BRPI0804384A2 - sistema e método de identificação e rastreamento de recipientes transportáveis de aço para glp com instalação de identificador eletrÈnico por rádio freqüencia no flange do cilindro - Google Patents

sistema e método de identificação e rastreamento de recipientes transportáveis de aço para glp com instalação de identificador eletrÈnico por rádio freqüencia no flange do cilindro Download PDF

Info

Publication number
BRPI0804384A2
BRPI0804384A2 BRPI0804384A BRPI0804384A2 BR PI0804384 A2 BRPI0804384 A2 BR PI0804384A2 BR PI0804384 A BRPI0804384 A BR PI0804384A BR PI0804384 A2 BRPI0804384 A2 BR PI0804384A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
cylinder
flange
transportable
lpg
rfid tag
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Paulo Roberto Bittar
Marcos Alexandre Escatolin Pravato
Original Assignee
Avatar Ind Com E Servicoes Em
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Avatar Ind Com E Servicoes Em filed Critical Avatar Ind Com E Servicoes Em
Priority to BRPI0804384 priority Critical patent/BRPI0804384A2/pt
Publication of BRPI0804384A2 publication Critical patent/BRPI0804384A2/pt

Links

Landscapes

  • Filling Or Discharging Of Gas Storage Vessels (AREA)

Abstract

SISTEMA E MéTODO DE IDENTIFICAçãO E RASTREAMENTO DE RECIIPIENTES TRANSPORTáVEIS DE AçO PARA GLP COM INSTALAçãO DE IDENTIFICADOR ELETRÈNICO POR RáDIO FREQUêNCIA NO FLANGE DO CILINDRO, o qual compreende um rebaixo ou cavidade (10) de cerca de 2 mm no flange do cilindro (20) de aço do recipiente transportável de aço para GLP (30), onde irá se acomodar o dispositivo identificador de rádio freqúência "RFID TAG" (40), podendo ser instalados no flange do cilindro (20), em qualquer posição, obviamente não interferindo na válvula (50) e no fusível (60), podendo o cilindro sofrer impactos ou choques no seu manuseio, sem com isto danificar o dispositivo "RFID TAG" (40), que estará protegido pelo aro superior (70) do cilindro; o "RFID TAG" (40) possui uma identificação, sendo composta de números codificados eletronicamente que podem ser consultados por meio de antena de radiofrequência (80), composta de um conjunto de antenas dispostas de forma ordenada numa base circular de um condutor (90) que se aproxima do "TAG" para a realização da leitura, recuando em seguida para que o botijão se movimente sem interferências quando da Requalificação.

Description

"SISTEMA E MÉTODO DE IDENTIFICAÇÃO ERASTREAMENTO DE RECIPIENTES TRANSPORTÁVEISDE AÇO PARA GLP COM INSTALAÇÃO DEIDENTIFICADOR ELETRÔNICO POR RÁDIO FREQÜÊNCIANO FLANGE DO CILINDRO".
Trata a presente Patente deInvenção a um exclusivo Sistema e Método de Identificação eRastreamento de Recipientes Transportáveis de Aço paraGLP com Instalação de Identificador Eletrônico por RádioFreqüência no Flange do Cilindro, capaz de permitir ocontrole eletrônico e automático do vencimento da data derequalificação dos "botijões de gás" utilizados para oabastecimento doméstico de gás de cozinha cujascapacidades variam em (10 Kg, 13Kg, 20 Kg, 45 Kg, 90 Kg,125 Kg e 190 Kg), implicando em maior segurança para osusuários, bem como, atendendo de maneira eficaz as normasque regulamentam o processo de Requalificação deRecipientes Transportáveis de Aço para GLP, contemplandoassim detalhes que somente podem ser obtidos com autilização de sistemas informatizados, trazendo uma série devantagens inerentes à sua aplicabilidade sendo suascaracterísticas inovadoras no gênero.
Os Recipientes Transportáveisde Aço para GLP, durante o transporte e nas própriasdistribuidoras durante os processos de recarga earmazenamento, bem como a manipulação dos mesmospelos usuários, são submetidos a condições de severidade ealtíssimo estresse, sendo que ao completar 15 anos de uso,devem ser encaminhados para avaliação de seu estado. AANP (Agência Nacional do Petróleo) autoriza esta avaliaçãopor empresas especializadas denominadas "Requalificadoras".
A norma brasileira NBR 8865de 1996, refere-se aos aspectos de segurança, logística elegais, no armazenamento e distribuição de GLP. Algunsitens importantes da norma são citados abaixo:
• Item 3.1- Define como Requalificação o processoperiódico de avaliação do estado de um recipiente deGLP, determinando sua continuidade em serviço;
• Item 4.1.1- A norma diz que todos os recipientestransportáveis para GLP, incluindo aquelesaparentemente sem danos, devem ser submetidosindividualmente à Requalificação, nas condiçõesexigidas pela norma;
• Item 4.1.2- Diz que a primeira Requalificação de umrecipiente deve ser feita até 15 anos de sua fabricação;
• Item 4.1.3- Afirma que a Requalificação tem validadepor 10 anos, devendo o recipiente ser Requalificadonovamente.Como vimos, o presente objetodo pedido de Patente tem aplicação direta nas empresasRequalificadoras, e está intrinsecamente relacionada àsegurança no uso dos botijões quer sejam usados ou mesmonovos.
Atualmente no Brasil, ocontrole de envio de botijões para Requalificação é apenasvisual, o que leva o processo a inúmeras falhas e, portantoexpõe os usuários à utilização de botijões com prazo deRequalificação vencidos, e por conseqüência, a riscosenormes e inaceitáveis. Em alguns países da Europa e USAjá existe um Sistema de rastreamento de recipientestransportáveis de aço para o GLP, com instalação deidentificador eletrônico, porém, instalado no corpo do arosuperior, próximo à alça, local este sujeito a inúmerosimpactos, visto que os botijões são empilhados e jogados deum lado para outro sem muito cuidado, fazendo com queesses identificadores (Tags), sejam danificados, e fiquemsem efeito, perdendo totalmente os dados e controle dobotijão ou recipiente.
Pensando nisso, é que orequerente após longos estudos e pesquisas desenvolveu demaneira inteligente e inovadora uma nova localização doSistema e Método de Identificação e Rastreamento deRecipientes Transportáveis de Aço para GLP com Instalaçãode Identificador Eletrônico por Rádio Freqüência no Flange doCilindro, pois, mesmo que o cilindro não receba o tratamentoadequado no seu transporte ou armazenamento, onde osmesmos são jogados com violência uns sobre os outros e oschoques ocorrem em praticamente todos os pontos docilindro, o flange do cilindro, bem com as válvulas que ascompõem, ficam protegidos pelo aro superior, sendoimpossível que sejam danificados e, desta forma, eliminaqualquer risco na sua Requalificação, trazendo uma soluçãodefinitiva para este problema. Além disso, os IdentificadoresEletrônicos de Rádio Freqüência (RFID), serão gravados cominformações específicas de cada botijão ou possuirão umnúmero de identificação único (como se fosse um CPF ouRG) que, associado a um programa de computador,mostrará, de forma inequívoca, todos os dados exigidos pelanorma, além de muitos outros, de relevância para asempresas e para os órgãos fiscalizadores. Os dados poderãoser gravados e acessados conforme o interesse ounecessidade de cada companhia.
Conferindo excepcionalrastreabilidade, o software trará informações sobre asrequalificações, manutenções, proprietário, requalificadora,entidade certificadora, datas de envase, controle estatístico,controle de patrimônio, localização geográfica dos recipientese qualquer outra informação, de qualquer natureza,considerada importante pelas companhias proprietárias,órgãos fiscalizadores, ANP, fabricantes, etc.
O Sistema e comunicação sedará por meio de ultra-alta, alta ou baixa freqüência entre o"RFID TAG" e uma unidade de leitura e registro de dados,que irá ler as informações contidas em cada "TAG" a cadapassagem pelo mesmo e as enviará para um computadorpara processamento dos dados por software especializado.
Cada "TAG" tem um códigoeletrônico de produto que é único (também conhecido comoEPC - Electronic Product Code) e que pode ser consultadopor meio de antenas de radiofreqüência. Ou seja, quando odispositivo "RFID" é instalado em um recipiente transportávelde aço para GLP, o mesmo, transmite a informação paraantenas com freqüência compatível e essas antenas ativam odispositivo, eletronicamente, identificando o recipiente.
O RFID pode resgatar qualquerinformação vinculada a um produto devidamente etiquetadocom o CHIP.
Considerando-se apenas osrecipientes transportáveis de aço para GLP com capacidadepara armazenamento de 13 Kg do gás, existem no Brasilcerca de 100 milhões de recipientes. Tais recipientes,tecnicamente chamados de P13 e popularmente conhecidoscomo botijões, são utilizados no abastecimento doméstico dogás de cozinha. Os recipientes transportáveis de aço paraGLP são propriedade de um fornecedor de gás e, quando emuso, estão na posse física de clientes. Uma vez que o gáscontido em um recipiente é consumido, o mesmo é devolvidoao fornecedor para recondicionamento e reabastecimento.
A gestão e o acompanhamentode um inventário dos recipientes é uma tarefa complicada edifícil. Um grande desafio é o monitoramento da certificação emanutenção dos botijões. A certificação e manutenção éauto-regulamentada pelas próprias distribuidoras efiscalizadas, quanto ao seu cumprimento, pela ANP e IPEM.Isto é especialmente importante para a segurança dosusuários, pois, no caso de falta de manutenção, há o risco deexplosões ou vazamentos tóxicos devido a defeitos nosrecipientes, logo, as técnicas de monitoramento dosrecipientes são necessárias e imprescindíveis.
O Sistema e Método deIdentificação e Rastreamento de Recipientes Transportáveisde Aço para GLP com Instalação de Identificador Eletrônicopor Rádio Freqüência no Flange do Cilindro, e suaaplicabilidade serão dadas a conhecer através da leitura dadescrição detalhada que se segue e pela observação dosdesenhos ilustrados em anexo, aos quais se faz referências afim de melhor elucidar a descrição em que:A FIGURA 1 representa vistageral em perspectiva de um botijão de gás, onde seráaplicado o Sistema e Método de Identificação e Rastreamentode Recipientes Transportaveis de Aço para GLP comInstalação de Identificador Eletrônico por Rádio Freqüênciano Flange do Cilindro;
A FIGURA 2 representa vistageral em perspectiva póstero superior de um botijão de gás,onde pode-se observar em primeiro plano o flange cilindroonde o identificador de rádio freqüência "RFID TAG", seráinstalado em qualquer posição;
A FIGURA 3 representa vistadetalhada do flange no cilindro, mostrando o rebaixo ou acavidade onde está inserido o dispositivo identificador derádio freqüência "RFID TAG", pode-se ver também a válvula eo fusível do botijão de gás;
A FIGURA 4 representa vistaem elevação frontal da antena para captação de sinais deondas eletromagnéticas emitidas pelo dispositivo identificadorde rádio freqüência "RFID TAG" instados no flange cilindrodos botijões de gás;
A FIGURA 5 representa vistaem perspectiva da forma de leitura do dispositivo identificadorde radio freqüência "RFID TAG" instalado no flange docilindro do botijão de gás, onde a antena para captação desinais de ondas eletromagnéticas fica posicionada sob oflange quando da leitura;
A FIGURA 6 representa vistatambém em perspectiva, onde a antena para captação desinais de ondas eletromagnéticas se aproxima do flange docilindro para identificar o dispositivo "RFID TAG" acessandodados armazenados em um micro-chip que identifica o botijãode gás; e
A FIGURA 7 representa vistageral do Sistema e Método de Identificação e Rastreamentode Recipientes Transportáveis de Aço para GLP comInstalação de Identificador Eletrônico por Rádio Freqüênciano Flange do Cilindro quando da sua aplicação nas empresasde Requalificação.
De acordo com essasilustrações e em seus pormenores apresentados, o Sistema eMétodo de Identificação e Rastreamento de RecipientesTransportáveis de Aço para GLP com Instalação deIdentificador Eletrônico por Rádio Freqüência no Flange doCilindro, consiste em se fazer um rebaixo ou cavidade (10) decerca de 2 mm no flange do cilindro (20) de aço do recipientetransportável de aço para GLP (30), onde irá se acomodar odispositivo identificador de rádio freqüência "RFID TAG" (40),de ultra alta ou baixa freqüência.Como os dispositivos "RFIDTAG" (40) variam em tamanho e formato, os mesmospoderão ser instalados no flange do cilindro (20), em qualquerposição, obviamente não interferindo na válvula (50) e nofusível (60), de forma a acomodar o dispositivo da maneiramais conveniente, sem nenhum prejuízo de qualquer de suaspropriedades ou da forma de fixação no flange, podendo ocilindro sofrer impactos ou choques no seu manuseio, semcom isto danificar o dispositivo "RFID TAG" (40), que estaráprotegido pelo aro superior (70) do cilindro.
O formato do rebaixo oucavidade (10) depende do formato do "RFID TAG" (40),normalmente retangular num formato oblongo, sendo depoisrecoberto por resina para sua proteção, ficando imperceptível.
O "RFID TAG" (40) possui umaidentificação, sendo composta de números codificadoseletronicamente que podem ser consultados por meio deantena de radiofreqüência (80) que utiliza ondaseletromagnéticas, as quais energiza o "RFDI TAG" (40) eenvia as informações para a leitora, esta, conectada aocomputador, retransmite as informações ao PC, onde, asinformações são processadas pelo software de acordo comas necessidades da aplicação.
A antena de rádio freqüência(80), é composta de um conjunto de antenas dispostas deforma ordenada numa base circular de um condutor (90) quese aproxima do "TAG" para a realização da leitura, recuandoem seguida para que o botijão se movimente seminterferências quando da Requalificação, este sistemaautomatizado consegue captar o "RFID TAG" (40) emqualquer posição que ele estiver no flange do cilindro (20)que ativa o dispositivo eletronicamente identificando orecipiente transportável de aço para GLP (30).
Deste modo, o presenteSistema e Método de Identificação e Rastreamento deRecipientes Transportáveis de Aço para GLP com Instalaçãode Identificador Eletrônico por Rádio Freqüência no Flange doCilindro, satisfaz plenamente os objetivos propostos,cumprindo de maneira prática, eficiente e segura a funçãodestinada, proporcionando uma série de vantagens inerentesà sua aplicabilidade, revestindo-se de características própriasinovadoras e dotadas com requisitos fundamentais denovidade.

Claims (5)

1.) "SISTEMA E MÉTODO DE IDENTIFICAÇÃO ERASTREAMENTO DE RECIPIENTES TRANSPORTÁVEISDE AÇO PARA GLP COM INSTALAÇÃO DEIDENTIFICADOR ELETRÔNICO POR RÁDIO FREQÜÊNCIANO FLANGE DO CILINDRO", caracterizado por fazer umrebaixo ou cavidade (10) de cerca de 2 mm no flange docilindro (20) de aço do recipiente transportável de aço paraGLP (30), onde irá se acomodar o dispositivo identificador derádio freqüência "RFID TAG" (40), de ultra alta ou baixafreqüência.
2.) "SISTEMA E MÉTODO DE IDENTIFICAÇÃO ERASTREAMENTO DE RECIPIENTES TRANSPORTÁVEISDE AÇO PARA GLP COM INSTALAÇÃO DEIDENTIFICADOR ELETRÔNICO POR RÁDIO FREQÜÊNCIANO FLANGE DO CILINDRO", de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que os dispositivos "RFID TAG"(40) variam em tamanho e formato, os mesmos poderão serinstalados no flange do cilindro (20), em qualquer posição,obviamente não interferindo na válvula (50) e no fusível (60),de forma a acomodar o dispositivo da maneira maisconveniente, sem nenhum prejuízo de qualquer de suaspropriedades ou da forma de fixação no flange, podendo ocilindro sofrer impactos ou choques no seu manuseio, semcom isto danificar o dispositivo "RFID TAG" (40), que estaráprotegido pelo aro superior (70) do cilindro.
3.) "SISTEMA E MÉTODO DE IDENTIFICAÇÃO ERASTREAMENTO DE RECIPIENTES TRANSPORTÁVEISDE AÇO PARA GLP COM INSTALAÇÃO DEIDENTIFICADOR ELETRÔNICO POR RÁDIO FREQÜÊNCIANO FLANGE DO CILINDRO", de acordo com a reivindicação-1, caracterizado pelo fato de que o formato do rebaixo oucavidade (10) depende do formato do "RFID TAG" (40),normalmente retangular num formato oblongo, sendo depoisrecoberto por resina para sua proteção, ficando imperceptível.
4.) "SISTEMA E MÉTODO DE IDENTIFICAÇÃO ERASTREAMENTO DE RECIPIENTES TRANSPORTÁVEISDE AÇO PARA GLP COM INSTALAÇÃO DEIDENTIFICADOR ELETRÔNICO POR RÁDIO FREQÜÊNCIANO FLANGE DO CILINDRO", de acordo com a reivindicação-1, caracterizado pelo fato de que o "RFID TAG" (40) possuiuma identificação, sendo composta de números codificadoseletronicamente que podem ser consultados por meio deantena de radiofreqüência (80) que utiliza ondaseletromagnéticas.
5.) "SISTEMA E MÉTODO DE IDENTIFICAÇÃO ERASTREAMENTO DE RECIPIENTES TRANSPORTÁVEISDE AÇO PARA GLP COM INSTALAÇÃO DEIDENTIFICADOR ELETRÔNICO POR RÁDIO FREQÜÊNCIANO FLANGE DO CILINDRO", de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a antena de rádiofreqüência (80), é composta de um conjunto de antenasdispostas de forma ordenada numa base circular de umcondutor (90) que se aproxima do "TAG" para a realização daleitura, recuando em seguida para que o botijão semovimente sem interferências quando da Requalificação,este sistema automatizado consegue captar o "RFID TAG"(40) em qualquer posição que ele estiver no flange do cilindro(20) que ativa o dispositivo eletronicamente identificando orecipiente transportável de aço para GLP (30).
BRPI0804384 2008-10-17 2008-10-17 sistema e método de identificação e rastreamento de recipientes transportáveis de aço para glp com instalação de identificador eletrÈnico por rádio freqüencia no flange do cilindro BRPI0804384A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0804384 BRPI0804384A2 (pt) 2008-10-17 2008-10-17 sistema e método de identificação e rastreamento de recipientes transportáveis de aço para glp com instalação de identificador eletrÈnico por rádio freqüencia no flange do cilindro

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0804384 BRPI0804384A2 (pt) 2008-10-17 2008-10-17 sistema e método de identificação e rastreamento de recipientes transportáveis de aço para glp com instalação de identificador eletrÈnico por rádio freqüencia no flange do cilindro

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0804384A2 true BRPI0804384A2 (pt) 2010-07-13

Family

ID=42320455

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0804384 BRPI0804384A2 (pt) 2008-10-17 2008-10-17 sistema e método de identificação e rastreamento de recipientes transportáveis de aço para glp com instalação de identificador eletrÈnico por rádio freqüencia no flange do cilindro

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0804384A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US7932826B2 (en) System for tracking the location of components, assemblies, and subassemblies in an automated diagnostic analyzer
CN102902992B (zh) 基于rfid的贵重物品运输监控系统及监控方法
US6496806B1 (en) Method and system for tracking clustered items
MXPA05013837A (es) Sistema de seguridad electronica para registrar y monitorear actividades y datos ralacionados a carga.
CN107506968A (zh) 一种实现仓库和商店商品自动盘点的方法及系统
TW201719192A (zh) 物件辨識系統及方法(四)
US20100066501A1 (en) Method and system for monitoring a container
US20060132311A1 (en) Systems and methods for tracking containers
CN101155729A (zh) 在货盘上的物品旋转期间询问rfid应答器的系统和方法
JP2008515321A (ja) 旅行バッグの追跡および位置確認を行うためのrfタグ
EP1342191A4 (en) LOGISTICS CHAIN MANAGEMENT SYSTEM
JP2006076644A (ja) 物品搬送資材
CN103482189A (zh) 烟草商业企业卷烟配送周转箱
JP2007031043A (ja) 物流管理システム
CN100495432C (zh) 多转发器密封装置
BRPI0804384A2 (pt) sistema e método de identificação e rastreamento de recipientes transportáveis de aço para glp com instalação de identificador eletrÈnico por rádio freqüencia no flange do cilindro
Zhang et al. The application of RFID-based on IOT in logistics management
Gras RFID based monitoring of the cold chain
KR101516066B1 (ko) 스마트 물류관리 시스템
KR20090045670A (ko) Rfid를 이용한 컨테이너선의 선적,하역 관리시스템
Potdar et al. Automated data capture technologies: RFID
KR20150133548A (ko) 위험물 유통 안전관리 시스템
US20220222618A1 (en) An inventory verification and tracking system
KR20160092727A (ko) 손잡이 안에 rfid 태그가 내장된 스틸 가스용기
BR202020003085U2 (pt) Dispositivo de identificação e segurança de botijão de gás liquefeito de petróleo

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: REFERENTE A 3A ANUIDADE.

B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)

Free format text: NAO APRESENTADA A GUIA DE CUMPRIMENTO DE EXIGENCIA. REFERENTE A 3A ANUIDADE.