BRPI0803923A2 - processo produtivo aplicado na união de material termoplástico ao material termofixo e produto resultante - Google Patents

processo produtivo aplicado na união de material termoplástico ao material termofixo e produto resultante Download PDF

Info

Publication number
BRPI0803923A2
BRPI0803923A2 BRPI0803923-2A BRPI0803923A BRPI0803923A2 BR PI0803923 A2 BRPI0803923 A2 BR PI0803923A2 BR PI0803923 A BRPI0803923 A BR PI0803923A BR PI0803923 A2 BRPI0803923 A2 BR PI0803923A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
thermoplastic
mold
thermoplastic material
production process
transformed
Prior art date
Application number
BRPI0803923-2A
Other languages
English (en)
Inventor
Gilmar Da Costa Lima
Original Assignee
Mvc Componentes Plasticos Ltda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Mvc Componentes Plasticos Ltda filed Critical Mvc Componentes Plasticos Ltda
Priority to BRPI0803923-2A priority Critical patent/BRPI0803923A2/pt
Publication of BRPI0803923A2 publication Critical patent/BRPI0803923A2/pt

Links

Landscapes

  • Laminated Bodies (AREA)

Abstract

A presente invenção refere-se a um processo produtivo aplicado na união de material termoplástico a material termofixo, quando o produto a ser fabricado exige acabamento externo de alta qualidade, texturizado ou não, e resistência mecânica na face interna, permitindo a união entre peça externa termoplástica (A) moldada pelo processo de vacuum-forming (agregando qualidade superficial) e peça em termofixo (B) moldada pelo processo de RTM Light, ou opcionalmente RTM integrado com núcleo estrutural (C) (agregando estrutura). O objetivo da presente invenção é um inédito processo produtivo capaz de permitir a união do material termoplástico ao material termofixo possibilitando a criação de um produto dotado de finíssimo acabamento externo e alta resistência. Isto é conseguido através de um processo produtivo dotado de uma primeira etapa que se ocupa da extrusão de uma chapa de material termoplástico processada por meio de uma máquina extrusora, sendo transformada em chapas conforme a necessidade (comprimento, largura, espessura, cor, material) da peça a ser fabricada. Esta chapa é levada até um molde vacuum forming sendo transformada na geometria dada ao molde, copiando todos os seus detalhes. Posteriormente, esta peça é lavada a um molde de RTM light, onde a peça termoplástica é posicionada e posteriormente sobre ela acomodados os materiais para obtenção do fiberglass (fibra e resina). Após catálise da resina injetada com molde fechado, esta fica aderida a peça termoplástica, formando a peça composta pelos dois materiais sendo a primeira camada formada por material termoplástico de finíssimo acabamento e a segunda de material termofixo.

Description

"PROCESSO PRODUTIVO APLICADO NA UNIÃO DE MATERIALTERMOPLÁSTICO AO MATERIAL TERMOFIXO E PRODUTO RESULTANTE"
A presente invenção refere-se a um processo produtivoaplicado na união de material termoplástico a material termofixo, quando oproduto a ser fabricado exige acabamento externo de alta qualidade, texturizadoou não, e resistência mecânica na face interna, permitindo a união entre peçaexterna termoplástica (A) moldada pelo processo de vacuum-forming (agregandoqualidade superficial) e peça em termofixo (B) moldada pelo processo de RTMLight, ou opcionalmente RTM integrado com núcleo estrutural (C) (agregandoestrutura).
As características do material termoplástico são conhecidaspela sua capacidade de alto acabamento, posto que por suas característicaspossibilita copiar perfeitamente os detalhes do molde. Entretanto, o materialtermoplástico não oferece resistência mecânica restando um produto comexcelente acabamento, porém frágil. Uma forma conhecida de solucionar esteproblema tem sido a união de um termofixo como forma de ofertar ao produtomaior resistência mecânica.
Atualmente o processo utilizado nesta união. tem sido amoldagem dos dois elementos separadamente, o material termoplástico e omaterial termofixo. Após, em uma terceira etapa, os elementos são unidos atravésdo processo de colagem por adesivos especiais. Neste processo além danecessidade de dois moldes, existe esta terceira etapa de união (colagem) entreas duas peças, aumentando sobremaneira o custo final do processo, resultandoem um produto com estrutura e aparência duvidosa, tendo em vista as limitaçõesdo processo de colagem.
Problemas encontrados nas peças formadas a partir dematerial termofixo:
- dificuldade em manter o acabamento superficial isenta de ondulações, em peçasplanas;
- problemas em peças com textura, impossibilidade de retrabalho (reconstituir atextura) em falhas causadas pela variação no processo, baixa vida útil dos moldestexturizados;- aplicação de gel coat, poluição do ambiente de trabalho, variações na aplicaçãocausam defeito, custo do material;
- dificuldades obter peças com cantos vivos e raios reduzidos;
- variações do processo causam problema de acabamento superficial, queacabam gerando retrabalhos (manchas, porosidade, bolhas, trincas).
Problemas encontrados nas peças formadas a partir dematerial termoplástico:
- peças com variação de espessura, espessura finas;
- necessidade de maior resistência mecânica em algumas aplicações;
- o processo não permite criar detalhe (design) dos dois lados da peça.
O objetivo da presente invenção é um inédito processoprodutivo capaz de permitir a união do material termoplástico ao materialtermofixo possibilitando a criação de um produto dotado de finíssimo acabamentoexterno e alta resistência.
Isto é conseguido através de um processo produtivo dotadode uma primeira etapa que se ocupa da extrusão de uma chapa de materialtermoplástico processada por meio de uma máquina extrusora, sendotransformada em chapas conforme a necessidade (comprimento, largura,espessura, cor, material) da peça a ser fabricada. Esta chapa é levada até ummolde vacuum forming sendo transformada na geometria dada ao molde,copiando todos os seus detalhes. Posteriormente, esta peça é lavada a um moldede RTM light, onde a peça termoplástica é posicionada e posteriormente sobre elaacomodados os materiais para obtenção do fiberglass (fibra e resina). Apóscatalise da resina injetada com molde fechado, esta fica adenda a peçatermoplástica, formando a peça composta pelos dois materiais sendo a primeiracamada formada por material termoplástico de finíssimo acabamento e a segundade material termofixo.
São vantagens da presente invenção sobre os demaisprocessos conhecidos:
A) união das vantagens de acabamento do termoplástico vácuo formado, com aresistência e estabilidade do termofixo injetado;
B) melhoria nos aspectos superficiais quanto a ondulações, falhas de textura,porosidades, bolhas, trincas;C) otimização do processo das peças em termofixo, devido à eliminação daaplicação do gel coat, neste caso também acaba reduzindo o teor de voláteis,diminuindo a poluição do ambiente de trabalho e a necessidade de cabines deexaustão;
D) maior flexibilidade de design devido à possibilidade de desenvolvimento depeças com cantos vivos ou raios reduzidos;
A fim de permitir a plena compreensão do processo produtivo,objeto da presente invenção, a mesma passa a ser descrita detalhadamente, combase nas seguintes figuras, que ilustram uma forma preferida de execução, quenão deve ser considerada limitativa da invenção:
Figura 1 - desenhos esquemático da fabricação da chapa de materialtermoplástico pelo processo de extrusão;
Figura 2 - vista em corte do molde vacuum forming e chapa de materialtermoplástico processada;
Figura 3 - vista em corte do molde RTM light ilustrando peça composta pelos doismateriais;
Figura 4 - vista em corte da peça com enchimento.
As figuras 1 a 4 ilustram o processo proposto quecompreende uma primeira etapa que se ocupa da extrusão de uma chapa (1) dematerial termoplástico processada por meio de uma máquina extrusora (6), sendotransformada em chapas (1) com dimensional conforme a necessidade(comprimento,largura,espessura, cor, material) da peça a ser fabricada. Estachapa (1) é levada até um molde (2) vacuum forming sendo transformada nageometria dada ao molde, copiando todos os seus detalhes. Posteriormente, achapa (1), agora conformada, é lavada a um molde de RTM light (3), onde éposicionada e posteriormente sobre ela acomodados os materiais para obtençãodo fiberglass (4) (fibra e resina). Após catalise da resina injetada com molde (3)fechado, esta fica aderida a peça termoplástica, formando a peça (5) compostapelos dois materiais sendo a primeira camada formada por material termoplásticode finíssimo acabamento e a segunda de material termofixo de alta resistênciamecânica.
Alternativamente, o processo pode agregar um núcleoestrutural (7) como forma de oferecer, em determinados casos, maior resistênciamecânica ao produto, maior espessura, isolamento acústico, entre outrascaracterísticas.

Claims (2)

1.- "PROCESSO PRODUTIVO APLICADO NA UNIÃO DEMATERIAL TERMOPLÁSTICO AO MATERIAL TERMOFIXO E PRODUTORESULTANTE", caracterizado por compreender uma primeira etapa que seocupa da extrusão de uma chapa (1) de material termoplástico processada pormeio de uma máquina extrusora (6), sendo transformada em chapas (1) comdimensional conforme a necessidade (comprimento,largura,espessura, cor,material) da peça a ser fabricada; esta chapa (1) é levada até um molde (2)vacuum forming sendo transformada na geometria dada ao molde, copiandotodos os seus detalhes; posteriormente, a chapa (1), agora conformada, é lavadaa um molde de RTM light (3), onde é posicionada e posteriormente sobre elaacomodados os materiais para obtenção do fiberglass (4) (fibra e resina); apóscatalise da resina injetada com molde (3) fechado, esta fica aderida a peçatermoplástica, formando a peça (5) composta pelos dois materiais sendo aprimeira camada formada por material termoplástico de finíssimo acabamento e asegunda de material termofixo de alta resistência mecânica.
2.- "PROCESSO PRODUTIVO APLICADO NA UNIÃO DEMATERIAL TERMOPLÁSTICO AO MATERIAL TERMOFIXO E PRODUTORESULTANTE", caracterizado por, alternativamente, o processo agregar umnúcleo estrutural (7) como forma de oferecer, em determinados casos, maiorresistência mecânica ao produto, maior espessura, isolamento acústico, entreoutras características.
BRPI0803923-2A 2008-09-08 2008-09-08 processo produtivo aplicado na união de material termoplástico ao material termofixo e produto resultante BRPI0803923A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0803923-2A BRPI0803923A2 (pt) 2008-09-08 2008-09-08 processo produtivo aplicado na união de material termoplástico ao material termofixo e produto resultante

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0803923-2A BRPI0803923A2 (pt) 2008-09-08 2008-09-08 processo produtivo aplicado na união de material termoplástico ao material termofixo e produto resultante

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0803923A2 true BRPI0803923A2 (pt) 2010-06-22

Family

ID=42262534

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0803923-2A BRPI0803923A2 (pt) 2008-09-08 2008-09-08 processo produtivo aplicado na união de material termoplástico ao material termofixo e produto resultante

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0803923A2 (pt)

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2012088569A1 (pt) * 2010-12-27 2012-07-05 Mvc Componentes Plásticos Ltda. Aperfeiçoamento de qualidade superficial de compósitos

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2012088569A1 (pt) * 2010-12-27 2012-07-05 Mvc Componentes Plásticos Ltda. Aperfeiçoamento de qualidade superficial de compósitos

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US20200406593A1 (en) Thinwall composites for electronic enclosures
US9120272B2 (en) Smooth composite structure
TW201827203A (zh) 一體成形體及其製造方法
JP2007526150A5 (pt)
CN105150557B (zh) 一种用于大曲率异形c型框类零件成型的自制辅助工装制造方法
JP5112443B2 (ja) 発泡ツール
ATE552099T1 (de) Verfahren zur herstellung gekrümmter verbundstofftragelemente
WO2008111331A1 (ja) トリム材及びその芯材並びにそれらの製造方法及び製造装置
CN108081681A (zh) 一种具有斜坡过渡区的混合夹芯结构及其加工方法
CN106985413B (zh) 一种用于泡沫夹芯复合材料结构翼梢小翼的成型工装
WO2010078697A1 (zh) 预浸热塑性树脂的纤维结构的制造方法
TWI327104B (en) A cover of a electronic device and a fabricating method thereof
BRPI0803923A2 (pt) processo produtivo aplicado na união de material termoplástico ao material termofixo e produto resultante
CN106696303A (zh) 制作复合材料夹芯结构机翼蒙皮的工艺
BRPI1005235A2 (pt) aperfeiÇoamento de qualidade superficial de compositos
CN208376049U (zh) 复合材料异形件模压成型的模具
CN105140326A (zh) 一种具有光伏组件的结构件及其制备方法
CN210501207U (zh) 一种汽车塑胶配件生产用注塑模具
WO2021200008A1 (ja) 繊維強化プラスチック成形体
CN212097866U (zh) 吸塑模压板材及家具
CN210390338U (zh) 一种复合材料地铁操作台面板
CN215620433U (zh) 一种热塑性蜂窝板嵌入式封边装置
CN106738504A (zh) 一种用于复合材料Z‑pin增强加筋板成型均压板的制备方法
CN108973089B (zh) 一种复合材料异型蒙皮结构的制备方法
CN110561784A (zh) 一种双面光滑复合材料热压罐成型方法

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: REFERENTE A 8A ANUIDADE.

B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2385 DE 20-09-2016 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.