BRPI0900685A2 - dispositivo para recirculação de fluido e limpeza de um tanque e tanque de armazenamento - Google Patents

dispositivo para recirculação de fluido e limpeza de um tanque e tanque de armazenamento Download PDF

Info

Publication number
BRPI0900685A2
BRPI0900685A2 BRPI0900685-0A BRPI0900685A BRPI0900685A2 BR PI0900685 A2 BRPI0900685 A2 BR PI0900685A2 BR PI0900685 A BRPI0900685 A BR PI0900685A BR PI0900685 A2 BRPI0900685 A2 BR PI0900685A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
tank
fluid
central
rotating element
geometry axis
Prior art date
Application number
BRPI0900685-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Joel Ligiero Vargas Jr
Original Assignee
Joel Ligiero Vargas Jr
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Joel Ligiero Vargas Jr filed Critical Joel Ligiero Vargas Jr
Priority to BRPI0900685-0A priority Critical patent/BRPI0900685B1/pt
Priority to EP09775679A priority patent/EP2416896A1/en
Priority to US13/131,855 priority patent/US9061329B2/en
Priority to PCT/BR2009/000242 priority patent/WO2010115250A1/en
Priority to CA2757751A priority patent/CA2757751C/en
Publication of BRPI0900685A2 publication Critical patent/BRPI0900685A2/pt
Publication of BRPI0900685B1 publication Critical patent/BRPI0900685B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B08CLEANING
    • B08BCLEANING IN GENERAL; PREVENTION OF FOULING IN GENERAL
    • B08B9/00Cleaning hollow articles by methods or apparatus specially adapted thereto 
    • B08B9/08Cleaning containers, e.g. tanks
    • B08B9/093Cleaning containers, e.g. tanks by the force of jets or sprays
    • B08B9/0933Removing sludge or the like from tank bottoms
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B08CLEANING
    • B08BCLEANING IN GENERAL; PREVENTION OF FOULING IN GENERAL
    • B08B9/00Cleaning hollow articles by methods or apparatus specially adapted thereto 
    • B08B9/08Cleaning containers, e.g. tanks
    • B08B9/093Cleaning containers, e.g. tanks by the force of jets or sprays
    • B08B9/0936Cleaning containers, e.g. tanks by the force of jets or sprays using rotating jets

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Cleaning In General (AREA)
  • Cleaning By Liquid Or Steam (AREA)

Abstract

DISPOSITIVO PARA RECIRCULAçãO DE FLUIDO E LIMPEZA DE UM TANQUE E TANQUE DE ARMAZENAMENTO. A presente invenção refere-se a um dispositivo (1), capaz de permitir o fornecimento de fluido pressurizado para porções internas de um tanque (2) de armazenamento de fluido (ex: petróleo), de modo a possibilitar a sua limpeza ou a recirculação do fluido armazenado. Tal dispositivo (1) compreende pelo menos um meio de condução de fluido (3) capaz de permitir o provimento de fluxo de um fluido pressurizado ao interior do tanque (2). Além disso, o dispositivo (1) compreende também pelo menos um elemento rotativo (4), capaz de permitir a alteração da direção do fluxo do fluido pressurizado no interior do tanque (2), associado ao meio de condução de fluido (3). Adicionalmente, o dispositivo (1) compreende ainda uma base principal (5) fixada no tanque e provida de um furo central que acomoda o elemento rotativo (4). O referido elemento rotativo (4) é configurado para se movimentar rotacionalmente em torno de um primeiro eixo geométrico central <sym> e em torno de um segundo eixo geométrico central <sym>, sendo que o primeiro eixo geométrico central <sym> e o segundo eixo geométrico central <sym> formam entre si um ângulo diferente de zero. A presente invenção refere-se também a um tanque para arma- zenamento de fluidos (2) que compreende um dispositivo (1) para recirculaçâo de fluido e limpeza de tanque (2) conforme acima mencionado.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "DISPOSITIVOPARA RECIRCULAÇÃO DE FLUIDO E LIMPEZA DE UM TANQUE ETANQUE DE ARMAZENAMENTO".
A presente invenção refere-se a um dispositivo que permite oprovimento de fluido para um tanque. Mais particularmente, a presente in-venção refere-se a um dispositivo, capaz de permitir o fornecimento de fluidopressurizado para porções internas de um tanque para armazenamento defluidos (ex: petróleo), de modo a possibilitar a sua limpeza ou a recirculaçãodo fluido armazenado.
A presente invenção refere-se também a um tanque para arma-zenamento de fluidos (ex: petróleo), que compreende um dispositivo capazde fornecer fluido conforme acima mencionado.Descrição do Estado da Técnica
Em indústrias, instalações e/ou depósitos petrolíferos, tanques ereservatórios são normalmente utilizados para armazenar petróleo (óleo bru-to), a fim de que, posteriormente, ele seja processado ou transportado paraoutros locais.
Entretanto, tais tanques, com o decorrer de seu uso ao longo dotempo, acumulam resíduos e componentes sólidos e/ou líquidos em seu in-terior, principalmente em superfícies internas de suas paredes, seu fundo etampa ou teto. Tais resíduos formam um lodo e "borra" que, caso não sejamremovidos periodicamente, diminuem a capacidade de armazenamento dotanque, o que é evidentemente indesejado. Além disso, o excesso de resíduospode comprometer a qualidade do petróleo a ser entregue nas refinarias.
Já são conhecidos aparatos capazes de reduzir o volume de lo-do e "borra" e quantidade de resíduos presentes no fundo do tanque.
Por exemplo, o documento de patente EP 1106269 propõe umaparato de limpeza que, em tese, é capaz de limpar o fundo de um tanquepara armazenamento de óleo bruto através da aplicação de um jato de flui-do. Tal aparato compreende uma esfera, montada em uma porção inferior daparede do tanque, dotada de uma passagem interna que permite que o fluxode fluido pressurizado proveniente de uma bomba atinja o fundo do tanque.Esta bomba reaproveita o próprio óleo bruto proveniente do tanque comofluido de limpeza para realizar a remoção de resíduos sólidos ou líquidosindesejados. Além disso, o aparato é dotado também de um atuador capazde movimentar a esfera rotacionalmente. Entretanto, como a esfera é fixadano aparato por meio de dois pinos de travamento posicionados diametral-mente opostos entre si, ela é capaz de rotacionar apenas em torno de umúnico eixo geométrico central, uma vez que o seu movimento em outras di-reções angulares fica impossibilitado devido à limitação imposta por estesdois pinos.
Desta maneira, a configuração e disposição construtiva do apa-rato descrito na patente EP 1106269 restringem o movimento rotacional daesfera, permitindo apenas que a sua rotação seja em torno de um único eixogeométrico central, o que compromete a sua capacidade de remoção de lo-do ou "borra". Assim, a limpeza do fundo do tanque é dificultada ou até im-possibilitada para algumas áreas específicas, uma vez que o aparato não écapaz de alcançar toda a área abrangida por ele. Além disso, a remoção deresíduos de outras porções do interior do tanque, como as superfícies inter-nas de sua parede e tampa ou teto, fica inviabilizada, pois não é possívelimpor um movimento multidirecional, a fim de que ela possa rotacionar emtorno de múltiplos eixos geométricos.
Objetivos da Invenção
Um objetivo da presente invenção consiste em prover um dispo-sitivo capaz de limpar porções internas de um tanque para armazenamentode fluidos, que apresente flexibilidade e usabilidade, sem que seja necessá-ria a remoção do tanque de seu local de instalação, de maneira a eliminarcustos referentes ao seu deslocamento e transporte.
É também um objetivo da presente invenção prover um disposi-tivo capaz de remover resíduos sólidos e líquidos de superfícies internas deparedes, fundo e tampa de um tanque para armazenamento de de fluidos(ex: petróleo), de uma maneira simples, eficiente e que apresente maior fle-xibilidade de uso em relação aos aparatos e dispositivos conhecidos, semcomprometimento dos custos.É ainda um objetivo da presente invenção prover um aparato oudispositivo capaz de fornecer fluido para tanques de armazenamento de flui-dos (ex: petróleo, gasolina, óleo combustível), dotado de melhorias e aper-feiçoamentos significativos de usabilidade e flexibilidade com relação aosaparatos ou dispositivos já conhecidos, de modo a maximizar todo o seu po-tencial de uso e ampliar a sua gama de aplicação.
É também um objetivo da presente invenção prover um disposi-tivo capaz de permitir a recirculação do fluido armazenado em um tanque, deuma maneira simples, eficiente e que apresente maior flexibilidade de usoem relação aos aparatos e dispositivos conhecidos, sem comprometimentodos custos.
É ainda um objetivo da presente invenção prover um tanque pa-ra armazenamento de fluidos (ex: petróleo) dotado de um dispositivo capazde fornecer fluido para limpeza e/ou recirculação do fluido armazenado con-forme acima mencionado.
Breve Descrição da Invenção
Um ou mais objetivos da presente invenção é(são) alcançado(s)através da provisão de um dispositivo, capaz de permitir o fornecimento defluido pressurizado para porções internas de um tanque de armazenamentode fluidos (ex: petróleo), de modo a possibilitar a sua limpeza ou a recircula-ção do fluido armazenado. Tal dispositivo compreende pelo menos um meiode condução de fluido capaz de permitir o provimento de fluxo de um fluidopressurizado ao interior do tanque. Além disso, o referido dispositivo com-preende também pelo menos um elemento rotativo, capaz de permitir a alte-ração da direção do fluxo do fluido pressurizado no interior do tanque, asso-ciado ao meio de condução de fluido. Adicionalmente, o referido dispositivocompreende ainda uma base principal fixada no tanque e provida de um furocentral que acomoda o elemento rotativo. O dito elemento rotativo é configu-rado para se movimentar rotacionalmente em torno de um primeiro eixo ge-ométrico central x e em torno de um segundo eixo geométrico central y,sendo que o primeiro eixo geométrico central x e o segundo eixo geométri-co central y formam entre si um ângulo diferente de zero.Desta maneira, a presente invenção revela um dispositivo capazde limpar todas as porções internas de um tanque de fluido (ex: petróleo)e/ou capaz de permitir a recirculação do fluido armazenado no dito tanque.Tal dispositivo é dotado de um elemento de injeção (bico de injeção) de flui-do associado a uma esfera de articulação (elemento rotativo) que se movede maneira multidirecional, o que proporciona um maior alcance de opera-ção e, deste modo, apresenta maior flexibilidade de uso.
A presente invenção também revela um tanque para armazena-mento de fluidos (ex: petróleo), que compreende um dispositivo para recircu-lação de fluido e limpeza de tanque conforme acima mencionado.
Breve Descrição dos Desenhos
A presente invenção será descrita a seguir em maiores detalhes,com referência aos desenhos anexos, nos quais:
figura 1 - representa uma vista em perspectiva de um tanquepara armazenamento de fluidos, objeto da presente invenção;
figura 2 - representa uma vista frontal do tanque ilustrado na figura 1;
figura 3 - representa uma vista lateral de um dispositivo para re-circulação de fluido e limpeza de um tanque, também objeto da presenteinvenção;
figura 4 - representa uma vista frontal do dispositivo ilustrado na figura 3;
figura 5 - representa uma vista lateral em corte do dispositivoilustrado na figura 4;
figura 6 - representa uma vista ampliada de um detalhe (Det. A) da figura 5;
figura 7 - representa uma vista frontal do dispositivo ilustrado nafigura 3, protegido por uma capa de proteção; e
figura 8 - representa uma vista lateral em corte do dispositivoilustrado na figura 7.
Descrição Detalhada das Figuras
A figura 3 ilustra uma vista lateral de um dispositivo 1 para recir-culação de fluido e limpeza de um tanque 2 de acordo com uma concretiza-ção preferencial da presente invenção. Tal tanque 2, capaz de armazenarpetróleo (óleo bruto) ou qualquer outro tipo de fluido, compreende pelo me-nos uma parede 21, tampa ou teto 22 e fundo 23 associados entre si.
O dispositivo 1 para recirculação de fluido e limpeza compreen-de pelo menos um meio de condução de fluido 3 capaz de permitir o provi-mento de fluxo de um fluido pressurizado ao interior do tanque 2. O fluidopode consistir no próprio produto armazenado dentro do tanque, quais sejampetróleo, água, produtos químicos ou qualquer líquido que permite a remo-ção de resíduos sólidos ou líquidos como, por exemplo, o lodo ou "borra",que podem estar presentes em porções internas do tanque (superfície inter-na de sua parede 21, tampa ou teto 22 ou fundo 23).
Tal meio de condução de fluido 3 é associado a um elementorotativo 4 capaz de permitir a alteração da direção do fluxo do fluido pressu-rizado no interior do tanque 2. Preferencialmente, o elemento rotativo 4 con-siste em uma esfera de articulação.
Além disso, o meio de condução de fluido 3 também é associadooperativamente a uma fonte de fluido (não ilustrada nas figuras) capaz deprover o fluido pressurizado ao meio de condução de fluido 3. A fonte defluido consiste preferencialmente em uma bomba que, por sua vez, tem asua entrada associada, por exemplo, ao próprio tanque 2, o que permite arecirculação do fluido armazenado do tanque 2. Esta associação é feita pormeio de tubos, dutos e/ou conectores.
Opcionalmente, a fonte de fluido (ex: bomba) pode ter a sua en-trada associada a um reservatório de água ou algum tipo de produto químicoadequado. Em alguns casos, esvazia-se o tanque 2 e aplica-se óleo dieselou outro produto químico em seu interior, a fim de dissolver a "borra".
O meio de condução de fluido 3 compreende pelo menos umelemento injetor 15, disposto no interior do tanque 2, capaz de entregar ofluido pressurizado ao interior do tanque 2. Em uma concretização preferen-cial, o elemento injetor 15 consiste em um bico de como ilustrado nas figuras3e5.Adicionalmente, conforme também pode ser observado nas figu-ras 3 e 5, o meio de condução de fluido 3 compreende ainda pelo menos umduto principal 16 associado operativamente à fonte de fluido e ao elementoinjetor 15 e disposto entre ambos. Tal duto principal 16 é capaz de permitir ofluxo do fluido pressurizado proveniente da fonte de fluido ao elemento inje-tor 15.
Conforme pode ser visto nas figuras 3, 4 e 5, o dispositivo 1 pararecirculação de fluido e limpeza compreende ainda uma base principal 5,fixada no tanque 2, provida de um furo central que acomoda o elemento ro-tativo 4. Esta base principal 5 é capaz de prover suporte e acomodar as de-mais partes e peças compreendidas pelo dispositivo 1. A fixação da baseprincipal 5 no tanque 2 pode ser feita por meio parafusos, rebites ou qual-quer meio mecânico adequado.
O elemento rotativo 4 é configurado para se movimentar rotacio-nalmente em torno de um primeiro eixo geométrico central x e em torno deum segundo eixo geométrico central y, sendo que o primeiro eixo geométri-co central x e o segundo eixo geométrico central y formam entre si um ân-gulo diferente de zero.
Cabe notar que a expressão "eixo geométrico central" refere-sea um eixo geométrico qualquer que necessariamente deve atravessar o cen-tro geométrico do elemento rotativo 4 (esfera de articulação).
De maneira preferencial, o primeiro eixo geométrico central x eo segundo eixo geométrico central y são substancialmente perpendicularesentre si.
Além disso, o elemento rotativo 4 é configurado para se movi-mentar rotacionalmente em torno de qualquer eixo geométrico central per-tencente a um plano geométrico formado pelo primeiro eixo geométrico cen-tral x e segundo eixo geométrico central y.
Deste modo, tendo em vista que o elemento rotativo 4 é capazde se movimentar em múltiplas direções, proporciona-se o movimento dobico de injeção (elemento injetor 15) em coordenadas esféricas (três dimen-sões), ao contrário do aparato descrito pelo documento EP 1106269, em queo bico de ejeção pode-se movimentar apenas em coordenadas planares(duas dimensões). Por conta disso, o bico de injeção tem uma capacidademaior de alcance, de maneira a prover fluido pressurizado em partes antesinatingíveis.
O elemento rotativo 4 compreende um canal interno dotado deuma primeira abertura voltada para o interior do tanque 2 e uma segundaabertura voltada para o exterior do tanque 2. O dito canal interno, capaz deacomodar pelo menos uma porção do duto principal 16, se estende ao longodo diâmetro da esfera de articulação (elemento rotativo 4).
O dispositivo 1 para recirculação de fluido e limpeza compreen-de ainda pelo menos um elemento atuador 6, associado ao elemento rotativo4, capaz de permitir o controle do movimento rotacional do elemento rotativo4 em múltiplas direções, quais sejam em torno do primeiro eixo geométricocentral x, do segundo eixo geométrico central y ou qualquer eixo geométri-co central pertencente a um plano geométrico formado pelo primeiro eixogeométrico central x e segundo eixo geométrico central y. Tal elementoatuador 6 pode ser controlado manualmente ou por meio de um controladorautomatizado.
Conforme pode ser visto na figura 4, preferencialmente, o ele-mento atuador 6 consiste em um mecanismo de articulação dotado de pelomenos um braço articulável 7 provido de:
- uma primeira porção 8 dotada de uma primeira extremidadearticulável 9 associada à base principal 5; e
- uma segunda porção 10 dotada de uma segunda extremidadearticulável 11 associada ao meio de condução do fluido 3.
A primeira porção 8 e a segunda porção 10 do braço articulável7 são associadas entre si por meio de uma articulação central 12, sendo queo movimento simultâneo da primeira porção 8 e da segunda porção 9 emtorno da articulação central 12 é capaz de permitir o controle do movimentorotacional do elemento rotativo em múltiplas direções.
Alternativamente, o elemento atuador 6 pode consistir, por e-xemplo, em cilindros de acionamento hidráulico ou pneumático ou aindaqualquer outro tipo de atuador adequado para esta aplicação.
De maneira preferencial, o mecanismo de articulação compre-ende dois braços articuláveis 7 dispostos simetricamente entre si, de manei-ra a prover maior robustez ao mecanismo.
Ainda de maneira preferencial, o dispositivo 1 para recirculaçãode fluido e limpeza compreende dois mecanismos de articulação distancia-dos angularmente entre si substancialmente em 90°. Evidentemente, outrosvalores angulares podem ser utilizados.
Conforme pode ser visto na figura 6, o dispositivo 1 para recircu-lação de fluido e limpeza compreende ainda pelo menos uma esfera auxiliar13, disposta entre a base principal 5 e a esfera de articulação (elemento ro-tativo 4), capaz de permitir o movimento rotacional da esfera de articulaçãoem múltiplas direções. Tal esfera auxiliar 13 é dotada de um diâmetro subs-tancialmente menor em relação ao diâmetro da esfera de articulação (ele-mento rotativo 4).
Preferencialmente, o dispositivo 1 para recirculação de fluido elimpeza compreende uma pluralidade de esferas auxiliares 13 configuradas,por exemplo, como uma carreira de esferas (rolamento de esferas).
Ainda conforme a figura 6, o dispositivo 1 para recirculação defluido e limpeza compreende pelo menos um anel de vedação 19, capaz deimpedir um vazamento do fluido pressurizado, disposto entre a base princi-pal 5 e o elemento rotativo 4. O anel de vedação 19 consiste em um anel dotipo 0'ring constituído de borracha ou silicone. Preferencialmente, o disposi-tivo 1 para recirculação de fluido e limpeza compreende uma pluralidade deanéis de vedação 19. A quantidade e tamanho dos anéis de vedação 19 po-dem ser variáveis e escolhidos de acordo com a necessidade e aplicação,de forma a melhor se adequar para cada situação de uso.
Conforme pode ser observado nas figuras 7 e 8, o dispositivo 1para recirculação de fluido e limpeza é provido ainda de uma capa protetora18 que envolve externamente uma porção do dispositivo 1 que fica voltadapara o exterior do tanque 2. Tal capa protetora 18 é capaz de prover umaselagem ao dispositivo 1 quando ele não estiver em uso.O dispositivo 1 para recirculação de fluido e limpeza compreen-de ainda pelo menos um elemento de aterramento 20, capaz de evitar o a-cúmulo de energia estática causada pelo fluxo do fluido, associado simulta-neamente ao elemento injetor 15 e à base principal 5. Por conta disso, per-mite-se operar com um volume abaixo do nível do elemento injetor 15. Estacaracterística representa um diferencial em relação ao aparato descrito nodocumento de patente EP 1106269, uma vez que ela prove maior segurançade operação do dispositivo 1.
Além disso, ao contrário do aparato descrito no documento depatente EP 1106269, o dispositivo da presente invenção, dispensa a utiliza-ção de pinos de travamento para fixar a esfera de articulação (elemento rota-tivo) no tanque, o que permite que ela se movimente para múltiplas direções,de maneira a prover um maior alcance e melhor eficiência de limpeza alémde melhoria na usabilidade e flexibilidade.
Adicionalmente, a configuração construtiva revelada na presenteinvenção proporciona o uso do dispositivo 1 tanto para a recirculação do flui-do conteúdo do tanque, de forma a atuar como um misturador, como tam-bém para a limpeza das porções internas do tanque.
Cumpre ainda notar que muito embora o dispositivo 1 da presenteinvenção seja aplicado preferencialmente em tanques para armazenamentode petróleo, ele pode ser utilizado para demais tipos de tanque que armaze-nam outros tipos de fluidos. Inclusive, pode-se utilizar o dispositivo 1 paralimpeza de equipamentos em geral.
É também um objeto da presente invenção, um tanque 2, capazde armazenar petróleo ou qualquer outro tipo de fluido, que compreende pe-lo menos um dispositivo 1 para recirculação de fluido e limpeza de tanque 2de acordo com o acima descrito.
Conforme pode ser observado nas figuras 1 e 2, preferencialmen-te, o tanque 2 compreende dois dispositivos 1 para recirculação de fluido elimpeza de tanque 2, sendo um deles posicionado na parte inferior de suaparede 21 e o outro posicionado em sua tampa ou teto 22. Por conta da pre-sença de um dispositivo 1 na tampa ou teto 22, é proporcionado um impactomaior sobre a "borra" a ser removida, que muitas vezes é dotado de umadureza elevada que não pode ser limpa pelos aparatos de limpeza conven-cionais, como aquele revelado pelo documento de patente EP 1106269.
Além disso, a atuação em conjunto dos dois dispositivos 1 provecobertura total das porções internas do tanque (superfície interna de suaparede 21, tampa ou teto 22 ou fundo 23) de uma maneira bastante eficiente.
Cabe notar que o aparato descrito no documento de patente EP1106269 não é capaz de ser implementado na tampa ou teto 22 do tanque(reservatório), uma vez que a presença dos pinos de travamento impede asua instalação adequada.
Tendo sido descrito um exemplo de concretização preferido, deveser entendido que o escopo da presente invenção abrange outras possíveisvariações, sendo limitado tão somente pelo teor das reivindicações apensas,onde são incluídos os possíveis equivalentes.

Claims (21)

1. Dispositivo (1) para recirculação de fluido e limpeza de umtanque (2), o tanque (2) sendo capaz de armazenar fluidos, o dispositivo (1)compreendendo pelo menos:- um meio de condução de fluido (3) capaz de permitir o provi-mento de fluxo de um fluido pressurizado ao interior do tanque (2);- um elemento rotativo (4) associado ao meio de condução defluido (3), o elemento rotativo (4) sendo capaz de permitir a alteração da di-reção do fluxo do fluido pressurizado no interior do tanque (2); e- uma base principal (5) fixada no tanque, a base principal (5)sendo provida de um furo central que acomoda o elemento rotativo (4),o dispositivo (1) sendo caracterizado pelo fato de que o elemen-to rotativo (4) é configurado para se movimentar rotacionalmente em tornode um primeiro eixo geométrico central x e em torno de um segundo eixo15 geométrico central y, sendo que o primeiro eixo geométrico central x e osegundo eixo geométrico central y formam entre si um ângulo diferente dezero.
2. Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato de que o primeiro eixo geométrico central x e o segundo eixo ge-ométrico central y são substancialmente perpendiculares entre si.
3. Dispositivo de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracteriza-do pelo fato de que o elemento rotativo (4) é configurado para se movimen-tar rotacionalmente em torno de qualquer eixo geométrico central pertencen-te a um plano geométrico formado pelo primeiro eixo geométrico central x eo segundo eixo geométrico central y.
4. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicaçõesanteriores, caracterizado pelo fato de que compreende pelo menos um ele-mento atuador (6) associado ao elemento rotativo (4), o elemento atuador (6)sendo capaz de permitir o controle do movimento rotacional do elementorotativo (4) em múltiplas direções.
5. Dispositivo de acordo com a reivindicação 4, caracterizadopelo fato de que o elemento atuador (6) consiste em um mecanismo de arti-culação dotado de pelo menos um braço articulável (7) provido de:- uma primeira porção (8) dotada de uma primeira extremidadearticulável (9) associada à base principal (5); e- uma segunda porção (10) dotada de uma segunda extremidadearticulável (11) associada ao meio de condução do fluido (3),a primeira porção (8) e a segunda porção (10) do braço articulá-vel (7) sendo associadas entre si por meio de uma articulação central (12),sendo que o movimento simultâneo da primeira porção (8) do braço articulá-vel (7) e da segunda porção (9) do braço articulável (7) em torno da articu-lação central (12) é capaz de permitir o controle do movimento rotacional doelemento rotativo (4) em múltiplas direções.
6. Dispositivo de acordo com a reivindicação 5, caracterizadopelo fato de que o mecanismo de articulação compreende dois braços articu-láveis (7) dispostos simetricamente entre si.
7. Dispositivo de acordo com a reivindicação 5 ou 6, caracteriza-do pelo fato de que compreende dois mecanismos de articulação distancia-dos angularmente entre si substancialmente em 90°.
8. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicaçõesanteriores, caracterizado pelo fato de que o elemento rotativo (4) consisteem uma esfera de articulação.
9. Dispositivo de acordo com a reivindicação 8, caracterizadopelo fato de que compreende pelo menos uma esfera auxiliar (13) dispostaentre a base principal (5) e a esfera de articulação, a esfera auxiliar (13)sendo capaz de permitir o movimento rotacional da esfera de articulação emmúltiplas direções, a esfera auxiliar (13) sendo dotada de um diâmetro subs-tancialmente menor em relação ao diâmetro da esfera de articulação.
10. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicaçõesanteriores, caracterizado pelo fato de que o meio de condução de fluido (3) éassociado operativamente a uma fonte de fluido capaz de prover o fluidopressurizado ao meio de condução de fluido (3).
11. Dispositivo de acordo com a reivindicação 10, caracterizadopelo fato de que o meio de condução de fluido (3) compreende pelo menosum elemento injetor (15) disposto no interior do tanque (2), o elemento inje-tar (15) sendo capaz de entregar o fluido pressurizado proveniente da fontede fluido ao interior do tanque (2).
12. Dispositivo de acordo com a reivindicação 11, caracterizadopelo fato de que o meio de condução de fluido (3) compreende pelo menosum duto principal (16) associado operativamente à fonte de fluido e ao ele-mento injetor (15), o duto principal (16) sendo capaz de permitir o fluxo dofluido pressurizado proveniente da fonte de fluido ao elemento injetor (15).
13. Dispositivo de acordo com a reivindicação 12, caracterizadopelo fato de que o elemento rotativo (4) compreende um canal interno dota-do de uma primeira abertura voltada para o interior do tanque (2) e uma se-gunda abertura voltada para o exterior do tanque, o dito canal interno sendocapaz de acomodar pelo menos uma porção do duto principal (16).
14. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicaçõesanteriores, caracterizado pelo fato de que é provido de uma capa protetora(18) que envolve externamente pelo menos uma porção do dispositivo (1)que fica voltada para o exterior do tanque (2).
15. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicaçõesanteriores, caracterizado pelo fato de que compreende pelo menos um anelde vedação (19) disposto entre a base principal (5) e o elemento rotativo (4),o anel de vedação (19) sendo capaz de impedir um vazamento do fluidopressurizado.
16. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicaçõesanteriores, caracterizado pelo fato de que compreende pelo menos um elemento de aterramento (20) associado simultaneamente ao elemento injetor(15) e à base principal (5), o elemento de aterramento (20) sendo capaz deevitar o acúmulo de energia estática.
17. Tanque (2) de armazenamento dotado de um dispositivo (1)para recirculação de fluido e limpeza de tanque (2) que compreende pelomenos:- um meio de condução de fluido (3) capaz de permitir o provi-mento de fluxo de um fluido pressurizado ao interior do tanque (2);- um elemento rotativo (4) associado ao meio de condução defluido (3), o elemento rotativo (4) sendo capaz de permitir a alteração da di-reção do fluxo do fluido pressurizado no interior do tanque (2); e- uma base principal (5) fixada no tanque, a base principal (5)sendo provida de um furo central que acomoda o elemento rotativo (4),o tanque sendo caracterizado pelo fato de que o elemento rotati-vo (4) é configurado para se movimentar rotacionalmente em torno de umprimeiro eixo geométrico central x e em torno de um segundo eixo geomé-trico central y, sendo que o primeiro eixo geométrico central x e o segundoeixo geométrico central y formam entre si um ângulo diferente de zero.
18. Tanque de acordo com a reivindicação 17, caracterizado pe-lo fato de que o primeiro eixo geométrico central x e o segundo eixo geomé-trico central y são substancialmente perpendiculares entre si.
19. Tanque de acordo com a reivindicação 17 ou 18, caracteri-zado pelo fato de que o elemento rotativo (4) é configurado para se movi-mentar rotacionalmente em torno de qualquer eixo geométrico central per-tencente a um plano geométrico formado pelo primeiro eixo geométrico cen-tral x e segundo eixo geométrico central y.
20.
Tanque de acordo com a reivindicação 17, 18 ou 19, caracte-rizado pelo fato de que compreende dois dispositivos (1) para recirculaçãode fluido e limpeza de tanque (2), sendo um deles posicionado em sua pare-de (21) e o outro posicionado em sua tampa (22).
BRPI0900685-0A 2009-04-08 2009-04-08 dispositivo para recirculação de fluido e limpeza de um tanque BRPI0900685B1 (pt)

Priority Applications (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0900685-0A BRPI0900685B1 (pt) 2009-04-08 2009-04-08 dispositivo para recirculação de fluido e limpeza de um tanque
EP09775679A EP2416896A1 (en) 2009-04-08 2009-08-10 Device for fluid recirculation and tank cleaning, and storage tank
US13/131,855 US9061329B2 (en) 2009-04-08 2009-08-10 Device for fluid recirculation and tank cleaning, and storage tank
PCT/BR2009/000242 WO2010115250A1 (en) 2009-04-08 2009-08-10 Device for fluid recirculation and tank cleaning, and storage tank
CA2757751A CA2757751C (en) 2009-04-08 2009-08-10 Device for fluid recirculation and tank cleaning, and storage tank.

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0900685-0A BRPI0900685B1 (pt) 2009-04-08 2009-04-08 dispositivo para recirculação de fluido e limpeza de um tanque

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0900685A2 true BRPI0900685A2 (pt) 2010-03-16
BRPI0900685B1 BRPI0900685B1 (pt) 2020-08-18

Family

ID=41508687

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0900685-0A BRPI0900685B1 (pt) 2009-04-08 2009-04-08 dispositivo para recirculação de fluido e limpeza de um tanque

Country Status (5)

Country Link
US (1) US9061329B2 (pt)
EP (1) EP2416896A1 (pt)
BR (1) BRPI0900685B1 (pt)
CA (1) CA2757751C (pt)
WO (1) WO2010115250A1 (pt)

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2014005203A1 (pt) * 2012-06-26 2014-01-09 Ligiero Vargas Junior Joel Método e sistema para recuperação de resíduos e limpeza de um tanque de armazenamento de hidrocarbonetos

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102015102779A1 (de) 2014-03-28 2015-10-01 Buchen Umweltservice Gmbh Tankreinigungsvorrichtung und -verfahren
US10130977B1 (en) * 2015-08-31 2018-11-20 Joseph James McClelland Elevated potable water tank and tower rotary cleaning system
US20220410229A1 (en) 2021-06-24 2022-12-29 Path Environmental Technology, LLC Apparatus for Cleaning a Surface with a Liquid Jet and Related Methods
CN114101247B (zh) * 2022-01-21 2022-04-08 广东领卓能源科技有限公司 用于清洁地下油罐内的污水及污物的处理设备

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3645452A (en) 1970-04-27 1972-02-29 Goodrich Co B F Tank cleaner
CH672089A5 (pt) * 1985-12-16 1989-10-31 Sogeva Sa
FI91221C (fi) 1992-02-13 1994-06-10 Rautaruukki Oy Kuljetussäiliöiden pesu- ja puhdistuslaite
US6371137B1 (en) * 1998-12-03 2002-04-16 Robert A. Heath Tank cleaning apparatus
NL1016858C2 (nl) * 2000-12-12 2002-06-13 Co Peratieve Vereniging Studio Inrichting voor het reinigen van houders.
US9302301B2 (en) * 2006-12-19 2016-04-05 Spraying Systems Co. Automated tank cleaning and monitoring device

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2014005203A1 (pt) * 2012-06-26 2014-01-09 Ligiero Vargas Junior Joel Método e sistema para recuperação de resíduos e limpeza de um tanque de armazenamento de hidrocarbonetos

Also Published As

Publication number Publication date
WO2010115250A1 (en) 2010-10-14
BRPI0900685B1 (pt) 2020-08-18
US9061329B2 (en) 2015-06-23
EP2416896A1 (en) 2012-02-15
US20110303249A1 (en) 2011-12-15
CA2757751A1 (en) 2010-10-14
CA2757751C (en) 2019-10-29

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0900685A2 (pt) dispositivo para recirculação de fluido e limpeza de um tanque e tanque de armazenamento
ES2585815T3 (es) Sistemas de expulsión de líquido con boquilla que tiene dos salidas
ES2303194T3 (es) Unidad de punta de pulverizacion reversible.
ES2335188T3 (es) Aparato de limpieza de depositos.
US8719989B1 (en) Chemical pigging apparatus for pipelines
ES2653987T3 (es) Sistema de ventilación para un dispositivo de rociamiento alimentado por gravedad
US8312889B2 (en) Combination flow control valve and reverse flow check valve
EP2600043B1 (en) Mechanism for inverting circular plate-shaped member
US11795047B2 (en) Probe assembly for use in a closed transfer system
KR101964807B1 (ko) 과산화수소 저장용 탱크 세척장치 및 이를 이용한 과산화수소 저장용 탱크 세척방법
ES2214309T3 (es) Procedimiento y dispositivo de montaje de un subconjunto que comprende por lo menos un proyector de producto de revestimiento sobre una parte movil de un robot.
WO2017035611A1 (pt) Dispositivo para recuperacao e homogeneizacao de fluidos em vaso e vaso de armazenamento de fluidos
CN102834184A (zh) 用于流体喷射器的流体吸入组件
ES2959421T3 (es) Dispositivo para el mantenimiento de tanques y cisternas diseñado para contener productos peligrosos
CN104389684A (zh) 一种可旋转的柔性取油器
BRPI0619116A2 (pt) sistema de fornecimento de tinta
ES2227991T3 (es) Valvula de seguridad para fluidos.
ES2948379T3 (es) Instalación de proyección de fluido y procedimiento de desplazamiento de un fluido asociado
BRPI0722225B1 (pt) Bocal de carga/descarga ajustável
US8839810B1 (en) Manway cover with integrated cleaning system
JP2021162027A (ja) ボールバルブ、及びボールバルブユニット
KR102491231B1 (ko) 탱크 세척장치
US541716A (en) Hose-nozzle
KR101725331B1 (ko) 물탱크의 사수방지장치
JP2009527705A (ja) 粉末用バルブ

Legal Events

Date Code Title Description
B03B Publication of an application: anticipated publication
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: suspension of the patent application procedure
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 18/08/2020, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.