BRPI0802250A2 - faca giratória para cobertura de solos - Google Patents

faca giratória para cobertura de solos Download PDF

Info

Publication number
BRPI0802250A2
BRPI0802250A2 BRPI0802250A BRPI0802250A2 BR PI0802250 A2 BRPI0802250 A2 BR PI0802250A2 BR PI0802250 A BRPI0802250 A BR PI0802250A BR PI0802250 A2 BRPI0802250 A2 BR PI0802250A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
knife
blades
knife according
ground
turntable
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Carlos Alfredo Grasso
Original Assignee
Carlos Alfredo Grasso
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Carlos Alfredo Grasso filed Critical Carlos Alfredo Grasso
Priority to BRPI0802250 priority Critical patent/BRPI0802250A2/pt
Publication of BRPI0802250A2 publication Critical patent/BRPI0802250A2/pt

Links

Landscapes

  • Soil Working Implements (AREA)

Abstract

FACA GIRATóRIA PARA ABERTURA DE SOLOS. Uma faca giratória para abertura de solos que pode ser colocada sobre uma máquina de semeadura ou outras máquinas agrícolas para obter maiores profundidades de penetração no terreno, removendo camadas mais profundas de terra com uma mínima interferência ou resistência a penetração por parte do restolho, sendo que a dita faca tem uma pluralidade de lâminas de penetração integrais ou modulares desmontáveis individualmente geralmente radiais e construída com materiais semelhantes aos utilizados em discos de corte de restolho convencionais, sendo que cada lâmina de penetração apresenta uma forma aguçada para fora e terminada em ponta, facilitando a penetração no terreno.

Description

FACA GIRATÓRIA PARA ABERTURA DE SOLOS
CAMPO DA INVENÇÃO
A presente invenção está relacionada com o campo dos dispositivos, aparelhos e disposições utilizadas nas atividades agrícolas de qualquer tipo, em particular a presente invenção está relacionada com uma faca giratória que permite que ela possa ser colocada nos corpos de semeadura de máquinas agrícolas e de modo preferido como primeira faca de abertura do solo, mais especificamente a invenção refere-se a uma faca de múltiplas lâminas de penetração de terreno, distribuídas ao redor de um centro de giro que é diferenciado por permitir uma penetração mais profunda dos solos.
ESTADO DA ARTE DA INVENÇÃO
São conhecidas as vantagens e características no tocante as atividades agrícolas de semeadura, e particularmente a muito vantajosa utilização da semeadura direta para a obtenção de terrenos semeados.
Em linhas gerais, podemos dizer que a semeadura se vale da conservação de uma camada material de restolho das colheitas anteriores comumente chamadas de "restolho" consistente em folhas e outros resíduos vegetais esmagados com o objetivo de estabelecer uma camada de cobertura ou protetora proveitosa para as etapas iniciais da germinação de sementes e para a conservação da umidade do dito solo.
Portanto a nova semeadura é feita de forma tal que as facas de corte, discos plantadores, rodas niveladoras e discos de fechamentos, todos eles conhecidos nas artes agrícolas são montados geralmente alinhados em série sobre uma pluralidade de corpos de semeadura em forma de trem de semeadura para realizar tarefas de corte de restolho, a introdução da semente na profundidade adequada e posterior coberta de mesma. Além disso, essa operação de semeadura geralmente integra também a incorporação de um adubo para ajudar a nutrir as sementes.
Devido a semeadura direta não realizar uma importante remoção de terra, resulta inevitavelmente no endurecimento e compactação que a terra vai adquirindo com a passagem do tempo e as colheitas. Portanto convém dispor de uma faca que penetre o mais profundamente possível no terreno para removê-lo, mas, porém isso levaria ao uso de maiores diâmetros de faca, e isso é problemático e inconveniente de levar a cabo por causa do incremento das forças de roçamento com o terreno e o restolho que se produziriam nesse caso com um disco grande de corte e remoção de terra. Embora seja importante a conservação da dita camada de restolho, isso obviamente representa um empecilho no momento de realizar uma colheita, já que o restolho deve ser cortado para poder ter acesso ao solo fértil e o dito restolho geralmente não permite a penetração no solo por parte da dita faca e mais ainda para ter acesso às camadas mais profundas do terreno.
Desenvolveram-se uma diversidade de facas de corte de restolho e solo, adicionando sobre as ditas facas circulares uma série de ondulações radiais, sinusoidais e de tipos variados para favorecer o corte do restolho, embora as profundidades de penetração na terra não consigam remover camadas mais profundas de terra para favorecer o desenvolvimento de raízes em camadas mais profundas e soltas de terra. De maneira exemplar, desenhou-se na figura 1 uma faca circular "D", e conforme dito previamente, ela possui um ondulado que favorece o corte do restolho, com um perímetro geralmente circular.
Freqüentemente, também se apresenta a situação oposta ao citado endurecimento de solos, isto é, quando os terrenos ficam com excesso de umidade e/ou moles demais. Nesses casos, os discos comumente utilizados nas atuais configurações de trens de semeadura simplesmente conseguem empurrar o restolho para baixo sem cortá-lo, obtendo como resultado uma introdução do restolho no solo ou na terra fértil de forma prejudicial para o desenvolvimento das sementes.
Por causa disso seria conveniente ter uma faca giratória para abertura de solos que possa ser colocada sobre um corpo de semeadura ou outras máquinas agrícolas para obter maiores profundidades de penetração no terreno removendo camadas mais profundas de terra com uma mínima interferência ou resistência à penetração por parte do restolho.
BREVE DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO.
O objetivo da presente invenção é fornecer uma faca giratória para abertura de solos que permita a penetração e a remoção de camadas mais profundas da terra com uma mínima interferência ou resistência a penetração por parte do restolho.
O objetivo da presente invenção é fornecer uma faca giratória para abertura de solos que permita poupar consumo de combustível por causa de uma menor potência necessária para a penetração e remoção de solos.
O objetivo da presente invenção é fornecer uma faca giratória para abertura de solos que apresente uma escassa ou nula possibilidade de obstrução com dito restolho.
Além disso, é objetivo da presente invenção fornecer uma faca giratória que possa ser facilmente colocada no eixo porta faca ou massa giratória do trem de semeadura convencional de máquinas agrícolas.
Objeto também da presente invenção é fornecer uma faca giratória que permita, de acordo com o seu novo desenho, substituir as lâminas ou adagas de penetração de terreno de forma individual mesmo quando a sua construção for modular.
Também outro objetivo da presente invenção é fornecer uma faca giratória para abertura de solos capaz de ser colocada sobre um eixo porta-faca em cada corpo de semeadura de máquinas agrícolas, de modo preferido, como primeira faca de abertura de solos, em aplicações como a semeadura direta onde dito solo está protegido por uma camada coberta com restolho, onde a dita faca apresenta uma pluralidade de lâminas de penetração de terreno, distribuídas ao redor de um centro de giro de ligação ao eixo porta faca de corte do dito corpo de semeadura, onde as bordas da dita pluralidade de lâminas de penetração vão para fora terminando em ponta e onde pelo menos uma das ditas lâminas tem sua ponta inserida embaixo da dita camada de solo.
Outros objetivos adicionais da presente invenção serão exprimidos na seção correspondente a descrição detalhada da invenção e nas reivindicações anexas.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS.
Para maior clareza e compreensão do objetivo da presente invenção, a mesma foi ilustrada em várias figuras, nas que se representou ao invento numa forma preferida e realização, como exemplo:
A figura 1 é uma vista frontal de uma faca de corte de restolho de acordo com uma realização da arte anterior;
A figura 2 é uma vista frontal de uma realização preferida da faca para abertura de solos de acordo com a presente invenção, mostrando em linhas de traços o diâmetro de uma faca da arte anterior e como a faca da presente invenção penetra mais profundamente no terreno deixando cortes ou remoção de solo profundo;
A figura 3 é uma vista em perspectiva e tirada de lado de uma realização preferida da presente invenção que apresenta sete lâminas de penetração de terreno;
As figuras 4a-4d são vistas frontais dos exemplos de uma realização como exemplo da presente invenção onde o número de lâminas de penetração é variável, isto é: Na figura 4a observa-se uma faca com nove lâminas de penetração de terreno;
Na figura 4b observa-se uma faca com oito lâminas de penetração de terreno;
Na figura 4c observa-se uma faca com seis lâminas de penetração de terreno;
Na figura 4d observa-se uma faca com cinco lâminas de penetração de terreno;
As figuras 5a-5e são vistas frontais de exemplos de realizações, como exemplos da presente invenção, onde o número de lâminas de penetração permanece constante e a forma e o ângulo das lâminas varia como segue:
Na figura 5a se observam lâminas de penetração de terreno com bordas retas, de acordo com uma realização preferida de sete lâminas, onde as ditas lâminas apresentam seu eixo de simetria de lâmina inclinado a um ângulo alfa em relação a um eixo radial e ao mesmo tempo, o dito eixo de simetria de lâmina não passa pelo centro de giro;
Na figura 5b observam-se lâminas de penetração de terreno com bordas côncavas se estendendo de forma coincidente aos correspondentes raios;
Na figura 5c observam-se as lâminas de penetração de terreno com bordas côncavas, onde as ditas lâminas representam seu eixo de simetria de lâmina inclinado a um ângulo alfa em relação a um eixo radial e, ao mesmo tempo, o dito eixo de simetria de lâmina não passa pelo centro de giro;
Na figura 5d observam-se lâminas de penetração de terreno com bordas convexas, se estendendo de forma coincidente aos correspondentes raios e na figura 5e observam-se, lâminas de penetração de terreno com bordas convexas, onde as ditas lâminas apresentam seu eixo de simetria de lâmina inclinado a um ângulo alfa em relação a um eixo radial e, ao mesmo tempo, o dito eixo de simetria de lâmina não passa pelo centro de giro;
A figura 6 é uma vista em perspectiva e tirada de lado de outra realização preferida da presente invenção que apresenta seis lâminas individuais de penetração de terreno, as quais são modulares e intercambiáveis, colocadas sobre uma massa central; e
A figura 7 é uma vista em perspectiva da faca de acordo com a dita realização modular da figura 6 e de acordo com uma forma de realização da presente invenção, permitindo ver os encaixes e as lâminas seguradas na massa através de parafusos.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO.
Começando agora com a descrição detalhada da presente invenção e em referência a nova faca giratória para abertura de solos, observa-se nas figuras 2 e 3 uma faca giratória 1 composta de várias lâminas 2 terminadas em ponta, para serem aplicadas em operações de remoção e/ou abertura de solos ou terras para semeadura cujas características, vantagens e formas de uso vão ser descritas a seguir. É importante salientar, além disso, que embora seja apresentada como exemplo preferido a utilização da dita faca giratória 1 na abertura de solos através da colocação sobre um trem de semeadura, é evidente para um técnico no assunto a aplicação deste inovador tipo de faca 1 na abertura de solos nas mais variadas atividades agrícolas, onde as ditas atividades agrícolas e outras atividades de manejo do solo poderiam ficar beneficiados pela suas inovadoras características, particularmente pela baixa resistência à penetração com respeito à profundidade de penetração de terreno obtida.
É conhecido na arte, durante as operações de semeadura de sementes sobre terreno fértil, e especialmente quando é realizado um trabalho de semeadura direta, como já foi dito, a utilização de uma grande variedade de discos de corte de restolho ou abertura de terreno, podendo ser ura disco ondulado "D" de acorodo com a figura 1. 0 dito disco de corte "D" de restolho, de acordo com a figura 1, pertencente à arte anterior, apresenta uma forma de disco circular, com uma abertura central para segurar o que comumente se conhece como massa porta faca do trem de semeadura.
Devido ao fato da composição e da forma de trabalho de um trem de semeadura ser conhecidos, dispensa-se ilustrar dito trem de semeadura e mostrar em maior detalhe as características próprias e distintivas da faca giratória da presente invenção no concernente as facas convencionais, a fim de se ilustrar e explicar de forma simples a presente invenção e as melhorias a respeito dos atuais discos de corte.
De acordo com a figura 3, a faca da presente invenção indicada geralmente com a referência 1 apresenta uma pluralidade de lâminas 2, como lâminas de penetração de terreno, as quais são distribuídas de preferência de forma uniforme ou eqüidistantes entre si ao redor de um centro de giro e arraste. Particularmente, o dito centro de giro e arraste é uma abertura central circular 3 ligada de forma removível com um eixo porta faca ou massa porta-faca, anteriormente mencionada, e que forma parte do trem de semeadura da máquina semeadora. É importante salientar que a dita faca 1 vai ser segurada pelo dito eixo porta faca, o qual permite o giro da dita faca 1 ao mesmo tempo oferece força de avanço e toda a força necessária para afundar as lâminas de penetração 2 no terreno. Também, a dita faca 1 possui uma pluralidade de orifícios 4, os quais permitem a passagem de parafusos e/ou pernas de referência para segurar a posição da dita faca giratória com o dito eixo porta faca (não desenhado). De modo preferido, as figuras 2 e 3 ilustram uma faca giratória com sete lâminas de penetração 2, as quais estão para fora, isto é, se afastando do centro de giro 3 e terminando em pontas 5, isto é, terminando em forma aguçada.
Com relação às figuras 2 e 3 e realizações das figuras 4a-4d, as bordas 6 das lâminas 2 são retas e simétricas para cada lâmina no que se refere ao eixo que se desenvolve de forma radial como, por exemplo, o eixo Y para o caso da lâmina 2 de referência.
A dita faca 1 é composta de um material resistente à abrasão, com uma resistência mecânica necessária para permitir que seja colocada no eixo porta faca e suportar a força de cravado na terra. De modo preferido é utilizado um aço do mesmo tipo que atualmente é utilizado para a fabricação de facas circulares, sendo possível obter a forma desejada através de um processo de corte e estampado, através de técnicas e máquinas de punçonado, estampado e/ou mecanizado comumente conhecidas na arte.
Além disso, outros metais ou materiais não metálicos podem ser utilizados, por exemplo, uma escolha ou mistura de polímeros resistentes e/ou materiais compostos. Para melhorar a resistência mecânica da ditas lâminas, de forma preferida são realizadas uma pluralidade de reforços ou nervuras estampadas 7 sobre cada uma das lâminas.
Especialmente no caso da dita faca ser manufaturada em metal, as ditas nervuras 7 poderiam ser desenvolvidas facilmente através de um processo de estampamento. Do mesmo modo, segundo as condições do terreno e do material utilizado para a fabricação da faca, pode não ser necessária a incorporação do ditos reforços 7.
Depois de descrever um exemplo de uma realização de acordo com a figura 3, e as características construtivas da dita faca giratória 1 para abertura de solos, a seguir se descrevem as vantagens e características da dita faca em comparação as facas da arte anterior.
Na figura 2, observa-se uma vista em corte do terreno, no qual se percebe o substrato fértil, ou terra "Τ", sobre ele aparece uma camada de cobertura "R", que para o exemplo da figura é uma camada de restolho "R" provinda das colheitas anteriores e que possuem as características apresentadas como anterioridade.
Como exemplo foi desenhada a circunferência, ou disco "D", em linha de traços descontínua, a qual se corresponde com a forma ou perímetro exterior de corte de uma faca genérica como, por exemplo, o disco ou faca de corte da arte anterior de acordo com a figura 1. Nesse sentido observa-se em dita figura 2 que a faca "D" giratória está obrigada a cortar toda a espessura da camada de restolho "R" penetrando levemente no substrato de terra "T".
De forma sobreposta, se desenha a faca giratória 1 da presente invenção, que poderia estar num trem de semeadura paralelo ao dito disco "D".
De modo preferido, se desenhou de maneira sobreposta uma faca giratória de abertura de solos com um total de sete lâminas de penetração 2 de terreno. Pelo menos uma das ditas lâminas 2 estão inseridas pelo menos parcialmente dentro do terreno com suas bordas 6 penetrando entre o restolho, e a ponta 5 muito debaixo da camada de coberta "R", isto é, realizando a abertura corte e/ou remoção da terra "T" a uma profundidade muito maior do que a obtida por qualquer tipo de faca circular conhecida.
Essa abertura ou remoção profunda da terra "T" é altamente benéfica em tarefas de semeadura direta, aonde a terra com o tempo vai se tornando compacta e, portanto a geração de cortes ou remoção profunda permite que as raízes das sementes facilitem o seu crescimento e penetração no terreno.
0 giro e avanço compatível da dita faca 1 determina uma sucessão de aberturas "A" ou cortes profundos na terra "Τ", ao mesmo tempo em que a penetração através do restolho das ditas lâminas 2 permite obter uma abertura do restolho "R" e da terra "T" com uma baixa resistência ou força de oposição, permitindo dessa forma reduzir os gastos energéticos ou potência necessária de arraste dos trens de semeadura.
0 giro e avanço compatível da dita faca 1 também determina uma baixa ou nula tendência do restolho "R" enroscar com a faca 1, já que cada lâmina de penetração 2 que sai do terreno apresenta uma posição de escape ou descravado muito boa, como pode ser percebido na figura 2, onde a faca 1 avança para a direita da figura, conforme indicado pela seta.
As lâminas de penetração 2 das facas 1, de acordo com a presente invenção, se fabricam, de modo preferido, como é costume na arte de materiais resistentes e laminares, por exemplo, uma chapa de aço. Materiais lâminares deste tipo apresentam uma boa capacidade de penetração de terreno e do restolho porque agem quase como gumes pela sua fina espessura, portanto não é necessário incorporar gumes sobre as bordas, isso ficará a escolha do desenho, como também a incorporação de dentes, ondulados e/ou qualquer tipo de mecanização adicional sobre a borda ou a superfície das lâminas de penetração 2 que também vão ser evidentes para um técnico no assunto.
Também, conforme as figuras 4a-4d, poderão dispor de facas giratórias para abertura de solos com um número de lâminas de penetração 2 diferente ao número de lâminas do exemplo de realização preferido das figuras 2 e 3. Isto é, poderá dispor de uma ampla classe de números de lâminas sobre uma mesma faca, portanto poderão dispor de facas com nove lâminas como na figura 4a, facas com oito lâminas como na figura 4b, com seis lâminas como na figura 4c ou com cinco lâminas como na figura 4d, dependendo da quantidade de perfurações desejadas por giro completo da faca. Um experimento demonstrou que uma faca de sete lâminas de penetração 2 resulta num desenvolvimento ótimo na relação de giro da faca e geração de cortes profundos na terra e, portanto foi escolhida como exemplo preferido.
Também, a geometria das bordas 6 das lâminas de penetração 2 da faca giratória da presente invenção poderá mudar adotando uma curvatura côncava como nos exemplos de realização das figuras 5b e 5c ou umas bordas com curvaturas convexas como nas figuras 5d e 5e, como também a mistura deles. Adicionalmente, poderá possuir uma inclinação, adiantamento ou retraso do eixo de simetria de cada lâmina de penetração 2 no que se refere a cada eixo radial, como por exemplo, o eixo Y das figuras 5a, 5c e 5e onde é apresentado um ângulo α de defasagem entre cada eixo radial e os eixos de simetria de cada lâmina de penetração 2, onde os ditos eixos de simetria de lâmina não passam pelo centro do giro.
Embora o estado atual da técnica permita obter de modo econômico e preferido à conformação da presente faca de múltiplas lâminas de penetração de solos numa peça integral, facas que apresentem as características nomeadas aqui, conformadas com múltiplas lâminas de penetração independentes, colocadas e/ou encaixadas em conjunto, por exemplo, de forma modular, também poderão ser realizadas.
Tal como ilustrado na figura 6 e a sua correspondente perspectiva na figura 7, a faca de acordo com a presente invenção poderá também realizada através de uma pluralidade de lâminas 2, manufaturadas de forma individual e colocadas sobre a dita massa ou eixo porta-faca, desta vez ilustrado e indicado com a referência numérica 8. As lâminas individuais 2 colocadas removendo, desta forma, poderão ser substituídas individualmente pela lâmina 2 no caso de danos de maneira individual.
Além disso, na figura 7, ilustra-se com maior detalhe a forma individual que poderia ser adotada para cada uma das lâminas desmontãveis, apresentando as ditas pontas 5, as ditas bordas de gume 6 e os orifício 4. Os orifício 4 poderão ter ranhuras de abertura para o centro de giro oferecendo uma elasticidade ao aperto de montagem do conjunto. De acordo com a invenção, a dita massa 8 apresenta pelo menos dois discos de aperto 8a e 8b mais ou menos complexos, com os respectivos orifícios para a passagem de parafusos 9 adequados para obter o aperto através de porcas 10, junto com arandela 11 e outros elementos correspondentes à montagem de massas porta faca 8.
Portanto, a dita pluralidade de lâminas 2 para as realizações das figuras 6 e 7 compreende lâminas individuais desmontáveis 2, onde cada lâmina 2 inclui pelo menos um dos ditos orifícios 4 para a passagem de parafusos de ligamento com o dito eixo porta faca.
Adicionalmente quando se realiza a montagem das lâminas 2, radialmente em referência ao centro de rotação, observa-se uma coincidência e encaixe das bordas de apoio 12 entre uma lâmina e suas adjacentes, essas bordas de apoio 12 coincidem de forma tal a gerar um disco completo de múltiplas lâminas tal como resulta do revelado na presente invenção.
Observa-se, portanto, que de acordo com os conceitos descritos para a faca da presente invenção, uma variedade de lâminas 2 com ou sem estampado das mesmas como também uma variedade de montagens da ditas lâminas sobre a massa porta-faca 8 poderão ser levadas à prática sem que isso se afaste do objetivo e abrangência da presente invenção.

Claims (14)

1. FACA GIRATÓRIA PARA ABERTURA DE SOLOS apta para ser colocada sobre máquinas agrícolas como arado, cinzéis ou eixo porta-faca, em cada corpo de semeadura de máquinas agrícolas de modo preferido como primeira faca de abertura de solos, para aplicações como semeadura direta onde dito solo encontra-se protegido por uma camada coberta, por exemplo, restolho, sendo a faca caracterizada por apresentar uma pluralidade de lâminas de penetração de terreno, distribuídas ao redor de um centro de giro de ligamento ao eixo porta faca de corte do dito corpo de semeadura, onde as bordas da dita pluralidade de lâminas de penetração são projetadas para fora terminando em ponta e, de maneira que pelo menos uma das ditas lâminas disponha sua ponta inserida por baixo da dita camada coberta do solo.
2. FACA GIRATÓRIA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato do eixo de simetria de cada lâmina de penetração coincidir com um eixo radial da dita faca.
3. FACA GIRATÓRIA, de acordo com a reivindicação - 1, caracterizada pelo fato das ditas bordas serem retas.
4. FACA GIRATÓRIA, de acordo com a reivindicação - 1 ou 2, caracterizada pelo fato de que pelo menos algumas das ditas bordas serem curvas convexas.
5. FACA GIRATÓRIA, de acordo com a reivindicação - 1 ou 2, caraterizada pelo fato de que pelo menos alguma das ditas bordas serem curvas convexas.
6. FACA GIRATÓRIA, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada pelo fato do dito centro de giro ser uma abertura central circular.
7. FACA GIRATÓRIA, de acordo com a reivindicação - 6, caraterizada pelo fato de ao redor da dita abertura central estar disposta uma pluralidade de orifícios para a passagem de parafusos de ligamento com o dito eixo porta faca.
8. FACA GIRATÓRIA, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada pelo fato das ditas lâminas apresentarem reforços conformados como nervuras estampadas.
9. FACA GIRATÓRIA, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada pelo fato do material de construção da mesma ser aço resistente laminar.
10. FACA GIRATÓRIA, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada pelo fato da dita faca estar conformada como uma peça integral e a dita pluralidade de lâminas ser sete.
11. FACA GIRATÓRIA, de acordo com a reivindicação -7, caracterizada pelo fato da dita pluralidade de lâminas compreender lâminas individuais desmontáveis, onde cada lâmina inclui pelo menos um dos ditos orifícios para a passagem de parafusos de ligamento com o dito eixo porta faca.
12. FACA GIRATÓRIA, de acordo com a reivindicação -11, caracterizada pelo fato das ditas lâminas individuais desmontáveis apresentarem pelo menos uma borda de apoio com uma das lâminas adjacentes na montagem da faca giratória.
13. FACA GIRATÓRIA, de acordo com a reivindicação -11 ou 12, caracterizada pelo fato das ditas lâminas individuais desmontáveis estarem fixadas a uma massa.
14. FACA GIRATÓRIA, de acordo com a reivindicação -13, caracterizada pelo fato da dita massa compreender pelo menos dois discos de aperto com seus respectivos orifícios para a passagem de parafusos de fixação das ditas lâminas individuais.
BRPI0802250 2008-07-02 2008-07-02 faca giratória para cobertura de solos BRPI0802250A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0802250 BRPI0802250A2 (pt) 2008-07-02 2008-07-02 faca giratória para cobertura de solos

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0802250 BRPI0802250A2 (pt) 2008-07-02 2008-07-02 faca giratória para cobertura de solos

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0802250A2 true BRPI0802250A2 (pt) 2012-06-19

Family

ID=46230014

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0802250 BRPI0802250A2 (pt) 2008-07-02 2008-07-02 faca giratória para cobertura de solos

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0802250A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CA2531740C (en) Wavy farming disc
RU2631233C2 (ru) Волнистый дисковый нож с выемками
CA2919399C (en) Agricultural drill/planter/coulter/disc blade with sine wave edge
US7992651B2 (en) Wavy disc and coulter with notches
IN2014KN00758A (en) Tilling apparatus
CA2969875C (en) Variable tooth coulter blade with sized inserts
CN105165187A (zh) 仿生曲面圆盘施肥开沟器
CN200987262Y (zh) 开沟机刀盘
BRPI0802250A2 (pt) faca giratória para cobertura de solos
WO2014167523A1 (en) Draining hoes for rotating ploughs
RU2371899C2 (ru) Универсальное дисковое почвообрабатывающее орудие со сменными рабочими частями "викост"
Qin Kuan et al. Design and experimental validation of sliding knife notch-type disc opener for a no-till combine harvester cum seed drill.
CN104012199B (zh) 一种垄沟旋挖刀盘、双圆盘垄沟旋挖装置
CN205883921U (zh) 一种免耕施肥播种机的铡切开沟刀具
CN205454386U (zh) 一种新型挖地耙
US20230240171A1 (en) Soil Cultivation Arrangement For Producing A Seed Furrow
CN207354824U (zh) 一种旋耕刀及旋耕机构
CN202310504U (zh) 小麦双排全幅联合匀播机
KR101514277B1 (ko) 농업용 커터 블레이드
CN100425112C (zh) 免耕播种机防堵装置用切刀
CN203691879U (zh) 一种农耕机刀具
ES2825201A1 (es) Disco de corte abridor de surcos
RU58283U1 (ru) Режуще-мульчирующий каток
WO2021094634A1 (es) Disco agrícola y proceso de fabricación de disco agrícola para uso en labores agrícolas
CN206611743U (zh) 一种免耕播种机的圆盘铡切开沟双头刀

Legal Events

Date Code Title Description
B06G Technical and formal requirements: other requirements [chapter 6.7 patent gazette]

Free format text: SOLICITA-SE A REGULARIZACAO DA PROCURACAO, UMA VEZ QUE BASEADO NO ARTIGO 216 1O DA LPI, O DOCUMENTO DE PROCURACAO DEVE SER APRESENTADO NO ORIGINAL, TRASLADO OU FOTOCOPIA AUTENTICADA.

B15G Petition not considered as such [chapter 15.7 patent gazette]

Free format text: NAO CONHECIDA A PETICAO NO 018100048962/SP DE 22/12/2010 EM VIRTUDE DO DISPOSTO NO ART. 218, INCISO I DA LPI.

B12F Other appeals [chapter 12.6 patent gazette]
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B08L Patent application lapsed because of non payment of annual fee [chapter 8.12 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO NAO RECOLHIMENTO DAS 5A E 6A ANUIDADES.

B08I Publication cancelled [chapter 8.9 patent gazette]

Free format text: ANULADA A PUBLICACAO CODIGO 8.12 NA RPI NO 2261 DE 06/05/2014 POR TER SIDO INDEVIDA.

B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE 5A,6A,7A,8A,9A,10A,11A E 12A ANUIDADES

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2611 DE 19/01/2021.