BRPI0903304A2 - sistema, método e aparelho para controle da taxa de circulação de uma bomba submergìvel elétrica com base na densidade de fluido - Google Patents

sistema, método e aparelho para controle da taxa de circulação de uma bomba submergìvel elétrica com base na densidade de fluido Download PDF

Info

Publication number
BRPI0903304A2
BRPI0903304A2 BRPI0903304A BRPI0903304A2 BR PI0903304 A2 BRPI0903304 A2 BR PI0903304A2 BR PI0903304 A BRPI0903304 A BR PI0903304A BR PI0903304 A2 BRPI0903304 A2 BR PI0903304A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
pump
fluid
gas
ovem
oil
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Christopher K Shaw
Earl B Brookbank
Donn J Brown
Original Assignee
Baker Hughes Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from US12/042,372 external-priority patent/US8453109B2/en
Application filed by Baker Hughes Inc filed Critical Baker Hughes Inc
Publication of BRPI0903304A2 publication Critical patent/BRPI0903304A2/pt

Links

Landscapes

  • Structures Of Non-Positive Displacement Pumps (AREA)

Abstract

SISTEMA, MéTODO E APARELHO PARA CONTROLE DA TAXA DE CIRCULAçãO DE UMA BOMBA SUBMERGìVEL ELéTRICA COM BASE NA DENSIDADE DE FLUIDO. é revelada uma bomba submergivel elétrica que regula a taxa de circulaçào da bomba com base nas medições do fluido pelo sensor. O sensor mede a propriedade do fluido sendo processado. O sensor pode estar localizado na área de admissào, descarga ou outra área da bomba. O sensor mede a proporção relativa do gás em um líquido bombeado. A taxa de circulação da bomba é ajustada para manter o nível desejado para o gás em um ambiente de produção. A bomba pode ser usada para operar e controlar um sistema de separação de gás-líquido no leito do mar ou de bomba centrífuga.

Description

SISTEMA, MÉTODO E APARELHO PARA CONTROLE DA TAXA DECIRCULAÇÃO DE UMA BOMBA SUBMERGÍVEL ELÉTRICA COM BASE NADENSIDADE DE FLUIDO
HISTÓRICO DA INVENÇÃO
1. Campo Técnico
A presente invenção se refere, em geral, aosconjuntos de bomba submergível elétrica e, especificamentea um sistema, método e aparelho aperfeiçoados para controleda taxa de circulação de uma bomba submergível elétrica,com base nas medições de pelo menos uma propriedade físicado fluido sendo produzido.
2. Descrição da Técnica Correlata
É comum a separação de gases e líquidos em umorifício de poço. Além disto, a separação de gases elíquidos no leito do mar como parte da exploração de campospetrolíferos está se tornando muito comum. A separação dogás e o uso de bomba centrífuga de cabeçote alto parabombear os líquidos aperfeiçoam em muito a economia doprojeto (por exemplo, valor líquido presente do ativo efator de recuperação) . A separação de gás do líquido tambémresulta em garantia de circulação aperfeiçoada. Além disto,o bombeamento de fluidos que contêm quantidade em excessode gás pode fazer com que o gás trave em uma bomba ou podefazer com que a bomba superaqueça e falhe prematuramente.
Correntemente, em um orifício de poço, o métodoaceito para controle do nível de interface gás-líquido é ocontrole manual da quantidade de fluido produzida por umabomba submergível elétrica de orifício a jusante (ESP). Demodo geral, a ESP é instalada e a taxa de produção éajustada. Se a bomba encontrar uma condição de travamentopor gás, ela é desligada para permitir que o poço serecupere, religada e uma nova taxa de produção mais baixa éajustada manualmente. Isto continua até a ESP estaroperando em um modo contínuo e estável. De modo contrário,se a bomba travar com gás quando a ESP for instaladainicialmente e estiver operando em um modo estável, a taxade produção será manualmente aumentada em etapas, até umacondição de tratamento por gás ocorrer. Após a recuperação,a taxa de produção é então reduzida ao ponto da últimaoperação estável. O objetivo é produzir um fluido máximodisponível do poço com um equipamento de bombeamento.
Nos impulsores auxiliares encamisados do fundo domar ou de superfície os métodos para medir e controlar onível de interface gás-líquido são insuficientes. Em umtipo de instalação, transdutores de pressão são usados parainferir ao invés de medir o nível da interface com base naspressões dos fluidos nas dadas elevações na camisa ourecipiente. Este método requer uma diferença significativana altura entre os transdutores de modo a obter a resoluçãonecessária em um recipiente de alta pressão.Consequentemente, recipientes de pressão mais caros e detamanhos maiores são usados para habilitar este método.Embora esta solução seja satisfatória para algumasaplicações, um método aperfeiçoado para monitorar osparâmetros de fluido e otimizar o desempenho da bomba seriadesejável.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
São reveladas concretizações de um sistema, métodoe aparelho para regular a taxa de circulação de uma bombaem um conjunto de bomba submergível de acordo com asmedições do sensor. O sensor pode compreender umdispositivo de medição de propriedade de fluido que detectauma propriedade, tal como, densidade ou capacitância dofluido sendo produzido, O sensor pode estar localizado naadmissão, descarga ou outras áreas do conjunto. O sensormede a proporção relativa do gás no líquido por alteraçãona propriedade sendo medida. A taxa de circulação da bomba,tal como, velocidade da bomba, pode ser ajustada paramanter um nível constante para o gás em um ambiente deprodução.
A invenção é bem apropriada à operação e controlede um sistema de bomba centrífuga e separação de gás-líquido no leito do mar. Este projeto realmente controla ataxa de circulação da bomba ao invés do método deexperimento e erro que controla meramente os níveis defluído dentro do recipiente de produção. A detecção dapropriedade do fluido de descarga que é afetada pelo teorde gás permite que o poço ou recipiente de produção sejaoperado para produção mais eficiente. Uma das questõesprimárias para tais operações é a manutenção do gás isentode líquido. A maximização do volume livre dentro dorecipiente maximiza a qualidade do gás. O controle da taxade circulação da bomba de acordo com um nível conhecido degás admitido mantém o nível de gás-líquido o mais baixopossível, pelo que maximizando o volume de separação dogás.
Por exemplo, uma passagem de circulação de admissãopara a bomba pode ser provida por um ovem de motor com abomba localizada abaixo das perfurações no poço. A bombarecebe a admissão de fluido da extremidade aberta inferiordo ovem o que permite que o gás se mova a montante do poçoentre o alojamento e o tubo de descarga e para fora daventoinha de alojamento na superfície. Alternativamente, apassagem de circulação de admissão pode usar um oveminvertido que direciona a circulação até após a ESP. Ofluido é então direcionado a jusante dentro do oveminvertido, enquanto o gás se move a montante do poço entreo alojamento e as descargas da ventoinha do alojamento nasuperfície.
Em outra concretização, a passagem de circulação deadmissão se encontra em uma bomba encamisada onde acirculação de ambos o petróleo e gás entra na partesuperior da camisa. A ESP se encontra na camisa com um ovempara direcionar a circulação a jusante e após o motor. 0gás se separa do fluido, viaja para a parte superior dacamisa onde ele é direcionado para as instalações deprocessamento de superfície. A taxa de circulação da ESP éregulada usando um controlador e um sensor que medem aquantidade de gás que se dirige para a admissão da bomba,
O sensor mede a densidade do fluido ou outraspropriedades do fluido que estão relacionadas à quantidadede gás no fluido. Quando o fluido contém mais gás que odesejado pelo ponto de ajuste do controlador, a taxa decirculação da bomba é reduzida para permitir mais tempopara que o gás se separe e desvie da admissão da bomba. Sehouver menos gás nó fluido que o desejado, a taxa decirculação da bomba será aumentada para permitir menostempo para separação. Um objetivo da invenção é produzir aquantidade máxima de fluido sem travamento da bomba pelogás.O precedente e outros objetivos e vantagens dapresente invenção ficarão claros aos versados na técnica,em vista da descrição detalhada que se segue da presenteinvenção, tomada em conjunto com as reivindicações apenas edesenhos anexos.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
De modo que a maneira na qual os aspectos evantagens da invenção sejam obtidos e possam ser entendidosem maiores detalhes, uma descrição mais específica dainvenção resumida acima pode ser tida com referência àsconcretizações da mesma que são ilustradas nos desenhosapensos. Contudo, os desenhos ilustram apenas algumasconcretizações da invenção e, portanto, não sãoconsiderados como limitando seu escopo, como a invençãopode admitir outras concretizações igualmente eficazes.
A figura 1 é um diagrama esquemático de umaconcretização de um conjunto de bomba submergível,elétrico, para um sistema de produção e é construído deacordo com a invenção;
A figura 2 é um diagrama esquemático de outraconcretização de um conjunto de bomba submergível elétricopara um ambiente de produção e é construído de acordo com ainvenção; e
A figura 3 é um diagrama esquemático de umaterceira concretização de um conjunto de bomba submergívelelétrico para um ambiente de produção e é construído deacordo com a invenção.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
Com referência às figuras 1-3, são reveladas asconcretizações de um sistema, método e aparelho pararegular a taxa de circulação de fluido de uma bomba deacordo com as medições do sensor. A bomba pode compreenderuma bomba centrífuga em um conjunto de bomba submergívelelétrica (ESP), uma bomba de barra de sucção, uma bombahidráulica ou qualquer tipo de bomba, bem como uma ESP. AESP bombeia um fluido gasoso em um poço ou recipiente deprodução com a circulação de admissão para a bombadirecionada de modo que o gás se separa substancialmente dopetróleo e não é drenado para dentro da bomba. São providosdispositivos para remover o gás para as instalações deprocessamento de gás localizadas na superfície.
Em uma concretização básica (figura 1), a invençãocompreende um sistema para controlar uma bomba 11 em umpoço ou outro tipo de ambiente de separação e produção degás-petróleo, tal como um recipiente de produção 23 (porexemplo, uma caixa pneumática, conjunto de bombaencamisada, conjunto de bomba auxiliar, etc.). O recipientede produção 23 é o recipiente vedado que contém o petróleoa ser bombeado para a superfície. O sistema utiliza a bomba11 para recompor o fluido 15 do recipiente de produção 23.
Um ou mais instrumentos ou sensores 17 estãolocalizados adjacentes à bomba 11, de modo a obter asmedições de propriedade física do fluido 15. Aspropriedades físicas, tais como, densidade, capacitância,etc. que são influenciadas pela presença de um gás sãoadequadas a estas aplicações. Por exemplo, a velocidaderotacional de um medidor de circulação de turbina édiretamente proporcional ao teor de gás no fluido. Embora osensor 17 seja mostrado localizado na área de descarga defluido (isto é, após a separação do gás) da bomba, o mesmotambém pode estar localizado em uma área de admissão defluido em relação à bomba ou em qualquer posição ao longodo conjunto. Além disso, o sensor 17 pode compreendervários sensores localizados em diferentes posições ao longoda passagem de circulação do fluido para ao conjunto.
Em uma concretização, as medições de densidadepodem ser usadas como um indicador da proporção relativa degás 19 no fluido 15. Um controlador 21 acoplado ao sensor17 controla a taxa de circulação da bomba 11. A taxa decirculação da bomba 11 é modificada em resposta às mediçõesde densidade, a fim de manter uma constante desejada ounível de ponto de ajuste do gás dentro do recipiente deprodução 23. O nível desejado do gás dentro do recipientepode ser selecionado com base em muitos critérios e dependeda aplicação. Por exemplo, em uma concretização, o nível deponto de ajuste pode ser estabelecido em ou próximo àadmissão da bomba para prover o máximo volume de gás e amáxima separação de líquido do gás para produção do fluidopara a superfície.
Conforme mostrado na concretização da figura 1, ainvenção é empregada em um sistema de produção de petróleoe gás compreendendo vários poços 31 para produção depetróleo e gás. O recipiente de produção 23 pode serprovido com um tubo de entrada 32 para comunicação defluido com os vários poços 31. O recipiente de produção 23contém um volume de petróleo 15 e um volume de gás 19produzidos pelos vários poços. 0 recipiente de produção 23possui um orifício de gás 33 para distribuição do gás 19.
Um conjunto de ESP 3 5 está localizado em um ovem 3 7e instalado no recipiente de produção 23 para bombearpetróleo 15 para fora do recipiente de produção 23. O ovem37 possui uma abertura 3 9 em uma extremidade inferior domesmo que é submersa abaixo de uma interface 41 entre osvolumes de petróleo 15 e gás 19. 0 conjunto de ESP 35compreende um motor 43, uma seção de vedação 45 e a bomba11, e pode incluir o separador de gás. O sensor 17 mede umapropriedade (por exemplo, densidade) do fluido processadopelo conjunto ESP 35. O controlador 21 controla a taxa decirculação da bomba 11 em resposta ao sensor 17.
Conforme descrito aqui, a taxa de circulação dabomba 11 pode ser modificada em resposta às medições dedensidade do fluido para manter o nível desejado 41 do gásdentro do recipiente de produção 23. A densidade do fluidoindica uma proporção relativa de gás no petróleo. 0 sensor17 pode estar localizado nas áreas de descarga do fluido ouadmissão do fluido em relação à bomba. Nas concretizaçõesalternativas, o sensor 17 pode compreender múltiplossensores localizados em posições diferentes ao longo de umapassagem de circulação de fluido em relação ao conjunto deESP 35. Tais sensores podem detectar ou medir mais de umapropriedade do fluido.
O controle da taxa de circulação automatizado dabomba pode ser manipulado, por exemplo, modificando-se avelocidade da bomba. Alternativamente, uma restrição (porexemplo, uma válvula de mistura de descarga) pode serprovida na passagem de circulação de fluido a jusante dabomba para regular a taxa de circulação do fluido atravésda bomba.
A invenção também compreende um método paracontrole de uma bomba. Em uma concretização, o métodocompreende as etapas de instalação de uma bomba em umrecipiente de produção, a bomba possuindo uma admissão defluido localizada em um ovem; recepção do fluidocompreendendo petróleo e gás no recipiente de produção ebombeamento o fluido para fora do recipiente de produçãocom a bomba; detectando a propriedade do fluido de serbombeado, a propriedade sendo uma medição de uma proporçãorelativa do gás no petróleo; e modificação da taxa decirculação da bomba em resposta às propriedades de medição,de modo a manter um nível desejado de gás dentro dorecipiente de produção.
Ainda em outras concretizações, a taxa decirculação da bomba ê controlada com base na densidade dacorrente de saída do gás (isto é, invertida), conformemedida por um sensor de densidade do gás apropriado para oambiente. Um sensor de densidade de líquido para dentro dopoço também pode ser usado.
Com referência agora à figura 2, é mostrada outraconcretização de um conjunto de bomba submergível elétricopara um ambiente de produção. Nesta concretização, um poçopossuindo alojamento de poço 51 com perfurações 53 permitea circulação de líquido 55 e a circulação de gás 57. Oconjunto de ESP inclui um motor 59, vedação 61 e bomba 63,que são montados a um tubo de descarga ou tubo de saída 65e a energia é provida através de um cabo de energia 67. Oconjunto de ESP está localizado abaixo das perfurações 53.
Além disso, pelo menos uma porção do conjunto deESP está localizada em uma jaqueta do motor ou ovem 69. Apassagem de circulação de admissão 71 dos líquidos 55 paraa bomba 63 é definida pelo ovem 69. A bomba 63 recebe aadmissão de fluido 71 da extremidade aberta inferior doovem 69. Na concretização mostrada, o ovem 69 é vedado emontado em relação à bomba 63, o mesmo se estendendo ajusante após a bomba, e sendo aberto em uma extremidadeinferior da mesma. Esta configuração permite que o gás 57mova-se a montante do poço entre o alojamento 51 e o tubode saída 65 e fora da ventoinha do alojamento nasuperfície.
O ovem 6 9 também direciona a circulação após omotor 59 para fins de resfriamento. Em outra concretização,alguns fluidos sendo produzidos pela bomba 63 sãodirecionados a jusante do poço, de modo que eles circulamapós o motor 59 para fins de resfriamento. Nasconcretizações onde a admissão da bomba está localizadaabaixo da entrada do fluido para o recipiente de produção(por exemplo, tal como tubo de entrada 32 na figura 1 eperfurações 53 na figura 2) , o ovem 69 não énecessariamente requisitado, porém prove adicionalmente avantagem do resfriamento para o motor. Alternativamente, abomba de recirculação pode ser provida na ESP paradirecionar uma porção da circulação de fluido após o motor,de modo a prover capacidade de resfriamento adicional.
Com referência agora à figura 3, é mostrada umaterceira concretização de um conjunto de bomba submergívelelétrica para um ambiente de produção. Como a concretizaçãoprecedente, o poço possui um alojamento de poço 81 comperfurações 83 que permitem uma circulação de líquido 85 euma circulação de gás 87. Contudo, o conjunto ESP estálocalizado acima das perfurações 83. O conjunto ESP incluimotor 89, vedação 91 e bomba 93, que são montados ao tubode saída 95 cora a energia provida por cabo de energia 97.
Pelo menos uma porção do conjunto de ESP estálocalizada em um ovem invertido 99 (isto é, a extremidadeaberta está na parte superior do ovem). Assim, naconcretização mostrada, o ovem 99 é montado abaixo de umabomba 93 se estendendo a montante após a bomba e é abertona extremidade superior do mesmo. A passagem de circulaçãode admissão 101 dos líquidos 85 para a bomba 83 é definidapelo ovem 99, que também direciona a circulação de gás 87 amontante após o conjunto de ESP. Os líquidos 85 sãodirecionados a jusante dentro do ovem invertido 99,enquanto o gás 87 se move a montante do poço entre oalojamento 81 e a tubulação 95 e descarrega da ventoinha doalojamento para a superfície.
A invenção possui inúmeras vantagens. A admissão dabomba está localizada em um recipiente de produção, talque, a circulação de fluido entra na admissão da bomba apartir da parte de cima, de modo que, existe uma tendêncianatural para separação do gás. A medição da propriedadeautomatizada e o controle também permitem o uso derecipientes menores e mais largos em comparação aos métodosde monitoramento da técnica anterior. O método dotransdutor de pressão da técnica anterior usadocorrentemente requer alguma diferença na altura entre osvários transdutores, a fim de obter a resolução em umrecipiente de alta pressão. Em contraste, a invençãopermite que a bomba opere com um nível de fluido mínimo emrelação à bomba (FLOP). Este projeto maximiza a capacidadede carga do gás que adicionalmente permite que a capacidadeou tamanho do recipiente seja reduzido. O FLOP baixopermite que o gás seja de qualidade mais alta possível commínima admissão de líquidos.
Embora a invenção tenha sido mostrada ou descritaem apenas algumas de suas formas, fica claro aos versadosna técnica que a mesma não está limitada, porém ésuscetível às várias alterações, sem com isto fugir doescopo da invenção.

Claims (25)

1. Sistema para controle de uma bomba em umrecipiente de produção de petróleo e gás, caracterizadopelo fato de que compreende:uma bomba para bombeamento de fluido do recipientede produção, a bomba possuindo uma admissão de fluido;um sensor localizado adjacente à bomba paradetector uma propriedade do fluido, tal que a propriedade éusada para medir uma proporção relativa do gás no óleo; eum controlador acoplado ao sensor para controlar ataxa de circulação de uma bomba, pelo que, a taxa decirculação de uma bomba é modificada em resposta àpropriedade, a fim de manter um nível desejado de gásdentro do recipiente de produção.
2. Sistema, de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que o sensor está localizado emuma dentre uma área de descarga de fluido e uma área deadmissão de fluido em relação à bomba.
3. Sistema, de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que o sensor compreende váriossensores localizados em posições diferentes ao longo de umapassagem de circulação de fluido em relação à bomba.
4. Sistema, de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que a bomba é uma bombacentrífuga em um conjunto de bomba submergível, elétrica eo recipiente de produção é selecionado do grupo consistindoem um poço de petróleo e gás, uma caixa pneumática, umconjunto de bomba encamisada e um conjunto de bombaauxiliar.
5. Sistema, de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que a propriedade é umadensidade do fluido e a taxa de circulação da bomba émodificada em relação às medições de densidade.
6. Sistema, de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que a admissão da bomba estálocalizada em ura ovem que é vedado e montado em uma bomba,o ovem se estendendo a jusante após a bomba e o ovem sendoaberto na extremidade inferior do mesmo.
7. Sistema, de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que a admissão da bomba estálocalizada em um ovem que é montado abaixo da bomba, o ovemse estendendo a montante após a bomba e o ovem sendo abertona extremidade superior do mesmo.
8. Sistema, de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que o recipiente de produção éum poço possuindo um alojamento o alojamento sendoperfurado e a bomba está localizada tanto acima quantoabaixo das perfurações.
9. Sistema, de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que a taxa de circulação dabomba é modificada por alteração da velocidade da bomba.
10. Sistema, de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que compreende uma restriçãolocalizada em uma passagem de circulação de fluido ajusante da bomba e a taxa de circulação da bomba émodificada pelo ajuste da restrição.
11. Sistema de produção de fluido, caracterizadopelo fato de que compreende:um recipiente de produção em comunicação de fluidocom o petróleo e gás;um conjunto de bomba submergível elétrica (ESP)instalada no recipiente de produção para bombear óleo parafora do recipiente de produção, o conjunto de ESP possuindoum ovem com uma abertura que prove acesso ao óleo; oconjunto de ESP compreendendo:um motor, uma seção de vedação e uma bombapossuindo uma admissão de fluido localizada dentro do ovem;um sensor para detectar uma propriedade dofluido que indica uma proporção relativa de gás nopetróleo; eum controlador para controlar a taxa decirculação da bomba, em resposta à propriedade detectadapelo sensor.
12. Sistema, de acordo com a reivindicação 11,caracterizado pelo fato de que o sensor detecta a densidadedo fluido e a taxa de circulação da bomba é modificada emrelação às medições de densidade para manter um níveldesejado de gás dentro do recipiente de produção.
13. Sistema, de acordo com a reivindicação 11,caracterizado pelo fato de que o sensor está localizado emuma dentre uma área de descarga de fluido e uma área deadmissão de fluido em relação à bomba.
14. Sistema, de acordo com a reivindicação 11,caracterizado pelo fato de que o sensor compreende váriossensores localizados em posições diferentes ao longo de umapassagem de circulação de fluido em relação ao conjunto deESP.
15. Sistema, de acordo com a reivindicação 11,caracterizado pelo fato de que o ovem é vedado e montado emrelação à bomba, o ovem se estendendo a jusante após abomba e a abertura estando em uma extremidade inferior doovem, tal que a abertura é submersa abaixo de uma interfaceentre o petróleo e o gás.
16. Sistema, de acordo com a reivindicação 11,caracterizado pelo fato de que o ovem é montado no motor, oovem se estendendo a montante após a bomba e a aberturaestando em uma extremidade superior do ovem, tal que opetróleo é drenado para o interior do ovem, na direção daadmissão de fluido da bomba.
17. Sistema, de acordo com a reivindicação 11,caracterizado pelo fato de que o recipiente de produção éum poço possuindo o alojamento, o alojamento sendoperfurado e a bomba estando localizada tanto acima quantoabaixo das perfurações.
18. Sistema, de acordo com a reivindicação 11,caracterizado pelo fato de que a taxa de circulação dabomba é modificada por alteração da velocidade da bomba.
19. Sistema, de acordo com a reivindicação 11,caracterizado pelo fato de que compreende uma válvula demistura de descarga localizada em uma passagem decirculação de fluido a jusante da bomba e a taxa decirculação da bomba é modificada por ajuste da válvula demistura de descarga.
20. Método para controle de uma bomba, o métodocaracterizado pelo fato de que compreende as etapas de:(a) instalação de uma bomba em um recipiente deprodução, a bomba possuindo uma admissão de fluido;(b) recepção do fluido compreendendo petróleo e gásdentro do recipiente de produção e bombeamento do fluidopara fora do recipiente de produção utilizando a bomba;(c) detecção de uma propriedade do fluido sendobombeado, a propriedade sendo uma medição da proporçãorelativa do gás no petróleo; e(d) modificação da taxa de circulação da bomba emresposta às medições da propriedade para manter um níveldesejado de gás dentro do recipiente de produção.
21. Método, de acordo com a reivindicação 20,caracterizado pelo fato de que a etapa (c) compreendedetecção da densidade do fluido e a etapa (d) compreendealteração da taxa de circulação da bomba em resposta àsmedições de densidade.
22. Método, de acordo com a reivindicação 20,caracterizado pelo fato de que o recipiente de produção éum poço possuindo um alojamento, o alojamento sendoperfurado e a bomba estando localizada tanto acima quantoabaixo das perfurações e onde a etapa (c) compreendedetecção da propriedade em uma dentre uma área de descargade fluido e uma área de admissão de fluido em relação àbomba.
23. Método, de acordo com a reivindicação 20,caracterizado pelo fato de que a etapa (c) compreendedetecção da propriedade em vários locais ao longo de umapassagem de circulação de fluido em relação à bomba.
24. Método, de acordo com a reivindicação 20,caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente umovem vedado e montado em relação à bomba, o ovem seestendendo a jusante após a bomba e o ovem possuindo umaabertura em uma extremidade inferior do mesmo, tal que aabertura é submersa abaixo de uma interface entre opetróleo e o gás.
25. Método, de acordo com a reivindicação 20,caracterizado pelo fato de que compreende, adicionalmente,um ovem montado abaixo da bomba, o ovem se estendendo amontante após a bomba e o ovem possuindo uma abertura emuma extremidade superior do mesmo, tal que, o petróleo édrenado para dentro do ovem na direção da admissão defluido da bomba.
BRPI0903304 2008-03-05 2009-03-04 sistema, método e aparelho para controle da taxa de circulação de uma bomba submergìvel elétrica com base na densidade de fluido BRPI0903304A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US12/042,372 US8453109B2 (en) 2001-03-12 2008-03-05 Framework for code generators

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0903304A2 true BRPI0903304A2 (pt) 2010-05-25

Family

ID=42235788

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0903304 BRPI0903304A2 (pt) 2008-03-05 2009-03-04 sistema, método e aparelho para controle da taxa de circulação de uma bomba submergìvel elétrica com base na densidade de fluido

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0903304A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US8028753B2 (en) System, method and apparatus for controlling the flow rate of an electrical submersible pump based on fluid density
US7882896B2 (en) Gas eduction tube for seabed caisson pump assembly
US10330122B2 (en) Operating method for a pump, in particular for a multiphase pump, and pump
BRPI0807159B1 (pt) sistema de controle de injeção de produto químico
BR112013024462A2 (pt) método para manter pressão em um furo de poço perfurado a partir de uma plataforma de perfuração flutuante,e método para controlar pressão de furo de poço durante a realização de operações de perfuração em uma plataforma de perfuração flutuante
US7984766B2 (en) System, method and apparatus for gas extraction device for down hole oilfield applications
BR112017005302B1 (pt) Sistema para bombeamento de fluido e método para sua operação.
MXPA06002547A (es) Camisa para gas de presion positiva para una tuberia de gas natural.
KR100988970B1 (ko) 수직형 다단펌프용 시험장치 및 방법
CN110285073A (zh) 高可靠性潜水泵
US20220098971A1 (en) System and Method for Determining Pump Intake Pressure or Reservoir Pressure in an Oil and Gas Well
BR112018000356B1 (pt) Bomba submarina, método para o controle da bomba submarina, sistema de bomba submarina e método para o controle do sistema
US3396846A (en) Control of oil-water interface
BRPI0903304A2 (pt) sistema, método e aparelho para controle da taxa de circulação de uma bomba submergìvel elétrica com base na densidade de fluido
BR112014028541B1 (pt) aparelho e método de mistura de pelo menos uma primeira fase fluídica com uma primeira densidade e uma segunda fase fluídica com uma segunda densidade
US11906340B2 (en) Separation assembly for a treatment of a multiphase fluid for accurate flow measurement of a gas and a liquid phase in a multiphase fluid mixture and a separation method provided by said assembly
Lea et al. Gas separator performance for submersible pump operation
CN111963453B (zh) 一种自吸泵自吸性能测试系统及测试方法
CN210068124U (zh) 管道式油气水分离系统
CA2989292A1 (en) Subsea pump and system and methods for control
US20220379238A1 (en) Separator for separating constituents of well fluid, method therfor and system for separating constituents of well fluid
CN118639978A (zh) 生产测井防喷装置
BRPI1104642A2 (pt) aparelho e mÉtodo para homogeneizar fluido de fases méltiplas
CN111665164B (zh) 测定co2在油水间传质系数的实验装置、系统及方法
CN220285718U (zh) 一种用于气井自主控水采气的控水阀

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: REFERENTE A 8A ANUIDADE.

B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)