BRPI0901485B1 - Composiqao liquida estavel a base de silicatos para reduzir a produqao de agua em poqos de petroleo e metodo - Google Patents

Composiqao liquida estavel a base de silicatos para reduzir a produqao de agua em poqos de petroleo e metodo Download PDF

Info

Publication number
BRPI0901485B1
BRPI0901485B1 BRPI0901485-3A BRPI0901485A BRPI0901485B1 BR PI0901485 B1 BRPI0901485 B1 BR PI0901485B1 BR PI0901485 A BRPI0901485 A BR PI0901485A BR PI0901485 B1 BRPI0901485 B1 BR PI0901485B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
composition according
water
silicate
oil
acid
Prior art date
Application number
BRPI0901485-3A
Other languages
English (en)
Inventor
Mario Barbosa Villas Boas
Arnaldo Rodrigues D'almeida
Original Assignee
Petroleo Brasileiro S.A. - Petrobras
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=43447432&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0901485(B1) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Petroleo Brasileiro S.A. - Petrobras filed Critical Petroleo Brasileiro S.A. - Petrobras
Priority to BRPI0901485-3A priority Critical patent/BRPI0901485B1/pt
Publication of BRPI0901485A2 publication Critical patent/BRPI0901485A2/pt
Publication of BRPI0901485B1 publication Critical patent/BRPI0901485B1/pt

Links

Landscapes

  • Silicon Polymers (AREA)
  • Production Of Liquid Hydrocarbon Mixture For Refining Petroleum (AREA)

Abstract

composição liquida estável à base de silicatos para reduzir a produção de água em poços de petroleo e método são descritas composições líquidas estáveis para reduzir a produção de água em poços de petróleo. tais composições compreendem uma mistura reagente de um silicato de alquila e um composto orgânico, ou misturas de compostos orgânicos, de caráter hidrofílico, contendo pelo menos um grupo oh diretamente ligado a um átomo de carbono, um ácido forte, para catalisar a reação do silicato de alquila e do composto orgânico, e uma amina, que proporciona a alcalinidade adequada para promover a reação desta composição com a água, formando um sólido, capaz de tamponar seletivamente os poros e canais de reservatórios de petróleo onde há fluxo de água, impedindo a migração de água para o poço produtor, e mantendo a produção de hidrocarbonetos em maior proporção em relação à de água.

Description

CAMPO DA INVENÇÃO
A presente invenção diz respeito a composições e métodos para reduzir a produção de água em poços de petróleo. Mais especificamente, a composições líquidas estáveis à base de silicatos capazes de tamponar os poros e canais de reservatórios de petróleo onde há fluxo de água, de modo a impedir a migração de água para o poço produtor, mantendo a produção de hidrocarbonetos em maior proporção em relação à de água.
FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO
A produção de hidrocarbonetos de petróleo, óleo e gás, é frequentemente acompanhada de significativa produção de água. Como normalmente a água tem maior mobilidade que o óleo nos reservatórios, é muito comum que esta, geralmente associada ao primeiro, acabe encontrando um caminho preferencial.
Assim, quando o poço fica maduro, passa a produzir certa quantidade de água juntamente com os hidrocarbonetos, quantidade esta que tende a aumentar com o passar dos anos devido a alterações nas condições do reservatório. Em alguns casos, a produção de água pode chegar a níveis alarmantes, podendo inclusive levar a inviabilidade econômica de exploração de determinado campo. Quando isso ocorre, são feitas intervenções para reduzir a quantidade de água associada produzida ou, na impossibilidade de se fazer isso de forma econômica, o poço é abandonado.
A água produzida é considerada o rejeito de maior volume em todo o processo de exploração e produção do petróleo. Ela consiste basicamente de água de formação, naturalmente presente no reservatório, ou de águas injetadas no reservatório para a recuperação suplementar de petróleo, e/ou, no caso de produção de gás, água de condensação.
Geralmente, a água produzida possui alta salinidade, partículas de óleo em suspensão, produtos químicos adicionados nas diversas etapas da produção de óleo e gás, metais pesados e por vezes alguma radioatividade, o que a torna altamente corrosiva, além de extremamente nociva ao meio ambiente.
Face ao acima exposto, a indústria do petróleo desenvolveu diversas tecnologias para intervir em poços que produzem elevada quantidade de água associada ao óleo / gás com o intuito de eliminar ou, ao menos, reduzir a produção de água.
Uma série de técnicas foram propostas para solucionar este problema. Dentre estas, destacam-se os métodos envolvendo a utilização de polímeros formadores de gel, tais como o ácido poli-acrílico, capazes de tamponar os poros ou canais de reservatórios de petróleo. Tais métodos, porém, têm o inconveniente de não serem seletivos aos poros e canais produtores de água, podendo também tamponar os poros e canais produtores de hidrocarbonetos.
Para a utilização destes métodos, portanto, é necessário um prévio mapeamento e isolamento do poço produtor a fim de identificar a zona produtora de água daquela produtora de hidrocarbonetos, de tal forma que somente a primeira seja afetada pelo tamponamento. Além do mapeamento, é necessário também o isolamento prévio da zona a ser tamponada, de modo a garantir que somente esta seja afetada.
Métodos mais recentes têm envolvido a injeção de polímeros hidrofílicos, tais como a poliacrilamida, com o objetivo de atingir tal seletividade.
Um exemplo é o pedido de patente US 2004/0177957, que emprega uma composição compreendendo compostos organosiliconados e uma macromolécula modificadora de permeabilidade relativa (MPR) para reduzir a produção de água de poços de petróleo. Tais macromoléculas incluem, preferencialmente, homopolímeros, copolímeros e terpolímeros baseados na acrilamida. Embora tal composição apresente maior seletividade que os polímeros anteriormente empregados para este uso, esta ainda tem como inconveniente a necessidade de reaplicação da composição em um curto período de tempo, além de provocar danos ao meio-ambiente já que os produtos de decomposição da poliacrilamida são nocivos.
O pedido de patente US2007/0254814 trata da aplicação de organossilanos em poços de óleo e gás, para reduzir a produção de água. Neste caso, os organossilanos sofrem hidrólise e os compostos resultantes desta reagem entre si, formando uma rede polimérica que acaba por dificultar o fluxo de água, devido à redução da permeabilidade relativa à água no reservatório. Porém, a permeabilidade relativa aos hidrocarbonetos também é reduzida, mesmo que em menor proporção, em torno de 50% a 70% menor do que a redução observada na permeabilidade relativa à água.
Portanto, embora inúmeros estudos tenham sido efetuados, não existe, até o momento, nenhuma técnica que permita tratar poços de petróleo, com vistas à redução da quantidade de água, produzida juntamente com os hidrocarbonetos, que seja seletivo aos poros e canais de reservatórios onde há o deslocamento de água, não necessitando, porém, das etapas de mapeamento e isolamento das zonas produtoras de água, além de não utilizar compostos nocivos ao meio-ambiente. É esta a lacuna que a presente técnica objetiva preencher.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
A presente invenção provê composições para reduzir a produção indesejada de água em poços de petróleo. Tais composições têm a característica de reagir preferencial mente com a água formando um sólido, tamponando seletivamente canais e poros por onde a água se desloca no reservatório, sem que os poros e canais por onde fluem os hidrocarbonetos sejam afetados.
As composições compreendem: i- uma mistura reagente de um silicato de alquila e um composto orgânico, ou misturas de compostos orgânicos, de caráter hidrofílico, contendo pelo menos um grupo OH diretamente ligado a um átomo de carbono, na proporção molar de 1:4 (silicato :composto orgânico); ii- um ácido forte, para catalisar a reação do silicato de alquila e do composto orgânico da mistura do item i, em concentrações na faixa de 0,01 a 2 mol por litro de mistura reagente; iii- uma amina, em concentrações de até 0,5 mol/L de mistura reagente.
Portanto, a invenção trata do tamponamento seletivo da zona produtora de água de reservatórios de petróleo, pela a aplicação de composições líquidas estáveis à base de silicatos, que empregam produtos químicos não danosos ao meio-ambiente, de modo a proporcionar a redução da água produzida associada ao petróleo.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
De um modo amplo, a invenção trata de uma composição líquida estável à base de silicatos aplicável ao controle da água produzida em poços produtores de petróleo.
Esta composição tem a propriedade de reagir com a água, formando um sólido capaz de tamponar seletivamente os poros e canais de reservatórios de petróleo contendo água, reduzindo desta forma a quantidade de água que é produzida associada ao petróleo.
A composição útil para o método compreende: i- uma mistura reagente de um silicato de alquila e um composto orgânico, ou misturas de compostos orgânicos, de caráter hidrofílico, contendo pelo menos um grupo OH diretamente ligado a um átomo de carbono, na proporção molar de 1:4 (silicato :composto orgânico); ii- um ácido forte, para catalisar a reação do silicato de alquila e do composto orgânico da mistura do item i, em concentrações na faixa de 0,01 a 2 mol por litro de mistura reagente; iii- uma amina, em concentrações de até 0,5 mol/L de mistura reagente.
Os silicatos de alquila úteis para a composição da presente invenção são o silicato de etila e o silicato de metila, em especial o silicato de etila, por ser de fácil manipulação e pouco tóxico.
Tais silicatos, porém, são pouco reativos, demandando longos períodos de tempo para reagirem com a água, e formar um produto sólido.
Silicatos de alquila, especialmente os de etila e metila, parcialmente hidrolisados, e seus derivados, reagem em maior velocidade com a água, já que a velocidade de reação aumenta proporcionalmente com o grau de hidrólise.
O grau de hidrólise, porém, deve ser cuidadosamente controlado, pois em valores muito altos, a composição líquida gerada torna-se instável.
Dentre os silicatos de etila úteis para tal composição podemos citar: silicato de etila em sua forma monomérica, com teor de sílica (SÍO2) de 28% em massa, e preferencialmente, o silicato de etila parcialmente hidrolisado, com teor de sílica (SiO2) de até 50% em massa, que é pouco tóxico e de fácil manipulação, tendo o único inconveniente de ser inflamável.
O silicato de metila pode ser empregado, apesar de seu grau de toxidez elevado, tanto na sua forma monomérica, com teor de sílica (SiO2) de 41 % em massa, como na forma parcialmente hidrolisada, com teor de sílica (SiO2) de até 79% em massa.
Os silicatos de alquila, porém, ainda possuem o inconveniente de serem imiscíveis em água, e deste modo, a reação ocorre apenas na interface silicatos/água, havendo a formação de pequenos cristais e não de um sólido inteiriço.
Para aumentar a miscibilidade dos silicatos de alquila, facilitando assim sua reação com a água e conseqüentemente a formação de um sólido inteiriço, reage-se o silicato de alquila com um composto orgânico, puro ou em mistura com outros compostos orgânicos, de caráter hidrofílico, contendo um grupo - OH ligado diretamente a um átomo de carbono.
Tais compostos orgânicos possuem fórmula R-OH onde R pode ser selecionado dentre, um radical -CH2CH2OH, um radical -[CH2CH2O]nH, um radical -CH2CH2(OH)CH2OH, um radical -[CH2CH2O]3CH2CH3, ou um radical (COOH)CH2C(COOH)CH2(COOH).
Os compostos orgânicos utilizados são, preferencialmente, compostos orgânicos líquidos a temperatura ambiente, já que a utilização de compostos sólidos nestas condições leva a um maior tempo de reação.
Dentre os compostos orgânicos, líquidos a temperatura ambiente, pode-se mencionar: etilenoglicol, polietilenoglicol de baixa densidade (massa molecular <1000 g/mol), glicerina, éster metílico do etilenoglicol, éster etílico do etilenoglicol, polietilenoglicol metil éter (MPEG), polietilenoglicol etil éter, ácido lático, ácido hidroxiacético, gliceraldeído, ou misturas destes.
Os compostos orgânicos úteis para esta composição, sólidos a temperatura ambiente, podem ser escolhidos dentre: ácido cítrico, tartárico e açúcares de baixa massa molecular.
Para promover a reação de tais compostos orgânicos com os silicatos de alquila, utiliza-se a catálise ácida, empregando um ácido forte, tal como os ácidos: iodídrico, sulfônico, bromídrico, nítrico, clórico, perclórico, e preferencialmente, o ácido clorídrico e sulfúrico.
Os ácidos, sulfúrico, nítrico, clórico e perclórico, são fortemente oxidantes e devem ser evitados, quando o composto orgânico (ROH) empregado for sensível à oxidação.
Especial atenção deve ser dada a utilização do ácido sulfúrico quando a reação ocorre a temperaturas elevadas, já que pode levar a oxidação parcial dos compostos orgânicos (ROH) na mistura reagente.
O ácido sulfúrico utilizado é, preferencialmente, o ácido sulfúrico concentrado, anidro ou em solução, com menos de 50% em massa de água.
Já o ácido clorídrico, por não ser líquido à temperatura ambiente, exige que se adicione água ao sistema, se for usado. Porém como não possui caráter oxidante, deve ser preferido quando o composto orgânico usado (ROH) for muito sensível à oxidação.
O ácido clorídrico utilizado na reação de modificação do silicato de alquila é, preferencialmente, o ácido clorídrico em solução aquosa, em concentração de 37% em massa.
Para neutralizar o ácido que catalisa a reação, e a acidez proporcionada pelo composto orgânico (ROH), se for o caso, impedindo deste modo o prosseguimento da reação, e proporcionando uma alcalinidade residual adequada para promover a reação da composição desta invenção com a água, utiliza-se uma amina primária, secundária ou terciária, preferencialmente, a etanolamina, a di e a trietanolamina por serem líquidas em condição ambiente, de fácil solubilização em qualquer proporção e pouco tóxicas.
A quantidade de amina empregada nas composições da presente invenção deve ser controlada, pois estas em concentrações muito elevadas acabam por catalisar a reação dos silicatos de alquila com os compostos orgânicos, tornando a composição instável. Concentrações de amina de até 0,5 moles de amina por litro de mistura reagente proporcionam uma alcalinização adequada e segura.
Outro aspecto da invenção trata de um método para redução da água produzida em poços de petróleo, dito método incluindo as seguintes etapas: a) Injetar um colchão espaçador constituído por um fluido isento de água, por um poço produtor de petróleo, em volume suficiente para preencher todo o intervalo do poço aberto para a produção; b) Deslocar o colchão espaçador em direção ao reservatório por meio da subsequente injeção de um banco de uma composição líquida estável à base de silicatos de acordo com a presente invenção, em volume de pelo menos cinco vezes o volume do poço produtor; c) Deslocar o banco compreendendo uma composição de acordo com a presente invenção, em direção ao reservatório, para contatar a zona de água, por meio de subsequente injeção do colchão espaçador até que o volume injetado ocupe totalmente o poço produtor; d) Aguardar de 5 a 60 minutos o contato e a reação da composição do item b) com a água, de modo a tamponar seletivamente os poros e canais por onde a água se desloca no reservatório, permitindo o fluxo de hidrocarbonetos para o poço produtor;
O método utiliza a própria coluna de produção de hidrocarbonetos para fazer com que a composição chegue ao reservatório, isolando o poço a ser tratado dos demais e bombeando-se a composição pela coluna de produção.
O colchão espaçador compreende um fluido isento de água que pode ser escolhido dentre: o próprio óleo produzido pelo campo, óleo diesel, querosene, xileno ou qualquer outra mistura de hidrocarbonetos, além de etanol, glicerina ou etilenoglicol.
O colchão espaçador atua como um fluido de deslocamento da água presente no poço produtor, evitando assim a reação da composição da presente invenção com a água antes de atingir o reservatório.
O método utiliza uma composição, tal como a aqui descrita, que promove o meio alcalino necessário à reação desta composição com a água, formando um sólido, tamponando seletivamente canais e poros por onde a água se desloca no reservatório.
Os exemplos, a seguir, correspondem a experimentos em escala de laboratório sem limitar o escopo da composição líquida estável à base de silicatos para redução da água produzida em poços de petróleo detalhadamente descrita até aqui.
EXEMPLO 1
Este exemplo ilustra o preparo de uma composição líquida estável à base de silicatos, pela reação de modificação de um silicato de etila com polietileno glicol, e a obtenção de um sólido devido à reação da composição preparada com a água.
Uma mistura contendo polietileno glicol com massa molecular média de 200g/mol (50 ml_) e ácido sulfúrico concentrado (1,0mL) foi adicionada, sob agitação constante e temperatura de cerca de 80 °C, a um silicato de etila parcialmente hidrolisado - teor de sílica (SiO2) de 40% (250 mL), até completa homogeneização.
Após 20 minutos de reação, foi adicionada etanolamina (3,0 mL) ao meio reacional, sendo obtida uma composição líquida homogênea.
À composição (20mL) assim obtida, foi adicionada água destilada (5,0 mL), mantendo a mistura sob agitação por 5 minutos
Uma reação fracamente exotérmica foi observada, havendo a formação de um gel e, posteriormente, de um bloco sólido semelhante à cera.
EXEMPLO 2
Este exemplo ilustra o preparo de uma composição líquida estável à base de silicatos, pela modificação do silicato de etila com uma mistura de polietileno glicol e glicerina, e a obtenção de um sólido devido ao contato entre a composição e a água.
Uma mistura contendo ácido sulfúrico concentrado (1,0 mL) e polietileno glicol de massa molecular média de 200g/mol (25 mL), foi adicionada, sob agitação constante e temperatura de cerca de 80 °C, a um silicato de etila parcialmente hidrolisado - teor de sílica (SiO2) 40% em massa (225 mL), até completa homogeneização.
A seguir glicerina (62,5g), foi adicionada, sob agitação, à mistura formada, até a completa homogeneização.
Após 20 minutos de reação, etanolamina (3,0 mL) foi adicionada, sob agitação, ao meio reacional, mantendo-se a agitação por mais 5 minutos, sob uma temperatura de 80 °C, sendo assim obtida uma composição líquida estável.
À composição (20mL) assim obtida, foi adicionada água (5,0 mL), mantendo a mistura sob agitação por 5 minutos, havendo a formação de um gel e, posteriormente, de um bloco sólido.
EXEMPLO 3
Este exemplo ilustra o preparo de uma composição líquida estável à base de silicatos, pela modificação do silicato de etila com etil triglicol, e a 5 formação de um sólido devido ao contato entre esta composição e a água.
Uma mistura contendo etil triglicol (50 mL) e ácido clorídrico, solução 37% em massa (3,0mL) é adicionada, sob agitação, a uma temperatura de 80 °C e sob vácuo, a um silicato de etila parcialmente hidrolisado - teor de sílica (SiO2) 40% em massa (250 mL).
Após 30 minutos de reação, etanolamina (3 mL) foi adicionada, sob agitação, ao meio reacional, , mantendo-se a agitação por mais 5 minutos, sob uma temperatura de 80 °C, sendo obtida uma mistura turva, contendo sólidos granulados em suspensão, que foram separados da fração líquida (composição líquida estável) por filtração.
A composição assim obtida é solúvel tanto em água como em solventes apoiares, como hidrocarbonetos.
À composição (20mL) obtida, foi adicionada água (5,0 mL), mantendo a mistura sob agitação por 1 hora, havendo a formação de um gel e, posteriormente, de um bloco sólido.

Claims (17)

1. Composição líquida estável à base de silicatos para reduzir a produção de água em poços de petróleo, caracterizada por compreender: i- uma mistura reagente de um silicato de alquila e um composto orgânico, ou misturas de compostos orgânicos, de caráter hidrofílico, contendo pelo menos um grupo OH diretamente ligado a um átomo de carbono, na proporção molar de 1:4 ( silicato :composto orgânico); ii- um ácido forte, para catalisar a reação do silicato de alquila e do composto orgânico da mistura do item i, em concentrações na faixa de 0,01 a 2 mol por litro de mistura reagente; iii-uma amina, em concentrações de até 0,5 mol/L de mistura reagente.
2. Composição de acordo com a reivindicação 1 , caracterizada por o silicato de alquila ser o silicato de etila monomérico, com teor de sílica (SÍO2), de 28% em massa,
3. Composição de acordo com a reivindicação 1 , caracterizada por o silicato de alquila ser o silicato de etila parcialmente hidrolisado, com teor de sílica (SÍO2) de até 50% em massa.
4. Composição de acordo com a reivindicação 1 , caracterizada por o silicato de alquila ser o silicato de metila monomérico, com teor de sílica (SÍO2) de 41% em massa.
5. Composição de acordo com a reivindicação 1 , caracterizada por 0 silicato de alquila ser o silicato de metila parcialmente hidrolisado , com teor de sílica (SÍO2) de até 79% em massa.
6. Composição de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por o composto orgânico ter a fórmula geral ROH, onde R é selecionado dentre : um radical -CH2CH2OH, um radical -[CH2CH2O]nH, um radical -CH2CH2(OH)CH2OH, um radical-[CH2CH2O]3CH2CH3, ou um radical (COOH)CH2C(COOH)CH2(COOH).
7. Composição de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por o composto orgânico ser selecionado dentre: etilenoglicol, polietilenoglicol de baixa densidade (massa molecular<1000), glicerina, éster metílico do etilenoglicol, éster etílico do etilenoglicol, polietilenoglicol metil éter (MPEG), polietilenoglicol etil éter, ácido lático, ácido hidroxiacético, gliceraldeído, ácido cítrico, ácido tartárico ou misturas destes.
8. Composição de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por o ácido forte ser selecionado dentre os ácidos: iodídrico, sulfônico, fluorídrico, bromídrico, nítrico, clórico, perclórico, clorídrico e sulfúrico.
9. Composição de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por o ácido forte ser o ácido clorídrico em solução, com concentração de 37% em massa .
10. Composição de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por o ácido forte ser o ácido sulfúrico anidro.
11. Composição de acordo com a reivindicação e, caracterizada por o ácido forte ser o ácido sulfúrico em solução, em concentração superior a 50% em massa.
12. Composição de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por a amina ser uma amina primária, secundária ou terciária.
13. Composição de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por a amina ser, a mono-etanolamina.
14. Composição de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por a amina ser, a di-etanolamina.
15. Composição de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por a amina ser, preferencialmente, a tri-etanolamina.
16. Método para reduzir a produção de água em poços de petróleo, caracterizado por compreender as seguintes etapas: a) Injetar um colchão espaçador constituído por um fluido isento de água, por um poço produtor de petróleo, em volume suficiente para preencher todo o intervalo do poço aberto para a produção; b) Deslocar o colchão espaçador em direção ao reservatório por meio da subsequente injeção de um banco de uma composição líquida estável à base de silicatos de acordo com a reivindicação 1, em volume de pelo menos cinco vezes o volume do poço produtor; c) Deslocar o banco compreendendo uma composição de acordo com a reivindicação 1, em direção ao reservatório, para contatar a zona de água, por meio de subseqüente injeção do colchão espaçador até que o volume injetado ocupe totalmente o poço produtor; d) Aguardar de 5 a 60 minutos o contato e a reação da composição 5 do item b) com a água, de modo a tamponar seletivamente os poros e canais por onde a água se desloca no reservatório , permitindo o fluxo de hidrocarbonetos para o poço produtor;
17. Método de acordo com a reivindicação 16, caracterizado por o colchão espaçador ser selecionado dentre: o próprio óleo produzido pelo campo, óleo 10 diesel, querosene, xileno, etanol, glicerina ou etilenoglicol.
BRPI0901485-3A 2009-05-15 2009-05-15 Composiqao liquida estavel a base de silicatos para reduzir a produqao de agua em poqos de petroleo e metodo BRPI0901485B1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0901485-3A BRPI0901485B1 (pt) 2009-05-15 2009-05-15 Composiqao liquida estavel a base de silicatos para reduzir a produqao de agua em poqos de petroleo e metodo

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0901485-3A BRPI0901485B1 (pt) 2009-05-15 2009-05-15 Composiqao liquida estavel a base de silicatos para reduzir a produqao de agua em poqos de petroleo e metodo

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0901485A2 BRPI0901485A2 (pt) 2011-01-18
BRPI0901485B1 true BRPI0901485B1 (pt) 2021-11-16

Family

ID=43447432

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0901485-3A BRPI0901485B1 (pt) 2009-05-15 2009-05-15 Composiqao liquida estavel a base de silicatos para reduzir a produqao de agua em poqos de petroleo e metodo

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0901485B1 (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
UA118001C2 (uk) * 2018-05-18 2018-10-25 Товариство З Обмеженою Відповідальністю "Корона Груп" Тампонажний склад

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI0901485A2 (pt) 2011-01-18

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US10190036B2 (en) Multifunctional foaming composition with wettability modifying, corrosion inhibitory and mineral scale inhibitory/dispersants properties for high temperature and ultra high salinity
US4708207A (en) Scale removal treatment
US4646835A (en) Acidizing method
US6331508B1 (en) Method for controlling gas hydrates in fluid mixtures
US6182759B1 (en) Process for treating water-containing natural gas wells and natural gas storage wells
RU2494135C2 (ru) Инжекционная композиция для скважин на основе биоцида и способы обработки скважин
US4605068A (en) Well treating composition and method
US4992182A (en) Scale removal treatment
US5322123A (en) Use of gel-based compositions for reducing the production of water in oil- or gas-producing wells
JPH06212178A (ja) 生産流出物中の水和物の凝集傾向を減少させる方法
RU2601636C2 (ru) Амины гликолевых эфиров для использования в качестве агентов предотвращения диспергирования сланцевых и глинистых пород для буровой промышленности
BR112017010332B1 (pt) Composição, método de tratamento de formação subterrânea, e uso de um composto no tratamento de formação subterrânea
US8772204B2 (en) Fluorosurfactants and treatment fluids for reduction of water blocks, oil blocks, and/or gas condensates and associated methods
Gidley Stimulation of sandstone formations with the acid-mutual solvent method
AU2013217719B2 (en) A treatment fluid containing a corrosion inhibitor of a weak base
Alhamad et al. A review of organic acids roles in acidizing operations for carbonate and sandstone formations
WO2021025957A1 (en) Methods and compositions for the treatment of produced water
US4796700A (en) Process for retarding fluid flow
BR112020024998B1 (pt) Método de tratamento seletivo da região do furo da base de uma formação para intensificar a produção de petróleo
US20080293597A1 (en) Method for inhibiting hydrate formation
BRPI0901485B1 (pt) Composiqao liquida estavel a base de silicatos para reduzir a produqao de agua em poqos de petroleo e metodo
US5039434A (en) Acidizing composition comprising organosilicon compound
US7022652B2 (en) Compositions and methods for treating subterranean formations
EP0194254A4 (en) HIGH DENSITY BRINE FLUID AND ITS USE IN THE MAINTENANCE OF WELLBORE DRILLS.
CA2657245C (en) Compositions, methods and uses for sterically hindered quaternary ammonium compounds

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06V Preliminary requirement: patent application procedure suspended [chapter 6.22 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 15/05/2009, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. PATENTE CONCEDIDA CONFORME ADI 5.529/DF, QUE DETERMINA A ALTERACAO DO PRAZO DE CONCESSAO.