BRPI0901111B1 - Sistema e método para tratamento térmico fitossanitário de embalagens de madeira e similares - Google Patents

Sistema e método para tratamento térmico fitossanitário de embalagens de madeira e similares Download PDF

Info

Publication number
BRPI0901111B1
BRPI0901111B1 BRPI0901111-0A BRPI0901111A BRPI0901111B1 BR PI0901111 B1 BRPI0901111 B1 BR PI0901111B1 BR PI0901111 A BRPI0901111 A BR PI0901111A BR PI0901111 B1 BRPI0901111 B1 BR PI0901111B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
wooden
phytosanitary
treatment chamber
temperature sensors
treatment
Prior art date
Application number
BRPI0901111-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Thiago Ramires Eichenberg
Marcelo Di Giorgio
Original Assignee
Fitolog Controle De Pragas Ltda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Fitolog Controle De Pragas Ltda filed Critical Fitolog Controle De Pragas Ltda
Priority to BRC10901111D priority Critical patent/BRPI0901111F1/pt
Priority to BRPI0901111-0A priority patent/BRPI0901111B1/pt
Priority to PCT/BR2010/000057 priority patent/WO2010099586A2/en
Publication of BRPI0901111A2 publication Critical patent/BRPI0901111A2/pt
Publication of BRPI0901111C1 publication Critical patent/BRPI0901111C1/pt
Publication of BRPI0901111B1 publication Critical patent/BRPI0901111B1/pt

Links

Images

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01MCATCHING, TRAPPING OR SCARING OF ANIMALS; APPARATUS FOR THE DESTRUCTION OF NOXIOUS ANIMALS OR NOXIOUS PLANTS
    • A01M1/00Stationary means for catching or killing insects
    • A01M1/20Poisoning, narcotising, or burning insects
    • A01M1/2094Poisoning, narcotising, or burning insects killing insects by using temperature, e.g. flames, steam or freezing

Abstract

sistema e método para tratamento térmico fitossanitário de embalagens de madeira e similares. é descrito um sistema e método para tratamento térmico fitossanitário de embalagens de madeira e similares que compreende uma câmara de tratamento (10) móvel e inflável, dotada de meios de fixação (11) na superfície de apoio; um módulo de aquecimento de ar (20) que inclui uma estrutura portátil e móvel, dotada de uma estrutura para aquecimento do ar e uma turbina que direciona o ar aquecido para o interior da câmara de tratamento (10); um módulo de exaustão (30) disposto na câmara de tratamento (10); sensores de temperatura (40) interligados a um microcontrolador (50), e um microcontrolador (50) dotado de um programa de computador que recebe os dados registrados pelos sensores de temperatura (40) e gera uma curva temperatura x tempo.

Description

CAMPO DA INVENÇÃO
A presente invenção diz respeito a um sistema e método para tratamento térmico fitossanitário de embalagens de madeira e similares. Mais especificamente compreende uma estrutura móvel e inflável, dotada de um módulo de aquecimento e sensores de temperatura conectados a um módulo com microprocessador que capta os dados de temperatura e tempo a fim de gerar um relatório de certificação da operação de tratamento térmico em conformidade com a Norma NIMF-15.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
A Norma Internacional de Medidas Fitossanitária número 15, ou "NIMF 15", que controla as exportações e importações de mercadorias em embalagens de madeira crua, ainda em fase de implementação no Brasil, trata de medidas fitossanitárias para reduzir o risco de introdução ou dispersão de pragas quartenárias (aquelas que não são nativos de um país), relacionadas com embalagens de madeira utilizado no comércio internacional.
A Norma estabelecida pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO ), prescreve a indicação de que a embalagem de madeira deve ser submetida a tratamento térmico ou por fumigação com Brometo de Metila.
Dessa forma, empresas que realizam operações de comércio exterior devem cumprir a norma, ainda em fase de regulamentação em alguns dos países signatários, dentre os quais o Brasil. O não cumprimento implica em devolução da mercadoria ou o pagamento do tratamento no país de origem. Dessa forma, os operadores de comércio exterior que utilizam embalagens de madeira devèrh ' ' procurar empresas credenciadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para fazer os tratamentos e receber a certificação.
No caso do tratamento fitossanitárío com fumigação utilizando brometo de metila, sua ação provê a eliminação de insetos, patógenos (nematóides, fungos e bactérias), ervas daninhas e qualquer outro ser vivo presente na zona de penetração do gás. Porém, em 1992, por meio da Emenda de Copenhague, o brometo de metila foi incluído na io lista das substâncias que destroem a camada de ozônio do Protocolo de Montreal. Dessa forma, o Brasil, como signatário deste Protocolo, assumiu o compromisso de reduzir em 20% o consumo no ano de 2005, e eliminar completamente o uso do brometo de metila até o ano de 2015.
O tratamento térmico, por sua vez, é internacionalmente reconhecido como seguro para o meio ambiente, efetivo na eliminação de pragas associadas a embalagens e suportes de madeira e, muitas vezes, a única alternativa aceita pelos países importadores. Neste processo, um produto é submetido ao calor até 20 alcançar uma temperatura mínima, durante um período mínimo, conforme as especificações técnicas reconhecidas oficialmente. No caso da Norma NIMF-15, a região central da madeira deva alcançar a temperatura mínima de 56°C durante um período mínimo de 30 minutos.
O estado da técnica descreve sistemas e equipamentos para a erradicação de pragas através de calor, em sua maioria configurando estruturas fixas que necessitam de amplo espaço físico para a instalação ou o deslocamento das embalagens de madeira para uma área específica de tratamento, como apresentado nas patentes US4817329 e US2002170227, que descrevem câmaras específicas e sem mobilidade para a erradicação de pragas.
Portanto, a literatura técnica apresenta sistemas que embora utilizem meios térmicos para erradicar pragas, existe ainda a necessidade de prover uma estrutura portátil, inflável e móvel, dotada de um módulo de aquecimento e com sensores conectados a um módulo com microprocessador dados de temperatura e tempo a fim de gerarcertificação da operação de tratamento térmico em conformidade com a Norma NIMF-15, tal sistema e método para tratamento térmico fitossanitário de embalagens de madeira e similares sendo descrito e reivindicado no presente pedido.
SUMÁRIO
De um modo geral, a presente invenção diz respeito a um sistema para tratamento térmico fitossanitário de embalagens de madeira e similares que compreende uma câmara de tratamento móvel e inflável, dotada de meios de fixação na superfície de apoio; um módulo de aquecimento de ar que inclui uma estrutura portátil e móvel, dotada de uma estrutura para aquecimento do ar e uma turbina que direciona o ar aquecido para o interior da câmara de tratamento; um módulo de exaustão disposto na câmara de tratamento; sensores de temperatura interligados a um microcontrolador, e um microcontrolador dotado de um programa de computador que recebe os dados registrados pelos sensores de temperatura e gera uma curva temperatura x tempo.
De forma adicional, é descrito um método para tratamento térmico fitossanitário de embalagens de madeira e similares utilizando o sistema objeto da presente invenção.
É característica da invenção um sistema e método paratratamento térmico fitossanitário de embalagens de madeira esimilares que provê a certificação fitossanitária em embalagens e5 suportes de madeira, de acordo com a Norma NIMF-15.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
A figura 1 apresenta uma representação esquemática do sistema objeto da presente invenção.A figura 2 apresenta um fluxograma das etapas do método objeto 10 da presente invenção.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
O sistema para tratamento térmico fitossanitário de embalagens de madeira e similares, objeto da presente invenção, compreende uma câmara de tratamento (10) móvel e inflável, dotada de meios de 15 fixação (11) na superfície de apoio, dita câmara (10) que apresenta um módulo de aquecimento de ar (20), um módulo de exaustão (30) e sensores de temperatura (40) que registram continuamente os dados de temperatura com envio simultâneo para o microcontrolador (50) dotado de um programa de computador que informa ao usuário o 20 andamento do processo de tratamento fitossanitário, a fim de prover um relatório certíficador em conformidade com as normas legais.
A câmara de tratamento (10) compreende uma estrutura portátil e móvel, dita câmara (10) dotada de superfície de material polimérico dotada de fibras poliméricas tensionadas que evitam o desfiamento 25 em caso de rasgo, com resistência ao desgaste e ao fracionamento e gramatura entre 40 a 400g/m2.
As bordas da câmara de tratamento (10) apresentam meios de fixação (11) da dita câmara (10) à superfície de apoio.
O módulo de aquecimento (20) compreende uma estrutura portátil e móvel, que inclui uma estrutura para aquecimento do ar, preferentemente resistência, e uma turbina que direciona o ar aquecido para o interior da câmara de tratamento (10), inflando a câmara (10) ao mesmo tempo que provê ar aquecido.
O módulo de exaustão (30) permite reaproveitar a energia térmica do ar aquecido para encaminhamento ao módulo de aquecimento (20).
Os sensores de temperatura (40) são dispersos no interior da câmara de tratamento (10), ditos sensores (40) interligados a um microcontrolador (50), Os sensores de temperatura (40) registram os valores de temperatura e continuamente enviam os dados para o microcontrolador (50).
O microcontrolador (50) apresenta um programa de computador que recebe os dados registrados pelos sensores de temperatura e gera uma curva temperatura x tempo, indicando o momento que o tratamento fitossanitário alcançou os índices exigidos pelas normas legais, dito programa de computador expedindo um relatório certificador.
O método para tratamento térmico fitossanitário de embalagens de madeira e similares compreende as etapas de:a) dispor as embalagens de madeira (100) em um espaço apropriado e previamente vistoriado para verificação da estrutura do piso;b) posicionar e fixar os sensores de temperatura (40) sobre as embalagens (100) e na região interna da dita embalagem;c) dispor sobre as embalagens de madeira (100) a câmara de tratamento (10) desinflada; d) prender os meios de fixação (11) dispostos nas bordas da câmara (10) na superfície de apoio;e) acionar o módulo de aquecimento do ar (20);f) acionar a turbina para encaminhamento do ar quente para o 5 interior da câmara (10) e também para inflar a dita câmara de tratamento (10);g) iniciar o monitoramento dos sensores de temperatura (40);h) desligar o módulo de aquecimento de ar (20) quando os sensores de temperatura (40) indicarem que a temperatura 1.0 previamente definida foi alcançada bem como o tempo de operação;i) geração de um gráfico da operação de tratamento fitossanitário indicando os intervalos de temperatura e tempo obtidos ao longo do processo pelo microcontrolador (50);j) geração do relatório de certificação do processo.

Claims (2)

1. SISTEMA PARA TRATAMENTO TÉRMICO FITOSSANITÁRIO DE EMBALAGENS DE MADEIRA E SIMILARES, compreendendo:a) uma câmara de tratamento (10) móvel, dotada de meios de fixação (11) na superfície de apoio;b) um módulo de aquecimento de ar (20) que inclui uma estrutura portátil e móvel, dotada de uma estrutura para aquecimento do ar e uma turbina que direciona o ar aquecido para o interior da câmara de tratamento (10);c) um módulo de exaustão (30) disposto na câmara de tratamento (10);d) sensores de temperatura (40) interligados a um microcontrolador (50);e) microcontrolador (50) dotado de um programa de computador que recebe os dados registrados pelos sensores de temperatura (40) e gera uma curva temperatura x tempo,caracterizado pela câmara de tratamento móvel ser inflável, apresentando superfície de material polimérico com fibras poliméricas tensionadas que evitam o desfiamento em caso de rasgo, com resistência ao desgaste e ao tracionamento e gramatura entre 40 a 4009/m2.
2. MÉTODO PARA TRATAMENTO TÉRMICO FITOSSANITÁRIO DE EMBALAGENS DE MADEIRA E SIMILARES, utilizando o sistema reivindicado em 1, caracterizado por compreender as etapas de:a) dispor as embalagens de madeira (100) em um espaço apropriado e previamente vistoriado para verificação da estrutura do piso;b) posicionar e fixar os sensores de temperatura (40) sobre as embalagens (100) e na região interna da dita embalagem;c) dispor sobre as embalagens de madeira (100) a câmara de tratamento (10) desinflada;d) prender os meios de fixação (11) dispostos nas bordas da câmara (10) na superfície de apoio;e) acionar o módulo de aquecimento do ar (20);f) acionar a turbina para encaminhamento do ar quente para o interior da câmara(10) e também para inflar a dita câmara de tratamento (10);g) iniciar o monitoramento dos sensores de temperatura (40);h) desligar o módulo de aquecimento de ar (20) quando os sensores de temperatura (40) indicarem que a temperatura previamente definida foi alcançada bem como o tempo de operação;i) geração de um gráfico da operação de tratamento fitossanitário indicando os intervalos de temperatura e tempo obtidos ao longo do processo pelo microcontrolador (50);j) geração do relatório de certificação do processo.
BRPI0901111-0A 2009-03-05 2009-03-05 Sistema e método para tratamento térmico fitossanitário de embalagens de madeira e similares BRPI0901111B1 (pt)

Priority Applications (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRC10901111D BRPI0901111F1 (pt) 2009-03-05 2009-03-05 Sistema e método para tratamento térmico fitossanitário de embalagens de madeira e similares
BRPI0901111-0A BRPI0901111B1 (pt) 2009-03-05 2009-03-05 Sistema e método para tratamento térmico fitossanitário de embalagens de madeira e similares
PCT/BR2010/000057 WO2010099586A2 (en) 2009-03-05 2010-02-26 System and method for phytosanitary thermal treatment of wood packaging materials and the like.

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0901111-0A BRPI0901111B1 (pt) 2009-03-05 2009-03-05 Sistema e método para tratamento térmico fitossanitário de embalagens de madeira e similares

Publications (3)

Publication Number Publication Date
BRPI0901111A2 BRPI0901111A2 (pt) 2011-10-25
BRPI0901111C1 BRPI0901111C1 (pt) 2011-12-20
BRPI0901111B1 true BRPI0901111B1 (pt) 2021-07-27

Family

ID=44838048

Family Applications (2)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRC10901111D BRPI0901111F1 (pt) 2009-03-05 2009-03-05 Sistema e método para tratamento térmico fitossanitário de embalagens de madeira e similares
BRPI0901111-0A BRPI0901111B1 (pt) 2009-03-05 2009-03-05 Sistema e método para tratamento térmico fitossanitário de embalagens de madeira e similares

Family Applications Before (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRC10901111D BRPI0901111F1 (pt) 2009-03-05 2009-03-05 Sistema e método para tratamento térmico fitossanitário de embalagens de madeira e similares

Country Status (2)

Country Link
BR (2) BRPI0901111F1 (pt)
WO (1) WO2010099586A2 (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US9326498B2 (en) * 2010-09-14 2016-05-03 JAB Distributors, LLC Heatable enclosure for pest eradication
GB2504763A (en) * 2012-08-09 2014-02-12 Palletworks Ltd Surface treating a pallet core and spray coating with thermoplastic

Family Cites Families (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4620373A (en) * 1984-07-23 1986-11-04 Laskowski Donald R Dry kiln and method
US6612067B2 (en) * 2001-05-16 2003-09-02 Topp Construction Services, Inc. Apparatus for and method of eradicating pests
FR2846269B1 (fr) * 2002-10-28 2004-12-24 Jean Laurencot Procede pour traiter une charge de matiere ligneuse composee d'elements empiles, notamment une charge de bois, par traitement thermique a haute temperature
CA2617791A1 (en) * 2007-03-16 2008-09-16 Windsor Engineering Group Limited Method for phytosanitary treatment of timber
CN101224593B (zh) * 2008-02-01 2010-06-09 中国林业科学研究院木材工业研究所 一种木材热处理方法

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI0901111A2 (pt) 2011-10-25
WO2010099586A2 (en) 2010-09-10
BRPI0901111C1 (pt) 2011-12-20
WO2010099586A3 (en) 2010-11-11
BRPI0901111F1 (pt) 2022-04-05

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ATE522439T1 (de) Eisschutzheizsystem
CL2014000187A1 (es) Composicion de encolado que comprende una mezcla de azucares hidrogenados que comprenden mezcla de azucares hidrogenados que comprenden al menos 25 % en peso de maltitol, clculado sobre la base de la materia seca de los azucares ghidrogenados y al menos un agente de reticulacion polifuncional; producto aislante acustico o termico; y velo de fibras minerales.
BR112015011117A2 (pt) artigos e métodos indicadores de umidade após esterilização a vapor
BRPI0917271A2 (pt) materiais de isca, dispositivo de monitoramento de pragas e outros dispositivos para controle de pragas que incluem espuma de poliuretano
MX2016001133A (es) Sistema de empaque de esterilizacion permeable a gas y de envio para productos medicos.
BR112015002432A2 (pt) sistema médico
BRPI0901111B1 (pt) Sistema e método para tratamento térmico fitossanitário de embalagens de madeira e similares
JP2008538999A5 (pt)
CN104523034B (zh) 防火速干衣鞋一体柜
WO2011059884A3 (en) Elastic fabric with adhesive
CL2009000250A1 (es) Compuestos derivados de pirazolo[3,4-b]piridina carboxamida; composicion farmaceutica que los comprende; y su uso en el tratamiento del asma, epoc y rinitis.
SE0800334L (sv) Skydd
SG144015A1 (en) Article processing system and method
PL2238458T3 (pl) Sposób przewidywania odpowiedzi na terapię farmaceutyczną otyłości
CN209558476U (zh) 一种新型红外取暖器
CN204260178U (zh) 一种军用防菌衣柜
ATE463166T1 (de) Schrumpfverfahren der schutzschicht gegen das austrocknen von luftgetrocknetem fleisch, system zur umsetzung dieses verfahrens und produktion von luftgetrockneten schinken, bei der dieses verfahren zum einsatz kommt
CN209910290U (zh) 一种热风循环烘干装置
KR101583466B1 (ko) 난방 기능을 갖는 조립식 원목침대
CN205669925U (zh) 一种性能稳定的医用药品干燥箱
CN105615241A (zh) 头发烘干装置
UA89270C2 (ru) Способ влажно-тепловой обработки текстильных материалов и устройство для его осуществления
Sabour Reliability of preoperative descriptive airway assessment tests in prediction of the Cormack-Lehane score: Methodological issues
ATE536117T1 (de) Haushaltsgerät mit einem türverkleidungselement
GB201213580D0 (en) Reflective control barrier

Legal Events

Date Code Title Description
B06G Technical and formal requirements: other requirements [chapter 6.7 patent gazette]

Free format text: SOLICITA-SE A REGULARIZACAO DA PROCURACAO, UMA VEZ QUE BASEADO NO ARTIGO 216 ? 1O DA LPI, O DOCUMENTO DE PROCURACAO DEVE SER APRESENTADO NO ORIGINAL, TRASLADO OU FOTOCOPIA AUTENTICADA.

B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]

Free format text: ADDITIONAL INVENTOR'S CERTIFICATE:

B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]

Free format text: ADDITIONAL INVENTOR'S CERTIFICATE:

B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B25G Requested change of headquarter approved

Owner name: FITOLOG CONTROLE DE PRAGAS LTDA (BR/RS)

B25G Requested change of headquarter approved

Owner name: FITOLOG CONTROLE DE PRAGAS LTDA (BR/RS)

B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 05/03/2009, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. PATENTE CONCEDIDA CONFORME ADI 5.529/DF, QUE DETERMINA A ALTERACAO DO PRAZO DE CONCESSAO.

B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]

Free format text: ADDITIONAL INVENTOR'S CERTIFICATE:

B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]

Free format text: ADDITIONAL INVENTOR'S CERTIFICATE:

B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: ADDITIONAL INVENTOR'S CERTIFICATE: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 05/03/2009, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. PATENTE CONCEDIDA CONFORME ADI 5.529/DF, QUE DETERMINA A ALTERACAO DO PRAZO DE CONCESSAO.