BRPI0710376A2 - mistura, composição herbicida e método de controle da vegetação indesejada - Google Patents

mistura, composição herbicida e método de controle da vegetação indesejada Download PDF

Info

Publication number
BRPI0710376A2
BRPI0710376A2 BRPI0710376-0A BRPI0710376A BRPI0710376A2 BR PI0710376 A2 BRPI0710376 A2 BR PI0710376A2 BR PI0710376 A BRPI0710376 A BR PI0710376A BR PI0710376 A2 BRPI0710376 A2 BR PI0710376A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
diuron
group
mesotrione
granules
mixture
Prior art date
Application number
BRPI0710376-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Silva Jose Evanil Da
Edison Hidalgo
Original Assignee
Du Pont
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Du Pont filed Critical Du Pont
Publication of BRPI0710376A2 publication Critical patent/BRPI0710376A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01NPRESERVATION OF BODIES OF HUMANS OR ANIMALS OR PLANTS OR PARTS THEREOF; BIOCIDES, e.g. AS DISINFECTANTS, AS PESTICIDES OR AS HERBICIDES; PEST REPELLANTS OR ATTRACTANTS; PLANT GROWTH REGULATORS
    • A01N47/00Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing organic compounds containing a carbon atom not being member of a ring and having no bond to a carbon or hydrogen atom, e.g. derivatives of carbonic acid
    • A01N47/08Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing organic compounds containing a carbon atom not being member of a ring and having no bond to a carbon or hydrogen atom, e.g. derivatives of carbonic acid the carbon atom having one or more single bonds to nitrogen atoms
    • A01N47/28Ureas or thioureas containing the groups >N—CO—N< or >N—CS—N<
    • A01N47/30Derivatives containing the group >N—CO—N aryl or >N—CS—N—aryl

Abstract

MISTURA, COMPOSIçãO HERBICIDA E MéTODO DE CONTROLE DA VEGETAçãO INDESEJADA. é descrita uma mistura de diuron com mesotriona que contém opelonalmente outros herbicidas tais como hexazinona como útil para o controle de vegetação indesejada. Também é descrita uma composição herbicida que compreende diuron, mesotriona e opcionalmente outros herbicidas tais como hexazinona e pelo menos um componente adicional selecionado a partir do grupo que consiste de tensoativos, diluentes sólidos e diluentes líquidos. é adicionalmente descrito um método de controle de vegetação indesejada que compreende a aplicação ao local da vegetação de uma quantidade eficaz como herbicida da mistura.

Description

"MISTURA, COMPOSIÇÃO HERBICIDA E MÉTODO DE CONTROLE DAVEGETAÇÃO INDESEJADA"
Campo da Invenção
A presente invenção refere-se a misturas de compostosherbicidas e suas composições, bem como métodos de utilização das misturase composições de controle de vegetação indesejável.
Antecedentes da Invenção
O controle de vegetação indesejada é extremamente importantepara atingir alta eficiência de safra. O atingimento de controle seletivo docrescimento de ervas, especialmente em safras úteis tais como arroz, soja,beterraba, milho, batatas, trigo, cevada, tomates, cana de açúcar e safras deplantações, entre outras, é muito desejável. O crescimento de ervas nãoverificado nessas safras úteis pode causar redução significativa daprodutividade e, portanto, resultar em aumento de custos para o consumidor. Ocontrole de vegetação indesejada em áreas não de safras também éimportante. Muitos produtos são disponíveis comercialmente para estespropósitos, mas prossegue a necessidade de novos produtos que sejam maiseficazes, menos caros, menos tóxicos, ambientalmente mais seguros oupossuam diferentes modos de ação.
Combinações de herbicidas são tipicamente utilizadas paraampliar o espectro de controle vegetal ou aumentar o nível de controle dequalquer substância dada por meio de efeito aditivo. Além disso, certascombinações raras fornecem inesperadamente um efeito maior que o aditivo ousinérgico sobre ervas ou um efeito de segurança ou menor que o aditivo sobresafras.
Diuron (N'-(3,4-diclorofenil)-N,N-dimetiluréia), descrito na PatenteNorte-Americana n° 2.655.445, tornou-se bem conhecido como herbicida,fornecendo controle de vegetação indesejada (ou seja, ervas) em muitassafras, que incluem aspargos, abacaxi, banana, cana de açúcar, algodão,oxicoco, hortelã, alfafa e outros legumes de forragem, cereais, milho, sorgo,safras gramíneas perenes, azeitonas, cítricos e outras árvores frutíferas, uvas eoutras vinhas. Diuron também é utilizado como herbicida eficaz para o controlede ervas em áreas diferentes de safras, tal como sobre locais industriais,ferrovias e outros direitos de via de transporte, em volta de construções defazendas e sobre os bancos de irrigação e fossos de drenagem. Embora diuronseja freqüentemente utilizado na forma de aplicação dirigida para evitar ocontato com a folhagem das safras, devido à maior atividade de diuron contra agerminação em vez de plantas estabelecidas, diuron pode ser aplicadosatisfatoriamente em algumas circunstâncias sobre alfafa estabelecida,cornichão, aspargo, sementes de gramas, aveia, trevo vermelho, cana deaçúcar, trigo e abacaxi. Como o efeito herbicida de diuron é mais forte contraplantas em germinação, entretanto, a obtenção de controle satisfatório de ervasestabelecidas com aplicações pós-emergência de diuron é mais difícil de seratingido que o controle pré-emergência de ervas em germinação.
Mesotriona (2-[4-(metilsulfonil)-2-nitrobenzoil]-1,3-ciclohexanodiona), descrita na Patente Norte-Americana n° 5.006.158, é umherbicida relativamente novo desenvolvido para controle seletivo de ervas comfolhas largas junto com algumas ervas gramíneas em milho. Mesotrionatambém está agora sendo utilizada em safras de oxicoco para o controle deervas com folhas largas. Mesotriona é eficaz para aplicação pré-emergência epós-emergência e, ao contrário de diuron, são tipicamente necessárias taxasde aplicação mais baixas para controle satisfatório de aplicações pós-emergência em comparação com pré-emergência. Embora mesotriona seja útilpara controle de ervas pós-emergência, ela é fraca sobre algumas ervas,particularmente gramas. Para o controle dessas ervas, são desejáveis novassoluções.Descrição Resumida da Invenção
A presente invenção fornece uma mistura que compreende diuron(o composto da Fórmula I):
<formula>formula see original document page 4</formula>
e pelo menos um composto selecionado a partir de mesotriona (ocomposto da Fórmula II):
<formula>formula see original document page 4</formula>
e seus sais.
A presente invenção também fornece uma composição herbicidaque compreende diuron, pelo menos um composto selecionado a partir demesotriona e seus sais e pelo menos um componente adicional selecionado apartir do grupo que consiste de tensoativos, diluentes sólidos e diluenteslíquidos. A presente invenção também fornece um método de controle devegetação indesejada que compreende a aplicação ao local da vegetação deuma quantidade eficaz como herbicida da mistura mencionada acima (tal comona forma de sua composição herbicida). A presente invenção também se refereà mistura e composição mencionada acima que compreende adicionalmenteuma quantidade biologicamente eficaz de pelo menos um agente ou compostobiologicamente ativo adicional e método de controle de vegetação indesejadaque compreende a aplicação ao local da vegetação de uma quantidade eficazcomo herbicida da mencionada mistura ou composição.
Descrição Detalhada da Invenção
Da forma utilizada no presente, as expressões "compreende","que compreende", "inclui", "que inclui", "contém", "que contém" ou qualquer desuas outras variações destinam-se a cobrir uma inclusão não exclusiva. Umacomposição, processo, método, artigo ou aparelho que compreende uma listade elementos não se limita necessariamente apenas àqueles elementos, maspode incluir outros elementos não relacionados expressamente ou inerentes aessa composição, processo, método, artigo ou aparelho. Além disso, a menosque indicado expressamente em contrário, "ou" indica ou inclusivo e/ou ou nãoexclusivo. Uma condição A ou B é satisfeita, por exemplo, por qualquer um dosseguintes: A é verdadeiro (ou presente) e B é falso (ou ausente), A é falso (ouausente) e B é verdadeiro (ou presente) e ambos, A e B, são verdadeiros (oupresentes).
Além disso, os artigos indefinidos "um" e "uma" antes de umelemento ou componente de acordo com a presente invenção destinam-se aser não restritivos com referência à quantidade de casos (ou seja, ocorrências)do elemento ou componente. "Um" ou "uma" deverá compreender, portanto, ainclusão de um ou pelo menos um e a forma da palavra no singular doelemento ou componente também inclui o plural, a menos que o númeroobviamente deva indicar o singular.
As realizações da presente invenção de acordo com a Descrição
Resumida da Invenção incluem (quando mesotriona, da forma utilizada nasRealizações a seguir, indicar pelo menos um composto selecionado a partir demesotriona e seus sais, a menos que especificado em contrário):
Realização 1. Mistura ou composição descrita na Descrição
Resumida da Invenção que compreende diuron e mesotriona e,adicionalmente, que compreende hexazinona.
Realização 2. Composição de acordo com a Descrição Resumidada Invenção que é uma mistura homogênea que compreende dois grupos degrânulos substancialmente cilíndricos, em que os grupos contêm teores deherbicida diferentes, o primeiro grupo de grânulos compreende diuron e pelomenos um diluente sólido e o segundo grupo de grânulos compreende pelomenos um composto selecionado a partir de mesotriona e seus sais e pelomenos um diluente sólido, em que os grânulos em cada grupo possuemdiâmetros substancialmente uniformes e comprimentos longitudinais de uma aoito vezes o diâmetro em que o comprimento médio dos grânulos é de 1,5 aquatro vezes o diâmetro e o diâmetro médio do primeiro e do segundo grupodiferem do primeiro grupo em não mais de 30%.
Realização 3. Composição de acordo com a Realização 2, emque a mistura homogênea compreende adicionalmente um terceiro grupo degrânulos substancialmente cilíndricos que contêm um teor de agente oucomposto biologicamente ativo diferente do teor dos primeiro e segundogrupos, o terceiro grupo de grânulos compreende um agente ou compostobiologicamente ativo adicional e pelo menos um diluente sólido, os grânulos noterceiro grupo possuem diâmetros substancialmente uniformes e comprimentoslongitudinais de uma a oito vezes o diâmetro, o comprimento médio dosgrânulos é de 1,5 a 4 vezes o diâmetro e o diâmetro médio do terceiro grupo édiferente dos primeiro e segundo grupos em não mais de 30%.
Realização 4. Composição de acordo com a Realização 3, emque o mencionado agente ou composto biologicamente ativo adicionalcompreende hexazinona.
Realização 5. Método de acordo com a Descrição Resumida daInvenção, em que a mistura ou composição aplicada ao local da vegetaçãoindesejada compreende hexazinona além de diuron e mesotriona.
Realização 6. Método de acordo com a Descrição Resumida daInvenção, em que a vegetação indesejável é uma espécie de plantamonocotiledônea.
Realização 7. Método de acordo com a Realização 6, em que avegetação indesejável é uma espécie de planta da família das poáceas.
Realização 8. Método de acordo com a Realização 7, em que avegetação indesejável é uma espécie de planta do gênero Digitaria.
Realização 9. Método de acordo com a Realização 8, em que avegetação indesejável é Digitaria nuda ou Digitaria horizontalis.
Realização 10. Método de acordo com a Realização 9, em que avegetação indesejável é Digitaria nuda.
Realização 11. Método de acordo com a Realização 6, em que avegetação indesejável é uma espécie de planta da família das ciperáceas.
Realização 12. Método de acordo com a Realização 11, em que avegetação indesejável é uma espécie de planta do gênero Cyperus.
Realização 13. Método de acordo com a Realização 12, em que avegetação indesejável é Cyperus esculentus.
Realização 14. Método de acordo com a Realização 12, em que avegetação indesejável é Cyperus rotundus.
Realização 15. Método de acordo com a Descrição Resumida daInvenção, em que a composição ou mistura herbicida que compreende diuron emesotriona é aplicada após a emergência da vegetação indesejada.
Realização 16. Método de acordo com a Descrição Resumida daInvenção, em que o local da vegetação indesejada é uma safra de cítricos.
Realização 17. Método de acordo com a Descrição Resumida daInvenção, em que o local da vegetação indesejada é uma safra de café.
Realização 18. Método de acordo com a Descrição Resumida daInvenção, em que o local da vegetação indesejada é uma safra de milho.
Realização 19. Método de acordo com a Descrição Resumida daInvenção, em que o local da vegetação indesejada é uma safra de cana deaçúcar.
Realização 20. Método de acordo com a Descrição Resumida daInvenção, em que o local da vegetação indesejada é uma safra de oxicoco.
Realização 21. Método de acordo com a Descrição Resumida daInvenção, em que o local da vegetação indesejada é diferente de uma safra.
As realizações da presente invenção podem ser combinadas dequalquer forma.
Merece observação um método, mistura ou composição deacordo com a Descrição Resumida da Invenção ou em qualquer uma dasRealizações 1 a 21, em que a mesotriona encontra-se na forma de ácido livre(ou seja, não na forma de sal).
Na descrição a seguir, a indicação de "mesotriona" refere-se amesotriona em uma ou mais de suas formas (ou seja, ácido graxo e sais), amenos que restrito pelo contexto ou especificado em contrário.
Diuron (Fórmula I) é disponível comercialmente em composiçõesherbicidas vendidas por uma série de empresas que incluem a DuPont (taiscomo herbicida KARMEX®). Embora diuron seja mais convenientemente obtidona forma de produto comercial, ele pode ser preparado por meio de métodosdescritos na Patente Norte-Americana n° 2.655.445.
Mesotriona (Fórmula II) é disponível comercialmente emcomposições herbicidas vendidas pela Syngenta (tal como HerbicidaCALLISTO®). Embora mesotriona seja obtida mais convenientemente na formade produto comercial, ela pode ser preparada conforme descrito na PatenteNorte-Americana n° 5.006.158.
Como mesotriona é ácida (pKa 3,12), a mistura de acordo com apresente invenção pode incluir mesotriona como um ou mais sais. Os sais demesotriona incluem os formados com bases orgânicas (tais como piridina,amônia ou trietilamina) ou bases inorgânicas (tais como hidretos, hidróxidos oucarbonatos de sódio, potássio, lítio, cálcio, magnésio ou bário). Além deconterem cátions metálicos tais como metais álcali (como sódio, potássio elítio) e metais alcalino-terrosos (como cálcio, magnésio e bário), sais demesotriona podem também incluir cátions de sulfônio, sulfoxônio ou amônioquaternário. Sais de mesotriona podem ser preparados de uma série de formasconhecidas na técnica para o preparo de sais de compostos orgânicos ácidos.
Sais metálicos podem ser elaborados, por exemplo, por meio de contato demesotriona em sua forma ácida (Fórmula II) com uma solução de sal de metalálcali ou alcalino-terroso que contém um ânion suficientemente básico (talcomo hidróxido, alcóxido, carbonato ou hidreto). Sais de amônio quaternáriopodem ser elaborados por meio de métodos similares).
Sais de mesotriona podem também ser preparados por meio dointercâmbio de um cátion por outro. O intercâmbio catiônico pode ser efetuadopor meio de contato direto sobre uma solução aquosa de um sal de mesotriona(tal como sal álcali ou de amônio quaternário) com uma solução que contém ocátion a ser trocado. O método é mais eficaz quando o sal desejado que contém o cátion trocado é insolúvel em água e pode ser separado por meio defiltragem.
O intercâmbio pode também ser efetuado por meio de passagemde uma solução aquosa de um sal de um composto de mesotriona (tal comoum sal de amônio quaternário ou metal álcali) através de uma coluna cheia com uma resina de intercâmbio de cátions que contém o cátion a ser trocadopelo do sal original e o produto desejado é eluído da coluna. Este método éparticularmente útil quando o sal desejado for hidrossolúvel (tal como sal depotássio, sódio ou cálcio).
Formulação/Utilidade
A mistura de acordo com a presente invenção pode ser formulada
em uma série de formas:
(a) diuron (Fórmula I) e mesotriona (Fórmula II, incluindo seussais) podem ser formulados em composições herbicidas separadas e aplicadosseparada ou simultaneamente (tal como na forma de mistura de tanque) emuma razão em peso apropriada); ou
(b) diuron (Fórmula I) e mesotriona (Fórmula II, incluindo seussais) podem ser formulados juntos na razão em peso desejada em uma únicacomposição herbicida. Agentes ou compostos biologicamente ativos adicionaisincluídos na mistura podem ser formulados de forma similar e aplicadosseparadamente ou em conjunto.
Diuron, mesotriona e suas misturas, incluindo suas misturas comoutros agentes ou compostos biologicamente ativos tais como hexazinona,serão geralmente utilizados em uma formulação (ou seja, composiçãoherbicida) com um veículo apropriado para uso agrícola que compreende pelomenos um dentre um diluente sólido, diluente líquido ou tensoativo. Osingredientes da composição ou formulação são selecionados para que sejamconsistentes com as propriedades físicas dos ingredientes ativos, modo deaplicação e fatores ambientais, tais como tipo de solo, umidade e temperatura.Formulações úteis incluem líquidos tais como soluções (incluindo concentradosemulsionáveis), suspensões, emulsões (incluindo microemulsões e/oususpoemulsões) e similares que podem ser opcionalmente espessados naforma de géis. Formulações úteis incluem adicionalmente sólidos, tais comopós secos, pós, grânulos, pelotas, pastilhas, filmes (incluindo revestimentos desementes) e similares que podem ser dispersíveis em água ("molháveis") ouhidrossolúveis. O ingrediente ativo pode ser (micro)encapsulado eadicionalmente formado em uma formulação sólida ou suspensão;alternativamente, a formulação completa de ingrediente ativo pode serencapsulada (ou "sobrerrevestida"). Encapsulação pode controlar ou atrasar aliberação do ingrediente ativo. Formulações pulverizáveis podem serestendidas em meios apropriados e utilizadas em volumes de pulverização decerca de um a várias centenas de litros por hectare. Composições com altaresistência são utilizadas principalmente como intermediários para formulaçãoadicional.
As formulações conterão tipicamente quantidades eficazes deingrediente ativo, diluente e tensoativo, dentro das faixas aproximadas a seguir,que somam 100% em peso:
Percentual em peso
<table>table see original document page 11</column></row><table>
Diluentes sólidos típicos são descritos em Watkins et al,Handbook of Insecticide Dust Diluents and Carriers, segunda edição, DorlandBooks, Caldwell1 Nova Jérsei. Diluentes líquidos típicos são descritos emMarsden, Solvents Guide, segunda edição, Interscience1 Nova Iorque, 1950.McCutcheon's Detergents and Emulsifiers Annual1 Allured Publ. Corp.,Ridgewood, Nova Jérsei, bem como Sisely e Wood, Encyclopedia of SurfaceAetive Agents, Chemical Publ. Co., Inc., Nova Iorque, 1964, relacionatensoativos e usos recomendados. Todas as formulações podem conterpequenas quantidades de aditivos para reduzir a espuma, aglomeração,corrosão, crescimento microbiológico e similares, ou espessantes paraaumentar a viscosidade.
Tensoativos incluem, por exemplo, álcoois polietoxilados,alquilfenóis polietoxilados, ésteres de ácidos graxos de sorbitan polietoxilados,sulfossuccinatos de dialquila, sulfatos de alquila, sulfonatos de alquilbenzeno,organossilicones, tauratos de Ν, N-dialquila, sulfonatos de lignina,condensados de formaldeído sulfonato de naftaleno, policarboxilatos, glicerolésters, copolímeros de bloco de polioxietileno e polioxipropileno ealquilpoliglicosídeos, em que o número de unidades de glicose, denominadograu de polimerização (DP), pode variar de 1 a 3 e as unidades alquila podemvariar de C6 a C14 (vide Pure and Applied Chemistry 72, 1255-1264). Osdiluentes sólidos incluem, por exemplo, argilas tais como bentonita,montmorilonita, atapulgita e caulim, amido, açúcar, sílica, talco, terradiatomácea, uréia, carbonato de cálcio, carbonato e bicarbonato de sódio esulfato de sódio. Diluentes líquidos incluem, por exemplo, água, N, N-dimetilformamida, sulfóxido de dimetila, N-alquilpirrolidona, etileno glicol,polipropileno glicol, carbonato de propileno, ésteres dibásicos, parafinas,alquilbenzenos, alquilnaftalenos, glicerina, triacetina, óleos de oliva, mamona,linhaça, tungue, gergelim, milho, amendoim, semente de algodão, soja, colza ecoco, ésteres de ácidos graxos, cetonas tais como ciclohexanona, 2-heptanona, isoforona e 4-hidróxi-4-metil-2-pentanona; acetatos, tais comoacetato de hexila, acetato de heptila e acetato de octila, e álcoois tais comometanol, ciclohexanol, decanol, álcool benzílico e tetraidrofurfurílico.
Formulações úteis de acordo com a presente invenção podemtambém conter materiais bem conhecidos dos técnicos no assunto comoauxiliares de formulação tais como antiespumantes, formadores de filme etinturas. Antiespumantes podem incluir líquidos dispersíveis em água quecompreendem poliorganossiloxanos como Rhodorsil® 416. Os formadores defilme podem incluir acetatos de polivinila, copolímeros de acetato de polivinila,copolímero de polivinilpirrolidona e acetato de vinila, álcoois polivinílicos,copolímeros de álcool polivinílico e ceras. Tinturas podem incluir composiçõescorantes líquidas dispersíveis em água tais como Corante Vermelho Pro-lzed®.Os técnicos no assunto apreciarão que esta é uma lista não exaustiva deauxiliares de formulação. Exemplos apropriados de auxiliares de formulaçãoincluem os relacionados no presente e os listados em McCutcheon's 2001,Volume 2: Functional Materials, publicado pela MC Publishing Company, ePublicação PCT n0 WO 03/024222.
Soluções, que incluem concentrados emulsionáveis, podem serpreparadas por meio de simples mistura dos ingredientes. Poeiras e póspodem ser preparados por meio de mistura e, normalmente, moagem tal comoem um moinho martelo ou moinho de energia fluida. Suspensões normalmentesão preparadas por meio de moagem úmida; vide, por exemplo, US 3.060.084.Grânulos e pelotas podem ser preparados por meio de pulverização do materialativo sobre veículos granulares previamente formados ou por métodos deaglomeração. Vide Browning, Agglomeration, Chemical Engineering, quatro dedezembro de 1967, págs. 147-48, Perry's Chemical EngineerjS Handbook,quarta edição, McGraw-HiII1 Nova Iorque, 1963, págs. 8-57 e seguintes, e WO91/13546. Pelotas podem ser preparadas conforme descrito em US 4.172.714.Grânulos dispersíveis em água e hidrossolúveis podem ser preparadosconforme ensinado em US 4.144.050, US 3.920.442 e DE 3.246.493. Pastilhaspodem ser preparadas conforme ensinado em US 5.180.587, US 5.232.701 eUS 5.208.030. Filmes podem ser preparados conforme ensinado em GB2.095.558 e US 3.299.566.
Misturas homogêneas (ou seja, combinações) de grânulossubstancialmente cilíndricos (também descritos como pelotas) que podem serformadas por meio de extrusão ou peletização, conforme ensinado na PatenteNorte-Americana n° 6.022.552, fornecem um meio particularmente convenientede preparação da composição herbicida de acordo com a presente invenção,pois esta tecnologia permite a variação fácil da razão entre diuron e mesotrionae também outros ingredientes ativos tais como hexazinona após a extrusão edimensionamento ou peletização. A Patente Norte-Americana n° 6.270.025ensina um método comercialmente útil de dimensionamento de grânulosextrudados em faixas de comprimento apropriadas para essas misturashomogêneas. A mistura homogênea descrita na Patente Norte-Americana n°6.022.552 compreende dois ou mais grupos de grânulos de pesticidas sólidos(tais como herbicidas), em que um grupo contém um pesticida ou teor depesticida e um ou mais grupos diferentes possuem um pesticida diferente, umteor de pesticida diferente ou um teor inerte, em que os grânulos em cadagrupo que é formado por meio de extrusão ou peletização e possui formatosubstancialmente cilíndrico, diâmetros substancialmente uniformes ecomprimentos longitudinais um a oito vezes o diâmetro em que o comprimentomédio dos grânulos é de 1,5 a 4 vezes o diâmetro e o diâmetro médio de cadagrupo difere do outro grupo em não mais de 30%. Substancialmente cilíndricoindica similar a vara ou tubular, em que a forma de seção cruzada pode sercircular, octogonal, retangular ou qualquer outra forma concebível e em que asuperfície longitudinal é espiral, curva ou reta. A diferença do diâmetro médio écalculada subtraindo-se o diâmetro médio dos grânulos no grupo que possui odiâmetro menor do diâmetro médio dos grânulos no grupo que possui odiâmetro maior, dividindo-se em seguida a diferença calculada pelo diâmetromédio dos grânulos no grupo que possui o diâmetro menor, multiplicando-sepor fim o quociente calculado por 100%. O teor de inertes refere-se aingredientes diferentes dos ingredientes ativos pesticidas. Em misturashomogêneas de grânulos substancialmente cilíndricos, grânulos quecompreendem um ingrediente ativo tipicamente compreendem também pelomenos um diluente sólido e, mais tipicamente, também compreendem pelomenos um tensoativo.
Para as composições de acordo com a presente invenção, namistura homogênea, um grupo de grânulos pode compreender diuron e umsegundo grupo de grânulos pode compreender mesotriona. A misturahomogênea pode também compreender um ou mais grupos adicionais degrânulos com outro pesticida ou teor inerte. O primeiro grupo de grânulos podecompreender, por exemplo, diuron, o segundo grupo de grânulos podecompreender mesotriona e um terceiro grupo de grânulos pode compreenderum outro agente ou composto biologicamente ativo tal como hexazinona.Alternativamente, dois ou mais agentes ou compostos biologicamente ativospodem estar contidos em um dos grupos de grânulos. O primeiro grupo degrânulos pode compreender, por exemplo, diuron e hexaninona e o segundogrupo de grânulos pode compreender mesotriona. Alternativamente, o primeirogrupo de grânulos pode compreender diuron e mesotriona e o segundo grupode grânulos pode compreender hexazinona. Como outro exemplo, o primeirogrupo de grânulos pode compreender hexazinona e mesotriona e o segundogrupo de grânulos pode compreender diuron.
Para informações adicionais relativas à técnica de formulação,vide T. S. Woods, The FormuIatorjS Toolbox -Product Forms for ModernAgriculture em Pesticide Chemistry and Bioscience, The Food-Environment-Challenge, T. Brooks e T. R. Roberts, Eds., Anais do Nono CongressoInternacional de Química de Pesticidas, The Royal Society of Chemistry,Cambridgef 1999, págs. 120-123. Vide também US 3.235.361, col. 6, linha 16até col. 7, linha 19 e Exemplos 10 a 41; US 3.309.192, col. 5, linha 43 até col.7, linha 62 e Exemplos 8, 12, 15, 39, 41, 52, 53, 58, 132, 138-140, 162-164,166, 167 e 169-182; US 2.891.855, col. 3, linha 66 até col. 5, linha 17 eExemplos 1 a 4; Klingman, Weed Control as a Science, John Wiley and Sons,Inc., Nova Iorque, 1961, págs. 81 a 96; Hance et al, Weed Control Handbook,8a edição, Blackwell Scientific Publications, Oxford, 1989; e Developments inFormulation Technology, PJB Publications, Richmond, Grã-Bretanha, 2000.
Nos Exemplos a seguir, todos os percentuais são em peso etodas as formulações são preparadas de formas convencionais.Exemplo A
Concentrado de alta resistência:
Diuron 98,3%
Mesotriona 0,2%
Sílica aerogel 0,5%
Sílica fina amorfa sintética 1,0%
Exemplo B
Concentrado de alta resistência:
Diuron 65,7%
Mesotriona 32,8%
Sílica aerogel 0,5%
Sílica fina amorfa sintética 1,0%
Exemplo C
Pó molhável:
Diuron 62,9%
Mesotriona 2,1%
Dodecilfenol polietileno glicol éter 2,0%
Ligninossulfonato de sódio 4,0%
Silicoaluminato de sódio 6,0%
Montmorilonita (calcinada) 23,0%
Exemplo D
Grânulos:
Diuron 8,3%
Mesotriona 1 >7%
Grânulos de atapulgita (material com baixa volatilidade,
0,71/0,30 mm; peneiras USS n° 25-50) 90,0%
Exemplo E
Suspensão aquosa:Diuron 24,0%
Mesotriona 1,0%
Atapulgita hidratada 3,0%
Ligninossulfonato de cálcio bruto 10,0%
Di-hidrogênio fosfato de sódio 0,5%
Água 61,5%
Exemplo FGrânulos extrudados (pelotas):
Diuron 24,1%
Mesotriona 0,9%
Sulfato de sódio anidro 10,0%
Ligninossulfonato de cálcio bruto 5,0%
Alquilnaftalenossulfonato de sódio 1,0%
Bentonita de cálcio e magnésio 59,0%
Exemplo G
Grânulos extrudados (pelotas):
Diuron 18,7%
Mesotriona 1,0%
Hexazinona 5,3%
Sulfato de sódio anidro 10,0%
Ligninossulfonato de cálcio bruto 5,0%
Alquilnaftalenossulfonato de sódio 1,0%
Bentonita de cálcio e magnésio 59,0%
Exemplo H
Microemulsão:
Diuron 0,9%
Mesotriona 0,1%
Triacetina 30,0%Alquilpoliglicosideo C8-C10 30,0%
Monooleatodeglicerila 19,0%
Água 20,0%
Exemplo I
Grânulos extrudados (pelotas):
Diuron 24,0%
Sal de sódio de mesotriona 1,0%
Sulfato de sódio anidro 10,0%
Ligninossulfonato de cálcio bruto 5,0%
Alquilnaftalenossulfonato de sódio 1,0%
Bentonita de cálcio e magnésio 59,0%
Exemplo J
Amostras das composições de grânulos extrudados de diuron,grânulos extrudados de mesotriona e grânulos extrudados de hexazinona quecontêm os ingredientes descritos abaixo são preparadas separadamente pormeio de extrusão de misturas prévias moídas umedecidas com água atravésde um molde circular para gerar, após a secagem, extrudados com diâmetrosde 1,0 mm ± 0,1 mm. Os extrudados são dimensionados por meio detombamento em um separador giratório para fornecer grânulos que possuemcomprimentos de pelo menos 1,2 mm, não mais de 7,2 mm e comprimentomédio de 2,5 mm.
Grânulos extrudados de diuron:
Diuron 30,0%
Sulfato de sódio anidro 5,0%
Ligninossulfonato de cálcio bruto 5,0%
Alquilnaftalenossulfonato de sódio 1,0%
Bentonita de cálcio e magnésio 59,0%
Grânulos extrudados de mesotriona:Mesotriona 5,0%
Sulfato de sódio anidro 30,0%
Ligninossulfonato de cálcio bruto 5,0%
Alquilnaftalenossulfonato de sódio 1,0%
Bentonita de cálcio e magnésio 59,0%
Grânulos extrudados de hexazinona:
Diuron 15,0%
Sulfato de sódio anidro 20,0%
Ligninossulfonato de cálcio bruto 5,0%
Alquilnaftalenossulfonato de sódio 1,0%
Bentonita de cálcio e magnésio 59,0%
Em seguida, 250 g da composição de grânulos extrudados dediuron, 80 g da composição de grânulos extrudados de mesotriona e 140 g dacomposição de grânulos extrudados de hexazinona são combinados emisturados completamente por meio de sua colocação em uma garrafa que éinvertida até que seja visualmente homogênea e, em seguida, agitados em umagitador mecânico por quinze minutos para fornecer uma mistura homogêneacom uma composição de 16,0% de diuron, 0,8% de mesotriona e 4,5% dehexazinona. Alternativamente, 250 g da composição de grânulos extrudados deDiuron e 80 g da composição de grânulos extrudados de mesotriona sãocombinados e misturados completamente por meio de sua colocação em umagarrafa que é invertida até que seja visualmente homogênea e agitada emseguida em um agitador mecânico por quinze minutos para fornecer umamistura homogênea com uma composição de 22,7% de diuron e 1,2% de mesotriona.
Misturas e composições que compreendem diuron e mesotrionapodem ser utilizadas sem agentes ou compostos biologicamente ativosadicionais ou podem ser combinadas com um ou mais agentes ou compostosbiologicamente ativos adicionais tais como outros herbicidas, agentes desegurança de herbicidas, inseticidas, sinérgicos de inseticidas, fungicidas,nematicidas, bactericidas, acaricidas, reguladores do crescimento tais comoestimulantes do enraizamento, quimioesterilizadores, semioquímicos,repelentes, atrativos, feromônios, estimulantes do crescimento, outroscompostos biologicamente ativos que incluem nutrientes vegetais (ou seja,fertilizantes) ou bactérias, vírus ou fungos patogênicos para plantas,artrópodes, nematicidas, pragas fúngicas ou bacterianas, para formar umpesticida com múltiplos componentes que fornece um espectro ainda maisamplo de utilidade agrícola. Combinação de misturas de diuron e mesotrionacom outros agentes ou compostos biologicamente ativos tipicamente preservaa sinergia entre diuron e mesotriona para o controle de ervas. A combinação demisturas de diuron e mesotriona com outros herbicidas pode ampliar o espectrode atividade contra espécies de ervas adicionais, suprimir a proliferação dequalquer biótipo resistente e pode aumentar o efeito sinérgico (ou seja, maiorque o aditivo) sobre ervas e/ou fornecer um efeito de aumento da segurança(ou seja, menor que o aditivo) sobre safras ou outras plantas desejáveis. Umacombinação de um ou mais dos herbicidas a seguir na mistura e composiçãode acordo com a presente invenção pode ser particularmente útil para ocontrole de ervas: acetoclor, acifluorfen e seu sal de sódio, aclonifen, acroleína(2-propenal), alaclor, aloxidim, ametrina, amicarbazona, amidossulfuron,aminopiralid, amitrol, sulfamato de amônio, anilofós, asulam, atrazina, AVH-301(2-[2-cloro-4-(metilsulfonil)-3-[[(tetraidro-2-furanil)metóxi)metil]benzoil]-1,3-ciclohexanodiona), azimsulfurona, beflubutamid, benazolina, benazolin-etil,bencarbazona, benfluralina, benfuresato, bensulfuron-metil, bensulida,bentazona, benzobiciclon, benzofenap, bifenox, bilanafós, bispiribac e seu salde sódio, bromacil, bromobutida, bromofenoxim, bromoxinil, octanoato debromoxinil, butaclor, butafenacil, butamifós, butralin, butroxidim, butilato,cafenstrol, carbetamida, carfentrazona-etil, catechin, clometoxifen, cloramben,clorbromuron, clorflurenol-metil, cloridazon, clorimuron-etil, clorotoluron,clorprofam, clorsulfuron, clortal-dimetil, clortiamid, cinidon-etil, cinmetilin,cinossulfuron, cletodim, clodinafop-propargil, clomazona, clomeprop, clopiralid,clopiralid-olamina, cloransulam-metil, CUH-35 (2-[[[4-cloro-2-fluoro-5-[(1-metil-2-propinil)óxi]fenil](3-fluoro-benzoil)amino]carbonil]-1-ciclohexeno-1-carboxilatode 2-metoxietila), cumiluron, cianazina, cicloato, ciclossulfamuron, cicloxidim,cialofop-butil, 2,4-D, seus butotil, butil, isoctil e isopropil ésteres e seus sais dedimetilamônio, diolamina e trolamina, daimuron, dalapon, dalapon-sódio,dazomet, 2,4-DB e seus sais de dimetilamônio, potássio e sódio, desmedifam,desmetrin, dicamba e seus sais de diglicolamônio, dimetilamônio, potássio esódio, diclobenil, diclorprop, diclofop-metil, diclosulam, metilsulfato dedifenzoquat, diflufenican, diflufenzopir, dimefuron, dimepiperato, dimetaclor,dimetametrin, dimetenamid, dimetenamid-P, dimetipina, ácido dimetilarsínico eseu sal de sódio, dinitramina, dinoterb, difenamid, dibrometo de diquat, ditiopir,DNOC1 endotal, EPTC, esprocarb, etalfluralin, etametsulfuron-metil,etofumesato, etoxifen, etoxissulfuron, etobenzanid, fenoxaprop-etil, fenoxaprop-P-etil, fentrazamida, fenuron, fenuron-TCA, flamprop-metil, flamprop-M-isopropil, flamprop-M-metil, flazassulfuron, florassulam, fluazifop-butil, fluazifop-P-butil, flucarbazona, flucetossulfuron, flucloralin, flufenacet, flufenpir, flufenpir-etil, flumetsulam, flumiclorac-pentil, flumioxazin, fluometuron, fluroglicofen-etil,flupoxam, flupirsulfuron-metil e seu sal de sódio, flurenol, flurenol-butil,fluridona, flurocloridona, fluroxipir, flurtamona, flutiacet-metil, fomesafen,foramsulfurona, fosamina-amônio, glufosinato, glufosinato-amônio, glifosato eseus sais tais como amônio, isopropilamônio, potássio, sódio (incluindosesquissódio) e trimésio (denominado alternativamente sulfosato),halossulfuron-metil, haloxifop-etotil, haloxifop-metil, hexazinona, HOK-201 (N-(2,4-difluorofenil)-1,5-di-hidro-/V-(1 -metiletil)-5-oxo-1 -[(tetraidro-2/-/-piran-2-il)metil]-4/-/-1,2,4-triazolo-4-carboxamida), imazametabenzometil, imazamox,imazapic, imazapir, imazaquin, imazaquin-amônio, imazetapir, imazetapir-amônio, imsazosulfurona, indanofan, iodossulfuron-metil, ioxinil, octanoato deioxinil, ioxinil-sódio, isoproturon, isouron, isoxaben, isoxaflutol, isoxaclortol,lactofen, lenacil, linuron, hidrazida maleica, MCPA e seus sais (tais comoMCPA-dimetilamônio, MCPA-potássio e MCPA-sódio, ésteres (tais comoMCPA-2-etil hexil, MCPA-butotil) e tioésteres (tais como MCPA-tioetil), MCPB eseus sais (tais como MCPB-sódio) e ésteres (tais como MCPB-etil), mecoprop,mecoprop-P, mefenacet, mefluidida, mesossulfuron-metil, metam-sódio,metamifop, metamitron, metazaclor, metabenzotiazuron, ácido metilarsônico eseus sais de cálcio, monoamônio, monossódio e dissódio, metildimron,metobenzuron, metobromuron, metolaclor, S-metolaclor, metossulam,metoxuron, metribuzin, metsulfuron-metil, molinato, monolinuron, naproanilida,napropamida, naptalam, neburon, nicossulfuron, norflurazon, orbencarb,ortossulfamuron, orizalin, oxadiargil, oxadiazon, oxassulfuron, oxaziclomefona,oxifluorfen, dicloreto de paraquat, pebulato, ácido pelargônico, pendimetalin,penoxsulam, pentanoclor, pentoxazona, perfluidona, petoxiamid, fenmedifam,picloram, picloram-potássio, picolinafen, pinoxaden, piperofós, pretilaclor,primissulfuron-metil, prodiamina, profoxidim, prometon, prometrina, propaclor,propanil, propaquizafop, propazina, profam, propisoclor, propoxicarbazona,propizamida, prossulfocarb, prossulfuron, piraclonil, piraflufen-etil, pirassulfotol,pirazogil, pirazolinato, pirazoxifen, pirazossulfuron-etil, piribenzoxim,piributicarb, piridato, piriftalid, piriminobac-metil, pirimissulfan, piritiobac,piritiobac-sódio, piroxassulfona, piroxsulam, quinclorac, quinmerac,quinoclamina, quizalofop-etil, quizalofop-P-etil, quizalofop-P-tefuril,rimsulfurona, setoxidim, siduron, simazina, simetrin, sulcotriona, suIfentrazona,suIfometuron-metiI, sulfossulfuron, 2,3,6-TBA, TCA, TCA-sódio, tebutam,tebutiuron, tembotriona, tepraloxidim, terbacil, terbumeton, terbutilazina,terbutrina, tenilclor, tiazopir, tiencarbazona, tifensulfuron-metil, tiobencarb,tiocarbazil, topramezona, tralcoxidim, tri-alato, triassulfuron, triaziflam,tribenuron-metil, triclopir, triclopir-butotil, triclopir-trietilamônio, tridifano,trietazina, trifloxissulfuron, trifluralin, triflussulfuron-metil, tritossulfuron evemolato. Outros herbicidas também incluem bio-herbicidas tais comoAlternaria destruens, Simmons1 Colletotrichum gloeosporiodes (Penz.), Penz. eSacc., Drechsiera monoceras (MTB-951), Myrothecium verrucaria (Albertini &Schweinitz), Ditmar: Fries, Phytophthora palmivora (Butl.) Butl. e Pucciniathlaspeos Schub.
É preferida por um espectro mais amplo de ervas controladas,bem como por manter a sinergia entre diuron e mesotriona, uma mistura ecomposição de acordo com a presente invenção que contém uma combinaçãode três vias de diuron, mesotriona e hexazinona.
Misturas e composições de acordo com a presente invençãopodem também incluir agentes de segurança tais como benoxacor, BCS (1-bromo-4-[(clorometil)sulfonil]benzeno), cloquintocet-mexil, ciometrinil, diclormid,2-(diclorometil)-2-metil-1,3-dioxolano (MG191), fenclorazol-etil, fenclorim,flurazol, fluxofenim, furilazol, isoxadifen-etil, mefenpir-dietil, metoxifenona ((4-metóxi-3-metilfenil)(3-metilfenil)metanona), anidrido naftálico (anidrido 1,8-naftálico) e oxabetrinil para aumentar a segurança para certas safras.Quantidades eficazes como antídotos dos agentes de segurança de herbicidaspodem ser aplicadas ao mesmo tempo que os compostos de acordo com apresente invenção ou aplicadas na forma de tratamentos de sementes. Umaspecto da presente invenção refere-se, portanto, a uma composição oumistura herbicida que compreende um composto de acordo com a presenteinvenção e uma quantidade eficaz como antídoto de um agente de segurançade herbicida. O tratamento de sementes é particularmente útil para o controleseletivo de ervas, pois ele restringe fisicamente o antídoto para as plantas desafras. Uma realização particularmente útil da presente invenção é, portanto,um método de controle seletivo do crescimento de vegetação indesejada emsafras que compreende o contato do local da safra com uma quantidade eficazcomo herbicida de uma mistura ou composição de acordo com a presenteinvenção, em que a semente a partir da qual a safra é cultivada é tratada comuma quantidade eficaz como antídoto de um agente de segurança.Quantidades eficazes como antídotos de agentes de segurança podem serfacilmente determinadas pelos técnicos no assunto por meio de simplesexperimentação.
Misturas e composições de acordo com a presente invençãopodem também incluir reguladores do crescimento das plantas tais comoaviglicina, N-(fenilmetil)-1H-purin-6-amina, epocoleone, ácido giberélico,giberelina A4 e A7, proteína de grampo de cabelo, cloreto de mepiquat, pró-hexadiona cálcio, pró-hidrojasmona, nitrofenolato de sódio, trinexapac-metil eorganismos modificadores do crescimento vegetal tais como Bacillus cereuslinhagem BP01.
Misturas de diuron e mesotriona são herbicidas altamente ativos,que fornecem utilidade inesperada para o controle de ervas devido à sinergiasobre as ervas. Misturas de diuron e mesotriona são úteis para o controle deervas pré-emergentes e pós-emergentes. Obtém-se sinergia a partir deaplicações pré-emergentes e pós-emergentes, mas o efeito sinérgico éparticularmente significativo em tratamento pós-emergente, especialmentesobre ervas maiores, para as quais diuron isoladamente é menos eficaz que notratamento pré-emergente de ervas em germinação. O efeito sinérgico tambémé particularmente significativo sobre ervas para as quais mesotriona e diuronindividualmente não fornecem altos níveis de controle em taxas de aplicação eestágio de crescimento de ervas desejados. Essas ervas problemáticasincluem espécies monocotiledôneas tais como gramas (família das poáceas),como espécies de Digitaria tais como Digitaria nuda, Schumacher (capim-colchão), Digitaria horizontalis Willd. (capim-colchão da Jamaica) e junças (dafamília das ciperáceas), tais como espécies de Cyperus como Cyperusesculentus L. (junquinho) e Cyperus rotundus L. (tiririca). As misturas ecomposições do presente podem também ser utilizadas para controlarsinergicamente biótipos de ervas que são resistentes a triazina e outrosherbicidas que inibem fotossistema Il (PSII).
As misturas e composições herbicidas de acordo com a presenteinvenção podem ser aplicadas a uma ampla variedade de safras agronômicasimportantes, particularmente em aplicações dirigidas para minimizar o contatocom as plantas de safras. Essas safras agronômicas importantes incluem, massem limitar-se a algodão, oxicoco, trigo, milho, legumes tais como milho doce,safras de plantação perenes que incluem café, cacau, palma oleosa, borracha,cana de açúcar, uvas, árvores frutíferas tais como cítricos, árvores de nozes,banana, plátano, abacaxi, lúpulos, chá e florestais tais como eucalipto econíferas (por exemplo, pinheiro norte-americano) e espécies de gramas (taiscomo grama azul do Kentucky, grama de Santo Agostinho, festuca do Kentuckye grama das Bermudas). Café inclui Coffea arabica L. e Coffea canephoraPierre ex Froehner (também conhecida como Coffea robusta L. Linden).
Cítricos incluem, por exemplo, laranja (Citrus sinensis (L.) Osbeck), tangerina(Citrus reticulata, Blanco), limão (Citrus Iimon (L.) Burm. f.), lima (Citrusaurantifolia (Christm.) Swingle), pomelo (Citrus maxima (Burm. f.) Merr.) etoronja (Citrus maxima χ sinensis). As misturas de acordo com a presenteinvenção podem ser utilizadas em safras geneticamente transformadas oucultivadas para incorporar resistência a herbicidas, expressar proteínas tóxicaspara pragas invertebradas (tais como toxina de Bacillus thuringiensis) e/ouexpressar outras características úteis. Safras estabelecidas podem sersuficientemente tolerantes às composições e misturas herbicidas do presentepara permitir contato de folhagem sem causar danos excessivos. Mereceobservação o método de acordo com a presente invenção em que o local davegetação indesejada é uma safra selecionada a partir de cítricos, café, milho(Zea mays L.), cana de açúcar (Saccharum officinarum L.) e oxicoco(Vaccinium macrocarpon Ait.). As misturas e composições herbicidas de acordocom a presente invenção também possuem utilidade para controle de ervas prée/ou pós-emergência de amplo espectro em áreas em que se deseja o controlecompleto de toda a vegetação, tal como em volta de tanques de armazenagemde combustível, áreas de armazenagem industrial, construções de fazendas,estacionamentos, cinemas drive-in, campos de aviação, margens de rios,irrigação e outras vias aquáticas, em volta de outdoors e estruturas rodoviáriase ferroviárias. Além disso, as misturas e composições herbicidas podem serutilizadas para controlar ervas após a colheita ou remoção de uma safra e emsituações de terra não aproveitada.
A mistura e composição do presente que compreende diuron emesotriona, particularmente em combinação adicional com hexazinona, sãoespecialmente úteis para o controle seletivo de ervas em safras de cana deaçúcar. Misturas de diuron e hexazinona vêm sendo utilizadas há muito tempopara o controle de ervas em cana de açúcar. Embora essas misturas de diurone hexazinona forneçam excelente controle de um amplo espectro de espéciesvegetais, elas são fracas sobre a espécie específica de capim-colchão Digitarianuda. Além disso, outros herbicidas utilizados comercialmente para controle deervas em safras de cana de açúcar também são fracos sobre Digitaria nuda.Como resultado da falta de controle herbicida eficaz e liberação da competiçãode outras ervas, Digitaria nuda proliferou-se e tornou-se uma praga séria.Tiririca (Cyperus rotundus) também não é bem controlada por diuron ehexazinona e é uma praga séria em cana de açúcar, bem como em outrassafras. Embora mesotriona isoladamente também seja fraca sobre essasespécies de ervas, descobriu-se agora que a combinação de diuron commesotriona, particularmente em combinação com hexazinona, fornece controlepor meio de um forte efeito sinérgico.
Como as misturas possuem atividade herbicida pré e pós-emergente, para controlar a vegetação indesejada por meio de morte ou lesõesda vegetação ou reduzir o seu crescimento, os compostos podem ser aplicadosde forma útil por meio de uma série de métodos que envolvem o contato deuma quantidade eficaz como herbicida de uma mistura de acordo com apresente invenção ou uma composição que compreende a mencionada misturae pelo menos um componente adicional selecionado a partir de tensoativos,diluentes sólidos e diluentes líquidos ao local da vegetação indesejada, quepode incluir a folhagem ou outra parte da vegetação indesejada ou o ambienteda vegetação indesejada, tal como o solo ou água em que a vegetaçãoindesejada está crescendo ou que rodeia a semente ou outro propagador davegetação indesejada.
A mistura e composição de acordo com a presente invençãocompreende quantidades eficazes como herbicida de diuron e mesotriona e,mais especificamente, quantidades sinergicamente eficazes de diuron emesotriona. Qualquer agente ou composto biologicamente ativo adicional namistura ou composição também está presente em uma quantidadebiologicamente eficaz. A composição herbicida de acordo com a presenteinvenção compreende diuron e mesotriona. O método de controle de vegetaçãoindesejada compreende a aplicação de uma quantidade eficaz como herbicidada mistura ou composição ao local da vegetação indesejada. A quantidadeeficaz como herbicida da mistura ou composição de acordo com a presenteinvenção é determinada por uma série de fatores. Esses fatores incluem:formulação selecionada, método de aplicação, quantidade e tipo de vegetaçãopresente, condições de cultivo etc. Quantidades eficazes como herbicidas demisturas e composições que compreendem diuron e mesotriona bem comoquantidades biologicamente eficazes de agentes ou compostos biologicamenteativos adicionais incluídos na mistura ou composição podem ser facilmentedeterminados pelos técnicos no assunto por meio de simples experimentaçãopara determinar o nível desejado de controle de ervas. Além disso, taxas deaplicação úteis para uso agronômico típicas de agentes ou compostosbiologicamente ativos são publicadas em rótulos de produto e referências taiscomo The Pesticide Manual, 13a edição, C. D. S. Tomlin Ed., BCPC,Hampshire, Reino Unido, 2003, e The BioPesticide Manual, segunda edição, L.G. Copping, Ed., British Crop Protection Council, Farnham1 Surrey1 ReinoUnido, 2001.
A sinergia entre diuron e mesotriona é exibida ao longo de umaampla série de razões em peso entre diuron e mesotriona. De fato, a sinergia émesmo evidente com quantidades de diuron e hexazinona que separadamentefornecem relativamente pouco efeito herbicida. Quantidades sinergicamenteeficazes de diuron e mesotriona na presente mistura e composição podem serfacilmente determinadas pelos técnicos no assunto por meio deexperimentação simples.
Na mistura e composição de acordo com a presente invenção,diuron e mesotriona estão tipicamente presentes em uma razão em peso quenão excede cerca de 400:1 e não menos de cerca de 2:1. Mais tipicamente, arazão em peso entre diuron e mesotriona é de cerca de 100:1 a cerca de 5:1.Mais tipicamente, a razão em peso entre diuron e mesotriona é de cerca de30:1 a cerca de 5:1. Caso hexazinona esteja presente na mistura oucomposição, a razão em peso entre diuron e hexazinona é tipicamente decerca de 20:1 a cerca de 2:1 e, mais tipicamente, cerca de 10:1 a cerca de 3:1.O peso total de diuron e mesotriona na mistura e composição de acordo com apresente invenção aplicada ao local da vegetação indesejada é tipicamente denão menos de cerca de 0,4 kg/ha ou mais de cerca de 10 kg/ha. Maistipicamente, o peso total de diuron e mesotriona aplicado é de cerca de 0,8kg/ha a cerca de 5 kg/ha. Mais tipicamente, o peso total de diuron e mesotrionaaplicado é de cerca de 0,9 kg/ha a cerca de 4 kg/ha. Caso hexazinona estejapresente na mistura ou composição, ela é tipicamente aplicada em taxa deaplicação de cerca de 0,05 kg/ha a cerca de 3 kg/ha, mais tipicamente em umataxa de aplicação de cerca de 0,1 kg/ha a cerca de 2 kg/ha e, mais tipicamente,em uma taxa de aplicação de cerca de 0,1 kg/ha a 1 kg/ha.
O Teste a seguir demonstra a eficácia de controle das misturas deacordo com a presente invenção contra uma erva específica. O controle deervas gerado pelas misturas não se limita, entretanto, a estas espécies.
Exemplos Biológicos da InvençãoTeste A
Vasos plásticos quadrados (10 cm de cada lado) foram cheios atéa borda com meio de plantio Redi-earth® (Sun Gro Horticulture, Bellevue,Washington) que contém 55 a 65% de musgo de turfa esfango canadense,vermiculite grau hortícola, calcário de dolomita e um agente umectante. O solofoi calcado firmemente até um nível uniforme de 2,5 cm abaixo da borda dovaso. Uma quantidade medida de semente de Digitaria nuda foi espalhadasobre a superfície do solo de cada vaso. Vasos com sementes foram cobertoscom cerca de 50 ml do mesmo meio de plantio, calcados e colocados em umabancada de estufa.
Os vasos foram umedecidos completamente uma vez e, emseguida, conforme o necessário com uma solução de fertilizante N-P-Kequilibrada diluída para fornecer 218 ppm de nitrogênio. Utilizou-se iluminaçãoartificial para suplementar luz natural e produzir um fotoperíodo de quatorzehoras. As temperaturas da estufa foram dirigidas para manter-se em 27 °Cdurante o dia e 21 °C à noite. Após as plantas atingirem o seu estágio decrescimento apropriado, elas foram distribuídas em unidades de teste antes daaplicação de herbicida. Digitaria nuda apresentou 5 a 7 cm de altura e seencontrava no estágio de três folhas no momento da aplicação.
Substâncias de teste incluíram diuron na forma de herbicidaKARMEX®, que é uma formulação de grânulos molháveis a 80% em peso,uma mistura de diuron com hexazinona na forma de herbicida DUPONT® K4®,que é uma formulação de grânulos que contém 468 g de diuron e 132 g dehexazinona por kg de formulação, uma outra mistura de diuron com hexazinonana forma de herbicida ADVANCE®, que é uma formulação de grânulosmolháveis que contém 533 g de diuron e 67 g de hexazinona por kg deformulação e mesotriona na forma do produto comercial herbicida CALLISTO®,que é um concentrado em suspensão a 40% peso-volume que contém 400 gde mesotriona por litro de formulação. As taxas de aplicação para este testeforam selecionadas com base na taxa de uso recomendada de cada composto.As taxas de aplicação de diuron foram de 1800 g i. a./ha isoladamente deherbicida KARMEX®, 936 g i. a./ha de herbicida DUPONT® K4® emcombinação com 264 g i. a./ha de hexazinona e 1599 g i. a./ha de herbicidaADVANCE® em combinação com 201 g i. a./ha de hexazinona. As taxas deaplicação de mesotriona foram de 5, 10, 20, 40 e 60 g i. a./ha de CALLISTO®.Além disso, diuron foi testado isoladamente e junto com hexazinona emcombinação com mesotriona nessas taxas de aplicação.
Os herbicidas foram diluídos em uma quantidade medida desolução de veículo para elaborar soluções padrão. A solução veículo foi águacontendo 0,25% v/v de adjuvante não iônico X-77. As soluções padrão foramtodas misturadas por dez minutos antes da retirada de parcelas para elaborarsoluções de tratamento individuais. Ampolas foram trazidas em seguida paravolume final de pulverização de 24 ml. Os tratamentos foram pulverizados sobpressão de 276 kPa por meio de um bocal de ventilador plano T-Jet 8002E(Spraying Systems Co., Wheaton1 Illinois) sobre a superfície das plantas em umsistema pulverizador de correia estacionário calibrado para fornecer 280 l/ha.Os tratamentos foram repetidos três vezes.
As plantas pulverizadas foram colocadas na estufa paraobservação; foram registrados em seguida a altura e os estágios de folhas. Asplantas foram mantidas por meio de irrigação conforme o necessário e damesma forma em que foram propagadas com relação a nutrição, luz e períodode dia. Avaliações visuais foram realizadas 21 dias após o tratamento (DAT).
Foi utilizado um sistema de avaliação numérica para descrever a reação visualde cada tratamento em uma escala de 0 a 100. Avaliações numéricas foramexpressas como o efeito percentual em comparação com as plantas controle,calculadas como a média das três réplicas. Zero (0%) indica ausência dereação visual e 100% indica morte da planta ou estado moribundo que seespera termine rapidamente em morte.
Utilizou-se equação de Colby para calcular o efeito herbicidaaditivo esperado das misturas de mesotriona com diuron, isoladamente e emcombinação com hexazinona. Equação de Colby (S. R. Colby1 CalculatingSynergistic and Antagonistic Responses of Herbicide Combinations, Weeds 15(1), págs. 20-22 (1967)) calcula o efeito aditivo esperado de misturas herbicidase para dois ingredientes ativos possui a forma:
Pa+b = Pa + Pb-(PaPb/100)
em que:
Pa+b é o efeito percentual da mistura esperada dacontribuição aditiva dos componentes individuais;
- Pa é o efeito percentual observado do primeiro ingredienteativo na mesma taxa de uso da mistura; e
Pb é o efeito percentual observado do segundo ingredienteativo na mesma taxa de uso da mistura.Para misturas que compreendem diuron, hexazinona emesotriona, o efeito herbicida esperado foi calculado com base na combinaçãode diuron com hexazinona que fornece o efeito herbicida observado Pa emesotriona que fornece o efeito herbicida observado Pb na equação de Colby.
Os efeitos herbicidas esperados e observados encontram-serelacionados na Tabela A.
Tabela A (*)
Efejto de Combinações de Diuron. Hexazinona ε Mesotriona Isolada ε em
Misturas com Digitaria nuda
<table>table see original document page 32</column></row><table><table>table see original document page 33</column></row><table>
(*) As taxas de aplicação são expressas em gramas deingrediente ativo por hectare (g i. a./ha) para diuron, hexazinona emesotriona. O efeito herbicida observado é relatado como percentual decontrole com base em reações médias de três réplicas. O efeito herbicidaesperado é calculado de acordo com o método de S. R. Colby1 CalculatingSynergistic and Antagonistic Responses of Herbicide Combinations,Weeds, 15 (1), págs. 20-22 (1967).
Como se pode observar a partir dos resultados de testes deherbicidas esperados e observados na Tabela A, misturas de diuron emesotriona forneceram um efeito herbicida maior que o esperado a partir dosseus efeitos individuais. O efeito sinérgico ocorreu ao longo de uma série detaxas de aplicação de diuron (936, 1599 e 1800 g i. a./ha) e taxas de aplicaçãode mesotriona (5, 10, 20, 30, 40 e 60 g i. a./ha). Este efeito sinérgico ocorreuindependentemente de se diuron estava em combinação com hexazinona. Defato, as combinações que incluem hexazinona além de diuron aparentementedemonstram uma sinergia ainda mais forte com mesotriona, de forma a indicarque a adição de hexazinona ao diuron e mesotriona não apenas manteve asinergia mas ainda a aumentou.

Claims (12)

1. MISTURA, que compreende diuron e pelo menos umcomposto selecionado a partir de mesotriona e seus sais.
2. MISTURA, de acordo com a reivindicação 1, quecompreende adicionalmente pelo menos um agente ou compostobiologicamente ativo adicional.
3. MISTURA, de acordo com a reivindicação 2, em que omencionado pelo menos um agente ou composto biologicamente ativoadicional compreende hexazinona.
4. COMPOSIÇÃO HERBICIDA, que compreende diuron, pelomenos um composto selecionado a partir de mesotriona e seus sais e pelomenos um componente adicional selecionado a partir do grupo que consiste detensoativos, diluentes sólidos e diluentes líquidos.
5. COMPOSIÇÃO HERBICIDA, de acordo com areivindicação 4, que compreende adicionalmente pelo menos um agente oucomposto biologicamente ativo adicional.
6. COMPOSIÇÃO HERBICIDA, de acordo com areivindicação 5, em que o mencionado pelo menos um agente ou compostobiologicamente ativo adicional compreende hexazinona.
7. COMPOSIÇÃO HERBICIDA, de acordo com areivindicação 4, que é uma mistura homogênea que compreende dois gruposde grânulos substancialmente cilíndricos, em que os grupos contêm diferentesteores de herbicidas, o primeiro grupo de grânulos compreende diuron e pelomenos um diluente sólido e o segundo grupo de grânulos compreende pelo menosum composto selecionado a partir de mesotriona e seus sais e pelo menos umdiluente sólido, os grânulos em cada grupo possuem diâmetros substancialmenteuniformes e comprimentos longitudinais de um a oito vezes o diâmetro com ocomprimento médio dos grânulos é de 1,5 a 4 vezes o diâmetro e o diâmetro médiodo segundo grupo difere do primeiro grupo em não mais de 30%.
8. COMPOSIÇÃO HERBICIDA, de acordo com areivindicação 7, em que a mistura homogênea compreende adicionalmente umterceiro grupo de grânulos substancialmente cilíndricos que contém um teor deherbicida diferente dos teores de herbicida dos primeiro e segundo grupos, emque o terceiro grupo de grânulos compreende hexazinona e pelo menos umdiluente sólido, os grânulos do terceiro grupo possuem diâmetrossubstancialmente uniformes e comprimentos longitudinais de um a oito vezes odiâmetro com o comprimento médio dos grânulos de 1,5 a 4 vezes o diâmetro eo diâmetro médio do terceiro grupo difere dos primeiro e segundo grupos emnão mais de 30%.
9. MÉTODO DE CONTROLE DA VEGETAÇÃOINDESEJADA, que compreende a aplicação ao local da vegetação de umaquantidade eficaz como herbicida da mistura de acordo com qualquer dasreivindicações 1, 2 ou 3.
10. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 9, em que o localda vegetação é uma safra de cítricos, café, milho, cana de açúcar ou oxicoco.
11. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 10, em que olocal da vegetação é uma safra de cana de açúcar.
12. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 9, em que o localda vegetação é diferente de uma safra.
BRPI0710376-0A 2006-05-12 2007-05-08 mistura, composição herbicida e método de controle da vegetação indesejada BRPI0710376A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US80025206P 2006-05-12 2006-05-12
US60/800,252 2006-05-12
PCT/US2007/011066 WO2007133522A2 (en) 2006-05-12 2007-05-08 Herbicidal mixture comprising diuron and mesotrione

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0710376A2 true BRPI0710376A2 (pt) 2011-08-09

Family

ID=38694415

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0710376-0A BRPI0710376A2 (pt) 2006-05-12 2007-05-08 mistura, composição herbicida e método de controle da vegetação indesejada

Country Status (8)

Country Link
US (1) US20090209426A1 (pt)
EP (1) EP2026652A2 (pt)
AU (1) AU2007249976B2 (pt)
BR (1) BRPI0710376A2 (pt)
GT (1) GT200800243A (pt)
MX (1) MX2008014367A (pt)
WO (1) WO2007133522A2 (pt)
ZA (1) ZA200808182B (pt)

Families Citing this family (21)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN101801184B (zh) * 2007-08-06 2014-04-23 辛根塔有限公司 除草组合物
WO2009064702A2 (en) * 2007-11-12 2009-05-22 E.I. Du Pont De Nemours And Company Herbicidal mixture
CN102215676A (zh) * 2008-11-14 2011-10-12 先正达参股股份有限公司 草坪安全性颗粒除草剂配制剂
CN102578093A (zh) * 2011-01-14 2012-07-18 浙江中山化工集团有限公司 一种甲基磺草酮水分散粒剂及其制备方法
GB201104204D0 (en) 2011-03-11 2011-04-27 Syngenta Participations Ag Herbicidal composition
ES2674348T3 (es) 2011-11-10 2018-06-29 Rotam Agrochem International Co., Ltd Composición herbicida y método para usar la misma
US20150150260A1 (en) * 2012-05-25 2015-06-04 Lanxess Distribution Gmbh Diuron-containing thinners
WO2014093518A1 (en) * 2012-12-12 2014-06-19 Basf Corporation Solid agroformulations for preparing near micro-emulsion aqueous pesticides
US20160213000A1 (en) * 2013-09-26 2016-07-28 Basf Agrochemical Products B.V. Method for Controlling Weeds in Sugar Cane Plantations
BR102014018731A2 (pt) * 2014-07-30 2016-05-31 Fmc Química Do Brasil Ltda formulação herbicida de amplo espectro pre e pós emergência contendo triazolinonas em associação com pesticidas de ureia e métodos para o controle de plantas daninhas e para aumentar o rendimento da colheita
BR112017015652B1 (pt) 2015-01-22 2022-06-07 BASF Agro B.V. Combinação herbicida, método de controle de vegetação indesejável e método de tratamento por extermínio de vegetação
US11219212B2 (en) 2015-07-10 2022-01-11 BASF Agro B.V. Herbicidal composition comprising cinmethylin and imazamox
CN107846893B (zh) 2015-07-10 2024-02-20 巴斯夫农业公司 包含环庚草醚和苯嘧磺草胺的除草组合物
EP3319427B1 (en) 2015-07-10 2019-04-17 BASF Agro B.V. Herbicidal composition comprising cinmethylin and dimethenamid
US11219215B2 (en) 2015-07-10 2022-01-11 BASF Agro B.V. Herbicidal composition comprising cinmethylin and specific inhibitors of protoporphyrinogen oxidase
MY189197A (en) 2015-07-10 2022-01-31 Basf Agro Bv Herbicidal composition comprising cinmethylin and acetochlor or pretilachlor
CN107846889B (zh) 2015-07-10 2020-12-08 巴斯夫农业公司 包含环庚草醚和派罗克杀草砜的除草组合物
DK3319434T3 (da) 2015-07-10 2019-07-29 Basf Agro Bv Herbicidsammensætning, der omfatter cinmethylin og pethoxamid
KR20180027580A (ko) 2015-07-10 2018-03-14 바스프 아그로 비.브이. 신메틸린 및 특정한 퀴놀린카르복실산을 포함하는 제초제 조성물
WO2017009142A1 (en) 2015-07-10 2017-01-19 BASF Agro B.V. Herbicidal composition comprising cinmethylin and specific pigment synthesis inhibitors
CN107333786A (zh) * 2017-08-14 2017-11-10 广西壮族自治区农业科学院植物保护研究所 一种蔗田除草剂增效组合物

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2655445A (en) * 1949-12-06 1953-10-13 Du Pont 3-(halophenyl)-1-methyl-1-(methyl or ethyl) ureas and herbicidal compositions and methods employing same
US3902887A (en) * 1973-04-05 1975-09-02 Du Pont Herbicidal 6-amino-s-triazinediones
US5006158A (en) * 1984-12-20 1991-04-09 Ici Americas Inc. Certain 2-(2-substituted benzoyl)-1,3-cyclohexanediones
ZA964248B (en) * 1995-06-23 1997-11-27 Du Pont Uniform mixtures of pesticidal granules.
GB0022835D0 (en) * 2000-09-18 2000-11-01 Aventis Cropscience Sa New herbicidal composition
DE10160139A1 (de) * 2001-12-07 2003-06-18 Bayer Cropscience Gmbh Synergistische herbizide Mittel enthaltend bestimmte Herbizide aus der Gruppe der Benzoylcylohexandione

Also Published As

Publication number Publication date
AU2007249976B2 (en) 2012-05-03
MX2008014367A (es) 2008-11-24
US20090209426A1 (en) 2009-08-20
ZA200808182B (en) 2009-12-30
WO2007133522A3 (en) 2008-06-26
AU2007249976A1 (en) 2007-11-22
EP2026652A2 (en) 2009-02-25
GT200800243A (es) 2009-06-05
WO2007133522A2 (en) 2007-11-22

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0710376A2 (pt) mistura, composição herbicida e método de controle da vegetação indesejada
CN105555779B (zh) 除草的嗪类
AU2009282301B2 (en) Method for controlling undesired Mimosoideae vegetation
MX2008012995A (es) Mezclas herbicidas.
BR112019019551A2 (pt) mistura, e, método para controlar o crescimento de vegetação indesejada
JP2016172734A (ja) 除草用組成物
EA001310B1 (ru) Гербицидные смеси синергетического действия и способ подавления роста сорняков
UA115788C2 (uk) Гербіцидні композиції, які містять 4-аміно-3-хлор-5-фтор-6-(4-хлор-2-фтор-3-метоксифеніл)піридин-2-карбонову кислоту
UA115879C2 (uk) Гербіцидні композиції, які містять 4-аміно-3-хлор-5-фтор-6-(4-хлор-2-фтор-3-метоксифеніл)піридин-2-карбонову кислоту
UA115880C2 (uk) Гербіцидні композиції, які містять 4-аміно-3-хлор-5-фтор-6-(4-хлор-2-фтор-3-метоксифеніл)піридин-2-карбонову кислоту
UA117736C2 (uk) Антидотна гербіцидна композиція, яка містить 4-аміно-3-хлор-5-фтор-6-(4-хлор-2-фтор-3-метоксифеніл)піридин-2-карбонову кислоту
BR112013029830B1 (pt) composição para proteger culturas de plantas contra os efeitos nocivos de determinados herbicidas derivados de piridina e método para combater ervas daninhas nas culturas de plantas úteis
US20090111693A1 (en) Phytotoxicity Controlling Agent for Upland Farming and Phytotoxicity Controlling Method Using the Same
CN115462385A (zh) 一种包含具有旋光活性的苯基异噁唑啉类的除草组合物及应用
US20100317525A1 (en) Herbicidal mixture
US8198217B2 (en) Composition for weeding
CN109414013A (zh) 具有阴离子c6-c10共分散剂的微胶囊的农用配制剂
US20130005568A1 (en) Safened herbicidal mixtures
US20100255994A1 (en) Herbicidal mixture
TW201626893A (zh) 除草組合物及控制植株生長的方法
BR112020014731A2 (pt) Mistura a, composição herbicida, composição de dissecação/desfoliação de plantas, processo de preparação de composições ativas, método de controle de vegetação indesejada e uso da mistura a
CN112745305A (zh) 一种三嗪酮类化合物及其用途
CN106577712A (zh) 一种除草组合物
CN106489973A (zh) 一种除草组合物
CN106489976B (zh) 一种除草组合物

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application fees: application dismissed [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE 6A. ANUIDADE(S).

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2225 DE 27/08/2013.