BRPI0804879A2 - composições de combustìvel com alto teor de etanol - Google Patents

composições de combustìvel com alto teor de etanol Download PDF

Info

Publication number
BRPI0804879A2
BRPI0804879A2 BRPI0804879-7A BRPI0804879A BRPI0804879A2 BR PI0804879 A2 BRPI0804879 A2 BR PI0804879A2 BR PI0804879 A BRPI0804879 A BR PI0804879A BR PI0804879 A2 BRPI0804879 A2 BR PI0804879A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
volume
diesel
flash point
ethanol
fraction
Prior art date
Application number
BRPI0804879-7A
Other languages
English (en)
Inventor
Xavier Montagne
Bertrand Lecointe
Ludivine Pidol
Original Assignee
Inst Francais Du Petrole
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Inst Francais Du Petrole filed Critical Inst Francais Du Petrole
Publication of BRPI0804879A2 publication Critical patent/BRPI0804879A2/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C10PETROLEUM, GAS OR COKE INDUSTRIES; TECHNICAL GASES CONTAINING CARBON MONOXIDE; FUELS; LUBRICANTS; PEAT
    • C10LFUELS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; NATURAL GAS; SYNTHETIC NATURAL GAS OBTAINED BY PROCESSES NOT COVERED BY SUBCLASSES C10G, C10K; LIQUEFIED PETROLEUM GAS; ADDING MATERIALS TO FUELS OR FIRES TO REDUCE SMOKE OR UNDESIRABLE DEPOSITS OR TO FACILITATE SOOT REMOVAL; FIRELIGHTERS
    • C10L1/00Liquid carbonaceous fuels
    • C10L1/02Liquid carbonaceous fuels essentially based on components consisting of carbon, hydrogen, and oxygen only
    • C10L1/026Liquid carbonaceous fuels essentially based on components consisting of carbon, hydrogen, and oxygen only for compression ignition
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C10PETROLEUM, GAS OR COKE INDUSTRIES; TECHNICAL GASES CONTAINING CARBON MONOXIDE; FUELS; LUBRICANTS; PEAT
    • C10GCRACKING HYDROCARBON OILS; PRODUCTION OF LIQUID HYDROCARBON MIXTURES, e.g. BY DESTRUCTIVE HYDROGENATION, OLIGOMERISATION, POLYMERISATION; RECOVERY OF HYDROCARBON OILS FROM OIL-SHALE, OIL-SAND, OR GASES; REFINING MIXTURES MAINLY CONSISTING OF HYDROCARBONS; REFORMING OF NAPHTHA; MINERAL WAXES
    • C10G2300/00Aspects relating to hydrocarbon processing covered by groups C10G1/00 - C10G99/00
    • C10G2300/10Feedstock materials
    • C10G2300/1011Biomass
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y02TECHNOLOGIES OR APPLICATIONS FOR MITIGATION OR ADAPTATION AGAINST CLIMATE CHANGE
    • Y02EREDUCTION OF GREENHOUSE GAS [GHG] EMISSIONS, RELATED TO ENERGY GENERATION, TRANSMISSION OR DISTRIBUTION
    • Y02E50/00Technologies for the production of fuel of non-fossil origin
    • Y02E50/10Biofuels, e.g. bio-diesel
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y02TECHNOLOGIES OR APPLICATIONS FOR MITIGATION OR ADAPTATION AGAINST CLIMATE CHANGE
    • Y02PCLIMATE CHANGE MITIGATION TECHNOLOGIES IN THE PRODUCTION OR PROCESSING OF GOODS
    • Y02P30/00Technologies relating to oil refining and petrochemical industry
    • Y02P30/20Technologies relating to oil refining and petrochemical industry using bio-feedstock

Abstract

A presente invenção refere-se a uma formulação de combustível a diesel contendo uma proporção alta de etanol tendo o ponto de fulgor a ser corrigido. Esta modificação de ponto de fulgor é obtida pela alimentação na mistura de um líquido de ponto de fulgor baixo, tal como uma fração leve consistindo em uma fração de parafina C5 a C7. A composição de acordo com a presente invenção pode ser usada diretamente em um veículo e, mais particularmente, em frotas cativas.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "COMPOSI-ÇÕES DE COMBUSTÍVEL COM ALTO TEOR DE ETANOL".
Campo da Invenção
A presente invenção refere-se ao campo de pesquisa de bio-combustíveis, com o objetivo de redução das emissões de C02 e de diversi-ficação de recursos energéticos. Os principais biocombustíveis usados sãoetanol (puro ou em mistura) para motores de ignição por centelha e biodiesel(puro ou em mistura) para motores de ignição por compressão. Na Europa, aparcela de mercado de veículos a diesel é muito alta, o que envolve importa-ções de combustível a diesel e exportações de gasolina. Um dos ramos depesquisa mais inovadores atuais tem por objetivo integrar o etanol em umcombustível do tipo diesel para uma aplicação em motor a diesel.
Antecedentes da Invenção
Uma incorporação direta de etanol em combustível a diesel atu-almente está limitada, devido à baixa miscibilidade de etanol e de um com-bustível à base de diesel. As misturas assim são limitadas a uma relação deincorporação de em torno de 3% em volume de etanol, ou elas requerem ouso de co-solventes. O pedido de patente FR-A-2.895.418, depositado emnome do requerente, propõe o uso de ésteres metílicos de óleo vegetal(VOME) como o co-solvente. Assim, a composição de combustível a dieseldescrita neste pedido de patente permite a incorporação de 10 a 30% emvolume de etanol em um combustível à base de diesel. Mais ainda, uma va-riante consistindo em óleos altamente hidrotratados permite melhorar o nú-mero de cetano diminuído pela presença de etanol.
Uma outra solução considerada para o aumento da proporçãode etanol que pode ser incorporada em um combustível a diesel consiste nouso de um aditivo tensoativo permitindo manter o etanol em suspensão nocombustível a diesel, desse modo criando uma microemulsão.
Contudo, em alguns casos, a presença de etanol em misturasmodifica significativamente os valores do ponto de fulgor, definido como atemperatura mais baixa na qual a concentração dos vapores emitidos é sufi-ciente para produzir uma deflagração em contato com uma chama ou umponto quente, mas permanece insuficiente para uma auto-ignição, umacombustão espontânea na ausência de uma chama "piloto". O ponto de ful-gor assim serve para a classificação de líquidos em categorias em particular,de acordo com seus riscos de ignição. Assim se distinguem líquidos inflamá-veis de classe I (ponto de fulgor abaixo de 559C) e líquidos inflamaveis declasse II (ponto de fulgor acima de 55QC). As condições de armazenamento,manipulação e distribuição obviamente são diferentes, dependendo da clas-se a qual o combustível pertencer.
A tabela abaixo (Tabela 1) proporciona os valores de ponto defulgor de alguns produtos:
Tabela 1
<table>table see original document page 3</column></row><table>
Agora, o ponto de fulgor de misturas é imposto pelo produtomais volátil, a partir do momento em que a presença atinge alguns percentu-ais (Hansen A.C. et al., Bioresource Technology, 2005 96 (3) 277). Assim,uma incorporação de alguns percentuais de etanol em misturas rapidamenteleva a uma redução no ponto de fulgor das misturas e o leva para aquele doetanol, isto é, em torno de 13QC. Os combustíveis a diesel em mistura cometanol, portanto, não mais pertencem à classe II: eles são comparáveis acombustíveis de classe I.
Contudo, os valores de ponto de fulgor atingidos são críticos e ouso do etanol em um combustível a diesel pode levar, acima do líquido, àexistência de um sistema inflamavel: estas misturas então estão localizadasna zona de risco com respeito à capacidade de explosão. De fato, no casode gasolinas com um ponto de fulgor muito baixo, o espaço superior ocupa-do pelo gás do tanque do veículo consiste em uma mistura de ar combustí-vel que é rica para ignição. Em veículos a diesel, considerando-se a alta vo-latilidade do combustível a diesel, o espaço superior ocupado pelo gás con-siste, ao contrário, em uma mistura pobre demais. Uma solução quando asmisturas são baseadas em combustível a diesel e etanol consiste na provi-são de todos os tanques de veículo e os tanques de armazenamento comum sistema selado e um equipamento corta-chama. Esta solução tem o in-conveniente de envolver modificações e ajustes do veículo em si.
Uma solução consistindo na melhoria direta da formulação decombustível de modo a se obterem misturas tendo um ponto de fulgor acei-tável com as condições de uso e armazenamento do combustível, sem re-querer modificações de motor, parece ser mais promissora. A presente in-venção fica dentro deste escopo.
Sumário da Invenção
A presente invenção tem por objetivo formular um combustível adiesel de alto teor de etanol tendo um valor de ponto de fulgor que sejagrandemente abaixo da temperatura ambiente e próximo dos valores obtidospara gasolinas padronizadas. Assim, estas composições de combustível es-tão fora das zonas de risco com respeito à capacidade de explosão.
Descrição Detalhada
O objetivo da invenção descrita no presente pedido de patente éprover uma composição de combustível a diesel que permita uma incorpora-ção direta de grandes quantidades de etanol em conjunto com uma diminui-ção significativa de ponto de fulgor da mistura de diesel - biodiesel - etanolobtida. Esta diminuição de valor de ponto de fulgor é obtida pela adição àmistura de um composto líquido que é ainda mais volátil do que o etanol,com um ponto de fulgor abaixo de -49C.
A composição de combustível a diesel de acordo com a presenteinvenção é caracterizada pelo fato de consistir essencialmente em uma mis-tura constituída por:
- de 10 a 30% em volume de etanol,
- de 20 a 60% em volume de uma mistura de ésteres alquílicosde óleo vegetal,- de 30 a 60% em volume de pelo menos um combustível à basede óleo diesel ou fração ("cut"), e
- de 1 a 15% em volume de um composto leve líquido cujo pontode fulgor está abaixo de -4QC.
Um outro objetivo da presente invenção é o uso direto destacomposição de combustível a diesel em um veículo a diesel e, em particular,no escopo de uma frota cativa.
O ponto de fulgor da referida composição assim é mais baixo doque aquele do etanol e, portanto, é aceitável com as condições de armaze-namento e de uso do combustível. Uma composição como essa permite es-tar fora das zonas de risco de capacidade de explosão pela limitação da e-xistência de um sistema inflamável acima do líquido. Com um ponto de ful-gor próximo daquele das gasolinas, o espaço superior ocupado pelo gás dotanque de veículo consiste em uma mistura de ar combustível que é ricademais para ignição.
A referida composição de acordo com a presente invenção pre-ferencialmente tem um, ponto de fulgor abaixo de 69C. Mais preferencial-mente, a referida composição tem um ponto de fulgor abaixo de 09C.
O composto líquido tendo um ponto de fulgor abaixo de -49C pre-ferencialmente é uma fração de parafina C5 a C7. Além da diminuição devalor de ponto de fulgor da mistura, a incorporação de uma fração como es-sa permite valorizar, na refinaria, uma fração das frações leves através dotanque de combustível a diesel.
Os valores de ponto de fulgor de compostos a partir de uma fra-ção de parafina C5 a C7 são proporcionados na tabela aqui adiante (Tabela 2):
Tabela 2
<table>table see original document page 5</column></row><table><table>table see original document page 6</column></row><table>
As frações de parafina C5 a C7 usadas nas misturas de acordocom a presente invenção preferencialmente são selecionadas dentre isopen-tano e isoexano.
Preferencialmente, as composições de combustível compreen-dem de 4 a 12% em volume de composto líquido leve tendo um ponto defulgor abaixo de 49C.
A base ou fração de diesel presente na composição de combus-tível a diesel de acordo com a invenção representa de 30 a 60% em volume,preferencialmente de 35 a 45% em volume da composição de combustíveltotal. Esta base é selecionada dentre frações de diesel convencionais obti-das a partir de refino, frações obtidas a partir de hidrocraqueamento, com-bustíveis sintéticos obtidos a partir de recursos tais como gás natural, carvãoe biomassa, e óleos vegetais muito altamente hidrotratados (um hidrotrata-mento profundo de óleos permite a obtenção de matérias-primas exclusiva-mente parafínicas sem insaturações a mais). Estas bases variadas permitemter uma curva de destilação próxima daquela de um combustível a diesel eelas também permitem tornar a falta de cetano ligada ao alto teor de etanolda mistura.
A presença de ésteres alquílicos de óleo vegetal (ésteres metíli-cos de óleo vegetal VOME ou ésteres etílicos de óleo vegetal VOEE) tem avantagem de cumprir uma função de contabilização de etanol. O teor de és-teres alquílicos varia entre 20 e 60% em volume, dependendo da proporçãode etanol a ser introduzida na mistura. O teor de ésteres alquílicos varia pre-ferencialmente entre 24 e 50% em volume em relação à composição total docombustível de acordo com a invenção.
A composição de combustível a diesel compreende de 10 a 30%em volume de etanol, preferencialmente de 15 a 25% em volume de etanol.
De modo a se limitarem os problemas de perda de mistura ("demix"), etanolanídrico é usado, preferencialmente.De acordo com a modalidade preferida, a composição de com-bustível de acordo com a presente invenção essencialmente consiste emuma mistura constituída por:
- de 15 a 25% em volume de etanol,
- de 24 a 50% em volume de uma mistura de ésteres alquílicosde óleo vegetal,
- de 30 a 60% em volume de pelo menos um combustível à basede diesel ou fração, e
- de 4 a 12% em volume de um composto líquido cujo ponto defulgor está abaixo de -49C.
O combustível a diesel também pode conter aditivos comumenteusados para a formulação e o uso de combustíveis diesel, tais como aditivosmelhorando as características de resistência a frio, aditivos pró-cetano, aditi-vos antioxidantes, aditivos detergentes, aditivos antiespuma ou aditivos demelhoria da lubricidade.
A formulação da composição de combustível preferencialmenteé implementada pela mistura primeiramente dos ésteres alquílicos com oetano, o éster então atuando como um co-solvente entre o álcool e a basede hidrocarboneto. O combustível à base de diesel ou fração e o compostolíquido leve tendo um ponto de fulgor abaixo de -4eC então são incorporadosnesta pré-mistura. Os fenômenos de perda de mistura assim são limitados, euma melhor estabilidade ao longo do tempo das misturas obtidas é provida.
O exemplo a seguir ilustra a invenção, sem limitação do escopoda mesma.
Exemplo
Uma primeira mistura A compreendendo 20% em volume de e-tanol, 40% em volume de ésteres metílicos de óleo de semente de colza e40% em volume de combustível a diesel sintético é preparada. A medição deponto de fulgor realizada por meio do método ABEL (EN ISO 13,726), ade-quada para valores de ponto de fulgor baixos, proporciona um valor em tornode 14,59C. Este valor servirá como uma referência para as misturas apre-sentadas aqui adiante e contendo uma proporção variável de frações de pa-rafina C5 a C7.
A tabela 3 proporciona os valores de ponto de fulgor para com-posições de combustível variadas de acordo com a presente invenção. Iso-pentano foi incorporado nas misturas B1, B2 e B3, ao passo que a fração deparafina introduzida nas misturas C1, C2, C3 e C4 foi isoexano.
Tabela 3
<table>table see original document page 8</column></row><table>
A introdução de isopentano ou de isoexano na composição as-sim permite baixar consideravelmente os valores de ponto de fulgor do com-bustível e que estejam fora das zonas de risco com respeito à capacidade deexplosão.

Claims (7)

1. Composição de combustível a diesel de alto teor de etanol,caracterizada pelo fato de consistir essencialmente em uma mistura constitu-ída por:- de 10 a 30% em volume de etanol,- de 20 a 60% em volume de uma mistura de ésteres alquílicosde óleo vegetal,- de 30 a 60% em volume de pelo menos um combustível à basede óleo diesel ou fração, e- de 1 a 15% em volume de um composto leve líquido cujo pontode fulgor está abaixo de -49C.
2. Composição, de acordo com a reivindicação 1, caracterizadapelo fato de consistir essencialmente em uma mistura constituída por:- de 15 a 25% em volume de etanol,- de 24 a 50% em volume de uma mistura de ésteres alquílicosde óleo vegetal,- de 30 a 60% em volume de pelo menos um combustível à basede diesel ou fração, e- de 4 a 12% em volume de um composto líquido cujo ponto defulgor está abaixo de -49C.
3. Composição, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracteri-zada pelo fato de o referido composto líquido tendo um ponto de fulgor abai-xo de -49C ser uma fração de parafina C5 a C7.
4. Composição, de acordo com a reivindicação 3, caracterizadapelo fato de a fração C5 a C7 ser de isopentano ou isoexano.
5. Composição, de acordo com qualquer uma das reivindicaçõesde 1 a 4, caracterizada pelo fato de o combustível à base de diesel ou fraçãoser selecionado a partir de dentre frações de diesel convencionais obtidas apartir de refino, frações obtidas a partir de hidrocraqueamento, combustíveissintéticos obtidos a partir de recursos tais como gás natural, carvão e bio-massa, e óleos vegetais muito altamente hidretratados.
6. Composição, de acordo com qualquer uma das reivindicaçõesde 1 a 5, caracterizada pelo fato de também compreender pelo menos umaditivo selecionado a partir de dentre aditivos melhorando as característicasde resistência a frio, aditivos pró-cetano, aditivos antioxidantes, aditivos de-tergentes, aditivos antiespuma ou aditivos de melhoria da lubricidade.
7. Uso direto de uma composição de combustível a diesel, comodefinida em qualquer uma das reivindicações de 1 a 6, em um veículo a die-sel e, em particular, no caso de uma frota cativa.
BRPI0804879-7A 2007-11-30 2008-11-28 composições de combustìvel com alto teor de etanol BRPI0804879A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0708375A FR2924438B1 (fr) 2007-11-30 2007-11-30 Compositions de carburant a forte teneur en ethanol

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0804879A2 true BRPI0804879A2 (pt) 2010-07-27

Family

ID=39610937

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0804879-7A BRPI0804879A2 (pt) 2007-11-30 2008-11-28 composições de combustìvel com alto teor de etanol

Country Status (4)

Country Link
US (1) US7867296B2 (pt)
EP (1) EP2067842B1 (pt)
BR (1) BRPI0804879A2 (pt)
FR (1) FR2924438B1 (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
IT1398150B1 (it) * 2010-02-17 2013-02-14 Magigas S P A Additivo per combustibili di motori diesel.
US8772557B2 (en) 2011-07-26 2014-07-08 Uop Llc Aromatic hydrocarbons from depolymerization and deoxygenation of lignin
US8772558B2 (en) 2011-07-26 2014-07-08 Uop Llc Methods and apparatuses for producing aromatic hydrocarbon-containing effluent
US8754275B2 (en) 2011-07-26 2014-06-17 Uop Llc Methods and apparatuses for producing aromatic hydrocarbon-rich effluent from lignocellulosic material
CN106010678A (zh) * 2016-06-05 2016-10-12 上海应用技术学院 一种以煤直接液化柴油做助溶剂改善生物柴油低温流动性的方法

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPS58208391A (ja) * 1982-05-31 1983-12-05 Komatsu Ltd デイ−ゼルエンジン用アルコ−ルブレンド燃料
DE4116905C1 (pt) * 1991-05-23 1992-08-13 Tessol Kraftstoffe, Mineraloele Und Tankanlagen Gmbh, 7000 Stuttgart, De
CA2167294C (en) * 1993-07-16 2001-04-10 Robert William Killick Fuel blends
DE4333418C1 (de) * 1993-09-30 1994-10-13 Tessol Kraftstoffe Mineraloele Treibstoffgemisch
AU1420600A (en) * 1999-09-06 2001-04-10 Agrofuel Ab Motor fuel for diesel engines
US6761745B2 (en) * 2000-01-24 2004-07-13 Angelica Hull Method of reducing the vapor pressure of ethanol-containing motor fuels for spark ignition combustion engines
US20030126790A1 (en) * 2001-01-12 2003-07-10 Mccoy Harrison Biodiesel blended with ethanol additive
FR2895418B1 (fr) 2005-12-23 2011-05-20 Inst Francais Du Petrole Composition de carburant diesel a forte teneur en ethanol
WO2007145490A1 (en) * 2006-06-15 2007-12-21 Yong Man Lee Alternative fuel preventing phase separation and corrosion for internal combustion engines

Also Published As

Publication number Publication date
EP2067842B1 (fr) 2013-01-09
US7867296B2 (en) 2011-01-11
FR2924438A1 (fr) 2009-06-05
FR2924438B1 (fr) 2009-12-18
EP2067842A1 (fr) 2009-06-10
US20090139136A1 (en) 2009-06-04

Similar Documents

Publication Publication Date Title
Shahir et al. Feasibility of diesel–biodiesel–ethanol/bioethanol blend as existing CI engine fuel: An assessment of properties, material compatibility, safety and combustion
US6017369A (en) Diesel fuel composition
US20190016982A1 (en) Mesitylene as an octane enhancer for automotive gasoline, additive for jet fuel, and method of enhancing motor fuel octane and lowering jet fuel carbon emissions
BRPI1000817A2 (pt) combustìvel diesel a base de etanol
BRPI0804879A2 (pt) composições de combustìvel com alto teor de etanol
Eremeeva et al. Studying the possibility of improving the properties of environmentally friendly diesel fuels
US9976096B2 (en) Biodiesel glycerol emulsion fuel mixtures
US20110162262A1 (en) Fuel formulations
CN107629824A (zh) 一种无铅车用合成燃料
US6758870B2 (en) Method of producing a diesel fuel blend having a pre-determined flash-point and pre-determined increase in cetane number
Aliyu et al. Binary blends of petrodiesel with biodiesels derived from soyabean and groundnut oils
CA2842193A1 (en) Aviation gas turbine fuel with improved low temperature operability
Sidjabat The characteristics of a mixture of kerosene and biodiesel as a substituted diesel fuel
Mohsin et al. Effect of Biodiesel Blend on Exhaust Emission and Engine Performance of Diesel Dual Fuel Engine (Research Note)
Wysocka et al. The use of alcohols and their compounds as biofuel and gasoline blends
Kono et al. Influence of FAME Blends in Diesel Fuel on Driveability Performance of Diesel Vehicles at Low Temperatures
Igbokwe et al. Characterization of Blends of Petrol and Bioethanol Synthesized from Nigerian Palm Bunch.
Setiawan et al. Fuel and Boiling Point Analysis in Mixing Between Ethanol with Bio-Diesel and Diesel Fuel
RU2788009C2 (ru) Дизельное топливо с улучшенными характеристиками воспламенения
Liew et al. Engine emission analysis and performance test with ethanol-gasoline blended fuel
CN109609206A (zh) 一种机动车用清洁燃油及其制备方法
Sholihah et al. Characterization of Mixed Biodiesel and Petrodiesel as Transportation Fuel
Braga Use of biofuels in compression ignition engines–Potential of diesel-biodiesel-ethanol blends
CZ20166U1 (cs) Etanolové palivo pro vznětové motory se zvýšenou viskozitou a výhřevností
WO2019121125A1 (en) Fuel compositions

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 5A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2260 DE 29/04/2014.