BRPI0709761B1 - Sistema de perfuração, e, método para alargar um furo - Google Patents

Sistema de perfuração, e, método para alargar um furo Download PDF

Info

Publication number
BRPI0709761B1
BRPI0709761B1 BRPI0709761-1A BRPI0709761A BRPI0709761B1 BR PI0709761 B1 BRPI0709761 B1 BR PI0709761B1 BR PI0709761 A BRPI0709761 A BR PI0709761A BR PI0709761 B1 BRPI0709761 B1 BR PI0709761B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
tube
pump
drill
hole
drilling system
Prior art date
Application number
BRPI0709761-1A
Other languages
English (en)
Inventor
Ruggier Michael
Nicholas Worrall Robert
Original Assignee
Shell Internationale Research Maatschappij B.V.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Shell Internationale Research Maatschappij B.V. filed Critical Shell Internationale Research Maatschappij B.V.
Publication of BRPI0709761A2 publication Critical patent/BRPI0709761A2/pt
Publication of BRPI0709761B1 publication Critical patent/BRPI0709761B1/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E21EARTH OR ROCK DRILLING; MINING
    • E21BEARTH OR ROCK DRILLING; OBTAINING OIL, GAS, WATER, SOLUBLE OR MELTABLE MATERIALS OR A SLURRY OF MINERALS FROM WELLS
    • E21B21/00Methods or apparatus for flushing boreholes, e.g. by use of exhaust air from motor
    • E21B21/01Arrangements for handling drilling fluids or cuttings outside the borehole, e.g. mud boxes
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E21EARTH OR ROCK DRILLING; MINING
    • E21BEARTH OR ROCK DRILLING; OBTAINING OIL, GAS, WATER, SOLUBLE OR MELTABLE MATERIALS OR A SLURRY OF MINERALS FROM WELLS
    • E21B10/00Drill bits
    • E21B10/36Percussion drill bits
    • E21B10/40Percussion drill bits with leading portion

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Geology (AREA)
  • Mining & Mineral Resources (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Environmental & Geological Engineering (AREA)
  • Fluid Mechanics (AREA)
  • General Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Geochemistry & Mineralogy (AREA)
  • Earth Drilling (AREA)
  • Structures Of Non-Positive Displacement Pumps (AREA)

Abstract

sistema de perfuração, e, método para alargar um furo um sistema de perfuração que compreende um tubo que compreende uma primeira extremidade e uma segunda extremidade; uma broca junto a uma primeira extremidade do tubo, adaptada para perfurar umfuro em uma formação; um rotador de tubo junto a uma segunda extremidade do tubo, adaptado para girar com o tubo; e uma bomba conectada ao tubo entre a primeira extremidade e a segunda extremidade, a bomba adaptada para transportar um fluido desde a primeira extremidade do tubo à segunda extremidade do tubo, a bomba compreendendo uma primeira porção adaptada para girar com o tubo e uma segunda porção adaptada para permanecer estacionária em relação ao tubo.

Description

(54) Título: SISTEMA DE PERFURAÇÃO, E, MÉTODO PARA ALARGAR UM FURO (51) Int.CI.: E21B 21/00 (30) Prioridade Unionista: 05/04/2006 US 60/789512 (73) Titular(es): SHELL INTERNATIONALE RESEARCH MAATSCHAPPIJ B.V.
(72) Inventor(es): MICHAEL RUGGIER; ROBERT NICHOLAS WORRALL / 12 “SISTEMA DE PERFURAÇÃO, E, MÉTODO PARA ALARGAR UM FURO” Campo de Invenção [0001] A presente invenção é relativa a sistemas e métodos de perfuração. Em particular, a presente invenção é relativa a sistemas e métodos de perfuração com circulação inversa.
Fundamento da Invenção [0002] Ao perfurar um furo, fluido ou lama de perfuração podem ser utilizados para afastar os cortes, lubrificar a broca, resfriar a broca, fornecer controle de pressão e/ou para outras finalidades, como são conhecidas na técnica. Fluido ou lama de perfuração utilizado na perfuração de furos de poço, pode ser uma mistura de água, argila, material de ponderação, e alguns produtos químicos. Algumas vezes petróleo pode ser utilizado ao invés de água, ou um pouco de petróleo é adicionado à água para dar à lama certas propriedades desejadas. A argila pode ser adicionada à lama de modo que ela pode manter os cortes da broca em suspensão quando eles se movem para cima do furo. A argila também pode embainhar a parede do furo. Este embutimento fino de argila é o chamado bolo de parede e torna o furo estável, de modo que ele não vá cavar para dentro ou se soltar.
[0003] O equipamento em um sistema de circulação de fluido de perfuração típico pode incluir uma bomba de lama que recebe a lama a partir dos poços de lama e a envia para uma linha de descarga a um tubo oco vertical. O tubo vertical é um tubo de aço montado verticalmente em uma perna do mastro ou guindaste. A lama é bombeada para cima, para o tubo vertical e para o interior de uma mangueira de borracha flexível muito forte e reforçada, chamada a mangueira rotativa ou mangueira kelly. A mangueira rotativa é conectada ao giratório. A lama penetra no giratório, escoa para baixo no Kelly, tubo de perfuração e colares de perfuração, e sai na broca. Ela então escoa com uma dobra aguda em U e volta para cima no furo na coroa circular que é o espaço entre o exterior da coluna de perfuração e a parede do
Petição 870170070947, de 21/09/2017, pág. 6/21 / 12 furo. Finalmente a lama deixa o furo através de um tubo de aço chamado a linha de retorno de lama, e cai sobre um dispositivo vibratório como peneira chamado “peneira oscilante”. A peneira oscilante peneira os cortes e os derruba em um dos poços de reserva (poços de terra escavados quando o local foi preparado). A lama pode ser circulada diversas vezes novamente através de toda a perfuração do poço.
[0004] Sob algumas circunstâncias, pode ser desejável ter uma circulação inversa do fluido de perfuração, na qual o fluido escoa em uma maneira inversa àquela descrita acima, a saber, para baixo pela coroa circular e para cima pela coluna de perfuração. Por exemplo, circulação inversa pode fornecer uma velocidade de retorno aumentada dos cortes na coluna de perfuração, o que poderia permitir que uma lama de viscosidade mais baixa conseguisse o retorno de cortes; circulação inversa pode fornecer um mecanismo melhor para amostrar os cortes e/ou lama a partir de furo abaixo e/ou circulação inversa pode fornecer um mecanismo melhor para controlar a pressão furo abaixo.
[0005] A Patente U.S. Número 4.368.787 divulga um arranjo para perfurar furos de poço desviados, tais como em uma perfuração de alcance prolongado que é particularmente projetada para reduzir a possibilidade de o diferencial de pressão “colar” a coluna de perfuração ao remover os cortes de perfuração do fundo do furo de poço por meio de circulação inversa do fluido de perfuração utilizando uma bomba energizada pelos cones da broca rotativa. A coluna de perfuração é girada por um rotativo, e quando a coluna de perfuração gira, os cones giram, uma vez que eles são rolados sobre o fundo do furo. Uma transmissão mecânica é tomada dos cones da broca e energiza uma bomba que bombeia lama a partir da coroa circular, ao redor e através da broca, e para cima no tubo de perfuração. Desta maneira, cortes difíceis são mantidos fora da coroa circular e os cortes são removidos de maneira mais efetiva bombeando para cima e para fora o tubo de perfuração. A Patente U.S.
Petição 870170070947, de 21/09/2017, pág. 7/21 / 12
Número 4.368.787 é aqui com isto incorporada para referência em sua totalidade.
[0006] Existe uma necessidade na técnica por sistemas e métodos melhorados para sistemas e métodos de perfuração com circulação inversa. Existe uma necessidade na técnica por sistemas de bombeamento melhorados para serem utilizados em sistemas de perfuração de circulação inversa. Existe uma necessidade na técnica por sistemas de bombeamento com volume mais elevado, para serem utilizados em sistemas de perfuração de circulação inversa. Existe uma necessidade na técnica por limpeza de broca melhorada, a ser utilizada em sistemas de perfuração de circulação inversa.
Sumário da Invenção [0007] Em um aspecto, a invenção fornece um sistema de perfuração que compreende um tubo que compreende uma primeira extremidade e uma segunda extremidade; uma broca junto a uma primeira extremidade do tubo adaptada para perfurar um furo em uma formação; um rotador de tubo junto a uma segunda extremidade do tubo, adaptado para girar o tubo; e uma bomba conectada ao tubo entre a primeira extremidade e a segunda extremidade, a bomba adaptada para transportar um fluido desde a primeira extremidade do tubo para a segunda extremidade do tubo, a bomba compreendendo uma primeira porção adaptada para girar com o motor e uma segunda porção adaptada para permanecer estacionária em relação ao tubo.
[0008] Em um outro aspecto, a invenção fornece um método para alargar um furo, que compreende montar uma broca a um tubo; colocar a broca e o tubo no furo; girar o tubo e broca no furo para alargar o furo; colocar um fluido em uma coroa circular entre o furo e o tubo; girar uma porção de uma bomba com o tubo rotativo, e bombear o fluido através da broca e através do tubo com a bomba.
[0009] Vantagens da invenção incluem um ou mais do que segue:
[00010] Sistemas e métodos melhorados para a perfuração de
Petição 870170070947, de 21/09/2017, pág. 8/21 / 12 circulação inversa.
[00011] Sistemas e métodos melhorados para sistemas de bombeamento a serem utilizados em sistemas de perfuração de circulação inversa.
[00012] Sistemas e métodos melhorados para sistemas de bombeamento de volume mais elevado a serem utilizados em sistemas de perfuração de circulação inversa.
[00013] Sistemas e métodos melhorados para limpeza de broca a ser utilizada em sistemas de perfuração de circulação inversa.
Breve Descrição dos Desenhos [00014] A figura 1 ilustra um sistema de perfuração de circulação inversa.
[00015] A figura 2 ilustra uma bomba de cavidade progressiva.
[00016] A figura 3 ilustra uma bomba de turbina.
[00017] A figura 4 ilustra uma bomba centrífuga.
[00018] A figura 5 ilustra uma bomba de pistão.
[00019] A figura 6 ilustra uma broca.
[00020] A figura 7 ilustra uma broca.
Descrição Detalhada [00021] Em uma configuração da invenção é divulgado um sistema de perfuração que compreende um tubo tendo uma primeira extremidade e uma segunda extremidade, uma broca junto a uma primeira extremidade do tubo adaptada para perfurar um furo em uma formação, um rotador de tubo junto a uma segunda extremidade do tubo, adaptado para girar o tubo; e uma bomba conectada ao tubo entre a primeira e a segunda extremidades, a bomba adaptada para transportar um fluido desde a primeira extremidade do tubo para a segunda extremidade do tubo, a bomba compreendendo uma primeira porção adaptada para girar com o tubo e uma segunda porção adaptada para permanecer estacionária em relação ao tubo. Em algumas configurações, o
Petição 870170070947, de 21/09/2017, pág. 9/21 / 12 sistema é localizado em um artigo tubular ou em um furo, o sistema ainda compreendendo uma coroa circular definida entre o artigo tubular ou o furo. Em algumas configurações o sistema também inclui uma âncora na coroa circular, a âncora conectada à segunda porção e ligada ao artigo tubular ou furo. Em algumas configurações a âncora é selecionada dentre o grupo constituído de suportes, rodas, rolos e balões infláveis. Em algumas configurações o sistema também inclui uma válvula de desvio que conecta a coroa circular com um interior da primeira extremidade do tubo, a válvula adaptada para abrir quando um diferencial de pressão entre a coroa circular e o interior da primeira extremidade do tubo excede um valor estabelecido. Em algumas configurações o valor estabelecido é desde 1 a 200 bar, por exemplo desde 5 a 100 bar, ou desde 10 a 50 bar. Em algumas configurações a bomba compreende uma bomba de cavidade progressiva. Em algumas configurações a bomba compreende uma turbina com impulsores. Em algumas configurações a bomba compreende uma bomba centrífuga. Em algumas configurações a bomba compreende um ou mais pistões. Em algumas configurações a broca compreende uma pluralidade de elementos de corte e uma abertura interna conectada diretamente a um interior da primeira extremidade do tubo. Em algumas configurações a broca compreende uma pluralidade de elementos de corte sobre pelo menos cones rotativos e uma abertura interna conectada diretamente a um interior da primeira extremidade do tubo.
[00022] Em uma outra configuração da invenção é divulgado um método para alargar um furo que compreende montar uma broca a um tubo; colocar a broca e o tubo no furo; girar o tubo e a broca no furo para alargar o furo; colocar um fluido em uma coroa circular entre o furo e o tubo; girar uma porção de uma bomba com o tubo rotativo e bombear o fluido através da broca e através do tubo com a bomba. Em algumas configurações o método também inclui desviar a broca e bombear o fluido diretamente a partir da
Petição 870170070947, de 21/09/2017, pág. 10/21 / 12 coroa circular e através do tubo quando um diferencial de pressão entre a coroa circular e um interior do tubo excede um valor estabelecido. Em algumas configurações o método também inclui ancorar a pelo menos uma porção da bomba ao furo para manter a porção ancorada quanto a girar. [00023] Fazendo referência agora à figura 1, em uma configuração da invenção está ilustrado um sistema de perfuração 100. O sistema de perfuração está em um corpo de água 102 que tem um fundo 104 e um topo 105. O sistema de perfuração inclui um navio 106 que está ligado a um tubo externo 108 e a um tubo interno 110. O rotador de tubo interno 112 é adaptado para girar o tubo interno em relação ao tubo externo. Um fluido está dentro da coroa circular entre o tubo interno 110 e o tubo externo 108 e tem um nível de fluido na coroa circular 114. Fluido escoa para baixo na coroa circular tal como mostrado pelas setas e retorna para cima no tubo interno 110 também como mostrado pelas setas. Uma bomba 116 é adaptada para transportar fluido para cima no tubo interno 110. Um fechamento/desconexão 118 pode ser fornecido junto ao fundo 104. A broca 120 é localizada junto ao fundo do tubo interno 110 e é adaptada para perfurar para o interior da formação 122.
[00024] Em operação o tubo interno 110 gira, o que gira a broca 120 para perfurar um furo através da formação 122. Um fluido é alimentado através da coroa circular entre o tubo interno 110 e o tubo externo 108 e escoa para baixo no sentido da broca 120 e é adaptado para afastar os cortes da formação 122 de volta através do tubo interno 110. A bomba 116 é adaptada para avançar o fluido e os cortes através do tubo interno 110 de volta no sentido do navio 106.
[00025] Em algumas configurações, a bomba 116 pode ser localizada em qualquer lugar ao longo do tubo interno 110 entre o navio 106 e a broca 120.
[00026] Em algumas configurações, válvula de desvio 124 é incluída
Petição 870170070947, de 21/09/2017, pág. 11/21 / 12 no sistema de perfuração. A válvula de desvio 124 está mostrada como uma válvula de charneira ativada por mola, porém qualquer tipo de válvula de alívio de pressão/desvio pode ser utilizado. Em operação, a válvula de desvio 124 pode ser ativada quando a broca 120 está travada contra a formação e incapaz de girar devido a aspiração no tubo interno 110. Quando um dado diferencial de pressão (entre o interior do tubo interno 110 e o exterior do tubo interno 110) é alcançado indicando tal posição travada, a válvula 124 abre permitindo que a broca 120 gire e avance ainda mais. Depois de um pequeno avanço da broca 120 o diferencial de pressão irá diminuir e a válvula 124 irá fechar. A válvula 124 irá oscilar aberta e fechada como necessário para manter a broca girando. A válvula 124 pode manter um diferencial de pressão desde cerca de 1 a cerca de 200 bar, por exemplo, desde cerca de 5 a cerca de 100 bar, ou desde cerca de 10 a cerca de 50 bar.
[00027] Fazendo referência agora à figura 2, em algumas configurações uma bomba 216 está ilustrada. A bomba 216 está dentro do tubo externo 208 e é conectada ao tubo interno 210. A bomba 216 inclui um rotor helicoidal 220 que gira com o tubo interno 210 e um estator helicoidal 222 que é adaptado para permanecer estacionário com o tubo externo. O estator helicoidal 222 é conectado ao tubo externo 208 por um ou mais suportes, rodas, rolos e ou balões infláveis 224. O rotor helicoidal 220 e o estator helicoidal 222 definem uma ou mais cavidades progressivas 226 que são adaptadas para avançar um fluido através da bomba 216, como mostrado pelas setas. Em algumas configurações, a bomba 216 é uma bomba de cavidade progressiva.
[00028] Em operação, fluido deixa o tubo interno 210 na extremidade inferior da bomba 216 para penetrar no estator 222. Fluido é movido pelas cavidades progressivas 226 para a extremidade superior da bomba 216, ponto no qual ela entra novamente no tubo interno 210. O tubo interno 210 pode ser dotado de perfurações nas extremidades superior e inferior.
Petição 870170070947, de 21/09/2017, pág. 12/21 / 12 [00029] Em algumas configurações, a bomba 216 é uma bomba de cavidade progressiva como divulgado por Moineau, na Patente U.S. Número 2.028.407 que é aqui com isto incorporada para referência em sua totalidade. Em algumas configurações, a bomba 216 é uma bomba de cavidade progressiva como divulgado por Underwood, na Patente U.S. Número 5.171.139 que é aqui com isto incorporada para referência em sua totalidade. Em algumas configurações, uma bomba de cavidade progressiva adequada é comercialmente disponível de Moyno, Inc. de Springfield, Ohio. Em algumas configurações, uma bomba de cavidade progressiva adequada é disponível comercialmente de Monoflo, Inc. de Houston, Texas.
[00030] Fazendo referência agora à figura 3, em algumas configurações uma bomba 316 está ilustrada. A bomba 316 está dentro do tubo externo 308 e é conectada ao tubo interno 310. A bomba 316 inclui um ou mais conjuntos de impulsores 320 que giram com o tubo interno 310 e um estator helicoidal 322 que é adaptado para permanecer estacionário com o tubo externo. O estator 322 é conectado ao tubo externo 308 por um ou mais suportes, rodas, rolos e/ou balões 324. Impulsores 320 giram em relação ao estator 322 para avançar o fluido através da bomba 316, como mostrado pelas setas. Em algumas configurações a bomba 316 é uma turbina.
[00031] Em operação, fluido deixa o tubo interno 310 na extremidade inferior da bomba 316 para penetrar no estator 322. Fluido é movido por impulsores 320 para a extremidade superior da bomba 316 ponto no qual ele penetra novamente no tubo interno 310. O tubo interno 310 pode ser dotado de perfurações nas extremidades superior e inferior.
[00032] Fazendo referência agora à figura 4, em algumas configurações uma bomba 416 está ilustrada. A bomba 416 está dentro do tubo externo 408 e é conectada ao tubo interno 410. A bomba 416 inclui impulsor centrífugo 420 que gira com o tubo interno 410 e um estator helicoidal 422 que é adaptado para permanecer estacionário com o tubo
Petição 870170070947, de 21/09/2017, pág. 13/21 / 12 externo. O estator 422 é conectado ao tubo externo 408 por um ou mais suportes, rodas, rolos e/ou balões 424. O impulsor centrífugo 420 gira em relação ao estator 422 para avançar um fluido através da bomba 416 como mostrado pelas setas. Em algumas configurações, a bomba 416 é uma bomba centrífuga.
[00033] Em operação o fluido escoa para cima no tubo interno 410 na extremidade inferior da bomba 416 para penetrar no impulsor centrífugo 420. A força centrífuga move o fluido para fora no sentido do tubo externo 408 para a extremidade superior da bomba 416, ponto no qual ele penetra novamente no tubo interno 410. O tubo interno 410 pode ser dotado de perfurações na extremidade superior.
[00034] Fazendo referência agora à figura 5, em algumas configurações uma bomba 516 está ilustrada. A bomba 516 está dentro do tubo externo 508 e é conectada ao tubo interno 510. A bomba 516 inclui pistão 520 que é acoplado de maneira relativa ao tubo interno 510 abrigado dentro do cilindro 522 cujo pistão 522 e cilindro 522 são adaptados para permanecerem estacionários em rotação com o tubo externo. O cilindro 522 é dotado de válvulas 523a-523d. A bomba 516 pode ser conectada ao tubo superior 508 por um ou mais suportes, rodas, rolos ou balões 524. O pistão 520 move para trás e para a frente dentro do cilindro 522 para avançar um fluido através da bomba 516, como mostrado pelas setas.
[00035] Em operação, fluido escoa para cima no tubo interno 510 para o interior da extremidade inferior da bomba 516 para penetrar no cilindro 522 através da válvula 523b ou 523d. O pistão 520 força fluido para fora do cilindro 522 através da válvula 523a ou 523c para a extremidade superior da bomba 516 ponto no qual ele penetra novamente no tubo interno 510. O tubo interno 510 pode ser dotado de perfurações nas extremidades inferior e superior.
[00036] Quando o pistão 520 está movendo na direção da seta, a
Petição 870170070947, de 21/09/2017, pág. 14/21 / 12 válvula 523b está aberta e líquido está entrando na porção esquerda do cilindro 522, e a válvula 523d está fechada. A válvula 523c está aberta e fluido está deixando a porção direita do cilindro 522 e a válvula 523a está fechada.
[00037] Quando o pistão 520 está movendo no curso inverso, oposto à direção da seta, a válvula 523b está fechada e líquido está deixando a porção esquerda do cilindro 522 através da válvula 523d que está aberta. A válvula 523c está fechada e fluido está penetrando na porção direita do cilindro 522 através da válvula 523a que está aberta. Em algumas configurações, o pistão 520 pode ser substituído por um ou mais pistões posicionados longitudinalmente acionados por uma placa oscilante.
[00038] Fazendo referência agora à figura 6, em algumas configurações uma vista inferior da broca 620 é fornecida. A broca 620 tem um perímetro externo 608. A broca 620 tem uma abertura interna 610 adaptada para receber fluido e/ou cortes. A broca 620 tem elementos de corte 624 tal como aço, carbureto, diamante, diamante sintético, ou outros elementos de corte que são conhecidos na técnica.
[00039] Fazendo referência agora à figura 7, em algumas configurações uma vista inferior da broca 720 é fornecida. A broca 720 tem um perímetro externo 708. A broca 720 tem uma abertura interna 710 adaptada para receber fluido e/ou cortes. A broca 720 tem elementos de corte 724 tais como aço, carbureto, diamante, diamante sintético, ou outros elementos de corte como são conhecidos na técnica. Elementos de corte são montados em um ou mais de cone 714, cone 716 e cone 718, que podem ser adaptados para girar como é conhecido na técnica. Em algumas configurações, brocas adequadas podem ser brocas de PDC, diamante, cone de rolo ou cone de barril.
[00040] Em algumas configurações, embora o sistema de perfuração 100 esteja mostrado em um corpo de água 102, o sistema também pode ser
Petição 870170070947, de 21/09/2017, pág. 15/21 / 12 utilizado em terra a partir de uma barcaça de pântano, a partir de uma plataforma fixa, a partir de uma plataforma de perna de tração, a partir de uma massa flutuante de gelo, e em outros ambientes onde perfuração é necessária. [00041] Em algumas configurações, o sistema de perfuração 100 pode ser particularmente vantajoso em certos ambientes com baixos requisitos de pressão e/ou velocidade, por exemplo, em sedimentos rasos com baixa resistência à compressão, em escoamento de água rasa, em zonas esgotadas, em zonas mais espessas ou reservatórios empilhados onde o gradiente de pressão do fluido no local é significativamente mais baixo do que a pressão requerida para equilibrar a pressão de formação utilizando uma coluna a partir da superfície, em petróleo pesado onde a resistência não perturbada da formação pode ser devido de forma ampla à interação de petróleo/areia, em areias frágeis, para velocidades anulares mais baixas, para oscilações de pressão mais baixas, em formações de sal, tais como sal de magnésio que pode ser suscetível de lavagem, em metano em leito de carvão, em metano (condensado) em segmentos rasos onde amostragem geológica aprimorada é requerida para amostrar gás ou líquidos na formação, para amostrar cortes geológicos, para perfuração sub-equilibrada, para perfuração de tampa de lama pressurizada, para perfuração rasa em terra para evitar utilizar um tubo chaminé, abaixo de uma zona de circulação perdida severa, para perfuração sub-equilibrada de rocha dura para velocidade de penetração, e/ou flutuadores sem um tubo de subida, se a bomba está no alojamento que já foi ajustado. [00042] Em algumas configurações, o fluido de circulação pode ser um gás, por exemplo, um gás hidrocarboneto, um gás inerte tal como nitrogênio e/ou dióxido de carbono, por exemplo, a ser utilizado em condições bastante esgotadas. Em algumas configurações o fluido circulante pode ser uma espuma ou uma neblina. Em algumas configurações, o fluido circulante pode ser diesel. Cru, petróleo base, por exemplo, para evitar lavagem do óleo. [00043] Aqueles habilitados na técnica irão apreciar que diversas
Petição 870170070947, de 21/09/2017, pág. 16/21 / 12 modificações e variações são possíveis em termos das configurações divulgadas da invenção, configurações, materiais e métodos sem se afastar de seu espírito e escopo. Consequentemente, o escopo das reivindicações anexadas aqui abaixo e seus equivalentes funcionais não deveriam estar limitados por configurações particulares descritas e aqui ilustradas, uma vez que estas são meramente tomadas como exemplo por natureza.
Petição 870170070947, de 21/09/2017, pág. 17/21 / 3

Claims (15)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Sistema de perfuração (100), caracterizado pelo fato de compreender:
    um tubo (110) que compreende uma primeira extremidade e uma segunda extremidade;
    uma broca (120) junto à primeira extremidade do tubo (110) adaptada para perfurar um furo em uma formação (122);
    um rotador de tubo (112) junto a uma segunda extremidade do tubo (110) adaptado para girar o tubo (110); e, uma bomba (116) conectada ao tubo (110) entre a primeira extremidade e a segunda extremidade, a bomba (116) adaptada para transportar um fluido desde a primeira extremidade do tubo (110) para a segunda extremidade do tubo (110), a bomba (116) compreendendo uma primeira porção adaptada para girar com o tubo (110) e uma segunda porção adaptada para permanecer estacionária em relação ao tubo (110).
  2. 2. Sistema de perfuração (100) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de ser localizado em um tubular (108) ou um furo, o sistema ainda compreendendo uma coroa circular definida entre o tubo (110) e o tubular (108) ou o furo.
  3. 3. Sistema de perfuração (100) de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de ainda compreender uma âncora na coroa circular, a âncora conectada à segunda porção e ligada ao tubular (108) ou furo.
  4. 4. Sistema de perfuração (100) de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de a âncora ser selecionada dentre o grupo que consiste de suportes, rodas, rolos, e balões infláveis (224).
  5. 5. Sistema de perfuração (100) de acordo com qualquer uma das reivindicações 2 a 4, caracterizado pelo fato de ainda compreender uma válvula de desvio (124) que conecta a coroa circular com um interior da primeira extremidade do tubo (110), a válvula (124) adaptada para abrir quando um diferencial de pressão
    Petição 870170070947, de 21/09/2017, pág. 18/21
    2 / 3 entre a coroa circular e o interior da primeira extremidade do tubo (110) excede um valor estabelecido.
  6. 6. Sistema de perfuração (100) de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de o valor estabelecido ser desde 1 a 200 bar, por exemplo desde 5 a 100 bar ou desde 10 a 50 bar.
  7. 7. Sistema de perfuração (100) de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato de a bomba (116) compreender uma bomba (116) de cavidade progressiva.
  8. 8. Sistema de perfuração (100) de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato de a bomba (116) compreender uma turbina com impulsores.
  9. 9. Sistema de perfuração (100) de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato de a bomba (116) compreender uma bomba (116) centrífuga.
  10. 10. Sistema de perfuração (100) de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato de a bomba (116) compreender um ou mais pistões.
  11. 11. Sistema de perfuração (100) de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 10, caracterizado pelo fato de a broca (120) compreender uma pluralidade de elementos de corte (624) e uma abertura interna (610) conectada diretamente a um interior da primeira extremidade do tubo (110).
  12. 12. Sistema de perfuração (100) de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 10, caracterizado pelo fato de a broca (120) compreender uma pluralidade de elementos de corte (624) sobre pelo menos cones rotativos e uma abertura interna (610) conectada diretamente a um interior da primeira extremidade do tubo (110).
  13. 13. Método para alargar um furo, caracterizado pelo fato de compreender:
    montar uma broca (120) a um tubo (110);
    Petição 870170070947, de 21/09/2017, pág. 19/21
    3 / 3 colocar a broca (120) e o tubo (110) no furo;
    girar o tubo (110) e a broca (120) no furo para alargar o furo;
    colocar um fluido em uma coroa circular entre o furo e o tubo (110);
    girar uma porção de uma bomba (116) com o tubo (110) rotativo; e, bombear o fluido através da broca (120) e através do tubo (110) com a bomba (116).
  14. 14. Método de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de ainda compreender:
    desviar a broca (120) e bombear o fluido diretamente a partir da coroa circular e através do tubo (110) quando um diferencial de pressão entre a coroa circular e o interior do tubo (110) exceder um valor estabelecido.
  15. 15. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 13 ou 14, caracterizado pelo fato de ainda compreender:
    ancorar pelo menos uma porção da bomba (116) ao furo para manter a porção ancorada do giro.
    Petição 870170070947, de 21/09/2017, pág. 20/21
    1/7
BRPI0709761-1A 2006-04-05 2007-04-04 Sistema de perfuração, e, método para alargar um furo BRPI0709761B1 (pt)

Applications Claiming Priority (4)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US78951206P 2006-04-05 2006-04-05
US60/789512 2006-04-05
US60,789/512 2006-04-05
PCT/US2007/065931 WO2007118110A2 (en) 2006-04-05 2007-04-04 Drilling systems and methods

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0709761A2 BRPI0709761A2 (pt) 2011-07-26
BRPI0709761B1 true BRPI0709761B1 (pt) 2018-02-14

Family

ID=38581803

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0709761-1A BRPI0709761B1 (pt) 2006-04-05 2007-04-04 Sistema de perfuração, e, método para alargar um furo

Country Status (4)

Country Link
US (1) US7810583B2 (pt)
BR (1) BRPI0709761B1 (pt)
GB (1) GB2451764B (pt)
WO (1) WO2007118110A2 (pt)

Families Citing this family (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US12013155B2 (en) 2007-06-28 2024-06-18 Nikola Lakic Self-contained in-ground geothermal generator and heat exchanger with in-line pump used in several alternative applications including the restoration of the Salton Sea
US9982513B2 (en) 2009-09-19 2018-05-29 Nikola Lakic Apparatus for drilling deeper and wider well bore with casing
US11098926B2 (en) 2007-06-28 2021-08-24 Nikola Lakic Self-contained in-ground geothermal generator and heat exchanger with in-line pump used in several alternative applications including the restoration of the salton sea
WO2011035266A2 (en) * 2009-09-19 2011-03-24 Nikola Lakic Apparatus for drilling faster, deeper and wider well bore
US8827009B1 (en) * 2010-05-10 2014-09-09 Robert E. Rankin, III Drilling pressure intensifying device
US8210283B1 (en) 2011-12-22 2012-07-03 Hunt Energy Enterprises, L.L.C. System and method for surface steerable drilling
CN103711119B (zh) * 2013-12-18 2015-10-28 中铁大桥局集团第四工程有限公司 一种钻孔桩泥浆风动防沉循环系统及使用方法
WO2015160417A1 (en) * 2014-04-15 2015-10-22 Halliburton Energy Services, Inc. Forming a subsea wellbore
CN104179455A (zh) * 2014-08-25 2014-12-03 江苏长城石油装备制造有限公司 一种钻头防堵管装置
CN104764625B (zh) * 2015-04-14 2017-06-27 河南理工大学 一种煤层低温取样装置及方法
CN106323534B (zh) * 2016-08-02 2018-08-17 东南大学 一种自钻式承压水头原位测试装置及其使用方法
US11933158B2 (en) 2016-09-02 2024-03-19 Motive Drilling Technologies, Inc. System and method for mag ranging drilling control

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2028407A (en) 1932-04-29 1936-01-21 Moineau Rene Joseph Louis Gear mechanism
US2306118A (en) * 1941-03-20 1942-12-22 Socony Vacuum Oil Co Inc Earth boring device
US4049066A (en) 1976-04-19 1977-09-20 Richey Vernon T Apparatus for reducing annular back pressure near the drill bit
US4368787A (en) 1980-12-01 1983-01-18 Mobil Oil Corporation Arrangement for removing borehole cuttings by reverse circulation with a downhole bit-powered pump
US4630691A (en) * 1983-05-19 1986-12-23 Hooper David W Annulus bypass peripheral nozzle jet pump pressure differential drilling tool and method for well drilling
US4744426A (en) * 1986-06-02 1988-05-17 Reed John A Apparatus for reducing hydro-static pressure at the drill bit
FR2603329B1 (fr) * 1986-08-27 1988-11-25 Total Petroles Stabilisateur pour garniture de forage
US5171139A (en) 1991-11-26 1992-12-15 Smith International, Inc. Moineau motor with conduits through the stator
US6896075B2 (en) 2002-10-11 2005-05-24 Weatherford/Lamb, Inc. Apparatus and methods for drilling with casing

Also Published As

Publication number Publication date
WO2007118110A2 (en) 2007-10-18
GB2451764A (en) 2009-02-11
GB0817323D0 (en) 2008-10-29
US20090145662A1 (en) 2009-06-11
US7810583B2 (en) 2010-10-12
BRPI0709761A2 (pt) 2011-07-26
WO2007118110A3 (en) 2008-01-17
GB2451764B (en) 2011-04-20

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0709761B1 (pt) Sistema de perfuração, e, método para alargar um furo
CA2362209C (en) Drilling method
US4825963A (en) High-pressure waterjet/abrasive particle-jet coring method and apparatus
CN110799722B (zh) 减轻钻井循环漏失
CN102149895A (zh) 钻弯曲井眼的可导向的导向钻头、钻井系统和方法
AU2010224821B2 (en) Method and device for drilling shafts in ground layers consisting of rock, clay and/or related materials
MXPA02008570A (es) Ensamble de perforacion para pozo abajo, con bomba de chorro independiente.
US3840079A (en) Horizontal drill rig for deep drilling to remote areas and method
US20190309579A1 (en) Wellbore drill bit nozzle
US6899188B2 (en) Down hole drilling assembly with concentric casing actuated jet pump
EP2140100A2 (en) Drilling system with a barrel drilling head driven by a downhole tractor
US8074717B2 (en) Drilling method and downhole cleaning tool
US4516633A (en) Blind shaft drilling
US20020157871A1 (en) Apparatus and method of oscillating a drill string
AU716089B2 (en) Method and device for driving bore-holes, specially in the sea bed, using a guide tip.
RU156918U1 (ru) Буровая установка
WO2008016965A1 (en) Cleaning apparatus and method
RU2190089C1 (ru) Способ глубокой перфорации обсаженных скважин
RU2122099C1 (ru) Легкая передвижная буровая шлангокабельная установка для бурения скважин большого диаметра на воду
RU2244794C1 (ru) Способ вскрытия водоносных горизонтов вертикальной скважиной и установка для его реализации
RU2450112C1 (ru) Устройство для бурения скважины и её эксплуатации
Ueda Some thoughts on deep core drilling systems design
US234214A (en) David h
RU2255198C1 (ru) Центратор-турбулизатор шаровой
CA2703339A1 (en) Drilling plugs and the like in wells

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]
B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 16A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2717 DE 31-01-2023 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.