BRPI0813475B1 - conjunto de mourão de cerca, método de construção de uma cerca, e painel de tela - Google Patents
conjunto de mourão de cerca, método de construção de uma cerca, e painel de tela Download PDFInfo
- Publication number
- BRPI0813475B1 BRPI0813475B1 BRPI0813475A BRPI0813475A BRPI0813475B1 BR PI0813475 B1 BRPI0813475 B1 BR PI0813475B1 BR PI0813475 A BRPI0813475 A BR PI0813475A BR PI0813475 A BRPI0813475 A BR PI0813475A BR PI0813475 B1 BRPI0813475 B1 BR PI0813475B1
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- fence
- retainer
- post
- slot
- construction
- Prior art date
Links
Classifications
-
- E—FIXED CONSTRUCTIONS
- E04—BUILDING
- E04H—BUILDINGS OR LIKE STRUCTURES FOR PARTICULAR PURPOSES; SWIMMING OR SPLASH BATHS OR POOLS; MASTS; FENCING; TENTS OR CANOPIES, IN GENERAL
- E04H17/00—Fencing, e.g. fences, enclosures, corrals
- E04H17/02—Wire fencing, e.g. made of wire mesh
- E04H17/10—Wire fencing, e.g. made of wire mesh characterised by the way of connecting wire to posts; Droppers
- E04H17/12—Wire fencing, e.g. made of wire mesh characterised by the way of connecting wire to posts; Droppers the wire being placed in slots, grooves, or the like
-
- E—FIXED CONSTRUCTIONS
- E04—BUILDING
- E04H—BUILDINGS OR LIKE STRUCTURES FOR PARTICULAR PURPOSES; SWIMMING OR SPLASH BATHS OR POOLS; MASTS; FENCING; TENTS OR CANOPIES, IN GENERAL
- E04H17/00—Fencing, e.g. fences, enclosures, corrals
- E04H17/14—Fences constructed of rigid elements, e.g. with additional wire fillings or with posts
- E04H17/16—Fences constructed of rigid elements, e.g. with additional wire fillings or with posts using prefabricated panel-like elements, e.g. wired frames
- E04H17/161—Fences constructed of rigid elements, e.g. with additional wire fillings or with posts using prefabricated panel-like elements, e.g. wired frames using wire panels
Landscapes
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Architecture (AREA)
- Civil Engineering (AREA)
- Structural Engineering (AREA)
- Devices Affording Protection Of Roads Or Walls For Sound Insulation (AREA)
- Fencing (AREA)
Description
(54) Título: CONJUNTO DE MOURÃO DE CERCA, MÉTODO DE CONSTRUÇÃO DE UMA CERCA, E PAINEL DE TELA (73) Titular: ASHLEY DEAN OLSSON, Mecânico(a). Endereço: 989 Crook Well Road Goulburn, NewSouth Wales 2580, AUSTRÁLIA(AU); ASHLEY NORMAN OLSSON. Endereço: 989 Crookwell Road Goulburn NewSouth Wales 2580, AUSTRÁLIA(AU); NATHANAEL DEAN OLSSON. Endereço: 989 Crookwell Road Goulburn New South Wales 2580, AUSTRÁLIA(AU); STAFFORD JAMES OLSSON. Endereço: 989 Crookwell Road Goulburn New South Wales 2580, AUSTRÁLIA(AU); KIERAN BLAKE OLSSON. Endereço: 989 Crookwell Road Goulburn NewSouth Wales 2580, AUSTRÁLIA(AU) (72) Inventor: ASHLEY DEAN OLSSON; ASHLEY NORMAN OLSSON; NATHANAEL DEAN OLSSON; STAFFORD JAMES OLSSON; KIERAN BLAKE OLSSON.
Prazo de Validade: 10 (dez) anos contados a partir de 27/11/2018, observadas as condições legais
Expedida em: 27/11/2018
Assinado digitalmente por:
Alexandre Gomes Ciancio
Diretor Substituto de Patentes, Programas de Computador e Topografias de Circuitos Integrados
1/35
CONJUNTO DE MOURÃO DE CERCA, MÉTODO DE CONSTRUÇÃO DE UMA CERCA, E PAINEL DE TELA
CAMPO TÉCNICO
Esta invenção se refere, entre outras coisas, a um conjunto de mourão de cerca que tem um mantenedor para manutenção de um membro de cerca (tal como um painel de arame ou de tela) em relação a um mourão de cerca. Em uma modalidade, o mantenedor é móvel entre uma posição de manutenção na qual o membro de formação de cerca é mantido em relação ao mourão de cerca, e uma posição de liberação, na qual o membro de formação de cerca pode ser liberado do mourão de cerca. Esta invenção também se refere a um método para a construção de uma cerca.
TÉCNICA ANTECEDENTE
De modo a se construir uma cerca de arame, tipicamente um construtor de cerca primeiramente ancorará os mourões de cerca no terreno em intervalos regulares. Este construtor de cerca então passará arames de formação de cerca lisos através de orificios nos mourões (se piquetes em formato de estrela ou de T) ou, afixará de outra forma os arames aos mourões, então, deformará esses arames e, então, finalmente os amarrará. De modo a se construir uma cerca de painel de tela, tipicamente o construtor de cerca amarrará adicionalmente um painel de tela aos arames lisos deformados, deformará aqueles painéis e, então, finalmente, os amarrará.
As desvantagens do método descrito acima incluem que ele é tedioso e consome tempo. Em particular, é requerido que o construtor de cerca passe fios através de numerosos orificios, e várias tiras ao longo de um comprimento da
Petição 870180042382, de 21/05/2018, pág. 10/51
2/35 cerca podem ser requeridas, de modo a se fazer isso e deformar plenamente a cerca.
Outras desvantagens incluem que mourões de cerca adicionais não podem ser prontamente adicionados à cerca existente e mourões de cerca danificados não podem ser substituídos sem primeiramente se liberarem os arames seguindo-se ao que os arames requereríam uma nova passada de novo e uma deformação.
Ainda uma outra desvantagem é que uma cerca como essa não pode ser prontamente desmontada para fins de realocação ou de reciclagem.
EXPOSIÇÃO DA INVENÇÃO
É um objetivo da presente invenção suplantar ou minimizar pelo menos uma das desvantagens referidas acima, ou prover ao público uma escolha útil ou comercial.
De acordo com um primeiro aspecto da presente invenção, é provido um conjunto de membro de formação de cerca que compreende:
um membro de formação de cerca; e pelo menos um mantenedor para manutenção de um membro de formação de cerca em relação ao mourão, onde o mantenedor é móvel entre uma posição de manutenção na qual o membro é mantido em relação ao mourão e uma posição de liberação na qual o membro pode ser liberado do mourão.
O mourão pode ser de qualquer tamanho adequado, formato e construção, e pode ser feito de qualquer material adequado ou materiais. O mourão pode ser, por exemplo, um tubo, um perfil, uma estaca ou um piquete, pode ser feito de metal galvanizado, material plástico ou de madeira.
Preferencialmente, o mourão é um piquete em estrela ou um
Petição 870180042382, de 21/05/2018, pág. 11/51
3/35 piquete em formato de T feito de aço revestido.
O mourão pode ser um compósito / híbrido de materiais diferentes. Por exemplo, o mourão pode compreender uma porção metálica longitudinal e uma porção não metálica se estendendo longitudinalmente ao longo da porção metálica, onde a porção não metálica tem uma pluralidade de mantenedores espaçados ao longo de um comprimento da porção não metálica. As porções metálica longitudinal e não metálica podem ser conectadas a cada outra de qualquer maneira adequada, por exemplo, por prendedores tais como porcas e cavilhas, adesivo ou por uma solda fundida.
O mantenedor pode ser conectado a ou conectável, provido por ou formado dentro longitudinal. Preferencialmente, da porção não metálica o mourão compreende um suporte metálico e uma tira de plástico que se estende longitudinalmente ao longo do suporte metálico, onde a tira de plástico tem uma pluralidade de mantenedores espaçados ao longo de um comprimento da tira. A tira de plástico pode ser conectada ao suporte metálico longitudinal com porcas e cavilhas.
O mantenedor pode ser de qualquer tamanho adequado, formato e construção, e pode ser feito de qualquer material adequado ou materiais.
Em uma primeira modalidade da invenção, o mantenedor compreende um retentor resiliente que se estende a partir do mourão e que tem uma extremidade de recebimento de membro de construção de cerca se confinando (ou quase se confinando) com o mourão. A extremidade de recebimento pode ser móvel entre as posições de manutenção e de liberação.
Na posição de manutenção, a extremidade de recebimento pode
Petição 870180042382, de 21/05/2018, pág. 12/51
4/35 se confinar (ou quase se confinar) com o mourão e, na posição de liberação, a extremidade de recebimento pode ser espaçada do mourão, de modo a ser capaz de aceitar o membro de construção de cerca.
Em uma segunda modalidade da invenção, o mantenedor pode compreender uma abertura que se estende no mourão para recebimento do membro de construção de cerca e pelo menos um retentor conectado ao mourão que é móvel entre as posições de manutenção e de liberação, onde na posição de manutenção o retentor retém o membro de construção de cerca na abertura.
A abertura pode ser de qualquer tamanho adequado e formato. Preferencialmente, a abertura é uma fenda que se estende no mourão, de modo que o membro de construção de cerca, quando mantido pelo retentor, estenda-se através do mourão em relação a um comprimento do mourão. A fenda pode ter uma extremidade aberta e uma extremidade cega. A fenda pode se estender linearmente ou em ângulos diferentes no mourão. A fenda pode se estender, por exemplo, de forma horizontal, vertical, angular e/ou curvada no mourão. A fenda pode ter ranhuras superiores e/ou inferiores nas quais o retentor ou uma parte do retentor pode se localizar, quando na posição de manutenção ou na de liberação. A extremidade cega pode ser afunilada, de modo a sujeitar o membro de construção de cerca.
O retentor pode ser de qualquer tamanho, formato ou construção. O retentor pode ser conectado ao mourão e móvel em relação a ele de qualquer forma adequada.
Em uma modalidade, o retentor pode ser deslizável entre as posições de manutenção e de liberação, por
Petição 870180042382, de 21/05/2018, pág. 13/51
5/35 exemplo, por meio de um arranjo de lingüeta e ranhura.
Em uma outra modalidade, o retentor pode ter uma extremidade flexível que obstrui o movimento do membro de construção de cerca através da fenda, e a extremidade pode 5 ser móvel entre as posições de manutenção e de liberação, por meio do que na posição de liberação o membro de construção de cerca é livre para sair através da extremidade aberta da fenda. Nesta modalidade, o retentor pode compreender aço-mola.
Em uma outra modalidade, o retentor pode ser conectado de forma pivotante ao mourão e pivotado entre as posições de manutenção e de liberação. Nesta modalidade, o retentor pode ter uma região de montagem de mourão e uma região de encaixe de membro de construção de cerca. A região de 15 montagem de mourão pode ser montada no mourão por meio de um pino do retentor. A região de encaixe de membro de construção de cerca pode se estender através da fenda, de modo a obstruir um movimento do membro de construção de cerca em direção à extremidade aberta da fenda, quando o 20 retentor estiver na posição de manutenção. A região de encaixe de membro de construção de cerca pode ser no formato de um gancho, de modo a se enganchar em torno do membro de construção de cerca, enquanto o membro de construção de cerca estiver localizado dentro da fenda. A 25 região de encaixe de membro de construção de cerca pode se estender dentro do mourão através da fenda, de modo a obstruir um movimento do membro de construção de cerca em direção à extremidade aberta da fenda, quando o retentor estiver na posição de manutenção. A região de encaixe de 30 membro de construção de cerca pode se localizar dentro das
Petição 870180042382, de 21/05/2018, pág. 14/51
6/35 ranhuras superiores e inferiores da fenda, quando nas posições de manutenção e de liberação, respectivamente.
retentor pode ser orientado para se mover para e permanecer na posição de manutenção, e isto pode ser obtido 5 de qualquer maneira adequada. Ele pode ser orientado, por exemplo, por meio de uma mola ou de um outro tipo de membro de orientação, ou por meio da gravidade. Caso por gravidade, então, o retentor pode ter uma região de contrabalanço que faz com que a região de encaixe de membro 10 de construção de cerca pivote, de modo que se estenda através da fenda, de modo a obstruir um movimento do membro de construção de cerca em direção à extremidade aberta da fenda.
O mantenedor pode compreender mais de um tipo de 15 retentor para manutenção do membro de construção de cerca dentro da fenda.
O mantenedor pode ser conectável ao mourão. Isto é, o mantenedor pode ser conectado a, digamos, um suporte, e o suporte pode ser conectável ao mourão. Isto pode ser obtido 20 de qualquer maneira adequada. Em uma modalidade, o suporte é na forma de uma tira plástica que tem pelo menos um referido retentor e uma fenda, e a tira é conectável a uma borda longitudinal do mourão por meio de prendedores.
Qualquer tipo adequado de membro de construção de cerca pode ser mantido em relação ao mourão. Em uma modalidade, o membro de construção de cerca é um arama liso ou um comprimento de arame farpado. O conjunto de mourão pode ter uma pluralidade de mantenedores espaçados ao longo de um comprimento do mourão, de modo a formarem uma cerca de arame alta de 2 a 8 cordões.
Petição 870180042382, de 21/05/2018, pág. 15/51
7/35
Em uma outra modalidade, o membro de construção de cerca pode ser um painel de tela, em cujo caso o conjunto de mourão pode ter uma pluralidade de mantenedores espaçados ao longo de um comprimento do mourão para 5 manutenção de cordões se estendendo se estendendo de forma substancialmente horizontal diferentes do painel de tela.
Em ainda uma outra modalidade, o membro de construção de cerca pode ser um isolante, um suporte, um pluviômetro ou outro tipo de acessório que usualmente pode ser 10 encontrado conectado a ou associado de uma outra forma a uma cerca. O membro de construção de cerca pode ser um acessório que usualmente não é conectado a ou associado de outra forma a uma cerca. Um membro de construção de cerca como esse terá uma região de encaixe de mantenedor 15 (conforme descrito mais tarde neste relatório descritivo) para ser mantido pelo mantenedor em relação ao mourão de cerca.
O conjunto de mourão pode ser ancorado ou preso de outra forma a qualquer superfície adequada, de modo que o 20 mourão se estenda de forma vertical, horizontal ou em qualquer outro ângulo desejado. Isto é, o mourão poderia se estender em qualquer ângulo adequado a partir de, digamos, uma ponte ou uma edificação. Preferencialmente, o mourão é ancorado a uma superfície do terreno por ser parcialmente 25 direcionado para o terreno.
De acordo com um segundo aspecto da presente invenção, é provido um método de construção de uma cerca, o referido método compreendendo as etapas de:
ancoragem de pelo menos um conjunto de mourão de cerca 30 a uma superfície, onde o conjunto de mourão compreende um
Petição 870180042382, de 21/05/2018, pág. 16/51
8/35 mourão de cerca e pelo menos um mantenedor para manutenção de um membro de construção de cerca em relação ao mourão, onde o mantenedor é móvel entre uma posição de manutenção na qual o membro é mantido em relação ao mourão e uma posição de liberação, na qual o membro pode ser liberado do mourão; e encaixe de um membro de construção de cerca com o mantenedor, de modo que o mantenedor mantenha o membro de construção de cerca em relação ao mourão.
Preferencialmente, o método compreende a etapa adicional de deformação (tracionamento) do membro de construção de cerca uma vez, ou antes de ele ser mantido em relação ao mourão.
O conjunto de mourão de cerca e o membro de construção de cerca podem ser conforme descrito com respeito ao primeiro aspecto da invenção.
De acordo com um terceiro aspecto da presente invenção, é provido um painel de tela quando usado como um membro de construção de cerca para o conjunto de mourão de cerca de acordo com o primeiro aspecto da presente invenção, ou quando usado no método de acordo com o segundo aspecto da presente invenção.
O painel de tela pode ser de qualquer tamanho, formato e construção, e pode ser feito de qualquer material adequado ou materiais. O painel de tela pode ter aberturas de formato retangular, ortogonal ou outro.
Preferencialmente, o painel de tela compreende uma pluralidade de arames que se estendem de forma substancialmente horizontal e de forma substancialmente vertical que são conectados uns aos outros.
Petição 870180042382, de 21/05/2018, pág. 17/51
9/35
Preferencialmente, cada arame que se estende horizontalmente é mantido por um mantenedor de um conjunto de mourão de cerca.
De acordo com um quarto aspecto da presente invenção, é provido um membro de construção de cerca para uso com o conjunto de mourão de cerca de acordo com o primeiro aspecto da presente invenção, ou para uso no método de acordo com o segundo aspecto da presente invenção.
O membro de construção de cerca de acordo com o quarto aspecto da presente invenção pode compreender uma região de encaixe de mantenedor, para ser mantido pelo mantenedor em relação ao mourão de cerca e pelo menos uma outra região provendo a funcionalidade desejada. Preferencialmente, o membro de construção de cerca compreende um corpo de suporte, um par de braços de suporte de pino se estendendo lateralmente do corpo de suporte que é montado à cavaleira no mourão, e um pino de travamento que se estende entre os braços de suporte de pino que é encaixável com o mantenedor. Um anel isolador ou um suporte, ou um pluviômetro pode ser suportado pelo corpo de suporte. O membro de construção de cerca ainda pode compreender pelo menos um par de braços de posicionamento se estendendo lateralmente do corpo de suporte, que é montado à cavaleira no mourão do conjunto de mourão de cerca.
De acordo com um quinto aspecto da presente invenção, é provido um membro de construção de cerca que compreende:
uma região de encaixe de mantenedor para encaixe de um mantenedor de um conjunto de mourão de cerca; e pelo menos uma outra região provendo uma função desej ada,
Petição 870180042382, de 21/05/2018, pág. 18/51
10/35 onde o referido mantenedor é capaz de manter o membro de construção de cerca em relação a um mourão do conjunto, e o mantenedor é móvel entre uma posição de manutenção, na qual o membro de construção de cerca é mantido em relação ao mourão, e uma posição de liberação, na qual o membro de construção de cerca pode ser liberado do mourão.
De acordo com um sexto aspecto da presente invenção, é provido um retentor para manutenção de um membro de construção de cerca em uma fenda de um mourão, onde o retentor é conectável ou conectado ao mourão e pivotante
entre uma | posição | de | manutenção | na | qual o membro | de | ||
construção | de | cerca | é | mantido | na | fenda | e uma posição | de |
liberação | na | qual | o | membro | de | construção de cerca | é | |
liberável | da | fenda, | onde o | retentor | é orientado para |
automaticamente retornar da posição de liberação para a posição de manutenção.
retentor pode ser conforme descrito em outros aspectos da presente invenção.
De acordo com um sétimo aspecto da presente invenção, é provido um localizador de arame de construção de cerca para uso com o conjunto de mourão de cerca de acordo com o primeiro aspecto da presente invenção, ou para uso no método de acordo com o segundo aspecto da presente invenção, onde o localizador insere arames de construção de cerca como um grupo ou arames de um painel de tela de arame nas fendas de mantenedores de um mourão de cerca.
O localizador pode ser de qualquer tamanho adequado, formato e construção. Preferencialmente, o localizador compreende um corpo alongado, um ou mais punhos se estendendo a partir de um lado do corpo, e uma fileira de
Petição 870180042382, de 21/05/2018, pág. 19/51
11/35 dentes de encaixe de arame se estendendo a partir de um outro lado do corpo. Em uso, os arames de construção de cerca são feitos se encaixarem nos dentes e os dentes então são movidos por um instalador em relação ao mourão, de modo que cada arame se encaixe em seu respectivo mantenedor (um de cada vez).
As modalidades preferidas da invenção serão descritas, agora, a título de exemplo, com referência às figuras associadas.
BREVE DESCRIÇÃO DAS FIGURAS
A Figura 1 é uma vista em perspectiva lateral de parte
de um conjunto de | mourão | de cerca | que | mantém um arame | de |
construção de cerca de | acordo | com | uma modalidade | da | |
presente invenção; | |||||
A Figura 2 | é uma vista | em | elevação lateral |
correspondente à Figura 1;
A Figura 3 é uma vista em elevação lateral de uma parte de um conjunto de mourão de cerca, de acordo com uma modalidade da presente invenção;
A Figura 4 é uma vista em perspectiva lateral correspondente à Figura 3, mas mantendo um arame de construção de cerca;
A Figura 5 é uma vista em elevação lateral de parte de um conjunto de mourão de cerca, de acordo com uma modalidade da presente invenção;
A Figura 6 é uma vista em perspectiva lateral correspondente à Figura 5, mas mantendo um arame de construção de cerca;
A Figura 7 é uma vista em elevação lateral de parte de um conjunto de mourão de cerca, de acordo com uma
Petição 870180042382, de 21/05/2018, pág. 20/51
12/35 modalidade da presente invenção;
A Figura 8 é uma vista em perspectiva lateral
correspondente à Figura 7, | mas mantendo um | arame de | |
construção de cerca; | |||
A Figura 9 é | uma | vista em elevação | frontal |
correspondente à Figura | 8; | ||
A Figura 10 é uma | vista | em elevação lateral | de parte |
de um conjunto de mourão de cerca, de acordo com uma modalidade da presente invenção;
A Figura 11 é uma vista em perspectiva lateral correspondente à Figura 10;
A Figura 12 é uma vista em perspectiva lateral correspondente à Figura 10, mas mantendo um arame de construção de cerca;
A Figura 13 é uma vista em perspectiva lateral correspondente à Figura 12;
A Figura 14 é uma vista em perspectiva lateral inversa correspondente à Figura 13;
A Figura 15 é uma vista em elevação frontal correspondente à Figura 14;
A Figura 16 é uma vista em perspectiva lateral de parte de um conjunto de mourão de cerca, de acordo com uma modalidade da presente invenção;
A Figura 17 é uma vista em perspectiva lateral inversa correspondente à Figura 16;
A Figura 18 é uma vista em perspectiva lateral de parte de um conjunto de mourão de cerca, mantendo um arame de construção de cerca, de acordo com uma modalidade da presente invenção;
A Figura 19 é uma vista em perspectiva lateral inversa
Petição 870180042382, de 21/05/2018, pág. 21/51
13/35 correspondente à Figura 18;
A Figura 20 é uma vista em elevação frontal correspondente à Figura 19;
A Figura 21 é uma vista em perspectiva lateral de parte de um conjunto de mourão de cerca, de acordo com uma modalidade da presente invenção;
A Figura 22 é uma vista em perspectiva lateral inversa correspondente à Figura 21, mas mantendo um arame de construção de cerca;
A Figura 23 é uma vista em elevação lateral correspondente à Figura 22;
A Figura 2 4 é uma vista em elevação lateral de um conjunto de mourão de cerca, de acordo com uma modalidade da presente invenção;
A Figura 25 é uma vista em perspectiva daquilo mostrado na Figura 24;
A Figura 26 é uma vista em elevação lateral inversa de parte do conjunto de mourão de cerca mostrado na Figura 24;
A Figura 27 é uma vista em perspectiva lateral de parte de um conjunto de mourão de cerca, de acordo com uma modalidade da presente invenção;
A Figura 28 é a mesma que aquela mostrada na Figura 27, exceto pelo fato de estar mantendo um arame de construção de cerca;
A Figura 29 é uma vista em perspectiva do conjunto de mourão de cerca mostrado na Figura 27;
A Figura 30 é uma vista em perspectiva de uma cerca de arame construída a partir de qualquer um dos conjuntos de mourão de cerca das figuras anteriores, de acordo com uma modalidade da presente invenção;
Petição 870180042382, de 21/05/2018, pág. 22/51
14/35
A Figura 31 é uma vista em perspectiva (e vistas aumentadas) de uma cerca de tela e de arame farpado construída a partir de um conjunto de mourão de cerca de uma figura anterior, de acordo com uma modalidade da presente invenção;
A Figura 32 é uma vista em perspectiva de uma cerca de tela construída a partir de um conjunto de mourão de cerca de uma figura anterior, de acordo com uma modalidade da presente invenção;
A | Figura | 33 é | um | detalhe | daquilo mostrado | na | Figura | ||
25; | |||||||||
A | Figura | 34 | é | um | detalhe | daquilo mostrado | na | Figura | |
24; | |||||||||
A | Figura | 35 | é | uma | vista em elevação lateral | de | parte |
do conjunto de mourão de cerca mostrado na Figura 33;
A Figura 36 é uma vista em elevação lateral inversa daquilo mostrado na Figura 33;
A Figura 37 é uma vista final daquilo mostrado na Figura 33;
A Figura 38 é uma vista em perspectiva lateral de um membro de construção de cerca de pluviômetro sendo mantido por um conjunto de mourão de cerca como aquele mostrado em uma figura anterior, de acordo com uma modalidade da presente invenção;
A Figura 39 é uma vista em perspectiva lateral de um pequeno membro de construção de cerca de isolante de anel sendo mantido por um conjunto de mourão de cerca como aquele mostrado em uma figura anterior, de acordo com uma modalidade da presente invenção;
A Figura 4 0 é uma vista em elevação lateral de um
Petição 870180042382, de 21/05/2018, pág. 23/51
15/35 membro de construção de cerca de isolante sendo mantido por um conjunto de mourão de cerca como aquele mostrado em uma figura anterior, de acordo com uma modalidade da presente invenção;
A Figura 41 é uma vista em elevação lateral inversa daquilo mostrado na Figura 40;
A Figura 42 é uma vista em perspectiva lateral daquilo mostrado na Figura 41;
A Figura 43 é uma vista em plano de topo daquilo mostrado na Figura 40;
A Figura 44 é uma vista em perspectiva lateral inversa daquilo mostrado na Figura 42;
A Figura 45 é uma vista em perspectiva de um membro de construção de cerca de isolante que é mantido por um conjunto de mourão de cerca como aquele mostrado em uma figura anterior, de acordo com uma modalidade da presente invenção;
A Figura 46 é uma vista em elevação lateral daquilo mostrado na Figura 45;
A Figura 4 7 é uma vista em plano de topo daquilo mostrado na Figura 45; e
A Figura 4 8 é uma vista em perspectiva lateral de um localizador de arame de construção de cerca, de acordo com uma modalidade da presente invenção.
MELHORES MODOS PARA REALIZAÇÃO DA INVENÇÃO
Nas figuras, números de referência iguais se referem a recursos iguais.
Com referência, primeiramente, às Figuras 1 e 2, é mostrada parte de um conjunto de mourão de cerca 1 para manutenção de um membro de construção de cerca, tal como um
Petição 870180042382, de 21/05/2018, pág. 24/51
16/35 arame de construção de cerca 2. O conjunto de mourão 1 inclui um mourão 3 e numerosos mantenedores 4 (apenas um sendo mostrado) espaçados ao longo de um comprimento do mourão 3. O mourão 3 que é mostrado é na forma de um piquete em estrela de aço revestido e parte de um braço 5 do mourão 3 é mostrada.
Cada mantenedor 4 compreende uma fenda 7 que se estende no braço 5 e um retentor 8 que é móvel entre uma posição de manutenção de membro de construção de cerca (conforme mostrado na Figura 2) e uma posição de liberação de membro de construção de cerca. A fenda 7 se estende horizontalmente dentro do braço 5 e tem uma extremidade aberta 11, uma extremidade cega 12, bem como ranhuras superior 9 e inferior 10 (mais bem vistas na Figura 2).
O retentor 8 é na forma de uma manilha em D, onde uma extremidade de montagem de mourão 15 do retentor 8 se estende transversalmente através de uma abertura no braço 5 e uma extremidade de encaixe de membro de construção de cerca 16 do retentor 8 se estende através da fenda 7. As regiões 14 do retentor 8 que interconectam as extremidades 15 e 16 se estendem ao longo de cada lado do braço 5.
O retentor 8 pode pivotar entre as posições de manutenção e de liberação de membro de construção de cerca 2. Quando da inserção de um arame de construção de cerca 2 na fenda 7, o arame 2 empurra a extremidade de encaixe de membro de construção de cerca 16 para cima para a ranhura superior 9. De modo a se liberar o arame 2 da fenda 7, o retentor 8 deve primeiramente ser pivotado para cima com a mão, de modo que a extremidade de encaixe de membro de construção de cerca 16 se localize na ranhura superior 9.
Petição 870180042382, de 21/05/2018, pág. 25/51
17/35
Na posição de manutenção de membro de construção de cerca, a extremidade de encaixe de membro de construção de cerca se localiza na ranhura inferior 10. A ranhura inferior está ali para prover um recesso positivo para o retentor
8 se assentar, de modo que qualquer pressão do arame 2 (por exemplo, quando um animal faz pressão contra a cerca) não resulte em o arame 2 ser liberado da fenda 7 por acidente.
Voltando-nos, agora, para as Figuras 3 e 4, é mostrada parte de um conjunto de mourão de cerca 21 que mantém um 10 membro de construção de cerca (arame 2) . O conjunto de mourão 21 inclui um mourão 23 e numerosos mantenedores 24 (apenas um sendo mostrado) espaçado ao longo de um comprimento do mourão 23.
Cada mantenedor 2 4 compreende uma fenda 2 7 que se 15 estende em um braço 25 do mourão 21, e um retentor 28 que é móvel entre uma posição de manutenção de membro de construção de cerca (conforme mostrado na Figura 4) e uma posição de liberação de membro de construção de cerca. A fenda 27 se estende horizontalmente no braço 25 e tem uma 2 0 extremidade aberta 31, uma extremidade cega 32, bem como uma ranhura inferior 30, conforme visto na Figura 3.
O retentor 28 é na forma de um par de ganchos interconectados 20 tendo uma extremidade de montagem de mourão 35 ligada por pinos ao mourão 21 com um pino 36 e 25 uma extremidade de encaixe de membro de construção de cerca 37 que tem uma travessa de interconexão 40 que se estende através da fenda 27. Os ganchos 20 se estendem ao longo de cada lado do braço 25.
O retentor 28 pode pivotar entre as posições de manutenção e de liberação de membro de construção de cerca.
Petição 870180042382, de 21/05/2018, pág. 26/51
18/35
Antes da inserção do arame 2 na fenda 27, a extremidade de encaixe de membro de construção de cerca 37 do retentor 28 é primeiramente pivotada para fora da ranhura inferior 30 com a mão em direção à extremidade cega 32 (conforme indicado pela seta de duas pontas da Figura 3) . O arame 2 então é movido abaixo da extremidade 37 para a extremidade cega 32 e o retentor 28 então é liberado, de modo que a extremidade 37 se localize na ranhura 30.
De modo a se liberar o arame 2 da fenda 27, o retentor 28 deve primeiramente ser pivotado para cima com a mão, de modo que a extremidade de encaixe de membro de construção de cerca 37 se mova para fora da ranhura inferior 30. O arame 2 então é puxado abaixo da extremidade 37 e para fora da fenda 27.
Voltando-nos, agora, para as Figuras 5 e 6, é mostrado um conjunto de mourão de cerca 50 de acordo com uma outra modalidade da invenção. De novo, um mourão de cerca 51 do conjunto 50 é na forma de um piquete em estrela.
Um mantenedor 53 do conjunto 50 compreende uma fenda que se estende horizontalmente 54 que tem uma extremidade cega 59 e uma ranhura superior 55, e um retentor de açomola 56 que se estende através da fenda 54. O retentor 56 tem uma extremidade superior 57 localizada dentro da ranhura superior 55. Uma extremidade inferior do retentor 56 é fixada ao mourão 51.
Quando da inserção de um arame 2 na fenda 54, a extremidade superior 57 do retentor 56 se flexiona a partir de uma posição de manutenção de membro de construção de cerca (conforme mostrado na Figura 5) para uma posição de liberação, de modo que o arame 2 possa ser movido e
Petição 870180042382, de 21/05/2018, pág. 27/51
19/35 aprisionado entre o retentor 56 e a extremidade cega 59 da fenda 54. Uma vez que o retentor 56 é feito de aço-mola, a extremidade superior 57 do retentor 56 retorna em mola para um confinamento com um rebordo interno 58 do mourão 51, após o arame 2 ter passado entre a extremidade superior 57 e o rebordo 58. De modo a se liberar o arame 2, a extremidade superior 57 deve ser primeiramente movida para fora de confinamento com o rebordo 58 do mourão 51.
Voltando-nos, agora, para as Figuras 7 a 9, é mostrado um conjunto de mourão de cerca 100 para manutenção de um membro de construção de cerca (por exemplo, o arame 2), de acordo com uma outra modalidade da invenção. Um mourão de cerca 101 do conjunto 100 é na forma de um piquete em estrela.
Um mantenedor 102 do conjunto 100 compreende uma fenda 103 e um retentor 104 que é móvel entre uma posição de manutenção de membro de construção de cerca (conforme mostrado na Figura 8) e uma posição de liberação de membro de construção de cerca. Conforme mostrado na Figura 7, a fenda 103 é em formato de L e tem uma extremidade aberta 105, uma extremidade cega 106 e uma ranhura lateral 107.
O retentor 104 é na forma de um elo de aço-mola, onde uma extremidade de montagem de mourão 108 do retentor 104 se estende transversalmente através de uma abertura em um braço 109 do mourão 101 e uma extremidade de encaixe de membro de construção de cerca 111 do retentor 104 se estende através da fenda 103. Conforme mostrado na Figura 9, as regiões 113 do retentor 104 que interconectam as extremidades 108 e 111 se estendem ao longo de cada lado do braço 109.
Petição 870180042382, de 21/05/2018, pág. 28/51
20/35
O retentor 104 pode pivotar entre as posições de manutenção e de liberação de membro de construção de cerca. Quando da inserção de um arame 2 na fenda 103, o arame 2 empurra a extremidade de encaixe de membro de construção de cerca 111 para a ranhura 107, em cujo momento o arame 2 é móvel para a extremidade cega 106 da fenda 103. Na posição de manutenção de membro de construção de cerca, a extremidade de encaixe de membro de construção de cerca 111 é posicionada conforme mostrado na Figura 8, de modo que qualquer pressão a partir do arame 2 (por exemplo, quando um animal fizer pressão contra a cerca) não resulte em o arame 2 ser liberado da fenda 103 por acidente. De modo a se liberar o arame 2 da fenda 103, o retentor 104 deve primeiramente ser pivotado para cima com a mão, de modo que a extremidade de encaixe de membro de construção de cerca 111 se localize na ranhura lateral 107.
Voltando-nos, agora para as Figuras 10 a 15, é mostrado um conjunto de mourão de cerca 120 de acordo com uma outra modalidade da invenção. Um mourão de cerca 121 do conjunto 12 0 é na forma de um piquete em estrela. Um mantenedor 122 do conjunto 120 compreende uma fenda em formato de L 123 e um conjunto de retentor. O conjunto de retentor compreende um retentor 124, um pino de pivô 126 e um pino de parada de curso 135.
O retentor 124 é montado de forma pivotante em um braço de mourão 121 e pode pivotar entre as posições de manutenção e de liberação de membro de construção de cerca.
Conforme mostrado na Figura 10, o retentor 124 compreende uma região de montagem de mourão 125, uma região de encaixe de membro de construção de cerca 12 7 e uma região de
Petição 870180042382, de 21/05/2018, pág. 29/51
21/35 contrabalanço 130. O pino de parada de curso 135 se estende lateralmente a partir do braço de mourão de cerca 121 entre a região de encaixe de membro de construção de cerca 127 e a região de contrabalanço 130. O pino de pivô 12 6 se 5 estende através do braço de mourão 121 e da região de montagem 125 e permite que a região de encaixe de membro de construção de cerca 127 pivote em relação ao braço de mourão 121. A região de encaixe de membro de construção de cerca 127 tem uma ponta afunilada 131 que é conformada para 10 permitir que um membro de construção de cerca se localize em uma extremidade cega 128 da fenda 123 e seja retido na extremidade cega 128.
As Figuras 13 a 15 mostram o retentor 124 na posição de manutenção de membro de construção de cerca. Quando da 15 inserção de um arame de construção de cerca 2 na fenda 123, o arame de construção de cerca 2 se encaixa na ponta afunilada 131 e empurra a região de encaixe de membro de construção de cerca 127 para baixo. O arame de construção de cerca 2 então se localiza na extremidade cega 128 da 20 fenda 123, em cujo momento a região de encaixe de membro de construção de cerca 127 pivota de volta para a posição de manutenção, devido ao peso da região de contrabalanço 130. O pino de parada de curso 135 resiste mais a um movimento para baixo da região de contrabalanço 130, e assegura que o 25 arame de construção de cerca 2 não possa se desencaixar da fenda 123 por acidente. De modo a se liberar o arame de construção de cerca 2 da fenda 123, a região de encaixe de membro de construção de cerca 12 7 deve ser pivotada para baixo com a mão, de modo que o arame de construção de cerca 30 2 possa se mover livremente para uma extremidade aberta da
Petição 870180042382, de 21/05/2018, pág. 30/51
22/35 fenda 123.
Voltando-nos, agora, para as Figuras 16 e 17, é mostrado um conjunto de mourão de cerca 140 de acordo com uma outra modalidade da invenção. Um mourão de cerca 141 do 5 conjunto 140 é na forma de um piquete em estrela. Um mantenedor 142 do conjunto 140 compreende uma fenda 143 e um conjunto de retentor.
A fenda 143 tem uma porção arqueada 148 flanqueada por porções lineares 149, 151. A porção linear 149 corresponde 10 a uma extremidade aberta 14 9 da fenda 143, ao passo que a porção linear 151 corresponde a uma extremidade cega 151 da fenda 143.
conjunto de retentor compreende um retentor 144 e um pino de pivô 14 6. 0 retentor 14 4 é montado de forma pivotante em um braço de mourão 141 por meio do pino de pivô 146, e pode pivotar entre as posições de manutenção e de liberação de membro de construção de cerca. O retentor 144 compreende uma região de montagem de mourão 145 através da qual o pino de pivô 14 6 se estende, uma região de 20 encaixe de membro de construção de cerca 147 e uma região de contrapeso 150. A região de encaixe de membro de construção de cerca 147 tem uma boca 160 conformada para receber um membro de construção de cerca e para guiar um movimento do membro para a extremidade cega 151 da fenda 25 143. Conforme o retentor 144 pivota para a posição de manutenção, a boca 160 coincide com a porção arqueada 148 da fenda 143.
A Figura 16 mostra o retentor 144 na posição de manutenção de membro de construção de cerca. Quando da inserção de um membro de construção de cerca na fenda 143,
Petição 870180042382, de 21/05/2018, pág. 31/51
23/35 o membro de construção de cerca se encaixa na boca 160 e empurra a região de encaixe de membro de construção de cerca 147 para baixo. Conforme o retentor 144 roda em relação ao braço de mourão 141, a boca 160 se alinha perfeitamente com a porção arqueada 148 da fenda 143. O membro de construção de cerca então se localiza na extremidade cega 151 da fenda 143, em cujo momento a região de encaixe de membro de construção de cerca 147 pivota de volt para a posição de manutenção, devido ao peso da região de contrabalanço 150.
De modo a se liberar o membro de construção de cerca da fenda 143, a região de encaixe de membro de construção de cerca 147 deve ser pivotada para baixo com a mão, até um momento tal que o membro de construção de cerca possa ser recebido pela boca 160 e guiado para a extremidade aberta 149 da fenda 143.
Voltando-nos, agora, para as Figuras 18 a 20, é mostrado um conjunto de mourão de cerca 240 de acordo com uma outra modalidade da invenção. Um mourão de cerca 241 do conjunto 240 é na forma de um piquete em estrela. Um mantenedor 242 do conjunto 240 compreende uma fenda 243 e um conjunto de retentor.
A fenda 243 tem uma porção arqueada 248 flanqueada por porções lineares 249, 251, conforme visto na Figura 19. A porção linear 249 corresponde a uma extremidade aberta 249 da fenda 243, ao passo que a porção linear 251 corresponde a uma extremidade cega 251 da fenda 243.
O conjunto de retentor compreende um retentor 244 e um pino de pivô 24 6. O retentor 244 é montado de forma pivotante em um braço de mourão 241 por meio do pino de
Petição 870180042382, de 21/05/2018, pág. 32/51
24/35 pivô 246, e pode pivotar entre as posições de manutenção e de liberação de membro de construção de cerca. O retentor 244 compreende uma região de montagem 245 através da qual o pino de pivô 246 se estende, uma região de encaixe de membro de construção de cerca 247 e uma região de contrapeso 250. A região de encaixe de membro de construção de cerca 247 tem uma boca 2 60 conformada para receber um membro de construção de cerca e para guiar um movimento do membro para a extremidade cega 251 da fenda 243. Conforme o retentor 244 pivota para a posição de manutenção, a boca 260 coincide com a porção arqueada 248 da fenda 243.
A Figura 18 mostra o retentor 244 na posição de manutenção de membro de construção de cerca. Quando da inserção de um membro de construção de cerca, tal como um arame 2, na fenda 243, o membro de construção de cerca se encaixa na boca 260 e empurra a região de encaixe de membro de construção de cerca 247 para baixo. Conforme o retentor 244 roda em relação ao braço de mourão 241, a boca 2 60 se alinha perfeitamente com a porção arqueada 248 da fenda 243. O arame de membro de construção de cerca 2 então se localiza na extremidade cega 251 da fenda 243, em cujo momento a região de encaixe de membro de construção de cerca 247 pivota de volta para a posição de manutenção, devido ao peso da região de contrabalanço 250.
De modo a se liberar o arame 2 da fenda 243, a região de encaixe de membro de construção de cerca 247 deve ser
pivotada para baixo com a | mão, | até | um momento | tal | que | o | ||
arame 2 possa ser | recebido | pela | boca 260 e | guiado | para | a | ||
extremidade aberta | 249 da fenda 2 | 43. | ||||||
Voltando-nos, | agora, | para | as | Figuras | 21 | a | 23, | é |
Petição 870180042382, de 21/05/2018, pág. 33/51
25/35 mostrado um conjunto de mourão de cerca 170 para manutenção de um membro de construção de cerca, tal como um arame 2, de acordo com uma outra modalidade da invenção. Um mourão de cerca 171 do conjunto 17 0 é na forma de um piquete em estrela. Um mantenedor 172 do conjunto 170 compreende uma fenda superior arqueada 173, uma fenda em formato de L inferior 174 que tem uma extremidade cega 180 e um retentor de mola plana de metal 175 que é móvel entre uma posição de manutenção de membro de construção de cerca (conforme mostrado na Figura 22) e uma posição de liberação de membro de construção de cerca.
O retentor de mola plano 175 tem uma porção superior arqueada 177 e uma porção inferior em gancho 178. A porção superior arqueada 177 se estende na fenda superior 173 e tem um par de lingüetas de travamento viradas para cima 179 que se estendem ao longo de cada lado de um braço de mourão 171 e em conjunto com a porção superior arqueada 177 travam o retentor 175 em posição. Uma porção do retentor 175 intermediária às porções superior e inferior 177, 178 se estende ao longo de uma borda do braço de mourão 171. A porção inferior em gancho 178 se estende através da fenda inferior 174 e é orientada para permanecer naquela posição de manutenção de membro de construção de cerca. A porção inferior em gancho 178 tem um entalhe 183 ligeiramente mais
largo do que | a largura | do | braço de mourão 171 (veja | a | |
Figura 21). | |||||
A porção | inferior em | gancho | 178 pode se mover entre | as | |
posições de | manutenção | e | de | liberação de membro | de |
construção de | cerca. Quando | da | inserção de um membro | de | |
construção de | cerca (por | exemplo, um arame 2) na fenda |
Petição 870180042382, de 21/05/2018, pág. 34/51
26/35 inferior 174, o membro faz pressão contra a porção inferior em gancho 178 e contra uma força da mola, até o entalhe 183 se encaixar no mourão 171 e o membro ser localizável na extremidade cega 180 de fenda inferior 174. A porção inferior em gancho 178 então retorna para uma posição inativa e impede o membro de construção de cerca de se desencaixar da fenda inferior 174 por acidente. De modo a se liberar o membro de construção de cerca da fenda inferior 174, o entalhe 183 da porção inferior em gancho 178 deve ser movido de novo para um encaixe temporário com o braço de mourão 171.
Voltando-nos, agora, para as Figuras 27 a 29, de novo é mostrado o conjunto de mourão de cerca 120 das Figuras 10 a 15, tendo mantenedores 122 espaçados ao longo de um comprimento do mourão 121.
O retentor 124 é o mesmo conforme mostrado na Figura 10, exceto pelo fato de o pino de parada de curso 135 e o pino de pivô 12 6, cada um, terem uma cabeça de diâmetro menor.
A Figura 28 mostra o retentor 124 na posição de manutenção de membro de construção de cerca. A Figura 27 mostra como o retentor 124 é pivotado quando aceita ou libera um arame de membro de construção de cerca 2 da fenda 123.
As Figuras 30 a 32 são exemplos de tipos diferentes de cercas que podem ser construídas usando-se os conjuntos de mourão de cerca mostrados nas figuras anteriores.
De modo a se construir a cerca de arame 400 da Figura
30, os mourões dos conjuntos de mourão 401 são primeiramente dirigidos para o terreno no espaçamento
Petição 870180042382, de 21/05/2018, pág. 35/51
27/35 requerido. Todos os arames de construção de cerca liso 402 e farpado 405 então são passados de uma vez, amarrados a um primeiro mourão tensionador, deformados, amarrados a um segundo mourão tensionador, e, então, colocados em encaixe com os mantenedores 4 03 que são espaçados ao longo do comprimento de cada mourão. Com os retentores dos mantenedores 403 na posição de manutenção, caso necessário, os arames 402, 405 então podem ser adicionalmente deformados até estarem completamente tesos.
Voltando-nos, agora, para a Figura 31, é mostrada uma cerca 410 construída usando-se o conjunto de mourão de cerca 120 das Figuras 10 a 15, mas utilizando-se um painel de tela de arame 412, ao invés de arames lisos individuais. Contudo, um arame farpado 413 se estende acima do painel de tela 412. O painel de tela 412 compreende um padrão de repetição de arames que se estendem horizontalmente e que se estendem verticalmente.
De modo a se construir a cerca 410, os mourões 121 são primeiramente ancorados no terreno no espaçamento requerido. O painel de tela 412 e o arame farpado 413 então são desenrolados, amarrados a um primeiro mourão tensionador, deformados, amarrados a um segundo mourão tensionador e, então, os arames que se estendem horizontalmente do painel de tela 412 e o arame farpado 413 são colocados em encaixe com os mantenedores 122 que são espaçados ao longo do comprimento de cada mourão 121. Com os retentores dos mantenedores 122 na posição de manutenção, caso necessário, o painel de tela 412 e o arame farpado 413 então podem ser adicionalmente deformados até estarem completamente tesos.
Petição 870180042382, de 21/05/2018, pág. 36/51
28/35
Voltando-nos, agora, para a Figura 32, é mostrada uma cerca 420 construída usando-se o conjunto de mourão de cerca 12 0 como aquele mostrado na Figura 2 9, mas utilizando-se um tipo diferente de painel de tela de arame 421. O painel de tela 421 compreende uma tela 423 que tem aberturas ortogonais e três arames de deformação se estendendo horizontalmente 422 que são conectados à tela 423.
De modo a se construir a cerca 420, os mourões 121 são primeiramente ancorados ao terreno no espaçamento requerido. O painel de tela 421 então é desenrolado, amarrado a um primeiro mourão tensionador, deformado, amarrado a um segundo mourão tensionador e, então, os arames que se estendem horizontalmente 422 do painel de tela 421 então são colocados em encaixe com os mantenedores 122 que são espaçados ao longo do comprimento de cada mourão 121. Com os retentores dos mantenedores 122 na posição de manutenção, caso necessário, os arames 422 então podem ser adicionalmente deformados, até estarem completamente tesos.
Voltando-nos, agora, para as Figuras 24 a 26 e 33 a 37, é mostrado um conjunto de mourão de cerca 44 0 que tem um mourão compósito / híbrido e os mantenedores 441 espaçados ao longo dali. O mourão compreende um suporte de metal em formato de T e uma tira de plástico 445 que se estende longitudinalmente ao longo de um braço 442 do suporte. Conforme visto nas Figuras 25 e 37, a tira 445 tem pares de garras opostas que se estendem ao longo de lados longitudinais opostos do braço 442 e são firmemente aparafusadas ao braço 442.
Petição 870180042382, de 21/05/2018, pág. 37/51
29/35
Uma pluralidade de mantenedores 441 é posicionada ao longo da tira 445. Os mantenedores 441 são essencialmente os mesmos que os mantenedores 122 mostrados na Figura 29. Fendas em formato de L 444 são formadas na tira de plástico 445. Cada conjunto de retentor 443 compreende um retentor 448, um pino de pivô 449 e um pino de parada de curso 450, conforme visto nas Figuras 33 e 34, e conforme descrito com respeito a um mantenedor 122.
O número e o espaçamento de mantenedores e o comprimento da tira 445 podem variar e dependerão de seu uso pretendido.
Uma vantagem da presente invenção é que arames de construção de cerca e painéis de tela podem ser prontamente afixados a mourões de cerca em uma operação simples. A cerca não precisa passar arames através de orifícios de mourões de piquete em estrela. O construtor de cerca pode passar todos os arames de construção de cerca de uma vez ao longo do comprimento inteiro da cerca e prontamente afixar os arames aos mourões. Desta forma, várias viagens ao longo de um comprimento da cerca pelo construtor de cerca podem ser evitadas.
Quando uma construção de cerca com painel de tela é requerida, esta pode ser pré-fabricada, e a cerca inteira pode ser passada, amarrada e deformada pelo construtor de cerca, então, colocada em encaixe com os mantenedores e, então, finalmente deformada e amarrada, se requerido. Isto evita que o construtor de cerca tenha que primeiramente passar arames lisos através de orifícios de cada mourão, então, deformar aqueles arames, então, afixar o painel de tela e, então, ter que deformar o painel de tela.
Petição 870180042382, de 21/05/2018, pág. 38/51
30/35
Uma outra vantagem da presente invenção é que os mourões podem ser prontamente adicionados ou removidos de uma cerca existente sem que se tenha que cortar quaisquer arames. Um novo mourão é dirigido para o lugar apropriado e 5 os arames são simplesmente inseridos nas fendas dos mantenedores. Da mesma forma, quando se remove um mourão, os arames são liberados do mourão e o mourão então é removido.
Também, no caso de uma cerca precisar ser desmontada, os arames são simplesmente liberados dos mourões de cerca, têm a deformação removida e são depositados sobre o terreno e enrolados. Não há necessidade de se cortarem quaisquer arames ou necessidade de alimentação deles de volta ao longo do comprimento inteiro da cerca através de cada orifício em cada mourão - freqüentemente uma tarefa impossível em cercas mais antigas e raramente realizado devido a custos de tempo.
Ainda uma outra vantagem é que a cerca pode ser prontamente realocada ou reciclada, pelo fato de os arames 20 ou o painel de tela de arame poder ser facilmente destacado dos mourões, sem primeiramente se cortarem aqueles arames.
Voltando-nos para a Figura 38, é mostrado um membro de construção de cerca de pluviômetro 200 que é mantido por um conjunto de mourão de cerca 120 como aquele mostrado nas 25 Figuras 10 a 15.
O membro de construção de cerca de pluviômetro 200 tem um corpo de suporte alongado 201 e uma extremidade inferior do corpo 201 tem uma saliência 202. Um vaso de coleta de chuva em formato de cunha 203 é suportado pelo corpo 201.
Um par de braços de posicionamento 204 se estende
Petição 870180042382, de 21/05/2018, pág. 39/51
31/35 lateralmente no corpo 201 e é montado à cavaleira no braço de mourão 121. Um pino de travamento 207 se estende entre os braços de suporte de pino 206 e pode ser retido na fenda 123 do mantenedor 122 pelo retentor 124 (conforme descrito previamente com respeito ao arame de construção de cerca 2). A extremidade inferior do corpo 201 impede o membro 200 de pivotar em torno do pino 207 quando mantido pelo mantenedor 122. Os braços de suporte de pino 206 provêem um espaço para pivotamento do retentor 124 entre as posições de manutenção e de liberação.
Voltando-nos, agora, para a Figura 39, é mostrado um membro de construção de cerca isolante de anel pequeno 210 que é mantido por um conjunto de mourão de cerca como aquele mostrado nas Figuras 10 a 15.
O membro de construção de cerca isolante de anel pequeno 210 tem um corpo alongado 211. Um par de ganchos isoladores 212 é suportado pelo corpo 201. Um par de braços de posicionamento 214 se estende lateralmente do corpo 211 e é montado à cavaleira no braço de mourão 121. Um par de braços de suporte de pino 216 se estende lateralmente em relação ao corpo 211 e é montado à cavaleira no braço de mourão 121. Um pino de travamento 217 se estende entre os braços de suporte de pino 216 e pode ser retido na fenda 123 do mantenedor 122 pelo retentor 124 (conforme descrito previamente com respeito ao membro de construção de cerca de pluviômetro 200) . A extremidade inferior do corpo 211 impede o membro 210 de pivotar em torno do pino 217, quando mantido pelo mantenedor 122. Os braços de suporte de pino 216 provêem um espaço 219 para pivotamento do retentor 124 entre as posições de manutenção e de liberação.
Petição 870180042382, de 21/05/2018, pág. 40/51
32/35
Voltando-nos, agora, para as Figuras 40 a 44, é mostrado um membro de construção de cerca isolante 220 que é mantido por um conjunto de mourão de cerca como aquele mostrado nas Figuras 10 a 15.
O membro de construção de cerca isolante 220 tem um corpo alongado 221 e um suporte isolante afunilado 225 que se estende lateralmente em relação ao corpo alongado 221. O suporte 225 tem uma beirada reforçada 258, conforme visto na Figura 42. Um mantenedor 222, tal como o mantenedor 122, está localizado em uma extremidade estreita do suporte 225. O mantenedor 222 compreende uma fenda em formato de L 223 e um conjunto de retentor, para retenção de um membro de construção de cerca, tal como um arame eletrificado. Conforme visto na Figura 41, o conjunto de retentor compreende um retentor 22 4, um pino de pivô 22 6 e um pino de parada de curso 227.
Um par de braços de posicionamento 245 se estende lateralmente e para trás de uma extremidade inferior do corpo 221 e é montado à cavaleira no mourão 121. Um par de braços de suporte de pino 246 se estende lateralmente em relação a uma extremidade superior de corpo 221 e é montado à cavaleira no mourão 121. Um pino de travamento 257 se estende entre os braços de suporte de pino 246 e pode ser retido na fenda 123 do mantenedor 122 pelo retentor 124 (conforme descrito previamente). A extremidade inferior do corpo 221 impede o membro 22 0 de pivotar em torno do pino 257, quando mantido pelo mantenedor 122. Os braços de suporte de pino 246 provêem um espaço para o pivotamento do retentor 124 entre as posições de manutenção e de liberação.
Petição 870180042382, de 21/05/2018, pág. 41/51
33/35
Voltando-nos, agora, para as Figuras 45 a 47, é mostrado um outro membro de construção de cerca isolante 2 80 que é mantido por um conjunto de mourão de cerca como aquele mostrado nas Figuras 10 a 15.
O membro de construção de cerca isolante 280 tem um corpo 281 e um par de braços de suporte de pino 283 se estende lateralmente a partir do corpo 281 e é montado à cavaleira no mourão 121. Um pino de travamento 287 se estende entre os braços de suporte de pino 283 e pode ser retido na fenda (não mostrada) do mantenedor 122 pelo retentor 124 (conforme descrito previamente). Uma extremidade inferior do corpo 281 impede o membro 280 de pivotar em torno do pino 287, quando mantido pelo mantenedor 122. Os braços de suporte de pino 283 provêem um espaço para pivotamento do retentor 124 entre as posições de manutenção e de liberação.
O corpo 281 também tem um conjunto de retentor 286 para manutenção de um membro de construção de cerca, tal como um arame eletrificado. As paredes superior e inferior 290, 291 se estendem para frente do corpo 281 e provêem uma fenda / um recesso 282 do conjunto de retentor 286. Conforme visto na Figura 46, o conjunto de retentor compreende um retentor 2 94, um pino de pivô 2 95 e um pino de parada de curso 287 (isto é, um pino de travamento 287).
Em uso, um arame é inserido na fenda / no recesso 282, de modo que o retentor 2 94 pivote para a posição de liberação e permita que o arame seja colocado em uma extremidade cega da fenda / do recesso 282. O retentor 294 então retorna para a posição de manutenção e mantém o arame no lugar.
Petição 870180042382, de 21/05/2018, pág. 42/51
34/35
Ainda uma outra vantagem da presente invenção é que membros de construção de cerca, tais como aqueles descritos acima, podem ser prontamente afixados a mourões de cerca tendo mantenedores conforme descrito aqui.
Voltando-nos, agora, para a Figura 48, é mostrado um localizador de arame de construção de cerca 268, de acordo com uma modalidade da presente invenção. O localizador 268 é usado para a inserção de arames de construção de cerca como um grupo ou um painel de tela de arame nas fendas de mantenedores de um mourão de cerca, tais como os mourões e os mantenedores descritos nas modalidades anteriores aqui.
O localizador 268 tem um corpo alongado 261, um par de punhos 262, 263 se estendendo a partir do corpo 261, e uma fileira de dentes 264 se estendendo a partir do corpo 261.
Em uso, arames de construção de cerca lisos ou arames de um painel de tela de arame são feitos se encaixarem nos dentes 2 64, e os dentes 2 64 então são movidos por um instalador em relação ao mourão, de modo que cada arame se encaixe em seu respectivo mantenedor (um de cada vez). Isto é, o instalador caminha até o mourão, sacode o localizador 2 68 até que todos os arames se encaixem nos dentes 2 64 e alinhem-se uns com os outros, e, então, empurra o localizador 268 contra o mourão, até que todos os arames tenham se encaixados em seus respectivos mantenedores.
As modalidades precedentes são ilustrativas apenas dos princípios da invenção, e várias modificações e mudanças prontamente ocorrerão àqueles versados na técnica. A invenção é capaz de ser praticada e realizada de várias formas e em outras modalidades. Também é para ser entendido que a terminologia empregada aqui é para fins de descrição,
Petição 870180042382, de 21/05/2018, pág. 43/51
35/35 e não deve ser considerada como limitante.
termo compreender e variantes do termo, tais como compreende ou compreendendo, são usados aqui para denotarem a inclusão de um integrante declarado ou de integrantes declarados, mas não excluem qualquer outro integrante ou quaisquer outros integrantes, a menos que no contexto ou no uso uma interpretação exclusiva do termo seja requerida.
Petição 870180042382, de 21/05/2018, pág. 44/51
1/5
Claims (2)
1. Conjunto de mourão de cerca para manutenção de um membro de construção de cerca caracterizado pelo fato de compreender:
um mourão de cerca compreendendo pelo menos um braço se estendendo longitudinalmente tendo uma borda longitudinal; e pelo menos um mantenedor capaz de manter o membro de construção de cerca dentro do pelo menos um braço, em que o pelo menos um mantenedor compreende:
pelo menos uma fenda que se estende dentro do pelo menos um braço a partir da borda longitudinal e tendo uma extremidade cega capaz de receber um membro de construção de cerca;
pelo menos um conjunto de retentor compreendendo um retentor, em que o retentor é exterior à fenda e compreende:
uma região de montagem de mourão na qual o retentor é conectado de forma pivotante ao pelo menos um braço em um ponto de pivô e é móvel entre uma posição de manutenção e uma posição de liberação; e uma região de encaixe de membro de construção de cerca, onde, na posição de manutenção a região de encaixe de membro de construção de cerca se estende transversalmente em relação à fenda em um ponto em alinhamento vertical com o ponto pivô, é adaptada para reter um membro de construção de cerca dentro da extremidade cega da fenda e é posicionada de modo a não ser colocada sob carga por um membro de construção de cerca caso o membro de construção de cerca seja sujeitado a uma
Petição 870180042382, de 21/05/2018, pág. 46/51 força horizontal na direção da borda longitudinal.
2. Conjunto de mourão de cerca, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato do retentor ser rotacionável ao longo de e paralelo ao pelo menos um braço entre a posição de manutenção e a posição de liberação.
3. Conjunto de mourão de cerca, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato do pelo menos um braço se estendendo longitudinalmente compreender:
uma tira de material isolante incluindo uma borda longitudinal externa distai a partir de uma borda longitudinal de encaixe, de modo que a borda longitudinal do pelo menos um braço se estendendo longitudinalmente compreende a borda longitudinal externa da tira de material isolante; e uma borda metálica longitudinal, em que a borda longitudinal de encaixe da tira de material isolante é conectável à borda metálica longitudinal; e em que a pelo menos uma fenda se estende dentro da tira de material isolante a partir da borda longitudinal externa e tem uma extremidade cega capaz de receber o membro de construção de cerca; e em que o retentor é conectado de forma pivotante à tira de material isolante na região de montagem de mourão do retentor.
4. Conjunto de mourão de cerca, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato do retentor ser rotacionável ao longo da e paralelo à tira de material isolante entre a posição de manutenção e a posição de liberação.
5. Conjunto de mourão de cerca, de acordo com qualquer
Petição 870180042382, de 21/05/2018, pág. 47/51
3/5 uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que o retentor é uma placa ou uma folha.
6. Conjunto de mourão de cerca, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato de, na posição de manutenção, a região de encaixe de membro de construção de cerca se estende transversalmente em relação à fenda em um ponto em alinhamento vertical com o ponto pivô.
Conjunto de mourão de
7 .
cerca, de acordo com qualquer
8.
Conjunto de mourão de cerca, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a
7, caracterizado pelo fato de a fenda seguir um caminho em forma de L ou de J.
9. Conjunto de mourão de cerca, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a
8, caracterizado pelo fato de o retentor ser conectável de forma pivotante à região de montagem de mourão mediante um pino do conjunto de retentor.
de cerca.
11. Conjunto de mourão de cerca, de acordo com
Petição 870180042382, de 21/05/2018, pág. 48/51
4/5 qualquer uma das reivindicações 1 a 10, caracterizado pelo fato de o conjunto de retentor compreender adicionalmente uma parada de curso independente da fenda que impede o retentor de rotacionar além das posições de manutenção e de liberação.
12. Conjunto de mourão de cerca, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato da parada de curso ser uma projeção se estendendo lateralmente a partir do dito pelo menos um braço que se encaixa no retentor.
13. Conjunto de mourão de cerca, de acordo com a reivindicação 11 ou 12, caracterizado pelo fato de a parada de curso encaixar no retentor quando o mesmo está na posição de manutenção.
14. Conjunto de mourão de cerca, de acordo com qualquer uma das reivindicações 11 a 13, caracterizado pelo fato de a parada de curso do conjunto de retentor compreender uma cabeça aumentada, de modo que quando o retentor está na posição de manutenção o retentor é posicionado entre a cabeça e o mourão de cerca.
15. Conjunto de mourão de cerca, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 14, caracterizado pelo fato de o retentor compreender adicionalmente uma região de contrabalanço para orientar o retentor para a posição de manutenção sob a influência da gravidade
16. Conjunto de mourão de cerca, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato do conjunto de mourão de cerca compreender uma pluralidade dos referidos mantenedores espaçados ao longo de um comprimento do pelo menos um braço, e os mantenedores são adaptados para manter um membro de construção de cerca compreendendo um painel de
Petição 870180042382, de 21/05/2018, pág. 49/51
5/5 tela.
17. Conjunto de mourão de cerca, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 16, caracterizado pelo fato de consistir de um mourão de cerca.
5 18. Conjunto de mourão de cerca, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 16, caracterizado pelo fato de compreender adicionalmente pelo menos um membro de construção de cerca.
19. Conjunto de mourão de cerca, de acordo com a
10 reivindicação 18, caracterizado pelo fato de o pelo menos um membro de construção de cerca ser selecionado a partir do grupo consistindo de um arame liso, um arame farpado, um painel de tela, um isolador, um suporte, e um pluviômetro.
20. Conjunto de mourão de cerca, de acordo com a
15 reivindicação 19, caracterizado pelo fato de o pelo menos um membro de construção de cerca ser um painel de tela.
21. Método de construção de uma cerca, o referido método caracterizado pelo fato de compreender as etapas de:
ancoragem de pelo menos um conjunto de mourão de cerca 20 a uma superfície, onde o conjunto de mourão é como definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 17; e encaixe de um membro de construção de cerca com o mantenedor, de modo que o mantenedor mantenha o membro de construção de cerca em relação ao mourão.
25 22. Painel de tela, caracterizado pelo fato de ser usado como o membro de construção de cerca no método como definido na reivindicação 21.
Petição 870180042382, de 21/05/2018, pág. 50/51
2/22
Applications Claiming Priority (4)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
AU2007903261A AU2007903261A0 (en) | 2007-06-18 | A Fence Post Assembly. | |
AU2008900150A AU2008900150A0 (en) | 2008-01-12 | A Fence Post Assembly | |
AU2008901545A AU2008901545A0 (en) | 2008-03-31 | Fencing mesh | |
PCT/AU2008/000857 WO2008154677A1 (en) | 2007-06-18 | 2008-06-13 | A fence post assembly |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BRPI0813475A2 BRPI0813475A2 (pt) | 2015-01-06 |
BRPI0813475B1 true BRPI0813475B1 (pt) | 2018-11-27 |
Family
ID=40155802
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BRPI0813475A BRPI0813475B1 (pt) | 2007-06-18 | 2008-06-13 | conjunto de mourão de cerca, método de construção de uma cerca, e painel de tela |
Country Status (8)
Country | Link |
---|---|
EP (1) | EP2167763B1 (pt) |
AU (1) | AU2008265494A1 (pt) |
BR (1) | BRPI0813475B1 (pt) |
CA (1) | CA2690613C (pt) |
ES (1) | ES2665278T3 (pt) |
HU (1) | HUE036443T2 (pt) |
PL (1) | PL2167763T3 (pt) |
WO (2) | WO2008154677A1 (pt) |
Families Citing this family (9)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
AU2009248435B9 (en) | 2007-06-18 | 2013-09-19 | Clipex IP Limited | A Fence Post Assembly |
WO2010037182A1 (en) * | 2008-10-02 | 2010-04-08 | Ashley Dean Olsson | Fencing member holder |
WO2012174606A1 (en) | 2011-06-22 | 2012-12-27 | Ashley Dean Olsson | Post-forming method and apparatus |
EP3167706B1 (fr) * | 2015-11-16 | 2019-02-06 | C.M.V Maderas tratadas S.L | Piquet de palissage et ensemble de palissage associé |
US11261617B2 (en) | 2016-11-09 | 2022-03-01 | Industrial Fence, Inc. | Enhanced security fence and method of construction and installation |
USD877932S1 (en) | 2018-03-27 | 2020-03-10 | Industrial Fence, Inc. | Security fence |
USD886325S1 (en) | 2018-04-04 | 2020-06-02 | Industrial Fence, Inc. | Security fence |
RU189752U1 (ru) * | 2019-03-01 | 2019-06-03 | Акционерное общество "Научно-производственный комплекс "Дедал" | Балочный изолятор электропроводящего заграждения |
USD945015S1 (en) | 2020-01-16 | 2022-03-01 | Industrial Fence, Inc. | Fence post with rails |
Family Cites Families (10)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US338818A (en) * | 1886-03-30 | Picket-fence | ||
GB652789A (en) * | 1949-02-28 | 1951-05-02 | Russell S Kirbymoorside Ltd | Means for securing fencing wire and the like to posts or stakes |
GB1233119A (pt) * | 1969-12-15 | 1971-05-26 | ||
US3913889A (en) * | 1973-10-11 | 1975-10-21 | West Chester Chem Co | Snow fence |
FR2376277A1 (fr) * | 1976-12-28 | 1978-07-28 | Bekaert Sa Nv | Cloture |
US4165864A (en) * | 1978-06-21 | 1979-08-28 | Wright David M | Chicken wire border fence |
AU8116387A (en) * | 1986-11-12 | 1988-05-19 | Perkins, E.C. | No-tie fence wire catch for wooden & steel posts |
AU653551B2 (en) * | 1990-09-26 | 1994-10-06 | Paul Michael White | Post for mesh fencing |
US5920036A (en) * | 1998-01-22 | 1999-07-06 | Egger; Mary E. | Insulator for rectangular fence post or rail |
US6612551B1 (en) * | 2001-10-20 | 2003-09-02 | Outdoor Technologies, L.L.C. | Plastic sheath products for studded steel T-posts, and production |
-
2008
- 2008-06-13 ES ES08756937.2T patent/ES2665278T3/es active Active
- 2008-06-13 WO PCT/AU2008/000857 patent/WO2008154677A1/en active Application Filing
- 2008-06-13 HU HUE08756937A patent/HUE036443T2/hu unknown
- 2008-06-13 WO PCT/AU2008/000856 patent/WO2008154676A1/en active Application Filing
- 2008-06-13 AU AU2008265494A patent/AU2008265494A1/en not_active Abandoned
- 2008-06-13 PL PL08756937T patent/PL2167763T3/pl unknown
- 2008-06-13 CA CA2690613A patent/CA2690613C/en active Active
- 2008-06-13 BR BRPI0813475A patent/BRPI0813475B1/pt active IP Right Grant
- 2008-06-13 EP EP08756937.2A patent/EP2167763B1/en active Active
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
CA2690613A1 (en) | 2008-12-24 |
AU2008265494A1 (en) | 2008-12-24 |
HUE036443T2 (hu) | 2018-07-30 |
EP2167763A1 (en) | 2010-03-31 |
BRPI0813475A2 (pt) | 2015-01-06 |
WO2008154677A1 (en) | 2008-12-24 |
CA2690613C (en) | 2016-08-09 |
PL2167763T3 (pl) | 2018-09-28 |
ES2665278T3 (es) | 2018-04-25 |
EP2167763B1 (en) | 2018-01-10 |
EP2167763A4 (en) | 2014-12-31 |
WO2008154676A1 (en) | 2008-12-24 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
BRPI0813475B1 (pt) | conjunto de mourão de cerca, método de construção de uma cerca, e painel de tela | |
US8540217B2 (en) | Fence post assemblies | |
US5058337A (en) | Ground anchor | |
US3776522A (en) | Fence post construction | |
BRPI0707565B1 (pt) | Montante estrutural, método para construir edifício de parede inclinada e painel | |
EP2236700A1 (en) | Safety barrier | |
US20150197958A1 (en) | Retaining system | |
EP3420138B1 (en) | Anchoring device for a fence | |
US8562259B2 (en) | Combined strut and connector retaining wall system and method therefor | |
US20070034847A1 (en) | Fence post anchoring system and method | |
US7174617B2 (en) | Accordion fencing system | |
ES2960776T3 (es) | Cerca modular prefabricada con conectores conformados ventajosamente | |
US20140326938A1 (en) | Support for barrier fencing | |
US11352802B1 (en) | Apparatus and method for supporting an elevated form panel | |
US2187641A (en) | Fence | |
JP7474508B2 (ja) | 防鳥ネット取付具 | |
AU781576B2 (en) | Clip for securing fencing to support structures | |
US9366000B1 (en) | Modular retaining wall system | |
JP4083931B2 (ja) | 石材の連結固定工法 | |
AU2012100522A4 (en) | Fence Support and Fence System for Use Therefor | |
BR102022004522A2 (pt) | Canal z-z universal para montagem de painéis de parede na parede existente | |
WO2023148466A1 (en) | Fence post, fence and associated method | |
US691425A (en) | Portable cable-anchor fence. | |
US20040217341A1 (en) | Jack fence | |
JP2001069898A (ja) | 野獣被害防止柵 |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B07A | Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette] | ||
B09A | Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette] | ||
B16A | Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette] |
Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 27/11/2018, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. |