“MÉTODO DE OBTENÇÃO DE EMBALAGEM COM ACABAMENTO SUPERFICIAL APERFEIÇOADO E EMBALAGEM COM ACABAMENTO SUPERFICIAL APERFEIÇOADO”
O presente relatório descritivo refere-se a uma patente de invenção para método de obtenção de embalagem com acabamento superficial aperfeiçoado e embalagem com acabamento superficial aperfeiçoado, pertencentes ao campo das embalagens de plástico e que foram desenvolvidos para proporcionar um melhor visual final para embalagem em relação às suas similares.
Já são conhecidas embalagens plásticas rígidas ou semi-rígidas compreendidas, essencialmente: por recipiente de tipo pote ou copo ou similares, que recebe o produto; e por tampa, que fecha a boca do recipiente. Essas embalagens podem ter diversos acabamentos superficiais, dentre os quais acabamento prateado. O acabamento prateado normalmente é obtido através de processo de impressão com tinta prateada ou mistura de pigmento prateado, em forma de masterbatch, no polímero. Ocorre que esse acabamento não é de todo satisfatório, devido, principalmente, proporcionar um visual final relativamente opaco.
Assim, o objetivo da presente patente de invenção, é prover um método e embalagem, que superem o problema acima.
Outro objetivo é prover um método e embalagem / 6 que além de superar o problema não sejam por isso de realização ou fabricação com níveis de complexidade que os tomem desinteressantes em face dos usuais.
Outro objetivo é prover um método e embalagem de custo adequado relativamente aos usuais.
Tendo em vista, portanto, o problema acima referido e no propósito de superá-lo e visando atender aos objetivos relacionados, foram desenvolvidos método de obtenção de embalagem com acabamento superficial aperfeiçoado e embalagem com acabamento superficial aperfeiçoado objetos da presente patente de invenção, dito método compreendido substancialmente por metalização ou espelhação feita oportunamente no material a partir do qual a embalagem é obtida e esta, ao final da fabricação, tendo acabamento superficial metalizado ou espelhado obtido pelo método.
A embalagem obtida pelo presente método fica com acabamento superficial metalizado ou espelhado de alto brilho, o qual a distingue das embalagens prateadas usuais cujo prateado é feito por impressão.
Outra vantagem do presente método e embalagem é que a metalização pode ser feita com cores (dourado, vermelho metálico, verde metálico, azul metálico, etc,) o que realça a embalagem dentre as usuais, destacando o produto embalado. O efeito espelhado pode também ser / 6 combinado com imagens holográficas.
Uma vantagem particular da presente embalagem em relação às suas similares usuais é poder prover impressões intemamente, entre as camadas de plástico, o que realça sobremaneira o seu visual final.
Apesar das grandes vantagens obtidas com o presente método e embalagem, as suas realizações são relativamente simples e de custo adequado, não os tomando assim desinteressante em face das soluções usuais.
Os desenhos anexos referem-se ao método de obtenção de embalagem com acabamento superficial aperfeiçoado e embalagem com acabamento superficial aperfeiçoado, objetos da presente patente, nos quais:
a fig. 1 mostra um esquema geral do método; e as figs. 2 e 3 mostram, a titulo ilustrativo e não restritivo, duas possibilidades de realização da embalagem obtida com o método,
De conformidade com o quanto ilustram as figuras acima relacionadas, o método de obtenção de embalagem com acabamento superficial aperfeiçoado, objeto da presente patente, destina-se a obtenção e previsão de acabamento superficial metalizado ou espelhado de embalagens plásticas rígidas ou semi-rígidas de tipo formadas, essencialmente: por reci / 6 piente 1, de tipo pote ou copo, ou similares, que contém o produto; e por tampa 10, que fecha o recipiente.
Referido método é compreendido, essencialmente, pela previsão de bobina de filme plástico flexível, matéria-prima para metalização ou espelhação; chapa de plástico rígido ou semi-rígido e pelas etapas de:
1) - Desbobinar o filme plástico flexível;
2) - Metalizar o filme plástico flexível;
3) - Desbobinar a chapa de plástico rígido ou semirígido;
4) - Laminar ou termolaminar o filme plástico flexível metalizado na superfície da chapa de plástico rígido ou semi-rígido que irá constituir a face externa da embalagem, obtendo um laminado de plástico com aspecto superficial metalizado ou espelhado; e
5) - Submeter o laminado de plástico com aspecto superficial metalizado ou espelhado a processo de termoformagem para termoformar os componentes da embalagem, recipiente e/ou tampa.
Opcionalmente, antes da etapa 4 de laminação ou termolaminação, o processo pode prever etapa 7 de impressão interna, ou seja, impressão de rótulos e/ou decoração e/ou outros, incluindo a possibilidade de aplicação de efeito holográfico sobre a superfície do filme flexível
5/6 (1) que irá receber a metalização e depois laminação ou termolaminação sobre a chapa de plástico rígido ou semi-rígido.
Opcionalmente, pode ser prevista etapa 7’ de impressão externa, ou seja, os rótulos e/ou decoração e/ou outros são impressos no laminado de plástico com aspecto superficial metalizado ou espelhado, antes da etapa de termo formação. A etapa de impressão externa 7’ pode ser feita ainda sobre superfícies da embalagem já termoformada.
Uma embalagem de plástico rígido ou semi-rígido obtida com o método acima descrito é formada, portanto (fig. 2): por recipiente de tipo pote ou copo ou outros 1 e por tampa 10 constituídos de laminado de plástico com aspecto superficial metalizado ou espelhado termoformado, conferindo assim ao recipiente 1 e tampa 10 acabamento superficial externo metalizado ou espelhado de alto brilho, diferentemente das embalagens prateadas com prateado obtido por impressão ou masterbatch, que apresentam aspecto relativamente opaco.
Opcionalmente, a embalagem 1-10 pode ter impressões internas 20 constitutivas de rótulo(s) e/ou decoração e/ou outros, incluindo a possibilidade de efeito holográfico, ditas impressões incorporadas entre as camadas do laminado de plástico com aspecto superficial metalizado ou espelhado.
Opcionalmente, a embalagem 1-10 pode ter irn
6/6 pressões externas 20’ de rótulo(s) e/ou decoração e/ou outros, incluindo a possibilidade de efeito holográfico, realizadas nas superfícies externas da embalagem já termoformada.
Dentro da construção básica, acima descrita, o mé- todo e embalagem, objetos do presente patente, podem apresentar modificações relativas a materiais, dimensões, detalhes construtivos e/ou de configuração funcional e/ou ornamental e/ou variações nas etapas processuais e/ou na sequência das mesmas, sem que fuja do âmbito da proteção solicitada.
Dentro disso, como já foi dito, a embalagem pode ser de tipo pote (fig. 2) ou copo (fig. 3) ou tampa 10 e destinar-se a embalar produtos diversos, tais como: alimentícios, bebidas e outros.
Embora o esquema do método, ilustrado, na figura
1, dê a idéia de tratar-se de um método contínuo, nada impede que os processamentos sobre o filme plástico flexível, chapa de plástico rígido ou βει 5 mi-rígido sejam, no que couber, descontínuos ou apresentarem outros arranjos.
Ressalta-se também que a chapa rígida ou semirígida pode ser de qualquer cor e ter qualquer transparência, portanto, pode ser branca, preta, colorida, transparente, opaca ou translúcida.