BRPI0806071A2 - conjunto de folha, e, método para usar folha de escrita - Google Patents

conjunto de folha, e, método para usar folha de escrita Download PDF

Info

Publication number
BRPI0806071A2
BRPI0806071A2 BRPI0806071-1A BRPI0806071A BRPI0806071A2 BR PI0806071 A2 BRPI0806071 A2 BR PI0806071A2 BR PI0806071 A BRPI0806071 A BR PI0806071A BR PI0806071 A2 BRPI0806071 A2 BR PI0806071A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
sheet
color
letters
writing
user
Prior art date
Application number
BRPI0806071-1A
Other languages
English (en)
Inventor
Toni M Schulken
Original Assignee
Meadwestvaco Corp
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Meadwestvaco Corp filed Critical Meadwestvaco Corp
Publication of BRPI0806071A2 publication Critical patent/BRPI0806071A2/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G09EDUCATION; CRYPTOGRAPHY; DISPLAY; ADVERTISING; SEALS
    • G09BEDUCATIONAL OR DEMONSTRATION APPLIANCES; APPLIANCES FOR TEACHING, OR COMMUNICATING WITH, THE BLIND, DEAF OR MUTE; MODELS; PLANETARIA; GLOBES; MAPS; DIAGRAMS
    • G09B11/00Teaching hand-writing, shorthand, drawing, or painting
    • G09B11/04Guide sheets or plates; Tracing charts

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Business, Economics & Management (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Educational Administration (AREA)
  • Educational Technology (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Theoretical Computer Science (AREA)
  • Electrically Operated Instructional Devices (AREA)

Abstract

CONJUNTO DE FOLHA, E, MéTODO PARA USAR FOLHA DE ESCRITA. é descrito um conjunto de folha incluindo uma porção de corpo tipo folha e uma porção de guia na porção de corpo. A porção de guia inclui pelo menos três linhas espaçadas geralmente paralelas que definem primeira e segunda porções entre as mesmas, de maneira tal que um usuário possa escrever na porção enquanto usa as linhas espaçadas para guiar a escrita das mesmas. A primeira porção é de uma primeira cor e a segunda porção é de uma segunda cor diferente da primeira cor, e a primeira porção fica posicionada por cima da segunda porção. A primeira cor é azul ou verde, e a segunda cor é verde ou marrom.

Description

"CONJUNTO DE FOLHA, E, MÉTODO Paka USAR FOLHA DEESCRITA"
A presente invenção diz respeito a uma folha paradesenvolvimento de habilidades de escrita de usuário e, mais particularmente,a uma folha para o desenvolvimento de habilidades do usuário para escrita deletras e números.
FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO
A medida que crianças e outros usuários aprendem escreverletras e números, é importante ensinar a forma adequada das letras e números,bem como a direção correta de traço (isto é, direcionalidade da formação daletra e número). Além disso, usuários devem aprender a continuidade daformação da letra e número que resulta em maior legibilidade e que leva auma transição mais fácil para a escrita cursiva.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
Em uma modalidade, a invenção é um conjunto de folha deescrita que inclui uma porção do corpo tipo folha e uma porção de guia naporção do corpo. A porção de guia inclui pelo menos três linhas separadasgeralmente paralelas que definem primeira e segunda porções entre asmesmas, de maneira tal que um usuário possa escrever nas porções enquantousa as linhas espaçadas para guiar a escrita das mesmas. A primeira porção éde uma primeira cor e a segunda porção é de uma segunda cor diferente daprimeira cor, e a primeira porção fica posicionada por cima da segundaporção. A primeira cor é azul ou verde, e a segunda cor é verde ou marrom.
DESCRIÇÃO RESUMIDA DOS ANEXOS
O anexo 1 ilustra uma folha de instruções que ensina a umusuário como desenhar a letra "o";
O anexo 2 ilustra uma folha de instrução que ensina a umusuário como desenhar a letra "t";
O anexo 3 ilustra uma folha de instrução que ensina a umusuário como desenhar a letra "j";
O anexo 4 ilustra uma folha de seção que introduz as letras emum agrupamento;
O anexo 5 ilustra uma folha de seção que introduz as letras emum outro agrupamento; e
O anexo 6 ilustra uma folha de sumário associada com oagrupamento do anexo 4.
DESCRIÇÃO DETALHADA
Conforme mostrado no anexo 1, as folhas de instrução 10 dapresente invenção podem incluir um corpo tipo folha 12. As folhas 10/material tipo folha 12 podem ser feitas de qualquer um de uma amplavariedade de materiais, mas tipicamente serão feitas de um papel a base decelulose ou a base de polpa, de maneira tal que as folhas 10 sejam geralmenteabsorventes de água e possam ser escritas por uma ampla variedade de meios(por exemplo, canetas, lápis, marcadores, creioms, etc). Entretanto, as folhas10 podem ser feitas de qualquer de uma variedade relativamente ampla demateriais, e não precisam ser necessariamente feitas de um materialabsorvente de água (isto é, poderia ser um material de escrever/apagar(polímero) que pode ser reutilizado, etc). As folhas de instrução 10 podemser relativamente finas, e podem ter uma espessura de cerca de 0,5 mm oumenos.
Cada folha de instrução 10 pode incluir uma linha de base 14 euma linha ascendente 16 que pode ser espaçada a uma distância entre cerca de1/4" e cerca de 2" para permitir a um usuário escrever letras ou números entreas mesmas. A folha 10 pode incluir uma linha intermediária 20 que estende-seentre a linha de base 14 e a linha ascendente 16. Uma linha descendente 22pode ficar eqüidistante da linha de base 14 e da linha ascendente 16. Umalinha descendente 22 pode ficar posicionada abaixo da linha de base 14, epode ser espaçada da linha de base 14 a uma distância entre cerca de 1/8"(3,18 mm) e cerca de 1" (25,4 mm) e, de qualquer maneira, pode estar maispróxima da linha de base 14 do que da linha intermediária 20 ou linhaascendente 16.
Na modalidade ilustrada, a linha de base 14, linha ascendente16 e linhas descendentes 22 são linhas cheias, com a linha de base sendo maisespessa que a linha ascendente 16 e a linha descendente 22 para permitir arápida identificação da linha de base 14. A linha intermediária 20 estámostrada como uma linha pontilhada. Entretanto, cada uma das linhas 14, 16,20, 22 pode ter uma variedade de espessuras e ter uma variedade de outrasformas, cheia, pontilhada, tracejada. A linha de base 14, linha ascendente 16,linha intermediária 20, linha descendente 22 podem ser geralmente paralelas epodem juntas formar uma porção de guia 24 tal como a encontrada em papel primário.
Uma pluralidade de porções de guia espaçada verticalmenteentendendo-se horizontalmente 24 pode ficar localizada na folha 10. Cadaporção de guia 24 pode incluir uma porção inferior 26 posicionada entre alinha descendente 22 e a linha de base 14, uma porção intermediária 28posicionada entre a linha de base 14 e a linha intermediária 20, e uma porçãosuperior 30 posicionada entre a linha intermediária 20 e a linha ascendente.
Cada porção intermediária 28 é projetada e posicionada demaneira tal que a porção da altura x de uma letra minúscula possa ser escritanela, e na linha de base 14. Cada porção superior 30 é projetada e posicionadade maneira tal que a haste ascendente de uma letra minúscula possa ser escritanela, e cada porção inferior 26 é projetada e posicionada de maneira tal que ode haste descendente de uma letra minúscula possa ser escrita nela. Umusuário pode ser instruído ou mostrado como usar as porções 26, 28, 30 destamaneira, conforme será descrito com mais detalhes a seguir.
Cada espaço ou porção 26, 28, 30 pode ser codificado comcores ou ter sombreamento de cor nele para guiar a formação da letra ounúmero e para alinhamento de um usuário. Em particular, a porção inferior 26pode ser colorida de marrom (representando sujeira ou terra), a porçãointermediária 28 pode ser colorida de verde (representando plantas ouvegetação, tal como grama) e a porção superior 30 pode ser colorida de azul(representando o céu).
Desta maneira, as porções coloridas 26, 28, 30 fornecem umaorientação vertical dentro de cada porção de guia 24 que é intuitiva euniversalmente entendida, uma vez que o céu está acima da vegetação, quepor sua vez está acima da terra. O uso das cores marrom, verde e azul tambémapresenta uma folha colorida brilhante 10 para atrair e prender a atenção dousuário. Essas cores também fornecem menos brilho do que o papel brancoque diminui a fadiga visual. Isto pode ser um recurso particularmente usadopara crianças que não estão acostumadas a focalizar visualmente em trabalhode perto (isto é, tarefas de papel e lápis) por longos períodos de tempo. Alémdisso, a codificação em cores das porções 26, 28, 30 serve bem paraincorporar em técnicas de ensino, conforme será aqui descrito com maisdetalhes a seguir.
Cada porção 26, 28, 30 pode ser preenchida/colorida demaneira tal que a coloração preencha/cubra de forma substancialmentecompleta as porções associadas 26, 28, 30. Alternativamente, somente partede cada porção 26, 28, 30 pode ser preenchida ou colorida. Por exemplo,somente a extensão mais da esquerda de cada porção 26, 28, 30 pode sercolorida para dar uma "lembrança" inicial ao usuário à medida que o usuáriotrabalha da esquerda para a direita. Alternativamente, a borda de cada porção26, 28, 30, ou a borda inferior, borda superior, borda direita, meio ou outrasporções selecionadas podem ser coloridas (isto é, tal como um padrão"pontilhado" ou similares).
Na modalidade ilustrada, cada porção de guia 24 inclui umaporção azul superior 30, uma porção intermediária verde 28 e uma porçãoinferior marrom 26. Entretanto, o posicionamento relativo das cores pode serutilizado quando somente duas cores forem usadas (por exemplo, azul porcima de verde; azul por cima de marrom, ou verde por cima de marrom).Assim, se desejado, somente duas das porções 26, 28, 30 podem ser coloridas.Alternativamente, somente duas porções podem ser utilizadas (isto é, a linhade base 14, a linha ascendente 16, a linha intermediária 20 ou a linhadescendente 22 podem ser omitidas).
A coloração das porções 26, 28, 30 pode ser utilizado parainstruir o usuário na devida formação da letra/número. Por exemplo, namodalidade do anexo 1, o sombreamento verde da porção intermediária 28 éutilizado para instruir um usuário a escrever uma letra minúscula "o". Emparticular, a folha de instrução 28 inclui texto ou marca indicadora narrativaou 32 que instrui um usuário a "mover seu lápis para cima e continuamenteem volta na grama verde". A marca indicadora narrativa 32 assim evoca aimagem de "rolar na grama" e, portanto, representa um método de instruçãofácil de lembrar para desenhar o "o" minúsculo. O texto "na grama" inclui umlembrete embutido/implícito para ficar entre a linha de base 14 e a linha deguia intermediária 20 (isto é, ficar dentro da porção verde 28).
O texto ou marca indicadora narrativa 32 pode incluir umarepresentação 34 de grama associada com ela ou posicionada imediatamenteadjacente a ela. A representação 34 pode também ser colorida de verde,portanto reforçando as instruções ao usuário para escrever no espaço verde 28da porção de guia 24.
Na modalidade do anexo 2, o sombreamento de azul da porçãosuperior 30 e o sombreamento de verde da porção intermediária 28 éreferenciado na marca indicadora narrativa 32. Em particular, um usuário éinstruído a "começar pelo céu azul" (isto é, começar na linha ascendente 16) e"voar direto para baixo até a grama verde" (isto é, desenhar até a linha de base14) para desenhar o elemento vertical de uma letra "t" minúscula.Na modalidade do anexo 3, o sombreamento de azul da porçãosuperior 30, o sombreamento verde da porção intermediária 28 e osombreamento marrom da porção inferior 26 são todos referenciados namarca indicadora narrativa 32. Em particular, a fim de desenhar/escrever aletra "j", um usuário é instruído a "voar até a grama verde" (isto é, desenharda linha de guia intermediária 20 até a linha de base 14). O usuário então éinstruído a "curvar seu jato para o sujo marrom" (isto é, desenhar a hastedescendente do "j" na porção inferior 26). Finalmente, o usuário é instruído a"voar de volta para cima e pontuar o céu azul" (isto é, pontuar o "j" na porçãosuperior 30).
Cada porção da marca indicadora narrativa 30 pode incluiruma representação da porção associada para reforçar o ensinamento dousuário. Em particular, a primeira linha da etapa "1" da marca indicadora deinstrução 32 do anexo 3 fica posicionada adjacente à representação verde dagrama 34. A segunda linha de instrução "1" fica posicionada adjacente a umtrecho marrom 34 que representa terra/sujeira, e a instrução "2" ficaposicionada adjacente a uma representação de céu azul 34 com uma nuvem.Assim, os trechos 34 ajudam reforçar o texto da marca indicadora narrativa32.
Cada folha de instrução 10 pode incluir marca indicadora deinstrução seqüencial 40 que instrui um usuário como escrever devidamenteuma letra ou número, tal como uma letra minúscula do alfabeto inglês. Amarca indicadora de instrução 40 pode incluir uma versão traçável 42 da letraou número. A versão traçável 42 pode ser apresentada como uma linharelativamente fina ou leve, uma linha sombreada, uma linha não preta e/ouuma linha incompleta que é impressa em formato pontilhado ou tracejado. Aversão traçável 42 pode ser formatada desta maneira de forma que um usuáriopossa escrever sobre a versão traçável 42 e distinguir facilmente quaisporções da versão traçável 42 são pré-impressas, e quais porções foramescritas pelo usuário. A marca indicadora de instrução 40 pode tambémincluir setas ou outras indicações direcionais 44 e indicações numéricasassociadas. As indicações direcionais 44 podem ser sobrepostas na versãotraçável 42, ou poderiam ser colocadas adjacentes à versão traçável 42.
A marca indicadora de instrução 40 pode incluir etapasordenadas discretas que ensinam ou indica ao usuário em traços de escritaapropriados a escrever a letra ou número associado. A marca indicadora deinstrução 40 encoraja o usuário a aprender a devida seqüência direcional paraescrita de letra ou número (isto é, em geral, durante a formação de letras ounúmeros sempre escrevendo linhas verticais em uma direção de cima parabaixo; desenhar linhas horizontais da esquerda para a direita; desenharcurvas/círculos de cima para a esquerda (isto é, no sentido anti-horário a partirde cima); e usar traços contínuos).
Na modalidade ilustrada, cada seta de guia 44 da marcaindicadora de instrução 40 é enumerada, e a seta, ou a porção associada daletra, é colorida. Por exemplo, no anexo 3, a porção principal da versãotraçável 42 da letra "j" (que corresponde e fica localizada adjacente à seta "1")pode ser preta. As instruções correspondentes (ou o número associado; ouseja, o número "1") da marca indicadora narrativa 32 é também preta. O pontoda versão traçável 42 da letra "j" (que corresponde e fica localizado adjacenteà seta "2") é vermelha. As instruções correspondentes (ou o númeroassociado, ou seja, o número "2") da marca indicadora narrativa 32 é tambémvermelha.
Desta maneira, é provida uma conexão entre a versão traçável42 e a marca indicadora de instrução 40. Entretanto, além de codificação porcor, vários outros padrões, marcas distintivas ou similares podem serutilizados para associar porções da marca indicadora de instrução 40 e textonarrativo 32. O uso de padrões, marcas distintivas ou similares pode ser feitoem casos em que a impressão a cores não é desejada ou praticável, ou paraacomodar usuários com daltonismo.
Nesta modalidade, cada traço diferente da letra ou número édesenhado em uma cor diferente na versão traçável 42. Assim, um usuáriosabe que, quando existe uma mudança de cor, um novo traço de escrita éapresentado e o usuário deve pegar seu instrumento de escrita da folha 10para colocação em um novo local para iniciar o traço de escrita seguinte. Aocontrário, quando não existe mudança de cor, o usuário é indicado a manterseu instrumento de escrita na folha 10, reforçando assim a continuidade daletra ou número.
O texto narrativo 32 fornece texto que reforça as indicaçõesdirecionais 44 providas pela marca indicadora de instrução 42. O textonarrativo 32 pode incluir porções discretas que correspondem a cada etapaordenada discreta da marca indicadora de instrução. Por exemplo, o textonarrativo do anexo 3 que indica que o usuário deve "voar para baixo até agrama verde" obviamente implica/instrui o usuário a desenhar uma linhavertical, e portanto corresponde e reforça a primeira parte da etapa 1 da marcaindicadora de instrução 40 (o desenho da linha vertical de cima para baixo).Assim, cada etapa do texto narrativo 32 pode descrever um objeto ouatividade que é notoriamente simbólico do padrão ou etapa motora associadada marca indicadora de instrução 40, de maneira tal que exista umacorrespondência um para um entre as etapas do texto narrativo 32 e as etapasda marca indicadora de instrução 40.
O texto narrativo 32 fornece um "histórico" que é fácil para ousuário aprender e lembrar, oposto a ter que se basear na memorização da rotapara aprender as formas e ordem do traço de cada letra ou número. Porexemplo, quando se escreve a letra "j", o usuário precisa apenas lembra do"avião" e a forma, traços e ordem de traço podem ser lembradas de formafácil e natural. Esta abordagem multi-sensorial para ensinar a formação daletra ou número utiliza cor e outras indicações visuais e não visuais. Porexemplo, os históricos/narrativas podem ser lidos ao usuário por um pai,professor ou similares, que permite que um usuário receba audivelmente ainformação de formação da letra ou número. O texto narrativo 32 podetambém incluir palavras de ação que ajudam o usuário a visualizar omovimento necessário para formar as letras ou números.
Uma vez que desenhou/traçou a letra ou número na marcaindicadora de instrução 40, o usuário pode utilizar as porções de guia 24providas na folha para obter repetição das lições ensinadas pela marcaindicadora de instrução 40 e texto narrativo 32. Por exemplo, cada porção deguia 24 pode ter uma versão traçável 42 e indicações direcionais 44 impressasnela que são similares ou iguais à versão traçável 42 e indicações direcionais44 de marca indicadora de instrução 40. Esta versão traçável 42 posicionadana borda esquerda, ou adjacente a ela, da porção de guia 24.
Cada porção de guia 24 pode incluir versões mais leves ouparciais da versão traçável 42 para a direita da versão traçável inicial 42. Coma movimentação para a direita ao longo da porção de guia 24, a versãotraçável 42 pode ser omitida, deixando somente as indicações direcionais 44.Finalmente, as indicações direcionais 44 podem ser omitidas para fornecerespaço de escrita em branco na porção de guia 24 para permitir que o usuárioescreva cada forma de letra ou número sem nenhuma guia direta (exceto pelasindicações inerentes nas cores das folhas 10).
Desta maneira, à medida que o usuário trabalha da esquerdapara a direita através de uma porção de guia 24, o usuário recebeprogressivamente menos instruções para permitir ao usuário aprender comoescrever cada letra ou número sem guia direta. Além do mais, cada porção deguia 24 fornece inúmeras oportunidades para um usuário escrever cada letraou número, e aprender por repetição. O usuário pode ser instruído a escreverapenas em uma única porção de guia 24 da folha 10 em cada sessão (isto é,em uma linha por dia). Esta técnica ajuda salientar a qualidade dos caracteresescritos em relação a mera quantidade.
Além do mais, além de ser usados como letra minúscula,porções de guia 24/folhas 10 podem ser usadas da maneira aqui descrita, demaneira tal que letras maiúsculas ou caixa alta, e/ou números, são ensinados eescritos nela. Entretanto, as porções de guia 24/folhas 10 podem serparticularmente usadas para ensinar escrever letra minúscula, uma vez que oalinhamento vertical das letras minúsculas tem que ser aprendido (diferente deletras maiúsculas, que têm todas a mesma altura).
As folhas de instrução 10 mostradas nos anexos 1-3 podem serempacotadas, acopladas ou ligadas com uma pluralidade de folhas deinstrução adicionais (isto é, podem ser ligadas nela como parte de um blocode folhas, caderno de notas ou similares), Cada folha ligada pode ter o mesmoformato básico, mas com variada marca indicadora de instrução 40, textonarrativo 32, etc, para ensinar habilidades de escrita para diferentes letras.
Por exemplo, o conjunto ligado pode incluir folhas de instrução 10 para todasas vinte e seis letras do alfabeto inglês (latino), e/ou para os números 0-9.Desta maneira, um comprador do conjunto ligado pode garantir que o usuárioaprenderá todas as letras do alfabeto.
As folhas de instrução 10/letras podem ser reunidas emagrupamentos com características comuns. Por exemplo, o anexo 4 ilustrauma folha de seção 50 que introduz as letras nesse agrupamento (as letras c, o,s, v, x, w e z), que podem ser denominadas letras "cópia". Todas as letras noprimeiro agrupamento consistem em letras minúsculas que têm a mesmaforma e formato básico da letra maiúscula associada, mas são menores e sãoescritas na porção da altura x da folha 10 (isto é, a porção intermediária 28).As folhas de instrução 10 para cada uma das letras c, o, x, v, x, w e z podemser apresentadas em ordem depois da folha de seção 50 do anexo 4.
O anexo 5 ilustra uma folha de seção 50 que introduz as letrasem um segundo agrupamento que pode ser denominado "escrita no céu" econsiste nas letras 1, t, i, j e k. todas as letras neste agrupamento sãodesenhadas com um ponto de partida relativamente alto, ou têm pontossobrescritos, e assim podem ser ensinadas usando técnica similar. Todas asletras neste segundo agrupamento também têm componentes que são hastesascendentes, ensinando assim o alinhamento vertical das letras que tantocomeçam na linha ascendente quanto são pontuadas na porção superior 30.Além disso, todos os componentes de pré-escrita dessas letras incluem linhaspredominantemente vertical e horizontal, embora a letra j tenha uma curva e aletra k tenha componentes oblíquos.
Um total de cinco agrupamentos pode ser utilizado. Além dosdois agrupamentos supradescritos, o terceiro agrupamento pode serdenominado as letras "rechonchudas" e consiste nas letras a, d, g e q. Essasletras introduzem os padrões motores mais difíceis de retrair. Em particular,todas as letras neste agrupamento começam com uma curva, e o instrumentode escrita então move-se para cima e retrai para baixo. A escrita dessas letrasexige maiores habilidades de nível de integração motora visual do que doprimeiro e segundo grupos, e essas habilidades são tipicamente conseguidasentre usuários de idades entre cerca de 5 1/2 e cerca de 7 1/2.
O quarto agrupamento pode ser denominado as letras "bolasaltitante" e consiste nas letras r, n, m, p, h e b. As letras deste agrupamentotêm componentes e etapas similares às letras do terceiro agrupamento, talcomo retraçagem. Entretanto, as letras do quarto agrupamento têm um padrãomotor exclusivo de movimento para baixo, para cima e para a direita. Essasletras são agrupadas para reforçar os padrões motores corretos.
Finalmente, o quinto agrupamento de letras pode serdenominado as letras "excêntricas" e consiste nas letras f, e, u e y. As letrasdeste agrupamento são escritas com padrões motores relativamenteexclusivos, mas têm algumas similaridades com as letras do outro quartoagrupamento que são evocadas no texto das folhas de instrução 10 para cadauma das letras. Esses cinco agrupamentos de letras são baseados em padrõesmotores, colocação de linha (alinhamento de letras) similares e o uso decomponentes de pré-escrita similares. Além disso, as folhas 10 podem ficararranjadas e/ou um usuário pode ser instruído para trabalhar em cadaagrupamento na ordem supra-apresentada. Os agrupamentos podem ficararranjados nesta ordem para apresentar progressivamente mais agrupamentosdesafiadores a um usuário, e permitir a um usuário desenvolver habilidades deescrita básicas antes de acionar habilidades de escrita mais sofisticadas àshabilidades exigidas pelo agrupamento anterior.
Uma vez que um usuário tenha completado um agrupamento,uma folha ou folhas resumo 52, mostradas no anexo 6, podem ser providas.A(s) folha(s) resumo(s) 52 pode(m) apresentar algumas ou todas as letras doagrupamento associado, arranjadas em palavras. A folha resumo 52 forneceversão traçável 42 e as indicações direcionais 44 apresentadas em cada folhade instrução 10 para reforçar as lições em cada folha de instrução 10. A(s)folha(s) resumo(s) 52 pode(m) ser provida(s) nas costas de um conjuntoligado das folhas de instrução para fornecer uma ferramenta adicional pararepetição e reforçar as habilidades aprendidas em cada folha de instruçãoindividual.
Cada folha de instrução 10 (e folha resumo 52) pode incluir oulevar nela pelo menos uma indicação de mão 54 sobre a qual um usuário podecolocar sua mão para estabilizar manualmente a folha de instrução associada10 (particularmente quando a folha de instrução 10 for separada de umaalmofada e usada sozinha). Cada indicação de mão 54 pode incluir ou ter aforma de uma indicação visual 56. Na modalidade ilustrada, a indicaçãovisual 56 tem a forma de uma representação visual (isto é, desenho, projeto,fotografia ou similares) de uma mão para indicar ou encorajar o usuário acolocar sua mão na indicação de mão 54. Entretanto, a indicação visual 56pode ter a forma de outras marcas distintivas além de uma mão. Por exemplo,alguma outra marca indicadora 56 (a título de exemplo, uma estrela, ou a letra"H", embora praticamente qualquer tipo de marca indicadora possa ser usada)pode ser provida na folha de instrução 10. Um usuário pode aprender (isto é,pela folha de instrução 10, instruções/embalagem associada, por um professorou pai, etc.) que a marca indicadora 56 deve ser associada com estabilizaçãoda mão. Neste caso, quando um usuário vê a indicação visual 56, o usuário éalertado para estabilizar a folha de instrução com sua mão não dominante (istoé, sem ser a de escrita).
Professores tipicamente têm dificuldade de garantir que seus alunos estabilizam devidamente suas folhas de instrução 10 durante uso.Dessa maneira, as indicações de mão 54 servem como um lembrete constantepara o usuário para encorajar a devida estabilização e uso da folha deinstrução 10.
Cada indicação de mão 54 pode ficar posicionada no perímetroexterno, ou adjacente a ele, da folha de instrução 10 para garantir a devidacolocação da mão. Em particular, o encorajamento de um usuário em colocarsua mão de estabilização na borda externa, ou adjacente a ela, da folha deinstrução 10 garante que a máxima força de estabilização é exercida,garantindo ainda que a mão de estabilização não interfere nas operações deescrita na folha de instrução 10. Assim, pelo menos parte de cada indicaçãode mão 54 pode ficar localizada dentro de cerca de 3 polegadas (76,2milímetros) da borda externa da folha de instrução 10, ou dentro de cerca de10 % ou 20 % da altura ou largura da folha de instrução 10 da borda externa.
A folha de instrução 10 pode incluir uma indicação de mão 54tanto no lado esquerdo quanto direito da folha de instrução 10 (com aorientação "esquerda" e "direita" sendo considerada da perspectiva de umusuário que lê a folha de instrução 10 da maneira mostrada nos anexos 1-3). Ouso de duas indicações de mão opostas 54 garante que uma indicação de mão54 está suficientemente presente e disponível tanto para usuários canhotosquanto destros. Ambas indicações de mão 54 podem ficar localizadas nametade superior da folha de instrução 10, uma vez que a estabilização dametade superior da folha 10 é mais efetiva e permite completo acesso à folhade instrução. Além disso, a indicação de mão 54 do lado esquerdo da folha 10(utilizada por usuários destros) pode ficar posicionada abaixo da indicação demão no lado direito da folha 10 (utilizada por usuários canhotos). Por causado esquema da maioria das folhas, bem como orientação das escrivaninhas,etc, é desejável colocar a indicação de mão 54 para usuários canhotos a umamaior altura na folha 10 do que a outra indicação de mão 54.
A folha de instrução 10 pode ser acondicionada para vendajuntamente com um conjunto de instruções que instrui um usuário (ou os pais,professores, etc. do usuário) a usar as folhas 10 da maneira aqui descrita. Asinstruções/instrutor das folhas 10 pode considerar que o usuário masterizou asletras maiúsculas do alfabeto e está agora pronto para ir para a formação dasletras minúsculas e a colocação dessas letras no papel primário.
Os hábitos de leitura corretos incluem fazer linhas verticais ediagonais de cima para baixo, fazer círculos de cima para baixo no sentidoanti-horário, e fazer linhas horizontais da esquerda para a direita. O ensino dousuário a desenvolver esses hábitos prepara uma criança para a correta escritada letra. Além disso, o aprendizado de seguir uma seqüência visual éimportante no aprendizado de seguir multi-etapas de direção. Além deaprender uma seqüência particular na forma e letra, a escrita pode aumentar alegibilidade e fluência de escrita (velocidade e precisão). Finalmente, oaprendizado do uso de várias linhas e curvas para construir um objeto,especialmente aprender usar traços contínuos (em vez de necessariamentelevantar o instrumento de escrita) ajuda ainda mais o usuário nodesenvolvimento das habilidades salientadas necessárias para as devidashabilidades de formação e desenho de letras. As folhas de instrução 10ensinam essas habilidades necessárias para as devidas habilidades deformação e desenho de letras. As folhas de instrução 10 ensinam essashabilidades e também ensinam a habilidade de escrever dentro de limites,alinham as letras nas linhas, e a direcionalidade de formação da letra (isto é,ensina um usuário escrever um "d", em vez de um "b", etc).
Tendo sido descrita a invenção com detalhes e com referênciaa várias modalidades, deve-se entender que modificações e variações damesma são possíveis, sem fugir do escopo da invenção.

Claims (24)

1. Conjunto de folha de escrita, caracterizado pelo fato de quecompreende:uma porção de corpo tipo folha; euma porção de guia na dita porção de corpo, a dita porção deguia incluindo pelo menos três linhas separadas geralmente paralelasdefinindo primeira e segunda porções entre as mesmas, de maneira tal que umusuário possa escrever nas ditas porções durante o uso das ditas linhasespaçadas para guiar a escrita das mesmas, em que a dita primeira porção é deuma primeira cor e a dita segunda porção é de uma segunda cor diferente dadita primeira cor, a dita primeira porção sendo posicionada por cima da ditasegunda porção, em que a dita primeira cor é azul ou verde, e a dita segundacor é verde ou marrom.
2. Conjunto de folha de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que as ditas pelo menos três linhas incluem umalinha ascendente, uma linha de base e uma linha intermediária posicionadaentre a dita linha ascendente e a dita linha de base, e em que a dita porção deguia inclui adicionalmente uma linha descendente posicionada abaixo da ditalinha de base.
3. Conjunto de folha de acordo com a reivindicação 2,caracterizado pelo fato de que a dita primeira porção fica posicionada entre adita linha intermediária e a dita linha ascendente, e a dita primeira cor é azul,e em que a dita segunda porção fica posicionada entre a dita linha de base e adita linha intermediária, e a dita segunda cor é verde, e em que a porção deguia inclui adicionalmente uma terceira porção posicionada entre a dita linhadescendente e a dita linha de base, e em que a dita terceira porção é marrom.
4. Conjunto de folha de acordo com a reivindicação 3,caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente instruçõesacopladas ou acondicionadas na dita porção de corpo tipo folha, em que asditas instruções correspondem a dita primeira porção ao céu, correspondem adita segunda porção à vegetação, e correspondem a dita terceira porção à terrapara fornecer contexto vertical a um usuário do dito conjunto de folha.
5. Conjunto de folha de acordo com a reivindicação 3,caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente instruçõesacopladas à ou acondicionadas na dita porção de corpo tipo folha, em que asditas instruções correspondem a dita primeira porção ao céu, correspondem adita segunda porção à grama, e correspondem a dita terceira porção à sujeirapara fornecer contexto vertical a um usuário do dito conjunto de folha.
6. Conjunto de folha de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que cada porção é preenchida de formasubstancialmente completa com a cor associada.
7. Conjunto de folha de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que cada porção é parcialmente preenchida com adita cor associada.
8. Conjunto de folha de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que o dito corpo tipo folha inclui uma pluralidadede porções de guia que estendem-se horizontalmente espaçadas verticalmenteno mesmo.
9. Conjunto de folha de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente marca indicadorade instrução seqüencial na dita porção tipo folha, a dita marca indicadora deinstrução seqüencial incluindo etapas ordenadas discretas que indicam a umusuário os traços de escrita próprios para escrever uma letra ou númeroassociado.
10. Conjunto de folha de acordo com a reivindicação 9,caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente marca indicadoranarrativa na dita porção tipo folha, a dita marca indicadora narrativa tendoporções discretas que correspondem à dita marca indicadora de instruçãoseqüencial.
11. Conjunto de folha de acordo com a reivindicação 10,caracterizado pelo fato de que cada porção discreta da dita marca indicadoranarrativa descreve um objeto ou atividade que é simbólica da etapa associadada dita marca indicadora de instrução seqüencial.
12. Conjunto de folha de acordo com a reivindicação 10,caracterizado pelo fato de que cada porção discreta da dita marca indicadoranarrativa é associada por cor com uma etapa ordenada discreta da dita marcaindicadora de instrução seqüencial.
13. Conjunto de folha de acordo com a reivindicação 9,caracterizado pelo fato de que a dita marca indicadora de instrução seqüencialinclui indicações direcionais e indicações numéricas associadas.
14. Conjunto de folha de acordo com a reivindicação 9,caracterizado pelo fato de que a dita marca indicadora de instrução seqüencialinclui uma versão traçável da dita letra ou número.
15. Conjunto de folha de acordo com a reivindicação 9,caracterizado pelo fato de que a dita letra ou número é uma letra minúscula doalfabeto inglês.
16. Conjunto de folha de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que o dito corpo tipo folha inclui uma indicação demão para indicar a um usuário para colocar a sua mão nela para estabilizarmanualmente o dito corpo tipo folha durante uso.
17. Conjunto de folha de acordo com a reivindicação 16,caracterizado pelo fato de que a dita indicação de mão inclui umarepresentação de uma mão.
18. Conjunto de folha de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente uma pluralidadede porções de corpo tipo folha acopladas ou ligadas umas nas outras, e emque a dita pluralidade de corpos tipo folha incluem coletivamente marcaindicadora de instrução seqüencial e marca indicadora narrativa associada queinstruem um usuário a escrever todas as vinte e seis letras minúsculas doalfabeto inglês.
19. Conjunto de folha de acordo com a reivindicação 18,caracterizado pelo fato de que o dito conjunto agrupa as vinte e seis letras doalfabeto inglês em agrupamentos com características comuns, incluindo umprimeiro agrupamento consistindo nas letras c, o, s, v, x, w e z, um segundoagrupamento consistindo nas letras 1, t, i, j e k, um terceiro agrupamentoconsistindo nas letras a, d, g e q, um quatro agrupamento consistindo nasletras r, n, m, p, h e b, e um quinto agrupamento consistindo nas letras f, e, u e y.
20. Método para usar folha de escrita, caracterizado pelo fatode que compreende:acessar uma folha de escrita que tem uma porção de guiaincluindo três linhas espaçadas geralmente paralelas que definem primeira esegunda porções entre as mesmas, a dita porção de guia incluindo umaprimeira cor na dita primeira porção e üma segunda cor na dita segundaporção, a dita segunda cor sendo diferente da dita primeira cor, a dita segundaporção sendo posicionada abaixo da dita primeira porção, em que a ditaprimeira cor é azul ou verde, e a dita segunda cor é verde ou marrom; eescrever nas ditas porções durante o uso das ditas linhasespaçadas e porções de sombreamento coloridas para guiar a escrita dasmesmas.
21. Método de acordo com a reivindicação 20, caracterizadopelo fato de que as ditas três linhas incluem uma linha ascendente, uma linhade base e uma linha intermediária posicionada entre a dita linha ascendente ea dita linha de base, e em que a dita porção de guia inclui adicionalmente umalinha descendente posicionada abaixo da dita linha de base.
22. Método de acordo com a reivindicação 20, caracterizadopelo fato de que a dita folha de escrita é acoplada ou acondicionada cominstruções, e em que as ditas instruções correspondem à cor azul do céu,correspondem à cor verde da vegetação, e correspondem à cor marrom para aterra para fornecer contexto vertical a um usuário da dita folha de escrita.
23. Método de acordo com a reivindicação 23, caracterizadopelo fato de que a dita etapa de escrever inclui escrever uma letra minúsculana dita linha de base de maneira tal que a porção da altura x da dita letra fiquecompletamente posicionada na dita segunda porção.
24. Conjunto de folha, caracterizado pelo fato de quecompreende:uma pluralidade de folhas ligadas, cada folha tendo marcaindicadora de instrução seqüencial instruindo um usuário a escrever uma letranela, em que a dita pluralidade de folhas inclui coletivamente marcaindicadora de instrução seqüencial e que instrui um usuário a escrever todasvinte de seis letras minúsculas do alfabeto inglês nela, em que o dito conjuntoreúne as letras em agrupamentos com características comuns, incluindo umprimeiro agrupamento consistindo nas letras c, o, s, v, x, w e z, um segundoagrupamento consistindo nas letras 1, t, i, j e k, um terceiro agrupamentoconsistindo nas letras a, d, g e q, um quarto agrupamento consistindo nasletras r, n, m, p, h e b, e um quinto agrupamento consistindo nas letras f, e, u e y.
BRPI0806071-1A 2007-09-12 2008-09-11 conjunto de folha, e, método para usar folha de escrita BRPI0806071A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US11/853,988 US20090067720A1 (en) 2007-09-12 2007-09-12 Color coded letter guide

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0806071A2 true BRPI0806071A2 (pt) 2010-05-04

Family

ID=40431878

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0806071-1A BRPI0806071A2 (pt) 2007-09-12 2008-09-11 conjunto de folha, e, método para usar folha de escrita

Country Status (3)

Country Link
US (1) US20090067720A1 (pt)
BR (1) BRPI0806071A2 (pt)
CA (1) CA2639655A1 (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2010027887A1 (en) * 2008-09-04 2010-03-11 Meadwestvaco Corporation Written expression development system
US20170098383A1 (en) * 2015-10-01 2017-04-06 Chan Wang BOHACHEFF Handwriting worksheet
JP2017129831A (ja) * 2016-01-23 2017-07-27 宏一 林田 英語学習用具
CN106845431B (zh) * 2017-02-07 2020-07-31 广东小天才科技有限公司 一种书写识别方法、装置及练字板
US20210304633A1 (en) * 2017-08-18 2021-09-30 I Project Educational Empowerment Ltd Notebook for educationally challenged students

Family Cites Families (22)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1664257A (en) * 1927-08-08 1928-03-27 Mccullough Craig Golf-club-grip guide
US3638332A (en) * 1970-03-06 1972-02-01 Ann M Jones Writing readiness paper
US3731402A (en) * 1971-03-08 1973-05-08 G Paul Educational device
US3774319A (en) * 1971-08-10 1973-11-27 C Sprowls Method and apparatus for teaching
US4173082A (en) * 1976-09-27 1979-11-06 Joan Niquette Paper for teaching writing skills
US4268256A (en) * 1979-12-14 1981-05-19 Moskowitz Ilene J Instructional writing paper for perceptually impaired children
US4669986A (en) * 1985-12-27 1987-06-02 Yoshimasa Yokoyama Writing training device
USD329674S (en) * 1989-12-26 1992-09-22 Williams Roy G Training aid basketball for right hand
US5102338A (en) * 1990-07-31 1992-04-07 Peaches Press Ltd. Method for training children in the art of dialogue writing
US5407193A (en) * 1991-07-03 1995-04-18 Mcginley; Michael L. Baseball pitching training device
US5409381A (en) * 1992-12-31 1995-04-25 Sundberg Learning Systems, Inc. Educational display device and method
US5427376A (en) * 1994-06-14 1995-06-27 Cummings; Patricia M. Golf club grip with first indicia to indicate where the thumbs and fingers of a player are to be located and other indicia to indicate other areas
AU123046S (en) * 1994-08-24 1995-03-23 A gridiron training ball
US20040076938A1 (en) * 1998-03-05 2004-04-22 Publicover Mark W. Sports equipment usage aids
US6302696B1 (en) * 1998-10-16 2001-10-16 O'neill Nancy Bi-colored lined instructional writing paper
US6579100B1 (en) * 1999-10-25 2003-06-17 The Baby Einstein Company Interactive learning system method for infants, toddlers and young children
US6142783A (en) * 1999-11-08 2000-11-07 Rocha; Manuel Antonio Handwriting template system
US6544038B2 (en) * 2001-02-16 2003-04-08 Snowman Natural Learning, Llc Systems and methods for printing characters using a template
US7581955B2 (en) * 2004-10-15 2009-09-01 Pathways For Learning Products, Inc. Transitional paper and educational system and method
US20060188853A1 (en) * 2005-02-18 2006-08-24 Mismas Leon J Jr Interactive literacy learning guide
US20070054250A1 (en) * 2005-09-02 2007-03-08 Pahr Cynthia R Educational systems and methods for promoting writing skills
US20080131852A1 (en) * 2006-11-30 2008-06-05 Jenee Candee Van Hofwegen Systems and methods for teaching proper letter and character formation

Also Published As

Publication number Publication date
CA2639655A1 (en) 2009-03-12
US20090067720A1 (en) 2009-03-12

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US7819433B2 (en) Letter guide sheet
US5110295A (en) Educational tracing device
US20080131852A1 (en) Systems and methods for teaching proper letter and character formation
US8562024B2 (en) Number writing development guide
US7407383B2 (en) Apparatus and system for teaching proper letter sizing and spacing to autistic children and others with deficiencies in the areas of visual processing, motor control and/or sensory processing
US4685885A (en) Instructional printing equipment
JP5307413B2 (ja) 文字練習教材
US7581955B2 (en) Transitional paper and educational system and method
BRPI0806071A2 (pt) conjunto de folha, e, método para usar folha de escrita
JP5337321B2 (ja) 文字練習教材
US9501939B2 (en) Multisensory literacy instruction system
KR102160938B1 (ko) 유아 한글쓰기 학습용 교구
US20090068624A1 (en) Letter development cards
CN210443011U (zh) 一种五点式书写练习教具
US20090068622A1 (en) Letter guide sheet
US6863533B2 (en) Reading teaching aid
RU2730748C2 (ru) Устройство и метод для обучения письму и коррекции почерка
US4449943A (en) Teacher prepared formats for instructional apparatus
KR200403961Y1 (ko) 영어학습용노트용지
JPH0516592Y2 (pt)
RU2206128C2 (ru) Способ обучения каллиграфическому письму и коррекции почерка
Weiss et al. Teaching handwriting to the congenitally blind
CA1258770A (en) Instructional printing equipment
KR200396581Y1 (ko) 정답을 표시한 아동용 학습교재
RU22717U1 (ru) Информационно-методическое пособие квалификационных характеристик выпускников детской школы искусств

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B08F Application fees: application dismissed [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 8A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2385 DE 20-09-2016 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.

B25B Requested transfer of rights rejected

Owner name: MEADWESTVACO CORPORATION (US)

B25B Requested transfer of rights rejected

Owner name: MEADWESTVACO CORPORATION (US)

B25B Requested transfer of rights rejected

Owner name: MEADWESTVACO CORPORATION (US)