BRPI0803555A2 - absorvedor spray dryer e processos relacionados - Google Patents

absorvedor spray dryer e processos relacionados Download PDF

Info

Publication number
BRPI0803555A2
BRPI0803555A2 BRPI0803555-5A BRPI0803555A BRPI0803555A2 BR PI0803555 A2 BRPI0803555 A2 BR PI0803555A2 BR PI0803555 A BRPI0803555 A BR PI0803555A BR PI0803555 A2 BRPI0803555 A2 BR PI0803555A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
alkali
gas
particulate
compound
spray dryer
Prior art date
Application number
BRPI0803555-5A
Other languages
English (en)
Inventor
Mikhail Maryamchik
Original Assignee
Babcock & Wilcox Co
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Babcock & Wilcox Co filed Critical Babcock & Wilcox Co
Priority to BRPI0803555A priority Critical patent/BRPI0803555A8/pt
Publication of BRPI0803555A2 publication Critical patent/BRPI0803555A2/pt
Publication of BRPI0803555A8 publication Critical patent/BRPI0803555A8/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F23COMBUSTION APPARATUS; COMBUSTION PROCESSES
    • F23JREMOVAL OR TREATMENT OF COMBUSTION PRODUCTS OR COMBUSTION RESIDUES; FLUES 
    • F23J15/00Arrangements of devices for treating smoke or fumes
    • F23J15/003Arrangements of devices for treating smoke or fumes for supplying chemicals to fumes, e.g. using injection devices
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F23COMBUSTION APPARATUS; COMBUSTION PROCESSES
    • F23JREMOVAL OR TREATMENT OF COMBUSTION PRODUCTS OR COMBUSTION RESIDUES; FLUES 
    • F23J2215/00Preventing emissions
    • F23J2215/20Sulfur; Compounds thereof
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F23COMBUSTION APPARATUS; COMBUSTION PROCESSES
    • F23JREMOVAL OR TREATMENT OF COMBUSTION PRODUCTS OR COMBUSTION RESIDUES; FLUES 
    • F23J2219/00Treatment devices
    • F23J2219/50Sorption with semi-dry devices, e.g. with slurries

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • General Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Treating Waste Gases (AREA)
  • Gas Separation By Absorption (AREA)
  • Drying Of Solid Materials (AREA)
  • Fluidized-Bed Combustion And Resonant Combustion (AREA)

Abstract

Um sistema absorvedor spray dryer (ASD) utilizado para reduzir a concentração de pelo menos um composto ácido em um gás utiliza composto particulado contendo baixo ou nenhum álcali para prevenir cementação durante a operação. Os compostos contendo de baixo ou nenhum álcali podem ser fornecidos a partir de fontes externas e/ou de um dispositivo coletor particulado localizado abaixo do ASD.

Description

"ABSORVEDOR SPRAY DRYER E PROCESSOS RELACIONADOS"CAMPO E ANTECEDENTE D A INVENÇÃO
Campo da Invenção
A presente invenção relaciona-se, em geral, para o campo de equipamento controlede poluição ambiental utilizado para remover poluintes de gases produzidos durante a com-bustão de combustíveis fósseis e, mais particularmente, para absorvedores de spray dryerutilizados para remover compostos de gases ácidos de tais gases. Os gases podem serproduzidos por processos industriais bem como processos de combustão utilizados na pro-dução de vapor de água para geração de energia elétrica.
Descrição da Técnica Relacionada
Energia elétrica gerando plantas je outras indústrias que queimam combustíveisfósseis (por exemplo, carvão, óleo, coque de petróleo, e/ou materiais desnecessários) criamvários contaminantes que incluem, entre outras coisas, gases ácidos (tal como óxidos deenxofre) e outros compostos químicas não desejado e/ou indesejável no gás de combustãoproduzido durante a combustão.
Um dos métodos mais comuns para reduzir óxidos de enxofre nos gases de com-bustão é através de um processo de absorção química por spray drying, também conhecidocomo fricção seco, em que uma solução ou mistura alcalina aquosa é finamente atomizado(atravé, por exemplo, atomizadores mecânicos, duplo fluído, ou atomizadores rotatórios), epulverizado no gás de combustão quente para remover os contaminantes. Para um melhorentendimento de processos de absorção química por spray drying, ou por fricção, o leitor éreferido a STEAM its qeneration and use. 41a Ed., Kitto e Stultz, eds. Copyright © 2005, TheBabcock & Wilcox Company, particularmente Capítulo 35, páginas 35-12 através 35-18, otexto do qual é aqui incorporado por referência como completamente fornecido aqui.
Absorção por "spray dry"(ASD) reflete mecanismos de reação primária envolvidosno processo: secagem de mistura de reagente alcalino atomizado em finas gotas na corren-te de gás de combustão quente e absorção de S02 e outros gasea ácidos a partir da corren-te de gás. O processo é também chamdo fricção semi-seca para distingui-lo da injeção deum reagente sólido seco no gás de combustão.
Em um típico arranjo de instalação do aquecedor, o ASD é posicionado antes docoletor de partículas. Gases de combustão deixando o último capacitor aquecido (tipicamen-te, aquecedor de ar) em uma temperatura de 250° F a 350 oF (121oC a 177 oC) entra nacâmara de pulverização onde a mistura de reagente é pulverizada dentro da corrente degás, arrefecendo o gás a 150 oF a 170 oF (66oC a 77oC). Um precipitador eletrostático(PES) ou filtro de fábrica (receptor) pode ser utilizado para coletar o reagente, as brasas eprodutos de reação. Receptores são a seleção dominante para instalações de ASD nos EUA(mais de 90%) e provêem para um menor consumo de reagente para alcançar sistema geralsimilar a redução de emissão de S02.
Absorção de S02 toma lugar primariamente enquanto a água é evaporada e o gásde combustão é adiabaticamente arrefecido pelo pulverizador. Estequiometria do reagente eaproximação da temperatura são as duas variáveis primárias que controlam a eficiência deremoção de S02 do depurador. A estequiometro é a proporção molar do reagente consu-mido para ou a intrada de S02 ou a quantidade de S02 removida no processo. Dependendoda quantidade de reagente disponível e conteúdo de gas ácido no gás de combustão, a es-tequimetria pode variar amplamente; por exemplo, de cerca de 1 a mais que 10. A diferençaentre a temperatura do gás de combustão deixando depurador seco e a temperatura de sa-turação do gás são tipicamente na variação de 115°F a 125°F (46°C a 52 °C) para baixamistura de carvão bituminoso e 125°F a 135°F (52°C a 57 °C) para lata mistura de carvãobituminoso ou lignites. As condições ótimas para absorção de S02 devem ser balanceadascom considerações da prática de secagem.
O reagente predominante utilizado nos purificadores de secagem é mistura calcáriaproduzida por enfraquecimento de um cristal de calcário de alto cálcio. O processo de enfra-quecimento pode usar uma esfera de moagem ou um simples enfraquecedor de detenção.Sistemas ASD que usam somente tempo como o reagente são conhecidos como sistemasúnicos de passagem. Alguns dos óxidos de cálcio permanecem não reagidos seguindo umapassagem inicial através da câmara de pulverização e é potencialmente disponível para co-leta adicional de S02. Sólidos coletados no ESP ou coletor podem ser misturados com águae reinjetados na câmara de pulverização do ASD junto com o reagente ASD.
No combustível o conteúdo de enxofre é baixo e/ou o combustível contém álcali su-ficiente, como é conhecido para ser o caso de certos tipos de carvão e xisto petrolífero, aspartículas de brasa por elas mesmos podem servir como uma fonte de reagente no ASD.
Tipicamente, o álcali no combustível pode produzir suficiente captura de enxofre é carbonatode cálcio (CaC03).
Outro exemplo de partículas de brasa sendo capazes de servir como uma fonte dereagente no ASD para capturar S02 é a brasa a partir de uma aquecedor de cama fluidizadacirculante (CFC). Este tipo de aquecedor tipicamente utiliza pedras de oxido de"cálcio,"quetem como seu componente predominante o carbonato de cálcio, que alimenta o forno paracaptura dentro do forno do S02 gerado no processo de combustão.
Se parte do combustível ou pedra de oxido de cálcio, carbonato de cálcio no fornopassa por calcinação, isto é, libera dióxido carbônico gasoso e produz um oxido de cálciosólido, CaO, também conhecido como oxido de cálcio:
CaC03 -> CaO + C02
O CaO reage com S02 nos gases do forno então produzindo cálcioCaO + S02 + Ví 02 -» CaS04Sulfato de cálcio gerado na reação cobre a superfície da partícula com um revesti-mento impenetrável para S02 então parando a reação e fazendo com que qualquer CaO emseu núcleo seja inutilizado.
A fim de reagir com S02 em ASD, partículas de brasa contendo álcalis têm que serreativadas. Isto pode ser feito por umidificação das mesmas com pulverização de água. Emtal caso, ao invés de pulverização de mistura de oxido de cálcio, água será pulverizada nogás de combustão no ASD.
Um típico processo ASD é como segue. O gás de combustão entra em um absor-vedor "spray dryer" onde o gás de combustão é arrefecido pela mistura de reagente ou pul-verização de água. A mistura então passa no receptor para remoção de particulato antes deentrar no draft fan e passar pelo tubo. Se a mistura de oxido de cálcio é utilizada como umreagente, cristal de calcário (CaO) é misturado com água em uma proporção controladapara manter uma alta temperatura de enfraquecimento que ajuda a gerar partículas finas deoxido de cálcio hidratado (Ca(OH)2) com alta área de superfície na mistura de oxido de cál-cio hidratada (18 a 25% de sólidos). Uma porção da brasa, não reagida retorna ao ASD co-mo alta mistura de sólidos (35 a 45% típico). Os sólidos remanescentes são direcionados aum silo de estocagem para utilização ou disposição de subproduto. O oxido de cálcio novo emisturas recicladas (se qualquer) são combinados somente antes para permitir o(s) atomi-zador(s) ter uma resposta rápida para mudar no fluxo de gás, entrada de S02 e emissões deS02 bem como minimizar o potencial de acúmulo de cálcio.
Absorção de S02 em um ASD ocorre em gotejamentos de misturas individuais oupartículas de brasa úmida. A maioria das reações toma lugar na fase aquosa; o S02 e osconstituintes alcalinos dissolvem na fase líquida onde reações iônicas produzem produtosrelativamente insolúveis. A via de reação pode ser descrita como segue:
S02 (g) S02 (aq) (a)
Ca(OH)2 (s) -* Ca2+ + 20H" (b)
S02 (aq) + H20 ~ HS03" + H+ (c)
S02 (aq) + OH- «-» HS03" (d)
OH" + H+^H20 (e) ~ '
HS03" + OH" «-» SO3- + H20 (f)
Ca2+ + S03"2 + 1/2 H20 -^CaS03 • 1/2 H20 (s) (g)
A reações acima geralmente descrevem atividade que toma lugar como transferên-cia de calor a partir do gás combustão para a mistura gotejada ou partículas de brase úmi-das causando evaporação da mistura gotejada ou a água da superfície da partícula de brasaúmida. Rápida absorção de S02 ocorre quando água líquida está presente. A proporção desecagem pode ser diminuída para prolongar este período de eficiente remoção de S02 poradição de sais deliquescentes para o reagente alimentado a mistura. Sais tal como cloretode cálcio também aumentam o equilíbrio do conteúdo de mistura do produto final. Entretan-to, desde que o uso desses aditivos alteram o desempenho de secagem do sistema, as con-dições de operação devem ser ajustadas (geralmente ajustando a temperatura de aborda-gem) para prover boa operabilidade de longo termo da ASD e o sistema de manuseamentoda brasa. Injeção de amônia a montante de um purificador seco também aumenta o desem-penho de remoção de S02. Absorção de S02 continua em uma taxa mais baixa por reaçãocom os sólidos no coletor particulado a jusante.
Uma combinação ASD/receptor também prove controle eficiente de emissões deHCI, HF e S03 pelas reações resumidas de:
Ca(OH)2+2HCI -> CaCI2 + 2H20 (1)
Ca(OH)2+2HF^ CaF2 + 2H20 (2)
Ca(OH)2+2S03-+ CaS04+ H20 (3)
Contagem adequada do consumo do reagente deve incluir essas lados de reações,em adição ao S02 removido no processo.
Absorventes Spray Dryer (ASD) podem ser estruturas separadas, ou eles podemser uma parte integrada do abertura que precede um ou mais dispositivos coletores de par-tículas, tais como um ou mais receptores ou precipitadores eletroestáticos. No caso de umou mais ASDs devem prover tempo de residência suficiente para gotas da mistura calcáriae/ou água (pulverizada para umidificar as partículas de brasa para secar completamente.Falhas na execução redultam no crescimento de depósitos de ash cimentados nas paredesde um ou mais ASDs os tornando inoperáveis. Possível mal-funcionamento dos componen-tes de distribuição de reagente, tais como o encaixe de agulhas, pode levar a um aumentodrástico da grossura das gotas do reagente. Em tal caso, mesmo um ASD muito grande nãoé capaz de efetuar a secagem completa. Então, a segurança de tal ASD é comprometida.
Dessa forma, existe uma necessidade na técnica para um dispositivo e/ou métodopara aumentar a segurança da operação de ASD enquanto permite redução de seu tama-nho.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
Na presente invenção.como será explicado em detalhes abaixo, um" material grahu-lar contendo baixo ou nenhum álcali é provido para um ou mais ASDs para melhorar a segu-rança e/ou firmeza do ASD.
A presente invenção geralmente relaciona-se a utilizar um absorvedor spray dryerabaixo de uma fonte de um ou mais gases acídicos. Em uma modalidade, a presente inven-ção relaciona-se a um absorvedor spray dryer que é utilizado em combinação com uma fon-te de um ou mais gases ácidos, tal como um aquecedor de cama fluidizada circulante(CFC).
Em uma modalidade, a presente invenção relaciona-se a um sistema ara reduçãoda tendência para cimentar em um absorvedor spray dryer. O sistema compreende pelomenos uma fonte de pelo menos um gás, tal como pelo menos um gás contendo pelo me-nos um composto ácido, a concentração do qual em pelo menos um gás tem que ser redu-zida. Também é provido pelo menos um absorvedor spray dryer utilizando pelo menos umreagente contendo álcali para reagir com pelo menos um composto ácido. Em adição, pelomenos um meio para introduzir com pelo menos um reagente contendo álcali, em que pelomenos um composto particulado tem um conteúdo de baixo ou nenhum álcali, é provido.
Em outra modalidade, a presente invenção relaciona-se a um método de operar umsistema com um absorvedor spray dryer para reduzir a tendência de cedimentação no ab-sorvedor spray dryer compreendendo os passos de: (A) provendo pelo menos uma correntede gás de pelo menos uma fonte, em que pelomenos uma corrente de gás contenha pelomenos um composto ácido, cujo conteúdo tenha sido reduzido; (B) provendo um absorvedorspray dryer desenhado para receber pelo menos uma corrente de gás de pelo menos umafonte de gás, o absorvedor apray dryer utilizando pelo menos um reagente contendo álcalipara reagir com pelo menos um composto ácido; (C) prover pelo menos um meio para intri-dução de pelo menos um composto particulado em pelo menos uma corrente de gás, emque pelo menos um composto particulado tem um baixo ou nenhum conteúdo de álcali, parareduzir a tendência por acimentar noa bsorvedor spray dryer durante a operação.
As várias características da novidade que caracterizam a invenção são apontadascom particularidades nas reivindicações anexadas e formam uma parte desta revelação.Para um melhor entendimento da invenção, estas vantagens operacionais e benefícios es-pecíficos conquistados por seus usos, referência é feira para o acompanhamento dos dese-nhos e matéria descritiva em que modalidades preferidas da invenção são ilustradas.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
Fig. 1 é ums ilustração esquemática simplificada de um sistema de acordo com apresente invenção quando o reagente contendo álcali é injetado na corrente de gás a partirde uma fonte externa à corrente de gás, por exemplo, quando o reagente contendo álcali émistura calcária; e
Fig. 2 é uma ilustração esquemática simplificada de um sistema dè acordo^om apresente invenção quando o reagente contendo álcali é introduzido de uma mesma fontecomo a corrente de gás, por exemplo, quando o reagente contendo álcali é brasa a partir deum combustor.
DESCRIÇÃO DA MODALIDADE PREFERIDA
Referindo aos desenhos geralmente, em que tipo referências numéricas designamos mesmos elementos ou elementos funcionalmente similares através da vários desenhos, ea Fig 1 em particular, a presente invenção relaciona-se a um método e aparato absorvedorspray dryer (ASD) utilizados para reduzir a concentração de pelo menos um composto ácidocontido em um gás. O ASD é provido abaixo de uma fonte do gás.
Em uma modalide, mostrada na Fig. 1, o sistema inclui uma fonte de um gás con-tendo pelo menos um composto ácido, a concentração do qual no gás tenha que ser reduzi-da; um ASD2; um dispositivo coletor particulado 3, por exemplo, filtro de fábrica (receptor)ou precipitador eletroestático (PES), e um tubo 4. A fonte de gás 1 pode ser um reator quí-mico, um combustor, um aquecedor etc. Uma corrente de gás 5 a partir da fonte de gás 1viaja através do ASD2, o dispositivo coletor particulado 3 e do tubo 4, a partir de sula liber-ção para atmosfera. Um reagente contendo álcali 6a, tal como mistura calcária, a partur deuma fonte externa é injetado na corrente de gás 5. Um composto particulado contendo baixoou nenhum álcali, tal como brasa a partir de outro combustor, ou areia, é injetado na corren-te de gás 5 através de meios de injeção que podem ser providos em um ou mais locais. Umprimeiro local 7a pode ser provido acima do ASD2. Um segundo local 7b pode ser providodiretamente no> ASD2 simultaneamente com a injeção do reagente contendo álcali 6a. Umterceiro local 7c pode ser provido diretamente no ASD2, mas abaixo do local onde a injeçãodo reagente contendo álcali 6a ocorre. É entendido que qualquer combinação dos locais 7a,7b ou 7c dos meios para injeção do composto particulado contendo ou baixo ou nenhumálcali pode ser utilizado na prática da presente invenção.
Uma porção da matéria particulada compreendendo fly ash, calcário não reagido eprodutos da reação coletados do dispositivo coletor particulado 3 podem ser misturados emum hidratador 9 com água 10 para reativar o calcário não reagido e retorná-lo ao ASD2 a-través da linha 8 para introduzir ao longo com o reagente contendo álcali 6a. Se o conteúdode álcali no material coletado no dispositivo coletor particulado 3 é baixo o suficiente paranão causar cimentação quanto umidificado, ele pode ser reciclado através da linha 11 e inje-tado na corrente de gás 5 sozinho ou em combinação com o composto particulado contendobaixo ou nenhum álcali através de qualquer combinação dos locais de meios de injeção 7a,7b e 7c. O material pode ser reciclado "como é"a partir do dispositivo coletor particulado 3ao longo da linha de reciclagem 11.0 propósito da reciclagem, bem como aquele da injeçãode composto particulado de baixo ou nenhum álcali, é para usar essas partículas para diluiro reagente contendo álcali para reduzir seu potencial de cimentação. Esta aumenta a ségu-rança do ASD e/ou permite reduzir seu tamanho.
Em outra modalidade, mostrada na Fig. 2, o sistema inclui uma fonte 1 de um gáscontendo pelo menos um composto ácido, cujo conteúdo do gás tenha que ser diminuído;um absorvedor spray dryer (ASD) 2 , um dispositivo coletor particulado 3 e um tubo 4. A fon-te de gás 1 pode novamente ser um reator químico, um combustor, um aquecedor etc. Acorrente de gás 5 a partir da fonte de gás 1 viaja através do ASD2, o dispositivo coletor par-ticular 3 e o tubo 4, a partir de onde ele é liberado para atmosfera. Um reagente contendoálcali 6b originado a partir da mesma fonte como a corrente de gás 5; por exemplo, ele po-de ser uma brasa contendo álcali a partir do combustor. (Este pode ser o caso quandoqueimando um combustível com baixo conteúdo de enxofre e/ou alto conteúdo de álcali,como em certos tipos de carvão e xisto petrolífero. Outro exemplo de partículas de brasassendo capazes de servir como um reagente no ASD para reduzir compostos no gás decombustão é ash a partir do aquecedor de cama fluidizada, em particular a partir de um a-quecedor de cama fluidizada circulante (CFC). Este tipo de aquecedor tipicamente utilizadapedra de calcário, que tem como seu componente predominante carbonato de cálcio, ali-mentado para forno para captura no forno de S02 gerado no processo de combustão). Água10 é pulverizada na corrente de gás 5 no ASD 2 para reativar a brasa contendo álcali, queentão reage com pelo menos um composto ácido na corrente de gás 5.
Um composto particulado contendo baixo ou nenhum álcali, tal como fly ash a par-tir de outro combustor, é injetado em uma corrente de gás 5 através da injeção através de7a acima do ASD2 ou injetando através de 7b no ASD 2 simultaneamente com injetandoágua 10 ou injetando através de 7c no ASD 2 abaixo da injeção de água 10 ou qualquercombinação dos meios 7a, 7b e 7c. Uma porção de brasa coletada no dispositivo coletor departícula 3 pode ser misturada no hidratador 9 com água 10 oara reativar o calcário não re-agido em brasa e retornar para ASD 2 através da linha 8 para ntrodução no ASD ao longocom a água 10. Se o conteúdo álcali no material coletado no dispositivo coletor particulado3 é baixo o suficiente para não causar cimentação quanto umidificado, ele pode ser recicla-do através a linha 11 e injetado na corrente de gás 5 sozinho ou em combinação com ocomposto particulado contendo baixo ou nenhum álcali através de qualquer combinação dosmeios de injeção 7a, 7b e 7c. O material pode ser reciclado "como é"a partir do dispositivocoletor particulado 3 ao longo da linha de reciclagem 11. O propósito da reciclagem, bemcomo aquele da injeção de composto particulado contendo baixo ou nenhum álcali, é parausar essas partículas para diluir o reagente contendo álcali para reduzir seu potencial decimentação. Esta aumenta a segurança do ASD e/ou permite reduzir seu tamanho.
Como é notado acima, pelo menos um composto particulado contendo nenhum oubaixo álcali pode ser injetado acima do ponto, ou pontos, onde o reagente contendo álcali 6aou água 10 é injetada no ASD 2 (meios 7a na Fig. 1 e Fig. 2, consequentemente). Esta é alocalização preferida para injeção do composto particulado contendo baixo ou nenhum álcalidesde de que ele aumenta a mistura do composto com o reagente, então reduzindo o po-tencial para cimentação no ASD 2. Entretanto, se requerido devido aos equipamentos restri-tos, o composto particulado pode ser injetado concorrentemente com (meio 7b) ou abaixo do(meio 7c) do ponto, ou pontos, no qual o reagente contendo álcali 6a ou água 10 é injetadono ASD 2.
Outro aspecto da presente invenção relaciona-se ao método de operar um sistemacom um absorvedor spray dryer compreendendo os passos de: (A) prover pelo menos umacorrente de gás de pelo menos uma fonte, em que pelo menos uma corrente de gás contémpelo menos um composto ácido, cujo conteúdo tenha que ser reduzido; (B) provendo umabsorvedor spray dryer desenhado para receber pelo menos uma corrente de gás a partir depelo menos uma fonte de gás, o absorvedor spray dryer utilizando pelo menos um reagentecontendo álcali para reativar com pelo menos um composto ácido; (C) prover pelo menosum meio para introduzir pelo menos um composto particulado em pelo menos uma correntede gás, em que pelo menos um composto particulado tem um baixo ou nenhum conteúdo deálcali; e (D) prover pelo menos um dispositivo coletor particulado coletando matéria particu-lada em pelo menos uma corrente de gás antes de deixar o sistema.
Em geral, os compsotos ácidos podem ser S02 e outros compostos de enxofre, taiscomo S03 e H2S04, bem como compostos não enxofres, tal como ácido clorídrico (HCI). Oreagente contendo álcali pode ser baseado em cálcio, baseado em sódio etc.
Em adição aos benefícios de redução de custo, redução de tamanho de um absor-vedor spray dryer (ASD) abreum potencial para uso do ASDs em aplicações espacialmenteconfinadas onde grandes equipamentos podem ser difíceis ou impossíveis de se usar. Porexemplo, a redução de tamanho pode ser benéfica quando se aperfeiçoa unidades existen-tes.
Embora a invenção tenha sido descrita em detalhes com particular referência paracertas modalidades detalhadas aqui, outras modalidades podem alcançar os mesmos resul-tados. Por exemplos, a presente invenção pode ser aplicada em novas construções envol-vendo ASDs, ou para concerto, substituição, e modificação ou aperfeiçoamento de ASDsexistentes. Variações e modificações da presente invenção serão óbvias para aqueles ver-sados na técnica e a presente invenção é tencionada cobrir nas reivindicações em anexotodas as modificações e equivalentes cobertos pelo objetivo das seguintes reivindicações.

Claims (15)

1.Sistema para redução da tendência para cementação em um absorvedor spraydryer, CARACTERIZADO pelo fato de compreender:pelo menos uma fonte de pelo menos um gás, tal que pelo menos um gás contendopelo menos um composto ácido , a concentração do qual em pelo menos um gás tem queser reduzido;pelo menos um absorvedor spray dryer para receber pelo menos um gás e utilizan-do pelo menos um reagente contendo álcali para reagir com pelo um composto ácido; epelo menos um meio para introduzir pelo menos um composto particulado em pelomenos um gás em combinação com pelo menos um reagente contendo álcali, em que pelomenos um composto particulado tem um conteúdo baixo ou nenhum de álcali, para prevenira cementação no absorvedor spray dryer durante a operação.
2. Sistema, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de quepelo menos um gás compreende gás partindo de um processo de combustão.
3. Sistema, de acordo com a reivindicação 2, CARACTERIZADO pelo fato de queo processo de combustão é conduzido em um aquecedor de cama fluidizada.
4. Sistema, de acordo com a reivindicação 3, CARACTERIZADO pelo fato de que oprocesso de combustão é conduzido em um aquecedor de cama fluidizada circulante.
5. Sistema, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que oreagente contendo álcali compreende mistura calcária, brasa, ou uma mistura dos mesmos.
6. Sistema, de acordo com reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que pe-lo menos um dispositivo coletor particulado para coleta de matéria particulada a partir depelo menos um gás antes do mesmo deixar o sistema, e em que pelo menos um compostoparticulado compreende brasa reciclada como é a partir de pelo menos um dispositivo cole-tor particulado.
7. Método de operação um sistema com um absorvedor spray dryer para reduzir atendência para cementação no absorvedor spray dryer, CARACTERIZADO pelo fato decompreender os passos de:(A) prover pelo menos uma corrente de gás de pelo menos uma fonte, em que pelomenos uma corrente de gás contém pelo menos um composto ácido, a concentração doqual pelo menos em uma corrente de gás tenha que ser reduzida;(B) prover um absorvedor spray dryer desenhado para receber pelo menos umacorrente de gás de pelo menos uma fonte de gás, o absorvedor spray dryer utilizando pelomenos um reagente contendo álcali para reagir com pelo menos um composto ácido; e(C) prover pelo menos um meio para introduzir pelo menos um composto particula-do em pelo menos uma corrente de gás, em que pelo menos um composto particulado temum conteúdo baixo ou nenhum de álcali, para reduzir a tendência para cementação no ab-sorvedor spray dryer durante a operação.
8. O método, de acordo com a reivindicação 7, CARACTERIZADO pelo fato de queo Passo (C) ocorre antes pelo menos de um reagente contendo álcali começando a reaçãocom pelo menos um composto ácido.
9. Método, de acordo com a reivindicação 7, CARACTERIZADO pelo fato de que oPasso (C) ocorre simultaneamente com pelo menos um reagente contendo álcali começan-do a reação com pelo menos um composto ácido.
10. Método, de acordo com a reivindicação 7, CARACTERIZADO pelo fato de queo Passo (C) ocorre após pelo menos um reagente contendo álcali começando com pelo me-nos um composto ácido.
11. Método, de acordo com a reivindicação 7, CARACTERIZADO pelo fato de quepelo menos uma corrente de gás compreende gás a partir de um processo de combustão.
12. Método, de acordo com a reivindicação 7, CARACTERIZADO pelo fato de queo processo de combustão é conduzido em um aquecedor de cama fluidizada.
13. Método, de acordo com a reivindicação 12, CARACTERIZADO pelo fato de queo processo de combustão é conduzido em um aquecedor de cama fluidizada circulante.
14. Método, de acordo com a reivindicação 7, CARACTERIZADO pelo fato de queo reagente contendo álcali compreende mistura calcária, brasa, ou uma mistura dos mes-mos.
15. Método, de acordo com a reivindicação 7, CARACTERIZADO pelo fato de queo passo adicional de:(D) prover pelo menos um dispositivo coletor particulado para coletar pelo menosum composto particulado de pelo menos uma corrente de gás antes do mesmo deixar o sis-tema, e em que pelo menos um composto particulado compreende brasa reciclada como é apartir de pelo menos um dispositvo coletor particulado.
BRPI0803555A 2007-09-13 2008-09-12 absorvedor spray dryer e processos relacionados BRPI0803555A8 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0803555A BRPI0803555A8 (pt) 2007-09-13 2008-09-12 absorvedor spray dryer e processos relacionados

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US11/854,795 US10208951B2 (en) 2007-09-13 2007-09-13 Spray dryer absorber and related processes
BRPI0803555A BRPI0803555A8 (pt) 2007-09-13 2008-09-12 absorvedor spray dryer e processos relacionados

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0803555A2 true BRPI0803555A2 (pt) 2010-06-15
BRPI0803555A8 BRPI0803555A8 (pt) 2018-01-23

Family

ID=40451008

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0803555A BRPI0803555A8 (pt) 2007-09-13 2008-09-12 absorvedor spray dryer e processos relacionados

Country Status (7)

Country Link
US (1) US10208951B2 (pt)
CN (2) CN101392915A (pt)
AR (1) AR068431A1 (pt)
BR (1) BRPI0803555A8 (pt)
CA (1) CA2639597C (pt)
CL (1) CL2008002719A1 (pt)
CO (1) CO6140015A1 (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US9266060B2 (en) * 2012-05-07 2016-02-23 Alstom Technology Ltd Dry scrubber system
US8828340B2 (en) * 2011-09-29 2014-09-09 Babcock & Wilcox Power Generation Group, Inc. Dry sorbent injection during steady-state conditions in dry scrubber
US20140370577A1 (en) * 2013-06-18 2014-12-18 MTarri/Varani Emissions Treatment, LLC d/b/a MV Technologies Dry scrubber system with bacteria

Family Cites Families (38)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4018868A (en) * 1975-03-19 1977-04-19 The Superior Oil Company Thermal crushing of alkali compounds in the removal of sulfur dioxides from a flue gas
DE2724372C2 (de) * 1977-05-28 1986-02-13 Klöckner-Humboldt-Deutz AG, 5000 Köln Verfahren zum Konditionieren von Bypaßgasen
US4197285A (en) * 1977-12-07 1980-04-08 The United States Of America As Represented By The United States Department Of Energy Regeneration of lime from sulfates for fluidized-bed combustion
GR75064B (pt) * 1978-05-19 1984-07-13 Niro Atomizer As
DK147999C (da) * 1979-09-21 1985-07-01 Anhydro As Fremgangsmaade til fra roeggasser at fraskille aggressive og miljoeskadelige luftarter og anlaeg til udoevelse af fremgangsmaaden
US4329324A (en) * 1979-10-29 1982-05-11 Combustion Engineering, Inc. Method of burning sulfur-containing fuels in a fluidized bed boiler
US4387653A (en) * 1980-08-04 1983-06-14 Engelhard Corporation Limestone-based sorbent agglomerates for removal of sulfur compounds in hot gases and method of making
US4324770A (en) * 1980-09-22 1982-04-13 Peabody Process Systems, Inc. Process for dry scrubbing of flue gas
US4309393A (en) * 1980-10-14 1982-01-05 Domtar Inc. Fluidized bed sulfur dioxide removal
US4325327A (en) * 1981-02-23 1982-04-20 Combustion Engineering, Inc. Hybrid fluidized bed combuster
US4645653A (en) * 1985-11-29 1987-02-24 General Electric Company Method for dry flue gas desulfurization incorporating nitrogen oxides removal
US5084256A (en) * 1986-05-29 1992-01-28 Electric Power Research Institute, Inc. Method for reduction of sulfur products for gases by injection of powdered alkali sorbent at intermediate temperatures
US5270015A (en) * 1986-11-07 1993-12-14 Board Of Regents, The University Of Texas System Apparatus for removing sulfur from sulfur containing gases
US5401481A (en) * 1986-11-10 1995-03-28 Board Of Regents, The University Of Texas System Processes for removing acid components from gas streams
US5100643A (en) * 1988-03-02 1992-03-31 Board Of Regents, The University Of Texas System Processes for removing acid components from gas streams
US4867955A (en) * 1988-06-27 1989-09-19 Detroit Stoker Company Method of desulfurizing combustion gases
US5171552A (en) * 1989-07-19 1992-12-15 Hitachi Zosen Corporation Dry processes for treating combustion exhaust gas
US4980138A (en) * 1990-05-14 1990-12-25 Shell Oil Company Removal of SOx and NOx gases from flue gas by dry absorption using an absorbent
US5137753A (en) * 1990-10-25 1992-08-11 Bland Alan E Pelletizing ash
US5320051A (en) * 1991-07-08 1994-06-14 Nehls Jr George R Flyash injection system and method
CA2116233A1 (en) * 1991-08-22 1993-02-23 Foster Wheeler Energia Oy Method for purification of waste gases
US5378443A (en) * 1992-01-03 1995-01-03 A. Ahlstrom Corporation Method for reducing emissions when burning nitrogen containing fuels
DE4206602C2 (de) * 1992-03-03 1995-10-26 Metallgesellschaft Ag Verfahren zum Entfernen von Schadstoffen aus Verbrennungsabgasen und Wirbelschichtreaktor hierzu
US5415111A (en) * 1994-01-07 1995-05-16 Air Products And Chemicals, Inc. Circulating fluidized bed combustor with bottom ash re-injection
FR2718655B1 (fr) * 1994-04-13 1996-05-24 Gec Alsthom Stein Ind Procédé de traitement des résidus solides provenant de la combustion d'un combustible contenant du soufre, et dispositif de traitement thermique pour la mise en Óoeuvre du procédé.
US5635149A (en) * 1994-06-09 1997-06-03 Abb Environmental Systems Division Of Abb Flakt, Inc. Wet scrubbing method and apparatus for removing sulfur oxides from combustion effluents
US5551357A (en) * 1994-08-19 1996-09-03 Tampella Power Corporation Method and system for recycling sorbent in a fluidized bed combustor
CN1087645C (zh) * 1996-01-11 2002-07-17 彭斯干 烟气循环流化法脱硫工艺方法及装置
US5795548A (en) * 1996-03-08 1998-08-18 Mcdermott Technology, Inc. Flue gas desulfurization method and apparatus
US6146607A (en) * 1997-07-24 2000-11-14 Lavely, Jr.; Lloyd L. Process for producing highly reactive lime in a furnace
US6309996B1 (en) * 1998-05-07 2001-10-30 The Ohio State University Suspension carbonation process for reactivation of partially utilized sorbent
US6569388B1 (en) * 1999-07-28 2003-05-27 The Ohio State University Research Foundation Carbonation ash reactivation process and system for combined SOx and NOx removal
US6290921B1 (en) * 1999-11-03 2001-09-18 Foster Wheeler Enegeria Oy Method and apparatus for binding pollutants in flue gas
DE10083662B4 (de) * 1999-11-04 2005-07-07 Idemitsu Kosan Co. Ltd. Verfahren zum Mischen von Kohlenasche und Verfahren zur Entschwefelung
DE10045586C2 (de) * 2000-09-15 2002-07-18 Alstom Power Boiler Gmbh Verfahren sowie Einrichtung zur Reinigung von Schwefeldioxid enthaltenden Rauchgasen
US7323021B2 (en) * 2002-02-12 2008-01-29 Olev Trass Ash reactivation
US7427384B2 (en) * 2004-06-23 2008-09-23 Foster Wheeler Energia Oy Method of reducing sulfur dioxide emissions of a circulating fluidized bed boiler
CN1272088C (zh) * 2004-08-24 2006-08-30 北京中科通用能源环保有限责任公司 利用废碱渣进行烟气脱硫的方法

Also Published As

Publication number Publication date
CA2639597C (en) 2016-07-19
CL2008002719A1 (es) 2009-03-06
CN105268380A (zh) 2016-01-27
US20090074642A1 (en) 2009-03-19
CO6140015A1 (es) 2010-03-19
US10208951B2 (en) 2019-02-19
CN101392915A (zh) 2009-03-25
CA2639597A1 (en) 2009-03-13
BRPI0803555A8 (pt) 2018-01-23
AR068431A1 (es) 2009-11-18

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CA2639596C (en) Bottom ash injection for enhancing spray dryer absorber performance
AU2012316294B2 (en) Dry sorbent injection during steady-state conditions in dry scrubber
ES2676887T3 (es) Inyección de sorbente seco durante condiciones de estado inestable en lavador seco
KR20170124106A (ko) 폐수를 증발시키고 산성 가스 배출을 감소시키기 위한 장치 및 방법
BRPI0803555A2 (pt) absorvedor spray dryer e processos relacionados
US10197272B2 (en) Process and apparatus for reducing acid plume
Miller et al. Advanced flue gas cleaning systems for sulfur oxides (SOx), nitrogen oxides (NOx) and mercury emissions control in power plants
TWI623349B (zh) 整合吸收劑注射及排煙脫硫系統
TWI484995B (zh) 用於減少硫氧化物及氯化氫之乾式方法、裝置、組合物及系統
BRPI0803581A2 (pt) injeção de cinza sedimentada para melhorar a performance de secador de leito fluidizado para remoção de óxido de enxofre
Sayer Energy-efficient air pollution controls for fossil-fueled plants: Technology assessment
Bradley et al. Multi-pollutant control for the portland cement industry
BR112020002489A2 (pt) processo para tratar gases de combustão em tratamento de gás de combustão de cds
BR112020002489B1 (pt) Processo para tratar gases de combustão em tratamento de gás de combustão de cds
Jędrusik et al. A Method of Reducing the SO 2 Emission from Power Boilers
NZ622986B2 (en) Dry sorbent injection during non-steady state conditions in dry scrubber
Jędrusik et al. A METHOD OF REDUCING THE SO₂ EMISSION FROM POWER BOILERS
Livengood et al. Combined SO sub 2/NO sub x reduction technology
NZ623084B2 (en) Dry sorbent injection during steady-state conditions in dry scrubber

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B03H Publication of an application: rectification
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: suspension of the patent application procedure
B11B Dismissal acc. art. 36, par 1 of ipl - no reply within 90 days to fullfil the necessary requirements