BRPI0802480A2 - composiÇÕes cosmÉticas - Google Patents

composiÇÕes cosmÉticas Download PDF

Info

Publication number
BRPI0802480A2
BRPI0802480A2 BRPI0802480A BRPI0802480A2 BR PI0802480 A2 BRPI0802480 A2 BR PI0802480A2 BR PI0802480 A BRPI0802480 A BR PI0802480A BR PI0802480 A2 BRPI0802480 A2 BR PI0802480A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
acid
weight
carbon atoms
branched
composition according
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Audrey Ricard
Original Assignee
Oreal
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Oreal filed Critical Oreal
Priority to BRPI0802480 priority Critical patent/BRPI0802480A2/pt
Publication of BRPI0802480A2 publication Critical patent/BRPI0802480A2/pt

Links

Landscapes

  • Cosmetics (AREA)

Abstract

COMPOSIÇÕES COSMÉTICAS. O presente pedido de patente trata de uma composição cosmética que compreende: - entre 0,1 e 70% em peso, em relação ao peso da composição cosmética, de pelo menos um poliéster capaz de ser obtido por reação: - de pelo menos um poliol que compreende 3 a 6 grupos hidroxila; - de pelo menos um ácido monocarboxílico ramificado não aromático; - de pelo menos um ácido monocarboxílico aromático, e - de pelo menos um ácido policarboxilico que compreende pelo menos 2 grupos carboxila COOH e/ou um anidrido cíclico desse ácido policarboxilico, - de 1 a 90% em peso, em relação ao peso da composição, de pelo menos um composto ramificado, cujo ponto de fusão situa-se entre 20 e 50°C e cujo peso molecular situa-se entre 500 e 100.000 g/mol. O pedido de patente trata também de um método de tratamento cosmético que emprega a referida composição e do uso dessa composição para o cuidado ou a maquilagem da pele ou dos lábios.

Description

"COMPOSIÇÕES COSMÉTICAS"
A presente invenção trata de composições cosméticas quecompreendem polímeros da família dos poliéteres e de seu uso, em particularem batons para os lábios.
As composições de acordo com a presente invenção podem seraplicadas em substratos, tais como a pele do rosto ou do corpo, os lábios e asmatérias queratínicas, tais como os cabelos, os cílios, as sobrancelhas e asunhas.
Existem um grande número de composições cosméticas para asquais as propriedades de brilho do filme depositado, após aplicação nasmatérias queratínicas (pele, lábios, fâneros), são desejadas. Como exemplos,pode-se citar os batons para os lábios, os esmaltes para as unhas ou algunsprodutos capilares.
Para obter esse resultado, é possível associar matérias primasparticulares, principalmente lanolinas, com óleos chamados brilhantes, taiscomo os polibutenos que apresentam, porém, uma viscosidade elevada; ouésteres de ácido ou de álcool graxo cujo número de carbono é elevado; ouentão certos óleos vegetais; ou ainda ésteres que resultam da esterificaçãoparcial ou total de um composto alifático hidroxilado com um ácido aromático,como descreve o pedido de patente EP1097699.
Costuma-se também associar lanolinas com poliésteres obtidospor reação seqüenciada do óleo de rícino com o ácido isoesteárico, e depoiscom o ácido sucínico, tal como está descrito na patente US6342527.
Para melhorar o brilho do filme depositado, bem como suapermanência, propôs-se também utilizar ésteres que resultam da condensaçãode um poliol com um ácido carboxílico de tipo "neo", em particular nodocumento FR2838049.
Pode-se também citar EP1457201, que descreve umacomposição que associa um poliéster de triglicerídeos de ácidos carboxílicoshidroxilados e um óleo de massa molecular baixa escolhido entre ospolibutilenos, os poliisobutilenos hidrogenados, os polidecenos hidrogenadosou não, os copolímeros de vinilpirrolidonas, os ésteres de ácidos graxoslineares, os ésteres hidroxilados, os ésteres de álcoois graxos ou de ácidosgraxos ramificados com C24-C28, os óleos siliconados e/ou os óleos de origemvegetal.
O pedido de patente EP0792637 descreve uma composição queassocia um éster aromático e um polímero de tipo polibuteno ou poliisobuteno.
No pedido de patente EP1155687, descreve-se um processo queconsiste em incorporar, em uma fase oleosa constituída de um óleocosmeticamente aceitável, um organopolissiloxano que possui pelo menos 2grupos suscetíveis de estabelecer ligações hidrogênios.
Todavia, essas composições e associações, embora melhoremsignificativamente o brilho, são ainda consideradas insuficientes do ponto devista da longa permanência desse brilho ao longo do tempo.
Os polímeros usados na presente invenção são de preferênciaresinas alquila, que constituem uma classe específica de poliésteres, sendo oproduto reacional de ácidos polióis e policarboxílicos, geralmente modificadospor ácidos graxos insaturados, tais como ácidos oléicos, ou por óleosinsaturados, por exemplo óleo de soja ou óleo de rícino.
Composições cosméticas que compreendem poliéteres foramdescritas na arte anterio. Pode-se citar em particular o documento FR 2 562793 que descreve o uso de benzoato de sucrose em associação com resinas detipo tolueno sulfonamida / formaldeído; ou o documento JP61246113 quedescreve o uso de benzoato de sucrose em associação com uma resinaalquida modificada glicidil versatato éster. Pode-se também citar o documentoWO2002243676, que descreve o uso glicol trimelitato adipato de resina poliésteem associação com copolímeros alquil acrilato e metacrilato. JP58023614 étambém conhecido, e descreve o uso de um poliéster modificado obtido porcondensação de pentaeritritol com ácido cis-4-ciclo-hexeno-1,2-dicarboxílico eácidos graxos de óleo de rícino seguida de reação com um composto dioxiranode tipo resinas epóxi; ou JP54011244 que é também conhecido e descreve ouso de um poliéster modificado obtido por condensação de dipentaeritritol comácido ciclo-hexeno-1,2-dicarboxílico e ácidos graxos de óleo de rícino seguidade reação com um composto dioxirano de retina de resinas de tipo epóxi.
Os poliésteres utilizados na presente invenção possuem umaestrutura diferente dos poliésteres conhecidos. Além disso, quando eles sãoformulados em associação com ingredientes específicos, eles permitem obterpropriedades cosméticas iguais ou mesmo superiores aos desempenhosobtidos com poliésteres conhecidos.
A finalidade da presente invenção é propor novas composiçõescosméticas, cuja durabilidade da cor seja melhorada em comparação com ascomposições da arte anterior que compreendem outros poliésteres.
De fato, as composições brilhantes muitas vezes compreendemolhos "brilhantes" que possuem uma polaridade muito baixa. Esses óleospossuem uma afinidade muito baixa com os pigmentos e com os lábios. Issoresulta em uma durabilidade insuficiente da cor da maquilagem ao longo dotempo.
A empresa da Depositante descobriu, de modo surpreendente einesperado, que alguns poliésteres, em associação com compostoshidrocarbonados ramificados, resultam em composições cosméticas com boaspropriedades de brilho, cuja cor tem uma permanência melhorada ao longo dotempo.
Um primeiro objeto da presente invenção é portanto umacomposição cosmética que compreende:- entre 0,1 e 70% em peso, em relação ao peso da composiçãocosmética, de pelo menos um poliéster capaz de ser obtido por reação:
- de pelo menos um poliol que compreende 3 a 6 gruposhidroxila;
- de pelo menos um ácido monocarboxílico ramificado nãoaromático;
- de pelo menos um ácido monocarboxílico aromático;
- de pelo menos um ácido policarboxílico que compreendepelo menos 2 grupos carboxila COOH e/ou um anidrido cíclico desse ácidopolicarboxílico,
- de 1 a 90% em peso de um composto hidrocarbonadoramificado.
A composição da presente invenção pode ser fornecida na formade uma pasta, de um creme sólido ou mais ou menos viscoso. Ela pode seruma emulsão óleo-em-água ou água-em-óleo ou um gel anidro rígido ou macio.Em particular, ele é fornecido na forma moldada como um bastão ou em umaplaca e mais especialmente na forma de um gel rígido anitro, em particular naforma de um bastão anidro.
O termo "hidrocarbonado" indica um radical ou um compostoformado essencialmente, e mesmo composto, de átomos de carbono ehidrogênio e opcionalmente átomos de oxigênio, nitrogênio, enxofre e mesmode fósforo mas que não compreende átomos de silício ou de flúor. Ele podecompreender grupos álcool, éter, ácido carboxílico, amina e/ou amida. Depreferência, o adjetivo "hidrocarbonado" indica um radical ou um composto constituído apenas de átomos de carbono e hidrogênio, e oxigênio.
O termo "ramificado" indica um composto que compreende pelomenos uma ramificação que compreende pelo menos dois átomos de carbono.Os poliisobutenos não são ramificados de acordo com o significado dapresente invenção.
Mais geralmente, o número de ramificações de uma moléculacorresponde ao número de grupos laterais que compreendem pelo menos umátomo de carbono e ramificados na cadeia principal da molécula, sendo que acadeia principal corresponde à cadeia mais longa da molécula (Ver OrganicChemistry, S.H. Pine, 5th Edition; McGraw-Hill, Capítulo 3).
De acordo com outro de seus aspectos, a presente invenção tempor objeto uma composição cosmética que compreende:
- um ácido benzóico / ácido isoftálico / ácido isoesteárico /polímero pentaeritritol, e
- laurato de polivinila.
POLIÉSTER (OU POLICONDENSADO)
O poliéster (também conhecido subseqüentemente comopolicondensado) é vantajosamente obtido por reação de um poliol, um ácidopolicarboxílico, um ácido monocarboxílico ramificado não aromático e um ácidomonocarboxílico aromático.
De acordo com um modo de realização, o teor de ácidomonocarboxílixo ramificado não aromático situa-se entre 5 e 80% em peso, depreferência entre 20 e 70% em peso, por exemplo de 25 a 65% em peso, emrelação ao peso total do policondensado.
De acordo co m outro modo de realização, os poliésteres sãovantajosamente obtidos a partir da reação de um poliol, um ácidopolicarboxílico e pelo menos um ácido monocarboxílico ramificado nãoaromático, e o referido ácido monocarboxílico está em um teor elevado.
Os policondensados podem ser obtidos poresterificação/policondensação pelos métodos conhecidos do técnico noassunto, dos constituintes descritos a seguir.
Um dos constituintes necessários para a preparação dospolicondensados de acordo com a presente invenção é um poliol, quecompreende 3 a 6 grupos hidroxilas (poliol), em particular 3 a a 4 gruposhidroxilas. Pode-se evidentemente utilizar uma mistura desses polióis.
O referido poliol pode ser em particular um composto carbonado,em particular um composto hidrocarbonado, linear, ramificado e/ou cíclico,saturado ou insaturado, composto esse que compreende 3 a 18 átomos decarbono, em particular 3 a 12, e mesmo 4 a 10 átomos de carbono, de 3 a 6grupos hidróxi (OH), e que pode compreender ainda um ou mais átomos deoxigênio intercalados na cadeia (função éter).
O referido poliol é de preferência um composto hidrocarbonadosaturado, linear ou ramificado, que compreende 3 a 18 átomos de carbono, emparticular 3 a 12, e mesmo 4 a 10 átomos de carbono, e 3 a 6 grupos hidróxi(OH).
Ele pode ser escolhido, sozinho ou em mistura, entre:
- os trióis, tais como o 1,2,4-butanotriol, o 1,2,6-hexanotriol, otrimetiloletano, o trimetilolpropano, o glicerol;
- os tetraóis, tais como o pentaeritritol (tetrametilolmetano), oeritritol, o diglicerol ou o ditrimetilolpropano;
- os pentóis tais como o xilitol,
- os hexóis tais como o sorbitol e o manitol; ou ainda odipentaeritritol ou o triglicerol.
De preferência, o poliol é escolhido entre o glicerol, opentaeritritol, o diglicerol, o sorbitol e suas misturas; e mais preferencialmenteainda o poliol é um tetraol, tal como o pentaeritritol.
O poliol, ou a mistura de poliol representa, de preferência, 10 a 30% em peso, em particular 12 a 25 % em peso, e mais preferencialmente ainda14 a 22 % em peso, do peso total do policondensado final.
Outro constituinte necessário para a preparação dospolicondensados de acordo com a presente invenção é um ácidomonocarboxílico ramificado não aromático. O ácido monocarboxílico ramificadonão aromático pode ser saturado ou insaturado, compreendendo 6 a 32 átomosde carbono, em particular 8 a 28 átomos de carbono, mais preferencialmente10 a 24, e mais preferencialmente ainda 12 a 20, átomos de carbono. Pode-seevidentemente utilizar uma mistura desses ácidos monocarboxílicos nãoaromáticos.
O termo "ácido monocarboxílico não aromático" designa umcomposto de fórmula RCOOH, na qual R é um radical hidrocarbonado saturadoou insaturado que compreende 5 a 31 átomos de carbono, em particular 7 a 27átomos de carbono, e mais preferencialmente ainda 9 a 23 átomos de carbono,e mais particularmente 11 a 19 átomos de carbono.
De preferência, o radical R é saturado. Mais preferencialmenteainda, o referido radical R é ramificado com C5-C31, e mesmo um radical comC11-C21.
Em um modo de realização particular da presente invenção, oácido monocarboxílico não aromático ramificado apresenta uma temperaturade fusão superior ou igual a 25°C, em particular superior ou igual a 28°C, emais particularmente a 30°C; constatou-se de fato que quando se utiliza esseácido, em particular em quantidade elevada, é possível, de um lado, obter umbom brilho e a boa permanência do referido brilho, e de outro lado, reduzir aquantidade de ceras habitualmente presente na composição considerada.
Entre os ácidos monocarboxílicos não aromáticos ramificadossuscetíveis de ser empregados, pode-se citar sozinho ou em mistura:o ácido iso-heptanóico, o ácido 4-etilpentanóico, o ácido 2-etil-hexanóico, o ácido 4,5-dimetilhexanóico, o ácido 2-heptil-heptanóico, o ácido3,5,5-trimetil-hexanóico, o ácido isooctanóico ou o ácido isoesteárico.
De preferência, pode-se utilizar o ácido 2-etil-hexanóico, o ácido,isooctanóico, o ácido iso-heptanóico, o ácido isononanóico, o ácido isosteáricoe suas misturas e mais preferencialmente ainda o ácido isoesteárico.
O referido ácido monocarboxílico ramificado não aromático ou amistura dos referidos ácidos representa de preferência 30 a 80% em peso, emparticular 40 a 75% em peso, mais preferencialmente mesmo 45% a 70% empeso, e mais preferencialmente ainda 50 a 65% em peso do peso total dopolicondensado final.
Outro constituinte necessário para a preparação dospolicondensados de acordo com a presente invenção é um ácidomonocarboxílico aromático. Esse ácido compreende 7 a 11 átomos de carbono,e é ainda eventualmente substituído por 1 a 3 radicais alquilas, saturados ouinsaturados, lineares, ramificados e/ou cíclicos que compreendem 1 a 32átomos de carbono, em particular 2 a 12, e mais particularmente 3 a 8 átomosde carbono.
Pode-se evidentemente utilizar uma mistura desses ácidosmonocarboxílicos aromáticos.
O termo "ácido monocarboxílico aromático" designa um compostode fórmula R'COOH, na qual R' é um radical hidrocarbonado aromático, quecompreende 6 a 10 átomos de carbono, e em particular os radicais benzóico enaftóico.
O referido radical R' pode ainda ser substituído por 1 a 3 radicaisalquilas, saturados ou insaturados, lineares, ramificados e/ou cíclicos, quecompreendem 1 a 32 átomos de carbono, em particular 2 a 12, e maisparticularmente 3 a 8 átomos de carbono; e escolhidos em particular entremetila, etila, propila, isopropila, butila, isobutila, terc-butila, pentila, isopentila,neopentila, ciclopentila, hexila, ciclo-hexila, heptila, iso-heptila, octila ouisooctila.
Entre os ácidos monocarboxílicos aromáticos suscetíveis de serempregados, pode-se citar, sozinho ou em mistura, o ácido benzóico, o ácidoo-toluico, o ácido m-toluico, o ácido p-toluico, o ácido-1-naftóico, o ácido-2-naftóico, o ácido 4-terc-butil benzóico, o ácido 1 -metil-2-naftóico, o ácido 2-isopropil-1-naftóico.
De preferência, pode-se utilizar o ácido benzóico, o ácido 4-terc-butil-benzóico, o ácido o-toluico, o ácido m-toluico, o ácido 1-naftóico, sozinhosou em misturas; e mais preferencialmente ainda o ácido benzóico sozinho.
O referido ácido monocarboxílico aromático, ou a mistura dosreferidos ácidos, representa de preferência 0,1 a 10% em peso, em particular0,5 a 9,95% em peso, mais preferencialmente de 1 a 9,5% em peso, e maisparticularmente 1,5 a 8% em peso, do peso total do policondensado final.
O poliéster pode ser obtido a partir de um ácido monocarboxílicoramificado não aromático insaturado que compreende 10 a 32 átomos decarbono, em particular 12 a 28 átomos de carbono e mais preferencialmenteainda 12 a 24 átomos de carbono e que possui um ponto de fusão superior ouigual a 25°C, em particular superior ou igual a 28°C, e mesmo a 30°C. Éevidentemente possível usar uma mistura desses ácidos monocarboxílicos nãoaromáticos.
Constatou-se que, quando esse ácido é empregado nasquantidades indicadas, é possível, de um lado, obter um bomo brilho epermanência do referido brilho e, de outro lado, reduzir a quantidade de cerasnormalmente presentes na composição considerada.
O termo "ácido monocarboxílco ramificado não aromático"designa um composto de fórmula RCOOH na qual R é um radicalhidrocarbonado saturado ou insaturado que compreende 9 a 31 átomos decarbono, em particular 11 a 27 átomos de carbono e mais preferencialmenteainda 11 a 23 átomos de carbono. De preferência, o radical R é saturado. Maispreferencialmente ainda, o referido radical R é linear ou ramificado e depreferência um radical C11-C21.
O referido ácido monocarboxílico ramificado não-aromático comum ponto de fusão superior ou igual a 25°C ou a mistura dos referidos ácidosrepresenta de preferência 22 a 80% em peso, em particular 25 a 75% em peso,e mesmo 27 a 70% em peso e mais preferencialmente ainda 28 a 65% empeso do peso total do policondensado final.
O poliéster pode ser obtido a partir de um ácido monocarboxílicoramificado não aromático saturado ou insaturado que compreende 6 a 32átomos de carbono, em particular 8 a 28 átomos de carbono e maispreferencialmente ainda 10 a 20, e mesmo 12 a 18, átomos de carbono e quepossui um ponto de fusão rigorosamente inferior a 25°C, em particular inferior a20°C, e mesmo 15°C. Pode-se evidentemente usar uma mistura desses ácidosmonocarboxílicos não aromáticos.
O termo "ácido monocarboxílico ramificado não aromático"designa um composto de fórmula RCOOH na qual R é um radicalhidrocarbonado linear, ramificado ou cíclico saturado ou insaturado quecompreende 5 a 31 átomos de carbono, em particular 7 a 27 átomos decarbono e mais particularmente ainda 9 a 19 átomos de carbono, e mesmo 11a 17 átomos de carbono.
De preferência, o radical R é saturado. Mais preferencialmenteainda, o radical R é um radical linear ou ramificado e de preferência um radicalcom C5-C31.
Pode-se citar, em particular, entre os ácidos monocarboxílicosnão aromáticos que possuem um ponto de fusão inferior a 25°C que podem serempregados sozinhos ou como mistura:
- entre os ácidos monocarboxílcos saturados: ácido iso-heptanóico, ácido 4-etilpentanóico, ácido 2-etil-hexanóico, ácido 4,5-dimetil-hexanóico, ácido 2-heptil-heptanóico, ácido 3,5,5-trimetil-hexanóico, acordoisooctanóico, ácido isononanóico ou ácido isoesteárico.
De preferência, pode-se usar o ácido isooctanóico, o ácidoinononanóico, o ácido isoesteárico e suas misturas e mais preferencialmenteainda o ácido isoesteárico sozinho.
O referido ácido monocarboxílico ramificado não aromático comum ponto de fusão inferior a 25°C ou a mistura dos referidos ácidos representa0,1 a 35% em peso, em particular 0,5 a 32% em peso, e mesmo 1 a 30% empeso e mais preferencialmente ainda 2 a 28% em peso do peso total dopolicondensado final.
Outro constituinte necessário para a preparação dospolicondensados de acordo com a presente invenção é um ácidopolicarboxílico, saturado ou insaturado, e mesmo aromático, linear, ramificadoe/ou cíclico, que compreende pelo menos 2 grupos carboxílicos COOH, emparticular 2 a 4 grupos COOH; e/ou um anidrido cíclico desse ácidopolicarboxílico. Pode-se evidentemente utilizar uma mistura desses ácidospolicarboxílicos e/ou de anidridos.
O referido ácido policarboxílico pode ser escolhido em particularentre os ácidos policarboxílicos lineares, ramificados e/ou cíclicos, saturadosou insaturados, e mesmo aromáticos, que compreendem 3 a 50, em particular3 a 40, átomos de carbono, em particular 3 a 36, e mesmo 3 a 18, e maispreferencialmente ainda 4 a 12 átomos de carbono, e mesmo 4 a 10 átomos decarbono.
O referido ácido compreende pelo menos dois grupos carboxílicosCOOH, de preferência de 2 a 4 grupos COOH.
De preferência, o referido ácido policarboxílico é alifáticosaturado, linear e compreende 3 a 36 átomos de carbono, em particular 3 a 18átomos de carbono, e mesmo 4 a 12 átomos de carbono; ou ainda o referidoácido policarboxílico é aromático e compreende 8 a 12 átomos de carbono. Elecompreende de preferência 2 a 4 grupos COOH.
O anidrido cíclico desse ácido policarboxílico pode em particularcorresponder a uma das seguintes fórmulas:
<formula>formula see original document page 13</formula>
nas quais os grupos A e B são, independentemente um do outro:
- um átomo de hidrogênio,
- um radical carbonado alifático, saturado ou insaturado, linear,ramificado e/ou cíclico, ou ainda um radical carbonado aromático; quecompreende 1 a 16 átomos de carbono, em particular 2 a 10 átomos decarbono, e mesmo 4 a 8 átomos de carbono, em particular metila ou etila;
- ou ainda A e B tomados juntamente formam um ciclo saturadoou insaturado, e mesmo aromático, que compreende no total 5 a 7, emparticular 6 átomos de carbono.
De preferência, A e B representam um átomo de hidrogênio ouformam juntos um ciclo aromático que compreende no total 6 átomos decarbono.
Entre os ácidos policarboxílicos ou seus anidridos, suscetíveis deserem utilizados, pode-se citar, sozinho ou em mistura:
- os ácidos dicarboxílicos tais como o ácido decanodióico, o ácidododecanodióico, o ácido ciclopropanodicarboxílico, o ácido ciclo-hexanodicarboxílico, o ácido ciclob utanodicarboxílico, o ácido n aftaleno-1,4-dicarboxílico, o ácido naftaleno-2,3-dicarboxílico, o ácido naftaleno-2,6-dicarboxílico, o ácido subérico, o ácido oxálico, o ácido malônico, o ácidosucínico, o ácido ftálico, o ácido tereftálico, o ácido isoftálico, o ácido tetra-hidroftálico, o ácido hexa-hidroftálico, o ácido pimélico, o ácido sebácico, oácido azeláico, o ácido glutárico, o ácido adípico, o ácido fumárico, o ácidomaléico, o ácido itacônico, os dímeros de ácidos graxos (em particular osdimeros com C36) tais como os produtos vendidos com os nomes Pripol 1006,1009, 1013 e 1017, pela Uniqema;
- os ácidos tricarboxílicos tais como o ácido ciclo-hexano-tricarboxílico, o ácido trimelítico, o ácido 1,2,3-benzenotricarboxílico, o ácido1,3,5-benzenotricarboxílico;
os ácidos tetracarboxílicos tais como o ácidobutanotetracarboxílico e o ácido piromelítico,
- os anidridos cíclicos desses ácidos e em particular o anidridoitálico, o anidrido trimelítico, o anidrido maléico e o anidrido sucinico.
De preferência, pode-se utilizar o ácido adípico, anidrido itálicoe/ou o ácido isoftálico, e mais preferencialmente ainda o ácido isoftálicosozinho.
O referido ácido policarboxílico e/ou seu anidrido cíclico,representa de preferência 5 a 40% em peso, em particular 10 a 30% em peso,e mais preferencialmente ainda 14 a 25% em peso, do peso total dopolicondensado final.
O policondensado de acordo com a presente invenção pode aindacompreender um silicone com função hidroxila (OH) e/ou carboxílica (COOH).
Ele pode compreender 1 a 3 funções hidroxila e/ou carboxílica, ecompreende de preferência duas funções hidroxila ou então duas fu nçõescarboxílicas.
Essas funções podem estar situadas na extremidade da cadeia ouna cadeia, mas vantajosamente na extremidade da cadeia.
São utilizados de preferência silicones que possuem um pesomolecular ponderai médio (Mw) compreendido entre 300 e 20000, em particular400 e 10 000, e mesmo 800 e 4000.
Esse silicone pode ser de fórmula:<formula>formula see original document page 15</formula>
na qual:
- W e W' são, independentemente um do outro, OH ou COOH; depreferência W=W';
- p e q são, independentemente um do outro, iguais a 0 ou 1,
- R e R' são, independentemente um do outro, um radicaldivalente carbonado, em particular hidrocarbonado, saturado ou insaturado, emesmo arom ático, linear, ramificado e/ou cíclico, que compreende 1 a 12átomos de carbono, em particular 2 a 8 átomos de carbono, e que compreendeopcionalmente ainda 1 ou mais heteroátomos escolhidos entre O, S e N, emparticular O (éter);
em particular R e/ou R' podem ser de fórmula -(CH2)a- com a=1-12, e em particular metileno, etileno, propileno, fenileno;
ou então de fórmula -[(CH2)xO]z. com x = 1, 2 ou 3 e z = 1 - 10;em particular x = 2 ou 3 e z= 1-4; e mais preferencialmente ainda x = 3 e z = 1.
- R1 a R6 são, independentemente um do outro, um radicalcarbonado linear, ramificado e/ou cíclico, saturado ou insaturado, e mesmoaromático, que compreende 1 a 20 átomos de carbono, em particular 2 a 12átomos de carbono; de preferência R1 a R6 são saturados ou entãoaromáticos, e podem ser escolhidos em particular entre os radicais alquila, emparticular os radicais metila, etila, propila, isopropila, butila, pentila, hexila,octila, decila, dodecila e octadecila, os radicais cicloalquilas, em particular oradical ciclo-hexila, os radicais arilas, em particular fenila e naftila, os radicaisarilalquilas, em particular benzila ou feniletila, bem como os radicais tolila exilila.
- m e n são, independentemente um do outro, inteiroscompreendidos entre 1 e 140, e são tais que peso molecular ponderai médio(Mw) do silicone está compreendido entre 300 e 20.000, em particular entre400 e 10.000, e mais particularmente entre 800 e 4000.
Pode-se em particular citar a.co-diidróxi- ou a,co-dicarboxipolialquilsiloxanos e em particular a,co-diidroxipolidimetilsiloxanos ea,co-dicarbóxi-polidimetilsiloxanos; a.co-diidróxi- ou a.co-dicarbóxi-poliarilsiloxanos e em particular a.oo-diidróxi- ou a,oo-dicarboxipolifenilsiloxanos;poliarilsiloxanos que possuem funções silanol, tais como polifenilsiloxano;poliarilalquilsiloxanos com funções silanol, tais como polifenil-siloxano;poliquilsiloxanos que possuem funções silanol, tais como polidimetiloxano; oupoliaril/alquilsiloxanos que possuem funções silanol, tais comopolifenil/metilsiloxano ou polifenil/propilsiloxano.
Mais particularmente, serão utilizados os a,co- diidróxi-polidimetilsiloxanos com um peso molecular ponderai médio (Mw) entre 400 e10.000, e de preferência entre 500 e 5000, e em particular entre 800 e 4000.
Quando presente, o referido silicone pode de preferênciarepresentar 0,1 a 15% em peso, em particular 1 a 10% em peso, e mesmo 2 a8% em peso, do peso do policondensado.
Em um modo de realização preferido da presente invenção, oácido monocarboxílico aromático está presente em uma quantidade molarinferior ou igual à do ácido monocarboxílico ramificado não aromático; emparticular a relação entre o número de rnols de ácido monocarboxílicoaromático e o número de rnols de ácido monocarboxílico ramificado nãoaromático situa-se de preferência entre 0,08 e 0,70, em particular entre 0,10 e0,60, e mais particularmente entre 0,12 e 0,40.
Constatou-se que isso permite em particular obter um polímerovantajosamente solúvel nos meios oleosos geralmente empregados paraformular composições cosméticas de tipo batons para os lábios ou bases paraa pele; além disso, o filme obtido apresenta rigidez e flexibilidade adequadaspara seu uso nesse tipo de formulação, tendo ao mesmo tempo o brilho e apermanência desejados.
De acordo com um modo de realização, o poliéster pode serobtido por reação:
- de pelo menos um poliol que compreende 3 a 6 grupos hidroxila;
- de pelo menos um ácido monocarboxílico ramificado nãoaromático que compreende 6 a 32 átomos de carbono;
- de pelo menos um ácido monocarboxílico aromático que compreende 7 a 11 átomos de carbono;
- de pelo menos um ácido policarboxílico que compreende pelomenos 2 grupos carboxila COOH e/ou um anidrido cíclico desse ácidopolicarboxílico.
Por exemplo, o poliéster é escolhido entre os polímeros de ácido benzóico / ácido isoftálico / ácido isoesteárico / pentaeritritol, os polímeros deácido benzóico / ácido isoftálico / ácido esteárico / pentaeritritol e suasmisturas.
De preferência, o ácido monocarboxílico ramificado não aromáticonão compreende um grupo OH livre.
De acordo com um modo de realização, o policondensado podeser obtido por reação:
- de 10 a 30% em peso, em relação ao peso total dopolicondensado, de pelo menos um poliol que compreende 3 a 6 gruposhidroxila;
- de 30 a 80% em peso, em relação ao peso total dopolicondensado, de pelo menos u m ácido monocarboxílico ramificado não-aromático saturado ou insaturado e linear, ramificado e/ou cíclico quecompreende 6 a 32 átomos de carbono;- de 0,1 a 10% em peso, em relação ao peso total dopolicondensado, de pelo menos um ácido monocarboxílico aromático quecompreende 7 a 11 átomos de carbono, opcionalmente ainda substituído por 1a 3 radicais alquila saturados ou insaturados e lineares, ramificados e/oucíclicos que compreende 1 a 32 átomos de carbono.
- de 5 a 40% em peso, em relação ao peso total dopolicondensado, de pelo menos um ácido policarboxílico saturado ouinsaturado, e mesmo aromático, e linear, ramificado e/ou cíclico quecompreende pelo menos 2 grupos carboxila COOH, em particular 2 a 4 gruposCOOH, e/ou um anidrido cíclico desse ácido policarboxílico.
De acordo com um modo de realização, o referido policondensadopode ser obtido por reação:
- de 15 a 30% em peso, em relação ao peso total dopolicondensado, de pelo menos um poliol que compreende 3 a 6 gruposhidroxila;
- de 5 a 40% em peso, em relação ao peso total dopolicondensado, de pelo menos um ácido monocarboxílico ramificado nãoaromático saturado ou insaturado e linear, ramificado e/ou cíclico quecompreende 6 a 32 átomos de carbono;
- de 10 a 55% em peso, em relação ao peso total dopolicondensado, de pelo menos um ácido monocarboxílico aromático quecompreende 7 a 11 átomos de carbono, opcionalmente ainda substituído por 1a 3 radicais alquila saturados ou insaturados e lineares, ramificados e/oucíclicos que compreendem 1 a 32 átomos de carbono;
- de 10 a 25% em peso, em relação ao peso total dopolicondensado, de pelo menos um ácido policarboxílico aromático, e linear,ramificado e/ou cíclico que compreende pelo menos dois grupos carboxilaCOOH, em particular 2 a 4 grupos COOH, e/ou um anidrido cíclico desse ácidopolicarboxílico.
De preferência, a composição compreende um policondensado talcomo definido acima tal que a razão do número de rnols de ácidomonocarboxílico aromático para o número de rnols de ácido monocarboxílicoramificado não aromático esteja situada entre 0,08 e 0,70.
De preferência, a composição compreende um policondensado talcomo definido acima, com a condição que, quando o policondensadocompreender 10% em peso de pelo menos um ácido monocarboxílicoaromático que compreende 7 a 11 átomos de carbono, opcionalmente aindasubstituído por 1 a 3 radicais alquila saturados ou insaturados e lineares,ramificados ou cíclicos, nesse caso, a razão do número de rnols do ácidomonocarboxílico aromático para o número de rnols do ácido monocarboxílicoramificado não-aromático esteja situada entre 0,08 e 0,70.
De preferência, o policondensado de acordo com a presenteinvenção é suscetível de ser obtido por reação:
- de pelo menos um poliol escolhido entre, sozinho ou em mistura,o 1,2,6-hexanotriol, o trimetiloletano, o trimetilolpropano, o glicerol; opentaeritritol, o eritritol, o diglicerol, o ditrimetilolpropano; o xilitol, o sorbitol, omanitol, o dipentaeritritol e/ou o triglicerol;
presente de preferência em uma quantidade de 10 a 30% empeso, em particular 12 a 25% em peso, e mais preferencialmente ainda 14 a22% em peso, em relação ao peso total do policondensado final;
- de pelo menos um ácido monocarboxílico ramificado nãoaromático escolhido entre, sozinho ou em mistura, o ácido capróico, o ácidocaprílico, o ácido iso-heptanóico, o ácido 4-etilpentanóico, o ácido 2-etil-hexanóico, o ácido 4,5-dimetil-hexanóico, o ácido 2-heptil-heptanóico, o ácido3,5,5-trimetil-hexanóico, o ácido octanóico, o ácido isooctanóico, o ácidononanóico, o ácido decanóico, o ácido isononanóico, o ácido láurico, o ácidotridecanóico, o ácido mirístico, o ácido palmítico, o ácido esteárico, o ácidoisoesteárico, o ácido araquídico, o ácido beênico, o ácido cerótico(hexacosanóico); o ácido ciclopentanocarboxílico, o ácido ciclopentanoacético,o ácido 3-ciclopentilpropiônico, o ácido ciclo-hexanocarboxílico, o ácido ciclo-hexilacético, o ácido 4-ciclo-hexilbutírico;
presente de preferência em uma quantidade de 30 a 80% empeso, em particular 40 a 75% em peso, e mais preferencialmente ainda 45 a70% em peso, em relação ao peso total do policondensado final;
- de pelo menos um ácido monocarboxílico aromático escolhidoentre, sozinho ou em mistura, o ácido benzóico, o ácido o-toluico, o ácido m-toluico, o ácido p-toluico, o ácido 1-naftóico, o ácido 2-naftóico, o ácido 4-terc-butil benzóico, o ácido 1-metil-2-naftóico, o ácido 2-isopropil-1-naftóico;
presente de preferência em uma quantidade de 0,1 a 10% empeso, em particular 1 a 9,5% em peso, e mais preferencialmente ainda 1,5 a8% em peso, em relação ao peso total do policondensado final; e
- de pelo menos um ácido policarboxílico ou um de seusanidridos, escolhido entre, sozinho ou em mistura, o ácido decanodióico, oácido dodecanodióico, o ácido ciclopropanodicarboxílico, o ácido ciclo-hexanodicarboxílico, o ácido ciclob utanodicarboxílico, o ácido n aftaleno-1,4-dicarboxílico, o ácido naftaleno-2,3-dicarboxílico, o ácido naftaleno-2,6-dicarboxílico, o ácido subérico, o ácido oxálico, o ácido malônico, o ácidosucínico, o ácido ftálico, o ácido tereftálico, o ácido isoftálico, o ácido pimélico,o ácido sebácico, o ácido azeláico, o ácido glutárico, o ácido adípico, o ácidofumárico, o ácido maléico; o ácido ciclo-hexanotricarboxílico.o ácido trimelítico,o ácido 1,2,3-benzenotricarboxílico, o ácido 1,3,5-benzenotricarboxílico; o ácidobutanotetracarboxílico, o ácido piromelítico, o anidrido ftálico, o anidridotrimelítico, o anidrido maléico e o anidrido sucínico;
presente de preferência em uma quantidade de 5 a 40% em peso,em particular 10 a 30% em peso, e mais preferencialmente ainda 14 a 25% empeso, em relação ao peso total do policondensado final.
De acordo com outro modo de realização, o policondensado ódeser obtido por reação:
- de 10 a 30% em peso, em relação ao peso total dopolicondensado, de pelo menos um poliol que compreende 3 a 6 gruposhidroxila;
- de 22 a 80% em peso, em relação ao peso total dopolicondensado de pelo menos um ácido monocarboxílico ramificado nãoaromático linear, ramificado e/ou cíclico que compreende 10 a 32 átomos decarbono e possui um ponto de fusão superior ou igual a 25°C;
- de 0,1 a 35% em peso em relação ao peso total dopolicondensado, de pelo menos um ácido monocarboxílico ramificado nãoaromático linear, ramificado e/ou cíclico que compreende 6 a 32 átomos decarbono e possui um ponto de fusão estritamente inferior a 25°C;
- de 0,1 a 10% em peso, em relação ao peso total dopolicondensado, de pelo um ácido monocarboxílico aromático que compreende7 a 11 átomos de carbono, opcionalmente ainda substituído por 1 a 3 radicaisalquila saturados ou insaturados e lineares, ramificados e/ou cíclicos quecompreendem 1 a 32 átomos de carbono;
- de 5 a 40% em peso, de pelo menos um ácido policarboxílicosaturado ou insaturado e mesmo aromático, e linear, ramificado e/ou cíclicoque compreende pelo menos 2 grupos carboxila COOH, em particular 2 a 4grupos COOH, e/ou um anidrido cíclico desse ácido policarboxílico.
Preferencialmente, o policondensado de acordo com a presenteinvenção pode ser obtido por reação:
- de pelo menos um poliol escolhido entre, sozinho ou em mistura,o glicerol, o pentaeritritol, o sorbitol e suas misturas, e mais preferencialmenteainda o pentaeritritol sozinho; presente em uma quantidade de 10 a 30% empeso, em particular 12 a 25% em peso, e mais preferencialmente ainda 14 a22% em peso, em relação ao peso total do policondensado final;
- de pelo menos um ácido monocarboxílico ramificado nãoaromático escolhido entre, sozinho ou em mistura, o ácido 2-etil-hexanóico, oácido isooctanóico, o ácido láurico, o ácido palmítico, o ácido isoesteárico, oácido isononanóico, o ácido esteárico, o ácido beênico e suas misturas, e maispreferencialmente ainda o ácido isoesteárico sozinho ou o ácido esteáricosozinho;
presente em uma quantidade de 30 a 80% em peso, em particular40 a 75% em poids, e mais preferencialmente ainda 45 a 70% em peso, emrelação ao peso total do policondensado final;
- de pelo menos um ácido monocarboxílico aromático escolhidoentre, sozinho ou em mistura, o ácido benzóico, o ácido o-toluico, o ácido m-toluico, o ácido 1-naftóico, e mais preferencialmente ainda o ácido benzóicosozinho; presente em uma quantidade de 0,1 a 10% em peso, em particular 1 a9,5% em peso, e mais preferencialmente ainda 1,5 a 8% em peso, em relaçãoao peso total do policondensado final; e
- de pelo menos um ácido policarboxílico ou um de seusanidridos, escolhido entre, sozinho ou em mistura, o anidrido itálico e o ácidoisoftálico, e mais preferencialmente ainda o ácido isoftálico sozinho; presenteem uma quantidade de 5 a 40% em peso, em particular 10 a 30% em peso, emais preferencialmente ainda 14 a 25% em peso, em relação ao peso total dopolicondensado final.
De preferência, o policondensado de acordo com a presenteinvenção apresenta:
- um índice de ácido, expresso em mg de hidróxido de potássiopor g de policondensado, superior ou igual a 1; em particular compreendidoentre 2 e 30, e mais preferencialmente ainda compreendido entre 2,5 e 15; e/ou
- um índice de hidroxila expresso em mg de hidróxido de potássiopor g de policondensado, superior ou igual a 40; em particular compreendidoentre 40 e 120, e mais preferencialmente ainda compreendido entre 45 e 80.
Esses índices de ácido e de hidroxila podem ser facilmentedeterminados pelo técnico no assunto pelos métodos habituais.
De preferência, o policondensado de acordo com a presenteinvenção apresenta um peso molecular ponderai médio (Mw) compreendidoentre 1500 e 300.000, e mesmo entre 2000 e 200.000, e mais particularmenteentre 3000 e 100.000.
O peso molecular médio pode ser determinado por cromatografiapor permeação de gel ou por difusão da luz, de acordo com a solubilidade dopolímero considerado.
De preferência, o policondensado de acordo com a presenteinvenção apresenta uma viscosidade, medida a 110°C, compreendida entre 20e 4000 mPa.s., em particular entre 30 e 3500 mPa.s, mais particularmenteentre 40 e 3000 mPa.s e mais particularmente ainda entre 50 e 2500 mPa.s.Essa viscosidade é medida do modo descrito antes dos exemplos.
Além disso, o policondensado é vantajosamente solúvel nosmeios oleosos cosméticos habitualmente utilizados, e em particular nos óleosvegetais, nos alcanos, nos ésteres graxos, nos álcoois graxos, nos óleos desilicone, e mais particularmente nos meios que compreendem o isododecano, opoliisobuteno hidrogenado, o isononanoato de isononila, o octildodecanol, afenil trimeticona, o benzoato de alquila com C12-C15 e/ou o D5(decametilciclopentassiloxano).
O terno "solúvel" indica que o polímero forma uma solução límpidaem pelo menos um solvente escolhido entre o isododecano, o Parleam, oisononanoato de isononila, o octildodecanol e o benzoato de alquila com C12-Ci5, à razão de pelo menos 50% em peso, a 70°C. Alguns compostosapresentam mesmo uma solubilidade particularmente vantajosa em certoscampos de aplicações, ou seja, uma solubilidade em pelo menos um dossolventes citados acima, à razão de pelo menos 50% em peso, a 25°C.
O policondensado de acordo com a presente invenção pode serpreparado pelos processos de esterificação/policondensação habitualmenteempregados pelo técnico no assunto. A título de ilustração, um processo geralde preparação consiste:
- em misturar o poliol e os ácidos monocarboxílicos aromáticos enão aromáticos,
- em aquecer a mistura sob atmosfera inerte, primeiramente até atemperatura de fusão (geralmente 100-130°C) e em seguida a umatemperatura compreendida entre 150 e 220°C até consumo completo dosácidos monocarboxílicos (atingido quando o índice de ácido for inferior ou iguala 1), de preferência destilando simultaneamente a água formada, e
- em eventualmente resfriar a mistura a uma temperaturacompreendida entre 90 e 150°C,
- em adicionar o ácido policarboxílico e/ou o anidrido cíclico, eopcionalmente o silicone com funções hidroxilas ou carboxílicas, de uma só vezou de modo seqüenciado, e
- em aquecer novamente a uma temperatura inferior ou igual a220°C, em particular compreendida entre 170 e 220°C, de preferênciacontinuando a eliminar a água formada até a obtenção das característicasexigidas em termos de índice de ácido, de viscosidade, de índice de hidroxila ede solubilidade.
É possível adicionar catalisadores de esterificação convencionais,por exemplo de tipo ácido sulfônico (em particular em uma concentraçãoponderai compreendida entre 1 e 10%) ou tipo titanato (em particular em umaconcentração ponderai compreendida entre 5 e 100 ppm).
É também possível realizar a reação, em totalidade ou em parte,em um solvente inerte tal como o xileno e/ou sob uma pressão reduzida, parafacilitar a eliminação da água.
Vantajosamente, não são utilizados nem catalisador nemsolvente.
O referido processo de preparação pode compreender ainda umaetapa de adição de pelo menos um agente antioxidante no meio reacional, emparticular em uma concentração ponderai compreendida entre 0,01 e 1%, emrelação ao peso total de monômeros, de modo a limitar as eventuaisdegradações ligadas a um aquecimento prolongado.
O agente antioxidante pode ser de tipo primário ou de tiposecundário, e pode ser escolhido entre os fenóis impedidos, as aminassecundárias aromáticas, os compostos organofosforados, os compostossulfurados, as lactonas, os bisfenóis acrilados; e suas misturas.
Entre os antioxidantes particularmente preferidos, pode-se citarem particular o BHT, o BHA, o TBHQ, o 1,3,5-trimetil-2,4,6,tris(3,5-di-tercbutil-4-hidroxibenzil)-benzeno, o octadecil-3,5,di-tertbutil-4-hidroxicinamato, otetraquis-metileno-3-(3,5-di-tercbutil-4-hidróxi-fenil)propionato metano, ooctadecil-3-(3,5-ditectbutil-4-hidroxifenil)propionato, a 2,5-di-tercbutilhidroquinona, o 2,2-metileno-bis-(4-metil-6-tercbutil fenol), o 2,2-metileno-bis-(4-etil-6-tercbutil fenol), o 4,4-butilideno-bis(6-terc-butil-m-cresol), a N,N-hexametileno bis(3,5-ditercbutil-4-hidróxi-hidrocinamamida), o pentaeritritoltetraquis (3-(3,5-di(terc-butil-4-hidroxifenil)propionato) em particular o que évendido pela Ciba com o nome Irganox 1010; o octadecil 3-(3,5-di-tertbutil-4-hidroxfenil) propionato, em particular o que é vendido pela Ciba com o nomeIrganox 1076; a 1,3,5-tris(3,5-di-tercbutil-4-hidroxibenzil)-1,3,5-triazina-2,4,6(1 H,3H,5H)triona em particular a que comercializada pela Mayzo daNorcross, Ga com o nome BNX 3114; o di(estearil)pentaeritritol difosfito, otris(2,4-di(terc-butil) fenil)fosfito em particular o que é vendido pela Ciba com onome Irgafos 168; o dilauril tiodipropionato em particular o que vendido pelaCiba com o nome Irganox PS800; o bis(2,4-di-terc-butil)) pentaeritritol difosfito em particular o que vendido pela Ciba com o nome Irgafos 126; o bis(2,4-bis[2-fenilpropan-2-il]fenil)pentaeritritol difosfito, o trifenilfosfito, o (2,4-di(terc-butilfenil) pentaeritritol difosfito em particular o que é vendido pela GE SpecialtyChemicals com o nome Ultranox 626; o tris(nonilfenil)fosfito em particular o queé vendido pela Ciba com o nome Irgafos TNPP; a mistura 1:1 de N,N- hexametilenobis(3,5-di-tertbutil-4-hidróxi-hidrocinamamida) e de tris(2,4-di-tertbutilfenil)fosfato em particular a que é vendido pela Ciba com o nomeIrganox B 1171; o tetraquis (2,4-di-tert-butilfenil)fosfito em particular o que évendido pela Ciba com o nome Irgafos P-EPQ; o diestearil tiodipropionato emparticular o que é ve ndido pela Ciba com o nome Irganox PS802; o 2,4- bis(octiltiometil)o-cresol em particular o que é vendido pela Ciba com o nomeIrganox 1520; o 4,6-bis(dodeciltiometil)o-cresol em particular o que é vendidopela Ciba com o nome Irganox 1726.
A quantidade de policondensado presente nas composiçõesdepende evidentemente do tipo composição e das propriedades desejadas epode variar dentro de uma faixa muito ampla, compreendida geralmente entre0,1 e 70% em peso, de preferência entre 1 e 50 % em peso, em particular entre10 e 45% em peso, e mesmo entre 20 e 40% em peso, e maispreferencialmente entre 25 e 35% em peso, em relação ao peso da composição cosmética.
Composto Hidrocarbonado Ramificado
A composição de acordo com a presente invenção podevantajosamente compreender um composto hidrocarbonado ramificado querepresenta de 1 a 90% em peso da composição, em particular de 5 a 75% empeso, especialmente de 10 a 60% em peso, e mesmo de 25 a 55% em peso,do peso total da composição.
O composto hidrocarbonado ramificado compreende pelo menosuma ramificação alquila de preferência que compreende de 8 a 18 átomos decarbono, mais preferencialmente de 12 a 16 átomos de carbono. A referidaramificação é preferência saturada e não ramificada.
O composto hidrocarbonado é de preferência um éster.
O composto hidrocarbonado possui de preferência um ponto defusão mais elevado que a temperatura do substrato queratínico destinado areceber a referida composição, em particular a pele ou os lábios. O compostohidrocarbonado ramificado possui de preferência um ponto de fusão situadoentre 20 e 50°C, em particular entre 23 e 43°C. O ponto de fusão do referidocomposto pode ser medido da maneira indicada a seguir.
De acordo com o significado da presente invenção, o ponto defusão corresponde à temperatura do pico mais endodérmico observado naanálise térmica (DSC), tal como descrito na norma ISO 11357-3; 1999. O pontode fusão da cera pode ser medido com um calorímetro de varredura diferencial(DSC), por exemplo, o calorímetro vendido com o nome "MDSC 2920" pela TAInstruments.
O protocolo de medida é o seguinte:
Uma amostra de cera de 5 mg colocada em um cadinho ésubmetida a um primeiro aumento de temperatura que varia de -20°C a 100°C,a uma velocidade de aquecimento de 10°C/minuto, e é resfriada em seguida de100°C a -20°C a uma velocidade de resfriamento de 10°C/minuto, e,finalmente, submetida a um segundo aumento de temperatura que varia de -20°C a 100°C a uma velocidade de aquecimento de 5°C/minuto. Durante osegundo aumento de temperatura, a variação na diferença de potênciaabsorvida pelo cadinho vazio e o cadinho que contém a amostra de cera émedida como uma função da temperatura. O ponto de fusão do composto é ovalor da temperatura que corresponde ao ápice do pico da curva querepresenta a variação na diferença de potência absorvida como função datemperatura.
De acordo com a presente invenção, são preferidos os compostoshidrocarbonados ramificados que possuem um peso molecular entre 500 e100.000 g/mol, por exemplo entre 700 e 50.000 g/mol, em particular entre 1000e 30.000 g/mol, por exemplo da ordem de 25.000 g/mol.
A título de exemplos de compostos hidrocarbonados suscetíveis de serem usados na presente invenção, pode-se citar:
- os ésteres de ácidos ou álcoois graxos, em particular os quepossuem 20 a 65 átomos de carbono (ponto de fusão da ordem de 20 a 35°Ce/ou viscosidade a 40°C que varia de 0,1 a 40 Pa.s), tal como laurato depolivinila; os ésteres de pentaeritriol e de ácidos graxos,
- os polímeros semicristalinos que compreendem uma cadeialateral cristalizável;
- os polímeros semicristalinos que compreendem uma partecristalizável em seu bloco,
- os ésteres de colesterol, tais como os triglicerídeos de origemvegetal, por exemplo os óleos de vegetais hidrogenados, os poliésteres
viscosos e suas misturas. Pode-se utilizar, como triglicerídeo de origemvegetal, derivados de óleo de rícino hidrogenado, tal como "Thixinr®" da Rheox.
Como compostos hidrocarbonados pode-se citar em particular:
- os ésteres de um glicerol oligomérico, em particular os ésteres de diglicerol, em particular condensados de ácido adípico e de glicerol, para osquais a porção dos grupos hidroxila dos gliceróis reagiram com uma mistura deácidos graxos, tais como o ácido esteárico, o ácido cáprico, o ácido esteárico, oácido isoesteárico e o ácido 12-hidroxiesteárico, tais como, em particular, osque são vendidos com o nome comercial Softisan 649 pela Sasol,
- os ésteres de fitosferol,
- os poliésteres não reticulados que resultam da policondensaçãoentre um ácido di- ou policarboxílico linear ou ramificado com C4-C5o e um diolou poliol com C2-C5o, diferentes do poliéster descrito acima,
- os ésteres alifáticos de éster que resultam da esterificação deum éster de ácido hidrocarboxílico alifático com um ácido monocarboxílicoalifático, e suas misturas, tais como;
- o éster que resulta da reação de esterificação de óleo derícino hidrogenado com ácido isoesteárico nas proporções de 1 para 1 (1/1) oumonoisoestearato de óleo de rícino hidrogenado,
- o éster que resulta da reação de esterificação de um óleode rícino hidrogenado com ácido isoesteárico nas proporções de 1 para 2 (1/2)ou diisoestearato de óleo de rícino hidrogenado,
- o éster que resulta da reação de esterificação de óleo derícino hidrogenado com ácido isoesteárico nas proporções de 1 para 3 (1/3) outriisoestearato de óleo de rícino hidrogenado,
- e suas misturas.
Pode-se citar, em particular, entre os compostos hidrocarbonados,polímeros vinilpirrolidona, tais como copolímeros de um alceno com C2 a C30,tais como um alceno com C3 a C22, e suas associações. Pode-se citar porexemplo, como exemplos de copolímero VP que podem ser utilizados napresente invenção, copolímero VP/ vinil laurato, VP/vinil estearato,VP/hexadeceno, VP/triaconteno ou VP/ácido acrílico/ metacrilato de laurila oupolivinilpirrolidona butilada (PVP).
O termo "polímeros" indica, de acordo com a presente invenção,compostos que compreende pelo menos 2 unidades de repetição, depreferência pelo menos 3 unidades de repetição e mais especialmente pelomenos 10 unidades de repetição.
O termo "polímero semicristalino" indica, de acordo com apresente invenção, polímeros que compreendem uma parte cristalizável e umaparte amorfa na estrutura e que apresentam uma temperatura de mudança defase reversível da primeira ordem, em particular um ponto de fusão (transiçãosólido-líquido). A parte cristalizável é uma cadeia lateral (ou cadeia pendente)ou um bloco(seqüência) na estrutura.
O termo "cadeia cristalizável ou bloco" indica, de acordo com apresente invenção, uma cadeia ou bloco(seqüência) que, se estivesse sozinha,mudaria irreversivelmente do estado amorfo para o estado cristalinodependendo do fato da temperatura estar acima ou abaixo do ponto de fusão.Uma cadeia no sentido da presente invenção é um grupo de átomos que épendente ou lateral em relação à estrutura do polímero. Um bloco(seqüência) éum grupo de átomos que pertence à estrutura, e um grupo constitui uma asunidades de repetição do polímero.
Os polímeros semicristalinos que podem ser usados na presenteinvenção são escolhidos em particular entre:
- os polímeros em bloco de poliolefinas com cristalizaçãocontrolada, cujos monômeros estão descritos em EP-A-0 951 897,
- os policondensados e em particular de tipo poliéster alifático ouaromático ou alifático/aromático,
- homo- ou copolímeros que portam pelo menos uma cadeialateral cristalizável e homo- ou copolímeros que portam, na estrutura, pelomenos um bloco cristalizável, tal como descrito no documento US-A-5 156 911,
- homo- ou copolímeros que portam pelo menos uma cadeialateral cristalizável com em particular grupo(s) fluorado(s), tais como descritosno documento WO-A-01/19333.
Nos últimos dois casos, a cadeia ou o bloco lateral cristalizável ouas cadeias ou blocos laterais são hidrófobas.
A) Polímeros semi cristalinos com cadeias laterais cristalizáveis
Pode-se citar em particular os que estão definidos nosdocumentos US-A-5 156 911 e WO-A-01/19333.
Quando as cadeias cristalizáveis forem cadeias hidrocarbonadasalifáticas, elas compreendem cadeias alquila hidrocarbonadas com pelo menos11 átomos de carbono e no máximo 40 átomos de carbono e maispreferencialmente ainda no máximo 24 átomos de carbono. Elas são emparticular cadeias alifáticas ou cadeias alquila que possuem pelo menos 12átomos de carbono e são de preferência cadeias alquila com C14-C24, depreferência cadeias alquila com C16-C22. Quando forem cadeias alquilafluoradas ou perfluoradas, elas compreendem pelo menos 11 átomos decarbono, dos quais pelo menos 6 átomos de carbono são fluorados.
Pode-se citar, como exemplo de homopolímeros ou copolímerossemicristalinos que compreendem cadeia(s) cristalizável(eis), os que resultamda polimerização de um ou mais dos seguintes monômeros: osalquil(met)acrilatos saturados com o grupo alquila com C14-C24, osperfluoroalquil (met)acrilatos com um grupo perfluoroalquila com C11-C15, as N-alquil(met)acrilamidas como o grupo alquila com C14 a C24, com ou sem átomosde flúor, os ésteres vinílicos que compreendem cadeias alquilas ouperfluoroalquilas com o grupo alquila com C14 a C24 (com pelo menos 6 átomosde flúor para uma cadeia perfluoroalquila), os éteres vinílicos quecompreendem cadeias alquilas ou perfluoroalquilas com grupos alquila com Ci4a C24 e pelo menos 6 átomos de flúor para uma cadeia perfluoroalquila, as a-olefinas com C-u a C24, tais como, por exemplo, octadeceno, para-alquilestirenos com um grupo alquila que compreende de 12 a 24 átomos decarbono, e suas misturas.
Pode-se citar, como exemplos particulares de polímerossemicristalinos que podem ser usados na composição de acordo com apresente invenção, os produtos Intelimer® da Landec.
Pode-se também utilizar o polímero Structure "O" da NationalStarch, tal como descrito no documento US-A-5 736 125, com um ponto de fusão de 44°C.
Os polímeros semicristalinos podem ser em particular polímerossemi-cristalinos que compreendem cadeias pendentes cristalizáveis quecompreendem grupos fluorados, tais como descritos nos exemplos 1, 4, 6 e 7do documento WO-A-01/19333.
Pode-se também utilizar polímeros semicristalinos obtidos porcopolimerização de acrilato de estearila e de ácido acrílico ou de NVP, taiscomo descritos no documento US-A-5 519 063 ou EP-A-550 745.
Pode-se também ucar polímeros semicristalinos obtidos porcopolimerização de acrilato de beenila e de ácido acrílico ou NVP, tais como descritos nos documentos US-A-5 519 063 e EP-A-550 745 e maisespecialmente os descritos nos Exemplos 3 e 4 a seguir de preparação depolímero.
B) Polímeros que portam pelo menos um bloco cristalizável na estruturaO polímero que porta pelo menos um bloco cristalizável na estrutura pode ser escolhido entre os copolímeros em bloco de olefinas ecicloolefinas que compreendem uma cadeia cristalizável, tais como os queresultam da copolimerização em bloco de:
- ciclobuteno, ciclo-hexeno, cicloocteno, norborneno (ou seja,biciclo[2.2.1]hept-2-eno), 5-metilnorborneno, 5-etilnorborneno, 5,6-dimetil-norborneno, 5,5,6-trimetilnorborneno, 5-etilidenonorborneno, 5-fenilnorborneno,5-benzilnorborneno, 5-vinilnorborneno, 1,4,5,8-dimetano-1,2,3,4,4a,5,8,8a-octa-hidronaftaleno, diciclopentadieno ou suas misturas, com
- etileno, propileno, 1-buteno, 3-metil-1-buteno, 1-hexeno, 4-metil-1-penteno, 1-octeno, 1-deceno, 1-eicoseno ou suas misturas.
Pode-se citar, como exemplos de copolímeros que compreendemum bloco cristalizável e que compreendem um bloco amorfo:
a) os copolímeros em bloco poli(e-caprolactona)-b-poly(butadieno)usados de preferência hidrogenados, tais como os descritos no trabalho D6,"Melting behaviour of poly(e-caprolactone)-block-polybutadiene copolymers", deS. Nojima, Macromolecules, 32, 3727-3734 (1999),
(3) os copolímeros em bloco poli(butileno tereftalato)-b-poli(isopreno)hidrogenados em bloco ou multibloco, citados no trabalho D7, "Study ofmorphological and mechanical properties of PP/PBT", de B. Boutevin et al.,Polymer Bulletin, 34, 117-123 (1995),
y) os copolímeros em bloco, poly(etileno)-b-copoli(etileno/propileno)citados nos trabalhos D8, "Morphology of semi-crystalline block copolymers ofethylene-(ethylene-alt-propylene)", de P. Rangarajan et al., Macromolecules, 26,4640-4645 (1993), e D9, "Polymer aggregates with crystalline cores: the systempoly(ethylene)-poly(ethylene-propylene)", de P. Richter et al., Macromolecules,30, 1053-1068 (1997),
ô) os copolímeros em bloco poly(ethylene)-b-poly(ethylethylene),citados no trabalho geral D10, "Crystallization in block copolymers", deI.W. Hamley, Advances in Polymer Science, vol. 148, 113-137 (1999).
C) POLICAPROLACTONAS
Em particular, as policaprolactonas podem ser escolhidas entre oshomopolímeros s-caprolactona. A homopolimerização pode ser iniciada comum diol, em particular um diol que possui de 2 a 10 átomos de carbono, taiscomo dietileno glicol, 1,4-butanodiol ou neopentil glicol.
Pode-se utilizar, por exemplo, policaprolactonas, em particular asque são vendidas com o nome Capa® 240 (ponto de fusão de 68°C e pesomolecular de 4000), 223 (ponto de fusão de 48°C e peso molecular de 2000),222 (ponto de fusão de 48°C e peso molecular de 2000), 217 (ponto de fusãode 44°C e peso molecular de 1250), 2125 (ponto de fusão de 45°C e pesomolecular de 1250), 212 (ponto de fusão de 45°C e peso molecular de 1000),210 (ponto de fusão de 38°C e peso molecular de 1000) ou 205 (ponto defusão de 39°C e peso molecular de 830) da Solvay ou PCL-300 ou PCL-700 daUnion Carbide.
Pode-se utilizar em particular Capa® 2125, cujo ponto de fusãoestá situado entre 35 e 45°C e cujo peso molecular ponderai médio é igual a1250.
Óleo Não Volátil
A composição de acordo com a presente invenção podevantajosamente compreender um óleo não volátil.
O óleo não volátil pode representar 1 a 90% em peso dacomposição, em particular de 5 a 75% em peso, especialmente de 10 a 60%em peso, e mesmo de 25 a 55% em peso, do peso total da composição.
De acordo com um modo de realização, o óleo não volátil poderepresentar de 35 a 60% em peso.
De acordo com o significado da presente invenção, o termo "óleonão volátil" indica um óleo que possui uma pressão de vapor inferior a 0,13 Pa.
Os óleos não voláteis podem ser óleos hidrocarbonados, óleos siliconados,óleos fluorados ou suas misturas.
Na acepção da presente invenção, o termo "óleo siliconado"indica um óleo que compreende pelo menos um átomo de silício e emparticular pelo menos um grupo Si-O.
O termo "óleo hidrocarbonado" designa um óleo que compreendeprincipalmente átomos de hidrogênio e de carbono e opcionalmente átomos deoxidação, nitrogênio, enxofre e/ou fósforo.
O termo "hidrocarboneto" designa um óleo que compreendeapenas átomos de hidrogênio e carbono.
Os óleos não voláteis podem ser escolhidos em particular entre osóleos hidrocarbonados não voláteis, se fluorinados apropriadamente, e/ouóleos siliconados não voláteis.
Pode-se citar em particular, como óleos hidrocarbonados:
- os óleos hidrocarbonados de origem vegetal, tais como ésteresde fitoestearila, por exemplo, oleato de fitoestearila, isoestearata defitoestearila e lauroil/octildodecil/fitoestearil glutamato (Ajinomoto, EldewPS203), os triglicerídeos compostos de ésteres de ácidos graxos e de glicerol,os ácidos graxos cujas cadeias podem variar de C4 a C24, e que podem serlineares ou ramificadas e saturadas ou insaturadas; esses óleos podem ser emparticular triglicerídeos heptanóicos ou octanóicos; os oleo de germe de trigo,girassol, sementes de uva, girassol, milho, damasco, rícino, karité, abacate,oliva, soja, amêndoas doces, palma, colza, sementes de algodão avelã,macadâmia, jojoba, alfalfa, papoula, sementes de abóbora, pepino, sementesde groselha negra, prímula, milheto, cevada, quinoa, centeio, cártamo, nozmolucana, maracujá ou rosa mosqueta; manteiga de karité; ou os triglicerídeosdos ácidos caprílico/cáprico, tais como os que são vendidos pela StéarineriesDubois ou os que são vendidos com os nomes Miglyol 810®, 812® and 818®pela Dynamit Nobel,
- os éteres sintéticos que possuem de 10 a 40 átomos de carbono;
- os hidrocarbonetos lineares ou ramificados de origem sintética,tais como a vaselina líquida, os polidecenos, o poliisobuteno hidrogenado, taiscomo o Parleam®, o esqualano e suas misturas, em particular o poliisobutenohidrogenado,
- os ésteres sintéticos, tais como os óleos de fórmula PMCOOR2na qual representa o resto de um ácido linear ou ramificado quecompreende de 1 a 40 átomos de carbono, e R2 representa uma cadeiahidrocarbonada, em particular uma cadeia hidrocarbonada ramificada, quecompreende de 1 a 40 átomos de carbono desde que Ri + R2 > 10.
Os ésteres podem ser escolhidos em particular entre os ésteres,em particular os ésteres de ácidos graxos, tais como, por exemplo: octanoatode cetearila, os ésteres de álcool isopropílico, tais como miristato de isopropilaou palmitato de isopropila, palmitato de etila, palmitato de 2-etil-hexila,estearato ou isoestearato de isopropila, isoestearato de isostearila, estearatode octila, os ésteres hidroxilados, tais como lactato de isostearila ouhidroxiestearato de octila, adipato de diisopropila, os heptanoatos e emparticular heptanoato de isostearila, os octanoatos, decanoatos ou ricinoleatosde álcoois ou de poliálcoois, tais como dioctanoato de propileno glicol,octanoato de cetila, octanoato de tridecila, palmitato de 2-etil-hexila e 4-di-heptanoato, benzoato de alquila, polietileno glicol di-heptanoato, propilenoglicol di(2-etil-hexanoato) e suas misturas, os benzoatos de alquila com C12 aC15, o laurato de hexila, os ésteres de ácido neopentanóico, tais comoneopentanoato de isodecila, neopentanoato de isotridecila, neopentanoato deisostearila ou neopentanoato de octildodecila, os ésteres de ácidoisononanóico, tais como isononanoato de isononila, isononanoato deisotridecila ou isononanoato de octila, ou os ésteres hidroxilados, tais comolactato de isostearila ou malato de diisoestearila;
- os ésteres de polióis e os ésteres de pentaeritritol, tais como odipentaeritritol tetra-hidroxiestearato/tetra-isoestearato;
- os álcoois graxos que são líquidos à temperatura ambiente comuma cadeia de carbono ramificada e/ou insaturado que possui de 12 a 26átomos de carbono, tais como 2-octildodecanol, álcool isostearílico, álcoololéico, 2-hexildecanol, 2-butiloctanol e 2-undecilpentadecanol;
- os ácidos graxos superiores, tais como ácido oléico, ácidolinoléico, ácido linolênico e suas misturas, e
- os carbonatos de dialquila, com 2 cadeias alquila que podem ser idênticas ou diferentes, tais como o dicaprilil carbonato, vendido com o nome Cetiol CC® pela Cognis.
Os óleos siliconados não voláteis que podem ser utilizados na composição podem ser os polidimetilsiloxanos não voláteis (PDMSs), os polidimetilsiloxanos que compreendem group os alquila ou alcóxi pend entes e/ou grupos alquila ou alcóxi nas extremidades da cadeia siliconada, cujos grupos possuem cada um de 2 a 24 átomos de carbono, os silicones fenilados, tais como fenil trimeticonas, fenil dimeticonas, fenil (trimetilsilóxi)difenilsiloxanos, difenil dimeticonas,
difenil(metildifenil)trissiloxanos e (2-feniletil)trimetilsilóxissilicatos, as dimeticonas ou as fenil trimeticonas com uma viscosidade inferior ou igual a 100 cSt, e suas misturas.
De acordo com outro modo de realização, o óleo de silicone corresponde à fórmula:
<formula>formula see original document page 37</formula>
na qual os grupos R representam, independentemente um do outro, uma metila ou uma fenila. De preferência, nessa fórmula, o referido organopolissiloxano compreende pelo menos três grupos fenila, por exemplo pelo menos quatro ou pelo menos cinco.
Pode-se usar misturas dos organopolissiloxanos fenilados descritos acima.
Podem ser mencionadas, por exemplo, misturas de organopolissiloxanos trifenilados, tetrafenilados ou pentafenilados.
De acordo com outro modo de realização, o óleo siliconadocorresponde à fórmula:
<formula>formula see original document page 38</formula>
na qual Me representa metila e Ph representa fenila. Um silicone fenilado como esse é fabricado em particular pela Dow Corning sob a referência Dow Corning 555 Cosmetic Fluid (nome INCI: trimethyl penta-phenyl trisiloxane). A referência Dow Corning 554 Cosmetic Fluid também pode ser utilizada.
O óleo não-volátil é de preferência não polar, no sentido que sua solubilidade delta é igual a 0.
Cera
A composição pode compreender uma cera. O termo "cera" de acordo com o significado da presente invenção, indica um composto lipofilo que é sólido à temperatura ambiente (25°C), que apresenta uma mudança de estado sólido/líquido reversível e que possui um ponto de fusão superior ou igual a 30°C que pode atingir até 120°C.
O ponto de fusão da cera pode ser medido com um calorímetro de varredura diferencial (DSC), por exemplo o calorímetro vendido com o nome DSC 30 pela Mettler.
As ceras podem ser hidrocarbonadas, fluoradas e/ou siliconadas. Em particular, as ceras apresentam um ponto de fusão superior a 25°C e mais preferencialmente ainda superior a 45°C.
Pode-se citar, como ceras que podem ser usadas na presente invenção, as ceras hidrocarbonadas lineares. Seu ponto de fusão é vantajosamente superior a 35°C, por exemplo superior a 55°C, e mais preferencialmente superior a 80°C.As ceras hidrocarbonadas lineares são escolhidas vantajosamente entre os alcanos lineares substituídos, os alcanos lineares não substituídos, os alcenos lineares não substituídos, os alcenos lineares substituídos, sendo que um composto não substituído é apenas composto de carbono e de hidrogênio. Os substituintes mencionados acima não contêm átomos de carbono.
As ceras hidrocarbonadas lineares incluem os polímeros e os copolímeros de etileno, com um peso molecular compreendido entre 400 e 800, por exemplo a Polywax 500 ou a Polywax 400 vendida pela New Phase Technologies.
As ceras hidrocarbonadas lineares incluem as ceras de parafina lineares, como as parafinas S&P 206, S&P 173 e S&P 434 da Strahl & Pitsch.
As ceras hidrocarbonadas lineares incluem os álcoois lineares de cadeia longa, tais como os produtos que compreendem uma mistura de polietileno e de álcoois que compreendem 20 a 50 átomos de carbonos, em particular o Performacol 425 ou o Performacol 550 (mistura nas proporções 20/80) vendidos pela New Phase Technologies.
Como exemplos de ceras siliconadas pode-se citar por exemplo:
- As alquil meticona com 020-24, a alquil dimeticona com C24-28> a dimeticona com C20-24 e a alquil dimeticona com C24-28 comercializada pela
Archimica Fine Chemicals sob a referência SilCare 41M40, SilCare 41M50, SilCare 41M70 e SilCare 41M80,
- As estearil dimeticonas de referência SilCare 41M65 comercializada pela Archimica ou de referência DC-2503 vendida pela Dow Corning,
- Os estearoxitrimetilsilano vendidos com a referência SilCare 1M71 ou DC-580,
- Os produtos Abil Wax 9810, 9800, ou 2440 da Wacker ChemieGmbH,
- As alquil meticonas com C30-45 vendidas pela Dow Corning com a referência AMS-C30 Wax, bem como as alquil dimeticonas com C30-45 vendidas pela General Electric com a referência SF 1642 ou SF-1632.
A quantidade de cera na composição de acordo com a presente invenção pode variar de 5 a 70% em peso, em relação ao peso total da composição, de preferência de 5 a 40% em peso e mais preferencialmente ainda de 10 a 30% em peso.
Substância Corante
A composição de acordo com a presente invenção pode compreender uma substância corante em uma proporção de 0,5 a 50% de substância corante, de preferência de 2 a 40% e mais preferencialmente ainda de 5 a 30%, em relação ao peso total da composição.
A substância corante pode ser qualquer composto inorgânico e/ou orgânico que apresente uma absorção entre 350 ou 700 nm ou capaz de gerar um efeito ótico, tal como a reflexão da luz incidente ou interferências, por exemplo.
As substâncias corantes utilizadas na presente invenção são escolhidas por exemplo entre todos os pigmentos orgânicos e/ou inorgânicos conhecidos na arte, em particular os que são descritos na Kirk-Othmer's Encyclopedia of Chemical Technology e na Ullmann's Encyclopedia of Industrial Chemistry.
Pode-se citar, como exemplos de substâncias inorgânicas o dióxido de titânio, que é ou não tratado na superfície, o oxido de zinco, os óxidos de zircônio ou de cério, os óxidos de ferro ou de cromo, o violeta de manganês, o azul ultramarino, o hidrato de cromo e o azul férrico. Pode-se utilizar, por exemplo, os seguintes pigmentos inorgânicos: Ta205, TÍ3O5, TÍ2O3, TiO, ZrÜ2 como mistura com TÍO2, Zr02, Nb205 ou Ce02, ZnS.Como exemplos de substâncias corantes orgânicas pode-se citar os compostos nitroso, nitro, azo, xanteno, quinolina, antraquinona, ftalocianina, de tipo complexo metálico, isoindolinona, isoindolina, quinacridona, perinona, perileno, dicetopirrolopirrol, tioindigo, dioxazina, tifenilmetano ou quinoftalona.
Em particular, as substâncias corantes podem ser escolhidasentre o carmim, o negro de carbono, o negro de anilina, o amarelo azo, a quinacridona, o azul de ftalocianina, o vermelho sorgo, os pigmentos azuis codificados no Color Index sob as referências Cl 42090, 69800, 69825, 73000, 74100, 74160, os pigmentos amarelos codificados no Color Index sob asreferências Cl 11680, 11710, 15985, 19410, 20040, 21100, 21108, 47000 e 47005, os pigmentos verdes codificados no Color Index sob as referências Cl 61565, 61570, 74260, os pigmentos laranja codificados no Color Index sob as referências Cl 11725, 15510, 45370, 71105, os pigmentos vermelhos codificados no Color Index sob as referências Cl 12085, 12120, 12370, 12420, 12490, 14700, 15525, 15580, 15620, 15630, 15850, 15865, 15880, 17200, 26100, 45380, 45410, 58000, 73360, 73915, 75470, e os pigmentos obtidos por polimerização oxidante de derivados indólicos ou fenólicos, tais como estão descritos na patente FR 2 679 771.
Os pigmentos de acordo com a presente invenção podem também estar em forma de pigmentos compósitos tais como os descritos na patente EP 1 184 426. Esses pigmentos compósitos podem ser compostos, em particular, de partículas que compreendem um núcleo inorgânico, pelo menos um ligante, que realiza a fixação dos pigmentos orgânicos no núcleo, e pelo menos um pigmento orgânico que recobre pelo menos parcialmente o núcleo.
As substâncias corantes podem ser escolhidas entre os corantes,as laças ou os pigmentos.
Os corantes são, por exemplo, corantes lipossolúveis, embora corantes hidrossolúveis possam ser utilizados. Os corantes lipossolúveis sãopor exemplo o Vermelho Sudão, o D & C Red 17, o D & C Green 6, o p-caroteno, o óleo de soja, o Marrom Sudão, o D & C Yellow 11, o D & C Violet 2, o D & C Orange 5, o amarelo de quinolina ou anato. Eles podem representar de 0 a 20% do peso da composição e mais preferencialmente de 0,1 a 6%. Os coorantes hidrossolúveis são em particular o suco de beterraba ou o azul de metileno e podem representar de 0,1 a 60% em peso da composição (quando presentes).
O termo "laca" designa os corantes adsorvidos em partículas insolúveis, e a combinação assim obtida permanece insolúvel quando usada.
Os substratos inorgânicos nos quais os corantes são adsorvidos são, por exemplo, alumina, sílica, borossilicato de cálcio e de sódio, borossilicato de cálcio e de alumínio, e o alumínio. Entre os corantes orgânicos, pode-se citar o carmim de cochonilha.
Como exemplos de laças, pode-se citar os produtos conhecidos pelas seguintes denominações: D & C Red 21 (Cl 45 380), D & C Orange 5 (Cl 45 370), D & C Red 27 (Cl 45 410), D & C Orange 10 (Cl 45 425), D & C Red 3 (Cl 45 430), D & C Red 7 (Cl 15 850:1), D & C RED 4 (Cl 15 510), D & C Red 33 (Cl 17 200), D & C Yellow 5 (Cl 19 140), D & C Yellow 6 (Cl 15 985), D & C Green (Cl 61 570), D & C Yellow 10 (Cl 77 002), D & C Green 3 (Cl 42 053), D & C Blue 1 (Cl 42 090).
O termo "pigmentos" indica partículas brancas ou coloridas orgânicas ou inorgânicas destinadas a colorir e/ou a opacificar a composição. Os pigmentos de acordo com a presente invenção podem, por exemplo, ser escolhidos entre os pigmentos coloridos ou os pigmentos que possuem efeitos especiais, tais como os agentes perolizantes, os pigmentos refletentes ou os pigmentos interferenciais.
Pode-se citar, como pigmentos que podem ser usados na presente invenção, os óxidos de titânio, de zircônio ou de cério, bem como osóxidos de zinco, de ferro ou de cromo e o azul férrico. Entre os pigmentos orgânicos que podem ser usados na presente invenção pode-se citar o negro de carbono e as laças de bário, estrondo, cálcio (D & C Red No 7) e de alumínio.
Os agentes perolizantes podem estar presentes na composiçãoem uma proporção de 0,001 a 20% do peso total da composição, de preferência a um nível da ordem de 1 a 15%. Entre os agentes perolizantes que podem ser usados na presente invenção pode-se citar a mica recoberta com oxido de titânio, com oxido de ferro, com pigmentos naturais ou com oxicloreto de bismuto, tais como a mica recoberta de oxido de titânio.
Os pigmentos podem estar presentes em uma proporção de 0,05 a 30% do peso da composição final e de preferência em uma proporção de 2 a 20%.
A variedade dos pigmentos que podem ser utilizados na presente invenção permite obter uma rica gama de cores bem como efeitos óticos específicos, tais como efeitos metálicos ou interferenciais.
O termo "pigmentos com efeitos especiais", designa pigmentos que criam de modo geral uma aparência colorida (caracterizada por um certo matiz, uma certa saturação e uma certa claridade) que é não uniforme e muda de acordo com as condições de observação (luz, temperatura, ângulos de observação ...). Eles contrastam conseqüentemente com os pigmentos brancos ou coloridos que conferem uma cor uniforme, opaca, semitransparente ou transparente clássica.
Como exemplos de pigmentos com efeitos especiais, pode-se citar os pigmentos perolizantes tais como os pigmentos perolizantes brancos como a mica recoberta com dióxido de titânio ou com oxicloreto de bismuto, os pigmentos perolizantes coloridos, tais como a mica recoberta com dióxido de titânio e com óxidos de ferro, a mica recoberta com dióxido de titânio e emparticular, com azul férrico ou oxido de cromo, ou a mica recoberta com dióxido de titânio e com um pigmento orgânico do tipo precitado, bem como os pigmentos perolizantes à base de oxicloreto de bismuto. A título de exemplo de pigmentos perolizantes, pode-se citar os seguintes agentes perolizantes, Cellini vendidos pela Engelhard (Mica Ti02-laca), Prestige vendidos pela Eckart (Mica-T1O2), ou Colorona vendidos pela Merck (Mica-Ti02-Fe203).
Pode-se também citar os pigmentos com efeito interferencial não fixados sobre um substrato, como os cristais líquidos (Helicones HC da Wacker) ou as lâminas holográficas interferenciais (Geometric Pigments ou Spectra f/x da Spectratek). Os pigmentos com efeitos especiais compreendem também os pigmentos fluorescentes, quer se trate de substâncias fluorescentes à luz do dia ou que produzem uma fluorescência ultravioleta, os pigmentos fosforescentes, os pigmentos fotocrômicos, os pigmentos termocrômicos.
A composição compreende vantajosamente pigmentos goniocromáticos, por exemplo, pigmentos interferenciais multicamadas e/ou pigmentos refletentes. Esses dois tipos de pigmentos estão descritos no Pedido FR 0 209 246, cujo conteúdo está incorporado por referência ao presente pedido.
A composição pode compreender pigmentos refletentes, que podem ou não ser pigmentos goniocromáticos e que podem ou não ser pigmentos interferenciais.
Seu tamanho é compatível com a demonstração de uma reflexão espcular de luz visível (400-700 nm) de intensidade suficiente, levando em conta o brilho médio da composição, para criar um ponto de iluminação. Esse tamanho pode variar de acordo com a natureza químicas das partículas, sua forma e sua capacidade para a reflexão especular da luz visível.
As partículas refletentes vão apresentar de preferência uma dimensão de pelo menos 10 p,m, por exemplo, entre aproximadamente 20 |im eaproximadamente 50 um.
O termo "dimensão" indica a dimensão dada pela distribuição do tamanho de partícula estatística para a metade da população, indicada pela referência D50. O tamanho das partículas refletentes pode depender de sua condição de superfície. Quanto mais refletente for essa superfície, menor pode ser a priori a dimensão, e vice-versa.
As partículas refletentes utilizáveis na presente invenção possuem um brilho metálico ou branco, por exemplo, refletem a luz em todos os componentes da região visível sem absorver significativamente um ou mais comprimentos de ondas. A refletência espectral dessas partículas refletentes pode, por exemplo, ser superior a 70% dentro da faixa de 400-700 nm e mais preferencialmente ainda a pelo menos 80%, e mesmo 90% ou também 95%.
As partículas refletentes, independentemente de sua forma, podem ou não apresentar uma estrutura em multicamadas e, no caso de uma estrutura em multicamadas, podem apresentar, por exemplo, pelo menos uma camada de espessura uniforme, em particular de uma substância refletente, que reveste um substrato.
O substrato pode ser escolhido entre os vidros, as cerâmicas, a grafita, os óxidos de metal, as aluminas, as sílicas, os silicatos, em particular os aluminossilicatos e os borossilicatos, e a mica sintética. Essa lista não é limitativa.
A substância refletente pode compreender uma camada de um metal ou de um composto metálico.
A camada de metal ou de composto metálico pode ou não revestir completamente o substrato e a camada de metal pode estar pelo menos parcialmente recoberta com uma camada de outra substância, por exemplo, uma substância transparente. Pode ser preferível que a camada de metal ou de composto metálico revista completamente o substrato, direta ou indiretamente,o que significa com inserção de pelo menos um metal intermediário ou uma camada não metálica.
O metal pode ser escolhido, por exemplo, entre Ag, Au, Cu, Al, Ni, Sn, Mg, Cr, Mo, Ti, Pt, Va, Rb, W, Zn, Ge, Te, Se e suas ligas. Ag, Au, Al, Zn, Ni, Mo, Cr, Cu e suas ligas (por exemplo, bronzes e latões) são metais preferidos.
No caso particular de partículas que possuem um substrato revestido com prata ou com ouro, a camada metálica pode estar presente em um teor que representa, por exemplo, de 0,5 a 50% do peso total da partícula, e mesmo entre 1 e 20%.
Partículas de vidro recobertas com camada metálica estão descritas em particular nos documentos JP-A-09188830, JP-A-1018450, JP-A-10158541, JP-A-07258460 e JP-A-05017710.
Partículas que possuem um substrato de vidro revestidas com prata, na forma de plaquetas, são vendidas com o nome Microglass Metashire REFSX 2025 pela TOYAL. As partículas que possuem um substrato de vidro recoberto com uma liga níquel/cromo/molibdênio são vendidas com o nome Crystal Star GF 550 ou GF 2525 por essa mesma companhia.
As partículas refletentes, independentemente de sua forma, podem tabmém ser escolhidas entre as partículas que possuem um substrato sintético pelo menos parcialmente revestidos com pelo menos uma camada de pelo menos um composto metálico, em particular um oxido metálico, por exemplo escolhido entre os óxidos de titânio, em particular Ti02, os óxidos de ferro, em particular Fe2C>3, os óxidos de estanho, os óxidos de cromo, o sulfato de bário e os seguintes compostos: MgF2, CrF3, ZnS, ZnSe, Si02, AI2C*3, MgO, Y203, Se03, SiO, Hf02, Zr02, Ce02, Nb205, Ta205, MoS2 e suas misturas ou ligas.
Pode-se citar, como exemplos de tais partículas, por exemplo,partículas que compreendem um substrato de mica sintética revestida com dióxido de titânio ou partículas de vidro revestidas, de um lado, com oxido de ferro marrom ou, de outro lado, com oxido de titânio, com oxido de estanho ou com uma de suas misturas, como as vendidas sob a marca Reflecks® pela Engelhard.
Pigmentos da linha Metashine 1080R, vendidos pela Nippon Sheet Glass Co. Ltd., são também apropriados para a presente invenção. Esses pigmentos, mais particularmente descritos no Pedido de Patente JP 2001-11340, são lâminas de vidro C-Glass que compreendem 65 a 72% de Si02 que são recobertas com uma camada de oxido de titânio de tipo rutila (Ti02). Essas lâminas de vidro possuem uma espessura média de 1 mícron e um tamanho médio de 80 mícrons, ou seja, uma razão espessura média/ tamanho médio de 80. Eles apresentam brilhos azuis, verdes, amarelos ou prateados, dependendo da espessura da camada de TÍO2.
Pode-se também citar as partículas com uma dimensão entre 80 e 100 um que compreendem um substrato de mica sintética (fluoroflogopita) revestida com dióxido de titânio que representa 12% do peso total da partícula, partículas essas que são vendidas com o nome de Prominence pela Nihon Koken.
As partículas refletentes podem ser escolhidas entre as partículas formadas por uma pilha de pelo menos duas camadas que possuem índices de refração diferentes. Essas camadas podem ser de natureza polimérica ou metálica e podem em particular compreender pelo menos uma camada polimérica. Essas partículas estão descritas em particular em WO 99/36477, US 6 299 979 e US 6 387 498. Pode-se citar, a título de ilustração das substâncias que podem constituir as camadas múltiplas de uma estrutura multicamadas, sem que essa lista seja limitativa: o naftalato de polietileno (PEN) e seus isômeros, os poli(alquileno tereftalato)s e as poliimidas. Aspartículas refletentes que compreendem uma pilha de pelo menos duas camadas de polímeros são vendidos pela 3M com o nome Mirror Glitter. Essas partículas compreendem camadas de 2,6-PEN e de poli(metil metacrilato) em uma razão em peso de 80/20. Essas partículas estão descritas na Patente US 5 825 643.
A composição pode compreender um ou mais pigmentos goniocromáticos.
O agente corante goniocromático pode ser escolhido, por exemplo, entre as estruturas interferenciais multicamadas e os agentes corantes de cristal líquido.
No caso de uma estrutura multicamadas, ela pode compreender, por exemplo, pelo menos duas camadas, e cada camada, independentemente ou não da(s) outra(s) camada(s), é produzida, por exemplo, a partir de pelo menos uma substância escolhida no grupo constituído pelas seguintes substâncias: MgF2, CeF3, ZnS, ZnSe, Si, Si02, Ge, Te, Fe203, Pt, Va, Al203, MgO, Y203, S203, SiO, Hf02, Zr02, Ce02, Nb205, Ta205, Ti02, Ag, Al, Au, Cu, Rb, Ti, Ta, W, Zn, MoS2, criolita, ligas, polímeros e suas combinações.
A estrutura multicamadas pode ou não apresentar, em relação a uma camada central, uma simetria no que diz respeito à natureza química das camadas empilhadas.
Exemplos de estruturas interferenciais multicamadas siméticas que podem ser utilizados são, por exemplo, as seguintes estruturas: Al/Si02/Al/Si02/Al, e pigmentos que possuem essa são vendidos pela DuPont de Nemours; Cr/MgF2/AI/MgF2/Cr, pigmentos que possuem essa estrutura são vendidos com o nome Chromaflair pela Flex; MoS2/Si02/ AI/Si02/MoS2; Fe2O3/Si02/AI/Si02/Fe203 e Fe203/Si02/
Fe203/Si02/Fe203, pigmentos que possuem essas estruturas são vendidos com o nome Sicopearl pela BASF; MoS2/Si02/mica-oxide/Si02/MoS2;Fe203/Si02/mica-oxide/Si02/Fe203; Ti02/ Si02/Ti02 e T1O2/AI2O3/TÍO2; SnO/Ti02/Si02/Ti02/SnO; Fe203/Si02/Fe203; SnO/mica/Ti02/Si02/Ti02/mica/SnO, pigmentos que possuem essas estruturas são vendidos com o nome Xirona pela Merck (Darmstadt). A título de exemplo, esses pigmentos podem ser pigmentos com uma estrutura sílica / oxido de titânio / oxido de zinco vendidos com o nome Xirona Magic pela Merck, pigmentos com uma estrutura sílica / oxido de ferro marrom vendidos com o nome Xirona Indian Summer pela Merck e pigmentos com uma estrutura sílica / oxido de tióxido de titânio / mica / oxido de estanho vendido com o nome Xirona Caribbean Blue pela Merck. Pode-se também citar os pigmentos Infinite Colors da Shiseido. Diferentes efeitos são obtidos de acordo com a espessura e a natureza das diversas camadas. Assim, com a estrutura Fe203/Si02/AI/Si02/Fe203l a cor muda de um verde-dourado para vermelho-acinzentato para as camadas Si02 de 320 a 350 nm; de vermelho para dourado para as camadas Si02 de 380 a 400 nm; de púrpura para verde para as camadas Si02 de 410 a 420 nm; de cobre para vermelho para as camadas Si02 de 430 a 440 nm.
Pode-se utilizar os agentes corantes goniocromáticos que possuem uma estrutura multicamadas que possuem uma alterância decamadas de polímeros, por exemplo de tipo naftalato de polietileno e tereftalato de polietileno. Esses agentes estão descritos em particular em WO-A-96/19347 e WO-A-99/36478.
Pode-se citar, como exemplos de pigmentos que possuem uma estrutura multicamadas polimérica os que são vendidos pela 3M com o nome Color Glitter.
Os agentes corantes de cristal líquido compreendem, por exemplo, éteres de silicone ou de celulose nos quais são enxertados grupos mesomórficos.Pode-se usar, como partículas goniocromáticos de cristal líquido, por exemplo as que são vendidas pela Chenix e as que são vendidas com o nome Helicone® HC pela Wacker.
As composições de acordo com a presente invenção podem ser fornecidas em qualquer forma aceitável e clássica para uma composição cosmética.
Um técnico no assunto pode escolher a forma de formulação apropriada, e seu método de preparação, com base em seus conhecimentos gerais, levando em conta, de um lado, a natureza dos componentes utilizados, em particular sua solubilidade no suporte, e, de outro lado, a aplicação considerada para a composição.
Outro objeto da presente invenção é o uso de um policondensado e de um éster ramificado tal como definido acima para maquilar os lábios a fim de melhorar a permanência da cor.
As composições de acordo com a presente invenção podem ser usadas para o cuidado ou para a maquilagem das matérias queratínicas, tais como o cabelo, a pele, os cílios, as sobrancelhas, as unhas, os lábios ou o couro cabeludo, e mais particularmente para maquilar os lábios, os cílios e/ou o rosto.
Elas são podem assim ser fornecidas na forma de um produto para o cuidado e/ou a maquilagem da pele do corpo ou do rosto, dos lábios, dos cílios, das sobranchelhas, do cabelo, do couro cabeludo ou das unhas; de um produto anti-solar ou autobronzeante; de um produto capilar, em particular para a coloração, o condicionamento e/ou o cuidado dos cabelos; elas podem vantajosamente ser fornecidas na forma de uma máscara, de um batom para os lábios, de um brilho para os lábios, de um pó facial, de uma sombra ou de uma base.
Outro objeto da presente invenção é um método para otratamento cosmético das matérias queratínicas, em particular da pele do corpo ou do rosto, dos lábios, das unhas, dos cabelos e/ou dos cílios, que consiste na aplicação, sobre as referidas matérias, de uma composição cosmética tal como definida acima.
Esse método de acordo com a presente invenção permite em particular cuidar ou maquilar os lábios pela aplicação de uma composição de brilho ou de batom de acordo com a presente invenção.
Outro objeto da presente invenção é uma associação cosmética que compreende:
- um recipiente que delimita pelo menos um compartimento, compartimento esse que é fechado por um elemento de fechamento; e
- uma composição tal como descrita acima colocada no interior do referido compartimento.
O recipiente pode ter qualquer forma apropriada. Ele pode estar em particular na forma de um pote, uma caixa, uma lata ou um estojo.
O elemento de fechamento pode estar na forma de uma rolha amovível, ou de uma cobertura ou de um lacre, em particular do tipo que compreende um corpo fixado no recipiente e uma tampa articulada no corpo.
O aplicador pode estar na forma de uma almofada de espuma ou elastômero, ou de uma caneta com ponta de feltro ou de uma espátula. O aplicador pode ser solto (almofada de pó ou esponja) ou totalmente preso em uma haste portada pelo elemento de fechamento, tal como descrita, por exemplo, na Patente US 5 492 426. Esse aplicador pode estar inteiramente preso ao recipiente, tal como descrito, por exemplo, na Patente FR 2 761 959.
O elemento de fechamento pode estar acoplado ao recipiente por parafusação. Ou ainda, o acopalmento entre o elemento de fechamento e o recipiente, em vez de ser realizado por parafusação, é feito por um mecanismo encaixe, aperto, solda ou ligação adesiva, ou por atração magética. O termo"encaixe" indica em particular qualquer sistema que envolva a ultrapassagem de uma fileira ou tira de material por deformação elástica de uma porção, em particular do elemento de fechamento, e depois pelo retorno da referida porção à posição sem tensão depois que a fileira ou tira foi ultrapassada.
O recipiente pode ser feito pelo menos parcialmente de um material termoplástico. Pode-se citar, como exemplos de materiais termoplásticos, o polipropileno ou o polietileno.
De modo alternativo, o recipiente pode ser feito de um material não-termoplástico, em particular de vidro ou metal (liga).
O recipiente pode ter paredes rígidas ou paredes deformáveis, em particular na forma de um tubo ou de um frasco-tubo.
O recipiente pode compreender meios para provocar ou facilitar a distribuição da composição. Em particular, quando o produto estiver na forma de um bastão, ele pode ser conduzido por um mecanismo de pistão. Ainda no caso de um bastão, em particular de um produto de maquilagem (batom para os lábios, base para a pele, e similares), o recipiente pode compreender um mecanismo, em particular um sistema de cremalheira e pinhão ou um mecanismo com uma haste de parafuso ou um mecanismo com uma ranhura helicoidal, capaz de mover o bastão na direção da referida abertura. Esse mecanismo está descrito, por exemplo, na Patente FR 2 806 273 ou na Patente FR 2 775 566. Um mecanismo como esse para um produto líquido está descrito na Patente FR 2 727 609.
A presente invenção é ilustrada mais detalhadamente nos exemplos a seguir:
Método de Medida da Viscosidade
A viscosidade a 80°C ou a 110°C do polímero é medida com um viscosímetro com cone plano de tipo Brookfield CAP 1000+.
O cone-plano apropriado é determinado pelo técnico no assunto,com base em seus conhecimentos, em particular:
- entre 50 e 500 mPa.s, pode-se usar um cone 02
- entre 500 e 1000 mPa.s: cone 03
- entre 1000 e 4000 mPa.s: cone 05
- entre 4000 e 10000 mPa.s: cone 06
Exemplo 1
Síntese de Pentaeritritil Benzoato/Isoftalato/Isoestearato
20 g de ácido benzóico, 280 g de ácido isoesteárico e 100 g de pentaeritritol são carregados em um reator dotado de um agitador mecânico, uma entrada de argônio e um sistema de destilação e, em seguida, a mistura é gradualmente aquecida, sob uma corrente ligeira de argônio, a 110-130°C a fim de obter uma solução homogênea. A temperatura é depois gradualmente aumentada até 180°C e essa temperatura é mantida por aproximadamente 2 horas. A temperatura é novamente aumentada até 220°C e essa temperatura é mantida até que um índice de ácido inferior ou igual a 1 seja obtido, o que leva aproximadamente 11 horas. A mistura é resfriada a uma temperatura entre 100 e 130°C, e, em seguida, 100 g de ácido isoftálico são introduzidos e a mistura é novamente aquecida até 220°C por aproximadamente 11 horas.
São assim obtidos 405 g de policondensado pentaeritritil benzoato/isoftalato/isoestearato na forma de um óleo muito espesso.
O policondensado apresenta as seguintes características:
- solúvel a 50% em peso, a 25°C, no Parleam
- índice de ácido = 3,7
- índice de hidroxila = 72
- Mw = 59 400
- tlno-c = 1510 mPa-s
- relação entre o número de rnols de ácido monocarboxílico aromático para o número de rnols de ácido monocarboxílico ramificado nãoaromático: 0,16.
Exemplo 2
SÍNTESE DE PENTAERITRITIL BENZOATO/ISOFTALATO/ISOESTEARATO
35 g de ácido benzóico, 270 g de ácido isoesteárico e 80 g de pentaeritritol são carregados em um reator dotado de um agitador mecânico, uma entrada de argônio e um sistema de destilação e, em seguida, a mistura é gradualmente aquecida, sob uma corrente ligeira de argônio, a 110-130°C a fim de obter uma solução homogênea. A temperatura é depois gradualmente aumentada até 180°C e essa temperatura é mantida por aproximadamente 2 horas. A temperatura é novamente aumentada até 220°C e essa temperatura é mantida até que um índice de ácido inferior ou igual a 1 seja obtido, o que leva aproximadamente 11 horas. A mistura é resfriada a uma temperatura entre 100 e 130°C, e, em seguida, 65 g de ácido isoftálico são introduzidos e a mistura é novamente aquecida até 220°C por aproximadamente 5 horas.
São assim obtidos 380 g de policondensado pentaeritritil benzoato/isoftalato/isoestearato na forma de um óleo.
O policondensado apresenta as seguintes características:
- solúvel a 50% em peso, a 25°C, no Parleam
- índice de ácido = 5,5
- índice de hidroxila = 103
- Mw = 7200
- Wc = 700 mPa-s
- relação entre o número de rnols de ácido monocarboxílico aromático para o número de rnols de ácido monocarboxílico ramificado não aromático: 0,30.
Exemplo 3
Síntese de Pentaeritritil Benzoato/Isoftalato/Estearato
10 g de ácido benzóico, 370 g de ácido esteárico e 95 g depentaeritritol são carregados em um reator dotado de um agitador mecânico, uma entrada de argônio e um sistema de destilação e, em seguida, a mistura é gradualmente aquecida, sob uma corrente ligeira de argônio, a 110-130°C a fim de obter uma solução homogênea. A temperatura é depois gradualmente aumentada até 180°C e essa temperatura é mantida por aproximadamente 2 horas. A temperatura é novamente aumentada até 220°C e essa temperatura é mantida até que um índice de ácido inferior ou igual a 1 seja obtido, o que leva aproximadamente 11 horas.
A mistura é resfriada a uma temperatura entre 100 e 130°C, e, em seguida, 90 g de ácido isoftálico são introduzidos e a mistura é novamente aquecida até 220°C por aproximadamente 11 horas.
São assim obtidos 430 g de policondensado pentaeritritil benzoato/isoftalato/estearato na forma de um óleo muito espesso.
O policondensado apresenta as seguintes características:
- solúvel a 50% em peso, a 70°C, no Parleam
- índice de ácido = 10,8
- Mw = 8800
- rçscrc = 360 mPa-s
Exemplos A a R
° De modo semelhante aos exemplos anteriores, foram preparadosos seguintes policondensados (as % estão em peso):
<table>table see original document page 55</column></row><table><table>table see original document page 56</column></row><table>Continuação
<table>table see original document page 57</column></row><table>
* "a 25°C" indica que o polímero é solúvel a 50% em peso, a 25°C, no Parleam; "a 70°C" indica que o polímero é solúvel a 50 % em peso, a 70°C, no Parleam** Pripol 1009 da Uniqema: dímero de ácido oléico. Exemplo 4
Síntese de Pentaeritritil Benzoato/Isoftalato/Isoestearato/Estearato
20 g de ácido benzóico, 210 g de ácido esteárico, 70 g de ácido isoesteárico e 100 g de pentaeritritol são carregados em um reator dotado de um agitador mecânico, uma entrada de argônio e um sistema de destilação e, em seguida, a mistura é gradualmente aquecida, sob uma corrente ligeira de argônio, a 110-130°C a fim de obter uma solução homogênea. A temperatura é depois gradualmente aumentada até 180°C e essa temperatura é mantida por aproximadamente 2 horas. A temperatura é novamente aumentada até 220°C e essa temperatura é mantida até que um índice de ácido inferior ou igual a 1 seja obtido, o que leva aproximadamente 11 horas. A mistura é resfriada a uma temperatura entre 100 e 130°C, e, em seguida, 100 g de ácido isoftálico são introduzidos e a mistura é novamente aquecida até 220°C por aproximadamente 11 horas.
São assim obtidos 450 g de policondensado pentaeritritil benzoato/isoftalato/isoestearato/estearato na forma de um óleo muito espesso. O policondensado apresenta as seguintes características:
- solúvel a 50% em peso, a 70°C, no Parleam
- índice de ácido = 7,1
- iiiio*c = 850 mPa-s
- Mw = 28 500
- relação entre o número de rnols de ácido monocarboxílico aromático para o número de rnols de ácidos monocarboxílicos não aromáticos: 0,166.
Exemplo 5
Síntese de Pentaeritritil Beenato/Benzoato/Isoftalato/Isoestearato
20 g de ácido benzóico, 140 g de ácido beênico, 140 g de ácido isoesteárico e 100 g de pentaeritritol são carregados em um reator dotado deum agitador mecânico, uma entrada de argônio e um sistema de destilação e, em seguida, a mistura é gradualmente aquecida, sob uma corrente ligeira de argônio, a 110-130°C a fim de obter uma solução homogênea. A temperatura é depois gradualmente aumentada até 180°C e essa temperatura é mantida por aproximadamente 2 horas. A temperatura é novamente aumentada até 220°C e essa temperatura é mantida até que um índice de ácido inferior ou igual a 1 seja obtido, o que leva aproximadamente 11 horas. A mistura é resfriada a uma temperatura entre 100 e 130°C, e, em seguida, 100 g de ácido isoftálico são introduzidos e a mistura é novamente aquecida até 220°C por aproximadamente 11 horas.
São assim obtidos 440 g de policondensado pentaeritritil beenato/benzoato/isoftalato/isoestearato na forma de um óleo muito espesso. O policondensado apresenta as seguintes características:
- solúvel a 50% em peso, a 70°C, no Parleam
- índice de ácido = 4,2
- Tino-c = 2050 mPa-s
- relação entre o número de rnols de ácido monocarboxílico aromático para o número de rnols de ácidos monocarboxílicos não aromáticos: 0,181.
Exemplos A a J
De modo semelhante aos exemplos anteriores, foram preparados os seguintes policondensados (as % estão em peso):_
Continuação
<table>table see original document page 59</column></row><table><table>table see original document page 60</column></row><table>* "a 25°C indica que o polímero é solúvel a 50% em peso, a 25°C, no Parleam; "a 70°C" indica que o polímero é solúvel a 50% em peso, a 70°C, no Parleam.
Exemplo 6
Síntese de Pentaeritritil Benzoato/Isoftalato/Laurato/PDMS
150 g de ácido benzóico, 165 g de ácido láurico e 110 g de pentaeritritol são carregados em um reator dotado de um agitador mecânico, uma entrada de argônio e um sistema de destilação e, em seguida, a mistura é gradualmente aquecida, sob uma corrente ligeira de argônio, a 110-130°C a fim de obter uma solução homogênea. A temperatura é depois gradualmente aumentada até 180°C e essa temperatura é mantida por aproximadamente 2 horas. A temperatura é novamente aumentada até 220°C e essa temperatura é mantida até que um índice de ácido inferior ou igual a 1 seja obtido, o que leva aproximadamente 15 horas. A mistura é resfriada a uma temperatura entre 100 e 130°C, 90 g de ácido isoftálico e 50 g de a,co-diidroxisilicone X22-160AS da Shin-Etsu são, em seguida, introduzidos e a mistura é novamente aquecida até 220°C por aproximadamente 11 horas.
São assim obtidos 510 g de policondensado pentaeritritil benzoato/isoftalato/laurato/ PDMS na forma de um óleo espesso que solidifica à temperatura ambiente.
O policondensado apresenta as seguintes características:
- índice de ácido = 28,7
- índice de hidroxila = 85
- tiho-c = 2.1 poises (i.e. 210 mPa-s)
- relação entre o número de rnols de ácido monocarboxílico aromático para o número de rnols de ácido monocarboxílico ramificado não aromático: 1,49.
500 g de policondensado obtido acima são retirados e aquecidosa 70°C, 215 g de acetato de etila são introduzidos lentamente sob agitação e, em seguida, a clarificação é realizada por filtração em condições de calor através de um funil N° 2 de vidro sinterizado. Após resfriamento à temperatura ambiente, são obtidos 705 g de uma solução a 70% de policondensado em acetato de etila, e essa solução tem a forma um líquido viscoso amarelo pálido que possui uma viscosidade a 25°C de aproximadamente 165 centipoises (mPa-s).
Exemplo 7
SÍNTESE DE PENTAERITRITIL BeNZOATO/ISOFTALATO/LAURATO
165 g de ácido benzóico, 160 g de ácido láurico e 120 g depentaeritritol são carregados em um reator dotado de um agitador mecânico, uma entrada de argônio e um sistema de destilação e, em seguida, a mistura é gradualmente aquecida, sob uma corrente ligeira de argônio, a 110-130°C a fim de obter uma solução homogênea. A temperatura é depois gradualmente aumentada até 180°C e essa temperatura é mantida por aproximadamente 2 horas. A temperatura é novamente aumentada até 220°C e essa temperatura é mantida até que um índice de ácido inferior ou igual a 1 seja obtido, o que leva aproximadamente 15 horas. A mistura é resfriada a uma temperatura entre 100 e 1 30°C, 100 g de ácido isoftálico s ão, em seguida, i ntroduzidos e amistura é novamente aquecida até 220°C por aproximadamente 12 horas.
São assim obtidos 510 g de policondensado pentaeritritil benzoato/isoftalato/laurato na forma de um óleo espesso que solidifica à temperatura ambiente.
O policondensado apresenta as seguintes características:
- índice de ácido = 20,4
- índice de hidroxila = 66
- tiiio°c = 4.7 poises, ou seja, 470 mPas)
- relação entre o número de rnols de ácido monocarboxílicoaromático para o número de rnols de ácido monocarboxílico ramificado não aromático: 1,69.
500 g de policondensado obtido acima são retirados e aquecidos a 70°C, 215 g de acetato de etila são lentamente introduzidos sob agitação e, em seguida, a clarificação é realizada em condições de calor através de um funil No. 2 de vidro sinterizado. Após resfriamento à temperatura ambiente, são obtidos 700 g de uma solução a 70% de policondensado em acetato de etila, e a solução tem a forma de um líquido viscoso amarelo pálido que possui uma viscosidade a 25°C de aproximadamente 310 centipoises (mPa-s).
Exemplo 8
Síntese de Pentaeritritil Benzoato/Ftalato/Laurato 185 g de ácido benzóico, 174g de ácido láurico e 114.6g de pentaeritritol são carregados em um reator dotado de um agitador mecânico, uma entrada de argônio e um sistema de destilação e, em seguida, a mistura é gradualmente aquecida, sob uma corrente ligeira de argônio, a 110-130°C a fim de obter uma solução homogênea. A temperatura é depois gradualmente aumentada até 180°C e essa temperatura é mantida por aproximadamente 2 horas. A temperatura é novamente aumentada até 220°C e essa temperatura é mantida até que um índice de ácido inferior ou igual a 1 seja obtido, o que leva aproximadamente 18 horas. A mistura é resfriada a uma temperatura entre 100 e 130°C, 80 g de anidrido ftálico são, em seguida, introduzidos e a mistura é novamente aquecida até 220°C por aproximadamente 8 horas.
São adicionados 15 g de pentaeritritol e a mistura é mantida a 220°C durante 8 horas. São assim obtidos 512 g de policondensado pentaeritritil benzoato/phthalate/laurato na forma de um óleo espesso que solidifica à temperatura ambiente.
O policondensado apresenta as seguintes características: - índice de ácido = 13,0- índice de hidroxila = 60
- n 110°c = 0.9 poises (ou seja, 90 mPa-s)
- relação entre o número de mois de ácido monocarboxílicoaromatico para o número de mois de ácido monocarboxílico ramificado nãoaromatico: 1,74.
Exemplo 9 de um Bastão ou Batom para os Lábios
<table>table see original document page 64</column></row><table>

Claims (26)

1. COMPOSIÇÃO COSMÉTICA, que compreende:- entre 0,1 e 70% em peso, em relação ao peso da composiçãocosmética, de pelo menos um poliéster capaz de ser obtido por reação:- de pelo menos um poliol que compreende 3 a 6 grupos hidroxila;- de pelo menos um ácido monocarboxílico ramificado não aromático;- de pelo menos um ácido monocarboxílico aromático;- de pelo menos um ácido policarboxílico que compreendepelo menos 2 grupos carboxila COOH e/ou um anidrido cíclico desse ácidopolicarboxílico,- de 1 a 90% em peso, em relação ao peso da composição, depelo menos um composto hidrocarbonado, diferente do referido poliéster.
2. COMPOSIÇÃO, de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato do poliéster poder ser obtido por reação:- de 10 a 30% em peso, em relação ao peso total do poliéster, depelo menos um poliol que compreende 3 a 6 grupos hidroxila;- de 30 a 80% em peso, em relação ao peso total do poliéster, depelo menos um ácido monocarboxílico ramificado não-aromático saturado ouinsaturado e linear, ramificado e/ou cíclico que compreende 6 a 32 átomos decarbono;- de 0,1 a 10% em peso, em relação ao peso total do poliéster, depelo menos um ácido monocarboxílico aromático que compreende 7 a 11átomos de carbono, opcionalmente ainda substituído por 1 a 3 radicais alquilasaturados ou insaturados e lineares, ramificados e/ou cíclicos quecompreendem 1 a 32 átomos de carbono;- de 5 a 40% em peso, em relação ao peso total do poliéster, depelo menos um ácido policarboxílico saturado ou insaturado, e mesmoaromático, e linear, ramificado e/ou cíclico que compreende pelo menos 2grupos carboxila COOH, em particular 2 a 4 grupos COOH, e/ou um anidridocíclico desse ácido policarboxílico.
3. COMPOSIÇÃO, de acordo com uma das reivindicaçõesanteriores, na qual o poliol é um composto hidrocarbonado linear ou ramificadoque compreende 3 a 18 átomos de carbono, em particular 3 a 12, e depreferência 4 a 10 átomos de carbono, e 3 a 6 grupos hidroxila (OH).
4. COMPOSIÇÃO, de acordo com uma das reivindicaçõesanteriores, na qual o poliol é escolhido entre glicerol, pentaeritritol, diglicerol,sorbitol e suas misturas e mais preferencialmente ainda é o pentaeritritol.
5. COMPOSIÇÃO, de acordo com uma das reivindicaçõesanteriores, na qual o ácido monocarboxílico ramificado não-aromático é defórmula RCOOH, na qual R é um radical hidrocarbonado saturado ou insaturado e/ou linear, ramificado e/ou cíclico que compreende 5 a 31 átomosde carbono, em particular 7 a 27 átomos de carbono, e mais preferencialmenteainda 9 a 23 átomos de carbono, e mais particularmente 11 a 19 átomos decarbono.
6. COMPOSIÇÃO, de acordo com uma das reivindicações anteriores, na qual o ácido monocarboxílico ramificado não aromático éescolhido entre o ácido 2-etil-hexanóico, o ácido isooctanóico, o ácido láurico, oácido mirístico, o ácido iso-heptanóico, o ácido isononanóico, o ácidononanóico, o ácido palmítico, o ácido isoesteárico, o ácido esteárico, o ácidobeênico e suas misturas e mais preferencialmente ainda o ácido isoesteárico sozinho ou o ácido esteárico sozinho.
7. COMPOSIÇÃO, de acordo com uma das reivindicaçõesanteriores, na qual o ácido monocarboxílico ramificado não aromático ou amistura dos referidos ácidos representa 40 a 75% em peso, e mesmo 45 a 70%em peso e mais preferencialmente ainda 50 a 65% em peso do peso final dopoliéster final.
8. COMPOSIÇÃO, de acordo com uma das reivindicaçõesanteriores, na qual o ácido monocarboxílico aromático é de fórmula R'COOH,na qual R' é um radical hidrocarbonado aromático que compreende 6 a 10átomos de carbono, e em particular os radicais benzóico e naftóico; é possívelque o referido radical R' seja ainda substituído por 1 a 3 radicais alquilas,saturados ou insaturados, lineares, ramificados e/ou cíclicos, quecompreendem 1 a 32 átomos de carbono, em particular 2 a 12, e maisparticularmente 3 a 8 átomos de carbono, e escolhidos em particular entremetila, etila, propila, isopropila, butila, isobutila, terc-butila, pentila, isopentila,neopentila, ciclopentila, hexila, ciclo-hexila, heptila, iso-heptila, octila ouisooctila.
9. COMPOSIÇÃO, de acordo com uma das reivindicaçõesanteriores, na qual o ácido monocarboxílico aromático é escolhido entre o ácidobenzóico, o ácido 4-terc-butil-benzóico, o ácido o-toluico, o ácido m-toluico ou oácido 1-naftóico, sozinhos ou em misturas; e mais preferencialmente ainda oácido benzóico sozinho.
10. COMPOSIÇÃO, de acordo com uma das anteriores, noaqual o ácido monocarboxílico aromático ou a mistura dos referidos ácidosrepresenta 0,5 a 9,95% em peso, e mais preferencialmente ainda 1 a 9,5% empeso, e mesmo 1,5 a 8% em peso, do peso total do poliéster final.
11. COMPOSIÇÃO, de acordo com uma das reivindicaçõesanteriores, na qual o ácido policarboxílico é escolhido entre os ácidospolicarboxílicos saturados ou insaturados, e mesmo aromáticos, e lineares,ramificados e/ou cíclicos que compreendem 2 a 50, em particular 2 a 40,átomos de carbono, especialmente 3 a 36, e mesmo 3 a 18 e maispreferencialmente ainda 4 a 12 átomos de carbono, e mais particularmente 4 a-10 átomos de carbono, e o referido ácido compreende pelo menos dois gruposcarboxila CoOH, de preferência de 2 a 4 grupos COOH.
12. COMPOSIÇÃO, de acordo com a reivindicação 18, na qualo referido ácido policarboxílico é aromático e compreende 8 a 12 átomos decarbono.
13. COMPOSIÇÃO, de acordo com uma das reivindicaçõesanteriores, na qual o ácido policarboxílico ou seu anidrido é escolhido entre oácido adípico, o anidrido ftálico e/ou o ácido isoftálico e mais preferencialmenteainda o ácido isoftálico sozinho.
14. COMPOSIÇÃO, de acordo com uma das reivindicaçõesanteriores, na qual o ácido policarboxílico e/ou seu anidrido cíclico representa-10 a 30% em peso e mais preferencialmente ainda 14 a 25% do peso total dopoliéster.
15. COMPOSIÇÃO, de acordo com uma das reivindicaçõesanteriores, na qual o ácido monocarboxílico ramificado não aromático nãocompreende um grupo OH livre.
16. COMPOSIÇÃO, de acordo com uma das reivindicaçõesanteriores, na qual a relação do número de rnols do ácido monocarboxílicoaromático para o número de rnols do ácido monocarboxílico não aromáticositua-se entre 0,08 e 0,70, em particular entre 0,10 e 0,60, e mesmo entre 0,12e 0,40.
17. COMPOSIÇÃO, de acordo com uma das reivindicaçõesanteriores, na qual o poliéster pode ser obtido por reação:- de pelo menos um poliol escolhido, sozinho ou como mistura,entre o glicerol, o pentaeritritol, o sorbitol e suas misturas; presente em umaquantidade de 10 a 30% em peso, em particular 12 a 25% em peso e maispreferencialmente ainda 14 a 22% em peso, em relação ao peso total dopoliéster final;- de pelo menos um ácido monocarboxílico ramificado nãoaromático escolhido, sozinho ou como mistura, entre o ácido 2-etil-hexanóico, oácido isooctanóico, o ácido láurico, o ácido palmítico, o ácido isoesteárico, oácido isononanóico, o ácido esteárico, o ácido beênico e suas misturas;presente em uma quantidade de 30 a 80% em peso, em particular 40 a 75%em peso e mais preferencialmente ainda 45 a 70% em peso, em relação aopeso total do poliéster final;- de pelo menos um ácido monocarboxílico aromático escolhido,sozinho ou como mistura, entre o ácido benzóico, o ácido o-toluico, o ácido m- toluico ou o ácido 1-naftóico; presente em uma quantidade de 0,1 a 10% empeso, em particular 1 a 9,5% em peso, e mesmo entre 1,5 a 8% em peso, emrelação ao peso total do poliéster final; e- de pelo menos um ácido policarboxílico ou um de seus anidridosescolhido, sozinho ou como mistura, entre o anidrido ftálico e o ácido isoftálico;presente em uma quantidade de 5 a 40% em peso, em particular 10 a 30% empeso, e mais preferencialmente ainda 14 a 25% em peso, em relação ao pesototal do poliéster final.
18. COMPOSIÇÃO, de acordo com uma das reivindicaçõesanteriores, na qual o poliéster está presente em uma quantidade entre 1 e 50%em peso, em particular entre 10 e 45% em peso, mais preferencialmente entre-20 e 40% em peso e mais preferencialmente ainda entre 25 e 35% em peso,em relação ao peso da composição.
19. COMPOSIÇÃO, de acordo com uma das reivindicaçõesanteriores, que é fornecida na forma de uma máscara, de um batom para os lábios, de um brilho para os lábios, de um pó facial, de uma sombra ou de umabase para a pele.
20. COMPOSIÇÃO, de acordo com uma das reivindicaçõesanteriores, que é fornecida na forma de um bastão.
21. COMPOSIÇÃO, de acordo com uma das reivindicaçõesanteriores, tal que o composto hidrocarbonado ramificado compreende pelomenos uma ramificação alquila que compreende de preferência de 8 a 18átomos de carbono, e mais preferencialmente de 12 a 16 átomos de carbono.
22. COMPOSIÇÃO, de acordo uma das reivindicaçõesanteriores, tal que o composto hidrocarbonado ramificado é um éster.
23. COMPOSIÇÃO, de acordo com uma das reivindicaçõesanteriores, tal que o composto hidrocarbonado ramificado possui um ponto defusão superior à temperatura do substrato queratínico destinado a receber areferida composição, em particular a pele ou os lábios, de preferência um pontode fusão entre 20 e 50°C, em particular entre 23 e 43°C.
24. COMPOSIÇÃO, de acordo com uma das reivindicaçõesanteriores, na qual o composto hidrocarbonado ramificado é escolhido entre oslauratos de polivinila, os ésteres de pentaeritritol e de ácidos graxos, os copolímeros de vinilpirrolidona ou os (met)acrilatos de alquila saturados com ogrupo alquila com C14-C24.
25. COMPOSIÇÃO, de acordo com uma das reivindicaçõesanteriores, na qual o composto hidrocarbonado ramificado representa de 5 a75% em peso, em particular de 10 a 60% em peso, e mesmo entre 25 a 55% em peso, do peso total da composição.
26. COMPOSIÇÃO COSMÉTICA, que compreende:- um ácido benzóico / polímero ácido isoftálico / ácido isoesteárico/ pentaeritritol, e- laurato de polivinila.
BRPI0802480 2008-07-24 2008-07-24 composiÇÕes cosmÉticas BRPI0802480A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0802480 BRPI0802480A2 (pt) 2008-07-24 2008-07-24 composiÇÕes cosmÉticas

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0802480 BRPI0802480A2 (pt) 2008-07-24 2008-07-24 composiÇÕes cosmÉticas

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0802480A2 true BRPI0802480A2 (pt) 2010-03-23

Family

ID=42036047

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0802480 BRPI0802480A2 (pt) 2008-07-24 2008-07-24 composiÇÕes cosmÉticas

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0802480A2 (pt)

Cited By (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US10370514B2 (en) 2014-06-23 2019-08-06 Southwire Company, Llc UV-resistant superhydrophobic coating compositions
US10889727B1 (en) 2018-06-14 2021-01-12 Southwire Company, Llc Electrical cable with improved installation and durability performance

Cited By (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US10370514B2 (en) 2014-06-23 2019-08-06 Southwire Company, Llc UV-resistant superhydrophobic coating compositions
US11001696B2 (en) 2014-06-23 2021-05-11 Southwire Company, Llc UV-resistant superhydrophobic coating compositions
US10889727B1 (en) 2018-06-14 2021-01-12 Southwire Company, Llc Electrical cable with improved installation and durability performance

Similar Documents

Publication Publication Date Title
KR101108900B1 (ko) 폴리에스테르 및 분지형 탄화수소 화합물을 포함하는 미용조성물
KR101088336B1 (ko) 폴리에스테르를 포함하는 고체 화장 조성물
RU2608935C2 (ru) ЖИДКАЯ КОСМЕТИЧЕСКАЯ КОМПОЗИЦИЯ, СОДЕРЖАЩАЯ МАСЛО, ЧАСТИЦЫ ГИДРОФОБНОГО АЭРОГЕЛЯ ДИОКСИДА КРЕМНИЯ И ВОСК С ТОЧКОЙ ПЛАВЛЕНИЯ, ПРЕВЫШАЮЩЕЙ 60оC
US20070134192A1 (en) Two-coat cosmetic product comprising an ester of dimerdilinoleic acid and of polyol(s)
US20090202461A1 (en) Anhydrous cosmetic composition comprising a crosslinked polyrotaxane and an oil
US8734765B2 (en) Compositions based on polyester in an oily phase and uses thereof
WO2015014789A1 (en) Anhydrous cosmetic composition comprising alkylcellulose, at least one branched dextrin ester and at least one fatty alcohol
WO2007066309A2 (en) Cosmetic composition comprising an ester of dimerdilinoleic acid and of polyol(s) and a semi-crystalline polymer
KR101024236B1 (ko) 2개의 폴리에스테르를 포함하는 화장 조성물
KR20160035602A (ko) 탄화수소계 수지, 탄화수소계 블록 공중합체, 비휘발성 무극성 탄화수소계 오일 및 비휘발성 실리콘 오일을 포함하는 고체 화장료 조성물
JP2008127389A (ja) 被覆化粧品組成物
BRPI0802480A2 (pt) composiÇÕes cosmÉticas
FR2917616A1 (fr) Composition cosmetique comprenant un polyester, une huile volatile et un polyamide silicone.
JP2018172325A (ja) 口唇化粧料
WO2004041150A2 (en) Composition containing a semi-crystalline polymer and a polyester oil
FR2943251A1 (fr) Composition cosmetique comprenant un polyester et un polymere semi-cristallin
WO2009081351A2 (en) Makeup beads and corresponding method of making up
WO2009147088A1 (en) Compositions containing a polyester and a colorant and uses thereof
FR2894469A1 (fr) Produit cosmetique bicouche comprenant un ester d&#39;acide dimerdilinoleique et de polyol(s)
FR2917617A1 (fr) Composition cosmetique transparente comprenant un polyester, et un agent gelifiant.
WO2011121527A2 (en) Polyester-based cosmetic composition

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: AS CLASSIFICACOES ANTERIORES ERAM: A61K 8/86 , A61Q 1/04

Ipc: A61K 8/85 (2006.01), A61Q 1/04 (2006.01)

B07A Technical examination (opinion): publication of technical examination (opinion)
B09B Decision: refusal

Free format text: INDEFIRO O PEDIDO DE ACORDO COM O ART. 8O COMBINADO COM ART. 13 E ART. 25 DA LPI

B09B Decision: refusal

Free format text: MANTIDO O INDEFERIMENTO UMA VEZ QUE NAO FOI APRESENTADO RECURSO DENTRO DO PRAZO LEGAL.