BRPI0807383A2 - Documento de segurança e processo de fabricação de um documento de segurança. - Google Patents

Documento de segurança e processo de fabricação de um documento de segurança. Download PDF

Info

Publication number
BRPI0807383A2
BRPI0807383A2 BRPI0807383-0A BRPI0807383A BRPI0807383A2 BR PI0807383 A2 BRPI0807383 A2 BR PI0807383A2 BR PI0807383 A BRPI0807383 A BR PI0807383A BR PI0807383 A2 BRPI0807383 A2 BR PI0807383A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
layer
security document
transparent
fibrous
rfid device
Prior art date
Application number
BRPI0807383-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Manuel Deloche
Frederic Vicentini
Original Assignee
Arjowiggins Security Integrale Solutions
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Arjowiggins Security Integrale Solutions filed Critical Arjowiggins Security Integrale Solutions
Publication of BRPI0807383A2 publication Critical patent/BRPI0807383A2/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G06COMPUTING; CALCULATING OR COUNTING
    • G06KGRAPHICAL DATA READING; PRESENTATION OF DATA; RECORD CARRIERS; HANDLING RECORD CARRIERS
    • G06K19/00Record carriers for use with machines and with at least a part designed to carry digital markings
    • G06K19/06Record carriers for use with machines and with at least a part designed to carry digital markings characterised by the kind of the digital marking, e.g. shape, nature, code
    • G06K19/067Record carriers with conductive marks, printed circuits or semiconductor circuit elements, e.g. credit or identity cards also with resonating or responding marks without active components
    • G06K19/07Record carriers with conductive marks, printed circuits or semiconductor circuit elements, e.g. credit or identity cards also with resonating or responding marks without active components with integrated circuit chips
    • G06K19/077Constructional details, e.g. mounting of circuits in the carrier
    • G06K19/07749Constructional details, e.g. mounting of circuits in the carrier the record carrier being capable of non-contact communication, e.g. constructional details of the antenna of a non-contact smart card
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10TTECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER US CLASSIFICATION
    • Y10T29/00Metal working
    • Y10T29/49Method of mechanical manufacture
    • Y10T29/49002Electrical device making

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Hardware Design (AREA)
  • Microelectronics & Electronic Packaging (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Theoretical Computer Science (AREA)
  • Laminated Bodies (AREA)
  • Credit Cards Or The Like (AREA)
  • Burglar Alarm Systems (AREA)
  • Radar Systems Or Details Thereof (AREA)
  • Lubrication Of Internal Combustion Engines (AREA)

Description

“DOCUMENTO DE SEGURANÇA E PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE UM DOCUMENTO DE SEGURANÇA”
A presente invenção se refere a um documento de segurança, notadamente um documento de identidade, seu processo de fabricação e sua utilização.
Atualmente, os estados, e também os organismos privados emitem numerosos documentos de segurança que devem apresentar um nível de proteção elevado permitindo ao mesmo tempo uma verificação fácil de sua autenticidade por agentes ou dispositivos de controle. Trata-se notadamente de documentos de identidade tais como carteiras de identidade, passaportes, carteiras de motorista, mas também documentos como cartões de acesso protegido, bilhetes de transporte ou de entrada em manifestações culturais ou desportivas, por exemplo, cartões de assinatura.
A fim de aumentar o nível de segurança dos documentos de segurança e tomar sua falsificação difícil ou impossível, a partir destes dez últimos anos têm se proposto cada vez mais documentos de segurança munidos de dispositivos RFID (dispositivo de identificação por radiofreqüência). Estes dispositivos RFID, por exemplo, chips associados a uma antena, apresentam uma grande vantagem pelo fato de que eles permitem armazenar e eventualmente modificar informações próprias do portador, do tipo de documento emitido e do histórico dos eventos.
Conhece-se, pelo pedido EP 0.676.715, um documento de segurança que compreende um dispositivo RFID, o referido documento sendo constituído de várias camadas de plástico, cuja camada interna aceita impressão e uma camada externa é transparente. Este documento de segurança apresenta vários inconvenientes. Com efeito, uma camada plástica não pode ser munida de elementos de segurança tais como as filigranas. Estes elementos apresentam, no entanto um elevado nível de segurança, pois não são reprodutíveis por meios tais como a fotocópia, ao mesmo tempo sendo pouco onerosos em termos de custos de produção. Por outro lado, tal estrutura multicamada realizada unicamente em plástico apresenta uma duração limitada, devido aos riscos de deslaminação da estrutura. Ora, numerosos documentos de segurança, em particular os documentos de identidade 5 emitidos pelos estados devem ter uma duração de vida de pelo menos de dez anos.
Conhece-se, pelo pedido EP 1.556.228, um documento de segurança que compreende uma camada de papel de segurança, contornada de um lado e de outro de duas camadas de plástico transparente, a camada de 10 papel podendo ser munida de um dispositivo RFID. Este documento de segurança apresenta um inconveniente pelo fato de que o dispositivo RFID é visível em transvisão através das camadas de plástico transparente, o que facilita sua falsificação por eventuais falsários.
Existe consequentemente uma necessidade constante de reforçar a segurança dos documentos de identidade.
O objetivo da presente invenção é consequentemente propor um documento de segurança que comporta um dispositivo RFID que apresenta um nível elevado de segurança e resistência à falsificação.
Um outro objetivo da invenção é propor um documento de segurança que compreende um dispositivo RFID cuja presença não pode ser detectada nem visualmente nem por toque.
Um outro objetivo da invenção é propor um processo de fabricação do dito documento de segurança simples, rápido e pouco oneroso.
Os diferentes objetivos da invenção são atingidos propondo 25 um documento de segurança que compreende uma camada interna fibrosa que comporta pelo menos um elemento de segurança, uma camada externa frente e uma camada externa verso, as referidas camadas externas sendo de um material termoplástico transparente, um dispositivo RFID, o dispositivo RFID estando alojado no centro de menos uma camada interna em um material transparente ou translúcido. O documento de segurança de acordo com a invenção comporta um dispositivo RFID, alojado dentro de pelo menos uma camada transparente ou translúcida, o conjunto sendo igualmente denominado “camada inlay” na presente descrição.
De acordo com a invenção, a referida “camada externa frente” é a camada externa em um material termoplástico transparente que faz face à camada fibrosa e à referida “camada externa verso” é a camada externa em um material termoplástico transparente que faz face à camada inlay.
O documento de segurança de acordo com a invenção apresenta assim a vantagem de compreender uma camada fibrosa de segurança. Com efeito, a tecnologia dos elementos de segurança em camadas fibrosas, em particular camadas de papel, é bastante bem dominada, oferecendo ao mesmo tempo garantias muito elevadas em termos de segurança. A título de exemplo, pode-se citar as filigranas cujo efeito é impossível de reproduzir por fotocópia colorida ou scanner.
O dispositivo RFID permite um elevado nível de segurança por sua capacidade de armazenar informações acessíveis unicamente através de um aparelho de leitura e/ou de escrita apropriado. O fato de alojar o dispositivo RFID em uma camada inlay permite proteger o dispositivo RFID, que é geralmente uma peça frágil, tomando ao mesmo tempo o acesso ao dispositivo RFID por eventuais falsificadores particularmente difícil.
Por fim, o fato das camadas externas em material termoplástico e a camada inlay serem transparentes permite verificar de cada lado do documento de segurança a presença de elementos de segurança da camada fibrosa.
De acordo com um modo de realização da invenção, a referida camada fibrosa apresenta dimensões tais que pelo menos uma borda do documento final é desprovida de camada fibrosa. Preferivelmente, a largura da borda desprovida de camada fibrosa é compreendida entre 0,5 e 3 mm.
Em particular, todas as bordas do documento de segurança final são desprovidas de camada fibrosa. Este modo de realização é 5 particularmente vantajoso pelo fato de que permite limitar os riscos de deslaminação da estrutura que poderiam ser devidos a um defeito de aderência entre a camada fibrosa e as camadas externas em um material termoplástico transparente ou a um problema de coesão da camada fibrosa. Isto permite igualmente limitar tentativas de eventuais falsificadores para 10 aceder à camada fibrosa a fim de modificá-la ou substituí-la.
De acordo com um modo de realização da invenção, o documento comporta pelo menos uma camada adesiva situada entre a camada externa em um material termoplástico transparente frente e a camada interna fibrosa, e/ou entre a camada interna fibrosa e a camada inlay, e/ou entre a 15 camada inlay e a camada externa em um material termoplástico transparente verso.
Em particular, o documento comporta pelo menos duas camadas adesivas de naturezas diferentes.
De acordo com um exemplo de realização preferido, pelo menos uma das camadas adesivas compreende um polietileno.
De acordo com um outro exemplo, pelo menos uma das camadas adesivas compreende um etileno vinila acetato.
De acordo com um modo de realização particular da invenção, pelo menos uma camada adesiva compreende um agente reticulante. Este modo de realização permite reforçar a adesão entre as diferentes camadas.
Em particular, o referido agente reticulante da camada adesiva é reticulável sob a ação de uma radiação, notadamente uma radiação UV.
De acordo com um modo de realização da invenção, pelo menos uma das camadas externas em um material termoplástico transparente comporta um elemento de segurança. Este modo de realização permite reforçar ainda o nível de segurança do documento de segurança.
Em particular, o referido elemento de segurança pode ser escolhido entre os corante(s) e/ou as partículas e/ou os pigmentos luminescentes e/ou os pigmentos interferenciais, e/ou pigmentos com cristais líquidos.
De acordo com um modo de realização da invenção, as camadas externas em um material termoplástico transparente são de um mesmo material.
Em particular, pelo menos uma camada externa em um material termoplástico transparente compreende um polietileno tereftalato.
De acordo com um modo de realização da invenção, a camada inlay compreende um material plástico.
Em particular, a camada inlay compreende um material à base de policloreto de vinila (PVC), de um polietileno tereftalato (PET), de um policarbonato (PCES), de um poliéster carbonato (PEC), de um polietileno tereftalato glicol (PETG) ou de um acrilonitrila butadieno estireno (ABS).
De acordo com um modo de realização da invenção, a camada inlay compreende pelo menos duas camadas de plástico transparente, no centro das quais está alojado o dispositivo RFID.
De acordo com um modo de realização preferido da invenção, a camada inlay não apresenta sobre-espessura. Este modo de realização é particularmente vantajoso, pois o dispositivo RFID é assim indetectável ao toque. Por exemplo, pelo menos uma camada interna em um material transparente ou translúcido comporta um alojamento destinado a receber o dispositivo RFID.
De acordo com um modo de realização da invenção, o dispositivo RFID da camada inlay nivela em pelo menos uma das faces da referida camada inlay. Em particular, o dispositivo RFID nivela em cada uma das faces da camada inlay.
De acordo com um modo de realização da invenção, o dispositivo RFID compreende um chip e uma antena que permite uma transmissão sem contato. Por exemplo, a antena compreende várias espiras, podendo se estender sobre toda ou parte da superfície da camada inlay na referida camada inlay.
De acordo com um modo de realização da invenção, a camada fibrosa compreende fibras celulósicas, em particular fibras de algodão e/ou fibras sintéticas.
De acordo com um modo de realização da invenção, a camada
fibrosa é uma camada de papel de uma espessura de cerca de 100 μιη.
De acordo com um modo de realização particular da invenção, o elemento de segurança da camada fibrosa é escolhido dentre as filigranas, os fios de segurança, as fibras de segurança, os dispositivos opticamente 15 variáveis (OVD), os cristais líquidos, os elementos interferenciais, os elementos iridescentes, as travessas, os hologramas, as fibras magnéticas, os pigmentos fluorescentes e suas combinações.
Preferivelmente, a camada fibrosa compreende pelo menos
uma filigrana.
De acordo com um modo de realização da invenção, a camada
fibrosa compreende pelo menos uma zona totalmente desprovida de fibras, formando “uma janela” atravessante. Cadajanela pode, por exemplo, ter uma superfície compreendida entre 20 e 50 mm2, para um comprimento compreendido entre 6 e 10 mm. Este modo de realização é muito vantajoso 25 porque a camada inlay e as camadas externas do documento de segurança sendo transparente, o documento de segurança compreenderá, no nível da janela atravessante, uma zona completamente transparente. Esta característica é particularmente difícil de se reproduzir.
De acordo com um outro modo de realização da invenção, a camada fibrosa compreende uma tira pelo menos parcialmente transparente, e pelo menos uma das faces da referida camada fibrosa compreende zonas desprovidas de fibras situadas em face da referida tira. Por exemplo, a referida tira é de um plástico transparente, e compreende impressões holográficas ou cristais líquidos, de modo que a tira seja é transparente quando observada em transvisão. Este modo de realização permite igualmente obter um documento de segurança que apresenta uma zona pelo menos parcialmente transparente, dificilmente reprodutível. Por exemplo, duas zonas desprovidas de fibras podem ser situadas cada uma sobre uma face da camada fibrosa e em face de uma e da outra de modo a formar uma janela atravessante através da qual passa a referida tira.
Em um outro exemplo, zonas da camada fibrosa são parcialmente desprovidas de fibras e estão todas situadas sobre uma mesma face da referida camada fibrosa, formando assim janelas não atravessantes.
De acordo com um modo de realização particular da invenção, a camada fibrosa compreende um fio de segurança que aparece sobre pelo menos uma face da camada fibrosa pelo menos em uma janela.
Por fio de segurança, entende-se um elemento de segurança sob a forma de uma tira que apresenta uma largura inferior a 10 mm.
De acordo com um modo de realização da invenção, a camada fibrosa do documento de segurança compreende impressões, por exemplo, impressões offset ou de jato de tinta. Estas impressões podem, por exemplo, corresponder às menções fixas e/ou as menções variáveis de um documento de identidade.
Preferivelmente, as referidas impressões compreendem uma fotografia, por exemplo, do titular do documento de segurança.
De acordo com um modo de realização da invenção, a camada fibrosa compreende pelo menos uma zona de segurança dita “anti-raspagem” que lhe assegura uma proteção contra as falsificações mecânicas. Esta zona comporta um conjunto de regiões de espessura reduzida (alvéolos), de modo que qualquer tentativa de alteração da superfície da camada fibrosa leve a furar a camada fibrosa. Tal dispositivo, por exemplo, é descrito no pedido de patente EP 1.252.389. Este modo de realização é particularmente vantajoso 5 quando a zona de segurança anti-raspagem se encontra no nível das impressões da camada fibrosa, notadamente de uma fotografia.
De acordo com um modo de realização da invenção, a referida
camada fibrosa compreende perfurações, por exemplo, de uma superfície
• 2 ·
compreendida entre 0,2 e 7 mm , para um diâmetro compreendido, por
exemplo, entre 0,5 e 3 mm. Este modo de realização é particularmente vantajoso pelo fato de que permite, durante a montagem do documento de segurança, às camadas do material termoplástico transparente e/ou às camadas adesivas de se difundir através da camada fibrosa e assim solidarizar o conjunto da estrutura.
Em particular, as perfurações formam um motivo, tal como um
motivo alfanumérico e/ou um desenho, e/ou um símbolo, de forma a fornecer uma segurança suplementar do documento.
De acordo com um modo de realização da invenção, o documento de segurança compreende uma zona opaca situada entre a camada 20 inlay e a camada externa verso e cuja, de preferência, pelo menos uma parte está situada em face do dispositivo RFID da camada inlay. Este modo de realização é particularmente vantajoso porque permite evitar que o dispositivo RFID seja visualmente localizado através da camada inlay.
Preferivelmente, a zona opaca situada entre a camada inlay e a camada externa verso cobre inteiramente o dispositivo RFID.
De acordo com um modo de realização da invenção, a zona opaca está situada sobre uma face da camada inlay, em particular sua face verso, ou seja, sua face orientada para a camada externa verso.
De acordo com um outro modo de realização da invenção, a referida zona opaca está situada sobre a face interna da camada externa verso.
De acordo com um modo de realização da invenção, a zona opaca é uma impressão. A zona opaca pode, por exemplo, ser uma zona serigrafada.
De acordo com um caso particular, a referida camada opaca se
estende sobre uma região que corresponde a uma borda da camada fibrosa, em um comprimento que corresponde a este da camada fibrosa e uma largura compreendida entre um terço e um quarto da largura da camada fibrosa.
De acordo com um caso particular, a referida zona opaca é de
cor branca.
De acordo com um modo de realização, a zona opaca apresenta além de impressões coloridas, notadamente pretas. Em particular, estas impressões coloridas podem ser uma seqüência de caracteres, tais como letras e números que constituem, por exemplo, um código legível por uma 15 máquina, um código com barras, e correspondendo, por exemplo, à codificação das informações impressas sobre a camada fibrosa do documento de segurança.
De acordo com um modo de realização da invenção, quando a camada fibrosa apresenta dimensões tais que pelo menos uma borda do documento final é pelo menos desprovida de camada fibrosa, uma borda do documento de segurança desprovida de camada fibrosa é munida pelo menos de uma camada de compensação.
Em particular, todas as bordas do documento de segurança são munidas de camadas de compensação. Desta maneira, pode-se obter um documento final que não apresenta subespessura sobre suas bordas.
Preferivelmente, a referida camada de compensação é transparente, de modo que as bordas do documento de segurança final sejam transparentes. Por exemplo, pelo menos uma camada de compensação é de plástico, tal como um polietileno tereftalato ou policloreto de vinila. Em um modo de realização particular da invenção, a referida camada de compensação compreende pelo menos um elemento de segurança. Pode se tratar, por exemplo, de pigmentos ou partículas luminescentes, em particular fluorescentes.
Preferivelmente, a espessura máxima do documento de segurança final é compreendida entre 0,2 e 3 mm.
De acordo com um modo de realização da invenção, o documento de segurança é um documento de identidade e/ou de autenticação. Por exemplo, o documento de segurança é uma carteira de identidade, uma carteira de motorista, uma página de passaporte, um crachá de acesso.
Em particular, o documento de segurança de acordo com a invenção é uma carteira de identidade que apresenta dimensões conformes o formato ID-I, ou seja, 85,60 mm de comprimento e 53,98 mm de largura, o que corresponde ao formato dos cartões bancários. Este modo de realização é bastante vantajoso, pois numerosos equipamentos industriais, por exemplo, de personalização, são adaptados a este formato, que é também de uma manipulação prática para o usuário final.
A invenção se refere igualmente a um processo de fabricação do documento de segurança descrito acima.
De acordo com a invenção, o processo de fabricação compreende as etapas seguintes:
a) montar uma camada fibrosa que comporta pelo menos um elemento de segurança com pelo menos uma camada do material transparente ou translúcido que compreende um dispositivo RFID (camada inlay),
b) personalizar a camada fibrosa por impressão,
c) montar o conjunto que compreende a camada fibrosa e a referida pelo menos uma camada do material transparente ou translúcido com duas camadas externas frente e verso do material termoplástico transparente, a camada externa frente montada sobre a camada fibrosa e a camada externa verso montado sobre a referida pelo menos uma camada do material termoplástico transparente que compreende o dispositivo RFID.
O processo de fabricação de acordo com a invenção apresenta a vantagem de poder ser realizado nas várias etapas independentes, em 5 lugares diferentes. Por exemplo, a montagem da camada fibrosa e a camada inlay é realizada em um local, enquanto a personalização da camada fibrosa é realizada em um outro local, por exemplo, pela administração oficial que emite o cartão. De acordo com um modo de realização da invenção, as menções fixas do documento de segurança são impressas sobre a camada 10 fibrosa, notadamente por impressão offset, antes que a referida camada fibrosa seja montada com a camada inlay.
Preferivelmente, a folha fibrosa compreende pelo menos uma janela atravessante ou não.
Preferivelmente, a folha fibrosa compreende pelo menos um elemento de segurança escolhido dentre filigranas, os fios de segurança, as perfurações, e/ou uma tira pelo menos parcialmente transparente que aparece em uma janela.
De acordo com um modo de realização da invenção, a etapa a) de montagem da camada interna fibrosa e da camada inlay é realizada através de uma camada adesiva.
Em particular, a referida camada adesiva é depositada sobre a
camada inlay.
De acordo com um modo de realização, a etapa a) de montagem é efetuada a frio (sem aumento externo de temperatura), em particular por pressão a frio.
De acordo com um modo de realização, a etapa a) de montagem é efetuada a quente, em particular por pressão quente. Por exemplo, a etapa a) é realizada a uma temperatura compreendida entre 40 e 3OO0C, e de preferência entre 100 e 150°C, em função da natureza da camada adesiva ou da natureza da face de camada inlay situada perante a camada fibrosa.
De acordo com um modo de realização da invenção, a camada fibrosa é personalizada por impressão jato de tinta de menções variáveis do documento de segurança.
De acordo com um modo de realização da invenção, após a montagem da camada fibrosa e a camada inlay na etapa a), as referidas camadas são recortadas no seu formato final, por exemplo, por corte por nivelamento.
De acordo com um modo de realização, a etapa c) de montagem das camadas externas com o conjunto que compreende a camada fibrosa e a referida camada inlay montadas na etapa a) é realizada através por meio de uma camada adesiva.
Em particular as camadas externas em um material termoplástico transparente são cada uma recobertas por uma camada adesiva.
De acordo com um modo de realização, a etapa c) de montagem é efetuada a frio (sem aumento externo de temperatura), em particular por pressão a frio.
De acordo com um modo de realização, a etapa c) de montagem é efetuada a quente, em particular por pressão a quente. Por exemplo, a etapa c) é realizada a uma temperatura compreendida entre 40 e 3OO0C, preferivelmente entre 100 e 13O0C, em função da natureza das diferentes camadas, por exemplo nos laminadores com cartão.
De acordo com um modo de realização, as camadas externas frente e verso constituem um só suporte de material plástico transparente, o referido suporte dobrado sobre ele mesmo durante a etapa c) de montagem de acordo com uma zona de dobra situada no meio do referido suporte.
De acordo com um modo de realização da invenção, pelo menos uma camada adesiva compreende um agente reticulante, em particular reticulável sob a ação de uma radiação, por exemplo, uma radiação UV. Em particular, quando a referida camada adesiva compreende um agente reticulável sob a ação de uma radiação UV, escolher-se-á as camadas externas frente e verso de modo que sejam transparentes ao UV.
A invenção irá agora ser descrita mais em detalhes através das figuras anexadas nas quais:
- a figura 1 representa uma vista em corte esquemático de um documento de segurança de acordo com um modo de realização da invenção,
- a figura 2 representa uma vista em corte esquemático de um documento de segurança de acordo com um outro modo de realização da invenção,
- a figura 3 representa uma vista em corte esquemático de um documento de segurança de acordo com um outro modo de realização da invenção,
- a figura 5 a representa uma vista de cima de um documento de segurança de acordo com a invenção,
- a figura 5b representa uma vista de baixo do documento de segurança da figura 5 a,
- a figura 5 c representa uma vista em corte do documento de segurança das figuras 5a e 5b de acordo com o plano I-L
Por questões de clareza, as proporções relativas dos diferentes elementos não foram respeitadas.
A figura 1 representa uma vista em corte de um documento de segurança (1) que é uma carteira de identidade de um comprimento de 85,60 mm e de uma largura de 53,98 mm realizada de acordo com um modo de realização da invenção. O documento (1) compreende duas camadas externas frente (2) e verso (3) em um polietileno tereftalato que contorna uma camada inlay (5) de uma espessura de 400 μηι que compreende duas camadas PVC e um chip (6) munido de uma antena não representada, o chip (6) nivelando com uma face da camada inlay (5), e uma camada interna fibrosa (4) de uma espessura de 100 jim que compreende elementos de segurança não representados, todas as camadas do documento de seguramça (1) apresentando as mesmas dimensões.
A figura 2 representa uma vista de corte de um documento de segurança (1) semelhante a esta apresentada na figura I3 exceto pelo fato de que a camada fibrosa (4) apresenta dimensões reduzidas e;m relação às outras camadas, de modo que as bordas do documento de segurança (1) sejam transparentes.
A figura 3 representa uma vista em corte de um documento de segurança (1), semelhante a esta representada na figura 2, mas cuja camada de papel (4) comporta uma janela atravessante (7). Desta maneira, devido à transparência da camada inlay (5) e as camadas externas ((2, 3) o documento de segurança (1) apresenta uma zona totalmente transparente, situada perante a janela da camada fibrosa (4). Esta característica é particularmente vantajosa, porque é muito difícil de se reproduzir por eventuais falsificadores.
A figura 4 representa uma vista em corte db um documento de segurança (1) semelhante a esta representada na figura 2 mas cuja camada inlay (5) apresenta as mesmas dimensões que a camada fibrosa (4). O documento de segurança (1) comporta, além disso, uma camada de compensação (8) transparente situada entre as camadas externas transparentes (2, 3), no nível das bordas do documento de modo que o documento de segurança final apresente uma espessura constante sobre toida sua superfície.
A figura 5 a representa uma vista de cima de um documento de segurança (1), por exemplo, de uma carteira de identidade: de acordo com a invenção. A carteira de identidade (1) cujas bordas ;são transparentes compreende uma camada fibrosa (4) que pode se ver aftravés da camada externa transparente frente (2). Para um observador que olha a carteira de identidade (1) de cima (lado face frente), a camada inlay (5) que compreende um chip (6) é colocada debaixo da camada fibrosa (4), de modo que o observador ver a face “frente” da camada fibrosa (4) mas não o chip (6). A camada fibrosa (4) compreende um fio de segurança (10) incorporado na massa da referida camada fibrosa (4) e aparecendo em janelas (7) não atravessantes trazidas na camada fibrosa (4).
A camada fibrosa (4) comporta igualmente em sua superfície “frente” a fotografia (9) do detentor da carteira, impressa em cores, assim como informações impressas (12) relativas ao portador.
A figura 5b representa uma vista de baixo do documento representado na figura 5a. A camada inlay (5) se encontra colocada sob a camada externa transparente verso (3)ea camada fibrosa (4) está situada sob a camada inlay transparente (5) de modo que se possa observar em parte a face “verso” da camada fibrosa (4).
A camada fibrosa (4) apresenta informações impressas (13) sobre sua face “verso”. A camada inlay transparente (5) comporta, sobre sua face lado verso do documento de segurança, uma zona opaca (11) em uma tinta opaca branca. Esta zona opaca (11) é uma camada contínua situada na parte inferior do cartão, no nível de uma borda da camada fibrosa (4) e em face do chip (6). A zona opaca (11) se estende por um comprimento igual a este da camada fibrosa (4) e uma largura que corresponde ao terço da largura da camada fibrosa (4). Desta maneira, o chip (6) é mascarado de um lado ao outro da camada inlay (5) pela zona opaca (11) de um lado e pela camada fibrosa (4) de outro lado, e é consequentemente visualmente indetectável. Na zona opaca (11) é impressa uma linha codificada (14), aqui uma linha codificada, dita MRZ, que corresponde às informações impressas (12, 13) sobre as faces da camada fibrosa (4). O fio de segurança (10) não aparece sobre a face “verso” da camada fibrosa (4), mas é visível em transvisão.
A figura 5 c representa uma vista em corte no nível da zona opaca (11) de acordo com o plano I-I do documento de segurança (1) representado nas figuras 5a e 5b. O documento de segurança (1) compreende três camadas adesivas (15) à base de um polietileno transparente dispostas respectivamente entre a camada externa frente (2) e a camada fibrosa (4), entre a camada fibrosa (4) e camada inlay (5) e entre a camada inlay (5) e a 5 camada externa verso (3). O fio de segurança (10) nivela em uma janela (7) não atravessante da face frente da camada fibrosa (4).

Claims (50)

1. Documento de segurança (1) compreendendo uma camada interna fibrosa (4) caracterizado pelo fato de que comporta pelo menos um elemento de segurança, uma camada externa frente (2) e camada externa verso (3), as duas camadas externas (2, 3) em um material termoplástico transparente, um dispositivo RFID (6), o dispositivo RFID (6) estando alojado no centro de pelo menos uma camada interna (5) em um material transparente ou translúcido.
2. Documento de segurança (1) de acordo com uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que a referida camada fibrosa (4) apresenta dimensões tais que pelo menos uma borda do documento final (1) seja desprovida de camada fibrosa (4).
3. Documento de segurança (1) de acordo com a reivindicação precedente, caracterizado pelo fato de que a referida borda do documento de segurança final (1) desprovido de camada fibrosa (4) apresenta uma largura compreendida entre 0,5 e 3 mm.
4. Documento de segurança (1) de acordo com uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que todas as bordas do documento de segurança final (1) são desprovidas de camada fibrosa (4).
5. Documento de segurança (1) de acordo com uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que o referido documento (1) comporta pelo menos uma camada adesiva (15) situada entre a camada externa em um material termoplástico transparente frente (2) e camada interna fibrosa (4), e/ou entre a camada interna fibrosa (4) e a referida pelo menos uma camada interna (5) em um material transparente ou translúcido que contém um dispositivo RFID (6), e/ou entre a camada interna em um material transparente ou translúcido (5) que compreende um dispositivo RFID (6) e a camada externa em um material termoplástico transparente verso (3).
6. Documento de segurança (1) de acordo com a reivindicação precedente, caracterizado pelo fato de que o referido documento compreende pelo menos duas camadas adesivas (15) de naturezas diferentes.
7. Documento de segurança (1) de acordo com uma das reivindicações 5 ou 6 precedentes, caracterizado pelo fato de que a referida pelo menos uma camada adesiva (15) compreende um agente reticulável.
8. Documento de segurança (1) de acordo com a reivindicação7 precedente, caracterizado pelo fato de que a referida camada adesiva é reticulável sob a ação de uma radiação, notadamente uma radiação UV.
9. Documento de segurança (1) de acordo com uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que pelo menos uma das camadas externas em um material termoplástico transparente (2, 3) comporta um elemento de segurança.
10. Documento de segurança (1) de acordo com uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que as referidas camadas externas em um material termoplástico transparente (2, 3) são de um mesmo material.
11. Documento de segurança (1) de acordo com uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que pelo menos uma camada externa em um material termoplástico transparente (2, 3) compreende um polietileno tereftalato.
12. Documento de segurança (1) de acordo com uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que o elemento de segurança (10) da referida camada fibrosa (4) é escolhido dentre filigranas, os fios de segurança, as fibras de segurança, os OVD, os cristais líquidos, os elementos interferenciais, os elementos iridescentes, as travessas, os hologramas, as fibras magnéticas e suas combinações.
13. Documento de segurança (1) de acordo com uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que a camada fibrosa (4) compreende pelo menos uma zona totalmente desprovida de fibras, formando uma janela (7).
14. Documento de segurança (1) de acordo com uma das reivindicações 1 a 12, caracterizado pelo fato de que a camada fibrosa (4) compreende pelo menos uma zona parcialmente desprovida de fibras.
15. Documento de segurança (1) de acordo com uma das reivindicações 13 e 14 precedentes, caracterizado pelo fato de que a camada fibrosa (4) compreende pelo menos uma tira pelo menos parcialmente transparente, pelo menos uma das faces da referida camada fibrosa (4) que compreende zonas desprovidas de fibras situadas em face da referida tira.
16. Documento de segurança (1) de acordo com uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que a camada fibrosa (4) compreende impressões (9, 12, 13), notadamente uma fotografia (9).
17. Documento de segurança (1) de acordo com a reivindicação precedente, caracterizado pelo fato de que a zona da camada fibrosa (4) que compreende uma fotografia apresenta regiões de espessura reduzida.
18. Documento de segurança (1) de acordo com uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que a referida camada fibrosa (4) compreende perfurações.
19. Documento de segurança (1) de acordo com a reivindicação precedente, caracterizado pelo fato de que as referidas perfurações formam um motivo, em particular um motivo alfanumérico, e/ou um desenho, e/ou um símbolo.
20. Documento de segurança de acordo com uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que o dispositivo RPID (6) compreende um chip munido de uma antena.
21. Documento de segurança (1) de acordo com uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que a referida pelo menos uma camada intema em um material transparente ou translúcido (5) que compreende um dispositivo RFID (6) é de um material plástico.
22. Documento de segurança (1) de acordo com uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que a referida pelo menos uma camada intema (5) em um material transparente ou translúcido que compreende um dispositivo RFID (6) compreende pelo menos duas camadas do material plástico transparente no centro das quais está alojado o dispositivo RFID.
23. Documento de segurança (1) de acordo com uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que a referida pelo menos uma camada intema em um material transparente ou translúcido (5) que compreende um dispositivo RFID (6) não apresenta sobre-espessura.
24. Documento de segurança (1) de acordo com uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que o dispositivo RFID (6) da camada intema em um material transparente ou translúcido (5) nivela com pelo menos uma das faces da referida pelo menos uma camada intema em um material transparente ou translúcido (5).
25. Documento de segurança (1) de acordo com uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que a referida pelo menos uma camada intema em um material transparente ou translúcido (5) que compreende um dispositivo RFID (6) apresenta as mesmas dimensões que o documento de segurança final (1).
26. Documento de segurança (1) de acordo com uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que o referido documento de segurança (1) compreende uma zona opaca (11) situada entre a referida pelo menos uma camada intema em um material transparente ou translúcido que compreende um dispositivo RFID e uma camada extema em um material termoplástico transparente (3).
27. Documento de segurança (1) de acordo com a reivindicação 26, caracterizado pelo fato de que a referida zona opaca (11) está situada sobre uma face da referida pelo menos uma camada intema (5) em um material transparente ou translúcido que compreende um dispositivo RFID (6).
28. Documento de segurança (1) de acordo com a reivindicação 26, caracterizado a referida zona opaca (11) está situada sobre uma face de uma camada externa em um material termoplástico transparente (3)·
29. Documento de segurança (1) de acordo com uma das reivindicações 26 a 28, caracterizado pelo fato de que a referida zona opaca (11) está situada pelo menos em parte em face do dispositivo RFID (6).
30. Documento de segurança (1) de acordo com a reivindicação precedente, caracterizado pelo fato de que a referida zona opaca (11) cobre inteiramente o dispositivo RFID (6).
31. Documento de segurança (1) de acordo com uma das reivindicações 26 a 30, caracterizado pelo fato de que a referida zona opaca (11) é uma impressão.
32. Documento de segurança (1) de acordo com uma das reivindicações 26 a 31, caracterizado pelo fato de que a referida zona opaca (11) é de cor branca.
33. Documento de segurança (1) de acordo com uma das reivindicações 26 a 32, caracterizado pelo fato de que a referida zona opaca (11) apresenta a mais impressões coloridas (14).
34. Documento de segurança (1) de acordo com uma das reivindicações 2 a 33, caracterizado pelo fato de que a ou as bordas do documento desprovidos de camada fibrosa (4) são munidos pelo menos de uma camada de compensação (8), de modo que o documento de segurança final (1) não apresente subespessura sobre suas bordas.
35. Documento de segurança (1) de acordo com a reivindicação precedente, caracterizado pelo fato de que a referida pelo menos uma camada de compensação (8) compreende um plástico transparente.
36. Documento de segurança (1) de acordo com uma das reivindicações 34 ou 35, caracterizado pelo fato de que a referida pelo menos uma camada de compensação (8) comporta um elemento de segurança.
37. Documento de segurança (1) de acordo com uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que o documento final (1) apresenta uma espessura máxima compreendida entre 0,2 e 3 mm.
38. Documento de segurança (1) de acordo com uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que o referido documento é uma carteira de identidade, uma carteira de motorista, uma página de passaporte, um crachá de acesso.
39. Processo de fabricação de um documento de segurança (1) tal como descrito em uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que compreende as etapas seguintes: a) montar uma camada fibrosa (4) que comporta pelo menos um elemento de segurança (10) com pelo menos uma camada (5) em um material transparente ou translúcido que compreende um dispositivo RFID (6), b) personalizar a camada fibrosa (4) por impressão, c) montar o conjunto que compreende a camada fibrosa (4) e a referida pelo menos uma camada (5) em um material transparente ou translúcido que compreende um dispositivo RFID (6) com duas camadas externas frente (2) e verso (3) em um material termoplástico transparente, a camada externa frente (2) montada sobre a camada fibrosa (4) e camada externo verso (3) sendo montada sobre a referida pelo menos uma camada (5) em um material termoplástico transparente que compreende o dispositivo RFID (6).
40. Processo de fabricação de acordo com a reivindicação 39, caracterizado pelo fato de que a etapa a) de montagem da camada intema fibrosa (4) e da camada (5) em um material transparente ou translúcido que compreende um dispositivo RFID (6) é realizado através de uma camada adesiva (15).
41. Processo de fabricação de acordo com a reivindicação precedente 40, caracterizado pelo fato de que a referida camada adesiva é depositada sobre a camada (5) em um material transparente ou translúcido que compreende um dispositivo RFID (6).
42. Processo de fabricação de acordo com uma das reivindicações 39 a 41 precedentes, caracterizado pelo fato de que a etapa a) de montagem é efetuada a frio, em particular por pressão a frio.
43. Processo de fabricação de acordo com uma das reivindicações 39 a 41 precedentes, caracterizado pelo fato de que a etapa a) de montagem é efetuada a quente, em particular por pressão quente.
44. Processo de fabricação de acordo com uma das reivindicações 39 a 43 precedentes, caracterizado pelo fato de que a etapa c) de montagem das camadas externas (2, 3) do conjunto que compreende a camada fibrosa (4) e a referida pelo menos uma camada (5) em um material transparente ou translúcido que compreende um dispositivo RFID (6) é realizada por meio de pelo menos uma camada adesiva (15).
45. Processo de fabricação de acordo com uma das reivindicações 39 a 44 precedentes, caracterizado pelo fato de que a etapa de montagem c) é efetuada a frio, em particular por pressão a frio.
46. Processo de fabricação de acordo com uma das reivindicações 39 a 44 precedentes, caracterizado pelo fato de que a etapa c) de montagem é efetuada a quente, em particular por pressão quente.
47. Processo de fabricação de acordo com uma das reivindicações 39 a 46 precedentes, caracterizado pelo fato de que as camadas externas em um material termoplástico transparente (2, 3) são cada uma recobertas de uma camada adesiva (15).
48. Processo de fabricação de acordo com uma das reivindicações 40, 41, 44 e 47 precedentes, caracterizado pelo fato de que pelo menos uma camada adesiva compreende um agente reticulante, em particular um agente reticulável sob a ação de uma radiação.
49. Processo de fabricação de acordo com uma das reivindicações 39 a 48 precedentes, caracterizado pelo fato de que as camadas externas frente e verso constituem um só suporte em um material plástico transparente, o referido suporte sendo dobrado sobre ele mesmo durante a etapa c) de montagem de acordo com uma zona de dobra situada no meio do referido suporte.
50. Processo de fabricação de acordo com uma das reivindicações 39 a 49, caracterizado pelo fato de que após a montagem da camada intema fibrosa (4) e da camada (5) em um material transparente ou translúcido que compreende um dispositivo RFID (6), as referidas camadas (4, 5) são recortadas em seu formato final.
BRPI0807383-0A 2007-02-28 2008-02-27 Documento de segurança e processo de fabricação de um documento de segurança. BRPI0807383A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0701461A FR2913126B1 (fr) 2007-02-28 2007-02-28 Document de securite comprenant un dispositif rfid
FR0701461 2007-02-28
PCT/FR2008/050331 WO2008119904A2 (fr) 2007-02-28 2008-02-27 Document de securite comprenant un dispositif rfid

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0807383A2 true BRPI0807383A2 (pt) 2014-05-20

Family

ID=38520135

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0807383-0A BRPI0807383A2 (pt) 2007-02-28 2008-02-27 Documento de segurança e processo de fabricação de um documento de segurança.

Country Status (9)

Country Link
US (1) US8292186B2 (pt)
EP (1) EP2126797B9 (pt)
AT (1) ATE504894T1 (pt)
BR (1) BRPI0807383A2 (pt)
DE (1) DE602008006046D1 (pt)
ES (1) ES2364444T3 (pt)
FR (1) FR2913126B1 (pt)
MX (1) MX2009009067A (pt)
WO (1) WO2008119904A2 (pt)

Families Citing this family (19)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2959843B1 (fr) 2010-05-05 2013-01-25 Honnorat Rech S & Services Dispositif d'authentification discret.
FR2959842B1 (fr) 2010-05-05 2012-05-04 Honnorat Rech S & Services Document securise, testeur et methode d'authentification.
DE102010020969A1 (de) 2010-05-19 2011-11-24 Bundesdruckerei Gmbh Inlay für ein Wert- und/oder Sicherheitsdokument sowie Verfahren zu dessen Herstellung
FR2963137B1 (fr) * 2010-07-20 2016-02-19 Oberthur Technologies Insert a transpondeur et dispositif comprenant un tel insert
US8990099B2 (en) 2011-08-02 2015-03-24 Kit Check, Inc. Management of pharmacy kits
US9449296B2 (en) 2011-08-02 2016-09-20 Kit Check, Inc. Management of pharmacy kits using multiple acceptance criteria for pharmacy kit segments
RU2493016C2 (ru) * 2011-10-27 2013-09-20 Общество с ограниченной ответственностью "ЭЛИСАР" Устройство для персональной идентификации
DE102012013965A1 (de) * 2012-07-13 2014-01-16 Giesecke & Devrient Gmbh Verfahren zur Herstellung einer Folie
US9171280B2 (en) 2013-12-08 2015-10-27 Kit Check, Inc. Medication tracking
FR3022182B1 (fr) 2014-06-13 2018-01-19 Fasver Procede de fabrication d'un support de donnees multicouche a inscriptions de securite
JP2016189923A (ja) * 2015-03-31 2016-11-10 任天堂株式会社 玩具
USD865526S1 (en) 2015-12-04 2019-11-05 The Procter & Gamble Company Bottle
FR3045888B1 (fr) * 2015-12-16 2022-05-06 Smart Packaging Solutions Carte a puce a bords personnalises
US10692316B2 (en) 2016-10-03 2020-06-23 Gary L. Sharpe RFID scanning device
US10482292B2 (en) 2016-10-03 2019-11-19 Gary L. Sharpe RFID scanning device
EP3333778A1 (fr) * 2016-12-09 2018-06-13 Gemalto SA Assemblage securise de document ou de support
US20190088354A1 (en) 2017-09-01 2019-03-21 Kit Check, Inc. Identifying discrepancies between events from disparate systems
JP1688406S (pt) 2020-08-14 2021-06-28
DE102021114246A1 (de) * 2021-06-01 2022-12-01 Bundesdruckerei Gmbh Karte und Verfahren zur Herstellung einer Karte

Family Cites Families (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
NL9400539A (nl) 1994-04-06 1995-11-01 Dorned Bv Identiteitskaart met optisch geheugen.
US6262692B1 (en) * 1999-01-13 2001-07-17 Brady Worldwide, Inc. Laminate RFID label and method of manufacture
US7070112B2 (en) * 1999-09-07 2006-07-04 American Express Travel Related Services Company, Inc. Transparent transaction device
FR2804448B1 (fr) 2000-02-01 2002-04-05 Arjo Wiggins Sa Papier de securite comportant une zone de securite, procede pour realiser un tel papier et dispositif pour mettre en oeuvre ce procede
GEP20074026B (en) 2002-10-29 2007-01-25 Landqart Identification card and method for the production thereof
US20090127344A1 (en) * 2003-12-10 2009-05-21 Andreas Dostmann Identification card and the production method thereof
GB0330008D0 (en) * 2003-12-23 2004-01-28 Security Printing And Systems Anti-tamper documents
US20050247794A1 (en) * 2004-03-26 2005-11-10 Jones Robert L Identification document having intrusion resistance
US7517725B2 (en) * 2005-11-28 2009-04-14 Xci, Inc. System and method for separating and packaging integrated circuits
JP2008043302A (ja) * 2006-08-21 2008-02-28 Hitachi Ltd 生体植込み用rfidタグ及びその挿入冶具体
US8608080B2 (en) * 2006-09-26 2013-12-17 Feinics Amatech Teoranta Inlays for security documents
US20080111674A1 (en) * 2006-11-15 2008-05-15 Pitney Bowes Incorporated Tracking condition of mail in transit

Also Published As

Publication number Publication date
EP2126797B8 (fr) 2011-07-06
US8292186B2 (en) 2012-10-23
ATE504894T1 (de) 2011-04-15
ES2364444T3 (es) 2011-09-02
FR2913126B1 (fr) 2009-07-10
FR2913126A1 (fr) 2008-08-29
MX2009009067A (es) 2009-11-10
WO2008119904A2 (fr) 2008-10-09
EP2126797A2 (fr) 2009-12-02
EP2126797B1 (fr) 2011-04-06
WO2008119904A3 (fr) 2008-12-24
US20100025477A1 (en) 2010-02-04
EP2126797B9 (fr) 2011-10-05
DE602008006046D1 (de) 2011-05-19

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0807383A2 (pt) Documento de segurança e processo de fabricação de um documento de segurança.
RU2470370C1 (ru) Элемент, содержащий по меньшей мере два микроэлектронных устройства бесконтактного обмена данными
JP5345685B2 (ja) 透かし又は擬似透かし及び超小型集積回路デバイスを含む構造体
US7758079B2 (en) Personal document in the form of a book
ES2710888T3 (es) Soporte de datos con ventana de visualización y procedimiento de producción del mismo
US20120104102A1 (en) Sectional Documents Comprising a Structure Equipped with a Watermark or Pseudo-Watermark and Associated Process
US9242502B2 (en) Identification document and a method of producing
BRPI0715221A2 (pt) estrutura de seguranÇa destinada a ser incorporada ou fixada pelo menos parcialmente em ou sobre um artigo, notadamente um documento de seguranÇa e/ou de valor, e, artigo
KR20180128024A (ko) 보안 문서
ES2694632T3 (es) Soporte de datos y objeto en forma de cuaderno o libreta que contiene el soporte de datos así como procedimiento para la fabricación del soporte de datos
BRPI1014948B1 (pt) processo para proteção de um documento de identificação e documento de identificação segura
US8746744B2 (en) Identification document comprising a security pattern
ES2693054T3 (es) Mejoras en papeles y documentos de seguridad
EP3122568A1 (en) Security booklet
JP2020535988A (ja) セキュリティ要素を備えるセキュリティシートの改善
US20100148487A1 (en) Flexible adhesive label for security furnished with at least one contactless microcircuit for an official document
US20120313363A1 (en) Method for producing a support comprising an electronic device
US4149738A (en) Tamper-proof page assembly
ES2750824T3 (es) Mejoras en documentos de valor
RU2804942C1 (ru) Идентификационный документ и способ его изготовления
EP3504065A1 (en) A security booklet
ES2320869T3 (es) Soporte de datos.
KR20210072935A (ko) 연속적인 보안요소를 포함하는 보안용 시트
UA78771C2 (en) Method for producing a booklet, information page made by this method, and booklet made by this method

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 7A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2308 DE 31/03/2015.

B15K Others concerning applications: alteration of classification

Ipc: G06K 19/077 (2006.01)