BRPI0709329A2 - método para determinar uma relação entre um primeiro animal e um segundo animal, e um sistema para determinar uma relação entre um primeiro animal e um segundo animal - Google Patents

método para determinar uma relação entre um primeiro animal e um segundo animal, e um sistema para determinar uma relação entre um primeiro animal e um segundo animal Download PDF

Info

Publication number
BRPI0709329A2
BRPI0709329A2 BRPI0709329-2A BRPI0709329A BRPI0709329A2 BR PI0709329 A2 BRPI0709329 A2 BR PI0709329A2 BR PI0709329 A BRPI0709329 A BR PI0709329A BR PI0709329 A2 BRPI0709329 A2 BR PI0709329A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
animal
animals
proximity
relationship
determining
Prior art date
Application number
BRPI0709329-2A
Other languages
English (en)
Inventor
David A Wright
Original Assignee
Riform Pty Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from AU2006901421A external-priority patent/AU2006901421A0/en
Application filed by Riform Pty Ltd filed Critical Riform Pty Ltd
Publication of BRPI0709329A2 publication Critical patent/BRPI0709329A2/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G06COMPUTING; CALCULATING OR COUNTING
    • G06QINFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGY [ICT] SPECIALLY ADAPTED FOR ADMINISTRATIVE, COMMERCIAL, FINANCIAL, MANAGERIAL OR SUPERVISORY PURPOSES; SYSTEMS OR METHODS SPECIALLY ADAPTED FOR ADMINISTRATIVE, COMMERCIAL, FINANCIAL, MANAGERIAL OR SUPERVISORY PURPOSES, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • G06Q10/00Administration; Management
    • G06Q10/08Logistics, e.g. warehousing, loading or distribution; Inventory or stock management
    • G06Q10/087Inventory or stock management, e.g. order filling, procurement or balancing against orders
    • GPHYSICS
    • G06COMPUTING; CALCULATING OR COUNTING
    • G06QINFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGY [ICT] SPECIALLY ADAPTED FOR ADMINISTRATIVE, COMMERCIAL, FINANCIAL, MANAGERIAL OR SUPERVISORY PURPOSES; SYSTEMS OR METHODS SPECIALLY ADAPTED FOR ADMINISTRATIVE, COMMERCIAL, FINANCIAL, MANAGERIAL OR SUPERVISORY PURPOSES, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • G06Q50/00Information and communication technology [ICT] specially adapted for implementation of business processes of specific business sectors, e.g. utilities or tourism
    • G06Q50/02Agriculture; Fishing; Forestry; Mining

Landscapes

  • Business, Economics & Management (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Economics (AREA)
  • Marketing (AREA)
  • Theoretical Computer Science (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • General Business, Economics & Management (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Tourism & Hospitality (AREA)
  • Strategic Management (AREA)
  • Human Resources & Organizations (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Finance (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Mining & Mineral Resources (AREA)
  • Marine Sciences & Fisheries (AREA)
  • Animal Husbandry (AREA)
  • Agronomy & Crop Science (AREA)
  • Accounting & Taxation (AREA)
  • Primary Health Care (AREA)
  • Development Economics (AREA)
  • Entrepreneurship & Innovation (AREA)
  • Operations Research (AREA)
  • Quality & Reliability (AREA)
  • Management, Administration, Business Operations System, And Electronic Commerce (AREA)
  • Radar Systems Or Details Thereof (AREA)
  • Investigating Or Analysing Biological Materials (AREA)
  • Measuring And Recording Apparatus For Diagnosis (AREA)

Abstract

MéTODO PARA DETERMINAR UMA RELAçãO ENTRE UM PRIMEIRO ANIMAL E UM SEGUNDO ANIMAL, E UM SISTEMA PARA DETERMINAR UMA RELAçãO ENTRE UM PRIMEIRO ANIMAL E UM SEGUNDO ANIMAL, um método é fornecido para determinar uma relação entre um primeiro animal e um segundo animal, cujo método compreende as etapas de: (i) gerar um perfil de proximidade compreendendo as informaçóes com relação à freqúência e duração das incidências de proximidade para um primeiro animal candidato com relação a um ou mais segundosanimais candidatos; e (ii) analisar o perfil de proximidade para determinar se a interação entre o primeiro animal candidato e quaisquer dos segundos animais candidatos é indicativa de uma relação entre os animais; também é fornecido um sistema para uso em tal método.

Description

"MÉTODO PARA DETERMINAR UMA RELAÇÃO ENTRE UM PRIMEIRO ANIMAL E UM SEGUNDO ANIMAL, E UM SISTEMA PARA DETERMINAR UMA RELAÇÃO ENTRE UM PRIMEIRO ANIMAL E UM SEGUNDO ANIMAL"
Campo e Histórico da invenção
A presente invenção refere-se aos métodos para determinar relações entre os animais, tais como, uma relação genética, ao gravar e analisar a freqüência e duração de proximidade dos animais entre si sobre um período de tempo.
Um impedimento significativo para o aprimoramento genético de gado doméstico em grupos comerciais de animais nos ambientes de ampla produção de animal, especialmente grandes fazendas em excesso de 250 animais de reprodução, é o custo e a impraticabilidade para determinar uma relação maternal e genética entre mãe e descendência.
Nas operações pedigree, garanhão ou ovelha, a linhagem genética de descendência é gravada usando práticas e métodos de criação convencional de gado, i.e., um animal recém-nascido é tipicamente identificado como pertencente a uma mãe específica no nascimento, logo após isso ou antes da desmama através de identificação visual.
Isso é atingido pelo pessoal envolvido na produção de gado concluindo as inspeções diárias de todos os animais recém-nascidos em uma fazenda e fisicamente determinando o número de referência deidentificação de cada descendência individual e sua mãe. Isso pode ocorrer através de leitura visual do número em uma etiqueta de orelha ou tatuagem da mãe e descendência, ou varredura de um código de barras ou número de referência codificado em um microchip usando um Dispositivo de Identificação por Freqüência de Rádio (RFID). 0 novo número de referência para a descendência é então gravado junto com o número de referência para á mãe. Isso também pode incluir outras tais informações, tais como, data de nascimento, sexo, marcações do animal, etc.
Um método alternativo usado posteriormente na vida, porém antes da desmama, é o de separar um grupo de mães de sua descendência e então retornar cada descendência individualmente em uma área de retenção contendo todas as mães até a mãe e descendência serem determinados visualmente como tendo sido reunidos. Esse processo pode ser tanto lento quanto impreciso, especialmente se a mãe estiver tensa ou se qualquer da descendência for gêmea, tiver desmamado sozinho, esteja doente ou tiver sido recentemente alimentado, entre outras questões.
Entretanto, nas operações mais amplas de gado, o número maior de animais de reprodução e o nivel inferior da densidade de estocagem tornam impraticável gravar a identidade genética da descendência em quaisquer desses modos, independentemente do custo.
Um método convencionalalternativo para determinar uma relação maternal e paternalde descendência é através do uso de tipagem por DNA, entretanto, esse método até a data é impedido por custo e impraticável em uma ampla escala.
Dessa forma, conforme os números aumentos e as densidades de estocagem diminuem, existe um aumento desproporcional nos recursos exigidos para determinar essas relações genéticas. De forma correspondente, na maioria das situações em todo o mundo, a gravação da relação maternal não é realizada na maioria dos programas de reprodução de animal doméstico em larga escala.
Esse impedimento aoaprimoramento genético (e, portanto, níveis lucrativos) por muito tempo causou prejuízo aos negócios envolvidos na ampla produção de animal (tais como, produção de gado bovino, 1ovelha ou cabra) conforme comparado os negócios envolvidos na produção intensiva de animal (tais como, produção de porco, aves e ovo).
Essa desvantagem nos ambientes de ampla produção de animal é aumentada pelo longo intervalo de geração do gado bovino, ovelha e cabras conforme comparado ao curto intervalo de geração e rápida movimentação de geração nas indústrias de produção intensiva de animal, tais como porco e aves.
Qualquer discussão da técnica anterior por toda a especificação de nenhum modo deve ser considerada como uma admissão de que tal técnica anterior é amplamente conhecida ou forma parte de um conhecimento geral comum no setor.Sumário da invenção
A presente invenção busca superar ou melhorar as impraticabilidades, impedimentos, desvantagens e custos dos métodos convencionais acima descritos ao fornecer um método com base no rastreamento eletrônico dos animais para gravar e analisar as interações entre os animais. Por exemplo, em algumas configurações, a invenção foi desenvolvida para permitir que a relação maternal (e, portanto, genética) entre a mãe e sua descendência em animais vivos seja. exclusivamente identificada e. gravada. Nesse contexto, uma aplicação significativa da invenção é a de facilitar e otimizar o aprimoramento genético mais rápido em programas comerciais de reprodução nos ambientes de ampla produção com animais domésticos, tais como, gado bovino, ovelha e cabras, que seria de outro modo impraticável e impedido por custo usando os métodos convencionais.
Esse ' aspecto da presente invenção é com base no principio de que os animais que amamentam, alimentam ou cuidam de seus filhotes, o fazem com regularidade, sejam todos os dias, ou dentro de um período mínimo de dias. A freqüência e duração de proximidade de um animal a outro animal é planejada para combinar um período mínimo quando a descendência está se alimentando ou sendo cuidada por um pai. Por exemplo, em animais que amamentam seus filhotes, isso poderia incluir um período ou duração mínima quando uma descendência está se alimentando de sua mãe lactante.Em termos gerais, a
proximidade entre dois ou mais animais, conforme determinada usando identificadores, tais como, dispositivos de identificação por freqüência de rádio (RFIDs), é gravada sobre um período de tempo e o perfil resultante de proximidade usado para estabelecer se uma relação, tal como uma relação genética, uma relação reprodutiva ou relação social existe entre quaisquer dos animais monitorados.
As informações de proximidade gravadas incluem não só simplesmente o número de ocasiões que os animais específicos ficam em proximidade, porém também a duração de cada evento de proximidade. Isso é necessário, pois somente gravar o número de ocasiões em que tais animais específicos ficam em proximidade não fornece as informações suficientes para uma conclusão confiável se dois determinados animais são relacionados ou são simplesmente em proximidade estreita por durações de tempo por outros motivos.
De forma correspondente, a presente invenção fornece um método para determinar uma relação, tal como, uma relação social ou genética, entre um primeiro animal e um segundo animal, cujo método compreende as etapas de:
(i) gerar um perfil de proximidade compreendendo as informações com relação à freqüência e duração deincidências de proximidade para um primeiro animal candidato com relação a um ou mais segundos animais candidatos; e
(ii) analisar o perfil de proximidade para determinar se a interação entre o primeiro animal candidato e quaisquerdos segundos animais candidatos é indicativo de uma relação entre os animais.
Em um aspecto relacionado, a presente invenção fornece um método para determinar uma relação, tal como, uma relação social ou genética, entre um primeiro animal e um segundo animal, cujo método compreende as etapas de:
(a) fornecer a um ou mais primeiros animais candidatos um identificador, tal como, um identificador eletrônico;
(b) fornecer a um ou mais segundos animais candidatos um identificador, tal como, um identificador eletrônico;
(c) gerar um perfil de proximidade compreendendo as informações com relação à freqüência e duração de incidências de proximidade para um primeiro animal candidato com relação a um ou mais segundos animais candidatos; e
(d) analisar o perfil de proximidade para determinar se a interação entre o primeiro animal candidato e quaisquer dos segundos animais candidatos é indicativa de uma relação entre os animais.
Em uma configuração, os identificadores compreendem um dispositivo de RFID, tal como, um dispositivo de RFID ativo ou passivo.
Em outra configuração, os dispositivos podem determinar a longitude e latitude, e opcionalmente a altitude, da posição do identificador (p.ex., um sistema de GPS).
Em uma configuraçãoespecifica, as incidências de proximidade somente são gravadas quando a proximidade entre um identificador para umprimeiro animal e um identificador para um segundo animal for menor do que uma distância pré-determinada e a duração de proximidade for maior do que um tempo pré-determinado. Em uma configuração preferida, as incidências de proximidade também são gravadas quando a duração de proximidade for menor do que um tempo pré-determinado, em outras palavras, a duração de proximidade está dentro de um período de tempo pré-determinado com limites de tempo mínimo e máximo ou mínimo. A vantagem de ter limiares máximos e mínimos para os eventos de duração de proximidade é que ainda aprimora a capacidade de discriminar os dados positivos verdadeiros dos dados positivos falsos.
Em uma configuração, o perfil de proximidade para um primeiro animal e um segundo animal é comparado a uma tabela ou banco de dados de parâmetros, tais como duração mínima e máxima e limiar de faixa, para determinar se uma relação existe entre o primeiro e segundo animais.
A presente invenção também fornece um sistema para determinar uma relação entre um primeiro animal e um segundo animal, cujo sistema compreende:
(i) meios para gravar a freqüência e duração de incidências de proximidade entre os animais de modo a gerar um ou mais perfis de proximidade; e
(ii) meios para analisar um ou mais dos perfis de proximidade para determinar se a interação entre quaisquer dos primeiros animais e quaisquer dos segundos animais é indicativa de uma relação entre os animais.Em um aspecto relacionado, a presente invenção também fornece um sistema para determinar uma relação entre um -primeiro animal e um segundo animal, cujo sistema compreende:
(a) uma pluralidade de identificadores, tais como identificadores eletrônicos, para anexação em uma pluralidade de primeiros animais;
(b) uma pluralidade de identificadores, tais como identificadores eletrônicos, para anexação em umapluralidade de segundos animais;
(c) meios para gravar a freqüência e duração de incidências de proximidade entre os animais de modo a gerar um ou mais perfis de proximidade, p.ex., dentro dos limiares ou parâmetros específicos; e
(d) meios para analisar um ou mais dos perfis de proximidade para determinar se a interação entre quaisquer dos primeiros animais e quaisquer dos segundos animais é indicativa de uma relação entre os animais.
A presente invenção também fornece um sistema para determinar uma relação entre um primeiro animal e um segundo animal, cujo sistema compreende:
(i) meios para gravar a posição dos animais em uma pluralidade de pontos de tempo;
(ii) meios para determinar a freqüência e duração de incidências de proximidade entre os animais usando os dados de posição de modo a gerar um ou mais perfis de proximidade; e(iii) meios para analisar um ou mais dos perfis de
proximidade para determinar se a interação entre quaisquer dos primeiros animais e quaisquer dos segundos animais é indicativa de uma relação entre os animais.
EIm um aspecto relacionado, a presente invenção também fornece um sistema para determinar uma relação entre um primeiro animal e um segundo animal, cujo sistema compreende:
(a) uma pluralidade de identificadores, tais como identificadores eletrônicos, para anexação em uma pluralidade de primeiros animais;
(b) uma pluralidade de identificadores, tais como identificadores eletrônicos, identificadores para anexação em uma pluralidade de segundos animais;
(c) meios para gravar a posição dos animais em uma pluralidade de pontos de tempo;
(d) meios para determinar a freqüência e duração de incidências de proximidade entre os animais usando os dados de posição de modo a gerar um ou mais perfis de proximidade; e
(e) meios para analisar um ou mais dos perfis de proximidade para determinar se a interação entre quaisquer dos primeiros animais e quaisquer dos segundos animais é indicativa de uma relação entre os animais.
Tipicamente, o sistema da invenção é usado no método da invenção. De forma correspondente, a presente invenção também fornece o uso do sistema da invenção para determinar uma relação entre um primeiro animal e um segundo animal.Os métodos e sistemas da invenção também podem ser usados em reverso, de modo a gerar informações sobre a freqüência e duração de instâncias de proximidade entre os animais. Isso pode envolver a análise das instâncias de proximidade entre dois animais, cuja relação já seja conhecida (p.ex., tendo sido previamente determinada por teste genético). De forma oposta, pode ser usado para analisar as instâncias de proximidade com o tempo para os animais cujas relações são desconhecidas. As informações podem ser usadas de modo a gerar os limiares ou parâmetros usados para analisar os perfis de proximidade gerados subseqüentemente com relação a outros animais ou grupos de animais para determinar se a mesma relação existe entre dois animais cuja relação não tenha sido caracterizada.
De forma correspondente, a presente invenção ainda fornece um método para identificar os limiares de proximidade e/ou parâmetros caracterizando a relação de interesse entre um primeiro animal e um segundo animal, cujo método compreende as etapas de:
(a) fornecer a um primeiro animal um identificador, tal como, um identificador eletrônico;
(b) fornecer a um segundo animal um identificador, tal como, um identificador eletrônico;
(c) gravar as instâncias de proximidade entre o primeiro e o segundo animal sobre um período pré-determinado; e(d) gerar limiares e/ou parâmetros com relação à freqüência e duração de incidências de proximidade entre o primeiro animal e o segundo animal sobre o período pré-determinado.
Tipicamente, a relação entre o animal já - é conhecida. Entretanto, em algumas circunstâncias, também pode ser possível usar a mesma metodologia em que a relação entre os dois animais ainda não tenha sido caracterizada, considerando que a relação possa ser prontamente aparente a partir dos dados obtidos sobre um período de tempo.
Os identificadores são tais que são dispositivos que podem (i) gravar e/ou transmitir os dados de proximidade e/ou local; ou (i'i) ser interrogados por outro dispositivo ou lidos remotamente. Preferivelmente, os identificadores compreendem um dispositivo de RFID, e/ou um dispositivo que pode gravar e/ou transmitir o local do dispositivo, tais como, um dispositivo de GPS. Descrição detalhada da invenção
Exceto se definido de outro modo, todos os termos técnicos e científicos aqui utilizados possuem os mesmos significados conforme comumente entendidos por aquele com habilidade na técnica.
Por toda a descrição e reivindicações, as palavras 'compreendem1, 'compreendendo', e semelhantes devem ser interpretadas em um sentido exclusivo conforme oposto a um sentido exclusivo ou exaustivo; isto é, no sentido de "incluindo, porém sem limitação".Por toda esta especificação, a referência aos valores numéricos, exceto se declarado de outra forma, deve ser considerada como significando "cerca de" tal valor numérico. O termo "cerca de" é usado para indicar que um valor inclui a variação inerente de erro para o dispositivo e o método sendo empregados para determinar o valor, ou a variação que existe entre os objetos do estudo.
A presente invenção é direcionada aos métodos e sistemas para determinar as relações individuais de animal dentro de grupos de animais das mesmas espécies, tais como, relações sociais ou genéticas. O método é usado para determinar as relações de animais dentro de um grupo ao gravar e subseqüentemente analisar a freqüência e duração de incidências de proximidade entre os animais, tipicamente por referência aos limiares ou parâmetros especificados, conforme será discutido em mais detalhes abaixo.
As relações especificas que podem ser determinadas usando o método da invenção incluem:
(a) Relação maternal entre mãe e descendência
(b) Relação paternal entre pai e descendência
(c) Relação reprodutiva entre uma mãe e pai de descendência
(d) Relação de irmãos
(e) Idade aproximada de progênie com base em data provável de concepção e comprimento da gestação para diferentesespécies e raças.
Os métodos da invenção também podem ser usados, opcionalmente em combinação com outrosmétodos e tecnologias, onde apropriado, para monitorar ou determinar:
(a) Contato social entre os animais de mesma ou diferente espécie
(b) Questões comportamentais entre os animais de mesma ou diferente espécie
(c) Comportamento reprodutivo entre os animais .
(d) Fertilidade, infertilidade ou fecundidade de um pai ou mãe
(e) A ocasião de.acasalamento de animais
(f) O local de todos os animais para reunirem-se ou animais machos, de modo que possam ser retirados para controlar a ocasião do acasalamento
(g) O sucesso de uma mãe ao criar a descendência
(h) Comportamento parental
(i) Comportamento predatório entre os animais (j) Saúde, doença ou morte dos animais
(k) Contato entre os animais de mesma ou diferente espécie para rastrear doença
(l) Rastreabilidade dos animais
(m) Monitoramento ou cálculo da produção de metano para fins ambientais ou negociação de carbono
(n) Inventário de animal
(o) O local ou roubo de animais
(p) Comportamento de pastoreio
(q) Rastreamento de animais para analisar os padrões de pastoreio e utilização de pasto
(r) Áreas em que os animais podem pastorear ou ser detidos (cercas virtuais).Os métodos podem ser aplicados, por exemplo, para determinar a relação, tais como relações maternais (e outras genéticas) em ambientes com produção mais ampla ou em populações selvagens nativas ou para determinar as relações sociais e interação entre os animais vivos em ambientes amplos e intensivos ou em populações selvagens nativas.
O método da invenção pode ser aplicado em uma faixa de diferentes animais, incluindo tanto vertebrados, tais como mamíferos, pássaros, anfíbios, peixe e répteis, quanto invertebrados, tais como insetos (p.ex., besouros e baratas) e crustáceos (p.ex., caranguejos e lagostas). Os animais aos quais o método pode ser aplicado podem ser domesticados (p.ex., gado, tal como, gado bovino, ovelha, cabras, cavalos, camelos, porcos, aves, emas, avestruzes, lhamas e alpacas). Alternativamente, os animais podem ser animais selvagens (não domesticados).
Os métodos da invenção, especialmente com relação à determinação da relação genética, podem ser aplicados com relação aos animais que possuem descendência somente uma vez, cada diversos anos, uma vez ao ano ou mais de uma ocasião durante um ano.
Em uma configuração específica, os animais são aqueles que possuem incidências regulares e diárias de contato parental com sua descendência após o nascimento ou incubação de um ovo até desmamados, tal período sendo pelo menos uma semana ou um mês, ou diversos meses, dependente dasespécies ou circunstâncias. Isso pode se aplicar aos grupos ou unidades familiares individuais.
Em uma configuração, os métodos da invenção podem ser usados com relação a tais animais cuja descendência é incapaz de alimentar-se ou arranjar-se por si sós e são, portanto, tipicamente alimentados ou cuidados por um pai.
Tais animais incluem aqueles cuja descendência mama de suas mães, tipicamente diariamente, a partir do momento de nascimento até desmama. A descendência recém-nascida tipicamente mamará de suas mães por curtas durações freqüentemente por todo o dia e à noite, sejam em intervalos regulares ou variados. Isso poderia ser diversas ou mais vezes ao dia. Durante esses encontros, a descendência está em proximidade muito estreita com suas mães (i.e., a boca está ligada ao mamilo), e é a duração e freqüência dessa proximidade que forma a base para identificar uma relação de mãe/descendência conforme.será ainda abaixo descrito.
Em outra configuração, o método pode ser aplicado em outros animais, incluindo aqueles das quatro classes de vertebrados (pássaros, répteis, peixe e anfíbios) que não -amamentam ou cuidam de- sua descendência, porém que regularmente alimentam ou cuidam de sua descendência até arranjarem-se por si só.
A amamentação, cuidado ou alimentação de descendência da forma descrita acima são doravante denominados como eventos de alimentação.Tipicamente, a freqüência de incidências que a descendência estará em proximidade estreita com sua mãe para os eventos de alimentação será mais alta enquanto são jovens, porém a duração será mais curta. Conforme a descendência envelhece, a freqüência dos eventos de alimentação pode reduzir, ou alternativamente chegar a um pico e então reduzir. A duração de cada evento de alimentação individual pode reduzir com o tempo ou, de forma semelhante, pode aumentar até um pico antes de reduzir.
Entre os eventos dealimentação, a descendência pode permanecer em proximidade estreita com suas mães por períodos amplos ou as mães podem movimentar-se para longe de sua descendência. Os períodos amplos de proximidade podem incluir não somente os eventos de alimentação, porém podem incluir os períodos de proximidade que não sejam eventos de alimentação, doravante descritos como eventos de não alimentação.
Os exemplos de eventos de não alimentação em que a descendência permanece em proximidade estreita com sua mãe ou pai incluem no caso em que a descendência passeia ou está seguindo sua mãe, está na bolsa de sua mãe, dormindo próxima a sua mãe ou pai, sendo tratada, cuidada ou confortada por sua mãe ou pai ou simplesmente socializando com qualquer um ou ambos os pais.
Entre os eventos dealimentação e os eventos de não alimentação, a descendência pode ficar algum tempo longe de sua mãe ou pais. Isso pode incluir estando com seus irmãos, com outra descendência de origem diferente ou com mães ou pais que atuam comoprotetores ou pais adotivos para a descendência, além de seus próprios, enquanto um mãe ou pai ua descendência estiver ausente por um motivo ou outro. Doravante, os eventos de alimentação e os eventos de não alimentação em que a descendência está com um ou outro pai são os exemplos do que é descrito coletivamente no presente como "eventos de relação".
Em outros momentos, a descendência e pais podem ficar algum tempo sozinhos. Esses tipos de eventos são doravante descritos como eventos de não relação.
Captura e Processamento dos Dados de Proximidade
Os dados com relação à freqüência e duração de incidências dos eventos de proximidade entre os animais podem ser subseqüentemente analisados para determinar as relações de animal. Os dados com relação à freqüência e duração de incidências dos eventos de proximidade entre dois animais é no presente designados como um perfil de proximidade. Um evento de proximidade é o caso em que dois animais são determinados como estando em uma distância mínima pré-determinada entre-si, que tipicamente variará entre as diferentes espécies. Os eventos de proximidade podem ou não atender os critérios para um evento de relação, tais como, um evento de alimentação, que exige análise adicional com relação à duração da proximidade, tipicamente com referência aos parâmetros, tais como, limiares mínimos, e opcionalmente máximos.Os dados com relação à freqüência e duração de incidências dos eventos de proximidade entre dois animais são tipicamente capturados diretamente ou derivados dos dados capturados brutos usando um dos seguintes dois métodos:
Método 1 Registrando as posições dos animaisindividualmente identificados em diversos pontos de tempo e calculando as distâncias entre os animais em tais pontos de tempo.
Método 2 Registrando os encontros entre os animais individualmente identificados
Um animal individualmente identificado significa que o animal possui um número de ID de animal ou um dispositivo de RFID que foi emitido ao animal, o que permite ao animal ser distinguido de outros animais. Preferivelmente, o animal pode ser identificado exclusivamente. Os animais individualmente identificados também terão uma gravação associação dos detalhes do animal, tais como, o sexo do animal e opcionalmente uma gravação associação do ano, mês, semana, data, momento, estação ou outro período que pode ser usado para diferenciar a idade ou período de nascimento entre os animais doravante mencionado como data ou período de nascimento (doravante denominado como dados associados). Esses dados podem ser armazenados em um banco de dados separadamente localizado de cada animal, ou armazenados em um identificador de animal, tal como, um dispositivo de RFID junto com uma ID única do animal.Ao processar as informações sobre os animais de muitos diferentes grupos de animais, outras informações adicionais podem ser solicitar, tais como, identificação de propriedade; e/ou identificação de grupo ao qual os animais pertencem.
Em termos amplos, o método 1 deriva os dados de proximidade ao primeiramente.capturar ou determinar a posição dos animais individualmente identificados, seja continuamente ou em intervalos pré-determinados, tais como, pelo menos a cada segundo ou 10 segundos, ou pelo menos a cada minuto. A posição pode ser fornecida em termos absolutos (p.ex., longitude geográfica e coordenadas de latitude) ou relativa a um ponto fixo (p.ex., coordenadas xy ou distância e ângulo). As informações de posição terão um carimbo de hora associado de modo que a duração de proximidade também possa ser determinada. Os dados de posição carimbados por hora para cada animal individualmente identificado podem então ser usados para calcular a distância entre quaisquer dois animais em determinado momento.
Esses dados são então ainda processados para determinar se quaisquer dois animais específicos estão dentro das distâncias mínimas especificadas em pontos específicos de tempo. Tais instâncias são gravadas como eventos de proximidade. Esses eventos de proximidade são então ainda processados para estabelecer a duração de proximidade. Tipicamente, isso pode ser realizado ao simplesmente agrupar junto os eventosseqüenciais de proximidade (i.e., em que os animais estão dentro da distância mínima especificada em cada ponto de tempo) para formar um conjunto de evento de proximidade e então determinar a duração de proximidade ao calcular o intervalo entre o primeiro evento de proximidade no conjunto e o último evento de proximidade no conjunto. O resultado é uma gravação carimbada por hora da duração de proximidade entre os dois animais ("uma gravação de proximidade"). Essas gravações carimbadas por hora coletivamente formam um perfil de proximidade entre os dois animais.
Em amplos termos, o método 2 deriva os dados de proximidade ao capturar diretamente os eventos de proximidade entre dois animais. Nesse caso, no caso em que os dois animais estejam dentro de uma faixa (i.e. dentro de uma distância mínima pré-determinada, tipicamente conforme determinado pela faixa de rádio dos dispositivos de RFID anexados aos animais), um carimbo de hora é gravado e quando os dois animais movimentam-se para fora da faixa, a duração total de proximidade também é gravada, resultando em uma gravação carimbada por hora da duração de proximidade entre os dois animais. Novamente, essas gravações carimbadas por hora (gravações de proximidade) coletivamente formam um perfil de proximidade entre os dois animais.
O perfil de proximidade obtidopelo método 1 ou método 2 ou por qualquer outro método adequado é então analisado conforme descrito em detalhes abaixo, tipicamente em combinação com os dados específicosde animal, tais como a idade e sexo dos animais, para determinar se uma relaçao especifica existe entre os animais.
O período mínimo em que os dados de proximidade precisarão ser gravados variará de espécie a espécie, dependendo do número de ocasiões ao dia que os dois animais aproximam-se de forma consistente com a relação desejada. Por exemplo, quando o método é usado para determinar a relação de mãe/descendência com base nos eventos de alimentação, algumas espécies exibem um grande número de eventos de alimentação ao dia (p.ex., ovelha) e freqüentemente será possível obter informações suficientes em menos de 24 horas de modo a permitir uma combinação confiável. Entretanto, outras espécies somente exibem poucos eventos de alimentação ao dia, tais como somente um ou dois, e em tal caso freqüentemente será necessário gravar e analisar os dados de proximidade por mais de um dia, tais como dois ou mais dias, ou pelo menos uma semana. Algumas espécies, tais como os pássaros, somente podem alimentar sua descendência uma vez por diversos dias e, portanto, pode ser necessário obter os dados de proximidade sobre um período de semanas, ao invés de dias.
Por exemplo, uma espécie específica de pássaro que, para fins de ilustração é denominado um pássaro "Far-Far", pode voar para longe por um período de até 5 dias. O pássaro deve retornar e alimentar sua prole dentro de 5 dias ou sua descendência morrerá. O pássaro pode retornar dentro de 5 dias e alimentar suadescendência por poucos minutos e então partir novamente em busca de alimento. Em um período de semanas, os limiares ou parâmetros especificados da freqüência e duração de proximidade quando comparado ao padrão efetivo do pássaro alimentando sua descendência permitirão que a relação entre pais e descendência seja determinada. 0 pássaro Far-Far pode aninhar dentro- de 30 centímetros de outro ninho. Os padrões únicos de freqüência e duração de proximidade dos pássaros Far-Far de cada ninho são usados para descartar encontros positivos falsos entre incidências de pais com descendência em ninhos que não são seus próprios.
De forma correspondente, em uma configuração, os dados de proximidade são gravados ou de outro modo derivados para pelo menos dois ou mais dias consecutivos, p.ex., por dois ou cinco dias ou pelo menos uma semana. Em outra configuração, os dados de proximidade são gravados ou de outro modo derivados por pelo menos duas ou mais semanas.
Em algumas configurações, poderá ser somente necessário gravar os dados de proximidade durante as horas do dia, considerando que em outras configurações poderá ser somente necessário gravar os dados de proximidade durante as horas da noite, dependendo do tipo de relação sendo determinada.
Eventos de Copulação
Além disso, os dispositivos usados para gravar os eventos de proximidade com machos (ou pais) também podem incorporar uma capacidade de coletar asgravações do macho copulando a fêmea e também podem gravar a direção ou rumo enfrentado pelo pai e mãe descritos como "Eventos de Copulação". Alternativamente, as gravações dos Eventos de Copulação podem ser gravadas em um dispositivo separado que também registra o momento dos Eventos de Copulação.
Os Eventos de Copulação conforme gravados em animais machos que são determinados como estando em proximidade estreita a uma mãe, podem ser usados para determinar a ocasião de um evento reprodutivo entre uma mãe e pai. Um Evento de Copulação é gravado quando o ângulo de um animal relativo ao chão altera-se ou atinge um ângulo mínimo quando um pai copula uma fêmea durante um período de cio.
0 perfil de proximidade egravação combinados dos Eventos de Copulação podem então ser analisados para determinar a data de concepção e, portanto, a idade de qualquer Descendência. Essas informações também podem ser capazes de serem usadas para determinar o possível pai de qualquer descendência.
Em outra configuração, esses dados podem ser usados para determinar a fertilidade, infertilidade ou fecundidade dos pais ou mães. Por exemplo, no caso em que múltiplos pais potenciais podem estar disponíveis para unir-se com uma mãe, um macho dominante pode ser responsável pela maioria dos eventos de copulação, porém como uma conseqüência de sua infertilidade, poderá resultar em muitas mães não ficando grávidas durantedeterminado ciclo de cio ou em diversos ciclos de cio. De forma oposta, somente uma porção de mães poderá engravidar de tal pai. Alternativamente, uma mãe pode acasalar, porém ela mesma pode não engravidar. De forma correspondente, o método pode ser usado para identificar as mães que são inférteis ou possuem baixos níveis de fertilidade ou fecundidade.
Análises dos Perfis de Proximidade
Os perfis de proximidade podem ser analisados manualmente ou usando um algoritmo implementado por computador. 0 processo de análise geralmente envolve a comparação da freqüência e duração de proximidade contra os parâmetros (incluindo os parâmetros, tais como, limiares mínimos, e opcionalmente máximos, para a duração de proximidade) que são uma característica de um tipo específico de relação entre dois animais de determinada espécie (e, onde aplicável, classificações inferiores taxonômicas, tais como, raças, variedades, subespécies, linhagens, etc.). Os parâmetros podem ser ajustados não somente para diferentes espécies, porém também para outros fatores biológicos, tais como, idade, saúde, número de descendência, número de mamilos, tamanho de grupo, bem como fatores ambientais, tais como, local geográfico, vegetação (p.ex., floresta, terreno aberto), terreno, pasto e nutrição, distância para água, clima, estação, temporada de acasalamento, condições climáticas e presença de predadores.
Duas possíveis abordagens para analisar um perfil de proximidade são (i) contagem dafreqüência de incidências de proximidade de duração pré-determinada ou especificada; e (ii) duração de proximidade de contagem total ao somar a duração de todos os eventos de proximidade gravados. A primeira abordagem, e preferida, usa um limiar especificado de duração ou parâmetro para validar cada gravação de proximidade. Uma gravação de proximidade validada é uma gravação de proximidade que atende o parâmetro de duração especificado e é doravante designada como "um evento de relação". 0 outro parâmetro é a 1freqüência das gravações de proximidade validadas (eventos de relação - i.e., freqüência das gravações de proximidade de duração especificada).
A "duração especificada" (também designada "duração pré-determinada") é um parâmetro ou parâmetros que incluem pelo menos um valor minimo de duração e opcionalmente um valor máximo de duração (de modo que os dois valores combinados fornecem uma faixa de durações válidas). Enquanto um parâmetro de duração máxima não é sempre exigido, observamos em alguns casos que os animais sob algumas condições podem misturar-se em proximidade estreita por períodos prolongados de tempo (p.ex., na sombra durante o calor do dia). 0 uso de um parâmetro de duração máxima auxilia na eliminação de tais interações do conjunto de dados validados e reduz ou evita os positivos falsos.
De forma semelhante, a freqüência dos eventos também pode ser especificada como uma faixa, tendo um valor mínimo e máximo, que pode sercaracterizado em termos de um valor mínimo e máximo ao dia ou qualquer outro período de tempo apropriado.
Independentemente das tecnologias empregadas para medir a freqüência e duração dos intervalos de proximidade, o perfil resultante de proximidade é subseqüentemente analisado mediante um conjunto de parâmetros (tais como, limiares de duração) que são uma característica de uma relação desejada, pelo menos na medida em que atuam para excluir positivos falsos. Conforme acima mencionado, a análise é convenientemente conduzida através de um algoritmo implementado por computador.
0 algoritmo pode ser calibrado para diferentes parâmetros e critérios de modo a permitir uma faixa de fatores entre espécies para analisar os perfis de proximidade de modo a determinar as relações entre os animais. Em muitos casos, os parâmetros podem ser derivados de uma faixa de estudos tendo sido previamente conduzidos na natureza de relações entre diversos animais.
A determinação de relações de pai/descendência e descendência/descendência, por exemplo, é com base no fato de que a descendência estará em proximidade diária estreita com sua mãe ou pai ou outra descendência regularmente para os eventos de alimentação, sejam eles amamentados ou alimentados até desmamados. Um número de estudos analisou essa relação em diferentes espécies. Por exemplo, Ewbank, 1967, Comportamento Animal 15: 251-258 e Ewbank, 1963, Comportamento Animal 12: 34-37 fornecem osdados definidos na tabela abaixo para a duração de amamentaçao e f r θ CjuenC χ a para ovelhas.
Os dados fornecidos por Ewbank podem ser usados de modo a gerar, por exemplo, os parâmetros que são específicos para ovelhas que são mais novas do que 5 semanas, uma freqüência mínima de pelo menos 8 eventos ao dia de duração mínima de segundos, e opcionalmente uma duração máxima de 50 segundos.
Ovelhas - Duração Média dos Períodos Individuais de Amamentação / 10 12 Horas
<table>table see original document page 28</column></row><table>
Ovelhas - Freqüência Média da Taxa de Amamentação / 12 Horas1
<table>table see original document page 28</column></row><table>
1 Arredondado para o zero mais próximo
Outros estudos mostram que os bezerros mamam cerca de 4 ou 5 vezes ao dia por cerca de 6 a12 minutos. A duração mínima poderia, portanto, ser definida como 5 minutos com uma freqüência mínima de 3 eventos ao dia. Uma duração máxima opcional de 15 ou 20 minutos também poderia ser especificada.
Os outros dados para amamentação de bezerros cruzados de Charolês mostram uma faixa de duração de 6,9 para 10,7 minutos com uma média de 5,5 ocorrências ao dia (Somerville S.H., Lowman B.G., 1979, Etologia Animal Aplicada, 6: 369-373). Os dados para bezerros Zebu mostram uma duração média de 9,2 minutos (duração total de 64 minutos) com uma freqüência diária média de 6,7 (Hutchison H G, Woof R M, Mabon R M, 1962, Cient. Agric. J. Cambridge 59 : 301-315).
Outros estudos mostram que cada uma das diferentes espécies possui diferentes freqüências e duração de períodos de cuidado e amamentação. Por exemplo, os filhotes de búfalo da Europa alimentam-se por cerca de 5,5 a 7 minutos em uma freqüência média de cerca de 12 vezes ao dia (Daleszcyk K., 2004, Acta Theriologica 49 (4): 555-566). Os filhotes de golfinhos alimentam-se cerca de 4 vezes por hora por diversos segundos, diminuindo com a idade. Os coelhos, em contraste, tipicamente alimentam-se somente uma vez ao dia, por poucos minutos.
A calibração para derivar os parâmetros relevantes para condições ou situações específicas pode ser necessária para estimar as diferenças na freqüência e duração de incidências de proximidade paraos eventos de relação que existem entre as espécies e para ajustar aos fatores que resultarao em varxaçoes na freqüência diária e duração de incidências de proximidade (conforme acima descrito). Por exemplo, a freqüência e duração dos intervalos de proximidade para os eventos de alimentação tende a variar de acordo com dois fatores principais, isto é (i) espécie ou raça, e (ii) idade da descendência. Entretanto, banquete ou fome, por exemplo, pode substancialmente alterar o padrão normal da freqüência e duração para determinada espécie, raça ou idade de descendência que terá impacto sobre a calibração exigida.
Além disso, os fatores, tais como, local geográfico, condições climáticas prevalecentes e outra circunstância, poderão resultar em variações para a freqüência normal e duração de incidências de proximidade de amamentação, eventos de alimentação ou cuidado. Por exemplo, os animais não relacionados podem estar em proximidade estreita por períodos prolongados de duração durante o dia ou conforme medido durante um período de tempo enquanto descansando, ruminando ou dormindo. Sob essas condições, os parâmetros podem precisar ser ajustados para filtrar os dados positivos falsos gerados durante um período prolongado de duração de proximidade, p.ex., quando os animais buscam abrigo sob a sombra de uma árvore por diversas horas durante o calor de um dia. Os outros exemplos incluem enquanto procurando alimento ou alimentando-se em um canal, enquanto bebendo de umacanal, corrente, enquanto aninhados juntos por diversas horas ou mais durante os períodos de frio extremo ou por outros motivos.
Algumas espécies e raças procurarão alimento ou socializarão próximas entre si em grupos, indivíduos e outros grupos podem se espalhar em uma ampla área em diferentes momentos do dia. 0 tamanho de "paddock" ou área cercada, a quantidade de abrigo, forragem ou alimento disponível, predadores, etc., todos terão uma influência sobre a variação nos perfis normais de proximidade.
As diferenças de raça também podem estimar as variações nos perfis normais de proximidade, quando os animais sofrem diferentes condições climáticas ou sazonais. Por exemplo, as raças Bos taurus de gado bovino são mais sensíveis ao calor, porém melhor adaptadas às condições climáticas frias do que as raças Bos indicus I Sanga de gado bovino. Durante um dia quente, as raças Bos taurus de gado bovino ficarão ou deitarão sob a sombra de uma árvore em proximidade estreita entre si por diversas horas em um momento. Durante esse momento, a descendência pode mamar de sua mãe. Entretanto, nessas circunstâncias, a descendência tipicamente também mamará durante o frescor da manhã ou início de noite, quando não estiverem proximamente agrupados sob a sombra de uma árvore. Nessa instância, as incidências de proximidade em que a duração excede o limiar superior para eventos normais de amamentação devem ser descartadas da análise,independentemente de se a descendência mamou de sua mãe durante esse tempo. De forma semelhante, quando os animais são agrupados juntos por outros motivos, tais como acima descrito, esses dados também precisam ser descartados. Esses fatores podem resultar em um aumento no período de dias ou tempo exigido durante os quais uma análise de freqüência e duração de proximidade especificada deve ser realizada. Da mesma forma, o limiar máximo para a freqüência diária também pode ser necessário para ser reduzido.
As diferenças entre as espécies e raças também podem estimar as variações comportamentais na proximidade entre pais e descendência, quando procurando alimento ou caçando, ou conforme se movimentam das áreas de procura de alimento, ou terrenos de caça, para pontos de água. Dependendo da espécie e idade da descendência, e o tamanho da área cercada ou paddock em que os animais possam estar localizados, os pais que alimentam ou amamentam sua descendência (i.e. gado bovino ou ovelha) podem deixar sua descendência enquanto caminham por grandes distâncias para água em partes mais frescas do dia, tipicamente no início da noite. Esse é especialmente o caso case quando a descendência é mais jovem. Durante essas ocasiões, os pais e descendência obviamente estarão fora de uma faixa mínima de proximidade durante a qual os eventos de proximidade podem ser gravados enquanto localizados em pontos de água. Em áreas cercadas ou paddocks menores ou quando mais velhos, a descendência pode caminhar aos pontos de água com seus pais. Entretanto, é bem conhecido que osanimais dominantes beberão de um ponto de água antes que os animais menos dominantes .até sua sede for contida. Esse é especialmente o caso em que os pontos de água são canais. Em condições quentes, os animais mais dominantes beberão mais próximo à entrada de água em um canal em que a água é pura e fresca. Os animais menos dominantes beberão mais longe da entrada ou esperarão até o espaço no canal. estiver disponível. Nessas circunstâncias, a descendência também esperará até os pais tiverem contido sua sede. 0 tamanho, formato e acesso a um canal de água também terá uma influência sobre o comportamento dos pais dominantes ou menos dominantes e descendência. Os eventos de proximidade gravados durante essas ocasiões precisam ser filtrados das gravações dos Eventos de Cuidado de Alimentação e descartados como dados não validados. Em algumas áreas cercadas ou paddocks que possuem canais ou pontos de água permanentes, podem existir muitos pontos de águas naturais que se encherão e esvaziarão durante os períodos das condições sazonais úmidas ou secas. Por esses motivos, é necessário para determinar a proximidade de animais entre si, ao invés da proximidade de um pai e descendência em um ponto fixo.
Outro fator que pode de outro modo resultar em uma combinação de relação positiva falsa sem ter analisado os dados de proximidade em conformidade com os limiares especificados ou parâmetros para freqüência e duração de proximidade existe quando a descendência rouba ou furta alimento de outro pai. No gado bovino, por exemplo,isso é designado como "amamentação cruzada". As incidências de amamentação cruzada podem ocorrer com bezerros únicos, porém é freqüentemente observada mais freqüentemente no caso de bezerros gêmeos. Enquanto os gêmeos regularmente mamam de sua própria mãe, eles podem ser oportunistas e também mamar de outra mãe. Entretanto, é bem conhecido da literatura que a freqüência e duração da amamentação cruzada normalmente serão inferiores do que os limiares normais. De forma correspondente, com a finalidade de descartar as informações positivas falsas que surgem da amamentação cruzada, os limiares mínimos e máximos devem ser especificados.
Os parâmetros exigidos também podem ser derivados ao estudar as relações conhecidas entre os animais identificados. Tais parâmetros podem ser derivados por observação visual e/ou pela captura de dados usando os sistemas aqui descritos.
Em uma configuração, a duração mínima para uma gravação de proximidade para ser classificada como um evento de relação é de pelo menos 10 segundos, tais como pelo menos 20 ou 30 segundos.
Em algumas configurações, no caso em que os dados são gravados em dois ou mais dias, a análise dos dados pode considerar tais muitos eventos de relação que seriam esperados para ocorrer em um número de dias consecutivos. Por exemplo, a descendência que confia em seus pais para alimento (seja por amamentação ou alimento) ou cuidado, para muitas espécies, assim o fará a cadadia. A tabela ou banco de dados de parâmetros pode, portanto, também incluir um parâmetro de dias consecutivos mínimos. Os dados são gravados em um número de dias consecutivos. Se a análise inicial dos dados para dois animais de interesse mostrar que não existe pelo menos um evento de proximidade, ou evento de proximidade validado, cada dia para o número mínimo de dias consecutivos especificados pelo parâmetro de dias consecutivos, então um resultado negativo é gerado sem a necessidade para análise mais detalhada. Essa abordagem pode ser usada para auxiliar na eliminação ou redução de positivos falsos para eventos de relação que seriam esperados para ocorrer diariamente ou em pelo menos um número mínimo especificado de dias consecutivos.
Como exemplo, uma tabela ou banco de dados de parâmetros para uma espécie, tal como, coelhos, cuja descendência alimenta-se somente uma vez ao dia, por cerca de 2 minutos ao
<table>table see original document page 35</column></row><table>
Para outras espécies, tais como, ovelha, em que a descendência alimenta-se mais freqüentemente, porém por menos tempo:<table>table see original document page 36</column></row><table>
Uma tabela ou banco de dadosdiferente de parâmetros pode ser usado em diferentes idades conforme os padrões de alimentação se alteram, ou uma tabela ou banco de dados combinado que abrange a faixa total de idades. P.ex., para o exemplode ovelha na semana 8:
<table>table see original document page 36</column></row><table>
No caso em que a ovelha, porexemplo, é monitorada da semana 1 à semana 8, a tabela ou banco de dados dos parâmetros pode abranger a faixa total de limiares ouparâmetros para todas as idades. Por exemplo:
<table>table see original document page 36</column></row><table>
Processamento de Algoritmo
O algoritmo de software de processamento pode ser capaz de analisar os dados de proximidade para determinar somente um tipo de relação oupode ser planejado para determinar uma pluralidade de relações, ρ.ex., usando diferentes módulos. Essencialmente, as gravações de proximidade são analisadas e validadas mediante uma tabela ou banco de dados de limiares/parâmetros gravados em um banco de dados de referência para uma relação especifica para uma espécie especifica (opcionalmente com outros fatores, tais como, os fatores biológicos. e ambientais acima descritos, considerados). Um número de diferentes tipos de determinações de relação é descrito em mais detalhes abaixo, como exemplo.
I. Determinação de Descendência de Mãe (ou Pai) no Cenário de Cuidado de Alimentação.
II. Determinação de Irmãos no Cenário de Cuidado de Alimentação.
III. Determinação de Concepção.
IV. Determinação de Descendência de Pai e Idade de Descendência no Cenário de Concepção.
Uma tabela ou banco de dados de parâmetros pode ser fornecido, que contém as informações, tais como, parâmetros/limiares para freqüência e duração sobre cada espécie ou subespécie. Para cada espécie ou subespécie, o banco de dados pode compreender uma pluralidade de sub-tabelas refletindo as variações nos parâmetros de duração e freqüência sob diferentes condições biológicas ou ambientais. No inicio do processamento para cada módulo, a tabela ou banco de dados de parâmetros é lido e as informações relevantes para tal módulo são extraídas. Essas informações são designadas como "dados mestres deespécies", pois não se alteram durante o ciclo de processamento e da mesma forma, não está sujeito à interpretação. Na descrição de cada um dos cinco módulos, uma descrição é fornecida dos, dados mestres a serem incluídos no processamento para tal módulo.
Existem algumas peças de dados mestres, que são ainda descritos para evitar a necessidade de repetir essa descrição detalhada nas descrições de módulo abaixo.
<table>table see original document page 38</column></row><table>
Os limiares de Eventos Mínimos e Máximos de Cuidado de Alimentação Diário existem para as espécies que possuem uma mãe ou pai envolvido na alimentação ou cuidado diário de sua prole. Então, se a faixa esperada dos Eventos de Cuidado de Alimentação, para o grupo em questão, para a geração de descendência em questão, for, por exemplo, entre 5 e 10, conforme entre 5 e 10 eventos de alimentação ao dia, então esses seriam os valores' em que definiríamos essas variáveis.
Os limiares de Duração Mínima e Máxima de Cuidado de Alimentação novamente existem para aquelas situações em que existem eventos diários dealimentação ou cuidado (se assim então, os limiares de duração mínima e máxima esperados para tal evento são armazenados aqui, por exemplo, duração entre 3 e 10 minutos).
Faixa Mínima. Para um númerode módulos de processamento, parte da tomada de decisão é determinada pela proximidade física dos animais. Então, com essa variável, uma faixa exigida mínima pode ser definida, que é usada para determinar que os animais estejam próximos o suficiente para permitir a consideração de que tal comportamento específico está ocorrendo, tais como, acasalamento ou alimentação auxiliada por pais.
Dias de Dados Mínimos. Para obter a precisão desejada, especificamos uma faixa mínima de número de dias em que os dados precisam ser coletados (um ou mais). Esse valor vai nessa variável.
Dias Mínimos e Máximos de Idade de Descendência. Esses limiares são as informações de descrição contidas nos dados mestres para diferenciar entre as idades de descendência de que as informações sobre os dados de proximidade podem ser coletadas conforme descrito nos Eventos Mínimos e Máximos de Cuidado de Alimentação Diário e Duração Mínima e Máxima de Cuidado de Alimentação.
Limiar de Tempo deProximidade. Esse parâmetro é usado para especificar o intervalo mínimo de tempo entre o qual duas peças de dados carimbados por hora são determinadas para estar dentro do mesmo conjunto de dados. Por exemplo, se esse parâmetro fordefinido para 5 segundos, quaisquer duas peças de dados dentro de 5 segundos entre si são consideradas como parte do mesmo conjunto de dados (gravação de proximidade), semelhante a um evento de acasalamento,ou um evento de alimentação. A nova declaração desse parâmetro também poderia ser observada como a "lacuna" máxima permitida nos dados que ainda permitem que duas peças de dados sejam incluídas no mesmo conjunto de dados de evento.
Gestação. Esse parâmetro grava a duração média de gestação da concepção ao nascimento em dias para determinada espécie ou raça.
Duração Mínima e Máxima do Ciclo de Cio. Esses limiares fornecem a faixa esperada que possa ser esperada para ciclos de cio para diferentes espécies e raças.
Caso Funcional n° 1 - Determinação de Descendência de Mãe no Cenário de Cuidado de Alimentação
1. Arquivo de Entrada: Dados Mestres.
Limiar de Tempo de Proximidade
EventosMinCuidadoAlimentaçãoDiário EventosMáxCuidadoAlimentaçãoDiário DuraçãoMínCuidadoAlimentação FaixaMin DiasMinDados
2. Arquivo de Entrada: Dados de Identificação do Grupo
RFID 0 RFID do animal ou outro número de IDeletrônicoMãe/Descendência Se o animal em questão é uma mãe potencial ou uma descendência potencial. Também pode ser determinado a partir dos dados de idade.
3. Arquivo de Entrada: Dados de Localização
<table>table see original document page 41</column></row><table>
4. Arquivo de Entrada/Saida: Eventos de Dados de Proximidade
<table>table see original document page 41</column></row><table>
5. Arquivo de Entrada/Saída: Conjuntos de Evento de Proximidade
<table>table see original document page 41</column></row><table>Evento de Proximidade (gravações de proximidade), na data indicada.
6. Arquivo de Saída: Arquivo de Combinação RFID de Descendência RFID de Mãe
7. Processamento:
Ler Dados Mestres e realizar as etapas de configuração.
Ler os Dados de Grupo classificados na memória por RFID.
Se os dados de entrada forem dados de GPS, então Ler os Dados de Localização e classificar na memória por RFID. Inicializar o arquivo intermediário.
Se os dados de -entrada 15 forem dados de RFID, então propagar o arquivo intermediário diretamente dos Dados de Entrada de RFID. O RFID de descendência e RFID de mãe são copiados diretamente dos dados brutos de RFID, bem como o carimbo de data/hora. A distância é lida como um parâmetro do dispositivo.
De outro modo, se forem dados de GPS, então processar o arquivo de localização e gerar o arquivo intermediário internamente. As duas etapas primárias nesse processamento são:
(a) Garantir, para determinada combinação demãe/descendência, que determinada fileira esteja dentro do Limiar de Tempo de Proximidade de pelo menos outra (diferente) fileira.(b) Calcular (somente dados de GPS) a distância entre a descendência e a mãe usando a métrica de distância de 3 espaços Euclidiana. Então testar para garantir que essa distância é menor do que o valor de Distância Minima contida dentro dos Dados Mestres.
Após o arquivointermediário ser construído, então classificar o arquivo intermediário por RFID e carimbo de hora. Então processar novamente o arquivo intermediário. Se existir mais de uma ocorrência de um evento de proximidade (uma fileira no arquivo intermediário) dentro da duração do TempoMínCuidadoAlimentação e TempoMáxCuidadoAlimentação, então criar/atua1izar uma fileira no arquivo de saída do Conjunto de Evento de Proximidade.
Após o arquivo de saída do Conjunto de Evento de Proximidade ser construído, processar novamente comparando o número de conjuntos de evento de proximidade para determinado dia, para determinada combinação de mãe/descendência, para os Dados Mestres de EventosMínCuidadoAlimentaçãoDiário eEventosMáxCuidadoAlimentaçãoDiário.
Também comparar se os números de dias consecutivos de dados coletados estão dentro dos Dados Mestres de DiasMinDados . Se o número de dias dos dados coletados for menor do que a exigência dos Dados Mestres, então imprimir uma mensagem para tal efeito e parar o processamento.De outro modo, se o número de Conjuntos de Evento de Proximidade para determinado dia, para determinada combinação de mãe/descendência estiver dentro do parâmetro de
EventosMínCuidadoAlimentaçãoDiário e
EventosMáxCuidadoAlimentaçãoDiário,para cada dia no conjunto de dados, entoa gravar que a combinação de mãe/descendência como uma combinação e escrever uma fileira de saida no Arquivo de Combinação.
Realizar o processamento de Encerramento e fechar todos os arquivos.
Esse módulo, com asalterações apropriadas aos tipos de dados, também pode ser usado para determinar as relações de pai/descendência nas espécies em que os pais envolvem-se em algum tipo de evento regular/alimentação diária/cuidado com sua descendência, tais como ocorrem em algumas espécies de animais.
Caso Funcional n° 2 -
Determinação de Irmãos no Cenário de Cuidado de Alimentação
0 módulo de determinação de irmãos exige a existência de um ou mais arquivos de combinação saídos do modulo de mãe/descendência.
Processar o arquivo de combinação. Para cada combinação compatível de mãe/descendência que compartilha a mesma mãe, porém descendência diferente, escrever uma fileira no Arquivo de Combinação de Irmãos estruturado conforme segue: Arquivo de Saida:
Arquivo de Combinação de IrmãosRFID de Descendência_l
RFID de Descendência_2 (etc.)
Mãe_RFID
Caso Funcional n° 3 - Determinação de Concepção Para as espécies que são capazes de gerar os dados de "Evento de Copulação", esse módulo que produz um arquivo de saída- contendo os potenciais eventos de concepção.
1. Arquivo de Entrada: Dados Mestres.
Limiar de Tempo de Proximidade
Limiar de Tempo do Evento de Copulação FaixaMin
2. Arquivo de Entrada: Dados de Identificação do Grupo
RFID 0 RFID do animal ou outras informações eletrônicas de ID
Mãe/Pai Se o animal em questão é outro potencial ou um pai potencial.
3. Arquivo de Entrada: Dados de Localização
RFID 0 RFID do animal ou outro número eletrônico de ID
Carimbo de Tempo de Data A data/hora do evento,formatos variam por dispositivo, porém tipicamente inclui Mês, Dia, Ano, Horas, Minutos, Segundos, Sub-SegundoLatitude Longitude Altitude.
4. Dados do Evento de CopulaçãoRFID de Pai O RFID ou outra identificação eletrônica para o pai.
HorárioData A data e horário do "Evento de Copulação"
5. Arquivo de Saída: Arquivo de Concepção
RFID de Pai
RFID de Mãe
HorárioData Do Evento de Copulação gerando essa combinação
Gestação
DuraçãoMínCicloCio
DuraçãoMáxCicloCio
6. Processamento
Ler nos dados de limiares de cio e gestação a partir dos Dados Mestres
Ler no arquivo de localização.
Ler no arquivo do Evento de Copulação.
Comparar os dados do Arquivo do Evento de Copulação aos dados de Arquivo de Localização, combinando o RFID de Pai. Se uma ID de Pai estiver dentro do Limiar de Tempo de Proximidade de um RFID de Mãe e as localizações estiverem em uma Faixa Mínima e um Evento de Copulação Ocorreu dentro do Limiar de Tempo do Evento de Copulação, então escrever um gravação disso como uma gravação de concepção. Assim que todas as gravações de concepção tiverem sido geradas, analisar as datas das gravações de concepção em conformidade com os limiares de ciclo de cio dos Dados Mestres de espécie e descartar os Eventos de Copulação para ciclos de cio antes do ciclo de cio final conforme gravado pelos últimos Eventosde Copulação. Calcular uma data de concepção estimada com base na média da data de concepção a partir das gravações restantes dos Eventos de Copulação do ciclo final de cio. Adicionar o período de gestação até a data de concepção estimada para determinar uma data de nascimento estimada. Inserir a data de concepção estimada e a data de nascimento estimada.
Caso Funcional n° 4 - Determinação de Idade de Pai e Descendência
O módulo de Idade de Descendência e Determinação de Pai exige a entrada da Determinação de Mãe/Descendência no módulo do Cenário de Cuidado de Alimentação, bem como o Módulo de determinação de Concepção.
Coletar um ou maisconjuntos de Dados de Combinação da combinação anterior de mãe/descendência.
Coletar um ou maisconjuntos de dados da Combinação do Arquivo de Concepção da combinação anterior de pai/mãe. Ler em ambos os grupos dos conjuntos de dados.
Combinar as mães nos conjuntos de dados de mãe/descendência às mães nos conjuntos de dados de pai/mãe.
Selecionar aqueladescendência cujas mães acasalaram-se com os pais combinados .Se uma mãe combinar com o mesmo pai duas vezes, rejeitar todos exceto a combinação compatível mais recente.
Escrever um arquivo de saída conforme segue:
Arquivo de Saída: Determinação de Idade de Pai e Descendência (formato csv) RFID de Pai RFID de Mãe RFID de Descendência Horário Data de Concepção Estimado Horário Data de Nascimento Estimado Sistemas e métodos para coletar os dados
Os eventos de proximidade entre os animais podem ser gravados ou registrados usando qualquer tecnologia adequada ou combinações de tecnologias. Cada animal é adaptado com o que é designado um identificador que forma a base para a captura da localização e/ou dados de proximidade. Um identificador é um dispositivo ou etiqueta permitindo que a localização e/ou dados de proximidade sejam gravados sem o animal precisar ser observado por um operador humano. De forma correspondente, no caso em que os dados são capturados com relação à localização de cada animal, o identificador precisa ser capaz de (i) determinar e gravar ou transmitir sua posição ou (ii) ser interrogado por meios remotos, 25 p.ex., por um sinal de RF, tal como, rádio ou radar para determinar sua posição. No caso em que os dados de proximidade são capturados diretamente, os identificadores para pelo menos uma classe de animais (p.ex., animais pais)precisam ser capazes de interrogar os identificadores em outros animais, de modo a determinar se os animais estão em proximidade (p.ex., RFIDs ativos em animais pais que interrogam os RFIDs passivos nos animais de descendência, vice-versa ou ambos). Os identificadores podem usar diversos meios ou protocolos de comunicações diferentes, tais como, freqüências de rádio (HF, VHF, UHF, FM ou outras freqüências), Bluetooth, infravermelho, tecnologia de RFID passivo ou ativo, freqüências ultrassônicas, tecnologia acústica e outros métodos e protocolos comuns de comunicação sem fio. Os exemplos de tecnologia que podem ser usados são abaixo descritos.
Os dados podem ser gravados ou registrados em muitos formatos diferentes, contanto que os dados exigidos para analisar a relação possam ser convertidos ou derivados das informações gravadas/registradas. Os dados podem ser gravados continuamente, em intervalos especificados (p.ex., cada segundo, cada 10 segundos, ou cada minuto) ou somente durante períodos de proximidade.
Os dados a serem gravados são tipicamente um de dois tipos de núcleo: (i) uma gravação da posição ou coordenadas dos animais individuais conforme se movimentam; ou (ii) um registro de incidências de proximidade em tal formato que a duração de proximidade é gravada diretamente, contada ou pode ser derivada, p.ex., das incidências carimbadas por hora de proximidade gravadas em intervalos periódicos.As gravações de dados de localização e/ou proximidade são monitoradas, coletadas, gravadas ou comunicadas dos animais individualmente identificados. As outras informações relacionadas (dados associados) que são exigidas para determinar a relação entre os animais dos eventos de proximidade (tais como, o sexo, período ou data de nascimento, etc., de cada animal exclusivamente identificado) podem ser coletadas em diferentes momentos durante a vida de um animal e armazenadas em um banco de dados ou bancos de dados separados.
Os sistemas para analisar os dados capturados são designados no presente como sistemas de análise de proximidade. 0 sistema geral que combina os dispositivos identificadores/de proximidade e os sistemas para analisar os dados capturados (os sistemas de análise de proximidade) são doravante descritos como o sistema de análise e gravação de proximidade.
Um identificador é tipicamente um dispositivo ou etiqueta/rótulo permitindo que um animal seja identificado pela varredura do dispositivo ou rótulo de etiqueta ou ao ler um sinal emitido pelo identificador. Os identificadores, portanto, incluem os dispositivos, tais como RFIDs. Os identificadores podem ser passivos ou ativos. Os animais podem ser adaptados com um identificador passivo ou um identificador ativo, ou ambos.
Os identificadores de RFID passivos podem incluir um chip de RFID eletrônico legívelpor máquina passivo. Alternativamente, um identificador de RFID passivo poderia incluir um código de identificação impresso com tinta condutiva que pode ser lida por um sistema de varredura eletrônica remotamente localizado. Tal sistema também poderia ser usado para triangular a posição dos animais individuais e gerar os dados de proximidade sobre os eventos de proximidade entre os animais.
Os animais podem ainda compreender um leitor para ler outros identificadores quando tais outros identificadores estiverem dentro de uma distância pré-determinada ou faixa. O leitor gera um sinal de leitura ao qual os outros identificadores são responsivos. Os outros identificadores na faixa recebem o sinal de leitura e transmitem seu próprio sinal de ID de volta ao leitor, que recebe o sinal de ID e registra os dados. Tais leitores podem opcionalmente incluir um processador e armazenamento de dados para armazenar a posição registrada ou os dados de proximidade e/ou um transmissor para retransmitir os dados registrados para um terminal ou estação remoto. 0 leitor pode ser separado de, ou integrado com, o identificador.
Alternativamente, os animais podem ser adaptados com meios para determinar a localização do identificador, seja em termos absolutos (p.ex., um dispositivo de GPS), ou relativo a um ponto ou pontos fixos, i.e., um dispositivo de localização. Tais dispositivos de localização, portanto, tipicamente compreenderão um receptor e opcionalmente um transmissor. Os dispositivos podemopcionalmente incluir um processador e armazenamento de dados para armazenar a posição registrada ou os dados de proximidade e/ou um transmissor para retransmitir os dados registrados a um terminal ou estação remota. 0 dispositivo de localização pode ser separado de, ou integrado com, o identificador.
Os identificadores ou leitores associados/dispositivos de localização também podem coletar, registrar, armazenar e comunicar a proximidade e/ou dados de posição.
Os identificadores podem estar fisicamente localizados dentro de cada animal ou anexados a ele, por exemplo, anexado a um colar de pescoço (p.ex., em uma cápsula à prova de água e reforçada) no animal, em um rótulo anexado à orelha do animal, em um bolo contido no estômago do animal; implantado como injeção subcutânea, p.ex., na cartilagem escutiforme na base da orelha, sob o dedo sem utilidade de uma das pernas, ou em um osso do animal; ou posicionado em alguma outra localidade no corpo do animal.
Como exemplo, após onascimento e antes da desmama, mais provavelmente durante um evento de produção de gado conhecido como marcação (ou estigmatização), um Dispositivo de Identificação por Freqüência de Rádio de microchip codificado com seu próprio número exclusivo é anexado à descendência. Esse dispositivo pode ser anexado à descendência em um dos locais acima descritos. Um dispositivo maternal pode ser anexado àsfêmeas de reprodução. 0 dispositivo pode ser permanente ou temporariamente afixado à descendência, mais provavelmente como uma etiqueta eletrônica de orelha ou colar de pescoço, até tal momento em que a relação maternal da descendência for determinada. Após esse momento, o dispositivo da descendência pode ser substituído por um RFID permanente em um dos locais acima descritos.· Assim que os dados de proximidade tiverem sido coletados, o dispositivo de proximidade pode então ser reutilizado no próximo lote de animais. Essa abordagem pode ser usada com a finalidade de reduzir o custo para determinar as relações para abaixo do custo de outras tecnologias, tais como as tecnologias de DNA. Alternativamente, o dispositivo pode ser anexado ao animal por uma duração prolongada ou por toda a vida do animal.
O sistema de análise de proximidade é configurado para receber e analisar os dados dos identificadores (ou dispositivos associados) ou de terminais/estações remotos que receberam os dados dos identificadores ou calcularam e registraram os dados de posição para os identificadores. O sistema geralmente inclui um sistema de processamento para realizar a análise da proximidade e dados de posição. 0 sistema de processamento tipicamente compreende pelo menos um processador, armazenamento de dados, um dispositivo de entrada e um dispositivo de saída, acoplados juntos por meio de um barramento. Uma interface externa opcional também pode ser fornecida. O sistema de processamento é capaz de executar asinstruções legíveis por computador. O sistema de processamento é programado para realizar a etapa (d) do método da invenção, i.e., para analisar um perfil de proximidade de modo a determinar se a interação gravada entre os dois animais é indicativa de uma relação entre os animais. Opcionalmente, o sistema de processamento também pode ser programado de modo a gerar um perfil de proximidade compreendendo as informações com relação à freqüência e duração de incidências de proximidade entre os dois animais, p.ex., com base nos dados brutos de posição ou evento de proximidade não validado.
O sistema de análise de proximidade está tipicamente localizado remotamente de todos os animais. Entretanto, também poderia estar localizado no animal, em que seria integrado com um identificador, ou mais tipicamente, separado do identificador.
Se não localizado nos próprios animais, o sistema de análise de proximidade pode estar localizado centralmente no mundo e usado para analisar os dados dos identificadores em inúmeros países. De forma oposta, podem existir muitos sistemas de análise de proximidade localizados em muitos países ou regiões, analisando os dados, dentro de cada país ou região. 0 sistema de análise de proximidade também poderia ser configurado para operar na internet na forma de um modelo de ASP (Application Service Provider [Provedora de Serviço de Aplicativo]).Alguns identificadores serão de uma tecnologia única. Outros compreenderão uma combinação de tecnologias ou componentes.
Dependendo do método usado para capturar os dados, os identificadores também podem compreender um ou mais dos seguintes: um transmissor, um receptor, um controlador, armazenamento de dados e uma fonte de energia. A fonte de energia, que pode ser na forma de baterias recarregáveis, células de combustível isoladas energizadas por combustíveis derivados de hidrogênio, metanol, etanol, álcool, zinco ou alumínio, energizado por luz solar ou energizado por algum outro mecanismo.
Em uma configuração, os identificadores são dispositivos de identificação por freqüência de rádio (RFIDs). Os RFIDs podem ser passivos ou ativos. Os RFIDs tipicamente armazenarão uma ID única do animal para cada animal. Eles também podem armazenar as informações sobre cada animal, sua data ou período de nascimento, sexo, propriedade, grupo ou outras gravações. Esse dispositivo é tipicamente codificado com um único número de referência de identificação. Esses dispositivos podem ser um Microchip Codificado por ISO (International Standards Organisation [Organização Internacional de Normas]), conhecido como chips FDX-B, que estão em conformidade com ISO e codificado com um único número mundialmente, ou um Microchip Codificado Proprietário, que não está em conformidade com ISO, que está codificado com um número designado pelo fabricante.As gravações geradas e armazenadas pelo Dispositivo de RFID podem ser copiadas em um programa de software de computador. Essas gravações de encontros de proximidade e duração de proximidade conforme gravadas pela contagem de intervalos e a freqüência das contagens, assim permite que essas gravações' sejam analisadas. 0 Dispositivo de RFID e a metodologia descritos compreendem a solução de RFID que, por exemplo, permitem:
(a) que a relação de mãe (fêmea) e aquela da descendência seja determinada.
(b) a relação ou o período de proximidade de um objeto ao outro seja determinado.
Captura de dados com base em proximidade - encontros de registro
Esse método confia em umanimal ou animais tendo uma unidade de identificador que inclui um dispositivo capaz de ler os identificadores em outros animais (designado "um leitor"). Não é necessário conhecer a localização absoluta dos animais, o sistema simplesmente registra os encontros quando os animais estão em uma faixa pré-determinada entre si. A faixa mínima variará entre as espécies e relações. Por exemplo, a faixa mínima (p.ex., para o gado bovino) pode ser menor do que 3 metros, tais como menor do que um metro, ou (p.ex., para pássaros) menor do que 50 cm.
Em uma configuração, um primeiro animal ou animais candidatos possuem uma unidade de identificador que é capaz de ler a identidade de outrosidentificadores, p.ex., a unidade de identificador é um RFID ativo. Um segundo animal ou animais candidatos possuem os identificadores passivos, tais como, os RFIDs passivos. Por exemplo, os pais candidatos podem ser adaptados com um RFID ativo e a descendência candidata pode ser adaptada com um RFID passivo. A configuração reversa também poderia ser usada. Também é possível que todos os animais tenham RFIDs ativos. No caso de todos os animais tendo somente identificadores passivos, os meios remotos precisarão ser fornecidos para permitir que os identificadores sejam interrogados. Também é possível para alguns ou todos os animais terem ambos os identificadores ativo e passivo.
Os leitores são capazes de 'ouvir' a presença de outros identificadores, sejam passivos ou ativos. Quando dentro da faixa de outro identificador, o leitor registrará a presença de outro identificador e registrará e/ou comunicará externamente o encontro, bem como a ID do outro identificador. Um carimbo de hora também será registrado. 0 leitor tipicamente continuará a registrar a proximidade em intervalos definidos, enquanto o outro identificador estiver na faixa ou contagem, usando um relógio interno até o outro identificador estiver fora da faixa e então grava a duração quando o outro identificador estava na faixa. Essas informações podem ser armazenadas no dispositivo para recuperação subseqüente. Alternativamente, podeser comunicado por transmissão sem fio em tempo real ou quando na faixa.
A operação geral dos identificadores ativos e passivos, tais como RFIDs, é bem conhecida na técnica.
Em uma configuração, o dispositivo de RFID combina uma mistura dos seguintes componentes que podem incluir a tecnologia existente, e/ou novos componentes para criar um novo tipo de dispositivo de RFID reutilizável:
(a) um dispositivo receptor de rádio que é usado para ler o número de referência individual codificado de outros dispositivos p.ex., dispositivos de ID adaptados para animais fêmeas (dispositivos de ID maternais).
(b) um microchip programável e reutilizável com capacidades de armazenamento de dados.
(c) um transmissor de rádio que emite um sinal de rádio de baixa freqüência que é recebido pela antena em bobina contida no dispositivo. Esse campo eletromagnético energiza o circuito integrado no dispositivo e instrui as antenas em bobina para retirar uma quantidade variável de energia do dispositivo de RFID, o que permite ao dispositivo de RFID, por sua vez, ler e armazenar os detalhes mencionados acima sobre o número codificado de dispositivo.
(d) Uma fonte de alimentação para o dispositivo que pode ser na forma de baterias recarregáveis ou células de combustível isoladas energizadas por combustíveisderivados de hidrogênio, metanol, etanol, álcool, zinco ou alumínio.
Em uma configuração, o dispositivo de RFID é um dispositivo reutilizável que pode ser programado para gravar uma ID específica de animal, p.ex., quando o dispositivo de RFID é primeiro anexado à descendência. Sendo reutilizável, o dispositivo pode ser reutilizado e reprogramado para outros animais, p.ex., descendência de diferentes períodos de acasalamento dentro do mesmo ano ou em anos subseqüentes.
Em uma configuração, para impedir a gravação de incidências de proximidade aos animais que não podem ser relacionados, p.ex., a um próprio dispositivo de ID de descendência ou outros dispositivos de ID de descendência (conforme oposto aos dispositivos de ID maternais) , uma faixa de números para tais animais que devem ser excluídos também pode ser armazenada, p.ex., uma faixa de todos os números codificados (ou partes dos mesmos) alocados em um ano específico (i.e., o ano atual) também pode ser armazenada.
Em uma configuração, o Dispositivo de RFID armazena uma data e horário com base no registro de contagens de instâncias de encontros com outros dispositivos, p.ex., um dispositivo de ID maternal individual, sobre intervalos especificados mínimos. Para uma contagem de instâncias a serem gravadas, o encontro com outros dispositivos, p.ex., um dispositivo de ID maternal, tipicamente atenderá uma contagem mínima de intervalo. Os registros das contagens de intervalo somente são gravados nocaso de encontros com outros dispositivos, p.ex., dispositivos de ID maternais, ocorrem dentro de uma proximidade especificada ou faixa de sinal do dispositivo de RFID durante um período especificado de dias, ou conforme possa ser limitado pela vida da fonte de alimentação.
Em uma configuração, as contagens de intervalo somente são registradas quando uma contagem mínima de intervalo tiver sido atingida. Por exemplo, as contagens de intervalo são planejadas para combinar um período mínimo quando a descendência está se alimentando de sua mãe lactente.
Em outra configuração, a gravação dos intervalos da proximidade de um dispositivo, p.ex., um Dispositivo de ID Maternal pode ser interrompido por um período especificado de tempo pela presença de um segundo dispositivo da mesma classe de animal, p.ex., outro Dispositivo de ID maternal, assim aprimorando a qualidade e confiabilidade da contagem de incidências.
Outro exemplo de uma tecnologia adequada é um registrador de proximidade disponível da Sirtrack Wildlife Tracking Solutions (www.sirtrack.com). 0 registrador de proximidade da Sirtrack trabalha da seguinte forma:
0 sistema do registrador de proximidade inclui um transceptor de UHF que transmite um código único de ID, enquanto simultaneamente iOuve' outros. Cada unidade também contém um transmissor de VHF que pulsa em uma taxa nominada, semelhante a um farol normal. Quandoduas ou mais unidades estão dentro da faixa e seu(s) código(s) de ID é (são) detectado (s), a unidade de recepção consulta um relógio em tempo real na placa (RTC) e inicia a contagem. Assim que o contato for quebrado para um período de tempo definível pelo usuário, o código de ID, data, horário de contato e duração do contato da unidade de transmissão são armazenados em uma memória não volátil. A(s) outra(s) unidade (s) também 'ouvindo' faz (em) o mesmo, registrando os dados de ID, data e horário da mesma f o rma.
Transmissão dos Dados de Proximidade ao Sistema de Análise de Proximidade
As unidades de identificadores e dispositivos associados podem usar quaisquer meios adequados de transmissão sem fio, tais como, a mesma ou diferente freqüência de rádio, um telefone móvel ou rede de comunicação por satélite para comunicar os dados de proximidade a partir do identificador ao sistema de análise de proximidade.
Como exemplo, os dados de proximidade podem ser comunicados ao sistema de análise de proximidade:
- em tempo real, por uma ou mais freqüências de rádio e não armazenados ou registrados naunidade de identificador;
- registrados na unidade de identificador e comunicados em intervalos especificados ou quando na faixa do rádio;- via uma rede de sensor ou rende de mesh sem fio em tempo real, em intervalos especificados ou quando na faixa do rádio;
- registrados na unidade de identificador e subseqüentemente recuperados sem fio usando Bluetooth, Wi-Fi ou algum outro dispositivo de comunicação por rádio;
- registrados na unidade de identificador e subseqüentemente recuperados pela anexação de um cabo, tais como RS232, USB, firewire, etc. Captura dos dados de posição
Outro método para gerar os dados de proximidade e com base na gravação da posição dos animais com o tempo, seja em termos absolutos ou relativo a um ponto fixo, subseqüentemente o processamento dos dados de posição de modo a gerar os dados de proximidade como intervalos de s, 30 s ou minuto.
Um exemplo de uma tecnologia adequada" é o Sistema de Posicionamento Global (GPS) ou semelhante. Outros métodos incluem o uso de uma ou mais estações de base fixa que interrogam os identificadores ou recebem os sinais de ID transmitidos por identificadores ativos. A invenção é ainda descrita com referência a um dispositivo de GPS, porém será apreciado que o seguinte aplique-se a qualquer dispositivo semelhante. Os animais podem ser adaptados com um dispositivo de GPS que registra (e/ou comunica) a posição de cada animal com o tempo. As coordenadas obtidas usando o GPS podem ser somente de longitude e latitude ou mais opcionalmente incluem aaltitude. Alternativamente, os dados de elevação para determinada coordenada de longitude e latitude poderão ser derivados de um banco de dados remotamente localizado. A distância entre os dois animais pode então ser calculada usando uma métrica Euclidiana de 2 ou 3 dimensões, ou uma métrica esférica de 2 ou 3 dimensões.
Essa solução de GPS, portanto, fornece uma metodologia e sistema que grava as coordenadas de longitude e latitude do movimento dos animais com o tempo conforme gravadas pelos dispositivos de receptor de GPS (Unidade de GPS do Animal) anexados a todos os animais, tais como, todas as mães e sua descendência.
Em uma configuração, o GPS grava os movimentos de ambas as mães e a descendência na forma de coordenadas de longitude e latitude e seus respectivos números codificados de referência de identificação do Dispositivo de ID maternal e Dispositivo de ID de descendência são baixados do dispositivo de GPS em um programa de software. Essas gravações são então analisadas para determinar os períodos e o nível de proximidade das mães e da descendência. As mães e a descendência que são identificadas como tendo períodos breves- (ou prolongados) e irregulares, porém repetidos, de proximidade estreita são assim capazes de serem exclusivamente determinadas como sendo mãe e descendência.
Em outra configuração, a análise das gravações de GPS e RFIDs geradas por machos e mães no momento da união podem permitir que os pais dadescendência sejam identificados ou pelo menos limitados a um pequeno número de possíveis pais.
Os dispositivos de GPS são bem conhecidos na técnica e estão disponíveis comercialmente. Alternativamente, o dispositivo de GPS poderia ser um dispositivo construído com finalidade.
As informações geradas pelo dispositivo de GPS de cada animal incluem a ID do animal, coordenadas de GPS e as informações do carimbo de hora, uma vez comunicados ao sistema de análise de proximidade, são usadas para determinar a relação entre os animais.
0 dispositivo de GPS gera as informações de coordenada, tais como, coordenadas de longitude e latitude da localização física do animal em intervalos pré-determinados. Essas informações podem ser armazenadas no dispositivo para recuperação subseqüente. Alternativamente, podem ser comunicadas através de meios adequados de comunicação sem fio em tempo real ao sistema de análise de proximidade. O outro dispositivo ou dispositivos próximos também operam da mesma forma.
Esses dados de posição podem ser convertidos para dados de proximidade conforme acima descrito. Esse processamento é tipicamente realizado pelo sistema de análise de proximidade.
Transmissão dos Dados de Posição ao Sistema de Análise de ProximidadeOs dispositivos de GPS e semelhantes podem usar quaisquer meios adequados de comunicação sem fio, tais como, rádio, um telefone móvel ou rede de comunicação por satélite para comunicar os dados de proximidade ao sistema de análise de proximidade.
Os dados de posição podem ser comunicados ao sistema de análise de proximidade conforme acima descrito para os dados de proximidade e unidades de identificadores.
Uma alternativa para o sistema de GPS é com base no uso de sistemas de varredura remota, que podem interrogar osidentificadores passivos de uma distância, tais como, RFIDs passivos, incluindo tantos os chips de RFID quanto os RFIDs impressos usando as tintas condutivas.
Um exemplo disso poderia ser com base no uso do radar (uma única unidade ou uma pluralidade de unidades) para medir a distância e ângulo em determinado identificador e gerar as coordenadas e um carimbo de hora da posição de um animal individual através de triangulação.
As informações geradas por tal sistema sobre a posição de cada animal com o tempo são semelhantes àquelas geradas ao usar um dispositivo de GPS conforme acima descrito e, portanto, incluem os IDs do animal, coordenadas de posição e informações do carimbo de hora. Quando comunicadas ao sistema de análise de proximidade, essas informações podem ser usadas paradeterminar a relação entre os animais da mesma forma que o dispositivo de GPS.
A unidade de radar ρode opcionalmente incluir um transmissor para transmitir os dados ao sistema de análise de proximidade.
Um sistema adequado é fabriçado pela TrolleyScan (Pty) Ltd, África do Sul (www.rfird-radar.com). Tipicamente, o radar real i ζ a duas medições em cada sinal recebido de cada transponder em sua zona de recepção - isto é, uma medição de faixa e um ângulo de chegada. 0 sistema usaos mesmos transponders que são usados por Ieitores convencionais de RFID permitindo que os radares de RFID e leitores de RFID monitorem o mesmo transponder simultaneamente.
0 radar de RFID usa somente 10quilohertz de largura de banda para operar, significando que pode detectar as diferenças de tempo tão pequenas quanto 0,1 milésimos de segundos. O radar é capaz de determinar a faixa do transponder com base em sua transmissão recebida em uma precisão de poucos centímetros.
Semelhante ao sistema com base no dispositivo de GPS, esse sistema é usado de modo a gerar as informações de coordenada, tais como, coordenadas de longitude e latitude (i.e. xy, e opcionalmente z, conforme calculada ou derivada de um banco de dados externo de dados de elevação) para uma localização física do animal em intervalos especificados, junto com um carimbo de hora.Esses dados de posição podem ser convertidos para dados de proximidade conforme acima descrito. Esse processamento é tipicamente realizado pelo sistema de análise de proximidade, ou localmente antes da transmissão à análise de proximidade. A posição/dados de proximidade podem ser transmitidos ao sistema de análise de proximidade conforme acima descrito.
Outro método que pode ser usado é com base em uma combinação de dispositivos que podem gravar a posição dos animais, seja em termos absolutos ou relativa a um ponto fixo, p.ex., os dispositivos de GPS descritos acima, porém que também são capazes de determinar quando o dispositivo está dentro da faixa de outro animal, p.ex., usando a tecnologia de RFID. De acordo, os dispositivos não somente registram a proximidade entre os animais, porém também registram a posição de pelo menos alguns dos animais.
Um exemplo especifico é um sistema que usa uma combinação dos dispositivos de GPS e dispositivos de RFID passivos para analisar as interações de proximidade entre os animais. Tal sistema está disponível da Bluesky Telemetry Ltd. (Glasgow, RU). Alguns dos animais são adaptados com um colar de GPS (p.ex., vacas adultas), enquanto que outros animais são etiquetados com sensores passivos (p.ex., descendência). Quando um animal adaptado com um colar de GPS estiver na faixa de outro animal, esse evento de proximidade é gravado, bem como a posição do animal com o colar. A proximidade e dados de posição podemser transmitidos ao sistema de análise de proximidade de uma forma semelhante àquela descrita acima.
Outras possíveis tecnologias para captura de dados incluem o uso de balões, aeronave e outros veículos aéreos, incluindo veículos sem tripulação, e o uso de métodos de triangulação. A triangulação pode ocorrer pelo dispositivo no animal ou remotamente do animal. Tanto o GPS quanto o Radar de RFID utilizam métodos de triangulação e ajustam para erro (por exemplo, os dispositivos de GPS diferenciais em conjunto com estações de referência podem ser usados para minimizar o erro de posição). Entretanto, uma faixa de outras tecnologias poderia ser usada em conjunto com as técnicas de triangulação com a finalidade de monitorar e/ou determinar os dados de proximidade das diferenças de posição entre os animais. Essas podem incluir a triangulação da posição dos identificadores que podem ser identificadores de RFID ativos ou passivos, usando, por exemplo, rastreamento e triangulação da posição de um identificador ativo usando tecnologias de telefone móvel ou celular que podem opcionalmente incorporar uma capacidade de GPS embutida; triangulação remota das transmissões de rádio emitidas de um identificador ativo; ou triangulação dos identificadores passivos ou ativos usando a radiação eletromagnética, diferente de ondas de rádio ou radar. Uma variação para essas tecnologias inclui o uso de receptores de RFID combinados com os sensores de calor térmico anexados aos veículos aéreos permitindo que a posição dos animaisidentificados seja determinada precisamente à noite. Os dados de posição resultantes podem ser analisados conforme acima descrito.
As diversas características e configurações da presente invenção, mencionadas nas seções individuais acima, aplicam-se, conforme apropriado, em outras seções, mutatis mutandis. Conseqüentemente, as caracter!sticas especificadas em uma seção podem ser combinadas com as características em outras seções, conforme apropriado.
Diversas modificações evariações dos métodos e produtos descritos da invenção serão aparentes para aqueles com habilidade na técnica, sem desviar do escopo da invenção. Embora a invenção tenha sido descrita com relação às configurações preferida específicas, deve ser entendido que a invenção conforme reivindicada não deve ser indevidamente limitada a tais configurações específicas. Realmente, diversas modificações dos modos descritos para realizar a invenção, que são aparentes para aqueles com habilidade na técnica nos campos relevantes, têm a intenção de estarem dentro do escopo das reivindicações a seguir.

Claims (27)

1. "MÉTODO PARA DETERMINAR UMA RELAÇÃO ENTRE UM PRIMEIRO ANIMAL E UM SEGUNDO ANIMAL", cujo método é caracterizado pelo fato de compreender as etapas de:(i) gerar um perfil de proximidade, compreendendo as informações com relação à freqüência e duração das incidências de proximidade para um primeiro animal candidato com relação a um ou mais segundos animais candidatos; e (ii) analisar o perfil de proximidade para determinar se a interação entre o primeiro animal candidato e quaisquer dos segundos animais candidatos é indicativa de uma relação entre os animais.
2. "MÉTODO PARA DETERMINAR UMA RELAÇÃO ENTRE UM PRIMEIRO ANIMAL E UM SEGUNDO ANIMAL", cujo método é caracterizado pelo fato de compreender as etapas de: (a) fornecer a um ou mais primeiros animais candidatos com um identificador; (b) fornecer a um ou mais segundos animais candidatos com um identificador; (c) gerar um perfil de proximidade, compreendendo as informações com relação à freqüência e duração das incidências de proximidade para um primeiro animal candidato com relação a um ou mais segundos animais candidatos; e (d) analisar o perfil de proximidade para determinar se a interação entre o primeiro animal candidato e quaisquer dos segundos animais candidatos é indicativa de uma relação entre os animais.
3. "MÉTODO PARA DETERMINAR UMA RELAÇÃO ENTRE UM PRIMEIRO ANIMAL E UM SEGUNDO ANIMAL",segundo o reivindicado em 2, caracterizado pelo fato de que os identificados são identificados eletrônicos.
4. "MÉTODO PARA DETERMINAR UMA RELAÇÃO ENTRE UM PRIMEIRO ANIMAL E UM SEGUNDO ANIMAL", segundo o reivindicado em 2, ou 3, caracterizado pelo fato de que os identificados compreendem um dispositivo de RFID.
5. "MÉTODO PARA DETERMINAR UMA RELAÇÃO ENTRE UM PRIMEIRO ANIMAL E UM SEGUNDO ANIMAL", segundo o reivindicado em 4, caracterizado pelo fato de que os identificadores para o(s) primeiro(s) animal(is) compreendem um dispositivo de RFID ativo.
6. "MÉTODO PARA DETERMINAR UMA RELAÇÃO ENTRE UM PRIMEIRO ANIMAL E UM SEGUNDO ANIMAL", segundo o reivindicado em 4, caracterizado pelo fato de que os identificadores para o(s) primeiro(s) animal(is) compreendem um dispositivo de RFID passivo.
7. "MÉTODO PARA DETERMINAR UMA RELAÇÃO ENTRE UM PRIMEIRO ANIMAL E UM SEGUNDO ANIMAL", segundo o reivindicado em 4, ou 5, ou 6, caracterizado pelo fato de que os identificadores para o(s) segundo (s) animal(is) compreendem um dispositivo de RFID ativo.
8 . "MÉTODO PARA DETERMINAR UMA RELAÇÃO ENTRE UM PRIMEIRO ANIMAL E UM SEGUNDO ANIMAL", segundo o reivindicado em 4, ou 5, ou 6, caracterizado pelo fato de que os identificadores para o(s) segundo (s) animal(is) compreendem um dispositivo de RFID passivo.
9. "MÉTODO PARA DETERMINAR UMA RELAÇÃO ENTRE UM PRIMEIRO ANIMAL E UM SEGUNDO ANIMAL",segundo o reivindicado em 3, caracterizado pelo fato de que os identificadores eletrônicos podem determinar a longitude e latitude, e opcionalmente a altitude, da posição do identificador.
10. "MÉTODO PARA DETERMINARUMA RELAÇÃO ENTRE UM PRIMEIRO ANIMAL E UM SEGUNDO ANIMAL", segundo o reivindicado em 9, caracterizado pelo fato de que os identificados eletrônicos compreendem um transmissor para transmitir os dados de longitude e latitude a um receptorremoto.
11. "MÉTODO PARA DETERMINAR UMA RELAÇÃO ENTRE UM PRIMEIRO ANIMAL E UM SEGUNDO ANIMAL", segundo o reivindicado em 10, caracterizado pelo fato de que os dados são transmitidos periodicamente de acordo com umcronograma pré-determinado.
12. "MÉTODO PARA DETERMINAR UMA RELAÇÃO ENTRE UM PRIMEIRO ANIMAL E UM SEGUNDO ANIMAL", segundo o reivindicado em 9, ou 10, ou 11, caracterizado pelo fato de que os identificadores eletrônicos compreendemo armazenamento de dados para armazenar os dados de longitude e latitude.
13. "MÉTODO PARA DETERMINAR UMA RELAÇÃO ENTRE UM PRIMEIRO ANIMAL E UM SEGUNDO ANIMAL", segundo o reivindicado em 1, ou 2, ou 3, ou 4, ou 5, ou 6,ou 7, ou 8, ou 9, ou 10, ou 11, ou 12, caracterizado pelo fato de que as incidências de proximidade são registradas somente quando a proximidade entre um primeiro animal e um segundo animal é inferior do que uma distância pré-determinada e a duração de proximidade é maior do que um tempo pré-determinado.
14. "MÉTODO PARA DETERMINAR UMA RELAÇÃO ENTRE UM PRIMEIRO ANIMAL E UM SEGUNDO ANIMAL", segundo o reivindicado em 13, caracterizado pelo fato de que as incidências de proximidade são registradas somente quando a duração de proximidade está dentro de uma faixa de tempo pré-determinada.
15. "MÉTODO PARA DETERMINAR UMA RELAÇÃO ENTRE UM PRIMEIRO ANIMAL E UM SEGUNDO ANIMAL", segundo o reivindicado em 1, ou 2, ou 3, ou 4, ou 5, ou 6, ou 7, ou 8, ou 9, ou 10, ou 11, ou 12, ou 13, ou 14, caracterizado pelo fato de que os dados com relação à posição de cada animal ou proximidade são registrados em um período de pelo menos 24 horas.
16. "MÉTODO PARA DETERMINAR UMA RELAÇÃO ENTRE UM PRIMEIRO ANIMAL E UM SEGUNDO ANIMAL", segundo o reivindicado em 1, ou 2, ou 3, ou 4, ou 5, ou 6, ou 7, ou 8, ou 9, ou 10, ou 11, ou 12, ou 13, ou 14, ou 15, caracterizado pelo fato de que o perfil de proximidade para um primeiro animal e um segundo animal é comparado com uma tabela ou banco de dados de valores de proximidade para determinar se uma relação existe entre o primeiro e o segundo animais.
17. "MÉTODO PARA DETERMINAR UMA RELAÇÃO ENTRE UM PRIMEIRO ANIMAL E UM SEGUNDO ANIMAL", segundo o reivindicado em 16, caracterizado pelo fato de que os parâmetros compreendem a duração mínima de proximidade e duração máxima de proximidade.
18. "MÉTODO PARA DETERMINAR UMA RELAÇÃO ENTRE UM PRIMEIRO ANIMAL E UM SEGUNDO ANIMAL", segundo o reivindicado em 1, ou 2, ou 3, ou 4, ou 5, ou 6, ou 7, ou . 8, ou 9, ou 10, ou 11, ou 12, ou 13, ou 14, ou 15,ou 16, ou 17, caracterizado pelo fato de que a relação a ser determinada é uma relação social ou genética.
19. "MÉTODO PARA DETERMINAR UMA RELAÇÃO ENTRE UM PRIMEIRO ANIMAL E UM SEGUNDO ANIMAL", segundo o reivindicado em 1, ou 2, ou 3, ou 4, ou 5, ou 6,ou 7, ou 8, ou 9, ou 10, ou 11, ou 12,' ou 13, ou 14, ou 15, ou 16, ou 17, ou 18, caracterizado pelo fato de que os primeiros animais candidatos são pais candidatos e os segundos animais candidatos são descendências candidatadas e a relação sendo determinada é uma relação depai/descendência.
20. "MÉTODO PARA DETERMINAR UMA RELAÇÃO ENTRE UM PRIMEIRO ANIMAL E UM SEGUNDO ANIMAL", segundo o reivindicado em 1, ou 2, ou 3, ou 4, ou 5, ou 6, ou 7, ou 8, ou 9, ou 10, ou 11, ou 12, ou 13, ou 14, ou 15, ou 16, ou17, ou 18, ou 19, caracterizado pelo fato de que os animais amamentam, alimentam ou cuidam de suas descendências.
21. "UM SISTEMA PARA DETERMINAR UMA RELAÇÃO ENTRE UM PRIMEIRO ANIMAL E UM SEGUNDO ANIMAL", cujo sistema é caracterizado pelo fato decompreender: (i) meios para gravar a freqüência e duração de incidências de proximidade entre os animais de modo a gerar um ou mais perfis de proximidade; e (ii) meios para analisar um ou mais perfis de proximidade para determinar se ainteração entre quaisquer dos primeiros animais e quaisquer dos segundos animais é indicativa de uma relação entre os animais.
22. "UM SISTEMA PARA DETERMINAR UMA RELAÇÃO ENTRE UM PRIMEIRO ANIMAL E UM SEGUNDO ANIMAL", cujo sistema é caracterizado pelo fato de compreender: (a) uma pluralidade de identificadores para anexação a uma pluralidade de primeiros animais;(b) uma pluralidade de identificadores para anexação a uma pluralidade de segundos animais; (c) meios para gravar a freqüência e duração das incidências de proximidade entre os animais de modo a gerar um ou mais perfis de proximidade; e (d) meios para analisar um ou mais perfis de proximidade para determinar se a interação entre quaisquer dos primeiros animais e quaisquer dos segundos animais é indicativa de uma relação entre os animais.
23. "UM SISTEMA PARA DETERMINAR UMA RELAÇÃO ENTRE UM PRIMEIRO ANIMAL E UM SEGUNDO ANIMAL", cujo sistema é caracterizado pelo fato de compreender:(i) meios para gravar a posição dos animais em uma pluralidade de pontos de tempo; (ii) meios para determinar a freqüência e duração das incidências de proximidade entre os animais usando os dados gravados de posição para gerar um ou mais perfis de proximidade; e (iii) meios para analisar um ou mais perfis de proximidade para determinar se a interação entre quaisquer dos primeiros animais e quaisquer dos segundos animais é indicativa de uma relação entre os animais.
24. "UM SISTEMA PARA DETERMINAR UMA RELAÇÃO ENTRE UM PRIMEIRO ANIMAL E UM SEGUNDO ANIMAL", cujo sistema é caracterizado pelo fato de compreender: (a) uma pluralidade de identificadores para anexação a uma pluralidade de primeiros animais; (b) uma pluralidade de identificadores para anexação a uma pluralidade de segundos animais; (c) meios para gravar a posição dos animais em uma pluralidade de pontos de tempo; (d) meios para determinar a freqüência e duração das incidências de proximidade entre os animais usando os dados gravados de posição para gerar um ou mais perfis de proximidade; e (e) meios para analisar um ou mais perfis de proximidade para determinar se a interação entre quaisquer dos primeiros animais e quaisquer dos segundos animais é indicativa de uma relação entre os animais.
25. "UM SISTEMA PARA DETERMINAR UMA RELAÇÃO ENTRE UM PRIMEIRO ANIMAL E UM SEGUNDO ANIMAL", segundo o reivindicado em 22, ou 24, caracterizado pelo fato de que os identificadores são identificados eletrônicos.
26. "UM SISTEMA PARA DETERMINAR UMA RELAÇÃO ENTRE UM PRIMEIRO ANIMAL E UM SEGUNDO ANIMAL", segundo o reivindicado em 22, ou 24 ou 25, caracterizado pelo fato de que os identificadores compreendem um dispositivo de RFID.
27. "UM SISTEMA PARA DETERMINAR UMA RELAÇÃO ENTRE UM PRIMEIRO ANIMAL E UM SEGUNDO ANIMAL", segundo o reivindicado em 22, ou 23, ou 24, ou 25,ou 26, caracterizado pelo fato de determinar uma relação entre um primeiro animal e um segundo animal.
BRPI0709329-2A 2006-03-20 2007-03-20 método para determinar uma relação entre um primeiro animal e um segundo animal, e um sistema para determinar uma relação entre um primeiro animal e um segundo animal BRPI0709329A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
AU2006901421A AU2006901421A0 (en) 2006-03-20 Proximity recording device and method
AU2006901421 2006-03-20
PCT/AU2007/000338 WO2007106937A1 (en) 2006-03-20 2007-03-20 Proximity recording device and method

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0709329A2 true BRPI0709329A2 (pt) 2011-07-12

Family

ID=38521943

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0709329-2A BRPI0709329A2 (pt) 2006-03-20 2007-03-20 método para determinar uma relação entre um primeiro animal e um segundo animal, e um sistema para determinar uma relação entre um primeiro animal e um segundo animal

Country Status (9)

Country Link
US (1) US20100256948A1 (pt)
AR (1) AR062839A1 (pt)
AU (1) AU2007229321B2 (pt)
BR (1) BRPI0709329A2 (pt)
CA (1) CA2646116A1 (pt)
MX (1) MX2008011971A (pt)
NZ (1) NZ571953A (pt)
WO (1) WO2007106937A1 (pt)
ZA (1) ZA200808952B (pt)

Families Citing this family (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8595161B2 (en) * 2006-05-12 2013-11-26 Vecna Technologies, Inc. Method and system for determining a potential relationship between entities and relevance thereof
WO2008156416A1 (en) * 2007-06-18 2008-12-24 Delaval Holding Ab Positioning and tracking of animals
AU2011380291B2 (en) * 2011-10-31 2015-03-12 Fraunhofer-Gesellschaft Zur Foerderung Der Angewandten Forschung E.V. Apparatus and method for analyzing sensor data
CN102578031B (zh) * 2012-02-09 2014-04-02 江苏省农业科学院 群养种鹅个体监控记录装置
US9923979B2 (en) 2013-06-27 2018-03-20 Google Llc Systems and methods of determining a geographic location based conversion
AT515870A3 (de) * 2014-06-05 2022-06-15 Smartbow Gmbh Datennetzwerk für die Überwachung von Tieren
WO2017075695A1 (en) * 2015-11-05 2017-05-11 Hossein Rahnama Hover attachment for mobile device
HUE057108T2 (hu) 2016-08-11 2022-04-28 Axon Vibe AG Egyének földrajzi helymeghatározása egy származtatott közösségi hálózat alapján
US11559038B2 (en) * 2017-02-03 2023-01-24 Delaval Holding Ab Monitoring device, sensor device and respective methods performed thereby for monitoring animals
NO20211199A1 (en) * 2021-10-06 2023-04-07 Realtimeid As Automatic matching process for wandering livestock

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
IS2365B (is) * 1998-02-23 2008-06-15 Stj÷rnu Oddi ehf Kerfi, búnaður og aðferð til landfræðilegrar staðsetningar á vatna- og sjávarlífverum
US6995675B2 (en) * 1998-03-09 2006-02-07 Curkendall Leland D Method and system for agricultural data collection and management
US6721681B1 (en) * 1999-09-14 2004-04-13 Lutrell M. Christian Chronometric, communication, identification, and tracking tag
US20030137431A1 (en) * 2002-01-24 2003-07-24 Thomas Hogan System and method for improving animal breeding efficiency

Also Published As

Publication number Publication date
MX2008011971A (es) 2009-04-07
US20100256948A1 (en) 2010-10-07
NZ571953A (en) 2011-10-28
AU2007229321B2 (en) 2008-01-31
AU2007229321A1 (en) 2007-09-27
AR062839A1 (es) 2008-12-10
WO2007106937A1 (en) 2007-09-27
ZA200808952B (en) 2009-10-28
CA2646116A1 (en) 2007-09-27

Similar Documents

Publication Publication Date Title
AU2007229321B2 (en) Proximity recording device and method
Aquilani et al. Precision Livestock Farming technologies in pasture-based livestock systems
US20240023516A1 (en) Livestock Management
EP2109358B1 (en) Animal management system and corresponding method including radio animal tag and additional transceiver(s)
US20170202185A1 (en) Unmanned livestock monitoring system and methods of use
US10595513B2 (en) Method and system for monitoring food intake of livestock animals
Caja et al. Sensing solutions for improving the performance, health and wellbeing of small ruminants
Brown-Brandl et al. A review of passive radio frequency identification systems for animal monitoring in livestock facilities
WO2011120529A1 (en) Model for classifying an activity of an animal
Tzanidakis et al. Precision livestock farming (PLF) systems: improving sustainability and efficiency of animal production
JP4663598B2 (ja) 給餌装置、給餌方法
JP2005278547A (ja) 家畜健康状態測定システムおよび家畜健康状態測定プログラム
KR20230033068A (ko) 축산 동물의 행동 패턴을 기반으로 한 스마트 축사 관리 시스템 및 방법
Gwaza et al. Application of radio frequency identification to selection for genetic improvement of rural livestock breeds in developing countries
AU2008201885A1 (en) Proximity recording device and method
Kour Exploring the maternal behaviour of north Australian beef cattle using Precision Livestock Management technologies
US20220264850A1 (en) Device for the real-time monitoring of livestock
Kelly et al. FAIRshare: Co-creating an online platform for the European farm advisory community to access and share digital advisory tools and services
Mahfuz et al. Applications of Smart Technology as a Sustainable Strategy in Modern Swine Farming. Sustainability 2022, 14, 2607
GR et al. Internet of Things for evaluating foraging and feeding behavior of cattle on grassland-based farming systems: concepts and review of sensor technologies
CN115809940A (zh) 一种用于畜牧业的禽畜数量统计系统及管理方法
Reith et al. Automatically collected data in cattle, pig and poultry farming
Fromm et al. Performance of a UHF RFID Detection System to Assess Activity Levels and Lying Behaviour in Fattening Bulls
TÜRKER et al. Precision Animal Husbandry Technologies And Applications
Fromm et al. Performance of a UHF RFID Detection System to Assess Activity Levels and Lying Behaviour in Fattening Bulls. AgriEngineering 2024, 6, 1886–1897

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 9A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2372 DE 21-06-2016 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.