BRPI0903012A2 - processo e mÁquina para produzir telas metÁlicas para bancos automobilÍsticos - Google Patents

processo e mÁquina para produzir telas metÁlicas para bancos automobilÍsticos Download PDF

Info

Publication number
BRPI0903012A2
BRPI0903012A2 BRPI0903012-3A BRPI0903012A BRPI0903012A2 BR PI0903012 A2 BRPI0903012 A2 BR PI0903012A2 BR PI0903012 A BRPI0903012 A BR PI0903012A BR PI0903012 A2 BRPI0903012 A2 BR PI0903012A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
wire
machine
screens
wires
tubes
Prior art date
Application number
BRPI0903012-3A
Other languages
English (en)
Inventor
Celso Pretel
Paulo Rivair Moreno
Ailton Alves Pereira
Original Assignee
Celso Pretel
Paulo Rivair Moreno
Ailton Alves Pereira
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Celso Pretel, Paulo Rivair Moreno, Ailton Alves Pereira filed Critical Celso Pretel
Priority to BRPI0903012-3A priority Critical patent/BRPI0903012A2/pt
Publication of BRPI0903012A2 publication Critical patent/BRPI0903012A2/pt

Links

Abstract

PROCESSO E MÁQUINA PARA PRODUZIR TELAS METÁLICAS PARA BANCOS AUTOMOBILISTICOS. É constituído por uma máquina para produzir telas automobilísticas (1) que pertence ao campo da mecânica industrial, integrada por uma mesa de base (2) sobre a qual são instalados dispositivos para posicionamento transversal, corte e dobra de arames e tubos, tais como, desbobinador de arames e tubos (3) (externo a máquina), trefilador de arame (4), calibrador de nós (5), secionadora de arame (6), calcador de arame (7), dobrador de pontas (8), guias de arame e tubo (9), ponteira de dobra (10), eixos de tração (11) e demais elementos de fixação, mancais e calços, comuns em máquinas mecânicas; a máquina para produzir telas automobilísticas (1) pode ser montada com dois módulos de dobra e um conjunto especial de alimentação e corte, desenvolvido para confeccionar telas especiais, onde á as pontas dos arames transversais, após terem sido efetuados os nós, podem assumir comprimentos diferenciados uns dos outros, sendo que com esse recurso permite fabricar telas com acabamento de comprimento das pontas com exatidão de valor dimensional.

Description

"PROCESSO E MÁQUINA PARAPRODUZIR TELAS METÁLICAS PARA BANCOSAUTOMOBILÍSTICOS"
Campo da invenção
A presente patente de privilégio de invençãopertence ao campo da mecânica industrial e compreende umequipamento servo controlado e gerenciado por controladoreslógicos de processos (CLP)1 sistema supervisor e interface homem-máquina que em conjunto, atuam sobre dispositivos elétricos,mecânicos e pneumáticos, parametrizados para, a partir de arames,montar telas estruturais para sustentação de bancos de automóveise veículos afins e o respectivo processo de produção.
Trata-se, portanto de um processo emáquina para montagem de armadura de tela, a qual possuiarames cruzados ortogonalmente, de modo a formar uma tela queatua como alma de bancos de veículos para sustentação de cargasaplicadas ao estofamento.
É objetivo do presente pedido de patente,apresentar uma máquina para produzir telas aramadas e orespectivo método, com baixo custo para sua exeqüibilidadeindustrial, aliado aos requisitos de robustez, segurança epraticidade utilitária que oferece ao público consumidor, uma opçãoadicional no mercado de congêneres que ao contrário dos modelosconvencionais, é dotada de inúmeras possibilidades e benefícios,tornando-se um modelo de grande expectativa e aceitação nomercado setorial.
Histórico da invenção
As telas ou almas, utilizadas em bancosveiculares, são estruturas formadas a partir de arames e, finostubos, similares a um gradeado, onde posteriormente, o conjunto éenvolvido com acolchoado forrado em tecido, e visam estruturar obanco como um elemento interno de reforço.
Portanto, o objeto da presente patente fazsaber de uma máquina e processo para produção de telasestruturais para bancos veiculares, a qual integra dispositivoscalcadores, bandejas de alinhamento, carros de fixação, pinças ecalibradores que são equipamentos eletropneumáticos que auxiliamno travamento de arames e tubos por meio de nós ou laços, comobjetivo de obter maior estabilidade no processo de fabricação eainda, reguladores de pressão pneumáticos ou eletropneumática,com vista a garantir o correto fechamento do sistema dealimentação ou dos alimentadores.
Pontos deficientes do estado da técnica
As máquinas para produzir telas automotivasexistentes no mercado, ainda que poucas, não permitem variar suasconfigurações para diferentes modelos de telas, ou seja, sãodesenvolvidas para produzirem um modelo específico de tela etambém, seus resultados de eficiência, não são registrados no CLP,de modo a totalizar a quantidade de refugo e de peças boas.
As máquinas existentes, por não permitiremnovas configurações, não podem ser montadas, dado comoexemplo, com dois módulos de dobra e um conjunto especial dealimentação e corte, a fim de confeccionar telas especiais, onde aspontas dos arames transversais, após terem sido efetuados os nósou laços, podem assumir comprimentos diferenciados uns dosoutros, sendo que com esse recurso permite fabricar telas comacabamento de comprimento das pontas com exatidão de valordimensional.Sumário da invenção
Com o objetivo de se ter uma máquina paraproduzir telas automotivas, que seja capaz de ser configurada paraproduzir modelos de telas diferentes e especiais, de fácilconfiguração e que seja capaz de verificar e guardar dados detodas as etapas produtivas com ajustes e processos totalizados emseu CLP (controlador lógico de processos), levou o inventor comnotório conhecimento setorial a criar e desenvolver o objeto dapresente patente intitulada de "PROCESSO E MÁQUINA PARAPRODUZIR TELAS METÁLICAS PARA BANCOSAUTOMOBILÍSTICOS", o qual idealiza uma máquina que posicionaadequadamente por meio de trefilador e alimentador, arames debitolas diferentes para que sejam "amarrados" com nós (laço doarame transversal sobre o arame vertical), cortados e medidos emrazão da qualidade do serviço executado, com parâmetrosespecíficos de dimensão, a fim de produzir telas automotivas comprojetos diferenciados de apenas um modelo.
Assim, a presente patente foi projetadavisando obter um processo e a respectiva máquina para produzirtelas automotivas totalmente personalizável a cada produto,convenientemente configurada e arranjada para permitir quedesempenhe suas funções com eficiência e versatilidadeinigualáveis, sem os inconvenientes já mencionados.
Breve descrição dos desenhos da invenção
A caracterização da presente solicitação depatente de privilégio de invenção ora proposta é feita por meio dedesenhos representativos do "PROCESSO E MÁQUINA PARAPRODUZIR TELAS METÁLICAS PARA BANCOSAUTOMOBILÍSTICOS", de tal modo, que o produto possa serintegralmente reproduzido por técnica adequada, permitindo plenacaracterização da funcionalidade do objeto pleiteado.
A partir das figuras elaboradas, queexpressam a melhor forma ou forma preferencial de se realizar oproduto ora idealizado, se fundamenta a parte descritiva dorelatório, através de uma numeração detalhada e consecutiva, ondeesta esclarece aspectos que possam ficar subentendidos pelarepresentação adotada, de modo a determinar claramente aproteção pleiteada.
A seguir, para melhor entendimento ecompreensão de como se constitui o "PROCESSO E MÁQUINAPARA PRODUZIR TELAS METÁLICAS PARA BANCOSAUTOMOBILÍSTICOS", que aqui se pleiteia, apresentam-se osdesenhos ilustrativos em anexo, onde se vê:
A FIG. 01 - Mostra uma vista súpero-frontalda máquina para produzir telas automobilísticas, evidenciando osdesbobinadores de arames.
A FIG. 02 - Mostra uma vista súpero-frontalda máquina para produzir telas automobilísticas.
A FIG. 03 - Mostra uma vista súpero-frontalda máquina para produzir telas automobilísticas, evidenciando osdispositivos de corte e dobra de arames.
A FIG. 04 - Mostra uma vista em perspectivasuperior do dispositivo calibrador de nós da máquina para produzirtelas automobilísticas.
A FIG. 05 - Mostra uma vista em perspectivasuperior do dispositivo secionador de arame da máquina paraproduzir telas automobilísticas.
A FIG. 06 - Mostra uma vista em perspectivasuperior de parte do dispositivo trefilador de arame da máquina paraproduzir telas automobilísticas, evidenciando os cabeçotes dealimentação.
A FIG. 07 - Mostra uma vista em perspectivasuperior de parte do dispositivo trefilador de arame da máquina paraproduzir telas automobilísticas, evidenciando as roldanas detrefilação.
A FIG. 08 - Mostra uma vista em perspectivasuperior do dispositivo dobrador de pontas da máquina paraproduzir telas automobilísticas.
A FIG. 09 - Mostra uma vista em perspectivasuperior de uma das guias de arame da máquina para produzir telasautomobilísticas.
A FIG. 10 - Mostra uma vista em perspectivasuperior de uma das guias de arame da máquina para produzir telasautomobilísticas.
A FIG. 11 - Mostra uma vista em perspectivasuperior de uma das guias de arame da máquina para produzir telasautomobilísticas.
A FIG. 12 - Mostra uma vista em perspectivasuperior de parte do dispositivo trefilador de arames da máquinapara produzir telas automobilísticas.
A FIG. 13 - Mostra uma vista em perspectivasuperior de parte do dispositivo trefilador de arames da máquinapara produzir telas automobilísticas, evidenciando as roldanas detrefilação.
A FIG. 14 - Mostra uma vista em perspectivasuperior de parte do dispositivo trefilador de arames da máquinapara produzir telas automobilísticas, evidenciando as roldanas detrefilação.
A FIG. 15 - Mostra uma vista em perspectivasuperior da ponteira de dobra da máquina para produzir telasautomobilísticas.
A FIG. 16 - Mostra uma vista em perspectivasuperior de um modelo de eixo de tração da máquina para produzirtelas automobilísticas.
A FIG. 17 - Mostra uma vista em perspectivasuperior de outro modelo de eixo de tração da máquina paraproduzir telas automobilísticas.
A FIG. 18 - Mostra uma vista frontal da telaautomobilística, evidenciando as curvas ou nós produzidos.
A FIG. 19 - Mostra outra vista frontal da telaautomobilística, evidenciando as curvas ou nós produzidos.
A FIG. 20 - Mostra outra vista frontal da telaautomobilística, evidenciando as curvas ou nós produzidos.
A FIG. 21 - Mostra uma vista frontaldetalhada das curvas ou nós da tela automobilística.
Estas figuras são meramente ilustrativas,podendo apresentar variações, desde que não fujam do inicialmenterequerido.
Descrição detalhada da invenção
De conformidade com o quanto ilustram asfiguras acima relacionadas, o "PROCESSO E MÁQUINA PARAPRODUZIR TELAS METÁLICAS PARA BANCOSAUTOMOBILÍSTICOS", objeto da presente patente, concebe ummétodo e a respectiva máquina para produção de telasautomotivas, utilizadas como estrutura central na confecção debancos automotivos, as quais são basicamente uma estrutura dearames ou tubos verticais nos quais se fixam arames transversaisdevidamente cortados e pontas dobradas em curvas sucessivassobre os arames ou tubos verticais, sem elemento de soldagem,mas, devidamente consolidadas.
Com os aperfeiçoamentos implementados namáquina para fabricação de tela, monitora-se em tempo real,variáveis como, a pressão pneumática de atuação no dispositivo dealimentação de arame e as pressões individuais referentes à forçade fechamento dos alimentadores, posicionamento de cilindros epresença de itens com sensoriamento eletro-eletrônico.
Detectores de nós, que são dispositivoselétricos e pneumáticos para sensoriamento, avaliam a execuçãoda referida operação, de forma a refugar peças que não estão emconformidade com o projeto, sendo então direcionadas a uma áreade análise ou descarte pelo seletor de refugo.
O sistema de supervisão das interfaces deprocessos em todas as etapas de produção proporciona um totalcontrole sobre as variáveis do processo, bem como, informaçõessobre o estado da máquina, para assim possibilitar uma atuaçãodireta nas mais diferentes partes do equipamento e sua topologiade rede, de forma que tais operações de monitoramento sãonecessárias para uma troca rápida de informação entre os módulosde produção, o que facilita também o diagnóstico e reparos quepossam ocorrer.
O aperfeiçoamento da máquina para produzirtelas em apresentação tem como tecnologia mecânica os seguintesquesitos:
Possui agregado ao seu conjunto, trêscabeçotes de alimentação para arame de bitola 01,6Omm, ou outrodiâmetro, sendo que os cabeçotes são movimentados por servomotor e podem trabalhar individualmente entre si e, dota a máquinacom recursos para armar vários modelos diferenciados de telas, ouseja, se ajusta a um novo produto com rapidez e precisão.
A alimentação do arame 0 3,00 mm cobertopor PP, e o tubo central de 0 5,00mm, tem opção de trabalhar sobduas configurações, ou seja, primeiramente com movimentotransmitido por servo motor ou, numa segunda configuração ter osmovimentos transmitidos por dispositivos de cilindros e fusospneumáticos, de modo que com esses recursos, pode-se optar poruma máquina com mais ou menos recurso que serão fornecidosconforme necessidade do cliente.
O conjunto calibrador dos nós com atuaçãopneumática aplica um aperto a mais nos nós e calibra as posiçõesdas pontas dos arames que formam os nós com arame 01,60mm.
O sistema de conferência dos nós conferetodos os nós e se houver irregularidade na conformação do nó, éemitido um sinal ao CLP para separar a tela que esta com defeito.
A bandeja seletora de telas tem como funçãoseparar as telas com defeito, de modo que ao receber um sinal doCLP que foi capturado do sistema de conferência de nó, efetua umamudança de posição para que a tela deslize para a caixa de refugo.
A máquina como um todo, permite váriasconfigurações para diferentes modelos de telas, cujos resultados deeficiência são registrado no CLP, de modo a totalizar a quantidadede refugo e peças boas, gerando gráfico de eficiência produtiva.
A máquina de produzir telas tem comocaracterística principal de melhoria, um conjunto de alimentaçãoacionado por servo motor do arame 01,6Omm, efetuado por trêscabeçotes independentes que dota o equipamento com umdesempenho de produção muito eficiente, ou seja, significa que amáquina é no mínimo duas vezes e meia, mais rápida do que osmodelos convencionais.
Os cabeçotes têm acionamento detravamento individual, por meio de pistões pneumáticos, com esserecurso se tornam eixos inteligentes podendo em momentos deconfigurar novos modelos de telas especiais, abastecer com maisou menos material, ou agir de forma intercalada.
A máquina tem ainda outro diferencial comgrande potencial de funcionamento, visto que podem ser montadosdois módulos de dobra e um conjunto especial de alimentação ecorte, desenvolvido para confeccionar telas especiais, onde há anecessidade das pontas dos arames de bitola 01,6Omm, apósterem sido efetuados os nós, terem comprimentos diferenciados unsdos outros, sendo que com esse recurso, a máquina tem condiçãode fabricar telas com acabamento de comprimento das pontas comexatidão de valor dimensional que é usado como ancoragem nospontos de fixação dos bancos automotivos de alguns modelos, cujosistema atualmente utilizado é importado.
A máquina de tela possui um elaboradosistema de controle da qualidade dos nós, visto que as indústriasautomobilísticas, por questões de segurança, têm controle rigorososobre o aspecto de complementação integral dos nós, assim sendo,o sistema de controle confere a integridade de todos os nós e sehouver irregularidade, a tela no final do processo é descartada poruma bandeja seletora, onde todos esses recursos são comandadospor CLP que recebe sinais dos sensores e dispositivos mecânicosde conferência, que fornece informações fundamentais para ocontrole do processo.
A máquina para produzir telasautomobilísticas (1) é constituída por uma mesa de base (2) sobre aqual são instalados dispositivos para posicionamento transversal,corte e dobra de arames e tubos, tais como, desbobinador dearames e tubos (3) (externo a máquina), trefilador de arame (4),calibrador de nós (5), secionadora de arame (6), calcador de arame(7), dobrador de pontas (8), guias de arame e tubo (9), ponteira dedobra (10), eixos de tração (11) e demais elementos de fixação,mancais e calços, comuns em máquinas mecânicas.
Arames e tubos contidos nosdesbobinadores de arames e tubos (3) são retificados pelostrefiladores de arame (4), o qual é dotado com roldanas detrefilação (12), tanto verticais como horizontais e, tracionados pelocalcador de arame (7) dotado com três cabeçotes de alimentação
(13) movimentados por servo motor e podem trabalharindividualmente entre si.
Os cabeçotes de alimentação (13) têmacionamento de travamento individual, por meio de pistõespneumáticos, com esse recurso se tornam eixos inteligentes epodem em diferentes momentos, configurar novos modelos de telas
(14) especiais, abastecer com mais ou menos material, ou agir deforma intercalada.
Arames e tubos horizontais e verticais sãoposicionados pelos guias de arames e tubos (9) os quais sãoprecisamente cortados pelo secionador de arame (6).
O secionador de arame (6) ostenta umaalavanca (15) acionada por pistão hidro-pneumático (16) a qualaciona uma guilhotina de corte (17).Os arames transversais são dobrados emcurvas ou nós (18) pelos dobradores de pontas (8) e a seguirenrolados sobre os arame ou tubos verticais pela ponteira de dobra(10).
Os arames ou tubos verticais também sãoposicionados, cortados e dobrados por outros conjuntos dobradoresde pontas (8) que podem variar em número, porém, não possuemdobras em curvas ou nós (18) sobre outro arame.
O conjunto calibrador de nós (5), comatuação pneumática, aplica um aperto por compressão, a mais nosnós (18) e calibra as posições das pontas dos arames que formamos nós com arame vertical.
O dispositivo de conferência dos nós (19), àparte do conjunto calibrador dos nós (5), faz a conferência física detodos os nós (18) e, se houver irregularidade na conformação dosnós, é emitido um sinal ao CLP para separar a tela (14) queapresenta defeito.
A máquina para produzir telasautomobilísticas (1) tem todos os dispositivos de rotação e giroatuados por eixos de tração (11) dotados de polia para correia detração na porção posterior e engrenagens na porção frontal.
A máquina para produzir telasautomobilísticas (1) possibilita monitorar em tempo real, as variáveiscomo, a pressão pneumática de atuação nos dispositivos dealimentação de arame e as pressões individuais referentes à forçade fechamento dos alimentadores, posicionamento de cilindros epresença de itens com sensoriamento eletro-eletrônico.
O dispositivo de conferência dos nós (19),são dispositivos elétricos e pneumáticos para sensoriamento dosnós (18), os quais avaliam a execução da referida operação deenrolar o arame, de forma a refugar peças que não estão emconformidade com o projeto, sendo então, direcionadas a uma áreapara análise ou descarte pelo seletor de refugo, definido pelabandeja seletora (20) de refugo.
A bandeja seletora (20) de telas (14) temcomo função separar as telas com defeito, de modo que ao receberum sinal do CLP que foi capturado do dispositivo de conferência denós (18), efetua uma mudança de posição para que a tela (14)deslize para a caixa de refugo.
O dispositivo de conferência dos nós (19)confere todos os nós e se houver irregularidade na conformação donó (18), é emitido um sinal ao CLP para separar a tela (14) que estacom defeito.
A máquina para produzir telasautomobilísticas (1), possui o conjunto para suprimento do arame,baseados nos trefiladores de arame (4) e calcadores de arame (7),com as opções de trabalharem sob duas configurações, ou seja,primeiramente com movimento transmitido por servo motor ou,numa segunda configuração ter os movimentos transmitidos pordispositivos de cilindros e fusos pneumáticos, de modo que comesses recursos, pode-se optar por uma máquina com mais oumenos recurso que serão fornecidos conforme necessidade docliente.
O conjunto calibrador dos nós (5), comatuação pneumática, aplica um aperto mecânico a mais nos nós eajusta as posições das pontas dos arames que formam os nós (18)com o arame vertical.
A máquina para produzir telasautomobilísticas (1) permite várias configurações para diferentesmodelos de telas, cujos resultados de eficiência são registrado noCLP1 de modo a totalizar a quantidade de refugo e peças boas,gerando gráfico de eficiência produtiva.
As elas já finalizadas tem seus tubos lateraissecionados pela secionadora de tela pronta (21).
A máquina para produzir telasautomobilísticas (1) pode ser montada com dois módulos de dobrae um conjunto especial de alimentação e corte, desenvolvido paraconfeccionar telas especiais, onde as pontas dos aramestransversais, após terem sido efetuados os nós, podem assumircomprimentos diferenciados uns dos outros, sendo que com esserecurso permite fabricar telas com acabamento de comprimento daspontas com exatidão de valor dimensional que é usado comoancoragem nos pontos de fixação dos bancos automotivos dealguns modelos, cujo sistema atualmente utilizado é importado.
O presente relatório descritivo de patentetratou de uma nova concepção em máquina automática paraproduzir telas para bancos automotivos que apresenta, conforme sepode evidenciar pelas análises realizadas e figuras mostradas,inúmeras diferenças sobre os modelos convencionais existentes nomercado, além de características técnicas construtivas e funcionaiscompletamente diferentes dessas pertinentes ao estado da técnica.
Pelas vantagens que oferece, e ainda, porrevestir-se de características verdadeiramente inovadoras quepreenchem todos os requisitos de novidade e originalidade nogênero, o presente "PROCESSO E MÁQUINA PARA PRODUZIRTELAS METÁLICAS PARA BANCOS AUTOMOBILÍSTICOS" reúnecondições necessárias e suficientes para merecer o privilégio deinvenção.

Claims (9)

1. "PROCESSO E MÁQUINA PARAPRODUZIR TELAS METÁLICAS PARA BANCOSAUTOMOBILÍSTICOS", objeto da presente patente, concebe ummétodo e a respectiva máquina para produção de telasautomotivas, utilizadas como estrutura central na confecção debancos automotivos, as quais são basicamente uma estrutura dearames ou tubos verticais nos quais se fixam arames transversaisdevidamente cortados e pontas dobradas em curvas sucessivassobre os arames ou tubos verticais, sem elemento de soldagem,mas, devidamente consolidadas; caracterizado por uma máquinapara produzir telas automobilísticas (1), constituída a partir de doisconjuntos desbobinadores de arames e tubos (3) (externo amáquina), montado sobre estruturas independentes, sendo umposicionado em longitudinal para os arames de maior bitola, osquais constituem os arames longitudinais da tela, e um conjuntoposicionado em transversal, para os arames de menor bitola, osquais constituem os arames transversais da tela, seguido por umamesa de base (2) sobre a qual são instalados dispositivos paraposicionamento transversal, e longitudinal de corte e dobra dearames e tubos, tais como, trefilador de arame (4), calibrador denós (5), secionadora de arame (6), calcador de arame (7), dobradorde pontas (8), guias de arame e tubo (9), ponteira de dobra (10),eixos de tração (11) e demais elementos de fixação, mancais ecalços, comuns em máquinas mecânicas.
2. "O PROCESSO", de acordo com areivindicação 1, é caracterizado pelos arames e tubos contidosnos desbobinadores de arames e tubos (3) serem retificados pelostrefiladores de arame (4), o qual é dotado com roldanas detrefilação (12), tanto verticais como horizontais e, tracionados pelocalcador de arame (7) dotado com três cabeçotes de alimentação(13) movimentados por servo motor que podem trabalharindividualmente entre si; os cabeçotes de alimentação (13) têmacionamento de travamento individual, por meio de pistõespneumáticos, com esse recurso podem em diferentes momentos,configurar novos modelos de telas (14) especiais, abastecer commais ou menos material, ou agir de forma intercalada.
3. "O PROCESSO", de acordo com areivindicação 1, é caracterizado pelos arames e tubos horizontaise verticais serem posicionados pelos guias de arames e tubos (9)os quais são precisamente cortados pelo secionador de arame (6);o secionador de arame (6) ostenta uma alavanca (15) acionada porpistão pneumático (16) a qual aciona uma guilhotina de corte (17).
4. "O PROCESSO", de acordo com areivindicação 1, é caracterizado pelos arames transversais seremdobrados em curvas ou nós (18) pelos dobradores de pontas (8) e aseguir enrolados sobre os arame ou tubos verticais pela ponteira dedobra (10); os arames ou tubos verticais também são posicionados,cortados e dobrados por outros conjuntos dobradores de pontas (8)que podem variar em número, porém, não possuem dobras emcurvas ou nós (18) sobre outro arame.
5. "O PROCESSO", de acordo com areivindicação 1, é caracterizado pelo conjunto calibrador de nós(5), com atuação pneumática, aplicar um aperto por compressão, amais nos nós (18) e calibra as posições das pontas dos arames queformam os nós com o arame vertical; o dispositivo de conferênciados nós (19), à parte do conjunto calibrador dos nós (5), faz aconferência física de todos os nós (18) e, se houver irregularidadena conformação dos nós, é emitido um sinal ao CLP para separar atela (14) que apresenta defeito; o dispositivo de conferência dos nós(19), são dispositivos elétricos e pneumáticos para sensoriamentodos nós (18), os quais avaliam a execução da referida operação deenrolar o arame, de forma a refugar peças que não estão emconformidade com o projeto, sendo então, direcionadas a uma áreapara análise ou descarte pelo seletor de refugo, definido pelabandeja seletora (20) de refugo; o dispositivo de conferência dosnós (19) confere todos os nós e se houver irregularidade naconformação do nó (18), é emitido um sinal ao CLP para separar atela (14) que esta com defeito; o conjunto calibrador dos nós (5),com atuação pneumática, aplica um aperto mecânico a mais nosnós e ajusta as posições das pontas dos arames que formam osnós (18) com o arame vertical.
6. "O PROCESSO", de acordo com areivindicação 1, é caracterizado pela bandeja seletora (20) de telas(14) separar as telas com defeito, de modo que ao receber um sinaldo CLP que foi capturado do dispositivo de conferência de nós (18),efetua uma mudança de posição para que a tela (14) deslize para acaixa de refugo.
7. "A MÁQUINA PARA PRODUZIR TELASMETÁLICAS PARA BANCOS AUTOMOBILÍSTICOS", de acordocom a reivindicação 1, é caracterizado por ter todos os dispositivosde rotação e giro atuados por eixos de tração (11) dotados de poliapara correia de tração na porção posterior e engrenagens na porçãofrontal; a máquina para produzir telas automobilísticas (1) possibilitamonitorar em tempo real, as variáveis como, a pressão pneumáticade atuação nos dispositivos de alimentação de arame e as pressõesindividuais referentes à força de fechamento dos alimentadores,posicionamento de cilindros e presença de itens com sensoriamentoeletro-eletrônico; a máquina para produzir telas automobilísticas (1),possui o conjunto para suprimento do arame, baseados nostrefiladores de arame (4) e calcadores de arame (7), com as opçõesde trabalharem sob duas configurações, ou seja, primeiramentecom movimento transmitido por servo motor ou, numa segundaconfiguração ter os movimentos transmitidos por dispositivos decilindros e fusos pneumáticos.
8. "A MÁQUINA PARA PRODUZIR TELASMETÁLICAS PARA BANCOS AUTOMOBILÍSTICOS", de acordocom a reivindicação 1, é caracterizada por prever váriasconfigurações para diferentes modelos de telas, cujos resultados deeficiência são registrado no CLP, de modo a totalizar a quantidadede refugo e peças boas, gerando gráfico de eficiência produtiva.
9. "A MÁQUINA PARA PRODUZIR TELASMETÁLICAS PARA BANCOS AUTOMOBILÍSTICOS", de acordocom a reivindicação 1, é caracterizada por possuir dois módulosde dobra e um conjunto especial de alimentação e corte,desenvolvido para confeccionar telas especiais, onde as pontas dosarames transversais, após terem sido efetuados os nós, podemassumir comprimentos diferenciados uns dos outros, sendo quecom esse recurso permite fabricar telas com acabamento decomprimento das pontas com exatidão de valor dimensional.
BRPI0903012-3A 2009-08-20 2009-08-20 processo e mÁquina para produzir telas metÁlicas para bancos automobilÍsticos BRPI0903012A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0903012-3A BRPI0903012A2 (pt) 2009-08-20 2009-08-20 processo e mÁquina para produzir telas metÁlicas para bancos automobilÍsticos

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0903012-3A BRPI0903012A2 (pt) 2009-08-20 2009-08-20 processo e mÁquina para produzir telas metÁlicas para bancos automobilÍsticos

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0903012A2 true BRPI0903012A2 (pt) 2011-05-10

Family

ID=43939709

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0903012-3A BRPI0903012A2 (pt) 2009-08-20 2009-08-20 processo e mÁquina para produzir telas metÁlicas para bancos automobilÍsticos

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0903012A2 (pt)

Cited By (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN106944579A (zh) * 2017-05-24 2017-07-14 天津市银丰机械系统工程有限公司 全自动柔性焊网生产线
CN107138658A (zh) * 2017-07-06 2017-09-08 吉林宏泽汽车部件有限公司 汽车座椅靠背帘自动成型机

Cited By (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN106944579A (zh) * 2017-05-24 2017-07-14 天津市银丰机械系统工程有限公司 全自动柔性焊网生产线
CN107138658A (zh) * 2017-07-06 2017-09-08 吉林宏泽汽车部件有限公司 汽车座椅靠背帘自动成型机
CN107138658B (zh) * 2017-07-06 2021-03-16 吉林宏泽汽车部件有限公司 汽车座椅靠背帘自动成型机

Similar Documents

Publication Publication Date Title
KR102104232B1 (ko) 귀끈을 이용한 마스크용 귀걸이 제조 자동화장치 및 이를 이용한 마스크용 귀걸이 제조방법
CN202265256U (zh) 一种绕线机
DE102013106226B4 (de) Vorrichtung und Verfahren zur Überwachung einer Werkstückspannvorrichtung
CN102381587A (zh) 一种绕线机
CN104259350B (zh) 数控袋装弹簧机
BRPI0903012A2 (pt) processo e mÁquina para produzir telas metÁlicas para bancos automobilÍsticos
CN109905002A (zh) 线圈成形装置和旋转电机的线圈
CN206806704U (zh) 一种电容导线数控送线自动焊接机
CN206706312U (zh) 一种织袜机引线装置
CN206982148U (zh) 一种叉形针自动生产机
CN206015376U (zh) 一种纺织布料裁剪装置
CN209275756U (zh) 一种料带缓存装置及卷绕设备
CN208324480U (zh) 一种缠绕膜压紧装置
CN107052200A (zh) 一种发热架双层发热丝自动成型绕线机及其成型绕线方法
CN207308798U (zh) 钢带自动铆接机
CN203621230U (zh) 一种小型闭合工件成型装置
CN106624332A (zh) 无纺布焊接包覆的汽车遮阳板的超声波焊接装置
CN108049015A (zh) 自动并线机
CN205893555U (zh) 一种特殊织物的引纬机构装置
CN203649225U (zh) 一种自动剪折铁丝设备
CN2170838Y (zh) 玻璃纤维编织复合制袋机
CN202656239U (zh) 塑料管自动打孔机
CN206209374U (zh) 一种编织机用编织点监控保护装置
CN112621885A (zh) 一种纺织制衣用用布料打孔设备
CN105970450A (zh) 一种特殊织物的引纬机构装置

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: REFERENTE A 6A ANUIDADE.

B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2320 DE 23-06-2015 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.

B15K Others concerning applications: alteration of classification

Ipc: B60N 2/68 (2006.01), B21F 27/00 (2006.01), B60N 2/