BRPI0812937A2 - transmissão continuamente variável compacta - Google Patents

transmissão continuamente variável compacta Download PDF

Info

Publication number
BRPI0812937A2
BRPI0812937A2 BRPI0812937A BRPI0812937A2 BR PI0812937 A2 BRPI0812937 A2 BR PI0812937A2 BR PI0812937 A BRPI0812937 A BR PI0812937A BR PI0812937 A2 BRPI0812937 A2 BR PI0812937A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
pistons
continuously variable
transmission
compact
hydraulic flow
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
De Oliveira Nuno Esdras
Original Assignee
De Oliveira Nuno Esdras
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by De Oliveira Nuno Esdras filed Critical De Oliveira Nuno Esdras
Priority to BRPI0812937 priority Critical patent/BRPI0812937A2/pt
Publication of BRPI0812937A2 publication Critical patent/BRPI0812937A2/pt

Links

Landscapes

  • Friction Gearing (AREA)

Abstract

TRANSMISSãO CONTINUAMENTE VARIáVEL COMPACTA. Um eixo interno (3) se comunica mecanicamente com um componente externo (6) através de pistões hidráulicos (8, 9 e 10); todos esses pistões compartilham suas câmaras de empuxo (8) através de tubos de ligação (7), constituindo um circuito hidráulico fechado; o fluxo hidráulico comum dos pistões é controlado, possibilitando desde o seu bloqueio até a sua vazão completa, através de uma haste (17); quando o fluxo hidráulico entre os pistões é totalmente bloqueado o rendimento da transmissão é o máximo possível, pois os pistões ficam travados fazendo com que o eixo interno (3) e o componente externo (6) girem como se fossem um só eixo; quando o fluxo hidráulico entre os pistões é gradativamente liberado, o eixo interno gira mais rápido que o componente externo; parte da força de torque entre o eixo interno e o componente externo é absorvida pelo fluxo hidráulico liberado; assim, o controle do fluxo hidráulico entre os pistões controla precisamente o rendimento da transmissão; quando o fluxo hidráulico entre os pistões é totalmente liberado, o rendimento da transmissão é o menor possível, e nenhum torque é transmitido entre o eixo interno e o componente externo.

Description

TRANMISSÃO CONTINUAMENTE VARIÁVEL COMPACTARefere-se a presente invenção a um mecanismo que realiza atransmissão continuamente variável entre uma fonte de força e sua aplicação,de modo simples e compacto.
Sistemas de transmissão continuamente variável disponíveis, de modogeral apresentam diversas deficiências e limitações do tipo: mecanismos dealta complexidade, alto custo, com desgaste elevado (principalmente sistemasbaseados em atrito), funcionamento restrito a determinados níveis deeficiência, entre outras.
A presente invenção vem resolver grande parte dessas deficiências porcaracterizar-se de um sistema simples, compacto, de pouco atrito, de baixocusto, com poucas partes mecânicas, versatilidade de materiais que podem serempregados em seu desenvolvimento, versatilidade de formatos e deempregos possíveis (como transmissão, embreagem e freio), fácil emprego eutilização, rendimento mínimo e máximo possíveis (desde 0% até 100% desaída do torque de entrada aplicado), entre outras características.
O princípio básico empregado na presente invenção é o de desviocontrolado do torque de entrada para um circuito hidráulico fechado, que entãoalivia o torque de saída. Esse desvio pode variar de 0% até 100% do torqueempregado na entrada, ou seja, da maior eficiência de transmissão, em quetodo o esforço empregado na entrada passa para a saída (0% de desvio), até amenor eficiência de transmissão, em que nenhum esforço de entrada épassado para a saída (100% de desvio).
Assim temos: torque de entrada = desvio + torque de saída, sendo odesvio controlado assumindo valores desde 0% até 100% do valor do torque deentrada.
A presente invenção consiste num circuito hidráulico fechado paraintermediar e não aliviar, aliviar em parte ou aliviar completamente atransmissão do torque empregado na entrada para a saída do mecanismo, demodo simples e compacto.
São exigidas as seguintes características para o funcionamento dapresente invenção: a) eixo inserido em um cilindro, disco ou aro, com giroconcentrico; b) liberdade e independencia de giro o eixo interno e ocomponente externo; c) a distância entre o eixo interno e o componenteexterno com variação senoidal; d) o descompasso de giro entre o eixo interno eo componente externo gera um fluxo hidráulico de ciclo fechado com volumeconstante ou variação desprezível; e) mecanismo de controle linear do fluxohidráulico gerado, variando desde fluxo nulo até fluxo máximo.
São exigidas as seguintes características para o funcionamento dapresente invenção: a) eixo inserido em um cilindro, disco ou aro, com giroconcêntrico; b) liberdade e independência de giro entre o eixo interno e ocomponente externo; c) a distância entre o eixo interno e o componenteexterno com variação senoidal; d) o descompasso de giro entre o eixo interno eo componente externo gera um fluxo hidráulico de ciclo fechado com volumeconstante ou variação desprezível; e) mecanismo de controle linear do fluxohidráulico gerado, variando desde fluxo nulo até fluxo máximo.
Para satisfazer as características descritas acima empregam-se pistõespara fazer a conexão mecânica entre o eixo interno e o componente externo;esses pistões são dispostos equidistantemente e possuem suas câmarasinternas unificadas.
As figuras 1 a 6 exibem esquemas simplificados de exemplos de trêsmecanismos que podem atender as características exigidas para ofuncionamento da presente invenção. Sendo as figuras 1, 3 e 5 cortestransversais e as figuras 2, 4 e 6 as visões laterais correspondentes.
As figuras 1 e 2 exibem um mecanismo com as seguintescaracterísticas: eixo interno (3) com uma parte descentralizada (4), tipo mancai,que comporta e onde gira livremente um rolamento (5); oito pistões (8, 9 e 10)fixam a parte externa do rolamento (5) ao componente externo (6). Quando omancai (4) gira em relação ao componente externo (6), faz com que orolamento (5) bambeie dentro do mecanismo, acionando os oito pistões,comprimindo uns e aliviando outros. Em especial, notar que os pistões estãofixados entre o eixo interno (3) e o componente externo (6).
As figuras 3 e 4 exibem um mecanismo com variações do mecanismoanterior, com as seguintes características: eixo interno (3) com uma partedescentralizada (4), tipo mancai, que comporta e onde gira livremente umrolamento (5); oito pistões (8, 9 e 10) dispostos diretamente no componenteexterno (6), estão livres em relação ao rolamento (5). Quando o mancai (4) giraem relação ao componente externo (6), faz com que o rolamento (5) role naparede interna do componente externo (6), acionando os oitopistões, comprimindo uns e aliviando outros. Em especial, notar que os pistõesestão fixados no componente externo (6).
As figuras 5 e 6 exibem mais uma variação do primeiro mecanismocom as seguintes características: componente externo (6) com sua paredeinterna descentralizada; oito pistões (8, 9 e 10) dispostos diretamente no eixointerno (3), estão livres em relação ao componente externo (6). Quando o eixointerno (3) gira em relação ao componente externo (6) aciona os oito pistões,comprimindo uns e aliviando outros. Em especial, notar que os pistões estãodispostos no eixo interno (3).
Em todos os três mecanismos descritos acima, é possível observar queos pistões tem as suas câmaras internas interligadas e unificadas por umacâmara comum (16), através de dutos conforme mostrado em (7); essa câmaracomum (16) faz o intercâmbio hidráulico entre os oito pistões, mas de modocontrolado pela haste (17) conforme a mesma se desloca para dentro ou parafora da câmara de escape (15), que contêm uma mola.
Em todos os três mecanismos descritos acima, o funcionamento datransmissão de torque entre o eixo interno (3) e o componente externo (6) é omesmo, conforme descrito abaixo:
a) observa-se que o acionamento dos pistões é ao longo de uma curvasenoidal, proporcionada pela descentralização do mancai nos dois primeirosmecanismos, ou pela descentralização da parede interna do componenteexterno (6), no terceiro mecanismo citado; desse modo, enquanto algunspistões se contraem expelindo o fluído hidráulico, outros se expandemrecebendo esse mesmo fluído hidráulico, mantendo o volume total do circuitohidráulico praticamente inalterado, com variações desprezíveis, dependendodas dimensões e necessidades do projeto. Verifica-se que quanto maior onúmero de pistões empregados e menor a relação de raio entre o componenteexterno (6) e o eixo interno (3), essa variação tende a zero, semprepermanecendo em níveis inferiores a 1:10000 do volume total do circuitohidráulico.
b) para uma posição da haste (17) que obstrui completamente o fluxohidráulico entre os pistões na câmara comum (16), o eixo interno (3) seencontra travado em relação ao componente externo (6), ou seja, atransmissão encontra-se em sua máxima eficiência, em que todo o torque deentrada é transmitido para a saída;
c) conforme a haste (17) é deslocada de modo a permitir o intercâmbiohidráulico entre os oito pistões na câmara comum (16), o eixo interno (3)começa a girar mais do que o componente externo (6); uma parte do torque deentrada é perdido na forma do deslocamento dos pistões; desse modo atransmissão encontra-se numa eficiência intermediária, em que apenas umaparte do torque de entrada é transmitido para a saída;
d) conforme a haste (17) é deslocada de modo a permitir o intercâmbiohidráulico máximo entre os oito pistões na câmara comum (16), o eixo interno(3) gira livremente em relação ao componente externo (6); todo o torque deentrada é perdido na forma do deslocamento dos pistões; desse modo atransmissão encontra-se numa eficiência mínima, em que nenhum torque deentrada é transmitido para a saída;
e) o controle do fluxo hidráulico comum aos oito pistões deve ser deprogressão linear, a fim de proporcionar um controle igualmente linear daeficiência no emprega da transmissão, já que essa eficiência é inversamenteproporcional ao fluxo hidráulico entre os oito pistões.
f) o mecanismo de controle do fluxo hidráulico comum aos oito pistões,como proposto aqui, é apenas uma sugestão de vários outros possíveis,podendo ser empregados mecanismos com princípios e característicasmecânicas, magnéticas, elétricas, eletrônicas, controle da viscosidade do fluídoempregado, sistemas mistos, etc.
Há, assim, um grande potencial da presente invenção para um usouniversal em todos os veículos e sistemas que requerem controle detransmissão de tração, gerando inúmeras patentes de modelos de utilidades.

Claims (8)

1. - Transmissão Continuamente Variável Compacta, caracterizada peloemprego de um único mecanismo de ciclo hidráulico fechado que faz aintermediação entre a entrada e a saída de força a ser transmitido;
2. - Transmissão Continuamente Variável Compacta, conforme reivindicação 1,caracterizada pelo emprego de pistões hidráulicos com suas câmaras deempuxo interligadas e comuns;
3. - Transmissão Continuamente Variável Compacta, caracterizada pelocontrole estático ou dinâmico do fluxo hidráulico fechado, conformereivindicações anteriores;
4. - Transmissão Continuamente Variável Compacta, caracterizada pelarelação precisa e inversamente proporcional entre o fluxo hidráulico fechado ea eficiência da transmissão de força, conforme reivindicações anteriores;
5. - Transmissão Continuamente Variável Compacta, caracterizada pelorendimento de maior abrangência possível, desde um rendimento mínimo nulo(relação entrada saída de força 1 para 0), aumentando-se gradativa econtinuamente esse rendimento até atingir o seu máximo (relação entradasaída de força 1 para 1);
6. - Transmissão Continuamente Variável Compacta, conforme reivindicaçõesanteriores, caracterizada pelo potencial de universalidade de emprego emtodos os veículos e sistemas que necessitem de controle de transmissão deforça;
7. - Transmissão Continuamente Variável Compacta, conforme reivindicaçõesanteriores, caracterizada pela função equivalente a um sistema de embreagem,e portanto, podendo ser utilizada também para esse fim;
8. - Transmissão Continuamente Variável Compacta, conforme reivindicaçõesanteriores, caracterizada pela função equivalente a um sistema de freiohidráulico, e portanto, podendo ser utilizada também para esse fim;
BRPI0812937 2008-11-18 2008-11-18 transmissão continuamente variável compacta BRPI0812937A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0812937 BRPI0812937A2 (pt) 2008-11-18 2008-11-18 transmissão continuamente variável compacta

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0812937 BRPI0812937A2 (pt) 2008-11-18 2008-11-18 transmissão continuamente variável compacta

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0812937A2 true BRPI0812937A2 (pt) 2011-04-26

Family

ID=43896700

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0812937 BRPI0812937A2 (pt) 2008-11-18 2008-11-18 transmissão continuamente variável compacta

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0812937A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US9897150B2 (en) Integrated actuator for multi-mode clutch module
US10288129B2 (en) Fluid control arrangement for disk packs
JP3851487B2 (ja) 回転クラッチのバランス装置
WO2010113018A1 (en) Hydraulic coupling having improved hydraulic porting path design
US8870696B2 (en) Transmission with dog clutch brake
US3243026A (en) Hydraulic clutch with multiple pistons
US5046595A (en) Torque transmission coupling
US7798792B2 (en) Power transfer assembly with high efficiency pump
KR950013933B1 (ko) 유압제어장치
SE521681C2 (sv) Externt styrd hydraulisk momentöverföringsanordning
EP2550467B1 (en) Hydraulic coupling having improved hydraulic porting path design
US4949822A (en) Torque converter assembly with reverse acting bypass clutch
US10843558B2 (en) Viscous coupling and power take off assembly for a drive train system
US3208570A (en) Vane-type fluid clutch
CN106763284A (zh) 一种整体式离合器轴毂传动装置
BRPI0812937A2 (pt) transmissão continuamente variável compacta
WO2010057282A1 (pt) Transmissão hidrostática continuamente variável
US2453981A (en) Hydraulic clutch
JPH0717859Y2 (ja) 四輪駆動用伝動装置
US20230383797A1 (en) Force intensifying, multi-chambered clutch actuation system for power take-off
JPH0439064Y2 (pt)
BR102016015097B1 (pt) Conjunto de acionamento
KR20200122583A (ko) 이중 가이드 베인을 구비한 토크 컨버터
BR102017006030B1 (pt) Conjunto de acionamento
EP3280913A1 (en) Hydro-motors system with variable combination units

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B08E Application fees: requirement for complementation of annuity fee
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law
B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)