BRPI0801130A2 - conector omniaxial para tratamento cirérgico de patologias da coluna vertebral - Google Patents

conector omniaxial para tratamento cirérgico de patologias da coluna vertebral Download PDF

Info

Publication number
BRPI0801130A2
BRPI0801130A2 BRPI0801130A BRPI0801130A2 BR PI0801130 A2 BRPI0801130 A2 BR PI0801130A2 BR PI0801130 A BRPI0801130 A BR PI0801130A BR PI0801130 A2 BRPI0801130 A2 BR PI0801130A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
connector
omniaxial
movement
surgical treatment
support
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Hercules Sacchi
Original Assignee
Hercules Sacchi
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Hercules Sacchi filed Critical Hercules Sacchi
Priority to BRPI0801130 priority Critical patent/BRPI0801130A2/pt
Publication of BRPI0801130A2 publication Critical patent/BRPI0801130A2/pt

Links

Landscapes

  • Surgical Instruments (AREA)

Abstract

CONECTOR OMNIAXIAL PARA TRATAMENTO CIRéRGICO DE PATOLOGIAS DA COLUNA VERTEBRAL, indicado em procedimentos de artrodese ou outros, consiste de um conector (1) omniaxial com suporte (2) para fixação da haste (3) com eixo (4) esférico que permite a articulação (A) em relação a base (5) do referido conector (1), a qual é conectável ao parafuso (6) de fixação possibilitando grau de liberdade nos três eixos cartesianos.

Description

"CONECTOR OMNIAXIAL PARA TRATAMENTO CIRÚRGICO DEPATOLOGIAS DA COLUNA VERTEBRAL"
Trata a presente solicitação de Patente de Invenção de"CONECTOR OMNIAXIAL PARA TRATAMENTO CIRÚRGICO DEPATOLOGIAS DA COLUNA VERTEBRAL"; notadamente de um implanteem forma de conector a ser utilizado em conjunto com parafuso e haste emtratamentos cirúrgicos de patologias da coluna vertebral cujo destaque éproporcionar o alinhamento ideal de dita haste sem gerar tensões indesejadas noponto de ancoragem dos parafusos, ou seja, nas vértebras haja vista possuirliberdade de movimento nos três eixos cartesianos.
Mais especificamente, o implante tipo conector com grau deliberdade poliaxial é aplicado juntamente com elemento de fixação compatível,mais especificamente um parafuso destinado ao tratamento cirúrgico de diversaspatologias da coluna vertebral, entre elas: deformidades, fraturas, tumores,patologias degenerativas, etc. Esse tipo de intervenção é denominado deartrodese e tem como objetivo proporcionar a fusão de duas ou mais vértebras,propiciando estabilidade da coluna vertebral.
E sabido pelos profissionais da área que a artrodese é umaintervenção cirúrgica que visa fixar vértebras vizinhas, mantendo-as alinhadas,estáveis e coesas. A maioria das artrodeses são realizadas com o auxílio deelementos de fixação (parafusos e hastes), em que é obrigatória umaimobilização interna firme para otimizar os índices de sucesso da fusão óssea.
Comumente os elementos de fixação, nesse caso em particular osparafusos utilizam o pedículo vertebral como ponto de ancoragem. Aimplantação pode ser por meio de parafusos de vários diâmetros, comprimentose tipos. Ditos parafusos devem ser conectados à hastes cilíndricas longitudinaisde vários comprimentos, normalmente encaixadas e fixadas por bloqueadoresposicionados na porção cefálica do parafuso.
Atualmente a utilização do material usual de fixação vertebralabrangendo diversas vértebras tem apresentado uma dificuldade técnica para suarealização no que se refere ao alinhamento dos parafusos, pois, na prática, não éfácil se fazer o alinhamento de diversos parafusos peliculares alinhados nosentido craniocaudal. A própria disposição das vértebras favorece odesalinhamento dos parafusos em decorrência dificultando o acoplamento dashastes do sistema de fixação aos parafusos propriamente ditos. O grau dedificuldade é aumentado numa relação diretamente proporcional ao grau derigidez da haste utilizada. As dificuldades de inserção e alinhamento dosparafusos também se devem devido às mudanças anatômicas no pedículo. Comos parafusos colocados de maneira desalinhada ocorre uma natural tensão nomaterial para montagem do sistema forçando os pontos de ancoragem.O estado da técnica conhece alguns documentos de patentesrelacionados a outras formas de fixação mecânica utilizadas em intervençõescirúrgicas da coluna vertebral.
O PI - 0418472-6 "Parafuso de Pedículo" refere-se a um parafusopara implantes, correção e estabilização da coluna vertebral com uma parte dacabeça disposta em uma extremidade axial de uma haste de rosca; na qual podeser conectada uma peça de arco, a qual apresenta uma recepção de arco para umabarra, a ser fixada na parte da cabeça, na peça de arco está configurado um furoroscado para recepção de uma rosca alocada à parte da cabeça.
PI - 0600528-4 "Sistema de Parafuso Pedicular" trata de umimplante a ser utilizado na coluna para estabilização, fixação e correção dedeformidades das vértebras cervicais e outras, por meio de um sistema deconexão lateral angular, promovendo a união entre o parafuso pedicular, inseridono corpo vertebral e as hastes longitudinais; em que a fixação completa se dá pormeio de um anel de bloqueio e da porca de bloqueio.
O MU - 8303409-9 "Parafuso Pedicular Articulado" usado na áreamédica para artrodese da coluna vertebral, sendo capaz de promover a fusão dasvértebras que se faz necessária no tratamento de diversas patologias da coluna.Conforme se pode observar a porção cefálica do parafuso é complementada porum bloqueador interno arrematado por anel extremo.Pensando em uma forma de prover um sistema de fixação prático eeficiente visando dirimir os limitantes técnicos e desvantagens pertinentes aoestado da técnica; o inventor criou o novo conector omniaxial com liberdade demovimento nos três eixos cartesianos servindo de elemento de ligação ente oparafuso e a haste de ligação.
Pode-se relacionar como vantagens mais preponderantes doconector omniaxial pleiteado:
• Como as hastes não são acopladas diretamente nos parafusos, estesnão necessitam estar alinhados no plano frontal reduzindo o grau dedificuldade e o
• tempo gasto no procedimento;
• Maior facilidade na inserção da haste;
• A haste ao ser encaixada no conector não necessita ser moldada comprecisão, uma vez que o conector em articulado em três eixos, possibilitandoajuste lateral, de profundidade e angular;
• Os ajustes em três direções permitem a redução da dimensão da haste semcomprometer as estruturas adjacentes;
• A combinação dos ajustes e movimentos propicia ao cirurgião conectarrapidamente o parafuso à haste, sem tensões mecânicas indesejáveis, sem forçar• as estruturas anatômicas circunvizinhas;
• Possibilidade de vários graus de mobilidade entre a haste e o parafuso;
• Melhora a qualidade das ancoragens devido não geração de tensõesmecânicas, muito bem-vindo em pacientes idosos;
• O conector omniaxial protege a faceta articular superior da vértebraproximal, melhorando a estabilidade da coluna.
A invenção será, a seguir, explicada com referência aos desenhosanexos, nos quais estão representados de forma ilustrativa e não limitativa seusprincipais componentes:
Fig. 1: Vista em perspectiva do conector omniaxial para tratamentocirúrgico de patologias da coluna vertebral;
Fig.2: Vista em perspectiva invertida do conector omniaxialpara tratamento cirúrgico de patologias da coluna vertebral;
Fig.3: Vista em perspectiva do conector omniaxial para tratamentocirúrgico de patologias da coluna vertebral, mostrando possibilidades deajustes;
Fig. 4: Vista em elevação do conector omniaxial paratratamento cirúrgico de patologias da coluna vertebral, mostrando movimento deprofundidade;
Fig.5: Vista superior do conector omniaxial para tratamentocirúrgico de patologias da coluna vertebral, mostrando movimento lateral.
O "CONECTOR OMNIAXIAL PARA TRATAMENTOCIRÚRGICO DE PATOLOGIAS DA COLUNA VERTEBRAL"; motivodeste requerimento de patente de invenção, indicado em procedimentos deartrodese ou outros, consiste de um conector (1) omniaxial com suporte (2) parafixação da haste (3) com eixo (4) esférico que permite a articulação (A) emrelação a base (5) do referido conector (1), a qual é conectável ao parafuso (6) defixação possibilitando grau de liberdade nos três eixos cartesianos.
O conector (1) omniaxial com articulação (A) que promoveliberdade de movimentos nos três eixos cartesianos, reproduzindo movimentoangular (7), movimento lateral (8) e movimento de profundidade (9).
Mais particularmente, o conector (1) omniaxial é constituído por umsuporte (2) dotado de cavidade (10) cilíndrica passível de receber a haste (3) demesmo perfil. Por sua vez, tal suporte (2) possui orifício (11) roscado o qualrecepciona um bloqueador (12) de rosca compatível que apertado pressiona ahaste (3) ao suporte (2). A extremidade axial desse suporte (2) consiste de umeixo (4) esférico que se aloja em compartimento (13) igualmente esférico,viabilizando a movimentação do suporte (2) em todas as direções, conformeacima comentado. Tal compartimento (13) é parte integrante da base (5) doconector (1) o qual é complementado por vazado (14) central concêntrico arebaixo (15), em que o primeiro guia o parafuso (6) e o segundo acomoda acabeça (16) desse. Essa parte, ou seja, a base (5) é bipartida (17) que torqueadatrava a parte esférica da articulação (A) mantendo o suporte (2) na posição desejada.
Sendo assim, o conector omniaxial abrange as articulações (A)reproduzindo três movimentos, entre eles o movimento de angular (7); omovimento lateral (8) e o movimento de profundidade (9).

Claims (1)

1.) "CONECTOR OMNIAXIAL PARA TRATAMENTO CIRÚRGICO DEPATOLOGIAS DA COLUNA VERTEBRAL", caracterizado por possuirarticulação (A) que promove liberdade de movimentos nos três eixos cartesianos,reproduzindo movimento angular (7), movimento lateral (8) e movimento deprofundidade (9); o conector (1) é constituído por um suporte (2) dotado decavidade (10) cilíndrica passível de receber a haste (3) de mesmo perfil,possuindo também um orifício (11) roscado o qual recepciona um bloqueador(12) de rosca compatível que apertado pressiona a haste (3) ao suporte (2); aextremidade axial desse suporte (2) consiste de um eixo (4) esférico que se alojaem compartimento (13) igualmente esférico, viabilizando a movimentação dosuporte (2) em todas as direções; o compartimento (13) é parte integrante da base(5) do conector (1) o qual é complementado por vazado (14) central concêntricoa rebaixo (15), em que o primeiro guia o parafuso (6) e o segundo acomoda acabeça (16) desse, essa parte, ou seja, a base (5) é bipartida (17) que torqueadatrava a parte esférica da articulação (A) mantendo o suporte (2) na posiçãodesejada.
BRPI0801130 2008-04-25 2008-04-25 conector omniaxial para tratamento cirérgico de patologias da coluna vertebral BRPI0801130A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0801130 BRPI0801130A2 (pt) 2008-04-25 2008-04-25 conector omniaxial para tratamento cirérgico de patologias da coluna vertebral

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0801130 BRPI0801130A2 (pt) 2008-04-25 2008-04-25 conector omniaxial para tratamento cirérgico de patologias da coluna vertebral

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0801130A2 true BRPI0801130A2 (pt) 2011-06-14

Family

ID=44144513

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0801130 BRPI0801130A2 (pt) 2008-04-25 2008-04-25 conector omniaxial para tratamento cirérgico de patologias da coluna vertebral

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0801130A2 (pt)

Cited By (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US9198696B1 (en) 2010-05-27 2015-12-01 Nuvasive, Inc. Cross-connector and related methods
US9247964B1 (en) 2011-03-01 2016-02-02 Nuasive, Inc. Spinal Cross-connector
US9956009B1 (en) 2011-03-01 2018-05-01 Nuvasive, Inc. Posterior cervical fixation system

Cited By (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US9198696B1 (en) 2010-05-27 2015-12-01 Nuvasive, Inc. Cross-connector and related methods
US9247964B1 (en) 2011-03-01 2016-02-02 Nuasive, Inc. Spinal Cross-connector
US9956009B1 (en) 2011-03-01 2018-05-01 Nuvasive, Inc. Posterior cervical fixation system
US10136925B2 (en) 2011-03-01 2018-11-27 Nuvasive, Inc. Spinal cross-connector
US10368918B2 (en) 2011-03-01 2019-08-06 Nuvasive, Inc. Posterior cervical fixation system
US10779865B2 (en) 2011-03-01 2020-09-22 Nuvasive, Inc. Spinal cross connector
US11123110B2 (en) 2011-03-01 2021-09-21 Nuvasive, Inc. Posterior cervical fixation system
US11478282B2 (en) 2011-03-01 2022-10-25 Nuvasive, Inc. Spinal cross connector

Similar Documents

Publication Publication Date Title
AU2010313336B2 (en) Bone engaging implant with adjustment saddle
ES2676696T3 (es) Implantes quirúrgicos para el alargamiento percutáneo de los pedículos espinales para corregir la estenosis espinal
JP4041909B2 (ja) 脊椎の経椎弓根性創外固定器
US7803174B2 (en) Dorsal adjusting multi-rod connector
US8915945B2 (en) Adjustable multi-axial spinal coupling assemblies
EP1725175B1 (en) Polyaxial pedicle screw assembly
AU2001289108B2 (en) Posterior fixation system
US10881434B2 (en) Bone screw
BR112020026334A2 (pt) Sistema de parafuso modular de comprimento ajustável
EP2916754B1 (en) Polyaxial cross connector
JP6752489B2 (ja) 経皮横方向コネクタシステム
AU2005325623A1 (en) Angularly stable device for mutually fixing a longitudinal carrier to a bone fixing element
AU2001289108A1 (en) Posterior fixation system
JP2010506684A (ja) 中央ロッドコネクタとt字ロッド
US20210137570A1 (en) Articulating rod inserter
US9968378B1 (en) Adaptation sphere saddle
US10517644B2 (en) Single level fusion systems and methods of assembly and use
BRPI0801130A2 (pt) conector omniaxial para tratamento cirérgico de patologias da coluna vertebral
US9763718B2 (en) Bone screw
KR101111666B1 (ko) 최소 침습적 척추수술장치
JPWO2019117251A1 (ja) 脊椎固定システム
EP1635721A2 (en) Orthopedic clamps
JP7456588B1 (ja) 脊柱安定化システム
EP2363086A1 (en) Transpedicular reduction screw
US20220313323A1 (en) Medical transverse connector having a floating bearing

Legal Events

Date Code Title Description
B06G Technical and formal requirements: other requirements [chapter 6.7 patent gazette]

Free format text: SOLICITA-SE A REGULARIZACAO DA PROCURACAO, UMA VEZ QUE BASEADO NO ARTIGO 216 1O DA LPI, O DOCUMENTO DE PROCURACAO DEVE SER APRESENTADO NO ORIGINAL, TRASLADO OU FOTOCOPIA AUTENTICADA.

B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B08L Patent application lapsed because of non payment of annual fee [chapter 8.12 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO NAO RECOLHIMENTO DAS 5A E 6A ANUIDADES.

B08I Publication cancelled [chapter 8.9 patent gazette]

Free format text: ANULADA A PUBLICACAO CODIGO 8.12 NA RPI NO 2259 DE 22/04/2014 POR TER SIDO INDEVIDA.

B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AS 5A, 6A, 7A, 8A, 9A, 10A, 11A E 12A ANUIDADES.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2602 DE 17-11-2020 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.