BRPI0902987A2 - cloro oxigenado para tratamento de águas e seu respectivo processo de obtenção e aplicação - Google Patents

cloro oxigenado para tratamento de águas e seu respectivo processo de obtenção e aplicação Download PDF

Info

Publication number
BRPI0902987A2
BRPI0902987A2 BRPI0902987-7A BRPI0902987A BRPI0902987A2 BR PI0902987 A2 BRPI0902987 A2 BR PI0902987A2 BR PI0902987 A BRPI0902987 A BR PI0902987A BR PI0902987 A2 BRPI0902987 A2 BR PI0902987A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
chlorine
sodium
water treatment
oxygenated
formula
Prior art date
Application number
BRPI0902987-7A
Other languages
English (en)
Inventor
Fernando Jorge
Original Assignee
Multclor Quimica Imp Adora E Exportadora Ltda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Multclor Quimica Imp Adora E Exportadora Ltda filed Critical Multclor Quimica Imp Adora E Exportadora Ltda
Priority to BRPI0902987-7A priority Critical patent/BRPI0902987A2/pt
Priority to PCT/BR2010/000176 priority patent/WO2011017786A1/en
Priority to US13/388,419 priority patent/US20120263799A1/en
Publication of BRPI0902987A2 publication Critical patent/BRPI0902987A2/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C02TREATMENT OF WATER, WASTE WATER, SEWAGE, OR SLUDGE
    • C02FTREATMENT OF WATER, WASTE WATER, SEWAGE, OR SLUDGE
    • C02F1/00Treatment of water, waste water, or sewage
    • C02F1/72Treatment of water, waste water, or sewage by oxidation
    • C02F1/76Treatment of water, waste water, or sewage by oxidation with halogens or compounds of halogens
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C02TREATMENT OF WATER, WASTE WATER, SEWAGE, OR SLUDGE
    • C02FTREATMENT OF WATER, WASTE WATER, SEWAGE, OR SLUDGE
    • C02F1/00Treatment of water, waste water, or sewage
    • C02F1/50Treatment of water, waste water, or sewage by addition or application of a germicide or by oligodynamic treatment
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C02TREATMENT OF WATER, WASTE WATER, SEWAGE, OR SLUDGE
    • C02FTREATMENT OF WATER, WASTE WATER, SEWAGE, OR SLUDGE
    • C02F1/00Treatment of water, waste water, or sewage
    • C02F1/72Treatment of water, waste water, or sewage by oxidation
    • C02F1/722Oxidation by peroxides
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C02TREATMENT OF WATER, WASTE WATER, SEWAGE, OR SLUDGE
    • C02FTREATMENT OF WATER, WASTE WATER, SEWAGE, OR SLUDGE
    • C02F2103/00Nature of the water, waste water, sewage or sludge to be treated
    • C02F2103/42Nature of the water, waste water, sewage or sludge to be treated from bathing facilities, e.g. swimming pools
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C02TREATMENT OF WATER, WASTE WATER, SEWAGE, OR SLUDGE
    • C02FTREATMENT OF WATER, WASTE WATER, SEWAGE, OR SLUDGE
    • C02F2209/00Controlling or monitoring parameters in water treatment
    • C02F2209/06Controlling or monitoring parameters in water treatment pH
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C02TREATMENT OF WATER, WASTE WATER, SEWAGE, OR SLUDGE
    • C02FTREATMENT OF WATER, WASTE WATER, SEWAGE, OR SLUDGE
    • C02F2303/00Specific treatment goals
    • C02F2303/04Disinfection

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Hydrology & Water Resources (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Environmental & Geological Engineering (AREA)
  • Water Supply & Treatment (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Agricultural Chemicals And Associated Chemicals (AREA)

Abstract

CLORO OXIGENADO PARA TRATAMENTO DE áGUAS E SEU RESPECTIVO PROCESSO DE OBTENçãO E APLICAçãO. Mais particulariflente trata-se de uma formulaçâ.o de compostos químicos cujo resultado é a obtenção do CLORO OXIGENADO; composto altamente eficiente capaz de solucionar múltiplos problemas do tratamento de águas, especialmente o de piscinas, nos processos de desinfecção, oxidação e conibate as cloraminas orgânicas e inorgânicas. O produto melhora consideravelmente o processo de tratamento de águas, pois reduz o tempo e a quantidade de produtos químicos utilizados, bem como potencializa a eficácia das propriedades sanitizantes e oxidantes do desinfetante clorado "cloro", proporcionando assim vantagens inerentes a sua aplicabilidade, tornando suas características inovadoras no gênero.

Description

RELATORIO DESCRITIVO DE PATENTE DE INVENÇÃO"CLORO OXIGENADO PARA TRATAMENTO DE ÁGUAS E SEU RESPECTIVOPROCESSO DE OBTENÇÃO E APLICAÇÃO"
O presente pedido de patente de invenção objetode descrição e reivindicação deste relatório trata de umasolução inventiva com o campo de aplicação voltado parasolucionar múltiplos problemas do tratamento de águas,especialmente o de piscinas, nos processos de desinfecção,oxidação e combate as cloraminas orgânicas e inorgânicassendo traduzida na forma de uma inédita formulação quemelhora consideravelmente o processo de tratamento deáguas, pois reduz o tempo e a quantidade de produtosquímicos utilizados, bem como potencializa a eficácia daspropriedades sanitizantes e oxidantes do desinfetanteclorado "cloro", proporcionando assim vantagens inerentes asua aplicabilidade, tornando suas característicasinovadoras no gênero.
Ja o requisito de novidade e atividadeinventiva residem na formulação de compostos químicos cujoresultado é a obtenção do «CLORO OXIGENADO". A formulaçãoqualitativa e quantitativa se resume em:
(A) Sódio dicloro-s-triazina triona (C3N3O3Cl2Na) e/ouTricloro-s-triazina triona (C3N3O3Cl3) - (35,00% - 95,00%);
(β) Peroxidissulfato de sódio - Na2S2O8 - (0,5% - 40,00%);
(C) Percabonato de Sódio - 2Na2C03 . 3H202 - (0,5% - 22,50%)
(D) Hidrogenocarbonato de Sódio - NaHCO3 - (0,5% - 5,00%).
Com o acima exposto é conclusiva que a invençãoé provida do requisito de novidade, atividade inventiva eaplicação industrial, atendendo aos requisitos depatenteabilidade, notadamente como patente de invenção,conforme disposto no artigo 8o da Lei 9.279.
FUNDAMENTOS DA TÉCNICA; a fim de propiciarveracidade ao contexto explicitado no quadro introdutório,será apresentada uma breve explanação sobre os produtosexistentes, onde será possível a um técnico no assuntoreconhecer seus aspectos limitantes, para em momentoposterior discorrer sobre as vantagens agregadas com aintrodução do inédito composto.
Dos Compostos clorados
Os compostos clorados são substânciasamplamente utilizadas como agentes sanitizantes nahigienização e desinfecção de alimentos, pisos, utensíliosem áreas industriais e residenciais, no controle de doençasoriundas de água e alimentos, bem como no tratamento deágua para abastecimento público, piscinas e spas. Possuemum amplo espectro de atividade biocida contra bactérias,fungos e vírus, sendo suas atividades biocida e oxidantesaumentadas significantemente com a formação do ácidohipocloroso. Quando se adiciona cloro na água ocorre aformação de ácido hipocloroso (HOCl) e ácido clorídrico(HCl):
<formula>formula see original document page 3</formula>
Para valores de pH acima de 4,0 o equilíbrio sedesloca para a direita e a quantidade de Cl2 que existe emsolução é pequena. 0 ácido hipocloroso sofre ionização emuma reação praticamente instantânea, formando íonhidrogênio (H+) e íon hipoclorito (OCl-) , sendo que o graude ionização depende do pH e da temperatura. Para valoresde pH inferiores a 6,0 predomina o ácido hipocloroso, porémà medida em que a temperatura e o pH se elevam aumenta ograu de ionização do ácido e conseqüentemente, aconcentração do íon hipoclorito. Para valores de pH maioresque 9,6 e a temperatura de 20°C, praticamente todo ácidohipocloroso sofreu ionização. O ácido hipocloroso e o íonhipoclorito são denominados cloro livre. O Gráfico abaixorepresenta a variação da concentração de cloro em função do pH.
<figure>figure see original document page 4</figure>
O ácido hipocloroso HOCl possui uma atuaçãobactericida bem mais forte que o íon hipoclorito OCl-. Istose deve à maior permeabilidade da membrana celular ao HOClcovalente que ao OCl- iônico. A toxidez em relação aosmicroorganismos deve-se entre outros, à cloração dos gruposNH e SH de suas proteínas. Para garantir uma concentraçãomais elevada de ácido hipocloroso é necessário considerar oseu equilíbrio de dissociação. Ao aplicar o cloro na água,o pH ideal encontra-se numa faixa levemente ácida.
Entretanto, trabalha-se com pH próximo a 7 para preservartubulações e equipamentos quanto a corrosão e incrustações.
A utilização de tamponador ou agente tampão,ajusta e estabiliza o pH de uma solução. A função de umagente tamponador é conduzir uma solução ácida ou alcalinaa certo pH e prevenir a mudança deste pH.
0 Hidrogenocarbonato de Sódio - NaHCO3 éamplamente usado como tamponador.
<formula>formula see original document page 4</formula>
O cloro não é somente um desinfetante eficaz,mas também possui poderosa ação oxidante comprovada. Assimé empregado tanto no tratamento da águas como também em:oxidação de ferro e manganês, remoção de H2Si controle deodor, cor, sabor, remoção de algas etc. Surpreendentemente,apenas 10% de todo cloro adicionado à água servirá paramatar micro organismos. Os outros 90% serão utilizados paraoxidar (queimar) restos de microorganismos mortos peladesinfecção, assim como os demais materiais orgânicos dediversas origens e substâncias químicas que podemcomprometer a qualidade da água como as cloraminas.Sódio dicloro-s-triazina triona: C3HCl2N3O3
Teor de cloro ativo: 56% - 60%
<formula>formula see original document page 5</formula>
Das Cloraminas
Cloro combinado ou cloraminas são formadosatravés da combinação do cloro livre ou ácido hipocloroso(HOCl),com compostos amoniacais nitrogenados, que no casoespecífico de piscinas podem ser expelidos pelos banhistas(suor, urina, bronzeadores) ou trazidos pelo meio ambiente(folhas das árvores, vento). Cloraminas também sãoconsideradas agentes desinfetantes, mas com açãodesinfetante menor e muito mais lenta que o cloro livre,causando distúrbios nos processos que exigem ação imediatada ação do cloro livre, pois esse será utilizado paracombater cloraminas ao invés de ser usado contra microorganismos. As cloraminas podem ser divididas em duascategorias: Cloraminas inorgânicas è orgânicas.
Das Cloraminas inorgânicas
Cloraminas Inorgânicas são provenientes dareação química do ácido hipocloroso (HOCl) com compostosamoniacais (NH3) . Os tipos mais comuns de cloraminasencontradas em uma piscina são: Monocloraminas (NH2Cl),
Dicloraminas (NHCl2) e Tricloraminas (NCl3) . Suas reaçõespodem ser representadas:
Amônia + Ácido hipocloroso -> Monocloramina + ÁguaNH3 + HOCl NH2Cl + H2O
Monocloraminas podem reagir com mais ácido hipocloroso eformar as dicloraminas.
Monocloramina + Ácido hipocloroso Dicloramina + ÁguaNH2Cl + HOCl --> NHCl2 + H2O
Finalmente, as dicloraminas poderão reagir com ácidohipocloroso para formar as tricloraminas
Dicloramina + Ácido hipocloroso Tricloramina + ÁguaNHCl2 + HOCl --> NCl3 + H2O. O tipo de cloramina produzidairá depender do pH.
Das Cloraminas orgânicas
As cloraminas orgânicas são provenientes dareação química do ácido hipocloroso (HOCl) com compostosorgânicos nitrogenados, como as proteínas. Suas reaçõespodem ser representadas:
R-NH2 + HOCl R-NHCl + H2O, onde R = Radical orgânico.
Impacto das cloraminas na qualidade da águaCloraminas são geralmente a causa do entãochamado "cheiro de cloro forte na água", problemasrespiratórios e irritação dos olhos e mucosas dos usuáriosde piscinas. Essas características são encontradas quandoas concentrações de cloro combinado ou cloraminas sãomaiores de 0,3 ppm. Para determinar a concentração decloraminas utiliza-se o dois tipos de testes diferentes: Oprimeiro que utiliza metodologia DPD (N, N-diethyl-p-phenylenediamine; teste colorimétrico) que mede o "clorolivre" ou montante de ácido hipocloroso (HOCl) e o segundoteste que mede o "cloro total" que utiliza metodologia OT(Orto-tolidina). 0 cloro combinado é calculado peladiferença encontrada entre o "cloro livre" e "cloro total".
<formula>formula see original document page 7</formula>
Erro Relativo e Desvio Padrão entre os doismétodos de análise de cloro total e cloro livre. A tabelaabaixo, transcreve dados referentes a estudos sobre osmétodos OTA e DPD.
Observa-se que o método DPD apresenta menor erro relativo emenor desvio padrão.
<table>table see original document page 7</column></row><table>
Eliminação de cloraminas com compostos clorados
Para a remoção de cloraminas usa-se o processochamado "Break Point ou ponto de quebra da cloração","supercloração de choque" ou ainda "oxidação de choque".
Durante esse processo adicionam-se dosagens extras de cloroaté que o nivel de ácido hipocloroso (HOCl) se torne altosuficiente para converter cloraminas em gás de nitrogênio(N2), HCl e água. A proporção requerida é 10:1. Para umamassa de água que contenha 0,5 ppm de cloraminas, umadosagem de 5 ppm de cloro será suficiente para trazer ocloro livre de volta na sua melhor e mais eficienteconcentração desinfetante. 0 cálculo da quantidade de cloroextra a ser utilizado na supercloração deve ser precisopara evitar excessos ou insuficiências. O excesso de cloropoderá causar prejuízos à saúde e equipamentos, além doestímulo de formação de mais cloraminas. Se a quantidadefor insuficiente, o cloro livre disponível após a oxidaçãoserá diminuído, ocasionando baixa ação desinfetante e comoconseqüência aparecimento de novos problemas associados.
<figure>figure see original document page 8</figure>
Eliminação de cloraminas com compostos—nãoclorados
Produtos oxidantes não clorados (peróxidos,persulfatos, perboratos, percabonatos e outros compostosoxigenados) são alternativas eficazes no combate dascloraminas e na eliminação de micro organismos mortosdurante o processo de desinfecção. Devido ao alto teor deoxigênio ativo desses produtos, a oxidação das cloraminas équase quarenta vezes mais forte e mais rápida do que a queé feita a partir do ácido hipocloroso (HOCl). As vantagensda oxidação sem cloro incluem o fato de não ser adicionadanenhuma fonte extra de (H0C1) para a produção de novascloraminas e a eficiência do sanitizante será multiplicadasem aumento exagerado do nível do cloro.
Sem adição de mais cloro para o processo deoxidação, o cloro livre restante poderá desempenhar melhorseu importante papel de agente desinfetante. Aversatilidade no uso de compostos oxigenados permiteaplicação tanto de forma preventiva quanto corretiva,melhorando significamente o controle de cloraminas e oprocesso de desinfecção.
Oxidação por oxigênio ativo
No processo de oxidação usando compostosclorados, o átomo que sofre redução é o Cl (de +1, no ClO ,a -1, no Cl") . No caso de compostos oxigenados, o oxigêniovai de O2"2 a O"2 + 0°, oxigênio nascente, ou [O] e esse [O]é o átomo que sofre redução, em geral a O"2, oxidandooutros elementos.
Percabonato de Sódio e Peroxidissulfato—desódio
0 percabonato de sódio é também conhecido comoperóxido de hidrogênio sólido. Este material apresentado naforma de grânulos brancos é resultado da adição decarbonato de sódio com peróxido de hidrogênio, suaformulação é 2Na2C03 · 3H202.
<formula>formula see original document page 9</formula>
Percabonato de sódio tem alto teor de oxigênioativo (13,00%) e ótima solubilização em água. Quando emcontato com água libera peróxido de hidrogênio H2O2 ecarbonato de sódio Na2CO3.
2Na2C03 . 3H202 ---> 2Na2C03 + 3H202
H2O2 dissolve-se na água como descrito:
H202^H++H00- 2HOO-->0021 +20H-
De acordo com as duas equações, o ion HOO-apresenta função oxidante poderosa. 0 peróxido dehidrogênio na verdade é o ingrediente oxidante quando emcontato com a água se quebra em oxigênio ativo e água. Abeleza desse sistema consiste em observar que o percabonatode sódio granulado é considerado estável quando na formaencapsulada e os co-materiais (carbonato de sódio e água)são inócuos depois de sua ativação. Percabonato de sódio étipicamente considerado material instável e por isso suaforma encapsulada ou revestida, possibilita associá-lo comoutros materiais.
O Peroxidissulfato de sódio assim como opercabonato de sódio é um potente agente oxidante. Suaformulação Na2S5Oi e apresenta (6,5%) de oxigênio ativo.
<formula>formula see original document page 10</formula>
Representação da dissolução do peroxidissulfatode sódio na água:
NaS2O8 + H2O -» 2Na++S2082-
PROPOSTA DA INVENÇÃO
Cloro + Oxigênio
O requerente, após vários estudos, extensapesquisa de campo e laboratorial, desenvolveu de formainteligente e inovadora o produto "CLORO OXIGENADO",resultado de processo específico que reúne compostosclorados, compostos oxigenados, agente tamponador, controlede temperatura, pH e umidade, além de conciliar tempo eação mecânica:<figure>figure see original document page 11</figure>
• Compostos clorados:
Sódio dicloro-s-triazina triona (C3HCl2N3O3)
Tricloro-s-triazina triona (C3Cl3N3O3) .
• Compostos oxigenados:
Percabonato de sódio Na2CO3.
Peroxidissulfato de sódio (Na2S2O8)
· Agente tamponador:
Hidrogenocarbonato de Sódio - NaHCO3
Através de processo inédito de produção eestabilização, o requerente tornou possível o que até entãoera considerado impraticável pelo mercado: a união deoxidantes predominantemente antagônicos e com alto risco dereações entre si em um único produto com altíssimopotencial de eficiência tanto desinfetante quanto oxidante:
<figure>figure see original document page 11</figure>O "CLORO OXIGENADO" é capaz de reunircaracterísticas de desinfecção e oxidação em um únicoproduto com vantagens significativas. Com a adição deoxigênio, potencializa-se consideravelmente o poderoxidante e desinfetante do cloro. Como o poder de oxidaçãodo oxigênio é cerca de quarenta vezes mais forte e maisrápido que o cloro (HOCl) - ácido hipocloroso, pelo menos50% dessa eficiência é transferida para o composto de"CLORO OXIGENADO". A proporção de oxigênio ativo agregadaao cloro determinará o coeficiente de eficiência e potênciado novo composto.
Benefícios do CLORO OXIGENADO no tratamento deáguas de piscinas
O uso de desinfetantes para oxidarcontaminadores orgânicos reduz bastante a eficácia dasanitização.
O aumento do nível da contaminação orgânicaeleva o consumo de desinfetante para oxidação, diminuindoassim a disponibilidade para desinfecção. Sem oxidaçãoregular, há acúmulo de substâncias eliminadas pelosbanhistas e outros contaminadores orgânicos. Assim, hámaior potencial de consumo de sanitizantes químicos do queo fornecido. Em conseqüência, a qualidade da água começa adeteriorar, apresentando crescimento de algas ouágua turva e opaca. Acima de tudo, fica difícil manter aproteção adequada contra doenças e infecções causadas pormicroorganismos, colocando em risco a saúde do banhista.
A sanitização é o uso de desinfetantes paraeliminar da água de piscinas e spas os organismospatogênicos incluindo bactérias, vírus e outrosmicroorganismos causadores de doenças e infecções. Asanitização efetiva protege os banhistas contra essesperigos. A oxidação (aplicação) envolve a adição deoxidantes químicos na água de piscinas e spas paradestruir, por aquecimento, a contaminação orgânica dediversas origens:
Os banhistas deixam na água grande quantidadede substâncias eliminadas pela transpiração e óleoscorpóreos, produtos cosméticos, protetores solares ebronzeadores.
Condições climáticas como vento e chuvaintroduzem muitos outros contaminadores. Estescontaminadores se acumulam e aumentam a utilização dodesinfetante disponível. A oxidação regular associada àsanitização mantém a água límpida e cristalina, livre demicroorganismos causadores de doenças e infecções. O CLOROOXIGENADO pode ser adicionado à piscina durante o dia ou anoite. Depois de um breve espaço de tempo que possibilite amistura e dispersão adequadas por toda a piscina, o banhoestá liberado. Não há necessidade de agitação; o "CLOROOXIGENADO" é completamente solúvel em água e de rápidadissolução.
• Eficácia máxima do desinfetante pelaoxidação e eliminação dos restos contaminadores.
• Não produz cloraminas nem forma odoresirritantes.
• Restabelece a limpidez e a clareza.
• Suave para as superfícies da piscina comdissolução rápida e total e não clareia ou descolorecoberturas de vinil ou superfícies pintadas.
• Não eleva a dureza do cálcio nem aumenta osníveis de estabilização do ácido cianúrico.
• Fácil manuseio; basta espalhar uniformementesobre a superfície da piscina com o filtro emfuncionamento, assegurando homogeneização e circulaçãocompleta.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO: Paraconsolidar o "CLORO OXIGENADO PARA TRATAMENTO DE ÁGUAS ESEU RESPECTIVO PROCESSO DE OBTENÇÃO E APLICAÇÃO" , Orequerente apresenta nos próximos parágrafos a formulação,o processo de produção bem como a aplicação por meio deexemplos, ressaltando que os mesmos não são intencionados alimitar o escopo do invento, este sim limitado apenas aoquadro reivindicatório.
Mais particularmente trata-se de uma formulaçãode compostos químicos cujo resultado é a obtenção do "CLOROOXIGENADO"; composto altamente eficiente capaz desolucionar múltiplos problemas do tratamento de águas,especialmente o de piscinas, nos processos de desinfecção,oxidação e combate as cloraminas orgânicas e inorgânicas.
A formulação qualitativa e quantitativa seresume em:
(A) Sódio dicloro-s-triazina triona (C3N3O3Cl2Na) e/ouTricloro-s-triazina triona (C3N3O3Cl3) - (35,00% - 95,00%);
(B) Peroxidissulfato de sódio - Na2S2O8 - (0,5% - 40,00%);
(C) Percabonato de Sódio - 2Na2C03 . 3H202 - (0,5% - 22,50%)
(D) Hidrogenocarbonato de Sódio - NaHCO3 - (0,5% - 5,00%).
O processo de produção compreende as seguintesetapas:
1) Utilizar misturador de produtos secos para areação e controle da homogeneização dos materiais.
2) Certificar que a ordem e as respectivasquantidades sejam respeitadas de acordo com a fórmula.
3) Adicionar primeiramente o Sódio dicloro-s-triazina triona e/ou Tricloro-s-triazina triona.
4) Após intervalo de (3 a 8 minutos) defuncionamento do misturador, analisar a temperatura econdições de umidade.
5) A temperatura deverá estar entre 27° C e 31° C.
6) A umidade interna do reator deverá estarabaixo de 0,01%7) Adicionar Hidrogenocarbonato de sódio ehomogeneizar por intervalo de (6 a 14 minutos) e observarse a temperatura e a umidade estão dentro das faixas desegurança.
8) O pH deverá ser equalizado para que não sejainferior a 5,5 ou superior a 6,2.
9) Adicionar o Peroxidissulfato de sódio ehomogeneizar por tempo não inferior a 7 minutos.
10) Adicionar o Percabonato de sódio ehomogeneizar pelo tempo de (09 a 17) minutos e observar sea temperatura e a umidade estão dentro das faixas desegurança.
11) A mistura deverá ser transferida através deequipamento de transferência apropriado, automático,preferencialmente com dispositivo de rosca sem fim,confeccionado em aço especialmente projetado para esse tipode produto e totalmente vedado.
12) O composto deverá ser embaladoimediatamente, em envasadora automática, sem que hajamanipulação ou absorção de umidade do ambiente,comprometendo a qualidade e estabilidade do produto.
O processo requer cuidados específicos paragarantir a integridade e segurança dos princípios ativos.
As quantidades descritas na formulação variamde acordo com parâmetros de utilização e eficáciapretendidas.
Existem fatores físicos e químicos nos ativosde cada componente que limitam a formulação a certospatamares de segurança e aplicabilidade.
A estrutura física do reator/misturador deveser especialmente confeccionada para que haja o menor riscopossível de contaminação de materiais, bem como maior vidaútil aos equipamentos. A rosca sem fim de transporte dematerial deve ser feita com Aço Inox 316L e Hastelloy C276e revestimento interno com tinta poliéster (NEMA 4X, IP67).A câmara de envase deve ter isolamento à base de resinaespecial capaz de manter temperatura e abrasividade dosoxidantes. O controle de temperatura e umidade deverá serfeito através de equipamento de medição eletrônico,termômetros de imersão, evaporadores e exaustores acopladosà torre do reator.
A mistura deverá ser transferida através deequipamento de transferência apropriado, automático,preferencialmente com dispositivo de rosca sem fim,confeccionado em aço especialmente projetado para esse tipode produto e totalmente vedado.
O composto deverá ser embalado imediatamente,em envasadora automática, sem que haja manipulação ouabsorção de umidade do ambiente, comprometendo a qualidadee estabilidade do produto.
Da Aplicação
O "CLORO OXIGENADO" pode ser utilizado da mesmamaneira e com as mesmas aplicabilidades dos compostos 100%clorados disponíveis atualmente. De fato, sua diferenciaçãoestá na quantidade empregada (mg/L) para se atingir o mesmoresultado de desinfecção e oxidação. Ao adicionar oxigênioativo no composto clorado, sua eficiência serápotencializada. Apesar da quantidade de cloro ativo (%) serparcialmente substituída por oxigênio ativo (%) , haveráincremento substancial no poder de desinfecção e oxidaçãodos ativos constantes no composto, conforme demonstra ográfico abaixo:<figure>figure see original document page 17</figure>
Características de Eficácia da Invenção
A eficácia do CLORO OXIGENADO pode serdemonstrada através do cálculo comparativo dos ativos doscompostos clorados X CLORO OXIGENADO, bem como pelos testeslaboratoriais atestados em documento anexo:
Cálculo comparativo dos ativos dos compostos clorados X CLORO OXIGENADO
<table>table see original document page 17</column></row><table>%. — . _ -ι __ι__— απ
(*) 7 grama de Oxigenio na agua equivale a 40 vezes o poder de oxidacao do cloro ativo =40g; porém divide-se este valor por 2, para que possa ser equilibrada a matriz de distribuição depoder do cloro: 90% para oxidação e 10% para desinfecção.
(**) Ativos equivalentes do novo composto, considerando-se que com a performance doOxigênio, os demais ativos serão potencializados.
(***) Relação percentual de ganho ou perca de eficiência entre o composto clorado 100/o e omesmo composto com a adição de Oxigênio ativo na formulação.
Equação:
<formula>formula see original document page 18</formula>
• Exemplos:
Exemplo 1
<formula>formula see original document page 18</formula>
Análise: O resultado demonstra que o "CLOROOXIGENADO" é 24,32% mais poderoso que o composto clorado abase de Sódio dicloro-s-triazina triona 100%, embora em suaformulação haja apenas 44,54% de cloro ativo.
Exemplo 2
% Cloro ativo na fórmula = 54,35%<formula>formula see original document page 19</formula>
Análise: O resultado demonstra que o CLOROOXIGENADO é 15,94% mais poderoso que o composto clorado abase de Tricloro-s-triazina triona 100%, embora em suaformulação haja apenas 54,35% de cloro ativo.
Determinação de oxigênio ativo no compostoCLORO OXIGENADOS
Materiais:
• Espátula
• Erlenmeyer de 25OmL
· Becker de 100 mL
• Bureta volumétrica de 50 mL
• Proveta de 50 mL
Equipamentos:
· Balança analítica
• Agitador magnético
Reagente/ Soluções:
• Solução de Ácido Sulfúrico (H2SO4) 5 N
· Solução de Permanganato de Potássio (Kmn04) 0,1 N
• Água destilada
Preparo da Amostra:
Pesar em balança analítica 0,5 g da amostra em um
Erlenmeyer de 250 mL.
Adicionar 40 mL da solução de ácido sulfúrico 5 N
Lavar a parede do Erlenmeyer com água destilada.Titulação:
Em uma bureta de 50 mL adiciona-se o reagente titulante(permanganato de potássio OfIN), com o auxílio de um beckerde 100 mL, zerar a mesma tomando o cuidado para evitar aformação das possíveis bolhas no corpo e na ponta(registro/ válvula) , após zerar iniciar a titulação sobagitação (manual ou agitador magnético) controlando avelocidade de vazão para não passar do ponto de viragem.Continuar a titulação lentamente e sob agitação até aviragem de transparente (cor inicial) para rosa (cor final)e anotar o volume gasto.
Cálculo:
<table>table see original document page 20</column></row><table>
Em uma composição química declarada (%) : Sódiodicloro-s-triazina triona: 50; coadjuvante - cloreto desódio: 17; Composto Peroxidissulfato de sódio: 23;
Policloreto de Alumínio Polimerizado: 10 na quantidade de2000g com o objetivo de avaliar a eficácia algicida e oualgistática o requerente realizou testes de ensaioscomprovando a eficácia do produto em algas
Pseudokirchineriella subcaptata na unidade operacional dosLaboratórios Ecolyzer Ltda.
Com a composição química declarada (%) :Tricloro - s - Triazina Triona: 20; Sódio dicloro-s-triazina triona: 20; coadjuvante - cloreto de sódio: 42;Composto Peroxidissulfato de sódio: 15; Policloreto deAlumínio Polimerizado: 3 na quantidade de 2000g comamostra granulada com o objetivo de avaliar a eficáciaalgicida e ou algistática o requerente realizou testes deensaios comprovando a eficácia do produto em algasPseudokirchineriella subcaptata na unidade operacional dosLaboratórios Ecolyzer Ltda.
Outra composição química declarada (%):Tricloro - s - Triazina Triona: 95; Sulfato Cúpricopentahidatado: 2; Compostos Peróxidissulfato de Sódio: 1;Policloreto de Alumínio Polimerizado: 2 na quantidade de8OOg com amostra em tabletes com o objetivo de determinara estabilidade térmica e ao ar o requerente realizoutestes de ensaios comprovando a ação bactericida frente aCepas específicas de Escherichia coli e Enterococcusfaecium na unidade operacional dos Laboratórios EcolyzerLtda.
Verifica-se pelo que foi descrito e ilustradoque o "CLORO OXIGENADO PARA TRATAMENTO DE ÁGUAS E SEURESPECTIVO PROCESSO DE OBTENÇÃO E APLICAÇÃO" orareivindicado se enquadra às normas que regem a patente deinvenção à luz da Lei de Propriedade Industrial, merecendopelo que foi exposto e como conseqüência, o respectivoprivilégio.

Claims (9)

1.) "CLORO OXIGENADO PARA TRATAMENTO DE ÁGUAS" trata de umaformulação de compostos químicos para o tratamento deáguas, especialmente o de piscinas, nos processos dedesinfecção, oxidação e combate as cloraminas orgânicas einorgânicas CARACTERIZADO POR(A) Sódio dicloro-s-triazina triona (C3N3O3Cl2Na) e/ouTricloro-s-triazina triona (C3N3O3Cl3) - (35, 00% - 95,00%)(B) Peroxidissulfato de sódio - Na2S2O8 - (0,5% - 40,00%)(C) Percabonato de Sódio - 2Na2C03 . 3H202 - (0,5% - 22,50%)(D) Hidrogenocarbonato de Sódio - NaHCO3 - (0,5% - 5,00%).
2.) "CLORO OXIGENADO PARA TRATAMENTO DE ÁGUAS", de acordocom a reivindicação 1 CARACTERIZADO POR adicionar oxigênioativo no composto clorado.
3.) "CLORO OXIGENADO PARA TRATAMENTO DE ÁGUAS", de acordocom a reivindicação 1 ou 2 em uma realização CARACTERIZADO POR% Cloro ativo na fórmula = 44,54%% Oxigênio ativo na fórmula = 1,50%% Cloro do Sódio dicloro-s-triazina triona 100%. = 60%.
4.) "CLORO OXIGENADO PARA TRATAMENTO DE ÁGUAS", de acordocom a reivindicação 1 ou 2 em uma realização CARACTERIZADOPOR% Cloro ativo na fórmula = 54,35%% Oxigênio ativo na fórmula = 2,50%% Cloro do Tricloro-s-triazina triona 100%.= 90%.
5.) "PROCESSO DE OBTENÇÃO E APLICAÇÃO", CARACTERIZADO PELOfato de compreender as seguintes etapas:- Utilizar misturador de produtos secos para areação e controle da homogeneização dos materiais;ordem e as respectivas quantidades sejamrespeitadas de acordo com a fórmula;- Adicionar primeiramente o Sódio dicloro-s-triazina triona e/ou Tricloro-s-triazina triona;- Intervalo de (3 a 8 minutos) de funcionamentodo misturador, analisar a temperatura e condições deumidade;- Temperatura deverá estar entre 27° C e 31° C;- Umidade interna do reator deverá estar abaixode 0,01%;Adicionar Hidrogenocarbonato de sódio ehomogeneizar por intervalo de (6 a 14 minutos) e observarse a temperatura e a umidade estão dentro das faixas desegurança;- O pH deverá ser equalizado para que não sejainferior a 5,5 ou superior a 6,2;Adicionar o Peroxidissulfato de sódio ehomogeneizar por tempo não inferior a 7 minutos;Adicionar o Percabonato de sódio ehomogeneizar pelo tempo de (09 a 17) minutos e observar sea temperatura e a umidade estão dentro das faixas desegurança.
6.) "CLORO OXIGENADO PARA TRATAMENTO DE ÁGUAS E SEURESPECTIVO PROCESSO DE OBTENÇÃO E APLICAÇÃO", de acordo coma reivindicação 1 ou 5 CARACTERIZADO POR estrutura físicado reator/misturador deve ser com rosca sem fim detransporte de material deve ser feita preferivelmente comAço Inox 316L e Hastelloy C276 e revestimento interno comtinta poliéster (NEMA 4X, IP67); câmara de envase deve terisolamento à base de resina especial capaz de mantertemperatura e abrasividade dos oxidantes; controle detemperatura e umidade deverá ser feito através deequipamento de medição eletrônico, termômetros de imersão,evaporadores e exaustores acoplados à torre do reator.
7.) "CLORO OXIGENADO PARA TRATAMENTO DE ÁGUAS", de acordocom a reivindicação 1, onde em uma forma de realizaçãorevelada da mistura é CARACTERIZADO POR composição químicadeclarada (%) : Sódio dicloro-s-triazina triona: 50;coadjuvante - cloreto de sódio: 17; CompostoPeroxidissulfato de sódio: 23; Policloreto de AlumínioPolimerizado: 10.
8.) "CLORO OXIGENADO PARA TRATAMENTO DE ÁGUAS", de acordocom a reivindicação 1, onde em uma forma de realizaçãorevelada da mistura é CARACTERIZADO POR composição químicadeclarada (%) : Tricloro - s - Triazina Triona: 20; Sódiodicloro-s-triazina triona: 20; coadjuvante - cloreto desódio: 42; Composto Peroxidissulfato de sódio: 15;Policloreto de Alumínio Polimerizado: 3 com amostragranulada.
9.) "CLORO OXIGENADO PARA TRATAMENTO DE ÁGUAS", de acordocom a reivindicação 1, onde em uma forma de realizaçãorevelada da mistura é CARACTERIZADO POR composição químicadeclarada (%): Tricloro - s - Triazina Triona: 95; SulfatoCúprico pentahidatado: 2; Compostos Peróxidissulfato deSódio: 1; Policloreto de Alumínio Polimerizado: 2 comamostra em tabletes.
BRPI0902987-7A 2009-08-12 2009-08-12 cloro oxigenado para tratamento de águas e seu respectivo processo de obtenção e aplicação BRPI0902987A2 (pt)

Priority Applications (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0902987-7A BRPI0902987A2 (pt) 2009-08-12 2009-08-12 cloro oxigenado para tratamento de águas e seu respectivo processo de obtenção e aplicação
PCT/BR2010/000176 WO2011017786A1 (en) 2009-08-12 2010-05-20 Oxygenated chlorine for treatment of water and its respective process of obtainment and application
US13/388,419 US20120263799A1 (en) 2009-08-12 2010-05-20 Oxygenated chlorine for treatment of water and its respective process of obtainment and application

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0902987-7A BRPI0902987A2 (pt) 2009-08-12 2009-08-12 cloro oxigenado para tratamento de águas e seu respectivo processo de obtenção e aplicação

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0902987A2 true BRPI0902987A2 (pt) 2011-04-12

Family

ID=43585798

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0902987-7A BRPI0902987A2 (pt) 2009-08-12 2009-08-12 cloro oxigenado para tratamento de águas e seu respectivo processo de obtenção e aplicação

Country Status (3)

Country Link
US (1) US20120263799A1 (pt)
BR (1) BRPI0902987A2 (pt)
WO (1) WO2011017786A1 (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US10850999B2 (en) 2015-04-24 2020-12-01 Ecolab Usa Inc. Submergible biocide reactor and method
CN106675797B (zh) * 2016-12-26 2019-12-06 李心 一种含氯复合消毒洗涤剂及其制备方法

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3919103A (en) * 1972-11-24 1975-11-11 Fmc Corp Trichloroisocyanuric acid stabilized with hydrated sodium dichloroisocyanurate
US4780216A (en) * 1986-11-19 1988-10-25 Olin Corporation Calcium hypochlorite sanitizing compositions
FR2755960B1 (fr) * 1996-11-21 1999-02-05 Gaches Chimie Specialites Procede de traitement d'eau notamment de piscine et composition desinfectante
US6149821A (en) * 1998-05-15 2000-11-21 Advanced Water Technology, Inc. Balanced water purification system
DE19856198A1 (de) * 1998-12-05 2000-06-08 Degussa Verfahren zur Schwimmbadwasseraufbereitung
DE10127729C2 (de) * 2001-06-07 2003-05-28 P & W Invest Vermoegensverwalt Stabile wäßrige Chlorsauerstofflösung, die im wesentlichen chloritfrei ist, Verfahren zu deren Herstellung sowie deren Verwendung
US7560033B2 (en) * 2004-10-13 2009-07-14 E.I. Dupont De Nemours And Company Multi-functional oxidizing composition

Also Published As

Publication number Publication date
WO2011017786A1 (en) 2011-02-17
US20120263799A1 (en) 2012-10-18

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US5264136A (en) Methods for generating residual disinfectants during the ozonization of water
ES2725548T3 (es) Procedimiento para la producción de una disolución de dióxido de cloro acuosa estable
US7922933B2 (en) Composition and method for enhanced sanitation and oxidation of aqueous systems
Siddiqui Chlorine-ozone interactions: formation of chlorate
US5942126A (en) Process to manufacture stabilized alkali or alkaline earth metal hypobromite and uses thereof in water treatment to control microbial fouling
US7976725B2 (en) Cyclic process for the efficient generation of chlorine dioxide in dilute solutions
US7927509B2 (en) Cyclic process for the efficient generation of chlorine dioxide in dilute solutions
US5888428A (en) Methods for generating residual disinfectants during the ozonization of water
CA2225650C (en) Process for the production of aqueous chlorine dioxide solutions
JPH06102522B2 (ja) 変性亜塩素酸塩水溶液の製造方法
JP2715002B2 (ja) 有機消毒剤と過硫酸塩を用いる水処理方法
BRPI0902987A2 (pt) cloro oxigenado para tratamento de águas e seu respectivo processo de obtenção e aplicação
ES2426365T3 (es) Método de tratamiento de aguas residuales con una composición oxidante multifuncional
JP2007031374A (ja) 殺菌消毒液の製造方法
US7238290B2 (en) Catalytic oxidation of peroxy salts
AU2002328285B2 (en) Method for producing an essentially chlorite-free, stable, aqueous chlorine-oxygen solution, the chlorine-oxygen solution obtained by means of said method, and the use of the same
Azeroual et al. Effect of the mixing velocity and the active chlorine concentration in analyte on the indirect electrochemical oxidation of the Acid Red 35 dye
US20110024367A1 (en) Cyclic process for in-situ generation of chlorine dioxide in biguanide treated aquatic facilities
Unhoch et al. 5.3 Recreational water treatment biocides
ES1237459U (es) Composición o preparado fitosanitario líquido y soluble comprendido por dióxido de cloro como sustancia activa
Ibanez et al. Microscale environmental chemistry. Part 8: Properties, preparation and characterization of chloramines
US20070032397A1 (en) Fragrant monopersulfate compositions for water treatment and articles containing them
Silva et al. Study of the formation of stable high concentrated monochloramine solutions
ES1224049U (es) Composición de tratamiento fitosanitario para la prevención, control y erradicación de enfermedades agrícolas, mediante dióxido de cloro como ingrediente activo a baja concentración
FR2835702A1 (fr) Composition desinfectante caracterisee en ce qu&#39;elle consiste de ou comprend un melange d&#39;eau de javel et de monophosphate de sodium

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: AMIK DO BRASIL PRODUTOS QUIMICOS PARA INDUSTRIA LT

B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]

Free format text: O DEPOSITANTE DEVE RESPONDER A EXIGENCIA FORMULADA NESTE PARECER EM ATE 60 (SESSENTA) DIAS, A PARTIR DA DATA DE PUBLICACAO NA RPI, SOB PENA DO ARQUIVAMENTO DO PEDIDO, DE ACORDO COM O ARTIGO 34, INCISO II, DA LPI, POR MEIO DO SERVICO DE CODIGO 206.PUBLIQUE-SE A EXIGENCIA (6.20).

B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]
B12B Appeal against refusal [chapter 12.2 patent gazette]