BRPI0901079A2 - processo de secagem, e/ou desidratação, e/ou desinfestação, e/ou esterilização e/ou desativação de alimentos por infravermelho catalìtico distante e equipamento resultante - Google Patents

processo de secagem, e/ou desidratação, e/ou desinfestação, e/ou esterilização e/ou desativação de alimentos por infravermelho catalìtico distante e equipamento resultante Download PDF

Info

Publication number
BRPI0901079A2
BRPI0901079A2 BRPI0901079A BRPI0901079A2 BR PI0901079 A2 BRPI0901079 A2 BR PI0901079A2 BR PI0901079 A BRPI0901079 A BR PI0901079A BR PI0901079 A2 BRPI0901079 A2 BR PI0901079A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
product
food
drying
sterilization
infrared
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Sonia Maria Nuemberg Lazzari
Original Assignee
Sonia Maria Nuemberg Lazzari
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Sonia Maria Nuemberg Lazzari filed Critical Sonia Maria Nuemberg Lazzari
Priority to BRPI0901079 priority Critical patent/BRPI0901079A2/pt
Publication of BRPI0901079A2 publication Critical patent/BRPI0901079A2/pt

Links

Landscapes

  • Drying Of Solid Materials (AREA)
  • Food Preservation Except Freezing, Refrigeration, And Drying (AREA)

Abstract

PROCESSO DE SECAGEM, E/OU DESIDRATAçãO, E/OU DESINFESTAçãO, E/OU ESTERILIZAçãO E/OU DESATIVAçãO DE ALIMENTOS POR INFRAVERMELHO CATALìTICO DISTANTE E EQUIPAMENTO RESULTANTE, refere-se a Patente de inveção de um processo de uso de radiação infravermelha distante para realizar a secagem e/ou desidratação de alimentos, com ênfase em grãos, frutas, verduras, hortaliças e tubérculos; e/ou a desinfestação de alimentos, com ênfase em sementes, grãos e derivados; e/ou a desativação de fatores antinutricionais presentes na soja e outros grãos; e/ou a esterilização de alimentos em geral, incluindo produtos cámeos e produtos lácteos; através de equipamento composto por dosador uniformizador e organizador do produto (AD), dispositivo para transporte da mercadoria a ser submetida à radiação (C V) ou (CT), placas emissoras de raios infravermelhos distantes (IR), coifa e exausto: de umidade vaporizada (EU) e boca de descarga ( BD). O processo da pre3ente Patente de Invenção objetiva um processamento limpo, sem agentes tóxicos, sem uso de produtos químicos, sem resíduos, com as vantagers de ser económco, rápido, seguro de operar, eficaz e que mantém a qualidade fisiológica do alimento.

Description

" PROCESSO DE SECAGEM, E/OUDESIDRATAÇÃO, E/OU DESINFESTAÇÃO, E/OUESTERILIZAÇÃO E/OU DESATIVAÇÃO DE ALIMENTOS PORINFRAVERMELHO CATALÍTICO DISTANTE E EQUIPAMENTORESULTANTE"
Refere-se a presente Patente de Invenção aprocesso de uso de radiação infravermelha distante para realizar a secageme/ou desidratação de alimentos, com ênfase em grãos, frutas, verduras,hortaliças e tubérculos; e/ou a desinfestação de alimentos, com ênfase emsementes, grãos e derivados; e/ou a esterilização de alimentos em geral,incluindo produtos cárneos e produtos lácteos e/ou a desativação de fatoresantinutricionais presentes na soja e outros grãos; através de umprocessamento limpo, sem agentes tóxicos, sem uso de produtos químicos,sem resíduos, econômico, rápido, seguro de operar, eficaz e que mantém aqualidade fisiológica do alimento. Os processos de secagem, desinfestaçãoe/ou esterilização são realizados por equipamentos eletromecânicosotimizados e compactos, móveis ou estáticos.
Como é de conhecimento dos meiostécnicos ligados ao processamento de alimentos, especialmente sementes egrãos, notadamente o setor demanda alternativas para a pré-secagem,secagem, desidratação, desinfestação e esterilização dos produtos visandoprincipalmente o processamento limpo, a redução de perdas e a manutençãoda qualidade fisiológica, nutricional e sanitária dos produtos finais.
O controle de insetos que danificamsementes e grãos armazenados recai quase que totalmente no uso defumigantes e inseticidas residuais de amplo espectro de ação. O usoexcessivo desses inseticidas residuais nas sementes, grãos e seus subprodutosé atualmente um fator preocupante, inclusive sob o aspecto de segurançaalimentar. Esses inseticidas apresentam altos riscos aos aplicadores, aosarmazenadores, aos trabalhadores das indústrias e aos consumidores deforma direta e indireta, via cadeia alimentar. Pesquisas recentes têm visadosubstituir os inseticidas convencionais por produtos menos tóxicos e maisseguros a todos os envolvidos em seu uso. Métodos alternativos sãopesquisados e desenvolvidos a fim de reduzir riscos de intoxicação depessoas, alimento e meio ambiente (solo, água e ar), devido ao seu longopoder residual, persistência no ambiente e poder cumulativo.
Fazendo-se buscas nos bancos de patentes
Brasileiros e internacionais, encontramos no estado da arte as seguintespatentes:
Patente Brasileira MU 8601900U que revelaum sistema de aquecimento de fornos específicos para pizzas e/ou esfihasabertas, através de geradores de infra-vermelho a gás.
Patente Brasileira PI 8905408A que revela autilização de uma cerâmica de propriedade de radiação de infravermelholonge que aumenta consideravelmente a transferência de calor e que realiza aativação molecular, favorecendo o retardamento no apodrecimento assimcomo melhor paladar de alimentos acondicionados em recipiente feito comeste material.
Patente Japonesa JP 10023881 que revelaum método de secagem e esterilização de alimentos que preserva a aparênciae o sabor do produto com baixo consumo de energia. O método consiste nasecagem realizada através da irradiação de raios infravermelhos e naesterilização através da elevação da temperatura.
Patente Japonesa JP 2001095548 que revelaum secador de alimentos que realiza a secagem por convecção e por radiaçãoinfravermelha distante de forma eficiente e compacta.
Patente Japonesa JP 2177850 que revela ummétodo de obtenção de alimentos, tais como sopas, com sabor agradável etextura macia através da irradiação de raios infravermelhos distante emblocos de carne sob condições específicas.
Os processos e equipamentos que utilizamraios infravermelhos distante em alimentos não abrangem a aplicação nomanejo de insetos, fungos, bactérias e ácaros como agente desinfestante enão possibilitam flexibilidade quanto ao uso e finalidade. Os demaisprocessos existentes para desinfestação de alimentos dependem da utilizaçãode produtos químicos, tóxicos e/ou fumigantes para o controle de insetos emsementes, grãos e subprodutos. Estas tecnologias representam riscos à saúdedo aplicador, dos trabalhadores da indústria e do consumidor devido aos seusresíduos tóxicos.
" PROCESSO DE SECAGEM, E/OUDESIDRATAÇÃO, E/OU DESINFESTAÇÃO, E/OU ESTERILIZAÇÃOE/OU DESATIVAÇÃO DE ALIMENTOS POR INFRAVERMELHOCATALÍTICO DISTANTE E EQUIPAMENTO RESULTANTE ", objetoda presente patente foi desenvolvido para superar os inconvenientes elimitações dos dispositivos atuais, pois permite realizar secagem e/oudesidratação e/ou desinfestação e/ou desativação e/ou esterilização dealimentos através de processamento limpo, sem agentes tóxicos, sem uso deprodutos químicos, sem resíduos, econômico, rápido, seguro de operar,eficaz e que mantém a qualidade fisiológica do alimento, utilizandoequipamentos eletromecânicos otimizados e compactos, móveis ou estáticos.
A radiação infravermelha, apesar de muitoconhecida e estudada, ainda não tem ampla utilização no processamento dealimentos. A radiação infravermelha está dividida nas categorias em trêscategorias, a curta, média e longa ou distante que variam de acordo com ocomprimento de onda, e no processo da presente patente o comprimento deonda abrangido encontra-se na faixa longa ou distante. O raio infravermelhodistante com comprimento de onda entre 3 a 7 micrômetros provoca aexcitação de moléculas de água causando um rápido aumento datemperatura. Conseqüentemente, a matéria exposta à radiação se aquecerá e,se esta for um alimento com teor de umidade relativamente alto, haverá asecagem; se for um alimento com fatores ántinutricionais ou oxidativos,haverá a desativação ou inativação; e se for um ser vivo, por exemplo uminseto em qualquer uma das fases (ovo, larva, pupa e adulto), fungo, bactériae ácaro, haverá a morte do mesmo.
Este efeito será eficaz somente se atemperatura, o comprimento de onda e o tempo de exposição foremadequados. Adicionalmente, estas variáveis mpdam conforme a finalidade deuso, ou seja, se a finalidade da radiação infravermelha for para a secagem doproduto, a temperatura, o comprimento de onda e o tempo de exposiçãoserão diferentes daqueles utilizados para a desinfestação. Entretanto, apenetração dos raios infravermelhos limita-se a poucos milímetros deprofundidade, o que significa que é necessária uma camada fina de produto egrande superfície de contato para que a ação da radiação seja eficaz.
Para obtenção da tecnologia da presentepatente foram realizadas pesquisas práticas de secagem, de desidratação, dedesinfestação, de esterilização e de desativação de alimentos utilizando aemissão de raios infravermelhos distantes catalíticos, cujos resultados sãomostrados a seguir:1. Secagem de Grãos com raiosinfravermelho distante com comprimento de onda de 3 a 7 micrômetros edistância da fonte emissora de S a 12 cm:
1.1. A secagem de Arroz de 20 a 14 % deumidade ocorreu com tempo de exposição de 8 minutos à temperatura 60 0C;
1.2. A secagem de Arroz de 18 a 12 % deumidade ocorreu com tempo de exposição de 8 a 10 minutos à temperatura60 0 C; e
1.3. A secagem de Café com casca de 50 a12 % de umidade ocorreu com tempo de exposição de 30 a 60 minutos àtemperatura 76 ° C.
2. Desidratação de Tubérculos, Frutas,Oleaginosas e Verduras com raios infravermelho com comprimento de ondade 3 a 7 micrômetros e distância da fonte emissora de 8 a 12 cm:
2.1. A desidratação de Uvas inteiras ocorreucom tempo de exposição de 1 hora à temperatura 51 0 C;
2.2. A desidratação de Batatas em fatiasocorreu com tempo de exposição de 1 hora à temperatura 65 0 C;
2.3. A desidratação de Morangos inteirosocorreu com tempo de exposição de 1,5 horas à temperatura 600 C;
2.4. A desidratação de Pimentas inteirasocorreu com tempo de exposição de 1 a 1,5 horas à temperatura 82 0 C;
2.5. A desidratação de Cebolas em fatiasocorreu com tempo de exposição de 2 horas à temperatura 80 0 C;
2.6. A desidratação de Laranjas em fatiasocorreu com tempo de exposição de 3 horas à temperatura 60 a 65 ° C;2.7. A desidratação de Maçãs em fatiasocorreu com tempo de exposição de 2 horas à temperatura 83 0 C;
2.8. A desidratação de Amendoins inteirossem cascas ocorreu com tempo de exposição de 7 horas à temperatura 600 C;
e
2.9. A desidratação de Couve-flor ocorreucom tempo de exposição de 3 a 4 horas à temperatura 60 0 C.
3. Desinfestação de Cereais com raiosinfravermelho distante com comprimento de onda de 3 a 7 micrômetros edistância da fonte emissora de 8 a 12 cm:
3.1. A desinfestação de Arroz ocorreu comtempo de exposição de 30 a 60 segundos à temperatura de 80 a 90 ° C;
3.2. A desinfestação de Cevada ocorreucom tempo de exposição de 30 a 60 segundos à temperatura de 80 a 90 0 C;
3.1. A desinfestação de Trigo ocorreu comtempo de exposição de 30 a 60 segundos à temperatura de 80 a 90 0 C;
3.1. A desinfestação de Aveia ocorreu comtempo de exposição de 30 a 60 segundos à temperatura de 80 a 900 C;
4. Esterilização de Lingüiças, Salsichas,Hambúrgueres, Almôndegas, Queijos e Presuntos com raios infravermelhocom comprimento de onda de 3 a 7 micrômetros e distância da fonteemissora de 8 a 12 cm ocorreu com tempo de exposição de 10 a 360segundos à temperatura de 70 a 90 0 C.
5. Desativação de Soja em grãos com raiosinfravermelho com comprimento de onda de 3 a 7 micrômetros e distânciada fonte emissora de 8 a 10 cm ocorreu com tempo de exposição de 1 a 5minutos à temperatura de 90 a 110 0 C.Para melhor compreensão da presentepatente são anexadas os seguintes desenhos:
Figura 1., que mostra a vista perspectivasuperior do equipamento da presente patente em sua configuração padrão;
Figura 2., que mostra a vista lateral doequipamento da presente patente em sua configuração padrão;
Figura 3., que mostra a vista perspectivasuperior do equipamento da presente patente na opção com esteira e placaslongitudinais;
Figura 4., que mostra a vista perspectivasuperior de módulos horizontais paralelos do equipamento da presentepatente na opção com esteira e placas longitudinais;
Figura 5., que mostra a vista perspectivasuperior de módulos horizontais em linha do equipamento da presentepatente na opção com esteira e placas longitudinais;
Figura 6., que mostra a vista perspectivasuperior do equipamento da presente patente na opção com esteira e placastransversais;
Figura 7., que mostra a vista esquemáticafrontal em corte de módulos verticais paralelos do equipamento da presentepatente na opção com esteira e placas transversais; e
Figura 8., que mostra o fluxogramaoperacional do processo da presente patente.
De acordo com as referidas figuras, osprocessos de secagem e/ou desidratação e/ou desinfestação e/ou esterilizaçãoe/ou desativação da presente patente são realizados na seguinte seqüência:
1) Alimentação automática do produto a serirradiado para dosagem;
2) Dosagem manual ou automática parauniformização da camada e organização do produto com regulagem dedistância do produto até a fonte de irradiação, obtendo controle do tempo deexposição e temperatura no produto nos processos por batelada ou dosagemautomática para uniformização da camada e organização do produto comregulagem de distância do produto até a fonte de irradiação com controle develocidade de processamento, obtendo o tempo de exposição e temperaturano produto nos processos contínuos;
3) Irradiação do produto através de placasemissoras de raios infravermelhos distantes catalíticos com comprimento deonda entre 3 e 7 micrômetros, com distância entre as placas emissoras de 8 a12 cm, em tempo variável e temperatura variável, com nível ideal na faixa de50 a 110 0 C;
4) Exaustão obrigatória da umidadeevaporada durante a irradiação nos processos de secagem, desidratação eesterilização e opcionalmente nos processos de desinfestação e desativação;
e
5) Resfriamento com ar ambiente ou arforçado, estéril ou não.
Para a realização dos processos de secageme/ou desidratação e/ou desinfestação e/ou esterilização e/ou desativaçãoutiliza-se equipamento específico, alimentado previamente por alimentador(AL) do tipo calha ou esteira ou outro meio convencional, constituído pordosador uniformizador e organizador do produto (AD) do tipo moega ououtro; dispositivo para transporte do produto a ser submetido à radiação quepode ser uma calha vibratória (CV) movimentada por um conjuntomotovibrador (CM) ou uma correia transportadora (CT) metálica ou deplástico; placas emissoras de raios infravermelhos distantes catalíticos (IR),dispostas longitudinalmente ou transversalmente; coifa com exaustor deumidade (EU) convencional; e boca de descarga (BD).
O equipamento da presente patente podefuncionar através de processo por batelada ou contínuo e poderá ser montadoem módulos paralelos dispostos horizontalmente ou verticalmente ou emmódulos dispostos horizontalmente em linha.

Claims (3)

1. "PROCESSO DE SECAGEM E/OUDESIDRATAÇÃO E/OU DESINFESTAÇÃO E/OU ESTERILIZAÇÃOE/OU DESATIVAÇÃO DE ALIMENTOS", caracterizado pela seguinteseqüência:-1) Alimentação automática do produto a serirradiado para dosagem;-2) Dosagem manual ou automática parauniformização da camada e organização do produto com regulagem dedistância do produto até a fonte de irradiação, obtendo controle do tempo deexposição e temperatura no produto nos processos por batelada ou dosagemautomática para uniformização da camada é organização do produto comregulagem de distância do produto até a fonte de irradiação com controle develocidade de processamento, obtendo o tempo de exposição e temperaturano produto nos processos contínuos;-3) Irradiação do produto através de placasemissoras de raios infravermelhos distantes catalíticos com comprimento deonda entre 3 e 7 micrômetros, com distância da fonte emissora de 8 a 12 cm,em tempo variável e temperatura variável, com nível ideal na faixa de 50 a IlO0C;-4) Exaustão obrigatória da umidadeevaporada durante a irradiação nos processos de secagem, desidratação eesterilização e opcionalmente nos processos de desinfestação e desativação;e-5) Resfriamento com ar ambiente ou arforçado, estéril ou não.
2. "EQUIPAMENTO", que realiza oprocesso de acordo com a reinvidicação 1, caracterizado por, dosador,uniformizador e organizador do produto (AD) do tipo moega ou outro;dispositivo para transporte do produto a ser submetido à radiação que podeser uma calha vibratória (CV) movimentada por um conjunto motovibrador(CM) ou uma correia transportadora (CT) metálica ou de plástico; placasemissoras de raios infravermelhos distantes catalíticos (IR), dispostaslongitudinalmente ou transversalmente; coifa com exaustor de umidade (EU)convencional; e boca de descarga ( BD ).
3. "EQUIPAMENTO", que realiza oprocesso de acordo com a reinvidicação 1, caracterizado por, funcionaratravés de processo por batelada ou contínuo e poderá ser montado emmódulos paralelos dispostos horizontalmente ou verticalmente ou emmódulos dispostos horizontalmente em linha.
BRPI0901079 2009-03-20 2009-03-20 processo de secagem, e/ou desidratação, e/ou desinfestação, e/ou esterilização e/ou desativação de alimentos por infravermelho catalìtico distante e equipamento resultante BRPI0901079A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0901079 BRPI0901079A2 (pt) 2009-03-20 2009-03-20 processo de secagem, e/ou desidratação, e/ou desinfestação, e/ou esterilização e/ou desativação de alimentos por infravermelho catalìtico distante e equipamento resultante

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0901079 BRPI0901079A2 (pt) 2009-03-20 2009-03-20 processo de secagem, e/ou desidratação, e/ou desinfestação, e/ou esterilização e/ou desativação de alimentos por infravermelho catalìtico distante e equipamento resultante

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0901079A2 true BRPI0901079A2 (pt) 2010-12-21

Family

ID=43352712

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0901079 BRPI0901079A2 (pt) 2009-03-20 2009-03-20 processo de secagem, e/ou desidratação, e/ou desinfestação, e/ou esterilização e/ou desativação de alimentos por infravermelho catalìtico distante e equipamento resultante

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0901079A2 (pt)

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US20200236980A1 (en) * 2018-05-28 2020-07-30 Jiangnan University High-content Buckwheat Dried Noodles and Processing Method Thereof

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US20200236980A1 (en) * 2018-05-28 2020-07-30 Jiangnan University High-content Buckwheat Dried Noodles and Processing Method Thereof

Similar Documents

Publication Publication Date Title
Jiao et al. Radio-frequency applications for food processing and safety
Wang et al. Radio frequency and microwave alternative treatments for insect control in nuts: a review
Wang et al. Process protocols based on radio frequency energy to control field and storage pests in in-shell walnuts
Das et al. Microwave heating as an alternative quarantine method for disinfestation of stored food grains
Mir et al. Understanding the role of plasma technology in food industry
Yadav et al. Microwave technology for disinfestation of cereals and pulses: An overview
Wang et al. Radio frequency treatments to control codling moth in in-shell walnuts
EP2194800B1 (en) Method and system for preserving food
JP2004513641A (ja) 製品中における病原性および腐敗活性の抑止方法およびシステムならびにこれによって処理された製品
Sirohi et al. Technologies for disinfection of food grains: Advances and way forward
Yang et al. Radio frequency heating as a disinfestation method against Corcyra cephalonica and its effect on properties of milled rice
KR20170127009A (ko) 가온·냉각 일체형 식재 가공 시스템
Obileke et al. Recent advances in radio frequency, pulsed light, and cold plasma technologies for food safety
Srivastava et al. Ecofriendly nonchemical/nonthermal methods for disinfestation and control of pest/fungal infestation during storage of major important cereal grains: A review
Kalyani et al. Food irradiation–technology and application
Moirangthem et al. Disinfestation of stored grains using non-chemical technologies–A review
Wang et al. Simultaneous decontamination and drying of rough rice using combined pulsed light and holding treatment
Salehi Application of pulsed light technology for fruits and vegetables disinfection: A review
Luan et al. Effective pretreatment technologies for fresh foods aimed for use in central kitchen processing
JP2003125745A (ja) マイクロ波を利用した常圧高温蒸気の製造とマイクロ波の応用による殺菌システム並びに青果物の無菌物流システム及び食品加工、調理システムの開発。
Wang et al. Radio frequency heating: a potential method for post-harvest pest control in nuts and dry products
Bermudez‐Aguirre et al. A review on egg pasteurization and disinfection: Traditional and novel processing technologies
BRPI0901079A2 (pt) processo de secagem, e/ou desidratação, e/ou desinfestação, e/ou esterilização e/ou desativação de alimentos por infravermelho catalìtico distante e equipamento resultante
Vearasilp et al. Vertical operating prototype development supported radio frequency heating system in controlling rice weevil in milled rice
Abed et al. Effectiveness of microwave radiation in eliminating different insect species contaminating grain crops

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B06V Preliminary requirement: requests without searches performed by other patent offices: suspension of the patent application procedure
B11B Dismissal acc. art. 36, par 1 of ipl - no reply within 90 days to fullfil the necessary requirements