BRPI0710829A2 - Canal de difusão para e-utra - Google Patents

Canal de difusão para e-utra Download PDF

Info

Publication number
BRPI0710829A2
BRPI0710829A2 BRPI0710829-0A BRPI0710829A BRPI0710829A2 BR PI0710829 A2 BRPI0710829 A2 BR PI0710829A2 BR PI0710829 A BRPI0710829 A BR PI0710829A BR PI0710829 A2 BRPI0710829 A2 BR PI0710829A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
parameters
broadcast
primary
data
transmission
Prior art date
Application number
BRPI0710829-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Durga Prasad Malladi
Juan Montojo
Original Assignee
Qualcomm Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=38610960&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0710829(A2) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Qualcomm Inc filed Critical Qualcomm Inc
Publication of BRPI0710829A2 publication Critical patent/BRPI0710829A2/pt
Publication of BRPI0710829B1 publication Critical patent/BRPI0710829B1/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W48/00Access restriction; Network selection; Access point selection
    • H04W48/08Access restriction or access information delivery, e.g. discovery data delivery
    • H04W48/12Access restriction or access information delivery, e.g. discovery data delivery using downlink control channel
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L5/00Arrangements affording multiple use of the transmission path
    • H04L5/003Arrangements for allocating sub-channels of the transmission path
    • H04L5/0032Distributed allocation, i.e. involving a plurality of allocating devices, each making partial allocation
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L5/00Arrangements affording multiple use of the transmission path
    • H04L5/003Arrangements for allocating sub-channels of the transmission path
    • H04L5/0053Allocation of signaling, i.e. of overhead other than pilot signals
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W72/00Local resource management
    • H04W72/20Control channels or signalling for resource management
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W74/00Wireless channel access
    • H04W74/08Non-scheduled access, e.g. ALOHA
    • H04W74/0833Random access procedures, e.g. with 4-step access

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Computer Security & Cryptography (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)
  • Two-Way Televisions, Distribution Of Moving Picture Or The Like (AREA)

Abstract

CANAL DE DIFUSãO PARA E-UTRA. Sistemas e metodologias que facilitam a transmissão ideal de dados de parâmetro de sistema em um sistema de comunicação sem fio são descritos. De acordo com os diversos aspectos, um canal de difusão é dividido em pelo menos duas partes, em que uma parte permite transmissão de dados de parâmetro de sistema estático em uma primeira taxa de dados, e uma segunda parte permite transmissão de dados de parâmetro semi-estático e dinâmico em uma segunda taxa de dados diferente.

Description

"CANAL DE DIFUSÃO PARA E-UTRA"
Referência Cruzada a Pedido Relacionado
Esse pedido reivindica os benefícios do pedido provisório U.S. No. 60/795.963, depositado em 28 de abril de 2006, e intitulado A BROADCAST CHANNEL FOR E-UTRA. A totalidade desse pedido é incorporada aqui como referência.
FUNDAMENTOS
I. Campo
A descrição a seguir refere-se de forma geral a comunicações sem fio, e mais particularmente a sistemas e métodos para a transmissão de dados de parâmetro de sistema a taxas de dados ideais.
II. Fundamentos
Os sistemas de comunicação sem fio são amplamente desenvolvidos para fornecer vários tipos de conteúdo de comunicação tal como voz, dados, e assim por diante. Esses sistemas podem ser sistemas de acesso múltiplo capazes de suportar a comunicação com múltiplos usuários pelo compartilhamento de recursos de sistema disponíveis (por exemplo, largura de banda e potência de transmissão). Exemplos de tais sistemas de acesso múltiplo incluem sistemas de acesso múltiplo por divisão de código (CDMA), sistemas de acesso múltiplo por divisão de tempo (TDMA), sistemas de acesso múltiplo por divisão de freqüência (FDMA) e sistemas de acesso múltiplo por divisão de freqüência ortogonal (OFDMA).
Os sistemas de comunicação sem fio têm se tornado um meio importante através do qual a maior parte das pessoas no mundo todo se comunica. Os dispositivos de comunicação sem fio têm se tornado menores e mais poderosos a fim de corresponder às necessidades do consumidor, aperfeiçoar a portabilidade e a conveniência. 0 aumento na potência de processamento nos dispositivos móveis, tais como telefones celulares, tem levado a um aumento nas demandas por sistemas de transmissão de rede sem fio.
Uma rede de comunicação sem fio tipica (por exemplo, empregando técnicas de divisão de freqüência, tempo e código) inclui uma ou mais estações base que fornecem uma área de cobertura e um ou mais terminais móveis (por exemplo, sem fio) que podem transmitir e receber dados dentro da área de cobertura. Uma estação base tipica pode transmitir simultaneamente múltiplos fluxos de dados para serviços de difusão, multidifusão e/ou unidifusão, em que um fluxo de dados é um fluxo de dados que pode ser de interesse de recepção independente para um terminal móvel. Um terminal móvel dentro da área de cobertura dessa estação base pode ser interessante por receber uma, mais de uma ou todos os fluxos de dados portados pelo fluxo composto. Da mesma forma, um terminal móvel pode transmitir dados para a estação base ou outro terminal móvel.
Em muitos casos, os dados de parâmetro de sistema devem ser transmitidos para as células dentro de uma rede de comunicação sem fio e para o equipamento de usuário (UE). Alguns dados de parâmetro de sistema são necessários de uma forma geral entre todas as células, enquanto alguns dados são específicos de uma ou mais células em particular dentro da rede. Uma ocorrência comum é a transmissão ineficiente dos dados de parâmetro de sistema como resultado do envio de todos os tipos de dados de parâmetro diferentes utilizando o mesmo mecanismo de distribuição.
Portanto, existe uma necessidade na técnica de se aperfeiçoar a transmissão de taxa de dados dos dados de parâmetro de sistema pela divisão de um canal de difusão de dados como uma função do tipo de dados de parâmetro envolvido.
SUMÁRIO
A seguir é apresentado um sumário simplificado de um ou mais aspectos a fim de se fornecer uma compreensão básica de tais aspectos. Esse sumário não é uma visão geral profunda de todos os aspectos contemplados, e não deve identificar elementos chave ou críticos de todos os aspectos, nem delinear o escopo de todo e qualquer aspecto. Sua única finalidade é apresentar alguns conceitos de um ou mais aspectos de forma simplificada como uma introdução para a descrição mais detalhada que será apresentada posteriormente.
De acordo com um aspecto, um método que facilita a operação do canal de difusão, compreendendo: divisão de um canal de difusão em uma pluralidade de partes, a pluralidade de partes compreendendo pelo menos parâmetros de difusão primários e parâmetros de difusão secundários, largura de banda de transmissão dos parâmetros de difusão primários sendo inferior a ou igual à largura de banda de transmissão dos parâmetros de difusão secundários.
De acordo com um aspecto, um sistema que facilita a operação do canal de difusão, compreendendo: meios para análise de dados a serem transmitidos; e meios para divisão de um canal de difusão em uma pluralidade de partes, a pluralidade de partes compreendendo pelo menos parâmetros de difusão primários e parâmetros de difusão secundários, largura de banda de transmissão dos parâmetros de difusão primários sendo inferior a ou igual à largura de banda de transmissão dos parâmetros de difusão secundários.
De acordo com um aspecto, um meio legível por computador possuindo, armazenado no mesmo, instruções executáveis por computador para realização do(s) seguinte (s) ato(s): divisão de um canal de difusão em uma pluralidade de partes, a pluralidade de partes compreendendo pelo menos os parâmetros de difusão primários e os parâmetros de difusão secundários, a largura de banda de transmissão dos parâmetros de difusão primários sendo inferior a ou igual à largura de banda de transmissão dos parâmetros de difusão secundários.
De acordo com outro aspecto, um microprocessador possuindo, armazenado no mesmo, instruções executáveis por computador para realização do(s) seguinte(s) ato(s): divisão de um canal de difusão em uma pluralidade de partes, a pluralidade de partes compreendendo pelo menos parâmetros de difusão primários e parâmetros de difusão secundários, largura de banda de transmissão dos parâmetros de difusão primários sendo inferior a ou igual à largura de banda de transmissão dos parâmetros de difusão secundários.
De acordo com outro aspecto, um método que facilita a operação de canal de difusão, compreendendo: a divisão de um canal de difusão em uma pluralidade de partes, onde uma primeira parte é utilizada para parâmetros específicos de célula e uma segunda parte compreende parâmetros específicos de sistema; e a primeira parte é difundida utilizando-se um modo não SFN.
Para se realizar as finalidades acima e outras relacionadas, um ou mais aspectos compreendem as características doravante totalmente descritas e particularmente destacadas nas reivindicações. A descrição a seguir e os desenhos em anexo apresentam em detalhes determinados aspectos ilustrativos de um ou mais aspectos. Esses aspectos são indicativos, no entanto, de apenas poucas das várias formas nas quais os princípios dos vários aspectos podem ser empregados e os aspectos descritos devem incluir todos os aspectos e suas equivalências. BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
A figura 1 é uma ilustração de um sistema de comunicação sem fio de acesso múltiplo de acordo com uma modalidade;
A figura 2 é um diagrama em bloco de um sistema de comunicação ilustrativo;
A figura 3 é uma ilustração de um sistema ilustrativo que permite a transmissão ideal dos dados de parâmetro de sistema;
A figura 4 é uma ilustração de um sistema ilustrativo que permite a transmissão ideal dos dados de parâmetro de sistema;
A figura 5 é uma ilustração de um sistema ilustrativo que permite que o equipamento de usuário decodifique o canal de difusão mediante aquisição inicial;
A figura 6 é uma ilustração de uma metodologia ilustrativa que permite a transmissão ideal dos dados de parâmetro de sistema;
A figura 7 é uma ilustração de uma metodologia ilustrativa que permite que o equipamento de usuário decodifique o canal de difusão mediante aquisição inicial;
A figura 8 é um diagrama em bloco de um sistema que facilita a transmissão ideal dos dados de parâmetro dè sistema;
A figura 9 ilustra um sistema que fornece outra comunicação de setor de acordo com um ou mais aspectos apresentados aqui;
A figura 10 ilustra um sistema que fornece o processamento de comunicações de link reverso em um setor não servidor de um terminal de acordo com um ou mais aspectos apresentados aqui. DESCRIÇÃO DETALHADA
Várias modalidades são agora descritas com referência aos desenhos, em que referências numéricas similares são utilizadas para se referir a elementos similares por todo o texto. Na descrição a seguir, para fins de explicação, inúmeros detalhes específicos são apresentados a fim de se fornecer uma compreensão profunda de uma ou mais modalidades. Pode ser evidente, no entanto, que tais modalidades podem ser praticadas sem esses detalhes específicos. Em outros casos, estruturas e dispositivos bem conhecidos são ilustrados na forma de diagrama em bloco a fim de facilitar a descrição de uma ou mais modalidades.
Como utilizados nesse pedido, os termos "componente", "módulo", "sistema", e similares devem se referir a uma entidade relacionada com computador, seja hardware, firmware, uma combinação de hardware e software, software ou software em execução. Por exemplo, um componente pode ser, mas não está limitado a ser, um processo rodando em um processador, um processador, um objeto, um executável, uma seqüência de execução, um programa e/ou um computador. Por meio de ilustração, ambos um aplicativo rodando em um dispositivo de computação e o dispositivo de computação podem ser um componente. Um ou mais componentes podem residir dentro de um processo e/ou seqüência de execução e um componente pode ser localizado em um computador e/ou distribuído entre dois ou mais computadores. Adicionalmente, esses componentes podem ser executados a partir de vários meios legíveis por computador possuindo várias estruturas de dados armazenadas no mesmo. Os componentes podem se comunicar por meio de processos locais e/ou remotos, tais como de acordo com um sinal possuindo um ou mais pacotes de dados (por exemplo, dados de um componente interagindo com outro componente em um sistema local, sistema distribuído e/ou através de uma rede, tal como a Internet, com outros sistemas por meio de sinal).
Adicionalmente, várias modalidades são descritas aqui com relação a um dispositivo móvel. Um dispositivo móvel também pode ser chamado de sistema, unidade de assinante, estação de assinante, estação móvel, móvel, estação remota, terminal remoto, terminal de acesso, terminal de usuário, terminal, dispositivo de comunicação sem fio, agente de usuário, dispositivo de usuário ou equipamento de usuário (UE). Um dispositivo móvel pode ser um telefone celular, um telefone sem fio, um telefone de Protocolo de Iniciação de Sessão (SIP), uma estação de circuito local sem fio (WLL), um assistente digital pessoal (PDA), um dispositivo portátil possuindo capacidade de conexão sem fio, dispositivo de computação ou outro dispositivo de processamento conectado a um modem sem fio. Ademais, várias modalidades são descritas aqui com relação a uma estação base. Uma estação base pode ser utilizada para comunicar com os dispositivos móveis e também pode ser referida como um ponto de acesso, Nó B ou alguma outra terminologia.
Ademais, vários aspectos ou características descritos aqui podem ser implementados como um método, aparelho ou artigo de fabricação utilizando as técnicas de programação e/ou engenharia padrão. O termo "artigo de fabricação" como utilizado aqui deve englobar um programa de computador acessível a partir de qualquer dispositivo legível por computador, portador ou mídia. Por exemplo, mídia legível por computador pode incluir, mas não está limitada a, dispositivos de armazenamento magnético (por exemplo, disco rígido, disco flexível, tiras magnéticas, etc.), discos óticos (por exemplo, disco compacto (CD), disco versátil digital (DVD), etc.), cartões inteligentes, e dispositivos de memória flash (por exemplo, EPROM, cartão, stick, key drive, etc.). Adicionalmente, várias midias de armazenamento descritas aqui podem representar um ou mais dispositivos e/ou outras midias legíveis por máquina para o armazenamento da informação. O termo "meio legível por máquina" pode incluir, sem estar limitado a, canais sem fio e várias outras mídias capazes de armazenar, conter e/ou portar instruções e/ou dados.
Com referência à figura 1, um sistema de comunicação sem fio de acesso múltiplo de acordo com uma modalidade é ilustrado. Um ponto de acesso 100 (AP) inclui múltiplos grupos de antena, um incluindo 104 e 106, outro incluindo 108 e 110, e um adicional incluindo 112 e 114. Na figura 1, apenas duas antenas são ilustradas para cada grupo de antenas, no entanto, mais ou menos antenas podem ser utilizadas para cada grupo de antenas. Um terminal de acesso 116 (AT) está em comunicação com as antenas 112 e 114, onde as antenas 112 e 114 transmitem informação para o terminal de acesso 116 através do link de avanço 120 e recebem informação do terminal de acesso 116 através do link reverso 118. O terminal de acesso 122 está em comunicação com as antenas 106 e 108, onde as antenas 106 e 108 transmitem informação para o terminal de acesso 122 através do link de avanço 12 6 e recebem informação do terminal de acesso 122 através do link reverso 124. Em um sistema FDD, os links de comunicação 118, 120, 124 e 126 podem utilizar diferentes freqüências para a comunicação.
Por exemplo, o link de avanço 120 pode utilizar uma freqüência diferente da utilizada pelo link reverso 118.
Cada grupo de antenas e/ou área na qual as mesmas são projetadas para se comunicar é freqüentemente referido como um setor de ponto de acesso. Na modalidade, os grupos de antena são, cada um, projetados para se comunicar com os terminais de acesso em um setor, das áreas cobertas pelo ponto de acesso 100.
Na comunicação através dos links de avanço 120 e 126, as antenas transmissoras do ponto de acesso 100 utilizam a formação de feixe a fim de aperfeiçoar a razão de sinal para ruido dos links de avanço para os diferentes terminais de acesso 116 e 124. Além disso, um ponto de acesso utilizando a formação de feixe para transmitir para os terminais de acesso espalhados de forma aleatória através de sua área de cobertura causa menos interferência para os terminais de acesso nas células vizinhas do que um ponto de acesso transmitindo através de uma única antena para todos os seus terminais de acesso. Um ponto de acesso pode ser uma estação fixa utilizada para comunicação com os terminais e também pode ser referido como um ponto de acesso, um Nó B ou alguma outra terminologia. Um terminal de acesso também pode ser chamado de terminal de acesso, equipamento de usuário (UE), dispositivo de comunicação sem fio, terminal, terminal de acesso ou alguma outra terminologia.
A figura 2 é um diagrama em bloco de uma modalidade de um sistema transmissor 210 (também conhecido como ponto de acesso) e um sistema receptor 250 (também conhecido como terminal de acesso) em um sistema MIMO 200. No sistema transmissor 210, os dados de tráfego para um número de fluxo de dados são fornecidos a partir de uma fonte de dados 212 para um processador de dados de transmissão (TX) 214. Em uma modalidade, cada fluxo de dados é transmitido através de uma antena transmissora respectiva. 0 processador de dados TX 214 formata, codifica e intercala os dados de tráfego para cada fluxo de dados com base em um esquema de codificação particular selecionado para esse fluxo de dados para fornecer dados codificados. Os dados codificados para cada fluxo de dados podem ser multiplexados com os dados piloto utilizando técnicas OFDM. Os dados piloto são tipicamente um padrão de dados conhecido que é processado de forma conhecida e pode ser utilizado no sistema receptor para estimar a resposta de canal. Os dados piloto multiplexados e dados codificados para cada fluxo de dados são, então, modulados (isto é, mapeados em símbolo) com base em um esquema de modulação particular (por exemplo, BPSK, QSPK, M-PSK ou M-QAM) selecionado para esse fluxo de dados para fornecimento de símbolos de modulação. A taxa de dados, codificação e modulação para cada fluxo de dados pode ser determinada pelas instruções realizadas pelo processador 230.
Os símbolos de modulação para todos os fluxos de dados são, então, fornecidos para um processador MIMO TX 220, que pode adicionalmente processar os símbolos de modulação (por exemplo, OFDM). 0 processador MIMO TX 220, então, fornece Nt fluxos de símbolo de modulação para Nx transmissores (TMTR) 222a a 222t. Em determinadas modalidades, o processador MIMO TX 220 aplica as ponderações de formação de feixe aos símbolos dos fluxos de dados e à antena a partir da qual o símbolo está sendo transmitido.
0 transmissor 222 recebe e processa um fluxo de símbolos respectivo para fornecer um ou mais sinais analógicos e condiciona adicionalmente (por exemplo, amplifica, filtra e converte ascendentemente) os sinais analógicos para fornecer um sinal modulado adequado para transmissão através do canal MIMO. Nt sinais modulados dos transmissores 222a a 222t são, então, transmitidos a partir de Nx antenas 224a a 224t, respectivamente. No sistema receptor 250, os sinais modulados transmitidos são recebidos por Nr antenas 252a a 252r e o sinal recebido de cada antena 252 é fornecido para um receptor respectivo (RCVR) 254a a 254r. Cada receptor 254 condiciona (por exemplo, filtra, amplifica e converte descendentemente) um sinal recebido respectivo, digitaliza o sinal condicionado para fornecer amostras e processa adicionalmente as amostras para fornecer um fluxo de símbolo "recebido" correspondente.
Um processador de dados RX 260, então, recebe e processa os Nr fluxos de símbolo recebidos a partir dos Nr receptores 254 com base em uma técnica de processamento de receptor particular para fornecer Nt fluxos de símbolo "detectados". O processador de dados RX 260, então, demodula, desintercala e decodifica cada fluxo de símbolo detectado para recuperar os dados de tráfego para o fluxo de dados. O processamento pelo processador de dados RX 260 é complementar ao realizado pelo processador MIMO TX 220 e pelo processador de dados TX 214 no sistema transmissor 210. O processador 270 determina periodicamente qual matriz de pré-codificação utilizar (discutido abaixo). O processador 270 formula uma mensagem de link reverso compreendendo uma parte de índice de matriz e uma parte de valor de classificação.
A mensagem de link reverso pode compreender vários tipos de informação referente ao link de comunicação e/ou fluxo de dados recebido. A mensagem de link reverso é, então, processada por um processador de dados TX 238, que também recebe os dados de tráfego para vários fluxos de dados a partir de uma fonte de dados 236, modulados por um modulador 280, condicionados pelos transmissores 254a a 254r e transmitidos de volta para o sistema transmissor 210. No sistema transmissor 210, os sinais modulados do sistema receptor 250 são recebidos pelas antenas 224, condicionados pelos receptores 222, demodulados por um demodulador 240 e processados por um processador de dados 5 RX 242 para extração da mensagem de link reverso transmitida pelo sistema receptor 250. O processador 230, então, determina qual matriz de pré-codificação utilizar para determinar as ponderações de formação de feixe e, então, processa a mensagem extraída.
Com referência agora à figura 3, um sistema de comunicações sem fio 300 é ilustrado e permite a transmissão ideal dos dados de parâmetro de sistema. O sistema 300 compreende uma rede de difusão 302. A rede de difusão 302 pode se comunicar com uma pluralidade de estações base no sistema 300. Um componente de análise 304 associado com a rede de difusão 302 permite a transmissão ideal dos dados de parâmetro de sistema de acordo com vários fatores, como será discutido em maiores detalhes abaixo.
Com referência à figura 4, um sistema de comunicações sem fio 400 é ilustrado e permite a transmissão ideal dos dados de parâmetro de sistema. O sistema 400 compreende uma rede de difusão 402 que compreende um componente de análise 4 04, como discutido previamente com relação à figura 3. Em um aspecto, o componente de análise 404 emprega adicionalmente o componente de categorização de dados 406, e o componente de otimização de transmissão de dados 408. O componente de categorização de dados 406 classifica os dados de parâmetro de sistema como sendo um dentre o parâmetro específico de sistema ou o parâmetro específico de célula de estação base. Em um aspecto, o componente de categorização de dados 406 classifica os dados pela determinação de se os dados são um dentre estático, semi-estático e dinâmico por natureza. Depois da determinação de se os dados de parâmetro são estáticos, os dados são classificados como sendo específicos de sistema. 0 componente de categorização de dados 406 determina que os dados de parâmetro são estáticos quando os dados de parâmetro só mudam em escalas de tempo muito grandes (por exemplo, durante atualizações de rede). Em um aspecto, o componente de categorização de dados 406 determinará que os dados de parâmetro são semi- estáticos se o valor dos dados mudar na ordem de a cada dezenas e centenas de milissegundos, e que os dados são dinâmicos se o valor dos dados mudar na ordem de cada milissegundo. Deve-se apreciar que tais valores são fornecidos como critérios ilustrativos para a classificação de dados de parâmetro, e que tais critérios podem ser ajustados para refletir vários limites de escala de tempo. 0 componente de categorização de dados 406 fornece ao componente de otimização de transmissão de dados 408 todos os dados de parâmetro de sistema identificados como estáticos, semi-estáticos e dinâmicos. 0 componente de otimização de transmissão de dados 408 subseqüentemente agrupa os dados de parâmetro estáticos para transmissão através de um canal de difusão primária (P-BCH) e os dados de parâmetro semi-estático e dinâmico através de um canal de difusão secundário (S-BCH). Dessa forma, o componente de otimização de transmissão de dados 408 divide seletivamente um canal de difusão de acordo com o tipo de dados de parâmetro de sistema que deve ser transmitido.
Com referência agora à figura 5, um sistema de comunicações sem fio 500 é ilustrado e permite que um equipamento de usuário (UE) 502 decodifique o canal de difusão (BCH) mediante aquisição inicial. Depois da aquisição inicial do BCH através do canal de sincronização (SCH), ο UE deve decodificar ο BCH para determinar os parâmetros de sistema. Em um aspecto, a decodificação dos parâmetros de sistema antes da decodificação dos parâmetros de célula resultarão em uma indicação da largura de banda de transmissão dos parâmetros de célula. Deve-se apreciar que o UE tentará decodificar o BHC imediatamente após a aquisição e, nesse estágio, toda a largura de banda do sistema é desconhecida. Dessa forma, a largura de banda de transmissão P-BCH é determinada de forma a ser igual à largura de banda de transmissão SCH. Se é posteriormente determinado que a largura de banda do sistema é superior à capacidade mínima, o UE pode não ser capaz de decodificar o P-BCH a menos que realize um procedimento de recepção descontínua (DRX) em uma fração do espectro de transmissão DL. Para otimizar os recursos do UE, por exemplo, visto que a largura de banda do sistema e a informação de capacidade do UE são parâmetros estáticos, o UE pode decodificar o P-BCH apenas uma vez mediante aquisição inicial. Isso simplifica o projeto e permite que o UE alcance o P-BCH apenas uma vez e, então, mantém a chamada em uma largura de banda de recepção de 10 MHz contígua e separada, assumindo que a capacidade RF do UE mínima seja de 10 MHz, por exemplo. A transmissão do P-BCH a uma alta confiabilidade pode ser alcançada pela codificação através de um intervalo de tempo de transmissão longo (TTI), ou pela utilização de uma operação SFN se estiver presente e a rede associada suporta isso. Para essa finalidade, em um aspecto, o componente de detecção de rede 504 determina se uma rede sincronizada está sendo empregada. Mais particularmente, por exemplo, o componente de detecção de rede 504 pode detectar se um SFN está sendo utilizado. Mediante a determinação de que um SFN está sendo utilizado, o UE 502 considera um prefixo cíclico longo e estrutura de sinal de referência de downlink densa para cada símbolo de multiplexação por divisão de freqüência ortogonal (OFDM) utilizado para transmissão de um P-BCH. Ademais, se uma operação SFN não for detectada pelo componente de detecção de rede 504, o UE 502 assume um prefixo cíclico curto e uma estrutura de sinal de referência em downlink analisada para cada símbolo OFDM utilizado para a transmissão de um P-BCH.
Deve-se apreciar que a operação SFN não pode ser utilizada para transmitir S-BCH. No entanto, S-BCH também precisa ser transmitido para obter uma boa cobertura e confiabilidade muito alta. Devido aos parâmetros específicos de célula do S-BCH, a transmissão confiável do S-BCH é alcançada pela codificação através de um TTI longo. Ademais, diferentemente da decodificação do P-BCH, quando o UE tenta decodificar o S-BCH, o mesmo já conhece a largura de banda de sistema DL. Portanto, a largura de banda de transmissão S-BCH não é necessariamente igual à largura de banda de transmissão P-BCH. Ademais se a largura de banda do sistema for superior à capacidade mínima do UE, o UE pode não ser capaz de decodificar S-BCH a menos que realize um procedimento DRX em uma fração do espectro de transmissão DL. Devido à natureza semi-estática dos parâmetros no S-BCH, é necessário que cada UE seja capaz de decodificar S-BCH freqüentemente (em oposição à decodif icação do P-BCH apenas uma vez) . Portanto, em um aspecto, o S-BCH é transmitido em cada 10 MHz da largura de banda do sistema.
Várias metodologias de acordo com a presente invenção serão agora descritas através de uma série de atos. Deve-se compreender e apreciar que a presente invenção não está limitada pela ordem dos atos, visto que alguns atos podem, de acordo com a presente invenção, ocorrer em ordens diferentes de e/ou simultaneamente com outros atos ilustrados e descritos aqui. Por exemplo, os versados na técnica compreenderão e apreciarão que uma metodologia pode alternativamente ser representada como uma série de estados ou eventos interrelacionados, tal como em um diagrama de estado. Ademais, nem todos os atos ilustrados podem ser necessários para a implementação de uma metodologia de acordo com a presente invenção.
Com referência agora à figura 6, a metodologia 600 começa em 602 e em 604, os dados de parâmetro de sistema são agregados em uma estação de difusão antes de serem enviados para um ou mais sistemas móveis em um ambiente de comunicações sem fio. Deve-se apreciar que os dados de parâmetro de sistema podem compreender informação que é geralmente aplicável a todas as células da estação base dentro de um sistema de comunicações sem fio e a informação que é especifica a uma célula singular. Por exemplo, a informação aplicável a todas as estações base pode compreender informação de largura de banda de sistema de downlink/uplink, duração de pulso de condicionamento (CP) (por exemplo, dependendo do projeto de SCH, a duração CP utilizada para SCH pode ser desconhecida após a aquisição inicial, e pode haver mais de uma duração CP em uso dentro do sistema), e informação relacionada com serviço múltiplo de difusão de multimídia (MBMS) (por exemplo, ausência/presença de serviços, tais como MBMS, e ID de código de embaralhamento se a operação SFN for permitida em E-MBMS). Os dados de parâmetro de sistema que se aplicam a uma célula específica podem compreender números de quadro de sistema, parâmetros relacionados com acesso randômico (RACH) (por exemplo, seqüências de assinatura RACH, alocação de tempo/freqüência e parâmetros de persistência para controle de carga de acesso), informação de sistema para canais de dados compartilhados de uplink (UL) (por exemplo, informação relacionada com controle, informação relacionada com MIMO/SDMA, seqüência de sinal de referencia) , informação de sistema para canais de dados compartilhados de downlink (DL) (por exemplo, informação relacionada com controle, informação relacionada com MIMO/SDMA, mapeamento físico de sinal de referência DL) , informação relacionada com programação (por exemplo, informação de sub-banda para relatório CQI, mapeamento de cada sub-banda para um conjunto de tons). Deve-se apreciar adicionalmente que a informação relacionada com controle para os canais de dados compartilhados em uplink pode compreender um número de canais de designação UL e a configuração MCS de cada canal de designação UL, se necessário. A informação relacionada com MIMO/SDMA para canais de dados compartilhados em uplink pode compreender um número de antenas Rx e um número de matrizes de pré- codificação para a operação MIMO/SDMA. Ademais, a informação relacionada com controle para os canais de dados compartilhados DL pode incluir um número de canais de controle compartilhados DL e configuração MCS de cada canal de controle compartilhado DL, se necessário. A informação relacionada com MIMO/SDMA para os canais de dados compartilhados DL pode compreender um número de antenas TX e um número de matrizes de pré-codificação para a operação MIMO/SDMA.
Com referência adicional à figura 6, em 606, uma determinação é feita quanto a quais dados de parâmetro de sistema em questão são aplicáveis geralmente a todas as células dentro de um sistema de comunicações sem fio ou a células específicas dentro do sistema. Em uma modalidade, essa determinação se baseia na categorização dos dados de parâmetro de sistema como estáticos, semi-estáticos e dinâmicos. Como discutido anteriormente, os dados de parâmetro estáticos indicam que os dados são específicos de sistema, enquanto que os dados de parâmetro semi-estáticos e dinâmicos indicam que os dados são específicos de célula. Em 608, uma determinação é feita quanto ao fato de uma rede de freqüência única (SFN) estar sendo empregada. Em uma modalidade, se uma operação SFN for detectada, todas as células no sistema de comunicações sem fio podem transmitir o BCH primário exatamente ao mesmo tempo, visto que a presença de uma operação SFN indica a presença de uma rede sincronizada. Visto que uma operação SFN pode resultar em uma razão de sinal para ruído (SNR) alta, resultando em uma taxa de transmissão de dados ideal (por exemplo, 15 a 20 dB). Em 610, os dados de parâmetro de sistema estático são transmitidos através de um P-BCH para todas as uma ou mais células de estação base dentro do sistema de comunicações sem fio. Os dados de parâmetro semi-estático e dinâmico são transmitidos através de um canal de difusão secundário (S-BCH).
Com referência agora à figura 7, uma metodologia 700 é ilustrada permitindo que um UE decodifique de forma ideal os dados recebidos através do P-BCH dependendo do tipo de rede que é detectado. A metodologia 700 começa em 702 e em 704 depois da energização do UE, uma determinação é feita da natureza sincronizada da rede de acesso. Em um aspecto, por exemplo, em 706, se a rede de acesso for considerada sincronizada, o UE acessa a informação de tempo e determina se uma operação SFN está presente. Dessa forma, em 708, o UE pode empregar automaticamente um prefixo cíclico mais longo para a decodificação do P-BCH mediante a detecção de uma operação SFN em 706. Se uma operação SFN não for detectada em 706, o UE emprega um prefixo cíclico curto e um sinal de estrutura de referência de downlink analisado para decodificar o P-BCH em 710. Com referência agora à figura 8, um sistema 800 que facilita a operação do canal de difusão é ilustrado. O sistema 800 pode incluir um módulo 802 para analisar os dados de parâmetro do sistema. Em um aspecto, por exemplo, tal análise pode compreender a determinação de se os dados de parâmetro são estáticos, semi-estáticos ou dinâmicos por natureza. De acordo com essa determinação, o módulo 804 pode dividir o canal de difusão de forma que os dados de parâmetro estáticos possam ser transmitidos em uma taxa de dados ideal.
A figura 9 é uma ilustração de um terminal ou dispositivo de usuário 900 que fornece comunicação para outro setor em um ambiente de comunicação sem fio de acordo com um ou mais aspectos apresentados aqui. O terminal 900 compreende um receptor 902 que recebe um sinal, por exemplo, uma ou mais antenas receptoras, e realiza ações típicas (por exemplo, filtra, amplifica, converte descendentemente, etc.) o sinal recebido e digitaliza o sinal condicionado para obtenção de amostras. Um demodulador 904 pode demodular as amostras e fornecer os símbolos piloto recebidos para um processador 906.
O processador 906 pode ser um processador dedicado para analisar a informação recebida pelo componente receptor 902 e/ou gerar informação para transmissão por um transmissor 914. O processador 906 pode ser um processador que controla um ou mais componentes do terminal 900, e/ou um processador que analisa a informação recebida pelo receptor 902, gera informação para a transmissão por um transmissor 914, e controla um ou mais componentes do terminal 900. 0 processador 906 pode utilizar qualquer uma das metodologias descritas aqui, incluindo as descritas com relação às figuras 6 e 7. Adicionalmente, o terminal 900 pode incluir um componente de controle de transmissão 908 que analisa a entrada recebida, incluindo os avisos de recebimento de transmissões bem sucedidas. Os avisos de recebimento (ACK) podem ser recebidos a partir do setor servidor e/ou um setor vizinho. Os avisos de recebimento podem indicar que uma transmissão anterior foi recebida e decodificada com sucesso por um dos pontos de acesso. Se nenhum aviso de recebimento tiver sido recebido, ou se um aviso de recebimento negativo (NAK) tiver sido recebido, a transmissão pode ser reenviada. 0 componente de controle de transmissão 908 pode ser incorporado ao processador 906. Deve-se apreciar que o componente de controle de transmissão 908 pode incluir o código de controle de transmissão que realiza a análise com relação à determinação do recebimento do aviso de recebimento.
O terminal 900 pode compreender adicionalmente a memória 910 que é acoplada de forma operacional ao processador 906 e que pode armazenar informação relacionada com as transmissões, um conjunto ativo de setores, métodos para o controle das transmissões, tabelas de consulta compreendendo informação relacionada com os mesmos e qualquer outra informação adequada relacionada com as transmissões e setores de conjunto ativo, como descrito aqui. Será apreciado que os componentes de armazenamento de dados (por exemplo, memórias) descritos aqui podem ser memória volátil ou memória não volátil, ou podem incluir ambas a memória volátil e a memória não volátil. Por meio de ilustração, e não de limitação, a memória não volátil pode incluir memória de leitura apenas (ROM), ROM programável (PROM), ROM eletricamente programável (EPROM), ROM eletricamente eliminável (EEPROM) ou memória flash. A memória volátil pode incluir memória de acesso randômico (RAM), que age como a memória de armazenamento temporário externa. Por meio de ilustração e não de limitação, a RAM está disponível em muitas formas, tais como RAM sincronizada (SRAM), RAM dinâmica (DRAM), DRAM sincronizada (SDRAM), SDRAM de taxa de dados dupla (SDRAM DDR), SDRAM melhorada (ESDRAM), DRAM Synchlink (SLDRAM) e RAM Rambus direta (DRRAM). A memória 910 dos presentes sistemas e métodos deve compreender, ser estar limitada a, esses e outros tipos adequados de memória. O processador 906 é conectado a um modulador de símbolo 912 e transmissor 914, que transmite o sinal modulado.
A figura 10 é uma ilustração de um sistema 1000 que facilita comunicação de outro setor em um ambiente de comunicação de acordo com vários aspectos. O sistema 1000 compreende um ponto de acesso 1002 com um receptor 1010 que recebe sinais de um ou mais terminais 1004 através de uma ou mais antenas receptoras 1006, e transmite para um ou mais terminais 1004 através de uma pluralidade de antenas transmissoras 1008. Os terminais 1004 podem incluir aqueles terminais suportados pelo ponto de acesso 1002, bem como terminais 1004 suportados pelos setores vizinhos. Em um ou mais aspectos, as antenas receptoras 1006 e as antenas transmissoras 1008 podem ser implementadas utilizando um único conjunto de antenas. 0 receptor 1010 pode receber informação das antenas receptoras 1006 e é operacionalmente associado com um demodulador 1012 que demodula a informação recebida. O receptor 1010 pode ser, por exemplo, um receptor com base em MMSE, ou algum outro receptor adequado para separar os terminais designados ao mesmo, como será apreciado pelos versados na técnica. De acordo com vários aspectos, múltiplos receptores podem ser empregados (por exemplo, um por antena receptora), e tais receptores podem se comunicar um com o outro para fornecer estimativas aperfeiçoadas de dados de usuário. Os símbolos demodulados são analisados por um processador 1014 que é similar ao processador descrito acima com relação à figura 9 e é acoplado a uma memória 1016 que armazena informação relacionada com os terminais, recursos designados associados com os terminais e similares. 0 resultado do receptor para cada antena pode ser processado em conjunto pelo receptor 1010 e/ou processador 1014. Um modulador 1018 pode multiplexar o sinal para transmissão por um transmissor 1020 através das antenas transmissoras 1008 para os terminais 1004.
O ponto de acesso 1002 compreende adicionalmente um componente de comunicação de terminal 1002, que pode ser um processador diferente, ou integral com o processador 1014. 0 componente de comunicação de terminal 1022 pode obter a informação de designação de recurso para os terminais suportados pelos setores vizinhos.
Adicionalmente, o componente de comunicação de terminal 1022 pode fornecer informação de designação para os setores vizinhos para os terminais suportados pelo ponto de acesso 1002. A informação de designação pode ser fornecida através de sinalização de canal de transporte de retorno.
Com base na informação referente aos recursos designados, o componente de comunicação de terminal 1022 pode direcionar a detecção de transmissões dos terminais suportados pelos setores vizinhos, além de decodificação das transmissões recebidas. A memória 1016 pode manter os pacotes recebidos dos terminais antes do recebimento da informação de designação necessária para a decodificação de pacotes. 0 componente de comunicação de terminal 1022 também pode controlar a transmissão e a recepção de avisos de recebimento indicando a recepção e decodificação bem sucedidas das transmissões. Deve-se apreciar que o componente de comunicação de terminal 1022 pode incluir o código de análise de transmissão que realiza o controle com base em utilidade com relação aos recursos de designação, identificando os terminais para soft handoff, decodificando as transmissões e similares. O código de análise de terminal pode utilizar métodos com base em inteligência artificial com relação à realização de inferência e/ou determinações probabilisticas e/ou determinações com base em estatísticas com relação à otimização do desempenho do terminal.
O que foi descrito acima inclui exemplos de um ou mais aspectos. É, obviamente, impossível se descrever cada combinação concebível de componentes ou metodologias para fins de descrição dos aspectos mencionados acima, mas os versados na técnica podem reconhecer que muitas combinações e permutas adicionais de vários aspectos são possíveis. Conseqüentemente, os aspectos descritos devem englobar todas as ditas alterações, modificações e variações que se encontram dentro do espírito e escopo das reivindicações em anexo. Adicionalmente, até onde o termo "inclui" é utilizado na descrição detalhada ou nas reivindicações, tal termo deve incluir de forma similar o termo "compreendendo", como "compreendendo" é interpretado quando empregado como uma palavra de transição em uma reivindicação.

Claims (38)

1. Método que facilita a operação de canal de difusão, compreendendo: dividir um canal de difusão em uma pluralidade de partes, a pluralidade de partes compreendendo pelo menos parâmetros de difusão primários e parâmetros de difusão secundários, a largura de banda de transmissão dos parâmetros de difusão primários sendo inferior a ou igual à largura de banda de transmissão dos parâmetros de difusão secundários.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, em que o equipamento de usuário (UE) decodifica os parâmetros de difusão primários antes da decodificação dos parâmetros de difusão secundários, a decodificação dos parâmetros de difusão primários fornecendo uma indicação da largura de banda de transmissão dos parâmetros de difusão secundários.
3. Método, de acordo com a reivindicação 1, em que os parâmetros de difusão primários compreendem basicamente parâmetros de sistema e os parâmetros de difusão secundários compreendendo basicamente parâmetros de célula.
4. Método, de acordo com a reivindicação 3, em que os parâmetros de difusão primários são transmitidos através de um único modo de rede de freqüência (SFN).
5. Método, de acordo com a reivindicação 3, em que os parâmetros de difusão secundários são transmitidos através de um modo não SFN.
6. Método, de acordo com a reivindicação 5, em que o modo não SFN é um modo especifico de célula.
7. Método, de acordo com a reivindicação 1, em que um prefixo cíclico é tratado como informação estática.
8. Método, de acordo com a reivindicação 1, em que os parâmetros específicos de sistema são tratados como informação estática.
9. Método, de acordo com a reivindicação 1, em que as características específicas de célula são tratadas como semi-estáticas ou dinâmicas.
10. Método, de acordo com a reivindicação 3, em que os parâmetros de sistema são enviados em um canal de difusão primário (P-BCH).
11. Método, de acordo com a reivindicação 3, em que os parâmetros de célula são enviados em um canal de difusão secundário (S-BCH).
12. Método, de acordo com a reivindicação 10, em que o canal de difusão primário é enviado através de todo o sistema.
13. Método, de acordo com a reivindicação 12, em que todas as células do sistema transmitem simultaneamente o P-BCH.
14. Método, de acordo com a reivindicação 13, em que o sistema é uma rede sincronizada.
15. Método, de acordo com a reivindicação 1, compreendendo a otimização da transmissão da taxa de dados através da transmissão da informação do sistema separada da informação específica de célula.
16. Método, de acordo com a reivindicação 15, em que a informação de sistema compreende informação de largura de banda de sistema de uplink e downlink.
17. Método, de acordo com a reivindicação 15, em que a informação de sistema compreende informação de duração de prefixo cíclico.
18. Método, de acordo com a reivindicação 15, em que a informação do sistema compreende informação de serviço de multidifusão de difusão de multimídia.
19. Método, de acordo com a reivindicação 1, em que se um equipamento de usuário (UE) detectar a operação SFN, o UE assume uma duração maior do prefixo cíclico conhecido e uma estrutura de sinal de referência DL densa conhecida para cada símbolo OFDM utilizado para a transmissão de um canal de difusão primário (P-BCH).
20. Método, de acordo com a reivindicação 11, em que o S-BCH é transmitido a cada 10 MHz da largura de banda do sistema.
21. Método, de acordo com a reivindicação 11, em que se a classificação de dados a ser transmitidos for indeterminada, transmite tais dados no S-BCH.
22. Sistema que facilita a operação de canal de difusão, compreendendo: meios para analisar os dados a serem transmitidos; e meios para dividir um canal de difusão em uma pluralidade de partes, a pluralidade de partes compreendendo pelo menos os parâmetros de difusão primária e os parâmetros de difusão secundária, a largura de banda de transmissão dos parâmetros de difusão primária sendo inferior a ou igual à largura de banda de transmissão dos parâmetros de difusão secundária.
23. Sistema, de acordo com a reivindicação 22, compreendendo adicionalmente meios de otimização de transmissão de taxa de dados através da transmissão de informação de sistema em separado da informação específica de célula.
24. Meio legível por computador possuindo, armazenado no mesmo, instruções executáveis por computador para a realização do(s) seguinte(s) ato(s): dividir um canal de difusão em uma pluralidade de partes, a pluralidade de partes compreendendo pelo menos parâmetros de difusão primária e parâmetros de difusão secundária, a largura de banda de transmissão dos parâmetros de difusão primária sendo inferior a ou igual à largura de banda de transmissão dos parâmetros de difusão secundária.
25. Meio legivel por computador, de acordo com a reivindicação 24, em que o equipamento de usuário (UE) decodifica os parâmetros de difusão primária antes da decodificação dos parâmetros de difusão secundária, a decodificação dos parâmetros de difusão primária fornecendo uma indicação da largura de banda de transmissão dos parâmetros de difusão secundária.
26. Meio legivel por computador, de acordo com a reivindicação 24, em que os parâmetros de difusão primária compreendem basicamente parâmetros de sistema e os parâmetros de difusão secundária compreendem basicamente parâmetros de célula.
27. Meio legivel por computador, de acordo com a reivindicação 24, em que o primeiro modo de difusão é um modo de rede de freqüência única (SFN).
28. Meio legivel por computador, de acordo com a reivindicação 24, em que o segundo modo de difusão é um modo não SFN.
29. Meio legivel por computador, de acordo com a reivindicação 24, compreendendo a otimização da transmissão da taxa de dados através da transmissão de informação de sistema em separado da informação especifica de célula.
30. Meio legivel por computador, de acordo com a reivindicação 24, em que se a classificação de dados a serem transmitidos for indeterminada, transmite tais dados no S-BCH.
31. Microprocessador possuindo, armazenado no mesmo, instruções executáveis por computador para realizar o(s) seguinte(s) ato(s): dividir um canal de difusão em uma pluralidade de partes, a pluralidade de partes compreendendo pelo menos parâmetros de difusão primária e parâmetros de difusão secundária, a largura de banda de transmissão dos parâmetros de difusão primária sendo inferior a ou igual à largura de banda de transmissão dos parâmetros de difusão secundária.
32. Microprocessador, de acordo com a reivindicação 31, em que o equipamento de usuário (UE) decodifica os parâmetros de difusão primária antes da decodificação dos parâmetros de difusão secundária, a decodificação dos parâmetros de difusão primária fornecendo uma indicação da largura de banda de transmissão dos parâmetros de difusão secundária.
33. Microprocessador, de acordo com a reivindicação 31, em que os parâmetros de difusão primária compreendem basicamente parâmetros de sistema e os parâmetros de difusão secundária compreendem basicamente parâmetros de célula.
34. Microprocessador, de acordo com a reivindicação 33, em que os parâmetros de difusão primária são transmitidos através de um modo SFN.
35. Microprocessador, de acordo com a reivindicação 33, em que os parâmetros de difusão secundária são transmitidos através de um modo não SFN.
36. Microprocessador, de acordo com a reivindicação 31, compreendendo a otimização da transmissão de taxa de dados através da transmissão da informação de sistema em separado da informação especifica de célula.
37. Microprocessador, de acordo com a reivindicação 31, em que se a classificação dos dados a serem transmitidos for indeterminada, transmite tais dados no S-BCH.
38. Método que facilita a operação do canal de difusão, compreendendo: dividir um canal de difusão em uma pluralidade de partes, onde uma primeira parte é utilizada para parâmetros específicos de célula, e uma sequnda parte compreende parâmetros específicos de sistema; e a primeira parte é difundida utilizando um modo não SFN.
BRPI0710829-0A 2006-04-28 2007-04-30 Canal de difusão para e-utra BRPI0710829B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US79596306P 2006-04-28 2006-04-28
US60/795,963 2006-04-28
PCT/US2007/067828 WO2007127993A2 (en) 2006-04-28 2007-04-30 A broadcast channel for e-utra

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0710829A2 true BRPI0710829A2 (pt) 2012-01-17
BRPI0710829B1 BRPI0710829B1 (pt) 2020-03-24

Family

ID=38610960

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0710829-0A BRPI0710829B1 (pt) 2006-04-28 2007-04-30 Canal de difusão para e-utra

Country Status (13)

Country Link
US (1) US8761782B2 (pt)
EP (2) EP2020128B1 (pt)
JP (4) JP5215291B2 (pt)
KR (3) KR101324297B1 (pt)
CN (2) CN101433112B (pt)
AR (1) AR060719A1 (pt)
BR (1) BRPI0710829B1 (pt)
CA (1) CA2649492C (pt)
ES (1) ES2562213T3 (pt)
HK (1) HK1178365A1 (pt)
RU (2) RU2435320C2 (pt)
TW (1) TWI387258B (pt)
WO (1) WO2007127993A2 (pt)

Families Citing this family (29)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP4567628B2 (ja) * 2005-06-14 2010-10-20 株式会社エヌ・ティ・ティ・ドコモ 移動局、送信方法及び通信システム
EP1811674A1 (en) * 2006-01-23 2007-07-25 Motorola, Inc. Apparatus and methods for jointly decoding messages based on apriori knowledge of modified codeword transmission
EP2667660B1 (en) 2006-06-20 2017-04-26 InterDigital Technology Corporation Recovering from an unsuccessful handover in a LTE system
US20080080469A1 (en) * 2006-10-02 2008-04-03 Nokia Corporation Method and apparatus for reporting in a communication network
GB2447878A (en) * 2006-10-04 2008-10-01 Nec Corp Signalling system information in mobile telecommunications
KR100978865B1 (ko) * 2007-02-09 2010-08-31 삼성전자주식회사 이동통신 시스템에서의 시스템 정보 송수신 방법 및 장치
US8300658B2 (en) * 2007-03-21 2012-10-30 Motorola Mobility Llc Apparatuses and methods for multi-antenna channel quality data acquisition in a broadcast/multicast service network using a multicast symbol
EP2890033B1 (en) 2007-06-18 2016-11-23 Panasonic Intellectual Property Corporation of America Sequence allocating method, transmitting method and wireless mobile station device
US8189581B2 (en) * 2007-06-20 2012-05-29 Motorola Mobility, Inc. Method, signal and apparatus for managing the transmission and receipt of broadcast channel information
KR101440665B1 (ko) 2007-07-06 2014-09-22 후아웨이 테크놀러지 컴퍼니 리미티드 이동 통신 시스템, 이동국 장치, 기지국 장치, 이동국 장치의 통신 방법 및 기지국 장치의 통신 방법
US7899051B2 (en) * 2007-12-31 2011-03-01 Motorola Mobility, Inc. Broadcast channel signal, apparatus and method for transmitting and decoding broadcast channel information
US8238370B2 (en) * 2008-01-17 2012-08-07 Mediatek Inc. Methods for transmitting system information bit streams and communication apparatuses utilizing the same
EP2243225A4 (en) * 2008-02-01 2014-08-20 Apple Inc SYSTEM AND METHOD FOR SPATIAL MULTIPLEX MULTIPLEX BROADCAST / MULTICAST BROADCAST TRANSMISSION
WO2009111233A1 (en) 2008-03-04 2009-09-11 Interdigital Patent Holdings, Inc. Method and apparatus for accessing a random access channel by selectively using dedicated or contention-based preambles during handover
KR101880012B1 (ko) * 2008-03-10 2018-07-18 애플 인크. 무선 시스템의 제어 시그널링 방법
US8712415B2 (en) 2008-03-20 2014-04-29 Interdigital Patent Holdings, Inc. Timing and cell specific system information handling for handover in evolved UTRA
US9419836B2 (en) * 2008-04-25 2016-08-16 Nokia Solutions And Networks Oy Apparatus, methods, and computer program products providing an indication of cyclic prefix length
WO2009134103A2 (ko) * 2008-04-30 2009-11-05 엘지전자 주식회사 시스템 정보 전달 방법 및 서브프레임 구조
KR101264499B1 (ko) 2008-06-30 2013-05-22 인터디지탈 패튼 홀딩스, 인크 E-utran에서 핸드오버를 수행하기 위한 방법 및 장치
US8385288B2 (en) * 2008-08-20 2013-02-26 Qualcomm Incorporated Multi-channel SDMA
KR101498056B1 (ko) * 2008-09-07 2015-03-03 엘지전자 주식회사 릴레이를 지원하는 무선접속 시스템에서 멀티캐스트 및 방송서비스 제공방법
US8400974B2 (en) * 2009-07-30 2013-03-19 Apple Inc. Methods and apparatus for providing dynamic information in a wireless information channel
CN101695194B (zh) * 2009-10-22 2011-12-07 普天信息技术研究院有限公司 一种lte系统半静态调度中上行逻辑信道的复用方法
US8434336B2 (en) * 2009-11-14 2013-05-07 Qualcomm Incorporated Method and apparatus for managing client initiated transmissions in multiple-user communication schemes
US8676206B2 (en) * 2010-08-13 2014-03-18 Blackberry Limited Handover latency reduction
CN102131090B (zh) * 2010-11-22 2012-10-03 华为技术有限公司 视频文件播放的方法、系统及媒体资源服务器
US20120213144A1 (en) * 2011-02-23 2012-08-23 Qualcomm Incorporated Spatial techniques for evolved multimedia broadcast multicast service enhancement
EP2819358B1 (en) * 2012-06-06 2016-11-02 Huawei Technologies Co., Ltd. Multiple access method, device and system
US11324014B2 (en) * 2017-12-22 2022-05-03 Qualcomm Incorporated Exposure detection in millimeter wave systems

Family Cites Families (31)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP2528545B2 (ja) * 1990-09-07 1996-08-28 日本電信電話株式会社 移動通信における在圏セル判定方法
US5774461A (en) * 1995-09-27 1998-06-30 Lucent Technologies Inc. Medium access control and air interface subsystem for an indoor wireless ATM network
US7046694B2 (en) * 1996-06-19 2006-05-16 Digital Radio Express, Inc. In-band on-channel digital broadcasting method and system
US5949796A (en) * 1996-06-19 1999-09-07 Kumar; Derek D. In-band on-channel digital broadcasting method and system
US6173005B1 (en) * 1997-09-04 2001-01-09 Motorola, Inc. Apparatus and method for transmitting signals in a communication system
US6549592B1 (en) * 1998-02-06 2003-04-15 Cisco Technology, Inc Enhanced synchronization burst for OFDM systems
US6498936B1 (en) 1999-01-22 2002-12-24 Ericsson Inc. Methods and systems for coding of broadcast messages
US6577613B1 (en) * 1999-03-02 2003-06-10 Verizon Corporate Services Group Inc. Method and apparatus for asynchronous reservation-oriented multiple access for wireless networks
DE69903912D1 (de) 1999-03-04 2002-12-19 Ico Services Ltd Erzeugung einer Liste Nachbarzellen in einer mobilen Satelliten Kommunikationsanordnung
US6628946B1 (en) * 1999-05-20 2003-09-30 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Method and apparatus for broadcasting system information in a cellular communications network
GB0014662D0 (en) * 2000-06-15 2000-08-09 British Telecomm Communications protocol
US7203158B2 (en) * 2000-12-06 2007-04-10 Matsushita Electric Industrial Co., Ltd. OFDM signal transmission system, portable terminal, and e-commerce system
US6622007B2 (en) * 2001-02-05 2003-09-16 Command Audio Corporation Datacast bandwidth in wireless broadcast system
CA2438138C (en) * 2001-03-30 2007-03-13 S. Merrill Weiss Digital signal transmitter synchronization system
US7191243B2 (en) 2001-11-15 2007-03-13 Microsoft Corporation Scheduling and multiplexing data for broadcast transmission over multiple streams
RU2209521C1 (ru) * 2002-04-29 2003-07-27 Федеральное государственное унитарное предприятие "Научно-производственное объединение "АВРОРА" Способ обмена для сети с выделенным узлом обслуживания доступа к каналу
US7584493B2 (en) * 2002-04-29 2009-09-01 The Boeing Company Receiver card technology for a broadcast subscription video service
AU2003270599B2 (en) 2002-09-13 2008-03-13 Opentv, Inc. Method and system to generate and transmit authoring data associated with distributed content, for inclusion within authored content
US7260764B2 (en) * 2002-11-26 2007-08-21 Qualcomm Incorporated Multi-channel transmission and reception with block coding in a communication system
US7738437B2 (en) * 2003-01-21 2010-06-15 Nortel Networks Limited Physical layer structures and initial access schemes in an unsynchronized communication network
US7092437B2 (en) * 2003-04-25 2006-08-15 Duke University Methods and systems for determining an optimal training interval in a communications system
US7403790B2 (en) 2003-09-04 2008-07-22 Lucent Technologies Inc. Methods for signaling broadcast and multicast information in communication networks
KR20050045223A (ko) * 2003-11-10 2005-05-17 삼성전자주식회사 광 대역 무선 접속 통신 시스템의 셀 플래닝 방법 및 그광 대역 무선 접속 통신 시스템의 인접 기지국 파워 스캔방법
ES2348415T3 (es) * 2004-01-20 2010-12-03 Qualcomm, Incorporated Comunicacion de difusion/multidifusion sincronizada.
WO2005109705A1 (en) * 2004-05-01 2005-11-17 Neocific, Inc. Methods and apparatus for communication with time-division duplexing
US8089855B2 (en) 2004-06-04 2012-01-03 Qualcomm Incorporated Transmission of overhead information for broadcast and multicast services in a wireless communication system
KR100866210B1 (ko) * 2005-01-03 2008-10-30 삼성전자주식회사 무선 통신 시스템에서 동일 주파수를 이용한 서비스 제공 시스템 및 방법
US20070113243A1 (en) * 2005-11-17 2007-05-17 Brey Thomas A Targeted advertising system and method
KR101358469B1 (ko) * 2006-02-07 2014-02-06 엘지전자 주식회사 무선 네트워크(network) 안에서 상향(uplink)및 하향(downlink) 대역폭(bandwidth)의선택 및 신호 방법
US7835697B2 (en) * 2006-03-14 2010-11-16 Cypress Semiconductor Corporation Frequency agile radio system and method
US8538444B2 (en) * 2006-03-21 2013-09-17 Lg Electronics Inc. Method of transmitting/receiving LTE system information in a wireless communication system

Also Published As

Publication number Publication date
ES2562213T3 (es) 2016-03-03
US8761782B2 (en) 2014-06-24
US20080072269A1 (en) 2008-03-20
KR20100127877A (ko) 2010-12-06
KR20120115420A (ko) 2012-10-17
CA2649492A1 (en) 2007-11-08
BRPI0710829B1 (pt) 2020-03-24
EP2393325A3 (en) 2012-03-21
JP6382146B2 (ja) 2018-08-29
CN101433112A (zh) 2009-05-13
WO2007127993A2 (en) 2007-11-08
KR101337205B1 (ko) 2013-12-06
CA2649492C (en) 2013-07-09
KR20090009930A (ko) 2009-01-23
KR101324297B1 (ko) 2013-10-30
JP2009535945A (ja) 2009-10-01
CN102781070B (zh) 2015-03-11
AR060719A1 (es) 2008-07-10
RU2573254C2 (ru) 2016-01-20
RU2435320C2 (ru) 2011-11-27
CN102781070A (zh) 2012-11-14
EP2393325A2 (en) 2011-12-07
KR101038172B1 (ko) 2011-05-31
TW200807949A (en) 2008-02-01
CN101433112B (zh) 2012-09-05
EP2393325B1 (en) 2015-08-26
RU2008146988A (ru) 2010-06-10
WO2007127993A3 (en) 2008-03-13
TWI387258B (zh) 2013-02-21
EP2020128A2 (en) 2009-02-04
JP2013070408A (ja) 2013-04-18
RU2011111214A (ru) 2012-09-27
HK1178365A1 (en) 2013-09-06
JP5215291B2 (ja) 2013-06-19
EP2020128B1 (en) 2015-11-11
JP2015167369A (ja) 2015-09-24
JP2017085605A (ja) 2017-05-18

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0710829A2 (pt) Canal de difusão para e-utra
EP3050243B1 (en) System and method for resource mapping for coverage enhancements of broadcast channels
RU2411647C2 (ru) Устройство, способ и компьютерный программный продукт, обеспечивающие разделенный совместно используемый канал управления нисходящей линии связи, имеющий постоянную и переменную составляющие
US8249029B2 (en) Low reuse preamble for a wireless communication network
US8412222B2 (en) Broadcast-multicast transmission with rate adaption
US9276787B2 (en) Transmission of signaling messages using beacon signals
US8743823B2 (en) Transmission with collision detection and mitigation for wireless communication
PT2172037E (pt) Entrega de um comando de transferência
JP2018507624A (ja) カバレッジ強化を持つ強化されたマシンタイプ通信のためのシステム情報ブロックチャネル設計
RU2418391C2 (ru) Мультиплексирование и управление локализованным и распределенным выделением
US10219201B2 (en) Device and method for discovering small cell in wireless communication system
BRPI0708972A2 (pt) aparelho e método para acesso rápido em um sistema de comunicação sem fio

Legal Events

Date Code Title Description
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Ipc: H04W 48/12 (2009.01)

B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 24/03/2020, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.