BRPI0710617A2 - processo e dispositivo para acelerar o crescimento - Google Patents

processo e dispositivo para acelerar o crescimento Download PDF

Info

Publication number
BRPI0710617A2
BRPI0710617A2 BRPI0710617-3A BRPI0710617A BRPI0710617A2 BR PI0710617 A2 BRPI0710617 A2 BR PI0710617A2 BR PI0710617 A BRPI0710617 A BR PI0710617A BR PI0710617 A2 BRPI0710617 A2 BR PI0710617A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
space
gas
lawn
tent
enclosed
Prior art date
Application number
BRPI0710617-3A
Other languages
English (en)
Inventor
Peter Krabbendam
Felix Pieter Oudshoorn
Original Assignee
Linde Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=37116001&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0710617(A2) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Linde Ag filed Critical Linde Ag
Publication of BRPI0710617A2 publication Critical patent/BRPI0710617A2/pt
Publication of BRPI0710617B1 publication Critical patent/BRPI0710617B1/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01GHORTICULTURE; CULTIVATION OF VEGETABLES, FLOWERS, RICE, FRUIT, VINES, HOPS OR SEAWEED; FORESTRY; WATERING
    • A01G7/00Botany in general
    • A01G7/02Treatment of plants with carbon dioxide
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01GHORTICULTURE; CULTIVATION OF VEGETABLES, FLOWERS, RICE, FRUIT, VINES, HOPS OR SEAWEED; FORESTRY; WATERING
    • A01G20/00Cultivation of turf, lawn or the like; Apparatus or methods therefor
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01GHORTICULTURE; CULTIVATION OF VEGETABLES, FLOWERS, RICE, FRUIT, VINES, HOPS OR SEAWEED; FORESTRY; WATERING
    • A01G9/00Cultivation in receptacles, forcing-frames or greenhouses; Edging for beds, lawn or the like
    • A01G9/18Greenhouses for treating plants with carbon dioxide or the like

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Biodiversity & Conservation Biology (AREA)
  • Botany (AREA)
  • Ecology (AREA)
  • Forests & Forestry (AREA)
  • Cultivation Of Plants (AREA)
  • Physical Or Chemical Processes And Apparatus (AREA)
  • Greenhouses (AREA)

Abstract

<B>PROCESSO E DISPOSITIVO PARA ACELERAR O CRESCIMENTO.<D> A presente invenção refere-se a um processo para acelerar o crescimento e regenerar gramados, sendo que o gramado (2), pelo menos em parte, no lado superior é circundado por um espaço (4) fechado, aberto no fundo, e sendo que CO~ 2~ é introduzido no espaço (4) e o gramado (2) coberto pelo espaço (4) é submetido é luz por um equipamento de iluminação (14), e a um dispositivo para a execução do processo.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para: "PROCESSOE DISPOSITIVO PARA ACELERAR O CRESCIMENTO"
A presente invenção refere-se a um processo e a umdispositivo para acelerar o crescimento de grama, emespecial em estádios de futebol e semelhantes.
Ao passo que os estádios de futebol e as arenas deesportes antigamente freqüentemente possuíam tribunas semcobertura que foram construídas com um ângulo de inclinaçãopequeno e a uma certa distância do campo com o gramado, porexemplo, separados por pistas de corridas e equipamentos deatletismo, agora a tendência é construir as tribunas até amargem de campos de futebol, construir as tribunas de modorelativamente íngreme, a fim de providenciar aosespectadores uma boa visão do campo, e também colocar umacobertura, pelo menos na região das tribunas, às vezes atécolocar um teto completo.
No caso desses estádios de futebol modernos, aincidência de luz e a intensidade de luz sãoextraordinariamente limitadas, por um lado devido acobertura, e pelo fato de que, apenas uma parte diretamenteacima do gramado não está coberta, se muito.
Em particular durante os meses de inverno, onde ogramado quase que não cresce por causa da temperatura, poisespécies de grama comuns que constituem o gramadodificilmente crescem em temperaturas abaixo de 5°C, estesgramados esportivos são sujeitos a grandes desgastes.
Uma vez que especialmente no futebol profissional afreqüência dos jogos aumenta, a capacidade de regeneraçãodas plantas gramineas no inverno, e também em parte noverão, já não é mais tão grande, de modo que os danoscausados pelos jogos ainda poderiam ser compensados.
Por esta razão é conhecido cultivar tais plantasgramineas formadoras de gramados dentro da agricultura,condicionando as para servir como gramado, retirar ogramado sob demanda, enrolando o em rolos e colocá-lo emestádios de futebol, depois da retirada da respectivacamada protetora de gramado.
A desvantagem disso é, que a retirada de um gramadodanificado e a colocação de um gramado novo sãoextremamente caras. Muitas vezes há o problema de que umnovo gramado, sob as condições prevalecentes no estádio,pára de crescer.
A fim de aumentar a capacidade de regeneração de umgramado é conhecido, colocar painéis sobre o gramado ondeestão contidos diodos luminosos. Este sistemacomercialmente disponível sob a marca comercial de"Lumigren" da Firma Intravision consiste essencialmente deum sistema de trilhos, onde os painéis de tecido com osdiodos luminosos integrados podem ser desenroladas, e de umsistema de ventilação que providencia a circulação de ar.
A Firma SGL, Waddinxveen, da Holanda executa umgerenciamento de gramados, onde o crescimento da grama, aluz que age sobre o gramado, a temperatura, o abastecimentode água, a aplicação de fertilizantes e o corte da gramasão medidos. Os diversos parâmetros de crescimento sãoalterados individualmente. Se necessárioSe necessário, agrama é iluminada artificialmente.
Este sistema, na verdade melhora o fornecimento de luzpara as plantas gramíneas. Porém, em especial no inverno,um gramado fortemente danificado já não pode mais serregenerado dessa forma.
A EP 0 561 193 A2 revela um processo e um dispositivopara promover o crescimento de plantas. O dispositivo cobrequase que completamente a grama. Para promover ocrescimento de grama sob uma cobertura fechada é previsto,expor a grama à luz de fontes de luz artificiais durantecerca de 8 a 12 horas em cada 24 horas. A atmosfera à quala grama é exposta é movimentada por meio de doisventiladores, permanentemente ou em intervalos, e/outrocado permanentemente ou de tempos em tempos. Aquantidade de dióxido de carbono que é absorvida pela gramadeve ser fornecida à atmosfera do espaço continuamente ouem intervalos por meio de um dispositivo para ofornecimento de óxido de carbono. Com a ajuda desseprocesso e desse dispositivo deverá ser possível, fazer agrama crescer em qualquer época do ano de acordo com ascondições naturais. 0 dispositivo pode ser integrado emplacas de fundo planas para cobrir um gramado.
A EP 1 269 815 A descreve um dispositivo para osuprimento de gás para gramados. No caso, o gramado recebeum fluxo de gás através de um canal de gás que se estendesobre o gramado. 0 canal de gás tem uma extremidade aberta,conectada a uma unidade de pressão e a outra extremidadefechada. Em um lado voltado para o gramado, ele possuiaberturas de saída. Em um aperfeiçoamento do dispositivoestão previstos sensores que captam um ou vários parâmetrosde medição, tais como, temperatura ambiente, umidade do arambiente, temperatura do gramado, umidade do gramado,temperatura de entrada do gás, temperatura de saída do gás,umidade de entrada do gás, umidade de saída do gás, fraçãode dióxido de carbono e fração de fertilizante, e ostransmitem para uma unidade de controle e regulação, com aqual pode ser ajustado a unidade de pressão e/ou osuprimento de vapor de água e/ou o dióxido de carbono e/ou ofertilizante e/ou o dispositivo de aquecimento.
A presente invenção tem o objetivo de fornecer umprocesso para acelerar o crescimento e a regeneração de umgramado, com o qual serão possíveis grandes fases decrescimento e regeneração, também no inverno.
O objetivo é alcançado com um processo com as características da reivindicação 1.
Aperfeiçoamentos vantajosos são caracterizados nas sub-reivindicações dependentes.
Um outro objetivo é o fornecimento de um dispositivopara a execução do processo, que pode ser produzido de maneira simples, rápida e barata, que possibilita umaaplicação efetiva do processo e que pode ser manipulado comfacilidade.
O objetivo é alcançado com um dispositivo com ascaracterísticas da reivindicação 8.
Aperfeiçoamentos vantajosos são evidentes nas sub-reivindicações dependentes.
O processo de acordo com a presente invenção prevê,erguer um espaço fechado sobre uma área delimitada de umgramado, onde no espaço fechado existem dispositivos de iluminação que iluminam o gramado que se encontra debaixo dosistema de iluminação. No caso, a iluminaçãopreferencialmente é feita com um comprimento de ondas que demodo especialmente efetivo promove a fotossíntese dasplantas gramíneas que formam o gramado. Especialmente bemapropriadas para este fim são as lâmpadas de vapor demercúrio, se necessário com filtros correspondentes, outubos fluorescentes com o respectivo espectro de luz.
Além disso, CO2 é introduzido no espaço fechado, onde aconcentração de CO2 no espaço fechado é monitoradapermanentemente, e o suprimento de CO2 é regulado de acordo.Dessa forma pode ser regulada, uma concentração de CO2claramente maior de no mínimo 500 ppm de CO2 e, depreferência, de no mínimo 800 ppm de CO2, em comparação coma concentração natural (cerca de 350 ppm de CO2) . Noprocesso conhecido da EP 0 561 193 A2 é regulada umaconcentração de CO2 natural. 0 CO2 gasto é substituído.Devido à montagem baixa das lâmpadas torna-se necessário umatroca do ar regulada, a fim de não ultrapassar a temperaturadesejada, razão pela qual também não é possível, manter aconcentração de CO2 permanentemente muito acima do valornatural.
Devido à presença de CO2, o calor introduzido por meioda luz é retido de uma maneira melhor ("efeito estufa"), oque apóia o aquecimento no espaço fechado.
Uma vez que todos os estádios de futebol modernos etodas as arenas esportivas modernas que possuem um gramadoesportivo, também dispõem do respectivo aquecimento dogramado, o tamanho ou o volume do espaço fechado seráselecionado de tal modo que durante um tempo suficiente ovolume do espaço será aquecido pelo aquecimento do gramadoaté uma temperatura de tal maneira que um crescimento dasplantas que constituem o gramado se torna possivel. Alémdisso, o aquecimento pode ser providenciado somente ouadicionalmente pelo calor perdido do sistema de iluminação.
Na presença de um aquecimento do gramado ou do calorperdido do sistema de iluminação podem ser dispensados meiosde circulação para fazer circular o dióxido de carbonofornecido, já que esta circulação se dará por meio deconvecção.
De preferência, os equipamentos de iluminação estãodispostos a uma altura de 1,80 m a 2,80 m sobre o gramado.
O CO2 pode ser introduzido no ponto mais alto ou naregião superior do espaço, e devido ao seu peso que é maiordo que o do ar, vai para baixo.
De preferência, o espaço fechado é uma tenda ou umaestrutura semelhante a tenda, com uma parede de tenda que éessencialmente à prova de gás, que se estende a partir deuma região superior ou de um teto de tenda ou de uma paredede tenda até o gramado.
Para impedir perdas de gás e para minimizar as perdasde temperatura, a parede da tenda é feita, por exemplo, deuma folha, se necessário em combinação com uma camada têxtilresistente à ruptura.
Em uma modalidade preferida, a parede de tenda possuipropriedades isolantes, sendo que compreende uma camada defolha de material de espuma ou câmaras de ar dispostas entreuma parede de folha interna e uma parede de folha externa.
De preferência, a tenda pode ter um reforço em umaborda inferior apoiada no gramado, sendo que elementos emforma de lâmina que se estendem para baixo engrenam no solo,possibilitando dessa forma um apoio seguro e uma boavedação.
0 processo prevê ainda, erguer um espaço fechado ouvários espaços fechados desse tipo em um gramado, deixar ailuminação e o CO2 agir sobre o gramado, e depois de umtempo de ação suficiente, deslocar a tenda. Para tal, deacordo com a presente invenção, além de um deslocamentomanual, também pode ser usado um deslocamento automatizadocom um sistema de trilhos e/ou de tração por cabo. Em umamodalidade desse tipo, no lugar de ancoramento do espaço nosolo, pode haver rolos no lado inferior com os quais oespaço fechado possa ser puxado sobre o gramado. Para taltambém são imagináveis patins ou trilhos.
A presente invenção é explicada detalhadamente com aajuda de um desenho, em que:
A figura 1 mostra o dispositivo de acordo com apresente invenção, em um corte longitudinal.
A figura 2 mostra o dispositivo de acordo com apresente invenção, fortemente esquematizado, em uma seçãotransversal.
A figura 3 mostra outra modalidade do dispositivo deacordo com a presente invenção, em uma vista em perspectivaesquemática, sem equipamentos de iluminação e semdispositivo de saida.
A figura 4 mostra a modalidade mostrada na figura 3 emestado dobrado, em uma vista em perspectiva.
O dispositivo 1 de acordo com a presente invenção estádisposto em um gramado 2 a ser regenerado que cresce em umsubsolo 3.
O dispositivo 1 compreende um espaço fechado 4 com umteto 5 e paredes laterais 6. O teto 5 e as paredes laterais6 preferencialmente são firmemente unidas umas às outras ese necessário possuem uma estrutura de suporte não mostrada.
O espaço fechado 4 é uma tenda 4 que é aberta em baixoe que se apóia no gramado 2 com bordas de paredes laterais7.
O espaço fechado 4 ou a tenda 4 pode ter a forma deparalelepipedo ou possuir um telhado de uma água descendenteou um telhado inclinado (figura 2).
Em uma área superior ou abaixo de um teto 5 existe umdispositivo de saída 8 para gás, sendo que o dispositivo desaída 8 é, por exemplo, um objeto tubular 8 que se estendeao longo de uma parte ou de todo o comprimento do espaçofechado 4. O tubo 8 ou o objeto tubular 8 possui aberturasde saída 9 das quais pode sair um gás de CO2.
O gás de CO2 sai de um reservatório de gás 10 que pormeio de uma linha de alimentação 11 correspondente éconectado ao objeto tubular 8.
Para adicionalmente monitorar o teor de CO2 no espaçofechado 4 ou na tenda 4, um aparelho de medição de CO2 ou umsensor de CO2 12 é ligado preferencialmente ao reservatóriode gás 10 através de um duto 13, sendo fornecido orespectivo dispositivo de controle (não mostrado) paracontrolar/regular o teor de gás.
A uma altura h, medida a partir do solo 2 ou do gramado2, existe no espaço fechado 4 ou na tenda 4 um equipamentode iluminação 14 que consiste, por exemplo, de lâmpadasincandescentes ou de lâmpadas de descarga gasosa.Preferencialmente são usadas lâmpadas de fotossíntese, taiscomo, por exemplo, as lâmpadas produzidas pela GeneralElectric Comp. e distribuídas sob o nome comercial deLucalox PSL.
Em uma modalidade o equipamento de iluminação 14consiste, por exemplo, de lâmpadas fluorescentes 15 que seestendem para dentro do espaço fechado 4.
Graças a um aquecimento do gramado 17 existente no solo3 abaixo do gramado 2, ocorre dentro do espaço fechado 4 umacirculação do CO2 que sai do objeto tubular 8 e flui parabaixo ou cai, onde através de convecção, com uma entradacentral do CO2 a partir do teto, o CO2 sobe nas periferias(setas 16 na figura 2) .
Foi constatado que também a geração de calor doequipamento de iluminação 14 é completamente suficiente para a geração de tal convecção, de modo que também em estádiosonde não há o aquecimento do gramado 17 é garantida umaconvecção suficiente.
Na modalidade acima explicada, um tubo 8 é usado para oabastecimento com CO2. Porém, também ficou evidente que épossível no contexto da presente invenção, usar no lugar detal tubo um único bocal pontual, já que, devido à convecçãoexistente no espaço fechado, há uma distribuição uniforme dogás de CO2-
Os equipamentos de iluminação são previstos em umaaltura h de 1,80 m a 2,80m ou de 2,20 m a 2,50 m, sendo queo dispositivo de saída 8 do CO2 é previsto aproximadamentea 80 cm, e preferencialmente 50 cm acima dos equipamentosde iluminação.
No processo de acordo com a presente invenção e nodispositivo de acordo com a presente invenção é vantajosoque este apresente uma realização muito simples. Devido aoencapsulamento à prova de gás de acordo com a presenteinvenção, com a ajuda de um espaço fechado 4 ou tenda 4,devido à geração de calor dos equipamentos de iluminação, senecessário também devido à geração de calor pelo aquecimentodo gramado, é produzido um aumento de temperaturasignificativo que é suficiente para possibilitar ocrescimento das plantas que compõem o gramado.
Devido à geração de calor dos equipamentos deiluminação, por um lado, e se necessário de um aquecimentodo gramado, por outro lado, é obtida uma concentração de CO2uniforme, através de uma distribuição convectiva.
A concentração do CO2 está na faixa de 500 a 1500 ppm epreferencialmente na faixa de 800 a 1200 ppm de CO2 ou de800 a 2000 ppm de CO2. A concentração de CO2 natural é decerca de 350 ppm. Devido à concentração de CO2 aumentadaconsegue-se um crescimento consideravelmente maior dogramado 2.
Com o processo de acordo com a presente invenção e odispositivo de acordo com a presente invenção, até mesmo nosmeses frios do inverno e com um desgaste forte do gramado,são obtidas de maneira simples as condições ótimas para ogramado, através de uma intensidade de luz maior do que coma luz do dia e uma concentração de CO2 maior com astemperaturas suficientemente altas.
Os inventores observaram, até mesmo nos meses deinverno, um crescimento de cerca de 0,5 mm por hora dasplantas que constituem o gramado. Nisso, as temperaturasexternas eram de mais ou menos 5°C a 6°C. As temperaturasmedidas no gramado eram claramente maiores. Por um lado,isso se deu devido ao fato de que foi usado um aquecimentode solo. Porém, também a introdução de calor através daslâmpadas e o efeito de retenção de calor da tenda e aconcentração de CO2 contribuíram para o aumento datemperatura no gramado. Dessa forma foi obtida umatemperatura de 21°C dentro do gramado.
As tendas 4 ou espaços fechados 4 de acordo com apresente invenção têm uma área de base de 10 χ 30 m a 15 χ30 m, ou de 30 m2 a 400 m2. Tendas 4 menores são usadas parao tratamento de áreas localmente muito solicitadas, taiscomo, por exemplo, a área em torno do gol.
Em outra modalidade da presente invenção, o dispositivo1 compreende vários segmentos 18 interligados (figura 3) . Aconstrução corresponde àquela da modalidade acima descrita.
Cada um dos segmentos 18 possui um comprimento de cercade 5 m e uma largura de cerca de 6 m. Dois a cinco dessessegmentos 18 podem formar um túnel que cobre uma área decerca de 150 m2. Com quatro desses túneis, por exemplo,(cerca de 600 m2) , o gramado de um estádio (cerca de 7000m2) é regenerado em segmentos.
Os diversos segmentos 18 desse túnel possuem na suaárea de borda inferior rodas 19 para poder ser deslocado nogramado 2 a ser regenerado.
Os segmentos 18 do dispositivo 1 são dobráveis (figura3). Em estado dobrado, eles possuem um comprimento de cercade 80 cm e podem ser deslocados com uma simples máquinaelevadora, por exemplo, uma empilhadeira de forquilha.
O teto 5 e as paredes laterais 6 preferencialmente sãofeitas de uma folha transparente que é translúcida paraabastecer o gramado 2 a ser regenerado com a luz do sol. Porcausa disso, durante a luz do dia, o equipamento deiluminação 14 pode ser desligado, fato este que traz umaeconomia considerável de energia.
A uma altura h medida a partir do gramado 2, em cadasegmento 18 existem equipamentos de iluminação 14 na formade, por exemplo, seis lâmpadas. As lâmpadas são lâmpadas deassimilação da Philips, desenvolvidas especialmente parafotossintese com, por exemplo, 600 W e um grau deluminosidade de 100 a 200 pmol/m2s.
As lâmpadas estão dispostas a uma altura h de 1,6 a 2,0m e preferencialmente, a 1,8 m.As lâmpadas elevam a temperatura ambiente em cerca de10°C. Muitas vezes, isto é o suficiente para também noinverno alcançar uma temperatura de 3 °C a 5 °C que énecessária para o crescimento do gramado.
Em temperaturas externas altas pode ser apropriadoespacialmente separar as lâmpadas do espaço abastecido comgás, pois estas geram a maior parte do calor. Temperaturasaltas demais seriam prejudiciais para o crescimento dogramado 2. Por esta razão, o dispositivo 1 de acordo com apresente invenção, de acordo com uma outra modalidade,possui um espaço de iluminação 20 onde estão dispostos osequipamentos de iluminação 14, e um espaço de regeneração 21onde está disposto o dispositivo de saida 8. O espaço deiluminação 20 e o espaço de regeneração 21 estão separadosum do outro através de uma segunda parede de teto 22 que étransparente ou translúcida, a fim de permitir a passagem daluz do sol. A segunda parede de teto 22 fecha o espaço deregeneração 21 à prova de gás e está disposta a cerca de 50cm sobre o solo.
As lâmpadas estão dispostas no espaço de iluminação 20abaixo da cumeeira. As paredes laterais 6 apresentam meiosde ventilação 23 que são executados como aberturas deventilação 23, para dissipar o calor das lâmpadas.
Devido à separação espacial e/ou as aberturas deventilação 23 abertas é impedido um aquecimento adicional doespaço de regeneração 21.
A modalidade mostrada nas figuras 3 e 4 também pode serimplementada sem a divisão do espaço fechado 4 em um espaçode iluminação 20 e um espaço de regeneração 21.
De preferência, a concentração de CO2 fica entre 800ppm de CO2 e 2000 ppm de CO2.
De acordo com a presente invenção é previsto que osistema ou o dispositivo ou o processo é erguido e operadoem um determinado lugar durante quatro a doze horas epreferencialmente entre dez a doze horas, e depois,deslocado, para a continuação da operação no próximo lugar.LISTA DE REFERÊNCIAS
1 Dispositivo, de acordo com a presente invenção
2 Gramado
3 Subsolo
4 Espaço fechado, tenda
5 Teto
6 Paredes laterais
7 Bordas das paredes laterais
8 Dispositivo de saida
9 Aberturas de saida
10 Reservatório de gás
11 Linha de alimentação12 Sensor de CO2
13 Duto
14 Equipamento de iluminação
15 Lâmpadas fluorescentes
16 Setas
17 Aquecimento do gramado
18 Segmento
19 Rodas
20 Espaço de iluminação
21 Espaço de regeneração
22 Segunda parede de teto
23 Meios de ventilação

Claims (31)

1. Processo para acelerar o crescimento e regeneraçãode gramados, caracterizado pelo fato de o gramado (2), pelomenos em regiões no lado superior, ser circundado por umespaço (4) aberto no fundo, fechado por todos os lados, eonde no espaço (4) é introduzido CO2, e o gramado (2)coberto pelo espaço (4) é exposto à luz com a ajuda de umequipamento de iluminação (14).
2. Processo, de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que a concentração de CO2 éregulada para pelo menos 500 ppm de CO2 e preferencialmentepara pelo menos 800 ppm de CO2
3. Processo, de acordo com a reivindicação 1 ou 2,caracterizado pelo fato de que o CO2 é introduzido naregião mais alta do espaço (4).
4. Processo, de acordo com qualquer uma dasreivindicações 1, 2 ou 3, caracterizado pelo fato de que oCO2 é distribuído no espaço (4) por meio de convecçãodevido ao calor perdido do equipamento de iluminação (14)e/ou de um aquecimento do gramado (17).
5. Processo, de acordo com qualquer uma dasreivindicações 1, 2, 3 ou 4, caracterizado pelo fato de queo teor de gás no espaço (4) é regulado para 500 a 2000 ppmde CO2 e em especial, para 500 a 1500 ppm de CO2.
6. Processo, de acordo com qualquer uma dasreivindicações 1, 2, 3, 4 ou 5, caracterizado pelo fato deque a concentração de gás é medida e o suprimento de gás éregulado.
7. Processo, de acordo com qualquer uma dasreivindicações 1, 2, 3, 4, 5 ou 6, caracterizado pelo fatode que o tamanho do espaço (4) cercado é regulado de talmodo que durante um tempo de permanência de quatro a dozehoras, dentro do espaço (4) cercado é alcançada umatemperatura de pelo menos 6 °C.
8. Processo, de acordo com qualquer uma dasreivindicações 1, 2, 3, 4, 5, 6 ou 7, caracterizado pelofato de que o ar existente dentro do espaço (4) cercado éadicionalmente aquecido com dispositivos de aquecimento.
9. Dispositivo para acelerar o crescimento e regenerargramados caracterizado pelo fato de compreender um espaço(4) fechado, aberto no fundo, que pode ser depositado sobreum gramado (2), sendo que no espaço (4) existe umequipamento de iluminação (14) para um gramado (2) a seriluminado, e também um dispositivo de saida (8) para gásCO2 que está disposto de tal modo que o CO2 pode entrar noespaço (4) vindo de um reservatório de gás (10).
10. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 9,caracterizado pelo fato de que o equipamento de iluminaçãoestá disposto a uma altura de 1,80 m a 2,80 m sobre ogramado.
11. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 9 ou-10, caracterizado pelo fato de que o dispositivo de saidade CO2 (8) está disposto acima do equipamento de iluminação(14).
12. Dispositivo, de acordo com qualquer uma dasreivindicações 9, 10 ou 11, caracterizado pelo fato de queo dispositivo de saida (8) está disposto na região mais alta ou no ponto mais alto do espaço (4) fechado.
13. Dispositivo, de acordo com qualquer uma dasreivindicações 9, 10, 11 ou 12, caracterizado pelo fato deque o espaço (4) cercado é uma tenda (4) ou uma estruturasemelhante a uma tenda (4), feita de uma lona que é essencialmente impermeável a gás.
14. Dispositivo, de acordo com qualquer uma dasreivindicações 9, 10, 11, 12 ou 13, caracterizado pelo fatode que a parede da tenda compreende uma folha impermeável agás.
15. Dispositivo, de acordo com qualquer uma dasreivindicações 9, 10, 11, 12 ou 13, caracterizado pelo fatode que a parede da tenda é transparente ou translúcida,pelo menos em parte.
16. Dispositivo, de acordo com qualquer uma dasreivindicações 9, 10, 11, 12 ou 13, caracterizado pelo fatode que o espaço (4) cercado possui um espaço de iluminação(20) onde está disposto o equipamento de iluminação (14), eum espaço de regeneração (21) disposto abaixo do espaço deiluminação (20) onde está disposto o dispositivo de saida(8) .
17. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 16,caracterizado pelo fato de que o espaço de regeneração (21)está separado de modo impermeável a gás do espaço deiluminação (20) por uma segunda parede de teto (22)transparente ou translúcida.
18. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 16 ou-17, caracterizado pelo fato de que o espaço de iluminação(20) possui aberturas de ventilação (23).
19. Dispositivo, de acordo com qualquer uma dasreivindicações 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17 ou 18,caracterizado pelo fato de que a parede da tenda compreendeuma camada têxtil, em especial, resistente à ruptura.
20. Dispositivo, de acordo com qualquer uma dasreivindicações 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18 ou 19,caracterizado pelo fato de que a parede da tenda é feita demodo isolante, com uma camada de folha de material deespuma e/ou com câmaras de ar dispostas entre duas paredesde folhas.
21. Dispositivo, de acordo com qualquer uma dasreivindicações 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19 ou-20, caracterizado pelo fato de que a parede da tendacompreende uma folha de almofada de ar.
22. Dispositivo, de acordo com qualquer uma dasreivindicações 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19,-20 ou 21, caracterizado pelo fato de que o espaço (4)cercado ou a tenda (4) é reforçada em uma borda inferiorque se apóia no gramado, sendo que existem elementos emforma de lâmina que se estendem para baixo que engrenam nosubsolo para providenciar a impermeabilidade a gás.
23. Dispositivo, de acordo com qualquer uma dasreivindicações 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19,-20, 21 ou 22, caracterizado pelo fato de que o dispositivocompreende o espaço (4) cercado com um teto (5) e paredeslaterais (6), sendo que o teto (5) e as paredes laterais(6) estão firmemente unidas umas às outras de modo a ser àprova de gás.
24. Dispositivo, de acordo com qualquer uma dasreivindicações 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19,-20, 21, 22 ou 23, caracterizado pelo fato de que odispositivo de saida (8) é um objeto tubular (8) que seestende sobre um comprimento parcial ou todo o comprimentodo espaço (4), sendo que o tubo (8) ou o objeto tubular (8)possui aberturas de saída (9) de onde pode sair um gás CO2.
25. Dispositivo, de acordo com qualquer uma dasreivindicações 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19,-20, 21, 22, 23 ou 24, caracterizado pelo fato de que tambémexiste um reservatório de gás (10) para armazenar o gásCO2, que está ligado ao objeto tubular (8) por meio de umalinha de suprimento (11) correspondente.
26. Dispositivo, de acordo com qualquer uma dasreivindicações 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19,-20, 21, 22, 23, 24 ou 25, caracterizado pelo fato de que noespaço (4) cercado ou na tenda (4) existe um medidor de CO2ou um sensor de CO2 (12) para medir o teor de CO2 que éligado a um dispositivo de controle para a regulação daconcentração do gás CO2 em um valor predeterminado.
27. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 26,caracterizado pelo fato de que a concentração de CO2 é depelo menos 500 ppm de CO2 e de preferência, pelo menos 800ppm de CO2.
28. Dispositivo, de acordo com qualquer uma dasreivindicações 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19,-20, 21, 22, 23, 24, 25, 26 ou 27, caracterizado pelo fatode que o equipamento de iluminação (14) consiste delâmpadas incandescentes e/ou de lâmpadas de descarga gasosae/ou de lâmpadas de vapor de metal e/ou de lâmpadasfluorescentes (15).
29. Dispositivo, de acordo com qualquer uma dasreivindicações 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19,-20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27 ou 28, caracterizado pelofato de que o espaço (4) cercado ou fechado compreende umaárea de base de 5 m χ 6 m a 20 m χ 40 m.
30. Dispositivo, de acordo com qualquer uma dasreivindicações 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19,-20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28 ou 29, caracterizadopelo fato de que o espaço (4) cercado ou fechado compreendeuma área de base de 30 m2 a 400 m2.
31. Processo, de acordo com qualquer uma dasreivindicações 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 ou 8, caracterizado pelofato de que é usado um dispositivo das reivindicações 9,-10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24,-25, 26, 27, 28, 29 ou 30.
BRPI0710617A 2006-04-13 2007-04-11 processo e dispositivo para acelerar o crescimento BRPI0710617B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102006017813.0 2006-04-13
DE102006017813A DE102006017813A1 (de) 2006-04-13 2006-04-13 Verfahren und Vorrichtung zur Wachstumsbeschleunigung
PCT/EP2007/003231 WO2007118662A1 (de) 2006-04-13 2007-04-11 Verfahren und vorrichtung zur wachstumsbeschleunigung

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0710617A2 true BRPI0710617A2 (pt) 2011-08-16
BRPI0710617B1 BRPI0710617B1 (pt) 2016-12-13

Family

ID=37116001

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0710617A BRPI0710617B1 (pt) 2006-04-13 2007-04-11 processo e dispositivo para acelerar o crescimento

Country Status (13)

Country Link
US (1) US8756858B2 (pt)
EP (2) EP1844647A1 (pt)
AU (1) AU2007237493B2 (pt)
BR (1) BRPI0710617B1 (pt)
CA (1) CA2648156C (pt)
DE (1) DE102006017813A1 (pt)
DK (1) DK2003949T3 (pt)
ES (1) ES2537313T3 (pt)
PT (1) PT2003949E (pt)
RU (1) RU2432736C2 (pt)
UA (1) UA97361C2 (pt)
WO (1) WO2007118662A1 (pt)
ZA (1) ZA200808675B (pt)

Families Citing this family (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102008018459A1 (de) 2008-04-11 2009-10-15 Linde Ag Vorrichtung und Verfahren zur Wachstumsbeschleunigung und Regeneration von Rasenflächen
ITBO20080429A1 (it) * 2008-07-08 2010-01-09 Paolo Amadesi Impianto per la riduzione dell'anidride carbonica contenuta nei fumi di combustione.
GB0907955D0 (en) * 2009-05-09 2009-06-24 Hemstock David K Light mesh sports turf lighting system
DE102009058196A1 (de) * 2009-12-15 2011-06-16 Alexander Gastager Biomasse-Kreislauf
RU2551561C1 (ru) * 2014-03-27 2015-05-27 Общество с ограниченной ответственностью "Футбольные поля" Способ обработки субстрата с корнеобитаемым слоем культурного газона для его реновации
JP6518050B2 (ja) * 2014-09-11 2019-05-22 株式会社テヌート 光合成促進システムとそれに使用する装置
EP3146834B1 (de) 2015-09-23 2020-05-13 Seegrow (Developments) Limited Einrichtung und verfahren zur beleuchtung von pflanzen, insbesondere rasenflächen
DE102016000392A1 (de) 2016-01-14 2017-07-20 Linde Aktiengesellschaft Vorrichtung und Verfahren zur Wachstumsbeschleunigung und Regeneration von Rasenflächer
US10599169B2 (en) 2016-05-04 2020-03-24 The Agricultural Gas Company System and method for optimizing carbon dioxide delivery to crops during high temperature periods
EP3295787A1 (en) 2016-09-14 2018-03-21 Linde Aktiengesellschaft Method for the regeneration and maintenance of grass areas
US10905051B2 (en) * 2017-07-27 2021-02-02 The Agricultural Gas Company Integrated, self supporting elevated gas delivery tube and LED light for crop foliage
WO2020153939A1 (en) * 2019-01-22 2020-07-30 Agricultural Gas Company, The System and method for optimizing carbon dioxide delivery to crops during high temperature periods
US11619315B1 (en) 2021-10-06 2023-04-04 Simon Elias Gneuss Self-closing flow valve

Family Cites Families (27)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3274730A (en) * 1964-05-08 1966-09-27 Whirlpool Co Underground gas diffusion system
US3348922A (en) * 1964-07-13 1967-10-24 Whirlpool Co Carbon dioxide generator
US3381409A (en) * 1966-06-07 1968-05-07 Controlled Environments Ltd Growth chambers
US3718533A (en) * 1970-05-06 1973-02-27 S Shibata Composite sheets for agricultural use
US3949522A (en) * 1974-07-26 1976-04-13 Kehl Donald K Greenhouse
GB1539731A (en) * 1975-04-09 1979-01-31 British Petroleum Co Growth of plants
US4067347A (en) * 1976-07-30 1978-01-10 Lipinski Vincent B Solar heated shelter with moveable secondary roof
US4146993A (en) * 1976-11-17 1979-04-03 Freeman Sr Leslie C Lighting system for facilitating plant growth
US4163342A (en) * 1978-03-24 1979-08-07 General Electric Company Controlled environment agriculture facility and method for its operation
US4292762A (en) * 1979-07-30 1981-10-06 Control Data Corporation Modular transportable controlled environment agriculture facility
SU1014520A1 (ru) 1980-09-17 1983-04-30 Всесоюзное Научно-Производственное Объединение "Союзводавтоматика" Способ выращивани растений
SU1093294A1 (ru) 1982-06-08 1984-05-23 Молдавский Научно-Исследовательский Институт Полевых Культур Научно-Производственного Объединения "Селекция" Способ определени морозостойкости растений озимых зерновых культур
US4569150A (en) * 1983-10-31 1986-02-11 Board Of Trustees Operating Michigan State University Method and apparatus for optimization of growth of plants
US5392611A (en) * 1984-04-16 1995-02-28 Geophysical Engineering Company Method of and apparatus for reducing the heat load on a greenhouse
US4622950A (en) * 1985-01-29 1986-11-18 George Greenbaum Solamar II
SU1598917A1 (ru) 1988-01-25 1990-10-15 Институт Оптики Атмосферы Со Ан Ссср Способ выращивани рассады овощных культур в защищенном грунте
DE4208305A1 (de) * 1992-03-16 1993-09-23 Wund Josef Verfahren und vorrichtung zur wachstumsfoerderung von pflanzen
RU2045162C1 (ru) 1992-05-07 1995-10-10 Лискер Иосиф Семенович Способ выращивания длинностебельных растений с использованием искусственного освещения и устройство для его осуществления
US5813168A (en) * 1993-04-29 1998-09-29 Mccolliberry Farms, Inc. Environmentally controlled greenhouse
EP0929725A4 (en) * 1996-09-30 2001-01-31 Jaderloon Company Inc GREENHOUSE COVERING MECHANISM
EP1269815B1 (de) * 2001-06-20 2008-03-26 Gerd Gemmel Vorrichtung zur Begasung von Rasenflächen
US6578319B1 (en) * 2001-12-04 2003-06-17 Robert Cole Hydroponic growing enclosure and method for the fabrication of animal feed grass from seed
US20040118038A1 (en) * 2002-10-28 2004-06-24 Ram Hilel Knock-down structure
RU2335118C2 (ru) 2005-03-28 2008-10-10 Черников Арнольд Александрович Способ использования солнечной энергии
US8397434B2 (en) * 2006-03-28 2013-03-19 David Bayne Greenhouse insulation system
US7823324B2 (en) * 2007-03-06 2010-11-02 International Growers Suppply Incorporated Indoor greenhouse
DE102008018459A1 (de) * 2008-04-11 2009-10-15 Linde Ag Vorrichtung und Verfahren zur Wachstumsbeschleunigung und Regeneration von Rasenflächen

Also Published As

Publication number Publication date
EP2003949A1 (de) 2008-12-24
RU2008135328A (ru) 2010-05-20
RU2432736C2 (ru) 2011-11-10
AU2007237493A1 (en) 2007-10-25
US8756858B2 (en) 2014-06-24
US20090217577A1 (en) 2009-09-03
EP1844647A1 (de) 2007-10-17
ES2537313T3 (es) 2015-06-05
CA2648156C (en) 2014-10-28
WO2007118662A1 (de) 2007-10-25
DK2003949T3 (en) 2015-06-08
UA97361C2 (ru) 2012-02-10
CA2648156A1 (en) 2007-10-25
PT2003949E (pt) 2015-06-18
EP2003949B1 (de) 2015-03-04
BRPI0710617B1 (pt) 2016-12-13
AU2007237493B2 (en) 2012-05-31
DE102006017813A1 (de) 2007-10-18
ZA200808675B (en) 2010-10-27

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0710617A2 (pt) processo e dispositivo para acelerar o crescimento
US10278337B2 (en) Greenhouse and forced greenhouse climate control system and method
ES2642064T3 (es) Dispositivo y procedimiento para la aceleración del crecimiento y la regeneración de superficies de césped
US8839551B2 (en) Self-regulating greenhouse
JP5603658B2 (ja) 植物環境管理システム
ES2354863T3 (es) Cubierta suspendida.
JP4818222B2 (ja) 植物生育設備
JP4858239B2 (ja) 多段式植物栽培装置における空調方法
NO311821B1 (no) Anlegg og fremgangsmåte til begunstigelse av vekstbetingelsene for gressplenplanter som utgjör etidrettsanleggs gressbane, s¶rlig en fotballbane
JP3690605B2 (ja) 温室
JP2007195478A (ja) 茸類栽培用施設
ES2924737T3 (es) Invernadero adaptativo para cosechas de vivero
JPH0463656B2 (pt)
JP2007195476A (ja) 茸類栽培用ハウス
JPH0565129B2 (pt)
WO2014162030A1 (es) Sistema de cultivo urbano

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Notification to applicant to reply to the report for non-patentability or inadequacy of the application [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 11/04/2007, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B15K Others concerning applications: alteration of classification

Ipc: A01G 7/02 (2006.01), A01G 9/18 (2006.01), A01G 20/

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 12A ANUIDADE.

B21H Extinguishment of a patent or of a certificate of addition of invention: decision cancelled

Free format text: ANULADA A PUBLICACAO CODIGO 21.6 NA RPI NO 2509 DE 05/02/2019 POR TER SIDO INDEVIDA.