BRPI0821391B1 - Tampão de manobra de tubulação sob pressão, ferramenta de manobra de tubulação sob pressão e método associado - Google Patents

Tampão de manobra de tubulação sob pressão, ferramenta de manobra de tubulação sob pressão e método associado Download PDF

Info

Publication number
BRPI0821391B1
BRPI0821391B1 BRPI0821391-7A BRPI0821391A BRPI0821391B1 BR PI0821391 B1 BRPI0821391 B1 BR PI0821391B1 BR PI0821391 A BRPI0821391 A BR PI0821391A BR PI0821391 B1 BRPI0821391 B1 BR PI0821391B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
plug
valve
pressure
wellhead
tool
Prior art date
Application number
BRPI0821391-7A
Other languages
English (en)
Inventor
Dennis P. Nguyen
Original Assignee
Cameron Technologies Limited
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Cameron Technologies Limited filed Critical Cameron Technologies Limited
Publication of BRPI0821391A2 publication Critical patent/BRPI0821391A2/pt
Publication of BRPI0821391B1 publication Critical patent/BRPI0821391B1/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E21EARTH DRILLING; MINING
    • E21BEARTH DRILLING, e.g. DEEP DRILLING; OBTAINING OIL, GAS, WATER, SOLUBLE OR MELTABLE MATERIALS OR A SLURRY OF MINERALS FROM WELLS
    • E21B33/00Sealing or packing boreholes or wells
    • E21B33/10Sealing or packing boreholes or wells in the borehole
    • E21B33/12Packers; Plugs
    • E21B33/129Packers; Plugs with mechanical slips for hooking into the casing
    • E21B33/1294Packers; Plugs with mechanical slips for hooking into the casing characterised by a valve, e.g. a by-pass valve

Abstract

sistema e método para manobra de tubulação sob pressão. a presente invenção refere-se a um tampão de manobra de tubulação sob pressão que é configurado para permitir a equalização de pres- são acima e abaixo do tampão antes de ele ser removido de um poço de extração de mineral. a pressão pode ser equalizada via vias fluidas através do tampão de manobra de tubulação sob pressão. enquanto as operações de manobra de tubulação sob pressão estão em andamento, as vias fluidas são fechadas e lacradas por •1ma válvula quando da conch 1são das operações de manobra de tubulação sob pressão, a válvula é aberta para permitir o fluido fluir através das vias. a válvula inclui um pistão disposto dentro de um corpo do tampão de manobra de tubulação sob pressão. o pistão pode ser acoplado com pinos dispostos dentro de fendas em l no corpo. enquanto a válvula está fechada, os pinos ficam dispostos em uma parte horizontal da fenda em l, impedindo o movimento vertical do pistão. para abrir a válvula, o pistão é girado até que os pinos alcancem uma parte vertical da fenda em l, em consequência do que uma mola tende o pistão para cima para abrir as vias fluidas.

Description

Diretora de Patentes, Programas de Computador e Topografias de Circuitos Integrados
Relatório Descritivo da Patente de Invenção para TAMPÃO DE MANOBRA DE TUBULAÇÃO SOB PRESSÃO, FERRAMENTA DE MANOBRA DE TUBULAÇÃO SOB PRESSÃO E MÉTODO ASSOCIADO. REFERÊNCIA CRUZADA COM PEDIDO RELACIONADO
Este pedido reivindica prioridade para o Pedido de Patente Provisório U.S. N° 61/015.574, denominado System and Method for Snubbing Under Pressure, depositado em 20 de dezembro de 2007, o qual é incorporado neste documento por referência em sua totalidade.
ANTECEDENTES
Esta seção é pretendida para introduzir para o leitor vários aspectos da técnica que podem estar relacionados com vários aspectos da presente invenção, os quais são descritos e/ou reivindicados abaixo. Acredita-se que esta discussão seja útil para proporcionar para o leitor a informação de antecedentes para facilitar um melhor entendimento dos vários aspectos da presente invenção. Por consequência, deve ser entendido que estas declarações são para serem lidas com este sentido e não como revelações da técnica anterior.
Os recursos naturais, tal como petróleo e gás, são utilizados com combustíveis para mover veículos, aquecer lares e gerar eletricidade, em adição a vários outros usos. Uma vez que um recurso desejado é descoberto abaixo da superfície da terra, sistemas de perfuração e de produção frequentemente são empregados para acessar e extrair o recurso. Estes sistemas podem estar localizados na terra ou no mar, dependendo da localização de um recurso desejado. Adicionalmente, tais sistemas geralmente incluem uma montagem de cabeça de poço através da qual o recurso é extraído. Estas montagens de cabeça de poço podem incluir uma ampla variedade de componentes e/ou de condutos, tais como tubos de revestimento, árvores, tubos de distribuição e similares, os quais facilitam as operações de perfuração e/ou de extração.
Em alguns casos, a intervenção no poço, ou qualquer trabalho envolvendo manutenção, modificação, reparo, ou conclusão do poço, pode ser executado por primeiro paralisar o poço e então remover o equipamento de controle de pressão para permitir que tubos e/ou ferramentas sejam abai2 xadas dentro do poço. A paralisação do poço envolve adicionar fluido pesado para um furo de poço, desse modo impedindo o fluxo de fluidos do reservatório a partir do poço. O fluido pesado proporciona pressão suficiente para superar a pressão dos fluidos do reservatório de modo que o equipamento de controle de pressão possa ser removido a partir da montagem de cabeça de poço para permitir a conclusão da intervenção desejada. O fluido pesado introduzido no furo de poço pode prejudicar a retomada do fluxo de fluido após a intervenção no poço ser completada. Ou seja, para reiniciar a produção após a paralisação do poço, os fluidos pesados devem ser removidos do furo de poço.
Como uma alternativa para a paralisação do poço para permitir o trabalho de intervenção, uma técnica conhecida como manobra de tubulação sob pressão pode ser empregada enquanto o poço está sob pressão. Na manobra de tubulação sob pressão, um tampão é inserido dentro do poço, por exemplo, no carretei da tubulação. Desse modo, a pressão é isolada abaixo do tampão, e os reparos ou modificações podem ser feitos para os componentes do poço acima do tampão. Quando a intervenção no poço está completa, o tampão de manobra de tubulação sob pressão pode ser removido e as operações do poço podem continuar normalmente.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
Vários aspectos, características e vantagens da presente invenção tornar-se-ão mais bem entendidos quando a descrição detalhada seguinte for lida com referência às figuras acompanhantes, em que:
a figura 1 é um diagrama de blocos de um sistema de extração mineral de acordo com concretizações da presente invenção;
a figura 2 é uma seção transversal parcial dos componentes do poço que podem ser utilizados no sistema de extração mineral ilustrado na figura 1;
as figuras 3 e 4 são seções transversais parciais de um tampão de manobra de tubulação sob pressão que pode ser utilizado no sistema de extração mineral ilustrado na figura 1; e a figura 5 é uma seção transversal parcial de um componente de um tampão de manobra de tubulação ilustrado nas figuras 3 e 4.
DESCRIÇÃO DETALHADA DAS CONCRETIZAÇÕES ESPECÍFICAS
Uma ou mais concretizações específicas da presente invenção serão descritas abaixo. Estas concretizações descritas são somente ilustrativas da presente invenção. Adicionalmente, em um esforço para proporcionar uma descrição concisa destas concretizações ilustrativas, todos os aspectos de uma implementação real podem não ser descritos no relatório descritivo. Deve ser apreciado que no desenvolvimento de qualquer implementação real, como em qualquer projeto de engenharia ou de criação, várias decisões específicas da implementação devem ser tomadas para alcançar as metas específicas dos desenvolvedores, tal como compatibilidade com restrições relacionadas com o sistema e relacionadas com o negócio, as quais podem variar de uma implementação para outra. Além disso, deve ser apreciado que tal esforço de desenvolvimento pode ser complexo e demorado, mas, no entanto, seria uma realização de rotina de projeto, fabricação e manufatura para os versados na técnica tendo o benefício desta descrição.
Quando introduzindo elementos de várias concretizações da presente invenção, os artigos um, uma, o, e dito são pretendidos para significar que existem um ou mais dos elementos. Os termos compreendendo, incluindo e possuindo são pretendidos para serem inclusivos e significam que podem existir elementos adicionais diferentes dos elementos listados. Além disso, o uso de parte de cima, parte de baixo, acima, abaixo e variações destes termos é feito por conveniência, mas não requer qualquer orientação particular dos componentes.
Como adicionalmente discutido abaixo, as operações de manobra de tubulação sob pressão podem ser conduzidas enquanto o poço está sob pressão. Geralmente, existe um dispositivo de segurança que mantém o tampão de manobra de tubulação sob pressão no local durante o curso da intervenção no poço. Após a intervenção no poço estar completa, o tampão de manobra de tubulação sob pressão pode ser removido. Entretanto, devido à diferença na pressão acima e abaixo do tampão, o tampão e sua ferramenta e haste associadas podem ser rapidamente ejetados quando da libe ração do tampão de manobra de tubulação sob pressão. Por consequência, em certa concretização discutida abaixo, um mecanismo de equilíbrio de pressão pode ser incorporado no tampão de manobra de tubulação sob pressão para igualar a pressão acima e abaixo do tampão. Por proporcionar um caminho fluido através do tampão de manobra de tubulação, o mecanismo de equilíbrio de pressão pode igualar a pressão acima e abaixo do tampão de manobra de tubulação sob pressão antes do tampão de manobra de tubulação sob pressão ser removido da cabeça de poço.
A figura 1 ilustra um sistema de extração de mineral 10 equipado para operações de manobra de tubulação sob pressão de acordo com concretizações ilustrativas da presente técnica. O sistema de extração mineral 10 pode ser configurado para extrair minerais, tal como petróleo e gás, a partir de um depósito de mineral 12 abaixo de uma superfície 14. Nas várias concretizações, o depósito de mineral 12 pode estar localizado sob o leito do mar ou sob terra seca.
O sistema de extração de mineral 10 ilustrado inclui uma cabeça de poço 16 possuindo um carretei do tubo de revestimento 18, um carretei da tubulação 20 e um preventor de erupção 22. O carretei do tubo de revestimento 18 aloja um dispositivo de suspensão do tubo de revestimento 24 a partir do qual um tubo de revestimento 26 é suportado. De forma similar, o carretei da tubulação 20 possui um dispositivo de suspensão de tubulação 28 suportando uma tubulação de produção 30. Múltiplas tubulações podem ser dispostas de forma concêntrica dentro do tubo de revestimento 26. A tubulação de produção 30 pode ser utilizada para transferir minerais a partir do depósito de minerais 12 para a cabeça de poço 16. Outras tubulações e/ou tubo de revestimento 26 podem ser utilizados para transportar vários fluidos da produção para e a partir do depósito de minerais 12.
De modo a permitir a intervenção no poço sem paralisar o poço, um tampão de manobra de tubulação sob pressão 32 pode ser disposto acima do dispositivo de suspensão da tubulação 28. O tampão de manobra de tubulação sob pressão 32 pode substancialmente assentar-se na cabeça de poço 16 durante as operações de manobra de tubulação sob pressão, enquanto equilibrando a pressão acima e abaixo do tampão de manobra de tubulação sob pressão 32 antes do tampão 32 ser removido da cabeça de poço 16. Na concretização ilustrada, o tampão de manobra de tubulação sob pressão 32 é disposto abaixo do preventor de erupção 22 de modo que qualquer liberação de pressão não esperada a partir do poço possa ser contida pelo preventor de erupção 22 de modo que os minerais não sejam liberados para o ambiente. Preventores de erupção adicionais 22 podem ser instalados acima do tampão de manobra de tubulação sob pressão 32 de modo que um ou mais preventores de erupção 22 possam ser abertos para permitir a baixada e a remoção do tampão de manobra de tubulação sob pressão 32.
A figura 2 é uma seção transversal parcial de componentes do poço 16 ilustrados na figura 1. Uma concretização ilustrativa do tampão de manobra de tubulação sob pressão 32 é ilustrada disposta dentro de um furo 34 do carretei da tubulação 20. O tampão de manobra de tubulação sob pressão 32 pode ser assentado no carretei da tubulação 20 e manipulado via uma ferramenta de manobra de tubulação sob pressão 36. A ferramenta de manobra de tubulação sob pressão 36 pode incluir uma haste 38 conectada com equipamento de controle, tal como uma cesta ou lubrificador (nãomostrados) de manobra de tubulação sob pressão. A haste 38 é acoplada com o tampão de manobra de tubulação sob pressão 32 por um adaptador de ferramenta 40, descrito em maiores detalhes abaixo. Parafusos de amarração 42 podem levar energia e segurar o tampão de manobra de tubulação sob pressão 32 dentro do carretei da tubulação 20. Ou seja, à medida que a pressão do poço abaixo do tampão de manobra de tubulação sob pressão 32 concede uma força para cima sobre o tampão 32, os parafusos de amarração 42 mantêm o tampão de manobra de tubulação sob pressão 32 dentro do carretei da tubulação 20.
Adicionalmente, um ou mais preventores de erupção 22 podem ser dispostos acima do tampão de manobra de tubulação sob pressão 32 para garantir que os minerais não sejam ejetados a partir do poço 16 e para facilitar a inserção e a remoção do tampão de manobra de tubulação sob pressão 32. Ou seja, à medida que a ferramenta de manobra de tubulação sob pressão 36 abaixa o tampão de manobra de tubulação sob pressão 32 dentro do poço 16, vários preventores de erupção 22 podem ser abertos e fechados para garantir que o poço permaneça lacrado. Por exemplo, um primeiro preventor de erupção pode ser aberto enquanto o tampão de manobra de tubulação sob pressão 32 passa através do mesmo e um segundo preventor de erupção permanece fechado. O primeiro preventor de erupção pode então ser fechado e o segundo aberto para permitir a passagem do tampão de manobra de tubulação sob pressão 32 através do mesmo.
Mais aspectos do tampão de manobra de tubulação sob pressão 32 ilustrativo são ilustrados nas figuras 3 até 5. As figuras 3 e 4 ilustram o tampão de manobra de tubulação sob pressão 32 disposto dentro do furo 34 no carretei da tubulação 20. O tampão de manobra de tubulação sob pressão 32 geralmente pode incluir um corpo 44, um pistão 46, um anel tensionador rotativo 48, e anéis de fixação 50 e 52. O corpo 44 pode incluir vários furos 54 passando através do mesmo ao longo de um eixo geométrico longitudinal 56. O pistão 46 e o anel tensionador rotativo 48 podem ser acoplados e dispostos dentro do furo 58 no corpo 44. O pistão 46 e o anel tensionador rotativo 48 operam como uma válvula 59 para lacrar e abrir os furos 54. Ou seja, o pistão 46 e o anel tensionador rotativo acoplado 48 podem mover-se de forma axial ao longo do eixo geométrico 56, como indicado por uma seta 60, dentro do furo 58, de modo que os furos 54 sejam cobertos quando a válvula 59 está na posição fechada (figura 3) e descobertos quando a válvula 59 está na posição aberta (figura 4). Os anéis de fixação 50 e 52 seguram o pistão 46 e o anel tensionador rotativo 48 dentro do furo 58.
Em adição, o tampão de manobra de tubulação sob pressão 32 é seguro dentro do carretei da tubulação 20 pelos parafusos de amarração 42 e pelo ombro de aterrissagem 62 no furo 34. O furo 34 diminui em diâmetro para criar o ombro de aterrissagem 62, o qual pode ser plano (por exemplo, em formato de disco) ou angulado (por exemplo, cônico), como na concretização ilustrada. Um ombro correspondente 64 no tampão de manobra de tubulação sob pressão 32 também pode ser plano (por exemplo, em for mato de disco) ou angulado (por exemplo, cônico). Os ombros de aterrissagem 62 e 64 cooperam para deter o tampão de manobra de tubulação sob pressão 32 de avançar adicionalmente dentro do carretei da tubulação 20.
Após o tampão de manobra de tubulação sob pressão 32 ser inserido dentro do carretei da tubulação 20, os parafusos de amarração 42 podem ser apertados para projetarem-se de forma radial dentro do furo 34. Em uma concretização ilustrativa, um anel de vedação composto 66 é disposto ao redor do corpo 44 de modo que os parafusos de amarração 42 atuem sobre uma parte energizada 67 para comprimir a parte de lacre 68. Ou seja, o movimento radial para o interior dos parafusos de amarração 42 exerce uma força axial para baixo (isto é, ao longo da seta 60) sobre a parte energizada 67 do anel composto 66, comprimindo a parte de lacre 68 à medida que os parafusos 42 avançam dentro do furo 34. À medida que a parte de lacre 68 é comprimida de forma axial (isto é, verticalmente ao longo da seta 60), ela expande-se radialmente / horizontalmente e forma um lacre entre o corpo 44 e o furo 34. Para permitir a compressão, a parte de energização 67 pode ser composta de um material rígido enquanto a parte de lacre 68 é composta de um material elástico, tal como borracha. O lacre formado pelo anel 66 impede a pressão de escapar ao redor do tampão de manobra de tubulação sob pressão 32.
Referindo-se agora à figura 3, a válvula 59 mostra-se fechada. Ou seja, o pistão 46 cobre as aberturas 70 para os furos 54. O anel de tensionamento rotativo 50 possui uma ou mais passagens 72 através das quais é permitido que a pressão do fluido atue sobre o pistão 46 a partir de baixo do tampão de manobra de tubulação sob pressão 32. Um anel de vedação 74 disposto ao redor do pistão 46 está situado abaixo das aberturas 70, desse modo lacrando os furos 54 da pressão do fluido.
Adicionalmente, o pistão 46 é impedido de movimento axial (isto é, verticalmente ao longo da seta 60) enquanto o tampão de manobra de tubulação sob pressão 32 está lacrado. Um ou mais pinos 76 projetando-se de forma radial para o exterior a partir de uma superfície externa 78 do anel de tensionamento rotativo 48 cooperam com uma ou mais fendas em L 80 em uma superfície interna 82 do corpo 44 para travar a válvula 59 na posição fechada.
Quando as operações de manobra de tubulação sob pressão estão completas, a válvula 59 pode ser aberta, como ilustrado na figura 4, para permitir a equalização da pressão do fluido acima e abaixo do tampão de manobra de tubulação sob pressão 32. Ou seja, o fluido com pressão mais elevada abaixo do tampão de manobra de tubulação sob pressão 32 pode fluir através do furos 54 para a região com pressão mais baixa acima do tampão de manobra de tubulação sob pressão 32, como indicado pelas setas 84.
As fendas em L 80 permitem que o pistão 46 seja elevado sem ejetar a ferramenta de manobra de tubulação sob pressão 36 do poço. O anel de tensionamento rotativo 48 e o pistão 46 podem ser girados ao redor do eixo geométrico 56 facilitado por um mancai 86 disposto de forma axial entre o pistão 46 e o anel de tensionamento rotativo 48. Durante a rotação, o pino 76 desliza ao longo de uma parte horizontal ou de circunferência 88 da fenda 80, como indicado por uma seta 90 na figura 5. Ao alcançar uma parte axial ou vertical 92 da fenda 80, o pino 76 move-se de forma axial para cima, como indicado por uma seta 94 na figura 5.
Múltiplas forças podem atuar para tender a válvula 59 aberta. Referindo-se novamente à figura 4, a pressão do fluido pode exercer uma força axial para cima sobre uma superfície de fundo baixo 96 do pistão 46. Em adição, uma mola 98 disposta entre o pistão 46 e o anel de fixação 50 tende o pistão 46 para cima. O anel de fixação 52 pode parar o movimento axial para cima (isto é, verticalmente ao longo da seta 60) do anel de tensionamento rotativo 48 e do pistão 46.
Adicionalmente, o adaptador da ferramenta 40 pode absorver o movimento axial do anel de tensionamento rotativo 48 e do pistão 46 de modo que a haste 38 não se mova em relação ao tampão de manobra de tubulação sob pressão 32 ou ao poço 16 (figura 2). Por exemplo, o adaptador da ferramenta 40 pode incluir um corpo 100 alojando uma mola 102. Um eixo 104 conecta o anel de tensionamento rotativo 48 com um pistão 106 dentro do corpo do adaptador 100. Um pino 108 acopla o pistão 106 com o corpo do adaptador 100 de modo que o pistão 106 pode mover-se de forma axial (isto é, verticalmente ao longo da seta 60), mas não de forma rotativa (isto é, ao redor do eixo geométrico 56) em relação ao corpo 100.
Quando a válvula 59 é fechada (figura 3), a mola 102 é esticada em um estado de tensão.
Quando da abertura da válvula 59 (figura 4), a mola 102 é comprimida dentro do corpo 100. Enquanto o eixo 104 e o pistão acoplado 106 movem-se de forma axial (isto é, verticalmente ao longo da seta 60) com a válvula 59, o corpo 100 e a haste 38 conectada com o mesmo não se movem de forma axial com respeito ao tampão de manobra de tubulação sob pressão 32. Em adição, devido ao pino 108 impedir o movimento rotacional do eixo 104 em relação ao corpo 100, o eixo 104 pode ser girado ao redor do eixo geométrico 56 pela rotação do corpo 100 e/ou da haste 38, desse modo girando o anel de tensionamento rotativo 48 e seu pino 76 dentro das fendas em L 80, como descrito acima.
Em resumo, o tampão de manobra de tubulação sob pressão 32 pode ser instalado dentro do carretei da tubulação 20 via a ferramenta de manobra de tubulação sob pressão 36. O tampão 32 pode ser assentado no ombro de aterrissagem 62 dentro do furo 34 do carretei da tubulação 20. Após inserir o tampão de manobra de tubulação sob pressão 32 dentro do carretei da tubulação 20, os parafusos de amarração podem ser avançados radialmente dentro do furo 34, desse modo segurando o tampão de manobra de tubulação sob pressão 32. No curso das operações de intervenção no poço, a válvula 59 no tampão de manobra de tubulação sob pressão 32 pode permanecer fechada, impedindo a transferência de pressão mais elevada a partir de baixo do tampão 32 para uma região com pressão mais baixa acima do tampão 32.
Quando é hora de remover o tampão de manobra de tubulação sob pressão 32, a válvula 59 primeiro é aberta para equilibrar a pressão acima e abaixo do tampão 32. A válvula 59 pode ser aberta pela rotação da ferramenta de manobra de tubulação sob pressão 36, a qual está acoplada com a válvula 59 no tampão de manobra de tubulação sob pressão 32 via o adaptador de ferramenta 40. A válvula 59 inclui o pistão 46, o anel de tensionamento rotativo 48, o mancai 86 e os pinos 76. Quando da rotação da válvula 59, os pinos 76 movem-se de forma circunferencial e então de forma 5 axial dentro das fendas em L 80 do corpo do tampão 44. À medida que a válvula 59 move-se de forma axial para cima (isto é, verticalmente ao longo da seta 60), a abertura 70 dos furos 54 através do corpo 44 são abertas, desse modo permitindo que a pressão acima e abaixo do tampão 32 equilibre. Os parafusos de amarração 42 podem ser então retirados do furo 34, e 10 o tampão de manobra de tubulação sob pressão 32 pode ser removido a partir do carretei da tubulação 20.
Enquanto a invenção pode ser suscetível às várias modificações e formas alternativas, concretizações específicas foram mostradas a título de exemplo nos desenhos e foram descritas em detalhes neste documento. En15 tretanto, deve ser entendido que não é pretendido que a invenção seja limitada às formas particulares descritas. Ao invés disto, a invenção é para cobrir todas as modificações, equivalentes e alternativas situando-se dentro do espírito e do escopo da invenção, como definidos pelas seguintes reivindicações anexas.

Claims (9)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Tampão de manobra de tubulação sob pressão (32) montado na cabeça de poço, que compreende:
    um corpo (44), compreendendo:
    um furo central (34); e um ou mais furos (54) em comunicação fluida com o furo central e com um exterior do tampão (32);
    uma válvula (59) disposta dentro do furo central, em que a válvula é configurada para abrir o um ou mais furos (54) radiais em uma posição aberta para equalizar pressão acima e abaixo do tampão (32) enquanto baixa o tampão (32) para dentro da cabeça de poço (16), e a válvula (59) é configurada para fechar o um ou mais furos (54) radiais em uma posição fechada após baixar o tampão (32) para dentro da cabeça de poço (16), o tampão (32) caracterizado pelo fato de que a válvula (59) é configurada para se mover entre as posição aberta e fechada através de rotação seguida de movimento axial ou movimento axial seguido de rotação.
  2. 2. Tampão, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a válvula (59) compreende um pino (76) disposto em uma fenda em formato de L (80) configurada para restringir o movimento da válvula (59).
  3. 3. Tampão, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a válvula (59) compreende um pistão (46).
  4. 4. Tampão de manobra de tubulação sob pressão (32) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender um anel afunilado adjacente a um anel elástico, em que o anel afunilado é configurado para mover-se de forma axial em resposta a uma força radial contra um afunilamento do anel afunilado para comprimir o anel elástico.
  5. 5. Ferramenta de manobra de tubulação sob pressão (36), que compreende:
    uma haste (38) configurada para girar;
    um adaptador (40) acoplado diretamente à haste (38), o adaptador (40) é configurado para conectar ou desconectar a ferramenta (36) de
    Petição 870180141205, de 15/10/2018, pág. 11/12 modo removível com um tampão (32) tendo uma válvula (59) enquanto em uma cabeça de poço (16), o adaptador (40) é configurado para ser posicionado axialmente entre a haste (38) e a válvula (59), em que o adaptador (40) é configurado para mover a válvula (59) no tampão (32) através somente de rotação seguida por somente movimento axial ou somente movimento axial seguido por somente rotação, a ferramenta caracterizada pelo fato de que o movimento axial da válvula (59) é absorvido pelo adaptador (40) de tal modo que a haste (38) não se mova axialmente em relação ao tampão (32) quando a válvula (59) se abre.
  6. 6. Ferramenta (36), de acordo com a reivindicação 5, caracterizada pelo fato de que o adaptador (40) compreende um corpo (100) tendo uma mola (102) configurada para absorver o movimento axial.
  7. 7. Método, compreendendo:
    descer um tampão (32) para dentro da cabeça de poço (16);
    equalizar a pressão em uma primeira região acima e em uma segunda região abaixo do tampão (32) enquanto desce o tampão (32) para dentro da cabeça de poço (16), o método caracterizado pelo fato de que a equalização da pressão compreende abrir uma via fluida através do tampão (32) através da abertura de uma válvula (59) ao longo da via fluida, e em que abrir a válvula (59) compreende girar uma ferramenta (36) acoplada à válvula (59); o método compreende ainda as etapas de:
    montar o tampão (32) na cabeça de poço (16); e fechar a via fluida através do tampão (32) através do fechamento da válvula (59).
  8. 8. Método de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que um adaptador de ferramenta (40) se acopla à válvula (59).
  9. 9. Método de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que compreende a remoção do tampão (32) da cabeça de poço (16) enquanto equaliza pressão acima e abaixo do tampão (32).
BRPI0821391-7A 2007-12-20 2008-12-16 Tampão de manobra de tubulação sob pressão, ferramenta de manobra de tubulação sob pressão e método associado BRPI0821391B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US1557407P 2007-12-20 2007-12-20
US61/015,574 2007-12-20
PCT/US2008/087046 WO2009085780A2 (en) 2007-12-20 2008-12-16 System and method for snubbing under pressure

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0821391A2 BRPI0821391A2 (pt) 2015-06-16
BRPI0821391B1 true BRPI0821391B1 (pt) 2019-02-12

Family

ID=40821640

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0821391-7A BRPI0821391B1 (pt) 2007-12-20 2008-12-16 Tampão de manobra de tubulação sob pressão, ferramenta de manobra de tubulação sob pressão e método associado

Country Status (5)

Country Link
US (1) US8939216B2 (pt)
BR (1) BRPI0821391B1 (pt)
GB (1) GB2469216B (pt)
NO (1) NO20100950L (pt)
WO (1) WO2009085780A2 (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN102713135B (zh) 2009-08-12 2014-12-03 通用电气石油和天然气压力控制有限公司 用于井头的双重阻隔塞系统
US9745804B2 (en) 2015-03-02 2017-08-29 Full Flow Technologies, Llc Cylinder assembly for snubbing and drilling applications
US11313192B2 (en) 2017-11-08 2022-04-26 Petrochina Company Ltd. Method for lowering oil pipe in gas well without well-killing, soluble bridge plug and material preparation method thereof
US11053769B2 (en) 2019-02-02 2021-07-06 Northern Oil Solutions Back pressure valve plug

Family Cites Families (49)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1842270A (en) * 1931-06-19 1932-01-19 Johnston Formation Testing Cor Oil well testing device
US2397472A (en) * 1937-12-17 1946-04-02 Erd V Crowell Oil well device
US2170057A (en) * 1939-01-11 1939-08-22 Eldon Peek J Shock absorbing device
US2919709A (en) * 1955-10-10 1960-01-05 Halliburton Oil Well Cementing Fluid flow control device
US2935132A (en) * 1955-10-20 1960-05-03 Roy L Arterbury Well screen perforation cleaner
US3065796A (en) * 1958-11-19 1962-11-27 Johnston Testers Inc Multiple purpose well tools
US3105553A (en) * 1959-12-03 1963-10-01 Halliburton Co Fluid flow control apparatus
US3141506A (en) * 1962-05-22 1964-07-21 John R Hatch Device for use in pressurizing well tubing and the like and for releasing such pressure
US3250331A (en) * 1962-10-08 1966-05-10 William G Boyle Locking device for well tools
US3249124A (en) * 1963-06-14 1966-05-03 Schlumberger Well Surv Corp Borehole apparatus valves
US3605796A (en) * 1969-12-11 1971-09-20 Sette Products Co Gate valve with torsion adjustment
US3581819A (en) * 1970-03-26 1971-06-01 Jack W Tamplen Pressure equalizing apparatus
US3610337A (en) * 1970-04-07 1971-10-05 Dow Chemical Co Tubing unloader
US3662826A (en) * 1970-06-01 1972-05-16 Schlumberger Technology Corp Offshore drill stem testing
FR2250890B1 (pt) * 1973-11-14 1976-10-01 Erap
US3965978A (en) * 1974-07-02 1976-06-29 Continental Oil Company Subsurface transient pressure testing apparatus and method of use thereof
US3897824A (en) * 1974-09-05 1975-08-05 Cameron Iron Works Inc Blowout preventer testing apparatus
US3987848A (en) * 1975-03-06 1976-10-26 Dresser Industries, Inc. Pressure-balanced well service valve
GB1559494A (en) * 1976-03-19 1980-01-23 Conoco Inc Wellhead plugs
US4058162A (en) * 1976-04-22 1977-11-15 Cameron Iron Works, Inc. Well tool adapted to be locked within and sealed with respect to the bore of the well conduit
US4121660A (en) * 1977-08-22 1978-10-24 Fmc Corporation Well pressure test plug
US4260020A (en) * 1979-09-04 1981-04-07 The Dow Chemical Company Method and tool for controlling fluid flow from a tubing string into a low pressure earth formation
US4391324A (en) * 1981-08-10 1983-07-05 Midway Fishing Tool Co. Geothermal well head and actuator assembly
US4576196A (en) * 1983-09-26 1986-03-18 Baker Oil Tools, Inc. Unloading injection control valve
FR2605381B1 (fr) * 1986-10-16 1989-01-13 Diamant Boart Sa Vanne de securite pour puits petrolier, autorisant un fonctionnement en debit artificiel
US4804042A (en) * 1987-11-24 1989-02-14 Marathon Oil Company Bottom hole shut-in tool
US4825945A (en) * 1988-03-21 1989-05-02 Cameron Iron Works Usa, Inc. Wellhead valve
US4986357A (en) * 1990-04-09 1991-01-22 Pringle Ronald E Well tool having a variable area hydraulic actuator
EP0572732B1 (en) 1992-06-01 1998-08-12 Cooper Cameron Corporation Wellhead
US5398764A (en) * 1993-07-12 1995-03-21 Halliburton Company Well tool system and method for use in a well conduit
US5509476A (en) 1994-03-07 1996-04-23 Halliburton Company Short wellhead plug
US5474124A (en) * 1994-08-26 1995-12-12 Samuels; Martin L. Wellhead retrieval tool assembly
GB9525008D0 (en) * 1995-12-07 1996-02-07 Red Baron Oil Tools Rental Bypass valve
US5775422A (en) * 1996-04-25 1998-07-07 Fmc Corporation Tree test plug
US6290004B1 (en) * 1999-09-02 2001-09-18 Robert W. Evans Hydraulic jar
GB0010735D0 (en) * 2000-05-04 2000-06-28 Specialised Petroleum Serv Ltd Compression set packer
CA2311215C (en) * 2000-06-12 2004-08-10 Lonkar Services Ltd. Flow through bypass tubing plug
US6730236B2 (en) * 2001-11-08 2004-05-04 Chevron U.S.A. Inc. Method for separating liquids in a separation system having a flow coalescing apparatus and separation apparatus
US6889771B1 (en) * 2002-07-29 2005-05-10 Schlumberger Technology Corporation Selective direct and reverse circulation check valve mechanism for coiled tubing
US7090020B2 (en) * 2002-10-30 2006-08-15 Schlumberger Technology Corp. Multi-cycle dump valve
US7219752B2 (en) * 2003-11-07 2007-05-22 Aps Technologies, Inc. System and method for damping vibration in a drill string
US7134490B2 (en) * 2004-01-29 2006-11-14 Cameron International Corporation Through bore wellhead hanger system
US7207384B2 (en) * 2004-03-12 2007-04-24 Stinger Wellhead Protection, Inc. Wellhead and control stack pressure test plug tool
US7527104B2 (en) * 2006-02-07 2009-05-05 Halliburton Energy Services, Inc. Selectively activated float equipment
US7533721B2 (en) * 2006-03-01 2009-05-19 Baker Hughes Incorporated Millable pre-installed plug
GB2468228B (en) * 2007-11-21 2012-05-16 Cameron Int Corp Back pressure valve
GB2473355B (en) * 2008-03-25 2013-03-06 Cameron Int Corp Internal Lockdown Snubbing Plug
GB2493471B (en) * 2008-04-09 2013-03-20 Cameron Int Corp Straight-bore back pressure valve
CN102713135B (zh) * 2009-08-12 2014-12-03 通用电气石油和天然气压力控制有限公司 用于井头的双重阻隔塞系统

Also Published As

Publication number Publication date
GB2469216A (en) 2010-10-06
WO2009085780A2 (en) 2009-07-09
NO20100950L (no) 2010-07-12
GB2469216B (en) 2011-07-13
GB201008931D0 (en) 2010-07-14
BRPI0821391A2 (pt) 2015-06-16
US20100243268A1 (en) 2010-09-30
US8939216B2 (en) 2015-01-27
WO2009085780A3 (en) 2009-09-17

Similar Documents

Publication Publication Date Title
EP1159509B1 (en) Single valve for a casing filling and circulating apparatus
US8613324B2 (en) Single trip positive lock adjustable hanger landing shoulder device
US3468559A (en) Hydraulically actuated casing hanger
US8100199B2 (en) Continuous fluid circulation valve for well drilling
US10047579B2 (en) Internal lockdown snubbing plug
US20040000405A1 (en) Valve for an internal fill up tool
NO338674B1 (no) Anordning og framgangsmåte for uttrekking av en plugg i en kanal i en brønnhodesammenstilling på havbunnen og framgangsmåte for komplettering av havbunnsbrønn.
BRPI0718571A2 (pt) Sistema de tubo ascendente, e, métodos de testar a pressão de uma coluna de tubo ascendente, de construir um sistema de tubo ascendente e de perfuração
EA017043B1 (ru) Уплотняющее устройство и способ уплотнения
BRPI0615504A2 (pt) ferramenta de queda lateral e método para queda de um item em um poço
US20140182859A1 (en) Process, device, and system to cap and seal oil and gas in a riser pipe
NO300652B1 (no) Overflatebrönnhode
US8800646B2 (en) Safety device for retrieving component within wellhead
NO345347B1 (no) Nedlåsingshylse for fôringsrørhenger
NO335157B1 (no) System og fremgangsmåte for produksjon til havs med brønnstyring
BRPI1000811B1 (pt) método de remoção de fluido
NO332032B1 (no) Undersjoisk bronnhodemontasje og framgangsmate for komplettering av en undersjoisk bronn
BRPI0821391B1 (pt) Tampão de manobra de tubulação sob pressão, ferramenta de manobra de tubulação sob pressão e método associado
NO342014B1 (no) Havbunnsbrønn-produksjonssystem
NO20110351A1 (no) Fremgangsmate og system for setting av en metalltetning
US20140326469A1 (en) Positive locked slim hole suspension and sealing system with single trip deployment and retrievable tool
EP3332081B1 (en) Diverter for drilling operation
US20050279504A1 (en) Intervention spool for subsea use
WO2021094809A1 (en) Cup tester unit
US11840922B2 (en) Blow-out preventer test spool system

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B25G Requested change of headquarter approved

Owner name: CAMERON INTERNATIONAL CORPORATION (US)

B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: CAMERON TECHNOLOGIES LIMITED (NL)

B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 12/02/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 12/02/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS