BRPI0900601A2 - máquina lavadora de frascos e garrafas - Google Patents

máquina lavadora de frascos e garrafas Download PDF

Info

Publication number
BRPI0900601A2
BRPI0900601A2 BRPI0900601A BRPI0900601A2 BR PI0900601 A2 BRPI0900601 A2 BR PI0900601A2 BR PI0900601 A BRPI0900601 A BR PI0900601A BR PI0900601 A2 BRPI0900601 A2 BR PI0900601A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
bottle
washing
cabinet
bottles
machine
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Belleza Joao Carlos Aramburu
Original Assignee
Teksul Ind De Maquinas Ltda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Teksul Ind De Maquinas Ltda filed Critical Teksul Ind De Maquinas Ltda
Priority to BRPI0900601 priority Critical patent/BRPI0900601A2/pt
Publication of BRPI0900601A2 publication Critical patent/BRPI0900601A2/pt

Links

Landscapes

  • Cleaning By Liquid Or Steam (AREA)

Abstract

MáQUINA LAVADORA DE FRASCOS E GARRAFAS. Particularmente se tratando de uma máquina capaz de lavar as garrafas de testes de petróleo, sem que o operador entre em contato com os resíduos de lavagem, além de minimizar a geração desses resíduos. A máquina apresenta uma estrutura metálica suporte, montada sobre rodízios (15), contendo uma proteção de acesso (1) para sistema de controle e fluxo de lavagem, disposta abaixo da proteção de acesso (2) para reservatórios de detergente e da proteção de acesso para compartimento pressurizado (3); contando com lateral metálica (4) que fecha o compartimento de controle pressurizado, sendo que a proteção (2) contém uma gaveta (5) para abastecimento de detergente, onde a máquina apresenta uma porta frontal (6) que dá acesso ao gabinete de lavação, contendo fecho de abertura (7) e janela (8) de acesso visual ao gabinete de lavação, porta esta dotada de chave de segurança (9) para abertura do gabinete de lavagem; contando painel elétrico pressurizado (10) com interface de controle (11) de funcionamento, painel de controle (12) do processo de pressurização contendo controladores (13) indicativos do sistema de pressurização, que ficam localizados na caixa (16) de corte e entrada de energia elétrica, e duto (14) de saída de sucção dos vapores de combustível.

Description

MÁQUINA LAVADORA DE FRASCOS E GARRAFAS
CAMPO TÉCNICO
O seguinte relatório descritivo da presente aplicação de invenção se refere ao desenvolvimento de uma máquina lavadora de frascos e garrafas, particularmente se tratando de uma máquina capaz de lavar as garrafas de testes de petróleo, sem que o operador entre em contato com os resíduos de lavagem, além de minimizar a geração desses resíduos.
ESTADO DA ARTE
A coleta de amostras de petróleo e seus derivados para que se possa determinar suas qualidades é realizada em garrafas, onde esse conteúdo é analisado quimicamente. Depois, essas garrafas devem ser lavadas para ficarem prontas para novas coletas.
Em buscas efetuadas no estado da arte pertinente ao campo técnico da invenção foram reveladas diversas máquinas lavadoras de garrafas, mas todas elas são destinadas à lavação de garrafas de bebidas.
O documento BR 0.700.060 de JENDRICHOWSKI (2007) descreve uma lavadora para lavar recipientes de bebidas retornáveis, tais como garrafas ou similares.
STROHN (1993) descreve no BR 9.303.556 uma máquina de limpeza de garrafas, com uma estação de inserção e uma estação de retirada, e várias estações de processamento dispostas na direção de deslocamento das garrafas, bem como um canal de sucção de vapores com uma condução de vapores disposto na direção de transporte das garrafas e antes da estação de retirada.
Ainda de STROHN (1994) no BR 9.402.242 tem-se uma máquina para limpeza de garrafas com várias etapas de tratamento dispostas umas atrás das outras e com uma etapa para o emprego do ácido.
O único documento que menciona uma máquina para remoção de óleo em garrafas é descrita no CN 201.098.694 de ZHENG (2008) - Oil-removing bottle-cleaning machine - mas não é voltada para amostragem de petróleo e seus derivados.
Existem centenas de documentos de patente que mencionam lavadoras de garrafas, mas todas elas são voltadas para a indústria de bebidas.
PROBLEMAS DA ARTE
Atualmente, a lavação das garrafas de amostra de petróleo bruto e seus derivados é feita de modo manual em tanques de lavagem, onde funcionários são encarregados dessa tarefa. Como resultado se tem grande demanda de tempo, quebras de garrafas e elevado volume de resíduos de lavação. Outro grande problema é a exposição dos funcionários envolvidos na lavação das garrafas aos hidrocarbonetos.
SOLUÇÃO PROPOSTA
Assim, devido às considerações pertinentes ao estado da arte é um dos objetivos da presente aplicação de invenção, a criação de uma máquina de lavar frascos que consegue lavar o petróleo bruto e seus derivados, também é certificada para trabalhar em área classificada, ou seja, a máquina é intrinsecamente segura e a prova de explosão. Uma outra situação é que a máquina não polui a natureza, pois os resíduos retirados das garrafas pelo processo de limpeza são direcionados para um tanque de reciclagem. Nenhum resíduo docproduto lavado ou detergente utilizadocé enviadocpara ocesgoto comum. O desenvolvimento desta máquina permitiu que os laboratórios de testes interrompessem o processo anterior de descarte de garrafas que era artesanal, caro, perigoso e prejudicial ao meio ambiente.
Com a utilização da máquina lavadora de frascos e garrafas, consegui-se a redução:
- da exposição dos lavadores de garrafas aos hidrocarbonetos;
- de resíduos líquidos oleosos que contaminavam o sistema de lastro com detergentes;
- de resíduos sólidos oleosos (garrafas de óleo escuro não eram laváveis);
- da logística de suprimento de frascos;
- da logística de destinação de resíduos sólidos oleosos;
- da quantidade de resíduos injetados no sistema de lastro.
Princípio de funcionamento
Lavagem de garrafas com resíduos claros:
- Abrem-se as garrafas contendo produtos claros dentro da câmara de lavagem e seu conteúdo é vertido imediatamente sobre os bicos de lavagem. Esta ação deve ocorrer sob exaustão;
- O equipamento segrega este resíduo em um tanque interno da máquina para a posterior limpeza de garrafas com resíduo oleoso escuro;
- As garrafas são aquecidas e lavadas interna e externamente com detergente comum de máquinas de lavar louças;
- O PLC libera o ar comprimido aquecido para a secagem das garrafas; Lavagem de garrafas com resíduos de óleo pesado:
- Abrem-se as garrafas contendo o produto dentro da câmara de lavagem e seu conteúdo é vertido imediatamente sobre os bicos de lavagem. Esta ação deve ocorrer sob exaustão;
- O equipamento alinhará para descarte o produto e fará o aquecimento das garrafas com ar quente;
- Após o aquecimento, as garrafas recebem jatos do produto claro, segregado no tanque interno da máquina no processo anterior, para retirada do excesso de resíduo oleoso escuro;
- As garrafas aquecidas são lavadas interna e externamente com detergente comum de máquinas de lavar louças;
- O PLC libera o ar comprimido aquecido para a secagem das garrafas.
DESCRIÇÃO DAS FIGURAS
A caracterização do presente documento para patente de invenção é feita por meio de desenhos representativos da máquina lavadora de frascos e garrafas, de tal modo que o equipamento possa ser integralmente reproduzido por técnica adequada, permitindo plena caracterização da funcionalidade do objeto pleiteado.
A partir das figuras elaboradas que expressam a melhor forma ou forma preferencial de se realizar o produto ora idealizado, se fundamenta a parte descritiva do relatório, através de uma numeração detalhada e consecutiva, onde esta esclarece aspectos que possam ficar subentendidos pela representação adotada, de modo a determinar claramente a proteção ora pretendida.
Estas figuras são meramente ilustrativas, podendo apresentar variações, desde que não fujam do inicialmente pleiteado.
Neste caso tem-se que: - a figura 1 ilustra uma representação em perspectiva da máquina proposta mostrando-a pela sua parte frontal, porta de colocação das garrafas, painel de controle etc.;
- a figura 2 apresenta uma outra ilustração da máquina mostrando-a pela sua parte posterior;
- a figura 3 mostra detalhes internos da máquina.
DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO
Uma forma preferencial de realização da máquina compreende uma estrutura metálica suporte, montada sobre rodízios (15), contendo uma proteção de acesso (1) para sistema de controle e fluxo de lavagem, disposta abaixo da proteção de acesso (2) para reservatórios de detergente e da proteção de acesso para compartimento pressurizado (3), contando com lateral metálica (4) que fecha o compartimento de controle pressurizado, sendo que a proteção (2) contém uma gaveta (5) para abastecimento de detergente; onde a máquina apresenta uma porta frontal (6) que dá acesso ao gabinete de lavação, contendo fecho de abertura (7) e janela (8) de acesso visual ao gabinete de lavação, porta esta dotada de chave de segurança (9) para abertura do gabinete de lavagem; contando painel elétrico pressurizado (10) com interface de controle (11) de funcionamento, painel de controle (12) do processo de pressurização contendo controladores (13) indicativos do sistema de pressurização, que ficam localizados na caixa (16) de corte e entrada de energia elétrica, e duto (14) de saída de sucção dos vapores de combustível.
A máquina é abastecida na sua parte posterior com água oriunda da rede que entra pela tubulação (17), com ar comprimido (18) por entrada junto a da água (17), com vapor pela tubulação inferior (19) abaixo da entrada de ar e com entrada de solvente (20) na outra lateral, sendo que os resíduos da lavação das garrafas dentro do gabinete são demandados para fora pela tubulação de saída (21) para decante.
Dentro do gabinete de lavagem (22) as garrafas de amostra (23) de petróleo e derivados são dispostas com o gargalo para baixo, adequadamente presas em uma armação metálica (24) que está presa, por sua vez, em uma base (27), adequadamente fixada (28) do fundo do gabinete por meios compatíveis; ficando o fundo das garrafas virado para cima, onde cada uma delas recebe um jato de lavagem oriundo dos bicos (25) do sistema de lavagem externa, onde esses bicos (25) estão presos em um suporte adequado (16) composto por tubos que se ligam distribuidor (26) de lavagem externa; contando com um conjunto de agulhas (29) de lavagem interna das garrafas, sendo que essas agulhas estão fixadas em uma tubulação adequada (30) e presas a um sistema de distribuição e lavagem (31) análogo ao sistema superior, sendo que os vapores da lavação saem do gabinete (22) pela conexão (32) para saída do sistema de exaustão.
Abaixo do gabinete de lavação (22), tem-se o sistema de retorno (33) para reaproveitamento de solvente claro ligado a respectiva tubulação suporte, sendo que o sistema de agulhas (29) do gabinete é ligado à tubulação (34) que passa pela válvula de controle (35) da lavagem interna; seguindo para o distribuidor de saída (36) de lavagem interna e externa e esta tubulação é ligada à bomba de lavagem (37) a prova de explosão, com ligação nos dutos de saída (44) dos tanques e entrada da referida bomba.
O detergente de lavagem é colocado em um bocal de abastecimento ou gaveta (5) que abastece um reservatório interno (38), contendo abaixo desse reservatório o sistema de controle da mistura de detergente (39) e uma válvula anti-retrocesso da mistura.
O decante que fica do gabinete de lavagem (22) é retirado do fundo dele por intermédio de um distribuidor (40) de saída do decante, demandando esse resíduo pela tubulação de saída (21), por intermédio de uma válvula (43) de controle da saída do decante.
A máquina conta com um reservatório para água quente (41) que abastece o gabinete (22) com ela, aquecida pelo sistema de aquecimento de água (46) por resistências elétricas, contando com válvula de controle de entrada da água (42) que vem pela tubulação de abastecimento (17).
A conexão de entrada de vapor e ar (45) tem sistemas independentes de admissão, oriundos das redes de ar (18) e vapor (19).

Claims (12)

1. MÁQUINA LAVADORA DE FRASCOS E GARRAFAS, caracterizada pelo fato de ser uma máquina capaz de lavar as garrafas de testes de petróleo e seus derivados, dispostas ditas garrafas em um gabinete de lavação, operação essa feita de modo completamente automático, com admissão de detergente e água quente, interna e externamente às garrafas, secagem por ar quente, decantação e retirada dos resíduos de lavagem.
2. MÁQUINA LAVADORA DE FRASCOS E GARRAFAS, de acordo com a reivindicação 1 e caracterizada pelo fato de compreender uma estrutura metálica suporte, montada sobre rodízios (15), contendo uma proteção de acesso (1) para sistema de controle e fluxo de lavagem, disposta abaixo da proteção de acesso (2) para reservatórios de detergente e da proteção de acesso para compartimento pressurizado (3); contando com lateral metálica (4) que fecha o compartimento de controle pressurizado, sendo que a proteção (2) contém uma gaveta (5) para abastecimento de detergente, onde a máquina apresenta uma porta frontal (6) que dá acesso ao gabinete de lavação, contendo fecho de abertura (7) e janela (8) de acesso visual ao gabinete de lavação, porta esta dotada de chave de segurança (9) para abertura do gabinete de lavagem; contando painel elétrico pressurizado (10) com interface de controle (11) de funcionamento, painel de controle (12) do processo de pressurização contendo controladores (13) indicativos do sistema de pressurização, que ficam localizados na caixa (16) de corte e entrada de energia elétrica, e duto (14) de saída de sucção dos vapores de combustível.
3. MÁQUINA LAVADORA DE FRASCOS E GARRAFAS, de acordo com a reivindicação 1 e caracterizada pelo fato de ser abastecida na sua parte posterior com água oriunda da rede que entra pela tubulação (17), com ar comprimido (18) por entrada junto a da água (17), com vapor pela tubulação inferior (19) abaixo da entrada de ar e com entrada de solvente (20) na outra lateral; sendo que os resíduos da lavação das garrafas dentro do gabinete são demandados para fora pela tubulação de saída (21) para decante.
4. MÁQUINA LAVADORA DE FRASCOS E GARRAFAS, de acordo com a reivindicação 1 e caracterizada pelo fato de que dentro do gabinete de lavagem (22) as garrafas de amostra (23) de petróleo e derivados serem dispostas com o gargalo para baixo, adequadamente presas em uma armação metálica (24) que está presa, por sua vez, em uma base (27), adequadamente fixada (28) do fundo do gabinete por meios compatíveis; ficando o fundo das garrafas virado para cima, onde cada uma delas recebe um jato de lavagem oriundo dos bicos (25) do sistema de lavagem externa, onde esses bicos (25) estão presos em um suporte adequado (16) composto por tubos que se ligam distribuidor (26) de lavagem externa; contando com um conjunto de agulhas (29) de lavagem interna das garrafas, sendo que essas agulhas estão fixadas em uma tubulação adequada (30) e presas a um sistema de distribuição e lavagem (31) análogo ao sistema superior, sendo que os vapores da lavação saem do gabinete (22) pela conexão (32) para saída do sistema de exaustão.
5. MÁQUINA LAVADORA DE FRASCOS E GARRAFAS, de acordo com a reivindicação 1 e caracterizada pelo fato de ter-se abaixo do gabinete de lavação (22), o sistema de retorno (33) para reaproveitamento de solvente claro ligado a respectiva tubulação suporte, sendo que o sistema de agulhas (29) do gabinete é ligado à tubulação (34) que passa pela válvula de controle (35) da lavagem interna; seguindo para o distribuidor de saída (36) de lavagem interna e externa e esta tubulação é ligada à bomba de lavagem (37) a prova de explosão, com ligação nos dutos de saída (44) dos tanques e entrada da referida bomba.
6. MÁQUINA LAVADORA DE FRASCOS E GARRAFAS, de acordo com a reivindicação 1 e caracterizada pelo fato do detergente de lavagem ser colocado em um bocal de abastecimento ou gaveta (5) que abastece um reservatório interno (38), contendo abaixo desse reservatório o sistema de controle da mistura de detergente (39) e uma válvula anti-retrocesso da mistura.
7. MÁQUINA LAVADORA DE FRASCOS E GARRAFAS, de acordo com a reivindicação 1 e caracterizada pelo fato das garrafas serem lavadas interna e externamente com esse detergente.
8. MÁQUINA LAVADORA DE FRASCOS E GARRAFAS, de acordo com a reivindicação 1 e caracterizada pelo fato do decante que fica do gabinete de lavagem (22) ser retirado do fundo dele por intermédio de um distribuidor (40) de saída do decante, demandando esse resíduo pela tubulação de saída (21), por intermédio de uma válvula (43) de controle da saída do decante.
9. MÁQUINA LAVADORA DE FRASCOS E GARRAFAS, de acordo com a reivindicação 1 e caracterizada pelo fato da máquina contar com um reservatório para água quente (41) que abastece o gabinete (22) com ela, aquecida pelo sistema de aquecimento de água (46) por resistências elétricas, contando com válvula de controle de entrada da água (42) que vem pela tubulação de abastecimento (17).
10. MÁQUINA LAVADORA DE FRASCOS E GARRAFAS, de acordo com a reivindicação 9 e caracterizada pelo fato das garrafas serem lavadas interna e externamente com água aquecida.
11. MÁQUINA LAVADORA DE FRASCOS E GARRAFAS, de acordo com a reivindicação 1 e caracterizada pelo fato da conexão de entrada de vapor e ar (45) terem sistemas independentes de admissão, oriundos das redes de ar (18) e vapor (19).
12. MÁQUINA LAVADORA DE FRASCOS E GARRAFAS, de acordo com a reivindicação 1 e caracterizada pelo fato de permitir a lavagem de garrafas com quaisquer resíduos claros e quaisquer resíduos de óleo pesado. * * *
BRPI0900601 2009-02-18 2009-02-18 máquina lavadora de frascos e garrafas BRPI0900601A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0900601 BRPI0900601A2 (pt) 2009-02-18 2009-02-18 máquina lavadora de frascos e garrafas

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0900601 BRPI0900601A2 (pt) 2009-02-18 2009-02-18 máquina lavadora de frascos e garrafas

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0900601A2 true BRPI0900601A2 (pt) 2012-04-24

Family

ID=45954132

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0900601 BRPI0900601A2 (pt) 2009-02-18 2009-02-18 máquina lavadora de frascos e garrafas

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0900601A2 (pt)

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN110576011A (zh) * 2019-10-12 2019-12-17 广州达意隆包装机械股份有限公司 洗瓶机

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN110576011A (zh) * 2019-10-12 2019-12-17 广州达意隆包装机械股份有限公司 洗瓶机

Similar Documents

Publication Publication Date Title
KR101849093B1 (ko) 부품 세척기
CN101181711A (zh) 自动立式石英管清洗机及其清洗工艺
CN106984618A (zh) 一种车载式加油站地埋罐清洗设备
CN205868920U (zh) 一种药物容器清洗机
CN105806660A (zh) 润滑油无污染无浪费在线自动采样装置
BRPI0900601A2 (pt) máquina lavadora de frascos e garrafas
CN110013896A (zh) 一种多功能化学实验台
BR102017024685A2 (pt) Disposição construtiva aplicada em máquina lavadora de garrafas e frascos
US4239368A (en) Apparatus for developing printing plates comprising a tank in which processing liquid is contained
CN217912017U (zh) 一种三甲氧基硅烷釜残处理装置
CN109909245A (zh) 一种自动清洗装置
CN207126948U (zh) 一种车载式加油站地埋罐清洗设备
CN205869011U (zh) 油气田废液处理设备立式侧壁油污、泥沙自动化冲洗装置
CN215677710U (zh) 智能水质自动留样装置和水质自动留样系统
CN208774286U (zh) 一种绿色印刷废弃抹布循环利用清洗装置
CN105921466B (zh) 一种管材内壁清洗机
CN221017893U (zh) 液体辅助排出装置
CN201737686U (zh) 密闭加油装置
JP4459479B2 (ja) 移動型の溶剤再生装置
KR101473913B1 (ko) 염료 자동 조액장치에 설치되는 염료 이송장치의 세척방법 및 그 장치
CN111413488A (zh) 一种便携式土壤检测用前处理装置
CN219543156U (zh) 一种可拆卸式的液体收集装置
CN205816273U (zh) 一种水槽排酸排碱排水控制系统
CN210347597U (zh) 流体污染试验装置
CN208283059U (zh) 一种料盒组件分水检测装置

Legal Events

Date Code Title Description
B06G Technical and formal requirements: other requirements [chapter 6.7 patent gazette]

Free format text: SOLICITA-SE A REGULARIZACAO DA PROCURACAO, UMA VEZ QUE BASEADO NO ARTIGO 216 1O DA LPI, O DOCUMENTO DE PROCURACAO DEVE SER APRESENTADO NO ORIGINAL, TRASLADO OU FOTOCOPIA AUTENTICADA. E AINDA, PARA QUE A SOLICITACAO REQUERIDA NA PETICAO NO 016090004721/RS DE 29/07/2009 SEJA ATENDIDA, APRESENTE DOCUMENTO DE DECLARACAO DE INCLUSAO E EXCLUSAO DE INVENTOR, NO QUAL DEVE SE MANIFESTAR O INVENTOR CITADO NA PETICAO DE DEPOSITO.

B15G Petition not considered as such [chapter 15.7 patent gazette]

Free format text: NAO CONHECIDA A PETICAO NO 016090004721/RS DE 29/07/2009 EM VIRTUDE DO DISPOSTO NO ART. 219, INCISO II DA LPI.

B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 3A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2159 DE 22/05/2012.