BRPI0714017A2 - método e sistema para comunicação personalizada incorporada - Google Patents

método e sistema para comunicação personalizada incorporada Download PDF

Info

Publication number
BRPI0714017A2
BRPI0714017A2 BRPI0714017-7A BRPI0714017A BRPI0714017A2 BR PI0714017 A2 BRPI0714017 A2 BR PI0714017A2 BR PI0714017 A BRPI0714017 A BR PI0714017A BR PI0714017 A2 BRPI0714017 A2 BR PI0714017A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
user
server
computer
instant messaging
user interface
Prior art date
Application number
BRPI0714017-7A
Other languages
English (en)
Inventor
Elaine Wherry
Seth Sternberg
Jian Shen
Sandy Jen
Original Assignee
Meebo Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Meebo Inc filed Critical Meebo Inc
Priority claimed from PCT/US2007/073081 external-priority patent/WO2008006115A2/en
Publication of BRPI0714017A2 publication Critical patent/BRPI0714017A2/pt

Links

Landscapes

  • Information Transfer Between Computers (AREA)

Abstract

MéTODO E SISTEMA PARA COMUNICAçãO PERSONALIZADA INCORPORADA. Foram revelados um método e sistema para comunicação personalizada incorporada. De acordo com uma modalidade, um método implementado por computador compreende forneceer código de software a ser incorporado em uma página de rede. A página de rede é carregada incluindo o código de software. Um arquivo de configuração é buscado a partir de um servidor de configuração em resposta ao código de software. Uma primeira interface de usuário de envio de mensagem instantânea é apresentada na página de rede. Uma solicitação é enviada a um servidor de envio de mensagem instantânea baseada em rede, a solicitação iniciando uma sessão de envio de mensagem instantânea com uma segunda interface de usuário de envio de mensagem instantânea.

Description

"MÉTODO E SISTEMA PARA COMUNICAÇÃO PERSONALIZADA INCORPORADA"
Campo técnico
O campo da invenção refere-se, genericamente a sistemas de computador e mais 5 particularmente refere-se a um método e sistema para comunicação personalizada incorpo- rada.
Fundamentos
O Envio de Mensagem Instantânea (às vezes mencionado como IM) permite aos usuários visualizarem facilmente se um amigo escolhido (por exemplo, um amigo, colega de 10 trabalho, co-trabalhador ou similar) está conectado à Internet, e caso positivo, troquem men- sagens com eles. O Envio de Mensagem Instantânea difere do e-mail comum na imediação da troca de mensagens. Tipicamente, trocas de IM são somente texto. Entretanto, alguns serviços (por exemplo, Envio de Mensagem Instantânea AOL) permitem envio de mensa- gem de voz e compartilhar arquivos. Em IM, os dois usuários necessitam subscrever ao ser- 15 viço (por exemplo, e ter certo software em seus dispositivos de usuário), e necessitam estar on-line ao mesmo tempo. Além disso, o receptor pretendido necessita desejar aceitar men- sagens instantâneas. Se uma pessoa tentar enviar uma IM para alguém que não está on- line, ou quem deseja não aceitar uma Mensagem Instantânea, uma notificação é tipicamente fornecida de que a transmissão não pode ser concluída. Se o software on-line do receptor 20 for definido para aceitar Mensagens Instantâneas, tipicamente alerta ao receptor com um som distinto e exibe uma janela Pop-Up que indica que uma IM chegou, e isso permite ao receptor aceitar ou rejeitar a mesma, ou exibir uma janela Pop-Up contendo a mensagem de entrada. Em geral, IM pode ser verdadeira ou virtualmente instantânea (com, por exemplo, retardos normalmente menores do que alguns segundos), de tal modo que é tipicamente 25 possível para duas pessoas terem uma "conversação" on-line em tempo real enviando IMs entre si.
Usuários de IM utilizam, tipicamente, um computador ligado em rede e software de cliente de IM para trocar mensagens entre si em estilo de conversação. Um cliente de IM provê uma interface para usuários comporem, enviarem, receberem e lerem mensagens de 30 texto. Os exemplos de clientes de IM que são populares hoje em dia incluem SAMETIME da IBM, MSN MESSENGER, YAHOO! INSTANT MESSENGER, e AOL IN STANT MESSENGER.
Em um meio de exibição gráfico, um cliente de IM provê janelas através das quais um usuário pode compor e ler mensagens. Clientes de IM fornecem aos usuários a capaci- 35 dade de gerenciar listas de contatos, particularmente outros usuários de IM. Essas listas são mencionadas como "listas de amigos." Os usuários podem organizar listas de amigos em grupos de usuários relacionados, onde o cliente de IM exibe os vários grupos em uma árvo- re hierárquica que pode ser dobrada e expandida conforme desejo do usuário.
Sumário
São revelados um método e sistema para comunicação personalizada incorporada. De acordo com uma modalidade, um método implementado por computador compreende a provisão de código de software a ser incorporado em uma página de rede. A página de rede é carregada incluindo o código de software incorporado. Um arquivo de configuração é bus- cado a partir de um servidor de configuração em resposta ao carregamento ou ativação do código de software incorporado. Utilizando o conteúdo de arquivo de configuração, uma in- terface de usuário de envio de mensagem instantânea inicial é apresentada na página da rede. O código de software envia uma solicitação para um servidor de envio de mensagem instantânea baseada na rede para iniciar uma sessão. Após a comunicação ser estabelecida e a sessão ser iniciada, a interface de usuário de envio de mensagem instantânea é atuali- zada. Utilizando um sistema de comunicação baseado em eventos, eventos e mensagens podem ser trocados entre o código de software e o servidor de envio de mensagem instan- tânea até que a sessão seja fechada. A entrada a partir de um visitante da página de rede pode ser facilitada através da interface de usuário de envio de mensagem instantânea do código de software incorporado apresentada na página de rede.
As características preferidas acima e outras, incluindo vários detalhes novos de im- plementação e combinação de elementos, serão mais particularmente descritas agora com referência aos desenhos em anexo e indicadas nas reivindicações. Será entendido que os métodos e sistemas específicos descritos aqui são mostrados somente como ilustração e não como limitações. Como será entendido por aqueles versados na técnica, os princípios e características descritas aqui podem ser empregadas em várias e inúmeras modalidades sem se afastar do escopo dos ensinamentos da presente invenção.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
Os desenhos em anexo, que são incluídos como parte do presente relatório descri- tivo, ilustram a modalidade atualmente preferida da presente invenção e juntamente com a descrição geral dada acima e a descrição detalhada da modalidade preferida dada abaixo servem para explicar e ensinar os princípios da presente invenção.
A figura 1 ilustra um diagrama de blocos de um sistema de envio de mensagens não hierarquizadas exemplar com comunicação personalizada incorporada, de acordo com uma modalidade;
A figura 2 ilustra uma arquitetura de computador exemplar para uso com o presente sistema, de acordo com uma modalidade;
A figura 3 ilustra um diagrama de fluxo de um processo exemplar para comunicação personalizada incorporada, de acordo com uma modalidade; e
A figura 4 ilustra um diagrama de fluxo de um processo exemplar para criar código 3
incorporado, de acordo com uma modalidade.
DESCRIÇÃO DETALHADA
São revelados um método e sistema para comunicação personalizada incorporada. De acordo com uma modalidade, um método implementado por computador compreende a 5 provisão de código de software a ser incorporado em uma página de rede. A página de rede é carregada incluindo o código de software incorporado. Um arquivo de configuração é bus- cado a partir de um servidor de configuração em resposta ao carregamento ou ativação do código de software incorporado. Utilizando o conteúdo de arquivo de configuração, uma in- terface de usuário de envio de mensagem inicial é apresentada na página de rede. O código 10 de software envia uma solicitação para um servidor de envio de mensagem instantânea ba- seado na rede para iniciar uma sessão. Após a comunicação ser estabelecida e a sessão iniciada, a interface de usuário de sessão de envio de mensagem instantânea é atualizada. Os eventos e mensagens podem ser trocados entre o código de software e o servidor de envio de mensagem instantânea até a sessão ser fechada. A entrada a partir de um visitante 15 da página de rede pode ser facilitada através da interface de usuário de envio de mensagem instantânea de código de software incorporado apresentada na página de rede.
Na descrição a seguir, para fins de explicação, nomenclatura específica é exposta para fornecer uma compreensão completa dos vários conceitos inventivos revelados aqui. Entretanto, será evidente para uma pessoa versada na técnica que esses detalhes específi- 20 cos não são exigidos para pôr em prática os vários conceitos inventivos revelados aqui.
A presente invenção também se refere a aparelho para executar as operações da presente invenção. Esse aparelho pode ser especialmente construído para as finalidades exigidas, ou pode compreender um computador de propósito geral seletivamente ativado ou reconfigurado por um programa de computador armazenado no computador. Um tal pro- 25 grama de computador pode ser armazenado em um meio de armazenagem legível por computador, como, porém não é limitado a, qualquer tipo de disco incluindo discos flexíveis, discos ópticos, CD-ROMs, e discos magnéticos-ópticos, memórias somente de leitura, me- mórias de acesso aleatório, EPROMs, EEPROMs, cartões magnéticos ou ópticos, ou qual- quer tipo de meios apropriados para armazenar instruções eletrônicas, e cada um acoplado 30 a um barramento do sistema de computador.
Os métodos apresentados aqui não são inerentemente relacionados a nenhum computador específico ou outro aparelho. Vários sistemas de propósito geral podem ser utilizados com programas de acordo com os ensinamentos da presente invenção, ou podem provar ser convenientes para construir aparelho mais especializado para executar as etapas 35 exigidas do método. A estrutura exigida para uma variedade desses sistemas aparecerá a partir da descrição abaixo. Além disso, a presente invenção não é descrita com referência a nenhuma linguagem de programação específica. Será reconhecido que uma variedade de 4
linguagens de programação podem ser utilizadas para implementar os ensinamentos da invenção como descrito aqui.
A figura 1 ilustra um diagrama de blocos de um sistema exemplar 100 para comuni- cação personalizada incorporada, de acordo com uma modalidade. Comunicação personali- 5 zada incorporada se refere a qualquer capacidade de envio de mensagem que permita co- municação entre um servidor de origem e um módulo de software replicado ou incorporado em múltiplos servidores (ou locais de rede). O sistema 100 também permite a determinação da presença de rede de um usuário, isto é identificando o local de rede que um usuário está visitando na rede e/ou as atividades, comportamento, ou outras informações relacionadas 10 àquele usuário enquanto o usuário está naquele local.
O sistema de comunicação incorporada 100 é dividido em um lado do cliente e um lado de servidor. O lado de cliente inclui a página de rede A.COM que pode ser acessível através de um navegador de rede. A página de rede A.COM inclui código incorporado para permitir que uma interface de envio de mensagem instantânea 111 seja replicada na página 15 de rede A.COM 110. A interface de envio de mensagem instantânea 111 pode ser uma ré- plica ou variação de interface de usuário de mensagem instantânea 121 hospedada em uma página de rede para IM baseado em rede 120. É importante observar que a interface de en- vio de mensagem instantânea 111 permite que os usuários que visitam a página de rede A.COM mensagem instantânea, recebam informações de presença, ou troquem outras in- 20 formações similares com um usuário de cliente de IM baseado em rede, 120, em tempo real. Por exemplo, a página de rede A.COM 110 pode ser o perfil do usuário A em MYSPACE.COM. O perfil do usuário A é tipicamente apresentado por um navegador em formato HTML que contém o código incorporado que liga a página de rede A.COM do cliente 110 a sua conta de envio de mensagem instantânea como visto na página de rede para IM 25 baseado em rede do cliente 120 (por exemplo, em MEEBO.COM). Através desse link, um usuário ao visitar a página de rede A.COM 110 pode iniciar, receber, e manter uma sessão de bate-papo de um a um com o cliente de página de rede IM baseado em rede 120.
A interface de usuário de mensagem instantânea 111 é somente uma réplica de in- terface de usuário de mensagem instantânea 121 em que as comunicações entre as duas 30 interfaces são sincronizadas e dinamicamente atualizadas em tempo real. Cada interface pode ter sua própria aparência e impressão, desenho, etc.
O lado de servidor do sistema de comunicação incorporada 100 comunica-se com a página de rede A.COM no cliente 110 e IM baseado em rede da página de rede no cliente 120. De acordo com uma modalidade, o servidor de rede 130 é um servidor de rede Li- 35 ghtTPD. LightTPD é um servidor de rede que é projetado para ser seguro, rápido, em con- formidade com padrões, e flexível enquanto sendo otimizado para ambientes críticos em velocidade. Sua base de memória baixa (em comparação com outros servidores de rede), 5
carga de CPU leve e seus objetivos de velocidade tornam LightTPD apropriada para servi- dores que estão sofrendo de problemas de carga, ou para servir meios estáticos separada- mente a partir de conteúdo dinâmico. LightTPD é fonte aberta/software livre, e roda em GNU/Linux e outros sistemas operacionais como Unix e Microsoft Windows.
5 O servidor de rede 130 inclui um módulo Jabber que se comunica com um servidor
convidado 140. Jabber é uma tecnologia de presença e envio de mensagem instantânea que utiliza o Protocolo de Presença e Envio de Mensagem extensível (XMPP). Em uma mo- dalidade, o servidor de rede 130 comunica-se com um servidor de convidado Jabber 140. O servidor de convidado Jabber 140 pode ser instanciado no mesmo servidor físico no servidor 10 de rede 130, ou um totalmente separado. O servidor de convidado Jabber 140 mantém um banco de dados de clientes de IM ativos e inclui a capacidade de oferecer subscrições anô- nimas quando solicitado pelo servidor de rede 130. O servidor de convidado Jabber 140 também pode ser consultado em relação à informação de presença de usuários assinados.
Um servidor Jabber de não convidado 150 comunica-se com o servidor de convida- 15 do Jabber 140. O servidor de não convidado Jabber 150 facilita a comunicação de envio de mensagem instantânea quando usuários não são anônimos. Em outras palavras, o servidor de não convidado Jabber 150 comunica-se com o servidor de IM baseado em rede 160 que mantém bancos de dados de usuários registrados que têm contas de envio de mensagem instantânea, como a página de rede para cliente IM baseado em rede 120. 20 A funcionalidade atribuída ao servidor de convidado Jabber 140 pode também viver
em servidor de não convidado Jabber 150 e vice versa. Em outra modalidade, usuários anô- nimos e registrados poderiam ambos se comunicar com o mesmo servidor Jabber. A comu- nicação entre usuários anônimos e registrados ocorre entre as instanciações diferentes no mesmo servidor.
25 O servidor de IM baseado em rede 160 permite que os clientes façam Iog in em
múltiplas contas em múltiplas redes de envio de mensagem instantânea (IM) simultanea- mente. Isso significa que se pode bater papo com amigos no AOL Instant Messenger, con- versar com um amigo em Yahoo Messenger, e ocupar um canal IRC tudo ao mesmo tempo, e através de uma interface de rede comum. 30 Nessa modalidade, todos os usuários registrados do servidor de IM 160 também
são Iogged no servidor de não convidado Jabber 150. Quando um usuário registrado faz Iog em sua conta no servidor de rede 160, o servidor 160 inicia uma sessão IM com o servidor de não convidado Jabber 150, utilizando credenciais armazenadas no sistema de banco de dados controlado pelo sistema IM 160. Para a vida da sessão na interface de usuário de IM 35 121, o servidor de rede 160 tenta manter o usuário Iogged no servidor de não convidado Jabber 150. Em uma desconexão potencial, o usuário é automaticamente reconectado.
Um servidor de configuração 170 armazena arquivos de configuração que são utili- zados para instanciar propriedades de interface de usuário de mensagem instantânea 111, por exemplo, apresentar detalhes de comunicação, informações específicas de servidor, etc., bem como identificar ou categorizar de forma exclusiva ocorrências da interface de u- suário de mensagem instantânea 111 incorporadas em múltiplas páginas de rede 110. O código HTML para a interface de usuário de mensagem instantânea 111 especifica qual ar- quivo de configuração carregar a partir do servidor de configuração 170. Esse arquivo de configuração armazena um identificador escolhido pelo criador da interface de usuário de mensagem instantânea incorporada 111 de modo que quando uma nova mensagem é rece- bida, o usuário pode reconhecer imediatamente a origem do visitante. Essa organização de conversações é feita através da lista de amigos do usuário onde ocorrências de conversa- ção específicas são listadas sob seus respectivos identificadores ou "grupos" que foram es- colhidos durante a criação.
O sistema 100 é interconectado pela Internet (não mostrada), alternativamente, a rede pode ser uma Rede de Área remota (WAN), uma rede de área local (LAN), ou qual- quer outro sistema de interconexões que permitem que dois ou mais dispositivos troquem informações. Além disso, a rede pode incluir uma rede sem fio, de tal modo que um ou mais dos clientes 110 ou 120 possam ser dispositivos sem fio.
Um ou mais dos clientes 110 ou 120 pode permitir acesso de rede através de um navegador de rede como Internet Explorer da Microsoft, Netscape Browser, Mozilla, Firefox ou os navegadores Safari que suportam HTML e JavaScript. Adicionalmente, os clientes 110 ou 120 podem ser dispositivos móveis, como videofones, laptops, telefones inteligentes, telefones móveis, PDAs, dispositivos de jogo como PSP fabricado pela Sony Electronics, dispositivos de multimeios como iPods e iPhones fabricados por Apple Computers de Cuper- tino, Califórnia, ou dispositivos similares.
De acordo com uma modalidade, o servidor 160 pode ser um servidor Gaim como uma aplicação de mensageiro instantâneo baseado em GTK-2 de fonte aberta (de acordo com GPL). Suporta múltiplos protocolos via módulos, incluindo AIM, ICQ, Yahoo!, MSN, Jabber, IRC, Napster, Gadu-Gadu e Zephyr.
Os servidores 130-170 rodam em diversas plataformas, incluindo Windows, Linux e Qtopia (Sharp, Zaurus e iPaq). O servidor Gaim 160 não é endossado por ou afiliado com AOL TimeWarner, Microsoft ou Yahoo. Embora o servidor Gaim 160 seja descrito, qualquer servidor de múltiplos protocolos pode ser utilizado incluindo Pidgin (fonte aberta) ou Trillian criada por Cerulean Studios. De acordo com uma modalidade, o servidor Gaim 160 não in- clui o software visual GTK para ser otimizado como uma aplicação de servidor de rede. Em uma modalidade, o servidor Gaim 160 compreende na maior parte funcionalidade back-end e nenhuma interface gráfica de usuário. Diferentes sistemas podem definir limites sobre quantos serviços de envio de mensagem instantânea podem ser conectados, ou podem ser 7
ativos em uma tela.
Os processos executados no sistema 100 podem ser implementados em software ou hardware, ou utilizando um dispositivo que é, ou pode ser, conectado a uma rede co- mum, como a Internet. Os clientes 110 e 120 podem ser dispositivos móveis ou dispositivos 5 fixos como set top boxes, computadores de mesa, gravadores de meios como aqueles fabri- cados por TiVo, Inc. de Alviso, Califórnia, dispositivos de jogo como o Xbox fabricado pela Microsoft, Corp. de Redmond, Washington ou dispositivos similares.
O servidor de IM baseado em rede 160 permite que um servidor de envio de men- sagem instantânea baseado em rede para clientes 110 e 120 que não requere software IM 10 seja instalado nos clientes 110, e 120. De acordo com uma modalidade, a aplicação de en- vio de mensagem instantânea é baseado em rede e a comunicação entre os clientes 110, 120 e servidores 130-170 tem a forma de XmIHttpRequests.
Servidores 130-170 são servidores de rede que utilizam qualquer um de diversos protocolos e/ou aplicações incluindo Hyper Text Transfer Protocol (HTTP), File Transfer Pro- 15 tocol (FTP), Internet Relay Chat (IRC), etc., via uma conexão TCP/IP (não mostrada nesta vista) ou outros protocolos de conexão similares. O sistema operacional pode ser Win- dows®, LINUX, SUN Solaris®, Mac OS, Tiger, ou outro sistema operacional similar. Em uma modalidade, os servidores 130-170 são servidores dedicados. Utiliza lógica de proces- samento, ferramentas e bancos de dados e é construído utilizando uma combinação de tec- 20 nologias como aquelas da Apache Software (www.apache.org) como servidores Tomcat; tecnologias baseadas em Java como J2EE, EJB, JBOSS, JDBC; e/ou outros bancos de da- dos como MySQL.
O sistema 100 também pode incluir outro software e hardware de computação de suporte, por exemplo, servidores de local de rede adicionais, bancos de dados, computado- 25 res e servidores de interface de usuário.
A figura 2 ilustra uma arquitetura de computador exemplar para uso com o presente sistema, de acordo com uma modalidade. A arquitetura de computador 200 pode ser utiliza- da para implementar um cliente 110, 120, ou um servidor 130-170 da figura 1. Uma modali- dade da arquitetura 200 compreende um barramento de sistema 220 para comunicar infor- 30 mações, e um processador 210 acoplado ao barramento 220 para processar informações. A arquitetura 200 compreende ainda uma memória de acesso aleatório (RAM) ou outro dispo- sitivo de armazenagem dinâmica 225 (mencionado aqui como memória principal), acoplado ao barramento 220 para armazenar informações e instruções a serem executadas pelo pro- cessador 210. A memória principal 225 também pode ser utilizada para armazenar variáveis 35 temporárias ou outras informações intermediárias durante execução de instruções pelo pro- cessador 210. A arquitetura 200 também pode incluir uma memória somente de leitura (ROM) e/ou outro dispositivo de armazenagem estática 226 acoplado ao barramento 220 para armazenar informações estáticas e instruções utilizadas pelo processador 210.
Um dispositivo de armazenagem de dados 227 como um disco magnético ou disco óptico e sua unidade correspondente pode ser acoplado também ao sistema de computador 200 para armazenar informações e instruções. A arquitetura 200 também pode ser acoplada a um segundo barramento l/O 250 via uma interface l/O 230. Uma pluralidade de dispositi- vos l/O pode ser acoplada a barramento l/O 250, incluindo um dispositivo de exibição 243, um dispositivo de entrada (por exemplo, um dispositivo de entrada alfanumérico 242 e/ou um dispositivo de controle de cursor 241). Por exemplo, páginas de rede apresentadas por servidor MMSW 130 e informações relacionadas podem ser apresentadas ao usuário no dispositivo de exibição 243.
O dispositivo de comunicação 240 permite acesso a outros computadores (servido- res ou clientes) via uma rede. O dispositivo de comunicação 240 pode compreender um mo- dem, um cartão de interface de rede, uma interface de rede sem fio ou outro dispositivo de interface bem conhecido, como aqueles utilizados para acoplar a Ethernet, token ring, ou outros tipos de redes.
A figura 3 ilustra um diagrama de fluxo de um processo exemplar 300 para comuni- cações personalizadas incorporadas, de acordo com uma modalidade. Quando um usuário visita a página de rede A.COM no cliente 110, o módulo de software incorporado na página de rede (o widget) é carregado. (305) Dependendo do navegador do usuário, o widget pode ser automaticamente carregado quando a página de rede é carregada ou o visitante da pá- gina de rede deve ativar o mesmo. A ativação pode ser realizada clicando na apresentação do widget na página de rede 110, rolando para a página de rede de modo que o widget entre em visualização física, etc. O widget instrui o cliente 110 a buscar um arquivo de configura- ção a partir do servidor de configuração 170. (310) O arquivo de configuração identifica o usuário associado ao widget e ostensivamente A.COM (por exemplo, o usuário cujo perfil está no MYSPACE.COM é mais provavelmente o mesmo usuário que colocou o código de widget incorporado em A.COM), preferências visuais para o usuário, título, aliass, e outras informações que o widget pode necessitar para instanciação. Com as informações lidas a partir do arquivo de configuração, uma interface de usuário de mensageiro instantâneo 111 é apresentada em A.COM 110 tendo um título específico, esquema de cores, e um elemento de status ou presença indicando informações sobre o proprietário do widget (definir para off- Iine como default). (315)
O cliente 110 conecta-se ao módulo Jabber do servidor de rede 130. (320) O usuá- rio do cliente 110 solicita que uma sessão seja iniciada a partir do servidor 130 como um convidado anônimo. O servidor 130 faz Iog no convidado anônimo para o servidor de convi- dado Jabber 140. O servidor de convidado Jabber 140 inicia uma sessão IM e comunica-se de volta com o servidor de rede 130 que o convidado anônimo está on-line. O módulo Jab- 9
ber do servidor de rede A.COM 130 aparece para o servidor de convidado Jabber 140 como um usuário Jabber de convidado, por exemplo, um cliente do servidor de convidado Jabber 140.
A interface de usuário de mensagem instantânea 111 envia uma mensagem de so- 5 licitação de subscrição através do servidor de rede A.COM 130 para o servidor de convidado Jabber 140, para solicitar permissão para receber as informações de presença do usuário associado á página de rede A.COM. (325) Uma decisão é tomada para determinar se o u- suário da interface de usuário de IM 121 está disponível. (330) Se o usuário estiver disponí- vel na interface de usuário de mensagem instantânea 121, a sessão de IM associada àquele 10 usuário no servidor de rede 160 aceita automaticamente a solicitação de subscrição. (335) O servidor de rede 160 então responde com uma solicitação de subscrição idêntica para as informações de presença do usuário Jabber convidado no servidor de convidado Jabber 140. (340) Uma decisão é tomada para determinar se o usuário da interface de usuário IM 111 está disponível. (345) O módulo Jabber no servidor de rede 130 também aceita automa- 15 ticamente a solicitação em nome do usuário na A.COM. (35) Desse modo, as duas extremi- dades do esquema de comunicação pode receber agora informações de presença (e rela- cionadas) uma sobre a outra. A sessão de IM foi agora estabelecida e as interfaces atuali- zam para refletir o estado conectado. (365) Os dois usuários podem iniciar comunicações de mensagem instantânea. (370). 20 Em outra modalidade, se o usuário estiver disponível em interface de usuário de
mensagem instantânea 121, em vez de aceitar automaticamente solicitações de assinatura, o usuário na interface 121 pode receber um prompt para adicionar o usuário de interface 111a uma sessão de envio de mensagem instantânea e, desse modo ser subscrita às in- formações de presença. Pode ser pedido também ao usuário na interface 121 para acres- 25 centar o usuário na interface 111 em sua lista de amigos.
Os servidores 130 e 160 atualizam suas respectivas interfaces de usuário 111, 121 para indicar que os usuários são ambos disponíveis. O status de tempo real de cada usuário é mantido. Por exemplo, se o usuário na interface 121 definir seu status como "ausente" e inclui uma mensagem ausente personalizada, a interface de usuário 111 é utilizada para 30 mostrar o status "ausente" e a mensagem associada. (360) A interface de usuário 121 tam- bém indica que o outro usuário está utilizando o widget associado a uma identidade especí- fica. Essa identidade pode ser uma categoria (por exemplo, "widget de ligação em rede so- cial"), como especificado por dados lidos a partir do arquivo de configuração. A identidade poderia indicar também a página de rede (por exemplo, A.COM) onde o widget é incorpora- 35 do. Isso poderia ser feito utilizando o arquivo de configuração, rodando um script CGI carre- gado em outro servidor de rede que responde à página de rede que contém, ou outra im- plementação que retorna precisamente a página de rede incorporada. Se o usuário na página de rede A.COM sair da sessão de mensagem instantânea sem fechar explicitamente a sessão (por exemplo, fechar o navegador, sair da página de rede, etc.), após um tempo de espera pré-definido (por exemplo, 45 segundos em uma mo- dalidade), o servidor 130 assume que a conexão com o cliente 110 é perdida. A conexão pode ser restabelecida como descrito acima. Se a página de rede em A.COM 110 for recar- regada, se uma sessão de mensagem instantânea já foi estabelecida, será terminada e rei- niciada, de acordo com o processo 300.
Se o usuário na página de rede A.COM tenta contatar o usuário da interface de u- suário de IM 121, porém o usuário da interface de usuário de IM 121 não é Iogged in, o usu- ário na página de rede A.COM pode ainda enviar uma mensagem. Essa mensagem pode incluir a solicitação de subscrição inicial. A mensagem será armazenada no servidor de não convidado Jabber 150 e então servida ao usuário após ele/ela fazer Iog in. (360) No caso de uma solicitação de subscrição cached e retardada, o servidor de IM 160 ainda aceita auto- maticamente a solicitação após o usuário ser Iogged na interface 121. Antes que isso ocor- ra, o visitante na interface de usuário 111 visualiza o proprietário de widget como off-line; após o handshake de subscrição (descrito acima) ser concluído, a interface 111 é atualizada para refletir o novo status do proprietário de widget. Se a mensagem retardada estiver na forma de uma mensagem instantânea, o usuário na interface 121 pode responder se o usuá- rio Jabber na interface 111 ainda estiver disponível e presente na página de rede 110.
Em uma modalidade, mensagens enviadas a partir do usuário Jabber registrado no servidor de rede 160 utilizando a interface 121 para o usuário Jabber convidado na interface 111 são descartadas se o usuário convidado terminou a sessão antes da mensagem ser recebida. (355)
O usuário do widget pode terminar a conexão a qualquer momento clicando em uma interface de usuário de IM de desconexão 111. Isso efetivamente remove todas as subscrições de presença a partir dos dois lados e fecha a conexão de rede desse modo terminando a conversação e terminando futuras notificações de presença nos dois lados. Para as duas partes, a outra parte aparece off-line. Isso permite a visitantes a uma página de rede 110 a capacidade de ignorar o proprietário do widget no evento de conversação indesejada ou um desejo de navegar a página anonimamente. O widget lembra a preferên- cia do visitante para aquela ocorrência de modo que retornos repetidos à página de rede
110 contendo o widget 111 permanecerão desabilitados ou habilitados com base na última preferência do visitante com o botão de desconectar.
Em uma modalidade, a preferência do visitante pode se aplicar a todos os widgets
111 em todas as páginas de rede 110 e não a uma ocorrência específica. Essa preferência é armazenada no lado do cliente em um cookie.
O widget no cliente 110 pode também rastrear o tempo que um usuário está visi- 11
tando a página de rede A.COM e enviar essa informação para o usuário na interface de u- suário de IM 121. A extensão da sessão e informações similares podem ser armazenadas no servidor 160 para análise e geração de métrica (incluindo métrica de publicidade).
Um cookie pode ser armazenado no cliente 110 para rastrear a freqüência com a 5 qual o cliente 110 faz Iog em A.COM. O cookie pode também ser utilizado para armazenar uma alias para o usuário utilizando o cliente 110. Um algoritmo hash pode ser também utili- zado para atribuir um identificador exclusivo ao cliente 110 que é armazenado no servidor de IM baseado em rede 160. Adicionalmente, se um usuário abrir janelas ou placas de na- vegação adicionais, sessões de IM que foram estabelecidas não são abandonadas. 10 O proprietário do widget utilizando a página de rede de IM baseada em rede 120
tem a capacidade de visualizar todos os widgets conectados a partir da lista de amigos e, em uma ação, tem a capacidade de broadcast uma mensagem para todos os usuários co- nectados a widgets em tempo real via uma entrada simples na interface de usuário de IM 121. Essas mensagens broadcast são interpretadas pelo widget de página de rede 110 e 15 refletidas na interface de usuário 111. As reflexões na interface de usuário 111 do widget não são limitadas a conteúdo puramente de texto porém podem ser uma alteração no Iayout visual da interface 111 como uma imagem ou ícone que indica o status atual da pessoa ou a reprodução de um arquivo de som para alertar ao visitante sobre uma alteração.
Em uma modalidade, o usuário no A.COM pode fechar voluntariamente a sessão u- 20 tilizando interface 111, desse modo terminando a sessão de IM. O status do usuário Jabber convidado é então atualizado na interface de usuário 121. Se a página de rede não for re- carregada e o usuário convidado estabelecer uma nova sessão, a mesma conta de convida- do é utilizada pelo servidor de rede 130 (e servidor de convidado Jabber 140) e portanto a interface de usuário 121 trata as informações de presença como vindo do mesmo usuário. 25 Em outra modalidade, a mesma conta de usuário Jabber de convidado temporária é
utilizada apesar do movimento de página ou recarga pelo visitante para A.COM 110. Os u- suários da interface 111 podem navegar subpáginas de uma página de rede 110 enquanto mantém sua conexão com o servidor de rede 130. A interface de usuário 121 do proprietário de widget no servidor de não convidado Jabber 140 poderia exibir informações sobre seu 30 comportamento de navegação ou outras informações relacionadas. Um modo que isso po- deria ser obtido é por armazenagem das credenciais de configuração do visitante em um cookie ou outro método relacionado de armazenagem de navegador. Outra modalidade po- deria envolver comunicação com os servidores de A.COM para armazenar informações de sessão.
35 A figura 4 ilustra um diagrama de fluxo de um processo exemplar 400 para criar có-
digo incorporado, de acordo com uma modalidade. O processo de criação 400 permite que um proprietário de uma página de rede (como página de rede de A.COM 110) insira código 12
incorporado na página de rede para habilitar a interface de usuário de IM 111. Através do servidor de IM baseado em rede 160, um usuário é induzido a selecionar parâmetros de desenho para a interface de usuário de IM 111, como um título, alias, localização de interfa- ce de usuário, e revestimento. (410) O usuário é então induzido a escolher uma existente ou 5 criar uma nova conta de usuário no servidor de IM baseado em rede 160. (420) O servidor de IM baseado em rede 160 armazena os parâmetros de desenho fornecidos pelo usuário, bem como qualquer informação de perfil de usuário. Aqueles parâmetros necessários para a instanciação de interface 111 são armazenados em um arquivo de configuração em um ser- vidor de configuração 170, que pode ser separado do servidor de rede 160. (430) O servidor 10 de IM baseado em rede 160 gera automaticamente código que é incorporado no código de HTML para gerar página de rede A.COM 110, de tal modo que a interface de usuário de IM 111 é gerada com a página de rede A.COM 110 quando A.COM é carregada. (440) O códi- go incorporado aponta para um arquivo de configuração armazenado no servidor de configu- ração 170, onde o arquivo de configuração armazena os parâmetros de desenhos selecio- 15 nados pelo proprietário. Esses parâmetros de configuração podem ser modificados utilizan- do interface de usuário 121 ou alguma outra página de rede associada à conta de usuário que elaborou o código incorporado.
O código de software pode ser um Flash incorporado, JavaScript, um plug-in de na- vegador, ou uma rotina Java. Uma tal modalidade Flash inclui utilizar o LocaIConnection 20 Objects in Flash para interagir entre arquivos SWF. A classe LocaIConnection permite enviar e receber dados a partir de um SWF para outro através de locais. Comunicação de domínio cruzado é habilitada através de comandos como LocalConnection.allowDomain(). Locais que incluem esse script Flash comunicam-se com o domínio pretendido para transferir in- formações.
25 Uma modalidade JavaScript inclui incorporar dinamicamente um indicador de script
em uma página. Por inserir dinamicamente um indicador de script em uma página, o Ja- vaScript é rodado imediatamente. O indicador de script referencia scripts em outros locais. Para facilitar a comunicação entre o script dinamicamente incorporado e o outro domínio, o script incluído transmite uma resposta JSON (ou qualquer outro formato predeterminado) 30 aos dados contidos no URL do indicador de script.
Uma terceira modalidade inclui uma aplicação de software downloaded e instalado, como um plug-in de navegador, onde a aplicação instalada fornece uma gama maior de fun- cionalidade do que um navegador independente normalmente permite. A aplicação é uma extensão instalada do navegador como um Mozilla Add-on, ou uma aplicação totalmente 35 separada. Após um usuário instalar um tal plug-in ou aplicação similar, o software instalado tem a capacidade de detectar em qual local de rede um usuário está navegando e comuni- car isso e informações similares para o servidor back-end 150 através de um protocolo co- 13
mo HTTP ou uma conexão utilizando outro tipo de protocolo de Internet.
Outra modalidade envolve incorporar um programa pequeno, talvez em Java1 de- nominado um applet sobre páginas servidas pelo servidor de local de rede 170 utilizando o indicador <applet>. O applet é downloaded toda vez que o usuário visitar a página e o códi- 5 go é executado por software no computador do usuário, que pode ser a Java Virtual Machi- ne, etc. Quando o código é executado, o applet é capaz de informações pertinentes gamer que podem ser então comunicadas de volta para o servidor back-end 150 via HTTP ou outro protocolo de Internet.
O usuário da página de rede de A.COM pode ter sua presença conhecida em mui- 10 tos modos. Por exemplo, um ícone para um local de rede popular pode aparecer ao lado do nome do usuário no usuário da interface de usuário de IM 121, como um Ύ!" para "Yahoo." Pode mostrar também o nome de um local de rede em seu nome normalmente conhecido, como "Yahoo", ou por um hyperlink www.vahoo.com que pode aparecer quando um pointer de mouse se move sobre um ícone. O usuário de interface de usuário de IM 121 pode rece- 15 ber um e-mail, mensagem instantânea, mensagem de texto ou outro método de notificação de usuário da presença em rede da interface de usuário de IM 111. Um usuário pode esco- lher um ou mais modos para notificar outro usuário sobre sua presença. Um usuário pode escolher um ou mais modos para ser notificado sobre a presença em rede de outro usuário.
Um método e sistema para comunicação personalizada incorporada foram descri- 20 tos. Entende-se que as modalidades descritas aqui são para fins de elucidação e não devem ser consideradas como limitando o assunto da presente patente. Várias modificações, usos, substituições, combinações, aperfeiçoamentos, métodos de produção sem se afastar do escopo ou espírito da presente invenção seriam evidentes para uma pessoa versada na técnica.

Claims (20)

1. Método implementado por computador, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende: fornecer código de software a ser incorporado em uma página de rede; carregar a página de rede incluindo o código de software; buscar um arquivo de configuração a partir de um servidor de configuração em res- posta ao código de software; apresentar uma primeira interface de usuário de envio de mensagem instantânea na página de rede; e enviar uma solicitação para um servidor de envio de mensagem instantânea basea- da em rede, a solicitação iniciando uma sessão de envio de mensagem instantânea com uma segunda interface de usuário de envio de mensagem instantânea.
2. Método implementado por computador, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO por compreender ainda permitir comunicações entre a primeira interface de usuário de envio de mensagem instantânea e um primeiro servidor tendo um módulo Jabber.
3. Método implementado por computador, de acordo com a reivindicação 2, CARACTERIZADO por compreender ainda enviar primeiras instruções a partir do primeiro servidor para um segundo servidor, as primeiras instruções estabelecendo uma conta de mensageiro instantâneo anônima para um primeiro usuário utilizando a primeira interface de usuário de envio de mensagem instantânea.
4. Método implementado por computador, de acordo com a reivindicação 3, CARACTERIZADO por compreender ainda determinar se um segundo usuário está utilizan- do uma segunda interface de usuário de envio de mensagem instantânea.
5. Método implementado por computador, de acordo com a reivindicação 4, CARACTERIZADO por compreender ainda induzindo o segundo usuário a responder à soli- citação.
6. Método implementado por computador, de acordo com a reivindicação 5, CARACTERIZADO pelo fato de que o servidor e o segundo servidor se comunicam para manter uma sessão de envio de mensagem instantânea em tempo real entre o primeiro u- suário e o segundo usuário.
7. Método implementado por computador, de acordo com a reivindicação 6, CARACTERIZADO pelo fato de que as informações de status para o primeiro usuário e se- gundo usuário são dinamicamente atualizadas.
8. Método implementado por computador, de acordo com a reivindicação 4, CARACTERIZADO pelo fato de que a primeira interface de usuário de envio de mensagem instantânea é elaborada pelo segundo usuário.
9. Método implementado por computador, de acordo com a reivindicação 6, CARACTERIZADO pelo fato de que a segunda interface de usuário indica uma localização da primeira interface de usuário em uma rede.
10. Método implementado por computador, de acordo com a reivindicação 4, CARACTERIZADO pelo fato de que o código de software é automaticamente gerado em resposta a parâmetros de projeto fornecidos pelo segundo usuário.
11. Meio legível por computador CARACTERIZADO por ter armazenado no mesmo uma pluralidade de instruções, a pluralidade de instruções quando executadas por um com- putador, fazem com que o computador execute: o fornecimento de código de software a ser incorporado em uma página de rede; o carregamento da página de rede incluindo o código de software; a busca de um arquivo de configuração a partir de um servidor de configuração em resposta ao código de software; apresentar uma primeira interface de usuário de envio de mensagem instantânea na página de rede; e envio de uma solicitação para um servidor de envio de mensagem instantânea ba- seado em rede, a solicitação iniciando uma sessão de envio de mensagem instantânea com uma segunda interface de usuário de envio de mensagem instantânea.
12. Meio legível por computador, de acordo com a reivindicação 11, CARACTERIZADO por ter no mesmo, instruções adicionais, as instruções adicionais quan- do executadas por um computador, fazem com que o computador execute ainda a permis- são de comunicações entre a primeira interface de usuário de envio de mensagem instantâ- nea e um primeiro servidor tendo um módulo Jabber.
13. Meio legível por computador, de acordo com a reivindicação 12, CARACTERIZADO por ter armazenado no mesmo, instruções adicionais, as instruções adi- cionais quando executadas por um computador, fazem com que o computador execute ain- da o envio de primeiras instruções a partir do primeiro servidor para um segundo servidor, as primeiras instruções estabelecendo uma conta de mensageiro instantâneo anônima para um primeiro usuário utilizando a primeira interface de usuário de envio de mensagem instan- tânea.
14. Meio legível por computador, de acordo com a reivindicação 13, CARACTERIZADO por ter armazenado no mesmo, instruções adicionais, as instruções adi- cionais quando executadas por um computador, fazem com que o computador execute ain- da a determinação de se um segundo usuário está utilizando uma segunda interface de u- suário de envio de mensagem instantânea.
15. Meio legível por computador, de acordo com a reivindicação 14, CARACTERIZADO por ter armazenado no mesmo, instruções adicionais, as instruções adi- cionais quando executadas por um computador, fazem com que o computador execute adi- cionalmente a indução do segundo usuário a responder à solicitação.
16. Meio legível por computador, de acordo com a reivindicação 15, CARACTERIZADO pelo fato de que o primeiro servidor e segundo servidor se comunicam para manter uma sessão de envio de mensagem instantânea em tempo real entre o primeiro usuário e o segundo usuário.
17. Meio legível por computador, de acordo com a reivindicação 16, CARACTERIZADO pelo fato de que informações de status para o primeiro usuário e segun- do usuário são dinamicamente atualizadas.
18. Meio legível por computador, de acordo com a reivindicação 14, CARACTERIZADO pelo fato de que a primeira interface de usuário de envio de mensagem instantânea é elaborada pelo segundo usuário.
19. Meio legível por computador, de acordo com a reivindicação 16, CARACTERIZADO pelo fato de que a segunda interface de usuário indica uma localização da primeira interface de usuário em uma rede.
20. Meio legível por computador, de acordo com a reivindicação 14, CARACTERIZADO pelo fato de que o código de software é automaticamente gerado em resposta a parâmetros de projeto fornecidos pelo segundo usuário.
BRPI0714017-7A 2006-07-07 2007-07-09 método e sistema para comunicação personalizada incorporada BRPI0714017A2 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US81944106P 2006-07-07 2006-07-07
US60/8196441 2006-07-07
US82179506P 2006-08-08 2006-08-08
US60/832.795 2006-08-08
PCT/US2007/073081 WO2008006115A2 (en) 2006-07-07 2007-07-09 A method and system for embedded personalized communication

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0714017A2 true BRPI0714017A2 (pt) 2012-12-04

Family

ID=47291288

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0714017-7A BRPI0714017A2 (pt) 2006-07-07 2007-07-09 método e sistema para comunicação personalizada incorporada

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0714017A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US10740277B2 (en) Method and system for embedded personalized communication
US10986062B2 (en) Subscription transfer
US8595295B2 (en) Method and system for determining and sharing a user&#39;s web presence
US8996654B2 (en) Aggregator with managed content
US8959156B2 (en) Peer-to-peer aggregation system
US8458775B2 (en) Multiuser web service sign-in client side components
EP3622427A1 (en) Securely authenticating a bot user
CN111557006A (zh) 用于抽取关于内联注释的知识的混合智能方法
US20130086699A1 (en) Aggregation system
BRPI0913551B1 (pt) método, equipamento e suporte físico para roteamento de chamada automatizado com base em perfil de presença ativo
US20150163262A1 (en) Auto-launch of audio/video conference
WO2015027907A1 (en) Methods and systems for visiting user groups
WO2008006115A2 (en) A method and system for embedded personalized communication
US8713645B2 (en) Authentication for social networking messages
BRPI0714017A2 (pt) método e sistema para comunicação personalizada incorporada
Maximo et al. Pro LCS: Live communications server administration
CN117998038A (zh) 一种管理网络录像机的方法、装置、电子设备及存储介质
Dix 16. Network-Based Interaction

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE 3A., 4A., 5A, E 6A. ANUIDADE(S).

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2230 DE 01/10/2013.