BRPI0721196A2 - instrumento de escrita de tipo deslizante que tem dispositivo para impedir secura - Google Patents

instrumento de escrita de tipo deslizante que tem dispositivo para impedir secura Download PDF

Info

Publication number
BRPI0721196A2
BRPI0721196A2 BRPI0721196-1A BRPI0721196A BRPI0721196A2 BR PI0721196 A2 BRPI0721196 A2 BR PI0721196A2 BR PI0721196 A BRPI0721196 A BR PI0721196A BR PI0721196 A2 BRPI0721196 A2 BR PI0721196A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
cartridge
writing instrument
tip
shaft
spherical
Prior art date
Application number
BRPI0721196-1A
Other languages
English (en)
Inventor
Hyun-Son Yoon
Original Assignee
Morris Corp
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Morris Corp filed Critical Morris Corp
Publication of BRPI0721196A2 publication Critical patent/BRPI0721196A2/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B43WRITING OR DRAWING IMPLEMENTS; BUREAU ACCESSORIES
    • B43KIMPLEMENTS FOR WRITING OR DRAWING
    • B43K5/00Pens with ink reservoirs in holders, e.g. fountain-pens
    • B43K5/16Pens with ink reservoirs in holders, e.g. fountain-pens with retractable nibs
    • B43K5/17Pens with ink reservoirs in holders, e.g. fountain-pens with retractable nibs with closing means
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B43WRITING OR DRAWING IMPLEMENTS; BUREAU ACCESSORIES
    • B43KIMPLEMENTS FOR WRITING OR DRAWING
    • B43K24/00Mechanisms for selecting, projecting, retracting or locking writing units
    • B43K24/02Mechanisms for selecting, projecting, retracting or locking writing units for locking a single writing unit in only fully projected or retracted positions
    • B43K24/08Mechanisms for selecting, projecting, retracting or locking writing units for locking a single writing unit in only fully projected or retracted positions operated by push-buttons
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B43WRITING OR DRAWING IMPLEMENTS; BUREAU ACCESSORIES
    • B43KIMPLEMENTS FOR WRITING OR DRAWING
    • B43K8/00Pens with writing-points other than nibs or balls
    • B43K8/02Pens with writing-points other than nibs or balls with writing-points comprising fibres, felt, or similar porous or capillary material
    • B43K8/028Movable closure or gate
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B43WRITING OR DRAWING IMPLEMENTS; BUREAU ACCESSORIES
    • B43LARTICLES FOR WRITING OR DRAWING UPON; WRITING OR DRAWING AIDS; ACCESSORIES FOR WRITING OR DRAWING
    • B43L19/00Erasers, rubbers, or erasing devices; Holders therefor
    • B43L19/0018Erasers, rubbers, or erasing devices; Holders therefor with fluids
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B43WRITING OR DRAWING IMPLEMENTS; BUREAU ACCESSORIES
    • B43LARTICLES FOR WRITING OR DRAWING UPON; WRITING OR DRAWING AIDS; ACCESSORIES FOR WRITING OR DRAWING
    • B43L19/00Erasers, rubbers, or erasing devices; Holders therefor
    • B43L19/0056Holders for erasers
    • B43L19/0068Hand-held holders

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Mechanical Pencils And Projecting And Retracting Systems Therefor, And Multi-System Writing Instruments (AREA)
  • Pens And Brushes (AREA)

Abstract

INSTRUMENTO DE ESCRITA DE TIPO DESLIZANTE QUE TEM DISPOSITIVO PARA IMPEDIR SECURA. A presente invenção refere-se a um instrumento de escrita do tipo ao deslizante, que tem uma unidade de rpevenção de secura. O instrumento de escrita inclui um eixo oco que tem em uma primeira extremidade um furo para ponta. Uma parte de toque é inserida em um furo de inserção formado em uma segunda extremidade do eixo. Um cartucho é inserido no eixo e é integrado com a parte de toque. Um módulo de controle é feito de um material elástico tal como borracha,e inclui uma parte do anel-O que vem em contato próximo com o furo para ponta, uma porta esférica que tem uma superfície esférica, um suporte tubular preso ao cartucho, uma primeira articulação que acopla a parte do anel-O com a porta esférica, e uma segunda artiuclação que acopla integralmente a porta esférica com o suporte. Primeira e segunda molas são fornecidas no eixo para atuar força de restauração elástica entre o módulo de controle e o cartucho.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "INSTRU- MENTO DE ESCRITA DE TIPO DESLIZANTE QUE TEM DISPOSITIVO PARA IMPEDIR SECURA".
Campo técnico
A presente invenção refere-se em geral, o instrumento de escri-
tas e, mais particularmente, a um instrumento de escrita de tipo deslizante que tem uma unidade de prevenção de secura, que é construída de modo que uma ponta que distribui a tinta fornecida a partir de um cartucho é proje- tada para fora somente quando o instrumento de escrita está em utilização, e a ponta é retraída para o interior do instrumento de escrita para ser vedada nele quando o instrumento de escrita não está em utilização. Antecedentes da Técnica
De maneira geral, instrumento de escritas são tipicamente clas- sificados em instrumento de escritas do tipo fixo, instrumento de escritas do tipo rotativo, instrumento de escritas do tipo de toque, e instrumento de escri- tas do tipo deslizante. Os instrumentos de escritas do tipo fixo são projeta- dos de modo que um cartucho é fixo e uma tampa é utilizada para cobrir uma ponta. Instrumento de escritas do tipo rotativo são projetados de modo que parte de um cartucho move-se ao longo de um tubo espiral para ser pro- jetado para fora quando parte de um eixo é girada. Instrumento de escritas do tipo de toque são projetados de modo que um cartucho é projetado para fora por uma mola quando parte de um eixo é comprimida. Além disto, os instrumentos de escritas do tipo deslizante são projetados de modo que um cartucho desliza para ser retraído para o interior e projetado para fora de um eixo.
Os instrumentos de escritas do tipo deslizante têm uma vanta- gem em que é desnecessário abrir ou fechar uma tampa adicional. Contudo, os instrumentos de escritas do tipo deslizante têm um problema, em que um furo para ponta é formado em uma extremidade do instrumento de escrita, de modo que tal estrutura de tipo deslizante pode ser aplicada de maneira limitada apenas o instrumento de escritas não-voláteis, tais como (com) tinta baseada em óleo ou instrumento de escritas que têm baixa volatilidade. Assim, instrumento de escritas que têm alta volatilidade, por e- xemplo, um instrumento de escrita marcadora, um instrumento de escrita de correção, um instrumento de escrita de ponta esférica, um marcador de tex- to, etc., devem ter tampas, embora seja inconveniente abrir ou fechar as tampas. A razão por que os instrumentos de escritas que têm alta volatilida- de têm as tampas, é que a tinta das pontas seca quando as pontas dos ins- trumentos de escritas são expostas ao ar, encurtando assim a vida dos ins- trumentos de escritas.
Para solucionar os problemas, esforços têm sido feitos para de- senvolver um instrumento de escrita que impeça que a tinta do instrumento de escrita, que é uma tinta líquida ou semilíquida, ou uma tinta volátil ou não volátil, seque, ao mesmo tempo em que protege uma ponta do instrumento de escrita.
Para impedir que uma ponta seque e protege a ponta, o Registro Coreano U.M. Número 172486 intitulado "Instrumento de escrita de tipo des- lizante com uma unidade protetora de bico" ("Slide type writing tool with a tip protective unit") foi proposto, o qual foi registrado em 1999. De acordo com o documento citado, o instrumento de escrita é dotado com a unidade proteto- ra de bico para impedir que a sua ponta seque. Neste caso a unidade prote- tora de bico veda o bico da ponta enquanto os produtos são transportados e comercializados, impedindo assim que a tinta seque.
Contudo, o instrumento de escrita de acordo com o Registro Co- reano U.M. Número 172486 tem um problema em que a unidade protetora de bico deve ser descartada para utilizar o instrumento de escrita, de modo que o instrumento de escrita perde então sua função de prevenção de secu- ra. Além disto, o instrumento de escrita é limitado em aplicação aos instru- mentos de escritas de ponta de esfera.
Além disto, do Registro Coreano U.M. Número 174279, que foi registrado em 1999, é conhecida uma unidade de prevenção de secura de ponta. De acordo com o documento citado, quando um botão de premir de um instrumento de escrita de tipo deslizante é comprimido, a ponta passa através de uma fenda cortada de um engaxetamento de borracha para ser exposta à atmosfera, de modo que um usuário pode escrever com o instru- mento de escrita. Então, quando o botão de premir é liberado ou é compri- mido uma vez mais, a ponta é retornada para sua posição original e a fenda cortada é fechada pela elasticidade do engaxetamento de borracha, impe- dindo assim que a tinta seque.
Contudo, o instrumento de escrita de acordo com o documento citado tem um problema em que deformação plástica da fenda cortada pode ocorrer devido ao uso freqüente do instrumento de escrita. O instrumento de escrita tem outro problema, em que é difícil vedar o botão de premir que e- xecuta o movimento deslizante, de modo que a eficiência de vedação é bai- xa.
No Pedido de Patente Coreano Número 10-2000-65.693 foi pro- posto um "instrumento de escrita com tampa elástica inseparável". De acor- do com o documento citado, o instrumento de escrita é dotado de uma tam- pa elástica. A tampa elástica tem, em uma sua posição predeterminada, uma fenda cortada através da qual passa uma ponta. Além disto, uma porção predeterminada da tampa elástica que é oposta à fenda cortada está em contato próximo com uma ranhura guia do instrumento de escrita. Assim, quando a tampa move-se para trás, a ponta é exposta do lado de fora, de modo que um usuário pode escrever com o instrumento. Inversamente, quando a tampa se move para frente, a tampa impede que a tinta seque. A porção intermediária do instrumento de escrita tem a mesma forma que o corpo de um instrumento de escrita típico.
Contudo, o instrumento de escrita de acordo com o Pedido de Patente Coreano Número 10-2000-65.693 tem um problema em que a por- ção ao redor da fenda cortada pode ser manchada com a tinta da ponta quando a ponta é exposta do lado de fora através da fenda cortada. Além disto, uma vez que a fenda cortada é fechada por uma unidade subsidiária, tal como um anel de borracha que é facilmente deformado de maneira elás- tica, a ponta está em contato direto com a fenda cortada, e é com isto que- brada ou danificada, e a durabilidade do instrumento de escrita é relativa- mente baixa. O instrumento de escrita é problemático em que o anel de bor- racha é exposto do lado de fora da fenda cortada, de modo que o anel de borracha pode ser danificado quando o anel de borracha entra em contato com um objeto externo. Além disto, a fenda cortada pode tornar-se deforma- da depois de uso freqüente do instrumento de escrita, e assim a eficiência com a qual o bico é vedado pode ser deteriorada. Descrição Problema técnico
Consequentemente, a presente invenção foi feita tendo em men- te os problemas acima que ocorrem na técnica precedente, e um objetivo da presente invenção é fornecer um instrumento de escrita do tipo deslizante que tem uma unidade de prevenção de secura que é rapidamente aberta ou fechada em uma maneira de transmissão direta e é conveniente para utilizar, permitindo assim que a extremidade de um cartucho, que é uma ponta, seja estendida e exposta do lado de fora através de uma operação de extensão sem contato, enquanto a área ao redor da ponta permanece vedada. Além disto, o instrumento de escrita de tipo deslizante, que tem a unidade de pre- venção de secura, impede que a tinta da ponta seque, sem requerer a utili- zação de uma tampa para proteger a ponta de maneira segura.
Outro objetivo da presente invenção é fornecer um instrumento de escrita do tipo deslizante que tem uma unidade de prevenção de secura, na qual o dispositivo de controle compreende um módulo de controle inte- grado, diferente de um dispositivo de controle genérico, que tem uma parte de ligação, uma parte porta esférica, um suporte, e um anel-O, que são se- paradas uma da outra. Solução técnica
Para realizar os objetivos, a presente invenção fornece um ins- trumento de escrita de tipo deslizante que tem uma unidade de prevenção de secura, que inclui um eixo oco que tem em uma sua primeira extremidade um furo para ponta; uma parte de toque inserida para o interior de um furo de inserção formado em uma segunda extremidade do eixo; um cartucho inserido para o interior do eixo para ser concêntrico com o furo para ponta e integrado com a parte de toque; um módulo de controle feito de um material elástico tal como borracha, e que inclui uma parte do anel-O que entra em contato próximo com o furo para ponta, uma porta esférica que tem uma su- perfície esférica para isolar a ponta de um exterior, um suporte tubular preso ao cartucho, uma primeira articulação que acopla a parte anel-0 com a porta esférica, e uma segunda articulação que acopla integralmente a porta esféri- ca com o suporte; e uma primeira mola e uma segunda mola fornecidas no eixo e localizadas entre o módulo de controle e o cartucho, para fornecer força elástica de restauração, pelo que, quando a parte de toque é compri- mida, a porta esférica operada em conjunto com a parte de toque do cartu- cho é girada em um ângulo de rotação, abrindo assim o furo para ponta do eixo, fazendo com isto com que a ponta seja projetada para o lado de fora do furo para ponta através de uma passagem da porta esférica. Efeitos vantajosos
Como descrito acima, um instrumento de escrita do tipo desli- zante, que tem uma unidade de prevenção de secura de acordo com a pre- sente invenção, tem vantagens em que ele pode ser utilizado sem abrir ou fechar uma tampa adicional e um furo para ponta pode ser aberto ou fecha- do por meio da extensão ou retração de uma ponta, impedindo assim que tinta seque.
Além disto, o instrumento de escrita do tipo deslizante, que tem
a unidade de prevenção de secura de acordo com a presente invenção, tem um módulo de controle integrado, de modo que o conjunto do instrumento de escrita é simples e o custo de produção de partes pode ser reduzido, e as- sim o instrumento de escrita tem alta capacidade de colocação no mercado e apelo para consumidores.
Além disto, o instrumento de escrita de tipo deslizante, que tem a unidade de prevenção de um eixo que sustenta a ponta é vedado de ma- neira estanque a ar por uma porta esférica e um suporte, aumentando assim a vida útil da tinta maximizando, portanto, o desempenho do produto. Além disto, o instrumento de escrita de tipo deslizante, que tem
a unidade de prevenção de secura de acordo com a presente invenção, é vantajoso em que um usuário sustenta o eixo que corresponde a um corpo com uma mão, e manipula um comutador com seus dedos para estender ou retrai a ponta sendo, portanto, bastante conveniente para utilizar.
Embora uma modalidade preferida da presente invenção esteja aqui descrita para finalidades ilustrativas, aqueles versados na técnica irão apreciar que diversas modificações, adições e substituições são possíveis sem se afastar do escopo e espírito da invenção como descrita nas reivindi- cações que acompanham. Descrição de desenhos
A figura 1 é uma vista em perspectiva explodida que ilustra a aparência externa de um instrumento de escrita de tipo deslizante que tem uma unidade de prevenção de secura de acordo com uma modalidade da presente invenção;
As figuras 2 até 4 são vistas em perspectiva frontal que mostram um módulo de controle do instrumento de escrita de tipo deslizante que tem a unidade de prevenção de secura de acordo com a presente invenção;
As figuras 5 até 7 são vistas em perspectiva traseira que mos- tram o módulo de controle do instrumento de escrita de tipo deslizante que tem a unidade de prevenção de secura de acordo com a presente invenção;
A figura 8 é uma vista em corte do módulo de controle; A figura 9 é uma vista em corte que mostra a ponta central rota-
tiva de uma porta esférica do módulo de controle;
As figuras 10 e 11 são vistas em corte que mostram a operação do módulo de controle; e
As figuras 12 a 16 são vistas a esquemáticas em corte, que ilus- tram a operação do módulo de controle quando uma ponta é estendida em- purrando uma parte de toque. Melhor modo
Daqui em diante um instrumento de escrita de tipo deslizante que tem uma unidade de prevenção de secura de acordo com a modalidade de preferida da presente invenção será descrito em detalhe e com referência às figuras 1 até 16.
A figura 1 é uma vista em perspectiva explodida que ilustra a aparência externa do instrumento de escrita de tipo deslizante que tem a unidade de prevenção de secura de acordo com uma modalidade da presen- te invenção, e as figuras 2 até 4 são vistas em perspectiva frontal, que mos- tram um módulo de controle do instrumento de escrita de tipo deslizante que tem a unidade de prevenção de secura de acordo com a presente invenção. As figuras 5 até 7 são vistas em perspectiva traseira que mostram o módulo de controle do instrumento de escrita de tipo deslizante que tem a unidade de prevenção de secura de acordo com a presente invenção, e a figura 8 é uma vista em corte do módulo de controle. A figura 9 é uma vista em corte que mostra a ponta central rota-
tiva de uma porta esférica do módulo de controle, as figuras 10 e 11 são vis- tas em corte que mostram a operação do módulo de controle, e as figuras 12 até 16 são vistas esquemáticas em corte que ilustram a operação do módulo de controle quando uma ponta é estendida empurrando uma parte de toque. O instrumento de escrita da presente invenção inclui um eixo 10
que fornece um corpo único ou um corpo dividido em duas partes. Uma uni- dade de prevenção de secura, que será descrita abaixo em detalhe e é rapi- damente aberta ou fechada em uma maneira de transmissão direta, é insta- lada no eixo 10.
De acordo com a presente invenção, a maneira de transmissão
direta significa que um furo para ponta 11 do eixo 10 é vedado estanque a ar por uma porta esférica 120 da unidade de prevenção de secura, porém, quando um usuário empurra uma parte de toque 30, a força de empurrar é transmitida diretamente para a porta esférica, de modo que a porta esférica 120 é operada.
O furo para ponta 11 é formado em uma extremidade do eixo 10 que tem uma forma cônica, enquanto a parte de toque 30 é acoplada à outra extremidade do eixo 10.
Isto é, o usuário mantém o eixo 10 do instrumento de escrita em uma mão e então comprime a parte de toque 30 fornecida na extremidade superior do instrumento de escrita, que corresponde a uma parte de com- pressão, com seu dedo polegar. Neste momento a porta esférica 120 que é operada em conjunto com o cartucho integrado com a parte de toque 30 gira em um ângulo de rotação de 90 ° em uma direção de abertura, de modo que uma passagem 125 é alinhada axialmente com a ponta 41, e simultanea- mente, o furo para ponta 11 do eixo 10 é aberto.
Daí em diante a ponta 41 se projeta para fora a partir do furo
para ponta 11 através da passagem 125 da porta esférica 120, de modo que o usuário pode escrever com o instrumento de escrita.
Inversamente, quando o usuário comprime a parte de toque 30, a ponta projetada 41 é retornada para sua posição original, isto é, é retraída para o interior do eixo 10 por meio de primeira e segunda molas que são fornecidas no eixo. Em seguida, a porta esférica 120 é girada em um ângulo de rotação de 90° em uma direção de fechamento por meio das primeira e segunda molas, de modo que a passagem é perpendicular à ponta 41, e si- multaneamente, o furo para ponta 11 do eixo 10 é fechado. Fazendo referência à figura 1, o instrumento de escrita de tipo
deslizante, que tem a unidade de prevenção de secura de acordo com a presente invenção, inclui principalmente cinco partes, isto é o eixo 10, o car- tucho 40, a primeira mola 60, a segunda mola 65 e um módulo de controle 100. O instrumento de escrita desta invenção requer um número menor de partes do que um instrumento de escrita convencional que requer dez ou mais partes, e é assim fácil de montar.
Na presente invenção ou eixo 10 pode ser fabricado por meio de processo de moldagem por injeção ou um processo de moldagem que utiliza um dentre borracha, silicone e material plástico macio, fornecendo assim um corpo único ou um corpo que é dividido em duas partes.
Além disto, o eixo 10 tem a característica genérica de material plástico, a saber, elasticidade e flexibilidade.
O furo para ponta 11 é formado em uma extremidade do eixo 10 e tem uma dimensão que é suficiente para acomodar a ponta 41 do cartucho 40, enquanto um furo de inserção 14 é formado na outra extremidade do eixo 10 e tem uma dimensão que é suficiente para acomodar o corpo do car- tucho 40. Além disto, uma parte de controle de extensão 13, que é proje- tada para ter diversas formas é integrada com ou é mecanicamente acopla- da à circunferência exterior da outra extremidade do eixo 10. Preferivelmen- te, a parte de controle de extensão 13 é acoplada a uma parte de travamen- to 47, de modo que a ponta 41 mantém um estado estendido ou retraído.
Em uma descrição detalhada, quando a parte de toque 30 é em- purrada de maneira contínua de modo que a ponta 41 do cartucho passa através do furo para Ponta 11 e é estendida para fora do furo para ponta, e então a parte de toque 30 é liberada, a parte de travamento 47 engata com a parte de controle de extensão 13, impedindo assim que o cartucho que tem a ponta seja movido para trás por meio da força de restauração da primeira mola que é interposta entre o cartucho e o eixo. Ao mesmo tempo, quando a parte de toque 30 é empurrada novamente em um estado onde a ponta está estendida para fora, a parte de controle de extensão é desengatada da parte de travamento. Com isto, tão logo a parte de travamento 30 é liberada o car- tucho é movido para trás por meio da força de restauração da primeira mola, de modo que a ponta é retraída para o interior do eixo.
Além disto, o furo para ponta 11 é formado em uma extremidade do eixo 10 que tem uma forma cônica, enquanto o furo de inserção 14 é for- mado na outra extremidade do eixo 10 e tem um diâmetro interior suficiente para acomodar partes que serão descritas abaixo, inclusive a parte de toque 30. Ao mostrar a aparência externa do instrumento de escrita, a parte de toque 30 é inserida integralmente para o interior do furo de inserção 14.
Fazendo referência à figura 1, a parte de toque 30 serve para transmitir uma força de empurrar do usuário para o cartucho 10. Tal parte de toque 30 tem a forma de um tubo que tem uma parte circunferencial menor e uma parte circunferencial maior. Uma extremidade da parte de toque que corresponde à parte circunferencial menor é aberta, enquanto a outra extre- midade da parte de toque que corresponde à parte circunferencial maior é fechada.
Além disto, de acordo com a presente invenção, o cartucho 40 tem um tanque de capacidade grande que é capaz de descarregar tinta de maneira contínua e igual através da ponta 41 por um período de tempo pre- determinado que depende da capacidade do tanque de tinta.
Aqui a ponta 41 é fornecida em uma extremidade do cartucho 40. Tal ponta 41 é presa a um furo que é formado em uma extremidade de um eixo de extensão de ponta 45, de modo que tinta é fornecida para a pon- ta.
O eixo de extensão de ponta 45 tem a forma de um tubo circular oco para suprir a tinta para a ponta e tem um diâmetro menor do que o tan- que.
Além disto, a ponta 41 é presa a uma extremidade da parte de
extensão da ponta 45 e o conteúdo armazenado no tanque, isto é, tinta, é alimentado a partir do tanque para a ponta 41 por meio de um método de alimentação de tinta convencional, adotado de acordo com o tipo de instru- mento de escrita, por exemplo, um método de alimentação que utiliza uma ação capilar, um método de alimentação que utiliza uma diferença de pres- são, um método de alimentação que utiliza aspiração, etc.
Para a ponta 41, um bico para a tinta baseada em óleo ou água, um bico de descarga de fluido de correção, um bico para marcadores de tex- to, uma ponta paro instrumento de escritas marcadoras, ou outro tipo de bico é utilizado de acordo com o tipo de instrumento de escrita. É possível utilizar o método de alimentação de tinta adequado de acordo com o tipo de bico.
O cartucho 40 é operado em conjunto com a parte de controle de extensão 13. Um mecanismo de extensão genérico utilizado em um ins- trumento de escrita convencional que tem um cartucho, pode ser fornecido na parte de travamento 47.
Além disto, o cartucho 40 é operado em conjunto com a parte de controle de extensão 13. Um mecanismo de extensão, que é similar a ou igual a um mecanismo do tipo de toque de segurança descrito no Pedido de Patente Coreano Números 10-2003-55414 e 10-2003-56940, que é relativo a um instrumento de escrita de tipo de toque segura, que tem um mecanismo de extensão de cartucho de baixo ruído e foi depositado com o KIPO pela requerente desta invenção, pode ser fornecido na parte de travamento 47. Quando o cartucho 40 é inserido no furo de inserção de cartucho 14 do eixo 10, e então um usuário manipula a parte de controle de extensão 13, a ponta 41 pode ter movimento alternativo dentro de uma faixa de curso predeterminada, de tal modo que a ponta 41 é estendida para fora ou retraí- da para o interior do furo para ponta 11 do eixo 10 por meio do mecanismo de extensão acima, e pode parar de maneira temporária em ambas as ex- tremidades do curso.
As molas inseridas para o interior do eixo compreendem a pri- meira mola 60 e a segunda mola 65.
Uma extremidade da primeira mola 60 contata a extremidade
inferior de um degrau 44 do cartucho 40.
Em seguida, a primeira mola 60 é operada para deslocar axial- mente seja o eixo 10 ou o cartucho 40 dentro da distância do curso do cartu- cho 40.
Por exemplo, quando o cartucho 40 e a parte de toque 30 mo-
vem-se para frente por uma distância de curso predeterminada, a primeira mola 60 é comprimida. Com isto a primeira mola 60 gera força de restaura- ção elástica tal que o estado comprimido é restaurado para um estado es- tendido.
De acordo com a presente invenção, a distância de curso do car-
tucho 40 é igual à distância de curso da parte de toque 30.
Além disto, a segunda mola 65 é ajustada sobre o eixo de ex- tensão da ponta 45 do cartucho 40. Uma extremidade da segunda mola 65 contata a parte superior do degrau 44. Isto é, a segunda mola inserida 65 é
suportada pelo degrau 44 e o eixo de extensão da ponta 45.
Daí em diante a segunda mola 65 é operada para deslocar axi- almente seja o módulo de controle 100 ou o cartucho 40.
Por exemplo, quando o cartucho 40 e a parte de toque 30 mo- vem-se para frente, a segunda mola 65 é comprimida para pressionar o mó-
dulo de controle 100 por um curto período de tempo, permitindo assim que a porta esférica 120, que é fornecida de maneira rotativa sobre o módulo de controle 100, seja aberta ou fechada de maneira suave é rápida. As figuras 2 até 7 são vistas em perspectiva que mostram o mó- dulo de controle 100 em detalhe.
O módulo de controle 100 é fabricado por meio de um processo de moldagem por injeção utilizando um material elástico tal como borracha.
Assim, mesmo embora o módulo de controle 100 seja dobrado de maneira repetida, o módulo de controle é resistente à fadiga, de modo que a durabili- dade do módulo de controle é boa. Além disto, a porta esférica pode estar em contato superficial mais próximo com uma entrada de um suporte que será descrito abaixo impedindo assim de maneira muito efetiva que tinta se- que.
O módulo de controle 100 é construído de modo que uma parte do anel-0 110, a porta esférica 120, e o suporte 130 são integrados um com outro em uma única estrutura.
Um anel-0 111 da parte do anel-0 110 é um engaxetamento do tipo anel que está em contato superficial com o furo para ponta 11 do eixo 10, para assim ser preso ao furo para ponta.
Depois que o anel-0 111 é integrado com a porta esférica 120 partes (a extremidade superior da porta esférica e a extremidade inferior do anel-O) que devem ser separadas uma da outra para abrir ou fechar a porta esférica, são cortadas.
Uma barra vertical 112 da parte do anel-0 110 é uma barra su- porte que se estende verticalmente a partir da extremidade inferior de uma posição predeterminada sobre o anel-0 111.
A porta esférica 120 serve como um seguidor do suporte 130. Como resultado, a porta esférica serve como uma porta para abrir ou fechar o furo para ponta 11.
Para esta finalidade a porta esférica 120 tem uma superfície hemisférica 121.
Além disto, a passagem aberta 125 é formada em uma porção oposta à superfície hemisférica 121 da porta esférica 120 e fornece um traje- to para a extensão e retração do cartucho quando o instrumento de escrita é operado. A porta esférica 120 tem partes de acoplamento conformadas em flecha 123 que se estendem a partir da superfície hemisférica 121.
O suporte 130 é montado com o cartucho 40 e assim fixado ao
cartucho.
Isto é, um degrau de uma abertura inferior 131 do suporte 130 é
travado a um degrau de uma parte de conexão 46, assim impedido que o cartucho 40 seja removido do suporte 130.
Além disto, uma abertura superior 132 do suporta 130 tem um diâmetro que é menor do que o diâmetro da porta esférica 120, porém maior do que o diâmetro do cartucho 40, de modo que a abertura superior 132 do suporte 130 está em contato próximo com a superfície hemisférica 121 da porta esférica 120.
Particularmente, durante a fabricação do instrumento de escrita, o diâmetro do núcleo inserido para o interior da abertura superior 132 do su- porte 130 é menor do que o diâmetro do núcleo inserido para o interior da passagem da porta esférica 120. Nenhuma linha divisória é formada sobre a extremidade da abertura superior 132 que é formada desta maneira. Tal construção permite que a abertura superior 132 do suporte esteja em conta- to próximo firme com a porta esférica 120, assim mantendo de maneira mais eficiente a ponta estanque à água.
Preferivelmente um engaxetamento de borracha pode ser forne- cido ao longo da superfície interior da abertura superior 132, permitindo as- sim que a abertura superior esteja em contato mais próximo com a superfície hemisférica 121.
Como mostrado na figura 8, nervuras 133 são preferivelmente
formadas sobre o suporte 130. As nervuras 133 são uma pluralidade de fai- xas circulares que são feitas de um material de borracha, de modo a serem facilmente dobradas ou fletidas e são formadas sobre o suporte 130 em in- tervalos regulares, para reforçar o suporte. Além disto, partes de acoplamento conformadas em flecha 134
estendem-se a partir de ambos os lados da extremidade superior do suporte 130 e são acopladas em suas extremidades a extremidades das partes de acoplamento correspondentes 123 da porta esférica 120.
Uma segunda articulação 135 é ponto onde cada parte de aco- plamento 134 encontra a parte de acoplamento correspondente 123. A se- gunda articulação 135 permite que cada parte de acoplamento 123 gire ao redor da parte de acoplamento 134.
Isto é, cada parte de acoplamento 134 é uma superfície triangu- lar, ambos os lados da qual se estendem a partir dos lados esquerdo e direi- to da abertura superior 132 e convergem em um ponto, fornecendo assim a segunda articulação 134 acoplada à parte de acoplamento 123 da porta es- férica 120.
Além disto, depois que as partes de acoplamento 134 estejam integradas com a porta esférica 120, a operação de corte é executada em porções diferentes das segundas articulações 135, de modo a fornecer por- ções separadas que são utilizadas para girar a porta esférica 120. Como mostrado na figura 9, a posição espacial da segunda arti-
culação 135 é ajustada para desviar ligeiramente do ponto central 125 da superfície hemisférica da porta esférica 120, de modo que a segunda articu- lação serve como um centro de rotação. No desenho a distância de desvio vertical é 0,5 mm.
Esta posição da segunda articulação elimina atrito entre a porta
esférica e a abertura superior 132 do suporte, que pode ocorrer durante ro- tação quando a articulação está localizada no ponto central da superfície hemisférica.
Além disto, as primeiras articulações 113 são elementos de aco- plamento para acoplar uma extremidade da barra 112 que se estende a par- tir de uma extremidade do anel-0 111 com ambos os lados da extremidade inferior da porta esférica 120 e fazem a porta esférica 120 realizar uma ação de articulação em relação à parte do anel-0 110.
Para esta finalidade cada primeira articulação 113 preferivelmen- te tem a forma de uma faixa circular. A extremidade da barra 112 e a extre- midade inferior da porta esférica 120 são fornecidas integralmente sobre a faixa circular. Todo o acoplamento do módulo de controle 100 será resumido como a seguir. O anel-0 111 é acoplado à barra (barra vertical 112), a barra vertical 112 é acoplada à porta esférica 120 por meio das primeiras articula- ções 113, a porta esférica 120 é acoplada às partes de acoplamento 134 através das segundas articulações 135 e as partes de acoplamento 134 são acopladas à abertura superior 132 do suporte 130. Desta maneira o módulo de controle integrado 100 é realizado.
Além disto, o módulo de controle 100 é operado como a seguir. Quando o suporte 130 é puxado como mostrado na figura 10, a porta esféri- ca 120 é girada como mostrado na figura 11, de modo que as segunda e primeira articulações 135 e 113 são giradas.
As figuras 12 até 16 mostram o processo de operar a parte de toque de modo a abrir o furo para ponta 11 utilizando a porta esférica 120, começando de uma primeira posição de curso. Isto é, a passagem da porta esférica 120 é perpendicular à direção axial do cartucho 40.
Além disto, os termos "direção para frente" e "direção para trás" que serão utilizados abaixo, significam a direção voltada para o furo para ponta 11 e a direção voltada para a parte de toque 30, respectivamente.
Particularmente, o estado fechado da figura 12 é o estado no qual o conjunto das partes da figura 1 foi completado.
Como mostrado nos desenhos, a ponta 41 é circundada com o suporte 130.
O degrau da extremidade inferior da parte de conexão 46 do car- tucho 40 é travada à abertura inferior 131 do suporte 130, de modo que o cartucho 40 não move-se para trás a partir do suporte 130.
Além disto, o degrau da extremidade inferior da parte de cone- xão 46 é travado de maneira estanque a ar à abertura inferior 131, minimi- zando assim a evaporação de tinta a partir da ponta 41.
Uma vez que o anel-0 111 está em contato superficial próximo com o furo para ponta 11, a remoção indesejada do anel-0 é impedida.
A primeira mola 60 é interposta entre o eixo 10 e o cartucho 40, deslocando assim o eixo 10 e o cartucho 40. Assim, a ponta 41 do cartucho 40 é movida para trás por meio da força elástica da primeira mola 60. Neste momento, a abertura inferior 131 do suporte 130 travada à parte de conexão 46, também move-se para trás.
Contudo, uma vez que o anel-O 111 é posicionado para ser pre- so ao furo para ponta 11, as primeira e segunda articulações 113, 135 são dobradas pelo movimento para trás do suporte 130 e a porta esférica 120 é girada em 90° para fechar a abertura superior 132 do suporte 130.
A segunda mola 65 é interposta entre o suporte 130 e o degrau 44 enquanto não há tensão elástica.
Em tal estado, quando a parte de toque 30 move-se para frente como mostrado na figura 13, o suporte 130, a parte de toque 30, e o cartu- cho 40 são movidos para frente por uma distância de curso predeterminada (por exemplo, 5 mm).
Neste caso, a primeira mola 60 mantém o estado acima, porém aplica força elástica que é ligeiramente aumentada de acordo com a distân- cia movida, ao cartucho 40. Simultaneamente, a segunda mola 65 transmite força gerada pelo movimento para frente do cartucho 40 para o suporte 130 na forma de uma força elástica de restauração.
Com isto, o suporte 130 é movido para frente e pela distância de curso predeterminada, e as primeiras articulações 113 giram em relação à extremidade da parte de acoplamento da porta esférica 120. Simultanea- mente, as segundas articulações em 135 são esticadas de acordo com a distância movida.
Além disto, a porta esférica 120 é girada em um ângulo de rota- ção que corresponde à distância que o suporte 130 é movido para frente.
Como mostrado na figura 14, quando a parte de toque 30 move- se para frente mais 20 mm, a segunda mola 65 continua a empurrar o supor- ta 130 para longe do cartucho 40, de modo que o suporte 130 move-se para frente. Quando o suporte 130 move para frente a porta esférica 120 gira ao redor das primeira e segunda articulações 113 e 135.
Como tal, quando o movimento para frente do suporte 130 e a rotação da porta esférica 120 continuam, como mostrado na figura 15, um trajeto é definido de modo que a ponta 41 passa através do furo para ponta 11 e projeta-se para fora.
Neste momento a porta esférica 120 gira 90 graus, de modo que a superfície hemisférica 121 faceia a parede interior do eixo 10 e cada se- gunda articulação dobrada 135 retorna para seu estado original e assim é plana.
Portanto, a passagem da porta esférica 120 é alinhada axial- mente com o cartucho 40, de modo que a passagem é aberta. Além disto, o suporte avançado 130, a ponta 41 e o anel-0 111 são localizados na passa- gem.
Neste momento um bico da ponta 41 do cartucho 40 ou uma su- perfície que circunda a ponta não está em contato com a passagem da porta esférica 120, de modo que tinta da ponta 41 não cobre o interior da porta esférica 120 e o bico da ponta 41 localizado no furo para ponta 41 pode ser visto a olho nu.
Em tal estado, como mostrado na figura 16, quando a parte de toque 30 ainda é empurrada por força externa, a parte de toque é movida para frente por toda a distância de curso e as primeira e segunda molas 60 e 65 são comprimidas até o alcance no qual nenhuma deformação elástica ocorre, de modo que força de restauração máxima pode ser gerada.
Em tal estado um usuário pode utilizar o instrumento de escrita da invenção.
Ao mesmo tempo, o usuário realiza uma operação de troca de liberação fazendo assim com que a ponta projetada 41 seja retraída para o interior do eixo 10.
Neste caso o instrumento de escrita é operado na seqüência a partir da figura 16 para a figura 12, de modo que a porta esférica 120 fecha o furo para ponta 11 e a ponta 41 pode ser acomodada de maneira segura e estanque a ar no eixo 10.
Isto é, as primeira e segunda molas 60 e 65 são estendidas axi- almente por meio da força de restauração elástica. Simultaneamente, o su- porte 130, a parte de toque 30 e o cartucho 40 do módulo de controle 100 são movidos para trás.
Em seguida, quando o cartucho 40 continua a mover para trás, o degrau da parte de conexão 46 do cartucho contata a abertura inferior 131 do suporte 130, e então puxa o suporte para trás.
Neste momento a porta esférica 120 gira ao redor das primeira e segunda articulações no ângulo de rotação de 90°. A porta esférica 120 gi- rada fecha o furo para ponta 11 estanque a ar.

Claims (8)

1. Instrumento de escrita do tipo deslizante que tem uma unida- de de prevenção de secura que compreende: um eixo oco que tem em uma sua primeira extremidade um furo para a ponta; uma parte de toque inserida em um furo de inserção formado em uma segunda extremidade do eixo; um cartucho inserido para o interior do eixo para ser concêntrico com o furo para ponta e integrado com a parte de toque; um módulo de controle feito de um material elástico com tal co- mo borracha, e que compreende uma parte do anel-0 que entra em contato próximo com o furo para ponta; uma porta esférica que tem uma superfície esférica para isolar a ponta de um exterior; um suporte tubular preso ao cartucho; uma primeira articulação que acopla a parte do anel-0 com a porta esférica; e uma segunda articulação que acopla integralmente a porta esfé- rica com o suporte; e uma mola fornecida no eixo e localizada entre o módulo de con- trole e o cartucho para fornecer força de restauração elástica, por meio do que, quando a parte de toque é comprimida a porta esférica operada em conjunto com a parte de toque e o cartucho é girada em um ângulo de rotação, abrindo assim o furo para ponta do eixo fazendo, por- tanto, com que a ponta seja projetada para o lado de fora do furo para ponta através de uma passagem da porta esférica.
2. Instrumento de escrita de acordo com a reivindicação 1, no qual a superfície esférica da porta esférica tem uma forma hemisférica e a passagem aberta é a formada oposta à superfície esférica, de modo que a retração e a projeção do cartucho são realizadas para fora através da pas- sagem quando o instrumento de escrita é operado.
3. Instrumento de escrita de acordo com a reivindicação 2, no qual a porta esférica compreende em lados opostos dela partes de acopla- mento conformadas em flecha que se salientam integralmente a partir da superfície esférica, o suporte compreende partes de acoplamento conforma- das em flecha que se estendem verticalmente a partir de lados opostos de uma abertura superior do suporte, cada uma das partes de acoplamento sendo acoplada à parte de acoplamento correspondente através da segunda articulação, para girar a porta esférica.
4. Instrumento de escrita de acordo com a reivindicação 1, no qual um degrau é fornecido em uma abertura inferior do suporte e uma parte de conexão é fornecida para salientar-se a partir de uma conferência exterior do cartucho, de modo que o cartucho engata-se com o suporte.
5. Instrumento de escrita de acordo com a reivindicação 1, no qual a mola compreende: uma primeira mola interposta entre o eixo e o cartucho, deslo- cando assim o eixo e o cartucho; e uma segunda mola interposta entre o cartucho e o módulo de controle, deslocando assim o cartucho e o módulo de controle quando o car- tucho é movido para a frente ao empurrar a parte de toque.
6. Instrumento de escrita de acordo com a reivindicação 1, ainda compreendendo: uma pluralidade de nervuras fornecidas em uma circunferência do suporte em intervalos regulares, para manter uma forma do suporte con- tra a força aplicada axialmente, cada uma das nervuras tendo uma forma de uma faixa circular.
7. Instrumento de escrita de acordo com a reivindicação 1, no qual a parte do anel-0 compreende um anel-0 que entra em contato próxi- mo com um interior de um furo para ponta e uma barra que se estende verti- calmente a partir de uma porção predeterminada do anel-O, a barra vertical e a porta esférica sendo acopladas uma a outra por meio de uma primeira articulação, de modo que a porta esférica gira em relação à parte do anel-O.
8. Instrumento de escrita de acordo com a reivindicação 7, no qual a segunda articulação desvia-se ligeiramente de um ponto central da superfície esférica da porta esférica, eliminando assim atrito entre a porta esférica e a abertura superior do suporte quando a porta esférica gira.
BRPI0721196-1A 2007-02-09 2007-02-09 instrumento de escrita de tipo deslizante que tem dispositivo para impedir secura BRPI0721196A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PCT/KR2007/000709 WO2008096920A1 (en) 2007-02-09 2007-02-09 Slide type writing tool having device for preventing dryness

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0721196A2 true BRPI0721196A2 (pt) 2012-12-25

Family

ID=39681811

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0721196-1A BRPI0721196A2 (pt) 2007-02-09 2007-02-09 instrumento de escrita de tipo deslizante que tem dispositivo para impedir secura

Country Status (2)

Country Link
BR (1) BRPI0721196A2 (pt)
WO (1) WO2008096920A1 (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
KR101538275B1 (ko) * 2014-11-18 2015-07-22 천광주 출몰식 필기구의 푸쉬 로크장치

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP2001063271A (ja) * 1999-08-30 2001-03-13 Hiroshi Yoshida キャップレスタイプ筆記具
EP1490238A2 (en) * 2002-02-13 2004-12-29 Innodesk, Inc. Capless retractable sealed marking instrument with forward chamber
KR100556569B1 (ko) * 2004-05-03 2006-03-06 주식회사 모리스 마름방지장치를 구비한 출몰식 필기구
TW200630241A (en) * 2005-02-24 2006-09-01 Flonto Corp Opening and closing device for capless retractable marker pen

Also Published As

Publication number Publication date
WO2008096920A1 (en) 2008-08-14

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP4609899B2 (ja) 乾き防止装置を備えた筆記具
CN1771137B (zh) 可伸缩书写工具
BRPI0710799B1 (pt) instrumentos de escrever tipo cursor possuindo uma unidade de prevenção de secagem
JP4746130B2 (ja) 乾き防止装置を備えたスライド式筆記具
US8348536B2 (en) Rotary-type retractable writing implement with an anti-drying device
US20050191112A1 (en) Slide-type writing instrument with a dry prevention unit
US20120145748A1 (en) One-touch-type gel container having automatic sealing structure
ES2915566T3 (es) Módulo de sellado de apertura/cierre automático y estuche de cosmético que utiliza el módulo de sellado
BRPI0721196A2 (pt) instrumento de escrita de tipo deslizante que tem dispositivo para impedir secura
CN104827805B (zh) 具备防干燥装置的滑动式书写工具
US7252449B2 (en) Retractable writing tool and self sealing valve
US20090245920A1 (en) Capless Retractable Marking Pen
CN217969040U (zh) 一种笔帽套接机构
KR101886785B1 (ko) 자동밀폐 구조를 구비한 필기구
AU2017200776B2 (en) Writing instrument having automatic sealing structure
KR100876952B1 (ko) 필기구
EP3357707A1 (en) Writing instrument having automatic sealing structure

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 8A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2308 DE 31/03/2015.