BRPI0805769A2 - canulas para lipoaspiraÇço e lipoenxertias com pontas maciÇas fixas e/ou pontas maciÇas rosqueadas - Google Patents

canulas para lipoaspiraÇço e lipoenxertias com pontas maciÇas fixas e/ou pontas maciÇas rosqueadas Download PDF

Info

Publication number
BRPI0805769A2
BRPI0805769A2 BRPI0805769A BRPI0805769A2 BR PI0805769 A2 BRPI0805769 A2 BR PI0805769A2 BR PI0805769 A BRPI0805769 A BR PI0805769A BR PI0805769 A2 BRPI0805769 A2 BR PI0805769A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
liposuction
cannulae
fixed
threaded
massive
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Moises Wolfenson
Original Assignee
Moises Wolfenson
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Moises Wolfenson filed Critical Moises Wolfenson
Priority to BRPI0805769 priority Critical patent/BRPI0805769A2/pt
Publication of BRPI0805769A2 publication Critical patent/BRPI0805769A2/pt

Links

Landscapes

  • Apparatus For Disinfection Or Sterilisation (AREA)

Abstract

trata-se de um instrumental confeccionado em metal ou plástico rígido ou silicone rígido ou similar em forma de cânulas, de espessuras variadas para lipoaspiração com orificios de ( 1 a 8 ) sucção e pontas maciças fixas ou pontas maciças rosqueadas, para melhor e completa esterilização cirúrgica desses equipamentos.

Description

"CÂNULAS PARA LIPOASPIRAÇÃO E LIPOENXERTIAS, COMPONTAS MACIÇAS FIXAS E/OU PONTAS MACIÇASROSQUEADAS"
Refere-se a presente invenção a um novo sistema para lipoaspiração docorpo e também da face, favorecendo a uma total e completa esterilização porqualquer método usual na atualidade, bem como, a uma irrestrita, total ecompleta limpeza desse instrumental cirúrgico: cânulas para a cirurgia delipoaspiração fechada e lipoaspiração a céu aberto. Assim, com o novosistema de cânulas cirúrgicas, haverá segurança ao ato operatório,favorecendo a uma recuperação pós-operatório mais rápida, minimização dosriscos de contaminação cirúrgica e infecção hospitalar, refletindo-se emeconomia, pelo não uso de antibióticos na profílaxia das infecções e, porconseguinte, o restabelecimento do paciente, em tempo hábil, as suasatividades laborativas. As técnicas existentes para fazer o tratamento dasdeformidades do contorno corporal: lipoesculturas, lipoenxertias,lipoaspirações, lipoplastias, até o presente momento, em todo mundo,utilizam cânulas a) na grande maioria, por via subcutânea fechada b) na viasubcutânea aberta, técnica a céu aberto. Ambas tratando a camada adiposa ougordurosa. No primeiro grupo as cânulas existentes podem retirar a gorduralocalizada ( lipoaspirações) e ou reimplanta-las (lipoenxertias). No segundogrupo as cânulas modelam, retiram, aspiram a gordura excedente(lipoaspiração, feitas com a visão direta da gordura, lipoaspiração a céuaberto). A lipoaspiração juntamente com a lipoenxertia é denominada delipoescultura ou lipoplastia, denominação essa mais aceita cientificamente e adenominação de lipoaspiração, conhecida no mundo leigo. Na atualidade,todas as cânulas existentes no mundo, apresentam graves falhas mecânicas ,causando graves riscos, riscos de contaminação por diferentes bactérias,pseudomonas entre outras e, inclusive a temida: MCR- MICROBACTERIADE CRESCIMENTO RÁPIDO, resistente a todos antibióticos existente,também denominada superbacteria, que na maioria leva os pacientes a morte.Fato recente, ocorrido no Brasil, em Vitória, capital do Espírito Santo, ondeforam suspensas as cirurgias de lipoaspiração pela vigilância sanitária,Secretaria Estadual de Saúde, intervenção do ministério da saúde, porocorrência de superbacterias que causaram diversas mortes, pela dificuldadena esterilização de instrumentais cirúrgicos, entre esses, as cânulas delipoaspiração.
Houve inclusive, recomendação a todos os que fazem a lipoplastia (lipoaspiração, como é mais conhecida), a desprezarem as suas cânulas usuaise adquirirem cânulas de fabricação mais recentes: porem com os mesmosvícios e falhas técnicas, entretanto, ainda sem as bactérias.
As falhas mecânicas e os graves riscos nas cânulas atuais: além dorisco da cânula por ser oca, promover retirada da gordura através de seulúmen com difícil limpeza e lavagem, todas as cânulas apresentam, umaponta fechada e também oca, sendo praticamente impossível a limpeza com aretirada de tecido gorduroso residual, de uma paciente para outra. As cânulassão confeccionadas em tubos, com orifícios que variam em números, de 1 até8, sempre distribuídos a uma certa distancia da ponta, nunca na ponta, poiscausariam falhas técnicas e deformidade a nível da pele. Havendo, porconseguinte, um segmento terminal oco e fechado, que não permite viabilizara escovação para a retirada dos detritos, por menores que sejam com asescovas. Logo, todas as cânulas estão sujeitas a escovações incompletas.
Estes processos existentes na atualidade, para tratamento daslipoaspirações, no Brasil e no mundo, apresentam sempre os seguintes riscos:1) Dificuldade na limpeza das cânulas do instrumental cirúrgico, 2)Impossibilidade de uma limpeza 100% a nível das extremidades terminais dascânulas, 3)Impossibilidade de esterilização 100% das cânulas, 4)Possibilidadede aumento do risco de infecção hospitalar, 5) Possibilidade de aumento dorisco cirúrgico para a paciente, 6) Maior tempo de internação hospitalar emcaso de infecção, aumentando a estadia hospitalar, onerando o paciente ecausando stress à equipe cirúrgica 7) Maior custo e despesas com osprocedimentos de lipoaspirações, 8) Aumento na prevalência doaparecimento de superbacterias, resistentes a antibióticos atuais, 9) Aumentode risco de mortes a os pacientes de cirurgia plástica(lipoplastias) 10)Aumento da demanda de casos de erro medico por complicações cirúrgicaspós-operatórias.
Para sanar esses inconvenientes, principalmente em relação a vida daspacientes, pela redução da infecção por diferentes bactérias, fungos etc,conclui-se que a técnica da lipoaspiração com esse novo instrumentaldesenvolvida pelo inventor é pioneira. Pioneira para o uso de cânulasespeciais, com a ponta maciça fixa e ponta maciça rosqueada, que pode serdesatarraxada na sua porção terminal, com 100% de limpeza e esterilização.
Tanto do tratamento fechado (subcutâneo) ou pela visualização direta dotecido adiposo (gordura), no tratamento a céu aberto, com a probabilidade decompleta esterilização cirúrgica desses equipamentos . Nos desenhos anexos,vemos na FIG 1- modelo de cânula com a ponta maciça fixa, para ascânulas mais finas, a partir de lmm. No detalhe a ponta maciça, com a escovamostrando a total limpeza da parte terminal. Na FIG 2, cânula de pontamaciça rosqueada. No detalhe, a retirada da ponta com a presença dorosqueamento de no mínimo 4 voltas para melhor segurança no encaixe, paracânulas finas e grossas, com a escova de limpeza. Na FIG 3- modelo decânula com ponta maciça rosqueada, para espessuras em tamanhos maiores,usadas em tratamentos da gordura a céu aberto, ou seja com visualizaçãodireta do tecido gorduroso, e sua fácil limpeza com escovas. Conforme sepode inferir pelo exame da figura, o instrumental confeccionado em metal ouplástico rígido, ou silicone rígido ou similar apresentado para cirurgia delipoaspiração de corpo e também de face, utilizando cânula ( 1 ) com área oca,com ponta maciça fixa (2 ) para as cânulas mais finas, a partir de lmm- videno detalhe, escova ( 3 ) de limpeza, ponta rosqueada ( 4 ) de varias espessuras.Todas apresentam orifícios de sucção ( 5 ) variando de 1 a 8.

Claims (3)

1. "CÂNULAS PARA LIPOASPIRAÇÃO E LIPOENXERTIAS COMPONTAS MACIÇAS FIXAS E/OU PONTAS MACIÇASROSQUEADAS" caracterizada por constituir-se de um instrumentalconfeccionado em metal ou plástico rígido, ou silicone rígido ou similar.
2. "CÂNULAS PARA LIPOASPIRAÇÃO E LIPOENXERTIAS COMPONTAS MACIÇAS FIXAS E/OU PONTAS MACIÇASROSQUEADAS" de acordo com a reivindicação (1) caracterizada por teras cânulas varias espessuras, tendo a ponta ou extremidades da cânulamaciça rígida para as de espessuras mais finas, a partir de lmm, e pontasou extremidades das cânulas maciça rígida rosqueadas, para as cânulasfinas e grossas ( até 10 mm).
3."CÂNULAS PARA LIPOASPIRAÇÃO E LIPOENXERTIAS COMPONTAS MACIÇAS FIXAS E/OU PONTAS MACIÇASROSQUEADAS" ainda caracterizada por ter as cânulas com pontamaciça rosqueadas e orifícios em área plana, para lipoaspiração a céuaberto.
BRPI0805769 2008-10-02 2008-10-02 canulas para lipoaspiraÇço e lipoenxertias com pontas maciÇas fixas e/ou pontas maciÇas rosqueadas BRPI0805769A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0805769 BRPI0805769A2 (pt) 2008-10-02 2008-10-02 canulas para lipoaspiraÇço e lipoenxertias com pontas maciÇas fixas e/ou pontas maciÇas rosqueadas

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0805769 BRPI0805769A2 (pt) 2008-10-02 2008-10-02 canulas para lipoaspiraÇço e lipoenxertias com pontas maciÇas fixas e/ou pontas maciÇas rosqueadas

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0805769A2 true BRPI0805769A2 (pt) 2010-08-24

Family

ID=42633227

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0805769 BRPI0805769A2 (pt) 2008-10-02 2008-10-02 canulas para lipoaspiraÇço e lipoenxertias com pontas maciÇas fixas e/ou pontas maciÇas rosqueadas

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0805769A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
Yadav et al. Endoscopic vascular decompression of the trigeminal nerve
CN103462671A (zh) 一种包皮段扎吻合器
Fraenke et al. Managing corneal foreign bodies in office-based general practice
RU2396929C1 (ru) Микрохирургический кератотом-экстрактор мисюна для удаления инородных тел роговицы глаза любой локализации
BRPI0805769A2 (pt) canulas para lipoaspiraÇço e lipoenxertias com pontas maciÇas fixas e/ou pontas maciÇas rosqueadas
Boogaarts et al. Endoscopic colloid cyst resection
Badger et al. Incorporating sialendoscopy into the otolaryngology clinic
RU206061U1 (ru) Стриппер для выделения икроножного нерва у детей
RU2727460C1 (ru) Инструмент - проводник гольмиевого волоконного лазера для вапоризации ткани в области естественного соустья верхнечелюстной пазухи
Guastaldi et al. Surgical retrieval of parotid stones
CN203315045U (zh) 一种包皮段扎吻合器
RU2228718C1 (ru) Способ малоинвазивного хирургического лечения больших и гигантских опухолей основания черепа эндо-экстраселлярной локализации
CN110720968A (zh) 一种脊柱内镜定位穿刺针
Gadag et al. Comparative study of outcomes of microscopic versus endoscopic myringoplasty.
Wang et al. The outcomes of endoscopic approach for attic cholesteatoma: underwater continuous drilling versus traditional intermittent drilling
CN204600604U (zh) 一种妇科用手术镊
RU2526271C1 (ru) Способ склерооблитерации перфорантных вен голени
Adibahanum et al. The effect of hypnosis on pain and anxiety level in tooth extraction at dental nursing department clinic
Trinc et al. CONSERVATIVE VERSUS INVASIVE TREATMENT IN NASOLACRIMAL DUCT OBSTRUCTION IN CHILDREN.
CN2873131Y (zh) 内窥镜防交叉感染安全保护套
Writer et al. Meibomian gland probing: The who, what, where, when, and why
RU130829U1 (ru) Инструмент для малоинвазивного хирургического лечения дегенеративно-деструктивных заболеваний кисти
Dube et al. Wire Cutter: Improvised approach with Basic Instrument.
Abduxoshim o'g'li NEW STAGES AND MODIFICATIONS OF TOOTH EXTRACTION
Iwai et al. Ultrasound-Guided Extraoral Removal of Extraparenchymal Sialoliths Caused by Acute Parotitis.

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B11Y Definitive dismissal acc. article 33 of ipl - extension of time limit for request of examination expired