par de correias operacionais, emque o ângulo das correias operacionais varia de cerca de 15 a cerca de 30 graus, e umaestrutura de correia em ziguezague. A estrutura de correia em ziguezague é formada depelo menos duas camadas de cordões entretecidas conjuntamente de uma tira de borrachareforçada com um ou mais cordões, e em que a estrutura de correiajsm ziguezague é for-mada de um primeiro enrolamento em ziguezague, tendo uma primeira amplitude WMax emuma primeira extremidade lateral e uma segunda amplitude Wmin em uma segunda extre-midade lateral, e WMax é maior do que Wmin; e um segundo enrolamento em ziguezague,tendo uma primeira amplitude WMin em uma primeira extremidade lateral e uma segundaamplitude Wmax em uma segunda extremidade lateral, e em que o segundo enrolamentoem ziguezague é localizado adjacente ao dito primeiro enrolamento em ziguezague.The invention provides, in a second aspect, a tire comprising a tread, a carcass and a belt structure interposed between the carcass and the tread. The belt structure includes a pair of operating belts, wherein the angle of the operating belts ranges from about 15 to about 30 degrees, and a zigzag belt structure. The zigzag belt structure is formed by at least two layers of strands woven together from a strand of rubber reinforced with one or more strands, and wherein the zigzag belt structure is formed of a first zigzag winding having a first amplitude. WMax at a first lateral end and a second amplitude Wmin at a second lateral end, and WMax is greater than Wmin; and a second zigzag winding, having a first WMin amplitude at a first side end and a second Wmax amplitude at a second side end, and wherein the second zigzag winding is located adjacent said first zigzag winding.

DEFINIÇÕESDEFINITIONS

"Enchimento" significa um elastômero não reforçado, posicionado radialmente aci-ma de um núcleo de talão."Filling" means an unreinforced elastomer, positioned radially above a bead core.

"Razão de aparência" do pneumático significa a razão da sua altura de seção (SH)para a sua largura de seção (SW), multiplicada por 100% expressão como um percentual."Appearance ratio" of the tire means the ratio of its section height (SH) to its section width (SW) multiplied by 100% expression as a percentage.

"Axial" e "axialmente" significam linhas ou direções que são paralelas ao eixo de ro-tação do pneumático."Axial" and "axially" means lines or directions that are parallel to the tire's rotation axis.

"Talão" significa aquela parte do pneumático compreendendo um elemento de ten-são anular, enrolado por cordões de lona e moldado, com ou sem outros elementos de re-forço, tais como cobre-talões, reforços de arame, enchimentos, protetores de unha e agen-tes antiatrito, para encaixe no aro de projeto."Bead" means that part of the tire comprising an annular tensioning element wrapped around canvas and molded, with or without other reinforcing elements such as bead covers, wire reinforcements, padding, nail protectors. and anti-friction agents, to fit the project rim.

"Pneumático de lonas enviesadas" significa um pneumático tendo uma carcaça comcordões de reforço na lona da carcaça, estendendo-se diagonalmente de núcleo de talão anúcleo de talão, a um ângulo de cerca de 25 - 50 graus com relação ao plano equatorial dopneumático. Os cordões se estendem a ângulos opostos em camadas alternadas."Bias tarpaulin tire" means a tire having a carcass with reinforcing ribs on the carcass ply extending diagonally from bead core to bead core at an angle of about 25 - 50 degrees to the dopneumatic equatorial plane. The strands extend at opposite angles in alternating layers.

"Carcaça" significa a estrutura de pneumático à parte da estrutura de correia, bandade rodagem, subbanda de rodagem, e borracha do costado sobre as lonas, mas incluindo ostalões."Carcass" means the tire structure apart from the belt structure, tread, tread, and side rubber over the tarps, but including the lugs.

"Circunferencial" significa linhas ou direções estendendo-se ao longo do perímetroda superfície da banda de rodagem anular perpendicular à direção axial."Circumferential" means lines or directions extending along the perimeter of the annular tread surface perpendicular to the axial direction.

"Agentes antiatrito" se referem a tiras estreitas de material colocadas em torno dolado externo do talão, para proteger as lonas de cordões do aro, distribuir flexão acima doaro, e selar o pneumático."Anti-friction agents" refer to narrow strips of material placed around the outside of the bead to protect the strings from the rim strands, to distribute flexion above the strand, and to seal the tire.

"Reforços de arame" significam uma estrutura de reforço localizada na parte talãodo pneumático."Cordão" significa um dos filamentos de reforço dos quais as lonas no pneumáticosão compreendidas."Wire ribs" means a reinforcement structure located on the pneumatic bead portion. "Cord" means one of the reinforcement filaments of which the pads on the tire are comprised.

"Plano equatorial (EP)" significa o plano perpendicular ao eixo de rotação do pneu-mático e passando pelo centro da sua banda de rodagem."Equatorial plane (EP)" means the plane perpendicular to the axis of rotation of the tire and passing through the center of its tread.

"Cobre-talão" significa um tecido reforçado enrolado em torno do núcleo do talão edo enchimento."Copper bead" means a reinforced fabric wrapped around the core of the bead and the filler.

"Impressão de desenho de rodagem" significa o remendo de contato ou área decontato da banda de rodagem do pneumático, com uma superfície chata a uma velocidadezero e sob carga e pressão normais."Tread design" means the contact patch or contact area of the tire tread, with a flat surface at zero speed and under normal load and pressure.

"Pano-forro interno" significa a ou as camadas de elastômero, ou de outro material,que formam a superfície interna de um pneumático sem câmara e que contêm o fluido deenchimento dentro do pneumático."Inner lining" means the layer or layers of elastomer, or other material, which forms the inner surface of a tubeless tire and which contains the inflating fluid within the tire.

"Razão final-inicial" significa a razão da borracha da banda de rodagem do pneumá-tico, que faz contato com a superfície de rolamento enquanto na impressão do desenho derodagem, dividida pela área da banda de rodagem na impressão do desenho de rodagem,incluindo as partes sem contato, tais como os entalhes."End-initial ratio" means the ratio of the tire tread rubber, which makes contact with the rolling surface while printing the tread pattern, divided by the tread area in the tread pattern print, including contactless parts such as notches.

"Pneumático de lonas radiais" significa um pneumático cintado ou restrito circunfe-rencialmente, no qual os cordões das lonas, que se estendem de talão em talão, são dispos-tos a ângulos de cordões entre 65 - 90 graus com relação ao plano equatorial do pneumático."Radial tarpaulin tire" means a circumferentially girdled or restrained tire in which the tarpaulins, which extend from bead to bead, are arranged at bead angles between 65 - 90 degrees with respect to the equatorial plane of the bead. pneumatic.

"Altura de seção" (SH) significa a distância radial do diâmetro nominal do aro para odiâmetro externo do pneumático no seu plano equatorial."Section height" (SH) means the radial distance from the nominal rim diameter to the outer diameter of the tire in its equatorial plane.

"Enrolamento" significa o modelo da tira formada em uma primeira revolução da tiraem torno de um tambor de construção de pneumático, pneumático ou núcleo."Winding" means the strip model formed in a first revolution of the strip around a tire, tire or core construction drum.

BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOSBRIEF DESCRIPTION OF DRAWINGS

A invenção vai ser descrita por meio de exemplo e com referência aos desenhosem anexo, em que:The invention will be described by way of example and with reference to the accompanying drawings, in which:

a Figura 1 é uma vista seccional esquemática de parte de um pneumático da técni-ca anterior, tendo uma correia em ziguezague;Figure 1 is a schematic sectional view of part of a prior art tire having a zigzag belt;

a Figura 2 ilustra uma seção transversal parcial de um pneumático exemplificativoda presente invenção;Figure 2 illustrates a partial cross section of an exemplary tire of the present invention;

a Figura 3 é um exemplo de um tambor de construção de pneumático, mostrando acorreia da presente invenção sendo formada;Figure 3 is an example of a tire construction drum showing the belt of the present invention being formed;

a Figura 4A é um exemplo de um tambor de construção de pneumático, dispostocircunferencialmente para fins ilustrativos, ilustrando uma primeira revolução integral da dis-posição de tira formando a correia em ziguezague;Figure 4A is an example of a tire construction drum disposed circumferentially for illustrative purposes, illustrating a first integral revolution of the strip arrangement forming the zigzag belt;

a Figura 4B é o tambor de construção de pneumático da Figura 4A, ilustrando ape-nas uma segunda revolução do modelo de cordão da correia em ziguezague (a primeirarevolução foi removida para clareza);Figure 4B is the tire construction drum of Figure 4A, illustrating only a second revolution of the zigzag belt drawstring model (the first revolution has been removed for clarity);

a Figura 4C é uma vista em primeiro plano da tira na borda de correia suportandouma volta em U;Figure 4C is a foreground view of the strap edge strap supporting a U-turn;

a Figura 5A é um exemplo de um tambor de construção de pneumático dispostocircunferencialmente para fins ilustrativos, ilustrando uma primeira revolução integral ou pri-meiro enrolamento da disposição de tira formando a correia em ziguezague;Fig. 5A is an example of a pneumatically disposable tire construction drum illustrative purposes illustrating a first integral revolution or first winding of the strip arrangement forming the zigzag belt;

a Figura 5B é o tambor de construção de pneumático da Figura 5A, ilustrando a se-gunda revolução do tambor, mostrando os primeiro e segundo enrolamentos da disposiçãode tira formando a correia em ziguezague;Figure 5B is the tire construction drum of Figure 5A illustrating the second revolution of the drum showing the first and second windings of the strip arrangement forming the zigzag belt;

a Figura 5C é o tambor de construção de pneumático da Figura 5A, ilustrando a ter-ceira revolução do tambor, mostrando os primeiro, segundo e terceiro enrolamentos da dis-posição de tira formando a correia em ziguezague;Figure 5C is the tire construction drum of Figure 5A illustrating the third revolution of the drum showing the first, second and third windings of the strip arrangement forming the zigzag belt;

a Figura 5D é o tambor de construção de pneumático da Figura 5A, ilustrando aquarta revolução do tambor, mostrando os primeiro, segundo, terceiro e quarto enrolamen-tos da disposição de tira formando a correia em ziguezague;Figure 5D is the tire construction drum of Figure 5A illustrating each revolution of the drum showing the first, second, third and fourth windings of the strip arrangement forming the zigzag belt;

a Figura 6 ilustra a borda de correia em ziguezague;Figure 6 illustrates the zigzag belt edge;

a Figura 7 ilustra a vista em seção transversal da borda de correia em ziguezaguenas seções A - A, B - B, C - C, D - D e E - E, mostrando a sobreposição de camadas esti-mada;Figure 7 illustrates the cross-sectional view of the zigzag belt edge in sections A - A, B - B, C - C, D - D and E - E showing the overlapping of stretched layers;

a Figura 8 ilustra a vista em seção transversal da borda de correia em ziguezaguenas seções A - A, B - B, C - C, D - D e E - E, mostrando a sobreposição de camadas esti-mada, para a correia em ziguezague da técnica anterior da Figura 1;Figure 8 illustrates the cross-sectional view of the zigzag belt edge in sections A - A, B - B, C - C, D - D and E - E, showing the overlap of stretched layers for the zigzag belt. from the prior art of Figure 1;

as Figuras 9A - 9C ilustram uma correia em ziguezague tendo um deslocamentotransversal de 0,1 mm e em que o ângulo de deslocamento do tambor é variado de 6,75graus, mostrado na Figura 9A, a 13,5 graus, mostrado na Figura 9B, e 27 graus, mostradona Figura 9C; eFigures 9A - 9C illustrate a zigzag belt having a transverse displacement of 0.1 mm and wherein the drum travel angle is varied from 6.75 degrees, shown in Figure 9A, to 13.5 degrees, shown in Figure 9B, and 27 degrees, shown in Figure 9C; and

as Figuras 10A - 10C ilustram uma correia em ziguezague tendo um deslocamentotransversal de 8 mm, e em que o ângulo de deslocamento do tambor é variado de 6,75graus, mostrado na Figura 10A, a 13,5 graus, mostrado na Figura 10B, e 27 graus, mostradona Figura 10C.Figures 10A-10C illustrate a zigzag belt having an 8mm cross-sectional displacement, wherein the angle of displacement of the drum is varied from 6.75 degrees, shown in Figure 10A, to 13.5 degrees, shown in Figure 10B, and 27 degrees, shown in Figure 10C.

DESCRIÇÃO DETALHADA DE UMA MODALIDADE EXEMPLIFICATIVA DA INVENÇÃODETAILED DESCRIPTION OF AN EXEMPLIFICATIVE MODE OF THE INVENTION

A Figura 2 ilustra uma seção transversal parcial de um pneumático radial 10 exem-plificativo, que inclui uma parte talão 23 tendo um núcleo de talão 22 embutido nele, umaparte costado 24 estendendo-se radialmente para fora da parte talão 23, e uma parte bandade rodagem cilíndrica 25 estendendo-se entre as extremidades radialmente externas daspartes costado 24. O pneumático 10 é reforçado por uma carcaça 31, estendendo-se toroi-dalmente de uma parte talão 23 para a outra parte talão 23' (não mostrada). A lona de car-caça 32 é ancorada no núcleo de talão, e pode, por exemplo, se enrolar em torno de cadanúcleo de talão 22 do interior do pneumático 10, longe do plano equatorial EP, para formarpartes de redobra. Um acondicionamento de reforço de correia 40 é disposto entre a carca-ça 31 e a parte banda de rodagem 25.Figure 2 illustrates a partial cross section of an exemplary radial tire 10 including a bead portion 23 having a bead core 22 embedded therein, a side portion 24 extending radially outwardly of the bead portion 23, and a flat portion cylindrical tread 25 extending between the radially outer ends of the side portions 24. The tire 10 is reinforced by a housing 31, extending from one bead part 23 to the other bead part 23 '(not shown). The carcass ply 32 is anchored to the bead core, and may, for example, wrap around bead core 22 inside the tire 10, away from the equatorial plane EP, to form refolding parts. A belt reinforcement housing 40 is disposed between the housing 31 and the tread 25.

O acondicionamento de reforço de correia 40, de acordo com uma modalidade e-xemplificativa da presente invenção, inclui um par de correias operacionais 41, 42. A correia41 é localizada radialmente para dentro da 42. A correia 41 tem uma largura que é aproxi-madamente igual à largura do arco da banda de rodagem. De preferência, a correia 41 temuma largura de correia substancialmente igual à largura do arco da banda de rodagem. Oângulo do amortecedor da correia 41 é entre cerca de 16 e 30 graus, de preferência, comuma orientação à esquerda, particularmente, na faixa de cerca de 19 a cerca de 25 graus.Os ângulos da correia são medidos com relação à direção circunferencial. A correia 41 éfeita, de preferência, de aço tendo uma construção 4+3x.35. O % de alongamento a 10% decarga de ruptura pode variar de cerca de 0,18 a cerca de 0,26, e, particularmente, superior a0.2. O % de alongamento é medido em um cordão tirado de um pneumático vulcanizado. O% de alongamento a 10% de carga de ruptura para um cordão verde, nu pode variar de cer-ca de 0,2 a cerca de 0,27%.The belt reinforcement pack 40 according to an exemplary embodiment of the present invention includes a pair of operating belts 41, 42. The belt 41 is located radially into the 42. The belt 41 has a width that is approximately equal to the arc width of the tread. Preferably, the belt 41 has a belt width substantially equal to the tread arch width. Belt damper angle 41 is between about 16 and 30 degrees, preferably with a left orientation, particularly in the range of about 19 to about 25 degrees. Belt angles are measured with respect to the circumferential direction. The belt 41 is preferably made of steel having a 4 + 3x.35 construction. The% elongation at 10% burst strength can range from about 0.18 to about 0.26, and particularly greater than 0.2. % Elongation is measured on a cord taken from a vulcanized tire. The% elongation at 10% breaking load for a green, bare cord may range from about 0.2 to about 0.27%.

A correia 42 é o segundo elemento do par de correias operacionais. A correia 42tem uma largura inferior àquela largura da correia 41 (a outra correia operacional), e é, depreferência, radialmente para fora da correia 41. De preferência, a correia 42 tem uma largu-ra inferior à largura da correia 41 por um grau acentuado, que pode variar de cerca de 10 acerca de 20 mm. A correia 42 tem um ângulo de amortecedor entre cerca de 16 e 30 graus,de preferência, com uma orientação à direita, particularmente, na faixa de cerca de 19 acerca de 25 graus. A correia 42 é feita, de preferência, do mesmo arame que o da correia41, tendo a mesma construção com a mesma orientação angular oposta que a 41.Belt 42 is the second element of the operating belt pair. Belt 42 is less than that width of belt 41 (the other operating belt), and is preferably radially outward of belt 41. Preferably, belt 42 is less than the width of belt 41 by a degree. which can range from about 10 to about 20 mm. The belt 42 has a damping angle between about 16 and 30 degrees, preferably with a right orientation, particularly in the range of about 19 to about 25 degrees. Belt 42 is preferably made of the same wire as belt 41 having the same construction with the same opposite angular orientation as 41.

A estrutura de correia 40 compreende ainda uma estrutura de correia em zigueza-gue 39, que é preferivelmente localizada radialmente para dentro de ambas as correias ope-racionais 41, 42. A correia em ziguezague 39 pode ser formada do uso de quaisquer dosmodelos em ziguezague descritos abaixo. De preferência, a estrutura de correia em zigue-zague tem 0,5 onda em ziguezague por revolução do tambor ou 1 onda em ziguezague porrevolução do tambor. A largura do tambor da correia em ziguezague é, de preferência, nafaixa de cerca de 70% a cerca de 80% da largura do arco da banda de rodagem, e, particu-larmente, na faixa de 73 - 77%. A correia em ziguezague 39 pode ser de aço, formada emuma construção de alto alongamento, tal como, por exemplo, 3x7x.22HE, e tendo EPC decerca de 5,5 (EPI de cerca de 14). O arame de alto alongamento pode ter um % de alonga-mento, a 10% da carga de ruptura, variando de cerca de 1,7 - 2,05% para um cordão verde,nu. O arame de alto alongamento pode ter um % de alongamento, a 10% da carga de ruptu-ra, variando de cerca de 0,45 - 0,68%, tirado do pneumático curado. Outro exemplo de umaconstrução de cordões, adequada para a invenção, é feito de aço tendo uma construção4x7x.26HE, tendo EPC DE 7,1 (EPI de 18).The belt structure 40 further comprises a zigzag belt structure 39, which is preferably located radially into both operating belts 41, 42. Zigzag belt 39 may be formed from the use of either zigzag pattern. described below. Preferably, the zigzag belt structure is 0.5 zigzag wave per revolution of the drum or 1 zigzag wave per revolution of the drum. The drum width of the zigzag belt is preferably in the range of about 70% to about 80% of the tread arch width, and particularly in the range of 73 - 77%. The zigzag belt 39 may be steel, formed into a high elongation construction, such as, for example, 3x7x.22HE, and having an EPC of about 5.5 (EPI of about 14). High elongation wire may have a% elongation at 10% of the breaking load, ranging from about 1.7 - 2.05% for a bare green cord. High elongation wire may have a% elongation at 10% of the rupture load, ranging from about 0.45-0.68% taken from the cured tire. Another example of a bead construction suitable for the invention is made of steel having a 4x7x.26HE construction having EPC DE 7.1 (EPI of 18).

Alternativamente, a correia em ziguezague pode ser não metálica. Um exemplo deum cordão não metálico, que pode ser usado, é aramida, tendo uma construção 1670/3,com uma densidade de EPC (extremidades por centímetro) de 9,4 (EPI - extremidades porpolegada - de 24). A aramida pode ter também uma construção 3300/3 com EPC de 9,4(EPI de 24). O % de alongamento pode ter também uma construção 3300/3 com EPC de 9,4(EPI de 24). O % de alongamento, a 10% da carga de ruptura,-para um cordão nu e; tipica~mente, 0,98%.Alternatively, the zigzag belt may be non-metallic. An example of a non-metallic bead that can be used is aramid having a 1670/3 construction having an EPC (ends per centimeter) density of 9.4 (EPI - ends per inch) of 24). The aramid may also have a 3300/3 EPC construction of 9.4 (EPI of 24). The% elongation may also have a 3300/3 EPC construction of 9.4 (EPI of 24). The% elongation at 10% of the breaking load for a bare cord and; typically 0.98%.

Prefere-se que a correia em ziguezague seja formada de um cordão tendo uma ri-gidez ou robustez que é definida a seguir. A rigidez é análoga a uma mola tendo uma equa-ção F = KX, na qual F é a força por unidade da largura transversal da tira (N/polegada); K éa rigidez da força por largura transversal dividida pelo % de alongamento na direção longitu-dinal, N/cm (N/polegada), e X é % de alongamento relativo na direção longitudinal. Dessemodo, em uma representação da força / largura transversal vs. % de alongamento relativo, arigidez vai ser igual à inclinação da curva. Deseja-se selecionar um cordão e densidade decordão na direção transversal (EPI), proporcionando uma rigidez de tira na faixa de cerca de118.110 N/cm (300.000 N/polegada) a cerca de 314.960 N/cm (800.000 N/polegada), e, par-ticularmente, na faixa de cerca de 137.795 N/cm (350.000 N/polegada) a cerca de 295.275N/cm (750.000 N/polegada). As propriedades do cordão descrito acima são medidas usandoum cordão tirado de um pneumático curado.It is preferred that the zigzag belt be formed of a cord having a stiffness or sturdiness as defined below. The stiffness is analogous to a spring having an equation F = KX, where F is the force per unit of the transverse width of the strip (N / inch); K is the stiffness of the transverse width force divided by the% elongation in the longitudinal direction, N / cm (N / inch), and X is the relative elongation% in the longitudinal direction. Of this, in a representation of the force / transversal width vs. % relative elongation, stiffness will be equal to the slope of the curve. A cross-sectional string (EPI) string and density should be selected, providing a strip stiffness in the range of about 118,110 N / cm (300,000 N / inch) to about 314,960 N / cm (800,000 N / inch) and particularly in the range from about 137,795 N / cm (350,000 N / inch) to about 295,275 N / cm (750,000 N / inch). The properties of the cord described above are measured using a cord taken from a cured tire.

A razão de aspecto do pneumático descrito acima pode variar. A razão de aspectoé, de preferência, na faixa de cerca de 50 a cerca de 90. O pneumático pode ter uma razãofinal-inicial na faixa de cerca de 70 a cerca de 90, particularmente, na faixa de cerca de 74 acerca de 86, especialmente, cerca de 78 a 84.The aspect ratio of the tire described above may vary. The aspect ratio is preferably in the range of from about 50 to about 90. The tire may have a starting ratio in the range of about 70 to about 90, particularly in the range of about 74 to about 86, especially about 78 to 84.

CONSTRUÇÃO DE CORREIA EM ZIGUEZAGUEZIGZAG BELT CONSTRUCTION

A Figura 3 ilustra um tambor de construção de pneumático 48, tendo bordas circun-ferenciais axiais 44, 45. Para formar a estrutura de correia em ziguezague modificada 39 notambor de construção de pneumático, o tambor de construção de pneumático é girado comouma tira emborrachada 43 de cordão é enrolada em torno do tambor, em uma direção ge-ralmente circunferencial, estendendo-se de um modo alternado de uma borda de tambor 44à outra borda de tambor 45.Figure 3 illustrates a tire construction drum 48 having axial circumferential edges 44, 45. To form the modified zigzag belt structure 39 notably the tire construction, the tire construction drum is rotated with a rubberized strip 43. The bead is wound around the drum in a generally circumferential direction, alternately extending from one drum edge 44 to another drum edge 45.

As Figuras 4A e 4B ilustram o tambor de construção de pneumático, em que a cir-cunferência do tambor é disposta plana, de 0 grau radiano (grau) a 2tt radianos (360 graus).A Figura 4A ilustra um primeiro enrolamento para uma primeira revolução do tambor da cor-reia em ziguezague sendo formada no tambor. A invenção também pode ser formada emum núcleo ou pneumático, e não é limitada a ser formada em um tambor de construção depneumático. Para fins ilustrativos, o ponto de partida inicial 50 vai ser o plano central circun-ferencial intermediário do tambor a 0 radiano, embora, qualquer ponto de partida possa serusado. A tira é primeiro angulada a um ângulo a com a borda 45 do tambor de construçãode pneumático. Este se correlaciona a um local de cerca de tt/2 radianos para 1 ziguezaguepor revolução. A descrição apresentada a seguir ilustra o modelo para 1 onda de zigueza-gue por revolução, e não é limitada ao mesmo, pois a onda de ziguezague por revoluçãopode variar como desejado. Na borda 45 do tambor de construção de pneumático, a tira-temuma primeira largura axial ou amplitude W1, medida a partir do centro ou plano circünferen-cial intermediário do tambor. W1 é, de preferência, a largura axial máxima localizada próxi-ma à borda do tambor. A seguir, a tira pode opcionalmente continuar por uma distância L,em uma direção circunferencial (0 graus) na borda 44. Como mostrado na Figura 4C, a tiraé, de preferência, girada em U sem ângulos agudos, e é, de preferência, raiada nos pontosde trajisição T1 e T2. Como mostrado na Figura 4, a tira é então angulada a -a no sentidoda borda do tambor oposta 44. A cerca de 3/2 tt radiano, a tira tem uma segunda larguraaxial ou amplitude W2, que é medida a partir do plano central, e é diferente da W1. A W1 épreferivelmente maior do que a W2. Desse modo, a tira não se estende completamente paraa extremidade axial 44 do tambor. A seguir, a tira pode ser orientada opcionalmente em umadireção substancialmente circunferencial (0 grau) para uma distância circunferencial L. Fi-nalmente, a tira é angulada no sentido do plano central circunferencial intermediário a umângulo a. A tira atinge o plano central circunferencial intermediário a cerca de 2tt radianos.Figures 4A and 4B illustrate the tire construction drum, wherein the circumference of the drum is arranged flat, from 0 degree radian (degree) to 2tt radians (360 degree). Figure 4A illustrates a first winding for a first revolution of the zigzag belt drum being formed in the drum. The invention may also be formed into a core or pneumatic, and is not limited to being formed into a drum of a pneumatic construction. For illustrative purposes, the initial starting point 50 will be the intermediate circumferential central plane of the drum at 0 radian, although any starting point may be used. The strip is first angled at an angle to the edge 45 of the pneumatic construction drum. This correlates to a location of about tt / 2 radians to 1 zigzag per revolution. The following description illustrates the model for 1 zigzag wave per revolution, and is not limited to it, since the zigzag wave per revolution may vary as desired. At the edge 45 of the tire construction drum, the strip has a first axial width or amplitude W1, measured from the center or intermediate circumferential plane of the drum. W1 is preferably the maximum axial width located near the edge of the drum. Thereafter, the strip may optionally continue for a distance L in a circumferential direction (0 degrees) at edge 44. As shown in Figure 4C, the strip is preferably U-shaped without sharp angles, and is preferably rayed at the points of trajectory T1 and T2. As shown in Figure 4, the strip is then angled a -a towards the opposite drum edge 44. At about 3/2 tt radian, the strip has a second axial width or amplitude W2, which is measured from the central plane, and it's different from W1. W1 is preferably larger than W2. Thus, the strip does not extend completely to the axial end 44 of the drum. Thereafter, the strip may be optionally oriented in a substantially circumferential (0 degree) direction to a circumferential distance L. Finally, the strip is angled in the direction of the intermediate circumferential central plane to an angle α. The strip reaches the intermediate circumferential central plane at about 2t radians.

A disposição da tira para um segundo enrolamento é mostrada na Figura 4b. Com ointuito de clareza, o primeiro enrolamento foi removido. O ponto de partida 50' do segundoenrolamento foi indexado axialmente a um grau desejado, dependendo do grau de vão entreas sucessivas tiras desejadas. Para fins ilustrativos, o segundo enrolamento da tira é inde-xado a uma largura de tira, de modo que se encosta no primeiro enrolamento. Partindo em50', a tira é primeiro angulada a um ângulo a com a borda 45 do tambor de construção depneumático. Isto se correlaciona com um local de cerca de tí/radiano para 1 ziguezague porrevolução. Neste local, a tira tem uma largura axial ou amplitude W2, medida a partir do cen-tro ou plano central circunferencial intermediário do tambor. A seguir, a tira pode continuaropcionalmente a uma distância L, em uma direção circunferencial (cerca de 0 grau) na borda44. Como mostrado na Figura 4C, a tira é preferivelmente girada na borda do tambor semângulos agudos, e é, de preferência, raiada nos pontos de transição T1, T2. Como mostradonas Figuras 4b e 4C, a tira é então angulada do ponto de transição T2 a -a no sentido daborda do tambor oposta 44. A cerca de 3/2 tt radiano, a tira tem uma largura axial ou ampli-tude W1. A seguir, a tira pode ser orientada opcionalmente em uma direção circunferencial(cerca de 0 grau) para uma distância circunferencial L. Como mostrado na Figura 4C, a tiraé preferivelmente girada na borda do tambor sem ângulos agudos, e, de preferência, é raia-da nos pontos de transição T1, T2. Finalmente, a tira é angulada no sentido do plano centralcircunferencial intermediário a um ângulo a. A tira atinge o plano central circunferencial in-termediário a 2rr radianos.The arrangement of the strip for a second winding is shown in Figure 4b. For the sake of clarity, the first winding has been removed. The starting point 50 'of the second winding was axially indexed to a desired degree, depending on the degree of successive gap between desired strips. For illustrative purposes, the second strip winding is set to a strip width so that it abuts the first winding. Starting at 50 ', the strip is first angled at an angle to the edge 45 of the pneumatic construction drum. This correlates with a site of about t / radian to 1 zigzag per revolution. At this location, the strip has an axial width or amplitude W2, measured from the center or circumferential central plane of the drum. Thereafter, the strip may continue optionally at a distance L in a circumferential direction (about 0 degrees) at the edge44. As shown in Figure 4C, the strip is preferably rotated at the edge of the drum without sharp angles, and is preferably streaked at the transition points T1, T2. As shown in Figures 4b and 4C, the strip is then angled from transition point T2 a -a in the opposite direction of the opposite drum 44. At about 3/2 radian, the strip has an axial width or amplitude W1. Thereafter, the strip may be optionally oriented in a circumferential direction (about 0 degrees) to a circumferential distance L. As shown in Figure 4C, the strip is preferably rotated at the drum edge without sharp angles, and preferably is streaked. -da at the transition points T1, T2. Finally, the strip is angled toward the intermediate circumferential central plane at an angle α. The strip reaches the mid-circumferential circumferential central plane at 2rr radians.

Desse modo, em um primeiro enrolamento de tira, a tira atravessada do ponto departida a uma primeira amplitude W1, depois a uma segunda amplitude W2, e então de voltapara o ponto de partida. W1 e W2 ficam em direções opostas do plano central, eWW W2,e, de preferência, W1 > W2. Depois em um segundo enrolamento de tira, a tira atravessadade um ponto de partida indexado a uma primeira amplitude W2, depois a uma segunda am-plitude W1, e então de volta para o ponto de partida. Desse modo, os enrolamentos de tirase encostam, mas podem ser também sobrepostos ou espaçados entre si. A tira pode sertambém deslocada circunferencialmente nas bordas, sozinha ou em combinação com o mo-delo de ziguezague de amplitude variável.Thus, in a first strip winding, the strip is traversed from the point divided to a first amplitude W1, then to a second amplitude W2, and then back to the starting point. W1 and W2 are in opposite directions from the central plane, eWW W2, and preferably W1> W2. Then in a second strip winding, the strip traverses a starting point indexed to a first amplitude W2, then a second amplitude W1, and then back to the starting point. Thus, the tirase windings abut but can also be overlapped or spaced apart. The strip may also be circumferentially displaced at the edges, either alone or in combination with the variable amplitude zigzag pattern.

Uma segunda modalidade da invenção é como descrito acima, exceto pelas dife-renças apresentadas a seguir. Caso não haja N revoluções necessárias para formar a estru-tura de correia em ziguezague, depois das primeiras N/2 revoluções, cada enrolamento emziguezague tem um modelo de W1 - W2. Para a segunda metade (N/2) das revoluções, ca-da enrolamento em ziguezague tem um modelo W2 - W1, em que W1 e W2 se estendemem direções opostas do plano central, e W1 * W2. De preferência, W1 > W2.A second embodiment of the invention is as described above, except for the differences presented below. If there are no N revolutions required to form the zigzag belt structure, after the first N / 2 revolutions, each zigzag winding has a W1 - W2 model. For the second half (N / 2) of the revolutions, each zigzag winding has a model W2 - W1, where W1 and W2 extend opposite directions of the central plane, and W1 * W2. Preferably W1> W2.

Uma terceira modalidade da invenção vai ser descrita a seguir. A Figura 5A ilustraum primeiro enrolamento da tira tendo uma primeira amplitude W1, seguida por uma segun-da amplitude W2 na direção oposta. A Figura 5B ilustra um segundo enrolamento da tira, emque a tira tem uma primeira amplitude W2, seguida por uma segunda amplitude W1 na dire-ção oposta. O segundo enrolamento foi indexado a uma distância desejada do primeiro en-rolamento, e, desse modo, pode se encostar (como mostrado), se sobrepor ou ser espaçadodele.A third embodiment of the invention will be described below. Figure 5A illustrates a first strip winding having a first amplitude W1, followed by a second amplitude W2 in the opposite direction. Figure 5B illustrates a second strip winding, wherein the strip has a first amplitude W2, followed by a second amplitude W1 in the opposite direction. The second winding has been indexed at a desired distance from the first winding, and thus can lean (as shown), overlap or be spaced from it.

A Figura 5C ilustra um terceiro enrolamento de tira, em que o enrolamento de tirafoi mexido ou deslocado circunferencialmente dos dois enrolamentos de tira prévios, de mo-do que a volta na borda é deslocada das bordas dos enrolamentos prévios. Logo depois dolocal tt/2, a uma distância de deslocamento C, a tira tinha uma amplitude W1, e uma ampli-tude W2 logo depois do local 3tt/2. A Figura 5D ilustra um quarto enrolamento de tira, a tiraé também deslocada circunferencialmente dos primeiro e segundo enrolamentos, para redu-zir o calibre da tira de correia na borda de correia externa. Como mostrado, logo depois dolocal tt/2, a uma distância de deslocamento D, a tira tem uma primeira amplitude W2, e umasegunda amplitude W1 a uma distância de deslocamento D. A distância de deslocamento Dé diferentes da distância de deslocamento C. De preferência, a distância de deslocamento Dé inferior à distância de deslocamento C. Para formar a camada de correia em ziguezaguecompleta, a seqüência como descrito é repetida até que a camada de correia seja formada.Figure 5C illustrates a third strip winding, wherein the strip winding has been moved or circumferentially displaced from the two previous strip windings, so that the turn on the edge is offset from the edges of the previous windings. Just after dolocal tt / 2, at a displacement distance C, the strip had an amplitude W1, and an amplitude W2 just after location 3tt / 2. Figure 5D illustrates a fourth strip winding, the strip is also circumferentially displaced from the first and second windings to reduce the gauge of the belt strip at the outer belt edge. As shown, right after dolocal tt / 2, at a travel distance D, the strip has a first amplitude W2, and a second amplitude W1 at a travel distance D. The travel distance D is different from the travel distance C. Preferably , the travel distance D is less than the travel distance C. To form the complete zigzag belt layer, the sequence as described is repeated until the belt layer is formed.

A Figura 6 ilustra uma 1 onda de ziguezague por revolução de correia na área pró-xima da borda de correia tendo camadas ou tiras múltiplas. A Figura 7 ilustra as vistas emseção transversal da borda de correia tomadas em vários locais A - A por E - E. Como mos-trado, o grau de sobreposição de tira varia de cerca de uma camada a um máximo de 4 ca-madas na seção C - C. A Figura 8 ilustra a disposição de correia em ziguezague da técnicaanterior, na qual há até 6 camadas sobrepondo-se entre si. Desse modo, a configuração decorreia da presente invenção reduziu o número de camadas sobrepostas, o que se acreditaque reduza a durabilidade do pneumático.Figure 6 illustrates a belt revolution zigzag wave in the area near the belt edge having multiple layers or strips. Figure 7 illustrates the cross-sectional views of the belt edge taken at various locations A - A by E - E. As shown, the degree of strip overlap ranges from about one layer to a maximum of 4 layers at the top. section C - C. Figure 8 illustrates the prior art zigzag belt arrangement in which there are up to 6 layers overlapping each other. Thus, the resulting configuration of the present invention has reduced the number of overlapping layers, which is believed to reduce the durability of the tire.

A tira é formada de uma fita emborrachada de um ou mais cordões. A largura da ti-ra pode variar, e pode ser, por exemplo, de uma largura de cerca de 5 - 14 mm, e, particu-larmente, cerca de 10-13 mm de largura. Os reforços de cordões podem ser formados denáilon, poliéster, aramida ou aço. Todas as modalidades exemplificativas acima foram ilus-tradas com 1 onda de ziguezague por 1 revolução de tambor. A invenção pode incluir tam-bém N ondas de ziguezague por 1 revolução de tambor, em que N é igual ou superior a0,25. N pode ser também um número inteiro > 1. Por exemplo, a tira pode ser disposta demodo que uma onda em ziguezague integral ocorra em 2 revoluções de tambor integrais ou1/2 ziguezague por revolução. A invenção, como descrito acima, pode também manter astiras em contato, desse modo, não havendo qualquer vão no espaçamento de enrolamentosconsecutivos. Alternativamente, o enrolamento sucessivo de tiras pode ser sobreposto decerca de 1% a cerca de 100% da largura da tira. Alternativamente, o enrolamento sucessivode tiras pode ter uma distância de vão G formada entre elas. G pode variar de cerca de 1%a cerca de 100% da largura da tira.The strip is formed of a rubberized ribbon of one or more strands. The width of the strip may vary, and may be, for example, from a width of about 5-14 mm, and particularly about 10-13 mm wide. Cord reinforcements can be formed of nylon, polyester, aramid or steel. All of the above exemplary embodiments have been illustrated with 1 zigzag wave per 1 drum revolution. The invention may also include N zigzag waves per 1 drum revolution, where N is 0.25 or greater. N may also be an integer> 1. For example, the strip may be arranged so that an integral zigzag wave occurs in 2 integral drum revolutions or 1/2 zigzag per revolution. The invention, as described above, can also keep gaps in contact, thus there is no gap in the consecutive winding spacing. Alternatively, successive strip winding may be overlapped from about 1% to about 100% of the width of the strip. Alternatively, the successive strip winding may have a gap distance G formed between them. G may range from about 1% to about 100% of the width of the strip.

Outra variável, que pode ser utilizada é o deslocamento do tambor, que é melhormostrado na Figura 4c. O deslocamento do tambor é a distância circunferencial do tambor(medida em graus ou radianos) da borda da tira ao ponto Y para o ponto X. Em outras pala-vras, o deslocamento do tambor é metade da distância circunferencial pela qual a tira fazuma volta em U, medida do ponto Y mais próximo à borda, ao ponto X no qual a volta écompletada. O deslocamento do tambor ou distância de volta pode ser variada, alongandoefetivamente a borda na direção circunferencial se aumentada, ou resultando em um ângulode volta mais agudo. Por exemplo, o deslocamento do tambor pode variar de cerca de 5graus a cerca de 30 graus, e, particularmente, de cerca de 10 a cerca de 16 graus. Na me-dida em que o deslocamento do tambor aumenta, o ângulo da tira a também aumenta. AsFiguras 9A - 9C ilustram uma tira disposta no tambor em um 1 ziguezague por revolução dotambor. A Figura 9A ilustra um deslocamento do tambor de 6,75 graus, resultando em um a de 6,65graus. A Figura 9B ilustra um deslocamento de tambor de 13,5 graus, resultando em um ade 7,22 graus. A Figura 9C ilustra um deslocamento de tambor de 27 graus, resultando emum a de 8,76 graus. Como se pode notar de uma revisão de todas as figuras, na medida emque o deslocamento do tambor é aumentado, o ângulo de uma volta se alonga ao longo daborda e resulta em um passo mais homogêneo. O aumento no deslocamento do tambortambém resulta em um a ligeiramente mais alto. Na medida em que o deslocamento dotambor é aumentado, o grau de sobreposição das camadas da tira aumenta de 2,83 na Fi-gura 9A para 3,87 na Figura 9B, e acima de 6 na Figura 9C.Another variable that can be used is drum displacement, which is best shown in Figure 4c. Drum displacement is the circumferential distance of the drum (measured in degrees or radians) from the edge of the strip to point Y to point X. In other words, the displacement of the drum is half the circumferential distance by which the strip makes one turn. in U, measured from the point Y closest to the edge, to the point X at which the lap is completed. Drum travel or lap distance may be varied, effectively extending the rim in the circumferential direction if increased, or resulting in a sharper lap angle. For example, the displacement of the drum may range from about 5 degrees to about 30 degrees, and particularly from about 10 to about 16 degrees. As the displacement of the drum increases, the angle of the strip a also increases. Figures 9A - 9C illustrate a strip arranged on the drum in a 1 zigzag per dotambor revolution. Figure 9A illustrates a 6.75 degree drum displacement, resulting in a 6.65 degree steel. Figure 9B illustrates a drum shift of 13.5 degrees, resulting in a 7.22 degree adjustment. Figure 9C illustrates a 27 degree drum shift, resulting in an 8.76 degree barrel. As can be seen from a review of all figures, as the displacement of the drum is increased, the angle of one revolution extends along the edge and results in a more homogeneous step. Increased drum displacement also results in a slightly higher one. As the dotambor offset is increased, the degree of overlap of the strip layers increases from 2.83 in Figure 9A to 3.87 in Figure 9B, and above 6 in Figure 9C.

Outra variável, que pode ser utilizada é o deslocamento transversal. O deslocamen-to transversal é a distância axial da borda da correia, a partir da borda do tambor, em mm.Por aumento do deslocamento transversal, a tira começa a girar mais cedo, e pode resultarem bordas de correia irregulares, como mostrado nas Figuras 10A e 10B, em comparaçãocom as Figuras 9A e 9B. As Figuras 10A - 10C ilustram um deslocamento transversal de 8mm. A Figura 10A ilustra um deslocamento do tambor de 6,75 graus, resultando em um a de5,96 graus. A Figura 10B ilustra uma distância de deslocamento de 13,5 graus, resultandoem um a de 6,48 graus. A Figura 10C ilustra uma distância de deslocamento de 27 graus,resultando em um a de 7,18 graus. O efeito de diminuição do deslocamento transversal re-sulta em uma correia com bordas mais uniformes ou homogêneas e uma ligeira redução nòângulo circunferencial a na tira.Another variable that can be used is transverse displacement. Transverse displacement is the axial distance from the belt edge from the drum edge, in mm. As the transverse displacement increases, the strip begins to rotate earlier, and irregular belt edges may result, as shown in the Figures. 10A and 10B, as compared to Figures 9A and 9B. Figures 10A - 10C illustrate an 8mm transverse displacement. Figure 10A illustrates a drum displacement of 6.75 degrees, resulting in one at 5.96 degrees. Figure 10B illustrates a displacement distance of 13.5 degrees, resulting in a to 6.48 degrees. Figure 10C illustrates a displacement distance of 27 degrees, resulting in an a of 7.18 degrees. The diminishing effect of transverse displacement results in a belt with more uniform or homogeneous edges and a slight circumferential angle reduction in the strap.

As variações na presente invenção são possíveis à luz da sua descrição proporcio-nada no presente relatório descritivo. Ainda que certas modalidades e detalhes representati-vos tenham sido mostrados, com a finalidade de ilustrar a presente invenção. Vai ser evi-dente para aqueles versados nesta técnica que várias mudanças e modificações podem serfeitas nela, sem afastar-se do âmbito da presente invenção. Deve-se, portanto, entender quepodem ser feitas variações nas modalidades particulares descritas, que vão estar dentro detodo o âmbito intencionado da invenção, como definido pelas reivindicações em anexo aseguir.Variations in the present invention are possible in light of their description provided herein. Although certain embodiments and representative details have been shown for the purpose of illustrating the present invention. It will be apparent to those skilled in the art that various changes and modifications may be made thereto without departing from the scope of the present invention. It is to be understood, therefore, that variations may be made in the particular embodiments described, which will be within the intended scope of the invention as defined by the following claims.

Claims (10)

1. Pneumático, CARACTERIZADO por uma banda de rodagem, uma carcaça euma estrutura de correia interposta entre a carcaça e a banda de rodagem, em que a estru-tura de correia inclui um par de correias operacionais, em que o ângulo das correias opera-cionais varia de cerca de 15 graus a cerca de 30 graus, em que a estrutura de correia incluiainda uma estrutura de correia em ziguezague localizada radialmente para dentro das cor-reias operacionais, a estrutura de correia em ziguezague é formada de pelo menos duascamadas de cordões, entretecidas conjuntamente a partir de uma tira de borracha reforçadacom um ou mais cordões, em que a tira formando a estrutura de correia em ziguezague édisposta em um primeiro enrolamento em ziguezague, estendendo-se de uma primeira bor-da de correia lateral a uma segunda borda de correia lateral, em um comprimento de ondade ziguezague tendo uma primeira amplitude W1, seguida por uma segunda amplitude W2,na direção oposta à dita primeira amplitude, em que a tira formando a estrutura de correiaem ziguezague é disposta em um segundo enrolamento em ziguezague, estendendo-se deuma primeira borda de correia lateral para uma segunda borda de correia lateral, em umcomprimento de onda de ziguezague tendo uma primeira amplitude W2, seguida por umasegunda amplitude W1, na direção oposta à dita primeira amplitude.1. pneumatic, CHARACTERIZED, a carcass and a belt structure interposed between the carcass and the tread, wherein the belt structure includes a pair of operating belts, where the angle of the operating belts ranges from about 15 degrees to about 30 degrees, wherein the belt structure further includes a zigzag belt structure located radially into the operating belts, the zigzag belt structure is formed of at least two layers of strands , woven together from a rubber band reinforced with one or more cords, wherein the strip forming the zigzag belt structure is disposed in a first zigzag winding, extending from a first side belt edge to a second side belt edge at a zigzag length having a first amplitude W1, followed by a second amplitude W2, in the opposite direction to said first amplitude, wherein the strip forming the zigzag belt structure is arranged in a second zigzag winding, extending from a first side belt edge to a second side belt edge, at a zigzag wave length having a first amplitude W2, followed by a second amplitude W1, in the opposite direction to said first amplitude. 2. Pneumático, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato deque cada um dos ditos primeiro e segundo enrolamentos em ziguezague possui voltas nasprimeira e segunda bordas laterais, em que a tira, em cada borda, é estendida em uma dire-ção circunferencial por uma distância L.Pneumatic according to claim 1, characterized in that each of said first and second zigzag windings has turns on the first and second side edges, wherein the strip on each edge is extended in a circumferential direction. for a distance L. 3. Pneumático, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato deque a estrutura de correia em ziguezague tem uma primeira borda de correia em um primei-ro enrolamento e uma segunda borda de correia em um segundo enrolamento, em que oponto intermediário da primeira borda de correia é deslocado circunferencialmente do pontointermediário da segunda borda de correia.Pneumatic according to Claim 1, characterized in that the zigzag belt structure has a first belt edge in a first winding and a second belt edge in a second winding, wherein the intermediate point of the first belt. belt edge is offset circumferentially from the intermediate point of the second belt edge. 4. Pneumático, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato deque a correia operacional radialmente interna é a correia mais larga da estrutura de reforçode correia.Pneumatic according to claim 1, characterized in that the radially internal operating belt is the widest belt of the belt reinforcement structure. 5. Pneumático, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato deque a correia em ziguezague tem uma largura na faixa de cerca de 0,5 a cerca de 0,75 *largura do arco da banda de rodagem.Pneumatic according to claim 1, characterized in that the zigzag belt has a width in the range of about 0.5 to about 0.75 * width of the tread arch. 6. Pneumático, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato deque a correia em ziguezague é formada de um cordão tendo um % de alongamento, a 10%de carga de ruptura, superior a 0,45%, quando tirado do fio de um pneumático curado.Pneumatic according to claim 1, characterized in that the zigzag belt is formed of a cord having a% elongation at 10% breaking load of more than 0.45% when taken from the a cured tire. 7. Pneumático, CARACTERIZADO por uma banda de rodagem, uma carcaça euma estrutura de correia interposta entre a carcaça e a banda de rodagem, em que a estru-tura de correia inclui um par de correias operacionais, em que o ângulo das correias opera-cionais varia de cerca de 15 graus a cerca de 30 graus, em que estrutura de correia incluiainda uma estrutura de correia em ziguezague, localizada radialmente para dentro das cor-reias operacionais, em que a estrutura de correia em ziguezague é formada de pelo menosduas camadas de cordões entretecidos conjuntamente a partir de uma tira de borracha re-forçada com um ou mais cordões, e em que a estrutura de correia em ziguezague é formadade um primeiro enrolamento em ziguezague tendo uma primeira amplitude WMax em umaprimeira extremidade lateral e uma segunda amplitude Wmin em uma segunda extremidadelateral, e WMax é maior do que Wmin, e um segundo enrolamento em ziguezague, tendouma primeira amplitude WMin em uma primeira extremidade lateral e uma segunda amplitu-de Wmax em uma segunda extremidade lateral, e em que o segundo enrolamento em zi-guezague é localizado adjacente ao dito primeiro enrolamento em ziguezague.7. Pneumatic, CHARACTERIZED, a carcass and a belt structure interposed between the carcass and the tread, wherein the belt structure includes a pair of operating belts, where the angle of the operating belts ranges from about 15 degrees to about 30 degrees, wherein the belt structure further includes a zigzag belt structure located radially into the operating belts, wherein the zigzag belt structure is formed of at least two layers. of strands woven together from a reinforced rubber strip with one or more strands, and wherein the zigzag belt structure is a first zigzag winding having a first amplitude WMax at a first side end and a second amplitude Wmin at a second lateral end, and WMax is greater than Wmin, and a second zigzag winding tends to have a first WMin amplitude at a first end and a second Wmax amplifier at a second lateral end, and wherein the second zigzag winding is located adjacent said first zigzag winding. 8. Pneumático, de acordo com a reivindicação 7, CARACTERIZADO pelo fato deque a estrutura de correia em ziguezague inclui ainda um terceiro enrolamento em zigueza-gue, tendo uma primeira amplitude WMax em uma primeira extremidade lateral e uma se-gunda amplitude Wmin em uma segunda extremidade lateral, em que as primeira e segundaextremidades laterais dos terceiros enrolamentos são deslocadas circunferencialmente apartir das primeira e segunda extremidades laterais do primeiro enrolamento em ziguezaguee do segundo enrolamento em ziguezague, respectivamente.Pneumatic according to Claim 7, characterized in that the zigzag belt structure further includes a third zigzag winding having a first amplitude WMax at a first lateral end and a second amplitude Wmin at a second side end, wherein the first and second side ends of the third windings are circumferentially displaced from the first and second side ends of the first zigzag winding and the second zigzag winding, respectively. 9. Pneumático, de acordo com a reivindicação 7, CARACTERIZADO pelo fato deque a estrutura de correia em ziguezague inclui ainda um quarto enrolamento em zigueza-gue, tendo uma primeira amplitude WMin em uma primeira extremidade lateral e uma se-gunda amplitude Wmax em uma segunda extremidade lateral, em que as primeira e segun-da extremidades laterais dos quartos enrolamentos em ziguezague são deslocadas circunfe-rencialmente a partir das primeira e segunda extremidades laterais do primeiro enrolamentoem ziguezague e do segundo enrolamento em ziguezague, respectivamente.Pneumatic according to claim 7, characterized in that the zigzag belt structure further includes a fourth zigzag winding having a first amplitude WMin at a first lateral end and a second amplitude Wmax at a second side end, wherein the first and second side ends of the fourth zigzag windings are circumferentially displaced from the first and second side ends of the first zigzag and second zigzag windings, respectively. 10. Pneumático, de acordo com a reivindicação 7, CARACTERIZADO pelo fato deque a correia em ziguezague tem uma largura na faixa de cerca de 0,5 a cerca de 0,75 *largura do arco da banda de rodagem.Pneumatic according to claim 7, characterized in that the zigzag belt has a width in the range of about 0.5 to about 0.75 * width of the tread arch.
BRPI0904870 2008-12-19 2009-12-10 pneumatic BRPI0904870A2 (en)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US13916808P 2008-12-19 2008-12-19

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0904870A2 true BRPI0904870A2 (en) 2011-03-15

Family

ID=42474079

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0904870 BRPI0904870A2 (en) 2008-12-19 2009-12-10 pneumatic

Country Status (3)

Country Link
CN (1) CN101746222B (en)
BR (1) BRPI0904870A2 (en)
ZA (1) ZA200909066B (en)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR3012370B1 (en) * 2013-10-30 2017-04-14 Michelin & Cie TOP REINFORCEMENT FOR AIR TIRE
JP6253141B2 (en) * 2013-11-06 2017-12-27 住友ゴム工業株式会社 Pneumatic tire
US20210178820A1 (en) * 2019-12-17 2021-06-17 The Goodyear Tire & Rubber Company Pneumatic tire
US20220185020A1 (en) * 2020-12-14 2022-06-16 The Goodyear Tire & Rubber Company Truck tire

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE2119619A1 (en) * 1971-04-22 1972-11-02 Continental Gummi-Werke Ag, 3000 Hannover Pneumatic vehicle tires
JP2628939B2 (en) * 1991-02-28 1997-07-09 住友ゴム工業株式会社 Pneumatic tire
FR2757799B1 (en) * 1996-12-27 1999-02-05 Michelin & Cie SUMMIT FRAME FOR AIRCRAFT TIRES
FR2770457B1 (en) * 1997-11-05 1999-12-03 Michelin & Cie SUMMIT OF TIRE

Also Published As

Publication number Publication date
ZA200909066B (en) 2010-09-29
CN101746222B (en) 2013-05-08
CN101746222A (en) 2010-06-23

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0904894A2 (en) method of making a tire
BRPI0904875A2 (en) pneumatic tire
BR0301070B1 (en) Super individual truck tire belt wrap.
BRPI0902192A2 (en) radial aircraft tire
BRPI0900925A2 (en) tire tread grooves with composite bases
US20100154961A1 (en) Pneumatic tire
BR102013009387A2 (en) folding spiral wrap for a tire
BRPI1005583A2 (en) aircraft tire and method of manufacture
BR102015026715A2 (en) compressed air tire with a three-dimensional component
BRPI0600113B1 (en) LUG TIRE LOCKED WITH WRAPPING FINGER PROTECTION
JPH10236109A (en) Pneumatic tire having reinforcement belt type assembly
EP0692394B1 (en) Bias tire having an improved crown reinforcement arrangement
BRPI1106955A2 (en) pneumatic
BRPI0904870A2 (en) pneumatic
US8919403B2 (en) Pneumatic tire
JP2021091396A (en) Shear band
BRPI0721789A2 (en) tire
BR102017018263A2 (en) HEAVY WORK TIRE
BR102016006927A2 (en) crown reinforcement for a tire
US3613762A (en) Fabric inserts for filament wound aircraft tires
BR102016007056A2 (en) bidirectional single-strap construction for a tire
US5332018A (en) Folded belt reinforcing assembly including spirally wound strip for a pneumatic tire
JPH03157204A (en) Pneumatic radial tire
BRPI0804238A2 (en) pneumatic
BR112020001114A2 (en) pneumatic tire

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06A Notification to applicant to reply to the report for non-patentability or inadequacy of the application [chapter 6.1 patent gazette]
B06A Notification to applicant to reply to the report for non-patentability or inadequacy of the application [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B11D Dismissal acc. art. 38, par 2 of ipl - failure to pay fee after grant in time