BRPI0902843A2 - massa de concreto ecolàgico - Google Patents
massa de concreto ecolàgico Download PDFInfo
- Publication number
- BRPI0902843A2 BRPI0902843A2 BRPI0902843-9A BRPI0902843A BRPI0902843A2 BR PI0902843 A2 BRPI0902843 A2 BR PI0902843A2 BR PI0902843 A BRPI0902843 A BR PI0902843A BR PI0902843 A2 BRPI0902843 A2 BR PI0902843A2
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- concrete mass
- construction
- ecological concrete
- mixture
- fact
- Prior art date
Links
Classifications
-
- Y—GENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
- Y02—TECHNOLOGIES OR APPLICATIONS FOR MITIGATION OR ADAPTATION AGAINST CLIMATE CHANGE
- Y02W—CLIMATE CHANGE MITIGATION TECHNOLOGIES RELATED TO WASTEWATER TREATMENT OR WASTE MANAGEMENT
- Y02W30/00—Technologies for solid waste management
- Y02W30/50—Reuse, recycling or recovery technologies
- Y02W30/91—Use of waste materials as fillers for mortars or concrete
Landscapes
- Curing Cements, Concrete, And Artificial Stone (AREA)
Abstract
MASSA DE CONCRETO ECOLàGICO. A presente invenção intitulada massa de concreto ecológico refere- se a um composto produzido à base de rejeitos triturados tanto de construção civil, quanto de entulho de demolição, destes excetuando-se apenas: gesso, derivados de petróleo e a celulose em estado de decomposição. Conforme sua aplicação, a granulometria deste material pode variar. A esta base do composto são agregadas fibras longas e grossas de bambu, curtas e finas hidratadas de estrabo fresco de gado bovino e/ou equino e água, misturadas com proporções variadas de: argila e/ou pó de pedra e também de cimento dependendo da finalidade de seu emprego. É caracterizada pelo fato de ser uma massa de concreto pesado, maciço e não espumoso. Utiliza-se o bambu em substituição a ferragem estrutural. Esta massa de concreto tem a referência ecológica por consumir em sua composição uma matéria-prima deixará de poluir o meio ambiente. A presente invenção quando aplicada na construção de paredes no sistema de monobloco com formas mono portáveis substitui totalmente materiais como tijolos ou blocos e argamassa além de não necessitar de se fazer o emboço e pilastras estruturais, já que ele se torna autoportante. O material procedente de reaproveitamento deverá ser triturado numa granulação mais fina quando sua aplicação necessitar desta textura e triturado numa granulação mais grossa quando sua aplicação necessitar de textura mais grossa.
Description
"MASSA DE CONCRETO ECOLÓGICO"
A presente invenção se refere a uma massa de concreto produzida àbase de rejeitos triturados de construção civil, entulho de demolição e lixourbano permeável a água, excetuando-se apenas: gesso, derivados depetróleo e afins e celulose em estado de decomposição. A invenção écaracterizada por possibilitar a utilização de produtos de granulometria variada,agregando-se a ele fibras longas e grossas, curtas e finas hidratadas,principalmente de bambu misturadas com proporções variadas de argila e/oupó de pedra, de cimento, de estrabo fresco de gado bovino e/ou eqüino etambém de água, conforme a sua aplicação. É caracterizada pelo fato de seruma massa de concreto pesada, maciça e não espumosa. Aplicação domaterial é ampla e variada podendo ser utilizada para fazer estruturas pré-moldadas ou não de alta e baixa resistência como: paredes de casas, lajes,pisos, muros, bloqueies, placas, dentre outras estruturas utilizadas naconstrução civil. Para se aumentar a resistência estrutural pode ser utilizadoou não o bambu de espessura mediana, previamente raspado em substituiçãoa ferragem. Este material deverá sofrer desidratação (secagem) natural para sepromover o efeito de endurecimento acelerado do material orgânico nelecontido, o que o torna altamente resistente.
O constante descarte de rejeitos de construção civil e sua contribuiçãopara o agravamento dos problemas ambientais urbanos inspirou o seureaproveitamento de modo amplo e efetivo para a redução do custo dasedificações, principalmente para casas populares, contribuindo para a reduçãodo déficit habitacional do país além da minimização de seu impacto ambiental.A presente invenção agrega em sua constituição materiais encontrados noslixos que aumentam a cada dia os aterros sanitários, outro item que torna umredutor dos problemas ambientais. Também substitui a ferragem pelo bambuque é previamente tratado para poder ser usado de forma a conseguirenquadrar às necessidades de esforço exigidas na construção civil. Elaconsegue reduzir significativamente o volume de cimento por metro cúbicoconstruído sem que se perca a qualidade e a resistência de sustentação. Autilização de fibras vegetais agregadas ao composto minimiza o aparecimentode fissuras além de proporcionar um conforto térmico e acústico considerável.O invento quando aplicado na construção de paredes no sistema de monoblococom formas mono portáveis substitui totalmente materiais como tijolos oublocos e argamassa além de não necessitar de se fazer o emboço e pilastrasestruturais, já que ele se torna autoportante.
Segundo a patente ES-2301422 a sua formulação utiliza os compostosminerais cal (CaO) e alumen de potássio (AI2(SO4)3K) que aceleram a curado material além de utilizar componentes virgens diferenciando-se da presenteinvenção que reutiliza componentes descartados na construção civil e dedemolição além de não conter cal (CaO) e o alumen de potássio(AI2(SO4)3K)1 já que necessita de uma cura de modo lento e natural paraconseguir os efeitos de endurecimento necessário das fibras orgânicas nelaagregada.
A patente FR-2552755 contém na sua formulação silicato de magnésio(talco) que não faz parte da composição da referida invenção. A patente FR-2552755 "não" usa rejeitos de construção civil que é a base da constituiçãoda referida invenção.
A patente FR-2583743 é um concreto de peso leve que possui na suaformulação básica resíduos exclusivamente vegetais agrícolas, ou deplantações florestais, ou de lixo de plantações de cereais ou resíduos dederrubada de árvores num ambiente florestal. A referida invenção reutilizamaterial reciclado proveniente rejeitos reciclados de construção civil e dedemolição urbana e é um concreto pesado e maciço.
A patente GB-768447 é um concreto de peso leve que não contémrejeitos de construção civil ao contrario da referida invenção que é umconcreto maciço e pesado que possui na sua formulação básica rejeitosreciclados de construção civil e de demolição.
A patente JP-2007314367 é um concreto leve e macio contendoóxido de magnésio (MgO) na sua formulação que não utiliza resíduos deconstrução civil. A presente invenção reutiliza rejeitos reciclados deconstrução civil e de demolição, não contém óxido de magnésio (MgO) eé um concreto pesado, maciço e duro.
A patente JP-2184550 é uma composição utilizada para fazer mosaicosnão cozidos que tem agregado fibras de algodão tratadas com umasolução de fosfato de amônio, fosfato de guanidina e cloreto de magnésioou cloreto de cálcio. Portanto é uma cerâmica não cozida coloridaquimicamente utilizada exclusivamente para decorar paredes. A presenteinvenção não utiliza nenhum dos componentes químicos descritosanteriormente, é um concreto pesado, maciço, contém basicamenterejeitos reciclados de construção civil e de demolição, não é para se fazermosaico e sim para fazer paredes e estruturas de edificações.
A patente W0-9740239 é um concreto leve, espumoso (oco) e queutiliza materiais virgens na formulação. A presente invenção reutilizarejeitos reciclados de construção civil e de demolição e é um concretopesado, maciço e duro.
A patente WO-03059844 é um concreto leve que utiliza materiaisvirgens, caulim, silicatos de sódio ou silicatos de potássio ou minerais decinzas de carbono (carvão mineral) na formulação e é aquecidogradualmente de 40° C até 250° C para fins de expansão da mistura e suasecagem. A presente invenção utiliza basicamente rejeitos reciclados deconstrução civil e de demolição, é um concreto pesado, maciço e duro,não possui caulim, silicatos de sódio ou silicatos de potássio ou mineraisde cinzas de carbono (carvão mineral) na formulação, não expande e nãonecessita de ser aquecido para sua secagem.
A patente PI-0503114-1-A tem na sua composição resíduos deprodução de cal (CaO), cal (CaO) como elemento ligante, entulho deconstrução civil ou de demolição, podendo este conter ter de 0% até 5%de finos pedaços de madeira, papel, papelão, trapos, componentesmetálicos; caso seja necessário poderá ser acrescido pequeno volume decimento portland para melhorar a liga. A presente invenção utiliza comoelemento Iigante "somente o cimento", não tem na sua composição cal(CaO) nem de resíduos de sua produção, não utiliza nenhum tipo demetal, papel, papelão, trapos e utiliza fibras de origem vegetal contidasno estrabo fresco de bovinos e/ou eqüinos além de fibras de bambuverde e o próprio bambu verde.
A patente PI-0703470-9-A2 é uma composição a base de entulho dedemolição ou de construção com cal (CaO) hidratada ou misturas de cal(CaO) hidratada e cal (CaO) de mercado ( na falta de cal hidratada) comdiferente porcentagens desses componentes misturados com cimentoportland e resíduos de produção de cal. A presente invenção não contémcal (CaO) e tem em sua composição fibras de origem vegetal e bambu.
A patente PI-9705801-7-A é um concreto tradicional sendo apenasrecheado com produtos exóticos que possuem apenas a função de ocuparespaços vazios nele existente, não interferindo na sua composição. Apresente invenção é um concreto ecológico que reutiliza rejeitos recicladosde construção civil e de demolição, fibras vegetais de diversos tamanhose espessuras, bambu como estrutura e fibras longas e "não" contémplástico na sua composição, além de ser totalmente maciço.
A patente PI-0301616-1-A trata de um material de estrutura oca nomeio e envolvido por um concreto. O bambu, plástico e tubos de PVC sãoutilizados apenas para fazer o formato oco. A patente PI-0301616-1-Arefere-se apenas ao formato final do produto e não o da sua composição. Apresente invenção é um concreto ecológico que reutiliza rejeitos recicladosde construção civil e de demolição, fibras vegetais de diversos tamanhose espessuras com a função de evitar o aparecimento de fissuras, bambucomo estrutura e fibras longas e "não" contém plástico na suacomposição e é totalmente maciço.
A patente PI-0604113-2-A é um concreto celular espumosomisturado com resíduos de polímeros plásticos, portanto, um concretoleve e espumoso. A presente invenção é um concreto pesado e maciço,contém em sua formulação fibras de vegetais e bambu na estrutura.
A MASSA DE CONCRETO ECOLÓGICO é obtida a partir dos seguintescomponentes:
FÓRMULA BÁSICA DA
"MASSA DE CONCRETO ECOLÓGICO"
Cimento
Argila e/ou pó de pedra
Areia média
Areia fina
RCC tipo 1 - argiloso
RCC tipo 2 - arenoso
RCC tipo 3 - britas/ concreto
Fibras curtas e finas de estrabo bovino e/ou eqüino
Fibras longas e grossas de bambu
Bambu
Água
Observações:
1. Para cada finalidade de aplicação da fórmula existe uma variaçãona proporção de volumes dos componentes;
2. Misturam-se bastante os ingredientes selecionados antes de acrescentar a água.
3. RCC = Rejeito de construção civil (divididos em três tipos: RCCtipo 1, RCC tipo 2 e RCC tipo 3).
4. Referências: RCC tipo 1 - Telhas/tijolo de argila/cerâmicas/manilhas/azulejo...; RCC tipo 2 - Blocos decimento/reboco/argamassa/areia/ seixos rolantes de areia; RCCtipo 3 - Britas/vidros/concreto.
Claims (9)
1. A mistura para MASSA DE CONCRETO ECOLÓGICO tem ampla utilizaçãopara finalidades de construção civil e outros fins que necessitem de umcomposto de concreto e é caracterizado pelo fato de ser compostobasicamente de material proveniente de entulho de construção civil e dedemolição ambos triturados com granulometria variada;
2. A mistura para MASSA DE CONCRETO ECOLÓGICO, segundo areivindicação 1 é caracterizada pelo fato de utilizar matéria orgânica deorigem animal contida exclusivamente em estrabo de gado bovino e/oueqüino, e vegetal somente de gramíneas, principalmente o bambu;
3. A mistura para MASSA DE CONCRETO ECOLÓGICO, segundo asreivindicações 1 e 2 é caracterizada pelo fato de utilizar entulho triturado deconstrução civil e demolição com granulometria variada conforme a suaaplicação;
4. A mistura para MASSA DE CONCRETO ECOLÓGICO, segundo asreivindicações 1, 2 e 3 é caracterizada pelo fato de ter as proporções deseus componentes em volumes variados conforme a sua finalidade,aplicação e necessidade de ter maior ou menor resistência ao esforço ouintempéries climáticas;
5. A mistura para MASSA DE CONCRETO ECOLÓGICO, segundo asreivindicações 1, 2, 3 e 4 é caracterizada pelo fato de utilizar ou não argilae/ou pó de pedra, brita e areia em sua composição dependendo dafinalidade que tem o produto feito com ela;
6. A mistura para MASSA DE CONCRETO ECOLÓGICO, segundo asreivindicações 1, 2, 3, 4 e 5 é caracterizada pelo fato poder ser utilizado ounão o bambu estrutural quando empregado para a construção deedificações, paredes pré-moldadas ou outra finalidade que necessite estaarmação estrutural;
7. A mistura para MASSA DE CONCRETO ECOLÓGICO, segundo asreivindicações 1, 2, 3, 4, 5 e 6 é caracterizada pelo fato de utilizar emquantidades variadas, dependendo da maior ou menor resistência domaterial final, o cimento como elemento colante e endurecedor misturadocom água em sua formulação.
8. A mistura para MASSA DE CONCRETO ECOLÓGICO, segundo asreivindicações 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7 é caracterizada pelo fato de ter aplicaçãoampla e variada podendo ser utilizada para fazer estruturas pré-moldadas ounão de alta e baixa resistência como: paredes de casas, lajes, pisos, muros,bloqueies, placas, dentre outras estruturas utilizadas na construção civil.
9. A mistura para MASSA DE CONCRETO ECOLÓGICO, segundo as .reivindicações 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8 é caracterizada pelo fato de ser umamassa de concreto pesada, maciça e não espumosa.
Priority Applications (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BRPI0902843-9A BRPI0902843A2 (pt) | 2009-08-18 | 2009-08-18 | massa de concreto ecolàgico |
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BRPI0902843-9A BRPI0902843A2 (pt) | 2009-08-18 | 2009-08-18 | massa de concreto ecolàgico |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BRPI0902843A2 true BRPI0902843A2 (pt) | 2011-05-10 |
Family
ID=43939675
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BRPI0902843-9A BRPI0902843A2 (pt) | 2009-08-18 | 2009-08-18 | massa de concreto ecolàgico |
Country Status (1)
Country | Link |
---|---|
BR (1) | BRPI0902843A2 (pt) |
-
2009
- 2009-08-18 BR BRPI0902843-9A patent/BRPI0902843A2/pt not_active IP Right Cessation
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
Kou et al. | A novel polymer concrete made with recycled glass aggregates, fly ash and metakaolin | |
JP2002531368A (ja) | 無機セメント質物質 | |
CN106193433A (zh) | 一种辊压成型煤矸石建筑垃圾板材 | |
US20050103234A1 (en) | Cementitious composition | |
CN100494110C (zh) | 砂浆抗裂剂 | |
CN106186958B (zh) | 一种再生微粉轻骨料高强混凝土及其制备方法 | |
JP2005343740A (ja) | 木質セメント板の製造方法 | |
KR100802002B1 (ko) | 섬유보강 경량기포 콘크리트 | |
MXPA05001125A (es) | Composiciones mejoradas de materiales celulares que contienen anhidrita y metodos para su preparacion. | |
WO2009112873A1 (en) | Structure of constructions and buildings from a fireproof and at the same time insulating, continuously solidifying material of fractional density as compared to concrete | |
US20210340064A1 (en) | Filler Made from Sorted Waste Materials for the Production of Cement-bound Shaped Bodies | |
KR100889393B1 (ko) | 하수 또는 폐수 슬러지 재활용 조성물과 이를 이용한 보도 블럭 및 그 제조방법 | |
KR100671802B1 (ko) | 제지공장에서 발생하는 폐 슬러지를 이용한 점토바닥벽돌의제조방법 | |
BRPI0902843A2 (pt) | massa de concreto ecolàgico | |
KR100671801B1 (ko) | 석분 및 정수 오니를 이용한 점토바닥벽돌의 제조방법 | |
Sakthivel et al. | Experimental investigation on brick manufacturing by using sludge & pulp production residue | |
KR101583013B1 (ko) | 석탄재를 이용한 압출성형콘크리트 건축자재 및 그 제조방법 | |
DE852366C (de) | Herstellung von Formlingen aus einer Moertelmasse | |
PT1554228E (pt) | Material de construção de base vegetal e processo para o fabrico do mesmo | |
TWI749787B (zh) | 塗料層及其製造方法 | |
WO2017069643A1 (pt) | Formulações de argamassa à base de cortiça isentas de agregados densos | |
BR102012011609A2 (pt) | Compósito de poliuretano com agregados para fabricação de peças pré-moldadas e aplicação na construção civil e processo para fabricação do compósito | |
DE202007016205U1 (de) | Gemische zum Herstellen von Bauelementen | |
TW202415637A (zh) | 鹵水在製造水泥質組成物之方法中的用途及該等水泥質組成物之用途 | |
BR102022002484A2 (pt) | Composição ecológica para pré-moldados |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B03A | Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention | ||
B08F | Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law |
Free format text: CONFORME ARTIGO 10O DA RESOLUCAO 124/06, CABE SER ARQUIVADO REFERENTE AO NAO RECOLHIMENTO DA 3A ANUIDADE. |
|
B08K | Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87) |
Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2172 DE 21/08/2012. |