BRPI0901445A2 - conector de válvula para linhas médicas - Google Patents

conector de válvula para linhas médicas Download PDF

Info

Publication number
BRPI0901445A2
BRPI0901445A2 BRPI0901445-4A BRPI0901445A BRPI0901445A2 BR PI0901445 A2 BRPI0901445 A2 BR PI0901445A2 BR PI0901445 A BRPI0901445 A BR PI0901445A BR PI0901445 A2 BRPI0901445 A2 BR PI0901445A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
elastic
hollow
head
valve connector
condition
Prior art date
Application number
BRPI0901445-4A
Other languages
English (en)
Inventor
Gianni Guala
Original Assignee
Borla Ind
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Borla Ind filed Critical Borla Ind
Publication of BRPI0901445A2 publication Critical patent/BRPI0901445A2/pt
Publication of BRPI0901445B1 publication Critical patent/BRPI0901445B1/pt
Publication of BRPI0901445B8 publication Critical patent/BRPI0901445B8/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61MDEVICES FOR INTRODUCING MEDIA INTO, OR ONTO, THE BODY; DEVICES FOR TRANSDUCING BODY MEDIA OR FOR TAKING MEDIA FROM THE BODY; DEVICES FOR PRODUCING OR ENDING SLEEP OR STUPOR
    • A61M39/00Tubes, tube connectors, tube couplings, valves, access sites or the like, specially adapted for medical use
    • A61M39/22Valves or arrangement of valves
    • A61M39/26Valves closing automatically on disconnecting the line and opening on reconnection thereof
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61MDEVICES FOR INTRODUCING MEDIA INTO, OR ONTO, THE BODY; DEVICES FOR TRANSDUCING BODY MEDIA OR FOR TAKING MEDIA FROM THE BODY; DEVICES FOR PRODUCING OR ENDING SLEEP OR STUPOR
    • A61M39/00Tubes, tube connectors, tube couplings, valves, access sites or the like, specially adapted for medical use
    • A61M39/02Access sites
    • A61M39/04Access sites having pierceable self-sealing members
    • A61M39/045Access sites having pierceable self-sealing members pre-slit to be pierced by blunt instrument

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Heart & Thoracic Surgery (AREA)
  • Pulmonology (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Anesthesiology (AREA)
  • Biomedical Technology (AREA)
  • Hematology (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Infusion, Injection, And Reservoir Apparatuses (AREA)

Abstract

CONECTOR DE VáLVULA PARA LINHAS MéDICAS. A presente invenção refere-se a um conector de válvula para linhas médicas de infusão incluindo um corpo tubular externo (1) com uma extremidade de entrada (4) e uma extremidade de saída (10), uma cavilha oca interna (2) e um elemento de vedação intermediário (3) incluindo uma cabeça elástica (35) com pré-fenda (38) e um elemento oco elástico (36) formado com elementos de vedação (47, 48) em contato com a cavilha oca (2) e com um meio de impulsão elástica tendendo a manter a cabeça elástica (35) em uma condição de fechamento. Um elemento anular (55) circunda o elemento oco elástico (36) e desliza axialmente dentro do corpo tubular (1) devido ao movimento da cabeça elástica (35) entre a condição de fechamento e a condição de abertura do conector.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "CONECTOR DE VÁLVULA PARA LINHAS MÉDICAS".
CAMPO DA INVENÇÃO
A presente invenção se refere a conectores de válvula para li- & nhas médicas, por exemplo para infusão, por meio de um introdutor de uma .g*substância de infusão fluida, tipicamente um conector Luer ou Luer-Lock, porexemplo, de uma seringa sem agulha.
TÉCNICA ANTERIOR
Um conector de válvula de acordo com o preâmbulo da reivindi-cação 1, conhecido a partir do pedido de patente europeu EP 1834665A1 nointeresse da mesma Requerente, em que é fornecido um corpo tubular tendouma cavidade, uma extremidade de entrada designada para o engate de umintrodutor de líquido, e uma extremidade de saída. Uma cavilha oca estádisposta axialmente dentro da cavidade do corpo tubular e tem uma pontafechada voltada para a extremidade de entrada do corpo tubular e axialmen-te espaçada do último. A cavilha oca está em comunicação com a extremi-dade de saída do corpo tubular e tem um furo lateral espaçado de sua pontafechada para comunicação com a cavidade do corpo tubular. O conectorainda inclui um elemento elástico de vedação que compreende uma cabeçaelástica tendo uma pré-fenda e normalmente disposto em uma condição defechamento (ou condição desativada) dentro da extremidade de entrada docorpo tubular, em que a pré-fenda está fechada. A cabeça elástica é axial-mente móvel contra a ponta fechada da cavilha oca na inserção do introdutordentro da extremidade de entrada do corpo tubular, para interagir com talponta assumindo uma condição elasticamente deformada de abertura (oucondição ativada), em que a pré-fenda se abre. O elemento de vedação doconector de válvula ainda inclui um elemento oco elástico unido à cabeça,interposto entre o corpo tubular e a cavilha oca e tendo o meio de vedaçãoem contato com tal cavilha oca para isolar o furo lateral acima mencionadocom relação à cavidade do corpo tubular quando a cabeça está disposta nacondição de fechamento não deformada. O elemento oco elástico inclui ummeio de impulsão elástica tendendo a manter a cabeça do elemento de ve-dação na condição de fechamento acima mencionada. Tal meio de impulsãoelástica inclui uma parte de base tendo uma parede axial em geral cilíndricaespaçada radialmente da cavilha oca para definir uma câmara anular com amesma. A parte de base é unida ao elemento oco elástico através de umaparede anular em geral transversa que, durante o movimento axial da cabe-ça elástica da condição de fechamento para a condição de abertura, se cur-va para dentro da câmara anular.
Este conector, de acordo com o pedido de patente europeu EP-1834665A1, é fácil de limpar e desinfetar ("limpável") a partir do lado de ex-tremidade de entrada, e satisfaz facilmente várias exigências fundamentaisquanto ao uso na indústria médica.
Primeiramente, é adequado garantir um fechamento vedado efi-ciente da extremidade de entrada do corpo tubular operando a partir da ca-beça do elemento de vedação, assegurando assim uma barreira antibacteri-ana total mesmo depois de múltiplas aberturas e refechamentos do conectorde válvula.
Em segundo lugar, a operação de abertura e refechamento dacomunicação entre a extremidade de entrada e a extremidade de saída doconector quando inserindo, e a remoção do introdutor respectivamente, éinteiramente segura e repetida, sem quaisquer riscos de mau funcionamen-to, que poderiam expor o paciente conectado ao conector de válvula a sériosriscos. Isto também deriva do fato de que o número de elementos mecânicosmóveis é reduzido ao mínimo possível.
Em terceiro lugar, este conector conhecido é capaz de suportarsatisfatoriamente quaisquer pressões excessivas ligeiras que poderiam ocor-rer no mesmo durante seu uso, e garante uma resistência eficiente contrapressões positiva e negativa na condição de fechamento ou desativada.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
A presente invenção é um aperfeiçoamento do conector de vál-vula conhecido a partir do documento previamente mencionado EP-1834665A1, e em particular tem o objetivo de aumentar a vedação à provade ar do conector em sua condição ativada, ou na condição elasticamentedeformada do elemento oco elástico do elemento de vedação, mesmo atépressões excessivas internas excedendo em muito os valores da ordem de689 kPa (100 psi).
Tal objetivo é essencialmente alcançado em virtude de um ele-mento anular substancialmente inextensível, que circunda o elemento ocoelástico e axialmente deslizante dentro do dito corpo tubular no deslocamen-to da dita cabeça elástica entre as ditas condições de fechamento e abertu-ra.
Além do mais, a cavilha oca tem convenientemente uma proje-ção anular externa adequada para interagir com o meio de vedação do ele-mento oco elástico, e na condição aberta da cabeça elástica, o elementoanular acima mencionado que circunda o elemento oco elástico está dispos-to em uma posição substancialmente axial de tal projeção anular externa.
Devido a esta idéia de solução, o conector de válvula de acordocom a invenção é fornecido com um grau de segurança aperfeiçoado, garan-tindo a vedação à prova de ar em sua condição ativada mesmo no caso degeração de pressões excessivas no mesmo, atingindo até as válvulas naordem de 2,1 mPa (300 psi) e acima em sua condição ativada.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
Agora, a invenção deverá ser descrita em detalhe com referên-cia aos desenhos anexos, estritamente fornecida para propósitos de exem-plificação e não-limitação em que:
- a figura 1 é uma vista em seção axial esquemática do conectorde válvula de acordo com uma primeira modalidade da invenção representa-da em condição desativada;
- as figuras 2, 3 e 4 são vistas análogas à figura 1 representandoo conector de válvula em várias condições de operação sucessivas até acondição de ativação completa,
- a figura 5 é uma vista análoga à figura 1 de uma variante doconector de válvula de acordo com a invenção;
- a figura 6 é uma vista em seção axial da figura 1 rodada por90°;- a figura 7 é uma vista idêntica à figura 6 em que um componen-te do conector foi falsamente omitido para uma observação melhor da confi-guração de outro componente;
- a figura 8 mostra uma vista aumentada de um detalhe da figura 7; e
- a figura 9 mostra uma vista aumentada de um detalhe da figura 1 ou figura 5.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃOde válvula para linhas médicas de infusão de acordo co a invenção é emgeral similar àquele descrito e ilustrado no documento acima mencionadoEP-1834665A1 e inclui essencialmente quatro componentes: um corpo tubu-lar externo 1, uma cavilha oca interna 2 disposta axialmente dentro da cavi-dade do corpo tubular 1, um elemento elástico de vedação 3, e um docu-mento adicional descrito daqui em diante. Tipicamente, o corpo tubular 1 e acavilha oca 2 são feitos de material plástico rígido moldado, enquanto o ele-mento de vedação 3 é feito de material elástico, por exemplo borracha desilicone.
O corpo tubular 1 tem uma extremidade de entrada 4 formatadacomo um elemento de conexão Luer-Lock fêmea para o engate, em umamaneira em geral convencional, com um Luer macho ou elemento de cone-xão Luer-Lock de um introdutor de fluido, por exemplo representado por umaseringa sem agulha. A extremidade de entrada 4 é encaixada em uma parteintermediária em geral cilíndrica 5 seguida por uma parte terminal alargada 6, também em geral cilíndrica.
A superfície interna da extremidade de entrada 4 tem uma parteinicial cilíndrica feita com canais axiais 7 e a superfície interna da parte in-termediária 5 tem, em sucessão para a parte final 6, partes cilíndricas e detronco de cone. Uma parte cilíndrica intermediária é indicada com 8 e defineuma superfície de guia deslizante descrita depois aqui.
A cavilha oca 2 tem uma base em geral indicada com 9, feitaexternamente com um anel de agarre e formatada internamente como umelemento de conexão Luer-Locker macho com uma haste tubular central 10com uma superfície externa ligeiramente cônica definindo a extremidade desaída do conector de válvula 1. Tal extremidade poderia também ser comoum conector de qualquer outro tipo.
A base 9 é feita com um primeiro flange anular 25 de um diâme-tro maior, para juntar a borda da extremidade livre da parte terminal alargada6 do corpo tubular 1 e um flange anular de um diâmetro menor 26. Derivan-do integralmente de tal flange anular 26 está uma coluna tubular 28 que in-clui uma parte inicial que possui uma superfície cônica 29, divergente na di-reção da extremidade de saída 10 do conector, seguida por uma parte cilín-drica 30 feita com um furo direto lateral único 31. A parte cilíndrica 30 tem -em sua extremidade livre - uma ponta fechada 32 voltada para a extremida-de de entrada 4 do corpo tubular 1 e localizada a uma dada distância axialdo último. Se projetando da ponta fechada 32 está um anel de projeçõesradial/axial 33 angularmente espaçadas de tal maneira que definem canaisde fluxo radial/axial entre os mesmos, de maneira correspondente àqueladescrita e ilustrada no documento previamente mencionado EP-1834665A1.
Na modalidade descrita aqui com referência às figuras 1-4, aponta fechada 32 é encaixada na parte cilíndrica 30 através de uma superfí- cie cônica.
O elemento de vedação 3 compreende, em uma peça única,uma cabeça elástica 35, um elemento oco elástico 36 e uma base elástica37. O formato geral do elemento de vedação 3, e em particular sua configu-ração externa, corresponde substancialmente àquele da cavidade do corpotubular 1, dentro do qual está acomodado. Assim, a cabeça elástica 35 temuma superfície externa cilíndrica complementar àquela da superfície internada extremidade de entrada 4 de maneira tal a ser acomodada na mesma,como representado nas figuras 2 e 3, com ligeira folga radial ou sem interfe-rência substancial, em uma condição de fechamento em que tal cabeça 35 é substancialmente não deformada e substancialmente nivelada com respeitoà extremidade de entrada 4.
A cabeça elástica 35 tem convenientemente a configuração re-presentada em mais detalhe na figura 9, com uma parede terminal 35a tendouma superfície externa ligeiramente côncava e um recesso anular interno35b formatado na maneira ilustrada e conectada na parede interna do ele-mento de vedação 3 através de uma parte em geral cilíndrica 35c seguidapor uma primeira parte tendo uma superfície cônica 35d com conicidademenor e por uma segunda parte tendo uma superfície cônica 35e com coni-cidade maior.
Uma pré-fenda, ou entalhe axial, 38 é formada através da pare-de 35a da cabeça 35 que, na condição de fechamento não deformado dacabeça elástica 35 dentro da extremidade de entrada 4, é mantida agarradadevido à elasticidade da cabeça 35. Em tal condição, uma barreira de prote-ção antibacteriana é formada entre o interior do conector de válvula e o exte-rior, assegurando ao mesmo tempo a possibilidade de uma limpeza efetivarealizada convencionalmente por meio de uma estopa embebida em um de-sinfetante;
A superfície lateral externa do elemento oco elástico 36 tem umaconfiguração gerai, com folga, complementar àquela da superfície interna docorpo tubular 1, tendo partes cilíndricas e em tronco de cone. Uma parte ci-líndrica intermediária é indicada com 42.
A base elástica 37 é encaixada no elemento oco elástico 36 a-través de uma parede em geral transversa 45 que, na condição não defor-mada do elemento de vedação 3, tem uma configuração em tronco de cone.
A base elástica 37 termina, na parte oposta à cabeça elástica35, com um flange anular externo 46 através do qual tal base elástica 37 éagarrada e bloqueada axialmente no ressalto anular 26 da base 9 da cavilhaoca 2.
Internamente, o elemento de vedação 3 é formado com umaprimeira projeção anular 47 e com uma segunda projeção anular 48 axial-mente espaçada uma da outra e adaptada para definir respectivamente, a-través do método delineado depois aqui, um primeiro e um segundo elemen-to de vedação. Na condição de fechamento do conector de válvula represen-tado na figura 1, o primeiro elemento de vedação interna 47 do elemento devedação 3 está disposto em contato vedante com a superfície da ponta 32da cavilha oca 2, enquanto o segundo elemento de vedação 48 está dispos-to em contato vedante com a zona da parte cilíndrica 30 adjacente à partecônica 29. Tal zona, ilustrada em mais detalhe na figura 8 e indicada com 30a, tem um diâmetro externo ligeiramente maior que aquela da parte cilín-drica 30, e é formada com uma projeção anular externa 56 adaptada paracooperar, na maneira delineada depois aqui, com o elemento de vedação47.
O furo lateral 31 da cavilha oca 2 é usualmente isolado hermeti-camente pelos elementos de vedação 47 e 48 com respeito à extremidadede entrada 4 do conector, cuja comunicação com a extremidade de saída 10é assim fechada.
Uma câmara anular 50 é definida entre a base 37 do elementode vedação elástico 3 e a parte em tronco de cone 29 da cavilha oca 2, quese comunica com a parte externa do conector de válvula através de uma oumais passagens feitas na base 9 da cavilha oca 2, e cuja pressão interna éassim a pressão atmosférica.
Um anel substancialmente inextensível indicado com 55, por e-xemplo é feito de material plástico rígido, que representa o quarto compo-nente do conector e circunda externamente o elemento oco elástico 36 doelemento de vedação 3. O anel 55 é engatado na parte cilíndrica 42 do ele-mento oco elástico 36, em uma posição substancialmente axial com respeitoao elemento de vedação 47, e é guiado com folga em uma maneira axial-mente deslizante ao longo da parte cilíndrica interna 8 do corpo tubular 1. O anel 55 pode ser fornecido internamente, na zona mediana do mesmo, comuma projeção anular não visível no desenho, tendo a função de aperfeiçoarseu agarre no elemento oco elástico 36.
Como mencionado, a figura 1 representa uma condição de fe-chamento à prova de água do conector de válvula.
Dado que a ponta de uma seringa sem agulha, ou um introdutorLuer em formato de cone, (esquematicamente e parcialmente indicada comS na figura 9) é assentada na frente contra a cabeça elástica 35 e portantoinserida no conector de entrada 4, a cabeça elástica 35 é empurrada axial-mente para o interior do conector devido à deformação elástica do elementode vedação 3 e, mais particularmente, à deflexão da parede 45 da base e-lástica 37 dentro da câmara anular 50. A translação subsequente do elemen-to oco elástico 36 causa um movimento correspondente do anel 55 para aparte em tronco de cone 29 da cavilha oca 2 (figura 2).
Prosseguindo com a inserção do introdutor (figura 3), a parede45 continua a sofrer deflexão dentro da câmara anular 50, deformando pro-gressivamente. A cabeça elástica 35 e o elemento oco elástico 36 do ele-mento de vedação 3 então deslizam progressivamente dentro do corpo anu-lar 1 e ao longo da coluna tubular 28 da cavilha oca 2, de tal maneira que oprimeiro elemento de vedação 47 se move para longe da superfície cônica32a da ponta 32, enquanto o segundo elemento de vedação 48 desliza aolongo da parte cônica 29.
Simultaneamente, as projeções da ponta 32 da cavilha oca 2começam a interagir a partir do interior com a cabeça elástica 35 que, devidoà sua configuração característica e em particular devido ao formato da cavi-dade anular 35b e a presença da porção que tem uma superfície cônica 35d,e devido à impulsão axial exercida pelo introdutor S contra a parede de umaponta 35a, é submetido a uma deformação elástica radial axial fazendo aparede da ponta 35a adquirir uma configuração radialmente dilatada parafora, de maneira a começar a abrir a pré-fenda 38.
Depois de uma inserção completa do introdutor (figura 4), a pré-fenda 38 é inteiramente aberta, enquanto o primeiro elemento de vedação47 está disposto abaixo do furo lateral 31 da cavilha oca 2. O segundo ele-mento de vedação 48 é movido deslizando até a parte mais larga da partecônica 29 da cavilha oca 2, e a parede 45 é inteiramente defletida dentro dacâmara anular 50. O conector de válvula está assim em uma condição deabertura, com a extremidade de entrada 4 em comunicação com a extremi-dade de saída 10 através da pré-fenda 38, o furo lateral 31 e a coluna tubular 28.
Em tal condição, o elemento de vedação 47 do elemento ocoelástico 36 e o anel externo 55 são substancialmente dispostos na projeçãoanular externa 56 da cavilha oca 2, de modo a garantir um fechamento ve-dado hermético e seguro mesmo em caso de ocorrência - dentro do conector- de excessos de pressões não usuais da ordem de 2,1 mPa (300 psi) e a-cima, devido ao que o anel 55 ainda translada para a extremidade de saída10 ainda agarrando a parede do elemento de vedação 3 contra a parte côni-ca 29 da cavilha oca 2.
Quando o introdutor S é removido da extremidade de entrada 4,o returno elástico total da parede 45 e do elemento de vedação 3 restaura prontamente a configuração de fechamento do conector de válvula, em quea cabeça elástica 35 retorna para a condição não deformada na extremidadede entrada 4 tornando a fechar a pré-fenda 38, e o furo lateral 31 é nova-mente isolado pelos elementos de vedação 47 e 48. O anel 55 assim retornaà posição inicial.
A variante ilustrada nas figuras 5-7 é em geral similar à modali-dade descrita previamente e assim somente as diferenças devem ser descri-tas em detalhe, usando os mesmos números de referência para partes idên-ticas ou similares.
Em tal variante, a coluna tubular 28 da cavilha oca 2 é interna-mente cilíndrica, ou está sem a parte que tem uma superfície cônica paraconectar com a cabeça de ponta 32 da modalidade prévia. A configuraçãointernamente cilíndrica da coluna tubular 28 é mostrada melhor na figura 7em que, como na figura 6, estão as passagens indicadas com 34 que colo-cam a câmara 50 em comunicação com a atmosfera.
Obviamente, os detalhes de construção e as modalidades po-dem variar amplamente com respeito à descrição e ilustração fornecidas a-cima, sem, por esta razão, se afastar do escopo da invenção, como definidonas reivindicações.

Claims (13)

1. Conector de válvula para linhas médicas para infusão pormeio de um introdutor de fluido (S), compreendendo:um corpo tubular (1) tendo uma extremidade de entrada (4) de-signada para o engate de um introdutor (S), e uma extremidade de saída(10).uma cavilha oca (2) disposta axialmente dentro da cavidade docorpo tubular (1) e tem uma ponta fechada (32) voltada para a extremidadede entrada (4) do corpo tubular (1) e axialmente espaçada do último, a ditacavilha oca (2) estando em comunicação com a dita extremidade de saída(10) e tendo um furo lateral (31) espaçado da dita ponta fechada (32) paracomunicação com a cavidade do dito corpo tubular (1), eum elemento de vedação (3) incluindo:uma cabeça elástica (35) tendo uma pré-fenda (38) e normal-mente disposta em uma condição de fechamento na dita extremidade deentrada (4) do corpo tubular (1), em que a dita pré-fenda (38) está fechada, adita cabeça elástica (35) é axialmente móvel contra a dita ponta fechada (32)da cavilha oca (2), na inserção do introdutor (S) dentro da dita extremidadede entrada (4), para interagir com a dita ponta fechada (32) assumindo umacondição elasticamente deformada de abertura da dita pré-fenda (38),um elemento oco elástico (36) unido à dita cabeça (35), interpos-to entre o corpo tubular (1) e a dita cavilha oca (2) e tendo meios de vedação(47, 48) em contato com a dita cavilha oca (2) para isolar o furo lateral (31)com relação à cavidade do corpo tubular (1) quando a dita cabeça (35) estádisposta na condição de fechamento não deformada acima mencionada, odito elemento oco elástico (36) incluindo um meio de impulsão elástica (36,-45) tendendo a manter a cabeça (35) na dita condição de fechamento ecompreendendo uma parte de base (37) do dito elemento de vedação (3),tendo uma parede axial em geral cilíndrica espaçada radialmente da ditacavilha oca (2) de modo a definir uma câmara anular (50) com a mesma; adita parte de base (37) sendo unida ao dito elemento oco elástico (36) atra-vés de uma parede anular em geral transversa (45) que, durante o movimen-to axial da cabeça elástica (35) da condição de fechamento para a condiçãode abertura, se curva para dentro da dita câmara anular (50), caracterizadopelo fato de que ainda inclui um elemento anular substancialmente inexten-sível (55), que circunda o dito elemento oco elástico (36) e é axialmente des-lizante dentro do dito corpo tubular (1) no deslocamento da dita cabeça elás-tica (35) entre as ditas condições de fechamento e abertura.
2. Conector de válvula, de acordo com a reivindicação 1, carac-terizado pelo fato de que a dita cavilha oca (2) tem uma projeção anular ex-terna (56) adaptada para interagir com o dito meio de vedação (47) do ele-mento oco elástico (36), e em que na dita condição aberta da cabeça elásti-ca (35), o dito elemento anular (55) que circunda o elemento oco elástico(36) está disposto substancialmente em uma posição axial com relação àdita projeção anular externa (56).
3. Conector de válvula, de acordo com a reivindicação 1 ou 2,caracterizado pelo fato de que o dito elemento anular (55) é rígido.
4. Conector de válvula, de acordo com a reivindicação 2, carac-terizado pelo fato de que os ditos meios de vedar o dito elemento oco elásti-co (36) do elemento de vedação (3) compreendem uma primeira e uma se-gunda projeção anular interna (47, 48) axialmente espaçadas uma da outra,dispostas em partes opostas com respeito ao dito furo lateral (31) da cavilhaoca (2) na condição de fechamento acima mencionada da dita cabeça elásti-ca (35), e das quais a primeira (47) é adaptada para interagir com a dita pro-jeção anular externa (56) da cavilha oca (2) a dita condição de abertura dacabeça elástica (35).
5. Conector de válvula, de acordo com a reivindicação 4, carac-terizado pelo fato de que a dita primeira projeção anular (47) é mantida nadita condição de fechamento da cabeça elástica (35), em contato vedantecom a superfície cônica formada na proximidade da dita ponta fechada (32)da dita cavilha oca (2).
6. Conector de válvula, de acordo com a reivindicação 4, carac-terizado pelo fato de que a dita primeira projeção anular (47) é mantida nadita condição de fechamento da cabeça elástica (35), em contato vedantecom a superfície cilíndrica disposta na proximidade da dita ponta fechada(32) da dita cavilha oca (2).
7. Conector de válvula, de acordo com a reivindicação 5, carac-terizado pelo fato de que a dita segunda projeção anular interna (48) estádisposta em contato deslizante de vedação em uma parte tendo uma super-fície cônica (29) da dita cavilha oca (2) que delimita internamente a dita câ-mara anular (50) e é divergente na direção da dita extremidade de saída (10)do conector.
8. Conector de válvula, de acordo com a reivindicação 1, carac-terizado pelo fato de que a dita câmara anular (50) se comunica com o exte-rior do conector.
9. Conector de válvula, de acordo com a reivindicação 1, carac-terizado pelo fato de que a dita parte de base (37) do meio de impulsão elás-tica do dito elemento de vedação (3) é bloqueada axialmente entre o ditocorpo tubular (1) e a parte de base (9) da dita cavilha oca (2).
10. Conector de válvula, de acordo com a reivindicação 1, carac-terizado pelo fato de que a dita cabeça elástica (35) do elemento de vedação(3) está disposta, na dita condição de fechamento, substancialmente seminterferência radial na dita extremidade de entrada (4) do corpo tubular (1).
11. Conector de válvula, de acordo com a reivindicação 10, ca-racterizado pelo fato de que a dita extremidade de entrada (4) do corpo tubu-lar (1) tem uma parede interna formada com canais axiais (7).
12. Conector de válvula, de acordo com a reivindicação 1, carac-terizado pelo fato de que a dita ponta fechada (32) da dita cavilha oca (2) éconfigurada de tal maneira que faz a dita cabeça elástica (35) do elementode vedação (3) assumir a dita condição de abertura sem atravessar a ditapré-fenda (38).
13. Conector de válvula, de acordo com a reivindicação 12, ca-racterizado pelo fato de que a dita cabeça elástica (35) tem uma parede ter-minai (35a) tendo um recesso anular interno (35b) conectado na parede in-terna do elemento de vedação (3) através de uma parte em geral cilíndrica(35c) seguida por uma primeira parte tendo uma superfície cônica (35d) combaixa conicidade e por uma segunda parte tendo uma superfície cônica(35e) com maior conicidade.
BRPI0901445A 2008-05-21 2009-05-19 conector de válvula para linhas médicas BRPI0901445B8 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ITTO2008A000381 2008-05-21
IT000381A ITTO20080381A1 (it) 2008-05-21 2008-05-21 Connettore valvolare per linee medicali

Publications (3)

Publication Number Publication Date
BRPI0901445A2 true BRPI0901445A2 (pt) 2010-04-06
BRPI0901445B1 BRPI0901445B1 (pt) 2019-10-15
BRPI0901445B8 BRPI0901445B8 (pt) 2021-06-22

Family

ID=40303110

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0901445A BRPI0901445B8 (pt) 2008-05-21 2009-05-19 conector de válvula para linhas médicas

Country Status (18)

Country Link
US (1) US8133209B2 (pt)
EP (1) EP2123322B1 (pt)
JP (1) JP5535519B2 (pt)
CN (1) CN101584908B (pt)
AU (1) AU2009201891B2 (pt)
BR (1) BRPI0901445B8 (pt)
CA (1) CA2665722C (pt)
DK (1) DK2123322T3 (pt)
ES (1) ES2660848T3 (pt)
HR (1) HRP20180416T1 (pt)
IT (1) ITTO20080381A1 (pt)
MX (1) MX2009005311A (pt)
NZ (1) NZ576935A (pt)
PL (1) PL2123322T3 (pt)
PT (1) PT2123322T (pt)
SG (1) SG157319A1 (pt)
TR (1) TR201802382T4 (pt)
ZA (1) ZA200903415B (pt)

Families Citing this family (49)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6695817B1 (en) 2000-07-11 2004-02-24 Icu Medical, Inc. Medical valve with positive flow characteristics
HK1077154A2 (en) 2003-12-30 2006-02-03 Vasogen Ireland Ltd Valve assembly
AU2005304987B2 (en) 2004-11-05 2011-08-11 Icu Medical, Inc. Medical connector having high flow rate characteristics
US20070088294A1 (en) 2005-07-06 2007-04-19 Fangrow Thomas F Jr Medical connector with closeable male luer
EP1965855B1 (en) * 2005-12-28 2014-06-18 Covidien AG Male leur connector
JP4994775B2 (ja) 2006-10-12 2012-08-08 日本コヴィディエン株式会社 針先保護具
US9168366B2 (en) 2008-12-19 2015-10-27 Icu Medical, Inc. Medical connector with closeable luer connector
EP2411715B1 (en) 2009-03-22 2019-01-30 Elcam Medical Agricultural Cooperative Association Ltd. Closed male luer connector
US8454579B2 (en) 2009-03-25 2013-06-04 Icu Medical, Inc. Medical connector with automatic valves and volume regulator
US8998858B2 (en) * 2009-12-29 2015-04-07 Medtronic Minimed, Inc. Alignment and connection systems and methods
USD644731S1 (en) 2010-03-23 2011-09-06 Icu Medical, Inc. Medical connector
US8758306B2 (en) 2010-05-17 2014-06-24 Icu Medical, Inc. Medical connectors and methods of use
JP5562130B2 (ja) 2010-06-14 2014-07-30 日本コヴィディエン株式会社 雄コネクター及びこれを備えた輸液ラインの接続装置
CN103608057B (zh) 2011-04-18 2016-10-12 皮博士研究所有限责任公司 具有封闭件的针及方法
US8486024B2 (en) 2011-04-27 2013-07-16 Covidien Lp Safety IV catheter assemblies
AU2012304344B2 (en) 2011-09-09 2016-02-04 Icu Medical, Inc. Medical connectors with fluid-resistant mating interfaces
WO2013048975A1 (en) 2011-09-26 2013-04-04 Covidien Lp Safety catheter
EP2760521B1 (en) 2011-09-26 2016-01-06 Covidien LP Safety iv catheter and needle assembly
US8834422B2 (en) 2011-10-14 2014-09-16 Covidien Lp Vascular access assembly and safety device
ITTO20120056A1 (it) 2012-01-24 2013-07-25 Borla Ind Connettore per linee medicali di infusione, trasfusione e simili
WO2013158756A1 (en) * 2012-04-17 2013-10-24 Dr. Py Institute, Llc Self closing connector
US10351271B2 (en) 2012-05-01 2019-07-16 Dr. Py Institute Llc Device for connecting or filling and method
CA3035581A1 (en) 2012-05-01 2013-11-07 Dr. Py Institute Llc Connector for aseptic filling and transfer of fluids
US9415885B2 (en) * 2013-03-15 2016-08-16 Dr. Py Institute Llc Device with sliding stopper and related method
CN203169727U (zh) * 2013-04-01 2013-09-04 英属维尔京群岛圣采科技投资有限公司 无针正压接头
ITTO20130433A1 (it) * 2013-05-29 2014-11-30 Borla Ind Connettore per linee medicali
EP3035997B1 (en) * 2013-08-21 2018-04-11 Cedic S.r.l. Needlefree valve device
ITMO20130264A1 (it) * 2013-09-25 2015-03-26 Giuseppe Maffei Connettore senza ago
AU2014364218B2 (en) 2013-12-11 2019-06-06 Icu Medical, Inc. Check valve
JP6463782B2 (ja) 2014-05-12 2019-02-06 インドゥストリー・ボルラ・ソシエタ・ペル・アチオニIndustrie Borla S.p.A. 医療用流体ラインの管状フィッティング
JP6930697B2 (ja) * 2014-11-12 2021-09-01 フレゼニウス カービ ドイチュラント ゲーエムベーハー ニードルレスなニュートラル置換式間欠静脈内インジェクションポート
USD786427S1 (en) 2014-12-03 2017-05-09 Icu Medical, Inc. Fluid manifold
USD793551S1 (en) 2014-12-03 2017-08-01 Icu Medical, Inc. Fluid manifold
TWI584837B (zh) * 2015-02-09 2017-06-01 怡安醫療器材股份有限公司 免針連接頭模組
ITUB20151860A1 (it) 2015-07-02 2017-01-02 Gvs Spa Connettore medicale perfezionato
ITUB20152902A1 (it) 2015-08-05 2017-02-05 Borla Ind Connettore valvolare per linee medicali
JP2019502483A (ja) 2016-01-19 2019-01-31 ダニエル ピーワイ 使い捨てコネクタ
DE102016203518A1 (de) * 2016-03-03 2017-09-07 B. Braun Melsungen Ag Verbindungseinrichtung eines medizinischen Infusionssystems
CN108721772B (zh) * 2017-04-14 2021-09-14 怡安医疗器材股份有限公司 无针连接装置
BR102017008203B1 (pt) * 2017-04-20 2020-05-05 Caetano Norival câmara de diluição e gotejamento
US9925365B1 (en) 2017-06-21 2018-03-27 Rymed Technologies, Llc Needleless IV injection port
DE102017210795A1 (de) * 2017-06-27 2018-12-27 B. Braun Melsungen Ag Medizinische Fluidverbindungsvorrichtung
US11224555B2 (en) 2018-04-23 2022-01-18 Hospira, Inc. Access and vapor containment system for a drug vial and method of making and using same
CN108785848B (zh) * 2018-09-07 2023-11-21 临沂市兴华医用器材有限公司 一种麻醉导管连接器
CN109498890A (zh) * 2018-12-18 2019-03-22 山东新华安得医疗用品有限公司 正压弹性阀以及无针输液接头
DE102019204211A1 (de) * 2019-03-27 2020-10-01 B. Braun Melsungen Aktiengesellschaft Medizinischer Fluidkonnektor
JP7286483B2 (ja) * 2019-09-02 2023-06-05 藤倉コンポジット株式会社 無菌コネクタ
US20230139756A1 (en) * 2021-06-30 2023-05-04 Carefusion 303, Inc. Fluid connector system
EP4445941A1 (en) 2023-04-12 2024-10-16 Industrie Borla S.p.A. Valve connector for medical lines

Family Cites Families (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5549566A (en) 1994-10-27 1996-08-27 Abbott Laboratories Valved intravenous fluid line infusion device
IL130482A0 (en) * 1996-12-16 2000-06-01 Icu Medical Inc Positive flow valve
ITTO20040524A1 (it) 2004-07-27 2004-10-27 Borla Ind Connettore valvolareper linee medicali di infusione
ITTO20060206A1 (it) 2006-03-17 2007-09-18 Borla Ind Connettore valvolare per linee medicali
US8337483B2 (en) * 2006-11-02 2012-12-25 Becton, Dickinson And Company Vascular access device chamber replacement

Also Published As

Publication number Publication date
EP2123322B1 (en) 2018-01-03
EP2123322A2 (en) 2009-11-25
ES2660848T3 (es) 2018-03-26
PL2123322T3 (pl) 2018-06-29
CA2665722A1 (en) 2009-11-21
US20090292274A1 (en) 2009-11-26
JP2010012234A (ja) 2010-01-21
AU2009201891A1 (en) 2009-12-10
US8133209B2 (en) 2012-03-13
AU2009201891B2 (en) 2014-04-03
HRP20180416T1 (hr) 2018-04-20
EP2123322A3 (en) 2010-09-29
PT2123322T (pt) 2018-03-13
BRPI0901445B8 (pt) 2021-06-22
JP5535519B2 (ja) 2014-07-02
MX2009005311A (es) 2009-11-26
CN101584908B (zh) 2014-06-04
ZA200903415B (en) 2010-10-27
ITTO20080381A1 (it) 2009-11-22
NZ576935A (en) 2010-12-24
SG157319A1 (en) 2009-12-29
CA2665722C (en) 2016-07-05
BRPI0901445B1 (pt) 2019-10-15
CN101584908A (zh) 2009-11-25
TR201802382T4 (tr) 2018-03-21
DK2123322T3 (en) 2018-03-05

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0901445A2 (pt) conector de válvula para linhas médicas
US8048038B2 (en) Valve connector for medical lines
KR101419565B1 (ko) 특히 의료분야에서 사용되는 밸브 제어 유체전달용 커넥터
CA2765054C (en) Medical valve with improved back-pressure sealing
US20080287921A1 (en) Luer hub connector
PT2736582E (pt) Conectores de fluxo direto antigotejamento e com bloqueio seguro
US5921264A (en) Swabbable needleless valve
US20170326341A1 (en) Self-sealing catheter valve
JP7223093B2 (ja) 無針アクセスデバイスと共に使用される閉鎖式オスルアーデバイス
US7306586B2 (en) Continuous drainage adaptor
JP4526549B2 (ja) 医療ライン用バルブコネクタ
KR20180037200A (ko) 의료용 라인을 위한 밸브 커넥터
KR20240152238A (ko) 의료 라인용 밸브 커넥터
CN118787852A (zh) 用于医疗管线的阀连接器

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 15/10/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 15/10/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS

B16C Correction of notification of the grant [chapter 16.3 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 19/05/2009, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. PATENTE CONCEDIDA CONFORME ADI 5.529/DF, QUE DETERMINA A ALTERACAO DO PRAZO DE CONCESSAO